Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120160002&lang=en vol. 21 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS): Adaptation and Validity Evidence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As funções executivas são habilidades que permitem um indivíduo direcionar seu funcionamento cognitivo, comportamental e emocional a metas. Para avaliá-las existem poucos instrumentos ecologicamente válidos. Para superar essa limitação, foi desenvolvida a Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). O objetivo deste estudo foi adaptar e investigar evidências de validade de conteúdo da BADS para o contexto brasileiro. Foram realizadas três traduções do instrumento, sintetizadas em uma única versão e encaminhada a três juízes. Posteriormente, a BADS foi submetida a um grupo focal (5 adultos saudáveis) e estudo-piloto (amostra clínica com 40 pacientes neurológicos, portadores de Parkinson). O cálculo do coeficiente de validade de conteúdo total foi considerado aceitável (&gt; 0,80); e a média do coeficiente kappa para os subtestes foi de 0,55, e para o questionário foi de 0,75, moderado e sólido, respectivamente. Os dados sugerem que a BADS está apta a ser utilizada em novos estudos para a investigação de outras propriedades psicométricas, como validade de construto, fidedignidade e normatização.<hr/>Abstract Executive functions are skills that allow an individual to direct their cognitive, behavioral and emotional functioning to goal achievement. In order to evaluate them, there are few ecologically valid instruments. Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) was developed to overcome this limitation. The objective of this study was to adapt and investigate BADS content validity for the Brazilian context. Three translations of the instrument from English into Portuguese were done, and were later synthesized into a single version to be sent to three judges. Subsequently, BADS was applied to a focus group (5 healthy adults) and a pilot study (40 clinical neurological patients, with Parkinson's Disease). The calculation of the total content validity coefficient was considered acceptable (&gt; 0.80); and the average coefficient kappa subtests was 0.55 and the survey was 0.75, moderate and solid, respectively. The data suggest that BADS can be used in further studies to investigate other psychometric properties as construct validity, reliability and standardization.<hr/>Resumen Las funciones ejecutivas son habilidades que permiten a los individuos direccionar su funcionamiento cognitivo, conductual y emocional, hacia sus metas. Para evaluarlas existen pocos instrumentos ecológicamente válidos. Para superar esta limitación, fue desarrollada la Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). El objetivo de este estudio fue adaptar e investigar evidencias de validez del contenido de la BADS para el contexto brasileño. Se realizaron tres traducciones del instrumento, sintetizadas en una sola versión y encaminada a tres jueces. Posteriormente, la BADS fue sometida a un grupo de enfoque (5 adultos sanos) y a un estudio piloto (muestra clínica de 40 pacientes neurológicos, con Parkinson). El cálculo del coeficiente de validez de contenido total fue considerado aceptable (&gt; 0.80); y la media del coeficiente kappa para los sub-tests fue de 0.55 y para el cuestionario fue de 0.75, moderado y fuerte, respectivamente. Los datos sugieren que la BADS puede ser utilizada en nuevos estudios para la investigación de otras propiedades psicométricas, como validez del constructo, confiabilidad y baremación. <![CDATA[Validity Evidences of Brazilian Version of the Love Scale of Marriage and Relationships Questionnaire (MARQ)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200233&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O amor romântico é um sentimento relacionado à criação e manutenção de laços afetivos. Entre os instrumentos desenvolvidos para aferi-lo, destaca-se o Marriage and Relationships Questionnaire por sua abrangência e replicabilidade em diversas culturas. Ele contém 12 escalas, entre as quais, uma afere o nível de vínculo emocional entre parceiros em relacionamento amoroso: a Escala Amor. Este trabalho teve como objetivo buscar evidências de validade da versão adaptada para o Brasil da Escala Amor. Participaram da pesquisa 176 pessoas em relacionamento estável. Realizou-se uma análise fatorial exploratória e verificou-se adequação da estrutura unifatorial do instrumento, além de satisfatória consistência interna e relações com questões critério, conforme hipotetizadas. A escala foi capaz de detectar maiores níveis de vínculo emocional entre as pessoas que nunca pensaram em se separar de seus parceiros, quando comparadas àquelas que pensaram com maior frequência. Considera-se que o instrumento adaptado se mostrou adequado para utilização no Brasil.<hr/>Abstract Love is a feeling that includes different emotions and is responsible for the creation and maintenance of attachment bonds. Among the instruments developed to measure love, the Marriage and Relationship Questionnaire is noteworthy by its scope and replicability in different cultures. This questionnaire has 12 scales, of which the Love Scale was developed to assess the level of emotional attachment between partners in a romantic relationship. Our goal was to validate the Love Scale as an alternative measure of emotional attachment for Brazilian population. In this study, 176 individuals in a stable relationship participated. An exploratory factor analysis was conducted and verified one factor with high internal consistency, and relations with criteria questions as hypothesized. The scale was able to detect higher levels of emotional attachments between people who never thought to divorce compared to the ones who thought it more frequently. The adapted instrument showed satisfactory psychometrics properties for use in Brazil.<hr/>Resumen El amor romántico es un sentimiento relacionado a la creación y mantenimiento de lazos afectivos. Entre los instrumentos desarrollados para evaluarlo, se destaca el Marriage and Relationships Questionnaire por su amplitud y replicabilidad en diversas culturas. Este instrumento contiene 12 escalas, incluyendo una que chequea el nivel de vínculo emocional entre los individuos en una relación amorosa: la Escala Amor. Este trabajo tuvo como objetivo buscar evidencias de validez de la versión adaptada de la Escala Amor para Brasil. Participaron 176 personas que estaban en una relación estable. A partir del análisis factorial exploratorio, se verificó la adecuación de la estructura unifactorial del instrumento, además de satisfactoria consistencia interna y relaciones con cuestiones criterio, que se tenían como hipótesis. La escala fue capaz de detectar niveles elevados de vínculos afectivos entre las personas que nunca han pensado en separarse de sus parejas, comparadas con las que pensaban con mayor frecuencia. Se considera que el instrumento adaptado se mostró adecuado para su utilización en Brasil. <![CDATA[Career Expectations in the Organization Scale: Development and Validity Evidence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Expectativas de carreira figuram como elemento importante para compreender a relação dos profissionais com seu trabalho e organização. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o desenvolvimento e fornecer evidências de validade da Escala de Expectativas de Carreira na Organização, instrumento que afere expectativas dos indivíduos sobre o futuro de suas carreiras na atual organização. O Estudo 1 relata a análise fatorial exploratória do instrumento (n = 183) e o Estudo 2 trata da análise fatorial confirmatória conduzida em amostra independente (n = 352). Trabalhadores adultos de diversas organizações constituíram as amostras. Os resultados indicaram a presença de dois fatores: Conquistas Profissionais (nove itens; ρ = 0,95; α = 0,95) e Relação Carreira-Vida Pessoal (quatro itens; ρ = 0,90; α = 0,90). Concluiu-se que o instrumento apresenta evidências de validade, facilitando análises acadêmicas sobre expectativas de carreira e despontando como ferramenta de diagnóstico útil na gestão de recursos humanos.<hr/>Abstract Career expectations are an important element to understand the relationship between professionals and their work/organization. The objective of this paper is to describe the procedures for development and provide validity evidence of the Career Expectations in the Organization Scale, an instrument that assesses individuals' expectations about the future of their careers in their respective organizations. Study 1 reports the exploratory factor analysis of the instrument (n = 183) and Study 2 describes a confirmatory factor analysis conducted on an independent sample (n = 352). Both samples were formed by adult employees of different organizations. The results indicated the presence of two factors: Professional Achievements (nine items; ρ = .95; α = .95) and Career-Personal Life Relationship (four items; ρ = .90; α = .90). The discussion highlights that the scale shows validity evidence, facilitates academic analyzes of the career expectations and is useful as a diagnostic tool in human resources management.<hr/>Resumen Expectativas de carrera figuran como un elemento importante para comprender la relación de los profesionales con su trabajo y la organización. El objetivo de este artículo fue describir el desarrollo y proporcionar evidencias de validez de la Escala de Expectativas de Carrera en la Organización, instrumento que mide expectativas de los individuos sobre el futuro de sus carreras en la actual organización. El estudio 1 relata el análisis factorial exploratorio del instrumento (n = 183) y el estudio 2 se ocupa del análisis factorial confirmatorio realizado en una muestra independiente (n = 352). Participaron trabajadores adultos de diversas organizaciones, y los resultados indicaron la presencia de dos factores: Conquistas Profesionales (nueve ítems; ρ = 0,95; α = 0,95) y Relación Carrera-Vida Personal (cuatro ítems; ρ = 0,90; α = 0,90). Los resultados indicaron que el instrumento presenta evidencias de validez, facilitando análisis académicos sobre las expectativas de carrera e indicado como herramienta de diagnóstico útil en la gestión de recursos humanos. <![CDATA[Factor structure of Raven's Coloured Progressive Matrices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200259&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study's objective was to verify the factor structure of Raven's Coloured Progressive Matrices (CPM). The database used included the responses of 1,279 children, 50.2% of which were males with an average age of 8.48 years old and a standard deviation of 1.49 yrs. Confirmatory factor analyses were run to test seven models based on CPM theory and on a Brazilian study addressing the test's structure. The results did not confirm the CPM theoretical proposition concerning the scales but indicated that the test can be interpreted by one general factor and one specific factor or one general factor and three specific factors; both are bi-dimensional models. The three-factor model is, however, more interpretable, suggesting that the factors can be used as a means of screening children's cognitive developmental stage.<hr/>Resumo O objetivo do trabalho foi verificar a estrutura fatorial das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - MPC. Para isso, utilizou-se um banco de dados contendo as respostas a MPC de 1.279 crianças, 50,2% do sexo masculino, com idade média de 8,48 anos e desvio-padrão de 1,49 anos. Foram efetuadas análises fatoriais confirmatórias testando sete modelos arquitetados a partir da teoria das MPC e de um estudo brasileiro que explorou a estrutura desse teste. Os resultados não confirmaram a proposta teórica da MPC referente às escalas propostas no teste, mas indicaram que o teste pode ser interpretado por um fator geral e um fator específico, ou um fator geral e três específicos, os dois modelos sendo bidimensionais. No entanto, o modelo com três fatores específicos é mais interpretável, sugerindo que os fatores podem ser utilizados como screening do estágio de desenvolvimento cognitivo que a criança se encontra.<hr/>Resumen El objetivo del trabajo fue verificar la estructura factorial de las Matrices Progresivas Coloridas de Raven - MPC. Para el estudio se utilizó un banco de datos que contenía las respuestas de 1.279 niños a las MPC, siendo 50,2% del sexo masculino, con edad media de 8,48 años y desviación estándar de 1,49 años. Fueron realizados análisis factoriales confirmatorios utilizando siete modelos ideados a partir de la teoría de las MPC y de un estudio brasileño que investigó la estructura de ese test. Los resultados no confirmaron la propuesta teórica de las MPC con respecto a las escalas propuestas en el test, pero indicaron que el test puede ser interpretado por un factor general y un factor específico, o un factor general y tres específicos, siendo los dos modelos bidimensionales. Pese a eso, el modelo con tres factores específicos es el más interpretable, sugiriendo que los factores pueden ser utilizados como screening de la etapa de desarrollo cognitivo en que el niño se encuentra. <![CDATA[Scale for Assessment of Effectiveness of Family Health Strategy by Users]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The Family Health Strategy (ESF) is the main gateway to the services of the National Health System (SUS), which needs to be constantly reviewed. This research aimed to create an instrument for assessing the effectiveness of ESF, seizing the beliefs about the effectiveness of ESF of a non-stratified random sample of 390 users in Natal, with data analyzed using descriptive, bivariate and multivariate analysis using the Statistical Package of Social Sciences software for Windows. The new instrument with 25 items and dichotomous scale has one factor, Effectiveness of care at ESF, divided into four sub-factors, level of internal consistency with Cronbach's alpha of 0.77. It is contemplated that the effectiveness of care was evaluated negatively by 74.6% of users. In conclusion, the relevance of the new scale and the need for changes to the operation of the ESF availability of quality services are clear.<hr/>Resumo A Estratégia Saúde da Família (ESF) é a principal porta de entrada dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), necessitando ser constantemente avaliada. A presente pesquisa objetivou criar um instrumento de avaliação da eficácia da ESF, apreendendo as crenças sobre a eficácia da ESF de uma amostra não probabilística estratificada de 390 usuários em Natal, com dados analisados com estatística descritiva, bivariada e multivariada, com auxílio do software Statistical Package of Social Sciences for Windows. O novo instrumento, com 25 itens e escala dicotômica, possui um fator, Eficácia do atendimento na ESF, dividido em quatro subfatores, com índice de consistência interna alfa de Cronbach de 0,77. Contempla-se, ainda, que a eficácia do atendimento foi avaliada negativamente por 74,6% dos usuários, o que confirma a pertinência da nova escala e aponta a necessidade de alterações da operacionalização da ESF para disponibilidade de serviços de qualidade.<hr/>Resumen El principal acceso a los servicios del Sistema Nacional de Salud (SUS) es la Estrategia de Salud de la Familia (ESF), y necesita ser evaluada constantemente. Esta investigación tuvo como objetivo crear un instrumento de evaluación de la eficacia de la ESF, entendiendo las creencias sobre la eficacia de la ESF en una muestra estratificada no probabilística de 390 usuarios en Natal, con datos analizados utilizando estadística descriptiva, bivariante y multivariante con auxilio del software Statistical Package of Social Sciences for Windows. El nuevo instrumento con 25 ítems y escala dicotómica posee un factor, llamado Eficacia del atendimiento en la ESF, dividido en 4 sub-factores, con índice de consistencia interna alfa de Cronbach de 0,77. Se indica, incluso, que la eficacia del atendimiento fue evaluado negativamente por 74,6% de los usuarios, lo cual confirma la relevancia de la nueva escala y señala la necesidad de cambios en el funcionamiento de la ESF para poder disponer de servicios de calidad. <![CDATA[The Need to Belong Scale: Adaptation and Evidences of Validity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200285&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Seres humanos possuem uma necessidade fundamental de pertencer a um grupo. Tal necessidade de pertencimento possui uma dimensão disposicional, de forma que indivíduos diferem quanto à motivação pela procura de conexões sociais e o quanto valorizam ser aceitos pelas outras pessoas. A Escala de Necessidade de Pertencimento (ENP) é um instrumento elaborado para medir tal dimensão individual. O objetivo deste trabalho foi adaptar e produzir evidências de validade da ENP para o contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos com amostras independentes. Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias apontaram para uma estrutura unifatorial com características psicométricas semelhantes às da escala original, indicando que a ENP pode ser considerada adequada para uso no contexto brasileiro. Em análises de convergência a ENP correlacionou-se positivamente com empatia. Ressalva-se que mais estudos são necessários para a determinação de sua estrutura fatorial, além de pesquisa transcultural sobre a necessidade de pertencimento.<hr/>Abstract Human beings have a fundamental need to belong to groups. That need has a dispositional dimension, as individuals differ on how strong is their motivation to search social connections and how much they value being accepted by others. The Need to Belong Scale (NTBS) is an instrument elaborated to measure such individual dimension of the need to belong. The present research aimed to adapt and collect validity evidence for the NTBS to the Brazilian context. The research was composed of two studies with independent samples. Factor analysis, exploratory and confirmatory, pointed to a unifactor solution with psychometric properties similar to the ones of the original scale, indicating that the NTBS may be adequate for use in the Brazilian context. In convergence analysis the NTBS was positive correlated with an empathy measure. We highlight the need for more studies to define the unifactor structure. We also suggest cross-cultural comparisons concerning the need to belong.<hr/>Resumen Los seres humanos poseen una necesidad fundamental de pertenecer a un grupo y esa necesidad tiene una dimensión disposicional, de modo que los individuos difieren en términos de motivación buscando conexiones sociales, y cómo valorizar ser aceptados por los demás. La Escala de Necesidad de Pertenencia (ENP) es un instrumento para medir tal dimensión individual, el objetivo de este trabajo fue adaptar y reunir evidencias de validez de la ENP en el contexto brasileño y fueron realizados dos estudios con muestras independientes. Los análisis factoriales, exploratorios y confirmatorios, señalaron una estructura unifactorial con características psicométricas similares a la escala original, indicando que la ENP puede ser considerada adecuada para su uso en el contexto brasileño. En análisis de convergencia la ENP se correlacionó positivamente con la empatía. Destacamos la necesidad de más estudios para la determinación de su estructura factorial, además de investigaciones transculturales sobre la necesidad de pertenencia. <![CDATA[Performance of Children in Phonemic and Semantic Verbal Fluency Tasks]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200293&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study investigated the performance of children from the Brazilian Northeast region, from 7 to 10 years in phonemic and semantic verbal fluency tasks. The participants were 102 subjects (62 girls and 40 boys) who performed three phonemic and three semantic fluency tasks. The results were submitted to correlational and variance analysis to investigate the influence of the variables age and gender on the subjects performance. There was no effect of gender on the results. Significant contrasts between age groups were found, and better performance was observed on phonemic tasks. Also, the performance in this task changed along development, in contrast to what happened with the semantic fluency. The findings seem to be in accordance to neurodevelopmental aspects, taken into account that explicit memory systems show more precocious maturational course, with earlier consolidation, in comparison to the executive functions and frontal lobes, which go on developing until adult ages.<hr/>Resumo O presente estudo investigou o desempenho de crianças da região Nordeste, entre 7 e 10 anos, em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. Participaram da pesquisa 102 sujeitos de ambos os sexos, os quais realizaram três tarefas de fluência fonológica e três de fluência semântica. Os dados encontrados foram submetidos a análises correlacionais e de variância, considerando a influência das variáveis idade e sexo sobre o desempenho dos participantes. Não houve efeito do sexo sobre o desempenho das crianças. Contrastes significativos entre as faixas etárias foram verificados, observando-se melhor desempenho nas tarefas do componente fonológico com o avanço da idade e em comparação com o semântico. Os resultados encontrados parecem estar respaldados por aspectos neurodesenvolvimentais, visto que os sistemas de memória explícita apresentam curso maturacional mais precoce e de consolidação anterior em relação às funções executivas e os lobos frontais, cujo desenvolvimento se estende à idade adulta.<hr/>Resumen El presente estudio investigó el desempeño de 102 niños de la región nordeste, entre 7 y 10 años, en tareas de fluidez verbal fonética y semántica. Participaron 102 sujetos de ambos sexos, que realizaron tres tareas de fluencia fonética y tres de fluencia semántica. Los datos encontrados fueron sometidos a análisis correlacionales y de varianza, teniendo en cuenta la influencia de las variables edad y sexo sobre el desempeño de los participantes. El sexo no influyó en el desempeño de los niños. Fueron verificados contrastes significativos entre las edades, con un mejor desempeño en tareas del componente fonológico a medida que avanza la edad comparándolo con el semántico. Los resultados encontrados parecen estar respaldados por aspectos neurológicos del desarrollo, dado que los sistemas de memoria explícita presentan un proceso de maduración más precoz y de consolidación anterior en relación a las funciones ejecutivas y los lóbulos frontales, cuyo desarrollo se extiende a la edad adulta. <![CDATA[Getting Started in Elementary School: Cognitive Competence, Social Skills, Behavior, and Stress]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200305&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The entry into elementary education - EE - represents an important transition in child development. The study aimed to assess stability and change in indicators of academic achievement, general intelligence, social skills, behavioral adjustment, and stress between the 1st, 2nd and 3rd year of EE. The participants were 151 children (79 boys), longitudinally evaluated using the Social Skills Rating System, Raven's Progressive Matrices, Provinha Brazil, Child Stress Scale and the School Stressors Inventory. The results indicated at least moderate stability of the variables and a continuous increase in academic achievement. Girls showed better indicators of social skills and behavioral adjustment. Children showed more externalizing behaviors in the 1st year; more stress symptoms in the 2nd year; greater general intelligence, more academic social skills and fewer stress symptoms in the 3rd year. These trends suggest that the transition extends up to 2nd year, whereas developmental achievements are consolidated in the 3rd year.<hr/>Resumo O ingresso no ensino fundamental - EF sinaliza importante transição no desenvolvimento da criança. O objetivo do estudo foi verificar estabilidade e mudança em indicadores de desempenho acadêmico, inteligência geral, habilidades sociais, ajustamento comportamental e estresse entre o 1º, o 2º e o 3º ano do EF. Participaram 151 crianças (79 meninos), avaliadas longitudinalmente com o Social Skills Rating System, Matrizes Progressivas de Raven, Provinha Brasil, Escala de Stress Infantil e Inventário de Estressores Escolares. Os resultados indicaram estabilidade pelo menos moderada das variáveis e aumento contínuo no desempenho acadêmico. Meninas apresentaram melhores indicadores de habilidades sociais e ajustamento comportamental. As crianças mostraram mais comportamentos externalizantes no 1º ano; mais sintomas de estresse no 2º ano; maior inteligência geral, mais habilidades sociais acadêmicas e menos sintomas de estresse no 3º ano. As tendências observadas sugerem que a transição se estende até o 2º e as conquistas desenvolvimentais se consolidam no 3º ano.<hr/>Resumen El ingreso a enseñanza primaria - EP indica una importante transición en el desarrollo de los niños. El propósito del estudio fue verificar la estabilidad y el cambio en indicadores del desempeño académico, inteligencia general, habilidades sociales, ajuste de comportamiento y estrés entre el primer y el tercer año de la EP. Participaron 151 niños (79 varones y 72 niñas), evaluados longitudinalmente con el Social Skills Rating System, Matrices Progresivas de Raven, Provinha Brasil, Escala de Estrés Infantil e Inventario de Estressores Escolares. Los resultados indicaron estabilidad moderada de las variables y aumento continuo en el desempeño académico. Las niñas mostraron mejores indicadores de habilidades sociales y ajuste de comportamiento. Los encuestados mostraron mayores comportamientos de exteriorización en el primer año; más síntomas de estrés en el segundo; y en el tercer año mayor inteligencia general, más habilidades sociales académicas y menos síntomas de estrés. Las tendencias observadas sugieren que la transición se extienda hasta el segundo año y las conquistas de desarrollo se consolidan en el tercer año. <![CDATA[School Failure in the Perception of Adolescents, Parents and Teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200319&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This study aimed to understand school failure, defined as the distortion between age and school year of two or more years of teaching, through the perception of adolescents with a history of school failure as well as their parents and teachers. This is a qualitative, descriptive, and cross-sectional study. The participants consisted of three distinct groups: 35 adolescents, 11 parents and three teachers. The instruments used were an initial contact sheet as well as focus groups. For the content analysis three categories and their subcategories were derived related to the purpose of the study. The results point out to the complexity of school failure, revealed especially in the statements of teachers. However, it is still prevalent the discourse of personal and family blame among adolescents and their parents. It is evident the resulting suffering and the clinical and social consequences of school failure.<hr/>Resumo Este estudo teve como objetivo compreender as causas e a vivência do fracasso escolar, entendido como a distorção entre idade e ano escolar de dois ou mais anos de ensino, por meio da percepção de adolescentes com histórico de fracasso escolar, bem como de seus pais e professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de caráter transversal. Os participantes constituíram três grupos distintos: 35 adolescentes, 11 pais e três professoras. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de contato inicial e grupos focais. Para a análise de conteúdo, derivaram-se três categorias e suas respectivas subcategorias relacionadas ao objetivo do estudo. Os resultados apontaram para complexidade do fracasso escolar, revelada especialmente na fala das professoras. Entretanto, ainda prevalece o discurso de culpabilização pessoal e familiar entre os adolescentes e seus pais. Destaca-se o sofrimento decorrente da vivência do fracasso escolar e suas consequências clínicas e sociais.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender las causas y la experiencia del fracaso escolar, entendido como distorsión entre edad y año escolar de dos o más años de enseñanza, por medio de la percepción de adolescentes con un historial de fracaso escolar, así como de sus padres y maestros. Es una investigación cualitativa, descriptiva y de carácter transversal. Los participantes formaron tres grupos distintos: 35 adolescentes, 11 padres y 3 maestros. Los instrumentos utilizados fueron una ficha de contacto inicial y grupos de enfoque. Para el análisis de contenido resultaron tres categorías y sus respectivas subcategorías relacionadas con el propósito del estudio. Los resultados apuntan a la complejidad del fracaso escolar, revelado especialmente en el discurso de los maestros. Sin embargo, aún prevalece el discurso de culpa personal y familiar entre los adolescentes y sus padres. Se destaca el sufrimiento resultante de la experiencia del fracaso escolar y sus consecuencias clínicas y sociales. <![CDATA[The Causal Attributions and Self-Handicapping Strategies of Pedagogy Students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200331&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual um aluno monitora e orienta o próprio aprendizado. Assim, por sua grande importância para uma aprendizagem de qualidade, o presente estudo teve o objetivo de investigar duas variáveis relacionadas à autorregulação: as atribuições de causalidade e o uso de estratégias autoprejudiciais. A amostra foi composta por 164 estudantes, de ambos os sexos, de 18 e 48 anos de idade, matriculados no 2º e 4º anos do curso de Pedagogia de universidades públicas brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de duas escalas de autorrelato do tipo Likert. Os resultados indicaram que os alunos que atribuíram causas internas ao fracasso e causas externas ao sucesso foram aqueles que relataram maior frequência no uso de estratégias autoprejudiciais. Discute-se a necessidade de analisar as crenças atribucionais e o comportamento estratégico dos alunos universitários em situações de aprendizagem.<hr/>Abstract Self-regulation of learning is the process by which a student monitors and guides his own learning. Therefore, taking into account its great importance for the quality of learning, the present study aims to investigating two variables related to self-regulation: causal attributions and use of self-handicapping strategies. The sample consisted of 164 participants, of both sexes, with age range varying from 18 to 48 years old, enrolled in the second and fourth year of Pedagogy at Brazilian public universities. Data collection was carried out by means of two self-reported Likert scales. Results indicated that students who attribute failure to internal causes and success to external ones were those who reported using self-handicapping strategies more frequently. Data is discussed in terms of the need of analyzing the college student´s attributional beliefs and their strategic behavior in learning situations.<hr/>Resumen La auto-regulación del aprendizaje es el proceso por el cual un estudiante monitorea y orienta su propio aprendizaje. Debido a su importancia para un aprendizaje de calidad, este estudio tuvo como objetivo investigar dos variables relacionadas a la auto-regulación: las atribuciones de causalidad y el uso de estrategias auto-perjudiciales. La muestra fue compuesta por 164 estudiantes, de ambos sexos, de 18 a 48 años de edad, matriculados en el 2º y el 4º año del curso de Pedagogía en universidades públicas de Brasil. La recolección de datos se realizó a través de dos escalas de auto-informe de tipo Likert. Los resultados indicaron que los estudiantes que atribuyeron causas internas al fracaso y causas externas al éxito fueron los que relataron el uso más frecuente de estrategias auto-perjudiciales. Se discute la necesidad de analizar las creencias de atribución y el comportamiento estratégico de estudiantes universitarios en situaciones de aprendizaje. <![CDATA[The Relationship between Teachers' Collective Efficacy and Support Perception in the School]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar a eficácia coletiva de professores (n = 333) e sua associação com percepções de apoio no contexto escolar. Foram comparados professores que atuavam em escolas públicas com níveis diferenciados de desempenho pelo IDEB, bem como novatos versus experientes. Uma análise fatorial da escala tipo Likert indicou uma estrutura de dois fatores relativos, respectivamente, à eficácia coletiva e percepções de apoio, com alta consistência interna. Como resultado, identificaram-se relações positivas entre ambos os constructos. Além disso, as análises de variância revelaram que professores mais experientes e de escolas com altos escores no IDEB apresentaram crenças de eficácia coletiva mais robustas e mais altos níveis de percepções de apoio, quando comparados a professores menos experientes e de escolas com baixo IDEB. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva, comparados com outras pesquisas e foram levantadas sugestões de novos estudos na área.<hr/>Abstract The main objective of this study was to investigate teachers' (n = 333) collective efficacy, and their relationships with perceptions of support at school. Teachers who worked in high achieving public elementary schools were compared to those from low achieving schools, and novice versus experienced teachers, as well. Schools' achievement level was assessed by national Basic Education Development Index (IDEB). A Likert-type scale was submitted to factor analysis that showed a two-factor structure related to collective efficacy and perceptions of support, respectively, and with high internal consistency. As results, positive relationships between these constructs were identified. Moreover, variance analysis disclosed more robust collective efficacy beliefs and a higher level of support perception among more experienced teachers and among those from highly achieving schools when compared to their counterparts. Results were discussed in the light of the Social Cognitive Theory and compared with other studies, and directions for new studies were proposed, as well.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue investigar la eficacia colectiva de maestros (n = 333) y su asociación con percepciones de apoyo en el contexto escolar. Fueron comparados maestros de escuelas públicas con distintos niveles de desempeño académico, así como maestros novatos y maestros con más tiempo en la enseñanza. El rendimiento de las escuelas fue medido por el Índice de Desarrollo de Educación Básica - IDEB, un índice nacional. Un análisis factorial de la escala tipo Likert indicó una estructura de dos factores relativos, respectivamente, eficacia colectiva y percepciones de apoyo, con elevada consistencia interna. Como resultado, fueran identificadas relaciones positivas entre los dos constructos. Además, análisis de varianza demostraron que maestros con más tiempo en la enseñanza y de escuelas con mejor desempeño según el índice IDEB, presentaron niveles más elevados de eficacia colectiva y percepción de apoyo, al ser comparados con maestros de menos experiencia y de escuelas con desempeño más bajo según el IDEB. Los resultados fueron discutidos con base en la literatura de la Teoría Social Cognitiva, comparados con otros estudios y fueron levantadas sugestiones de nuevos estudios en el área. <![CDATA[The Motivation of High School Students by Achievement Goals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200353&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The present study aimed to identify, describe and analyze the achievement goals of 207 high school students in a city in São Paulo state. The instruments were the Characterization Questionnaire and Achievement Goals Questionnaire. The results indicate a major tendency to adopt the mastery-approach goal, where the student engages the activity with the purpose of developing their skills. The second more adopted goal was performance-avoidance goal, in which students tend to want to show their skills to others not to appear incompetent for them. These results above may be related to a great intension of students in completing the high school and enter the University, results also found in this study. Comprehend Achievement Goals can contribute to understanding the quality of motivation that the students apply in their activities.<hr/>Resumo O presente estudo buscou identificar, descrever e analisar as metas de realização de 207 estudantes do Ensino Médio de uma cidade paulista. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização e o Questionário de Metas de Realização. Como resultados foi observada maior tendência à adoção da meta aprender-aproximação, caracterizada por alunos que se engajam na atividade com o intuito de desenvolver suas próprias habilidades. A segunda meta mais adotada foi a performance-evitação, cujas características estão presentes no aluno que tende a querer mostrar suas habilidades a terceiros com o objetivo de não se apresentar como incompetente para outros. Estes resultados supracitados podem estar relacionados pela forte intenção dos alunos em concluírem o Ensino Médio e ingressarem no Ensino Superior, resultados também encontrados no presente estudo. Compreender as Metas de Realização pode colaborar para o entendimento da qualidade da motivação que os estudantes empregam nas atividades.<hr/>Resumen El presente estudio busco identificar, describir e analizar las metas de realización de 207 estudiantes de escuela secundaria en una ciudad de la provincia de São Paulo. Los instrumentos eran el Cuestionario de Caracterización y el Cuestionario de Metas de Realización. Los resultados indican una mayor tendencia a adoptar la meta enfoque de aprendizaje, donde el estudiante se involucra en la actividad con el propósito de desarrollar sus propias habilidades. La segunda meta más adoptada fue rendimiento-evitación, cuyos estudiantes tienden a querer demonstrar sus habilidades a los demás a fin de no mostrarse como incompetente para otros. Estos resultados arriba pueden estar relacionados con la fuerte intensión de los estudiantes concluyen la escuela secundaria y ingresaren en la educación superior, resultados también encontrados en este estudio. Entender las metas de realización puede contribuir para la comprensión de la calidad de la motivación que el estudiante emplea en sus actividades. <![CDATA[Human Values and Manifest and Subtle Homophobic Attitudes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200367&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta pesquisa objetivou verificar em que medida os valores humanos estão relacionados com a homofobia flagrante e sutil. Para tanto, contou-se com a participação de 174 estudantes universitários, com idade variando de 17 a 56 anos (M = 22,3, DP = 4,60), a maioria do sexo feminino (57,6%). Estes responderam à Escala de Homofobia Explícita e Implícita, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. Realizaram-se regressões múltiplas, tendo os resultados indicado que valores normativos e de realização são melhores explicadores da homofobia sutil e geral, enquanto que apenas valores normativos se associaram com a homofobia flagrante. Esses construtos foram responsáveis por explicar aproximadamente 10% da variância em atitudes homofóbicas. Concluiu-se que os valores podem ser bons preditores da homofobia, principalmente aqueles materialistas, reforçando a adequação da teoria funcionalista para explicar atitudes socialmente desviantes.<hr/>Abstract This study aimed to know to what extent human values are correlated with flagrant and subtle homophobia. The participants were 174 undergraduate students, with ages ranging from 17 to 56 years of age (M = 22.3, SD = 4.60), most of them female (57.6%). They answered the Explicit and Implicit Homophobia Scale, the Basic Values Survey and demographic questions. Multiple regressions were performed, indicating the predictive power of normative and promotion values for explaining subtle and general homophobia, whereas only normative values explained the flagrant homophobia. These constructs were responsible for accounting for approximately 10% of the variance in homophobic attitudes. In conclusion, values can be good predictors of homophobia, especially materialist values, enhancing the adequacy of the functional theory of values to explain socially deviant attitudes.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo verificar en qué medida los valores humanos están relacionados con homofobia flagrante y sutil. Participaron 174 estudiantes universitarios, con edades entre 17 a 56 años (M = 22.3, DT = 4.60), la mayoría de sexo femenino (57.6%). Estos respondieron la Escala de Homofobia Explícita e Implícita, el Cuestionario de los Valores Básicos y preguntas demográficas. Se llevaron a cabo regresiones múltiples, indicando que los valores normativos y de realización han sido los mejores exponentes de homofobia sutil y general, mientras que sólo los valores normativos se han asociado con la homofobia flagrante. Estos constructos lograron explicar aproximadamente un 10% de la varianza en las actitudes homofóbicas. Se concluyó que los valores pueden ser buenos predictores de la homofobia, especialmente los materialistas, mejorando la capacidad de respuesta de la teoría funcionalista para explicar las actitudes socialmente desviadas. <![CDATA[Effects of a Dating Violence Prevention Program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200381&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo avaliou os efeitos de uma intervenção para prevenção à violência no namoro sobre intenções de enfrentamento a esse tipo de violência, dificuldades em regulação das emoções e endosso a normas tradicionais de papéis de gênero masculino. Participaram 45 adolescentes, alocados não randomicamente em um grupo experimental (N = 21) e um grupo controle (N = 24). A intervenção compreendeu nove sessões focadas em informações sobre violência no namoro, habilidades sociais, tomada de decisão, papéis de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e empoderamento. Análises intra e entre grupos revelaram redução significativa em crenças que apoiam a restrição emocional como característica masculina no grupo experimental, ao passo que intenções de enfrentamento à violência no namoro e regulação emocional não sofreram mudanças significativas em nenhum dos grupos. Contudo, avaliações qualitativas evidenciaram a prática extrassessão de habilidades de autocontrole e expressão emocional, assertividade e empatia. Novos estudos, principalmente longitudinais, são recomendados para elucidar esses resultados.<hr/>Abstract This study evaluated the effects of a dating violence prevention intervention on intentions of coping with this type of violence, difficulties in regulating emotions and endorsement of traditional male gender norms. There were 45 adolescent participants, not randomly placed in an experimental group (N = 21) and a control group (N = 24). The intervention encompassed nine sessions focused on information about dating violence, social skills, decision making, sexual and reproductive rights, and empowerment. Analyses intra and between groups had shown significant reduction in beliefs that supported emotional restriction as a masculinity characteristic in the experimental group, whereas the intentions of coping with dating violence and emotional regulation had not suffered significant changes in any of the Groups. However, qualitative evaluations had evidenced the external practice of self-control and emotional expression skills, assertiveness and empathy. New studies, mainly longitudinal, are recommended to elucidate these results.<hr/>Resumen Este estudio evaluó los efectos de una intervención para la prevención a la violencia en el noviazgo sobre cómo hacer frente a tales intenciones de violencia, dificultades en la regulación de las emociones y aprobación de normas tradicionales de roles de género masculino. Participaron 45 adolescentes, no asignados no aleatoriamente en un grupo experimental (N = 21) y un grupo de control (N = 24). La intervención consistió en nueve sesiones que se centraron en información sobre violencia en el noviazgo, habilidades sociales, toma de decisiones, roles de género, derechos sexuales y reproductivos y en la potenciación. Análisis intra y entre grupos revelaron una reducción significativa en las creencias que apoyan la restricción emocional como característica masculina en el grupo experimental, mientras que las intenciones de enfrentamiento a la violencia en el noviazgo y la regulación emocional no sufrieron cambios significativos en ninguno de los grupos. Pese a eso, las evaluaciones cualitativas mostraron la práctica externa al período de las sesiones de habilidades de autocontrol y expresión emocional, asertividad y empatía. Son recomendados nuevos estudios, principalmente longitudinales, para esclarecer estos resultados. <![CDATA[History and Factors Associated with Crime and Violence among Crack Addicts]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200395&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo buscou avaliar o histórico, envolvimento recente e fatores associados a violência e criminalidade entre dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas (CTs). Foram entrevistados 72 indivíduos, maiores de 18 anos, que estavam em tratamento em CTs do interior de Minas Gerais. Os participantes responderam ao Addiction Severity Index versão 6 (ASI6), Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e Outras Substâncias (ASSIST) e questionário sociodemográfico. Os resultados mostraram que a maioria tinha histórico de detenções e esteve recentemente envolvido com violência e atividades ilegais, como roubo, furto, tráfico de drogas e agressões. A regressão de Poisson mostrou que o maior nível de instrução teve um efeito protetor, enquanto problemas com emprego, psiquiátricos e prisão na adolescência estavam associados a crimes nos últimos seis meses. Um programa de reinserção ocupacional e educacional durante o tratamento e após a alta das CTs pode ser uma abordagem protetora para crimes.<hr/>Abstract This study sought to describe the involvement of crack addicts in treatment in therapeutic communities with violence and crime and to identify associated factors. We interviewed 72 individuals, over 18 years old, who were treated in therapeutic communities of a midsize city of Minas Gerais. We used the instruments: Addiction Severity Index version 6 (ASI 6), The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) and a sociodemographic questionnaire. The results showed that most of them had a history of arrests and had recently been involved with violence and illegal activities such as robbery, theft, drug trafficking and aggression. Poisson regression analysis showed that the higher level of education appears as protection, while employment and psychiatric problems, and prison in adolescence were associated with crimes in the past six months. An occupational and educational reinsertion program during treatment and after discharge of CTs could be a protective approach to crimes.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo evaluar la historia, participación reciente y los factores asociados a la violencia y delincuencia entre adictos de crack tratados en comunidades terapéuticas (CTs). Fueron entrevistados 72 individuos, mayores de 18 años, que estaban en tratamiento en CTs del interior de Minas Gerais. Los participantes respondieron al Addiction Severity Index versión 6 (ASI6), Test para detectar adicción con alcohol, cigarrillos y otras sustancias (ASSIST) y un cuestionario sociodemográfico. Los resultados mostraron que la mayoría tenía histórico de detenciones y había estado recientemente envuelto con violencia y actividades ilegales tales como hurto, robo, tráfico de drogas y agresiones. El análisis de regresión de Poisson mostró que el nivel más alto de instrucción tuvo un efecto protector, mientras que problemas con el empleo, problemas psiquiátricos y prisión en la adolescencia estaban asociados a crímenes en los últimos seis meses. Un programa de reinserción laboral y educacional durante el tratamiento y después del alta de las CTs puede ser un abordaje de protección para los crímenes. <![CDATA[Humanization of justice system by Special Testimony: Experiences and challenges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Depoimento Especial (DE) é uma prática de escuta de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual que objetiva minimizar os danos causados por recorrentes testemunhos. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção de trabalhadores do Poder Judiciário sobre o DE, com foco na atuação do psicólogo, a partir de entrevistas com 20 profissionais do Estado do Rio Grande do Sul com experiência nesse método. A análise de conteúdo das entrevistas, com apoio do software webQDa, evidenciou três categorias (Papel do entrevistador, Funções do DE e Condições técnicas). Os resultados indicaram que diferentes profissionais podem exercer essa atividade e que a autonomia do entrevistador é dependente dos operadores com quem trabalha. O DE possui as funções tanto de comprovação do fato como de proteção e a experiência tem propiciado o aperfeiçoamento do método, ainda que sejam necessárias melhorias. O DE é um método em construção, dependente de seus trabalhadores e pleno de possibilidades de aperfeiçoamento.<hr/>Abstract The Special Testimony (ST) is a practice of inquiry for children and adolescents victims of sexual abuse that aims to minimize negative consequences related to repetitive testimonies. The objective of this study was to verify perceptions of Law workers about ST, focusing on the psychologist work, from interviews with 20 professionals' experts in this method. The content analysis with WebQda showed three categories (Role of Psychology, Functions of ST and Technical conditions). The results indicated that different professionals can execute this activity and the autonomy of interviewer is dependent on workers. The functions of ST are not only the proof of the fact but also its protection. Workers indicate the experience has been positive and it has propitiated the improvement of the method, but technical improvements are still necessary. ST is still a method under construction, dependent on workers and full of possibilities of changes.<hr/>Resumen El Testimonio Especial (TE) es una práctica de indagación de niños y adolescentes víctimas de abuso sexual, cuyo objetivo es minimizar los daños causados por recurrentes testimonios. El objetivo de este trabajo fue verificar la percepción de trabajadores del Poder Judicial sobre el TE, centrándose en el trabajo de psicólogos, a partir de entrevistas con 20 profesionales del Estado de Río Grande del Sur con experiencia en ese método. El análisis de contenido de las entrevistas, con apoyo del software webQDa, evidenció tres categorías (Papel del entrevistador, Funciones del TE y Condiciones técnicas). Los resultados indicaron que diferentes profesionales pueden ejercer esa actividad y que la autonomía del entrevistador depende de los operadores con quien trabaja. El TE contiene funciones tanto de comprobación del hecho como de protección, y la experiencia contribuyó para el perfeccionamiento del método, aunque sean necesarias mejorías. El TE es un método en construcción, dependiente de sus trabajadores y con muchas posibilidades de perfeccionamiento. <![CDATA[Saúde Mental na Escola: O que os Educadores Devem Saber]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200423&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Depoimento Especial (DE) é uma prática de escuta de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual que objetiva minimizar os danos causados por recorrentes testemunhos. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção de trabalhadores do Poder Judiciário sobre o DE, com foco na atuação do psicólogo, a partir de entrevistas com 20 profissionais do Estado do Rio Grande do Sul com experiência nesse método. A análise de conteúdo das entrevistas, com apoio do software webQDa, evidenciou três categorias (Papel do entrevistador, Funções do DE e Condições técnicas). Os resultados indicaram que diferentes profissionais podem exercer essa atividade e que a autonomia do entrevistador é dependente dos operadores com quem trabalha. O DE possui as funções tanto de comprovação do fato como de proteção e a experiência tem propiciado o aperfeiçoamento do método, ainda que sejam necessárias melhorias. O DE é um método em construção, dependente de seus trabalhadores e pleno de possibilidades de aperfeiçoamento.<hr/>Abstract The Special Testimony (ST) is a practice of inquiry for children and adolescents victims of sexual abuse that aims to minimize negative consequences related to repetitive testimonies. The objective of this study was to verify perceptions of Law workers about ST, focusing on the psychologist work, from interviews with 20 professionals' experts in this method. The content analysis with WebQda showed three categories (Role of Psychology, Functions of ST and Technical conditions). The results indicated that different professionals can execute this activity and the autonomy of interviewer is dependent on workers. The functions of ST are not only the proof of the fact but also its protection. Workers indicate the experience has been positive and it has propitiated the improvement of the method, but technical improvements are still necessary. ST is still a method under construction, dependent on workers and full of possibilities of changes.<hr/>Resumen El Testimonio Especial (TE) es una práctica de indagación de niños y adolescentes víctimas de abuso sexual, cuyo objetivo es minimizar los daños causados por recurrentes testimonios. El objetivo de este trabajo fue verificar la percepción de trabajadores del Poder Judicial sobre el TE, centrándose en el trabajo de psicólogos, a partir de entrevistas con 20 profesionales del Estado de Río Grande del Sur con experiencia en ese método. El análisis de contenido de las entrevistas, con apoyo del software webQDa, evidenció tres categorías (Papel del entrevistador, Funciones del TE y Condiciones técnicas). Los resultados indicaron que diferentes profesionales pueden ejercer esa actividad y que la autonomía del entrevistador depende de los operadores con quien trabaja. El TE contiene funciones tanto de comprobación del hecho como de protección, y la experiencia contribuyó para el perfeccionamiento del método, aunque sean necesarias mejorías. El TE es un método en construcción, dependiente de sus trabajadores y con muchas posibilidades de perfeccionamiento.