Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120190001&lang=pt vol. 24 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Estrutura Fatorial da Escala de Frugalidade: Evidências Exploratórias]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article aims to promote an investigation of the psychometric properties of Frugality Scale adapted to Brazilian Portuguese. Frugality is characterized by using and consuming goods in a resourceful way, fully exploring its durability as well. To this end, 626 people responded to an online form that contained the frugality scale. Procedures such as non-graphical solutions to the scree plot, exploratory graphical analysis and a Schmid-Leiman factor solution point to evidence that the scale’s structure is not one-dimensional but two-dimensional. Finally, modeling strategies also indicate that a bifactor solution can be applied.<hr/>Resumo Este artigo tem por objetivo promover uma investigação das propriedades psicométricas da Escala de Frugalidade (Lastovicka et al., 1999) adaptada para o português brasileiro. Frugalidade é caracterizada pelo controle em consumir e pelo uso pleno de recursos. Com esse objetivo, 626 pessoas responderam a um formulário on-line que continha a Escala de Frugalidade. Foram utilizados quatro procedimentos com o objetivo de investigar a estrutura da escala de frugalidade por um framework exploratório. Procedimentos como as soluções não gráficas para o scree plot, análise gráfica exploratória e a solução fatorial Schmid-Leiman apontam para a possibilidade da escala não ser unidimensional, mas bidimensional. As estratégias de modelagem da estrutura da escala apontam que um modelo bifator pode ser aplicado.<hr/>Resúmen Este artículo tiene como objetivo promover una investigación de las propiedades psicométricas de la Escala de Frugalidad (Lastovicka et al.,1999) adaptada al portugués de Brasil. La frugalidad se caracteriza por el control en consumir y la plena utilización de los recursos. Con este objetivo, 626 personas respondieron a un formulario online que contenía la Escala de Frugalidad. Se utilizaron cuatro procedimientos con el objetivo de investigar la estructura de la Escala de Frugalidad por un framework exploratorio. Los procedimientos como las soluciones no gráficas para el scree plot, el análisis gráfico exploratorio y la solución factorial Schmid-Leiman apuntan hacia la posibilidad de que la escala no sea unidimensional, sino bidimensional. Las estrategias de modelado de la estructura de la escala señalan que un modelo bifactor puede ser aplicado. <![CDATA[Construção do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Child development is complex and includes multiple domains, such as cognition, communication and language, motor skills, socialization, and emotional development. The objective of this paper was to present the development process of the Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI) and evidence of its content validity. IDADI was conceived to assess child development of children from zero to 72 months of age through parental reports covering Cognitive, Motor (Gross and Fine), Communication and Language (Receptive and Expressive), Socioemotional and Adaptive Behavior domains. The development process involved: description of the theoretical foundation; development of the preliminary version of the instrument; expert item analysis; semantic analysis of the items by the target population; and a pilot study. The initial item pool had 2,365 items and the final version consisted of 524, after exclusions, modifications and additions. The stages of development led to changes in most of the items. This process is considered to have ensured IDADI’s content validity. Thus, it is believed that IDADI will contribute to child development assessment in Brazil in clinical and research contexts.<hr/>Resumo O desenvolvimento infantil é complexo e compreende múltiplos domínios, como cognição, comunicação e linguagem, motricidade, socialização e desenvolvimento emocional. O objetivo desse artigo foi apresentar o processo de construção do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) e suas evidências de validade de conteúdo. O IDADI foi elaborado para avaliar o desenvolvimento infantil de zero até 72 meses de idade por meio do relato parental, abrangendo os domínios Cognitivo, Motricidade (Ampla e Fina), Comunicação e Linguagem (Receptiva e Expressiva), Socioemocional e Comportamento Adaptativo. O processo envolveu: fundamentação teórica; construção da versão preliminar; análise dos itens por juízes especialistas; análise semântica dos itens pela população-alvo; e estudo piloto. Partiu-se de um pool de 2.365 itens, chegando-se a uma versão de 524 após exclusões, modificações e inserções de itens. As etapas da construção determinaram mudanças em grande parte dos itens. Considera-se que esse processo garantiu a validade de conteúdo do instrumento. Espera-se que o IDADI contribua à área de avaliação do desenvolvimento infantil no Brasil, tanto no contexto da pesquisa como na clínica.<hr/>Resumen El desarrollo infantil es complejo y comprende múltiples dominios, como cognición, comunicación y lenguaje, motricidad, socialización y desarrollo emocional. El objetivo de este artículo fue presentar el proceso de construcción del Inventario Dimensional de la Evaluación del Desarrollo Infantil (IDADI) y sus evidencias de validez de contenido. IDADI fue concebido para evaluar el desarrollo infantil de cero hasta 72 meses de edad a través del informe parental, englobando los dominios Cognitivo, Motor (Grueso y Fino), Comunicación y Lenguaje (Receptivo y Expresivo), Socioemocional y Comportamiento Adaptativo. El proceso englobó fundamentación teórica; desarrollo de la versión preliminar del instrumento; análisis de los ítems por expertos; análisis semántico de los ítems por la población-objetivo; y estudio piloto. El grupo inicial de ítems tenía 2.365 ítems y la versión final consistía en 524, después de exclusiones, modificaciones y adiciones. Las etapas de desarrollo determinaron cambios en la mayoría de los ítems. Se considera que este proceso ha asegurado la validez del contenido del IDADI. Esperamos que IDADI pueda contribuir a la evaluación del desarrollo infantil en Brasil en contextos clínicos y de investigación. <![CDATA[Realização Profissional: Proposição de Conceito e Instrumento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper aims to propose a concept and an instrument of professional fulfillment (PF), which is theoretically defined as the perception of having attained or being on the right track for attaining one’s most important career goals. The Professional Fulfillment Scale (PFS) was developed in order to operationalize PF, being tested across two studies. Regarding Study 1, in which 406 workers took part, results from exploratory factor analysis evidenced construct validity for PFS. In Study 2, in which 270 workers took part, results from confirmatory factor analysis and structural equation modeling presented satisfactory model fit indices for PFS. We conclude that both the professional fulfillment concept and the scale are useful for mapping people’s importance and achievement of career goals and evaluation of progress, working as a diagnostic tool for career management.<hr/>Resumo O presente artigo visa propor um conceito e um instrumento de realização profissional (RP), definida teoricamente como a percepção de se ter alcançado as metas de carreira mais importantes ou a avaliação positiva de que se está no caminho para alcançar tais metas. A Escala de Realização Profissional (PFS) foi desenvolvida para operacionalizar a RP, sendo sua estrutura testada em dois estudos. No Estudo 1, no qual participaram 406 trabalhadores, resultados da análise fatorial exploratória evidenciaram a validade de construto da PFS. No Estudo 2, no qual participaram 270 trabalhadores, os resultados oriundos da análise fatorial confirmatória e da modelagem por equações estruturais indicaram que a PFS apresenta índices de ajuste do modelo satisfatórios. Conclui-se que tanto o conceito de realização profissional quanto a PFS são úteis para mapear o grau de importância, alcance e progresso das metas de carreira, funcionando como ferramenta de diagnóstico para o gerenciamento de carreira.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como objetivo proponer un concepto y un instrumento de realización profesional (RP), la cual se define teóricamente como la percepción de haber alcanzado las metas más importantes de la carrera o la evaluación positiva de que se está en camino de lograrlas. La Escala de Realización Profesional (ERP) fue desarrollada para operacionalizar la RP, siendo su estructura puesta a prueba en dos estudios. En el estudio 1, en el cual participaron 406 trabajadores, los resultados del análisis factorial exploratorio mostraron validez de constructo de la ERP. En el estudio 2, en el que participaron 270 trabajadores, los resultados provenientes del análisis factorial confirmatorio y del modelado por ecuaciones estructurales, indicaron que la ERP presenta índices de ajuste de modelo, satifactorios. Como conclusión podemos decir que tanto el concepto como el instrumento de la ERP, son útiles para asignar el grado de importancia, alcance y progreso de las metas de la carrera, funcionando como una herramienta de diagnóstico para la gestión de la misma. <![CDATA[Medida de Regulação Emocional no Trabalho (RE-Trab): Estrutura e Evidências de Validade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi desenvolver uma medida de regulação emocional para o contexto de trabalho (RE-Trab). A medida foi uma adaptação do ERP-Br - versão reduzida do Emotion Regulation Profile (ERP), que avalia dois modos de regular emoções: regulação ascendente (emoções positivas) que prevê maior uso de estratégias adaptativas que desadaptativas, e regulação descendente (emoções negativas) que prevê maior uso de estratégias funcionais que disfuncionais. Participaram 480 trabalhadores de indústrias nacionais e multinacionais instaladas na Bahia. Aponta-se para a existência de um fator geral latente, a Regulação Emocional no Trabalho, e quatro fatores de primeira ordem que correspondem às estratégias de regulação para lidar com cenários de trabalho: adaptativas e desadaptativas (cenários positivos), funcionais e disfuncionais (cenários negativos). Foram encontrados valores aceitáveis de consistência interna para as dimensões da escala. Discutem-se os resultados à luz do modelo original (bifatorial), propondo sugestões para revisão dos itens e melhoria do instrumento.<hr/>Abstract The aim of this study was to develop a measure of emotion regulation in the workplace (RE-Trab). The measure was an adaptation of the ERP-Br - a reduced version of the Emotion Regulation Profile (ERP), that assesses two ways of regulating emotions: up-regulation (positive emotions) that predict greater use of adaptive than maladaptive strategies, and down-regulation (negative emotions) that predict greater use of functional strategies. than dysfunctional ones. A total of 480 workers from national and multinational Industries in Bahia participated in the survey. There is a latent general factor, Emotional Regulation at Work, and four first-order factors corresponding to the strategies to deal with work scenarios: adaptive and maladaptive (positive scenarios), functional and dysfunctional (negative scenarios). Acceptable internal reliability values were found for the scale’s dimensions. The results are discussed in light of the original model (two-factor), proposing suggestions for the revision of the items and future improvement of the instrument.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue desarrollar una medida de regulación emocional en el contexto de trabajo (RE-Trab). La medida fue una adaptación del ERP-Br - versión reducida del Emotion Regolation Profile (ERP) que evalúa dos modos de regular emociones: regulación ascendiente (emociones positivas) que prevé mayor uso de estrategias adaptativas que desadaptativas, y regulación descendiente (emociones negativas) que prevé mayor uso de estrategias funcionales que disfuncionales. Participaron 480 trabajadores de industrias nacionales y multinacionales de Bahia. Se ha encontrado un factor general latente, la Regulación Emocional en el Trabajo, y cuatro factores de primer orden que corresponden a las estrategias para lidiar con escenarios de trabajo: adaptativas y desadaptativas (escenarios positivos), funcionales y disfuncionales (escenarios negativos). Fueron encontrados valores aceptables de consistencia interna para las dimensiones de la escala. Se discuten los resultados a la luz del modelo original (bifactorial) proponiendo sugerencias para revisión de los items y mejora del instrumento. <![CDATA[Influência da Carreira e do Capital Psicológico em Aspectos de Vida e Trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo foi desenvolvido com objetivo de compreender as inter-relações entre dimensões psicológicas de carreira (pensamentos negativos e adaptabilidade de carreira), capital psicológico e domínios de vida trabalho (sucesso de carreira e empregabilidade percebida) e não trabalho (satisfação com a vida). Duas amostras foram utilizadas, a primeira constituída de 189 universitários com média de idade de 21,44 anos (DP = 3,33), sendo 65,1% do sexo feminino, e a segunda por 312 empregados de nível superior com média de idade de 27,88 anos (DP = 5,19), sendo 51% do sexo feminino. Os resultados, a partir de modelos de equações estruturais, apontaram que para universitários os contextos de vida trabalho e não trabalho são influenciados pela adaptabilidade e pensamentos negativos de carreira. Já em trabalhadores, os resultados apontam a influência pelos pensamentos negativos de carreira e o capital psicológico. Discutem-se aplicações para pesquisa e contexto de orientação profissional e desenvolvimento de carreira.<hr/>Abstract This research was developed with the objective of understanding the interrelationships between career psychological dimensions (negative thoughts and career adaptability), psychological capital and domains of work life (career success and perceived employability) and non-work (satisfaction with life). Two samples were used, the former consisting of 189 university students with a mean age of 21.44 years (SD = 3.33), and 65.1% were female. The latter group consisted of 312 upper-level employees with a mean age of 27.88 years (SD = 5.19), of which 51% were female. The results from structural equation models have demonstrated that for university students the working and non-working life contexts are influenced by adaptability and negative career thoughts. For workers, the results demonstrated the influence of negative career thoughts and the psychological capital. It is discussed applications for research and the context of career guidance and career development.<hr/>Resumen Este estudio fue desarrollado con el objetivo de comprender las interrelaciones entre las dimensiones psicológicas de la carrera (pensamientos negativos y adaptabilidad de la carrera), el capital psicológico y los dominios de la vida laboral (éxito profesional y empleabilidad percibida) y no laboral (satisfacción con la vida). Se utilizaron dos muestras, la primera constituida por 189 universitarios con edad media de 21,44 años (DE = 3,33), y el 65,1% de sexo femenino y la segunda formada por 312 empleados de nivel superior con edad media de 27,88 años (SD = 5,19), y el 51% de sexo femenino. Los resultados, a partir de modelos de ecuaciones estructurales señalaron que para universitarios, los contextos de la vida laboral y no laboral están influenciados por la adaptabilidad y por pensamientos negativos de la carrera. En el caso de los trabajadores, los resultados señalan influencia por los pensamientos negativos de la carrera y por el capital psicológico. Se discuten aplicaciones para investigaciones y para el contexto de orientación profesional y para el desarrollo de la carrera. <![CDATA[Práticas Parentais: Conjugalidade, Depressão Materna, Comportamento das Crianças e Variáveis Demográficas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As interfaces das práticas educativas maternas e problemas de comportamento são reconhecidas, contudo, carecem de estudos que abordem variáveis contextuais e pessoais específicas que podem interferir no uso de práticas positivas e negativas. Objetiva-se comparar as práticas parentais relatadas pelas mães de crianças pré-escolares e escolares considerando variáveis: demográficas, práticas educativas, relacionamento conjugal, depressão materna, problemas de comportamento e habilidades sociais. Foram participantes 151 mães biológicas e suas crianças. Estas informaram sobre práticas parentais, comportamentos dos filhos, depressão materna e variáveis demográficas. Com significância estatística identificou-se que: as habilidades sociais infantis, problemas de comportamento, relacionamento conjugal, escolaridade e renda familiar diferenciaram os grupos no que refere ao uso de práticas educativas; práticas positivas foram associadas às habilidades sociais infantis, e as negativas, aos problemas de comportamento; o uso das práticas positivas foi influenciado, para os escolares, pela depressão, renda familiar e escolaridade materna e, para os pré-escolares, pela escolaridade materna.<hr/>Abstract Interfaces between maternal educational practices and behavior problems are recognized. However, there are few studies that approach context variables and specific people that can interfere using both positive and negative practices. The objective of this study was to compare parental practices reported by mothers of pre-school and elementary school children, considering variables such as demographic data, educational practices, marital relationship, maternal depression, behavior problems and social skills. Participants included a total of 151 biological mothers and their children, who reported on parental practices, children behavior, maternal depression and demographic variables. With statistical significance, it was identified that: children’s social skills, behavior problems, marital relationship, education level and familiar income distinguished the groups in relation to the use of educational practices; positive practices were associated to children’s social skills, whereas negative practices were linked to behavior problems; For elementary school children, the use of positive practices was influenced by depression, familiar income and maternal schooling, and for pre-school children, maternal schooling was the influencing factor.<hr/>Resumen Las interfaces de las prácticas educativas maternas y los problemas de comportamiento, son reconocidos, sin embargo, carecen de estudios que aborden variables contextuales y personales específicas que puedan interferir en el uso de prácticas positivas y negativas. Se pretende comparar las prácticas parentales relatadas por las madres de niños preescolares y escolares considerando las siguientes variables: demográficas, prácticas educativas, relaciones conyugales, depresión materna, problemas de comportamiento y habilidades sociales. Participaron 151 madres biológicas y los hijos. Estas informaron sobre prácticas parentales, comportamientos de sus hijos, depresión materna y variables demográficas. Con alto significado estadístico se identificó que: las habilidades sociales infantiles, problemas de comportamiento, relacionamiento conyugal, escolaridad y renta familiar diferenciaron a los grupos en lo que se refiere al uso de prácticas educativas; las prácticas positivas se asociaron a las habilidades sociales infantiles y las negativas, a los problemas de comportamiento; el uso de las prácticas positivas fue influenciado en los escolares, por la depresión, renta familiar y escolaridad materna; y en los preescolares, por la escolaridad materna. <![CDATA[Coparentalidade no Contexto de Depressão Pós-Parto: Um Estudo Qualitativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi investigar a coparentalidade no contexto de depressão pós-parto. Participaram 11 famílias com bebês no primeiro ano de vida, em que a mãe apresentava depressão pós-parto. A mãe e o pai responderam entrevista sobre sua experiência de maternidade e paternidade, respectivamente. Essas entrevistas foram examinadas por meio de análise de conteúdo qualitativa, com base em quatro categorias da coparentalidade: divisão de trabalho parental, apoio versus depreciação coparental, gerenciamento das interações familiares e acordo nos cuidados. Os achados evidenciaram que sintomas de depressão pós-parto, como irritabilidade e cansaço, apareceram associados principalmente a relatos de pouco apoio e de depreciação coparental, por parte de ambos os genitores. Os resultados também revelaram certa dificuldade materna para estabelecer interações triádicas, bem como estratégias negativas de resolução de conflitos coparentais. Discutem-se implicações da depressão pós-parto na coparentalidade.<hr/>Abstract The aim of this study was to investigate coparenting in the context of postpartum depression. The participants were 11 families, with babies in their first year of life, in which the mother showed postpartum depression. The mother and father were interviewed about their experience of maternity and paternity, respectively. These interviews were examined through qualitative content analysis, based on four categories of coparenting: parental division of labor, coparental support versus undermining, joint family management, and childrearing agreement. The results revealed that postpartum depression symptoms, such as irritability and tiredness, appeared mainly associated with reports of low support and coparental undermining by both parents. The results also revealed a certain maternal difficulty to establish triadic interactions, as well as negative strategies for coparental conflict resolution. Implications of postpartum depression in coparenting are discussed.<hr/>Resumen El objeto de este estudio fue investigar la coparentalidad en el contexto de depresión posparto. Participaron 11 familias con bebes en el primer año de vida, en que la madre presentaba depresión posparto. La madre y el padre respondieron a una entrevista sobre su experiencia de maternidad y paternidad, respectivamente. Estas entrevistas fueron examinadas por medio de análisis de contenido cualitativo, con base en cuatro categorías de la coparentalidad: división de trabajo parental, apoyo versus depreciación coparental, gerenciamiento de las interacciones familiares, y acuerdo en los cuidados. Los hallazgos evidenciaron que los síntomas de depresión posparto, como irritabilidad y cansancio, aparecieron asociados principalmente a relatos de poco apoyo y de depreciación coparental, por parte de ambos padres. Los resultados también revelaron cierta dificultad materna para establecer interacciones triádicas, así como estrategias negativas de resolución de conflictos coparentales. Se discuten implicaciones de la depresión posparto en la coparentalidad. <![CDATA[Correlatos Valorativos das Motivações para Responder sem Preconceito frente à Homoparentalidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa objetivou conhecer em que medida os valores humanos se relacionam com as motivações para responder sem preconceito frente à homoparentalidade, tomando como base a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos. Contou-se com a participação de 235 estudantes universitários, com idades variando de 18 a 55 anos (M = 24,0, DP = 6,82), a maioria do sexo feminino (57%). Estes responderam à Escala de Motivações para Responder sem Preconceito frente à Homoparentalidade, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas, sendo os dados coletados on-line. Realizaram-se regressões múltiplas, tendo os resultados indicado que as motivações internas para responder sem preconceito foram explicadas pelas subfunções experimentação, suprapessoal, interativa e normativa, enquanto que os valores normativos e de experimentação explicaram as motivações externas. Concluiu-se que os valores podem ser bons preditores das motivações para responder sem preconceito frente à homoparentalidade, principalmente os idealistas, reforçando que pessoas que se pautam por tais valores costumam ser menos preconceituosas.<hr/>Abstract This study aimed to know the value correlates of motivations to respond without prejudice to homoparenthood, taking into accounts the Functional Theory of Human Values. Participants were 235 undergraduate students with age ranging from 18 to 55 years old (M = 24.0, SD = 6.82), mostly female (57%). They answered the Motivation to Respond without Prejudice to Homoparenthood Scale, the Basic Values Survey and demographic questions, being the data collected online. Multiple regressions revealed that the internal motivations to respond without prejudice were predicted by excitement, suprapersonal, interactive and normative subfunctions. On other hand, normative and excitement values explained the external motivations. In conclusion, human values can be accurate predictors for motivations to respond without prejudice toward homoparenthood, mainly those idealists, reinforcing that people who are guided by these values tend to be less prejudiced.<hr/>Resumen Esta investigación ha tenido como objetivo conocer en qué medida los valores humanos se correlacionan con motivaciones para responder sin prejuicio hacia la homoparentalidad, teniendo en cuenta la Teoría Funcionalista de los Valores Humanos. Los participantes han sido 235 estudiantes universitarios, con edad variando de 18 a 55 años (M = 24.0, DT = 6.82), la mayoría mujeres (57%). Estos contestaron a la Escala de Motivaciones para Responder sin Prejuicio hacia Homoparentalidad, el Cuestionario de los Valores Básicos y preguntas demográficas, siendo el estudio realizado online. Por medio de regresiones múltiples, se ha observado que las motivaciones internas para responder sin prejuicio fueron explicadas por las subfunciones experimentación, suprapersonal, interactiva y normativa, mientras que los valores normativos y de experimentación explicaron las motivaciones externas. Se concluyó que los valores humanos pueden ser buenos predictores de motivaciones para responder sin prejuicio hacia la homoparentalidad, principalmente aquellos idealistas, reforzando que las personas que priorizan estos valores suelen ser menos prejuiciosas. <![CDATA[O Índice de Memória Operacional do WISC-IV na Avaliação do TDAH]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar a sensibilidade do Índice de Memória Operacional (IMO) da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª Edição, na identificação de dificuldades em crianças e adolescentes com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Participaram 40 sujeitos, entre 06 e 16 anos, com diagnóstico neurológico prévio de TDAH. Foi utilizada a Escala de Atenção de Swanson, Nolan e Pelham - 4ª Edição (SNAP - IV) para pais/responsáveis e os subtestes do WISC-IV que formam o Índice de Memória Operacional (Dígitos, Aritmética e Sequência de Números e Letras). Entre os resultados, identificou-se IMO rebaixado quando comparado com o escore esperado para a população geral e, em Dígitos, observou-se o menor desempenho do grupo. Concluiu-se que o Índice de Memória Operacional é adequado para diagnosticar e avaliar déficits de atenção e de memória em crianças e adolescentes com TDAH.<hr/>Abstract The objective of the present study was to analyze the sensitivity of the “Operational Memory Index” (OMI) of the Wechsler Intelligence Scale for Children- 4th Edition in the identification of difficulties in children and adolescents with the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Participants included forty subjects, between 06 and 16 years old, with a previous neurological diagnosis of ADHD. We used the Swanson Attention Scale, Nolan and Pelham - 4th Edition (SNAP-IV) Parent Rating Scale for parents/guardians and the WISC-IV subtests that form the Operational Memory Index (Digits, Arithmetic and Sequence of Numbers and Letters). Among the results, IMO was lower when compared to the expected score for the general population and in Digits there was a lower performance by the group. It was concluded that the Operational Memory Index is adequate to diagnose and evaluate attention and memory deficits in children and adolescents with ADHD.<hr/>Resumen El objetivo del presente estudio fue analizar la sensibilidad del “Índice de Memoria Operativa” (IMO) de la Escala Wechsler de Inteligencia para Niños - 4ª Edición en la identificación de dificultades en niños y adolescentes con el diagnóstico de Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH). Participaron 40 sujetos, entre 06 y 16 años, con diagnóstico neurológico previo de TDAH. Se utilizó la Escala de Atención de Swanson, Nolan y Pelham - 4ª Edición (SNAP-IV) para padres / responsables y los sub-test del WISC-IV que forman el Índice de Memoria Operativa (Dígitos, Aritmética y Secuencia de Números y Letras). Entre los resultados, se identificó el IMO, rebajado al ser comparado con el resultado esperado para la población general, y en Dígitos se observó el menor desempeño del grupo. Se concluyó que el Índice de Memoria Operativa es adecuado para diagnosticar y evaluar déficit de atención y de memoria en niños y adolescentes con TDAH. <![CDATA[Práticas Favorecedoras ao Contexto Escolar: Discutindo Formação e Atuação de Psicólogos Escolares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa objetivou identificar, por meio de realização e análise de entrevistas junto a 55 psicólogos escolares, concepções acerca de práticas favorecedoras de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. A maioria dos participantes tinha concluído o curso há mais de 20 anos, não apresentava formação em Psicologia Escolar, tampouco havia realizado estágio supervisionado e pós-graduações no âmbito da referida área. As intervenções dos profissionais entrevistados se concentravam nos alunos, pais e agentes escolares, embora muitas vezes a prática com os referidos grupos ocorresse de forma isolada. Para os participantes, as práticas favorecedoras englobavam, principalmente, intervir com os alunos, seguidos de intervir nas relações, com os pais, no âmbito pedagógico e com os agentes escolares. Os resultados indicam a relevância das formações inicial e continuada em Psicologia Escolar como contextos para desenvolver competências específicas do psicólogo escolar e forjar o compromisso social com a promoção de aprendizagem e desenvolvimento.<hr/>Abstract This research aimed to identify, by conducting and analyzing interviews with 55 school psychologists, conceptions about favoring practices to learning and development at school context. Most professionals concluded Psychology course for more than 20 years ago, did not have graduation focused on School Psychology neither had realized supervisioned internship and post graduations in this area. The intervention of the interviewed professionals focused on students, parents and school professionals, although often the practice with such groups occur isolatedly. For participants, the favoring practices included mainly to intervene with students, followed by to intervene with relations, with parents, in the pedagogical framework and with school professionals. The results indicate the relevance of initial and continued formations in School Psychology as contexts to develop specific school psychologist’s competences and to forge social commitment with the promotion of learning and development.<hr/>Resumen Esta investigación tuvo como objetivo identificar, por medio de realización y análisis de entrevistas con 55 psicólogos escolares, concepciones sobre prácticas favorecedoras de aprendizaje y desarrollo en el contexto escolar. La mayoría de los profesionales hubiera concluido el curso hace más de 20 años, no tenía formación en Psicología Escolar y no había realizado práctica supervisada y postgrados en el área. La intervención de los entrevistados se centró en estudiantes, padres y agentes escolares, aunque muchas veces la práctica con esos grupos ocurriera aisladamente. Para los participantes, las prácticas favorecedoras engloban principalmente intervenir con los estudiantes, seguida de intervenir en las relaciones, con los padres, en el ámbito pedagógico y con los agentes escolares. Los resultados indican la relevancia de las formaciones inicial y continuada en Psicología Escolar como contextos para desarrollar competencias específicas de lo psicólogo escolar y forjar el compromiso social con la promoción de aprendizaje y desarrollo. <![CDATA[Atitudes de Jovens frente à Pornografia e suas Consequências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa qualitativa objetiva identificar e compreender as atitudes que homens e mulheres têm em relação à pornografia, bem como verificar as vantagens e desvantagens percebidas do consumo desse tipo de material no comportamento sexual e nos relacionamentos amorosos. Foram entrevistados dez homens e dez mulheres nascidos no Brasil, entre 20 e 30 anos de idade. Da análise de conteúdo emergiram quatro eixos temáticos: definição de pornografia, finalidade do uso, mudanças na forma de uso, e impactos do uso no comportamento sexual e no relacionamento amoroso. Os entrevistados, tanto homens quanto mulheres, elencaram prejuízos e benefícios do uso de forma semelhante, e sugeriram que características pessoais possam ser elementos importantes nessa avaliação.<hr/>Abstract This qualitative research aims to identify and understand the attitudes that men and women have regarding pornography and check the advantages and disadvantages perceived of using this type of material in sexual behavior and in love relationships. Ten men and ten women born in Brazil, between 20 and 30 years old were interviewed. From the content analysis emerged four thematic axes: definition of pornography; purpose of use; changes in the way of use; and impacts of use on sexual behavior and loving relationship. Interviewees, both men and women, have shown similar impairments and benefits of use, and have suggested that personal characteristics may be important elements in this assessment.<hr/>Resumen Esta investigación cualitativa tiene como objetivo identificar y comprender las actitudes que tienen hombres y mujeres sobre la pornografía y verificar las ventajas y desventajas percibidas del consumo de este tipo de material en el comportamiento sexual y en las relaciones amorosas. Se entrevistaron diez hombres y diez mujeres nacidos en Brasil, entre 20 y 30 años de edad. Del análisis de contenido emergió cuatro temas: la definición de pornografía; el propósito de uso; los cambios en el uso; y los impactos del uso sobre el comportamiento sexual y la relación amorosa. Los encuestados, tanto hombres como mujeres, mencionaron pérdidas y beneficios de utilizar de manera similar, y sugirieron que las características personales pueden ser elementos importantes en la evaluación. <![CDATA[Validação da Escala de Crenças sobre Abuso Sexual (ECAS) no Contexto Brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo objetiva adaptar e validar para o contexto brasileiro a Escala de Crenças sobre Abuso Sexual (ECAS) de origem portuguesa, composta por 17 itens e três fatores. Para tanto foram realizados dois estudos, no primeiro foi feita uma análise fatorial exploratória com amostra de 208 estudantes universitários, obtendo-se uma estrutura unifatorial, divergindo da escala original, com alfa de Cronbach de 0,88. Diante da discordância, foi realizado um segundo estudo, visando confirmar a estrutura fatorial da escala, com amostra de 209 estudantes universitários. Portanto, o resultado confirmou como melhor modelo a estrutura unifatorial da escala, com redução de 17 para 11 itens, obtendo-se alfa de Cronbach de 0,84. Sendo assim, a adaptação e validação da ECAS contribui para preencher uma carência existente no Brasil em relação a instrumentos voltados a mensurar as crenças sobre o abuso sexual infantojuvenil, podendo colaborar com estudos e intervenções na área.<hr/>Abstract This article aims to adapt and validate for the Brazilian context the Sexual Abuse Beliefs Scale (SABS), from a Portuguese origin, composed by 17 items and 3 factors. For this, two studies were realized. In the first, an exploratory factorial analysis was performed with a sample of 208 undergraduate students, obtaining a unifactorial structure, differing form the original scale, with Cronbach’s alpha of 0.88. Facing this disagreement, a second study was realized to confirm the factorial structure of the scale, with 209 undergraduate students. Therefore, the result confirmed the unifactorial structure as the best model for the scale, with reduction from 17 to 11 items, obtaining Cronbach’s alpha of 0.84. Thus the adaptation and validation of SABS contributes to fill a gap existing in Brazil regarding to instruments aimed at measuring beliefs about child sexual abuse, and can collaborate with studies and interventions in the area.<hr/>Resumen En este artículo tiene por objetivo adaptar y validar el contexto brasileño la Escala de Creencias sobre Abuso Sexual (ECAS), de origen portugués, formada por 17 ítems y 3 factores. Para ello, fueron realizados dos estúdios, en el primero fue hecho um análisis factorial exploratória com muestra 208 estudiantes universitários, alcanzando uma estructura unifactorial, divergièndose de al escala original com Alfa de Crobach de 0,88. Ante la discrepância, fue realizado um segundo estudio, visando confirmar la estructura factorial de la escala, con muestra de 209 estudiantes universitários. Por lo tanto, el resultado pudo confirmar como mejor modelo la estrucutura unifactorial de la escala, com reducción de 17 para 11 ítems, obteniéndose Alfa de Cronbach de 0,84. Así siendo, la adaptación y validación de la ECAS contribuye para llenar uma carência existente en Brasil con relación a instrumentos direcionados a mensurar las crencias acerca del abuso sexual infantojuvenil, pudiendo colaborar com estúdios e intervenciones em el área. <![CDATA[A Doação na Literatura Científica Nacional: Contribuições à Psicologia Moral]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Conduziu-se uma revisão da literatura científica nacional publicada sobre doação com o objetivo de identificar temas para pesquisas no campo da Psicologia Moral. Os 49 artigos analisados abordaram doação de sangue, córneas, leite humano, medula óssea, gametas, órgãos e tecidos. O tratamento qualitativo sobre os artigos envolveu análise temática e o software NVivo. Sete temas resultaram da análise: por que doar, por que não doar, princípios e valores, sentimentos negativos, religião, mídia e esperança. Aspectos morais (compaixão, empatia, altruísmo, generosidade, gratidão) destacaram-se como antecedentes ou consequentes da doação. Evidenciou-se a ausência de artigos sobre doação de agasalhos, brinquedos, alimentos, livros - objetos com custo pessoal destacadamente menor do que os identificados na literatura. A compreensão das idiossincrasias de doadores e receptores, pelo estudo das virtudes, por exemplo, pode colaborar para a compreensão da doação e para aplicações sociais e educativas para promovê-la.<hr/>Abstract We conducted a literature review on the scientific literature published on donations in Brazil in order to identify themes for scientific investigations in the field of moral psychology. This exploratory study analyzed 49 articles that discussed donations of blood, cornea, breast milk, bone marrow, gametes, organs, and tissues. The thematic analysis conducted had the support of NVivo software. The results showed seven core themes: why donate, why not donate, principles and values, negative feelings, religion, media, and hope. Moral aspects (e. g., compassion, empathy, altruism, generosity, gratitude) came out as preceding donations or resulting from them. There were no articles on donation of clothing, toys, food, books - objects with less personal cost in comparison to what the analyses demonstrated. The study of virtues is an example of how one can understand the idiosyncrasies of donors and recipients, the process of donation itself, and how to develop social and educational actions to encourage donations.<hr/>Resumen Se llevó a cabo una revisión de la literatura científica nacional publicada sobre donación, con el objetivo de identificar temas para investigaciones en el campo de la Psicología Moral. Los 49 artículos analizados trataron el tema de donación de sangre, córneas, leche materna, medula ósea, gametos, órganos y tejidos. El tratamiento cualitativo sobre los artículos comprendió un análisis temático y el software NVivo. Del análisis resultaron siete temas: porqué donar, porqué razón no donar, principios y valores, sentimientos negativos, religión, medios de comunicación y esperanza. Aspectos morales (compasión, empatía, altruismo, generosidad, gratitud) se destacaron como antecedentes o consecuentes de la donación. Quedó evidente la ausencia de artículos sobre donación de ropas de abrigo, juguetes, alimentos, libros - objetos con un costo personal inferior a los identificados en la literatura. La comprensión de las idiosincrasias de los donantes y receptores a través del estudio de las virtudes, por ejemplo, puede contribuir para la comprensión de la donación y para aplicaciones sociales y educativas para promoverla. <![CDATA[Imigração Haitiana no Rio Grande do Sul: Aspectos Psicossociais, Aculturação, Preconceito e Qualidade de Vida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo traça um panorama da imigração haitiana no Rio Grande do Sul, quanto a aspectos psicossociais, perfil sociodemográfico e socioeconômico, orientações aculturativas, preconceito e qualidade de vida. A pesquisa, de delineamento quantitativo transversal, contou com a participação de 67 imigrantes haitianos, com idades entre 19 e 58 anos (M = 33,87; DP = 5,47). A amostra é predominantemente composta por homens (77,6%), com alta escolaridade (M = 10,5; DP = 4,53) e que falam o idioma português (56,7%). A orientação aculturativa mais frequente é a de integração, que é mais presente entre homens, quem acessou o sistema brasileiro de assistência social; os mais jovens, os com maior fluência em outros idiomas e os que chegaram há mais tempo no Brasil. Além disso, o preconceito percebido e a qualidade de vida obtiveram resultados mais significativos em comparação a estudos com imigrantes haitianos realizados em outros países.<hr/>Abstract The present study traces a panorama of Haitian immigration in Rio Grande do Sul, Brazil, regarding psychosocial aspects, sociodemographic and socioeconomic profile, acculturative orientations, prejudice and quality of life. Participants included 67 Haitian immigrants, aged between 19 and 58 years old (M=33.87; DP=5.47). The sample was predominantly male (77.6%), presented high schooling (M = 10.5; SD = 4.53) and spoke the Portuguese language (56.7%). The predominant acculturative orientation is integration, which is more present among men; those who accessed the Brazilian social assistance system; the youngest; those with more fluency in other languages, and the ones that have been in Brazil for the longest amount of time. In addition, perceived prejudice and quality of life obtained significantly higher results in comparison to studies with Haitian immigrants carried out in other countries.<hr/>Resumen Este estudio traza un panorama de la inmigración haitiana en Río Grande del Sur en Brasil, con relación a los aspectos psicosociales, perfil sociodemográfico y socioeconómico, orientaciones aculturativas, prejuicio y calidad de vida. La investigación, de delineamiento cuantitativo transversal, contó con la participación de 67 inmigrantes haitianos con edades entre19 y 58 años (M=33.87; DP=5.47). La muestra fue predominantemente compuesta por hombres (77.6%), con alta escolaridad (M = 10.5; SD = 4.53)y que hablan portugués (56.7%). La orientación aculturativa más frecuente es la de integrac ión, que se encuentra más presente entre los hombres,entre los que accesaron al sistema brasileño de asistencia social, entre los más jóvenes, los con mayor fluidez en otros idiomas y, los que llegaron hace más tiempo a Brasil. Además, el prejuicio percibido y la calidad de vida obtuvieron resultados más significativos en comparación a estudios con inmigrantes haitianos realizados en otros países.