Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120160001&lang=pt vol. 21 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Escala de Positividade (EP): Novas Evidências de Validade no Contexto Brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo investiga novas evidências de validade para a Escala de Positividade (EP) para o contexto brasileiro. Participaram deste estudo 876 indivíduos (66,0% mulheres), com idades variando entre 18 e 83 anos. Uma Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo foi conduzida para avaliar a invariância da EP para sexo. Os resultados indicaram invariância configural, métrica e escalar, demostrando que a EP pode ser utilizada indistintamente para homens e mulheres. Duas análises de regressão linear múltipla foram realizadas para avaliar a relação da EP com variáveis constituintes do construto positividade (modelo 1), e com variáveis convergentes (modelo 2). Os resultados do modelo 1 demonstraram que, de fato, a positividade pode ser considerada um compósito das variáveis autoestima, esperança, otimismo e satisfação com a vida. Os resultados do segundo modelo atestaram a validade convergente da escala com outras medidas correlatas. Este estudo amplia as evidências de validade da EP no contexto brasileiro.<hr/>Abstract This study investigates new evidence of validity for the Positivity Scale (POS) to the Brazilian context. 876 individuals (66% women), with age varying from 18 to 83 years old participated in the study. A multigroup confirmatory factor analysis was conducted to evaluate gender measurement invariance. Results showed configural, metric and scalar invariance, suggesting POS to be invariant for both men and women. Two multiple linear regression analysis were conducted to evaluate the relation among the POS with constituent variables of the construct positivity (model 1) and with convergent constructs (model 2). Results from model 1 suggested that, in fact, positivity can be considered a composite of self-esteem, hope, optimism and life satisfaction. Results from model 2 provided further convergent validity evidence for the scale. This study extends the validity evidence for the POS in the Brazilian context.<hr/>Resumen El presente estudio investiga nuevas evidencias de validez de la Escala de Positividad (EP) en el contexto brasileño. Los participantes fueron 876 individuos (66% mujeres) con edades entre 18 y 83 años. Un Análisis Factorial Confirmatorio Multigrupo fue realizado para evaluar la invariancia de la EP con respecto al sexo. Los resultados mostraran invariancia configural, métrica y escalar, demostrando que la EP puede ser utilizada indistintamente por hombres y mujeres. Dos análisis de regresión lineal múltiple fueron realizados para evaluar la relación de la EP con variables constituyentes del constructo positividad (modelo 1) y con variables convergentes (modelo 2). Los resultados del modelo 1 mostraron que la positividad puede ser considerada un compuesto de las variables autoestima, esperanza, optimismo y satisfacción con la vida. Los resultados del modelo 2 atestiguaron la validez convergente de la escala con otras medidas relacionadas. Este estudio amplía las evidencias de validez de la EP en el contexto brasileño. <![CDATA[Relações entre Desenvolvimento da Gratidão e Tipos de Valores em Jovens]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Investigam-se relações entre o desenvolvimento da gratidão e tipos de valores. Trezentos e noventa e seis jovens de 7 a 14 anos responderam a Wishes and Gratitude Survey. Previu-se que, com o aumento da idade, haveria (a) uma diminuição de valores hedonistas; (b) uma diminuição de gratidão concreta e um aumento de gratidão conectiva. A terceira hipótese foi a de que seria mais provável que jovens com valores hedonistas expressassem gratidão concreta e aqueles com valores relacionados ao bem-estar de outros (BEO) expressassem gratidão conectiva. Para testar essas hipóteses, utilizou-se análise de regressão (estimativa de curva e regressão logística). Com o aumento da idade, os valores hedonistas e a gratidão concreta diminuíram; não se verificou aumento de gratidão conectiva. Valores hedonistas relacionaram-se positivamente à gratidão concreta. Todavia, valores BEO não se associaram à gratidão conectiva.<hr/>Abstract We studied the relations between the development of gratitude and types of values. A total of 396 7- to 14-year-old youth group responded to the Wishes and Gratitude Survey. We expected that, with the increase in age, there would be (a) a decrease of hedonistic values and (b) a decrease of concrete gratitude and an increase in connective gratitude. Our third hypothesis was that it would be more likely for the young with hedonistic values express concrete gratitude and those with values related to the well-being of others (WBO) to express connective gratitude. To test these hypotheses we used regression analysis (curve estimation and logistic regression). With an increase in age, hedonistic values and concrete gratitude declined; there was no increase in connective gratitude. Hedonistic values were related positively to concrete gratitude. However WBO values were not related to connective gratitude.<hr/>Resumen Se investigan las relaciones entre el desarrollo de gratitud y tipos de valores. Respondieron a la encuesta Wishes and Gratitude Survey 396 jóvenes de edades entre 7 y 14 años. Fue previsto que con el aumento de edad habría, (a) disminución de los valores hedonistas; (b) disminución de gratitud concreta y aumento de gratitud conectiva. La tercera hipótesis fue que sería más probable que jóvenes con valores hedonistas expresaran gratitud concreta y aquellos con valores relacionados al bienestar de otros (BEO) expresaran gratitud conectiva. Para testar estas hipótesis, se utilizó el análisis de regresión (estimación de curva y regresión logística). Con el aumento de edad, los valores hedonistas y la gratitud concreta disminuyen; no se verificó aumento de gratitud conectiva. Valores hedonistas se relacionaron positivamente con gratitud concreta. Aún los valores BEO no se asociaron a gratitud conectiva. <![CDATA[Comparando Indicadores Psicométricos de Duas Versões Brasileiras do <strong><em>Social Skills Rating System</em></strong> : Uma Revisão da Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Social Skills Rating System é uma das medidas mais frequentemente mencionadas na literatura internacional na avaliação das habilidades sociais de crianças, possuindo propriedades de validade e confiabilidade bastante satisfatórias em diversos países. A versão brasileira do instrumento, o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, foi submetida a processos de validação em dois momentos diferentes, por dois métodos de redução de dados: Componentes Principais (SSRS-BR, 2009) e Principal Axis Factoring (PAF), com posterior Análise Fatorial Confirmatória (SSRS-BR2, 2015). O objetivo deste artigo é comparar os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras dessas escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de: (a) métodos de extração e análise de dados; (b) índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade e (c) composição fatorial final e conteúdo das escalas. Possíveis refinamentos psicométricos advindos do SSRS-BR2 são discutidos, assim como suas implicações para procedimentos de avaliação de habilidades sociais em crianças.<hr/>Abstract The Social Skills Rating System is one of the most frequently cited measures in the literature to assess social skills of children, with quite satisfactory reliability and validity properties in several countries. The Brazilian version of the instrument was subjected to validation processes at two different times, using two methods of Factor Analysis: Principal Components (SSRS-BR, 2009) and Principal Axis Factoring (PAF) with subsequent Confirmatory Factor Analysis (SSRS-BR2, 2015). The purpose of this article is to compare the psychometric indicators of the two Brazilian versions of these scales, presenting their differences and similarities in terms of: (a) extraction methods and data analysis, (b) psychometric indices of factor structure and reliability and (c) final factorial composition and content of the scales. Possible psychometric refinements arising from the SSRS-BR2 are discussed, as well as its implications for evaluation procedures of social skills in children.<hr/>Resumen El Social Skills Rating System es una de las medidas más frecuentemente mencionada en la literatura internacional para evaluar las habilidades sociales de niños, presentando propiedades de validez y confiabilidad bastante satisfactorias en varios países. La versión brasileña del instrumento, Inventario de Habilidades Sociales, Problemas de Comportamiento y Competencia Académica fue sometida a procesos de validación en dos momentos diferentes, usando dos métodos de reducción de datos: Componentes Principales (SSRS BR, 2009) y Principal Axis Factoring (PAF) con posterior Análisis Factorial Confirmatorio (SSRS-BR2, 2015). El objetivo de este artículo fue comparar los indicadores psicométricos de dos versiones brasileñas de esas escalas, presentando las diferencias y semejanzas en términos de: (a) métodos de extracción y análisis de datos, (b) índices psicométricos de estructura factorial y confiabilidad y (c) composición factorial final y contenido de las escalas. Se discuten posibles mejoras psicométricas provenientes del SSRS-BR2, así como sus implicaciones en procedimientos de evaluación de habilidades sociales en niños. <![CDATA[Contribuições do Modelo de Rasch para Procedimentos de Intervenção em Habilidades Sociais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo visou analisar se o modelo de Rasch pode facilitar o aprendizado de condutas socialmente hábeis em crianças. Foram realizados dois estudos, um para estabelecer pontos de corte e níveis de dificuldade numa medida de habilidades sociais e outro para analisar a intervenção baseada nessa hierarquia. Os resultados do Estudo 1 indicam que as condutas mais fáceis são as relacionadas à civilidade e altruísmo, basicamente e as mais difíceis as relacionadas à assertividade. No Estudo 2, os resultados da intervenção planejada com base no nível de dificuldade dos itens indicou a melhora das habilidades sociais das crianças no mesmo sentido do nível de dificuldade dos itens. De modo geral, o modelo de Rasch demonstrou eficácia como auxílio para analisar a dificuldade de execução das condutas sociais e no planejamento e implementação de intervenções nesta área.<hr/>Abstract This study aimed to examine whether the Rasch model can facilitate the learning of socially skilled behavior in children. Two studies, one to establish cut points and levels of difficulty in measuring social skills and another to analyze the intervention based on this hierarchy, were performed. The Study 1 results indicate that the easiest behaviors are related to civility and Altruism, and the hardest related to assertiveness. In Study 2, the intervention results planned based on the level of difficulty of the items indicated the improving in social skills of children in the same direction as the items level of difficulty. In general, Rasch model was effective as an aid to assess the difficulty of social skills measures and to help planning and implementing interventions within this area.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar si el modelo de Rasch puede facilitar el aprendizaje de conductas socialmente hábiles en los niños. Se realizaron dos estudios, uno para establecer puntos de corte y niveles de dificultad para medir las habilidades sociales y otro para analizar la intervención basada en esta jerarquía. Los resultados del estudio 1 indican que las conductas más fáciles son las relacionadas con civismo y altruismo y las más difíciles son las relacionadas con asertividad. En el estudio 2, los resultados de la intervención planificada, con base en el nivel de dificultad de los ítems, indicó la mejoría de las habilidades sociales de los niños en el mismo sentido del nivel de dificultad de los ítems. En general, el modelo de Rasch demostró eficacia como auxilio para analizar las dificultades de ejecución de las conductas sociales y para la planificación e implementación de intervenciones en esta área. <![CDATA[Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Habilidades sociais (HS) são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. Participaram 54 crianças (27 grupo intervenção e 27 grupo comparação), matriculadas no 5° ano do ensino fundamental, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e duas professoras. O treino foi conduzido pela professora de GI em sala de aula e durou quatro meses. Os participantes de GC não receberam intervenção. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico antes e após intervenção. Foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, formulário para professores e o Programa Posso Pensar, que objetiva desenvolver HS. As análises apontaram resultados superiores de GI em diferentes variáveis. O desenvolvimento de programas de intervenção de caráter universal indica possibilidades concretas de trabalho preventivo.<hr/>Abstract Social skills (SS) are recognized as a protective factor in human development. The objective was to evaluate the SS, behavior problems and academic performance in children before and after SS training. 54 children (27 Intervention Group and 27 Comparison Group) participated in the study, enrolled in the 5th year of elementary school, in a municipal education network of the interior city of São Paulo state and two teachers. The training was conducted by IG teacher in the classroom and lasted about four months. The CG participants received no intervention. The children were evaluated for HS, behavior problems and academic performance before and after the intervention. The instruments used were: Academic Performance Test, Evaluation System of Social skills, formulary for teachers and the Program "I can think", that aims to develop SS. The analysis showed superior results of IG in different variables. The development of a universal nature of intervention programs indicates concrete possibilities of preventive work.<hr/>Resumen Las Habilidades Sociales (HS) son reconocidas como un factor protector en el desarrollo humano. El objetivo fue evaluar HS, problemas de comportamiento y desempeño académico en niños antes y después del entrenamiento de HS. Participaron 54 niños (27 del Grupo de Intervención y 27 del Grupo de Comparación), matriculados en el quinto año de la Enseñanza Primaria, de una ciudad del interior de San Pablo y también dos profesores. El entrenamiento se llevó a cabo por la profesora de GI en sala de aula y duró cuatro meses. Los participantes de GC no recibieron intervención. Los niños fueron evaluados en cuanto a las HS, problemas de comportamiento y desarrollo antes y después de la intervención. Los instrumentos utilizados fueron: Test de Desempeño Escolar, Sistema de Evaluación de Habilidades Sociales, formulario para los profesores y el Programa Puedo Pensar, con el objetivo de desarrollar HS. Análisis mostraron resultados superiores de GI en diferentes variables. El desarrollo de programas de intervención de carácter universal indica posibilidades concretas de trabajo preventivo. <![CDATA[Mediação no Zulliger: Evidências de Validade em Amostra de Não Pacientes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando a influência de elementos culturais na avaliação da personalidade e a diversidade destes no cenário brasileiro, buscou-se verificar a validade do Zulliger em uma amostra gaúcha de não pacientes, focalizando as variáveis de mediação. Participaram 40 indivíduos, com idades entre 18 e 43 anos, de ambos os gêneros, escolaridade de ensino médio, do interior do Rio Grande do Sul. Foram feitas análises estatísticas descritivas e comparativas entre o grupo gaúcho e os dados normativos brasileiros. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre as duas amostras no aumento das variáveis XA%, WDA%, X+%, no rebaixamento de X-% e S- no grupo gaúcho e evidenciaram a validade do instrumento para o contexto pesquisado. O seguimento de estudos dessa natureza com amostras ampliadas e diversificadas é necessário para que se possa assegurar que as normas estabelecidas são apropriadas para a população.<hr/>Abstract Considering the influence of cultural factors in the assessment of personality and diversity of these in the Brazilian scenario, the purpose of this study was to verify the validity of Zulliger on a sample of non-patient gauchos, focusing on the mediation variables. A total of 40 individuals of both genders participated in the study - ages varying between 18 and 43 years old - all of them with high school education level, in the state of Rio Grande do Sul. Descriptive and comparative statystical analysis were used between the gaucho group and the Brazilian normative data. The results demonstrated statistically significant differences between the samples, with an increase in the variable(s) XA%, WDA%, X+% and decrease in the variable(s) X- % and S- in the gaucho group, ultimately showing the validity of the instrument for the context of the research. Additional and follow up studies of this nature with expanded and diverse samples is needed to ensure that the established standards are appropriate for the population.<hr/>Resumen Considerando la influencia de elementos culturales en la evaluación de la personalidad y la diversidad de estas en el escenario brasileño, se buscó verificar la validez del Zulliger en una muestra gaucha de no pacientes, enfocando en las variables de mediación. Participaron 40 individuos del interior de Rio Grande del Sur, con edades entre 18 y 43 años, de ambos sexos, con enseñanza secundaria. Fueron hechos análisis estadísticos, descriptivos y comparativos entre el grupo gaucho y los datos normativos de Brasil. Los resultados mostraron diferencias estadísticamente significativas entre las dos muestras en el aumento de las variables XA%, WDA%, X+%, en el descenso de X-% y S- en el grupo gaucho y evidenciaron la validez del instrumento en el contexto investigado. Es necesario continuar con estudios de esta naturaleza, con muestras ampliadas y diversificadas, para que se pueda garantizar que las normas establecidas son apropiadas para la población. <![CDATA[Perfis de Personalidade de Adolescentes que Cometeram Homicídio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste presente trabalho foi caracterizar perfis psicológicos em um grupo de adolescentes que cometeram homicídio. Participaram do estudo 33 adolescentes, do sexo masculino e feminino, com idades entre 14 e 19 anos, que cometeram homicídio e estão cumprindo medidas socioeducativas. Foram utilizados como instrumentos uma entrevista semiestruturada e o método de Rorschach (Sistema Compreensivo). Os adolescentes revelaram características que permitiram compreendê-los em três subgrupos: um grupo com componentes narcísicos patológicos mais frequentes, outro grupo que se destaca pela falta de habilidades sociais e interpessoais, com tendência a estabelecer relacionamentos conflituosos e com pouca capacidade de lidar com as demandas da vida diárias, e o último grupo apresentou juízo crítico e coerência rebaixados, como pensamentos excêntricos e desconsideração pelos comportamentos socialmente esperados. Os principais resultados permitiram constatar a insuficiência de recursos psicológicos que interferem na capacidade de adaptação ao meio em que vivem.<hr/>Abstract This study consists of an empirical article that aims to characterize psychological profiles in a group of adolescents who committed homicide. The study included 33 adolescents, male and female, aged between 14 and 19 years, who committed homicide and are serving educational measures deprived of freedom. The teenagers were submitted to a semi directed interview and the Rorschach Test (Comprehensive System). The results showed some personality traits that allowed them to be divided into three subgroups: a group with marked narcissistic pathological components; another group that is characterized by absence of social and interpersonal skills, with a tendency to establish conflictive relationships and with low capacity to cope with the demands of daily life; and the latter group had demoted critical judgment and consistency as eccentric thoughts and disregard for the socially expected behaviors. The main results demonstrated the insufficiency of psychological resources that interfere with their capacity to adapt to the environment.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue diferenciar perfiles psicológicos en un grupo de 33 adolescentes que cometieron homicidio, de ambos sexos, con edades entre 14 y 19 años, y que están cumpliendo medidas socioeducativas. Una entrevista semiestructurada y el método de Rorschach (Sistema Comprensivo) fueron utilizados como instrumentos. Los adolescentes revelaron algunas características que permitieron comprenderlos en tres sub-grupos: un grupo con componentes narcisistas patológicos más frecuentes; otro grupo que se caracteriza por la falta de habilidades sociales e interpersonales, con una tendencia a establecer relacionamientos conflictivos y con poca capacidad para hacer frente a las exigencias de la vida diaria; y el último grupo presentó juicio crítico y coherencia disminuidos, como pensamientos excéntricos y desconsideración por los comportamientos socialmente esperados. Los principales resultados constataron insuficiencia de recursos psicológicos que interfieren en la capacidad de adaptarse al medio en que viven. <![CDATA[Fatores Associados ao Desempenho em Matemática no Ensino Fundamental no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Several studies have indicated that student performance is strongly influenced by school context. Within this frame of reference, the present study sought to identify contextual variables that affect proficiency in mathematics taking the multilevel structure of schools into consideration. The information of 4,338,885 students who participated in the Brazilian national assessment of educational progress of 2009 was used. Multilevel analysis showed an intra-class correlation of .27 and .19 for the 5th grade of elementary school and 9th grade of middle school, the last year of middle school. In both models, more than 50% of school level variance and more than 11% of the variance on student level was explained. The final model is composed of control variables, 13 student level variables, 9 school level variables, and random and interaction effects. The results contribute to a better comprehension of factors that affect school performance, which permits the orientation of public policies.<hr/>Resumo Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se informações de 4.338.885 alunos avaliados na Prova Brasil de 2009. A análise multinível mostrou uma correlação intraclasse de 0,27 e 0,19, para o 5° e 9° ano do ensino fundamental, respectivamente. No modelo final do 5° e 9° ano, mais de 50% da variância no nível da escola e mais de 11% da variância no nível do aluno foram explicadas. Esse modelo foi composto por variáveis de controle, 13 variáveis do nível do aluno, 9 do nível da escola, efeitos randômicos e efeitos de interação. Os resultados corroboram estudos anteriores e contribuem com o entendimento dos fatores que influenciam o desempenho, o que permite direcionar políticas públicas.<hr/>Resumen Diversos estudios señalan que el aprendizaje del alumno está fuertemente influenciado por el contexto escolar. De esta forma, la presente investigación tuvo como objetivo identificar variables contextuales que interfieren en el desempeño de matemáticas, teniendo en cuenta la estructura de varios niveles del entorno escolar. Se utilizó la información de 4.338.885 alumnos evaluados en la Prueba Brasil de 2009. El análisis de varios niveles mostró una correlación intraclase de 0,27 y 0,19 para el 5º y 9º año de enseñanza primaria, respectivamente. En el modelo final de 5º y 9º año, más del 50% de la variancia a nivel de escuela y más de 11% de variancia a nivel de alumno fue explicada. El modelo fue compuesto por variables de control, 13 variables del nivel del alumno, 9 del nivel de la escuela, efectos aleatorios y efectos de interacción. Los resultados corroboran estudios anteriores y contribuyen a la compresión de los factores que influyen en el desempeño, lo que permite direccionar las políticas públicas. <![CDATA[Escala de Motivação para Aprendizagem de Universitários (EMAPRE-U): Evidência de Validade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract As part of the psychological evaluation, it is essential to use measuring instruments appropriate to the specific areas of interest and with good psychometric properties. In this perspective, this study was intended to seek validity evidence by analyzing the internal structure for the Motivation Assessment Scale for Learning (EMAPRE) in higher education, using confirmatory factor analysis. The EMAPRE is a Likert scale with 28 items, with the options "agree", "disagree" and "do not know". The study included 815 students, of whom 58.9% were male, with age spread from 18 to 63 years, in several majors in private institutions. Three models were tested and the results indicated best fits indices with the three-factor model, but with the need to eliminate two items from the EMAPRE. Adequate reliability levels were found, indicating that the instrument is useful in assessing learning motivation in university students.<hr/>Resumo No âmbito da Avaliação Psicológica, torna-se imprescindível a utilização de instrumentos de medida adequados aos domínios específicos de interesse e com boas qualidades psicométricas. Nessa perspectiva, pretendeu-se com este estudo buscar evidência de validade por meio da análise da estrutura interna para a Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem (EMAPRE) no ensino superior, utilizando a análise fatorial confirmatória. A EMAPRE é uma escala tipo Likert com 28 itens, com opções de resposta, "concordo", "não sei" e "discordo". Participaram do estudo 815 universitários de uma instituição particular, com idades variando entre 18 a 63 anos, sendo 58,9% do sexo masculino. Foram testados três modelos e os resultados indicaram melhores índices de ajustes no modelo de três fatores, mas com a necessidade de eliminação de dois itens da EMAPRE. Foram encontrados níveis adequados de confiabilidade que indicaram que o instrumento é útil na avaliação da motivação para aprender em universitários.<hr/>Resumen El uso de instrumentos adecuados para las áreas específicas de interés y con buenas cualidades psicométricas es imprescindible en la evaluación psicológica. En esta perspectiva, este estudio tuvo como objetivo buscar evidencias de validez, mediante el análisis de estructura interna de la Escala de Evaluación de la Motivación para el Aprendizaje (EMAPRE) en la enseñanza universitaria, utilizando el análisis factorial confirmatorio. El EMAPRE es una escala tipo Likert de 28 ítems, con 3 opciones de respuesta: "de acuerdo", "no sé" y "en desacuerdo". Participaron 815 estudiantes universitarios de una institución privada, con edades entre 18 y 63 años, siendo 58,9% de sexo masculino. Se probaron tres modelos y los resultados indicaron mejores índices de ajuste en el modelo de tres factores, pero con la necesidad de eliminar dos ítems de la EMAPRE. Fueron encontrados niveles adecuados de confiabilidad que indicaron que el instrumento es útil en la evaluación de la motivación para aprender, en los estudiantes universitarios. <![CDATA[Manejo dos Pais frente à Expressão de Tristeza dos Filhos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Objectives: Identifying sadness inductors on children according to parents' perception; checking strategies of emotion regulation used by parents before children's sadness; comparing the ways mothers and fathers deal with children's sadness. Participants: 26 heterosexual couples (Average age = 37 years old), at least two children from six up to twelve years old, one boy and one girl. Delineation: collective case study. Instruments: General data questionnaire; Econômica Brasil qualification criteria; The questions were: "What usually upsets your child?"; "Tell me a situation which made your son sad."; "What did you do in this situation?"; stimulus-story. Outcome: fathers tend to punish sons and daughters when they are sad and replace something lost; mothers minimize it, i. e., reduce the importance of child's reaction, or the problem that caused it. Reaction centered in the problem was the most used by father and mother before children's sadness.<hr/>Resumo Objetivos: identificar eliciadores de tristeza nos filhos na percepção dos pais; verificar estratégias de regulação emocional usadas pelos pais frente à tristeza dos filhos; comparar como pai e mãe lidam com a tristeza dos filhos. Participantes: 26 casais heterossexuais (M = 37 anos), pelo menos dois filhos de seis a doze anos, um de cada sexo. Delineamento: estudos de casos coletivos. Instrumentos: Questionário de Dados Gerais; Critério de Classificação Econômica Brasil; perguntas: "O que costuma deixar seu filho triste?"; "Conte uma situação em que seu filho ficou triste."; "O que você fez nessa situação?"; história-estímulo. Resultados: o pai tende a punir os filhos e filhas diante da tristeza e substituir algo perdido; as mães minimizam, ou seja, diminuem a importância da reação emocional da criança, ou do problema que a provocou. A reação centrada no problema foi a estratégia mais utilizada por pai e mãe frente à tristeza dos filhos.<hr/>Resumen Objetivos: Identificar los inductores de tristeza en los hijos según la percepción de sus padres; verificar estrategias de regulación emocional usadas por los padres y también comparar como ellos se comportan en relación a la tristeza de sus hijos. Participantes: 26 parejas heterosexuales, edad media de 37 años, casadas o en unión estable con dos o más hijos, con edad entre 6 y 12 años, uno de cada sexo. Delineamiento: estudios de casos colectivos. Instrumentos: Cuestionario de Datos Generales; Criterio de Clasificación Económica Brasil; guion de entrevista conteniendo tres preguntas: "¿Qué suele dejar a su hijo triste?" "Relate una situación en que su hijo quedó triste." "¿Qué hizo usted en esa situación?; y una historia de estímulo. Resultados: el padre tiende a castigar a los hijos frente a la reacción de tristeza y substituir algo perdido; ya las madres minimizan, o sea disminuyen la importancia de reacción emocional del niño, o del problema que la provocó. La reacción centrada en el problema fue la estrategia más usada por los padres frente a la tristeza de sus hijos. <![CDATA[Estereotipia de Gênero nas Brincadeiras de Faz de Conta de Crianças Adotadas por Casais Homoparentais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi investigar a estereotipia de gênero durante os episódios de brincadeiras de faz de conta entre crianças adotadas por casais homossexuais masculinos. A estereotipia de gênero nas brincadeiras infantis vem sendo constatada em diversos contextos, discutindo-se suas determinações biológica, individual e cultural. Este é um estudo observacional do qual participaram 13 crianças entre 3 a 7 anos, em 16 sessões, em uma sala de brinquedos em um Day Care no Canadá. Foram registrados 123 episódios de brincadeiras, sendo estes categorizados pela formação de grupos (número de participantes e gênero); tipo e tema das brincadeiras; e uso de objetos. Foram encontradas diferenças significativas para todos os critérios que caracterizam as brincadeiras como estereotipada para gênero, corroborando achados de estudos entre crianças educadas por casais heterossexuais. Meninos apresentaram episódios em grupos maiores e temas que exigiam mais uso do espaço, enquanto meninas brincaram em grupos menores e com mais uso de brinquedos.<hr/>Abstract The aim of this study was to investigate gender stereotyping during episodes of spontaneous pretend play among children adopted by gay male couples. Gender stereotyping in children's play has been reported in different contexts, regarding discussions on their biological, cultural and individual determination. This work is a naturalistic observational study that involved 13 children aged 3-7 years during 16 observation sessions in a Day care playroom. A total of 123 episodes were analyzed, which were categorized by group's formation (number of participants and gender); type and theme of the play; and use of objects. Significant differences were found for all criteria that characterize the play as gender-typed. These findings corroborate other studies among children raised by heterosexual couples. Boys had episodes in larger groups and themes that required more use of space, while girls played in smaller groups and used more toys.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue investigar el estereotipo de género durante los episodios de juegos (Haz de Cuenta) entre niños adoptados por parejas homosexuales masculinos. El estereotipo de género en los juegos infantiles viene siendo constatado en diversos contextos, discutiéndose sus determinaciones biológica, individual y cultural. Este es un estudio de observación del cual participaron 13 niños, entre 3 a 7 años de edad, en 16 sesiones en una sala de juegos en un Day Care en Canadá. Fueron registrados 123 episodios de juegos, siendo clasificados por; formación de grupos (número de participantes y género); tipo y tema de los juegos; y uso de objetos. Fueron encontradas diferencias significativas para todos los criterios que caracterizan los juegos como estereotipo para género, corroborando resultados de estudios entre niños educados por parejas heterosexuales. Los niños presentaron episodios en grupos mayores y temas que exigían más uso del espacio, mientras que las niñas jugaban en grupos más pequeños y utilizaban más los juguetes. <![CDATA[Valores do Trabalho Predizem Preferências por Valores Organizacionais?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The purpose of this research is to identify evidence that work values can predict organizational values preference, based on conceptual similarity proposed by the Theory of Values. A total of 254 Brazilian undergraduate students responded to the Organizational Values Scale and the revised Work Values Scale. Hierarchical regressions were run controlling for demographics. The results indicated significant explanation of variance for all organizational values. The most significant predictors were compatible with the hypotheses based on Schwartz's Theory of Values, revealing that work and organizational values are logically connected through an axiological structure. In conclusion, work values and preferred organizational values have adequate nominal commensurability for conducting Individual-Organization fit studies and implications for organizational socialization and vocational and career counseling.<hr/>Resumo O objetivo desta pesquisa é identificar a predição de valores do trabalho sobre a preferência por valores organizacionais, de maneira coerente, com a similaridade conceitual prevista pela Teoria de Valores. Responderam à Escala de Valores Organizacionais e a Escala de Valores do Trabalho revisada 254 estudantes de graduação. Regressões hierárquicas foram realizadas controlando os dados demográficos. Os modelos apresentaram explicação significativa para todos os valores organizacionais. Todos os preditores mais importantes mostraram-se compatíveis com hipóteses baseadas na teoria, revelando que valores do trabalho e valores organizacionais são logicamente conectados por meio de uma estrutura axiológica. Conclui-se que esses construtos possuem comensurabilidade nominal adequada para a condução de estudos de compatibilidade (IO), assim como aplicações no campo da socialização organizacional, orientação profissional e de carreira.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación fue identificar los valores predictivos del trabajo en la preferencia por los valores de la organización, de manera coherente con la similitud conceptual prevista por la Teoría de Valores. Respondieron 254 estudiantes universitarios la Escala de Valores de la Organización y la Escala de Valores del Trabajo. Regresiones jerárquicas fueron realizadas controlando los datos demográficos. Los modelos presentaron explicación significativa para todos los valores de organización. Todos los predictores más importantes fueron compatibles con hipótesis basados en la teoría, revelando que valores de trabajo y valores de organización están conectados lógicamente a través de una estructura axiológica. Se llegó a la conclusión de que esos constructos tienen conmensurabilidad nominal adecuada para llevar a cabo estudios de compatibilidad (IO), así como aplicaciones en el campo de la socialización organizacional, orientación profesional y de carrera. <![CDATA[Desempenho em Inteligência, Atenção Concentrada e Personalidade de Diferentes Grupos de Motoristas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo buscou identificar diferenças no desempenho entre grupos de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes nos construtos Inteligência, Atenção Concentrada e Personalidade, avaliando-se ainda a influência do nível de escolaridade dos participantes. Motoristas em processo de renovação de CNH ou adição de categoria, em um total de 319, de ambos os sexos, escolaridade do ensino fundamental, médio e superior, com idades variando entre 18 a 77 anos (M = 40,62, DP =10,8) fizeram parte da amostra. Os resultados demonstraram que a variável Grupo (infrator, não infrator e envolvidos em acidentes) não se mostrou significativa para nenhuma das medidas consideradas, tendo-se encontrado, por outro lado, influência significativa da variável Nível de escolaridade nas medidas de produtividade (Palográfico) e inteligência (R1). Os resultados apontam dificuldades em diferenciar grupos de motoristas de acordo com o desempenho deles nos instrumentos considerados.<hr/>Abstract This study attempted to identify differences in performance between groups of offending drivers, not offenders and drivers involved in accidents in intelligence, personality and focused attention, still evaluating the influence of the education level of the participants. Drivers in the process of renovation or addition of CNH category, a total of 319, of both sexes, with elementary school, high school and college, with ages ranging from 18 to 77 years (M = 40.62, SD = 10.8) comprised the sample. The results showed that the group variable (offenders, non offenders and involved in accidents) showed not significant for any of the measures considered, having been found significant influence of school level on measures of productivity (Palográfico) and intelligence (R1). The results suggest difficulties in differentiating group of drivers according to their performance on the instruments considered in this study.<hr/>Resumen Este estudio trata de encontrar diferencias de rendimiento entre grupos de conductores infractores, no infractores e involucrados en accidentes de tránsito, en los constructos inteligencia, atención concentrada y personalidad, teniendo en cuenta también la influencia del nivel educativo de los participantes. Participaron de la muestra un total de 319 conductores en proceso de renovar o aumentar la categoría de la libreta de conductor (CNH), de ambos sexos, con enseñanza primaria, secundaria y universitaria, con edades comprendidas entre 18 y 77 años (M = 40.62, DT = 10.8). Los resultados mostraron que la variable grupo (infractor, no infractor e involucrados en accidentes) no se mostró significativa en las medidas consideradas. Por otra parte, se encontró influencia significativa de la variable nivel educativo en las medidas de productividad (Palográfico) e inteligencia (R1). Los resultados indicaron dificultades en la diferenciación de grupos de conductores de acuerdo con el rendimiento de los mismos en los instrumentos considerados. <![CDATA[Programas Preventivos Brasileiros: Quem Faz e como É Feita a Prevenção em Saúde Mental?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do estudo é identificar os centros de pesquisa brasileiros que desenvolvem intervenções preventivas sistematicamente avaliadas e descrever os estudos de avaliação de programas realizados no Brasil. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nacional nas bases de dados Scielo e Pepsic que, com as seguintes palavras-chave "prevenção", "atenção primária", "atenção básica" e "promoção de saúde", resultaram em 25 artigos que descrevem 42 intervenções. Os resultados indicaram uma predominância de intervenções longas, com amostras pequenas, realizadas semanalmente, para promoção de competências em crianças e adolescentes em ambientes educacionais. Majoritariamente, os estudos omitem avaliações de seguimento e tampouco discutem as implicações dos resultados para as políticas públicas. Os pesquisadores são, em sua maioria, psicólogos, afiliados a universidades públicas da região sudeste. Conclui-se que a formação de redes de pesquisa e a ampliação de intercâmbio entre a academia e as políticas públicas podem fomentar o avanço da área no país.<hr/>Abstract The goal of this study is to identify the Brazilian research centers where systematic preventive interventions are developed and describe the national program evaluation studies. For that, we conducted a systematic review of the national literature on two databases (Scielo and Pepsic), through the keywords "prevention", "basic care", "primary care" and " health promotion ", which resulted in 25 articles, describing 42 interventions. The results indicated a predominance of extensive interventions, with small samples, performed weekly, for promoting skills in children and adolescents in educational settings. Mostly, studies did not include follow-up assessments, neither discussed the implications of the findings for public policy. The researchers are mostly psychologists, affiliated to public universities in the Southeast region. It is concluded that the improvement of research networks and the expansion of exchanges between researches and public policy can foster the advancement of the area in the country.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue identificar los centros de investigación brasileños que desarrollan intervenciones preventivas sistemáticamente evaluadas, y también describir los estudios de evaluación de programas realizados en Brasil. Se realizó una revisión sistemática de literatura nacional en las bases de datos Scielo y Pepsic, usando como palabras clave "prevención", "atención primaria", "atención básica" y "promoción de salud"; los resultados fueron 25 artículos que describen 42 intervenciones y los mismos indicaron un predominio de intervenciones largas, con muestras pequeñas, realizadas semanalmente, para promocionar competencias en niños y adolescentes en ambientes educativos. En su mayoría, los estudios omiten evaluaciones de seguimiento y no discuten las implicaciones de los resultados en las políticas públicas. Los investigadores en su mayoría son psicólogos, afiliados a universidades públicas de la región sudeste. La formación de redes de investigación y la ampliación de intercambio entre la academia y las políticas públicas pueden fomentar el avance del área en el país. <![CDATA[Impacto da Criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) para as Publicações Científicas em Avaliação Psicológica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The strengthening of psychological assessment in Brazil in the twenty-first century can be understood as a result of the foundation of Psychological Test Evaluation System (SATEPSI, its Portuguese acronym) by Resolution 02/2003 of the Federal Council of Psychology. In this sense, the present study aimed to describe the impact of SATEPSI for research in the area. A survey of Brazilian researchers' publications was conducted in two periods in SciELO and BVS-Psi databases - 1993-2002 and 2003-2014 - using the terms "psychological evaluation", "psychological tests" and "construction / adaptation of psychological instruments". Overall, the results point to the positive impact of SATEPSI for the area of psychological assessment. It was observed an increasing in quantity and quality of publications, as well as a greater variety of psychological tests used in different contexts. It can be concluded that the pursued goals of the Resolution 02/2003 were mostly achieved.<hr/>Resumo O início do século XXI marcou o fortalecimento da Avaliação Psicológica no Brasil como resultado de ações que culminaram na implantação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) por meio da Resolução nº 02/2003 do Conselho Federal de Psicologia. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou descrever o impacto da criação do SATEPSI para a pesquisa na área. Para isso, foi realizado um levantamento das publicações de pesquisadores brasileiros em dois períodos - 1993 a 2002 e 2003 a 2014, nas bases de dados SciELO e BVS-Psi - utilizando os termos "avaliação psicológica", "testes psicológicos" e "construção/adaptação de instrumentos psicológicos". De forma geral, os resultados encontrados apontam para o impacto positivo do SATEPSI para a área de avaliação psicológica, observada no aumento da quantidade e qualidade das publicações, bem como em uma maior variedade de contextos e testes psicológicos utilizados nas pesquisas. Conclui-se que as metas almejadas com a publicação da Resolução foram, em sua maioria, alcançadas.<hr/>Resumem El comienzo del siglo XXI marcó el fortalecimiento de la Evaluación Psicológica en Brasil, como resultado de acciones que culminaron en la implantación del Sistema de Evaluación de Tests Psicológicos (SATEPSI) a través de la Resolución Nro.02/2003 del Consejo Federal de Psicología. En este sentido, el presente estudio tuvo como objetivo describir el impacto del SATEPSI en la investigación en el área. Fue realizado un levantamiento de las publicaciones de investigadores brasileños en dos períodos, 1993 a 2002 y 2003 a 2014, en las bases de datos SciELO y BVS-Psi, utilizando los términos "evaluación psicológica", "tests psicológicos" y "construcción / adaptación de instrumentos psicológicos". En general, los resultados señalan el impacto positivo del SATEPSI en el área de la evaluación psicológica, observado en el aumento de la cantidad y la calidad de publicaciones, así como también en la mayor variedad de contextos y tests psicológicos utilizados en las investigaciones. Las metas deseadas con la publicación de la Resolución fueron en su mayoría alcanzadas. <![CDATA[Biopolítica e Dor: Aproximações entre Foucault e a Psicanálise Lacaniana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The technological and scientific advances have brought, in the context of public health policies, a relentless pursuit of the notion of well-being and the elimination of pain, a feeling which was not always conceived as an evil to be eradicated. Foucault, through the concept of biopolitics, indicated that actions from the medical domain were incorporated by the State in order to control the bodies, with the support of medicalization. Starting from a psychoanalytic approach - in which it is assumed that pain can fulfill a role for man as a speaking animal - we conclude that in cases of chronic pain, it is critical, before curing it, to understand its purpose and to seek singular solutions.<hr/>Resumo Os avanços tecnocientíficos repercutiram, no âmbito da saúde pública, em uma busca incessante pelo bem-estar e eliminação da dor, que nem sempre foi concebida como um mal a ser extirpado. Foucault, por meio do conceito de biopolítica, indicou que as ações do âmbito da medicina foram incorporadas ao Estado para controlar os corpos com o respaldo da medicalização. Partindo de uma aproximação com a psicanálise, a partir da qual supõe-se que a dor pode cumprir uma função para o ser falante, conclui-se que, nos casos de dor crônica, é fundamental, antes de saná-la, entender a que serve e buscar saídas singulares.<hr/>Resumen Los avances tecno-científicos repercutieron en el ámbito de la salud pública, en una búsqueda incesante por el bienestar y eliminación del dolor, que no siempre fue concebido como un mal a ser extirpado. Foucault, a través del concepto de biopolítica, indicó que las acciones del ámbito de medicina se incorporaron al Estado para controlar los cuerpos con el respaldo de la medicalización. Partiendo de una aproximación con el psicoanálisis, a partir del cual se supone que el dolor puede cumplir la función de ser el altavoz, se concluye que, en los casos de dolor crónico es fundamental antes de curarlo, entender para que sirve y buscar salidas singulares. <![CDATA[Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000100197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The technological and scientific advances have brought, in the context of public health policies, a relentless pursuit of the notion of well-being and the elimination of pain, a feeling which was not always conceived as an evil to be eradicated. Foucault, through the concept of biopolitics, indicated that actions from the medical domain were incorporated by the State in order to control the bodies, with the support of medicalization. Starting from a psychoanalytic approach - in which it is assumed that pain can fulfill a role for man as a speaking animal - we conclude that in cases of chronic pain, it is critical, before curing it, to understand its purpose and to seek singular solutions.<hr/>Resumo Os avanços tecnocientíficos repercutiram, no âmbito da saúde pública, em uma busca incessante pelo bem-estar e eliminação da dor, que nem sempre foi concebida como um mal a ser extirpado. Foucault, por meio do conceito de biopolítica, indicou que as ações do âmbito da medicina foram incorporadas ao Estado para controlar os corpos com o respaldo da medicalização. Partindo de uma aproximação com a psicanálise, a partir da qual supõe-se que a dor pode cumprir uma função para o ser falante, conclui-se que, nos casos de dor crônica, é fundamental, antes de saná-la, entender a que serve e buscar saídas singulares.<hr/>Resumen Los avances tecno-científicos repercutieron en el ámbito de la salud pública, en una búsqueda incesante por el bienestar y eliminación del dolor, que no siempre fue concebido como un mal a ser extirpado. Foucault, a través del concepto de biopolítica, indicó que las acciones del ámbito de medicina se incorporaron al Estado para controlar los cuerpos con el respaldo de la medicalización. Partiendo de una aproximación con el psicoanálisis, a partir del cual se supone que el dolor puede cumplir la función de ser el altavoz, se concluye que, en los casos de dolor crónico es fundamental antes de curarlo, entender para que sirve y buscar salidas singulares.