Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120140001&lang=pt vol. 19 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Comportamento sexual de risco em jovens</b>: <b>aspectos cognitivos e emocionais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo avalia a contribuição dos construtos da Teoria do Comportamento Planejado e variáveis emocionais sobre a intenção de repetir o comportamento de manter relações sexuais sem preservativo entre jovens. Participaram 1.245 estudantes com idades entre 15 e 24 anos, de Canoas/RS. A prevalência do comportamento foi de 40% (500 jovens), os quais constituíram a amostra. Os instrumentos usados foram: questionário baseado na Teoria do Comportamento Planejado aplicada ao comportamento e sobre a intensidade de emoções básicas antes, durante e depois da realização. Os dados foram analisados através de regressão linear múltipla. No modelo final, o construto atitude se apresentou como o maior preditor da intenção (80%). As emoções de medo depois, alegria antes e culpa depois explicaram, conjuntamente, 12,5%. Os resultados indicam a influência dos aspectos emocionais na realização do comportamento e revelam a prioridade do componente atitudinal na predição da intenção de realizar relações sexuais sem preservativo entre jovens.<hr/>The study assesses the contribution of the Theory of Planned Behavior's constructs and emotional variables on the intention to repeat the behavior of maintain sexual intercourse without using condom among youngsters. Participated 1,245 students aged between 15 and 24 years, from Canoas/RS. The prevalence of the behavior was 40% (500 youngsters), which constituted the sample. The instruments were: questionnaire on the Theory of Planned Behavior applied to behavior and on the intensity of basic emotions before, during and after implementation. Data were analyzed using multiple linear regression. In the final model, the attitude presented itself as the greatest predictor of intention (80%). The emotions of fear after, joy before and guilt after, jointly, explained 12,5%. Results indicate the importance of emotional aspects in the behavior realization, but reveal the priority of the attitudinal component in the prediction of the intention to have sex without condom among youngsters.<hr/>El estudio evalúa la contribución de los constructos de la Teoría del Comportamiento Planificado y variables emocionales sobre la intención de repetir la conducta de mantener relaciones sexuales sin preservativo entre jóvenes. Participaron 1245 estudiantes con edad entre 15 y 24 años, de Canoas/RS. La prevalencia de la conducta fue de 40% (500 jóvenes), los cuales constituyeron la muestra. Los instrumentos fueron: cuestionario sobre la Teoría del Comportamiento Planificado aplicada a la conducta y sobre la intensidad de emociones básicas antes, durante y después de la realización. Los datos fueron analizados a través de regresión lineal múltiple. En el modelo final la actitud presentóse como el mayor predictor de la intención (80%). Las emociones de miedo después, alegría antes y culpa después explicaron conjuntamente el 12,5%. Los resultados indican la importancia de los aspectos emocionales en la realización de la conducta, pero revelan la prioridad del componente actitudinal en la predicción de la intención de mantener relaciones sexuales sin preservativo entre jóvenes. <![CDATA[<b>Sexarca, informação e uso de métodos contraceptivos</b>: <b>comparação entre adolescentes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho teve por objetivo comparar a idade da primeira relação sexual, a informação sobre métodos contraceptivos, além de seu uso com a ocorrência da gestação na adolescência em dois grupos (50 grávidas e 50 não grávidas). Foi utilizado um questionário desenvolvido para o estudo que investigou essas variáveis. Verificou-se que não há diferença significativa nos grupos entre idade da sexarca, uso de contracepção na sexarca e tipo de contraceptivo utilizado. Contudo, os grupos diferem em relação ao uso de métodos contraceptivos nas relações sexuais subsequentes. Os dados revelam a multiplicidade de fatores envolvidos no comportamento contraceptivo demonstrando a necessidade de absorção desses fatores por parte das políticas públicas voltadas para o público adolescentes.<hr/>This study aimed to compare the age at first sexual intercourse, information about contraceptive methods, besides its use with the occurrence of adolescent pregnancy in two groups (50 pregnant and 50 nonpregnant). The questionnaire developed for the study investigated these variables. It was found that there is no significant difference between groups in age at first sexual intercourse, use of contraception at first sexual intercourse and type of contraceptive used. However, the groups differ with respect to the use of contraceptives in the subsequent sexual intercourses. The data reveals the multiplicity of factors involved in contraceptive behavior demonstrating the need for absorption of these factors on the part of public politics directed to adolescents.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo comparar la edad de la primera relación sexual, la información sobre los métodos anticonceptivos, además de su uso con la ocurrencia del embarazo en la adolescencia en dos grupos (50 embarazadas y 50 no embarazadas). El cuestionario elaborado para el estudio investigó esas variables. Se encontró que no hay diferencia significativa en los grupos entre edad de la sexarca, el uso de anticonceptivos en la sexarca y el tipo de anticonceptivo utilizado. Sin embargo, los grupos difieren con respecto a la utilización de anticonceptivos en las relaciones sexuales posteriores. Los datos revelan la multiplicidad de factores implicados en el comportamiento anticonceptivo que demuestran la necesidad de absorción de estos factores en las políticas públicas vueltas a los adolescentes. <![CDATA[<b>Ansiedade em situações de prova</b>: <b>evidências de validade de duas escalas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A competição, a cobrança social e pessoal e a possibilidade de fracasso são alguns dos fatores que podem tornar a situação de prova um evento estressante e gerador de ansiedade. Nesse contexto, este estudo objetivou disponibilizar para o Brasil dois instrumentos de avaliação da ansiedade em situações de testagem e demonstrar evidências de validade dessas escalas. Participaram do estudo 1.878 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Brasília. Dois instrumentos de ansiedade foram desenvolvidos: um que busca medir quatro dimensões de ansiedade, o Inventário de Ansiedade frente a Provas (IAP), e o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC). Verificou-se que os instrumentos têm adequadas estruturas fatoriais e boa consistência interna. Ademais, análises de correlação com outros instrumentos de ansiedade indicaram evidências de validade convergente adequada com correlações entre 0,31 e 0,72. As implicações do estudo são notáveis no âmbito clínico, social e acadêmico.<hr/>Competition, social and personal demands, and the possibility of failure are all factors that might turn examination situations into stressful and anxiety-inducing events. The purpose of the present study was to provide two Brazilian assessment instruments of anxiety in examination contexts and to demonstrate evidence of their validity. A sample of 1,878 high school students from public and private schools in Brasilia participated in this study. Two instruments of anxiety were developed: the Testing Anxiety Inventory (IAP) measuring four anxiety dimensions, and the IAIEC assessing internally and externally caused anxiety. The findings indicate that both instruments have an adequate factor structure and a good internal consistency. Moreover, correlational analysis with other instruments of anxiety suggests evidence of an adequate convergent validity with correlations varying between .31 and .72. The implications of the present study are noteworthy in clinical, social and academic contexts.<hr/>La competencia, presión social y personal, así como la posibilidad de fracaso son algunos de los factores que pueden hacer de la realización de una prueba un momento de estrés que genera ansiedad. En ese contexto, este estudio buscó ofrecer dos instrumentos de medida de la ansiedad en situación de prueba y demostrar las evidencias de validez de esas escalas para uso en Brasil. Participaron 1.878 estudiantes de enseñanza media de escuelas públicas y particulares de Brasilia. Dos instrumentos de ansiedad fueron desarrollados: uno que busca medir cuatro dimensiones de ansiedad, el Inventario de Ansiedad frente a Pruebas (IAP), y el Inventario de Ansiedad Interna y Externamente Causada (IAIEC). Se verificó que los instrumentos tienen estructuras factoriales adecuadas y buena consistencia interna. Además, los análisis de correlación con otros instrumentos de ansiedad indicaron evidencias de validez convergente adecuadas con correlaciones entre 0,31 y 0,72. Las implicaciones de esta investigación son importantes para el ámbito clínico, social y académico. <![CDATA[<b>Avosidade x maternidade</b>: <b>a avó como suporte parental na adolescência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo foi identificar e discutir o lugar da avó como apoio parental para uma paciente adolescente de 15 anos. Baseou-se nos relatos das sessões de psicoterapia, que revelaram o desamparo da adolescente diante da falta de uma rede de proteção social e institucional e apontou a fragilidade materna em resistir a destrutividade que os atos da adolescente lhe impunha. Constatou-se que a avó ocupou um lugar de suporte afetivo para essa adolescente já que sua mãe tinha dificuldades em exercer seu papel parental. A adolescente na psicoterapia pôde perlaborar os desafios relacionais com sua mãe e com a avó. Hipotetiza-se se as transgressões desta adolescente são de significação consciente ou inconsciente que se relacionam à busca de limites e de reconhecimento direcionados a essas duas figuras femininas. O processo psicoterápico permitiu que a adolescente experimentasse seus desafios pulsionais, sem se sentir ameaçada ou invadida por eles.<hr/>This is a case study aimed to identify and discuss the place of the grandmother as parental support for a 15-year-old patient. It was based on reports of their psychotherapy sessions, which showed the helplessness of the adolescents regarding the lack of a social safety net and institutional and pointed the mother's fragility to resist the acts of destructiveness imposed by her teenager. It was found that the grandmother occupied a place of emotional support for this teen as her mother had difficulties in exercising her parental role. The adolescent in psychotherapy could work challenges related to her mother and grandmother. It is hypothesized that adolescent transgression relates to conscious or unconscious signification that searches limits and directed the recognition of these two female figures. The psychotherapeutic process allowed this teen to experience her instinctual challenges, without feeling threatened or invaded by them.<hr/>Se trata de un estudio de caso que tuvo como objetivo identificar y discutir el lugar de la abuela como apoyo de los padres de una paciente de 15 años. Se basa en los informes de las sesiones de psicoterapia, que revelan el desamparo de la adolescente frente a la falta de una red de protección social e institucional y apunta la fragilidad materna para resistir a la destructividad que los actos de la adolescente le imponían. Se encontró que la abuela ocupaba un lugar de soporte emocional para esa adolescente puesto que su madre tenía dificultades para ejercer su rol parental. La adolescente pudo tener la perbaboración de los problemas relacionales con su madre y su abuela en la psicoterapia. Se hipotetiza si las transgresiones de esa adolescente son de significado consciente o inconsciente y se relacionan con la búsqueda de límites y de reconocimiento dirigidos a esas dos figuras femeninas. El proceso psicoterápico permitió que la adolescente experimentase sus desafíos instintivos sin sentirse amenazada o invadida por ellos. <![CDATA[<b>O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes.<hr/>Many studies have addressed the challenges faced by students when they access higher education, describing the influence of personal and contextual factors on the transition and adaptation to Higher Education. The present study aimed to investigate how expectations impact the quality of first-year students' experiences. Participants included 182 Brazilian students (M=26,2; DP=8,76), 146 women and 36 men, who answered two questionnaires focusing on academic expectations and experiences. Results suggest that initial expectations of first-year students are correlated with the quality of their academic experiences. Specifically, expectations about students' engagement with colleagues, career project, and curricular activities in their undergraduate program, seem to be related with students' academic adaptation.<hr/>Los desafíos que enfrentan los jóvenes que resultan del ingreso a la educación superior han sido objeto de numerosas investigaciones, destacando la convergencia de variables personales y contextuales en este proceso de transición y adaptación a la educación superior. El presente estudio tuvo como objetivo investigar cómo las expectativas afectan la calidad de las experiencias de adaptación de los estudiantes que inician la educación superior. Participaron 182 estudiantes brasileños (M=26,2; DP=8,76), siendo 146 mujeres y 36 hombres, que respondieron dos cuestionarios direccionados a las expectativas y experiencias académicas. Los resultados indicaron que las expectativas iniciales de los estudiantes ingresantes se correlacionaron con la calidad de sus experiencias académicas. En particular, las expectativas de participación en las relaciones con los compañeros, en el proyecto de la carrera y en las actividades curriculares del curso fueron relacionadas con la adaptación académica de los estudiantes. <![CDATA[<b>Criatividade em programas de pós-graduação em educação</b>: <b>práticas pedagógicas e fatores inibidores</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.<hr/>This study investigated pedagogical practices that foster the development and expression of students' creativity, implemented by professors from graduate programs in education, and factors that hinder the promotion of the creative expression. Fifteen professors from public universities were interviewed and the data was submitted to content analysis. The results indicated several pedagogical practices used by the professors to stimulate the expression of students creativity. Instigating the students through challenges and questions was the most frequent practice pointed out. The most indicated factors as impediment to the promotion of creativity regarded the student, among which we can mention gaps in the previous training and fear of expressing ideas. Other factors were related to the professor, such as lack of time and flaws in previous training, and others related to the higher education institution and agencies that regulate graduate courses. The diversity of features identified as inhibitors to students' creativity highlights the need of more incentive to creativity in graduate courses.<hr/>Este estudio investigó los procedimientos pedagógicos que favorecen el desarrollo y la expresión de la creatividad estudiantil, utilizados por profesores de posgrado en educación, y factores que dificultan esta expresión. Se entrevistaron 15 profesores de universidades públicas, y los datos fueron sometidos a un análisis de contenido. Los resultados mostraron diferentes prácticas pedagógicas utilizadas por los docentes que favorecen la creatividad de los estudiantes, siendo instigar los estudiantes a través de desafíos y cuestionamientos la más frecuente. Los factores más indicados como barreras para la promoción de la creatividad se relacionaron con el alumno, entre ellos se señalan las lagunas en la formación discente y el miedo de expresarse. Otros factores se relacionaron al profesor, como la falta de tiempo y lagunas en la formación, y otros referentes a la institución de educación superior y a los órganos que regulan el posgrado. Ante la diversidad de elementos identificados como inhibidores de la creatividad discente, se concluye por la necesidad de mayor incentivo a la creatividad en cursos de posgrado. <![CDATA[<b>Construção e evidências de validade de duas escalas de percepção de desenvolvimento profissional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O marcado aumento do investimento público e privado feito em ações de treinamento, formação e capacitação evidenciam a centralidade que ações voltadas para o desenvolvimento profissional têm cobrado. Esse desenvolvimento, entretanto, não decorre apenas de ações formais mas também de experiências do cotidiano do trabalho. O objetivo do presente artigo foi desenvolver e identificar as evidências de validade de instrumentos de mensuração de desenvolvimento profissional que focas sem tanto na percepção de estado atual de desenvolvimento, como na evolução vivenciada pelo respondente. Para tanto, foram desenvolvidas duas escalas a partir de entrevistas e do referencial teórico que foram testadas em amostra de 674 trabalhadores. Os resultados obtidos na realização das análises fatoriais e de confiabilidade (α=0,84 e 0,92, respectivamente) revelaram que ambas as medidas constituem ferramentas que permitem a adequada mensuração do desenvolvimento profissional, razão pela qual se constituem em instrumentos úteis de diagnóstico desse atributo, em organizações.<hr/>The increase of public and private investments in training emphasizes the need for policies in professional development. However, this development does not depend solely on formal actions, but also on daily work experiences. The objective of this study is to develop and identify evidence of validity of an instrument to measure professional development that focuses on the perception of the current development, as well as its evolution experienced by respondents. Thus, two scales were developed based on interviews and theory that had been tested in a sample of 674 professionals. The reliabilities and factor analysis results indicated the scales are adequate for measuring the construct (α=0.84 and 0.92, respectively). In conclusion they constitute useful instruments for measuring professional development in organizations.<hr/>El destacado aumento de inversión pública y privada en acciones de entrenamiento, formación y capacitación evidencia la centralidad que tienen las acciones vueltas al desarrollo profesional. Ese desarrollo, sin embargo, proviene no sólo de acciones formales, sino también de experiencias del cotidiano del trabajo. El objetivo de esta investigación fue desarrollar e identificar evidencias de validez de instrumentos de medición para el desarrollo profesional que se centrasen tanto en la percepción del estado actual de desarrollo, como en la evolución experimentada por el respondiente. Así fueron construidas dos escalas a partir de entrevistas y del marco teórico que se pusieron a prueba en una muestra de 674 trabajadores. Los resultados obtenidos del análisis factorial y fiabilidad (α=0,84 y 0,92 respectivamente) revelaron que ambas las medidas son herramientas que permiten una medición adecuada del desarrollo profesional, por lo que se constituyen en instrumentos de diagnóstico de ese atributo en las organizaciones. <![CDATA[<b>Escala de instabilidade emocional para a segurança pública</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho expõe a construção e apresentação de evidências de validade de um instrumento de medida de instabilidade emocional para uso na área da segurança pública. Para tal, foram realizados dois estudos com amostras de profissionais de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O primeiro estudo apresentou evidências de validade baseadas no conteúdo. No segundo, a análise da estrutura interna apontou a existência de um fator e de quatro facetas denominados, respectivamente, instabilidade emocional, depressão, ansiedade, controle emocional e irritabilidade. A análise da consistência, por meio do alfa de Cronbach, evidenciou bons índices de precisão. A avaliação de convergência, realizada com o teste EFN, possibilitou observar correlações fortes entre os fatores gerais de ambas as escalas. Tais dados apontam evidências de validade para a nova medida e abrem caminho para novas pesquisas que tenham como foco a interface da psicologia com a segurança pública.<hr/>This work presents the construction and conveyance of validity evidence of an emotional instability measurement instrument to be used in the public safety sector. For this purpose, two studies were performed with subjected public safety professionals of the State of Rio de Janeiro. The first study presented valid evidence based on content. In the second study, the analysis of the internal structure appointed the existence of one factor and four facets, respectively named emotional instability, depression, anxiety, emotional control and irritability. The consistency analysis, using the Cronbach's alpha coefficient, has shown evidence of good accuracy rates. The convergence evaluation, performed with the EFN (Factorial Neuroticism Scale), has allowed observation of strong correlations between the general factors of both scales. Such information provides valid evidence for the new scale, and opens new research paths which focus on psychological interface with public safety.<hr/>Esta investigación expone la construcción y la presentación de evidencias de validez de un instrumento de medida de inestabilidad emocional para utilización en el área de la seguridad pública. Para ello fueron realizados dos estudios con muestras de profesionales de seguridad pública de Río de Janeiro-Brasil. El primer estudio presentó evidencias de validez basadas en el contenido. En el segundo, el análisis de la estructura interna apuntó la existencia de un factor y de cuatro facetas denominadas respectivamente inestabilidad emocional, depresión, ansiedad, control emocional e irritabilidad. El análisis de la consistencia, por medio del alfa de Cronbach, evidenció buenos índices de precisión. La evaluación de convergencia, realizada con la prueba EFN, permitió observar fuertes correlaciones entre los factores generales de ambas escalas. Estos datos muestran evidencias de validez para la nueva medida y abren el camino hacia nuevas investigaciones que tengan como tema la interfaz de la psicología con la seguridad pública. <![CDATA[<b>Mitos e verdades no ensino de técnicas projetivas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi esclarecer mal entendidos comumente encontrados no ensino de técnicas projetivas. Foram desenvolvidos três temas: o mito da exclusividade da psicanálise sobre esses instrumentos, a reavaliação da nomenclatura das técnicas e o mito da ausência de validade. Encontrou-se que há publicações que dão suporte à utilização dessas técnicas por psicólogos de diversas abordagens, exemplificando com um teste desenvolvido pelo behaviorista Skinner. A possibilidade de uma nova terminologia, questionada por outros pesquisadores, foi apresentada. Além disso, a revisão concluiu que as técnicas demonstram cientificidade em diversos contextos da Psicologia.<hr/>The aim of this study was to clarify misunderstandings commonly found in the teaching of projective techniques. Three themes were developed: the myth of psychoanalysis' exclusivity on these instruments, the revaluation of the naming of the techniques, and the myth of lack of validity. It was found that there are publications supporting the use of such techniques by psychologists of various approaches, exemplifying with a test developed by behaviorist Skinner. The possibility of a new terminology, questioned by other researchers, was presented. In addition, the review concluded that the techniques demonstrated scientific criteria in various contexts of Psychology.<hr/>El objetivo de este estudio fue aclarar los malentendidos que se encuentran comúnmente en la enseñanza de las técnicas proyectivas. Tres temas fueron desarrollados: el mito de la exclusividad del psicoanálisis sobre los instrumentos, la reevaluación de la nomenclatura de las técnicas, y el mito de la ausencia de validez. Se encontró que hay publicaciones que apoyan el uso de esas técnicas por los psicólogos de diversos enfoques, ejemplificando con una prueba desarrollada por el behaviorista Skinner. La posibilidad de una nueva terminología, cuestionada por otros investigadores, fue presentada. Además, la revisión concluyó que las técnicas demuestran cientificidad en los diversos contextos de la psicología. <![CDATA[<b>Evidências de validade com base na estrutura interna no Teste dos Contos de Fadas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Teste dos Contos de Fadas/TCF, originalmente grego, avalia aspectos dinâmicos da personalidade de crianças com idades entre seis e onze anos. O presente trabalho teve como objetivo identificar evidências de validade com base na estrutura interna do TCF em uma amostra brasileira. O estudo envolveu 315 crianças da população geral e 167 crianças de grupos clínicos. Os instrumentos utilizados foram: ficha de dados sociodemográficos; Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - Escala Especial e o TCF. As crianças da amostra foram localizadas em escolas públicas e privadas e em instituições de saúde e de proteção infantil. Os resultados da análise fatorial exploratória revelaram uma solução com sete fatores que foram avaliados e interpretados de acordo com a proposta teórica do teste. Esses resultados foram satisfatórios e servem como evidências de validade do TCF sob a perspectiva de sua estrutura interna.<hr/>The Fairy Tales Test (FTT), originally from Greece, evaluates dynamic personality aspects of children aged 6 to 11. The current work goal was to identify validity evidences regarding the internal structure of the FTT in a Brazilian sample. The study sample consisted of 315 children from the general population and 167 children from clinical groups. The research made use of a socio-demographic data form, as well as the Raven's Colored Progressive Matrices (CPM), and the FTT. The children from the sample were recruited from public and private schools and from health and child protection institutions. Regarding the exploratory factorial analysis, it was found a seven-factor solution which were evaluated and interpreted following the test theory proposition. These results are considered satisfactory and indicate internal structure validity for the FTT from a psychometric standpoint.<hr/>El test de los cuentos de Hadas /TCF, de origen griego, evalúa aspectos dinámicos de la personalidad de niños con edad entre 6 y 11 años. El objetivo de esta investigación fue identificar evidencias de validez basadas en la estructura interna del TCF en una muestra brasileña. Participaron 315 niños de la población general y 167 niños de grupos clínicos. Los instrumentos utilizados fueron: Cuestionario de Datos Sociodemográficos, Test de Matrices Progresivas Coloridas de Raven - Escala Especial y el TCF. Los niños de la muestra fueron localizados en escuelas públicas y particulares y en instituciones de salud y de protección infantil. Los resultados del análisis factorial exploratorio revelaron una solución con siete factores que fueron evaluados e interpretados según la propuesta teórica del TCF. Estos resultados fueron satisfactorios e indican evidencias de validez del TCF, desde la perspectiva de su estructura interna. <![CDATA[<b>Análise Fatorial Confirmatória do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN - Inf</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinou-se a estrutura interna do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN-Inf através de Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram do estudo 840 crianças (421 da cidade de São Paulo, 419 de Porto Alegre, Rio Grande do Sul), com idades entre seis e 12 anos (M=8,98, DP=1,98), entre a primeira e a sexta série do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Modelos teórico-hipotéticos foram testados considerando-se a organização original do instrumento e a literatura neuropsicológica. Verificou-se adequação empírica de cinco dos sete modelos inicialmente hipotetizados: praxias construtivas, memória verbal, memória episódica e semântica, processamento visual e desempenho acadêmico. Contrariando as hipóteses, linguagem ajustou-se em um modelo unifatorial, enquanto memória de trabalho, atenção e funções executivas foram mais bem explicadas por um modelo de dois fatores correlacionados. Concluiu-se que o NEUPSILIN-Inf apresenta evidência de validade de estrutura interna e pode ser utilizado na avaliação neuropsicológica de crianças para examinar esses grupos de componentes neurocognitivos.<hr/>The aim of the study was to examine the internal structure of the Child Brief Neuropsychological Assessment Battery - NEUPSILIN-Inf with Confirmatory Factor Analysis (CFA). The study included 840 children (421 in the city of São Paulo, 419 in Porto Alegre, Rio Grande do Sul), aged between six and 12 years (M=8.98, SD=1.98), between first and sixth grade in public and private schools. Theoretical and hypothetical models were tested considering the organization's original instrument and neuropsychological literature. There was empirical adequacy of five of the seven models initially hypothesized: constructive praxis, verbal memory, episodic and semantic memory, visual processing, and academic performance. Contrary to the hypothesis, language was fitted into a one-factor model, while working memory, attention and executive functions were best explained by a model of two correlated factors. We concluded that the NEUPSILIN-Inf presents evidence of validity as the internal structure and can be used in the neuropsychological evaluation of children to examine these groups of neurocognitive components.<hr/>Se examinó la estructura interna del Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN-Inf a través de Análisis Factorial Confirmatorio (AFC). Participaron del estudio 840 niños (421 de la ciudad de São Paulo, 419 de Porto Alegre, RS-Brasil), con edades entre seis y 12 años (M=8,98, DE=1,98), entre el primer y sexto año de primaria, de escuelas públicas y privadas. Se testaron modelos teóricos hipotéticos considerándose la organización original del instrumento y la literatura neuropsicológica. Se verificó adecuación empírica de cinco de los siete modelos primeramente pensados: praxis constructivas, memoria verbal, memoria episódica y semántica, procesamiento visual y desempeño académico. Contrariamente a las hipótesis, el lenguaje se ajustó como un modelo de un factor, mientras memoria de trabajo, atención y funciones ejecutivas fueron más bien explicadas por un modelo de dos factores correlacionados. Se concluyó que el NEUPSILIN-Inf presenta evidencia de validez basada en la estructura interna y puede ser utilizado en la evaluación neuropsicológica de niños para examinar esos grupos de componentes neurocognitivos. <![CDATA[<b>Variáveis associadas aos desenvolvimentos cognitivo, comportamental e emocional</b>: <b>uma coorte de escolares</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study aimed to identify possible variables associated with cognitive, behavioral and emotional development in a cohort of school children, based on biological (sex, gestational age and birth weight) and socioeconomic variables (marital status, maternal and paternal education, occupation of head of household, socioeconomic status, and number of household members). We evaluated 790 children born in a cohort of Ribeirão Preto (SP), Brazil, with 10/11 years of age. The Raven Test was used for cognitive assessment and the Strengths and Difficulties Questionnaire was utilized for emotional and behavioral assessment. By means of multivariate logistic regression analysis (CI 95%) we found that: 1) low maternal schooling was associated with behavioral and emotional problems and poor cognitive function, 2) being female was considered as a protective factor against behavioral problems and 3) low birth weight and prematurity were not associated with the outcomes investigated.<hr/>O presente trabalho objetivou identificar possíveis variáveis associadas com o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional de uma coorte de crianças em idade escolar, com base em variáveis biológicas (idade, sexo e peso ao nascer) e socioeconômicas (estado civil, educação materna e paterna, ocupação do chefe de família, status socioeconômico e número de membros da família). Foram avaliadas 790 crianças nascidas em uma coorte de Ribeirão Preto (SP), Brasil, aos 10/11 anos de idade. Para a avaliação cognitiva utilizou-se o Teste de Raven e para a avaliação emocional e comportamental usou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Por meio de análise de regressão logística multivariada (IC 95%), verificou-se que: 1) baixa escolaridade materna foi associada a problemas comportamentais, emocionais e baixo desempenho cognitivo; 2) sexo feminino foi um fator de proteção contra problemas de comportamento e 3) baixo peso ao nascer e prematuridade não foram associados com as variáveis investigadas.<hr/>Este estudio objetivó identificar las posibles variables asociadas con el desarrollo cognitivo, comportamental y emocional de una cohorte de niños en edad escolar basado en variables biológicas (edad, sexo y peso al nacer) y socioeconómicas (estado civil, nivel educacional materno y paterno, ocupación del jefe del hogar, estatus socioeconómico y número de miembros de la familia). Fueron evaluados 790 niños nacidos en una cohorte de Ribeirão Preto (SP-Brasil), a los 10/11 años de edad. Para la evaluación cognitiva se utilizó el Test de Raven, y para la evaluación emocional y comportamental se usó el Cuestionario de Capacidades y Dificultades. Por medio del análisis de regresión multivariada (IC 95%) se verificó que: 1) baja escolaridad materna fue asociada a problemas comportamentales, emocionales y bajo desempeño cognitivo; 2) el sexo femenino fue un factor de protección contra problemas de comportamiento y 3) el bajo peso al nacer y la prematuridad no fueron asociados con las variables investigadas. <![CDATA[<b>O conceito de felicidade em crianças</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o intuito de contribuir para a compreensão do bem-estar subjetivo e o aprimoramento dos processos de avaliação da qualidade de vida subjetiva infantil, este estudo buscou conhecer o conceito de felicidade em crianças. Participaram 200 crianças (52,5% meninas) de 5-12 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre, que responderam individualmente sobre o que pensam sobre a palavra felicidade e como definem felicidade. As respostas foram analisadas por análise de conteúdo, e comparações foram efetuadas para sexo, faixa etária e tipo de escola. Os conteúdos mais mencionados foram sentimentos positivos, lazer e amigos. As meninas destacaram sentimentos positivos na felicidade, enquanto os meninos referiram mais o lazer. A realização de estudos com base na visão das próprias crianças viabiliza avaliações mais adequadas da satisfação de vida e do bem-estar subjetivo infantil, bem como o desenvolvimento de programas de intervenção mais efetivos junto às mesmas.<hr/>In order to contribute to the understanding of subjective well-being and to the enhancement of assessment processes of subjective quality of life during childhood, this study aimed at investigating the concept of happiness in children. Two-hundred children (52.5% girls) from 5 to 12 years-old, students in public or private schools in Porto Alegre, Brazil, participated in this research. Children responded individually to what came to their mind with the word happiness and to how they define happiness. Answers went through content analysis, and comparisons were made for sex, public or private school, and age range. The most mentioned contents were positive feelings, leisure, and friends. Girls highlighted positive feelings in happiness, whilst boys referred more to leisure. Conducting research studies from the children's own point of view enables more adequate assessment of children's life satisfaction and subjective well-being, as well as the development of more effective intervention programs.<hr/>Con el fin de contribuir a la comprensión del bienestar subjetivo y perfeccionamiento de los procedimientos de evaluación de la calidad de vida subjetiva infantil, este estudio buscó conocer el concepto de felicidad en niños. Participaron 200 infantes (52,5% niñas) de 5-12 años, estudiantes de escuelas públicas y privadas de Porto Alegre-Brasil, que respondieron individualmente sobre lo que piensan acerca de la palabra felicidad y cómo la definen. Se realizaron análisis de contenido de las respuestas, y comparaciones por sexo, edad y tipo de escuela. Los contenidos más mencionados fueron sentimientos positivos, ocio y amigos. Las niñas subrayaron sentimientos positivos en la felicidad, mientras que los niños reportaron más el ocio. La realización de estudios que tienen en cuenta la visión de los propios niños posibilita evaluaciones más adecuadas de satisfacción de vida y bienestar subjetivo infantil, así como el desarrollo de intervenciones más efectivas para ellos. <![CDATA[<b>Ser homem é...</b>: <b>adaptação da escala de concepções da masculinidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa buscou adaptar a Escala de Concepções da Masculinidade (ECM) para o contexto brasileiro. O Estudo 1 investigou a estrutura fatorial da ECM, contando com a participação de 260 universitários, 56,8% mulheres (Média de idade = 22,2; DP = 5,03). Os resultados sugeriram a existência de três dos quatro fatores esperados, além de uma redução na quantidade de itens, não corroborando a estrutura original. O Estudo 2 buscou comprovar a estrutura de três fatores e verificar a relação da masculinidade com a desejabilidade social. Participaram 220 usuários de internet, 53,4% do sexo feminino (Média de idade = 27; DP = 8,35). Os resultados confirmaram a estrutura de três fatores proposta no Estudo 1 e apresentaram consistência interna aceitável. Foi observada uma correlação negativa da desejabilidade com o fator provocação social. Conclui-se que a ECM-16 possui características psicométricas satisfatórias e pode contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno masculinidade.<hr/>The main objective of this paper was to adapt the Meanings of Adolescent Masculinity Scale (MAMS) to the Brazilian context. Study 1 investigated the factor structure of the MAMS. There were 260 university students taking part in this study, 56.8% women (Mean age = 22.2; SD = 5.03). Results suggested the existence of only three of the four proposed factors, and also a reduction of the number of the items, which did not corroborate with the original structure. Study 2 aimed at confirming the three-factor structure and testing their relationship with social desirability. There were 220 internet users taking part in this study, 53.4% women (Mean age = 27; SD = 8.35). Results confirmed the three-factor structure proposed in Study 1 and presented acceptable internal consistency. The factor social teasing presented a negative correlation with social desirability. We have concluded that the scale presents adequate psychometric characteristics and could contribute with a better understanding of masculinity.<hr/>Esta investigación buscó adaptar la Escala de las Concepciones de la Masculinidad (ECM) para el contexto brasileño. El estudio 1 investigó la estructura factorial de la ECM, con la participación de 260 universitarios, 56,8% mujeres (edad media = 22,2, SD = 5,03). Los resultados indicaron la existencia de tres de los cuatro factores esperados, además de una reducción en la cantidad de ítems, lo que no corrobora la estructura original. El estudio 2 buscó comprobar la estructura de tres factores y la relación de masculinidad con la deseabilidad social. Participaron 220 usuarios de Internet, 53,4% eran mujeres (edad media = 27, SD = 8,35). Los resultados confirmaron la estructura propuesta de los tres factores en el estudio 1 y presentaron consistencia interna aceptable. Hubo una correlación negativa de la deseabilidad con el factor provocación social. Se concluye que el ECM-16 tiene características psicométricas satisfactorias y puede contribuir a una mejor comprensión del fenómeno masculinidad. <![CDATA[<b>Terapia Cognitiva-Comportamental</b>: <b>da teoria a prática</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa buscou adaptar a Escala de Concepções da Masculinidade (ECM) para o contexto brasileiro. O Estudo 1 investigou a estrutura fatorial da ECM, contando com a participação de 260 universitários, 56,8% mulheres (Média de idade = 22,2; DP = 5,03). Os resultados sugeriram a existência de três dos quatro fatores esperados, além de uma redução na quantidade de itens, não corroborando a estrutura original. O Estudo 2 buscou comprovar a estrutura de três fatores e verificar a relação da masculinidade com a desejabilidade social. Participaram 220 usuários de internet, 53,4% do sexo feminino (Média de idade = 27; DP = 8,35). Os resultados confirmaram a estrutura de três fatores proposta no Estudo 1 e apresentaram consistência interna aceitável. Foi observada uma correlação negativa da desejabilidade com o fator provocação social. Conclui-se que a ECM-16 possui características psicométricas satisfatórias e pode contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno masculinidade.<hr/>The main objective of this paper was to adapt the Meanings of Adolescent Masculinity Scale (MAMS) to the Brazilian context. Study 1 investigated the factor structure of the MAMS. There were 260 university students taking part in this study, 56.8% women (Mean age = 22.2; SD = 5.03). Results suggested the existence of only three of the four proposed factors, and also a reduction of the number of the items, which did not corroborate with the original structure. Study 2 aimed at confirming the three-factor structure and testing their relationship with social desirability. There were 220 internet users taking part in this study, 53.4% women (Mean age = 27; SD = 8.35). Results confirmed the three-factor structure proposed in Study 1 and presented acceptable internal consistency. The factor social teasing presented a negative correlation with social desirability. We have concluded that the scale presents adequate psychometric characteristics and could contribute with a better understanding of masculinity.<hr/>Esta investigación buscó adaptar la Escala de las Concepciones de la Masculinidad (ECM) para el contexto brasileño. El estudio 1 investigó la estructura factorial de la ECM, con la participación de 260 universitarios, 56,8% mujeres (edad media = 22,2, SD = 5,03). Los resultados indicaron la existencia de tres de los cuatro factores esperados, además de una reducción en la cantidad de ítems, lo que no corrobora la estructura original. El estudio 2 buscó comprobar la estructura de tres factores y la relación de masculinidad con la deseabilidad social. Participaron 220 usuarios de Internet, 53,4% eran mujeres (edad media = 27, SD = 8,35). Los resultados confirmaron la estructura propuesta de los tres factores en el estudio 1 y presentaron consistencia interna aceptable. Hubo una correlación negativa de la deseabilidad con el factor provocación social. Se concluye que el ECM-16 tiene características psicométricas satisfactorias y puede contribuir a una mejor comprensión del fenómeno masculinidad.