Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120170003&lang=pt vol. 22 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Condições de habitação e grau de satisfação domiciliar entre idosos ribeirinhos amazônicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract At the crossroads of environmental psychology and social gerontology, this descriptive and exploratory study investigates the housing conditions of the elderly who live close to an Amazonian river and assesses their degree of satisfaction with their housing. Using four instruments, we study 23 elderly residents of the river islands of the municipality of Cametá, Pará, Brazil. Despite high territorial isolation, low socioeconomic status, and largely inappropriate housing conditions, the results reveal the elderly’s overall satisfaction with their home environment, except in relation to accessibility and safety. The data of this study give larger visibility to people’s main needs in this context and provide relevant information for the planning of social and health policies aimed at bettering the quality of this stage of the life span.<hr/>Resumo Condições de habitação e grau de satisfação domiciliar entre idosos ribeirinhos amazônicos Resumo: À perspectiva da Psicologia Ambiental e da Gerontologia Social, este estudo de caráter descritivo e exploratório objetivou investigar as condições habitacionais de idosos ribeirinhos amazônicos, assim como, descrever o grau de satisfação dos mesmos quanto ao ambiente de moradia onde vivem. Utilizando-se de quatro instrumentos metodológicos, foram investigados 23 idosos residentes das ilhas fluviais do município de Cametá, Pará, Brasil. Os resultados revelaram que apesar do grande isolamento territorial, do baixo nível socioeconômico e das condições pouco adequadas de habitação dos idosos ribeirinhos amazônicos inqueridos, os mesmos denotam bom grau de satisfação em relação ao ambiente domiciliar, exceto em relação à acessibilidade e segurança. Os dados apresentados neste estudo dão maior visibilidade às principais carências desse contexto e fornece subsídios para o planejamento de políticas sociais e de saúde que visem melhor qualidade nesta etapa da vida e neste contexto.<hr/>Resumen Desde la perspectiva de la Psicología Ambiental y Gerontología Social, este estudio de carácter descriptivo y exploratorio tuvo como objetivo investigar las condiciones habitacionales entre ancianos ribereños amazónicos, así como describir el grado de satisfacción de los mismos, con relación al ambiente de la vivienda donde habitan.Usando cuatro instrumentos metodológicos se investigaron 23 ancianos residentes en las islas fluviales del municipio de Cametá, Pará, Brasil. Los resultados revelaron que a pesar del gran aislamiento territorial, del bajo nivel socio-económico y de las condiciones poco adecuadas de habitación, los ancianos demuestran buen grado de satisfacción con el ambiente domiciliar, excepto en lo que se refiere a accesibilidad y seguridad. Los datos presentados en este estudio dan mayor visibilidad a las principales carencias de este contexto y proporcionan subsidios para la planificación de políticas sociales y de salud, dirigidas a una mejor calidad de vida en esta etapa y en este contexto. <![CDATA[Violência entre Parceiros Íntimos e As/simetria de Gênero: Revisão Integrativa da Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Gender stereotypes have largely been discussed in the occurrence of marital violence, mainly in international literature. The objective was to map and analyze scientific literature, published between 2010 and 2015, using the databases ISI Web of Science, Academic Search Complete, Medline Complete, PsycInfo e Scielo. Strings used were: a) first search strategy - “intimate partner violence” AND “gender symmetry”; b) second search strategy - “intimate partner violence” AND “gender asymmetry”. We analyzed 48 journal articles entirely available online. Most publications are from The United States (60.41%) and use quantitative research designs (60.41%). The most frequently used instrument was the Revised Conflict Tactics Scales (CTS2), even though criticized because of its checklist structure. Disagreement remains about gender a/symmetry in conjugal violence, however, an emerging perspective affirms that these cases should not be generalized and each couple’s specificities must be assessed. National studies are necessary to contemplate different aspects of this phenomenon.<hr/>Resumo Estereótipos de gênero têm sido bastante discutidos na ocorrência de violência conjugal, principalmente na literatura internacional. Objetivou-se mapear e analisar a literatura científica, publicada entre os anos de 2010 e 2015, nas bases: ISI Web of Science, Academic Search Complete, Medline Complete, PsycInfo e SciELO. Empregou-se os descritores: a) primeira estratégia de busca - “intimate partner violence” AND “gender symmetry”; b) segunda estratégia de busca - “intimate partner violence” AND “gender asymmetry”. Foram analisados 48 artigos disponíveis na íntegra. Predominaram as publicações realizadas nos Estados Unidos (60,41%), preponderantemente de delineamento quantitativo (60,41%). O instrumento mais utilizado foi a Revised Conflict Tactics Scales (CTS2), embora criticada por se tratar de uma escala do tipo checklists. Ainda existem discórdias acerca da as/simetria de gênero na violência conjugal, porém surge uma perspectiva que defende a não generalização desses casos e considera fundamental avaliar as particularidades de cada casal. Estudos nacionais são necessários para contemplar as diferentes facetas desse fenômeno.<hr/>Resumen Los estereotipos de género han sido ampliamente discutidos en la ocurrencia de violencia conjugal, sobre todo en la literatura internacional. Se objetivó mapear y analizar la literatura científica publicada entre los años 2010 a 2015, en las bases: ISI Web of Science, Academic Search Complete, Medline Complete, PsycINFO y Scielo. Se emplearon los descriptores: a) primera estrategia de búsqueda - “intimate partner violence” AND “gender symmetry”; b) segunda estrategia de búsqueda - “intimate partner violence” AND “gender asymmetry”. Fueron analizados 48 artículos disponibles en su totalidad. La mayoría de los publicaciones se realizaron en Estados Unidos (60,41%), principalmente de delineamiento cuantitativo (60,41%). El instrumento más utilizado fue la Revised Conflict Tactics Scales (CTS2), aunque fue criticado por tratarse de una escala de tipo checklists. Todavía existen desacuerdos sobre las as/simetría de género en violencia conjugal, sin embargo, en la actualidad surge una perspectiva que defiende la no generalización de esos casos y considera que es fundamental evaluar las particularidades de cada pareja. Se necesitan estudios nacionales para contemplar las diferentes fases de este fenómeno. <![CDATA[<em>Job Crafting</em>: Uma Revisão da Produção Científica Internacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Job crafting é um processo de ações proativas para alterar o trabalho, buscando adequá-lo aos valores e interesses do indivíduo. No presente estudo, foi revisada a produção científica internacional sobre o construto, com único descritor “job crafting”, no período de 2000 a maio de 2015, nas bases de dados PsycINFO e EBSCO. Ao final, 34 artigos foram analisados seguindo os critérios: ano de publicação, periódico de publicação, autoria, tipo de estudo, método e instrumentos utilizados. Constatou-se um crescimento de publicações científicas, especificamente de estudos empíricos quantitativos, impulsionados pelo desenvolvimento de medidas. Evidenciou-se uma difusão das publicações em diferentes periódicos, lideradas por Holanda e Estados Unidos da América. Argumenta-se em prol da adaptação de medidas de job crafting no Brasil.<hr/>Abstract Job crafting is a process of proactive actions to change the work, seeking to customize it to the values and interests of the individual. In this study we reviewed the international scientific literature on the construct, with a single descriptor “job crafting”, from 2000 to May 2015, in PsycINFO and EBSCO databases. We analyzed 34 articles following the criteria: year of publication, publishing journal, authorship, study type, method and instruments used. We tracked an increase of scientific publications, specifically quantitative empirical studies, driven by the development of measures. This diffusion of the publications was found in different journals, led by the Netherlands and the United States. We argue for the adaptation of Job crafting measures in Brazil.<hr/>Resumen El job crafting es un proceso de acciones proactivas para alterar el trabajo, tratando de adecuarlo a los valores e intereses de la persona. En este estudio hemos revisado la literatura científica internacional sobre el constructo, con el único descriptor “job crafting”, de 2000 a mayo de 2015, en las bases de datos PsycINFO y EBSCO. Fueron analizados 34 artículos siguiendo los criterios: año de publicación, periódico de publicación, autor, tipo de estudio, método e intrumentos utilizados. Se constató un aumento de las publicaciones científicas, específicamente de estudios empíricos cuantitativos, impulsado por el desarrollo de medidas. Se evidenció una difusión de las publicaciones en diferentes periódicos, lideradas por Holanda y Estados Unidos. Se argumenta a favor de la adaptación de las medidas de Job crafting en Brasil. <![CDATA[Medicalização Escolar em Periódicos de Psicologia e Educação no Triênio 2010-2012]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta uma análise da produção científica sobre a medicalização da educação. Teve como objetivo identificar a presença de posicionamentos críticos e não críticos nos estudos, adotando como críticas as concepções que não reduzem a complexidade humana a características individuais e/ou biológicas e que evidenciam a essência dos processos históricos e compromissos sociais assumidos pelo conhecimento científico. Foram selecionados sessenta e um artigos, publicados entre 2010-2012 em periódicos com qualificação A1, A2 e B1 nas áreas de Psicologia e Educação, que apresentavam como escopo as denominadas dificuldades escolares e elementos correlatos à medicalização da educação. A análise empregou categorias que consideraram o viés crítico ou acrítico, explicitados por meio do aporte teórico que definiu o objeto de estudo, dos instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Os resultados indicaram um número reduzido de estudos críticos, requerendo a necessidade de novas pesquisas que contribuam para a superação de concepções e práticas medicalizantes.<hr/>Abstract The article presents an analysis of the scientific literature on the medicalization of education and aimed to identify the presence of critical and non-critical studies, adopting conceptions that do not reduce human complexity to its biological perspective, but shows the essence of historical processes and social commitments made by scientific knowledge. A total of 60 articles were selected, published between 2010-2012 in journals with qualification A1, A2 and B1 in the fields of psychology and education, concerning to the so-called learning problems or correlates and medicalization of education. For the analysis, we used categories considered critical or uncritical, which is explained by the theoretical framework that defined the object of study, the methodological tools and procedures used. The results indicated a small number of critical studies, what indicates the need for further studies that contribute to overcome medicalized conceptions and practices.<hr/>Resumen El artículo presenta un análisis de producción científica sobre la medicalización de la educación. La investigación tuvo como objetivo identificar la presencia de posicionamientos críticos y no-críticos en los estudios, adoptando como críticas las concepciones que no reducen la complejidad humana a las características individuales y/o biológicas y que evidencian la esencia de los procesos históricos y compromisos sociales asumidos por el conocimiento científico. Fueron seleccionados 61 artículos, publicados entre 2010-2012 en periódicos con calificación A1, A2 y B1 en las áreas de psicología y educación, que presentaban como ámbito las denominadas dificultades escolares y elementos relacionados con la medicalización de la educación. El análisis utilizó categorías que consideraban el punto de vista crítico o acrítico, explicitadas por medio del aporte teórico que definió el objeto del estudio, de los instrumentos y los procedimientos metodológicos utilizados. Los resultados indicaron un número reducido de estudios críticos, requiriendo la necesidad de nuevas investigaciones que contribuyan para la superación de concepciones y prácticas medicalizantes. <![CDATA[Habilidades Iniciais de Alfabetização em Português: Pesquisa Transcultural em Portugal e no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O principal objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de treino de escrita inventada na aprendizagem de habilidades iniciais de alfabetização em crianças pré-escolares falantes de língua portuguesa. Participaram 79 crianças de educação infantil em Portugal e no Brasil. Constituíram-se quatro grupos (um grupo experimental e um grupo controle em cada país) equivalentes no conhecimento do alfabeto, inteligência não verbal e consciência fonológica (silábica e fonêmica). Foi realizado um pré/pós-teste de escrita e leitura. No período intermédio, os grupos experimentais participaram de atividades de escrita inventada e os grupos controle na leitura de livros infantis. No pós-teste, os resultados dos grupos experimentais foram superiores aos dos grupos controle nas tarefas de escrita e leitura. Além disso, os resultados foram equivalentes nos dois países, o que sugere que as atividades de escrita inventada promovem habilidades de alfabetização de pré-escolares falantes de duas variantes do português: europeu e brasileiro.<hr/>Abstract The main goal of this study was to assess the effects of an invented spelling training programme in the early stages of literacy of preschool Portuguese-speaking children. It encompassed 79 children from Portugal and Brazil. There were four equivalent groups (one experimental group and one control group in each country) and various control measures: knowledge of the alphabet, non-verbal intelligence and phonological awareness (syllabic and phonemic). A reading and spelling pre/post-test was carried out. During the intermediate period the experimental groups participated in invented spelling activities, and the control groups read children’s books. The results of the post-test have shown that the experimental groups reached higher levels in both reading and spelling as compared to the control groups. This evolution pattern was found in both countries, thus suggesting that invented spelling activities promote early literacy skills of preschool children speaking two Portuguese variants: European and Brazilian.<hr/>Resumen El principal objetivo de este estudio fue evaluar los efectos de un programa de entrenamiento de escritura inventada, en el aprendizaje de habilidades iniciales de alfabetización, en niños preescolares que hablan lengua portuguesa. Participaron 79 niños de educación infantil en Portugal y Brasil. Se constituyeron cuatro grupos (un grupo experimental y un grupo control en cada país) equivalentes en conocimiento de alfabeto, inteligencia no verbal y conciencia fonológica (silábica y fonémica). Fue realizado un pre/post-test de escritura y lectura. En el período intermedio, los grupos experimentales participaron en actividades de escritura inventada y los grupos de control en la lectura de libros infantiles. En el post-test, los grupos experimentales tuvieron resultados superiores a los grupos de control, en lo que se refiere a tareas de escritura y lectura. Además, los resultados fueron equivalentes en los dos países, lo que sugiere que las actividades de escritura inventada promueven habilidades de alfabetización de preescolares que hablan las dos variantes de portugués: europeo y brasileño. <![CDATA[Posttraumatic Growth Inventory (PTGI): Adaptação e Validade Fatorial no Nordeste Brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300449&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou verificar os parâmetros psicométricos do Posttraumatic Growth Inventory - PTGI, apresentando evidências de validade fatorial, consistência interna e etapas da sua adaptação transcultural. A amostra foi composta por 205 participantes, sua maioria do sexo feminino (59,03%), com idades variando entre 18 e 86 anos (M = 29,54; DP = 11,43). Estes responderam ao PTGI, Life Stressor Checklist - Revised e perguntas demográficas. Nas análises fatoriais confirmatórias, observa-se o modelo pentaforial como mais adequado para o PTGI, sendo estatisticamente superior ao tri e ao unifatorial. A consistência interna de seus fatores (alfa de Cronbach) variou de 0,70 a 0,86, com alfa geral de 0,92, valores considerados aceitáveis. Conclui-se que essa medida, apresentando evidências de validade de construto, pode ser usada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada, entretanto, recomenda-se o uso do instrumento em amostras mais heterogêneas e a realização de outras análises, observando sua invariância fatorial.<hr/>Abstract This study aimed to verify the psychometric parameters of the Posttraumatic Growth Inventory - PTGI, presenting evidence of factorial validity, internal consistency and steps of cross-cultural adaptation. The sample consisted of 205 participants from northeastern Brazilian cities, mostly female (59.03%), aged between 18 and 86 years (M = 29.5, SD = 11.4). Participants answered the PTGI, the Life Stressor Checklist - Revised, and demographic questions. The confirmatory factor analysis observed the penta-factorial model as more suitable for PTGI, being statistically superior to three and one-factor. The internal consistency of its factors (Cronbach’s alpha) ranged from .70 to .86, with general alpha of .92, values considered acceptable. It follows that this measurement, providing evidence of construct validity, can be properly used in research in the context in which it was adapted to, however, we recommend the use of the instrument in more heterogeneous samples and conducting other analyzes, observing its factorial invariance.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo verificar los parámetros psicométricos del Posttrumatic Growth Inventory - PTGI, presentando evidencias de validez factorial, consistencia interna y etapas de su adaptación transcultural. La muestra fue compuesta por 205 participantes, en su mayoría de sexo femenino (59,03%), con edades entre 18 y 86 años (M = 29.5; SD = 11.4). Ellos respondieron el PTGI, Life Stressor Checklist - Revised y preguntas demográficas. En los análisis factoriales confirmatorios se observa el modelo pentafactorial como el más adecuado para el PTGI, siendo estadísticamente superior al tri y al unifactorial.La consistencia interna de sus factores (alfa de Cronbach) varió de 0,70 a 0,86,con alfa general 0,92, valores considerados aceptables. Esta medida, por presentar evidencias de validez de constructo, puede ser utilizada adecuadamente en investigaciones en el contexto en que fue adaptada, sin embargo, se recomienda el uso del instrumento en muestras más heterogéneas y la realización de otros análisis, observando su invariancia factorial. <![CDATA[Questionário de Necessidade de Emoções (NAQ-S): Validade de Construto, Invariância e Fidedignidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300461&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Dois estudos (N = 457) examinaram as propriedades psicométricas da versão reduzida do Questionário de Necessidade de Emoções (Need for Affect Questionnaire: NAQ-S) no contexto brasileiro. No primeiro estudo, uma análise de componentes principais indicou uma estrutura bifatorial, com cinco itens cada: aproximação (α = 0,70) e evitação (α = 0,75). Confirmou-se essa estrutura no segundo estudo (GFI = 0,92; CFI = 0,90), mostrando-se invariante quanto ao sexo. Para verificar os correlatos do NAQ-S, utilizou-se, nos dois estudos, medidas que visam avaliar os valores humanos, a solidão e a necessidade de pertença, além dos cinco fatores da personalidade no segundo estudo. Os resultados demonstraram que uma maior necessidade de emoção foi associada com maior extroversão, maiores escores em valores de experimentação e interativos, e escores mais baixos de solidão. Os estudos apresentam suporte de validade do NAQ-S no Brasil, mostrando sua utilidade para fins de pesquisa.<hr/>Abstract Two studies (N=457) examined the psychometric properties of the short version of the Need for Affect Questionnaire (NAQ-S) in the Brazilian context. In the first study, a principal components analysis indicated a two-factor structure, with five items each: approach (α= .70) and avoidance (α= .75). This structure was confirmed in the second study (GFI= .92; CFI= .90), and it was invariant across gender. To verify the correlates of NAQ-S, we used measures to evaluate the human values, loneliness and need to belong in both studies, besides the five personality factors in the second study. The results showed that higher need for affect was associated with higher extraversion, higher scores in excitement and interactive values, and with lower loneliness scores. The studies support the validity of the NAQ-S in Brazil, showing its usefulness for research purposes.<hr/>Resumen Dos estudios (N=457) examinaron las propriedades psicométricas de la versión reducida del Cuestionario de Necesidad de Emociones (Need for Affect Questionnaire; NAQ-S) en el contexto brasileño. En el primer estudio, un análisis de componentes principales indicó una estructura bifactorial, con cinco ítems cada una: aproximación (α = .70) y evitación (α = .75). Se confirmó esta estructura en el segundo estudio (GFI=.92; FCI=.90), mostrándose invariable con relación al sexo. Para verificar las correlaciones del NAQ-S, fue utilizado en ambos estudios medidas que tienden a evaluar los valores humanos, la soledad y la necesidad de pertenencia, además de evaluarse en el segundo estudio los cinco factores de personalidad. Los resultados mostraron que una mayor necesidad de emoción, fue asociada con mayor extraversión, con resultados mayores en valores de experimentación e interactivos, y resultados más bajos de soledad. Los estudios presentan apoyo de validez del NAQ-S en Brasil, mostrando su utilidad para fines de investigación. <![CDATA[Escala de Identificação de Dotação e Talento: Estrutura e Consistência Internas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo objetivou analisar a precisão e as evidências de validade com base na estrutura interna da Escala de Identificação de Dotação e Talento (EIDT). A EIDT é respondida por docentes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, sendo que participaram da pesquisa 16 professores, que avaliaram 433 alunos. Os resultados indicaram que 54,8% da variância foi explicada. Por meio da análise fatorial exploratória, a versão final da escala ficou composta por 55 itens divididos em três fatores: 42 itens do Fator 1, capacidades intelectuais, sociais e criatividade; sete do Fator 2, capacidades psicomotoras e seis do Fator 3, capacidades artísticas. O alfa de Cronbach para a escala total foi de 0,97. O Fator 1 apresentou um alfa de 0,97, o Fator 2 de 0,89 e o Fator 3 de 0,83. Destaca-se a necessidade de estudos adicionais que incluam a análise fatorial confirmatória e o estabelecimento de normas.<hr/>Abstract The study aimed to analyze the reliability and the evidences of validity based on the internal structure of the Scale of Giftedness and Talent Identification (Escala de Identificação de Dotação e Talento - EIDT). The EIDT is answered by teachers of 4th, 5th and 6th years of elementary school, including 16 teachers who evaluated 433 students. The results indicated that 54.8% of the variance was explained. Exploratory factor analysis was used for the final version of the scale, which was composed of 55 items divided into three factors: 42 items in Factor 1, intellectual abilities, social abilities and creativity; seven in factor 2, psychomotor abilities and six in factor 3, artistic abilities. The Cronbach’s alpha for the total scale was 0.97. Factor 1 showed an alpha of 0.97, factor 2 of 0.89, and factor 3 of 0.83. It highlights the need for additional studies including the confirmatory factor analysis and the establishment of standards.<hr/>Resumen El objetivo del estudio fue analizar precisión y evidencias de validez basadas en la estructura interna de la Escala de Identificación de Dotación y Talento (EIDT). La EIDT fue respondida por maestros de 4º, 5º y 6º año de Enseñanza Primaria, y participaron en la investigación 16 profesores que evaluaron a 433 alumnos. Los resultados indicaron que el 54,8% de la varianza fue explicada. Por medio de análisis factorial exploratorio, la versión final de la escala quedó compuesta por 55 ítems, divididos en tres factores: 42 ítems del factor 1, capacidades intelectuales, sociales y creatividad; 7 ítems del factor 2, capacidades psicomotoras y 6 del factor 3, capacidades artísticas. El alfa de Cronbach para la escala total fue de 0,97. El factor 1 presentó un alfa de 0,97, el factor 2 de 0,89 y el factor 3 de 0,83. Se destaca la necesidad de estudios adicionales, que incluyan el análisis factorial confirmatorio y el establecimiento de normas. <![CDATA[Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300485&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Para obter evidências de validade e fidedignidade, a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (ERAS-Br) foi aplicada em 335 estudantes do Ensino Fundamental. Identificou-se que estruturas muldimensionais com dois (Leitura Acadêmica e Leitura Recreativa) ou três (Leitura Recreativa, Leitura Acadêmica Geral e Leitura Acadêmica Avaliação) fatores e um fator de segunda ordem são adequadas para a ERAS-Br. Tanto a medida como um todo quanto seus fatores apresentaram consistência interna satisfatória. Um procedimento de teste-reteste com um intervalo de dois anos e parte da amostra obteve coeficientes de estabilidade suficientes ou bons. De modo geral, as atitudes em relação à leitura tenderam a ser ligeiramente positivas, mas declinaram no intervalo de dois anos. Embora a ERAS-Br possua boas evidências de validade baseadas na estrutura interna e fidedignidade, o fato de as atitudes em relação à leitura se tornarem menos positivas ao longo dos anos é preocupante. Pesquisas adicionais são recomendadas.<hr/>Abstract To obtain evidence of validity and reliability, the Brazilian version of the Elementary Reading Attitude Survey (ERAS-Br) was applied to 335 elementary school students. It was identified that multidimensional structures with two (Academic Reading and Recreational Reading) or three (Recreational Reading, General Academic Reading and Academic Reading Assessment) factors and one factor of second order are suitable to the ERAS-Br. Both the measure as a whole and the factors showed a satisfactory internal consistency. A test-retest procedure with an interval of 2 years and part of the sample obtained sufficient or good stability coefficients. Overall, the attitudes toward reading tended to be slightly positive, but declined in the 2-year interval. Although the ERAS-Br has good validity evidence based on the internal structure and reliability, the fact that the attitudes toward reading become less positive over the years is worrying. Further studies are recommended.<hr/>Resumen Para obtener evidencias de validez y confiabilidad, la Escala de Actitudes con relación a la Lectura (ERAS-Br) fue aplicada a 335 estudiantes de Enseñanza Primaria. Se identificó que estructuras multidimensionales con dos factores (Lectura Académica y Lectura Recreativa) o tres factores (Lectura Recreativa, Lectura Académica General y Lectura Académica de Evaluación) y con un factor de segundo orden, son adecuados para la ERAS-Br. Tanto la medida en su conjunto como sus factores presentaron consistencia interna satisfactoria. Un procedimiento de test-retest con un intervalo de dos años y parte de la muestra obtuvieron coeficientes de estabilidad suficientes o buenos. En general, las actitudes en relación a la lectura tendieron a ser ligeramente positivas, pero declinaron en el intervalo de dos años. Aunque la ERAS-Br presenta buenas evidencias de validez basadas en la estructura interna y confiabilidad, es preocupante el hecho de que las actitudes hacia la lectura se tornaron menos positivas a lo largo de los años. Se recomiendan investigaciones adicionales. <![CDATA[Escala de Avaliação das Percepções sobre o Programa Mais Médicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa objetivou criar um instrumento de avaliação da eficácia do Programa Mais Médicos (PMM), apreendendo as percepções de uma amostra não probabilística nacional estratificada de 643 brasileiros. Foi realizada análise fatorial na escala, e os dados de avaliação do PMM foram analisados por meio de estatística descritiva, bivariada e multivariada. Com indicação de melhores valores psicométricos e explicação teórica, o método Componentes Principais, com rotação varimax, estruturou os 35 itens da escala dicotômica em dois fatores, que explicam conjuntamente 56,92% da variância total: “Aspectos estruturais e organizacionais do Programa Mais Médicos” (α = 0,96) e “A atuação dos médicos no Programa Mais Médicos” (α = 0,74). Contempla-se, ainda, que a eficácia do PMM foi avaliada negativamente. Esses achados revelam que o instrumento é útil para avaliação do PMM, ainda escasso de instrumentos na literatura para sua avaliação, podendo ser adequadamente utilizada em estudos futuros.<hr/>Abstract This research aimed to create an instrument for assessing the effectiveness of the Programa Mais Médicos (PMM Program More Doctors), verifying the perceptions of a national non-probabilistic stratified sample of 643 Brazilians. Factor analysis was performed on the scale and the PMM assessment data were analyzed using descriptive, bivariate and multivariate statistics. The Principal Components method, indicating best psychometric values and theoretical explanation, with varimax rotation, structured the 35 items of dichotomous scale into 2 factors, which explain 56.92% of the total variance: “Structural and organizational aspects of the Programa Mais Médicos” (α = 0.96) and “The role of doctors in the Programa Mais Médicos” (α = 0.74). It is also contemplated that the effectiveness of PMM was negatively assessed. These findings reveal that the instrument is useful for evaluation of PMM, still short of instruments in the literature for its evaluation, and can be properly used in future studies.<hr/>Resumen Esta investigación tuvo como objetivo crear un instrumento de evaluación de la eficacia del PMM, (Programa Más Médicos) tomando las percepciones de una muestra no probabilística nacional estratificada de 643 brasileños. Fue realizado análisis factorial de la escala y los datos de evaluación del PMM fueron analizados por medio de estadística descriptiva, bivariada y multivariada. Indicando mejores valores psicométricos y explicación teórica, el método Componentes Principales, con rotación varimax, estructuró los 35 ítems de la escala dicotómica en 2 factores, que explican conjuntamente 56,92% de la varianza total: “Aspectos estructurales y organizativos del PMM” (α = 0,96) y “Actuación de los médicos en el PMM” (α = 0,74). Se contempla además que la eficacia del PMM fue evaluada negativamente. Esos resultados revelan que el instrumento es útil para la evaluación del PMM, todavía escaso de instrumentos en la literatura, pudiendo ser utilizado adecuadamente en futuros estudios. <![CDATA[Percepções Infantis: Relações entre Motivação Escolar e Suporte Familiar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300515&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção infantil da motivação escolar e do suporte familiar dos alunos, de diferentes anos escolares, e verificar as relações entre as variáveis. Participaram 342 crianças, de ambos os sexos, com idades de sete a 13 anos, de três escolas municipais do interior do estado de São Paulo. Foram investigadas as orientações motivacionais e a percepção infantil do suporte familiar. Os resultados revelam que as orientações motivacionais e o suporte educativo familiar apresentaram declínio conforme o avanço da escolaridade, houve correlação positiva, significante e baixa entre a motivação intrínseca e o suporte familiar afetivo, educativo e material, e correlação negativa, significante e baixa entre a motivação extrínseca e o aspecto afetivo do suporte familiar. Conclui-se pela importância do aprofundamento dos conhecimentos do suporte familiar na motivação escolar, visto que este se mostra relacionado à motivação intrínseca dos alunos com o progredir da escolaridade.<hr/>Abstract The aim of this research was to analyze children’s perception of school motivation and the family support of students from different school years, as well as verifying the relations between variables. This study was composed of 342 children, with ages ranging from 7 to 13, both male and female, from three municipal schools in the countryside of the state of São Paulo. We investigated the motivational orientations and children’s perception of family support. The results indicate that the motivational orientations and the family educational support showed a decline as school years progresses; there was positive, meaningful and low correlation between the intrinsic motivation and the affective, educational and material family support; and negative, meaningful and low correlation between the extrinsic motivation and the affective aspect of the family support. This study concluded the importance of deepening the knowledge of family support in the school motivation, since this is shown as related to the students’ intrinsic motivation with the schooling progress.<hr/>Resumen Esta investigación tuvo por objetivo analizar la percepción infantil entre la motivación escolar y el soporte familiar de los alumnos de diferentes años escolares, y también verificar las relaciones entre las variables. Participaron del estudio 342 alumnos de tres escuelas municipales del interior del Estado de San Pablo, de ambos sexos con edades entre 7 a 13 años. Fueron investigadas las orientaciones motivacionales y la percepción infantil del soporte familiar. Los resultados muestran que las orientaciones motivacionales y el soporte educativo familiar van declinando de acuerdo con el avance de la escolaridad, hubo correlación positiva, significativa y baja entre la motivación intrínseca y el soporte familiar afectivo, educativo y material, y correlación negativa, significativa y baja entre la motivación extrínseca y el aspecto afectivo del soporte familiar. Se concluye con la importancia de profundizar los conocimientos del soporte familiar en la motivación escolar, ya que esto se muestra relacionado con la motivación intrínseca de los alumnos con el progreso de la escolaridad. <![CDATA[Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300527&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investigou os níveis de percepção de competência e o impacto de um programa de iniciação esportiva nas Percepções de Competência (PC) de crianças (N = 118; 5 a 9 anos). As crianças foram pareadas e distribuídas em grupo controle (participantes de aulas de Educação Física) e de iniciação esportiva (participantes de programa Clima Motivacional para Maestria no contraturno escolar). Foram utilizadas as escalas de autopercepção de competência para crianças pré-escolares e escolares. ANOVA foi utilizada na análise dos dados. Os resultados demostraram: níveis elevados na PC em todos os domínios; níveis similares de PC nos grupos no pré e no pós-teste; mudanças positivas na PC motora, cognitiva e no autovalor global somente para o grupo do programa de iniciação esportiva e PC similares entre meninos e meninas. As estratégias utilizadas no programa esportiva foram efetivas para fortalecer as percepções de competência motora, cognitiva e global das crianças, especialmente dos meninos.<hr/>Abstract The objective of this study was to investigate the levels of perceived competence and the influence of a youth sports program on the Perceived Competence (PC) of children (N=118; 5 to 9 years old). Children were paired and assigned to a control group (attending school physical education classes) and a youth sport group (attending an after-school Motivational Mastery program). Children were assessed using self-perception scales for young and school-aged children. ANOVA was used to analyze the data. Results showed high levels of PC in all domains; similar levels of PC in the groups in pre-and post-test, positive changes in athletic and cognitive PC and in the perceived self value only for the youth sport group, and similar PC between boys and girls. The strategies used in the sports program were effective to strengthen motor, cognitive and global perceptions of competence, especially for boys.<hr/>Resumen Este estudio investigó los niveles de percepción de competencia y el impacto de un programa de iniciación deportiva en las Percepciones de Competencia (PC) de niños (N=118; 5 a 9 años). Los niños fueron pareados y distribuidos en un grupo control (participantes de clases de Educación Física) y otro grupo de iniciación deportiva (participantes del programa Clima Motivacional para Maestría en el contra-turno escolar). Fueron utilizadas las escalas de auto-percepción de competencia para niños preescolares y escolares. ANOVA fue utilizada en el análisis de los datos. Los resultados mostraron: niveles elevados en la PC en todos los ámbitos; niveles similares de PC en los grupos en el pre y pos-test; cambios positivos en la PC motora, cognitiva y en el autovalor global sólo para el grupo del programa de iniciación deportiva y PC similares entre niños y niñas. Las estrategias utilizadas en el programa deportivo fueron efectivas para fortalecer las percepciones de competencia motora, cognitiva y global de los niños, especialmente de los varones. <![CDATA[Iniquidades Sociais e Saúde Mental no Meio Rural]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300541&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo objetiva discutir casos de comorbidade de transtornos mentais comuns e uso abusivo de álcool e suas determinações entre moradores de assentamentos de reforma agrária. Trata-se de um estudo de delineamento combinado quantitativo-qualitativo, com amostra inicial de 2.012 moradores, resultando, após aplicação de questionário sociodemográfico e ferramentas de rastreamento (SRQ-20 e AUDIT) na identificação de 39 casos de comorbidade, aos quais foi aplicada entrevista semiestruturada. Para análise descritiva dos dados quantitativos utilizou-se o software SPSS for Windows, versão 20 e a construção de mapas dialógicos para os qualitativos. Aspectos envolvendo educação e trabalho, ambientes de interação/coesão social (redes e apoio social), mobilidade e transporte, acesso a equipamentos e serviços, falta de espaços de lazer, são fatores que interferem na saúde mental. Considera-se, dessa forma, a interdependência entre condições socioeconômicas, características dos territórios, padrões culturais, histórias de vida dos indivíduos e os agravos em saúde e morbidades psiquiátricas, em particular.<hr/>Abstract The vulnerable psychosocial conditions found within poverty are made worse when dealing with populations from rural areas. These groups suffer the most from a lack of basic infrastructure and the problems that arise from the lack of social development. These people are hit the hardest, but remain less visible and far out of reach of public policies, especially in the case of mental health. For this discussion, we analyze cases of comorbidity of common mental disorders and alcohol abuse and its determinations among residents of land reform settlements. It is a combined quantitative-qualitative delineated study, with an initial sample of 2,012 residents. After the administration of a sociodemographic questionnaire and screening tools (SRQ-20 e Audit), 39 cases of comorbidity were identified, to which semi-structured interviews were administered. For descriptive analysis of the quantitative data, we used SPSS for Windows version 20, and the construction of dialogic maps for qualitative data. We observed the interdependence between socioeconomic conditions, the characteristics of territories, cultural patterns, individual life stories and mental diseases in particular.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo fue discutir casos de comorbilidad de trastornos mentales comunes y uso exagerado de alcohol y sus determinaciones entre vecinos de la reforma agraria.Se trata de un estudio de delineamiento combinado cuantitativo - cualitativo,con una muestra inicial de 2012 participantes,resultando después de aplicarse un cuestionario sociodemógrafico y herramientas de rastreamiento (SRQ-20 y AUDIT), la identificación de 39 casos de comorbilidad, a los cuales les fue aplicada una entrevista semiestructurada.Para el análisis descriptivo de los datos cuantitativos se utilizó el software for Windows, versión 20 y la construcción de mapas dialógicos para los datos cualitativos. Aspectos relativos a educación y trabajo, ambientes de interacción/cohesión social (redes y apoyo social) movilidad y transporte,acceso a equipamientos y servicios, falta de espacios de recreación, son factores que interfieren en la salud mental.Por lo tanto se considera la interdependencia entre condiciones socieconómicas, características de los territorios, padrones culturales, historia de vida de los individuos, y los agravios en salud y morbilidad psiquiátricas, en particular. <![CDATA[Violência de Gênero e seus Autores: Representações dos Profissionais de Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300555&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou compreender as representações sociais de profissionais da saúde sobre a violência contra a mulher e os homens autores. Foram entrevistados 25 profissionais dos três níveis de atenção à saúde a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo temática e pelo software Iramuteq. Os resultados apontaram a representação da violência contra a mulher objetivada na violência física e ancorada na agressão; e do homem autor dessa violência objetivado na figura do covarde. As práticas profissionais relacionadas a episódios de violência contra a mulher ainda são incipientes. Destaca-se a necessidade de investir em processos de capacitação dos profissionais para trabalharem mais assertivamente com a temática.<hr/>Abstract This research aimed to understand the social representations of health professionals about the violence against women and the male perpetrators. For this purpose, 25 health professionals were interviewed using a semistructured interview guide. The data were analyzed according to the thematic content analysis using the Iramuteq software. The results showed that the social representation of violence against women was objectified in physical violence and anchored on aggression. And the male perpetrator of this violence was objectified in the figure of the cowardly. The professional practices related to episodes of violence are still incipient. Therefore, we emphasize the importance of investing in professional training to contribute with the professional routine in this theme.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue comprender las representaciones sociales de los profesionales de la salud sobre la violencia contra la mujer y los hombres sus autores. Fueron entrevistados 25 profesionales de los tres niveles de atención de la salud a partir de una guía de entrevista semiestructurada. Los datos fueron tratados por el análisis de contenido temático y por el software Iramuteq. Los resultados señalaron la representación de la violencia contra la mujer, objetivada en la violencia física y anclada en la agresión; y del hombre autor de esta violencia objetivado en la figura del cobarde. Prácticas profesionales relacionadas con episodios de violencia contra la mujer todavía son incipientes. Existe la necesidad de invertir en los procesos de capacitación de los profesionales para trabajar más asertivamente en el tema. <![CDATA[[ARTIGO RETRATADO]: Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300569&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou compreender as representações sociais de profissionais da saúde sobre a violência contra a mulher e os homens autores. Foram entrevistados 25 profissionais dos três níveis de atenção à saúde a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo temática e pelo software Iramuteq. Os resultados apontaram a representação da violência contra a mulher objetivada na violência física e ancorada na agressão; e do homem autor dessa violência objetivado na figura do covarde. As práticas profissionais relacionadas a episódios de violência contra a mulher ainda são incipientes. Destaca-se a necessidade de investir em processos de capacitação dos profissionais para trabalharem mais assertivamente com a temática.<hr/>Abstract This research aimed to understand the social representations of health professionals about the violence against women and the male perpetrators. For this purpose, 25 health professionals were interviewed using a semistructured interview guide. The data were analyzed according to the thematic content analysis using the Iramuteq software. The results showed that the social representation of violence against women was objectified in physical violence and anchored on aggression. And the male perpetrator of this violence was objectified in the figure of the cowardly. The professional practices related to episodes of violence are still incipient. Therefore, we emphasize the importance of investing in professional training to contribute with the professional routine in this theme.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue comprender las representaciones sociales de los profesionales de la salud sobre la violencia contra la mujer y los hombres sus autores. Fueron entrevistados 25 profesionales de los tres niveles de atención de la salud a partir de una guía de entrevista semiestructurada. Los datos fueron tratados por el análisis de contenido temático y por el software Iramuteq. Los resultados señalaron la representación de la violencia contra la mujer, objetivada en la violencia física y anclada en la agresión; y del hombre autor de esta violencia objetivado en la figura del cobarde. Prácticas profesionales relacionadas con episodios de violencia contra la mujer todavía son incipientes. Existe la necesidad de invertir en los procesos de capacitación de los profesionales para trabajar más asertivamente en el tema.