Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120040002&lang=en vol. 9 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Approaches to learning</b>: <b>Construct analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimento em futuras investigações.<hr/>Starting from the seventies, two frameworks investigating the approaches to learning emerged. The first one, qualitative, from Marton and collaborators’ studies, and the other one developed by Biggs and collaborators, and by Entwistle. Approaches to the learning evaluation was done with QPA (Questionário de Processos da Aprendizagem), a portuguese adaptation of Learning Processes Questionnaire. The dimensional structure of approaches to learning has been discussed in the literature, wondering if three factors superficial, deep and strategic, showed the most appropriate description of the construct. The data reinforce the conviction of two fundamental orientations to learning standing for the presence or absence of the intention to understand the material to learn, just as suggested in the initial studies by Marton and Saljo. A complementary discussion on the substantive nature of the strategic approach is needed on future research. <![CDATA[<b>Translation, semantic equivalence and cultural adaptation of Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e verificar a equivalência semântica do Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ), o qual avalia as crenças em relação ao uso de maconha, podendo ser importante no tratamento e prognóstico dos dependentes químicos desta substância. O MEQ foi traduzido do inglês para o português, aplicado em 10 sujeitos e submetido ao brainstorming num grupo de 4 sujeitos para reprodução individual e verbal, item a item. Realizou-se o back-translation, uma versão para o idioma de origem, a partir da primeira tradução e do brainstorming. Logo após, traduziu-se novamente para o português. Todo o processo foi analisado por um comitê de juízes especialistas, os quais emitiram pareceres com as observações pertinentes. Realizou-se a análise descritiva interjuízes, verificando-se freqüências e porcentagens. Considerando-se os pareceres dos especialistas, construiu-se então a versão final do MEQ - adaptação brasileira.<hr/>The objective of this study was to translate, to adapt culturally and verify the semantic equivalence of the Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ), which evaluates the beliefs to the marijuana’s use, which may be important in the treatment and prognostic of the chemical dependents of this substance. The MEQ was firstly translated from English to Portuguese, administered to 10 persons, and then submitted to brainstorming in a group of 4 persons for individual and verbal reproduction, item by item. Back-translation was executed based on first translation and from brainstorming to the origin language. Soon after, it was translated again into Portuguese. All the process was analyzed by a committee of specialists, which emitted a decision and the pertinent comments. The descriptive judges’ analysis was done verifying frequencies and percentages. Considering the decision of the specialists, the final version of the MEQ (Brazilian Adaptation) was constructed. <![CDATA[<b>Evaluation of self-perceived competence</b>: <b>A Portuguese adaptation of the PSPCSA</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.<hr/>The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children has been used widely by researchers and practicians interested in young children’ self-perception. Considering both the advantages of a reliable and valid instrument of young children self-perception assessment, and that a sound use of this scale with children different from the original sample requires a diligent work of adaptation, the present study was designed to adapt the PSPCSA to the cultural features of a Portuguese population. Participants, instrument development, procedures and results will be presented as well as the discussion of the implications of the results obtained in the utilization of this instrument with Portuguese preschool children. The Portuguese version of the PSPCSA shows some differences from the original American, especially in what concerns factorial structure: the pattern found being quite different. The psychometrics qualities of the Portuguese version are considered very acceptable and the included changes appear indispensable. <![CDATA[<b>Prejudice and intention to maintain social contact</b>: <b>Evidences concerning human values</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho objetivou conhecer como os valores humanos estão relacionados às atitudes preconceituosas e à intenção em manter o contato social com pessoas negras. Para tanto, contou-se com uma amostra de 303 pessoas da população geral da cidade de João Pessoa (PB), a maioria mulheres com idades compreendidas entre 12 e 74 anos (M = 30,5; DP = 14,2). Seguindo-se um procedimento padrão, foi pedido que respondessem aos seguintes instrumentos: Escala de Atitudes Preconceituosas, Escala de Intenção de Contato Social, Questionário dos Valores Humanos Básicos e um questionário de Caracterização da Amostra. Os resultados foram consistentes em relação a achados anteriores. As atitudes preconceituosas correlacionaram-se principalmente com os valores suprapessoais. Encontrou-se, ademais, que os valores suprapessoais e de realização atuaram como bons preditores para as atitudes preconceituosas, e que estas foram boas explicadoras da intenção em manter contato social com negros.<hr/>The current research aimed to know how the human values is related to the prejudiced attitudes and to the intention to maintain social contact with Blacks. 303 subjects from the general population of João Pessoa (PB) were considered. The respondents were mainly women, and the ages varying from 12 to 74 years (M = 30,5; DP = 14,2). The Prejudiced Attitudes Scale, Intention to Maintain Social Contact Scale, Basic Human Values Questionnaire and demographics questions were applied. Results showed that the prejudiced attitudes were primarily correlated with the suprapersonal values. Furthermore, the suprapersonals and of achievement values were good predictors, and satisfactory to explain the intention in maintaining social contact with Blacks. <![CDATA[<b>Belief in the paranormal and rational versus experiential thinking styles</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, as crenças em fenômenos paranormais têm aumentado nas últimas décadas. No entanto, não há um consenso sobre a estrutura multidimensional dessas crenças. Esse estudo procurou atingir dois objetivos: construir um questionário de crenças no paranormal (QCP) e observar sua dimensionalidade, além de investigar sua validade concorrente correlacionando seus resultados com o Inventário do Pensamento Racional versus Experiencial. Os instrumentos foram aplicados em 206 participantes e os resultados revelaram que o QCP divide-se em quatro fatores: crenças no paranormal em geral, superstições comuns, mal versus bem e proteção espiritual. As pessoas com maiores índices de crenças no paranormal e de superstições comuns tendem a preferir o pensamento experiencial. O pensamento racional não apresentou correlações significativas com nenhum dos fatores do QCP, sugerindo que não existem evidências empíricas para fundamentar a discussão das crenças no paranormal sobre a dicotomia racionalidade versus irracionalidade.<hr/>Despite of the scientific and technological advances, belief in the paranormality has been rising in the last decades. However, there is not an agreement about its multidimensional structure. This study intended to accomplish two goals: to construct a scale of paranormal beliefs (QCP) and observe its dimensionality, and investigate its concurrent validity by correlating its results with those of the Rational versus Experiential Thinking Inventory. The instruments were administered to 206 participants and the results revealed that QCP is composed of four factors paranormal beliefs, common superstitions, evil vs. good, and spiritual protection. People with higher beliefs in the paranormal and common superstitions tend to prefer experiential thinking. The rational thinking style did not correlate significantly with any of the QCP factors. These results suggest the non-existence of empirical evidence to support the rational versus irrational dichotomy as a way of understanding paranormal beliefs. <![CDATA[<b>Teaching Styles Rating Scale</b>: <b>Data pscychometric properties</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.<hr/>This paper presents a rating scale designed to capture the quality of maternal interaction behaviors. Although this instrument was used in the context of a broader research project, which intended to study maternal determinants of child’s engagement quality, this article will specifically focus methodological decisions concerning the observation of mothers’ interaction behaviours. The Teaching Styles Rating Scale (TSRS) was used to observe interaction behaviours of 120 mothers of toddlers in a free play situation followed by a cleanup instruction. Each dyad was observed in three different times. The examination of underlying dimensions, internal consistency, inter-rater agreement coefficients and temporal consistency data allow us to conclude that TSRS is a useful and adequate measure of Portuguese mothers interaction behaviors in dyadic play situations. <![CDATA[<b>Validity evidences of an educational informatics performance scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se, neste estudo, verificar a evidências de validade da Escala de Desempenho em Informática Educacional (EDIE). Participaram 344 sujeitos de 20 a 67 anos (M= 38,9 anos; DP= 8,1). 79,4% eram do sexo feminino. A maioria deles atuava no Ensino Básico (85,5%) e na Rede Pública de Ensino (57,8%). A EDIE, com 51 itens do tipo Likert com quatro alternativas de resposta, foi respondida individualmente. Verificou-se que EDIE apresentou uma boa consistência interna (aCronbach =0,97). A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, foi de 0,84 e revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a presença do fator de desempenho (22 itens) e do fator de gestão (18 itens). Foram eliminados 11 itens, contando a versão final da EDIE com 40 itens.<hr/>This study aims to evaluate the psychometrics characteristics of the Escala de Desempenho em Informática Educacional (EDIE). The subjects were 344 public (57,8%) and private (42,2%) basic schoolteachers (85,5%) with 20 to 67 years (M=38,9; DP=8,1). 79,4% was female. EDIE, which had 51 Likert items with four answer choices each, was answered individually. The scale objective was to define teachers’ performance. The results showed a good internal consistency (aCronbach =0,97). The internal reliability, verified by the split-half method, was 0,84 and it showed that the items were homogenous. The factor analysis found the performance factor (21 items) and management factor (19 items). So 11 items were eliminated items and the latest EDIE version retained 40 items. <![CDATA[<b>The small group as the learning environment organizer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de aprendizagem no qual os alunos possam produzir conhecimento e que o conhecimento seja acompanhado por igual crescimento de suas consciências. Esta pesquisa objetivou compreender a contribuição de distintas organizações dos alunos em sala de aula, mais eficazes aos fins mencionados. Participaram da pesquisa 23 grupos, num total de 600 alunos. Os dados foram coletados por meio de instrumento de observação de grupo e do diário de campo e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a auto-organização dos alunos, em sala de aula, articulada com a organização formal, constituem organizadores mais eficazes no cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são entendidos como lideranças.<hr/>The contemporary academic notion suggests that professors should not limit themselves to just teaching. Creating a research environment in which students can produce knowledge is desirable. This knowledge should develop along with the growth of the students’ awareness. The aim of this research was to understand the contribution of different organizations of students in the classroom, which were more effective for those purposes above. The participants of the research were 23 groups, totalizing 600 students. The procedures for data collection were group observation and a field diary. The analysis followed a qualitative approach. The results point to the fact that students’ auto-organization in the classroom, joined to the formal organization, make more effective organizers in trying to meet those challenges mentioned above. Yet, there is no clear separation between roles and leaderships in the group organization, since they are all seen, in human interaction, as leaderships. <![CDATA[<b>Perception of organizational culture</b>: <b>An empirical analysis of scientific Brazilian journals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho objetiva revisar os principais relatos empíricos nacionais recentes, entre os anos de 1996 e 2001, que tratem do tema de percepção de cultura organizacional. O método incluiu a análise sistemática de periódicos científicos das áreas de Administração e Psicologia. Os resultados indicaram que as pesquisas sobre percepção de cultura utilizam, em geral, métodos qualitativos, com ênfase em estudos de caso, adotando-se, inclusive, conceitos difusos de cultura organizacional. As temáticas de estudo são amplas e não complementares entre si. Conclui-se que há significativas limitações na área, de cunho teórico e metodológico, o que provoca lacunas significativas ao pleno desenvolvimento do campo de estudo em questão.<hr/>The present text aims at surveying and revising the principal recent national empirical studies, between 1996 and 2001, on the perception of organizational culture. The method has included the sistematic analysis of scientific journals from the Business Administration and Psychology areas. The results have indicated that the research on perception of culture uses, in general, qualitative methods, with emphasis on case studies, adopting, including, diffuse concepts of culture organizational. The themes under study are ample and non complementary. It is concluded that the area has significant theoretical and methodological limitations, which leave gaps towards the full development of the field of study. <![CDATA[<b>Social skills in obese females</b>: <b>An exploratory study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dentre os aspectos psicológicos associados à obesidade, pode-se destacar a qualidade das relações interpessoais, supondo-se que as pessoas com sobrepeso podem, pelas restrições associadas, possuir déficits em habilidades sociais. Esta pesquisa avaliou, em uma amostra de 29 mulheres obesas mórbidas, seus principais déficits em habilidades sociais gerais e diante de demandas de alimentação; e a influência de características sociodemográficas e outros aspectos cognitivos e motivacionais sobre esses déficits. As mulheres responderam o Inventário de Habilidades Sociais, questões sobre Habilidades Assertivas na Alimentação (HAA) e um Questionário sobre Obesidade. A análise mostrou que as mulheres obesas apresentaram déficits principalmente em HAA, sendo semelhantes à amostra normativa nas habilidades gerais; não houve influência de características sociodemográficas; há aspectos cognitivos e motivacionais importantes a serem considerados na análise.<hr/>Among the psychological aspects concerning obesity, the quality of the interpersonal relationships can be pointed out. The assumption is that the overweighted people, given their restrictions, may have deficits in social skills. This research aimed to verify, in a sample of 29 morbid obese women, their main deficits in general social skills and in those ones related to feeding; the influence of socio-demographic features and other cognitive or motivational aspects on those deficits. The women completed the Social Skills Inventory, questions about Assertive Skills associated with Feeding and a Questionnaire about Obesity. The results showed that obese women presented deficits mainly in Assertive Skills associated with Feeding, but they were similar to normative sample in the Social Skills Inventory; there were no influence of socio-demographic features; there are important cognitive and motivational aspects to be considered in this kind of study. <![CDATA[<b>The pain and the psyché’s constitution</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.<hr/>This paper concerns a theme which affects everyone: childhood and adolescence at risk. Abandonment, neglect as well as physical, sexual and psychological abuse of children and adolescents are real and often recurrent in their lives. Psychoanalytic literature sustains the idea that early experiences of deprivation cause important sequels to emotional development and might leave everlasting consequences. The theoretical approach developed in this study shows that children and adolescents who are victimized present difficulties investing in themselves and in others. As a result, they present symptoms of difficult adjustment in personal, social, school, institutional and family areas. It is essential for them to overcome such traumatic past experiences in order to enable such children and adolescents to develop in a more healthier way and to enhance their potential. <![CDATA[<b>A intervenção terapêutica breve e a pré-cirurgia infantil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.<hr/>This paper concerns a theme which affects everyone: childhood and adolescence at risk. Abandonment, neglect as well as physical, sexual and psychological abuse of children and adolescents are real and often recurrent in their lives. Psychoanalytic literature sustains the idea that early experiences of deprivation cause important sequels to emotional development and might leave everlasting consequences. The theoretical approach developed in this study shows that children and adolescents who are victimized present difficulties investing in themselves and in others. As a result, they present symptoms of difficult adjustment in personal, social, school, institutional and family areas. It is essential for them to overcome such traumatic past experiences in order to enable such children and adolescents to develop in a more healthier way and to enhance their potential. <![CDATA[<b>A fenomenologia do cuidar</b>: <b>prática dos horizontes vividos nas áreas da saúde, educacional e organizacional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.<hr/>This paper concerns a theme which affects everyone: childhood and adolescence at risk. Abandonment, neglect as well as physical, sexual and psychological abuse of children and adolescents are real and often recurrent in their lives. Psychoanalytic literature sustains the idea that early experiences of deprivation cause important sequels to emotional development and might leave everlasting consequences. The theoretical approach developed in this study shows that children and adolescents who are victimized present difficulties investing in themselves and in others. As a result, they present symptoms of difficult adjustment in personal, social, school, institutional and family areas. It is essential for them to overcome such traumatic past experiences in order to enable such children and adolescents to develop in a more healthier way and to enhance their potential. <![CDATA[<b>Hospitalização</b>: <b>o impacto na criança, no adolescente e no psicólogo hospitalar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda uma temática que atinge a todos: a infância e a adolescência marcadas pelas privações. O abandono, a negligência e o abuso físico, sexual e psicológico de crianças e de adolescentes são fatos reais e freqüentes na vida dos mesmos. A literatura psicanalítica sustenta a idéia de que as vivências de privação geram importantes seqüelas no desenvolvimento emocional, podendo marcar de forma peculiar a vida das pessoas para sempre. O percurso teórico realizado neste artigo aponta que crianças e adolescentes vitimizados apresentam dificuldades para investir em si mesmos e nos outros, o que os torna portadores de sintomas dificultadores da adaptação pessoal, social, escolar, institucional e familiar. É fundamental que eles possam elaborar as suas vivências passadas traumáticas, retomar o desenvolvimento de forma saudável e atualizar os seus potenciais.<hr/>This paper concerns a theme which affects everyone: childhood and adolescence at risk. Abandonment, neglect as well as physical, sexual and psychological abuse of children and adolescents are real and often recurrent in their lives. Psychoanalytic literature sustains the idea that early experiences of deprivation cause important sequels to emotional development and might leave everlasting consequences. The theoretical approach developed in this study shows that children and adolescents who are victimized present difficulties investing in themselves and in others. As a result, they present symptoms of difficult adjustment in personal, social, school, institutional and family areas. It is essential for them to overcome such traumatic past experiences in order to enable such children and adolescents to develop in a more healthier way and to enhance their potential.