Scielo RSS <![CDATA[Psicologia Escolar e Educacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-855720170001&lang=en vol. 21 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial 21.1]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[ERRATA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[School Psychology: analysis of difficulties and overruns in Brazil and Portugal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresentamos neste artigo algumas considerações acerca da constituição e do fortalecimento da Psicologia Escolar como área de conhecimento e de prática. O objetivo é problematizar o modo como a atuação do psicólogo escolar tem sido representada e nos aproximarmos de uma visão mais crítica com relação a sua prática. Para isso, buscamos apresentar um cenário de como essa área vem sendo construída e constituída no Brasil e em Portugal. Acreditamos que as reflexões aqui desenvolvidas oferecem lastro para a atuação do psicólogo na escola, possibilitando a construção de uma ação crítica que incorporaas condicionantes históricas, políticas e econômicas que constituem esta instituição e se volta ao seu enfrentamento, pela aposta nos sujeitos e suas objetivações, como protagonistas de suas histórias, seu desenvolvimento e sua aprendizagem.<hr/>Abstract This paper presents some considerations for the establishment and strengthening of School Psychology as a field of knowledge and practice. The intention is to discuss how the work of the school psychologist has been represented,bringing us a more critical view in their practice. For this, we present a brief scenario of how this area has been built and incorporated in Brazil and Portugal. We think that the reflections presented here provide ballast for the psychologist in school, enabling the construction of a critical action that incorporates the historical conditions, political and economic constituting the institution, and turns to face it, bet on the subjects and their objectivities as protagonists of their history, their development and learning.<hr/>Resumen Presentamos en este artículo algunas consideraciones acerca de la constitución y del fortalecimiento de la Psicología Escolar como área de conocimiento y de práctica. El objetivo es problematizar el modo como la actuación del psicólogo escolar ha sido representada y acercarnos de una visión más crítica en relación a su práctica. Para eso, buscamos presentar un escenario de como esa área viene siendo construida y constituida en Brasil y en Portugal. Creemos que las reflexiones aquí desarrolladas ofrezcan lastro para la actuación del psicólogo en la escuela, posibilitando la construcción de una acción crítica que incorpora las condicionantes históricas, políticas y económicas que constituyen esta institución y se vuelve a su enfrentamiento, por la aposta en los sujetos y sus objetivaciones, como protagonistas de sus historias, su desarrollo y su aprendizaje. <![CDATA[Self-regulation and problem situation in the game: strategies to teach multiplication]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O conceito de multiplicação na matemática nem sempre é apreendido pelo aluno devido à utilização de práticas pedagógicas convencionais. A partir desta constatação, partimos da tese de que situações ativas, promotoras de autorregulação por meio da resolução de problemas presentes nos jogos, podem ser uma proposta efetiva na construção de conceitos. Nessa pespectiva nosso objetivo foi analisar as contribuições do Jogo do Resto para a compreensão do conceito de multiplicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e aplicada que foi realizada em uma sala de aula com 30 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, na qual se utilizou como recurso o Jogo do Resto. Foi possível concluir que o jogo, pelo contexto cognitivo e afetivo que promove, foi cenário deengajamento dos alunos à ação. Os processos de autorregulação e situação problema promovidos nas intervenções envolveram os alunos em condutas de esforço e enfrentamento resultando em apropriação do conceito pretendido.<hr/>Abstract The concept of multiplication in mathematics is not always learned by the student due to the use of conventional pedagogical practices. From this observation, we started from the thesis that active situations, promoting self-regulation through the solution of problems present in the games, it can be an effective proposal in constructing concepts. In this perspective our objective was to analyze the contributions of the Game of the Rest for the understanding of the concept of multiplication. It is a qualitative and applied research that was carried out in a classroom with 30 students of the fourth year of Elementary School, in which the Game of the Rest was used as a resource. It was possible to conclude that the game, through the cognitive and affective context that it promotes, was a scenario of students' engagement with the action. The processes of self-regulation and problem situation promoted in the interventions involved the students in conducts of effort and confrontation resulting in appropriation of the intended concept.<hr/>Resumen El concepto de multiplicación en las matemáticas no siempre es aprehendido por el alumno debido a la utilización de prácticas pedagógicas convencionales. A partir de esta constatación, partimos de la tesis de que situaciones activas, promotoras de autorregulación por intermedio de la resolución de problemas presentes en los juegos, pueden ser una propuesta efectiva en la construcción de conceptos. En esa perspectiva nuestro objetivo fue analizar las contribuciones del Juego del Resto para la comprensión del concepto de multiplicación. Se trata de una investigación cualitativa y aplicada que se realizó en una sala de clase con 30 alumnos del cuarto curso de la Enseñanza Primaria, en la cual se utilizó como recurso el Juego del Resto. Fue posible concluir que el juego, por el contexto cognitivo y afectivo que promueve, fue escenario de participación de los alumnos a la acción. Los procesos de autorregulación y situación problema promovidos en las intervenciones abarcaran los alumnos en conductas de esfuerzo y enfrentamiento resultando en apropiación del concepto pretendido. <![CDATA[Remembering: contributions to the understanding of the learning process of scientific concepts]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde a Grécia Antiga a memória é compreendida, sobretudo, como um local de armazenamento de informações. Consideramos que tal modelo é limitado para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos. Neste artigo, tivemos como objetivo investigar como se dá o processo de aprendizagem desses conceitos, em sala de aula, a partir da compreensão do processo de rememoração. Assim, propomos um modelo que considera que, quando o sujeito está numa situação de aprendizagem de um conceito científico, ele ressignifica conhecimentos prévios a partir da rememoração, construindo novos modos de pensar próprios do contexto científico. Acreditamos que nosso modelo pode contribuir para compreender o processo de aprendizagem, levando em consideração o processo de rememoração. Estimulamos, assim, estudos empíricos que, além de ajudarem a melhorar o modelo, podem nos mostrar indícios de como funciona o processo de aprendizagem numa visão holística, permitindo propor, futuramente, métodos de ensino.<hr/>Abstract From ancient Greece memory is understood, above all, as a place of information storage. We consider that such a model is limited for understanding the process of learning scientific concepts. In this article, we aimed to investigate how the learning process of these concepts occurs in the classroom, by understanding the recall process. Thus, we propose a model that considers that, when the student is in a situation of learning a scientific concept, he/she reconfigures previous knowledge from the recollection, constructing new modes of thinking proper to the scientific context. We believe that our model can contribute to understanding the learning process, taking into account the recall process. Thus, we stimulate empirical studies that, in addition to helping to improve the model, can show us how the learning process works in a holistic perspective, allowing future teaching methods to be proposed.<hr/>Resumen Desde la Antigua Grecia la memoria es comprendida, especialmente, como un sitio de almacenamiento de informaciones. Consideramos que tal modelo es limitado para la comprensión del proceso de aprendizaje de conceptos científicos. En este artículo, tuvimos como objetivo investigar cómo se da el proceso de aprendizaje de esos conceptos, en sala de clase, a partir de la comprensión del proceso de rememoración. Así, proponemos un modelo que considera que, cuando el sujeto está en situación de aprendizaje de un concepto científico, él resignifica conocimientos previos a partir de la rememoración, construyendo nuevos modos de pensar propios del contexto científico. Creemos que nuestro modelo pueda contribuir para comprender el proceso de aprendizaje, llevando en consideración el proceso de rememoración. Estimulamos, así, estudios empíricos que, además de ayudar a mejorar el modelo, puedan enseñarnos indicios de cómo funciona el proceso de aprendizaje en una visión holística, permitiendo proponer, futuramente, métodos de enseñanza. <![CDATA[Women youth from countryside areas: directions on education and perspectives on the future]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100041&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo promover reflexões a respeito da educação e das perspectivas de futuro de jovens mulheres do meio rural residentes em diferentes municípios do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e composições fotográficas, ambas entendidas como produções narrativas, com quarenta e oito jovens. Seguindo um processo analítico embasado nos pressupostos da Teoria Fundamentada, sete entrevistas foram selecionadas e estudadas em profundidade, tendo em vista dois aspectos: serem representativas das mesoregiões do estado e indicarem conteúdos transversais: trajetória educacional, projetos de vida, profissão e futuro. Este estudo aponta que a escola desempenha uma função para além da aprendizagem formal, consistindo em um espaço de lazer e convivência, de construção de identificações e também de projeção para o futuro para além do campo profissional, entretanto, também evidencia a falta de um trabalho de orientação particularizado a essas juventudes.<hr/>Abstract This article aims to promote reflections about the education and future perspectives of young rural women living in different cities in the countryside of Rio Grande do Sul, Brazil. Interviews and photographic compositions were carried out, both understood as narrative productions, with forty - eight young people. Following an analytical process based on the assumptions of Grounded Theory, seven interviews were selected and studied in depth, considering two aspects: to be representative of the state mesoregions and to indicate transversal contents: educational trajectory, life projects, profession and future. This study points out that the school has a function beyond formal learning, consisting of a space of leisure and coexistence, of construction of identifications and also of projection for the future beyond the professional field, however, also evidences the lack of a work of particularized orientation to those youths.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo promover reflexiones a respecto de la educación y de las perspectivas de futuro de jóvenes mujeres del medio rural residentes en distintos municipios del interior de Rio Grande do Sul, Brasil. Se realizaron entrevistas y composiciones fotográficas, ambas entendidas como producciones narrativas, con cuarenta y ocho jóvenes. Siguiendo un proceso analítico basado en los presupuestos de la Teoría Fundamentada, siete entrevistas fueron seleccionadas y estudiadas en profundidad, teniendo en vista dos aspectos: ser representativas de las mesorregiones del estado e indicar contenidos transversales: trayectoria educacional, proyectos de vida, profesión y futuro. Este estudio apunta que la escuela desempeña una función para más allá del aprendizaje formal, consistiendo en un espacio de ocio y de convivencia, de construcción de identificaciones y también de proyección para el futuro para más allá del campo profesional, sin embargo, también evidencia la falta de un trabajo de orientación particularizado a esas juventudes. <![CDATA[The relationship between self-concept of children and teacher leadership styles]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A interação professor-aluno é essencial para o desenvolvimento das crianças. Essa interação influencia diversos aspectos do comportamento infantil, dentre estes, o autoconceito. Este trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito em crianças e os estilos de liderança de professores. Participaram desta pesquisa 124 alunos com idade média de 9,5 (DP=1,29), de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) e o Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP). Os resultados mostraram três correlações, uma positiva e duas negativas, além da classificação quanto aos estilos de liderança de professores e a classificação dos autoconceitos das crianças. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações sociais estabelecidas na escola e promove uma reflexão sobre a importância dessas relações para o desenvolvimento infantil.<hr/>Abstract The teacher-student interaction is essential for the development of children. This interaction influences several aspects of the child's behavior, among them, the self-concept. This study aimed to verify the relationship between self-concept in children and teacher leadership styles. A total of 124 students with a mean age of 9.5 (SD = 1.29), 4th and 5th years of Elementary School, from public schools participated in this study. Two instruments were used to collect data, the Child-Youth Self-Concept Scale (EAC-IJ) and the Teacher Leadership Styles Inventory (IELP). The results showed three correlations, one positive and two negative, as well as the classification of teacher leadership styles and the classification of children's self-concepts. The study points to the need to consider the social relations established in the school and promote a reflection on the importance of these relationships for child development.<hr/>Resumen La interacción profesor-alumno es esencial para el desarrollo de los niños. Esa interacción influencia diversos aspectos del comportamiento infantil, entre éstos, el auto concepto. Este estudio tuvo por objetivo verificar la relación entre el auto concepto en niños y los estilos de liderazgo de profesores. Participaron de esa investigación 124 alumnos con un promedio de edad de 9,5 (DP=1,29), de 4º y 5º cursos de la Enseñanza Primaria, de escuelas públicas. Para la recolecta de datos se utilizó dos instrumentos, la Escala de Auto concepto Infanto-Juvenil (EAC-IJ) y el Inventario de Estilos de Liderazgo de Profesores (IELP). Los resultados mostraron tres correlaciones, una positiva y dos negativas, además de la clasificación cuanto a los estilos de liderazgo de profesores y la clasificación de los auto conceptos de los niños. El estudio apunta para la necesidad de considerarse las relaciones sociales establecidas en la escuela y promueve una reflexión sobre la importancia de esas relaciones para el desarrollo infantil. <![CDATA[Critical thinking development through the implementation of problem-based learning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El proceso educativo actual involucra al docente y al estudiante con roles activos aplicando nuevas estrategias. El objetivo del estudio fue determinar si la aplicación del Aprendizaje Basado en Problemas a estudiantes de Ingeniería Biomédica de una universidad privada de Bogotá, favorece la obtención de competencias genéricas, especialmente el pensamiento crítico. El tipo de estudio fue de naturaleza mixta, cuasi-experimental y transaccional. Se utilizó para el enfoque cuantitativo el cuestionario de las Competencias Genéricas Individuales validado por Olivares y Wong (2013) asociado a tres dimensiones del pensamiento crítico: interpretación, juicio e inferência. A su vez, se evaluó de manera cualitativa mediante rúbrica de cuatro categorías relacionadas con la estrategia didáctica: autonomía, participación, comunicación y disposición al pensamiento crítico. Aunque el enfoque cuantitativo no arrojó resultados determinantes en el cambio del pensamiento crítico, si se encontraron cambios a través del análisis cualitativo, especialmente en análisis, interpretación y evaluación.<hr/>Abstract The current educational process involves the teacher and the student in active roles applying new strategies. The purpose of the study was to determine if the application of Problem-Based Learning in Biomedical Engineering students at a private university in Bogotá can favor the achievement of generic competences, especially critical thinking. The type of study was mixed, quasi-experimental and transactional. It was used for the quantitative approach, through a questionnaire of individual generic competences validated by Olivares and Wong (2013), associated with three dimensions of critical thinking: interpretation, judgment and inference. In turn, they were evaluated qualitatively by heading four categories related to the teaching strategy: autonomy, participation, communication and critical thinking disposition. Although the quantitative approach did not produce decisive results for the change in critical thinking, changes were found through qualitative analysis, especially in analysis, interpretation and evaluation.<hr/>Resumo O processo educacional atual envolve o professor e o aluno em papéis ativos, aplicando novas estratégias. O objetivo do estudo foi determinar se a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas nos estudantes de Engenharia Biomédica de uma universidade privada de Bogotá pode favorecer a obtenção de competências genéricas, especialmente o pensamento crítico. O tipo de estudo foi de natureza mista, quase-experimental e transacional. Foi utilizada a abordagem quantitativa, por meio de um questionário de competências genéricas individuais validado por Olivares e Wong (2013), associado com três dimensões do pensamento crítico: interpretação, julgamento e inferência.Por sua vez, foram avaliados qualitativamente por rubrica de quatro categorias relacionadas com a estratégia de ensino: a autonomia, participação, comunicação e disposição ao pensamento crítico. Embora a abordagem quantitativa não tenha gerado resultados decisivos para a mudança de pensamento crítico, encontraram-se mudanças por meio de análise qualitativa, especialmente em análise, interpretação e avaliação. <![CDATA[The incidence of Bullying in Business Administration and Accounting Courses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar a ocorrência do bullying nos cursos de Ciências Contábeis e Administração de duas universidades públicas mineiras. O procedimento de pesquisa foi um survey e o instrumento de coleta de dados foi respondido por 773 alunos matriculados nesses cursos em 2014. Os resultados desta pesquisa sugerem maior incidência do bullying entre os estudantes do sexo masculino; maior ocorrência dessa prática na sala de aula; que o bullying é confundido com uma brincadeira; que a maioria dos agressores acredita que a prática do bullying é engraçada e a maioria das testemunhas finge não ver as agressões, pois sente medo de passar a ser o alvo delas. Infere-se que a reflexão, a prevenção e o combate do bullying precisam acontecer também no ensino superior, principalmente, com o auxílio de profissionais das áreas de Educação e Psicologia.<hr/>Abstract The objective of this research is to analyze the occurrence of bullying in the courses of Accounting and Administration of two public universities in Minas Gerais. The research procedure was a survey and the data collection instrument was answered by 773 students enrolled in these courses in 2014. The results of this research suggest a higher incidence of bullying among male students; greater occurrence of this practice in the classroom; the bullying is mistaken for a joke; the most part of the perpetrators believe that bullying is funny and the most part of the witnesses pretend not to see aggression because they are afraid of becoming their target. It is inferred that the reflection, prevention and combat of bullying must also happen in higher education, especially with the help of professionals in the areas of Education and Psychology.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es analizar la incidencia del bullying en los cursos de Ciencias Contables y Administración de dos universidades públicas mineras. El procedimiento de investigación fue un survey y el instrumento de recolecta de datos fue respondido por 773 alumnos ingresados en esos cursos en 2014. Los resultados de esta investigación enseñan más incidencia del bullying entre los estudiantes del sexo masculino; más incidencia de esa práctica en la sala de clase; que el bullying es confundido con una broma; que gran número de los agresores cree que la práctica del bullying es graciosa y la mayoría de los testigos finge no ver las agresiones, pues siente miedo de pasar a ser el blanco de ellas. Se deduce que la reflexión, la prevención y el combate del bullying necesitan suceder también en la enseñanza universitaria, principalmente con la ayuda de profesionales de las áreas de Educación y Psicología. <![CDATA[The impact of training on phonological awareness skills in writing preschoolers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Pesquisas recentes demonstram que aprender a ler e escrever em uma língua alfabética exige a compreensão da relação entre fonemas e grafemas, o que requer habilidades de segmentação da fala, isto é, consciência fonológica, sendo que tais habilidades têm se mostrado altamente correlacionadas à aprendizagem da língua escrita. Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenção em consciência fonológica sobre o desempenho em tarefas de escrita em 15 pré-escolares, os quais foram submetidos a provas de consciência fonológica, conhecimento de letras e escrita de palavras antes e após a intervenção. Os resultados sugerem um efeito positivo da intervenção tanto no desenvolvimento das habilidades metafonológicas, quanto nas habilidades de escrita dos participantes. Discute-se a importância da incorporação de atividades visando ao desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil, a fim de favorecer a aprendizagem da língua escrita.<hr/>Abstract The recent researches shows that learning to read and write in an alphabetic language requires an understanding of the relationship between phonemes and graphemes, which requires speech segmentation skills, that is, phonological awareness, and these skills have been highly correlated with learning written language. The objective of this research was to evaluate the effects of a phonological awareness intervention program on the performance of writing tasks in 15 pre-school children, who were submitted to tests of phonological awareness, knowledge of letters and written words before and after intervention. The results suggest a positive effect of the intervention in both the development of metaphonological skills and the writing skills of participants. The importance of the use of activities aimed at the development of phonological awareness in Early Childhood Education is discussed, in order to favor the learning of written language.<hr/>Resumen Investigaciones recientes demuestran que aprender a leer y a escribir en una lengua alfabética exige la comprensión de la relación entre fonemas y grafemas, lo que requiere habilidades de segmentación del habla, es decir, consciencia fonológica, siendo que tales habilidades se han mostrado altamente correlacionadas al aprendizaje de la lengua escrita. En esta investigación tuvimos como objetivo evaluar los efectos de un programa de intervención en consciencia fonológica sobre el desempeño en tareas de escritura en 15 pre-escolares, los cuales fueron sometidos a pruebas de consciencia fonológica, conocimiento de letras y escritura de palabras antes y tras la intervención. Los resultados sugieren un efecto positivo de la intervención tanto en el desarrollo de las habilidades meta fonológicas como en las habilidades de escritura de los participantes. Se discute la importancia de la incorporación de actividades visando al desarrollo de la consciencia fonológica en la Educación Infantil, a fin de favorecer el aprendizaje de la lengua escrita. <![CDATA[School violence: perceptions of students and teachers of a public school]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investigou a percepção de estudantes e de professores acerca da violência no espaço escolar. Participaram 16 professores e 60 alunos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Foram realizados grupos focais, sendo realizados dois grupos de alunos e um grupo de professores. A partir da análise de conteúdo foram estabelecidas quatro categorias discursivas: Violência entre pares, Violência entre alunos e professores, Violência extramuros e Ações de enfrentamento. A violência escolar foi descrita como multifacetada, ocorrendo nas formas verbal e física. Violência intra e extrafamiliar foram percebidas como relacionadas às ocorrências intraescolares. Houve diferenças nas discussões em cada grupo; entretanto, as ações da direção da escola foram pontuadas por todos como relevantes para a resolução dos conflitos. Destaca-se a necessidade de projetos de intervenção que focalizem as relações sociais entre os adolescentes e a formação dos professores e equipe diretiva para atuação nos casos de conflito.<hr/>Abstract This study investigated the perception of students and teachers about the violence in school space. The participants were 16 teachers and 60 students from a public school in Porto Alegre / RS. Focal groups were held, with two groups of students and one group of teachers. From the content analysis, four discursive categories were established: Peer violence, Violence between students and teachers, Violence outside the walls, and Coping actions. School violence was described as multifaceted, occurring in verbal and physical forms. Intra and extrafamiliar violence were perceived as related to intra-school occurrences. There were differences in the discussions in each group, however the actions of the school management were scored by all as relevant for the resolution of the conflicts. It is important to emphasize the need for intervention projects that focus on the social relations among adolescents and the training of teachers and the management team for action in conflict cases.<hr/>Resumen Este estudio investigó la percepción de estudiantes y de profesores acerca de la violencia en el espacio escolar. Participaron 16 profesores y 60 alumnos de una escuela pública de Porto Alegre/RS. Se realizaron grupos focales, siendo realizados dos grupos de alumnos y un grupo de profesores. A partir del análisis de contenido se estableció cuatro categorías discursivas: Violencia entre pares, Violencia entre alumnos y profesores, Violencia extramuros, y Acciones de enfrentamiento. La violencia escolar fue descripta como polifacético, sucediendo en las formas verbal y física. Violencia intra y extra familiar fueron percibidas como relacionadas a los sucesos intraescolares. Hubo diferencias en las discusiones en cada grupo, sin embargo. Las acciones de la dirección de la escuela fueron apuntadas por todos como relevantes para la resolución de los conflictos. Se destaca la necesidad de proyectos de intervención que focalicen las relaciones sociales entre los adolescentes y la formación de los profesores y equipo directiva para actuación en los casos de conflicto. <![CDATA[Review Historical and dialectical materialism as the foundation of cultural-historical psychology: method and research methodology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investigou a percepção de estudantes e de professores acerca da violência no espaço escolar. Participaram 16 professores e 60 alunos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Foram realizados grupos focais, sendo realizados dois grupos de alunos e um grupo de professores. A partir da análise de conteúdo foram estabelecidas quatro categorias discursivas: Violência entre pares, Violência entre alunos e professores, Violência extramuros e Ações de enfrentamento. A violência escolar foi descrita como multifacetada, ocorrendo nas formas verbal e física. Violência intra e extrafamiliar foram percebidas como relacionadas às ocorrências intraescolares. Houve diferenças nas discussões em cada grupo; entretanto, as ações da direção da escola foram pontuadas por todos como relevantes para a resolução dos conflitos. Destaca-se a necessidade de projetos de intervenção que focalizem as relações sociais entre os adolescentes e a formação dos professores e equipe diretiva para atuação nos casos de conflito.<hr/>Abstract This study investigated the perception of students and teachers about the violence in school space. The participants were 16 teachers and 60 students from a public school in Porto Alegre / RS. Focal groups were held, with two groups of students and one group of teachers. From the content analysis, four discursive categories were established: Peer violence, Violence between students and teachers, Violence outside the walls, and Coping actions. School violence was described as multifaceted, occurring in verbal and physical forms. Intra and extrafamiliar violence were perceived as related to intra-school occurrences. There were differences in the discussions in each group, however the actions of the school management were scored by all as relevant for the resolution of the conflicts. It is important to emphasize the need for intervention projects that focus on the social relations among adolescents and the training of teachers and the management team for action in conflict cases.<hr/>Resumen Este estudio investigó la percepción de estudiantes y de profesores acerca de la violencia en el espacio escolar. Participaron 16 profesores y 60 alumnos de una escuela pública de Porto Alegre/RS. Se realizaron grupos focales, siendo realizados dos grupos de alumnos y un grupo de profesores. A partir del análisis de contenido se estableció cuatro categorías discursivas: Violencia entre pares, Violencia entre alumnos y profesores, Violencia extramuros, y Acciones de enfrentamiento. La violencia escolar fue descripta como polifacético, sucediendo en las formas verbal y física. Violencia intra y extra familiar fueron percibidas como relacionadas a los sucesos intraescolares. Hubo diferencias en las discusiones en cada grupo, sin embargo. Las acciones de la dirección de la escuela fueron apuntadas por todos como relevantes para la resolución de los conflictos. Se destaca la necesidad de proyectos de intervención que focalicen las relaciones sociales entre los adolescentes y la formación de los profesores y equipo directiva para actuación en los casos de conflicto. <![CDATA[The higher psychic functions: operations with the sign systems and their role in the infant psychism development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investigou a percepção de estudantes e de professores acerca da violência no espaço escolar. Participaram 16 professores e 60 alunos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Foram realizados grupos focais, sendo realizados dois grupos de alunos e um grupo de professores. A partir da análise de conteúdo foram estabelecidas quatro categorias discursivas: Violência entre pares, Violência entre alunos e professores, Violência extramuros e Ações de enfrentamento. A violência escolar foi descrita como multifacetada, ocorrendo nas formas verbal e física. Violência intra e extrafamiliar foram percebidas como relacionadas às ocorrências intraescolares. Houve diferenças nas discussões em cada grupo; entretanto, as ações da direção da escola foram pontuadas por todos como relevantes para a resolução dos conflitos. Destaca-se a necessidade de projetos de intervenção que focalizem as relações sociais entre os adolescentes e a formação dos professores e equipe diretiva para atuação nos casos de conflito.<hr/>Abstract This study investigated the perception of students and teachers about the violence in school space. The participants were 16 teachers and 60 students from a public school in Porto Alegre / RS. Focal groups were held, with two groups of students and one group of teachers. From the content analysis, four discursive categories were established: Peer violence, Violence between students and teachers, Violence outside the walls, and Coping actions. School violence was described as multifaceted, occurring in verbal and physical forms. Intra and extrafamiliar violence were perceived as related to intra-school occurrences. There were differences in the discussions in each group, however the actions of the school management were scored by all as relevant for the resolution of the conflicts. It is important to emphasize the need for intervention projects that focus on the social relations among adolescents and the training of teachers and the management team for action in conflict cases.<hr/>Resumen Este estudio investigó la percepción de estudiantes y de profesores acerca de la violencia en el espacio escolar. Participaron 16 profesores y 60 alumnos de una escuela pública de Porto Alegre/RS. Se realizaron grupos focales, siendo realizados dos grupos de alumnos y un grupo de profesores. A partir del análisis de contenido se estableció cuatro categorías discursivas: Violencia entre pares, Violencia entre alumnos y profesores, Violencia extramuros, y Acciones de enfrentamiento. La violencia escolar fue descripta como polifacético, sucediendo en las formas verbal y física. Violencia intra y extra familiar fueron percibidas como relacionadas a los sucesos intraescolares. Hubo diferencias en las discusiones en cada grupo, sin embargo. Las acciones de la dirección de la escuela fueron apuntadas por todos como relevantes para la resolución de los conflictos. Se destaca la necesidad de proyectos de intervención que focalicen las relaciones sociales entre los adolescentes y la formación de los profesores y equipo directiva para actuación en los casos de conflicto. <![CDATA[Between university and school: proposals for intervention in school institutions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investigou a percepção de estudantes e de professores acerca da violência no espaço escolar. Participaram 16 professores e 60 alunos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Foram realizados grupos focais, sendo realizados dois grupos de alunos e um grupo de professores. A partir da análise de conteúdo foram estabelecidas quatro categorias discursivas: Violência entre pares, Violência entre alunos e professores, Violência extramuros e Ações de enfrentamento. A violência escolar foi descrita como multifacetada, ocorrendo nas formas verbal e física. Violência intra e extrafamiliar foram percebidas como relacionadas às ocorrências intraescolares. Houve diferenças nas discussões em cada grupo; entretanto, as ações da direção da escola foram pontuadas por todos como relevantes para a resolução dos conflitos. Destaca-se a necessidade de projetos de intervenção que focalizem as relações sociais entre os adolescentes e a formação dos professores e equipe diretiva para atuação nos casos de conflito.<hr/>Abstract This study investigated the perception of students and teachers about the violence in school space. The participants were 16 teachers and 60 students from a public school in Porto Alegre / RS. Focal groups were held, with two groups of students and one group of teachers. From the content analysis, four discursive categories were established: Peer violence, Violence between students and teachers, Violence outside the walls, and Coping actions. School violence was described as multifaceted, occurring in verbal and physical forms. Intra and extrafamiliar violence were perceived as related to intra-school occurrences. There were differences in the discussions in each group, however the actions of the school management were scored by all as relevant for the resolution of the conflicts. It is important to emphasize the need for intervention projects that focus on the social relations among adolescents and the training of teachers and the management team for action in conflict cases.<hr/>Resumen Este estudio investigó la percepción de estudiantes y de profesores acerca de la violencia en el espacio escolar. Participaron 16 profesores y 60 alumnos de una escuela pública de Porto Alegre/RS. Se realizaron grupos focales, siendo realizados dos grupos de alumnos y un grupo de profesores. A partir del análisis de contenido se estableció cuatro categorías discursivas: Violencia entre pares, Violencia entre alumnos y profesores, Violencia extramuros, y Acciones de enfrentamiento. La violencia escolar fue descripta como polifacético, sucediendo en las formas verbal y física. Violencia intra y extra familiar fueron percibidas como relacionadas a los sucesos intraescolares. Hubo diferencias en las discusiones en cada grupo, sin embargo. Las acciones de la dirección de la escuela fueron apuntadas por todos como relevantes para la resolución de los conflictos. Se destaca la necesidad de proyectos de intervención que focalicen las relaciones sociales entre los adolescentes y la formación de los profesores y equipo directiva para actuación en los casos de conflicto.