Scielo RSS <![CDATA[Psicologia Escolar e Educacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-855719980001&lang=en vol. 2 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Psicologia Escolar e Universidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Effects of an intervention on the topographic features of teachers' social skills</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Examina a influência de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional (PRODIP) sobre aspectos topográficos do desempenho dos professores participantes. A intervenção objetivou desenvolver habilidades interpessoais do professor para o estabelecimento de condições interativas de ensino e foi realizada em doze sessões grupais de hora e meia cada, ao longo de dois meses. Os dados foram coletados através de filmagem de aulas pré e pós-intervenção. A topografia do desempenho dos professores foi descrita e avaliada em seus componentes não verbais, paralíngüísticos e mistos. Os resultados mostraram que todos os professores foram avaliados mais positivamente em vários componentes e que expressão facial, entonação, humor e entusiasmo foram objeto de "melhora" de praticamente todos os professores. Discutem-se esses resultados em relação aos objetivos do PRODIP e a outras questões de pesquisa.<hr/>Present the exame of some effects of an Interpersonal Professional Development Program (PRODIP) concerning to the topographic performance of six teachers that participated in the program. The intervention aimed interpersonal skills required to establish interactive learning conditions. It was completed in twelve sessions of one and a half hour duration, over a two-months period. Each teacher class was videotaped prior to and following the intervention phase. Written descriptions of the topographics features of each theacher's interpersonal behavior were developed and then analysed in terms of its nonverbal, paralinguistic and mixed components. The results indicated that all the teachers were evaluated more positively on several topographic features following the intervention program and that facial expression, entonation and use of humour and entusiasm were improved for nearly all the teachers. These finds are discussed regarding the objectives of the program and other questions research. <![CDATA[<b>Barriers to the expression of personal creativity among Cuban, Brazilian and Portuguese professionals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investiga barreiras à expressão da criatividade pessoal percebidas por 290 profissionais de educação do Brasil, Cuba e Portugal. Para identificação das barreiras, solicitou-se aos sujeitos para completar a sentença: eu seria mais criativo se... Realizou-se análise de conteúdo, elaborando-se categorias que abrangeram, em suas matizes, o conteúdo referente às distintas barreiras. Observou-se, que dentre os profissionais brasileiros e portugueses, foram as barreiras de ordem pessoal as mais apontadas, enquanto, entre os cubanos, foram as de ordem social. Observou-se que o medo (de errar, do fracasso, da crítica) foi a barreira pessoal mais apontada pelos brasileiros e portugueses, ao passo que, na amostra cubana, foi a insuficiente capacidade de observação, análise ou reflexão. Quanto às barreiras de ordem social, a falta de tempo foi o aspecto mais salientado nas distintas amostras. Como o cultivo da criatividade no contexto escolar depende necessariamente da atuação dos profissionais que atuam neste contexto, seria relevante implementar estratégias que possibilitassem a superação de barreiras identificadas. <![CDATA[<b>The "Centro Del bambini e delle famiglie"</b>: <b>a new possibility for the attendance of children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta e analisa, em termos das possibilidades de implantação e primeiras avaliações, aexperiência italiana relativa aos cuidados com a criança, representada pelos atuais "Centros das Crianças e dasFamílias". Trata-se de um novo serviço de natureza sócio-educativa que tem como objetivo oferecerinstrumentos de apoio à difícil tarefa dos genitores bem como proporcionar oportunidades adequadas dedesenvolvimento tanto para as crianças quanto para suas famílias. O artigo lança algumas luzes para autilização do referido serviço em contexto brasileiro.<hr/>This job presents and analyses, in terms ofthe possibilities of implantation and evaluations, the Italianexperience related to children care, represented by the existing "Centri Del bambini e delle famiglie". 1t is aquestion of a new service with a social-educative nature that has the objetive of providing support instrumentsto developing opportunities, both for children and to their families. The article points out some light to the useof the referred service in a Brazilian context. <![CDATA[<b>Creativity as a value in the educational process</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo plantea que la creatividad es una capacidad que permite al individuo mejores niveles educativos, de bienestar social y de salud mental. A través de varias investigaciones sobre creatividad, que abarcan estudiantes de diferentes carreras y niveles, se evidencia la falta de planeación de la creatividad dentro de la curricula. Asimismo, se muestra 10 que ocurre con esta variable en los diferentes niveles educativos: básico, medio y superior. Con una muestra aproximada de 1,300 estudiantes en diferentes etapas de investigación, y un instrumento de creatividad gráfica creado exprofeso, se ha determinado que: a) en universidad los estudiantes tienen menos creatividad al egresar; b) el incremento de la creatividad está relacionado con prácticas y diseños; c) en la educación básica y en la media, la creatividad está dada principalmente por la fluidez y la flexibilidad; d) la creatividad no correlaciona con personalidad artística; y e) en la educación básica y en La media se encontró niveles de creatividad similares a los de La universidad.<hr/>Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.<hr/>This work states the idea that creativity is an ability that allows individuais to reach better levels of education, mental health and well-being. Several findings on creativity research including students of different schools and levels, show a lack of creativity planning in the curriculum. They also show the variable behavior in basic, medium and higher education. From a sample of 1,300 students, in all research stages, and a graphic creativity tool created exprofeso, it has been concluded that: a) students are found to have less creativity when they leave university; b) increasement in creativity is related to practice and design; c) fluency and flexibility have a large weight in the creativity increase at basic and medium levels; d) creativity is not correlated to an artistic personality trend; and e) creativity levels are similar in basic, medium and higher education. <![CDATA[<b>Sala de aula, pesquisa e aprendizagem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo plantea que la creatividad es una capacidad que permite al individuo mejores niveles educativos, de bienestar social y de salud mental. A través de varias investigaciones sobre creatividad, que abarcan estudiantes de diferentes carreras y niveles, se evidencia la falta de planeación de la creatividad dentro de la curricula. Asimismo, se muestra 10 que ocurre con esta variable en los diferentes niveles educativos: básico, medio y superior. Con una muestra aproximada de 1,300 estudiantes en diferentes etapas de investigación, y un instrumento de creatividad gráfica creado exprofeso, se ha determinado que: a) en universidad los estudiantes tienen menos creatividad al egresar; b) el incremento de la creatividad está relacionado con prácticas y diseños; c) en la educación básica y en la media, la creatividad está dada principalmente por la fluidez y la flexibilidad; d) la creatividad no correlaciona con personalidad artística; y e) en la educación básica y en La media se encontró niveles de creatividad similares a los de La universidad.<hr/>Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.<hr/>This work states the idea that creativity is an ability that allows individuais to reach better levels of education, mental health and well-being. Several findings on creativity research including students of different schools and levels, show a lack of creativity planning in the curriculum. They also show the variable behavior in basic, medium and higher education. From a sample of 1,300 students, in all research stages, and a graphic creativity tool created exprofeso, it has been concluded that: a) students are found to have less creativity when they leave university; b) increasement in creativity is related to practice and design; c) fluency and flexibility have a large weight in the creativity increase at basic and medium levels; d) creativity is not correlated to an artistic personality trend; and e) creativity levels are similar in basic, medium and higher education. <![CDATA[<b>Entrevista com o Prof. Dr. Arrigo Leonardo Angelini</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo plantea que la creatividad es una capacidad que permite al individuo mejores niveles educativos, de bienestar social y de salud mental. A través de varias investigaciones sobre creatividad, que abarcan estudiantes de diferentes carreras y niveles, se evidencia la falta de planeación de la creatividad dentro de la curricula. Asimismo, se muestra 10 que ocurre con esta variable en los diferentes niveles educativos: básico, medio y superior. Con una muestra aproximada de 1,300 estudiantes en diferentes etapas de investigación, y un instrumento de creatividad gráfica creado exprofeso, se ha determinado que: a) en universidad los estudiantes tienen menos creatividad al egresar; b) el incremento de la creatividad está relacionado con prácticas y diseños; c) en la educación básica y en la media, la creatividad está dada principalmente por la fluidez y la flexibilidad; d) la creatividad no correlaciona con personalidad artística; y e) en la educación básica y en La media se encontró niveles de creatividad similares a los de La universidad.<hr/>Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.<hr/>This work states the idea that creativity is an ability that allows individuais to reach better levels of education, mental health and well-being. Several findings on creativity research including students of different schools and levels, show a lack of creativity planning in the curriculum. They also show the variable behavior in basic, medium and higher education. From a sample of 1,300 students, in all research stages, and a graphic creativity tool created exprofeso, it has been concluded that: a) students are found to have less creativity when they leave university; b) increasement in creativity is related to practice and design; c) fluency and flexibility have a large weight in the creativity increase at basic and medium levels; d) creativity is not correlated to an artistic personality trend; and e) creativity levels are similar in basic, medium and higher education. <![CDATA[<b>Primeiras dissertações/teses em psicologia escolar/educacional da USP</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo plantea que la creatividad es una capacidad que permite al individuo mejores niveles educativos, de bienestar social y de salud mental. A través de varias investigaciones sobre creatividad, que abarcan estudiantes de diferentes carreras y niveles, se evidencia la falta de planeación de la creatividad dentro de la curricula. Asimismo, se muestra 10 que ocurre con esta variable en los diferentes niveles educativos: básico, medio y superior. Con una muestra aproximada de 1,300 estudiantes en diferentes etapas de investigación, y un instrumento de creatividad gráfica creado exprofeso, se ha determinado que: a) en universidad los estudiantes tienen menos creatividad al egresar; b) el incremento de la creatividad está relacionado con prácticas y diseños; c) en la educación básica y en la media, la creatividad está dada principalmente por la fluidez y la flexibilidad; d) la creatividad no correlaciona con personalidad artística; y e) en la educación básica y en La media se encontró niveles de creatividad similares a los de La universidad.<hr/>Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.<hr/>This work states the idea that creativity is an ability that allows individuais to reach better levels of education, mental health and well-being. Several findings on creativity research including students of different schools and levels, show a lack of creativity planning in the curriculum. They also show the variable behavior in basic, medium and higher education. From a sample of 1,300 students, in all research stages, and a graphic creativity tool created exprofeso, it has been concluded that: a) students are found to have less creativity when they leave university; b) increasement in creativity is related to practice and design; c) fluency and flexibility have a large weight in the creativity increase at basic and medium levels; d) creativity is not correlated to an artistic personality trend; and e) creativity levels are similar in basic, medium and higher education. <![CDATA[<b>Pensando criativamente na universidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo plantea que la creatividad es una capacidad que permite al individuo mejores niveles educativos, de bienestar social y de salud mental. A través de varias investigaciones sobre creatividad, que abarcan estudiantes de diferentes carreras y niveles, se evidencia la falta de planeación de la creatividad dentro de la curricula. Asimismo, se muestra 10 que ocurre con esta variable en los diferentes niveles educativos: básico, medio y superior. Con una muestra aproximada de 1,300 estudiantes en diferentes etapas de investigación, y un instrumento de creatividad gráfica creado exprofeso, se ha determinado que: a) en universidad los estudiantes tienen menos creatividad al egresar; b) el incremento de la creatividad está relacionado con prácticas y diseños; c) en la educación básica y en la media, la creatividad está dada principalmente por la fluidez y la flexibilidad; d) la creatividad no correlaciona con personalidad artística; y e) en la educación básica y en La media se encontró niveles de creatividad similares a los de La universidad.<hr/>Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.<hr/>This work states the idea that creativity is an ability that allows individuais to reach better levels of education, mental health and well-being. Several findings on creativity research including students of different schools and levels, show a lack of creativity planning in the curriculum. They also show the variable behavior in basic, medium and higher education. From a sample of 1,300 students, in all research stages, and a graphic creativity tool created exprofeso, it has been concluded that: a) students are found to have less creativity when they leave university; b) increasement in creativity is related to practice and design; c) fluency and flexibility have a large weight in the creativity increase at basic and medium levels; d) creativity is not correlated to an artistic personality trend; and e) creativity levels are similar in basic, medium and higher education.