Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620160001&lang=en vol. 21 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Mediation of information in medicine: possibilities for dialogue among knowledge scientific, professional and sociocultural]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The mediation process takes place through the interrelationship of technical devices, human, environmental, and semiotic systems that enable knowledge sharing and construction. In discussing information mediation, we must consider the various mechanisms and communication strategies aimed at reaching not only the receiver of information, but also to develop cultural, specific, ethical and aesthetic values. In mediation of medical information, the doctor maters the specialized field of scientific knowledge, built from research activities performed by subjects in a given time, obeying the rules and protocols of research, formalization and dissemination of results, defined by the scientific community, with recognition and legitimacy, which puts him on the central condition of the legitimate mediator of the medical information. However, he cannot, alone, with his scientific answer, to meet both objective and subjective demands that come from patient-receptor. He needs to establish a dialogue with a range of other knowledge "voices" transiting through other knowledge, including the professional information, which interferes and act on complex interactive process in search of procedures for the maintenance and quality of living.<hr/>RESUMO O processo de mediação se dá através da inter-relação de dispositivos técnicos, humanos, ambientais e semiológicos que permitem o compartilhamento e a construção do conhecimento. Ao se discutir a mediação da informação, há de se considerar os vários mecanismos e estratégias de comunicação que visam atingir, não apenas o receptor das informações, mas também desenvolver valores culturais, específicos, éticos e estéticos. Na mediação da informação médica, o profissional médico tem o domínio do saber científico especializado da sua área, construído a partir de atividades de pesquisa realizadas numa determinada época, obedecendo às regras e protocolos da pesquisa, de formalização e divulgação de resultados, definidos pela comunidade científica, com reconhecimento e legitimação, o que o coloca na condição central de mediador legítimo da informação médica. No entanto, sozinho, ele não pode, com suas respostas científicas, atender às demandas tanto objetivas quanto subjetivas do receptor-paciente, necessitando estabelecer uma dialogia com um conjunto de 'vozes' que transitam por outros saberes, entre os quais os do profissional da informação, que interferem e atuam no complexo processo interativo em busca dos procedimentos para a manutenção e qualidade do viver. <![CDATA[Competitive intelligence in the context of enterprises artifacts of tin in Minas Gerais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Investiga como as práticas da inteligência competitiva têm sido conduzidas pelas empresas mineiras de artefatos de estanho. Ao todo foram selecionadas 9 empresas, o que representou 90% da população das empresas de estanho operando na respectiva região. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário estruturado e analisados por meio das técnicas da estatística descritiva. Os resultados revelaram que a IC tem sido utilizada de maneira praticamente informal, especialmente nas empresas de menores portes analisadas. Observou-se, também, que os respectivos empresários compreendem que a IC é muito importante para o sucesso competitivos dos seus negócios, especialmente porque ajuda os seus gerentes a compreenderem melhor as necessidades dos seus clientes, na descoberta de novas oportunidades de negócios e no desenvolvimento de novos produtos, além do aumento da eficácia das estratégias competitivas utilizadas contra os seus concorrentes.<hr/>ABSTRACT Investigates the practices of competitive intelligence (CI) has been conducted by companies artifacts tin of the Minas Gerais. Nine companies were selected, representing 90% of the population of firms operating in the respective region. Data were collected through the application of a structured questionnaire and analyzed using descriptive statistics techniques. The results showed that the CI has been practically used in informal manner, especially in the smaller sized companies analyzed. It was observed also that the respective entrepreneurs understand that the IC is very important to the success of your business competitive, especially because it helps your managers to better understand the needs of its customers in finding new business opportunities and development of new products, in addition to increasing the effectiveness of the competitive strategies used against their competitors. <![CDATA[Knowledge retention in services]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100042&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Atualmente, o desafio para os pesquisadores e gestores na área da gestão do conhecimento é estudar modelos que promovam a aquisição, retenção, distribuição e utilização do conhecimento por indivíduos e grupos das organizações. As empresas prestadoras de serviço são exemplos de organizações que apresentam dificuldades na retenção do conhecimento, uma vez que este é criado nos locais de prestação de serviço, isto é, distante da sede da empresa. Quando a empresa prestadora de serviço não se estrutura internamente a fim de resgatar este conhecimento diluído entre vários locais de operação, a chance de ocorrer a perda do conhecimento e de vantagem competitiva é grande. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é analisar um modelo organizacional voltado para um prestador de serviço que promova a retenção do conhecimento adquirido em seus diversos clientes. Os resultados apontam que as empresas prestadoras de serviço devem focar seu processo de retenção de conhecimento em um departamento específico. Este departamento tem a tarefa de identificar e resgatar as melhores práticas e lições aprendidas entre todos os funcionários que atuam em diferentes clientes em bancos de dados, e, além disso, promover a integração desses funcionários a fim de promover a distribuição de conhecimento tácito.<hr/>ABSTRACT Currently, the challenge for researchers and managers in the area of knowledge management is to study models that promote the acquisition, retention, distribution and use of knowledge by individuals and groups working in organizations. The service companies are examples of organizations that have difficulties in knowledge retention process, once it is created and acquired in different service sites, i.e., distant from the company headquarters. When the service provider company did not mobilize and structure internally in order to retain this knowledge diluted across multiple sites, the chance of loss the knowledge and competitive advantage is great. Thus, the main objective of this paper is to analyze an organizational model focused to a service provider that promotes the retention of the knowledge acquired in their different clients. The results suggest that service companies should focus on the process of knowledge retention in a specific department. This department has the task to identify and storage best practices and lessons learned among all employees who work on different clients in databases, and in addition, to promote the integration of these employees in order to promote the distribution of tacit knowledge. <![CDATA[Work built environment influence on organizational knowledge creation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100066&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O ambiente de trabalho pode contribuir para o desempenho e produtividade dos trabalhadores bem como para a troca de informações entre colegas de trabalho que, ao interagirem, promovem a criação de conhecimento. O objetivo do presente estudo foi o de identificar a influência da satisfação com os aspectos tangíveis do ambiente construído sobre os aspectos intangíveis do processo de criação do conhecimento em empresas do Rio Grande do Sul. O método adotado foi de natureza quantitativa com abordagem descritiva. Os dados foram coletados por meio de uma survey com corte transversal. O campo de estudo foi o das áreas intensivas em conhecimento de empresas. Para a análise dos dados foram adotadas técnicas de estatística multivariada. Os resultados revelaram a relação positiva entre a criação de conhecimento tácito e a satisfação com o ambiente construído. Mais especificamente, os resultados indicam que a satisfação com o ambiente construído apresenta maior impacto sobre a criação de conhecimento, nas áreas da tecnologia e aprendizagem.<hr/>ABSTRACT The work environment can contribute for the performance and productivity of workers as well as information transfer among coworkers that, when interacting, make that the knowledge creation happens. Therefore, the objective is to identify the influence of the satisfaction with the built environment on the knowledge creation process in knowledge intense companies of Rio Grande do Sul, Brazil. A survey research was carried out with a structured questionnaire based on theoretical references related to the study context, and had as target public companies of Rio Grande do Sul that have as common characteristic, intense areas of knowledge. Such research, of exploratory and quantitative feature, had data analyses done with the application of multivariate statistics technics. The results show from the four areas that represent knowledge creation, in this study, built environment satisfaction presented better influence on knowledge creation, which is, better built environments increases information exchange through the use of technology. <![CDATA[The book challenges of teaching as a research source, memory and history in times of information society]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100084&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O texto é uma reflexão a partir de uma investigação, em andamento, acerca dos acervos didáticos abrigados nas instituições escolares da rede estadual de ensino, circunscritas ao município de Florianópolis, integrante da 18a Secretaria Regional do governo de Santa Catarina, cruzados com dados históricos da biblioteca da escola. A investigação é uma pesquisa documental e bibliográfica ancorada nos estudos. Os dados até o momento apontam os primeiros resultados concernentes aos estudos teóricos, o levantamento bibliográfico e da prática de pesquisa demandada.<hr/>ABSTRACT The text is a reflection from an ongoing investigation about the didactic collections housed in the State Schools confined to Florianópolis, member of the 18th Regional Secretary of the Government of Santa Catarina, crossed with historical data from the school's library. The research is documentary and bibliographic research anchored in cultural studies. The data of the investigation indicate the first results concerning the theoretical studies, bibliography literature and the respondent research practice. <![CDATA[Knowledge management: a model study and its relationship with innovation in organizations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100097&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo tem por objetivo analisar modelos de gestão do conhecimento, procurando, a partir de sua estrutura, caracterizar o contexto de sua aplicação nas empresas e sua relação com o processo de inovação. No desenvolvimento do trabalho, discorre-se sobre a inovação e seu embasamento na informação e no conhecimento, delineando os elementos construtivos da informação e sua convergência para a geração do conhecimento. A partir de um levantamento bibliográfico sobre modelos de gestão do conhecimento, realiza-se uma leitura analítica de sua estrutura com base na informação e no conhecimento, identificando suas características para a realização efetiva da gestão. Ao final, faz-se considerações a respeito dos modelos de gestão do conhecimento e seu suporte para a inovação.<hr/>ABSTRACT This study aims to analyze models of knowledge management, searching from its framework to characterize the context of its application in business and its relationship to the process of innovation. In the development of this paper, innovation and its basis in information and knowledge are discussed, outlining the building blocks of information and its convergence to the generation of knowledge. From a literature review on models of knowledge management, this study performs an analytical reading of its framework based on information and knowledge, identifying their characteristics to the effective realization of management. Finally, some considerations are made about the knowledge management models and its support for innovation. <![CDATA[Notes about the feminine participation in the field of health as from the collection of rare works the Manguinhos Library at the Oswaldo Cruz Foundation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esse artigo pretende discutir a participação feminina na pesquisa no campo da saúde a partir do acervo de obras raras da Biblioteca de Manguinhos do Icict/Fiocruz, sendo as teses inaugurais o primeiro passo para traçar esse caminho. São ainda raras as análises que deem conta do uso e impacto das teses como fonte de informação para pesquisa. Além, pouco se discute sobre os elementos descritivos dessas teses e suas características bibliográficas e bibliológicas enquanto obras raras, o que tem implicações na descrição e organização das mesmas para disponibilizá-las. Essa é a discussão aqui travada, na expectativa que seja possível dar início a descrição de uma trajetória feminina no campo das ciências da saúde a partir da digitalização do material identificado e disponibilização para a comunidade científica, por meio do Repositório Institucional da Fiocruz, o ARCA.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss feminine participation in the field of health as from the collection of rare works at the Icict/Fiocruz Manguinhos Library, with the innaugural theses being the first step to plot this path. There are still rare analyses which render account on the use and impact of the theses as source of information for research. Moreover, little is discussed on the descriptive elements of such theses and their bibliographic and bibliological features as rare works, which bear implications upon their description and organization to make them available. This is the discussion carried out here, in the assumption that it be possible to start the description of a feminine path in the field of health sciences as from the digitalization of the material identified , as well as making it available to the scientific community , by means of the Fiocruz Institutional Repository , the ARCA. <![CDATA[Production of scientific and technological knowledge in the Federal Institutes of Education, Science and Technology: an investigation about its nature and use]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem um objetivo duplo: primeiro, pretende identificar a posição dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da controvérsia entre o modelo linear de pesquisa, atribuído a Bush (1945), e o modelo representado por Stokes (2005). Segundo, verifica qual dentre os modelos sobre a relação empresa-universidade-governo, formulados por Sábato e Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson e Rosenberg (1993), Leydesdorff e Etzkowitz (1996) e Etzkowitz e Leydesdorff (2000), melhor se adapta aos Institutos. O universo da pesquisa são os 24.335 professores lotados nos 38 Institutos Federais existentes no país. Desse grupo, foi retirada uma amostra de 165 indivíduos, distribuída proporcionalmente ao número de professores de cada Instituto. Primeiramente, foi realizado levantamento dos dados desses 165 professores nos currículos registrados na Plataforma Lattes. Verificou-se que 96 tinham seus currículos atualizados e com produção cadastrada. Para esses, foi enviado o questionário. Os dados obtidos foram submetidos às análises qualitativa e quantitativa. De acordo com os resultados obtidos, concluímos que os professores/pesquisadores desenvolvem pesquisa básica e pesquisa aplicada de forma integrada, não se conformando, portanto, ao modelo linear de pesquisa de Bush, aproximando-se do modelo proposto por Stokes. Quanto aos modelos empresa-universidade-governo, o que parece melhor se adaptar à realidade dos Institutos Federais é o Triângulo de Sábato, que atribui ao Governo o papel de principal incentivador.<hr/>ABSTRACT This article has a twofold objective: first, it aims at identifying the position held by Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology professors on the controversy between the linear model of research, attributed to Bush (1945), and the model proposed by Stokes (2005). Second, it attempts at verifying which of the three models proposed to describe enterprise-university-government relations, as formulated by Sábato and Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson and Rosenberg (1993), Leydesdorff and Etzkowitz (1996) and Etzkowitz and Leydesdorff (2000), suits better the Institutes. The research universe consists of 24,335 professors from 38 Federal Institutes in existence in the country, from which a sample of 165 individuals was withdrawn and distributed proportionally to the number of professors in each Institute. Firstly, a survey of the curricula of the 165 professors was conducted in the Lattes Platform. It was verified that 96 professors had their curricula updated and had production registered. For these professors, a questionnaire was sent. The obtained data were submitted to qualitative and quantitative analyses. According to the obtained results, we concluded that the professors/researchers carry out basic research and applied research in an integrated way, thus not conforming to Bush´s linear model, but being closer to the model proposed by Stokes. Regarding the enterprise-university-government relations models, Sabato´s Triangle, attributing to the government the role of the main stimulator, seems to describe better the reality of the Federal Institutes. <![CDATA[The importance of mapping knowledge networks for information management and knowledge in sports environment: a case study in Marilia Athletic Club]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100152&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A construção de redes de conhecimento possibilita melhor aproveitamento para o processo de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC). É importante considerar o mapeamento de fontes informacionais e de fluxos de informação, como base estruturante para a GI e GC. O mapeamento das redes de conhecimento em ambientes com pouca percepção no que tange a importância da informação e do conhecimento, possibilita demonstrar aos sujeitos organizacionais a importância da informação e do conhecimento para o desempenho de processos, atividades e tarefas. Os clubes de futebol não possuem uma cultura voltada à valorização e uso da informação e do conhecimento de modo estruturado. Nessa perspectiva, destacar a importância dos indivíduos nos processos de GI e GC em clubes de futebol, propicia disponibilizar, por meio de um sociograma, as relações existentes, bem como as fontes chave para a efetividade da GI e GC. A pesquisa foi realizada no Marília Atlético Clube (MAC), Clube de futebol interior do estado de São Paulo. Identificou-se que, as informações estão centralizadas em poucos indivíduos conforme demonstra o sociograma. A situação complexa evidencia que os indivíduos atuam por tempo determinado no Clube, influindo no comprometimento com os processos de gestão desenvolvidos no clube.<hr/>ABSTRACT The construction of networking knowledge enables the best use for the process of Information Management (IM) and Knowledge Management (KM). It is important to consider the mapping of informational sources and information flows, a solid basis for the IM and KM. The mapping of networking knowledge in low perception with respect the importance of information and knowledge, enables demonstrate to organizational individuals the importance of information and knowledge for the performance of processes, activities and tasks. The soccer clubs do not have a culture of valuing and use of information and knowledge structured mode. From this perspective, emphasize the importance of individuals in GI and GC processes in soccer clubs, propitiates available through a Sociogram, the relationships and the key sources for the effectiveness of IM and KM. The research was carried in Marilia Athletic Club (MAC), Club Soccer of Marilia City, Sao Paulo State, Brazil. It was identified that the information is centralized in a few people as demonstrated by the Sociogram. The complex situation evidence that individuals act for a specified time at the Club, influencing the commitment management processes developed in the club. <![CDATA[University libraries in a historical perspective: on the way to sustainable development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100173&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresenta a evolução das bibliotecas universitárias como instituições seculares, cuja evolução dá-se a partir do crescimento bibliográfico e do surgimento das primeiras universidades na Idade Média. O objetivo desse artigo é compreender a evolução das bibliotecas universitárias em uma perspectiva histórica de modo a identificar suas características específicas, seus agentes e os dispositivos adotados por essas instituições difusoras do conhecimento. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para elaboração do artigo e discussão do tema. Conhecer esse percurso histórico possibilita a apreensão dos primeiros vestígios das bibliotecas universitárias e sua evolução, seus percalços e desafios, assim como situa a atuação dos profissionais da informação na condução de ações de mediação e apropriação da informação na perspectiva da formação de indivíduos não apenas competentes em informação, mas capazes de exercer seu protagonismo social.<hr/>ABSTRACT It shows the evolution of university libraries as secular institutions, which evolution occurs from the bibliographic growth and the emergence of the first universities in the Middle Ages. The objective of this paper is to understand the evolution of university libraries in a historical perspective in order to identify its specific characteristics, its agents and devices adopted by these institutions that promote knowledge. It used bibliographic and documentary research to develop the article and discussion of the topic. Knowing this historical route allows the apprehension of the first traces of university libraries and their evolution, their mishaps and challenges, as well as places the role of information professionals in the conduct of mediation activities and information ownership in connection with the training of individuals not only competent in information, but able to exercise their social role. <![CDATA[Picturebook: text, image and mediation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100194&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O livro ilustrado abre a perspectiva de diálogo entre texto e imagem, ampliando as experiências de leitura. O objetivo deste artigo é oferecer subsídios teóricos para auxiliar o bibliotecário em suas atividades de mediação de leitura literária com os pequenos leitores, atentando particularmente para o livro ilustrado infantil. Para isso, são apresentadas considerações sobre a literatura infantil e as diferenciações entre o livro ilustrado e o livro com ilustração. Exemplifica-se com uma breve análise de dois livros da produção contemporânea brasileira. Ressalta-se o papel do bibliotecário na apropriação e utilização desse rico material em suas atividades de mediação de leitura literária.<hr/>ABSTRACT The picturebook opens the possibility of a dialogue between text and image, enhancing the reading experience. The purpose of this article is to provide theoretical support to assist the librarian in his literary reading, mediation activities with young readers, particularly paying attention to the child picturebook. Considerations are made about children's literature and the differences between the picturebook and the book with illustrations. Exemplifies with a brief review of two books of contemporary Brazilian production. We emphasize the librarian's role using this rich material in their literary reading mediation activities. <![CDATA[Scientific collaboration network on oilseed involved in biodiesel production]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Redes de colaboração científica representam estratégias para compartilhamento de informações e novos conhecimentos sobre as comunidades acadêmicas. Este tipo de rede pode identificar os agentes que compõem a rede e a intensidade da ligação que une os atores. Por esta razão, neste trabalho foram identificadas as relações entre os autores, países e instituições em publicações sobre seis oleaginosas pertencentes à cadeia produtiva do biodiesel. As oleaginosas selecionados foram soja, pinhão-manso, dendê, canola, girassol e mamona. Nesta rede, os vértices são autores, países ou instituições e as arestas são obtidas por meio da análise publicação. Portanto, se dois cientistas são coautores em uma publicação, eles estão conectados. As publicações sobre estas seis oleaginosas foram recuperadas da base de dados do Web of Knowledge de 1945 a 2011. As consultas foram feitas no modo de Pesquisa Avançada, procurando o nome da oleaginosa no título da publicação e a palavra biodiesel no título, resumo ou palavras-chave. Para cada oleaginosa, três redes foram construídas: autores, países e instituições. No período estudado, foram analisados um total de 1378 publicações. Quatro países (Brasil, Índia, China e Estados Unidos da América) participaram das publicações sobre todas as oleaginosas estudadas.<hr/>ABSTRACT Scientific collaboration networks represent strategies for sharing information and new knowledge about academic communities. This type of network can identify the actors that compose the network and the intensity of the connection joining the actors. For this reason, in this work we identified the relationships among authors, countries and institutions in publications about six oilseeds belonging to the biodiesel production chain. The oilseeds selected were soybean, jatropha, palm, canola, sunflower, and castor. In this network, the vertices are authors, countries or institutions and the edges are obtained by the publication analysis. Therefore, if two scientists have coauthored a publication, they are connected. Additionally, the countries and institutions network are built from the authors addresses. Publications about six oilseeds were recover from the Web of Knowledge database from 1945 to 2011. Queries were made in Advanced Search mode, looking for the oilseed name in the publication title and the biodiesel word in the publication title, abstract or keywords. For each oilseed, three networks were constructed: authors, countries, and institutions. In period studied, a total of 1378 publications were analyzed. Four countries (Brazil, India, China, and United States of America) had participated in the publications about all oilseeds studied.