Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620180003&lang=en vol. 23 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Time representation ontology in the context of performance measurement indicators]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Parte integrante de sistemas de avaliação de desempenho, os indicadores são, muitas vezes, compartilhados ou comparados. Entretanto, alguns indicadores possuem associada certa vaguidade e imprecisão. Neste sentido, a representação semântica de indicadores é evidenciada na literatura, incluindo-se o tempo para a complementação da significação destes indicadores. Este estudo buscou analisar os trabalhos acerca da representação semântica de tempo através de ontologias, selecionados após revisão bibliométrica, optando-se pelo reuso de um modelo de conhecimento que melhor atendesse ao propósito de representar o tempo no contexto dos indicadores de desempenho. Usando-se a metodologia METHONTOLOGY, concluiu-se pela SWRL Temporal Ontology, em razão de contemplar o maior número de granularidades possível para instantes ou pontos de tempo.<hr/>ABSTRACT Performance measurement indicators are widely used by organizations in order to assess, measure and classify organizational performance. As part of performance measurement systems, indicators are often shared or compared to different internal sectors of the organization, or even with other companies. However, some indicators are associated with vagueness and imprecision. In these cases, literature related to time representation can clarify the need for the semantic representation of indicators. This work seeks to analyse the studies available, selected after bibliometric review, on the semantic representation of time through ontologies. The purpose of this is to identify a knowledge model which best served the purpose of representing time in the performance indicators’ context. After applying the METHONTOLOGY methodology, it was concluded that the most suitable option is the SWRL Temporal Ontology, due to its ability to represent fine levels of granularity for points of time. <![CDATA[Crosswalk between educational metadata standards]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300025&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A diversidade de formatos utilizados para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem contribui para que o processo de recuperação de informação relevante permaneça sendo um grande desafio para a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. A adoção de metadados para a catalogação destes recursos vem sendo utilizada tanto em âmbito nacional quanto internacional. No entanto, não existe um consenso sobre qual é o melhor padrão de metadados. Tem como objetivo apresentar um mapeamento relacional entre principais padrões de metadados utilizados pelos repositórios de objetos de aprendizagem. A metodologia utilizada se fundamenta em análise exploratória e analítica de repositórios de objetos de aprendizagem para identificar os metadados de cada iniciativa e propor um modelo de correlação entre os padrões. Os resultados apontam que os padrões Dublin Core e LOM são referências para outros padrões de metadados. Assim, o mapeamento foi realizado a partir de uma correspondência entre esses padrões e para a validação foram analisados 140 objetos de aprendizagem disponíveis em repositórios na Web. Conclui-se que é possível estabelecer um modelo de correlação entre os metadados com um número significativo de elementos para colaborar com o processo de indexação automática e aprimorar a recuperação de informação.<hr/>ABSTRACT The formats diversity used for the development of learning objects contributes to the relevant information retrieval process remains a major challenge for Information Science and Computer Science. The adoption of metadata for cataloging these resources are being used both nationally and internationally. However, there is no consensus regarding the best metadata standard. It aims to present a crosswalk between main metadata standards used by learning objects repositories. Methodology is based on exploratory and analytical analysis of learning object repositories to identify the metadata of each initiative and propose a correlation model between the patterns. The results indicate that Dublin Core and LOM standards are references to other metadata standards. Thus, mapping was performed based on a correspondence between these patterns and validating was analyzed 140 learning objects available in repositories web. It follows that it is possible to establish a correlation model between the metadata with a significant number of elements to collaborate with the automatic indexing process and improve information retrieval. <![CDATA[Influence of individual factors in the use of digital libraries: the case of Journals Portal Capes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300039&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo investigou usuários e não-usuários do Portal de Periódicos da Capes com o objetivo de identificar variáveis independentes determinantes para sua utilização ou não. Como procedimento metodológico foi adotado um web survey, enviado a 14.763 docentes de 17 universidades federais brasileiras, que continha questões referentes às características pessoais, características profissionais, suas atitudes em relação aos periódicos impressos versus eletrônicos e a descoberta dos motivos dos docentes ao utilizar a Internet. Os resultados observados indicam, no que diz respeito às características pessoais, que a variável sexo não é determinantes para a utilização do Portal. Já a variável idade apresenta-se como determinante para sua utilização. No que diz respeito às características profissionais ficou evidenciado que as variáveis área do conhecimento, universidade e formação acadêmica são determinantes para sua utilização, já a variável região geográfica não se apresentou como uma variável determinante para a utilização do Portal. Outro comportamento observado foi a preferência pelas duas formas impressa e eletrônica simultaneamente pela maioria dos respondentes. As três principais finalidades de uso da Internet indicadas pelos docentes são realizar pesquisas acadêmicas, acessar e-mail e fazer compras respectivamente. Recomenda-se pesquisas qualitativas para melhor entendimento de alguns dos resultados.<hr/>ABSTRACT This article investigated users and non-users of the Capes Portal to identify independent variables that are determinant to use or non-use of the Portal. The methodological procedure adopted was a web survey sent to 14,763 faculty in 17 Brazilian federal universities, which contained questions on personal and professional characteristics, attitudes to printed versus electronic journals and purposes for using the Internet. With regard to personal characteristics the results indicate that sex is not determinant for the use of the Portal while the variable age is. With regard to professional characteristics, evidences are that the variables area of knowledge, university and academic background are determinant to use. The variable geographic region is not presented as a determinant variable for the use of the Portal. Another observed behavior was preference for both print and electronic forms simultaneously by most respondents. The three main Internet usage purposes indicated by faculty are performing academic research, accessing email and shopping respectively. More qualitative research is recommended to better understanding of some of the results. <![CDATA[Enriched semantic markup for postgraduate programs in Latin America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300067&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN El marcado semántico enriquecido proporciona significado a los contenidos y permite interoperabilidad entre las máquinas, favoreciendo la visualización de la información para los usuarios, como el uso de los rich snippets, que amplían la información de los resultados ofrecidos por motores de búsqueda. El objetivo de este trabajo fue analizar y enriquecer semánticamente los contenidos de programas de posgrados entregados a los usuarios, para que sean interoperables y contribuir a la comunidad1 mediante la reutilización y propuesta de extensión de una nueva entidad. La metodología utilizada fue descriptiva mediante la compilación y sistematización de información cualitativa y cuantitativa, análisis y caracterización de los contenidos que entregan las páginas Web en estudio y del vocabulario de Schema.org. Como resultado se presenta una propuesta de marcado de contenidos enriquecido semánticamente para los programas de posgrado ofrecidos por universidades latinoamericanas, en una nueva entidad basada en el vocabulario de Schema.org, llamada ProgramaPosgrado. Concluyéndose que el marcado semántico enriquecido mediante el uso de rich snippets es una aplicación real de la Web Semántica que agrega visibilidad e interoperabilidad a los contenidos Web, verificándose que, Schema.org es un vocabulario que puede ser extendido para ser usado en diferentes ámbitos.<hr/>RESUMO A marcação semântica enriquecida fornece significado aos conteúdos e permite a interoperabilidade entre as máquinas, incentivando a visualização da informação para os usuários, tais como o uso dos rich snippets, que expandem as informações dos resultados fornecidos pelos motores de busca. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar e enriquecer semanticamente os conteúdos dos programas de pós-graduação entregues aos usuários, para que sejam interoperáveis ​​e contribuir para a comunidade mediante o reuso e a proposta de extensão de uma nova entidade. A metodologia utilizada foi descritiva com base na compilação e sistematização de informações qualitativas e quantitativas, análise e caracterização dos conteúdos que atualmente contêm as páginas web em estudo e o vocabulário do Schema.org. Como resultado se apresenta uma proposta de marcação de conteúdos semanticamente enriquecida para os programas de pós-graduação oferecidos por algumas universidades latino-americanas contida em uma nova entidade nomeada ProgramaPosgrado, baseada no vocabulário do Schema.org. Concluiu-se que o enriquecido usando rich snippets é uma aplicação real da Web Semântica que adiciona visibilidade e interoperabilidade aos conteúdos da Web, verificando-se que o Schema.org é um vocabulário que pode ser estendido para uso em diferentes campos.<hr/>ABSTRACT Enriched semantic markup provides meaning to content and allows interoperability between machines, encouraging the visualization of information for users, such as the use of rich snippets, which expand the information provided by search engines. The objective was to analyze and enrich semantically the contents of the graduate programs delivered to the users, so that they are interoperable and contribute to the community through the reuse and proposal of extension of a new entity. The methodology used was descriptive based on the compilation and systematization of qualitative and quantitative information, analysis and characterization of the contents that currently contain the studied web pages and the Schema.org vocabulary. As result, a content semantically enriched markup proposal is presented for the postgraduate programs offered by some Latin American universities contained in a new entity named ProgramaPosgrado, based on the vocabulary of Schema.org. It was concluded that enriched semantic markup using rich snippets is a true Semantic Web application that adds visibility and interoperability to Web content, verifying that Schema.org is a vocabulary that can be extended for use in different fields. <![CDATA[Epistemologia da Ciência da Informação: evolução da pesquisa e suas bases referenciais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300089&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A presente pesquisa analisa a evolução da produção científica sobre epistemologia na área de Ciência da Informação. Também apresenta autores de destaque e principais referenciais usados nos artigos selecionados. Pergunta se o aumento das publicações de artigos sobre epistemologia pode significar a consolidação de uma comunidade de pesquisa. Por extensão, destaca a possibilidade de identificar tradições filosóficas e científicas através dos referenciais do corpus de análise. Defende a hipótese de que o aumento da produção sobre epistemologia em Ciência da Informação indica o reconhecimento e a relevância desta temática nos últimos anos. Os levantamentos foram realizados em 30 periódicos científicos da Ciência da Informação, no período de 1972 a 2015. No total, 164 artigos foram selecionados para análise. A distribuição dos artigos selecionados evidenciou o aumento significativo da pesquisa a partir de 2004. Diante do aumento da produção, o quadro geral de autores e referenciais se destaca pela tradição, pluralidade e atualização constante de seus pontos de vista. Ressalta a necessidade de incentivar o caráter espontâneo das pesquisas sobre o tema no universo da graduação e da pós-graduação. Conclui que há um indicativo de consolidação da pesquisa e, principalmente, a formação de uma comunidade científica em torno da epistemologia na Ciência da Informação.<hr/>Abstract The present research analyzes the evolution of scientific production on the epistemology in the area of Information Science. It also seeks to present prominent authors and the main referencials used in the selected articles. Asks whether the increase in the number of articles publications on epistemology can mean the consolidation of a research community. By extension, presents the possibility of identifying philosophical and scientific traditions through the referencials of a corpus of analysis. It defends the hypothesis that the increase of the production on epistemology in Information Science indicates the recognition and relevance of this subject in the last years. Surveys were carried out in 30 scientific journals of Information Science, from 1972 to 2015, and 164 articles were selected for the analysis. The distribution of selected articles evidenced a significant increase in research from 2004. Faced with the increase in production, the general framework of authors and referencials stands out for the tradition, plurality and constant updating of their points of view. Highlights the need to encourage the spontaneous nature of research on the subject in the universe of undergraduate and postgraduate studies. It concludes that there is an indicative of consolidation of the research and, mainly, the formation of a scientific community around the epistemology of Information Science. <![CDATA[Innovative practices in school libraries in Florianópolis: cultural entrepreneurship in focus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300104&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa aborda a criatividade e as práticas inovadoras no contexto das bibliotecas escolares do município de Florianópolis. Dessa forma, conceitua criatividade, inovação, empreendedorismo e seus tipos, tendo como foco o empreendedorismo cultural, por caracterizar os empreendimentos planejados em bibliotecas escolares. Desta forma, teve como objetivo principal analisar as práticas inovadoras nas bibliotecas escolares públicas e privadas do município de Florianópolis. Possui caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativo-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online com os bibliotecários e responsáveis por bibliotecas escolares públicas registradas no site da Rede de Bibliotecas da Prefeitura do município de Florianópolis e escolas privadas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC). Além disso, foram apresentadas práticas inovadoras possíveis de executar nas bibliotecas escolares objetivando uma formação mais cidadã. Foi possível obter um panorama da situação atual do município em relação ao empreendedorismo cultural e práticas inovadoras realizadas pelas bibliotecas escolares. Conclui-se que alguns profissionais tem buscado modificar suas práticas de modo a atuar mais ativamente no ensino aprendizagem, entretanto, estas iniciativas ainda são tímidas e dependem de uma mudança proativa dos profissionais que em muitas situações deixam-se desmotivar pelas dificuldades não visualizando as possibilidades para empreender dentro das bibliotecas escolares. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para despertar a mudança atitudinal necessária a estes profissionais, possibilitando assim, a transformação das bibliotecas.<hr/>Abstract This research deals with creativity and innovative practices in the context of school libraries in the municipality of Florianópolis. In this way, it conceptualizes creativity, innovation, entrepreneurship and its types, focusing on cultural entrepreneurship, as it characterizes the projects planned in libraries. With this, the main objective of this research is to analyze the innovative practices in the public and private school libraries of the city of Florianópolis. It has descriptive exploratory character, with qualitative-quantitative approach. Data collection was done through an online questionnaire with the librarians and responsible for public school libraries registered on the website of the Library Network of the Municipality of Florianópolis and private schools affiliated with the Santa Catarina Private School Union (SINEPE / SC). In addition, innovative initiatives found in the literature were presented to demonstrate some possible practices to be carried out in school libraries, and innovative perspectives that could be implemented in these environments were also contributed as a contribution to the training of citizens. As a result of the data collection, it was possible to obtain an overview of the current situation of the municipality in relation to cultural entrepreneurship and innovative practices carried out by school libraries. It is concluded that some professionals have tried to modify their practices in order to act more actively in teaching learning, meanwhile, these initiatives are still shy and depend on a proactive change of the professionals that in many situations are left unmotivated by the difficulties not visualizing the possibilities to undertake within school libraries. It is hoped that this work can contribute to awakening the necessary attitudinal change to these professionals, therefore possible, the transformation of the libraries. <![CDATA[Urban Imaginaries, Sociotechnical Collectives and Civic Vigilance: the networked social life and the new spaces of morality]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300124&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desenvolve-se aqui uma reflexão em torno das ideias de ciberativismo e de vigilância cívica através das denominadas “redes sociais”. Parte-se de uma análise comparativa entre o funcionamento de duas dessas redes, o Facebook e o 4chan, salientando-se como as plataformas tecnológicas condicionam e modelam o tipo de interações que aí ocorrem. Os coletivos sociotécnicos que interagem através dessas redes são dinâmicos e performativos, pelo que, no processo comunicacional que aí decorre, há vários conceitos que vão sendo redefinidos e reconstruídos. Assim, discutem-se também as noções de público e privado, pessoal e político, ativismo e resistência, verdade e pós-verdade. Analisam-se ainda diferentes estratégias de ação possíveis nesses novos espaços, nomeadamente o anonimato ou a personalização, que representam formas diferentes de lidar com a vigilância cívica, abrindo também lugar ao debate entre a liberdade de expressão e o politicamente correto.<hr/>Abstract This article presents a reflection on the ideas of cyberactivism and civic surveillance on the so-called social networks. From a comparative analysis of the functioning of Facebook and 4chan, the article shows how these technological platforms limit and model interaction between sociotechnical collectives, whose dynamic and performative nature helps to redefine and rebuild various concepts. For this reason, the notions of public and private, personal and political, activism and resistance, truth and post-truth are discussed herein. Various possible action strategies in these new spaces are also discussed, namely anonymity and personalization, which represent different forms of dealing with civic surveillance, opening the debate between freedom of speech and political correctness. <![CDATA[Archival policy of digital preservation: a study on its applicability in federal public institutions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300144&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado sobre a preservação do patrimônio documental arquivístico da Federação Espírita do Grande do Sul (FERGS), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/UFSM). O objetivo geral da pesquisa é analisar a aplicação de estratégias de preservação para fins de elaboração de um Plano de Preservação do Patrimônio Documental Arquivístico da FERGS. Para subsidiar a referida pesquisa, optou-se pela realização de um levantamento de dados que identificasse políticas arquivísticas sobre preservação digital e como ela se efetivaria nas instituições, para que fosse possível analisar o universo da referida instituição, a FERGS. O resultado desse levantamento de dados, realizado em cinquenta e cinco instituições públicas brasileiras, mostrou que boa parte delas, ou seja, cerca de noventa e um por cento, não possui uma política arquivística de preservação digital e nenhuma delas possui um Plano de Preservação Digital que efetivasse essa política. Isso mostra que as políticas públicas sobre preservação digital emanadas pelo Arquivo Nacional não estão sendo efetivamente implantadas dentro das instituições públicas federais, corroborando para o desenvolvimento de ações para a melhoria desse cenário.<hr/>Abstract This article presents part of the results obtained in a master's research on the preservation of the archival documentary heritage of the Southern Spiritist Federation (FERGS), which has developed in the Professional Postgraduate Program in Cultural Patrimony of the Federal University of Santa Maria (PPGPPC/ UFSM). The general objective of the research is to analyze the application of preservation strategies for the elaboration of a Plan of Preservation of the FERGS Archival Documentary Heritage. In order to subsidize this research, it was decided to carry out a data survey that identified archival policies on digital preservation and how it would be effective in the institutions, so that it would be possible to analyze the universe of said institution, FERGS. The result of this data collection, carried out in fifty-five Brazilian public institutions, showed that a good part of them, or about ninety-one percent, does not have an archival preservation digital policy and none of them has a Digital Preservation Plan To implement this policy. This shows that the public policies on digital preservation emanated by the National Archives are not being effectively implemented within the federal public institutions, corroborating the development of actions to improve this scenario. <![CDATA[Knowledge Sharing and Protection: a Study Carried Out in a Innovation Company of the Sugar-energy Sector]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300167&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A literatura especializada em gestão do conhecimento prioriza a perspectiva compartilhamento, e em menor proporção, a proteção, além do que, via de regra, são dimensões tratadas de modo fragmentado. Nesse contexto, identifica-se uma lacuna de produção bibliográfica. Na prática gerencial essa realidade também é observada constituindo num dilema para os gestores. O objetivo do artigo consiste em analisar o compartilhamento e proteção do conhecimento numa empresa de inovação, do setor sucroenergético. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. Para o levantamento de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e individual, aplicada a um grupo de gestores de pesquisa e desenvolvimento, e para os responsáveis pelas áreas de recursos humanos, propriedade intelectual e gestão de informações da empresa. Utilizou-se também a análise documental, observação direta e observação participante. O estudo mostrou que os gestores se utilizam de diversas ferramentas e práticas para compartilhar e proteger conhecimento sem o amparo de uma política organizacional orientadora das decisões sobre o que compartilhar e o que proteger. Diante desta realidade, confirmou-se a existência do dilema gerencial, na medida em que os gestores reconhecem a fragilidade a que se está exposto um dos aspectos mais críticos da vantagem competitiva organizacional, o ativo conhecimento.<hr/>Abstract The literature specialized in knowledge management prioritizes a sharing perspective and also, a protection perspective in a lower content. But these dimensions have been treated in a fragmented way. In this context, a bibliographic production gap has been identified. In management practice this reality is also observed, and constitutes a dilemma for managers. The objective of the study is to analyze the sharing and protection knowledge in a innovation company of sugar-energy division. This is a qualitative, descriptive and exploratory study. The data collection was built with semi-structured and individual interview. It was applied to a group of managers of research development departmentall human resources department the intellectual property and information management of the company. Documentary analysis, direct observation and participant observation were also used. The study has showed that managers use a variety of tools and practices to protect and share knowledge without the support of organizational policy that guides decisions about what to share and protect. In this reality, the existence of managerial dilemma was confirmed, as managers recognize a fragility in which case one is exposed to one of the most critical of organizational competitive advantage, the knowledge. <![CDATA[Marvel and DC superhero comic reading and etnomethodology: significance and ramifications]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300188&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresenta a etnometodologia como um conceito teórico adequado à pesquisa sobre leitura, especialmente no que tange ao gênero das histórias em quadrinhos de super-heróis. Discute os conceitos-chave da etnometodologia de Harold Garfinkel, procurando aplicá-los ao estudo e a compreensão da figura do leitor de quadrinhos. Como resultados, aponta a caracterização da apropriação de informações e da introjeção do conhecimento presentes nas relações estabelecidas pelo leitor quando da leitura das histórias em quadrinhos e o emprego de informações obtidas por meio dessa leitura nas suas vidas.<hr/>Abstract It introduces the etnomethodology as a suitable concept for reading research, specially in reference of the superhero comic book genre. It discusses on Harold Garfinkel etnomethodology’s key concepts, aim to use them in the study and understanding of the comic book reader. As results, it shows the description of information’s ownership and knowledge gathering as part of the stablished relations by the reader when reading comic books and the use of gathered information by means of this reading into their own lives. <![CDATA[Competitive intelligence and innovation capability: an analysis of a world class industry in the automotive industry of heavy vehicles]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000300206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo objetivou analisar a Inteligência Competitiva no contexto da Inovação em uma indústria global do setor automotivo de veículos pesados. Procurou-se demonstrar até que ponto a inteligência competitiva tem sido tratada como um driver de inovação, no sentido de provocar mudanças no comportamento de uma empresa, envolvendo o lançamento de produtos e ações de pesquisa e desenvolvimento. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa e descritiva utilizou-se de instrumentos de coleta como entrevistas em profundidade com gestores das áreas de “Inteligência Competitiva e de Mercado”, “Gestão Comercial e Operações”, “Gerência de Produto” da empresa além de pesquisa documental. Como resultados, detectou-se um latente investimento em novos produtos de base tecnológica, oriundos de parcerias com universidades européias, embasadas pela interação entre as atividades de Inteligência Competitiva e Inovação. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a indústria analisada demonstra sua busca constante por processos mais ágeis, são relatados processos aplicados no sentido de atingir o maior alinhamento com os mercados atendidos e até a antecipação de movimentos de inovação com base em sustentabilidade e eficiência operacional. Os estudos demonstraram ainda os esforços realizados pela empresa para entender a demanda de consumidores e a busca por informações e relacionamento duradouros com clientes.<hr/>Abstract This article aimed to analyze the Competitive Intelligence in the context of Innovation in a global industry of the heavy vehicle automotive sector. We tried to demonstrate the extent to which competitive intelligence has been treated as a driver of innovation, in the sense of provoking changes in the behavior of a company, involving the launching of research and development products and actions. Methodologically, the qualitative and descriptive research was used of collection instruments such as in-depth interviews with managers of the areas of "Competitive and Market Intelligence", "Commercial Management and Operations", "Product Management" of the company besides documentary research. As a result, we detected a latent investment in new technology-based products, coming from partnerships with European universities, based on the interaction between the activities of Competitive Intelligence and Innovation. In this context, at the same time that the industry analyzed demonstrates its constant search for more agile processes, processes are applied in order to achieve the greater alignment with the markets served and until the anticipation of innovation movements based on sustainability and operational efficiency. The studies also demonstrated the company's efforts to understand consumer demand and the pursuit of long-term customer relationships and information.