Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620160004&lang=en vol. 21 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Issue procedure ontology (ipo): an ontology for symptoms, problems and solutions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No cenário atual de intensa competitividade entre as empresas, cada vez mais o uso do tempo se torna algo a ser maximizado, visando maior produtividade. Assim, para as organizações se manterem em plena operação, problemas devem ser solucionados o mais breve possível. A informática pode ajudar nesse processo, oferecendo sistemas computacionais que auxiliem na resolução de tais problemas. Com o advento da Web Semântica, surge a possibilidade de representar as informações de tal forma que o computador consiga compreendê-las, possibilitando a criação de sistemas inteligentes com o uso de ontologias. A principal contribuição deste trabalho é uma ontologia extensível (core ontology) para o domínio de sintomas, problemas e soluções, denominada Issue Procedure Ontology (IPO). Esta ontologia pretende prover às máquinas a semântica necessária para que estas forneçam não apenas informações, mas, sobretudo, identifiquem problemas a partir de um conjunto de sintomas e, em seguida, sugiram possíveis soluções, de forma autônoma, para os problemas em questão. Ao final, é realizada uma avaliação da ontologia a fim de corroborar seu poder de expressividade.<hr/>Abstract In the current scenario of intense competitiveness among companies, use of time increasingly becomes something to be maximized, aiming at greater productivity. Thus, for organizations remain in full operation, problems should be solved as soon as possible. Information technology can help this process by providing computer systems to assist in troubleshooting. With the advent of the Semantic Web, there is the possibility to represent information in such a way that the computer can understand them, enabling the creation of intelligent systems with the use of ontologies. The main contribution of this work is an extensible ontology (core ontology) for the domain of symptoms, problems and solutions, named Issue Procedure Ontology (IPO). This ontology aims to provide the necessary semantics for machines so that they provide not only information, but, above all, identify problems from a set of symptoms and then autonomously suggest possible solutions for the problems in question. In the end, is performed an evaluation of ontology in order to corroborate its expressiveness. <![CDATA[A Co-authorship network analysis of CNPq’s productivity research fellows in the probability and statistic area]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In this paper, we analyzed the co-authorship network between all CNPq’s productivity research fellows in the Probability and Statistics area in Brazil. Our aim was to describe and to understand how network measures influence researchers’ productivity. The data was gathered from the CNPq’s Lattes Platform using the software scriptLattes, and a link between two fellows represents the fact that they wrote an article together from 2009 to 2013. The network is disconnected and has only 4.7% of its possible connections. Through a regression analysis, we were able to infer that the centrality positions of an author matters to his/her productivity. As expected, closeness centrality had a negative effect on fellows’ productivity, while the degree centrality had a positive effect.<hr/>Resumo Neste artigo. Nós analisamos a rede de coautoria entre todos os bolsistas de produtividade do CNPq na área de probabilidade e estatística no Brasil. Nosso objetivo foi descrever e entender como medidas da rede influenciam na produtividade dos pesquisadores. A base de dados foi coletada do Plataforma Lattes do CNPq utilizando o programa scriptLattes, e uma ligação entre dois bolsistas representa o fato deles terem escrito um artigo juntos no período de 2009 à 2013. A rede é desconexa e tem apenas 4,7% das possíveis conexões. Por meio da análise de regressão, fomos capazes de inferir que as posições de centralidade de um autor importam para a produtividade dele ou dela. Como esperado, a centralidade de proximidade teve um efeito negativo na produtividade do bolsista, enquanto a centralidade de grau teve um efeito positivo. <![CDATA[A Linked Data prototype for semantic cataloguing of publications]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400048&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta a proposta e subsequente construção de um protótipo para catalogação semântica de publicações científicas. O protótipo desenvolvido segue os princípios Linked Data da nova Web Semântica proposta pelo consórcio W3C e encontra-se operacional. A proposta tem como diferencial o fato de todos os arquivos digitais das publicações serem anotados semanticamente com metadados semiestruturados inteligíveis por máquinas, permitindo que agentes de software nos auxiliem nas tarefas de busca, integração e processamentos de tais publicações, estabelecendo uma base de conhecimento Linked Data de publicações. A pesquisa que ampara o estudo e desenvolvimento do protótipo apresenta conceitos inerentes à Web Semântica, ao padrão de dados semiestruturados Resource Description Framework (RDF) e o uso de ontologias para representação de domínios de conhecimento. Testes de funcionamento são demonstrados e foram realizados com algumas publicações também relacionadas ao tema, salientando a capacidade do protótipo em fornecer informações acessíveis a pessoas e a máquinas (agentes de software), por meio de negociação de conteúdo. O protótipo encontra-se hospedado e está disponível para verificação online por qualquer interessado no tema deste artigo.<hr/>Abstract This article presents the proposal and subsequent construction of a prototype for semantic cataloguing of scientific publications. The prototype developed follows the Linked Data principles of the novel Semantic Web proposed by the W3C consortium and is operational. The proposal has as differential the fact all publications' digital files be semantically annotated with semi-structured metadata intelligible by machines, allowing software agents assist us in the tasks of searching, integration and processing of such publications, establishing a Linked Data knowledge base of publications. The research that supports the study and development prototype presents concepts inherent to the Semantic Web, the standard of semi-structured data Resource Description Framework (RDF) and the use of ontologies for representing knowledge domains. Functional tests are shown and were engaged with some publications also related to the theme, demonstrating the prototype's ability to provide information accessible to people and machines (software agents), through content negotiation. The prototype is hosted and available for online checking for any interested in the subject of this article. <![CDATA[Drawing information in the classroom: the Brazilian participation in the data collection of the international iSquare project]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400066&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.<hr/>Abstract This article presents the perspective of Brazilian scholars from the Federal University of Paraíba as they participated in the data collection phase of the collaborative, international iSquare research project, based at the University of Toronto, Canada. It discusses the origins and theoretical foundations of the study in which scholars from twelve countries investigated graduate students´ visual conceptions of information, using the draw-and-write technique. The article enacts a methodological innovation, since arts-informed, visual methods are rare in Information Science. The team from Brazil discovered sociocultural factors that influence students´ visual conceptions about information, and these can be compared to other iSquares from around the world. The article justifies the iSquare approach as an investigative and pedagogical method, providing students and educators with a multimedia, playful, and spacious means to engage the concept of information in the classroom. As an example of arts-informed, visual research, the article includes striking examples of the original data drawn by the participants. <![CDATA[Reflecting on the information actions in the intellectuals technologies laboratory- LTi]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400078&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresenta uma reflexão sobre as ações de informação no regime de informação do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Compartilha os resultados preliminares de pesquisa com o objetivo de acompanhar e discutir sobre as ações de pesquisa - ensino - extensão informação em desenvolvimento no LTi e analisa as atividades a partir do modelo das ações de informação proposto por González de Gómez. Resume o quadro teórico-metodológico que abrange a abordagem do regime de informação, o escopo e procedimentos da pesquisa, e descreve a rede de projetos do LTi na perspectiva dos estratos e modalidades das ações de informação, bem como dos seus respectivos atores sociais. Analisa as ações de informação em curso no regime de informação do LTi, ressaltando a articulação entre os domínios e estratos das ações em desenvolvimento.<hr/>Abstract Reflects on the actions of information in the information system of the Project Intellectuals Technologies Laboratory - LTi Department of Information Science at the Federal University of Paraíba. Shares the preliminary results of research aiming to monitor and discuss the actions of research - teaching - extension information and analyzes LTi development activities from the model information actions proposed by González Gómez. Summarizes the theoretical and methodological framework that covers the approach of information regime, the scope and procedures of the research, and describes a network of LTi projects in view of the strata, and modalities of action information, as well as their respective social actors. Analyzes the current information provision in LTi information system, highlighting the link between domains and strata of actions in development. <![CDATA[Competitive intelligence in panorama of brazil: the researchers and scientific production on Lattes platform]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400097&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Com base nos desafios presentes e futuros e na importância da consolidação da atividade de Inteligência Competitiva (IC) no Brasil, este artigo teve como objetivo geral identificar e analisar o perfil do pesquisador de IC, quanto à formação, atuação e produção científica no Brasil. O método de pesquisa utilizado compreendeu as técnicas de análise bibliométrica e de conteúdo. A amostra foi composta por 1.434 currículos, dados referenciais de 223 artigos e 26 projetos de pesquisa em andamento, recuperados de forma automatizada na Plataforma Lattes, com a expressão de busca “inteligência competitiva”. Os resultados alcançados foram: 1] representação visual do perfil de atuação e formação do pesquisador brasileiro em IC; 2] categorização da produção científica e dos projetos de pesquisa em IC; e 3] correlação das temáticas investigadas nas publicações em IC. Conclui-se que os resultados deste artigo, contribuem para o entendimento da interdisciplinaridade da IC e sua legitimidade como campo de pesquisa em Ciência da Informação, ao externalizar o perfil dos pesquisadores envolvidos na investigação científica da atividade de IC.<hr/>Abstract Based on the present and future challenges and the importance of consolidation of Competitive Intelligence activity (CI) in Brazil, this article aimed to identify and analyze the CI researcher profile, the training, expertise and scientific production in Brazil. The research method understood the techniques of bibliometric and content analysis. The sample consisted of 1,434 resumes, reference data of 223 articles and 26 research projects in progress, recovered in an automated manner in the Lattes Platform, with the search term "competitive intelligence". The results were: 1] visual representation of performance profile and formation of the Brazilian researcher in CI; 2] categorization of scientific production and research projects in CI; and 3] investigated the correlation of thematic publications in CI. We conclude that the results of this paper, contribute to the understanding of the interdisciplinarity of CI and its legitimacy as a research field in Information Science, to externalize the profile of the researchers involved in scientific research of IC activity. <![CDATA[The digital archival document as research source]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400121&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo realiza uma reflexão sobre as transformações do documento arquivístico, contextualizando-o como fonte de pesquisa. Discorre-se sobre questões como a evolução das tecnologias da informação, suas consequentes vulnerabilidades e a perspectiva de acessar registros fidedignos. A metodologia consiste no levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, contando com livros, teses, dissertações e artigos científicos. Os dados coletados são analisados de forma qualitativa, e apresentados na forma descritiva. Tais aspectos configuram este estudo como um artigo revisão com caráter assistemático. A discussão está centrada em três pontos: confiabilidade, preservação e acesso. Estes pontos são debatidos com a finalidade de preservar documentos digitais fidedignos no longo prazo garantindo o acesso e a sua correta interpretação por parte dos usuários potenciais. Por fim, este estudo contribui para a sedimentação do documento arquivístico digital como uma fonte de pesquisa, e salienta a importância de uma revisão constante das práticas de preservação digital até que ela atinja a mesma expertise que a preservação tradicional.<hr/>Abstract This study makes a reflection on the transformations of archival document, contextualizing it as a source of research. Are discussed issues such as the evolution of information technologies, their consequent vulnerabilities and the prospect of accessing reliable records. The methodology consists on lifting of bibliographic material previously published, with books, theses, dissertations and scientific articles. The collected data is analyzed qualitatively and presented in a descriptive way. These aspects make up this study as an article review with unsystematic. The discussion focuses on three points: reliability, preservation and access. These points are discussed in order to preserve reliable digital documents in long-term ensuring access and its correct interpretation by potential users. Finally, this study contributes to the consolidation of digital archival document as a source of research, and stresses the importance of a constant review of digital preservation practices until it reaches the same expertise that traditional preservation. <![CDATA[Organizational communication and information and communication technologies (ICTs) in hospital management]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400138&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho objetiva analisar o papel da comunicação e a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no suporte à tomada de decisões gerenciais em hospitais. Realizou-se estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva em quatro hospitais de alta complexidade e de ensino, integrantes da Rede InovarH/Ba. Os resultados indicam que: as atividades de comunicação são entendidas como fundamentais para o desenvolvimento dos processos assistenciais e administrativos, entretanto a comunicação é fragmentada e as TIC são pouco utilizadas; o alto escalão utiliza produtos das TIC e a educação permanente facilita os seus usos; a falta de entendimento dos diretores e dos médicos quanto à natureza do trabalho em rede é um aspecto dos desusos das TIC.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the role of communication and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in supporting managerial decision making in hospitals. It was conducted a qualitative and descriptive case study, in four teaching hospitals of high complexity, members of the InovarH Network / Ba. The results indicate that: a) the communication activities are seen as fundamental to the development of administrative and care processes, however communication is fragmented and ICTs are little used, b) the use of ICT products by the high-level and continuing education facilitates its uses, c) the lack of understanding of the directors and doctors as to the nature of networking is one aspect of the non-use of ICTs. <![CDATA[Organizational Learning in Academic Libraries: A Systematic Review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400156&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional.<hr/>Abstract The Organizational Learning (OL) theme in academic libraries in Brazil is underexplored and publications presenting results of empirical studies are incipient. Considering the importance of further study in the area, a systematic review was conducted in the literature to identify and analyze how the subject of OL, related to the context of academic libraries, has been approached in empirical studies from 2005 to 2015. For analysis, 16 articles were selected. Subject areas addressed in the studies focus on: OL as a process (individual, group and organizational learning); OL relationships with knowledge management; information management and institutional assessment; impact of organizational culture on OL and organizational learning capacity. Related to the methodological approach, prevalent quantitative studies. A summary of the results described in the articles points to: a) the relevance of the learning culture, organizational culture and leadership style to the OL and the performance of libraries; b) the importance of individual and group learning to achieve the OL; c) the learning communities (intra and interdepartmental networks) and communities of practice as significant to generate and transfer knowledge acquired; d) Low OL from institutional assessment processes. <![CDATA[LEAN ARCHIVES: The use of Lean Office in archive management]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400180&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo, buscou-se aplicar o Lean office na gestão de arquivos tendo como objetivo verificar a aplicabilidade do pensamento Lean na arquivística. Quanto ao método utilizado, caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação, de abordagem quali-quantitativa, classificada como exploratória e descritiva. A coleta dos dados realizou-se por meio de observação participante, entrevista não estruturada e realização de um grupo focal. Em relação à aplicação da pesquisa, seguiram-se os seguintes passos: Treinamento e conscientização dos colaboradores para o pensamento Lean; MFV - estado atual; MFV - estado Futuro; Plano de ação e Avaliação e discussão dos resultados. Entre os resultados obtidos da pesquisa realizada, destaca-se, de forma quantitativa, a redução de desperdícios com ganhos significativos do Lead Time, diminuindo o tempo gasto para processar as atividades e tempo em que o material fica parado, esperando para ser processado. Ganhos financeiros também foram obtidos, com mais aproveitamento dos recursos e uma reformulação na forma de guardar os documentos. De forma qualitativa, destaca-se um melhor ambiente de trabalho com práticas da gestão visual para comunicação das informações e aumento da eficiência do serviço prestado, gerando mais satisfação do cliente.<hr/>Abstract This study, it was sought to apply the Lean office in the document file management having as purpose to verify the applicability of Lean Thinking in archivology. Regarding to the method used, it is characterized as a research-action in a quali-quantitative approach, classified as exploratory and descriptive. The data collection was held through a participative observation, a non-structured interview, and a focus group realization. Regarding to the research application, the following steps were performed: Training and worker awareness about the Lean thinking; VFM - current state; VFM - future state; Action plan and results evaluation and discussion. Among the obtained research results, it stands out in a quantitative way the reduction of waste, with significant gains of Lead Time, diminishing the time to process the activities and the time at which the material awaits to be processed. Financial gains were also obtained with a better use of resources and a redesigning of the way to keeping the documents. In a qualitative way, a better working environment is highlighted with visual management practices to information communication and increase of the service efficiency in bringing more customer satisfaction. <![CDATA[The latin american national libraries and social capital]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Estudo que pretende analisar o uso da web social nos serviços das bibliotecas nacionais latino americanas e as formas de fomentar Capital Social em sua comunidade. Buscou-se verificar quais mídias sociais as bibliotecas nacionais usam, avaliando como adaptam aos serviços das bibliotecas e como as utilizam para fomentar o Capital Social, adotando-se para isso a teoria do fator whuffie. Utilizou-se a coleta e mapeamento de mídias sociais e observação não participante para a análise dos websites das Bibliotecas Nacionais analisadas. Como resultado, a pesquisa constatou que as Bibliotecas Nacionais em sua grande maioria utilizam seus sites e bibliotecas digitais para oferecer serviços e fomentar Capital Social entre seus interagentes. Por fim, conclui-se que as bibliotecas analisadas ainda utilizam suas mídias sociais na internet para fins administrativos e de divulgação, e observa-se que, através de algumas práticas identificadas nas bibliotecas analisadas nesta pesquisa, as demais bibliotecas podem buscar novas formas e possibilidades de interação dos seus serviços com seus interagentes por meio dessas mídias e de seus websites.<hr/>Abstract This study aims at analyzing the use of the social web for the services of Latin American national libraries and ways to promote social capital in their community. We sought to determine which social media are used by the national libraries evaluating how they adapt to the library services and how they use them in order to promote social capital adopting therefore the theory of the Whuffie factor. We used the collection and mapping of social media as well as non-participant observation for the analysis of the examined national libraries’ websites. As a result the survey found that most national libraries use their websites and digital libraries to offer services and foster social capital among their interactors. It is subsequently concluded that the analyzed libraries also employ their web-based social media for administrative and dissemination purposes, and it is observed that, through determined practices identified in the libraries which were analyzed in this research, the other libraries may seek new ways and possibilities of interaction between their services and their interactors through these media and their websites. <![CDATA[BUFREM, Leilah Santiago. Editoras Universitárias no Brasil: uma crítica para reformulação da prática. 2 ed revista e ampliada. São Paulo: Edusp; Curitiba: Com Arte, 2015.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400225&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Estudo que pretende analisar o uso da web social nos serviços das bibliotecas nacionais latino americanas e as formas de fomentar Capital Social em sua comunidade. Buscou-se verificar quais mídias sociais as bibliotecas nacionais usam, avaliando como adaptam aos serviços das bibliotecas e como as utilizam para fomentar o Capital Social, adotando-se para isso a teoria do fator whuffie. Utilizou-se a coleta e mapeamento de mídias sociais e observação não participante para a análise dos websites das Bibliotecas Nacionais analisadas. Como resultado, a pesquisa constatou que as Bibliotecas Nacionais em sua grande maioria utilizam seus sites e bibliotecas digitais para oferecer serviços e fomentar Capital Social entre seus interagentes. Por fim, conclui-se que as bibliotecas analisadas ainda utilizam suas mídias sociais na internet para fins administrativos e de divulgação, e observa-se que, através de algumas práticas identificadas nas bibliotecas analisadas nesta pesquisa, as demais bibliotecas podem buscar novas formas e possibilidades de interação dos seus serviços com seus interagentes por meio dessas mídias e de seus websites.<hr/>Abstract This study aims at analyzing the use of the social web for the services of Latin American national libraries and ways to promote social capital in their community. We sought to determine which social media are used by the national libraries evaluating how they adapt to the library services and how they use them in order to promote social capital adopting therefore the theory of the Whuffie factor. We used the collection and mapping of social media as well as non-participant observation for the analysis of the examined national libraries’ websites. As a result the survey found that most national libraries use their websites and digital libraries to offer services and foster social capital among their interactors. It is subsequently concluded that the analyzed libraries also employ their web-based social media for administrative and dissemination purposes, and it is observed that, through determined practices identified in the libraries which were analyzed in this research, the other libraries may seek new ways and possibilities of interaction between their services and their interactors through these media and their websites.