Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620180001&lang=en vol. 23 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Access to information in the northeast: balance sheet of LAI creation in the states and the process of its regulation in Maranhão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Lei de Acesso à Informação (LAI) tem natureza mista: é de caráter federativo e é lei da federação, indicando, assim, alguns procedimentos a serem observados pelos estados em sua regulamentação. Este artigo analisa a regulamentação da LAI nos estados da região Nordeste, com ênfase no estado do Maranhão. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico e documental com abordagem qualitativa. Desenvolvemos, ainda, a exploração dos portais dos governos estaduais, da CGU e links ou outros sites que indicassem informações sobre a LAI. A base de análise dos dados foram as diretrizes preconizadas pela LAI nacional e seu decreto de regulamentação - Decreto n. 7.724/2012. Os resultados demonstram que as LAI dos estados nordestinos contemplam as transparências ativa e passiva, tal como preconizada na lei e no decreto que as regulamentam, além da autoridade de monitoramento e de classificação. No caso específico do Maranhão, apesar de algumas lacunas, há um esforço em garantir o acesso à informação.<hr/>ABSTRACT Law on Access to Information (LAI) has dual nature: it is of federal character and is law of the federation, indicating some procedures to be followed by the states in their regulation. This article analyzes the regulation of LAI in the states of the Northeast region, with emphasis on the state of Maranhão. Thus, we conducted a bibliographical and documentary survey with a qualitative approach. We also developed the exploitation of portals of state governments, the CGU and links or other sites that indicate information about the LAI. Analysis of the data base was the guidelines recommended by the National LAI and its regulatory decree - Decree n. 7724/2012. The results demonstrate that the LAI of the northeastern states include the active and passive transparency, as required by law and the decree that regulates them, as well as monitoring and classification authority. In the specific case of Maranhão, although some gaps, there is an effort to ensure access to information. <![CDATA[A Teoria da Primeira Venda e os livros digitais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo analisa questões relacionadas à propriedade do livro digital em comparação com o impresso, abordando a distinção entre aquisição e licenciamento. A Teoria da Primeira Venda é aplicada a objetos físicos e discorre que o adquirente de um livro (o leitor ou a biblioteca) é proprietário do item e pode utiliza-lo livremente, podendo realizar empréstimos, revender, doar ou descartar, sem necessidade de pagamentos de direitos autorais ou recolhimento de taxas. Com os livros digitais a aplicação da teoria tem sido questionada, partindo da premissa que a obra é um software e não um objeto, portanto, não aplicável a estes recursos informacionais. O método de pesquisa empregado é a pesquisa bibliográfica, com analise de referencial teórico coletado no período de 2005 a 2015 em revistas, livros, trabalhos de eventos e sítios da Web. A pesquisa é centrada em literatura estrangeira, com a abordagem de instituições como a European Bureau of Library, Information and Documentation Associations (EBLIDA), a American Library Association (ALA) e a International Federation of Library Associations (IFLA), e análise sobre a realidade brasileira. O estudo visa orientar sobre as alterações promovidas na biblioteca em relação ao licenciamento de conteúdo digital.<hr/>ABSTRACT This article discusses the issues related to digital books property compared to printed books, addressing the distinction between acquisitions and licensing. The First Sale Doctrine is applied to physical objects and says that a book purchaser is the owner of the item and can use it freely, making loans, reselling, donating, or discarding without the need for payments of the copyrighted work. With digital books the application of the doctrine has been questioned, on the premise that the work is a software and not an object, and therefore not applicable to the First Sale Doctrine. This article uses the method of bibliographic research, with theoretical analysis collected from 2005 to 2015 in magazines, books, conference papers and Web sites. The research focused on foreign literature, including the opinion of institutions such as the European Bureau of Library, Information and Documentation Associations (EBLIDA), the American Library Association (ALA) and the International Federation of Library Associations (IFLA), plus analysis of the situation in Brazil. This article aims to guide librarians on the changes observed in the libraries related to digital content licensing under the aspect of the use of the media and availability of services contracted for the patrons. <![CDATA[The dialogue between library and community: a case study about the profile and perceptions of the users of the Community Libraries of Itaitinga, Ceará]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100039&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresenta estudo de caso acerca das bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga-CE. Aborda questões referentes aos estudos de usuários da informação e da realização dos mesmos em contextos locais. Tem como objetivos: identificar o perfil dos usuários das bibliotecas comunitárias de Itaitinga-CE e averiguar qual a percepção dos mesmos acerca das bibliotecas de sua comunidade. O delineamento metodológico da pesquisa se deu pelos pressupostos do estudo de caso, em que foram analisados três casos de bibliotecas comunitárias localizadas em zonas rurais do referido município. A pesquisa possui natureza mista, visto que contempla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados coletados por meio de questionário. Correlacionados aos nossos objetivos, os resultados apontam que os usuários das bibliotecas comunitárias analisadas são, na maioria, crianças e jovens, sendo observada ainda, relevante participação de usuários de outras faixas etárias. De modo geral, os participantes do estudo revelam integrar-se principalmente às ações voltadas à leitura e atividades culturais promovidas pelas bibliotecas. A percepção dos usuários acerca desses espaços revela o entendimento de que as bibliotecas são importantes para as comunidades, principalmente pela possibilidade de acesso ao livro, a leitura e a realização de atividades de cunho cultural.<hr/>ABSTRACT It presents a case study about the community libraries of the municipality of Itaitinga-CE. It addresses issues related to the studies of information users and their realization in local contexts. Its objectives are: to identify the profile of the users of these community libraries in Itaitinga-CE, and to investigate their perceptions about the libraries of their communities. The methodological design of the research was based on the assumptions of the case study, which analyzed three cases of community libraries located in rural areas of said municipality. The research has a mixed nature, since it includes quantitative and qualitative aspects in the data analysis, which were collected through a questionnaire. The results of the research indicate that the users of the community libraries analyzed are mostly children and young people, and a relevant participation of users of other age groups is also observed. Participants in the study reveal that they are mainly engaged in reading and cultural activities promoted by libraries. The perception of users about these spaces reveals the understanding that libraries are important for the community, especially for the possibility of access to books and reading, and cultural activities. <![CDATA[Epistemological demarcations of citation studies: sociocultural conception of citation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100055&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Revela as demarcações epistemológicas que configuram os estudos de citação na contemporaneidade. Parte-se do pressuposto de que os contextos sociais e culturais são vitais no desenvolvimento dos estudos de citação, na medida em que eles formalizam a relação entre a produção e as práticas de citação. Tem como objetivo propor o delineamento epistemológico inicial para uma concepção sociocultural das citações, com ênfase na explicitação das influências dos múltiplos contextos nos processos de produção e citação dos cientistas. Apresenta e discute os componentes científicos para a concepção sociocultural das citações, de natureza complementar às teorias das citações. Sugere uma matriz epistemológica para os estudos de citação e também um modelo multidimensional analítico para futuras investigações. Conclui que a concepção sociocultural pode ser aplicada metodologicamente, de forma complementar, em pesquisas que problematizem a relação estabelecida entre produção e citação.<hr/>ABSTRACT It is the third part of the epistemological demarcations that configure the citation studies in the contemporaneity. It is based on the assumption that social and cultural contexts are vital in the development of citation studies, since they formalize the relationship between production and citation practices. It aims to propose the initial epistemological design for a sociocultural conception of the citations, with emphasis on the revelation of the influences of the multiple contexts in the processes of production and citation of the scientists. It presents and discusses the scientific components for the sociocultural conception of citations, complementary in nature to the theories of citations. It suggests an epistemological matrix for citation studies and also a multidimensional analytical model for future investigations. It concludes that the sociocultural conception can be applied methodologically, in a complementary way, in researches that problematize the established relationship between production and citation. <![CDATA[Analysis bibliometric 1990-2014: competitive intelligence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100071&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A inteligência competitiva (IC) fornece inteligência estratégica para a tomada de decisão, que proporciona vantagem competitiva nas empresas, porém, sem um processo adequado não é fácil desenvolver inteligência competitiva. O presente estudo tem o objetivo de identificar quais são os processos de IC existentes na literatura, concentrando-se na produção cientifica de proposta de modelos de IC. Pretende-se atingir este objetivo por meio de uma análise bibliométrica ao longo do tempo sobre IC para identificar e analisar os modelos. Com a finalidade de identificar a literatura relevante, foram utilizados bancos de dados acadêmicos e motores de busca eletrônica. Para garantir a confiabilidade, foram utilizados apenas os artigos revisados por pares. A produção científica em torno do tema não é predominantemente feita por uma única revista ou um único porte de empresas, apresentando lacunas em alguns campos de IC em especial, a possibilidade do uso de normas que possam auxiliar os processos do ciclo de Inteligência, podendo ser uma grande oportunidade de desenvolvimento de trabalhos e pesquisas científicas. Portanto neste contexto explorado existe uma oportunidade significativa para realizar vários estudos experimentais para evoluir as soluções de práticas úteis para os analistas de IC.<hr/>Abstract Competitive intelligence (CI) provides strategic intelligence for decision making, which provides competitive advantage in business. But without a proper process is not easy to develop competitive intelligence, this study aims to identify what are the existing IC processes in the literature, focusing on the scientific production of IC models proposal. It is intended to achieve this objective through a bibliometric analysis over time on IC to identify and analyze the models. To identify the relevant literature, were used banks of academic data and electronic search engines. To ensure reliability, we used only peer-reviewed articles. A single magazine does not predominantly make the scientific literature on the theme or single-sized companies, with gaps in some IC fields in particular, the possibility of using standards that can help the processes of intelligence cycle, and may be a great opportunity to development work and scientific research. In this context explored, there is a significant opportunity to conduct several experimental studies to evolve the solutions of useful practices for CI analysts. <![CDATA[The taxonomy and folksonomy in the representation of photographs information]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100089&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A folksonomia se caracteriza como um recurso democrático e interativo para a representação de documentos em ambiente on-line. No tratamento das fotografias, a utilização da folksonomia se torna oportuna em virtude da exaustividade e especificidade em pontos de acesso, representação por meio da linguagem natural e o fomento à inteligência coletiva. Em contrapartida, as desvantagens da polissemia conceitual e o descontrole do vocabulário implicam a eficácia dos sistemas de recuperação da informação em uso da folksonomia, fundamentando, assim, a proeminência dos vocabulários controlados na representação da informação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de indicar e preconizar o ajustamento das vantagens da folksonomia e da taxonomia na representação do conteúdo de fotografias. A metodologia empregada se voltou à revisão de literatura nas áreas da Ciência da Informação, Arte, História e Tecnologia para a elaboração do alicerce teórico, bem como à exploração de casos práticos. A investigação deflagrou os resultados satisfatórios na convergência da folksonomia com a taxonomia, isto é, na adequação dos contributos dos usuários (por meio de etiquetas, descrições e/ou comentários) aos vocabulários controlados adotados para a representação e recuperação da informação por documentos fotográficos, textuais ou de qualquer outro gênero.<hr/>Abstract Folksonomy is characterized as a democratic and interactive feature as far as the representation of documents online is concerned. In what regards the treatment of photographs, the use of folksonomy becomes a current issue due to the accuracy and specificities in access points, the representation by means of natural language and the promotion of collective intelligence. Yet, the conceptual polysemy and the lack of control of vocabulary both imply disadvantages concerning the effectiveness of the information retrieval systems in use by folksonomy; thus substantiating the prominence of controlled vocabulary in the representation of information. In this context, the purpose of this study is to indicate and to bring forward the adjustment of the advantages of folksonomy and taxonomy in the representation of the content of photographs. The methodology employed has mainly to do with literature review in the areas of Information Science, Art, History and Technology for the elaboration of the theoretical basis for the present study. Furthermore, this contributed to the identification of case studies. The investigation provided satisfactory results regarding the convergence of folksonomy and taxonomy, i.e., in the adequacy of users’ contributes (by means of tags, descriptions and/or comments) to the controlled vocabularies adopted in the representation and retrieval of information by means of photograph documents, textual ones and documents of any other gender. <![CDATA[Analysis information use for decision making in management person: case study in a bank]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo aborda o uso da informação para tomada de decisão em gestão de pessoas de gestores de agências bancárias. Os objetivos específicos são (i) identificar os canais e as fontes de informação utilizadas; (ii) identificar as principais barreiras enfrentadas; (iii) descrever os usos das informações do sistema de informação gerencial desenvolvido pela empresa; (iv) verificar a qualidade percebida pelos gestores em relação ao sistema de informação gerencial. A pesquisa é do tipo estudo de caso, realizou-se com gestores de agências bancárias no estado de Santa Catarina e se obtiveram 273 gestores respondentes. A análise do uso da informação foi verificada sob três categorias: (i) canais e fontes de informação; (ii) barreiras de acesso à informação; (iii) sistemas de informação gerencial. Os resultados revelam que os canais e fontes internas formais são os preferidos pelos gestores: normativos internos (95%), Intranet (91%) e Informativos internos (73%). As barreiras de acesso à informação mais enfrentadas pelos gestores foram sobrecarga informacional (67%) e falta de tempo (62%). O sistema de informação desenvolvido pela instituição bancária foi analisado e avaliado pelos gestores do banco. Conclui-se que os gestores precisam de muita informação para a tomada de decisão e esta informação é encontrada no âmbito interno da instituição bancária.<hr/>ABSTRACT The article examines the information use for decision making on personnal management. The specific objectives are: (i) identify the channels and sources of information, (ii) identify the barriers when seeking access to information (iii) describe the uses of information within a management information system developed by a company (iv) to verify the quality perceived by managers of a management information system. The research is a case study and investigated 273 managers of branches bank on Santa Catarina, Brazil. The analysis of the information was verified about three categories: (i) channels and sources of information, (ii) Barriers to access to information, (iii) Management information systems. The results shows that the internal formal channels and sources are the more used by managers, as internal rules and procedures (95%), Intranet (91%) Internal information (73%). Barriers to access information faced by managers were the information overload (67%) and lack of time (62%). The information system developed by company was analyze and evaluate by the managers of the bank. Finally, the analysis showed that managers need a lot of information for decision-making and this information is found within the bank. <![CDATA[Wikipedia as reference source: assessment and prospects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100120&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Wikipédia é citada em revistas científicas de alto impacto, apesar de sua má reputação como fonte de informação. O que sustenta essa aceitação? Em busca de respostas, este artigo apresenta uma avaliação da Wikipédia anglófona segundo o roteiro de Silberger para obras de referência quanto ao propósito, alcance, arranjo, informação dada, acesso e características especiais, com um aspecto adicional: o controle da qualidade do conteúdo. Complementa essa avaliação um relato da experiência do autor na criação de um verbete em português. Em conclusão, a Wikipédia tem conteúdo de alta qualidade, com vantagens como o grande volume de conteúdo em muitas línguas, bem como desvantagens, como a ênfase em tópicos “populares”. Há também conteúdo inadequado, cuja contenção e reparo dependem da capacidade e engajamento da comunidade linguística que a edita, bem como do respeito a seus princípios editoriais. Há oportunidade para engajar estudantes do ensino superior na criação de conteúdos, bem como na avaliação, que é uma forma de revisão por pares. O bom uso da Wikipédia depende essencialmente da capacidade crítica do leitor.<hr/>Abstract Wikipedia is cited in high-profile scientific journals, despite its poor reputation as information source. What warrants this acceptance by scientists? In search for answers, this article presents an assessment of the English Wikipedia according to Silberger's guide for reference works, analyzing its purpose, scope, arrangement, information given, access, and special characteristics, with an additional aspect: quality control of new content. An account of the author's experience in creating an entry in the Portuguese Wikipedia complements the assessment. In conclusion, Wikipedia has high quality content, with advantages such as the large volume of content in many languages, as well as disadvantages such as the emphasis on “popular” topics. There is also inadequate content, whose containment and repair depend on the literacy and engagement of the linguistic community that publishes it, as well as on following Wikipedia's editorial principles. Content creation is an opportunity to engage higher education students, as well as content evaluation, which is a form of peer review. Fruitful use of Wikipedia content depends essentially on the reader's critical judgment. <![CDATA[Formalization of internal services in large corporations: Ontology proposal for collaborative construction of Service Charter]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100144&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As instituições que criam novos conhecimentos de forma sustentável e os disseminam por toda a organização possuem capacidade de inovar, melhorando seus processos e contornando crises. Os serviços internos quando não geridos adequadamente podem gerar gargalos que afetam o desempenho institucional como um todo. Esses reflexos podem ser sentidos tanto nas organizações privadas quanto públicas, mas nessas últimas acabam prejudicando a entrega dos serviços e políticas públicas ao cidadão. Assim, a presente pesquisa buscou contribuir com a melhoria da eficiência e da eficácia na administração pública, ao analisar a questão dos serviços internos sob uma ótica formal e estruturante baseada em ontologias e Cartas de Serviços. Utilizou-se como foco de pesquisa um grande banco público, representativo da administração indireta. Dentre os resultados houve satisfatória utilização da metodologia proposta, criação de uma ontologia para o contexto pretendido (OntoCSI), criação de uma aplicação wiki e avaliação desta interface junto às partes interessadas.<hr/>Abstract The institutions that create new knowledge in a sustainable manner and spread it throughout the organization have ability to innovate, improving its processes and bypassing crisis. Internal services when not properly managed may generate bottlenecks that affect institutional performance as a whole. These consequences can be felt both in private and public organizations, but in the last they end up harming the delivery of services and public policies to the citizen. Thus, the present study sought to contribute to the improvement of efficiency and effectiveness in public organizations by analyzing the issue of internal services from a formal and structuring perspective based on Ontologies and Service Charters. A large Public Bank, representative of the Brazilian indirect administration, was used as research focus. Among the results was a satisfactory use of the proposed methodology, creation of an ontology for the intended context (OntoCSI), creation of a wiki application and evaluation of this interface with stakeholders. <![CDATA[Proposal and validation of a specific competitive intelligence model to private higher education institutions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000100175&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho teve como objetivos analisar práticas e ferramentas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Minas Gerais para monitorarem seu ambiente competitivo, e propor e validar um modelo de Inteligência Competitiva (IC) para este segmento. O estudo foi de natureza descritiva e preditiva, via aplicação de formulário eletrônico disponibilizado a todas as IES privadas mineiras, cadastradas no e-Mec/INEP em 2015. O público-alvo foram os gestores das IES privadas pertencentes à alta administração e à coordenação de cursos, no total de 40 gestores de 27 diferentes IES. Os resultados apontaram diferentes percepções entre os entrevistados quanto ao uso de práticas e ferramentas de IC, sendo que os conceitos e práticas parecem mais difundidos na perspectiva dos gestores da alta administração. O modelo proposto contemplou as etapas do Ciclo de IC em seus construtos e foi validado por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Concluiu-se que as práticas e ferramentas de monitoramento estão presentes nas IES mineiras em um nível informal e desestruturado. Fontes de informações como dados da concorrência e Governo não constaram como as mais monitoradas. A maioria das instituições pesquisadas não apresenta uma área específica de IC, apesar do ótimo nível de conhecimento sobre o conceito.<hr/>Abstract This paper aimed to examine what practices and tools used by private higher education institutions of Minas Gerais state, to monitor its competitive environment, and develop and validate a model of Competitive Intelligence (CI) for this segment. The study was descriptive and predictive nature with the application of electronic form available to all private institutions of the state registered on the Ministry of Education in 2015. The audience were managers of these private institutions (belonging to senior management and the coordination of courses), comprising 40 education managers from 27 different institutions. The results showed different perceptions among the public interviewed on the use of practices and CI tools, and the concepts and practices seemed more widespread among top management. The proposed model included the steps of the CI cycle in their constructs and was validated by Structural Equation Modeling (SEM). It was concluded that the CI practices and monitoring tools occurred in an informal and unstructured level. Information sources on competition and government did not figure as the most monitored. Most institutions surveyed doesn´t have a specific CI area, despite showing great level of knowledge about the concept.