Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620160003&lang=en vol. 21 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Paradigms and interests of knowledge in Information Science: a study on master's theses in the Graduate Program in Information Science from the Federal University of Pernambuco (2011-2013)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Na trajetória histórica da ciência, inúmeras foram as perspectivas utilizadas no esforço de compreensão dos fenômenos da natureza intrínsecos ao processo de construção do conhecimento científico. Admitindo a multiplicidade de seus objetos investigados, o conhecimento científico veio sendo ramificado em ciências particulares do saber, estando elas relacionadas em duas categorias: ciências formais e ciências empíricas, incluída nesta última categoria, as chamadas Ciências Sociais Aplicadas, área na qual a Ciência da Informação (CI) encontra-se inserida. Sendo assim, a presente pesquisa buscou, a partir do estudo da produção acadêmica do campo da Ciência da Informação, compreender a natureza paradigmática das pesquisas no contexto da Ciência da Informação, bem como o interesse de produção do conhecimento nas pesquisas analisadas. Como corpus de estudo, optou-se por analisar as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), compreendendo o período entre os anos de 2011 a 2013. Elencadas as 26 dissertações defendidas entre o período mencionado, constatou-se a predominância do paradigma positivista orientado, majoritariamente, por um viés de interesse técnico.<hr/>ABSTRACT In the historical trajectory of science, numerous were the perspectives used in the effort to understand the phenomena of nature intrinsic to the scientific knowledge construction process. Admitting the multiplicity of its investigation objects, scientific knowledge has come to be branched in particular sciences knowledge, as they were listed in two categories: formal sciences and empirical sciences, including in the latter category, calls Social Sciences, an area in which science Information (CI) is inserted. Thus, the present study sought from the study of the academic research field of information science, understand the paradigmatic nature of research in the context of Information Science, as well as the interest of knowledge production in the analyzed studies. As study corpus, we chose to analyze the dissertations in the Program of Graduate Studies in Information Science (PPGCI) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), covering the period between the years 2011 to 2013 listed the 26 dissertations defended between the mentioned period, there was a predominance of positivist paradigm oriented, mainly, by a bias of technical interest. <![CDATA[Knowledge representation through ontologies: an application in the electronic democracy field]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300022&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Thanks to their potential to facilitate understanding and assist in the characterization of an interest area, ontologies are widely used as tools for knowledge representation. However, in the electronic democracy context, a systematic review found that this practice needs further exploration. Accordingly, this paper aims to develop an ontology in the electronic democracy field. As a result, we achieved a unique and novel knowledge capture in that domain. Such representation, besides pointing out key domain elements, could aid in the development of electronic democracy initiatives and improve web portals.<hr/>RESUMO Graças ao seu potencial de facilitar o entendimento e auxiliar na caracterização de uma área de interesse, as ontologias vêm sendo amplamente utilizadas como ferramentas para representação de conhecimento. Entretanto, no contexto da democracia eletrônica, uma revisão sistemática comprovou que esta prática vem sendo pouco utilizada. Em função disso, este artigo buscou desenvolver uma ontologia no domínio da democracia eletrônica. Como resultado, tem-se a captura singular do conhecimento sobre o domínio. Tal representação, além de apontar para os elementos-chave do domínio, pode vir a auxiliar no desenvolvimento de iniciativas de democracia eletrônica, bem como no aprimoramento de portais na web. <![CDATA[Standard metadata in museological domain]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300050&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO É no ambiente Web que os museus estão tornando acessíveis, de forma digital, grande parte das informações sobre seu acervo. No entanto, essas informações estão sendo disponibilizadas de forma não estruturada. Isso dificulta a troca de dados, a comunicação e a interoperabilidade entre sistemas de museus, que necessitam de padrões de metadados adequados para gerenciar e disponibilizar informações vinculadas a seus acervos. A questão de investigação é: como os padrões de metadados podem contribuir para os museus de arte? A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, é de caráter teórico de nível descritivo e exploratório. O resultado da análise demonstrou que nos museus de arte brasileiros não são utilizados padrões de metadados, e tampouco há literatura nacional que aborde esse tema. Contudo, em alguns países utiliza-se alguns padrões destinados ao universo museológico, dentre os quais o VRA Core versão 4.0, que para a catalogação de obras de arte no ambiente digital parece ser o mais adequado.<hr/>ABSTRACT It is in the Web environment that museums are making much of the information about their collection accessible in digital form. However, this information is being made available in an unstructured form. It hampers the exchange of data, communication and interoperability between museum systems that require suitable metadata standards to manage and provide information linked to their collections. The research question is: how can metadata standards contribute to art museums? The research presents a qualitative approach is theoretical character of descriptive and exploratory level. The result of the analysis showed that the metadata standards are not being used in Brazilian art museums, and there are not even national literature for dealing with this issue. However, in some countries is used some standards for the museological universe, of which the VRA Core version 4.0, which for cataloging works of art in the digital environment seems to be the most appropriate. <![CDATA[Complexity of provision and access of government data in the Web]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300070&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Web pode ser considerada um recurso promissor para o compartilhamento de informações públicas. O crescente interesse dos governos em viabilizar a implantação de seus portais a fim de obter maior eficiência e transparência em suas ações comunicacionais impacta na distribuição de dados governamentais. Pelo fato de o dado não transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento, características complexas podem ser observadas no processo de distribuição de dados. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a relação entre propriedades da Complexidade com características identificadas no processo de disponibilização e acesso a dados governamentais na Web, apontando como estas propriedades podem se manifestar no fluxo informacional. A metodologia foi baseada em pesquisa qualitativa, por meio de um estudo exploratório realizado a partir de um levantamento bibliográfico que identificou conceitos sobre a Teoria dos Sistemas Complexos e aspectos envolvidos no compartilhamento de dados governamentais na Web.<hr/>ABSTRACT The Web can be regarded as a promising resource for the sharing of public information. The distribution of government data has been impacted by the governments' crescent interest in making possible the implementation of web portals to improve efficiency and transparency of their communication actions. Complex features can be observed in the government data distribution process, since data itself does not transmit a message or represent knowledge. This research aims at describing the relation between properties of the Complexity with identified features in the delivery and access processes to government data on the Web, pointing out how these properties can be manifested in the informational flow. By an exploratory study and a literature review, the methodology was based on a qualitative research that identified concepts of Theory of Complex Systems and aspects involved in the sharing of government data on the Web. <![CDATA[The dialogic research as playful act of knowing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300089&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem em contextos educacionais formais e não formais e, de lúdico, tomado como conceito-operatório para análise de dinâmicas e processos de pesquisa realizados por jovens em dispositivo informacional dialógico - a Estação do Conhecimento Einstein, em Paraisópolis, São Paulo. Trata-se de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, do tipo etnográfica. Inscreve-se no campo da Infoeducação e, sob a assertiva do protagonismo cultural - sujeito que mantém atitudes afirmativas, críticas e criativas com os signos -, concluímos que a pesquisa dialógica, caracterizada como prática negociada e espontaneamente realizada por crianças e jovens no quadro da Estação do Conhecimento, apresenta aspectos que podem caracterizar uma nova abordagem dessa prática, não somente como forma de estimular grupos em seus processos escolares, mas de favorecimento para a construção do valor e de vínculos com o ato de conhecer, com o conhecimento, com a cultura. A prática da pesquisa, como ato lúdico de conhecer, mostrou-se categoria essencial à apropriação cultural.<hr/>ABSTRACT By means of this study, essential issues related to the processes iherent in the act of knowing, especially, that are conected to the informational learning, in the view of the relationship between devices and appropriation of information. The concepts of scholarly research were approched, a recognized pedagogical practice that provides students with active participation in the teaching-learning processes in formal and non-formal educational settings and, playful, taken as a concept-operatively to the dynamic analysis and research processes conducted by young people in dialogic informational device - the (knowledge station) Estação do Conhecimento Einstein in Paraisópolis, São Paulo. It is an exploratory, qualitative and ethnographic type. This work takes place inside of the field of Infoeducation, under the assertion of the cultural leadership - a subject that keeps affirmative, critical and creative attitudes with the signs-, and has showed that the dialogic research, characterized as negotiated practice and spontaneously performed by children and teenagers as part of the Estação do Conhecimento, presents aspects that can characterize a new approach of this practice, not only as a way to encourage groups in their school processes, but also to stimulate young people to build value and to realize the links with the act of knowing, with knowledge, with the culture. The practice of research, as playful act of knowing, proved essential category of cultural appropriation. <![CDATA[Computer Science, Information Science, Information Systems: A reflection on the role of information and interdisciplinarity in the configuration of technologies and sciences]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300111&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A partir de uma abordagem histórica do percurso de construção do computador e da computação, argumentamos em favor de uma interação mais vigorosa entre as Ciências da Computação e da Informação. Os argumentos se estabelecem não somente em torno da constatação do papel da informação como conformadora de ambas as áreas, mas também a partir de evidências da impossibilidade dos saberes ditos "exatos" ou dos saberes ditos "humanos" resolverem por si só os desafios que se fizeram presentes na construção das ciências e tecnologias. Além disso, verifica-se o hibridismo entre aquilo que se designa "conteúdo" (o que se estuda) e o que se designa "contexto" (onde e quando se estuda), e a impossibilidade de uma compreensão ampla de artefatos tecnológicos ou fatos científicos de maneira dissociada das condições históricas onde foram elaborados. O conjunto destas três questões deixa evidente que, assim como a Ciência da Informação, a também a Ciência da Computação se conforma na informação, e portanto, o diálogo entre estes campo necessita almejar o nível de co-construção de ambos os campos.<hr/>ABSTRACT From a historical approach of the construction of the computer and computing, we argue in favor of a more vigorous interaction between Computer Science and Information Science. The arguments are established not only around the role of information as performer of both areas, but also from evidence of the impossibility of "exact" or "human" knowledge to solve by themselves the challenges of the construction of science and technology. In addition, we consider the hybridism between what is called "content" (what is studied) and the so-called "context" (where and when is studied), and the impossibility of a broad understanding of technological artifacts or scientific facts dissociated of the historical conditions in which they have been proposed. All these three questions make clear that, like the Science of Information, Computer Science is also constructed around the information, and therefore, the dialogue between these fields need to crave the level of co-construction of both fields. <![CDATA[Informal social networks and knowledge diffusion: a modeling proposal applied to a software development environment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300134&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo descreve o desenvolvimento de um modelo computacional baseado em agentes, para retratar a dinâmica do processo de criação e difusão do conhecimento organizacional, tendo em vista a exploração de novas ideias acerca deste processo em um ambiente de desenvolvimento de projetos de construção de software. O caráter investigativo da pesquisa buscou identificar e entender qual o papel exercido pelas redes sociais informais no processo de criação e difusão do conhecimento em uma empresa pública de prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação, considerando o período de tempo dedicado pelos técnicos ao desenvolvimento de projetos de software. O modelo foi construído com o apoio do software Netlogo (2015). O processo de construção do modelo final possibilitou a geração de conhecimento, a visualização e a análise das diversas variáveis consideradas ao estudar a dinâmica do conhecimento organizacional à luz da teoria, bem como a inserção de regras de comportamento construídas a partir desta teoria e refletidas no modelo. Esta teoria formou a base para a construção de estratégias de conhecimento representados no modelo.<hr/>ABSTRACT This paper describes the development of a computational model based on agents, to portray the dynamics of the creation and dissemination of organizational knowledge process, aiming to explore new ideas about this process in a development environment for software projects. The investigative nature of the research sought to identify and understand the role played by informal social networks in the process of creation and dissemination of knowledge in a public company for the provision of information and communication technology services, during the time devoted to software development projects. The model was build with the support of Netlogo software (2015). The building process of the final model enabled the generation and aquisition of knowledge, visualization and analysis of the different variables considered when studying the dynamics of organizational knowledge based on theory as well as the inclusion of behavioral rules built from this theory and reflected in the model. This theory has formed the basis for the construction of knowledge strategies represented in the model. <![CDATA[University libraries and digital presence: guidelines for the use of social media]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300165&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Apresenta diretrizes de uso de mídias sociais por bibliotecários em bibliotecas universitárias. Discute o contexto da sociedade contemporânea, fortemente marcada pela informação digital. Reflete também sobre o papel da biblioteca universitária aplicando o conceito de presença digital nesse contexto. Discute o perfil do bibliotecário enquanto ator no processo de inserção da biblioteca universitária no contexto digital. Apresenta resultados de pesquisa realizada no universo de bibliotecas universitárias de instituições públicas de ensino superior no Brasil. O percurso metodológico foi traçado por meio de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica com análise de conteúdo aplicada aos documentos encontrados. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de levantamento em 40 sites de instituições internacionais. O texto finaliza apresentando sete diretrizes para o uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias de modo a fomentar uma presença digital mais efetiva e relevante.<hr/>ABSTRACT This article presents guidelines of use of social media by librarians in university libraries. It argues the context of the contemporary society, strongly marked by the digital information. It reflects also on the role of the university library applying the concept of digital presence in this context. It argues the profile of librarian while actor in the process of insertion of the university library in the digital context. It presents resulted of investigation made in the universe of university libraries of college public institutions in Brazil. The methodological route was traced by an exploratory, documentary and bibliographical investigation with content analysis applied to documents found. Data were collected through bibliographic and documentary research, and survey in 40 sites of international institutions. The article concludes by presenting seven guidelines for the use of social media in university libraries in order to foster a more effective and relevant digital presence. <![CDATA[The role of the support groups and sharing information and knowledge in institutional reviews of private higher education institutions.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300182&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo é resultado de uma tese cujo objetivo foi analisar as práticas de compartilhamento da informação e do conhecimento em estruturas de Grupos de Apoio de Instituições de Ensino Superior Privadas, em seus processos de avaliações institucionais, de forma a perceber a existência de um comportamento preponderante. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como foco o levantamento e a apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Na pesquisa utilizou-se metodologia mista qualitativa e quantitativa de estudo de casos múltiplos. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em sete instituições do Estado de Minas Gerais. A pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas que, analisadas em diferentes contextos, permitem avaliar e promover serviços de informação mais adequados para atender demandas específicas. Os resultados da coleta de dados com os sete Gestores dos Grupos de Apoio das instituições analisadas, e quarenta e quatro participantes desses grupos, demonstraram fortes evidências que, de fato, o compartilhamento do conhecimento gerado no Grupo de Apoio contribui para a melhoria dos processos de avaliações institucionais.<hr/>ABSTRACT This article is the result of a thesis that analyzes the sharing of practical information and knowledge in Higher Education Institutions Support Groups structures Private, in their processes of institutional evaluation, in order to realize the existence of a dominant behavior. The work was developed from literature, focusing on the collection and presentation of studies on information sharing channels and the knowledge, seeking to identify its correlates in the area of administration. In research we used qualitative and quantitative mixed methodology study of multiple cases. The context of the research was the private higher education, developing case studies in seven institutions of the State of Minas Gerais. Research has indicated considerations relevant to the understanding of the various approaches used in relation to the sharing of channels, as well as the common and different characteristics of these media and the impact on their dynamics, analyzed in different contexts, to assess and promote information services more tailored to meet specific demands. The results of data collection with the seven Managers of Support Groups of institutions analyzed, and forty-four participants of these groups have shown strong evidence that, in fact, the sharing of knowledge generated in the Support Group contributes to the improvement of processes institutional evaluations. <![CDATA[The Jornal Perspectives on Information Science and panorams scientific period from 2010 to 2014]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300204&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção da Revista Perspectivas em Ciência da Informação, no período de 2010 a 2014, tendo como critérios os apontados pela Scientific Eletronic Library Online (SciELO) como política e visibilidade dos periódicos brasileiros. Caracteriza-se essa investigação como documental. Para a análise, buscou-se observar, no período analisado da revista, as categorias: artigos, referências, autores dos artigos, editoração e financiamento. A partir da análise empreendida, os resultados apontam predominância de artigos originais, redigidos em português e as fontes referenciadas, equilibra-se por livros e textos em português. Conclui-se que, há uma predominância de artigos publicados em português, o que poderá ser repensado pela revista, caso a opção da mesma seja pela internacionalização; assim, nesse caso, há a necessidade da publicação de artigos principalmente em língua inglesa, ampliação do número de avaliadores e membros do corpo editorial vinculados a instituições estrangeiras.<hr/>ABSTRACT This study intends to analyze the Perspectives on Information Science production, in the period between 2010-2014, with the criterion indicated by the Scientific Electronic Library Online (SciELO) as a political and visibility of Brazilian journals. This investigation is characterized as documentary. For the analysis, it sought to observe, for the period of the journal, the categories: articles, references, authors of articles, publishing and financing. From the analysis undertaken, the results indicated a predominance of original articles written in Portuguese and referenced sources is balanced by books and texts in Portuguese. In conclusion, there is a predominance of articles published in Portuguese, which could be reconsidered by the journal if the option is for the internationalization; thus, in this case, there is the need to publish articles primarily in English, increasing the number of reviewers and members of the editorial board linked to foreign institutions. <![CDATA[Emotional and cognitive aspects of human information interaction: a case study in the Innovation Technological Laboratory for Experience Environment (ITAE)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300222&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) com estudantes de disciplinas do grupo de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação (FHICI), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal deste estudo é identificar a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado JogoItae. A metodologia consiste de um caso de estudo onde os alunos da disciplina Design Centrado no Usuário da Informação (DCUI) são submetidos a uma experiência sem qualquer explanação ou conhecimento prévio do que se trata. E na disciplina Fator Emocional na Interação entre o Usuário e a Informação (FEIUI) os alunos foram submetidos à mesma experiência, mas tendo antes todas as explicações necessárias, sendo contextualizados antes do jogo começar. Os resultados indicam que as turmas de estudantes, que não receberam explicações prévias, tiveram algumas vezes uma percepção equivocada do jogo. Nessas turmas, quase todos os estudantes demostraram muito desconforto percebendo de forma clara como o usuário se sente diante de um sistema que lhe foi imposto sem diálogo. As turmas que tiveram todas as explicações necessárias antes do jogo, já não apresentaram sugestões de mudanças, apenas relatando aspectos agradáveis em relação à experiência e uma abertura aos aspectos cognitivos. A conclusão é que os estudantes de ambas as disciplinas adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.<hr/>ABSTRACT It is an experience at the Technological Innovation Laboratory of Environments of Experience (ITAE) at the University of Brasilia (UnB) with the disciplines of the Research Group of Human Factors in the Interaction and Communication of Information (FHICI). The main objective of this study is to identify the perception of user's emotional factor in the Emotional Factor discipline. And the user's cognitive aspects of interaction with information in the discipline of User Centered Design. It is a qualitative approach. There is an interaction and an environment experience with the participants with a game called JogoItae. Uses a case study as a method to capture the experiences of students in an unfamiliar context, in carrying out a task for the first time, without any explanation or prior knowledge; semi-participant observation, interviews, questionnaires and focus group as collection techniques; the interview guides, electronic questionnaires and paper and diary as instruments. After the experience many suggestions were given from the students who didn't receive explanations before the game to the change of the game, these students had a clear manifestation of negative perception. But, FHICI's students of the disciplines, who received all the necessary explanations before the game, no longer had suggestions for changes, just reporting enjoyable aspects regarding the experience and an open mind to the cognitive aspects. The results illustrate that the experiment conducted strengthened the content of disciplines. Students have gained greater insight into the relevance of emotional and cognitive aspects of user communication and mediation with the information; and greater awareness on the need to reduce the gap between the cognitive representation, the emotional factor, and the computational representation.