Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620150004&lang=es vol. 20 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[An analysis about perception of the Pontifical Catholic University of São Paulo Central Library by students of its Faculty of Economics and Administration]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos de graduação da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA-PUC) com relação à infraestrutura e, em especial, a biblioteca. Utilizou-se o método survey de pesquisa para levantar os dados e abordagem quantitativo-qualitativa. Os resultados demonstraram que a biblioteca central da PUC atende às expectativas dos alunos da Instituição na avaliação quantitativa (N=450), mas na avaliação qualitativa (N=18), o acervo da biblioteca relacionado aos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Atuariais oferece parcialmente suporte as atividades de ensino, pesquisa ou extensão.<hr/>This study aims to identify the perception of undergraduate students of the Faculty of Economics and Administration with respect to infrastructure and, in particular, the library. We used the survey research method to collect data and quantitative-qualitative approach. The results showed that the central library of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) meets the expectations of students of the institution in the quantitative assessment (N=450), but the qualitative evaluation (N=18), the assets of PUC-SP library related to courses in Administration, Economics, Accounting and Actuarial Sciences offers partially support the activities of teaching, research and extension. <![CDATA[Tendencias de la multialfabetización en los albores del siglo XXI: alfabetización mediática e informacional (AMI) como propuesta integradora]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es La evolución de alfabetismos se produjo como resultado de la transición de una cultura oral a una cultura letrada. El presente estudio examina las principales tendencias de la multialfabetización a principios del siglo XXI. Se combina el método de análisis documental y el método bibliométrico en el análisis de la evolución de los alfabetismos, a través de documentos que establecen pautas en su fundamentación y el comportamiento de la producción científica por año en la primera década del siglo XXI. Se revela el lugar destacado que ocupan la Alfabetización Mediática y la Alfabetización Informacional con respecto al resto de las expresiones que surgen. La Alfabetización Multimedia es un alfabetismo poco abordado en la literatura como proceso de formación de competencias vinculadas a la recepción y producción de mensajes a partir de la convergencia de lenguajes y medios. La noción de Alfabetización Mediática e Informacional (AMI) constituye la principal tendencia que integra los diversos alfabetismos que promueven la participación activa en la construcción y transformación del individuo y la sociedad.<hr/>The evolution of the concept of literacy was the result of the transition from an oral culture to a written one. This study examined the major trends multiliteracy early twenty-first century. Documentary analysis and bibliometric method were combined to analyze the evolution of literacy through documents that establish its foundation guidelines and the scientific production behavior per year in the first decade of the XXI century. Media Literacy and Information literacy have an important place above the rest of expression. The multimedia literacy is little addressed in the literature, as a process of training competences on reception and production of messages, from the convergence of languages and media. The notion of Media and Information Literacy (AMI) is the main trend that integrates the various literacies that promote active participation in the construction and transformation of the individual and society.<hr/>A evolução das literacias ocorre como resultado da transição de uma cultura oral para a cultura letrada. O presente estudo analisa as principais tendências da Multi-alfabetização início do século XXI. O método de análise de documentos e método bibliométrico na análise da evolução das literacias combinados, através de documentos que estabelecem diretrizes em seu raciocínio e do comportamento da produção científica por ano na primeira década do século. Seu principal foco Alfabetização Midiática e Alfabetização Informacional do resto das expressões que surgem lugar é revelado. Alfabetização Multimidia é um pouco abordado na literatura como um processo de formação de competências relacionadas com a recepção e produção de mensagens a partir da convergência de linguagens e meios de comunicação. A noção de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) é a principal tendência que integra os vários letramentos que promovem a participação ativa na construção e transformação do indivíduo e da sociedade. <![CDATA[Subject analysis and concept maps: similarities in processes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aborda o Tratamento Temático da Informação com destaque para Mapas Conceituais e a atividade Análise de Assunto como contribuições para Organização e Representação do Conhecimento. O objetivo foi de verificar semelhanças entre os Mapas Conceituais e o processo de Tratamento Temático da Informação, mais especificamente na atividade de Análise de Assunto. A metodologia caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo, além do delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da Lógica - processo de ir e vir. Os principais resultados demonstram que os Mapas Conceituais e a atividade de Análise de Assunto assemelham-se enquanto processo em relação à descrição temática do conteúdo do documento. Considera-se que, tanto a Análise de Assunto, quanto os Mapas Conceituais se assemelham por possuírem características comuns em todo o processo e por meio de suas intenções. Conclui-se que os Mapas Conceituais podem colaborar com o campo da ORC, pela razão das etapas de Extração e Tradução de Conceitos estarem presentes na Análise de Assunto e também no processo de construção de Mapas Conceituais.<hr/>The present work deals with the Subject Treatment of Information with emphasis on Concept Maps and the Subject Analysis activity as contributions to the Organization and Knowledge Representation. The objective was to verify similarities between Concept Maps and the STI process, specifically in the Subject Analysis activity. The methodology was characterized as exploratory and descriptive study, in addition to the design of the literature research. Using a qualitative approach, data analysis was based on Becker (2007), which was used Logic - "come and go" process. The main results show that the concept maps and the Subject Analysis activity are similar as a process in relation to the thematic description of the content of the document. It was considered that both the Subject Analysis as the Concept Maps resemble because they shared similar characteristics, in all process and through their interactions. It follows that the Concept Maps can collaborate with the field of ORC, by reason of the steps of Extraction and Concepts Translation attend the Subject Analysis and also in the Concept Maps construction process. <![CDATA[Scholarly production of the Brazilian Information Science graduate programs in the period 2008-2012]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400057&lng=es&nrm=iso&tlng=es As práticas de comunicação da ciência dependem de culturas epistêmicas diferenciadas. A literatura relata inúmeras pesquisas, sob os mais diferenciados enfoques, relacionados aos programas brasileiros de pós-graduação em ciência da informação (PPGCIs). Nesta pesquisa esses programas foram caracterizados considerando o capital intelectual acumulado. Entretanto, o que se conhece sobre o perfil próprio de atuação para a produção de ciência nesses programas? Esta investigação visa: analisar a produção acadêmica - comunicações apresentadas em eventos, artigos de periódicos, capítulos de livros, livros organizados, editados, publicados e resumos expandidos - no quinquênio 2008 a 2012. A metodologia incluiu a extração automática do Currículo Lattes dos docentes, efetivos e colaboradores dos PPGCIs, em atividade até 31 de dezembro de 2012. Para a extração foi utilizada a ferramenta scriptLattes. Dentre os resultados obtidos, foi evidenciado que a produção acadêmica se concentra, majoritariamente, em comunicações apresentadas em eventos (36,8%) e artigos de periódicos (34,3%). Adicionalmente, foi identificada a existência de três tipos de perfil/atuação dos PPGCIs para o quinquênio: (a) perfil estável de produção, (b) perfil com leve decremento de produção, e (c) perfil com leve incremento de produção.<hr/>Scholarly communication practices depend on different epistemic cultures. The literature reports numerous studies, under the most different approaches related to Brazilian graduate programs in information science (PPGCIs). However, what is known about the profile of expertise for the production of science in these programs? In this research, the PPGCIs were characterized considering the intellectual capital accumulated. From this point of view, this research aims to: analyze the academic production - communications presented on events, journal articles, book chapters, books organized, edited, published and expanded abstracts in the period 2008 to 2012. The methodology included the automatic extraction from curriculum Lattes of permanent and temporary teachers, in activity until December 31, 2012. For extracting scriptLattes tool was used. The results indicate that the academic production focuses, largely in communications presented at events (36.8%) and journal articles (34.3%). Additionally, it was evidenced the existence of three types of profile/performance for the period: profile production stable, profile with a slight decrement of production and profile with a slight increase of production. <![CDATA[Scientific collaboration in co-authorship research: a method based on network analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400079&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho apresenta um metodologia para o estudo da comunicação científica derivado dos métodos de análise de redes. São analisadas as relações profissionais de colaboração científica entre autores que utilizam a coautoria, uma nova subárea da comunicação científica que vem ganhando espaço na ciência da informação. Na coautoria, dois autores quaisquer são definidos como tendo um relacionamento caso tenham colaborado na produção de um artigo ou publicação científica. O artigo investiga se tal associação permite entender as problemáticas da colaboração científica, como por exemplo, se o conhecimento está concentrado em alguns poucos países ou indivíduos, e como esses indivíduos se relacionam. A metodologia desenvolvida se baseia no modelo exploratório proposto por Nooy, Mrvar e Batagelj (2011). Do ponto de vista da bibliometria, foram analisadas as colaborações científicas na base de dados Web of Science. Os resultados alcançados demonstraram que a pesquisa sobre coautoria se espalha por diversos países e por diferentes áreas de interesse. Observa-se que a associação dos métodos de bibliometria e análise de redes contribui para uma melhor interpretação de resultados, principalmente por meio da inspeção visual que a análise de redes proporciona.<hr/>This work presents a method to the study of scientific communication derived from network analysis methods. It has been analyzed the professional relationships of scientific collaboration between authors that use co-authoship, a new sub-area in scientific communication that has gained space in information science. In co-authorship, any two authors are defined as having a relationship if they have collaborated in the production of an article or scientific publication. This paper investigates whether this association allows the comprehension of the problems of scientific collaboration, for example, if knowledge is concentrated in a few countries or individuals, and how these individuals relate to each other. The methodology is based on the exploratory model proposed by Nooy, Mrvar e Batagelj (2011). From the point of view of bibliometrics, scientific collaborations were analyzed in the Web of Science database. The results obtained showed that the field of co-authorship spans several countries and different areas of interest. It is observed that the association of bibliometric methods and network analysis contributes to a better interpretation of the results, mainly through the visual inspection that network analysis methods are able to provide. <![CDATA[Features and scientific production of research groups of CNPq/DGP in the areas of Information Science and Museology (1992 - 2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400093&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta o crescimento da produção científica dos grupos de pesquisa das áreas de Ciência da Informação e Museologia no Brasil cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no que tange à evolução da produção e a variação de publicações por tipo de canal de comunicação em a) artigos científicos em periódicos, b) livros, organizados ou edições, e c) capítulos de livros, considerando o período de 1992 a 2012. Trata-se de um estudo quantitativo com método de análise bibliométrica, com o uso de estatística descritiva. Houve um crescimento na produção científica das áreas de Ciência da Informação e Museologia de 1992 a 2012. Embora a produção científica em livros e capítulos de livros também tenha aumentado, há predominância dos artigos científicos publicados em periódicos.<hr/>This paper presents the increase of scientific production of research groups in the areas of Information Science and Museology in Brazil which are registered in the Group Directory of DGP, of National Counsel of Technological and Scientific Development (CNPq), regarding the enhancement of production and variation among types of communication channel in a) scientific papers in journals, b) books, organizations or editions; and c) book chapters, considering the period from 1992 to 2012. This is a quantitative study with bibliometric analysis method, using descriptive statistics. There was a growth in scientific production in the areas of Information Science and Museology from 1992 to 2012. Although the scientific literature in books and book chapters has also increased, there is a predominance of scientific articles published in journals. <![CDATA[Analysis of Informational flow present in a company of Value Added Services segment (VAS)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400107&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo principal deste artigo foi demonstrar a existência e a importância do fluxo informacional entre o setor de Business Intelligence e os setores de Negócios e Produtos de uma empresa do segmento de Serviço de Valor Agregado (SVA). A principal fundamentação teórica baseou-se em modelos de identificação das necessidades, percepções e análises informacionais, processos de busca e uso da informação e representação do fluxo de informação. Foi utilizado o estudo de caso único como principal método de pesquisa. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e os representantes das áreas envolvidas da empresa foco do estudo. Como resultados alcançados, foram identificados os gaps e possíveis melhorias do atual fluxo de informação existente entre os setores analisados, e proposto um modelo "ideal", com objetivo de aumentar a eficiência operacional e analítica entre os setores.<hr/>The main purpose of this article is to demonstrate the existence and the importance of information flow between the Business Intelligence, Business and Products sectors of a Value-Added Services (VAS) company. This study is based on Business Need Identification models, informational perceptions and analysis, search processes and use of information and representation of the information flow. We used the single case study as the main research method. Individual interviews were conducted in depth with the Director of Research and Development and representatives of the involved areas focused on the study. As achievements, gaps and possible improvements to the current existing information flow between the analyzed sectors have been identified and proposed an "ideal" model, in order to increase operational efficiency and analytical between sectors. <![CDATA[Information actions in science and technology: institutionalities, agencies and subjects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400129&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considering the influence of new agency forms - intervention and interaction among subjects - in the context of information intermediation, we aim to approach information actions in Science and Technology (S&amp;T) taking into consideration the institutionalities involved. For such, we assume there is an influence of a theoretical model emerging in Information Science (IS) regarding current inventive and interactive form propitiated by the Web. The text is structured in two central topics bringing: i) theoretical and epistemic constructions of the "information action" concept; and ii) a certain interpretation oriented by the "informational action in S&amp;T" construct, taking as its object the actions performed by IBICT (Brazilian Institute for Information in Science and Technology), directed towards excellence in information. Finally, we discuss how limitations of the "systemic model" propitiate the construction of new study objects in the model emerging in IS from theoretical innovations and counterpoints thoughts facing the diverse forms of information action, considering, for instance, the action of subjects on what concerns the validation of information in the current scenery of institutional intermediation.<hr/>Considerando a influência das novas formas de agência - intervenção e interação de sujeitos - no contexto da intermediação da informação, objetiva-se abordar ações de informação em ciência e tecnologia (C&amp;T) à luz de institucionalidades envolvidas. Para tanto, considera-se como pressuposto a influência de um modelo teórico que emerge na Ciência da Informação (CI) em contraponto a um modelo denominado de "sistêmico", tendo em vista as atuais formas interventivas e interativas propiciadas com a Web. O texto está estruturado em dois tópicos centrais que trazem: i. construções teóricas e epistêmicas do conceito "ação de informação"; e ii. interpretação particular orientada pelo construto "ação de informação em C&amp;T", tomando como objeto ações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), direcionadas a excelência da informação. Ao final, discorreu-se sobre como as limitações do "modelo sistêmico" têm propiciado a construção de novos objetos de estudo no modelo que emerge na CI, a partir de contrapontos e inovações teóricos pensados diante das diversificadas formas de ações de informação, considerando, como exemplo, a atuação dos sujeitos no que concerne à validação da informação no cenário contemporâneo de intermediação institucional. <![CDATA[Sharing knowledge: bibliometric study of academic publications held from 1994 to 2014]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400149&lng=es&nrm=iso&tlng=es Atualmente o conhecimento é considerado um dos principais fatores de produção e agregação de valor, tanto no meio acadêmico quanto organizacional. A Gestão do Conhecimento, por sua vez, é considerada uma forma de melhorar o desempenho e aumentar a competitividade. Diante desses fatos, o objetivo da presente pesquisa foi fazer uma bibliometria dos artigos que tratam do tema compartilhamento de conhecimento no período de 1994 a 2014, disponíveis nas bases de dados SciELO e Scopus. Para alcançar o objetivo, inicialmente foi feita uma busca dirigida nas bases de dados em questão, selecionando os artigos pertinentes, que foram analisados em seguida. A presente pesquisa é quali-quantitativa e classifica-se como bibliométrica, descritiva, indutiva, aplicada e bibliográfica. Dentre os principais resultados alcançados percebe-se um crescimento expressivo do número de publicações a respeito de Compartilhamento de conhecimento no período analisado.<hr/>The knowledge is considered currently as a major factor of production and value added, both in academic and organizational environment. The Knowledge Management is a way to improve performance and increase competitiveness. The objective of this research was to make a bibliometrics study about the articles dealing with the issue of knowledge sharing in the 1994-2014 period, available in the databases Scopus and SciELO. To achieve the goal, initially directed a search in the databases in question, selecting relevant articles, which were then analyzed was taken. This research is qualitative-quantitative and ranks as bibliometrics, descriptive, inductive, applied and bibliographic. Among the main results stands out a significant increase in the number of publications about knowledge sharing in the analyzed period. <![CDATA[The university library in distance education: paper, features and challenges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400163&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Educação a Distância atrai adeptos que buscam flexibilidade para atender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral desta pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, utiliza o método de levantamento e apresenta uma abordagem qualiquantitativa. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Ressalta-se que a presença de bibliotecários contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas analisadas. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.<hr/>Distance Education attracts people who are dependent on the knowledges present in the environment they live in but are, however, searching for flexibility to understand the complexity of the phenomena caused by the information society. The presence of libraries in classroom poles, on which it performs the university education of many students is considered paramount by represent the extent of university libraries. Knowing the difficulties different libraries in our country undergo, worry about how these institutions are being managed and maintained in classroom poles in the State of Santa Catarina arises. The overall objective of this research is to diagnose the current situation of university libraries existing in centers of Distance Education, in the State of Santa Catarina, that offer graduate courses of the Universidade Federal de Santa Catarina. As for the methodological procedures, the research is classified as exploratory and descriptive, using the survey method and presents a quali-quantitative approach. It appears that the role of the University Library in Distance Education is to contribute to meeting the informational needs of teachers, students, technicians and communities in which they operate, providing access to different sources of information. Surely the presence of these professionals would contribute to a number of improvements to be implemented in such libraries. It is realized the need to build quality parameters that contribute to the structuring of the libraries of the support classroom poles. <![CDATA[The social paradigm and the time of interactive knowledge: prospects and challenges for pervasive information architecture]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400181&lng=es&nrm=iso&tlng=es A possibilidade de disponibilização de informações em ambientes informacionais acessados pela diversidade de suportes e tecnologias requer um repensar da Ciência da Informação quanto à chamada Arquitetura da Informação clássica. O surgimento de uma Arquitetura da Informação Pervasiva, que vai além dos limites da Web, apresenta desafios à pesquisa e ação na Ciência da Informação. Para o entendimento dessa recente disciplina no escopo da Ciência da Informação é necessário regatar a compreensão dos tempos e paradigmas que estruturam essa ciência, a fim de que se esclareça o contexto dessa disciplina, bem como suas possibilidades de atuação no escopo da Arquitetura da Informação Pervasiva.<hr/>The possibility of providing information in information environments accessed by diversity of media and technologies requires a rethinking of Information Science as the called classical Information Architecture. The emergence of a Pervasive Information Architecture, which goes beyond the limits of the Web, presents challenges to research and action in Information Science. To understand this recent discipline in the Information Science scope is necessary to rescue the understanding of the times and paradigms that shape this science in order to clarify the context of this discipline, as well as their possibilities of action within the scope of the architecture of Pervasive Information Architecture <![CDATA[Digital preservation policies for archival documents]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000400197&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo realiza uma reflexão abrangente sobre as políticas de preservação digital para documentos arquivísticos, com ênfase na manutenção da fidedignidade e na garantia de acesso em longo prazo. Desta forma, são perpassados os seguintes aspectos: a evolução das tecnologias da informação; o advento do documento digital; o uso de padrões abertos; o uso de metadados; os custos relacionados; a segurança; e o planejamento da preservação em longo prazo. A metodologia consiste no levantamento bibliográfico-documental, composto por materiais previamente publicados, dentre eles: livros, teses, dissertações, textos em sites da Internet e artigos em periódicos científicos indexados no Google Scholar. Constitui uma revisão de literatura, que aborda principalmente trabalhos contemporâneos, publicados nos últimos quinze anos, período em que as discussões sobre a preservação digital se acentuaram. Desta forma, os dados coletados são processados através da análise qualitativa, e posteriormente, estruturados em seções temáticas, que apontam os principais entraves teóricos.<hr/>This article presents a comprehensive reflection on digital preservation policies for archival documents, with emphasis on maintaining the reliability and guaranteed access in long-term. Thus, the following aspects are covered: the development of information technologies; the advent of digital document; the use of open standards; the use of metadata; related costs; the security; and planning of preservation in long-term. The methodology consists of search bibliographic and documentary, composed of previously published material, including: books, theses, dissertations, texts on Internet sites and articles in scientific journals indexed in Google Scholar. It is a literature review, which mainly addresses contemporary works published in the last fifteen years, period when discussions on digital preservation have widened. Thus, the collected data is processed by qualitative analysis and subsequently structured in thematic sections that link the main theoretical barriers.