Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620170001&lang=pt vol. 22 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Mecanismos de distanciamento linguístico: a preservação da face na síntese documental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Caracterizado como metarrepresentação das ideias vinculadas em outro texto, o resumo científico constitui-se em relevante instrumento de recuperação da informação, do conhecimento. Elaborado pelo autor do texto que o originou ou por profissionais especializados, sua construção baseia-se em normas específicas. Dentre os vários requisitos apresentados para sua elaboração, tem-se como objetivo investigar aquele que busca a elaboração de um microtexto que privilegie um estilo objetivo, neutro, isento. Um dos procedimentos voltados à consecução dessa proposta, de acordo com esses materiais normativos, é o emprego da terceira pessoa do singular o que possibilitaria o distanciamento do produtor com seu enunciado. Por meio de estudo teórico-reflexivo, entretanto, verificou-se que, embora as normas e grande parte da comunidade científica defendam essas premissas, a impessoalidade não promove o distanciamento do locutor com seu enunciado uma vez que há intencionalidade, ainda que subjacente, na produção textual. O autor jamais se afasta totalmente de seu texto, pois não existe texto sem enunciador. Diante do exposto, o que efetivamente se consegue, por meio dessas estratégias linguísticas, são efeitos de sentido, empregados pelo autor tendo em vista a autoimagem que deseja projetar.<hr/>ABSTRACT Characterized as the metarepresentation of the linked ideas in another text, the scientific summary is a relevant retrieval instrument of knowledge. Prepared by its original author or specialized professionals, its construction is based on specific rules. Among the various requirements set for its elaboration, we have to investigate the development of a microtext that favors an objective, impartial and neutral style. One of the procedures aimed at achieving such proposal, according to the normative materials, is the use of the third person singular, which would allow the author to distance oneself from the production. Through the theoretical-reflective study, it has been found that, although the rules and much of the scientific community defend such assumptions, impersonality does not promote the speaker's distance from one's statement since there is intentionality, even though it may be underlying the text. The author never departs completely from their text, once there is not a text without enunciation. Given the above, what is actually achieved through these linguistic strategies are effects on meaning, used by the author in view of the self-image they wish to project. <![CDATA[Análise do discurso sob a perspectiva bibliométrica nos estudos de Ciência da Informação no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo objetiva avaliar a Análise do Discurso nos estudos em Ciência da Informação no Brasil, sob a perspectiva da análise bibliométrica de suas comunidades discursivas, em que se encontram os pesquisadores brasileiros expoentes que tratam da temática e seus referentes teóricos. Mais especificamente, busca analisar os indicadores bibliométricos de produção, citação e relacionais, a fim de identificar os autores mais produtivos, colaboração científica autoral, institucional e de revistas que abordam a temática, além de evidenciar e analisar seus referentes teóricos, entendendo as estruturas em que se articulam pesquisadores e temática referente à Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se uma busca na base BRAPCI em novembro de 2015, com as expressões: análise do discurso (sem aspas), "análise do discurso" e "discourse analysis", conjuntamente com "Foucault", a fim de se recuperar todos artigos referentes à matriz francesa do discurso. A análise consistiu instrumento essencial para o entendimento do comportamento cientifico das comunidades discursivas que abordam a escola francesa da Análise do Discursos nos estudos da Ciência da Informação no Brasil.<hr/>ABSTRACT The aim of this paper is to evaluate Discourse Analysis in the studies of Information Science in Brazil, from the perspective of the bibliometric analysis of its discursive communities that are the research front dealing with this topic and theoretical influences. More specifically, it seeks to analyze the bibliometric indicators of production, citation, and relations in order to identify the most productive authors, scientific collaboration of authors, institutions and journals that address this issue, as well as to reveal and analyze their theoretical influences, understanding the structures in which researchers and topics work in Information Science. A search was conducted on the BRAPCI database in November 2015 including the terms discourse analysis (without quotation marks), "discourse analysis" and "discourse analysis," together with "Foucault," in order to retrieve all articles referring to the French School of discourse analysis. The results and analysis of these indicators consist on an essential tool for understanding the behavior of scientific discourse communities that address the French School of discourse analysis in studies of Information Science in Brazil. <![CDATA[Motivações dos discentes do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para publicar em periódicos científicos no domínio do Direito]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Busca conhecer as motivações e dificuldades dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para publicar em periódicos científicos. Desenvolve uma pesquisa qualitativa e exploratória e utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Tem como população da pesquisa os discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Classifica as motivações em quatro categorias: científico-profissionais, financeiras/de recompensa, pessoais e tecnológicas. Apresenta o reconhecimento acadêmico advindo da produção intelectual e/ou científica como a motivação mais importante para os respondentes. Destaca a baixa disponibilidade de tempo para pesquisar e escrever como a principal dificuldade considerada pelos alunos. Indica o tempo prolongado para avaliação dos artigos submetidos aos periódicos científicos como uma dificuldade além das previstas na pesquisa, especialmente, quando os artigos fazem parte de um estrato privilegiado do Qualis da CAPES. Identifica alto grau de similaridade entre os resultados desta pesquisa e de outras realizadas no Brasil sobre motivações para publicar em periódicos científicos.<hr/>ABSTRACT The aim of the article is to know the motivations of students of Program of Post-graduate in Law from Universidade Federal do Paraná (UFPR) to publish in scientific journals. It develops a qualitative and exploratory research and it uses the questionary as a data collection instrument. The population of the research are the students of Program of Post-graduate in Law from UFPR. The article classifies the motivations in four categories: scientific-professional, financial/reward, personal and technological. It shows the academic recognition from intellectual production as the most important motivation for the students. The paper also highlights the low availability of time to research and write as the main difficulty. It indicates the long time to evaluate the articles submitted to scientific journals as a difficulty besides those cited in the research, especially when the journals are classified in the highest levels of Qualis from Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). It also identifies similarities among the results of this research and others that were conducted in Brazil about motivations to publish in scientific journals. <![CDATA[Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os fluxos de informação são responsáveis pela busca, seleção, tratamento, armazenamento, disseminação e uso das informações necessárias aos processos organizacionais que resultam em conhecimento com valor agregado às necessidades dos projetos de inovação. Analisou-se o fluxo de informação em projetos de inovação em nível tático e estratégico. Utilizou-se a pesquisa exploratória-descritiva de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos caracterizados por estudo de múltiplos casos. O locus da pesquisa foi composto por uma organização com fins lucrativos, uma fundação sem fins lucrativos e um projeto de pesquisa de uma IES. A coleta de dados foi executada em duas etapas utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: (i) entrevista com o nível estratégico; (ii) questionário com o nível tático do projeto. Oito variáveis de pesquisa foram utilizadas, para a análise, divididas nas dimensões (i) elementos: atores, canais, fontes de informação e tecnologia; e (ii) aspectos: necessidades, determinantes de escolha e uso, barreiras e velocidade. Confirmou-se que fluxo de informação é processo crucial para a criação de conhecimento nos projetos estudados. Esse processo é dinâmico e influenciado pelas peculiaridades dos projetos. A administração adequada do fluxo de informação é desejável para efetivo sucesso do projeto e maximização de resultados do ponto de vista informacional.<hr/>ABSTRACT Information flows are responsible for search, selection, treatment, storage, dissemination and use of information necessary to organizational processes that result in value-added knowledge to the needs of innovation projects. Analyzed the flow of information on innovation projects in tactical and strategic level. We used the exploratory and descriptive research of qualitative approach with technical procedures characterized by multiple case study. The locus of the research was composed of a for-profit organization, a foundation nonprofit and a research project of IHE. Data collection was performed in two stages using the following research instruments: (i) interview with the strategic level; (ii) questionnaire to the tactical level of the project. Eight research variables were used for the analysis, divided into the dimensions (i) elements: actors, channels, information and technology resources; and (ii) aspects: requirements, determining selection and use, and speed barriers. It was confirmed that the information flow is crucial process for establishing knowledge in the study designs. This process is dynamic and influenced by the peculiarities of the projects. Proper management of information flow is desirable for effective project success and maximize results of the informational point of view. <![CDATA[Terminologia aplicada à produção científica sobre gestão ambiental: diretrizes à elaboração de um microtesauro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100080&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo traça um perfil do debate sobre gestão ambiental na Amazônia à luz das terminologias utilizadas na produção científica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) autorizados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) na região, tomando como referência as áreas temáticas Interdisciplinar e Ciências Ambientais. Especificamente, o artigo apresenta um exemplo dentre os principais termos e conceitos utilizados na construção do conhecimento regional por vias das pesquisas de pós-graduação stricto sensu na Amazônia. O arcabouço teórico da pesquisa é alicerçado nas literaturas de gestão ambiental, terminologia, linguagem documentária e tesauro. Metodologicamente, o trabalho segue uma abordagem qualitativa com pesquisa em fonte de papel, cujos dados foram obtidos por meio da uma análise de 332 dissertações de mestrado e 43 teses de doutorado. No exame documental utilizou-se de um formulário terminológico com a finalidade de coleta, extração, padronização e análise dos termos ambientais (conceitos) provenientes das produções científicas. A apreciação terminológica permitiu organizar e sistematizar os termos e conceitos utilizados por meio da elaboração de um microtesauro. A construção desse microtesauro com suas relações terminológicas e especificidades em gestão ambiental, contribui para a recuperação da informação ambiental e seu uso adequado na gestão do conhecimento na temática em questão.<hr/>ABSTRACT The article provides an overview about the debate on environmental management in the Amazon in the light of the terminology used in the scientific production of the Postgraduate Programs (PPGs) authorized by the Federal agency called CAPES. It takes as reference the Interdisciplinary and Environmental Science thematic areas. Particularly, the article shows an example of the key terms and concepts used in the construction of the regional knowledge from the Postgraduate researches in Amazon. The theoretical study framework is grounded in the literature on environmental management, terminology, indexing language and thesaurus. Methodologically, the work follows a qualitative method using paper source. The data were collected by the analysis of 332 master dissertations and 43 PhD theses. It was used a terminological form to deal with the documents and then to collect, extract and to standard the environmental terms (concepts) used in the scientific production of the PPGs. The assessed terminology allows to organize and systematize the terms and concepts used, thus building a micro-thesaurus. The construction of this micro-thesaurus with its terminological relationships and environmental management specificities contributes to recover environmental information and also for its proper use in the knowledge management. <![CDATA[Casa da qualidade e qualidade da informação: revisão sistemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As informações são consideradas matéria-prima para criação de conhecimento, este que por sua vez agrega valor às organizações, proporciona inovação e dá destaque para as organizações. Para que as organizações se mantenham competitivas na Era do Conhecimento, é necessário que tenham atenção à qualidade da informação estratégica, buscando formas de avaliá-las, proporcionando, por consequência, maior assertividade nas tomadas de decisão. Com isso, esta pesquisa buscou através de uma revisão sistemática de literatura compreender de que forma a Casa da Qualidade, matriz do método QFD (Quality Function Deployment) tem interagido com a qualidade da informação. Embora com poucas pesquisas ainda relatando esta interação, o método QFD, um dos métodos trabalhados na gestão da qualidade total, mostra-se como uma ferramenta que pode auxiliar as organizações na avaliação da qualidade da informação organizacional através de adaptações de sua versão original.<hr/>ABSTRACT Information is considered material for knowledge creation, this in turn adds value to organizations providing innovation and highlights for organizations. For organizations to remain competitive in the Knowledge society, you need to have attention to the quality of strategic information, looking for ways to evaluate them in order to ensure that they provide greater assertiveness in decision making. Thus, this research sought through a systematic literature review to understand how the house of quality, matrix of QFD (Quality Function Deployment) method has interacted with the information quality. Although with little research still reporting this interaction, the QFD method, one of the methods worked on total quality management, it is shown as a tool that can assist organizations in assessing the organizational information quality through adaptation of the original version. <![CDATA[Relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e a Ciência da Comunicação: uma análise a partir de citações, formação das bancas e palavras-chave das teses das áreas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Estuda relações interdisciplinares nas e entre as áreas de Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, discutindo as mudanças de paradigmas que têm acontecido nessas disciplinas. Analisa as relações interdisciplinares com métodos bibliométricos e cientométricos, especificamente análises de coocorrência e cocitação. Coletou-se dados de teses de 4 programas de pós-graduação brasileiros (10 teses de cada um dos programas) e analisou-se relações entre as citações, entre a titulação da banca e entre as palavras-chave, com intuito de identificar coocorrências e, consequentemente, relações interdisciplinares nas e entre as duas áreas. Constatou-se que existem fortes relações quanto à análise de cocitação; grande variedade de formações dos membros das bancas e relativamente alta coocorrência destas entre as áreas, porém, mais intensas na área de Ciência da Informação e com mais interesse desta na área Ciência da Comunicação; não foram identificadas relações entre as duas áreas por meio da análise de coocorrência de palavras-chave. Conclui-se que ambas as áreas possuem características fortemente interdisciplinares, no entanto, são mais intensas da área de Ciência da Informação do que da Ciência da Comunicação, havendo mais interesse da primeira área na segunda.<hr/>ABSTRACT The paper studies interdisciplinary relations within and between areas of Information Science and Science Communication, discussing the paradigm changes that have happened in these disciplines. Analyzes interdisciplinary relationships using bibliometric and scientometric methods, specifically of co-occurrence and co-citation analysis. Data were collected for theses of 4 Brazilian graduate programs (10 theses of each program) and analyzed relations between the citations, including the area of knowledge of the evaluators and between keywords, aiming to identify co-occurences and therefore identify interdisciplinary relationships within and between the two areas. It was found that there are strong relationships as co-citations analysis; variety from the area of knowledge of the evaluators and relatively high co-occurrence between these areas, but more intense in the area of Information Science and more interest (in this area) in Communication Science area; relationships were identified between the two areas through co-occurrence analysis of keywords. We conclude that both areas have strongly interdisciplinary characteristics, however, are more intense in Information Science than the Science of Communication, with more interest the first area in the second. <![CDATA[Determinantes do compartilhamento do conhecimento visando a cooperação internacional em ciência e tecnologia no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento entre os Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa (IEP) localizadas no país. A pesquisa consistiu na identificação dos proponentes dos projetos de pesquisa aprovados nas chamadas realizadas em 2013 pelo CNPq por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras. A coleta de dados foi realizada junto aos pesquisadores das IEP que receberam os pesquisadores estrangeiros, por meio de.um questionário on-line. A análise foi feita por meio da estatística descritiva e análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados encontrados permitiram a categorização de cinco fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento: Organização Receptora, Redes e Recompensas, Características do Transmissor, Gestão e Tecnologia.<hr/>ABSTRACT This aim of this work is to identify the factors influencing knowledge sharing among Special Visiting Researchers (SVR) and the researchers of the institutions of Education and Research located in Brazil. The research was the identification of host research projects approved in calls made in 2013 by CNPq through the program Science Without Borders. Data collection through online questionnaire was conducted with host researchers from Brazil that receiving foreign researchers. The analysis was done using descriptive statistics and exploratory and confirmatory factor analysis. The results allowed the categorization of five factors that influence knowledge sharing Organization Receiving, Networks and Rewards, Transmitter Features, Management and Technology <![CDATA[Quem leu este também leu...: sistema de recomendação na biblioteca universitária]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Related books in Aleph OPAC é um sistema de recomendação para catálogos online de bibliotecas universitárias. O seu uso foi analisado utilizando abordagem quantitativa e metodologia descritiva. Foram realizados coleta, tratamento e análise dos dados provenientes de um log fornecido pela Universidade de Dundee. Os 13.654 registros e 6.347 sessões analisados resultaram no seguinte: a recomendação foi utilizada em 11% das sessões, nas quais 43,9% dos documentos visualizados foram oriundos de recomendação. De todos os registros de documentos visualizados, 9,6% foram oriundos de recomendação. As sessões com uso de recomendação foram, em média, dez segundos mais curtas do que as sessões sem uso de recomendação. Nas sessões com recomendação foram visualizados em média 4,30 documentos, enquanto nas sessões sem uso de recomendação a média é de 1,88. O uso de mais de um tipo de recomendação teve baixa adesão, pois 82% das sessões com recomendação apresentam o uso de apenas um tipo de recomendação. Para o tipo de recomendação mais utilizado há dois resultados: "Trabalhos relacionados incluem" aparece em mais sessões (348), porém o tipo "Pessoas que retiraram esta obra também retiraram" registra o maior número de registros no log (584).<hr/>ABSTRACT The paper analises the use of recommender systems in academic libraries, examining the use of the "Related books in Aleph OPAC" recommendation system for academic libraries' online catalogues. A quantitative approach and descriptive methodology is used to collect, process and analyse the data from a usage log provided by the University of Dundee. The analysis of 13,654 posts and 6,347 sessions provided the following observations: the recommendation was used in 11% of the sessions, and 43.9% of the recorded document views on those sessions where generated by recommendation. 9.6% of the records of document views, were derived from recommendation. Sessions using recommendations were on average 1 minute 18 seconds shorter than the sessions without recommendations. In sessions with recommendation 4.30 records were viewed on average while in sessions without recommendation the average is 1.88. Using more than one type of recommendation is not common, as 82% of the sessions with recommendation have recorded the use of only one kind of recommendation. The analysis of recommendations by kind provided two results: "Related works include" appears in more sessions (348), while "People who borrowed this work also borrowed" has the highest number of posts (584). <![CDATA[Evolução da inteligência competitiva com base em estudo métrico de sua literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho analisa as discussões promovidas sobre o tema Inteligência Competitiva (IC) no período de 1984 a 2013. Organizado na forma de pesquisa métrica, foram analisados dados bibliográficos de 3.453 artigos indexados na base de dados Scopus, identificando os assuntos que receberam maior atenção por parte de seus autores, assim como sua distribuição geográfica e temporal. Observou-se uma mudança natural nas discussões, que inicialmente concentravam-se na busca do entendimento conceitual e da justificativa da existência da IC, para um maior foco em artefatos tecnológicos capazes de proporcionar melhoramentos na sua prática. A discussão sobre ética, por sua vez, perpassa a literatura sobre IC durante todo o período estudado. Verificou-se ainda que a produção na área de Gestão tem recebido grande atenção em todas as regiões geográficas, seguida da área de Planejamento Estratégico, que apenas perde a segunda posição na Ásia, onde a Modelagem Matemática tem sido o principal tópico.<hr/>ABSTRACT This paper analyzes the discussions held on the theme Competitive Intelligence (CI) from 1984 to 2013. Organized in the form of a metric research, the bibliographic data of 3453 articles indexed in the Scopus database were analyzed and then it was identified which subjects received greater attention by their authors, as well as the geographical and temporal distribution of articles. The discussions started pointing to the pursuit of conceptual understanding and justification of the existence of competitive intelligence and afterward a greater focus to technological artifacts that provide improvements in the implementation of the subject as given. The Management area has received the prime attention from all the regions and the Strategic Planning is the most recurring issue in all regions but Asia, where Mathematical Models has been the main topic. The discussion on ethics pervades the literature throughout the period studied. <![CDATA[Necessidades de informação do operador do direito como usuário do processo judicial eletrônico no estado da Paraíba]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000100186&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresenta como escopo, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Estado da Paraíba, a partir da análise da identificação das necessidades de informação do operador do direito, como usuário do PJe, fazendo-se necessário identificar barreiras de acesso e uso da informação no que diz respeito às necessidades relacionadas ao manuseio das fontes documentais por seus usuários, especificamente, o operador do direito. A pesquisa é exploratória, por se tratar da etapa inicial na estrutura geral de concepção da mesma, levando-se em conta que pouco se sabe sobre os resultados a serem alcançados, pretendendo-se avaliar e identificar as necessidades de informação através de um estudo quanti-qualitativo com um grupo focal. Ela será caracterizada ainda quanto à análise do usuário, pelo direcionamento com respeito ao método moderno ou alternativo de Brenda Dervin, denominado de Sense Making, em que a busca e uso da informação são analisados em termos de situação - lacuna cognitiva e de sentido - uso. Desse modo, centra seu foco no ambiente de processamento da informação, em que o comportamento do indivíduo em relação à informação é influenciado pela estratégia para transpor o vazio cognitivo. Ao final, como resultado da pesquisa busca apresentar algumas sugestões de melhoria para o sistema.<hr/>ABSTRACT Features such as scope, the Electronic Judicial Process (PJe) in Paraíba State, from the analysis identifying the information needs of legal operators, as a user of the PJe, necessary to identify barriers to access and use of information in respect of the needs related to the handling of documentary sources in the PJe by its users, specifically, the right operator. The research is exploratory, because it is the initial step in the overall structure of the design of it, taking into account that little is known about the results to be achieved, the objective being to evaluate and identify the information needs through a study quanti-qualitative with a focus group. It will still be characterized as an analysis of the user, the direction with respect to modern or alternative method of Brenda Dervin, called Sense Making, in the search and use of information is analyzed in terms of situation-cognitive gap and meaning-use. Thus, Center its focus on information processing environment, in which the behavior of the individual in relation to information is influenced by the strategy to overcome the empty cognitive. Finally, as a result of research seeks to present some suggestions for improvement to the system.