Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620140001&lang=pt vol. 19 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Ferramentas para aprendizagem de ontologias a partir de textos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há muito interesse na construção de ontologias, porém, há poucos trabalhos que apontam para uma utilização de ontologias em larga escala. Algumas das razões para isso são o tempo, custo e recursos associados ao desenvolvimento. Com o objetivo de reduzir estes esforços, métodos de aprendizagem de ontologias têm sido desenvolvidos. Para isso, é necessária a automatização do processo de aquisição de conhecimento e diversas abordagens têm sido sugeridas. A utilização de textos como fonte de aquisição de conhecimento parece ser um caminho interessante, visto que a linguagem é a primeira forma de transferência de conhecimento entre os seres humanos, além de haver uma diversidade de documentos digitais disponíveis. Para dar suporte à construção semiautomática de ontologias a partir de textos, várias ferramentas foram desenvolvidas, cada uma utilizando técnicas e métodos diferentes. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das ferramentas disponíveis, assim como suas características principais e usabilidade do ponto de vista de um usuário não versado em computação.<hr/>There is much interest in building ontologies, however, there are few works pointing to a large-scale use of ontologies. Some reasons for this are time, cost, and resources associated with the development. With the goal of reducing such efforts, ontology learning methods have been developed. Therefore, it is necessary to automate the process of acquiring knowledge and different approaches have been suggested. The use of texts as a source of knowledge acquisition appears to be a correct path, since language is the first manner of knowledge transferring among human beings. Besides, there are a lot of digital documents available. To support semi-automatic construction of ontologies from texts, several tools have been developed, each one using different techniques and methods. Due to the importance of using these tools, this paper describes the available tools, their main features, and usability from the perspective of a regular user. <![CDATA[<b>Técnicas de gerenciamento de informações em uma rede de hospitais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Conhecimento e inovação são fenômenos organizativos gerenciais e dependem de técnicas de gerenciamento de informações para criá-los e difundi-los. Os objetivos deste artigo são mapear conceitos de inovação, de difusão de inovações e de aprendizagem, aplicados aos processos de inovação, além de revelar as ferramentas e fontes de informações para aprendizagem e inovações gerenciais incrementais em hospitais. A análise conceitual das dimensões dos processos de aprendizagem e inovação evidencia a importância epistêmica do pensamento complexo e de uma abordagem multirreferencial, com o foco em sistemas e redes de serviços em saúde, como meios de transferência de conhecimento gerencial. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a Rede de hospitais investigada articula os processos de qualificação profissional e favorece as relações entre sujeitos. Esses processos são configurados como mecanismos de difusão de conhecimentos em saúde, que servem de base para a aprendizagem organizacional e a inovação gerencial. Entretanto, prevalecem interações intraorganizacionais, com pouca interação interorganizacional nos hospitais que compõem a Rede. As conclusões apontam a necessidade da difusão de políticas de informação e comunicação para intensificar a interação entre os parceiros da Rede, extensivo às organizações de serviços do SUS brasileiro.<hr/>Knowledge and innovation are organizational phenomena managerial and are dependent on information management techniques to create and diffusion them. This paper aims to map concepts of innovation, diffusion innovations, and learning applied to innovation processes, and to reveal the tools and information sources for learning and incremental innovation management in hospitals. As this is a survey of health services network, the analysis conceptual of the learning and innovation process highlights the importance of epistemic thinking complex and a multi-referential approach, focusing on health services systems and networks as means knowledge management diffusion. The research is characterized as applied, quantitative, and qualitative. The results show that the network articulates the processes of qualification and and promotes the development of relationships between subjects. These processes are configured as mechanisms for diffusion knowledge and serve as a basis for organizational learning and management innovation. However, intra-organizational interactions prevail with few interactions among hospitals that constitute the network. The findings indicate the need for the diffusion of information and communication policies to enhance the interaction between the partners network, extended to service organizations of the Brazilian SUS. <![CDATA[<b>Melhorar a atratividade da informação através do uso da realidade aumentada</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de realidade aumentada e as suas aplicações no contexto de aprendizagem, nomeadamente, para explicar um conceito através da incorporação de dados ao objecto captado por um dispositivo móvel. A técnica consiste em analisar imagens-chave na foto ou a própria posição geográfica do usuário e combiná-las, através de uma aplicação informática, com dados armazenados e que se sobrepõem à realidade. Esta técnica desafia a tarefa clássica no quadro tradicional. Com ela, pretende-se rendibilizar, do ponto de vista informacional e educativo, o fenómeno alargado do uso de dispositivos móveis pois, observamos que estas tecnologias avançadas motivam o utilizador a explorar determinadas áreas do conhecimento. Este tipo de trabalho aplica-se a etapas educativas indefinidas pois, actualmente, prolonga-se, ao longo da vida, os momentos em que se adquire formação. Os âmbitos de utilização também não são específicos e dissipam-se, dado que a referência espacial está se deslocando para um campo virtual de indefinição física e num contexto dominado pelo próprio usuário.<hr/>We propose to address the concept of augmented reality and its applications in the learning environment, in particular, to explain a concept by incorporating the object data captured by a mobile device. The technique consists of analyzing the fundamental characteristics of the image (key images in the photo or the geographical position of the user) and combine them through a computer application with data stored that over imposes reality. This technique challenges the classical task in the traditional framework. With it, we intend to make the phenomenon of the extended use of mobile devices more effective, from an educational point of view. We found that these advanced technologies motivate the user to explore certain areas of knowledge. This kind of work applies to undefined stages of education, as the moments to acquire it currently extend along life. The areas of use are not specific and dissipate, as the spatial reference is shifting to a blurring of the virtual and physical context dominated by the user. <![CDATA[<b>Análise do apoio dos sistemas de informação para as práticas de gestão ambiental em empresas com ISO 14001 - estudo de múltiplos casos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é identificar as contribuições dos Sistemas de Informação (SI) para as práticas de gestão ambiental, bem como as oportunidades e desafios na relação entre ambos. Para tanto, foram realizados dois estudos de caso com empresas brasileiras certificadas ISO 14001, através da condução de entrevistas, análise documental e observação direta. Como resultados, apresentam-se a identificação das principais contribuições dos sistemas de informação para as práticas de gestão ambiental nos casos estudados, a verificação de que um estágio mais avançado em relação aos SI é um fator que implica em uma contribuição mais efetiva, além da constatação de desafios e oportunidades nessa relação. A principal contribuição desta pesquisa consiste na apresentação de um framework, que identifica o apoio dos sistemas de informação às práticas ambientais.<hr/>The purpose of this article is to identify the contributions of Information Systems (IS) for environmental management practices, as well as the opportunities and challenges in this relation. Thus, we performed two case studies with Brazilian enterprises certified ISO 14001, by conducting interviews, document analysis and direct observation. As results, we present the identification of the main contributions of information systems for environmental management practices in the studied cases, the verification that a more advanced stage regarding IS is a factor that implies a more effective contribution, besides finding challenges and opportunities in this relation. The main contribution of this research consists of the presentation of a framework that identifies the support of information systems for environmental practices. <![CDATA[<b>Comunidades virtuais de música como subsídio para a construção da identidade afrodescendente</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investiga a possibilidade da construção da identidade afrodescendente através de comunidades virtuais de música. Principia, contextualizando a importância da informação musical nas comunidades virtuais, na sociedade da informação. Tem como objetivo geral compreender como as comunidades virtuais de música podem subsidiar a construção da identidade afrodescendente e operacionaliza, como objetivos específicos: entender o papel desempenhado pela informação musical nas comunidades virtuais, examinar o acesso às comunidades virtuais de música e discutir o processo de construção da identidade afrodescendente. Segue sua base teórica, refletindo sobre as questões da cibercultura e o processo de construção da identidade afrodescendente. O estudo é de caráter qualitativo exploratório, que apoia-se na pesquisa bibliográfica e documental, e analisa os dados coletados sob a ótica da análise documental associada a uma abordagem crítica, fundamentada no referencial teórico. Os dados foram coletados no Facebook, por tratar-se de uma rede de relacionamento virtual amplamente utilizada no Brasil. Verificou-se que as comunidades virtuais de música podem ser interpretadas como um dispositivo facilitador da construção da identidade afrodescendente, configurando-se como um mecanismo contra a discriminação e o racismo.<hr/>It investigates the possibility of afro-descendant identity construction through virtual communities of music. It begins contextualizing the musical information importance in virtual communities in the information society. It has as general aim to understand how virtual communities of music can subsidize the construction of afro-descendant identity, and it has as specific objectives: to understand the role of musical information in virtual communities, to examine the access to virtual music communities and to discuss the process of afro-descendant identity building. Its theoretical basis reflects on issues of cyber culture and the process of afro-descendant identity building. The study is a qualitative-exploratory one, which relies on bibliographic and documentary research, and analyzes the data collected from the perspective of document analysis associated with a critical approach grounded in the theoretical framework. Data were collected on Facebook, considering the fact that it is the network of virtual relationship most currently used in Brazil. It was found that the virtual communities of music can be interpreted as a enabling device to the afro-descendant identity construction, working as a mechanism against discrimination and racism. <![CDATA[<b>Periódicos em ação</b>: <b>um estudo exploratório-bibliométrico na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva realizar um estudo bibliométrico de todos os periódicos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo (nacionais), tendo em vista a apresentação das disposições gerais destes periódicos. Metodologicamente, enquadra-se como uma pesquisa descritiva, estudo bibliométrico, suportado por uma análise documental, feito nos sites de todas as revistas classificadas de A1 a B5 pelo QUALIS/CAPES (Triênio 2009-2011). O processo de análise dos dados se deu por meio das técnicas de análise de conteúdo e análise documental das revistas disponíveis digitalmente. O recorte temporal foi o ano 2012, o tempo médio da pesquisa de campo foi de três meses, dada a complexidade no tratamento das informações. Os dados foram tratados por meio de frequências e tabelas e suas discussões ocorreram descritivamente, pois trouxeram à tona diversas informações até então não dispostas, dessa forma, em um trabalho cientÍfico. Dentre os principais resultados têm-se o despreparo de algumas gestões editoriais no processo de acompanhamento e execução das atividades inerentes ao processo editorial. Evidencia-se uma concentração de periódicos com maior qualificação nas regiões sul e sudeste. Poucos periódicos de alto impacto na perspectiva nacional e, por fim, a existência de uma massa de produção ainda no campo impresso, limitando o acesso ao conhecimento. Com isso, conclui-se que os periódicos devem ser avaliados constantemente quanto as suas inserções e alcance, bem como a palavra de ordem deve ser publicização dos atos e fatos, bem como o próprio sistema de acompanhamento e qualificação da CAPES, cuja periodização é um fator limitante.<hr/>This paper aims to carry out a bibliometric study of all periodic Administration, Accounting and Tourism (national), with a view to presenting the general provisions of these journals. Methodologically, classifies itself as a descriptive bibliometric study, supported by a document analysis done on the websites of all Magazines classified A1 to B5 by QUALIS / CAPES (Triennium 2009-2011). The process of data analysis was made using the techniques of content analysis and document analysis journals available digitally. The time frame was the year 2012, the average time of the field research was three months, given the complexity of the treatment of information. The data were treated by means of frequencies and tables and their discussions were descriptively, as brought to light various information not previously arranged this way in a scientific work. Among the main results have been the unpreparedness of some managements editorials in the process of monitoring and implementation of activities related to the editorial process. Evidence is a concentration of journals with higher qualification in the south and southeast. Few periodic high impact national perspective Finally, the existence of a mass production even in the field printed, limiting access to knowledge. Thus it is concluded that the journals should be constantly evaluated as to their insertions and range, as well as the watchword should be publicizing the acts and facts, as well as its monitoring and qualification of CAPES whose periodization is a factor limiting. <![CDATA[<b>Access high quality web resources: the determinant role of libraries</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Internet ha supuesto una drástica transformación en las formas de comunicación y de acceso a la información. La ingente cantidad de información disponible en la web y el hecho de que esta no pase por ningún filtro suponen un problema a la hora de localizar información de calidad. Las deficiencias de los buscadores y la falta de competencia informacional dificultan un acceso eficaz a los recursos valiosos existentes en la web. En este trabajo se describe el papel que la biblioteca juega en el acceso a la información de calidad en internet a través de las principales actuaciones que pueden llevar a cabo: la formación de usuarios en competencias informacionales relacionadas con la búsqueda y evaluación de información y el desarrollo de herramientas y servicios que permitan el acceso a recursos de calidad disponibles en internet, como son las guías temáticas, los directorios temáticos o la inclusión de estos recursos en el catálogo.<hr/>Internet has dramatically changed the ways of communication and access to information. The large amount of information available on the web and the lack of filters for publication imply that people face great difficulties in accessing to high quality information. Deficiencies of Internet search engines and the lack of information literacy bring more restrictions to achieve an efficient access to valuable web resources. This paper aims to describe the key role of libraries in improving an efficienct access to high quality web resources: on the one hand, teaching information competencies related to searching and evaluating information, and on the other hand, developing services and tools, such as thematic guides, subject gateways, and inclusion of this kind of resources in the library catalogue. <![CDATA[<b>Análise sociométrica da rede de relacionamento das bibliotecas que constituem o Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi identificar a estrutura da rede de relacionamentos das Bibliotecas que constituem o Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais e verificar quais instituições se mostram mais centrais na estrutura de relacionamentos. Para isto, foi adotada a metodologia de estudo de caso, considerando abordagens qualitativas (aspectos relacionais) e quantitativas (indicadores estruturais), com auxílio dos softwares Ucinet® e Netdraw®, para a elaboração das matrizes sociométricas, proporcionando análises de centralidade de cada ator na rede, a presença de laços fracos/fortes e a existência de buracos estruturais na rede. Como resultado de pesquisa, foi evidenciada grande centralidade da UFJF e UFV, o que representa uma posição favorável para a busca e trocas de informações com melhores condições para gerar inovação na rede.<hr/>The aim of this study was to identify the structure of the social network of libraries that make up the Consortium of Federal Universities of the South-Southeast of Minas Gerais and see which institutions are more central in the structure of relationships. For this, we adopted a case study methodology, considering qualitative approaches (relational aspects) and quantitative (structural indicators) with the aid of software Ucinet Netdraw ® and ® for the preparation of sociometric matrices, providing analysis of centrality of each actor in the network the presence of weak links / strong and the existence of structural holes in the network. As a result of research, it was evident the centrality of great UFJF and UFV, which represents a favorable position for the search and exchange information with better conditions to generate innovation in the network. <![CDATA[<b>Atributos determinantes da baixa utilização de bibliotecas</b>: <b>estudo em uma instituição de ensino pública federal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos usuários de uma biblioteca de uma instituição de ensino pública federal. Para tanto, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado, que foi aplicado a 291 usuários reais e potenciais da biblioteca do IFMG - Campus Bambuí. Os dados coletados foram tratados estatisticamente, utilizando os softwares Excel e SPSS 17.0 com a aplicação das análises descritiva, fatorial e discriminante. O referencial teórico foi fundamentado na revisão de literatura sobre marketing de serviços em organizações sem fins lucrativos, entre elas a biblioteca; a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades de informação; o comportamento dos utentes de bibliotecas; a infraestrutura administrativa e técnica; e a utilização das bibliotecas. Após a análise dos dados obtidos na pesquisa, identificaram-se os fatores relacionados à utilização da biblioteca, que são: infraestrutura/acervo, acesso/divulgação, incentivo à leitura e hábito de leitura. Destes, o fator acesso/divulgação é o que possui maior relação com a baixa utilização dos serviços de uma biblioteca, seguido, em menor escala, do fator incentivo à leitura. Constatou-se, também, que, entre os entrevistados, 58% utilizam os serviços da biblioteca com elevada frequência e 40% com baixa frequência ou não utilizam.<hr/>This study aims to analyze the library users’ behavior of a federal public educational institution. For this purpose, we used a questionnaire applied to 291 actual and potential users of the library of IFMG - Campus Bambuí. The collected data were treated statistically using Excel and SPSS 17.0 with the application of descriptive, factor and discriminant analysis. The theoretical framework was based services marketing in nonprofit organizations, including the library, the service quality offered in information units, the library users’ behavior, the administrative and technical infrastructure, the use of libraries. After analyzing the data obtained in the research, the factors related to the use of the library are: infrastructure / collection / disclosure, encourage reading and reading habits. Among them, the factor access / disclosure is the one which has stronger relation with the low use of library services; followed to a lesser extent, the factor of encouraging the reading. It was also found that among the questioned people, 58% use library services with high frequency and 40%, with low frequency or do not use. <![CDATA[<b>O pesquisador e a produção científica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reflexão sobre aspectos que mobilizam o pesquisador na produção científica e como essa produção tem sido afetada e avaliada na sociedade contemporânea. Para tanto, aborda o pesquisador, seus objetivos e motivações, a Internet e a produção científica e medidas de impacto da produção científica.<hr/>This paper looks at aspects that aid researchers in scientific production and at how this production is affected and assessed within contemporary society. To this end, it describes researchers, their aims and motivations, the Internet and scientific production and measures of impact for scientific production. <![CDATA[<b>Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mídias, como fenômenos contemporâneos de informação e comunicação, são pouco exploradas no âmbito da Ciência da Informação (CI). O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o papel das mídias como ambientes de tramitação da informação, que provocam mudanças no ecossistema da criação de mensagens, de informação e de conhecimento socialmente compartilhado. Aponta-se que a contextualização das situações informacionais, nos ambientes das mídias, facilita o acesso à informação e à produção do conhecimento no seu aproveitamento estratégico, para compreender possibilidades de mediação mais eficazes: meta a ser alcançada pela sociedade e por uma Ciência da Informação empreendedora, que conta com as estratégias e metodologias apropriadas para a criação de meta-campos transversais de novos conhecimentos, para a solução de problemas causados pelas intersecções e fricções sociais entre ciência, tecnologias e conhecimento, o que significa uma contribuição efetiva da CI na utilização otimizada das potencialidades das mídias.<hr/>Media, as contemporary information and communication phenomena, are rarely studied in the field of Information Science field (IS). This article aims to present a reflection on the Media role as information environments that provoke changes in the ecosystem of message creation, information and socially shared knowledge. It points out that the contextualization of informational situations in the media environments facilitates access to information and to knowledge creation, strategically aimed to more efficient mediation possibilities - purpose to be reached by the society and by an entrepreneurial Information Science. IS counts on proper strategies and methodologies for the creation of transversal meta fields of new knowledge for the solution of problems caused by the intersections and social frictions among science, technologies and knowledge, which means an effective contribution of IS to the enhance utilization of media potential. <![CDATA[<b>Mediação da literatura para leitores-ouvintes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho discute a mediação da literatura e o envolvimento do bibliotecário na promoção da leitura e na formação de leitores. Por meio da análise da postura dos personagens, Totonha, Candinha, Francisco, Michael Berger, Hanna Schmitz, Liesel Meminger e Max Vandenburg, destaca o encantamento do leitor-ouvinte, no momento das narrativas orais. Além disso, conclui que os narradores e leitores de textos literários, podem, entre outros aspectos, aproximar o indivíduo de sua cultura, oportunizar a troca de experiências e transmissão de conhecimentos, apoiar emocionalmente o leitor, propiciar o seu conhecimento pessoal, mas, também, ser fonte de prazer.<hr/>This paper discusses the mediation of literature and librarian involvement in promoting reading and in the formation of readers. By analyzing characters posture, Totonha, Candinha, Francisco, Michael Berger, Hanna Schmitz, Liesel Meminger and Max Vandenburg, highlights the enchantment of the reader-listener in the moment of oral narratives. In addition, concludes that the narrators and readers of literary texts, can, inter alia, bring the individual of their culture, encouraging the exchange of experiences and knowledge transfer, support the reader emotionally, provide your personal knowledge, but also be a source of pleasure.