Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620160002&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Quem preserva tem! Preservação de acervo bibliográfico especializado na área agrícola]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em uma época com imenso volume de informação disponível na internet, uma pergunta tem sido recorrente: por que preservar acervo bibliográfico geralmente antigo e ultrapassado? Porque as instituições investiram e investem em informação, por isso mantêm acervos impressos de grande relevância - por seu conteúdo e uso por parte de pesquisadores, estudantes e comunidade em geral - bem como por suas obras raras. Este trabalho apresenta a experiência relacionada ao desenvolvimento de um projeto para elaboração de uma política de preservação de acervo bibliográfico especializado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que consistiu da elaboração de uma política de preservação de acervo bibliográfico para o Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), seguida de uma campanha de divulgação com o slogan "Quem preserva tem!", que teve o objetivo de internalizar os cuidados necessários com o acervo. Além disso, o projeto possibilitou ainda a elaboração de um Manual de conservação preventiva e de uma Política de desenvolvimento de coleções.<hr/>Abstract In a time with huge amount of information on the Internet, one question has been recurrent: why preserve old and outdated bibliographic collections? Because institutions invested and invest in information, keeping printed collections of great relevance - for their content and use by researchers, students and community - as well as rare material. This paper presents the experience related to the development of a preservation project of specialized bibliographic collection in the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), consisting in the elaboration of a preservation policy of bibliographic collection for Embrapa System of Libraries (SEB), followed by an campaign with the slogan "Who preserves have!", that hat the objective of internalizing the necessary care with the collection. Moreover, the project also made possible to elaborate a preventive conservation manual and a collection development policy. <![CDATA[Inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade de bacharéis em Biblioteconomia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A atuação do bibliotecário está cada vez menos limitada às bibliotecas e esse trabalhador, atualmente conhecido como profissional da informação, enfrenta o desafio de inserir-se e manter-se atrativo no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo. Para manter-se empregável, ele precisa, constantemente, aprimorar os seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais por meio da educação e treinamento, ambos em consonância com as necessidades do mercado. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção profissional e a empregabilidade dos bacharéis em Biblioteconomia, egressos da Escola de Ciência da Informação da UFMG no interstício 2005-2010, no mercado de trabalho de Belo Horizonte. Para isso, foi aplicado em 74 indivíduos, um questionário semiestruturado contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, análise exploratória de dados, tabulação cruzada e análise fatorial exploratória. Os resultados indicaram que 91% dos entrevistados estão empregados e 97% conseguiram o emprego no primeiro ano após a conclusão do curso. Os fatores identificados como responsáveis pela inserção do profissional no mercado de trabalho foram: "habilidades e competências profissionais" e "valores e atitudes do bibliotecário".<hr/>Abstract The role of the librarian is becoming less limited to libraries and the employee, now known as information professionals faces the challenge of entering into and remain attractive in the modern labor market, which is increasingly demanding and competitive. To remain employable, he or she needs to constantly improve their knowledge and develop their technical and personal skills through education and training, both in line with market needs. To analyze the professional insertion and employability of graduates in Library, graduated from the ECI/UFMG during 2005-2010, in the labor market of Belo Horizonte is the guiding objective of this research. Based on the results, we found that 91% of respondents are employed and 97% got the job in the first year after conclusion. The factors identified as responsible for the professional insertion in the labor market were "skills and professional competence" and "values and Librarian attitudes". <![CDATA[Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo investigar as práticas de leitura empreendidas pelas mulheres cariocas dos anos de 1920, adotando como objeto de análise duas revistas endereçadas especificamente a esse público, são elas: Fon-Fon e Jornal das Moças. Para tanto, apresenta-se o conjunto de fatores sócio-históricos que impulsionaram o desenvolvimento da imprensa periódica no Brasil e o aparecimento das "revistas femininas" no Rio de Janeiro no período da Belle Époque. Em seguida, e tendo por prerrogativa que tanto a revista Fon-Fon quanto a Jornal das Moças constituem-se em fontes históricas, efetua-se um estudo documental com vistas a identificar as necessidades e os usos da informação que se mostram associados às práticas de leitura das assinantes de ambos os periódicos. Em termos de resultados, além de salientar as dinâmicas de socialização instituídas para e pelo público feminino, o trabalho ressalta como as duas revistas se converteram em ferramentas auxiliares à formação intelectual da mulher carioca na década de 1920 e como as mesmas agiam em favor do lazer, da educação e da disseminação da informação entre suas leitoras.<hr/>Abstract This paper aims to investigate the reading practices undertaken by women of Rio de Janeiro in the 1920s, having as object of analysis two magazines specifically addressed to this audience. They are: "Fon-Fon" "Jornal das Moças". It presents the set of socio-historical factors that have driven the development of the periodical press in Brazil and the appearance of "women's magazines" in Rio de Janeiro in the period of the Belle Époque. Then, taking a prerogative that both the Fon-Fon Magazine and Jornal das Moças constitute in historical sources, it is made a desk study in order to identify the needs and the information uses that seems to be associated with the reading practices of the subscribers of both journals. In terms of results, besides emphasizing the socialization dynamics established by and for the female audience, the work points out how the two magazines have become an important tool to the intellectual formation of the woman from Rio de Janeiro in the 1920s and how they acted in favor of leisure , education and dissemination of information among its readers. <![CDATA[Interoperabilidade entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus: potencialidades das tecnologias de dados abertos interligados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Web Semântica e os dados abertos interligados propiciaram a publicação de acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus diretamente na Web sem a intermediação de sistemas gerenciadores de catálogos e colocou a questão da integração destes acervos, sua interoperabilidade. Neste contexto ampliam-se as demandas pela preservação da semântica dos conteúdos disponibilizados, garantida anteriormente pelos sistemas de catálogos. Ao mesmo tempo estas tecnologias viabilizam novos tipos de relações culturamente significativas que podem ser estabelecidas entre objetos digitais pertencentes a estes acervos. Que desenvolvimentos tecnológicos e metodológicos são necessários para tirar partido destas tecnologias? Este trabalho tem como objetivo recolocar a questão da interoperabilidade entre acervos digitais a luz das possibilidades trazidas pelas tecnologias da Web Semântica e dos dados abertos interligados. Como metodologia foi utilizada a revisão do estado da arte - aspectos teóricos, técnicos, projetos, experiências - a repeito da questão da interoperabilidade e utilização de parâmetros de análise homogeneidade/heterogeneidade dos acervos a serem integrados e mecanismos para garantir que os significados originais dos conteúdos nos sistemas isolados seriam preservados. Como resultados o papel dos modelos conceituais e a investigação das possíveis relações semânticas entre estes acervos são destacados para alcançar a interoperabilidade, bem como o papel, neste contexto, da curadoria digital.<hr/>Abstract The Semantic Web and linked open data enable the publication of digital collection of archives, libraries and museum in the Web eliminating the intermediation of catalog management systems and poses the question of their integration, namely interoperability. In such context the requirements for preserving the original record's semantics, which are guaranteed by catalog systems, are reinforced. At the same time these technologies enable new cultural relevant relations to be settled between digital objects of different cultural heritage collections. What technological and methodological developments are needed to exploit the facilities brought these technologies? This paper put back the issues related to interoperability between such digital collections in light of the facilities offered by these technologies. It uses as methodology a state of the art review of theoretical and technical issues, projects, cases, etc., related to interoperability and analyses interoperability solutions based on two parameters, homogeneity/heterogeneity and the preservation of original semantic of the collections to be made interoperable. As results the role of semantic models and research on possible semantic relationships between such collections are highlighted as means to achieve interoperability, as well as, in such a context, of digital curation. <![CDATA[Serviços de editoração desenvolvidos por bibliotecas universitárias]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Explora a literatura sobre os serviços de editoração oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Mediante a revisão sistemática de literatura se tentou identificar as principais características, modalidades e experiências. Além disso, foram identificados outros aspectos importantes como a relação atual destes programas com a comunicação científica e a incidência do acesso aberto nestes serviços.<hr/>Abstract Explores the literature on publishing services developed by academic libraries. Through a systematic review of literature. We tried to identify its main characteristics, methods and experiences. Complementarily other important facts were identified, such as the current relation between these programs with scientific communication and the incidence of open access in these services. <![CDATA[Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, sendo que as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.<hr/>Abstract This paper reports a study of the information behavior of entrepreneurs and managers of small, medium and large companies, concerning to the choice of information sources to solve their organizational needs. The methodology was based on a quantitative study of a descriptive nature, with 67 interviews conducted by non- probabilistic sample. The results showed differences between the choices and analysis of respondents about the 34 business information sources defined by Mafra Pereira and Barbosa (2009), and there is not a positive correlation between the most accessed sources and the most relevant and reliable sources. In addition, the strictly electronic information sources tend to be the most accessible, while the personal sources are considered the most relevant, and the internal organizational sources are considered the most reliable. <![CDATA[Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo visa evidenciar o estado da arte do tema Avaliação de Desempenho de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), utilizando o Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) para seleção de um portfólio bibliográfico com reconhecimento científico e para este portfólio realizar uma análise bibliométrica. O processo possibilitou identificar 15 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados internacionais, ISI e SCOPUS, publicados no período de 2003 e 2014. Além disso, evidenciou-se estatisticamente os artigos de mais prestígio científico, as palavras-chaves mais utilizadas, assim como os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de Avaliação de Desempenho de Serviços de TI. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para estudos voltados para o tema e para sua evolução.<hr/>Abstract The objective of this paper is to highlight the "state of the art" in the topic Performance Evaluation of Information Technology (IT) Service using the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) for selecting a Bibliographic Portfolio with scientific recognition and developing a bibliometrics. The process identified 15 relevant articles and aligned with the theme of research in international databases, ISI and Scopus, published between 2003 and 2014. In addition, it was evidenced statistically articles more scientific prestige, the keywords most used, as well as authors and journals that published on the subject Performance Evaluation of Information Technology Service. The results obtained in this research can contribute to studies focused at the subject and to its evolution. <![CDATA[Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresenta análise comparativa entre atributos de qualidade da informação adotados no campo das Ciências Contábeis (CC) e da Ciência da Informação (CI). Parte-se do pressuposto que o conceito de qualidade da informação é fundamental para as duas áreas de conhecimento, mas é um conceito difuso e depende da base epistemológica utilizada para defini-lo. O objetivo foi identificar semelhanças e/ou diferenças entre os pressupostos adotados para qualificar a informação nos dois campos como base para compreensão das relações entre a informação e seu potencial usuário. Além da inexistência de consenso quanto ao conceito de qualidade da informação, os resultados mostram que também não existe consenso em relação às categorias, dimensões e atributos de qualidade utilizados para qualificar a informação na CI. Tais resultados sugerem que esforços podem ser feitos na CI para buscar a consolidação de um framework geral que possa servir como referência na definição e análise da qualidade da informação nessa área do conhecimento. E, que, iniciativas podem ser tomadas no campo das CC visando a revisão de seu framework de qualidade da informação para incorporar em sua estrutura conceitual atributos de qualidade da informação considerados pela CI que podem contribuir para a melhoria da qualidade das informações contábeis.<hr/>Abstract This paper shows the results of comparative analysis between the attributes of quality of information used in the field of Accounting Sciences (AS) and Information Science (IS.) Its assumed that the concept of quality of information is fundamental for these two areas of knowledge, but it's a diffuse concept and it depends on the epistemological basis used to define it. The purpose was to identify similarities and / or differences between the assumptions adopted to describe the information in the two fields as a basis for understanding the relationship between information and its potential user. The results have shown not only the absence of consensus regarding the concept of information quality, but also that there is no consensus about the categories, dimensions and quality attributes used to qualify the information in the IS field. Such results suggest that efforts can be made in the Information Science field to pursue the consolidation of a general framework that could serve as a reference in the definition and analysis of information quality in this area of knowledge. And these results also suggest that initiatives can be taken in the field of Accounting in order to review its framework for information quality to incorporate into its conceptual framework, attributes of information quality considered by the IS, which can contribute to improve the quality of accounting information. <![CDATA[Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta aspectos da diversidade terminológica relacionada à Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva na produção científica da área da Ciência da Informação brasileira, caracterizando ocorrências de polissemia e sinonímia, e, buscando contribuir para redução da ambiguidade do campo conceitual da área. Foram analisados 29 artigos de 101 encontrados na base BRAPCI. Desses artigos foram extraídos 40 conceitos, os quais foram submetidos à análise, conforme: a) os termos e conceitos de referência, b) as categorias Processo, Função, Produto ou Tecnologia e, c) associação de autores por conceito de referência. Os resultados mostram que: a) se confirma a existência dos fenômenos de polissemia e sinonímia, b) embora o termo Inteligência Competitiva tenha sido predominantemente adotado pelos autores, ele se apresenta com uma ampla variedade de conceitos, c) predominância da categoria processo, d) dispersão de sentidos na análise cronológica, não sobressaindo predominância de um ou outro conceito referencial e, e) categoria tecnologia apresenta-se concentrada nas publicações entre 1999 e 2001. Conclui que, tendo em vista a fragilidade terminológica constatada por esta pesquisa, deve-se aprofundar a análise desses termos e conceitos verificando o seu comportamento em áreas afins a aqui estudada, o que certamente mostraria outros aspectos da diversidade terminológica.<hr/>Abstract The article presents aspects of diversity terminology related to Business Intelligence and Competitive Intelligence in the scientific production of the Brazilian Information Science, characterizing occurrences of polysemy and synonymy and seeking to contribute to reducing the ambiguity of the conceptual field. We analyzed 29 articles of 101 found in BRAPCI basis. These articles were extracted from 40 concepts, which were submitted to analysis as a) the terms and concepts of reference, (b) the categories Process, Function, Product or Technology, and c) association of authors by concept of reference. The results show that: (a) confirm the existence of the phenomena of polysemy and synonymy, (b) although the term Competitive Intelligence has been predominantly adopted by the authors, (c) predominance of process category, (d) dispersion of senses in chronological analysis, not protruding predominance of one or the other concept referential and e) technology category is concentrated in publications between 1999 and 2001. It is concluded that, in view of the fragility terminology found in this survey, it should be a more in-depth analysis of these terms and concepts by checking its behavior in areas related to the studied here, which certainly would show other aspects of diversity terminology. <![CDATA[Sistema de Gestão do Conhecimento e Desempenho Financeiro : como esta Relação foi medido]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo This paper compiles the latest knowledge management (KM) studies that had financial performance correlated in the last years, shows main financial indicators used and provides insights and rich context to deepen evaluation. The method adopted was a Systematic Literature Review (SLR) on studies published from 2009 to May 2015. Many topics were analised in the selected papers of this research. Firstly, KM practices found were categorized according to Ho (2009). Secondly, the financial indicators used were compared to indicators identified by Combs; Crook; Shook (2005). Thirdly, the most frequently measures used in the relationship between KM practices and financial performance were identified. Finally, we highlighted the most used methods to evaluate impact of KM in FP, evaluation of number of Publications per year and evaluation of Authors, Publishers. The paper finds that in despite of increasing number of publications correlating both topics the effects of KM in financial performance has to be more explored. However, majority of paper reports certain improvement in financial performance of companies that strongly support KM.<hr/>Abstract Este documento compila os mais recentes estudos de Gestão do Conhecimento (GC) que tiveram desempenho financeiro (DF) correlacionados nos últimos anos, mostra os principais indicadores financeiros utilizados e fornece insights e rico contexto para aprofundar a avaliação. O método adotado foi uma revisão sistemática da literatura (RSL) em estudos publicados de 2009 a maio de 2015. Muitos tópicos foram analisados ​​nos trabalhos selecionados nesta pesquisa. Em primeiro lugar, as práticas de GC encontrados foram classificados de acordo com Ho (2009). Em segundo lugar, os indicadores financeiros utilizados foram comparados com indicadores identificados por Combs; Crook; Shook (2005). Em terceiro lugar, medidas mais freqüentemente utilizadas na relação entre as práticas de GC e desempenho financeiro foram identificadas. Finalmente, foram destacados os métodos mais utilizados para avaliar o impacto da GC em FP, realizada a avaliação do número de publicações por ano e a avaliação de Autores, editores. O documento conclui que, apesar de o aumento do número de publicações correlacionando os dois temas, os efeitos da GC no desempenho financeiro têm de ser mais explorados. No entanto, a maioria dos trabalhos relata certa melhoria no desempenho financeiro das empresas que apoiam fortemente GC. <![CDATA[Benchmarking e a indústria do conhecimento: um estudo de caso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Estudo de caso das Bibliotecas Indústria do Conhecimento (IDCs) do sistema do Serviço Social da Indústria-Sesi localizadas em Alagoas (25), Paraíba (10),Pernambuco (18), Rio Grande do Norte (10), especificamente as IDCs Públicas, objetivando analisar o seu desempenho e apresentar oportunidades para incremento de frequência utilizando benchmarking. Inclui revisão de literatura de projetos nacionais de uso de benchmarking, bem como estudos e considerações sobre esse processo. Para análise dos dados, criaram-se dois índices: o de alcance municipal e o de eficiência, que relacionam as frequências às IDCs à população em idade escolar (PIE) de cada município e com horas de funcionamento mensais respectivamente. Sugerem-se oito etapas para execução de uma política de benchmarking para as IDCs fundamentada nas precondições existentes no sistema composto de 326 unidades onde, aproximadamente, 275 são públicas. Política que poderia ser adotada para as bibliotecas públicas municipais.<hr/>Abstract Case study of the knowledge Industry Libraries (IDCs) owned by the Industrial Social Service System (Sesi) located in Alagoas (25), Paraíba (10), Pernambuco (18), Rio Grande do Norte (10), specifically the ones located in public areas , aiming to investigate their performance and present opportunities to increase attendance by using benchmarking. It includes a literature review of national projects that use benchmarking, as well as, other studies that discuss and examine this procedure. In order to analyze the data, two indices were created: the municipal scope and efficiency, relating the attendance to IDCs to the population at school age (PIE) of each municipality and to monthly working hours respectively. Eight stages are suggested to perform a benchmarking policy for IDCs based on existing preconditions in the system composed by approximately 275 units. This policy could be also applied to the municipal public library system. <![CDATA[Um projeto de rede de bibliotecas para as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, Brasil: relato de experiência(s)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Discute percursos da implantação de uma rede de bibliotecas para as escolas públicas do estado de Santa Catarina e sobre a criação do cargo de bibliotecário vinculado ao Quadro do Magistério Público deste Estado. As diferentes ações da categoria profissional para a criação do cargo de bibliotecário para atuar nessas escolas, o movimento dessa classe profissional para tal intento desde os anos 90 do século XX. Apresenta a proposta da categoria resultado das várias discussões (e elaboração de propostas de projetos) que vêm ocorrendo desde 2003. A aprovação da Lei 12.244/2010 motivou, em 2012, a Secretaria da Educação propôr uma reunião com a categoria profissional com intuito, em uma ação conjunta, a elaboração de uma proposta de criação do cargo de bibliotecário para as 1.112 escolas estaduais. Esse projeto prevê não apenas a criação do cargo, cerca de 300, mas o funcionamento de uma rede de bibliotecas estruturada em três pontos estratégicos para a atuação desse profissional, assim desenhado: Órgão Central, Secretarias Regionais e Entidades Escolares - nesse tripé sustenta-se a rede ora proposta.<hr/>Abstract Discusses the deploying a network of libraries to public schools in the state of Santa Catarina and the creation of the post of librarian linked to the Framework of the Public Magisterium this Estado. As well different actions of the professional category for creating the librarian position to act these schools, the movement of this professional class for this purpose since the 90s of XX century. Presents the proposal of the category result of several discussions (and preparation of project proposals) that have occurred since 2003. The approval of Law 12.244/2010, led in 2012 to the Education Department proposed a meeting with the professional category, in order to joint action, to draw up a proposal for a librarian job creation for 1.112 schools estaduais. This project includes not only the creation of the post 300, but the operation of a network of libraries structured into three strategic points to the role of this professional, well designed: Central Agency, Regional Secretariats and School Entities - this tripod holds up the network proposed here.