Scielo RSS <![CDATA[Perspectivas em Ciência da Informação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-993620140003&lang=pt vol. 19 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A gestão da informação foi estudada sob a perspectiva da identificação e o uso das fontes de informação, como meio de geração de conhecimento organizacional. Objetivou analisar a gestão da informação por meio do estudo do uso das fontes de informação em um centro de pesquisa. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, com abordagem qualitativa num estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista estruturada e empregada a análise de conteúdo como técnica de análise de dado. Os resultados demonstraram que a fonte de informação mais utilizada é o colega de trabalho e as mais utilizadas pelos pesquisados para se atualizarem é a Internet. Os critérios de escolha e de qualidade das fontes de informação mais empregados são a facilidade de acesso, a rapidez e a confiabilidade. No uso das fontes de informação e na avaliação da cultura informacional percebeu-se haver apenas comportamentos informacionais isolados, não uma cultura. No uso das tecnologias de informação e comunicação, diversos benefícios foram apontados: rapidez e agilidade no processamento da informação; produção da informação localmente com avaliação global; cooperação nas etapas de planejamento até a execução dos projetos; e aumento da interação e troca de documentos.<hr/>Information management was studied from the perspective of the identification and use of sources of information, as a means of generating organizational knowledge. Aimed to analyze the information management through the study of the use of sources of information in a research center. The methodology was developed a bibliographic, documental and descriptive study with a qualitative approach in a case study. As an instrument for data collection and used a structured interview was used content analysis as a technique for analyzing data. The results showed that the most used source of information is the colleague and the most used by respondents to upgrade is the Internet. The criteria of choice and quality of sources of information are more employees easy access, speed and reliability. The use of sources of information and evaluation of information culture is perceived to be only isolated informational behaviors, not a culture. The use of information and communication technologies, many benefits were appointed: speed and agility in information processing; production of information locally with global evaluation; cooperation in the planning stages to execution of projects; and increased interaction and exchange of documents. <![CDATA[<b>Ferramentas para mediação de fontes de informação: avaliação sobre seus usos em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa relata o uso de ferramentas para mediação de fontes de informação por bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. O estudo foi de caráter exploratório e utilizou análise de conteúdo, com abordagem quantitativa e qualitativa, de websites de 24 bibliotecas selecionadas dentre as melhores universidades internacionais e nacionais segundo indicadores da Webometrics Ranking of World's Universities, World University Rankings 2011-2012 e Índice Geral de Cursos. Objetivou-se investigar e identificar tendências de aplicações de ferramentas para as atividades de mediação dos processos de acesso, busca e aprendizagem do uso de fontes de informação em bibliotecas universitárias. Os resultados apontam um panorama geral de como as bibliotecas universitárias estão realizando o processo de mediação de fontes de informação, especialmente em relação às bases de dados bibliográficas. Observou-se variações na escala de implementação dessas ferramentas entre as bibliotecas internacionais e as bibliotecas nacionais, bem como o destaque de algumas delas. Conclui-se que diante da disponibilidade e acessibilidade cada vez mais crescente das fontes de informação, torna-se necessário que estas sejam utilizadas de forma eficaz e eficiente. Neste contexto cabe ao bibliotecário refletir, selecionar e implementar ações e ferramentas mais viáveis à realidade de cada biblioteca, considerando as características específicas das gerações e categorias de usuários, a diversidade de tecnologias ofertadas a estes usuários e também aos não usuários, autonomia, estímulo e facilidades para o acesso, busca e uso das fontes de informação.<hr/>The study reports the use of tools for mediating of sources of information by national and international university libraries. The study was exploratory and made use of content analysis that included both a quantitative and qualitative approach of 24 selected websites from the best international and national universities libraries websites, according to some indicators, namely, Webometrics Ranking of World's Universities, World University Rankings 2011-2012 and General Index Course. The aim was to investigate and identify trends in applications of tools for activities of mediation within processes to access, search and learn the use of sources of information in university libraries. The results provide a general overview on how university libraries are conducting the mediation of sources of information, with special regards to bibliographic databases. Variations in the scale of implementation of these tools among international and national libraries as well as some examples of tools could be highlighted. One may conclude that, given the availability and increasingly growing accessibility of sources of information, it is necessary to use them effectively and efficiently. Within this context, it is up to the librarian to reflect upon, select and implement the most feasible actions and tools more viable of the each library's reality, taking into account specific particularities of generations and types of users, diversity of technology offered to these users as well as to non-users, autonomy, encouragement and facilities to access, search and use of sources of information. <![CDATA[<b>Como construir indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação usando <i>Web of Science, Derwent World Patent Index, Bibexcel e Pajek</i>?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar um processo que explique como usar softwares livres para buscar, extrair (Bibexcel) e visualizar dados (Pajek) dos repositórios de publicações científicas (Web of Science) e tecnológicas (Derwent World Patent Index) para construção de indicadores de produtividade científica e tecnológica. Espera-se que este processo contribua como um guia metodológico para a realização de estudos cientométricos, de tal modo que permita aos pesquisadores e aos gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) sem conhecimentos avançados em computação a obter informações de forma mais prática, porém confiáveis, dos repositórios e que, a partir delas, possam construir indicadores e elaborar avaliações mais precisas de CTI.<hr/>The goal of this paper is to present a process to retrieve (Bibexcel), organize, and visualize (Pajek), information from data repositories for research publications (Web of Science) and technological efforts (Derwent World Patent Index) to build science and technology indicators. The process contributes as a methodological guide for scientometric studies in such a way that enables researchers and managers in Science, Technology and Innovation studies without advanced skills in computer science how to deal with large repositories in a more practical, yet reliable, way. The result is development of indicators that will allow more accurate assessments of science, technology and innovation. <![CDATA[<b>Indicadores para o novo serviço público: uma análise bibliométrica e sistêmica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva investigar a ocorrência de trabalhos que exploram indicadores para o novo serviço público, por meio de uma análise bibliométrica e sistêmica. Utilizaram-se cinco bases de dados de forma a localizar estudos sobre o tema no período de 1992 a 2012. Pôde-se constatar a carência e a insipiência de publicações sobre o tema em questão, o que sugere a oportunidade e um relativo espaço para pesquisas futuras.<hr/>This article aims to investigate the occurrence of works that explore indicators for the new public service through a bibliometric and systemic analysis. It was used five databases in order to locate studies on the subject published from 1992 to 2012. It was found immaturity and lack of publications on the topic, suggesting opportunity and an open way for future research. <![CDATA[<b>Atividades administrativas e produção científica dos docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica, decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, por parte dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5 e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam as atividades acadêmicas para os Grupos 1 (atividades acadêmicas) e 2 (produção científica). No Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas de forma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas não influencia a diminuição quantitativa das atividades acadêmicas, extensão e da produção científica.<hr/>It aims to diagnose factors involved in the scientific production resulting from the systematic execution of academic and administrative activities, from professors of the graduate programs of Physics from Federal University of Minas Gerais, Pernambuco and Rio de Janeiro, in the period 2007-2009. It uses methodological triangulation to contemplate the quantitative (bibliometrics and scientometrics), qualitative (content analysis) and interpretive (content analysis) methods. There is a need to include and score in assessment triennial of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES), administrative and extension activities. The survey results were grouped by professors who executed administrative activities in Group 5, and those who did not execute, checking how they behave in relation to other groups. Thus, it is observed that the administrative activities do not influence the academic activities for Groups 1 (academic activities ) and 2 (scientific). The Group 3 (extension) where professors mostly executing administrative activities in a moderate way, there was an increased in scientific production. The comparison in this period and extract, it appears, in general, that the administrative activities do not influence in the decrease in the amount of academic, extension and scientific production. <![CDATA[<b>Indicadores cientométricos normalizados: um estudo na produção científica brasileira internacional (1996 a 2011)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesta pesquisa, objetiva-se: analisar comparativamente os indicadores cientométricos normalizados de produção e de citação da pesquisa brasileira, nas 27 áreas do conhecimento, a partir dos dados apresentados no portal SCImago Journal & Country Rank, no período de 1996 a 2011; avaliar a correlação entre esses indicadores, a fim de se verificar se a inserção e o impacto apresentam-se associados no desempenho brasileiro; e agrupar as áreas por meio das similaridades dos indicadores analisados. Como procedimento, para cada área, calcularam-se a porcentagem de periódicos brasileiros, a partir da opção Journal Rankings, e o índice normalizado brasileiro para os indicadores em análise, a partir da opção Country Rankings. A seguir, calcularam-se as correlações de Pearson entre os indicadores e realizou-se a análise de cluster, a fim de se agrupar as 27 áreas em função das similaridades nos indicadores. Como resultados, constatou-se que o Brasil ocupa posição acima da média dos países produtores, para todos os índices normalizados. Com exceção da média de citação, todos os demais indicadores apresentam correlações positivas. Constituíram-se quatroclusters para a atuação brasileira. Os resultados apontam que a análise conjunta e articulada dos índices normalizados possibilita uma visualização mais consistente da ciência brasileira.<hr/>In this research, we aim at comparatively analyzing the normalized scientometric indicators of production and citation of the Brazilian research, in the 27 areas of knowledge, from the data presented in the Scimago Journal & Country Rank gate, in the period between 1996 and 2011. Besides, we aim at assessing the correlation among these indicators in order to verify if the insertion and the impact are associated within the Brazilian performance. Eventually, we aim at grouping the areas by means of the similarities of the indicators analyzed. As our procedure, we calculated the percentage of Brazilian journals, from the Journal Rankings option, and the normalized Brazilian index for the indicators under analysis, from the Country Rankings option. Next, we calculated the Pearson correlations among the indicators and we achieved the cluster analysis, in order to group the 27 areas, according to their similarities in the indicators. As results, Brazil ranks above average among the producing countries, in all the normalized indexes. Except from the citation average, all the other indicators present positive correlations. 4 clusters were constituted for the Brazilian performance. The results show that the grouped and articulated analysis of normalized indexes enables a more consistent view of the Brazilian science <![CDATA[<b>Requisitos para métricas em arquivos: critérios específicos para arquivometria</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo exploratório de aplicação de métricas no contexto dos arquivos, gerando indicadores para tomada de decisões e visando debater como estruturar a arquivometria. Enfoca a linha do tempo dos estudos métricos e a culminação, em 1994, da aplicabilidade nos arquivos e a evolução de experiências brasileiras a partir de 2011, trabalhando a estatística de processos documentais e a prática arquivométrica.<hr/>This is an exploratory study of metrics application in the archives context, generating performance/quality indicators for decision making. This study aims at debating about how archivometrics should be structured, and focuses on the timeline of metrics studies, covering the culmination, in 1994, of the applicability in the archives along with the evolution of Brazilian experiences on this matter from 2011 on, also working with the statistics of documental processes and archivometrics practices. <![CDATA[<b>O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva-se investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional. A metodologia foi empregada da seguinte maneira: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Os resultados alcançados mostram que os discentes de modo geral apresentam desempenho satisfatório no processo de busca informacional, pois, realizam o processo de recuperação da informação de modo proficiente.<hr/>It approaches the relationship between the behavior during the process of information seeking and Information Technology and Communication ( ICT ) , treated in an interdisciplinary perspective in the context of undergraduate Librarianship at the Federal University of Pará ( UFPA ) . This study aims to investigate how undergraduate students in Library hold their academic research by examining whether there is successful the results, focusing , in particular , access to academic texts , for reading and textual production of these students , who are in process vocational training . The methodology was as follows: the first with the literature , based on authors such as Kuhlthau ( 1991 , 1999 , 2004 and 2005 ) , Wilson ( 1997 , 1999 , 2000 and 2006 ) and covering contributions of other thinkers on the subject addressed . In the second step , we performed an exploratory and descriptive study of qualitative and quantitative approach with a questionnaire containing closed, open and hybrid questions . The results show that students generally have satisfactory performance in the information seeking process , therefore, perform the process of information retrieval in a proficient manner. <![CDATA[<b>O bibliotecário no tratamento de dados oriundos da <i>e-science</i>: considerações iniciais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contextualiza o surgimento do termo e-science e as tecnologias necessárias para apoiar a pesquisa colaborativa do Século XXI. Argumenta que os dados coletados por instrumentos tecnológicos tais como telescópios, satélites, sensores especializados podem ser considerados como informação cientifica e, portanto, precisam ser tratados de forma a viabilizar a sua organização, recuperação, difusão e preservação para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas futuras. O artigo tem como objetivo discutir o papel do profissional da informação no tratamento dos dados oriundos da e-science. Demonstra que nos Estados Unidos e no Reino Unido os bibliotecários já estão atentos à necessidade de tratamento desse novo tipo de dado. Discute o conceito da e-science no cenário brasileiro.<hr/>The article contextualizes the emergence of the term e-science and the technologies needed to support collaborative research of the XXI Century. It argues that data collected by technological instruments such as telescopes, satellites, specialized sensors constitute scientific information and therefore must be treated in order to facilitate their recovery, diffusion and preservation to assist in the development of future research. Discuss the role of the information professional in the treatment of data from e-science. It demonstrates that librarians from the United States and the United Kingdom are already aware of the need for this new type of treatment given. The objective of the study was to identify the basic skills necessary for the information professional who will organize the collection originated from e-science. <![CDATA[<b>Situação e perspectivas de pesquisa científica na Escola de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Nacional Maior de São Marcos: 2000 - 2012</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se analiza el ascenso en la cantidad de egresados de Bibliotecología que optan por la licenciatura a través de informes profesionales en los últimos años. Asimismo, se pretende conocer el estado de la investigación en bibliotecología en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos a través del análisis de las tesis e informes profesionales de los años 2000 - 2012, determinando la cantidad de investigación producida, los temas abordados, métodos y técnicas de investigación más utilizadas, cual es la calidad investigativa de estos trabajos. Se propone como se debería reorientar la investigación de los egresados de la especialidad para la obtención de su licenciatura.<hr/>It analyzes the rise in the number of graduates who choose Librarianship degree through professional reports in recent years. It also seeks to know the status of research in library science at the National University of San Marcos through the analysis of theses and professional reports of the years 2000 - 2012, determining the amount of research produced, the topics, methods and research techniques used, which is the investigative quality of this work. It is proposed as research should reorient specialty graduates to obtain their degree.<hr/>É analisado o aumento do número de diplomados que optam pelo grau de Biblioteconomia nos últimos anos através de relatórios profissionais. Pretende conhecer o estado da pesquisa em biblioteconomia na Universidade Nacional Maior de São Marcos, através da análise de teses e relatórios profissionais para os anos 2000 - 2012, para determinar a quantidade de pesquisas feitas, os seus asuntos, os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizadas, assim como qual é a qualidade de pesquisa destes trabalhos. Em consequência, propõe-se como se deve redirecionar aos graduados da especialidade de pesquisa para obter o seu grau. <![CDATA[<b>Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das publicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.<hr/>This paper aims to analyze the international publications about the use of ontologies as a support to evaluation task as a knowledge-intensive task. For this, we performed a bibliometric survey in three international databases. This research was conducted in two stages: (i) systematic literature search, and (ii) analysis and synthesis of bibliometric information. We located 38 papers, written by 106 authors, coming from 44 institutions in 18 different countries. From the identification of these studies, the present work contributes to understanding of the possibilities of application of ontologies for supporting the evaluation task as knowledge-intensive task, performing the mapping of international publications of this theme and highlighting the small number of studies that relate it. <![CDATA[<b>Uma abordagem integrada sobre ontologias: Ciência da Informação, Ciência da Computação e Filosofia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ontologias têm sido propostas como uma alternativa para a criação de representações da realidade adequadas a computadores. Ao buscar pelo termo "ontologia" em um mecanismo de busca, abordagens bastante diferenciadas são encontradas. De fato, o termo "ontologia" tem sido empregado na Filosofia, Ciência da Computação e Ciência da Informação com diferentes particularidades. Para fazer bom uso do que as teorias ontológicas têm a oferecer é preciso entender o que tais teorias abordam e quais as suas origens. Esse artigo busca esclarecer o que significa estudar ontologias e quais as conexões o assunto pode fomentar entre diferentes campos de pesquisa. Inicia-se revisitando o sentido do termo no campo de pesquisa onde ele foi criado, a Filosofia, para em seguida buscar entender o seu uso atual em outros campos. Propõe-se então que o estudo de ontologias é um assunto genuíno e relevante de pesquisa em Ciência da Informação. Finalmente, conclui-se oferecendo uma visão sobre as oportunidades de pesquisa interdisciplinar no assunto.<hr/>Ontologies have been proposed as an alternative for creating representations of reality suitable for computers. In looking for "ontology" in a search engine, one can find many different approaches. Indeed, the term "ontology" is employed within Philosophy, Computer Science and Information Science with different meanings. In order to take advantage of what ontology theories have to offer, one should understand what they address and where they come from. This paper aims to clarify what means to study ontologies and what connections this subject fosters among different research fields. We begin by revisiting the meaning of the term ontology in its original field, Philosophy, to reach its current use in other research fields. We advocate that ontology is a genuine and relevant subject of research in Information Science. Finally, we conclude by offering our view of the opportunities for interdisciplinary research.