Scielo RSS <![CDATA[Interface - Comunicação, Saúde, Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-328320160004&lang=en vol. 20 num. 59 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The Popular Education’s contribution to professional education in health]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400835&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Community perceptions about dengue prevention in human settlements. Lima-Perú, 2015]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400839&lng=en&nrm=iso&tlng=en Con el objetivo de describir las percepciones comunitarias para la prevención del dengue en las localidades afectadas de Lima, realizamos un estudio cualitativo a través de entrevistas desde el modelo de creencias en salud. Los entrevistados mencionaron diversos factores de saneamiento, conductas e información que incrementan su exposición al dengue, expresando que los afectaría en aspectos laborales, familiares y económicos, asumiendo parte de la responsabilidad en la prevención y recalcando la labor de los promotores de salud, medios de comunicación y líderes comunitarios. Entre las medidas preventivas mencionadas, se incluyeron medidas sin evidencia de efectividad. Las principales barreras expresadas fueron las siguientes, caraterizadas como insuficientes: cantidad de profesionales de salud, participación comunitaria, organización en las actividades preventivas y discontinuidad luego de los brotes. La discusión y reflexión sobre estos contextos promueve una oportunidad en el abordaje de la labor preventiva hacia el dengue.<hr/>This is a qualitative study, aimed at describing community perceptions on dengue prevention in affected areas of Lima. A series of interviews were conducted in six of those areas using the health belief model approach. Respondents noted several factors about sanitation, behaviors and information that could increase their exposure to dengue. They expressed that this illness would affect their lives in different ways, in aspects related to work, family and economy. They recognized their share of responsibility on prevention, but also talked about the importance of health promoters work, media and community leaders. Among the preventive measures they mentioned, there were a few with no evidence of effectiveness. The main identified problems were lack of health professionals, community participation and preventive activities. They also noted that most activities were discontinued after outbreaks. The findings provide an opportunity to discuss and reflect on the preventive work done to face dengue.<hr/>Com o objetivo de descrever as percepções comunitárias a respeito da prevenção da dengue, realizou-se um estudo qualitativo nas áreas afetadas de Lima. Foram utilizadas entrevistas sob o modelo de crenças em saúde. Os entrevistados mencionaram diversos fatores de saneamento e condutas que aumentariam sua exposição à doença. Também enumeraram aspectos laborais, familiares e econômicos que seriam afetados pelo adoecimento. Os entrevistados assumiram parte da responsabilidade na prevenção, mas destacaram a importância do trabalho dos promotores de saúde, líderes comunitários e meios de comunicação. Dentre as medidas preventivas enumeradas, foram citadas algumas que não tinham evidência de efetividade. Os principais obstáculos citados foram: quantidade insuficiente de profissionais de saúde, baixa participação comunitária, desorganização das atividades preventivas e descontinuidade das ações após a resolução dos surtos. A discussão dos resultados encontrados promove a oportunidade de refletir sobre o trabalho preventivo realizado para o combate à dengue. <![CDATA[Violence as perceived by adolescent males in the affective-sexual interaction, in ten Brazilian cities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400853&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta as visões de adolescentes do sexo masculino sobre o tema da violência no namoro. A partir de entrevistas e grupos focais realizados em dez cidades brasileiras, entre 2007 e 2009, o texto toma como parâmetro a análise dos significados atribuídos pelos jovens às agressões físicas, psicológicas e sexuais no âmbito dos relacionamentos íntimos. A metodologia do estudo se concentra nos depoimentos de 257 estudantes do sexo masculino, de idades entre 15 e 19 anos, de escolas públicas e privadas do país. Os resultados do estudo mostram que os significados atribuídos ao fenômeno da violência no namoro são recortados por representações rígidas de papéis de gênero, correspondendo às expectativas em relação ao desempenho de homens e mulheres nas relações afetivo-sexuais.<hr/>Este artículo presenta el punto de vista de adolescentes hombres sobre el tema de la violencia en el noviazgo. Con base en entrevistas y grupos focales realizados en diez ciudades brasileñas entre 2007 y 2009, el texto toma como parámetro el análisis de los significados de los jóvenes acerca de la agresión física, psicológica y sexual dentro de las relaciones íntimas. La metodología del estudio se centra en los relatos de 257 estudiantes, con edades entre 15 y 19 años de escuelas públicas y privadas. Los resultados del estudio muestran que los significados atribuidos al fenómeno de la violencia en el noviazgo son vinculados a representaciones rígidas sobre los papeles de género, que corresponden a expectativas relacionadas al desempeño de los hombres y las mujeres en las relaciones afectivo-sexuales.<hr/>This paper presents the views of male adolescents on the topic of dating violence. Based on interviews and focus groups conducted in ten Brazilian cities between 2007 and 2009 the text takes as a parameter the analysis of the meanings of young males to physical, psychological and sexual aggression within intimate relationships. The study methodology focuses on the testimonies of 257 male students aged between 15 and 19 years, from both public and private schools. The study results show that the meanings attributed to the phenomenon of dating violence are shaped by rigid representations of gender roles, corresponding to the expectations regarding the performance of men and women in emotional-sexual relationships. <![CDATA[Health care of children and adolescents in situation of sexual violence, in four Brazilian capitals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400865&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa a atenção à saúde de crianças e adolescentes em situação de violência sexual (VS) na rede pública municipal de saúde de quatro capitais brasileiras – Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS) –, enfocando a disponibilidade de serviços e a oferta de atendimentos, tais como a anticoncepção de emergência hormonal (AEH), profilaxias para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e interrupção legal da gravidez (ILG). O método de estudo de casos foi conduzido por entrevistas semiestruturadas, com vinte gestores e técnicos do nível central, representantes das secretarias municipais de saúde, e de análise documental. A atenção é desigual entre as capitais. Considerando-se a alta demanda, há baixa oferta de serviços em três delas. Os atendimentos especializados, como AEH e ILG, encontram resistências dos profissionais e setores religiosos. Destacam-se inovações de dois Centros Integrados de Atenção e de um Centro de Atenção Psicossocial Pós-Trauma.<hr/>The paper analyzes the health care of children and adolescents in situation of sexual violence (SV) in the municipal public health network of four Brazilian cities - Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE) and Campo Grande (MS) -, focusing on the availability of services and the provision of care, such as hormonal emergency contraception (HEC), prophylaxis for sexually transmitted diseases (STDs) and legal termination of pregnancy (LTP). The case study method chosen was of semi-structured interviews, with twenty managers and technicians from the central level, representatives of the municipal health secretariats, as well as document analysis. The provision of care is uneven across the cities. Considering the high demand, there is low supply of services in three of them. The specialized care, as HEC and legal termination of pregnancy (LTP) still face resistance of professionals and religious sectors. The article highlights innovations of two Integrated Centers of Attention and a Psychosocial Care Center Post Trauma.<hr/>El artículo analiza el cuidado de la salud de los niños y adolescentes víctimas de violencia en servicios de salud pública municipal en cuatro ciudades - Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Belém (Pará), Fortaleza (Ceará) y Campo Grande (Mato Grosso do Sul) - , centrándose en la disponibilidad de servicios y la prestación de consultas de anticoncepción hormonal de emergencia (AHE), profilaxis de enfermedades de transmisión sexual e interrupción del embarazo. El estudio del caso se realizó a través de entrevistas semi-estructuradas con veinte representantes de los departamentos de salud locales y análisis de documentos. Aquí, fue posible observar que la prestación de atención entre las capitales es desigual. Aunque la demanda es alta, existe poca oferta de servicios en tres de las ciudades analizadas. Por otra parte, la atención especializada, como AHE y el aborto legal todavía se enfrentan a la resistencia de los profesionales y sectores religiosos. Se destacan experiencias innovadoras de dos Centros Integrados de Atención Psicosocial y un Centro de Atención Pos-Trauma. <![CDATA[The integration of the Emergency Care Units (UPA) with healthcare services in the city of Rio de Janeiro, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400879&lng=en&nrm=iso&tlng=en No município do Rio de Janeiro, a implantação das Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA) foi o fio condutor da política de saúde e modelo para estruturação da rede de urgência e emergência (RUE). Este estudo analisou a integração das UPAs na rede assistencial do município. Foram realizadas nove entrevistas, com gestores centrais e locais, analisadas à luz da Teoria da Estruturação de Giddens. Resultados mostraram pouca integração das UPAs, por deficiências estruturais da rede de serviços e fragmentação gerencial, pela ausência de governança unificada. Apesar do investimento político e financeiro, essa estratégia não logrou contornar os problemas de integração entre as unidades de saúde e, ainda, ressaltou a baixa prioridade governamental para a atenção básica. Assim, as UPAs pouco contribuíram para o desenvolvimento de redes de atenção à saúde e para a reorientação do modelo assistencial.<hr/>The launching of Emergency Care Units (UPA in Portuguese) was a prominent health policy in the city of Rio de Janeiro during recent years. The aim of this study was to examine UPAs’ integration with other health services in order to assess their impact on the development of integrated healthcare networks. Nine interviews with state and local managers, UPAs’ coordinators and primary care units’ coordinators were performed. The data collected were interpreted under Giddens’ Structuration Theory. UPAs presented a low level of integration with other healthcare facilities within local emergency care network, due to structural problems as well as managerial fragmentation. In spite of the political and financial investment, the strategy of the UPAs has not been able to overcome the low degree of integration among local health services. Moreover, primary care services remain a lower priority. Thus, UPAs have contributed in lesser extent to the development of integrated healthcare networks.<hr/>En el municipio de Rio de Janeiro, la implementación de las Unidades de Atención de Emergencia (UPA) fue principio rector de la política de salud y modelo para la estructuración de la red de emergencia (RUE). Esta encuesta analizó la integración de las UPA con otros servicios de salud. Fueran realizadas nueve entrevistas con los gerentes centrales y locales, interpretadas según la Teoría de la Estructuración de Anthony Giddens. Los resultados mostraron poca integración de las UPA, causadas por debilidades estructurales de la red y por la fragmentación de la gestión de los servicios. A pesar de la inversión política y financiera, esta estrategia no ha logrado superar los problemas de integración entre los servicios de salud, señalando la baja prioridad que el gobierno coloca para la atención primaria y el poco desarrollo de las redes de atención a la salud. <![CDATA[Difficult patients in primary health care: between care and order]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400893&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo objetivou compreender a deliberação ética de enfermeiros e médicos diante de pacientes difíceis na Atenção Primária à Saúde (APS). Utilizou-se uma abordagem compreensiva, ancorada no referencial teórico metodológico da bioética deliberativa. Analisaram-se as entrevistas semiestruturadas, tomando a prudência como categoria analítica. Entre 2002-2010, entrevistaram-se setenta profissionais da APS do município de São Paulo. Os resultados evidenciam que os cursos de ação intermediários dos profissionais tendem à conciliação dos valores cuidado e ordenamento. Nos cursos de ação extremos, as enfermeiras tendem para o cuidado, e os médicos, para o ordenamento. Conclui-se que os pacientes difíceis são comuns na APS e os profissionais tendem a apresentar cursos de ação para atendê-los, sem perturbar a rotina da unidade, os demais profissionais e usuários.<hr/>El objetivo de esta investigación fue el de entender la deliberación ética de las enfermeras y los médicos ante los pacientes difíciles en la Atención Primaria de Salud (APS). Para ello, se utilizó un enfoque comprehensivo, anclado en el marco teórico metodológico de la bioética deliberativa. Se realizaron entrevistas semi estructuradas usando la prudencia como categoría de análisis. En el período que va de 2002 a 2010 fueron entrevistados setenta profesionales de la APS en São Paulo. Los resultados muestran que los cursos de acción intermediarios son más propensos a conciliar los dos valores: cuidado y ordenamiento. Cuando los cursos de acción son extremos, las enfermeras tienden para el valor cuidado y los médicos tienden al ordenamiento. Los pacientes difíciles son comunes en la APS y los profesionales tienden a tener cursos de acción para atenderlos, sin perturbar la rutina del servicio de los otros profesionales y de los usuarios.<hr/>This study was aimed to understand nurses and doctors ethical deliberation related to difficult patients in Primary Health Care (PHC). It used a comprehensive approach, based in the methodological theoretical framework of deliberative Bioethics, using semi-structured interviews and practical wisdom as the analytical category. Seventy PHC professionals in São Paulo were interviewed between 2002 and 2010. The results show that intermediary courses of action tend to a trade-off between two values: care and planning. In the case of extreme courses of action, nurses tend more to care and doctors to planning. We conclude that difficult patients are common in PHC and health professionals tend to have courses of action in order to assist them without disturbing the routines of services, of other professionals and of users. <![CDATA[Patient centred care in interprofessional collaborative practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400905&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo foi realizado com o objetivo de descrever os elementos-chave da atenção centrada no paciente e sua relação com a prática interprofissional colaborativa na atenção primária à saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde, apoiado em revisão de literatura nacional e internacional. Os resultados mostram que, à medida que os profissionais centram atenção no paciente e suas necessidades de saúde, operam simultaneamente um deslocamento de foco para um horizonte mais amplo e além de sua própria atuação profissional. Esse deslocamento é reconhecido como componente de mudança do modelo de atenção à saúde na perspectiva da integralidade, com potencial de impacto na qualidade da atenção.<hr/>El objetivo de este estudio es describir los elementos clave de la atención centrada en el paciente y su relación con la práctica interprofesional colaborativa en la Atención Primaria de la Salud. El mismo se apoya en la revisión de literatura nacional e internacional. Los resultados muestran que cuando los profesionales desplazan su actuación hacia la atención centrada en el paciente y hacia las necesidades del paciente, amplían sus horizontes de actuación más allá de los límites de su propia profesión. Este desplazamiento es un componente positivo para el cambio del actual modelo de Atención a la Salud desde la perspectiva de la integralidad y con potencial impacto en la calidad de los servicios.<hr/>The aim of this study is to describe key-elements of patient-centred care and its relationship with interprofessional collaborative practice in Primary Health Care, in the context of Unified Health System. Based on national and international review. The outcomes show that as professionals shift their focus towards patient centred care and patient’s needs, their scope of view is broadened beyond the limits of their own professional activities. This shift is an enabler for changes in the current health care model towards comprehensive care and potentially impacting the quality of services. <![CDATA[Mental health care, risk and territory: crosscutting issues in the context of safety society]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400917&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é discutir as transversalidades discursivas entre as noções de cuidado em saúde mental, risco e território nos relatórios das Conferências Nacionais de Saúde Mental (CNSM), situando-os no contexto da sociedade de segurança. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de análise qualitativa, documental e retrospectiva, na perspectiva da arqueologia do saber, de Michel Foucault. Desde a II até a IV CNSM, observa-se que o glossário relativo ao risco como probabilidade, ao cuidado e ao território apresentou-se com relevância progressiva, evidenciando a centralidade desses conceitos para a consolidação do novo modelo de atenção à saúde mental no Brasil. À medida que o modelo asilar entrou em declínio, no processo de constituição de uma rede de cuidados em saúde mental territorializada e comunitária, emergiram as discursividades sobre os riscos, que constituem elementos centrais do dispositivo de segurança.<hr/>El objetivo del estudio es analizar las transversalidades discursivas entre las nociones de cuidado en salud mental, riesgo y territorio en lo que hace a los informes de las Conferencias Nacionales de Salud Mental (CNSM), en el contexto de una sociedad de seguridad. Se trata de un estudio descriptivo, exploratorio, del análisis cualitativo, documental y retrospectivo, tomando como referencia la arqueología del saber de Michel Foucault. Desde la II a la IV CNSM, se observa que el glosario del riesgo-probabilidad, cuidado y territorio una progresiva centralidad para la consolidación del nuevo modelo de cuidado en salud mental brasileño. En la medida en que el modelo manicomial entró en declive debido al proceso de formación de una red de atención en salud mental territorializada y comunitaria, surgieron los discursos acerca de los riesgos, que son elementos fundamentales del dispositivo de seguridad.<hr/>The aim of this study is to discuss the crosscutting discursive issues among the notions of mental health care, risk and territory in the National Conferences of Mental Health (NCMH) reports, placing them in the context of safety society. It is a descriptive, exploratory study of qualitative, documentary and retrospective analysis, under the framework relevance, emphasizing the centrality of these concepts for the consolidation of a new mental health care model in Brazil. As the asylum model went into decline, in the process of the archaeology of knowledge, by Michel Foucault. From the 2nd to 4th NCMH, it is observed that the glossary on the risk as probability, care and territory, presented progressive of building up a mental health care network territorialized and community-based, the discourses about the risks emerged, being core elements of the safety device. <![CDATA[Weaving of the health bond on the family situation of chronic illness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400929&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivamos compreender a tecitura do vínculo na relação entre profissional, pessoa adoecida e família em situação crônica de adoecimento. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de consulta ao acervo do banco de dados da pesquisa matricial, resgatando três situações de adoecimento crônico. A relação mantida por Dona Mocinha com seu médico se caracterizou pelo vínculo afetivo unidirecional. Na família Soneto, a relação entre os adolescentes e o médico estava embasada na reciprocidade e responsabilização profissional, constituindo um vínculo bidirecional. Na família de André, o acompanhamento médico contava com um laço de amizade, contribuindo para a atuação proativa do profissional no cuidado. As pessoas/famílias estudadas não estabeleceram vínculo com as Unidades Básicas de Saúde, apesar de viverem em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família.<hr/>This paper intended to understand the weaving of the bond in the relationship among practitioner, diseased person and family on chronic illness situations. It was a qualitative study performed from a consultation with the database collection of matrix research, retrieving three situations of chronic illnesses. The relationship maintained by Ms. Mocinha with her physician was characterized by a unidirectional affective bond. In the Soneto’s family, the relationship between the adolescents and the physician was underpinned by reciprocity and professional accountability, constituting a bidirectional bond. In the Andre’s family, the medical follow-up had a tie of friendship, contributing to the proactive performance of the professional throughout care. The studied persons/families did not establish bond with the Basic Health Units, despite living in areas covered by the Family Health Strategy.<hr/>Nuestro objetivo fue el de comprender el urdimbre del vínculo en la relación entre profesional, persona enferma y familia en situación crónica de enfermedad. Este estudio es de tipo cualitativo y fue efectuado a partir de una consulta al acervo de la base de datos de la investigación matricial, rescatando tres situaciones de enfermedad crónica. La relación mantenida por Doña Mocinha con su médico se caracterizó por el vinculo afectivo unidireccional. En la familia Soneto, la relación entre los adolescentes y el médico estaba basada en la reciprocidad y responsabilización profesional, constituyendo un vínculo de tipo bidireccional. En lo que respecta a la familia de André, el seguimiento médico contaba con un lazo de amistad, contribuyendo a la actuación proactiva del profesional en la atención. Las personas y familias estudiadas no establecieron vínculo con las Unidades Básicas de Salud, a pesar de vivir en áreas cubiertas por la Estrategia Salud de la Familia. <![CDATA[Co-constyruction of the healthcare autonomy for person with diabetes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400941&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a coconstrução da autonomia do cuidado da pessoa com diabetes, por meio das reflexões dos usuários diabéticos e profissionais de saúde de uma equipe de ambulatório especializado público, localizado num município de médio porte no sul do Brasil. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas de pessoas com diabetes, profissionais de saúde e uma Roda de Conversa com os profissionais sobre as falas destes usuários. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, especificamente, a análise temática. A escuta, a clínica ampliada e a cogestão se afirmaram como estratégias potentes para compreender o viver e o lidar com diabetes como um processo singular e compartilhado entre adoecidos e profissionais de saúde, onde a doença faça parte da vida e não a vida parte da doença.<hr/>This is a qualitative research on the co-construction of the autonomy of care for individuals with diabetes through the reflections of diabetic users and health professionals in a team of a specialized public clinic, located in a medium-sized municipality in southern Brazil. Data were collected through semi-structured interviews of people with diabetes, health professionals and a conversation meeting with professionals about the discourses of these users. The analysis was guided by content analysis, specifically thematic analysis. Listening, expanded clinical approach and co-management proved to be key strategies to understand and live and copel with diabetes as a singular process by creating strategies shared between disease bearers and health professionals, where the disease is part of life, not life part of the disease<hr/>Se trata de una investigación cualitativa sobre la co-construcción de la autonomía de la persona con diabetes por medio de las reflexiones de los usuarios diabéticos y profesionales de la salud de un equipo de una clínica pública especializada, ubicada en un municipio de tamaño medio en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas a personas con diabetes, profesionales de la salud y una charla con profesionales sobre las narrativas de estos usuarios. El marco analítico de la presente investigación se basó en el análisis de contenido, específicamente el análisis temático. El acto de oír, la co-gestión y la clínica ampliada se colocaron como estrategias clave para entender y vivir con diabetes como un proceso singular que es posible alcanzar mediante la creación de estrategias compartidas entre los enfermos y los profesionales de salud, donde la enfermedad sea parte de la vida, y no la vida de la enfermedad. <![CDATA[“Sadness kills!”: Social representations of people who have vitiligo assisted in the pharmacy of the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400953&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vitiligo é caracterizado por manchas brancas na pele. Na dispensação do metoxisaleno utilizado para tratá-lo, na Farmácia Universitária/UFRJ, os portadores relatavam mal-estares devido à terapia e à doença. A busca pela compreensão da experiência do adoecer conduziu este estudo que adota perspectiva teórico-metodológica socioantropológica. A apreensão da visão de mundo dos sujeitos foi captada em entrevistas entre usuários da FU/UFRJ. A partir do diagnóstico, os sujeitos consideram o vitiligo “um castigo”, sentem-se alvo de “chacotas”, “preconceito”, “discriminações”. A experiência da doença impõe rever seus conceitos e filiação religiosa. O fato de o vitiligo não ser concebido como doença grave estabelece um não-lugar para o sofrimento dos portadores. Aspectos simbólicos, emocionais e socioculturais que circunscrevem a doença devem ser considerados para melhorar a atenção à saúde e vida desses sujeitos. Os profissionais de saúde precisam concebê-los para além de suas “manchas”.<hr/>Vitiligo is characterized by white spots on the skin. During the dispensation of Methoxypsoralen, a drug used for treating it, patients reported discomfort regarding such therapy and their disease. Thus, the study has the motivation of seeking to understand the experience of being ill, using a socio-anthropological, theoretical and methodological approach. Subjects’ worldview after the diagnosis of vitiligo was apprehended by interviews with UFRJ pharmacy users. The subjects tend to consider having vitiligo “a punishment”, and they feel like a target of “mockery”, “prejudice” and “discrimination”. It is a fact that vitiligo is not taken as a severe condition, and this establishes a “non-place” for the suffering of its bearers. Symbolic, emotional, and socio-cultural aspects of the disease must be taken into account, in order to improve health care for these subjects and their lives. Health professionals need to perceive vitiligo bearers beyond their “spots”.<hr/>El vitiligo se caracteriza por manchas blancas en la piel. En el momento de la entrega del medicamento correspondiente a esta enfermedad en la farmacia, los pacientes nos informaron sobre incomodidades por que pasaron. La incomodidad en la cosmovisión de los sujetos fue capturada en entrevistas. A partir del diagnóstico médico, los sujetos comenzaron a considerar al vitiligo como “un castigo”, blanco de “burlas”, “prejuicios” y “discriminación”. Así mismo, la experiencia de la enfermedad les condujo a revisar sus conceptos y religiones. El hecho de que el vitiligo no se considera una enfermedad graveparece establecer un “no lugar” para el sufrimiento y el “dolor espiritual” de sus portadores. Los aspectos simbólicos, emocionales y socioculturales que circunscriben esta enfermedad deben considerarse para mejorar la atención de la salud y la vida de estos sujetos. Por su parte, los profesionales de la salud deben aprender a concebirlos más allá de sus “manchas”. <![CDATA[<em>From pathological to hygienic</em>: the modern homes and the printed press in Brazil in the post-Second World War]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400967&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a patologização dos lares brasileiros como estratégia dos publicitários e anunciantes para convencer as donas de casa de que a solução dos problemas com insetos era o consumo de produtos industrializados. Eletrodomésticos, inseticidas e produtos de limpeza eram oferecidos como capazes de transformar as casas “doentes” em ambientes higiênicos e saudáveis. Nos anos de 1940 a 1960, o Brasil buscava consolidar seu parque industrial e seu mercado consumidor, o que tornava necessário substituir as soluções caseiras e tradicionais por produtos ditos modernos. O argumento deste trabalho é que essa oferta de soluções modernas para os problemas de manutenção de um lar salubre encontrou uma cultura da higiene já estabelecida nas classes médias urbanas brasileiras.<hr/>This paper discusses pathologization of the Brazilian homes as a strategy of media advertising to convince housewives that manufactured products were the most efficient resources to deal with domestic insects. Appliances, insecticides and cleaning products were offered as being capable of turning “sick” houses into hygienic and healthy environments. From 1940s to 1960s Brazil tried to consolidate its industrial park. As part of this process a market of so-called modern consumer goods were supposed to replace homemade and traditional solutions. This study argues that those modern solutions aimed at maintaining a healthy house found a culture of hygiene already established among Brazilian urban middle classes.<hr/>En este artículo se analiza la “patologización” de los hogares brasileños como estrategia publicitaria para convencer a las amas de casa respecto a que los insectos domésticos podían ser eficazmente combatidos con el consumo de productos electrodomésticos, insecticidas y artículos de limpieza. De las décadas del ’40 a los ‘60 Brasil buscó consolidar su parque industrial y un mercado de consumo que apuntaba a remplazar las soluciones caseras y tradicionales por nuevos y modernos productos que prometían convertir hogares percibidos como enfermos en ambientes higiénicos y saludables. El argumento central del trabajo subraya que esta oferta de soluciones modernas frente a los desafíos de gestionar un ambiente hogareño sano operó sobre una cultura de la higiene que ya estaba bien establecida entre las clases medias urbanas brasileñas. <![CDATA[In-between policies (CEH - Continuing Education in Health and NHP - Humanization National Policy): Towards a way to educate in/ for the Brazilian National Health System (SUS)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400981&lng=en&nrm=iso&tlng=en Situando-nos no cruzamento entre as áreas da saúde e educação, propomos refletir sobre formação no/para o SUS a partir de nossas experiências junto à Rede Cegonha, no Ministério da Saúde, especificamente no acompanhamento da implantação dos Centros de apoio ao desenvolvimento de boas práticas na gestão e atenção obstétrica e neonatal. Entendendo o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais) e de aprendizagens (experimentação de formas singulares de práticas de saúde), pensamos que a qualificação do cuidado em saúde (nesse caso particular, de mulheres e crianças) passa pela experimentação de um referencial ético-político-pedagógico que se desdobra em diretrizes formativas cuja potência parece se situar na gestação de um certo modo de fazer-saber-produzir formação no SUS que se tece na indissociabilidade entre trabalho-formação-intervenção-gestão.<hr/>We aim to reflect on the education in/for the SUS, as we stand at the crossroads between the health and education fields. In order to do so, we follow our own experiences with “Rede Cegonha” (Maternal care program called Stork Network), in the Ministry of Health, especially when it comes to monitoring the implementation of Support Centers for the Development of Good Practices in Management and in Obstetric and Neonatal Care. We think that health care improvement (in this particular case, for women and children) depends on experiencing an ethical-political-pedagogical framework, since we understand the health field as a teaching (pedagogic-body format) and learning field (experimentation of singular forms of health practices). Such framework unfolds into educational guidelines whose potential seems to lie on developmental way to make, know and produce education within SUS, and it means having work-education-intervention-management all together as inseparable actions.<hr/>Al situarnos en el cruce entre las áreas de salud y educación, proponemos reflexionar sobre la formación en el/para el SUS (Sistema Brasileño de Salud) a partir de nuestras experiencias junto a la Red Cigüeña, en el Ministerio de la Salud, específicamente en el acompañamiento de la implantación de los Centros de Apoyo al Desarrollo de Buenas Prácticas en la Gestión y Atención Obstétrica y Neonatal. Al comprender el campo de la salud como un territorio de enseñanza (formateos pedagógico corporales) y de aprendizajes (experimentación de formas singulares de prácticas de salud), pensamos que la calificación del cuidado en salud (en este caso particular, de mujeres y niños) pasa por la experimentación de un referencial ético, político y pedagógico que se desdobla en directrices formativas cuya potencia parece situarse en la gestación de un cierto modo de hacer-saber-producir formación en el SUS que se teje a partir de la indisociabilidad entre trabajo, formación, intervención y gestión. <![CDATA[The parrhesia as a formative experience dedicated to healthcare professionals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000400993&lng=en&nrm=iso&tlng=en Evidencia-se uma crise filosófica comprometendo a área da saúde e a formação de seus profissionais: o modelo cartesiano trouxe grandes avanços tecnológicos, mas apresenta sinais de esgotamento, percebidos na crescente incapacidade das sociedades contemporâneas de cuidarem adequadamente da saúde de seus membros e no distanciamento excessivo entre profissionais e público atendido. No intuito de oferecer elementos que reforcem a viabilidade de se instituir uma experiência humanizante no encontro entre profissional e população, propõe-se, neste ensaio, a noção de amizade como parresía, recorrendo-se a Gadamer e Foucault, porquanto fundamento pedagógico e filosófico para a formação em saúde. Ao se fundar o processo formativo no franco falar, coloca-se, em ação, o discurso que demanda pelo sentido da presença e pela presença do sentido nas aproximações entre profissionais e população, surgindo possibilidade de nestas haver menos governo, porquanto prescrição de condutas e mais força de afetação sensível.<hr/>Existe una crisis filosófica que afecta el área de la salud y la formación de sus profesionales: el modelo cartesiano brindó grandes avances tecnológicos, pero presenta señales de agotamiento percibidos en la creciente incapacidad que tienen las sociedades contemporáneas de cuidar adecuadamente de la salud de sus miembros y en el distanciamiento excesivo entre los profesionales y el público atendido. Con el objetivo de ofrecer elementos que refuercen la viabilidad de instituir una experiencia de humanización en el encuentro entre el profesional y la población se propone en este ensayo la noción de amistad como parresia, recurriendo a Gadamer y Foucault, por tratarse de una base pedagógica y filosófica para la formación en salud. Al basar el proceso formativo en la conversación franca se pone en acción el discurso que demanda el sentido de la presencia y la presencia del sentido en las aproximaciones entre profesionales y población, surgiendo la posibilidad de que en ellas haya menos gobierno, en lo que se refiere a prescripción de conductas y más fuerza de afectación sensible.<hr/>There is a philosophical crisis affecting the health and the training of its professionals: Cartesian model has brought great technological advances, but shows signs of exhaustion perceived through growing inability of contemporary societies to adequately care for your members’ health and excessive distance between professional and public. In order to provide information to enhance the viability of establishing humanizing experience in the encounter between professional and population, it is proposed the notion of friendship as parrhesia, in Gadamer and Foucault, as a pedagogical and philosophical foundation for health training. Founding the training in frank speak will be placed in action the speech that demands the meaning of presence and presence of the meaning in approaches between professionals and population, emerging the possibility of that in these there are fewer government as prescribing behavior and more sensitive force of affectation. <![CDATA[The writing of narratives and the development of collaborative practices for teamwork]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Palavras-chave O objetivo deste artigo é analisar o potencial da narrativa como mais uma estratégia para o desenvolvimento do trabalho em equipe, por meio da prática colaborativa. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 18 estudantes da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional(e). Resultados revelam que a escrita de narrativas sensibiliza para o cuidado em equipe multiprofissional de saúde, por meio de acordos e do respeito às particularidades profissionais e pessoais de cada um.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar la narrativa como una estrategia más para el desarrollo del trabajo en equipo a través de la práctica colaborativa. El presente texto consiste en un estudio cualitativo con análisis de entrevistas aplicadas a 18 estudiantes de la Universidad Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, de los cursos de Educación Física, Fisioterapia, Nutrición, Psicología, Trabajo Social y Terapia Ocupacional. Los resultados revelan que la escritura de narrativas sensibiliza a los estudiantes para el cuidado en equipo multidisciplinario de salud, por medio de acuerdos y del respeto de las características profesionales y personales de cada uno.<hr/>This paper aims to analyze the potential of the narrative as a supplementary strategy for the development of teamwork through collaborative practice. It is a qualitative study, analyzing semi-structured interviews applied to 18 students of the Federal University of São Paulo, Campus Baixada Santista, pertaining to the Physical Education, Physiotherapy, Nutrition, Psychology, Social Work and Occupational Therapy programs. Results reveal that writing narratives sensitizes for care in multi-professional health teams, through agreements and respect for professional and personal characteristics of each one. <![CDATA[Teaching-service integration and its interface in the context of reorienting health education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, objetiva analisar como os sujeitos que compõem as instâncias intersetoriais do Pró-Saúde desenvolvido no município de Chapecó, SC, Brasil, percebem a integração ensino-serviço, em âmbito das estruturas de gestão do programa e no cotidiano das ações, sinalizando sua interface na reorientação da formação em saúde. As informações foram coletadas mediante observação direta de reuniões das instâncias intersetoriais: Comitê Gestor Local e Comissão Coordenadora Geral e entrevistas com 11 membros do quadrilátero da formação em saúde das referidas instâncias, entre 2012-2013. O tratamento das informações ancorou-se na proposta operativa para análise de dados qualitativos. Os resultados expressam que essa forma de gestão e acompanhamento do Programa, somada às ações desenvolvidas, vêm consolidando a parceria entre instituição de ensino e serviços de saúde, por meio do diálogo, da negociação, do respeito às diferenças e da alteridade.<hr/>Este estudio de caso con abordaje cualitativa tiene como objetivo analizar cómo los participantes de las instancias intersectoriales del Programa Pro-Salud, desarrollado en Chapecó, Santa Catarina, Brasil, perciben la integración enseñanza-servicio en el contexto de las estructuras de gestión del programa y en el cotidiano de las acciones, indicando su interfaz en la reorientación de la formación en salud. Para recoger las informaciones se utilizó la observación de las reuniones del Comité Directivo Local y de la Comisión Coordinadora General. Fueron realizadasentrevistas con once miembros del cuadrilátero de la formación en la salud de las instancias, entre 2012-2013. Las informaciones fueron analizadas por la propuesta operativa para el análisis de datos cualitativos. Esta forma de gestión y seguimiento del programa, además de las acciones desarrolladas, está consolidando la colaboración entre instituciones educativas y servicios de salud; a través de ejes como el diálogo, la negociación, el respeto por las diferencias y la alteridad.<hr/>This qualitative research case study aims to describe how the subjects participants in the intersectoral instances of the ProSaude Program developed in Chapecó/ SC, perceive the interplay teachingservice, in the contexts of the program managerial structures and in the daily actions, evidencing the interfaces in the reorientation of health education. Information was collected through direct observation of meetings of intersectoral instances: Local Steering Committee and General Coordination Committee and through interviews with 11 members of the so-called Quadrilateral for Education in Health of these instances, between 2012-2013. The treatment of information was based on the operational proposal for the analysis of qualitative data. The results show that this management approach and the Program follow-up, together with the developed actions have been consolidating the partnership between the teaching institution and the health service through dialogue, negotiation, respecting the differences and alterity. <![CDATA[Environment, health and work: generating subjects for education in health and safety at work in Acre, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401027&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta ambiente, saúde e trabalho como temas geradores necessários à construção de uma tecnologia social para educação profissional, considerando a ergologia como perspectiva de análise, e, o diálogo, como estratégia de ensino em Saúde e Segurança no Trabalho para Agentes de Combate a Endemias em Rio Branco, Acre, Brasil. A definição dos temas geradores é resultado do diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas, trabalhadores que atuam ou atuaram no combate às endemias, bem como de discentes e docentes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Acre (IFAC), mediante exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas histórica e documental permitiram que se estabelecessem os nexos entre os projetos de desenvolvimento que impactaram significativamente o ambiente e as relações de trabalho na saúde daí resultantes.<hr/>Este artículo presenta ambiente, salud y trabajo como temas generadores necesarios a la construcción de una tecnología social para la educación profesional, considerando la ergología como perspectiva de análisis y el diálogo como estrategia de enseñanza en Salud y Seguridad en el Trabajo para los Agentes de Combate a Endemias, en Rio Branco, Acre, Brasil. La definición de los temas resulta del diálogo entre investigadores de distintas áreas, trabajadores que actúan o actuaron en el combate a endemias, así como entre los discentes y docentes del Curso Técnico en Seguridad del Trabajo en el Instituto Federal de Acre (IFAC), mediante actividades de enseñanza, investigación y extensión. Las investigaciones históricas y documentales posibilitaron que se establecieran nexos entre los proyectos de desarrollo, que resultaron significativos en el ambiente y en las relaciones laborales en el área de la salud.<hr/>The paper proposes that environment, health and work are generating subjects, necessary to build a social technology for professional education, considering ergology as the perspective for analysis and dialogue as a teaching strategy in Health and Safety at Work for Agents that fight endemic diseases in Rio Branco, Acre, Brazil. The definition of these main generating subjects is the result of a dialogue between researchers from different areas, workers in the fight against endemic diseases, teachers and students of the Technical Course in Occupational Safety at the Federal Institute of Acre (IFAC). The historical and documentary research allowed to establish the links between the development projects that impacted significantly with outcomes in the environment and labor relations in health. <![CDATA[Palliative care training: experience of medical and nursing students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401041&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ganha destaque a importância da formação de profissionais capazes de lidar com a subjetividade necessária aos cuidados paliativos. Este é um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, que objetiva conhecer a experiência dos alunos de medicina e enfermagem durante atendimento a pacientes em cuidados paliativos, identificando dificuldades e aspectos formadores para esse cuidado. Destacaram-se cinco temas que compõem a experiência: mudança na percepção sobre cuidados paliativos, identificação com o paciente e a família, processo de racionalização e sensibilização, formação em cuidados paliativos e aprendizado com a prática e trabalho em equipe multidisciplinar. O estudo demonstra: a importância das atividades práticas no aprendizado em cuidados paliativos, a valorização do trabalho multidisciplinar, o sofrimento pelo processo de autoidentificação com o paciente em final de vida, e o ciclo de empatia e distanciamento resultante na maturidade emocional necessária ao paliativismo.<hr/>En el presente trabajo se destaca la importancia de la formación de profesionales capaces de manejar la subjetividad que es necesaria a los cuidados paliativos. Ese es un estudio cualitativo dirigido a comprender la experiencia de estudiantes de medicina y enfermería durante la atención a pacientes en cuidados paliativos, sus dificultades y aspectos formadores. Se identifican cinco aspectos que componen esa experiencia: cambio en la percepción de los cuidados paliativos, identificación con el paciente y la familia, proceso de racionalización y sensibilización, formación en cuidados paliativos y aprendizaje con la práctica y trabajo en equipos multidisciplinares. El estudio demuestra la importancia de las actividades prácticas de aprendizaje, la valoración del trabajo multidisciplinario, el sufrimiento mediante el proceso de identificación con el paciente al final de la vida y el ciclo de la empatía y alejamiento que resulta en la madurez emocional que es necesaria a los cuidados paliativos.<hr/>The research remarks the importance of training professionals capable of handling the subjectivity required to palliative care. This is a qualitative study, with an exploratory and descriptive approach. It aims to explain and analyze the experience of undergraduate medical and nursing students in palliative care, identifying the challenges and understanding the formative requirements for this type of care. It was possible to identify five aspects that make up the experience: change in the perception about palliative care, identification with the patients and their family, rationalization and awareness process, palliative care training and practice learning and multidisciplinary work. The study shows the importance of practice activities in palliative care learning, the valorization of the multidisciplinary teams, the suffering involved in the process of self-identification with the end-of-life patient and the cycle of empathy and estrangement resulting in the emotional maturity needed in palliative care. <![CDATA[Workshops and video games: mental health production?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401053&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute a experiência de crianças e adolescentes que participaram de oficinas tecnológicas em um serviço de saúde mental, focando o uso de videogames. O intuito é explorar os jogos para além de seu uso educacional, analisando se os mesmos constituem ferramentas para intervenção no campo da saúde mental. As análises de extratos de diários de campo das oficinas de jogos possibilitaram apontar que a experiência de jogar pode ofertar novas condições para a experimentação de si, dando ocasião à instituição de uma função normativa, capaz de produzir novas normas de vida e de relação. Os videogames constituem espaços participativos e de experimentação de si, pois convidam os jogadores a habitarem novos contextos de experiência e, portanto, se apresentam como um interessante recurso no campo da saúde mental.<hr/>This paper discusses the experience of children and adolescents participating in technological workshops in a mental health service, focusing on the use of video games. The aim is to explore the game beyond its educational use, analyzing whether they constitute tools for intervention in the mental health field. Analyzes of field journals extracts allowed to point out that the experience of playing can offer new conditions for the experimentation of self, being an occasion for the establishment of a regulatory function, capable of producing new rules of life and relationship. Video games are participatory spaces and experimentation of self because they invite players to inhabit new experience contexts and therefore, stand as an interesting feature in the mental health field.<hr/>En este artículo se analiza la experiencia de un grupo de niños y adolescentes que participaron en talleres técnicos de un servicio de salud mental centrado en el uso de los videojuegos. El objetivo del mismo es explorar el juego más allá de su uso educativo, analizando si constituye una herramienta para la intervención en el campo de la salud mental. Los análisis de extractos diarios de campo han permitido señalar que la experiencia de juego puede ofrecer nuevas condiciones para la experimentación de sí mismo, así como una ocasión para el establecimiento de una función reguladora, capaz de producir nuevas reglas para la vida y para las relaciones. Los videojuegos se presentan como espacios de participación y experimentación en sí, que invitan a los jugadores a habitar nuevos contextos de experiencia y por lo tanto, se presentan como un interesante recurso en el campo de la salud mental. <![CDATA[Points, connections and seams: weaving an experiment from Bachelard’s the scientific pedagogy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.<hr/>This paper presents the proposal of the discipline Theory of Knowledge and Education in Educational Practices in Health Care, of the Post Graduate Course in Nursing of the Federal University of Minas Gerais. It is an experiment inspired by the assumptions of Bachelard, who addressed the organ donation and transplant by trying to produce knowledge and to generate events. The article is divided into eight moments, going from the gradual deconstruction of common sense to the scientific statement. The creation of an environment of doubts and concerns about the topic was the material for experimentation and the updating of events. Out of this overly alive subject, sufaced events that were able to inaugurate variations, connections and thought proliferations, and situations determined by the capture of what is established and by processes of subjectivization enclosed within themselves.<hr/>Este es el caso de una propuesta de la asignatura Teoría del Conocimiento y la educación en las Prácticas Educativas para el Cuidado de la Salud, del curso de posgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Se trata de un experimento inspirado en los supuestos de Bachelard. En el mismo, se abordó la donación y el trasplante de órganos, com el ánimo de producir conocimientos y generar eventos. El artículo está dividido en ocho momentos, pasando de la progresiva deconstrucción del sentido común hacia la afirmación científica. La creación de un entorno de dudas sobre el tema fue materia de experimentación y actualización de los acontecimientos. A partir de este material vivo es que surgieron acontecimientos capaces de inaugurar variaciones, conexiones y proliferaciones en el pensamiento y situaciones marcadas por la captura de lo establecido así como de los procesos de subjetivización cerrados sobre sí mismos. <![CDATA[ADHD, education and culture: an interview with Ilina Singh (Part 1)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.<hr/>This paper presents the proposal of the discipline Theory of Knowledge and Education in Educational Practices in Health Care, of the Post Graduate Course in Nursing of the Federal University of Minas Gerais. It is an experiment inspired by the assumptions of Bachelard, who addressed the organ donation and transplant by trying to produce knowledge and to generate events. The article is divided into eight moments, going from the gradual deconstruction of common sense to the scientific statement. The creation of an environment of doubts and concerns about the topic was the material for experimentation and the updating of events. Out of this overly alive subject, sufaced events that were able to inaugurate variations, connections and thought proliferations, and situations determined by the capture of what is established and by processes of subjectivization enclosed within themselves.<hr/>Este es el caso de una propuesta de la asignatura Teoría del Conocimiento y la educación en las Prácticas Educativas para el Cuidado de la Salud, del curso de posgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Se trata de un experimento inspirado en los supuestos de Bachelard. En el mismo, se abordó la donación y el trasplante de órganos, com el ánimo de producir conocimientos y generar eventos. El artículo está dividido en ocho momentos, pasando de la progresiva deconstrucción del sentido común hacia la afirmación científica. La creación de un entorno de dudas sobre el tema fue materia de experimentación y actualización de los acontecimientos. A partir de este material vivo es que surgieron acontecimientos capaces de inaugurar variaciones, conexiones y proliferaciones en el pensamiento y situaciones marcadas por la captura de lo establecido así como de los procesos de subjetivización cerrados sobre sí mismos. <![CDATA[Resistir para experimentar parir: corporalidade, subjetividade e feminismo entre mulheres que buscam o parto humanizado no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401087&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.<hr/>This paper presents the proposal of the discipline Theory of Knowledge and Education in Educational Practices in Health Care, of the Post Graduate Course in Nursing of the Federal University of Minas Gerais. It is an experiment inspired by the assumptions of Bachelard, who addressed the organ donation and transplant by trying to produce knowledge and to generate events. The article is divided into eight moments, going from the gradual deconstruction of common sense to the scientific statement. The creation of an environment of doubts and concerns about the topic was the material for experimentation and the updating of events. Out of this overly alive subject, sufaced events that were able to inaugurate variations, connections and thought proliferations, and situations determined by the capture of what is established and by processes of subjectivization enclosed within themselves.<hr/>Este es el caso de una propuesta de la asignatura Teoría del Conocimiento y la educación en las Prácticas Educativas para el Cuidado de la Salud, del curso de posgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Se trata de un experimento inspirado en los supuestos de Bachelard. En el mismo, se abordó la donación y el trasplante de órganos, com el ánimo de producir conocimientos y generar eventos. El artículo está dividido en ocho momentos, pasando de la progresiva deconstrucción del sentido común hacia la afirmación científica. La creación de un entorno de dudas sobre el tema fue materia de experimentación y actualización de los acontecimientos. A partir de este material vivo es que surgieron acontecimientos capaces de inaugurar variaciones, conexiones y proliferaciones en el pensamiento y situaciones marcadas por la captura de lo establecido así como de los procesos de subjetivización cerrados sobre sí mismos. <![CDATA[Pharmacists as part of mental health care teams in the Brazilian National Health System (SUS): a collective reflection in the city of São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.<hr/>This paper presents the proposal of the discipline Theory of Knowledge and Education in Educational Practices in Health Care, of the Post Graduate Course in Nursing of the Federal University of Minas Gerais. It is an experiment inspired by the assumptions of Bachelard, who addressed the organ donation and transplant by trying to produce knowledge and to generate events. The article is divided into eight moments, going from the gradual deconstruction of common sense to the scientific statement. The creation of an environment of doubts and concerns about the topic was the material for experimentation and the updating of events. Out of this overly alive subject, sufaced events that were able to inaugurate variations, connections and thought proliferations, and situations determined by the capture of what is established and by processes of subjectivization enclosed within themselves.<hr/>Este es el caso de una propuesta de la asignatura Teoría del Conocimiento y la educación en las Prácticas Educativas para el Cuidado de la Salud, del curso de posgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Se trata de un experimento inspirado en los supuestos de Bachelard. En el mismo, se abordó la donación y el trasplante de órganos, com el ánimo de producir conocimientos y generar eventos. El artículo está dividido en ocho momentos, pasando de la progresiva deconstrucción del sentido común hacia la afirmación científica. La creación de un entorno de dudas sobre el tema fue materia de experimentación y actualización de los acontecimientos. A partir de este material vivo es que surgieron acontecimientos capaces de inaugurar variaciones, conexiones y proliferaciones en el pensamiento y situaciones marcadas por la captura de lo establecido así como de los procesos de subjetivización cerrados sobre sí mismos. <![CDATA[Forms, formers and fragments: performance and auto-ethnographic exploration of gaps, breaches and cracks in academic knowledge production]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesta autoetnografia performática, os autores exploram a simultaneidade de contar e resistir histórias de experiências vividas como educadores. Usando nossas vidas como recurso, utilizamos nossas experiências como professores, responsáveis pelo processo de formação de nossos futuros colegas, empregando a autoetnografia (AE) da performance e a escrita performática (EP) como nosso referencial teórico-metodológico. A EP da AE revela uma tensão entre passado e presente; uma tensão produtiva entre a aparência e a realidade, bastante necessária na manutenção da sanidade intelectual em nossos cotidianos. De muitas maneiras, este artigo é um roteiro de uma performance – um diálogo crítico sobre AE e EP na academia brasileira; uma teorização coletiva sobre autoetnografia performática e as particularidades das experiências escavadas neste processo; uma performance na escrita; uma performance encenada diante de uma plateia ao vivo; uma performance, na página, para os leitores interessados.<hr/>In this performance auto-ethnography, we explore the simultaneity of both telling and enduring stories of experiences as educators. Using our lives as the source, we build upon our experiences of professor, responsible in the process of educating our new colleagues using autoethnography (AE) and performance writing (PW) as our theoretical and methodological framework. The PW of AE reveals a tension between past and present; a productive tension between appearance and reality that is needed in maintaining intellectual sanity in daily life. In many ways this essay is a performance script – a critical turn-taking dialogue with and about AE and PW in Brazilian academic world; a collective theorizing on performance autoethnography and the particularity of the experiences surfacing in the process; a performance in the writing; an actual staged performance in front of a live audience; a written performance for interested readers.<hr/>En esta auto-etnografía performática, los autores exploran la simultaneidad de contar y resistir historias de experiencias vividas como educadores. Usando nuestras vidas como recurso, utilizamos nuestras experiencias como profesores, responsables por el proceso de formación de nuestros futuros colegas, empleando la auto-etnografía (AE) de la performance y la escritura performática (EP) como nuestro referencial teórico metodológico. La EP de la AE revela una tensión entre pasado y presente, una tensión productiva entre la apariencia y la realidad, bastante necesaria en el mantenimiento de la sanidad intelectual en nuestros cotidianos. De muchas maneras, este artículo es un guión de una performance – un diálogo crítico sobre AE y EP en la academia brasileña, una teorización colectiva sobre auto-etnografía performática y las particularidades de las experiencias excavadas en este proceso, una performance en la escritura, una performance puesta en escena ante un público en vivo, una performance, en la página, para los lectores interesados.