Scielo RSS <![CDATA[Interface - Comunicação, Saúde, Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-328320080001&lang=en vol. 12 num. 24 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>The dissemination of the dimension of care in health, the invention of worlds and the communication of knowledge as surfaces of contagion</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Care for terminal patients</B>: <B>the experience of medical students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi compreender os significados que alunos de medicina atribuem à experiência de cuidar de pacientes em fase terminal. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais com vinte e quatro estudantes de medicina de uma universidade paulista. As convergências dos depoimentos dos participantes foram agrupadas em três categorias: a) deparando-se com o mundo da doença terminal/morte; b) relação com o paciente e sua família; c) reflexão sobre o cuidar do paciente terminal. Nos depoimentos, os estudantes expressam ansiedade ao cuidar deste tipo de paciente, assim como as dificuldades em lidar com os próprios sentimentos. Consideram-se pouco preparados para relacionar-se com esses pacientes, mas aprenderam com a experiência vivida. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se introduzirem, na formação médica, conteúdos visando desenvolver competências interpessoais e capacidade de reflexão sobre questões de ética e deontologia médica, envolvendo a terminalidade da vida.<hr/>The aim of this study was to understand the meanings that medical students place on experiences of caring for terminal patients. Data were collected using individual interviews with 24 medical students at a university in the State of São Paulo. Convergent ideas within the statements from the participants were grouped into three categories: encountering the world of terminal illness/death; relationships with the patient and patient's family; and reflections on caring for terminal patients. In the students' statements, they expressed anxiety about caring for such patients, and difficulty in dealing with their own feelings. They considered themselves unprepared for relating to these patients, but learned through hands-on experience. The results from the study indicate the need to introduce material within medical training that is aimed at developing interpersonal skills and a capacity to reflect on ethical questions and medical deontology involving the terminality of life.<hr/>El objetivo de este estudio ha sido comprender los significados que los alumnos de medicina atribuyen a la experiencia de cuidar de pacientes en fase terminal. Los datos se obtuvieran por medio de entrevistas individuales con 24 estudiantes de medicina de una universidad del estado de São Paulo, Brasil. Las convergencias de las declaraciones de los estudiantes se agruparon en tres categorías: a) afrontando el mundo de la enfermedad terminal; b) relación con el paciente y su familia; c) reflexión sobre el cuidado del paciente terminal. En sus manifestaciones los estudiantes expresan ansiedad al cuidar de este tipo de paciente así como las dificultades ante sus propios sentimientos. Se consideran poco preparados para relacionarse con este tipo de pacientes pero han aprendido con la experiencia vivida. Los resultados del estudio apuntan hacia la necesidad de que se introduzcan en la formación médica contenidos para desarrollar competencias interpersonales y capacidad de reflexión sobre cuestiones de ética y deontología médica, incorporando la terminación de la vida. <![CDATA[<B>Healthcare at work</B>: <B>implications for nurse training</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o objetivo de identificar necessidades de mudança na formação dos enfermeiros ao assumirem o cuidado como domínio do núcleo específico de sua prática, desenvolveu-se um estudo qualitativo utilizando-se dados de entrevistas em grupos focais com docentes e estudantes de escolas de enfermagem do estado de Minas Gerais, Brasil. Nessas escolas de enfermagem existe a concepção de cuidado traduzido como agir que incorpora uma visão integral do ser humano e que se concretiza em relações de intersubjetividade. Entretanto, prevalece uma prática pedagógica e assistencial que reitera o modelo biomédico e enfraquece a noção de cuidado expressa pelos participantes. Aponta-se, como desafio para a formação, a ocupação com um ensino que resgata as práticas cuidadoras do núcleo profissional específico e das intersecções no campo da saúde, num movimento que valoriza a aprendizagem pautada na realidade e no qual o estudante vivencia e reflete sobre o processo de cuidar.<hr/>With the aim of identifying the needs for changes in nurse training when taking care to be the domain at the specific center of nursing practice, a qualitative study was developed using interview data from focal groups involving lecturers and students from nursing schools in the state of Minas Gerais, Brazil. In these nursing schools, the concept of care that translates how to act incorporates an integral view of human beings and takes shape through relationships of intersubjectivity. However, the prevailing pedagogical and assistance-providing practice reiterates the biomedical model and weakens the notion of care expressed by participants. This indicates that the challenge for training is to be occupied with teaching that conserves the care practices of the specific professional center and their intersections within the healthcare field, in a movement that gives value to learning guided by reality, within which students experience and reflect on the care process.<hr/>Con el objetivo de identificar las necesidades de cambios en la formación de los enfermeros al asumir el cuidado como dominio del núcleo específico de su práctica, se desrrolló un estudio cualitativo usándose datos de entrevistas en grupos focales con docentes y estudiantes de escuelas de enfermería del estado de Minas Gerais, Brasil. En tales escuelas de enfermería el concepto de cuidado se traduce como actuación que incorpora una visión integral del ser humano y se materializa en relaciones de inter-subjetividad. No obstante prevalece una práctica pedagógica y asistencial que reitera el modelo biomédico y debilita la noción de cuidado expresada por los participantes. Se enfatiza como desafío para la formación la ocupación con una enseñanza que rescata las prácticas cuidadoras del núcleo profesional específico y de las intersecciones en el campo de la salud, en un movimiento que valora el aprendizaje pautado en la realidad en el cual el estudiante reflexiona y vive el proceso de cuidar. <![CDATA[<B>Healthcare during the pregnancy-puerperium cycle from the perspective of public service users</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do trabalho foi apreender as representações sociais de puérperas sobre o cuidado em saúde no período pré-natal, no parto e no puerpério, em um contexto regional de serviços públicos de saúde do interior paulista. Seguindo a abordagem de pesquisa qualitativa, os dados foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas em 2004, e organizados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo, tendo o Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) como referencial teórico para discussão dos resultados. A perspectiva das puérperas sobre o cuidado em saúde no ciclo gravídico-puerperal evidenciou a importância das relações interpessoais, a essencialidade da qualidade técnica do atendimento e a propriedade da percepção de que o sujeito da atenção é a mulher e, como tal, dela deve participar efetivamente. Conclui-se que as diretrizes do PHPN devem ser incorporadas de forma mais ampla nas práticas de saúde voltadas à mulher, recomendando-se a adoção de indicadores específicos para avaliação das dimensões do cuidado evidenciadas por este estudo.<hr/>The aim of this study was to understand social representations of puerperal women regarding healthcare during the prenatal, delivery and puerperal periods, within the regional context of public health services in the interior of the State of São Paulo. Taking a qualitative research approach, data were collected in 2004 using semi-structured interviews and were organized using the collective subject discourse method. The prenatal and birth humanization program (PHPN) was the theoretical reference point for discussing the results. The puerperal women's perspectives regarding healthcare during the pregnancy-puerperium cycle demonstrated the importance of interpersonal relationships, indispensability of technical quality in the care provided and correctness of the perception that the subject of attention is the woman, and that, as such, she should have effective participation in the process. It was concluded that the PHPN guidelines should be incorporated more broadly into healthcare practices aimed towards women and that specific indicators for assessing the care dimensions demonstrated by this study should be adopted.<hr/>Este estudio tuvo por objetivo aprehender las representaciones sociales de puérperas sobre el cuidado en salud en el período prenatal, en el parto y en el puerperio, en un contexto regional de servicios públicos de salud del interior de São Paulo. Según el enfoque de investigación cualitativa, los datos fueron cosechados por medio de entrevistas semi-estructuradas realizadas en 2004 y organizados según el método del Discurso del Sujeto Colectivo. El programa de Humanización del Prenatal y Nacimiento (PHPN) se utilizó como referencial teórico para discusión de los resultados. La perspectiva de las puérperas sobre el cuidado en salud en el ciclo gravídico-puerperal evidenció la importancia de las relaciones interpersonales; la esencialidad de la calidad técnica de la atención y la propiedad de la percepción de que es la mujer el sujeto de la atención y, como tal, debe participar efectivamente en ella. Se concluye que las directrices del PHPN deben incorporarse de forma más amplia en las prácticas de salud dirigidas a la mujer y además se recomienda la adopción de indicadores específicos para evaluación de las dimensiones del cuidado evidenciadas en este estudio. <![CDATA[<B>Old age, institution and subjectivity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio refere-se a um percurso de trabalho e a algumas ferramentas teórico-práticas produzidas para uma clínica com velhos. O compartilhamento de alguns conceitos que permeiam os limites entre velhice e sofrimento torna-se um articulador de fundamental importância para essa clínica, exigindo outras intervenções frente às tradicionalmente realizadas, especialmente em situação de institucionalização. A proposta de uma clínica com velhos parte do interesse em relação a essa etapa da vida, mais especificamente, em relação à presença de um discurso moralizante e de modos de subjetivação hegemônicos que a qualificam como a banda podre da vida.<hr/>This essay refers to the route achieved and to some theoretical-practical tools produced for a clinic with old people. The sharing of some concepts that permeate the boundaries between old age and suffering become a very important tool for this clinic, demanding other interventions facing the other ones traditionally achieved, mainly in situation of institutionalization. The proposition of a clinic with old people started from an interest related to this stage of life, more specifically, in relation to the presence of a moral discourse and ways of hegemonic subjectivation that qualify it as a rotten band of life.<hr/>Este ensayo se refere al trayecto realizado hasta y a algunas herramientas teórico-prácticas produzidas para uns clinica con viejos. El compartillamiento de algunos conceptos que permean los límites entre vejez y sofrimiento se torna una herramienta de fundamental importancia para esta clínica, necesitando de otras intervenciones frente a las tradicionalmiente realizadas, especialmiente en situación de institucionalización. La propuesta de una clínica con viejos surgió de un interés en relación a esa etapa de la vida, más específicamente, en relación a la presencia de un discurso de moralidad y de guisa de subjetivación hegemónicos que a qualifican como la "banda podrida de la vida". <![CDATA[<B>Significance of corporal practices in treating chemical dependence</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar as representações sociais de mulheres dependentes químicas sobre a contribuição das práticas corporais em seu processo de recuperação e inserção na sociedade. Quatorze internas de uma instituição de tratamento foram entrevistadas e, também, observadas em relação à participação em um programa de práticas corporais, sistematizadas na forma de jogos e exercícios. As falas e práticas demonstraram contradições entre sensações, justificativas e perspectivas em relação ao uso de seus corpos. Com base nos resultados, se buscou compreender como as condições sociais de vida medeiam o modo pelo qual essas mulheres se organizam em benefício de sua saúde.<hr/>The aim of this study was to analyze the social representations of women with chemical dependence, regarding the contribution of corporal practices towards their process of recovery and reintegration into society. Fourteen women hospitalized in a treatment institution were interviewed and observed in relation to their participation in a corporal practice program, systematized in the form of games and exercises. Their words and practices showed contradictions between feelings, justifications and perspectives with regard to the use of their own bodies. Based on these results, it was sought to understand how the social conditions of their lives mediated the way these women organized themselves to benefit their health.<hr/>El objeto de este estudio ha sido analizar las representaciones sociales de mujeres con dependencia química sobre la contribución de las prácticas corporales en su proceso de recuperación e inserción en la sociedad. Se entrevistaron a 14 internas de una institución de tratamiento, observándolas también en relación a la participación en un programa de prácticas corporales sistematizadas en forma de juegos y ejercicios. Las declaraciones y las prácticas demostraron contradicciones entre sensaciones, justificativas y perspectivas en relación al uso de sus cuerpos. Con base en los resultados se buscó comprender como las condiciones sociales de vida condicionan el modo por el cual esas mujeres se organizan en beneficio de su salud. <![CDATA[<B>Telling patient’s storie</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda a experiência de adoecimento e a repercussão desta circunstância para a vida do paciente com Aids. Apresenta questões relativas ao diagnóstico e à internação hospitalar. Objetiva dar voz ao enfermo como meio de comprender seu estado e de articulação das rupturas vivenciadas na/pela doença. Com base na possibilidade de escuta das histórias de suas vidas, foram registrados relatos acerca do adoecimento: os pacientes apresentavam ora narrativa sobre, ora narrativa como doença, utilizando-se desse recurso como instrumento de transformação dos eventos e constituição de uma visão própria, um mundo da doença - fundem-se, em única pessoa, depoente, narrativa e doença. Recontar suas vidas na busca de explicação e entendimento do adoecer torna coletivas suas experiências individuais.<hr/>This article deals with the experience of becoming ill and the repercussions of these circumstances on Aids patients' lives. It presents questions relating to the diagnosis and hospitalization. Its aim was to give voice to patients as a means of understanding their condition and reconnecting the disruptions experienced during and due to the illness. Based on the possibility of listening to the stories of their lives, reports on how they became ill have been recorded. The patients presented either stories about the disease or stories of the disease, and used this resource as an instrument to transform events and constitute their own view of the world of the disease. Within a single person, the witness, story and disease were merged. Retelling their lives in search of explanations and understanding about becoming ill turns their individual experiences into collective ones.<hr/>Este artículo aborda la experiencia de adolecimiento y la repercusión de esta circunstancia para la vida del paciente con sida. Presenta cuestiones relativas al diagnóstico y al internamiento en el hospital. Su objetivo es el de dar voz al enfermo como medio de comprender su estado y articular las rupturas acaecidas en la/ por la enfermedad. Con base en la posibilidad de oir las historias de sus vidas, se registraron relatos acerca del adolecimiento: los pacientes presentaban narrativas sobre la enfermedad o narrativas como enfermedad; utilizándose de tal recurso como instrumento de transformación de los eventos y constitución de una visión propia, un mundo de la enfermedad, se funden en una única persona el declarante, la narrativa y la enfermedad. Recontar sus vidas en busca de explicación y entendimiento del acto de enfermar torna colectivas sus experiencias individuales. <![CDATA[<B>Faith healing and the field of healthcare in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo geral do presente artigo é colaborar para a discussão sobre o campo da saúde. Especificamente, pretende-se contribuir para a reflexão do poder médico hegemônico e suas relações com as práticas relacionadas às curandeirices. Considerando a teoria do campo e do habitus de Pierre Bourdieu, discute-se sobre o curandeirismo com base em uma revisão do conceito de transe no campo intelectual como objeto do habitus científico formado entre a prática médica e a prática religiosa. Finalmente, por meio de temas contemporâneos compartilhados pelas Ciências Sociais e pela Saúde Coletiva, indica-se como o curandeirismo - aspecto negativo para o campo médico - transforma-se em aspecto positivo no campo da Saúde Coletiva.<hr/>The general aim of the present paper was to contribute towards the discussion on the field of healthcare. Specifically, the aim was to contribute towards reflections on the hegemonic power of medicine and its relationships with practices of faith healing. Taking into account the field and habitus of Pierre Bourdieu's theory, faith healing is discussed based on a review of the concept of trance in the intellectual field as an object of scientific habitus formed between medical practice and religious practice. Finally, by means of contemporary themes shared by social sciences and public health, it is shown how faith healing - a negative term within the field of medicine - is transformed into a positive term within the field of public health.<hr/>El objetivo general del presente artículo es el de colaborar para la discusión sobre el campo de la salud. Específicamente pretende contribuir para la reflexión del poder médico hegemónico y sus relaciones con las prácticas relacionadas al curanderismo. Considerando la teoría del campo y del habitus de Pierre Bourdieu, se discute sobre el curanderismo con base en una revisión del concepto de trance en el campo intelectual como objeto del habitus científico formado entre la práctica médica y la práctica religiosa. Finalmente, por medio de temas contemporáneos compartidos por las Ciencias Sociales y por la Salud Colectiva, se indica cómo el curanderismo - aspecto negativo para el campo médico - se transforma en aspecto positivo en el campo de la Salud Colectiva. <![CDATA[<B>New social practices constituting the right to health</B>: <B>the experience of a community phytotherapy movement</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi analisar como a experiência de um movimento popular se afirma como um campo de constituição do direito à saúde. Para tanto, partimos da problematização da concepção de direito à saúde usualmente referida na reforma sanitária brasileira, procurando afirmar as dimensões constituintes dos movimentos societários. Nosso objeto de estudo foi a experiência das farmácias fitoterápicas da Pastoral da Saúde, nos municípios de Vitória e Vila Velha, ES, Brasil. Como resultado, identificamos três aspectos da experiência comunitária desse movimento que concorrem para a afirmação de outras práticas e sentidos de saúde: o recurso à fitoterapia, as relações de cuidado e a rede de vínculos sociais baseados na solidariedade. Por meio deles observamos que o fazer da Pastoral da Saúde estabelece uma contraposição com os dispositivos e mecanismos de poder que configuram o campo da saúde, abrindo novas possibilidades de constituição de direitos de cidadania.<hr/>The aim of this study was to analyze how experiences within a popular movement have been affirmed as a field for constituting healthcare rights. The starting point was the question posed by the usual concept of healthcare rights cited in relation to Brazilian healthcare reforms, in seeking to affirm the constituent dimensions of movements within society. The study focused on experiences of phytotherapeutic pharmacies belonging to healthcare chaplaincies in the municipalities of Vitória and Vila Velha, ES, Brazil. The result was that we identified three aspects of the community experience of this movement that contribute towards affirming other practices and meanings within healthcare: phytotherapy usage, care-based relationships and solidarity-based social networks. Through these, we observed that healthcare chaplaincies' actions establish a counterbalance to the power devices and mechanisms that constitute the field of healthcare, thus opening up new possibilities for constructing citizenship rights.<hr/>El objeto de este trabajo ha sido analizar como la experiencia de un movimiento popular se afirma como un campo de constitución del derecho a la salud. Para tanto, partimos de la problematización de la concepción de derecho a la salud usualmente referida en la reforma sanitaria brasileña, buscando afirmar las dimensiones constituyentes de los movimientos societarios. Nuestro objeto de estudio fue la experiencia de las farmacias fitoterapéuticas de la Pastoral de la Salud, en las ciudades de Vitória e Vila Velha, estado de Espírito Santo, Brasil. Como resultado, identificamos tres aspectos de la experiencia comunitaria de ese movimiento que contribuyen para la afirmación de otras prácticas y sentidos de salud. Son ellos: el recurso a la fitoterapia, las relaciones de cuidado y la red de vínculos sociales basados en la solidariedad. Por medio de ellos observamos que el hacer de la Pastoral de la Salud establece una contraposición con los dispositivos y mecanismos de poder que configuran el campo de la salud, abriendo nuevas posibilidades de constitución de derechos de ciudadanía. <![CDATA[<B>Brazilian Public Health System and medical training</B>: <B>possible dialog?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a viabilidade da construção de um diálogo entre a formação dos médicos e o Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando o princípio de integralidade como eixo estruturante dessa formação. A possibilidade ou não desse diálogo verificou-se na análise das falas de professores e estudantes dos cursos de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em grupos focais. Os resultados revelam a consciência dos professores das instituições formadoras sobre a importância do compromisso social que a profissão exige, com as decorrentes mudanças, embora alguns demonstrem resistência para enfrentar os novos desafios. Quanto aos estudantes, o descontentamento com a formação é preponderante, embora existam indícios de ruptura com os tradicionais paradigmas da formação médica e desenvolvimento de projetos com os serviços e a comunidade.<hr/>This paper discusses the viability of constructing a dialog between medical training and the Brazilian Public Health System (SUS), while emphasizing the principle of integral care as the line structuring this training. The possibilities for such dialog were investigated by analyzing the words of teachers and students in the medical courses at the State University of Rio de Janeiro (UERJ) and the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), from focal groups. The results showed that the teachers in these training institutions were aware of the importance of the social commitment that the profession demands, with the changes resulting from this, although some teachers demonstrated resistance towards taking on new challenges. Among the students, discontent with their training prevailed, although there were indications of breaking with the traditional paradigms of medical training and development of projects with health services and the community.<hr/>Este artículo discute la viabilidad de la construcción de un diálogo entre la formación de los médicos y el Sistema Único de Salud en Brasil, enfatizando el principio integral como eje estructural de esa formación. La posibilidad o no de tal diálogo se verificó en el análisis de las manifestaciones de profesores y estudiantes de los cursos de medicina de la Universidad del estado de Rio de Janeiro y de la Universidad Federal de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, ambas de Brasil, en grupos focales. Los resultados revelan la consciencia de los profesores de las instituciones formadoras sobre la importancia del compromiso social que la profesión exige, con los cambios resultantes; aunque algunos demuestran resistencia para afrontar los nuevos desafíos. Respecto a los estudiantes, es preponderante el descontento con la formación, pese a la existencia de indicios de ruptura con los paradigmas tradicionales de la formación médica y el desarrollo de proyectos con los servicios la comunidad. <![CDATA[<B>Living innovation</B>: <B>experiences in the course of nutrition</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto decorre de reflexão sobre práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição, numa instituição de Ensino Superior, Rio Grande do Sul, e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou-se investigar se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de ruptura com as formas tradicionais do ensinar e aprender. Utilizou-se a metodologia qualitativa de pesquisa e os princípios da abordagem etnográfica. As atividades elencadas pelos alunos como práticas significativas foram de diferentes naturezas, incluindo emoção, sensibilidade e percepção estética, e articulando subjetividade e objetividade, ciência e cultura, técnica e política. As trajetórias pessoais e profissionais são fatores definidores dos modos de atuação das professoras, revelando suas concepções sobre seu fazer pedagógico e indicam condições presentes na constituição da profissionalidade do docente da educação superior. Nessa direção, alinha-se a outros estudos que objetivam construir as bases de uma pedagogia universitária.<hr/>This study results from careful considerations on the pedagogical practices considered meaningful by students of the undergraduate course of Nutrition, as well as, in the protagonism of the female teachers who develop them. We tried to understand whether these experiences mean innovation in the perspective of a paradigmatic rupture, considering innovation as a discontinuous process of breakage with traditional ways of teaching and learning. A qualitative methodology of study and the ethnographic approach principles were used. The activities pointed out by the students as meaningful practice were of different kinds and included those interactions with affective and subjective dimensions, which involve emotion, sensitivity, and esthetic perception, articulating, thus, subjectivity and objectivity, science and culture, technique and politics. Personal and professional trajectories are defining factors of teachers' performances, revealing their conceptions on their pedagogical procedures. They indicate the conditions in the constitution of the higher education teacher professionality. So, this study aligns to other researches that aim at building the basis of the university pedagogy.<hr/>Este trabajo es el fruto de una reflexión docente sobre las prácticas pedagógicas, consideradas significativas por los estudiantes del título de Licenciado/a en Nutrición, pertenecientes a una Universidad de Río Grande do Sul (Brasil), desde el protagonismo de las Profesoras que lo han llevado a cabo. Pretendemos conocer si tales experiencias se traducen en innovaciones, desde una perspectiva de ruptura paradigmática, entendiendo la innovación como un proceso discontinuo de revolución ante las formas tradicionales de enseñar y aprender. Hemos utilizado una metodología de investigación de corte cualitativo, con los principios de abordaje etnográfico. La naturaleza de las actividades enunciadas por los estudiantes como prácticas significativas son diferentes, e incluyen la emoción, sensibilidad y percepción estética, articulando subjetividad y objetividad, ciencia y cultura, técnica y política. Las trayectorias personales y profesionales, son factores determinantes en el modo de actuación de las profesoras revelando sus concepciones sobre su quehacer pedagógico. Indican condiciones presentes en la constitución de la profesionalidad docente de la enseñanza superior. En esa dirección concuerdan con otros estudios que persiguen construir las bases de una pedagogía universitaria. <![CDATA[<B>Discourse among dentists within the Family Healthcare Program</B>: <B>crisis and change of <I>habitus</I> within public health</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en No artigo são analisados os significados de discursos proferidos por cirurgiões-dentistas, que tratam das percepções sobre a própria inserção e atuação profissionais em serviços do Programa de Saúde da Família de municípios da área metropolitana de Fortaleza/CE. Trata-se de um estudo qualitativo, com base em entrevistas com informantes-chave, utilizando técnica derivada do método de "Análise de Conteúdo" e abordagem dialética. Os conteúdos temáticos evidenciam a percepção de contradições entre as motivações e expectativas iniciais de escolha e identificação profissionais; as ideações sobre a atuação profissional; o processo de formação na graduação; e as condições reais de inserção, atuação profissional e práticas de trabalho em serviços públicos de Atenção Básica à Saúde. Denota-se a crise de um determinado habitus profissional, em razão de sua inserção em um novo contexto de trabalho assalariado e prestação de serviços na esfera pública, diverso da expectativa e ideação iniciais de uma atuação profissional-liberal.<hr/>This paper analyzes the meaning of discourse among dentists relating to their perceptions of their place and professional activities within Family Healthcare Program services in municipalities in the metropolitan area of Fortaleza, CE. This was a qualitative study based on interviews with key informants, which used a technique derived from the content analysis method and a dialectic approach. The thematic content showed a perception of contradictions between the dentists' initial motivations and expectations from choices made and their professional identification; their ideation regarding their professional activities; the process of training and graduation; and the real conditions of integration, professional activities and working practices within public primary healthcare services. It denotes a crisis of a certain professional habitus, because of their integration into a new context of salaried work and service provision within the public sphere, differing from their initial expectations and ideation of liberal professional activities.<hr/>En el artículo se analizan los significados de discursos proferidos por cirujanos-dentistas que tratan de las percepciones sobre la propia inserción y actuación profesionales en los servicios del Programa de Salud de la Familia de municipios del área metropolitana de Fortaleza, estado de Ceará, Brasil. Se trata de un estudio cualitativo basado en entrevistas con informantes-clave, empleando una técnica derivada del método de "Análisis de Contenido" y aproximación dialéctica. Los contenidos temáticos colocan en evidencia la percepción de contradicciones entre las motivaciones y expectativas iniciales de elección e identificación profesionales; las ideaciones sobre la actuación profesional; el proceso de formación en la graduación; y las condiciones reales de inserción, actuación profesional y prácticas de trabajo en servicios públicos de la Atención Básica a la Salud en Brasil. Se percibe la crisis de un determinado habitus profesional, en razón de su inserción en un nuevo contexto de trabajo asalariado y prestación de servicios en la esfera pública diferentes de la expectativa e ideación iniciales de una actuación profesional- liberal. <![CDATA[<B>Characterization of support houses for people with HIV/Aids in Ribeirão Preto (São Paulo, Brazil) and their administrative practices</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se conhecer a organização, o funcionamento e a prestação da assistência de três Casas de Apoio a portadores de HIV/Aids em Ribeirão Preto-SP. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com as coordenadoras a respeito de suas funções, aplicou-se um questionário sobre os aspectos estruturais do local e registraram-se observações do cotidiano das instituições. Legalmente, eram organizações regidas por entidades de cunho assistencialista-humanitário e procuravam adequar-se às normas técnicas e exigências para seu funcionamento. Recebiam subvenção da prefeitura local, mas eram sustentadas, sobretudo, por doações da sociedade civil. As coordenações eram desempenhadas por mulheres, predominantes nos quadros de funcionários e voluntários. Em suas falas, observou-se uma postura administrativa multifuncional e dificuldade para realizar a inclusão social dos moradores, devido a preconceito ou regras de funcionamento das casas. Conclui-se que, administrativamente as Casas correspondiam ao que se propunham, mas deveriam atentar para a necessidade, como agentes sociais, de fomentar a inclusão social.<hr/>The study aimed to determine how three support houses for people with HIV/Aids in Ribeirão Preto, SP, are organized and operated by their coordinators, and how care is provided. Semi-structured interviews were held regarding coordination functions. Structural characteristics of the locality were probed and daily institutional life was recorded using a field diary. It was found that, legally, these organizations are governed by assistance-providing and humanitarian entities that sought to conform to operational technical standards and requirements. They received subsidies from local municipal authorities but were especially maintained through donations from civil society. Women predominated among the employees and volunteers and were the coordinators. From their words, they had a multifunctional administrative stance and had difficulty in achieving social inclusion for the residents because of prejudice or the rules for how the houses should function. In conclusion, the houses are what they purport to be administratively, but should be attentive towards the need, as social agents, to encourage social inclusion.<hr/>La finalidad del estudio fue conocer la organización, funcionamiento y prestación de cuidado por las coordinaciones de las tres Casas de Apoyo a portadores de HIV/Sida en Ribeirão Preto-São Paulo. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con las coordinadoras respecto a sus funciones, se aplicó un cuestionario sobre los aspectos estructurales del local y se registraron observaciones del cotidiano de las instituciones (diario de campo). Se obtuvo que, legalmente, eran organizaciones regidas por entidades del tipo asistencialista-humanitario e intentaban adecuarse a las normas técnicas y exigencias para su funcionamiento. Recibían subvención del ayuntamiento local, pero eran sostenidas principalmente por donativos de la sociedad civil. Las coordinaciones eran desempeñadas por mujeres, predominantes en los equipos de funcionarios y voluntarios. En sus discursos, se observó una postura administrativa multifuncional y dificultad en realizar la inclusión social de los habitantes, debido al preconcepto o reglas de funcionamiento de las casas. Se concluye que, administrativamente, las casas cumplían con aquello que se proponían, pero necesitarían atentar para que, como agentes sociales, fomentaran la inclusión social. <![CDATA[<B>Health promotion in primary school</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do trabalho foi descrever o trabalho de promoção da saúde desenvolvido por uma escola de educação infantil que incorpora princípios de promoção da saúde em sua prática pedagógica, investigando seis sujeitos que vivenciaram o processo. A aproximação da realidade deu-se por meio de entrevista semi-estruturada e observação, emergindo categorias empíricas dos discursos, revelando: 1. o cuidado como elemento promotor de saúde; 2. formação de hábitos higiênicos com base na educação; 3. promoção da saúde por meio da pedagogia de projetos, e 4. estabelecimento de vínculo entre profissionais de saúde e alunos. Concluiu-se pela necessidade de se realizar um trabalho sistemático de formação com pedagogos e profissionais de saúde, para que compreendam a importância da efetivação de uma prática interligada e presente da educação em saúde nos diversos âmbitos de atuação da escola.<hr/>The aim of this study was to describe the health promotion work developed by a primary school, in which health promotion principles were incorporated into its pedagogical practices, by investigating six subjects who experienced the process. The realities were verified by means of semi-structured interviews and observation. The following empirical categories emerged from the discourse: 1. care as a health-promoting element; 2. formation of hygienic habits based on education; 3. health promotion through the pedagogic approach of projects; and 4. establishment of links between health professionals and students. It was concluded that there was a need to carry out systematic training work with educators and health professions, so that the importance of putting integrated health education practices into effect within the various school activity settings is understood.<hr/>Con el objetivo de describir una práctica pedagógica promotora de la salud en una escuela de educación infantil que incorpora estos principios en su cotidiano, se desarrolló un trabajo cualitativo, con seis sujetos que vivenciaron este proceso. La aproximación a la realidad se hizo por medio de entrevista semi-estructurada y observación, emergiendo categorías empíricas de las declaraciones, revelando: 1. el cuidado como elemento promotor de la salud; 2. formación de hábitos higiénicos a partir de la educación; 3. promoción de la salud a través de la pedagogía de proyectos y 4. establecimiento de vínculos entre profesionales de salud y alumnos. Se concluye en este estudio la necesidad de realizar un trabajo sistemático de formación con pedagogos y profesionales de salud, para que estos puedan comprender la importancia de la realización de una práctica interconectada y presente de la educación en salud en los diversos ámbitos de actuación de la escuela. <![CDATA[<B>From scientific to journalistic</B>: <B>comparative analysis of health-related discourse</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Jornalistas, cientistas e analistas do discurso concordam que há uma transformação da linguagem especializada do discurso científico para a linguagem não especializada no processo de divulgação científica para o público leigo. Consideram essa transformação como recodificação, reformulação, formulação de um novo discurso ou, no caso específico do jornalismo científico, textualização jornalística do discurso científico. Com o apoio da linha francesa da Análise do Discurso, o presente trabalho faz uma análise comparativa de dois discursos jornalísticos envolvendo questões de saúde pública, da seção de notícias da revista ComCiência, em relação aos respectivos discursos científicos que serviram de fonte para elaboração das notícias.<hr/>Journalists, scientists and discourse analysts agree that there is a transformation from the specialized language of scientific discourse to non-specialized language during the process of disseminating science to the lay public. They consider this transformation to consist of recoding, reformulation, formulation of a new type of discourse or, in the specific case of scientific journalism, journalistic transformation of scientific discourse into text. With support from the French line of discourse analysis, the present study makes a comparative analysis using two examples of journalistic discourse involving public health questions, taken from the news section of the journal ComCiência, in relation to the respective scientific discourse that served as the source for composing the news.<hr/>Periodistas, científicos y analistas del discurso concuerdan en que hay una transformación del lenguaje especializado del discurso científico al lenguaje no especializado en el proceso de divulgación científica para el público lego. Algunos autores consideran esta transformación como recodificación, reformulación, formulación de un nuevo discurso o, en el caso específico del periodismo científico, textualizacíon periodística del discurso científico. Con el apoyo de la línea francesa del Análisis del Discurso, el presente trabajo hace un análisis comparativo de dos discursos periodísticos referentes a cuestiones de salud pública, de la sección de noticias de la revista ComCiência, en relación a los respectivos discursos científicos que fueron la fuente para elaboración de las noticias. <![CDATA[<B>Knowledge and attitudes of pediatricians in relation to dental caries</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a atenção odontológica precoce tem sido enfatizada, pois atitudes e práticas adquiridas nos primeiros anos de vida tornam-se resistentes a mudanças. Devido ao maior contato com seus pacientes, o pediatra é profissional importante na transmissão de orientações relacionadas à saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo verificar conhecimentos e atitudes de médicos pediatras atuantes em Londrina - PR, em relação à promoção de saúde bucal de crianças por eles atendidas. Dados foram coletados mediante questionário, abordando aspectos referentes à formação dos dentes e doença cárie. Sobre a cárie dentária, 28,8% dos pediatras não informaram qual sua etiologia, enquanto 48,1% afirmaram a transmissibilidade da doença. Os resultados observados sugerem que os pediatras apresentam atitudes e práticas positivas em relação à saúde bucal, mas que informações sobre cárie dentária precisam ser reforçadas.<hr/>Early dental care is emphasized today, since the attitudes and practices acquired during the first years of life become resistant to change. Because of greater contact with their patients, pediatricians are professionals of importance with regard to transmitting guidance relating to oral health. The present study had the aim of investigating the knowledge and attitudes of pediatricians practicing in Londrina, PR, regarding the promotion of oral health among the children that they attend. Data were collected by means of a questionnaire that covered matters relating to tooth formation and caries. Regarding dental caries, 28.8% of the pediatricians could not say what its etiology was, while 48.1% said that the disease was transmissible. The results observed suggested that the pediatricians presented positive attitudes and practices in relation to oral health, but that the information on dental caries needs to be reinforced.<hr/>Actualmente ha sido enfatizada la atención odontológica precoz, pues actitudes y prácticas adquiridas en los primeros años de vida se resisten a los cambios. Debido al mayor contacto con sus pacientes el pediatra es profesional importante en la transmisión de orientaciones relacionadas a la salud bucal. El presente estudio tuvo el objetivo de verificar conocimiento y actitudes de médicos pediatras que ejercen en Londrina, estado de Paraná, Brasil, en relación a la promoción de la salud bucal de los niños que atienden. Los datos se recaudaron mediante cuestionario comprendiendo aspectos referentes a la formación de los dientes y de la dolencia de caries. Sobre la caries dental el 28,8% de los pediatras no informaron su etiología, mientras que el 48,1% afirmaron el carácter transmisible de la enfermedad. Los resultados observados sugieren que los pediatras presentan actitudes y prácticas positivas en relación a la salud bucal pero que es necesario reforzar las informaciones sobre caries dentaria. <![CDATA[<B>Relación clínica</B>: guía para aprender, enseñar e investigar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a atenção odontológica precoce tem sido enfatizada, pois atitudes e práticas adquiridas nos primeiros anos de vida tornam-se resistentes a mudanças. Devido ao maior contato com seus pacientes, o pediatra é profissional importante na transmissão de orientações relacionadas à saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo verificar conhecimentos e atitudes de médicos pediatras atuantes em Londrina - PR, em relação à promoção de saúde bucal de crianças por eles atendidas. Dados foram coletados mediante questionário, abordando aspectos referentes à formação dos dentes e doença cárie. Sobre a cárie dentária, 28,8% dos pediatras não informaram qual sua etiologia, enquanto 48,1% afirmaram a transmissibilidade da doença. Os resultados observados sugerem que os pediatras apresentam atitudes e práticas positivas em relação à saúde bucal, mas que informações sobre cárie dentária precisam ser reforçadas.<hr/>Early dental care is emphasized today, since the attitudes and practices acquired during the first years of life become resistant to change. Because of greater contact with their patients, pediatricians are professionals of importance with regard to transmitting guidance relating to oral health. The present study had the aim of investigating the knowledge and attitudes of pediatricians practicing in Londrina, PR, regarding the promotion of oral health among the children that they attend. Data were collected by means of a questionnaire that covered matters relating to tooth formation and caries. Regarding dental caries, 28.8% of the pediatricians could not say what its etiology was, while 48.1% said that the disease was transmissible. The results observed suggested that the pediatricians presented positive attitudes and practices in relation to oral health, but that the information on dental caries needs to be reinforced.<hr/>Actualmente ha sido enfatizada la atención odontológica precoz, pues actitudes y prácticas adquiridas en los primeros años de vida se resisten a los cambios. Debido al mayor contacto con sus pacientes el pediatra es profesional importante en la transmisión de orientaciones relacionadas a la salud bucal. El presente estudio tuvo el objetivo de verificar conocimiento y actitudes de médicos pediatras que ejercen en Londrina, estado de Paraná, Brasil, en relación a la promoción de la salud bucal de los niños que atienden. Los datos se recaudaron mediante cuestionario comprendiendo aspectos referentes a la formación de los dientes y de la dolencia de caries. Sobre la caries dental el 28,8% de los pediatras no informaron su etiología, mientras que el 48,1% afirmaron el carácter transmisible de la enfermedad. Los resultados observados sugieren que los pediatras presentan actitudes y prácticas positivas en relación a la salud bucal pero que es necesario reforzar las informaciones sobre caries dentaria. <![CDATA[<B>Obstetric training</B>: <B>competence and care in birth assistance</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a atenção odontológica precoce tem sido enfatizada, pois atitudes e práticas adquiridas nos primeiros anos de vida tornam-se resistentes a mudanças. Devido ao maior contato com seus pacientes, o pediatra é profissional importante na transmissão de orientações relacionadas à saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo verificar conhecimentos e atitudes de médicos pediatras atuantes em Londrina - PR, em relação à promoção de saúde bucal de crianças por eles atendidas. Dados foram coletados mediante questionário, abordando aspectos referentes à formação dos dentes e doença cárie. Sobre a cárie dentária, 28,8% dos pediatras não informaram qual sua etiologia, enquanto 48,1% afirmaram a transmissibilidade da doença. Os resultados observados sugerem que os pediatras apresentam atitudes e práticas positivas em relação à saúde bucal, mas que informações sobre cárie dentária precisam ser reforçadas.<hr/>Early dental care is emphasized today, since the attitudes and practices acquired during the first years of life become resistant to change. Because of greater contact with their patients, pediatricians are professionals of importance with regard to transmitting guidance relating to oral health. The present study had the aim of investigating the knowledge and attitudes of pediatricians practicing in Londrina, PR, regarding the promotion of oral health among the children that they attend. Data were collected by means of a questionnaire that covered matters relating to tooth formation and caries. Regarding dental caries, 28.8% of the pediatricians could not say what its etiology was, while 48.1% said that the disease was transmissible. The results observed suggested that the pediatricians presented positive attitudes and practices in relation to oral health, but that the information on dental caries needs to be reinforced.<hr/>Actualmente ha sido enfatizada la atención odontológica precoz, pues actitudes y prácticas adquiridas en los primeros años de vida se resisten a los cambios. Debido al mayor contacto con sus pacientes el pediatra es profesional importante en la transmisión de orientaciones relacionadas a la salud bucal. El presente estudio tuvo el objetivo de verificar conocimiento y actitudes de médicos pediatras que ejercen en Londrina, estado de Paraná, Brasil, en relación a la promoción de la salud bucal de los niños que atienden. Los datos se recaudaron mediante cuestionario comprendiendo aspectos referentes a la formación de los dientes y de la dolencia de caries. Sobre la caries dental el 28,8% de los pediatras no informaron su etiología, mientras que el 48,1% afirmaron el carácter transmisible de la enfermedad. Los resultados observados sugieren que los pediatras presentan actitudes y prácticas positivas en relación a la salud bucal pero que es necesario reforzar las informaciones sobre caries dentaria. <![CDATA[<B>Obstetric training</B>: <B>competence and care in birth assistance</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a atenção odontológica precoce tem sido enfatizada, pois atitudes e práticas adquiridas nos primeiros anos de vida tornam-se resistentes a mudanças. Devido ao maior contato com seus pacientes, o pediatra é profissional importante na transmissão de orientações relacionadas à saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo verificar conhecimentos e atitudes de médicos pediatras atuantes em Londrina - PR, em relação à promoção de saúde bucal de crianças por eles atendidas. Dados foram coletados mediante questionário, abordando aspectos referentes à formação dos dentes e doença cárie. Sobre a cárie dentária, 28,8% dos pediatras não informaram qual sua etiologia, enquanto 48,1% afirmaram a transmissibilidade da doença. Os resultados observados sugerem que os pediatras apresentam atitudes e práticas positivas em relação à saúde bucal, mas que informações sobre cárie dentária precisam ser reforçadas.<hr/>Early dental care is emphasized today, since the attitudes and practices acquired during the first years of life become resistant to change. Because of greater contact with their patients, pediatricians are professionals of importance with regard to transmitting guidance relating to oral health. The present study had the aim of investigating the knowledge and attitudes of pediatricians practicing in Londrina, PR, regarding the promotion of oral health among the children that they attend. Data were collected by means of a questionnaire that covered matters relating to tooth formation and caries. Regarding dental caries, 28.8% of the pediatricians could not say what its etiology was, while 48.1% said that the disease was transmissible. The results observed suggested that the pediatricians presented positive attitudes and practices in relation to oral health, but that the information on dental caries needs to be reinforced.<hr/>Actualmente ha sido enfatizada la atención odontológica precoz, pues actitudes y prácticas adquiridas en los primeros años de vida se resisten a los cambios. Debido al mayor contacto con sus pacientes el pediatra es profesional importante en la transmisión de orientaciones relacionadas a la salud bucal. El presente estudio tuvo el objetivo de verificar conocimiento y actitudes de médicos pediatras que ejercen en Londrina, estado de Paraná, Brasil, en relación a la promoción de la salud bucal de los niños que atienden. Los datos se recaudaron mediante cuestionario comprendiendo aspectos referentes a la formación de los dientes y de la dolencia de caries. Sobre la caries dental el 28,8% de los pediatras no informaron su etiología, mientras que el 48,1% afirmaron el carácter transmisible de la enfermedad. Los resultados observados sugieren que los pediatras presentan actitudes y prácticas positivas en relación a la salud bucal pero que es necesario reforzar las informaciones sobre caries dentaria. <![CDATA[<B>7<SUP>th</SUP> Botucatu Medical Education Symposium</B>: <B>interdisciplinarity and evaluation on Medical course</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a atenção odontológica precoce tem sido enfatizada, pois atitudes e práticas adquiridas nos primeiros anos de vida tornam-se resistentes a mudanças. Devido ao maior contato com seus pacientes, o pediatra é profissional importante na transmissão de orientações relacionadas à saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo verificar conhecimentos e atitudes de médicos pediatras atuantes em Londrina - PR, em relação à promoção de saúde bucal de crianças por eles atendidas. Dados foram coletados mediante questionário, abordando aspectos referentes à formação dos dentes e doença cárie. Sobre a cárie dentária, 28,8% dos pediatras não informaram qual sua etiologia, enquanto 48,1% afirmaram a transmissibilidade da doença. Os resultados observados sugerem que os pediatras apresentam atitudes e práticas positivas em relação à saúde bucal, mas que informações sobre cárie dentária precisam ser reforçadas.<hr/>Early dental care is emphasized today, since the attitudes and practices acquired during the first years of life become resistant to change. Because of greater contact with their patients, pediatricians are professionals of importance with regard to transmitting guidance relating to oral health. The present study had the aim of investigating the knowledge and attitudes of pediatricians practicing in Londrina, PR, regarding the promotion of oral health among the children that they attend. Data were collected by means of a questionnaire that covered matters relating to tooth formation and caries. Regarding dental caries, 28.8% of the pediatricians could not say what its etiology was, while 48.1% said that the disease was transmissible. The results observed suggested that the pediatricians presented positive attitudes and practices in relation to oral health, but that the information on dental caries needs to be reinforced.<hr/>Actualmente ha sido enfatizada la atención odontológica precoz, pues actitudes y prácticas adquiridas en los primeros años de vida se resisten a los cambios. Debido al mayor contacto con sus pacientes el pediatra es profesional importante en la transmisión de orientaciones relacionadas a la salud bucal. El presente estudio tuvo el objetivo de verificar conocimiento y actitudes de médicos pediatras que ejercen en Londrina, estado de Paraná, Brasil, en relación a la promoción de la salud bucal de los niños que atienden. Los datos se recaudaron mediante cuestionario comprendiendo aspectos referentes a la formación de los dientes y de la dolencia de caries. Sobre la caries dental el 28,8% de los pediatras no informaron su etiología, mientras que el 48,1% afirmaron el carácter transmisible de la enfermedad. Los resultados observados sugieren que los pediatras presentan actitudes y prácticas positivas en relación a la salud bucal pero que es necesario reforzar las informaciones sobre caries dentaria.