Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720160002&lang=en vol. 21 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200313&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Internationalisation of High Education: the intercultural dimension and the institutional support in the academic mobility evaluation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200317&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Aos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.<hr/>Abstract: To the developing countries, the internationalisation, educational as well, is a defying process to the sovereign insertion in a globalised world. Being academic mobility one of the possible ways to internationalisation, it becomes imperative to define the national and institutional objectives of this mobility, so that the criteria for this quality process could be clearly defined. In this paper, we will discuss this process highlighting the intercultural dimension in the academic mobility as one of its qualitative pillars. Beyond briefly commenting the academic mobility in Brazil and also in one of its major universities that is prominent in internationalisation policies, we will present an exploratory study that employed documental analysis and a questionnaire, designed to learn about students' satisfaction with mobility as well as the university's actions to promote academic excellence. Our conclusion is that the institutional actions that promote the quality of student incoming mobility in classroom as well as in other students' activities and academic extension programmes are fragile and incipient. <![CDATA[University and social relevance: some notes for reflection]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo parte da ideia de que as universidades públicas brasileiras vêm passando por transformações significativas ao longo das últimas décadas. Alguns autores apontam que as universidades estão deixando de ser um modelo de instituição social e se transformando em uma organização operacional. Buscando contribuir com o debate sobre as transformações da universidade pública brasileira e sobre a mercantilização do ensino superior, o artigo - a partir de uma revisão histórico-bibliográfica - busca apresentar alguns apontamentos importantes sobre as mudanças recentes nas universidades. E discute, por fim, algumas das ações que poderiam ser tomadas no sentido de permitir que a universidade assuma efetivamente seu papel de instituição capaz de transformar a sociedade.<hr/>Abstract: This paper is derived from the perception that Brazilian public universities have been going through significant changes over the last few decades. Some authors argue that the university are abandoning the model of social institutions and gradually becoming operational organizations. Seeking to contribute to the debate about these changes, and particularly on the mercantilization of higher education, the paper draws from a historically situated bibliographical review to present some ideas about this process. Lastly, it discusses some of the actions that could be undertaken so as to allow the university to effectively embrace its role as an institution capable of transforming society. <![CDATA[Learning styles: a comparative study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200361&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A necessidade de aperfeiçoar e de tomar mais eficiente o processo educacional torna o conhecimento dos estilos de aprendizagem um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino. Entender os instrumentos que são utilizados nas práticas de ensino é vital para incorporá-los de maneira eficiente em sala de aula, trabalhando seus pontos fortes e distribuindo as semelhanças e diferenças entre eles. Esse artigo teve como objetivo analisar cinco modelos utilizados em sala de aula e encontrar na comparação de suas características, aspectos similares e distintos, para que cada um seja direcionado à temática de aprendizado de cada tipo de pessoa. Em vista disso, se realizou uma revisão literária, pois ajuda a encontrar na literatura informações relevantes que respondam o problema investigado. Constatou-se que ao analisar os pressupostos de definição teórica dos modelos, houve complicações para se encontrar uma abordagem universal. Entre as dificuldades, é possível citar a escassez de apoio à investigação quanto a validade e confiabilidade.<hr/>Abstract: The need to improve and make more useful the process of educational makes knowledge about learning styles a crucial factor to help improvement of teaching. Understand the instruments that are used in teaching practices is essential to incorporate them effectively in the classroom, working their strengths and distributing the similarities and differences between them. This paper aims to analyze five models that have been used in the classroom and to search the comparison of their features, similar and different aspects, so each one is directed to the theme of learning from each type of person. In view of this, literature review was conducted to find relevant information that addresses the problem investigated. So, it was founded that when analyzing the assumptions of theoretical definition of models, there were complications to discover a universal approach. Among the difficulties, its possible to mention the lack of research support in the validity and reliability. <![CDATA[Content analysis of evidence area accounting: issues Provão 2002/2003 and ENADE 2006]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200387&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo tem dois objetivos. O primeiro é verificar se as provas da área de Ciências Contábeis do Provão de 2002/2003 e do ENADE/2006 incluíram os itens que representem adequadamente o domínio de conteúdo da área. O segundo objetivo é desenvolver uma análise crítica acerca destes testes de desempenho. Para tanto, empregou-se a técnica do grupo focal. Foram realizadas duas sessões de entrevistas junto a um grupo de especialistas da área, composto por docentes, estudantes de mestrado e doutorado. Os resultados evidenciam que na percepção dos participantes do grupo focal os exames podem ser considerados uma aproximação adequada do nível de conhecimento cognitivo da área, dado que os principais conteúdos foram avaliados pelos testes. Entretanto, na percepção dos participantes as questões dos testes não mensuraram adequadamente as habilidades, atitudes e comportamentos predeterminados pelas comissões de especialistas da área, nomeadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os participantes apontaram que o baixo desempenho dos estudantes possa estar relacionado à reduzida motivação para resolver a prova.<hr/>Abstract: This study has two aims. The first is to search evidence whether the Provão of the 2002/2003 and ENADE/2006 in the area of Accountancy included all items that adequately represent the content domain of the area. The second aim is to do a critical analysis of these performance tests. We used the focus group technique to obtain these aims. "Two sessions of interviews were held, with the participation of experts, formed by teachers who are also másters and PhD students. The results show that participants' perception of the focus group tests can be considered an adequate approximation of the level of cognitive knowledge of the area, since the main contents were assessed by tests. However, in the participants' perception the questions tests not adequately measured the skills, attitudes and behaviors predetermined by committees of specialists, appointed by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Participants noted that the low student performance may be related to reduced motivation to solve the proof. <![CDATA[Evaluation of the policy quotas of UEPG: unveiling the Right to equality and difference]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200415&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho resulta de uma dissertação de mestrado que realizou uma avaliação da política de cotas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) referente ao período de 2007 a 2010. Objetivou-se realizar uma avaliação da efetividade da política quanto ao favorecimento da ampliação do acesso ao ensino superior para estudantes negros oriundos de escolas públicas e estudantes oriundos de escolas públicas. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, que possibilitou a construção dos discursos- síntese, resultado dos depoimentos dos sujeitos participantes da pesquisa. À luz do referencial teórico, os documentos institucionais e os dados empíricos foram analisados e permitiram conhecer como foi o processo de implantação da política. Embora a tentativa de reprodução das desigualdades seja percebida e confirmada dentro da instituição, há a existência do movimento de superação das desigualdades sociais e educacionais pelo viés da educação. Este trabalho permite afirmar que a política de cotas da UEPG, em alguns aspectos, é efetiva, no entanto, em outros aspectos, a política merece atenção por parte de seus implementadores. A política de cotas da UEPG tem vigência de oitos anos e esta avaliação, realizada durante o seu período de vigência, confirma a importância do acompanhamento da implementação de políticas públicas como instrumento necessário para o exercício da democracia.<hr/>Abstract: This work results from a dissertation that conducted an evaluation of the quota policy of the State University of Ponta Grossa (UEPG) for the period 2007 to 2010. The objective was to verify of the effectiveness of the quota policy regarding favoring the expansion of access to university for black students from public schools and students from public schools. The instruments chosen for the collection of empirical data were interviews and questionnaires. The methodology of the Collective Subject Discourse was used, which enabled the construction of summary discourses, resulted from the reports of subjects in the research. Although the attempted reproduction of inequalities is perceived and confirmed within the institution, the movement to overcome the social and educational inequalities by the views of education exists. The research allows us to affirm that the policy of quota in UEPG is effective in some aspects. In other aspects, the policy deserves attention from its implementers. The quota policy of UEPG is valid for eight years and this evaluation, performed during its lifetime, confirms the importance of monitoring the implementation of public policies as a necessary instrument for the exercise of democracy. <![CDATA[Communication policies of Spanish universities targeting prospective students: an evaluation by secondary schools]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200439&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: This paper presents an evaluation of the communication policies through which Spanish universities help to facilitate young people's passage from secondary to higher education. The underlying data have been gathered through a survey conducted with guidance providers at a sample of Spanish secondary schools, as well as through a series of in-depth interviews involving these same teachers. The research has led to the conclusion that the career guidance tendered by secondary schools is provided within a setting of relative precariousness in terms of information: the teachers surveyed consider that the importance of the briefing content they receive always exceeds the quality of the manner in which this information is forthcoming. The developments in the design of new university qualifications and the criteria applied by Spain's National Agency for Quality Assessment and Accreditation (ANECA) constitute a magnificent opportunity for improvement in this field.<hr/>Resumo: Este artigo apresenta uma avaliação das políticas de comunicação através do qual as universidades espanholas ajudam a facilitar a passagem dos jovens do secundário para o ensino superior. Os dados subjacentes foram recolhidos através de uma pesquisa realizada com os prestadores de orientação em uma amostra de escolas secundárias espanholas, bem como através de uma série de entrevistas em profundidade envolvendo esses mesmos professores. A investigação levou à conclusão de que a orientação de carreira oferecidas pelas escolas secundárias é fornecido dentro de um cenário de precariedade relativa em termos de informações: os professores inquiridos consideram que a importância do conteúdo instrução que recebem sempre excede a qualidade da maneira pela qual esta informação está próxima. Os desenvolvimentos na concepção de novos diplomas universitários e os critérios aplicados pela Agência Nacional da Espanha de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) constituem uma magnífica oportunidade para melhorias neste campo. <![CDATA[Quality of Diagnosis in a Higher Education Institution: the perception of the academic community]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200455&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo apresenta como objeto de estudo a percepção da qualidade em uma Instituição de Ensino Superior - IES, tendo como sujeitos da pesquisa os discentes, docente e o gestor. A pesquisa apresenta a análise descritiva de dados quali-quantitativos, acerca da percepção sobre qualidade educacional da comunidade acadêmica, observada à luz dos indicadores do Ministério da Educação. Os instrumentos de pesquisa aplicados para diagnosticar essa relação foram o questionário do Modelo HedPERF Adaptado aos discentes, entrevista ao corpo docente e entrevista ao gestor da IES. Os dados obtidos por levantamento estatístico foram triangulados em relação aos indicadores de qualidade apresentados pelo MEC em sua avaliação externa da IES em questão, a Faculdade AVANTIS. Como objetivo da pesquisa intencionou-se indicar uma perspectiva conceitual da qualidade educacional, desde os aportes teóricos aos instrumentos de avaliação disponíveis, que permitam orientar o gerenciamento nas IESs com vistas a atingir a qualidade educacional efetivamente. O principal resultado a se considerar concentrou-se em observar que a avaliação gerada pelos indicadores do MEC mostra um resultado inferior em relação à percepção dos sujeitos desta pesquisa, diante da aplicação do instrumento HedPERF Adaptado.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to present the quality perception in a higher education institution, by having as its research subjects the students, professors and managers. Thus, this research was developed by descriptive analysis of quantitative and qualitative datas, which its problematic was to present the perception about the educational quality in the academic community, regarding to indicators of the Ministry of the Education - MEC. The instruments applied in this research in order to identify this relation were the model HedPERF questionnaire, customized to the students, professors and managers interview. the datas acquired by statistical survey were connected related by quality indicators introduced by MEC in its external evaluation, which purposes in presenting important counterpoints or improvement to the educational management of the HEI, Faculdade AVANTIS. As the research purpose, it was intended to indicate a conceptual perspective of the educational quality, from the theoretical contribution to the evaluation instruments available, which allows to guide the management in the HEI. The main result to ponder is focused in checking the evaluation created by the MEC indicators, which presents a lower result, in relation to the subject perception of this research, before the employment of the instrument HedPERF Adapted. <![CDATA[Evaluation of formation of nurses: effect of methods of teaching-learning curriculum and assumptions in professional practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200479&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Pesquisa de egressos de graduação em Enfermagem, com abordagem quanti-qualitativa, cujo objetivo foi possibilitar o seu acompanhamento em relação à inserção no mercado de trabalho, continuidade de sua formação, além de contribuir para a reflexão sobre as relações entre teoria e prática e entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho, subsidiando a avaliação da formação acadêmica. Os sujeitos foram os egressos dos anos de 2007 a 2010 de um Curso de Enfermagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre aspectos socioeconômicos, atuação e avaliação do curso e uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. A análise quantitativa foi a partir de frequências absolutas e porcentagens e as narrativas, a partir do método de interpretação de sentidos. Como resultado, obtiveram-se respostas de 32% dos egressos, sendo que a maioria está inserida no mercado de trabalho, com alta empregabilidade na área e em serviços públicos, distribuídos igualmente na atenção primária e terciária, tendo cursado ou estando cursando uma pós-graduação. Observou-se que os pressupostos curriculares estão presentes no cotidiano dos egressos e que os métodos ativos de ensino-aprendizagem favorecem seu desenvolvimento profissional. Apontaram-se, como fragilidades, a dificuldade de lidar com a proposta do curso em formar profissionais comprometidos com o SUS, a adaptação às metodologias de ensino empregadas, a deficiência do aprendizado de procedimentos e pouco estímulo à pesquisa. Há necessidade de planejamento de estratégias para superá-las e, assim, reafirmar o compromisso com a formação profissional e a qualidade de vida da população.<hr/>Abstract: This research seeks to identify the insertion of the graduates in the job offers and continued education and to contribute to the debate on the relationship between theory and practice and between the academic world and the world of work both supporting the assessment of academic training. The subjects were graduates of nursing of the years 2007 to 2010. The data collection instrument was a quantitative and qualitative questionnaire. Quantitative analysis was as absolute frequencies and percentages. Qualitative analysis used the method of interpretation of meanings. As a result, we obtained responses from 32% of the graduates. The most of them were inserted in the job market with high employability in the public services having attended or being enrolled in a postgraduate course. It was observed that the assumptions are present in the curriculum of graduates and active methods of teaching and learning foster their professional development. The weaknesses points were the difficulty of dealing with the course proposal to form professionals committed to the NHS, the adaptation to teaching methodologies employed, the deficiency of learning procedures and little incentive to research. These results suggest the necessity of planning strategies to overcome them, and thus reaffirm the commitment to training and the quality of peoples’ life. <![CDATA[Evaluation of attrition rates in undergraduate programs at THE State University of Santa Catarina -UDESC]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200503&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A pesquisa teve o objetivo de avaliar o panorama da movimentação dos alunos de graduação ao que se refere à evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa de avaliação, delimitada a 25 cursos de graduação presenciais, com concluintes no período 2008-2010. A coleta de dados limitou-se à literatura para a contextualização e identificação de possíveis causas do fenômeno da evasão, e aos registros acadêmicos dos alunos ingressantes nos cursos da UDESC, via vestibular. Alinhada a uma política nacional de pesquisa da evasão na educação superior, a fórmula utilizada para o cálculo dos índices de evasão estabelece uma relação entre o número de concluintes e ingressantes de uma determinada turma, considerando o tempo de integralização do curso (Edital MEC/SESU nº 08/2007-REUNI). Os resultados apontam que os menores índices de evasão, no período analisado, ocorreram nos cursos da área de Ciências da Saúde (19,6%) e os maiores nos cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra (58,6%), Engenharia (41,0%), e Linguística, Letras e Artes (45,9%). O índice médio de evasão nos 25 cursos avaliados foi de 38,2%.<hr/>Abstract: The purpose of this research is to evaluate the mobility of undergraduate students, with regard to the attrition rate in undergraduate programs of the State University of Santa Catarina (UDESC). This is an exploratory research, with a quantitative approach, characterized as an evaluation research, restricted to 25 on-site undergraduate programs, with graduating seniors covering the years 2008-2010. The data collection was limited to the literature for contextualization and identification of possible causes of attrition, and to the academic records of the students who entered the UDESC programs through the university´s entrance exam. Aligned with the national policy of higher education attrition research, the formula used to calculate the rates of attrition analyses the number of graduating seniors in relation to the number of students who initially enrolled in a specific class, considering the time needed to cover the program (Public Notice MEC/SESU nº 08/2007-REUNI). The results indicate that, during the analyzed period, the lowest attrition rates were amongst the Health Sciences (19,6%) and the highest rates were in the Exact and Earth Sciences (58,6%), the Engineering Program (41,0%) and Linguistics, Literature and Arts Programs (45,9%). The average attrition rate in all 25 analyzed programs was 38,2% <![CDATA[The inclusion of students with disabilities in Physical Education underdegree courses in the city of Maceió-AL, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200523&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos anos mais recentes, uma crescente participação de pessoas com deficiência a ter acesso à Educação Superior. Esse processo desafia e provoca mudanças dentro e fora dos muros das Insti tuições de Ensino Superior (IES). Por esta razão, nos propomos nesta pesquisa de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, a entender o processo de inclusão de universitários com deficiência em cursos presenciais de Graduação em Educação Física da cidade de Maceió/AL, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os participantes desse estudo foram os/as próprios/as universitários/as com deficiência e seus respectivos coordenadores de curso. Para o tratamento dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo, especificamente a temática. Para aplicá-la, fizemos uma leitura exaustiva dos materiais recolhidos, a fim de elencarmos um delineamento dos temas importantes para o estudo. Em seguida, houve exploração dos potenciais de codificações baseadas em critérios temáticos. Os resultados dessa pesquisa assinalam que apenas 03 (1 pública e 2 privadas) das 20 IES (presenciais) da cidade de Maceió/AL ofertavam cursos de Educação Física, em 2009/2010. Destas 03 IES, verificamos, através de visitas in loco, que apenas as 2 instituições privadas - denominadas, neste estudo, de Instituição "A" e Instituição "B"- possuíam universitários com deficiência, sendo que na instituição "A" havia 02 universitários com deficiência e na instituição "B", 03 universitários/as com deficiência. Estes 05 universitários/ as foram convidados/as a participar da pesquisa, bem como os seus respectivos coordenadores de curso: 02 no total, um de cada instituição, os quais aceitaram e declararam isso assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados apontaram que, embora o processo de inclusão esteja em andamento e a participação do universitário/a com deficiência na Educação Superior seja mais expressiva do que era anos atrás, a sua permanência estava condicionada aos seus próprios esforços e à ajuda de colegas de classe. Essa condição era decorrente das inúmeras barreiras que ainda se mantinham presentes no espaço educacional, deixando-o/a mais vulnerável à exclusão. Dessa forma, é crucial que as instituições pesquisadas (re)pensem a forma com que têm encarado a inclusão no ambiente da sua instituição e que, além disso, planejem e executem ações que contribuam para esse processo em seu estabelecimento de ensino. Assim, acreditamos que a instituição estudada estaria mais preparada para garantir o processo de ensino-aprendizagem do universitário com deficiência em uma perspectiva da educação inclusiva.<hr/>Abstract: In recent years, the access of people with disability has increased in college education. This process defies and provokes changes inside and outside the wall of College Education Institution (CEI). Because this reason, we propose ourselves, in this research of cases multiples and qualitative approach, to understand the inclusion process of students with disability in Physical Education underdegree courses in the city of Maceio/AL, using instrument of gathering data a semi-structured interview. In this study, the participants were students with disability and their respective course coordinators. For the analysis of data we used the contents analysis, specifically the thematic. We made an exhaustive reading of the collected materials and we identified the important themes for the study. After this, we codified based on thematic criteria. The results reported that only 03 (1 public and 2 private) of 20 CEI in the city of Maceio/AL offers Physical Education Teaching Courses in 2009/2010. Theses 03 CEI, we verified, through of visits in loco that only two private institutions - they were called in this study of "A" Institution and "B" Institution - have students with disability - Institution "A" had 02 students and Institution "B" had 03 ones. These 05 students with disability were invited to take part in the research, as well their respective course coordinators - 02 in the total, one from each institution. All of them accepted the invitation and signing the Informed Consent Form (ICF). The results showed that although the inclusion process was going on and the participation of students with disability in the Physical Education underdegree courses was more expressive than years ago, their permanence was conditioned to their own efforts and help of classmates. This condition was due to several barriers that still existed in the educational space, leaving them more vulnerable to exclusion. Thus, it was crucial that the institutions surveyed (re)think the form that has seen the inclusion of the environment in your institution, furthermore, plan and execute actions that contribute to this process in their educational establishment. Thus, we believe that the studied institution would be more prepared to make teaching-learning students with disability in inclusive education perspective. <![CDATA[University dropout and grade retention at UFRGS Librarianship course]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200541&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Divulga resultados da pesquisa sobre evasão e retenção no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período 2000/1 a 2009/2. Define aspectos do perfil do aluno deste Curso quanto a ingresso, renda familiar, motivação em relação ao curso, atividades remuneradas, utilização de benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, motivação para a retenção, sentimento quanto à possibilidade de desistência do curso e quanto ao mercado de trabalho. Utiliza método quali-quantitativo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados apontam um índice de evasão de quase 40% e de retenção de 46%; há forte relação entre a vontade do aluno de cursar Biblioteconomia e o nível de conhecimento do currículo e das possibilidades de atuação profissional; a fragilidade na escolha do curso pode ser responsável por grande parte das retenções e evasões no curso; a necessidade de trabalhar representa grande influência na retenção e na evasão no curso; 50% dos alunos têm renda familiar inferior a 3,5 salários mínimos; há considerável utilização de benefícios concedidos pela universidade por parte dos alunos do curso; 86,2% dos alunos que evadiram sentiam-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o curso; 66% dos alunos que evadiram do curso de Biblioteconomia ingressaram posteriormente em outro curso superior e estão cursando ou já se graduaram; a iniciativa para desistir e, de fato, a desistência, acontece logo no início do curso, especialmente no primeiro semestre. Conclui-se que no geral o aluno de Biblioteconomia da UFRGS tem grande responsabilidade com relação à sua família ou ao seu sustento próprio; muitos alunos são atraídos ao curso por interesses pelo ensino superior, mas sem conhecer mais profundamente a área de Biblioteconomia; os três primeiros semestres são decisivos no que tange a um trabalho específico para reduzir as retenções e acelerar as evasões, caso sejam inevitáveis.<hr/>Abstract: Reports the research results on dropout and grade retention of students in the course of Librarianship at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) between 2000/1-2009/2. It defines aspects of the profile of the student of this course such as entry, family income, motivation towards the course, paid activities, use of benefits from the Office of Student Affairs, motivation for grade retention, feeling towards the possibility of cancellation of the course and in relation to the labor market. It uses a qualitative and quantitative method, by applying questionnaires and interviews. The results show a dropout rate of almost 40% and a grade retention of 46%; there is a strong relationship between the student's willingness to attend the course of Librarianship and his/her level of knowledge about the curriculum and about the possibilities of professional practice. Weak reasons for the choice of the course may be responsible for a large percentage of dropouts and long-term students, as well as their need to work, because 50% of the students have family incomes below the rate of 3.5 minimum wages. There is considerable use of the benefits granted by the university among students of the course; 86.2 % of students who have dropped out felt dissatisfied or only somewhat satisfied with the course; 66 % of students who dropped out of the course of Librarianship later joined another course that they are attending or have already graduated; the choice to give up, and in fact the dropout occurs early in the course, especially along the first semester. It concludes that the average student of Librarianship at UFRGS has a great sense of responsibility towards his/her family or his/her own support; many students are attracted to the course by their interest for higher education, but without a deeper understanding of the field of ​​librarianship; the first three semesters are decisive in regard to specific measures to reduce grade retention and accelerate dropouts, if unavoidable. <![CDATA[Affirmative policies and academic performance in a brazilian public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200569&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito das diferenças no seu processo de formação anterior ao ingresso na Universidade. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo evidências que possam embasar ações institucionais no sentido de assegurar sólida formação a todos os seus alunos. A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p&lt;.000) quando os dois grupos são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade.<hr/>Abstract: An important and ongoing debate among academia and policy makers is about how good is the academic performance of students targeted by affirmative policies when compared to their fellows at the university? This study seeks to compare academic performance of two groups of students, beneficiary and non-beneficiary of affirmative action policy at Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Brazilian public university. The sample was composed with all students currently enrolled at the university (N=26.175). The results suggest that non-beneficiary students have a higher academic performance when compared to beneficiaries. The difference between this two groups is 6,81% (F=348,114, p&lt;.000). When we split the group of students according to their under graduation course the differences get clearer with beneficiaries outperforming in arts and social sciences while non-beneficiaries outperform in health and engineering. The results suggest that this is a complex and multidetermined phenomenon where a lack of basic knowledge in math combined with problems arising from poor schooling explains differences in academic performance. Beyond ideological disputes it is necessary to intervene in this situation in order to guarantee an effective social inclusion and a good and solid education to all. <![CDATA[The meanings of institucional self-assessment for the technical-administratives in a public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200593&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Em 2004, o Ministério da Educação criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior como uma forma de regular as Instituições de Ensino Superior e avaliar a qualidade da educação no Brasil. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os significados atribuídos à Autoavaliação institucional pelos técnicos-administrativos da classe E com função gratificada da Universidade Federal de Uberlândia, considerando a perspectiva de integração, diferenciação e fragmentação. Utilizando como método de procedimento o estudo de caso e entrevistas em profundidade, foram coletados os discursos dos servidores para identificar os significados atribuídos à Autoavaliação Institucional em diferentes momentos. A análise de conteúdo evidenciou que na Universidade Federal de Uberlândia ainda não se tem uma cultura de avaliação e, um dos motivos para isso, é a falta de resultados práticos advindos do processo de avaliação.<hr/>Abstract: The Brazilian Ministry of Education created in 2004 the National Assessment of Higher Education as a system to regulate high level education institutions and evaluate the quality of education in Brazil. The objective of this study is to analyze the meanings attributed to institutional evaluation by technical-administrative class E with financial bonus at Federal University of Uberlândia, considering the perspective of integration, differentiation and fragmentation. Methods employed include case studies and in-depth interviews with public employees performed at two different times (2009 and 2013), in order to identify a change in perception over time. The content analysis evidenced that Federal University of Uberlândia does not have an evaluative culture and one of the reasons for this is the lack of practical results arising from the evaluation processe more prepared to make teaching-learning students with disability in inclusive education perspective. <![CDATA[Innovation and opening in the educational practices discourse]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200619&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Os valores de liberdade, inovação e abertura de métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem são quase clichés nos discursos sobre a educação nos dias atuais, independente do espaço em que ela se dá. Em que medida, entretanto, essas variações atingem realmente a estrutura profunda e fundamental das práticas didático-pedagógicas? Dedicamos nosso estudo, aqui recortado, às formas de integração entre a convocação de usos e a proposição de novos modos de existência, pela modelação de novas possibilidades de uso didático-pedagógico na Educação a Distância no ensino superior. Partimos e retomamos, para essa reflexão, sobretudo discursos verbais de dois cursos livres online que propõem "mudanças" nos modos de ensino e de aprendizagem. Percebemos que por trás de alguns valores das práticas analisadas há euforização de valores como flexibilidade, informalidade, ludicidade, imediatismo, aceleração, entre outros normalmente clamados no discurso dito moderno. É por essa (re)configuração das práticas que os sujeitos acreditam ajustar o fazer pedagógico à contemporaneidade.<hr/>Abstract: Values of freedom, openness and innovation of methods and techniques of teaching and learning are almost clichés in discourses about education these days, regardless of the space in which it occurs. To what extent, however, these changes really affect the deep structure and basic teaching practices pedagogical-didactic? We dedicate our study, presented here, to the forms of integration between the convening of uses and proposing new modes of existence, by modeling new opportunities for pedagogical-didactic use in Distance Education in higher education. We start and retake for this reflection especially verbal discourses of two free online courses that propose "changes" in the ways of teaching and learning. We realize that some values behind the practices analyzed are some positive values like: flexibility, informality, playfulness, immediacy, acceleration, among other normally claimed in modern speech said. It is for this (re) configuration of practices that subjects believe to adjust teaching to contemporary. <![CDATA[Weaving the wires between education and health: program evaluation of residence in health multiprofessional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000200637&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste estudo objetivou-se refletir sobre a educação superior brasileira, especificamente a formação de profissionais da saúde no Brasil, por meio da avaliação de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, a partir da análise das perspectivas que se abrem no processo de construção e implementação de políticas públicas, apresentadas, atualmente, para a formação superior na área. Esse Programa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, viabiliza-se por meio de um curso de pós-graduação lato-sensu e pretende capacitar os profissionais da saúde, com exceção da área médica, para enfrentarem as dificuldades na organização dos serviços embasados na lógica do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomou-se como estudo empírico um programa implantado, no ano de 2006, por uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo, numa proposta de cogestão institucional com a Secretaria Municipal de Saúde. Esta pesquisa, portanto, caracteriza-se como um estudo focal e, lançando-se mão de uma perspectiva sócio histórica, foram analisados documentos no campo da educação e da saúde e, posteriormente, as narrativas dos sujeitos envolvidos no Programa, especialmente os residentes. A análise dos resultados alcançados permitiu afirmar a importância da formulação e execução de políticas para a formação de recursos humanos, assim como a prioridade em se produzir mudanças no modelo de atenção à saúde; entretanto, este Programa esteve condicionado à oferta de um campo de trabalho precarizado para os residentes, frente à necessidade da gestão de estruturar a rede de serviços públicos do município.<hr/>Abstract: This study we aimed to reflect on the Brazilian higher education, specifically the training of health professionals in Brazil, through the evaluation of a Multidisciplinary Residency Program in Health, from the analysis of the opportunities opening up in the construction process and implementation of public policies, submitted today for higher education in the area. This program enables by means of a post-graduation-sense and intends to train health professionals, with the exception of the medical field, to face the difficulties in the organization of services grounded in the logic of the Unified Health System (SUS). Became like an implanted empirical study program, in 2006, by a public university, located in the state of São Paulo, in a proposal for institutional congestion with the Municipal Health This research therefore characterized as a by a focus on study and, observing a socio historical perspective, documents were analyzed in the field of education and health and, subsequently, the narratives of those involved in the program, especially the residents. The Analysis of the results obtained allowed to affirm the importance of formulating and implementing policies for the training of human resources, as well as the priority in producing changes in the health care model, however, this program was limited to the offering of a labor camp precarious for residents front the need for management to structure the network of public services in the municipality.