Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720150002&lang=en vol. 20 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200265&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Higher education in the knowledge economy, the disregard of social sciences and humanities and teacher training]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200269&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes.<hr/>Abstract In the first part of the article I make a brief reflection about the university within the context of the knowledge based economy. In a second part, considering essentially the Portuguese reality, I put in question the growing subalternization of the Social Sciences and Humanities and, among these, of the Educational Sciences. Finally, I draw attention to the fact that the current dilemmas of teacher training might be, at least in part, discussed as a consequence of the discrepancy between the potential importance of the knowledge delivered by the Educational Sciences and the lack of attention or devaluation they receive from society, policy-makers and sometimes even from the scientific community. In any case, these situations are never indifferent to the dominant visions and political-ideological orientations. <![CDATA[What university Brazil is demanding?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200293&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A concepção de um novo projeto para a universidade brasileira, neste momento em que ela vem se expandindo mantendo um estilo pouco aderente ao cenário da democratização em curso, é tarefa urgente do segmento de esquerda da comunidade universitária. Contrapondo-se à síndrome do produtivismo-cientificismo-inovacionismo, privilegiando o canal da Extensão que pode vir a diminuir sua disfuncionalidade e insulamento para revisitar o anátema periférico da “qualidade versus relevância” e provocar uma alteração na sua agenda de Pesquisa e Ensino, o argumento proposto tem como eixo o questionamento da concepção dogmática da Neutralidade e do Determinismo da tecnociência ainda hegemônico naquele segmento. Reconhecendo a necessidade de disputar a hegemonia com os que defendem uma política de alianças com o setor empresarial, cada vez mais “financeirizado”, desnacionalizado, desindustrializado, mimético e ambientalmente irresponsável, se sugere uma aproximação com a Economia Solidária e seus empreendimentos. A Adequação Sociotécnica e o desenvolvimento de Tecnologia Social são propostos como vetores de uma práxis universitária capaz de (re)unir seus “inexatos” e “desumanos” em torno de um projeto orientado à construção de uma sociedade inclusiva.
<hr/>Abstract Designing a new project for the Brazilian university, at this moment when it is growing and keeping little adherence to the ongoing democratization scenario, is an urgent task for the leftist segments of the university community. Contrasting to the productivism-scientism-innovationism syndrome, favoring Extension function of the university as the channel that can reduce its dysfunctionality and insulation, revisiting the peripheral anathema of "quality versus relevance” to modify its Research and Education agendas, the argument withstands the dogmatic conception of neutrality and determinism of technoscience frankly predominant among that segment. Recognizing the need to compete for hegemony with those who favor a policy of alliances with the business sector, increasingly "financerized" denationalized, “deindustrialized”, mimetic and environmentally irresponsible, we suggest a rapprochement to the Solidarity Economy and its undertakings. “Sociotechnical Adequation” and the development of Social Technology are proposed as vectors of a university praxis capable to (re)joining its "inexacts" and "inhumans" around a project aimed at building an inclusive society. <![CDATA[Notes on the recent transformations of the Brasilian public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200335&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo aborda algumas das principais transformações pelas quais a universidade pública brasileira tem passado ao longo das últimas décadas, mais acentuadamente a partir dos anos 1990. Tratamos aqui do conjunto de três processos que, como argumentamos no artigo, estão conectados pela racionalidade neoliberal: a emergência do capitalismo acadêmico, a gênese do inovacionismo e o acirramento do produtivismo na pesquisa. Esses três processos podem trazer efeitos prejudiciais ao cumprimento do papel civilizatório das universidades, como tem sido apontado por diversos autores. Contudo, revestidos pela fábula neoliberal, naturalizam-se e são disseminados sem que sejam devidamente discutidos no ambiente universitário. Este artigo apresenta uma breve discussão sobre esses movimentos, procurando situá-los politicamente e problematizando a forma acrítica com que têm sido difundidos na universidade pública brasileira.<hr/>Abstract This paper discusses some of the main transformations the Brazilian public university has gone through over the course of the last decades, especially after the 1990s. We approach a set of three different processes that are connected by the neoliberal rationale: the emergence of academic capitalism, the genesis of innovationism and the acceleration of research productivism. These three processes may jeopardize the observance of the university’s civilizatory role, as pointed out by several authors. However, encased by the neoliberal fable, they are naturalized and are disseminated without having been thoroughly debated on the academic environment. This article presents a brief discussion of these movements, situating them politically and raising some questions regarding the acritical way in which they have circulated throughout the Brazilian public university. <![CDATA[Work, socialization and identity: a study with manager professors at a public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200353&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste trabalho foi o de compreender como a socialização, principalmente, a organizacional, atua na dinâmica identitária de professoras que assumiram/assumem cargos gerenciais em uma universidade pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida, na qual foram entrevistadas sete professoras gerentes. Percebeu-se que as experiências e as memórias resgatadas desde a infância, assim como os processos de socialização, contribuem para a compreensão da dinâmica identitária delas. Verificou-se que alguns traços adquiridos e comportamentos aprendidos no espaço familiar ainda perduram no cotidiano de algumas. Para outras, as conquistas ao longo da vida e, principalmente, as atuais na esfera profissional, ganham sentido de superação de vivências do passado e de identidades ligadas a elas.<hr/>Abstract The objective of this study was to understand how socialization, especially the organizational socialization, affects the identity dynamics of female professors who took/take management positions in a public university. For this purpose, we used a qualitative approach, with the method of life story, in which seven manager-professors were interviewed. The study showed that the experiences and memories rescued from childhood, as well as socialization processes, contribute to the understanding of their identity dynamics. We also found that some acquired traits and learned behaviors in the family still remain in some of them. For others, the achievements through life and, especially, the recent ones in the professional sphere, make a sense of overcoming the past experiences and identities linked to them. <![CDATA[Evaluation in private higher education as a technology neoliberal regulation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200377&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo analisa como as práticas avaliativas presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos. <hr/>Abstract This article analyses how evaluative practices present in the Physical Education training curriculum from a private institution of higher education forms people amid allusions to the entrepreneurial culture through efficiency, flexibility and merit. The empirical data were compared with the contributions that cultural studies, in their post-structuralist grain, have provided the debates on the curriculum. The results indicate that subjects are spoken, thought, and set up within the assessment practices that contribute to the consolidation of neoliberal ideology in which the state assumes the role of examiner and the subjects become clients responsible for themselves. <![CDATA[Environmental education at UFMG - 1998-2011: academic research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo analisamos os trabalhos dissertativos de Educação Ambiental (EA) defendidos entre 1998 e 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais, sob a perspectiva das políticas educacionais e ambientais. O objetivo principal foi compreender as tendências, as implicações e os interesses de pesquisas que tratam do tema, considerando que eles foram desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento. São 17 textos que trouxeram no título o termo “Educação Ambiental”. Entendemos que a interdisciplinaridade perpassa os trabalhos transversalmente, e que os instrumentos legais ainda são argumentos pulsantes do conjunto de pesquisas que visam desenvolver novos valores e práticas educacionais. Os resultados apresentaram diferentes enfoques para a abordagem do tema – educativo, participativo, desenvolvimento pessoal, responsabilidade individual – uma distribuição dos estudos restrita ao escopo de certas disciplinas, destacando-se a forte relação entre o curso de formação do autor e as escolhas teórico-metodológicas de análise.<hr/>Abstract In this article we examine the dissertations and thesis on Environmental Education (EE) finished between 1998 and 2011 at Minas Gerais Federal University, from the perspective of educational and environmental policies. The main objective was to understand the trends, the implications and research interests that deal with the subject, considering that they were developed in different knowledge areas. There are 17 texts that brought in the title the term "environmental education". We understand that interdisciplinarity is common to all of them, and that the legal instruments are still pulsating arguments of the research aimed at the development of new values and educational practices. The results showed different approaches to addressing the theme - educational, participatory, personal development, individual responsibility - a distribution of studies restricted to the scope of certain disciplines, highlighting the strong relationship between the author’s universities program and the theoretical and methodological choices. <![CDATA[Learning assessment in undergraduate public health programs: concepts, intentions and reflections]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200423&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou os sentidos da avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde. Apresenta e analisa concepções e intencionalidades dessa atividade sob o ponto de vista de professores. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os dados da pesquisa foram obtidos de entrevistas com docentes dos cursos investigados. Os depoimentos revelam concepções de avaliação com diferentes epistemologias. Enquanto uns a enxergam como instrumento de controle para forçar o aluno a estudar, outros a distinguem como estratégia essencial à qualidade do ensino e a formação profissional. Contata-se à avaliação como instrumento de punição para aqueles alunos que, por um ou outro motivo, não conseguiram chegar ao ponto esperado pelo professor. Qualifica-se a avaliação como atividade necessária no planejamento do ensino, na orientação da gestão pedagógica e no desenvolvimento institucional, mas ainda não se consegue fazer dela uma ferramenta apropriada para diagnosticar as deficiências do ensino e suas implicações na aprendizagem. Em vista disso, questiona-se a pertinência da avaliação praticada e dos instrumentos utilizados para identificar se o aluno aprendeu ou não; Se imputa a insuficiente formação para o exercício da docência como elemento responsável pela deficiência de habilidades para lidar de forma apropriada com essa atividade. Além disso, confirma-se a inexistência de condições objetivas de trabalho que proporcionem esse aprendizado na medida equivalente às especificidades da área de atuação.<hr/>Abstract This article is an excerpt from a doctoral thesis on learning assessment in undergraduate public health programs. The study presents and analyzes related concepts and intentions from the point of view of the teachers. This qualitative research is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory. Data was gathered from interviews with the teaching staff. Reports reveal different beliefs on assessment. While some see it as an instrument of control to force students to study, others see it as an essential strategy to improve the quality of education and training. Assessment is viewed as a way to punish those who, for one reason or another, failed to fulfill the teacher’s expectations. Assessment is also described as necessary for the planning and guidance of teaching, as well as for educational management and institutional development. However, to date, it is not an adequate tool to diagnose deficiencies in teaching and their implications for learning. Therefore, the appropriateness of assessment as practiced, to check whether or not learning has taken place, comes under scrutiny. It is suggested that insufficient training in this area is the reason why assessment is poorly understood. Moreover, there are no objective working conditions which can provide learning specific to this area of expertise. <![CDATA[Educational evaluation: a competence-based approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200443&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discutem-se os referenciais utilizados na compreensão do conceito de competência, com o objetivo de clarificar e ampliar sua abrangência. No âmbito educacional, a avaliação é um processo amplo, complexo, que ultrapassa sobremaneira o nível do indivíduo, com desdobramentos coletivos e institucionais. Com características e finalidades educativas e pedagógicas, o processo vai muito além do estabelecimento de indicadores de classificação meritocrática de estudantes, cursos e instituições, devendo ocupar-se da investigação acerca da formação humana e da construção da cidadania, considerando questões subjetivas e contextuais. O processo de avaliação deve ter caráter formativo e de desenvolvimento, de modo a influenciar a reconfiguração de contextos, condições sociais e propostas pedagógicas, para que esses se constituam em opções mais favoráveis à construção das competências necessárias ao perfil que se deseja formar. Na última década, estudos, pesquisas e políticas educacionais têm utilizado a avaliação de competências como orientação para elaboração de instrumentos, bem como para processos de monitoramento da qualidade da educação e da formação profissional. Sinalizando, desse modo, os desafios das propostas que envolvem estudos da dinâmica do processo de desenvolvimento de competências e de sua avaliação, discute-se também, neste artigo, a matriz de competências como opção teórico-metodológica para fundamentar procedimentos em avaliação e oportunizar indicadores, ações e estratégias que promovam escolhas mais favoráveis à formação educacional e profissional com base em competências, levando em consideração um contexto mais global.<hr/>Abstract In this article, we discuss the references used in the understanding of the concept of competences, in order to clarify and broaden its range. In the educational field, evaluation is a wide and complex process that greatly exceeds the level of the individual, with both collective and institutional consequences. The process goes far beyond the meritocratic classification of students, programs and institutions and should concern the investigation of human development and the construction of citizenship, considering subjective and contextual issues. The characteristics of the evaluation process should be formative and developmental, aiming to influence the reconfiguration of contexts, social conditions and pedagogical proposals, in order to create more favorable options for the construction of the necessary competences for the profile that one wants to build. Over the past decade, studies, researches and educational policies have used the competence assessment as a guide to design instruments, as well as to monitor the quality of the educational and professional processes. Thus, considering the challenges of the proposals that involve studies of the dynamic process of competence development and its evaluation, this article also discusses the competency matrix as a theoretical and methodological option to consolidate evaluation procedures. The matrix aims to provide indicators, strategies and actions that promote more favorable choices for the educational and professional <![CDATA[Evaluation of learning in higher education: the scientific production of the journal <em>Estudos em Avaliação Educacional</em> in question]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200467&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica, a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior, divulgada na revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE) em um período de 20 anos, abarcando desde sua criação em 1990 até 2010. Estudos apontam que a eevista EAE, editada pela Fundação Carlos Chagas, juntamente com a revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) constituem-se, no Brasil, em referencias básicas na disseminação do conhecimento científico da área da avaliação da educação. Neste artigo, inserido nos estudos do chamado estado da arte, identificam-se as tendências temáticas predominantes na revista em questão a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre as temáticas identificadas destacam-se vestibular, práticas avaliativas, teoria da avaliação, avaliação da aprendizagem, diversidade cultural, sendo que a temática “vestibular” apresentou o maior número de artigos, com discussões teóricas altamente instrumentais, estreitamente vinculadas aos serviços prestados pela fundação promotora da referida revista.<hr/>Abstract This article aims to analyze the scientific literature, in respect of the subject learning assessment in higher education, disseminated in the journal Estudos em Avaliação Educacional (EAE), in a period of 20 years, ranging from its inception in 1990 to 2010. Studies show that the EAE journal, edited by the Carlos Chagas Foundation, and the journal Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), are, in Brazil, basic references in what refers to the dissemination of scientific knowledge in the field of educational evaluation. This article, which is inserted into the field of studies on the State of the Art, identifies the predominant thematic trends in the magazine in question, in respect to the evaluation of learning in higher education. Among the themes identified were: entrance examination to the University, assessment practices, theories of evaluation, evaluation of learning, cultural diversity. Of all these issues, the University entrance exam had the largest number of articles, presenting highly instrumental theoretical discussions, closely linked to services provided by the foundation responsible for the journal. <![CDATA[Institutional self-assessment at the Federal University of Ceará (UFC): half a century of history]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200489&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Trata-se de um texto que retrocede às origens da Universidade Federal do Ceará (UFC), situando a Autoavaliação Institucional em todas as fases do desenvolvimento institucional. Para tal, revela a preocupação da Administração Superior, nas fases iniciais de funcionamento da instituição, em dar voz à comunidade interna. Destaca, ao longo de sua trajetória histórica, como diversos procedimentos e estudos se debruçaram sobre especificidades institucionais que impactam sobre a qualidade das atividades universitárias, bem como sobre a formação do alunado. Revela a criação de setores responsáveis pela execução desses estudos, bem como de comissões que, baseadas em princípios epistemológicos, metodológicos e teóricos, têm conduzido a Autoavaliação Institucional ao longo dos quase 60 anos de existência da UFC.
<hr/>Abstract The text backtracks to the origins of the Federal University of Ceará (UFC), placing the Institutional Self-Assessment at all stages of institutional development. To this end, it reveals the concern of Senior Management in the early stages of operation of the institution, in giving voice to the internal community. It highlights along its historical path, how various procedures and studies have focused on specific institutional features that impact on the quality of university activities, as well as on the training of students. It reveals the creation of sectors responsible for implementing these studies, as well as commissions, based on epistemological, methodological and theoretical principles, which have conducted the Institutional Self-Assessment during the almost 60 years of existence of the UFC. <![CDATA[Contributions of general education to the training doctors and educators from a public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200513&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar quais são, para egressos dos cursos de pedagogia e de medicina, da Universidade Estadual de Campinas, as contribuições da formação universitária para uma atuação como profissional-cidadão. Procuramos desvendar a partir da avaliação dos egressos, aspectos de Educação Geral ao longo da formação, tanto nos currículos dos cursos como nas vivências universitárias oferecidas pela Unicamp. A pesquisa teve como base a importância de se ter uma formação universitária que ultrapasse os limites da formação técnica profissional específica e se estenda para uma que possibilite o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento reflexivo, comportamento ético, habilitando para uma atuação com responsabilidade social. A amostra foi composta por 22,3% dos egressos do curso de medicina e 23,1% do curso de pedagogia. Os egressos de ambos os cursos avaliam que os aspectos de Educação Geral que mais vivenciaram foram as “discussões sobre grandes temas” e “estudos de clássicos da cultura ocidental”. Quanto à atuação profissional, mais de 90% desses egressos encontram-se atuando na sua área de formação e têm autopercepção de que atuam como profissionais-cidadãos. A maioria (70%) dos egressos avalia ainda que esta atuação está relacionada à formação dada na universidade que foi: adequada para as práticas profissionais; amparada em conhecimentos científicos; com visão social; pautada na ética; com valores humanos, ou seja, possui elementos de Educação Geral que possibilitaram uma formação de profissionais-cidadãos.<hr/>Abstract The paper reports the results of a survey conducted with the aim of analyzing what are, for graduates of Pedagogy and Medicine, from the State University of Campinas - Unicamp, the contributions of the university education for a performance as a professional-citizen. The research seeks to unravel, from the graduates point of view, the aspects of General Education in the curricula of the courses as in the other experiences offered by the university. The research was based on the importance of having a university education that goes beyond the boundaries of specific vocational and technical training, that is, that extends to one that develops ethical behavior, critical and reflective thinking, enabling for a performance with social responsibility. The sample comprised 22.3% of Medical School graduates and 23.1% of the School of Education. For the graduates of both programs the aspects of General Education that were more experienced were "discussions on major topics" and "studies of of Western culture classics." As for professional practice, over 90% of graduates are working in their training area and have a perception that they act as a professional-citizens. Most graduates (70%) evaluate that this activity is related to the training provided at Unicamp, as being: suitable for professional practices, supported by scientific knowledge; with social vision; based on ethics and human values. All these are elements of general education that allowed for their formation as professional-citizens. <![CDATA[Epistemological analysis of institutional evaluation of brazilian higher education: reflections on the incorporation of paradigms]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200531&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo traz uma análise epistemológica da avaliação da educação superior no Brasil, promovendo uma reflexão que visa discutir o viés regulador, além de propor uma alteração no paradigma somativo para o emancipatório, atendendo os ensejos da comunidade acadêmica e do conglomerado institucional brasileiro. Sob a orientação da revisão sistemática, a investigação contou com uma análise dos diversos trabalhos publicados que discutiram a avaliação da educação superior em todos os modelos preconizados, confrontando-os com o pensamento predominante em sua estrutura e apresentando as principais características, diretrizes e consequências de cada modelo. Em seguida, há uma reflexão epistemológica-conceitual do modelo atual, apresentando o paradigma vigente da avaliação institucional, suas consequências, os impactos no processo de consolidação da epistemologia do campo científico da gestão da educação superior e as possibilidades que podem colaborar para a transposição de uma visão somativa para uma visão emancipatória do processo. Após as discussões das possibilidades apresentadas, as considerações finais sugerem um aprofundamento das questões que podem consolidar o pensamento dialético, emancipador e democrático no processo de avaliação institucional da educação superior no Brasil.<hr/>Abstract The paper presents an analysis of the epistemological evaluation of higher education in Brazil, promoting reflection that aims to discuss its regulatory bias, and propose a change in paradigm from summative to emancipatory, serving the academic community and the Brazilian institutional conglomerate. Under the guidance of systematic review, the investigation included a review of several studies that discussed the evaluation of higher education in all models advocated by confronting them with the prevailing thought in its structure and presenting the main features, guidelines and consequences of each model. Then there is an epistemological and conceptual reflection on the current model, with the current paradigm of institutional assessment, consequences, impacts on consolidation of the epistemology of scientific field of management of higher education and the opportunities that can contribute toward moving from the current summative view to an emancipatory process. After discussing the possibilities presented, the final considerations suggest that further discussions of the issues can consolidate dialectical thinking, democratic and emancipatory processes of institutional evaluation of higher education in Brazil.