Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720140001&lang=es vol. 19 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Influence factors in learning of students in business administration programs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objetivou analisar as dimensões que influenciam a aprendizagem dos alunos de dois cursos de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil. Empregou-se a abordagem quantitativa, de caráter descritivo e, para a coleta dos dados, realizou-se um levantamento com 880 alunos, por meio do questionário estruturado de Walter (2006), que abrange 26 dimensões do ensino superior. Os dados foram analisados por meio de métodos de estatística descritiva, análise fatorial, Alfa de Cronbach e regressão linear multivariada. Os resultados indicam que a aprendizagem percebida é influenciada, principalmente, pelas dimensões satisfação, métodos de ensino, qualidade do ensino, empregabilidade, confiança nas pessoas da IES, atitude da coordenação e grade curricular, as quais apresentaram valor de significância p<0,001. Já as dimensões autoeficácia e imagem social apresentaram uma significância p<0,05. As dimensões apontadas pelos alunos podem direcionar as ações da IES de forma a realçar os itens considerados importantes pelos alunos. Como contribuição teórica para a área de estudos, acredita-se que esta pesquisa possa auxiliar, por meio do número abrangente de dimensões, no entendimento de fatores que possam influenciar a aprendizagem de estudantes nas IES, visto que não se identificaram, na literatura, estudos desta natureza.<hr/>This study aimed to analyze the dimensions that influence the learning of students in two undergraduate courses in administration of a Higher Education Institution (HEI) in southern Brazil. The study has a quantitative and descriptive approach, and for data collection was carried out a survey of 880 students, by means of a structured questionnaire Walter (2006), which covers 26 dimensions of higher education. The analysis was carried out using descriptive statistical methods, factor analysis, Cronbach's Alpha and multivariate linear regression. The results indicate that perceived learning is, mainly, influenced by the dimensions of satisfaction, teaching methods, teaching quality, employability, confidence in the people of HEI, coordination and attitude of the curriculum, which showed significance value p <0.001. Also, the dimensions of self-efficacy and social image showed a significance of p <0.05. The dimensions indicated by the students can direct the actions of the HEI, highlighting the items considered important by students. As a theoretical contribution to the field of study, it is believed that this research can help, through the extensive number of dimensions, the understanding of factors that may influence student learning in higher education institutions, since they were not identified in the literature, studies of this nature. <![CDATA[<b>Evaluation of satisfaction of disabled higher education students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste início de século tem havido um crescimento do número de matrícula do aluno com deficiência no ensino superior. Porém, este fenômeno não está sendo avaliado para fins de averiguação da satisfação desse alunado quanto ao seu acesso e permanência. Este estudo tem por objetivo identificar o nível de satisfação desse alunado através de um instrumento construído pela pesquisadora. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, em uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Participaram do estudo oito com deficiência visual, seis com deficiência física, três com deficiência auditiva e uma com dificuldades de aprendizagem. O instrumento construído foi denominado de Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência - ESA. Em decorrência do tamanho da amostra, as técnicas estatísticas utilizadas foram no sentido exploratório e não inferencial. Verificou-se que as médias dos grupos diferenciaram-se de forma estatisticamente significativa (p=0,065) pelo Teste de Friedman, indicando que há diferenças entre os tipos de satisfação avaliados, no grupo estudado, a 90% de confiança. Os achados permitem-nos afirmar que a aplicação desse instrumento é viável e útil, no sentido de avaliar o rumo que a universidade está tomando com relação à garantia do acesso e permanência desse alunado.<hr/>In this new century there has been an increase in the number of registration of disabled students in higher education. However, this phenomenon is not being considered for the purpose of ascertaining the student's satisfaction in their access and permanence. This study aims to identify the student's level of satisfaction through an instrument constructed by the researcher. This is a case study of an exploratory nature, a university in the state of Sao Paulo. The study included eight visually impaired, physically disabled six, three with a hearing impairment and learning difficulties. This instrument was called Satisfaction Scale and Attitudes of People with Disabilities - ESA. Due to sample size, statistical techniques were used in an exploratory sense and not inferential. It was found that the averages of the groups differed statistically significantly (p= 0.065) by the Friedman test, indicating that there are differences between the types of satisfaction assessed in the study group, 90% confidence. These findings allow us to state that the application of this instrument is feasible and useful, in order to assess the direction the university is taking with regard to ensuring access and retention of students. <![CDATA[<b>Are administration students in tune with the job market?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo realiza o levantamento de demandas em relação ao perfil dos profissionais de Administração pelo mercado de trabalho, descreve tais características e analisa como os alunos do curso de Administração da UNESP/Tupã se encontram em relação a tais quesitos. Os pontos levantados demonstram interesses do mercado de trabalho não somente para conhecimentos de formação técnica-acadêmica, como também, conhecimentos e habilidades interpessoais e extracurriculares. Estes pontos foram identificados através de um estudo bibliográfico e da consulta a formulários de vagas de estágio e emprego do projeto de extensão Balcão de Estágios e Empregos, na UNESP/Tupã. A partir da comparação entre estas fontes, foi possível identificar as principais competências procuradas pelas empresas no perfil de um administrador. Com caracterização do objeto de estudo foi possível realizar comparações em relação ao termo em que o aluno se encontrava no curso (3º, 5º e 7º semestres), tanto como em relação ao período (diurno e noturno), verificando se tais competências evoluíam com o passar do curso. O trabalho conclui também que não basta para os alunos de administração restringir sua formação apenas com os conhecimentos acadêmicos, sendo necessário para a formação de um perfil adequado, o desenvolvimento de atividades extracurriculares que incrementem competências como conhecimento de informática e idiomas. Constatações relevantes demonstraram que a formação dos alunos, e a forma como reagem às demandas, estão fortemente conectadas às exigências de mercado.<hr/>This article provides a survey of the demands placed by the labor market in relation to the profile of business administration professionals. It describes the characteristics of such profile and analyzes how UNESP/Tupa´s administration students fare in relation to such questions. The points raised show that the labor market is interested not only in technical-academic knowledge but also in knowledge and interpersonal and extracurricular skills. These points were identified through studies of the pertinent literature study and based on consultation of apprenticeship and employment forms of UNESP/Tupa´s job extension project for Internships and Jobs. The comparison between these sources made it possible to identify the main skills sought by companies when searching for an administrator. With the characterization of the object of study it was possible to compare the stage level in which the student was placed (3rd , 5th and 7th semesters), in regard to both day and night shifts, verifying whether these skills evolved with the student´s trajectory through the program. The study also concludes that it is not enough for administration students to restrict their training to academic knowledge. An appropriate profile demands the development of extracurricular activities that enhance competencies such as computer skills and languages. Relevant findings demonstrated that the education of students and how they react to demands are strongly connected to market demands. <![CDATA[<b>Can students' propensity to desertion be identified and reduced?</b>: <b>strategic actions and tactical results for high education institutions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo desenvolve método de identificação do risco de evasão de alunos de graduação, o qual possibilita evidenciar, prever e diminuir fatores que influenciam esse risco, além de apresentar o resultado obtido por uma Instituição de Ensino Superior (IES). Por essa razão, possui caráter inovador. Nesta pesquisa, classificada como quantitativa, descritiva e do tipo levantamento, aplicou-se um questionário estruturado a 8.750 alunos de uma IES e, por meio de redes neurais artificiais e análise de cluster, identificaram-se os alunos em risco de evasão, os quais foram contatados e acompanhados pelos coordenadores de curso, o que contribuiu para uma redução de 18% no índice de evasão da IES. As dimensões que mais influenciaram a evasão foram colocação profissional e vocação do aluno, disponibilidade de tempo para estudo e fatores da vida pessoal. Como contribuição teórica, destaca-se a identificação de dimensões que influenciam a decisão de evasão ou permanência e o método desenvolvido, que pode auxiliar no desenvolvimento de novas pesquisas. No tocante às contribuições práticas, aponta-se que, a partir do método apresentado, as IES podem identificar alunos em risco de evasão e, assim, desenvolver estratégias e ações para que esses alunos permaneçam em seus estudos, caso assim o desejarem.<hr/>This study develops a method for identification of risk of desertion of undergraduate students. It provides evidence to predict and reduce factors that influence this risk, and present the result obtained by a Higher Education Institution (HEI). In this study, classified as quantitative, descriptive and survey-type, we applied a structured questionnaire to 8,750 students. As a theoretical contribution, we highlight the identification of dimensions that influence the decision to drop out or stay and the proposed method, which can assist in the development of new researches. Students at risk of desertion were identified using artificial neural networks and cluster analysis. Using this diagnosis, the students in risk of desertion were contacted and followed by the program coordinators. It contributed to 18% reduction in the Institution´s attrition rate. The dimensions with most influence were professional placement and vocation of the student, availability of time for study and personal life factors. Regarding practical contributions, it is noted that, from the presented method, the Institution can identify students at risk of desertion and thus develop strategies and actions for these students to remain in their studies if they wish. <![CDATA[<b>SINAES self assessment</b>: <b>a strategy of management of a university hospital</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivo: analisar as estratégias de gestão adotadas pelos gestores do HUSM a partir dos resultados da autoavaliação institucional. Metodologia: Foi elaborado um instrumento de autoavaliação, mantendo a estrutura e os fundamentos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A análise atendeu as dimensões do SINAES. Resultados: Dos gestores, 46,58% afirmam não ter domínio a respeito da legislação do serviço; 80,83% classificaram a atuação da equipe adequada com relação à Política Nacional de Humanização; 58,9% segregam o lixo de forma adequada; 68,50% consideram a comunicação interna adequada; 97,22% dos gestores avaliaram seu domínio técnico científico satisfatório. Com relação ao ensino, 89,41% dos gestores consideraram o hospital como bom campo e 90,41% avaliaram como adequado o acompanhamento aos discentes. Conclusão: O processo de avaliação permitiu reflexão e análise do HUSM na visão do gestor sobre vários aspectos nas dimensões consideradas importantes para oferecer um bom campo de ensino.<hr/>Objective: analyze the management strategies adopted by the managers of HUSM based on the results of institutional self-assessment. Methodology: We have created a self-assessment tool for maintaining the structure and the foundations of the National Assessment of Higher Education (SINAES). The analysis answered the dimensions of SINAES. Results: Of the managers, 46.58% say they have no legislation regarding the field of service, 80.83% rated the performance of the staff appropriate with regard to the National Policy of Humanization, 58.9% separate garbage appropriately, 68.50% considered internal communicationadequate; 97.22% of managers rated their technical and scientific knowledgesatisfactory. With regard to education, 89.41% of managers consider the hospital as a good field and 90.41% considered the accompaniment of students satisfactory. Conclusion: The evaluation process has enabled reflection and analysis of the HUSM from the vantage point ofmanagement on various aspects considered important to offer good quality education. <![CDATA[<b>Management skills in the training of administrators</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objeto deste estudo, foi efetuada por Schuch Jr. (1976). Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise, visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa, buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 121 egressos A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.<hr/>The evaluation of quality of a bachelor's program necessarily involves the identification of graduated professionals' profiles. The first research conducted with graduates of Business Administration Bachelor's Program of the Federal University of Santa Maria (UFSM), object of this study, was conducted by Schuch Jr. (1976). This research was retaken and new dimensions of analysis were added, aiming to approach the development of competences according to what is established by the National Curricular Guidelines. The study was conducted with bachelors graduated between 2005 and 2009. Through this research it was intended to know the professional reality, to identify the professional competences required and the contribution of the program in terms of academic training to the development of competences. The methodological strategy used was a descriptive and quantitative case study. Data collection was conducted through the application of two kinds of structured questionnaires, with closed and open questions, involving a sample of 121 graduates. The application of factorial analysis technique allowed the identification of the main competences demanded by the professional market: standards and values, adaptation and negotiation, knowledge and technician-professional. The results suggest that the expectations proposed by the National Curricular Guidelines are thoroughly developed by the Business Administration Bachelor's Program of Federal University de Santa Maria. <![CDATA[<b>Results of ENADE/2009 statistics programs discussed</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva-se confrontar os resultados do ENADE-2009/Estatística entre as IES. A avaliação para a Formação Geral (FG) abordou estudos de caso, simulações, interpretação de textos, análise gráfica e tabular, enquanto a Formação Específica (FE), estudos de casos. As notas foram padronizadas pelo desvio padrão com ajuste para variar no intervalo de zero a cinco, considerando o afastamento padronizado ao módulo do menor, dividido pela soma do maior com o módulo do menor, o quociente foi multiplicado por cinco, os inferiores a -3,0 e superior a 3,0, não foram utilizados e recebem zero e cinco, respectivamente. Os padronizados foram convertidos em percentis da Curva Normal Padrão e permitiram traçar gráficos para aferir padrão de classificação tanto para concluintes quanto para ingressantes.<hr/>This study aims at comparing the results of ENADE-2009/Statistics programs of different higher education institutions. The evaluation of the General Education (GF) part of the examination involved case studies, simulations, text interpretation, tabular and graphical analysis, while the Specific Component (EF) dealt with case studies. The scores were standardized by standard deviation adjusted to vary in the range of zero to five, considering the standard lag to the lower module, divided by the sum of the largest with smallest module, the quotient was multiplied by five. Standard less than -3.0 and greater than 3.0 were not used and receive zero and five, respectively. The standardized values were converted to percentiles of the Standard Normal Curve and allowed to draw graphs to both, freshmen and senior students. <![CDATA[<b>Proposal for inclusion of partially non-classroom based training in higher education courses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com as tecnologias digitais e educacionais, a aplicação de conceitos, teorias e metodologias mais interativas e dinâmicas estão sendo utilizadas na Educação a Distância (EaD), mudando o foco do processo de ensinar/aprender. O presente texto tem o objetivo de analisar a evolução da educação a distância e a possibilidade de inclusão da modalidade semipresencial em cursos superiores de graduação já reconhecidos pelo Ministério da Educação. A implantação da semipresencialidade, devidamente regulamentada pela portaria 4.059, deve ser discutida em cada Instituição de Ensino, uma vez que as realidades são distintas e as necessidades de formação dos professores que irão atuar nessa modalidade não são as mesmas. O presente estudo surge na seqüência de diversas preocupações e tem como problema de pesquisa: é possível e viável a implantação de 20% da carga horária a distancia? Com as novas tecnologias, as Instituições podem adaptar os projetos pedagógicos dos cursos prevendo a inclusão da semipresencialidade em cursos já reconhecidos. Essa modalidade pode favorecer o desenvolvimento da aprendizagem autônoma nos estudantes. Evidentemente que o professor tem papel decisivo na efetivação do processo e precisará estar preparado para esta nova situação de aprendizagem, sob pena de criar resistências e comprometer o espírito do ensino presencial. Não se trata de uma facilidade e sim de um acompanhamento do professor nas execuções das atividades complementares de estudo. Isso posto, não se pode prescindir de investigar a realidade em que estes sujeitos estão inseridos, especialmente sua prática pedagógica, formação e experiências e a relação que mantêm dentro e fora da escola, uma vez que esses elementos poderão ser determinantes na medida em que os objetivos e expectativas pela incorporação das novas tecnologias podem vir a modificar a ação docente. As novas tecnologias podem ser aliadas e melhor utilizadas nas interações com os alunos, sendo útil o seu aprendizado. A inclusão do ensino semipresencial nos cursos de graduação, portanto, é validada e benéfica quando realizada de forma coerente, com anuência dos envolvidos e com fins pedagógicos e não econômicos.<hr/>With digital technologies and educational application of concepts, theories and more interactive and dynamic methodologies are being utilized in Distance Education (EaD), shifting the focus of the process of teaching / learning. This paper aims to analyze the evolution of distance education and the possibility of inclusion of a blended mode in higher education programs already recognized by the Ministry of Education. The implementation of semiclassroom, properly regulated by Ordinance 4.059, should be discussed in each educational institution, since the realities are different and the training needs of teachers who will work in this mode are not the same. This study comes in the wake of several concerns and has this research problem: is it possible and feasible to allocate 20% of the teaching load to distance education? With new technologies, institutions can adapt the design of educational courses providing for the inclusion of semiclassroom courses already recognized. This modality may favor the development of autonomous learning in students. Of course, the teacher plays a decisive role in the effectiveness of the process and needs to be prepared for this new learning situation, running the risk of creating resistance and undermining the spirit of teaching. This is not meant as a facilitator but the monitoring by the teacher of complementary activities. That said, one can not ignore to investigate reality in which these subjects are inserted, especially their teaching, training and experience and their relationship inside and outside the school, since these elements may impact the extent that the objectives and expectations for the incorporation of new technologies may modify the teaching. New technologies can be combined and better used in the interactions with students, and knowing how to apply them can be very useful. The inclusion of blended learning in undergraduate programs, therefore, is validated and beneficial when performed consistently, and carried out with the consent of those involved in educational, non economic purposes. <![CDATA[<b>Economic evolutionism in the brazilian graduate studies</b>: <b>an analysis from the vantage point of education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações proporcionadas pela globalização da economia influenciaram a pós-graduação brasileira, onde a pesquisa acadêmica passou a ocupar um ponto estratégico no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG, 2011-2020), sendo considerada como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento econômico do país. Essa visão desenvolvimentista vai ao encontro da escola do pensamento econômico neoschumpeteriana (evolucionista), que preconiza a conjugação do conhecimento e aprendizado, com o estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento (P), como fundamental à geração de inovações no sistema produtivo, e logo ao progresso tecnológico das nações. Diante desse contexto, este artigo apresenta uma análise crítica a essa formatação (economicista) presente no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, com base na concepção teórica de expoentes clássicos e contemporâneos da área de educação. Com isso, verificou-se a reificação do conhecimento e a (trans)formação do sujeito (docente-pesquisador), como um agente empreendedor, em detrimento de sua essência social, de sua consciência-de-si e da educação como um todo, dentro de um espectro in vivo, segundo a visão hegeliana. Além disso, constatou-se a pouca relevância dos demais pilares universitários, como ensino e extensão, com o direcionamento das políticas estatais para o fomento à pesquisa acadêmica voltada ao desenvolvimento econômico e à formação de produto(s) e produtor(es).<hr/>The transformations offered by globalization of the economy influenced graduate programs, where academic research has occupied a strategic point in the National Graduate Studies Plan (PGNP, 2011-2020), considered as a powerful tool for the economic development of the country. This developmental view is consistent with the neoschumpeterian school of economic thought (evolutionary), which advocates a combination of knowledge and learning with the encouragement of research and development (R & D), as fundamental to the generation of innovations in the productive system, and the technological progress of nations. In this context, the paper presents a critical analysis of this economicistic format of the present graduate program evaluation system, based on the theoretical concept of exponents of classical and contemporary education. Thus, what is verified is the reification of knowledge and the (trans) formation of the teacher-researcher into an entrepreneur, detrimental to his social essence, his self-consciousness and to education as a whole, within a spectrum in vivo, according to the Hegelian view. Furthermore, there is little relevance placed on other academic pillars, such as teaching and extension, with the emphasis of state policies on the promotion of academic research focused on economic development and the formation of product (s) and producer (s). <![CDATA[<b>'Open Brazilian University' program</b>: <b>relevant aspects in the development of a methodology for implementation assessment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto discute as possibilidades de avaliação para uma das mais significativas políticas públicas brasileiras, a política de Educação. Com ênfase na modalidade de ensino a distância, aborda questões envolvidas na construção de um modelo de avaliação para o processo de implantação do programa "Universidade Aberta do Brasil", buscando identificar as suas características e as dificuldades para o seu desenvolvimento. Apresenta um breve resgate do programa UAB relacionado à sua organização formal e aos seus objetivos centrais. Discute a exigência de processos avaliativos para as políticas públicas e conclui sugerindo alguns encaminhamentos para a construção de uma metodologia de avaliação para a UAB.<hr/>This paper discusses the possibilities of evaluation for one of the most significant Brazilian public policies, the education policy. With emphasis on the mode of distance education, the paper addresses issues involved in building an evaluation model for the process of implementing the program "Open University of Brazil", identifying the characteristics and difficulties for its development. It presents a brief recovery of the UAB program related to its formal organization and its core objectives. It discusses the demand for evaluation processes of public policies and concludes by suggesting some directions for the construction of an evaluation methodology for UAB. <![CDATA[<b>Distintas lecturas de la pregunta como mediación didáctica para la traducción de saberes en la educación superior o acerca de un estado en cuestión</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de una búsqueda documental en el Sistema de Bibliotecas de la Universidad de Antioquia, bibliotecas digitales, revistas y en bases de datos especializadas en educación, se seleccionaron 26 investigaciones desarrolladas entre 1997 y 2007 para tener una aproximación a lo que actualmente se está investigando en relación con la pregunta en la educación superior. Se identificaron tres perspectivas en las que se mueve la investigación respecto a la pregunta. La primera, se refiere a los tipos de preguntas que se utilizan frecuentemente en la enseñanza superior. La segunda, sobre estrategias didácticas que se fundamentan en la pregunta. Y la tercera, acerca de la pregunta para posibilitar la comprensión y el desarrollo del pensamiento crítico.<hr/>Based on a literature search in the Library System of the University of Antioquia, digital libraries, journals and specialized databases in education, 26 research studies carried out between 1997 and 2007 were selected to have an approach as to what is currently being researched with regard to the question in higher education. Three perspectives in which research is moving relative to the question were identified. The first refers to the types of questions that are frequently used in higher education. The second, on teaching strategies that are based on the question. And third, about the question to enable the understanding and development of critical thinking.<hr/>A partir de uma busca documental no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Antioquia, bibliotecas digitais, revistas e em bases de dados especializadas em educação, foram selecionados 26 pesquisas desenvolvidas entre 1997 e 2007 para obter uma aproximação ao que atualmente se está investigando em relação com a pergunta na educação superior. Foram identificadas três perspectivas nas quais se move a pesquisa com respeito à pergunta. A primeira se refere aos tipos de perguntas que se utilizam frequentemente no ensino superior. A segunda sobre estratégias didáticas que se fundamenta na pergunta. E a terceira, acerca da pergunta para possibilitar a compreensão e o desenvolvimento do pensamento crítico. <![CDATA[<b>Autonomía y heteronomía de la educación militar</b>: <b>Un análisis de los procesos de evaluación institucional en los institutos universitarios de las Fuerzas Armadas Argentinas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A comienzos de los años 1990, las Fuerzas Armadas Argentinas tenían institutos universitarios que, además de ofrecer la tradicional formación básica y perfeccionamiento para sus oficiales, promovieron estudios para civiles y militares. A partir de una revisión de las principales recomendaciones de los pares evaluadores de la CONEAU en los procesos de evaluación institucional de los Institutos Universitarios de las Fuerzas Armadas, analizaremos las continuidades y cambios en el sistema de educación militar y sus grados de autonomía y heteronomía como resultado de su participación en esos procesos.<hr/>At the beginning of the 1990s, the Argentine Armed Forces had university institutes that, in addition to the traditional basic training and further education for its officers, promoted studies for civil and military personnel. Based on a review of the main recommendations of CONEAU´s evaluators in processes of institutional evaluation in University Institutes of the Armed Forces, we will analyze the continuities and changes in the military education system and their degrees of autonomy and heteronomy as a result of their participation in the process.<hr/>No início da década de 1990, as Forças Armadas argentinas tiveram institutos universitários que, além de oferecer a formação básica tradicional e o aperfeiçoamento para seus oficiais, promoveram estudos para civis e militares. A partir de uma revisão das principais recomendações dos pares avaliadores da CONEAU em processos de avaliação institucional dos Institutos Universitários das Forças Armadas, analisaremos as continuidades e mudanças no sistema de educação militar e do seu grau de autonomia e heteronomia como resultado de sua participação nestes processos. <![CDATA[<b>Evaluation of collaborative research networks</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O setor acadêmico brasileiro vive um momento de estresse quantitativista. Docentes e pesquisadores são avaliados pelas métricas individuais de sua produção bibliográfica. Apesar de sua importância, a colaboração no trabalho de pesquisa em grupo, nas redes de pesquisa, ainda não constitui objeto de avaliação sistemática. Medem-se os produtos, mas os processos que os geram permanecem desconhecidos. Este estudo objetivou construir marcadores para a avaliação de processos interativos de trabalho em redes de pesquisa. Entendemos que este tipo de rede se estabelece quando um grupo colabora com a intenção de produzir conhecimento. A literatura consultada apontou que, embora tal interação possa ser representada graficamente, há ainda número reduzido de trabalhos sobre o tema da avaliação de redes de pesquisa e colaboração ou de parceria em pesquisa. A partir da teoria, desenvolvemos uma metodologia de análise de currículos de pesquisadores com uso de softwares para construção de planilhas de dados, contagem de coautorias e análise de redes sociais. Estas técnicas permitiram a elaboração de planilhas da produção bibliográfica dos pesquisadores, de grafos representando suas redes e a construção de um protocolo de avaliação de redes de colaboração e pesquisa. Os sujeitos investigados foram pesquisadores 1A do CNPq, líderes de grupo de pesquisa nas áreas de Educação, Engenharia de Produção e Física. Os resultados identificam 10 marcadores/indicadores quali-quantitativos para avaliação de processos de pesquisa em rede que foram testados e validados em contexto de aplicação.<hr/>The Brazilian academic sector is experiencing a period of quantitativist stress. Teachers and researchers are individually evaluated by the metrics of their bibliographical production. Despite its importance, the collaboration inside the research groups, in research networks, is not subject to systematic review. Products are measured, but the processes that generate them remain unknown. This study, supported by CNPq, aimed to build markers for the evaluation of interactive processes work in research networks. We understand that a research network is established when a group collaborates with the intention of producing knowledge. The literature pointed out that although such interaction can be graphically represented there is still small number of papers on the topic of evaluation of research networks and collaboration or about evaluation of research partnerships. From the theory, we developed a methodology for analyzing the curricula of researchers employing software to build spreadsheets, count co-authorships, and analyze social networks. These techniques allowed the preparation of data spreadsheets on the researchers' bibliographical production, graphs representing their networks and the construction of an evaluation protocol for collaborative research networks. The investigated subjects were CNPq 1A researchers leading research groups in the areas of Education, Production Engineering and Physics. The results identify 10 markers, qualitative and quantitative indicators for evaluating research processes on networks, which have been tested and validated in the context of application.