Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720160001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Educación Superior Comparada: Tendencias Mundiales y de América Latina y Caribe]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El objetivo de analizar las principales tendencias mundiales y regionales de la educación superior - a partir de las propuestas de las Conferencias Mundiales de educación superior de UNESCO de 1998 y de 2009 y de su consideración como un bien público - es contribuir a promover las transformaciones necesarias de sus tendencias principales. Tales como: la expansión cuantitativa; una privatización creciente; la diversificación institucional; su internacionalización y el crecimiento de las restricciones en el financiamiento público.<hr/>Abstract The aim to analyze the key world and regional trends of higher education - according to the proposals from the World Conferences of Higher Education of UNESCO of 1998 and of 2009 and the consideration of it as a common good - is to help to promote the necessary transformations of his principal trends. Such as: the quantitative expansion; an increasing privatization; the institutional diversification; his internationalization; and the growth of the restrictions in the public financing.<hr/>Resumo O objetivo de analisar as tendências globais e regionais no ensino superior - a partir das propostas da Conferência Mundial de Educação Superior da UNESCO, em 1998 e 2009 e sua consideração como um bem público - é ajudar a promover as mudanças necessárias de suas principais tendências. Tais como expansão quantitativa; crescente privatização; diversificação institucional; internacionalização e crescimento das restrições ao financiamento público. <![CDATA[Economía política del conocimiento: contrapunto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100033&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El análisis de la relación entre la educación y el desarrollo económico se está renovando, debido a las nuevas apreciaciones del contexto económico-social y global; y con ello cambia también la perspectiva del concepto de capital humano, y también altera la forma en que se produce este en las instituciones de educación. Las nuevas bases de organización y formación del conocimiento, son hoy un nuevo valor social y económico que se configuran en periodos de transición estructural de onda larga con efectos y causas desiguales entre lo que está surgiendo y lo que está en proceso; en donde las políticas públicas y las instituciones universitarias, culturales y todas las relacionadas con el desarrollo de la ciencia y la tecnología, llegan a ser determinantes para definir el sentido que se adopte respecto al tipo de sociedad al que se aspira. Este trabajo analiza algunos puntos que coyunturalmente han explicado los modelos de política económica, que determinaron la forma de construir el conocimiento y, en su orden más general, han configurado los escenarios en los que se configuró la económica política históricamente, puntos que ahora enfrentan un revisión en su vigencia y re-planteamiento.<hr/>Resumo A análise da relação entre educação e desenvolvimento econômico está se renovando, devido às novas avaliações do contexto econômico-social e global; e também muda a perspectiva do conceito de capital humano, alterando a forma como este é gerado em instituições de ensino. As novas bases de organização e formação do conhecimento são hoje um novo valor social e econômico que se configuram em períodos de transição estrutural de onda longa com efeitos e causas desiguais entre o que está surgindo e o que está em processo; neste contexto, as políticas públicas e as instituições universitárias, culturais e todas as relacionadas com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, chegam a ser determinantes para definir o sentido que se adote a respeito do tipo de sociedade que se deseja. Este artigo examina alguns pontos que têm conjunturalmente explicado os modelos de política econômica, que determinaram a forma de construir o conhecimento e, em sua ordem mais geral, esboçaram os cenários em que a política econômica foi historicamente definida, pontos que agora estão sendo revistos em sua vigência e abordagem.<hr/>Abstract Abstract: The analysis of the relationship between education and economic development is being renewed due to new assessments of the economic, social and global context; it also changes the perspective of the concept of human capital, changing the way it is generated in educational institutions. The new bases of organization and training of knowledge are today a new social and economic value that are configured in periods of structural transition of long wave with unequal effects and causes between what is coming and what is already in process; In this context, public policies, universities and cultural institutions and all institutions related to the development of science and technology come to be decisive to define the meaning that is adopted about the kind of society we envisage. This article examines some points that have circumstantially explained models of economic policy, which determined how to build knowledge and, more generally, outlined the scenarios in which economic policy has historically been defined, points that are now being revised in their validity and approach. <![CDATA[Quality assurance and evaluation system in japanese higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100071&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract In this paper we aim to contribute to the debate over accountability and assessment of higher education (HE) by introducing the Japanese system. We first discuss the circumstances and issues surrounding Japanese HE and then examine the historical development of the quality assurance and evaluation system. Since the 1990s, with the implementation of policies that focused on liberalization, deregulation and increased institutional autonomy, the role of the government has shifted from setting strict regulations and quality standards to organizing an evaluation system for assessing the learning outcomes and improving accountability of the HE institutions. Finally, we suggest how Japan may take hints from Brazil in organizing an evaluation system on a national level that can more efficiently support and assess HE institutions<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre responsabilização (accountability) e avaliação da educação superior (ES) introduzindo o sistema japonês. Discutiremos primeiro as circunstâncias e o debate sobre o sistema japonês de ES, para depois analisarmos o desenvolvimento histórico do sistema de asseguramento da qualidade e avaliação. Desde 1990, com a implementação de políticas focadas na liberalização, desregulação e aumento da autonomia institucional, o papel do governo federal que até então era de estabelecer regulações estritas e padrões de qualidade para o estabelecimento das instituicões de ES, tem mudado para o papel de organizar um sistema de avaliação que possa medir os resultados de aprendizagem e aumentar a responsabilização das instituições de ES. Finalmente sugerimos o que o Japão pode aprender do Brasil para a organização de um sistema de avaliação em um nível nacional que possa mais eficientemente apoiar e avaliar as instituições de ES. <![CDATA[Metaevaluation: a decade of Institutional Evaluation Process of SINAES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100089&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo apresenta a meta-avaliação do Processo de Avaliação Institucional das IES Brasileiras via SINAES, de 2004 a 2014, considerando o acompanhamento e a revisão do sistema. Foram analisadas as IES que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e que tiveram seu recredenciamento publicado no Diário Oficial da União em 2014, totalizando 66 universidades. Resultados indicam que as privadas não tiveram média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. As públicas obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na 8 – Planejamento e Auto-avaliação. A meta-avaliação é oportuna e necessária, qualificando o processo numa perspectiva somativa.<hr/>Abstract Abstract: This research presents the metaevaluation of Brazilian Superior Education Institutes’ Institutional Evaluation Process, from 2004 to 2014, regarding keeping the system up as well as its revision. It has been chosen to study the 66 Universities – public and private – that had their reaccreditation publicized in the Federal Official Press in 2014. The results indicated that private universities haven’t had any grade above the satisfactory level of quality at all the Dimensions. On the other hand, the public ones got grades under satisfying level of quality on the First Dimension – Mission and “PDI” – and also on the Eighth Dimension – Planning and Evaluation. The metaevaluation is opportune and necessary as from an appreciative view. <![CDATA[University curriculum: from neoliberal mexico to neoliberal brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo foi discutir e comparar percepções e ações curriculares de professores universitários mexicanos e brasileiros. Contextualizando as realidades socioeconômicas dos dois países e, principalmente, as políticas governamentais voltadas ao ensino superior, observa-se, nas várias falas dos professores, uma abordagem simplista de currículo, significando-o apenas como preocupações de conteúdos administrados em disciplinas e planos de ensino. Aspectos da realidade social, política e econômica são desatrelados do pensamento e prática curriculares, onde o maior objetivo se tornou a adequação ao mercado de trabalho. Nota-se, direta e indiretamente, influências do pensamento e práticas neoliberais no posicionamento desses professores tanto quanto ao currículo como com a própria funcionalidade do ensino superior, refletindo e reproduzindo, em seus discursos e práticas, as políticas governamentais neoliberais vigentes.<hr/>Abstract This paper’s purpose is to discuss and compare curricular perceptions and actions of Brazilian and Mexican university professors. It contextualizes the two countries’ socioeconomic reality and mainly governmental policies toward undergraduate education. It is possible to observe in professors’ discourse a simplicist approach of curriculum, which is treated only as a concern of subjects taught in disciplines. Aspects of social, economical and political contexts are released from curricular thought and practice at the expense of adaptation to labor market. It is also possible to notice, directly or indirectly, influences of neoliberal thoughts and practices in these professors’ position as far as to the curriculum and to the very functionality of the undergraduate education, which is reflected and reproduced in their discourses and practices. <![CDATA[The concepts of course coordinators about the dropout, academic failure rates and about intervention strategies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Buscou-se investigar as concepções de coordenadores de cursos de uma universidade pública brasileira acerca dos determinantes da evasão e reprovação e as estratégias de intervenção desenhadas para intervir nesses fenômenos. Foram entrevistados individualmente coordenadores de 10 cursos de graduação com elevados índices de reprovação e evasão. Percebeu-se que a evasão e a reprovação são aspectos claramente diagnosticados no cotidiano dos entrevistados, contudo os relatos apresentaram discrepâncias na eleição de determinantes e nas estratégias adotadas ou planejadas para o enfrentamento da questão. De modo geral, os determinantes da evasão e reprovação citados foram, prioritariamente, externos ao curso. Ainda, a maioria dos cursos não realizava avaliações institucionais, assim a coordenação não possuía um diagnóstico contextual do problema. Percebeu-se nas entrevistas iniciativas isoladas e bem intencionadas que buscavam minimizar problemas, mas que podem ter efetividade reduzida uma vez que estavam desarticuladas dos planos estratégicos da universidade.<hr/>Abstract This research investigated the concepts of course coordinators from a Brazilian public university about the determinants of dropout and academic failure rates and about intervention strategies designed to fight these phenomena. Were individually interviewed coordinators of 10 undergraduate courses with high failure and dropout rates. It was noticed that evasion and failure are academic aspects clearly diagnosed in the respondents routine, however reports showed discrepancies in the election of determinants and strategies adopted or planned to address the issue. In general, the determinants of evasion and failure cited were primarily external to the course. Also, most of the courses did not have institutional evaluations, thus coordination lacked a contextual diagnosis of the problem. Isolated and well-intentioned initiatives that sought to minimize problems were identified, but that may have reduced effectiveness since they were apart from university strategic planning. <![CDATA[An Analysis of the level of implementation of the self-evaluation process in private colleges of Salvador, Bahia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100153&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise realizada sobre o nível de implantação do processo de autoavaliação nas faculdades privadas de Salvador na visão dos coordenadores da CPA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 14 faculdades privadas de Salvador, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário, com questões mistas (fechadas e abertas). As conclusões indicam que menos da metade das faculdades analisadas possui o processo de autoavaliação implantado de forma suficiente, ou seja, atendendo aos requisitos mínimos exigidos pelo INEP.<hr/>Abstract This article aims to present an analysis on the level of implementation the self-evaluation process in private colleges of Salvador from the perspective of the coordinators of CPAs (internal institutional evaluation commissions). Therefore, we carried out a survey in 14 private colleges in Salvador, using as an instrument of data collection, a questionnaire with mixed (open and closed) questions. The findings indicate that less than half of the colleges analyzed had a sufficiently implemented self-evaluation process. These colleges do not meet the minimum requirements established by INEP. <![CDATA[Agroecology in the agronomy undergraduate programs: beyond the curriculum challenges and dilemmas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto tem o intuito de problematizar a educação superior em Engenharia Agronômica. Partimos da ideia de que esta educação coloca-se dentro de um processo de legitimação, acumulação e produção de conhecimento, necessário para o funcionamento da sociedade tecno-industrial; tal conhecimento entra em choque com outras formas de conhecimento que o desafiam. No caso da Engenharia Agronômica, a forma desafiante mais destacada é a Agroecologia. Procuramos caracterizar o espaço curricular ocupado pela Agroecologia, que sabíamos ser muito limitado. Analisamos esta falta de espaço apoiando-se em perspectiva orientada pela transição paradigmática social e científica, por meio do estudo dos projetos político-pedagógicos e dos currículos dos cursos públicos de Engenharia Agronômica do Estado de São Paulo. Constatamos que, de forma geral, os cursos estão pautados numa racionalidade que acaba por legitimar a manutenção de um modelo de desenvolvimento rural social e ambientalmente insustentável. É premente a transição para a sustentabilidade. Não obstante, a Universidade continua formando agrônomos que veem a continuidade do sistema dominante e insustentável de agricultura como o único caminho possível. Nossos dados e reflexões indicam que, apesar de haver uma consciência sobre as questões socioambientais de nosso tempo contida nos projetos político-pedagógicos e nos discursos institucionais, ela não só não está expressa nos currículos dos cursos, como aponta para a continuidade da racionalidade econômica. Mudanças paradigmáticas na organização dos cursos precisam manifestar-se no projeto político-pedagógico, na perspectiva institucional e, de forma correlata, nas práticas pedagógicas, no exercício da docência, da pesquisa e da extensão. Tais mudanças demandam um profundo debate e democrático, que inclua docentes, funcionários, estudantes e sociedade, de modo que o projeto político-pedagógico reflita a pluralidade das vozes existentes.<hr/>Abstract This text aims to discuss undergraduate education in the field of agronomy. The authors' perspective is to approach agronomic education as part of a process that legitimizes, accumulates and produces the knowledge needed to sustain the techno-industrial society. As such, it is in conflict with alternative approaches. In the case of agronomy formal education, the most challenging alternative approach is agroecology. We tried to characterize the space occupied by agroecology topics throughout the agronomy curriculum which we knew was limited. We analyzed the scarcity of these topics, expressed in the pedagogic projects and curricula of undergraduate programs in public universities of the state of São Paulo, supported by ideas about the social and scientific paradigmatic transition. We found that the agronomy programs are based on a reasoning that legitimizes a model of rural development which is socially and environmentally unsustainable. Although the transition to the sustainability is urgent, universities keep educating agronomists to preserve the present system of unsustainable agriculture as the only possible practice. Our data and reflections point that, although the present day social and environmental issues are declared into the politic-pedagogical projects and other formal statements of the universities, it is not present within the curriculum. Changes in the programs´ paradigms should be expressed within the politic-pedagogical documents, in the university perspective and concurrently within the pedagogical methods, and the practices of teaching, research and extension. Such changes require a deep and democratic debate among professors, staff, students and society, in such a way that the political-pedagogical project would be able to manifest the plurality of voices involved. <![CDATA[Analising portfolio: a contribution to the learning process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100199&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo é analisar e adaptar um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária à Saúde, para uso de estudantes e professores de uma instituição de ensino superior (IES) e detectar a percepção do estudante de graduação sobre a definição de portfólio, suas vantagens e desvantagens para ser usado no ensino superior. O Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Básica à Saúde, foi submetido à avaliação de juízes do programa do Instituto FAIMER-Brasil e professores de uma IES por meio da aplicação de um instrumento que continha na Escala de Likert de 4 e 6 pontos e seu conteúdo foi revisado e adaptado para a realidade da IES estudada. Na descoberta da percepção dos estudantes do 2º ano dos Cursos de Medicina e de Enfermagem sobre o tema portfólio utilizou-se a técnica de entrevista grupal estruturada, gravada por áudio. O escore da Escala de Likert abrangeu um conceito “BOM” e “MUITO BOM” com um nível de confiabilidade de 0,8 a 0,9 (Alpha de Cronbach) entre os juízes e professores. Entre os principais achados nos relatos apresentados por estudantes e professores destacou-se a necessidade da realização de capacitação teórica sobre o tema “portfólio” e a possibilidade de padronização de um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária à Saúde.<hr/>Abstract The aim of this study is to analyze and adapt an Assessment Questionnaire Portfolio of students of the Primary Health Care area, for use by students and teachers in a higher education institution (HEI) and detect the perception of undergraduate student on the definition of portfolio, its advantages and disadvantages for use in higher education. The Assessment Questionnaire Student Portfolio in the Area of Primary Health Care, was submitted to the judges of the FAIMER-Brasil Institute Program and teachers of HEI through the application of an instrument containing Likert Scale 4 and 6 points and its content has been revised and adapted to the reality of the higher education institution studied. In the discovery of students' perceptions of the 2nd year of Medicine and Nursing on the subject portfolio used the technique of structured group interview, recorded by audio. The score of the Likert scale covered a ''concept'' “GOOD” and ''VERY GOOD” with a level of reliability from 0.8 to 0.9 (Cronbach's alpha) among judges and teachers. Among the key findings in the reports submitted by students and teachers stressed the necessity of conducting theoretical training on the topic'' portfolio'' and the possibility of a standardized Assessment Questionnaire Student Portfolio in the Area of Primary Health. <![CDATA[Evaluation of teaching: an analysis model of historical series of results]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100221&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, desde 2007, implantou um sistema de Avaliação do Ensino semestral realizado por estudantes e bianual, pelos professores, cujo escopo abrange as atividades dos docentes, da gestão e das condições de ensino. O objetivo desse artigo é apresentar um novo método de análise da série histórica dos resultados derivados das respostas dos estudantes. Para essa análise trabalhou-se com cinco categorias - plano de ensino da disciplina, desenvolvimento da disciplina, avaliação da aprendizagem, formação do aluno, postura do professor - e delas foram extraídos 19 aspectos incorporados nas questões. Mesmo que ao longo do tempo o questionário tenha passado por reformulações na sua redação, a essência dos elementos avaliativos, apresentados nessa análise, foi preservada. A qualidade obtida das respostas dadas para as questões fechadas configurou-se como um indicador definido para o modelo. Outro indicador diz respeito ao grau de participação dos alunos. Os dois indicadores podem ser observados juntos, em perspectiva bidimensional; é possível visualizar os dados obtidos em todos os semestres, o que mostra a tendência e a evolução de cada um dos aspectos em toda a série histórica. Os gráficos resultantes da aplicação deste modelo estabelecem um referencial visual que permite o rápido reconhecimento tanto das situações de excelência como de cenários de atenção, traduzindo-se em um mecanismo de rápida consulta e identificação por parte dos gestores e professores. A análise dos dados da série histórica tornou-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade de ensino na Instituição.<hr/>Abstract Since 2007, the PUC-Campinas has been implementing a Teaching Evaluation System, done every semester by students and biannually by teachers whose scope of activities involve management and teaching conditions. The aim of this article is to present a new analysis method of the historical series of results of student’s answers. For this analysis five categories were considered – teaching plan for the discipline, discipline development, learning evaluation, student’s training, teacher’s attitude. They were based on 19 aspects incorporated into the questions. Even though the questionnaire has suffered modifications over time, the nature of the evaluation elements was preserved. The quality of the given answers to the closed questions was set as an indicator to the model. The other indicator refers to the student’s level of participation. The two indicators can be observed together, in a two-dimensional perspective; it’s possible to see the data obtained every semester, showing the tendency and evolution of each aspect in all the historical series. The resulting graphs establish a visual reference, allowing a fast acknowledgment of the excellence situations, as well as attention scenarios, establishing a quick method of consultation for managers and teachers. The historical series data analysis has become an important tool for improving the teaching quality of the institution. <![CDATA[The impact of disciplinary evaluation on higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo traduz a pesquisa relacionada ao estudo da aplicabilidade do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante - ENADE - no Curso de Administração da Universidade Sagrado Coração. A análise abrangeu fundamentação teórica sobre os conceitos de vários autores para a consecução dos objetivos propostos. A metodologia foi sustentada em três vertentes, sendo elas: a) quanto ao objetivo da pesquisa: pesquisa exploratória; b) quanto aos procedimentos da pesquisa: estudo de caso e pesquisa quantitativa; e c) quanto às fontes de informação: pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. O instrumento norteador foi um questionário fechado com doze questões, abordando assuntos concernentes a conhecimentos, procedimentos e demais parâmetros relacionados às provas do ENADE.<hr/>Abstract This article approaches the research related to the study of the applicability of the Brazilian National Exam for Evaluating Student Achievement (ENADE) in the Business Administration program at University Sagrado Coração. The analysis concerned theoretical foundations of various authors’ concepts necessary to the achievement of the objectives proposed. The methodology lies on three axes: a) the research objective: exploratory research; b) the research procedures: case study and quantitative research and c) the information source: field research and bibliographic research. The main research instrument was a closed questionnaire with twelve questions approaching issues concerning the knowledge, procedures and other parameters related to the ENADE exams. <![CDATA[Teaching methods with information and communication technologies in legal education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000100263&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo apresenta subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente no ensino jurídico. Envolveu as etapas: estudo teórico/bibliográfico na área de TIC e ensino jurídico; construção e atualização do blog da pesquisa; seleção e formação de professores de Direito para desenvolver metodologias com TIC envolvendo uma experiência sobre a utilização de diferentes estratégias didáticas com professores do ensino jurídico; desenvolvimento de material didático no blog de cada professor; análise dos dados dos blogs e grupo focal. O estudo teve como objetivo investigar metodologias para uso de estratégias didáticas no ensino jurídico, construir material didático usando estratégias didáticas no ensino jurídico e explorar as possibilidades das estratégias didáticas no ensino superior em relação à construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para utilização, aprendendo a avaliar, selecionar e integrá-las nas atividades curriculares.<hr/>Abstract This study presents theoretical and practical subsidies about the possibilities of using ICT in teaching practice in legal education. Steps involved: theoretical study / literature in the area of ICT and legal education; construction and updating the blog search, selection and training of law teachers with ICT to develop methodologies involving an experiment on the use of different teaching strategies with law school teachers, development of educational material on the blog for each teacher; analysis of data from focus groups and blogs. The study aimed to investigate methodologies for use in legal education teaching strategies, build courseware using teaching strategies in legal education and explore the possibilities of teaching strategies in higher education in relation to the construction of knowledge, developing the skills to use them and learning to evaluate, select and integrate them into curricular activities.