Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720150001&lang=es vol. 20 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Pedagogical supervision in physical education- the perspective of student interns]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This study aims to locate the subjective thinking between students physical education trainees during teaching practice. Set in the format of the study and interpretation of a descriptive nature, can contribute to a better understanding and interpretation of the repertoire of experiential trainees Physical Education. The instrument used consisted of question relating to the quantitative and qualitative analysis and focused on five dimensions: Social and Emotional Aspects; Vocational Aspects; Learning and Professional Development; Supervision; Professional and Institutional Socialization. The sample consisted of 118 trainees, from two higher education institutions, one private and one public. The personal growth associated with the placement experience focuses on aspects related to professional competence. The professional skills of the stage are directly related to the organization and management of teaching and learning.
<hr/>Resumo: Este estudo enquadra-se na linha de investigação do pensamento do estudante estagiário de Educação Física durante a prática do ensino supervisionada. Apresenta um carácter descritivo e interpretativo, pretendendo contribuir para uma melhor compreensão e interpretação do repertório experiencial dos estudantes estagiários. O instrumento usado é constituido por questões fechadas e abertas e foca-se em cinco dimensões: Aspetos sócio-emocionais; Aspetos vocacionais, Aprendizagem e desenvolvimento profissional; Supervisão; Socialização profissional e institucional. A amostra é constituída por 118 participantes de duas instituições do ensino superior, uma privada e a outra pública, do Distrito do Porto. O crescimento pessoal associado à experiência do estágio centra-se na competência profissional, a qual se encontra directamente relacionada com a organização e gestão do ensino e da aprendizagem. <![CDATA[Psychometric properties of Enade’s pedagogy test via TRI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Avaliação em larga escala no contexto educacional tem por objetivo investigar as habilidades e competências do estudante na realização de tarefas acadêmicas. Um dos testes acadêmicos responsável por avaliar o conhecimento específico em distintas áreas do conhecimento é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, aplicado aos estudantes desde 2004. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas da prova de Pedagogia do Enade, aplicada no ano de 2005, por meio do modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi utilizado um banco de dados contendo informações acadêmicas de 49.497 estudantes do curso de Pedagogia que realizaram o Enade em 2005. Como material utilizou-se as provas de Formação Geral e de Componente Específico, compostas por questões objetivas e dissertativas. Os resultados do estudo sugeriram itens com boas propriedades psicométricas, foi possível observar que os índices de dificuldade dos itens foram, em média, de dificuldade mediana. Quanto às pessoas, a maior parte evidenciou nível de habilidades compatíveis à dificuldade média dos itens (-0,14), indicando que a prova possui um nível de dificuldade semelhante ao nível de habilidade das pessoas. Ponderando a importância da avaliação educacional, estudos que possam averiguar a qualidade da avaliação do Ensino Superior são fundamentais considerando a relevância que o tema impõe para a construção de uma educação com melhores propriedades e reconhecimento no panorama sócio-político-econômico.<hr/>The large-scale assessment in the educational context aims at investigating the students’ abilities and competences to do college tests. One of the academic tests responsible for assessing the specific knowledge in different areas is the National Students Performance Exam – Enade given to students since 2004. This way, this article’s objective is to assess the psychometric properties of the 2005 Enade’s Pedagogy test via the Rasch model of the Item Response Theory. To do so, we used a database containing academic information of the 49.497 Pedagogy course students who took the Enade’s exam in 2005. The material used for the analysis consisted of the General Formation and the Specific Component Exams, both had objective and essay questions. The results of this study suggest items with good psychometric properties. The mean of the items difficulty indexes showed an overall median difficulty level. Regarding the students, most of them presented an abilities level that was comparable to the mean items difficulty (b=-0,14), indicating that both the exams difficulty levels and the students ability had a similar level. Reflecting on the importance of educational assessment, studies investigating the quality of higher education assessments are fundamental, taking into account the relevance of the subject when it comes to building up quality education and recognition within the social-political-economic scenario. <![CDATA[The National Higher Education Acreditation Agencies in Arcu-Sur: first considerations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100049&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa o papel das Agências Nacionais de Acreditação (ANAs), que são os órgãos responsáveis pela execução das acreditações dos cursos no Sistema Regional de Acreditação de Cursos Universitários (ARCU-SUL) no Mercosul Educacional. O ARCU-SUL foi criado em 2008, com caráter permanente, após ter funcionado entre os anos de 2004 e 2006 o Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos Universitários (MEXA) que acreditou cursos de medicina, engenharia e agronomia. O trabalho mostra resultados parciais de pesquisa baseada em análise documental e entrevistas. São apresentadas as características das agências dos países originários do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e analisadas segundo quatro critérios: forma de criação; autonomia; natureza; estrutura e compatibilidade como ANA no marco da Rede de Agências Nacionais de Acreditação. Conclui-se que o ARCU-SUL não está implantado completamente ainda, pois não tem acreditado cursos em todos os países do bloco e que isto não está apenas vinculado com a maior ou menor experiência de avaliação da educação superior dos países.<hr/>The paper analizes the role of National Accreditation Agencies (ANAs), which are the organs responsible for carrying out the accreditation of courses in the Regional Courses Accreditation System (ARCU-SUL) do Mercosul Educativo. The ARCU-SUL was created in 2008 as a permanent system after a previous experience with the Courses Acreditation Experimental Mecanism in 2004- 2006, which had acreditated medical engineering and agronomy courses. The text presents partial research results based on documentary analysis and interviews. It points out the characteristics of the acreditation agencies of Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay and analizes them according to four criteria: creation; autonomy; nature; structure as ANA and compatibility within the Network of National Agencies for Accreditation. We conclude that the ARCU-SUL is not fully implemented yet, because it has no accredited courses in all the four countries and that it is not only linked with greater or lesser experience of higher education assessment in each country. <![CDATA[Professional integration, policies and practices on teaching initiation: what reveals the production of international congresses about the beginner teaching.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100073&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reflexão que toma os docentes iniciantes como eixo de preocupação e análise de estudos e investigações vem se estabelecendo de forma crescente em muitos países, repercutindo em experiências distintas. Na universidade essa preocupação se apresenta particularmente de forma exponencial porque a preparação dos professores da educação superior baseia-se fundamentalmente nos saber da pesquisa e desconsidera os saberes próprios da docência. Mas em todos os níveis de ensino está presente a tensão que caracteriza a condição do professor principiante. Que desafios enfrentam em suas práticas? Como constroem sua profissionalidade? Que iniciativas institucionais e políticas estão voltadas para a inserção dos novos profissionais? Esses são alguns questionamentos que mobilizaram este estudo que tomou os trabalhos apresentados nas três edições do Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia para analisar temas e tendências que vêm marcando a pauta de discussão sobre tão importante tema. Utilizou-se a análise documental como fundamento metodológico que indicou a presença de nove enfoques analíticos para organizar a produção científica socializada no evento. As análises procuraram problematizar incidência e distribuição dos temas que podem servir como referente para um estado da arte.<hr/>The reflection that takes beginner teachers as a central concern and analysis of studies and researches has been established in an increasingly way in many countries, reflecting in different experiences. At the university, this concern appears exponentially, because the preparation of higher education teachers is based primarily on the research knowledge and disregards the teaching specific knowledge. But in all levels of education, the tension that characterizes the novice teacher condition exists. What challenges do they fac in their practices? How do they build their professionalism? What institutional and policy initiatives are focused on the integration of new professionals? These are some questions that guided this study which took the papers presented in the three editions of the International Congress on Beginner Teaching and Professional Insertion into Teaching to analyze trends and themes that have marked the agenda for discussion on this important topic. The documental analysis used as the methodological foundation indicated the presence of nine analytical approaches to organize the scientific production socialized at these events. The analysis tried to discuss the incidence and the distribution of the themes that can be used as reference to a state of the art. <![CDATA[SINAES, theory and pratice: epistemological assumptions in opposition]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100087&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura investigar os pressupostos epistemológicos que nortearam o Sistema Nacional de Avaliação Superior – Sinaes, implantado no Brasil em 2004, a fim de demonstrar um percurso que chega a Kant, quando examinados os princípios dispostos no documento original do Sinaes, e outro, aparentemente oposto, até Descartes, quando observada a práxis avaliativa do sistema. Argumenta-se acerca desta natureza polar do Sinaes, e a consequente insatisfação da comunidade acadêmica em relação a esta ruptura entre princípios e efetivação. Ao final propõem-se algumas possibilidades para iniciar uma superação desta dualidade, tendo como base o tripé em que se assenta o sistema, e a posição central da autoavaliação institucional frente aos outros dois pilares, a avaliação dos cursos de graduação e o exame nacional de desempenho do estudante.<hr/>The article seeks to investigate the epistemological assumptions that guided the National Assessment System – Sinaes, deployed in Brazil in 2004 to show a path to Kant, when examined the principles laid out in the original document of Sinaes, and another, apparently opposite, to Descartes, when observed the evaluative system praxis. It is argued about this Sinaes polar looks, and the consequent dissatisfaction of the academic community about this rupture between principles and execution. At the end we propose some possibilities to start an overcoming of this duality, based on the tripod on which is based the system, and the central position of institutional self-assessment against the other two pillars, the assessment of undergraduate courses and the national examination of student performance. <![CDATA[The unpleasantness of quality in higher education brazilian – From the chimeras of the exams to the reality of the cultural capital of students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nas últimas duas décadas a operacionalização e divulgação de procedimentos de avaliação de instituições e cursos da educação superior brasileira têm ganhado grande proeminência. O Estado ampliou os processos avaliativos com vistas, principalmente, a regular e controlar o sistema. A imprensa, a partir dessas avaliações oficiais, gera rankings e divulga para a sociedade classificações das instituições e cursos, baseadas, principalmente, no desempenho dos estudantes em exames. Nesse contexto, um bom desempenho nos rankings se tornou sinônimo de qualidade para a sociedade e, por conseguinte, a competição entre as instituições de educação superior se acirrou ainda mais. Mas qual a real adequação dos métodos avaliativos baseados em exames para emitir juízo de valor sobre a qualidade de instituições e cursos? O desempenho dos estudantes em exames subsidia a formação de juízo confiável acerca da qualidade da formação desenvolvida por cursos de graduação? Este artigo, buscando respostas para tais questões, aborda, inicialmente, o conceito de “capital cultural” de Bourdieu e revisa pesquisas quantitativas sobre eficácia escolar e os fatores determinantes do desempenho dos alunos. Posteriormente, analisa estudos e dados sobre a importância do contexto socioeconômico dos estudantes em seus desempenhos na educação superior. Por fim, conclui destacando evidências da maior relevância do contexto do aluno em relação ao “fator curso” nos resultados desses instrumentos.<hr/>In the last two decades the operationalization and dissemination of assessment procedures of institutions and courses of Brazilian higher education have gained great prominence. The state expanded the evaluative processes aiming mainly to regulate and control the system. Since then the media creates and publishes rankings for society of institutions and courses based primarily on undergraduate student performance in examinations. In this context, performing well in the rankings has become a synonym for quality for society and therefore competition among higher education institutions intensified even more. But are exam-based evaluative methods really adequate to evaluate institutions and courses? The performance of students in examinations enables a reliable assessment about the quality of undergraduate courses? This paper seeks to answer these questions, addressing first the concept of "cultural capital" of Bourdieu and resuming quantitative research on school effectiveness and determinants of student performance. Subsequently, it studies and analyzes data about the importance of background of the students on their performance in higher education. Finally, it ends by showing evidence that the background is more important than the effects of an undergraduate course on the performance of students in exams. <![CDATA[College Education and the challenges of shaping for a democratic citizenship]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendências mundiais da educação superior apontam para uma redução cada vez maior do espaço dedicado às disciplinas humanistas em nome do aumento da educação especializada de cunho tecnicista. Considerando isso, o ensaio alinhava, brevemente, alguns traços gerais da crescente profissionalização especializada e, simultaneamente, do encurtamento da formação cultural mais ampla (Bildung). Em seguida, reconstrói algumas das características que constituem os três pilares da cidadania democrática: o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa. Com tal reconstrução espera deixar claro porque uma perspectiva humanista, representada, por exemplo, pelas artes, letras, direito e filosofia, é indispensável às formas democráticas de vida. Por fim, defende a tese, do início ao fim da argumentação, de que a democracia precisa das humanidades.<hr/>World trends of college education points to an ever bigger reduction of space devoted to the humanist disciplines on behalf of the increase of specialized education of a technicist character. In consideration of this, the essay bastes briefly some general traits of the growing specialized professionalization and, simultaneously , the shortening of a broader cultural shaping (Bildung). Next, it rebuilds some of the traits which constitute the three pillars of a democratic citizenship: critical thinking, universal citizenship and imaginative capacity. With such a reconstruction it hopes to make it clear why a humanist perspective, represented, for instance, by arts, letters, law and philosophy, is indispensable to democratic ways of life. At last, it defends the thesis that democracy needs the humanities. <![CDATA[SINAES: what we have learned about the model for superior education evaluation in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de avaliação do ensino superior adotado no Brasil (SINAES), discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Apesar dos avanços em relação às práticas de avaliação institucional no Brasil, o SINAES parece não ter conseguido institucionalizar plenamente a avaliação, sobretudo porque está organizado para dar conta, simultaneamente, de duas finalidades distintas: o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional de um lado, e a regulação do outro.<hr/>This article aims to present the model adopted in Brazil (SINAES) to evaluate higher education, discussing the principles and purposes, identifying the use of evaluation models in institutions and verifying, from IES self-assessment reports the ease and the difficulties faced by IES. Despite advances in evaluation practice in institutions in Brazil, the SINAES appears not to have fully achieved an institutional framework of evaluation, especially because it is organized to simultaneously account for two distinct purposes: on the one hand the improvement and development of the institution and on the other its regulation. <![CDATA[The evolution of stricto sensu post-graduate education in Brazil: exploratory analysis and research proposals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100163&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo do conceito de conhecimento como bem público capaz de sustentar o desenvolvimento de uma sociedade, o objetivo deste trabalho é analisar a evolução do ensino da pós-graduação senso estrito (doutorado, mestrado e mestrado profissional) no Brasil. Para tanto, foi utilizada a base de dados GeoCAPES da CAPES, que abrange a análise do período de 1998 a 2011. Com esta série, foi possível analisar indicadores básicos desse nível de ensino, tais como programas, corpo docente e discente (matriculados e titulados) dos cursos tanto no âmbito nacional como regional. Por ser uma análise exploratória, foram utilizados métodos descritivos para apresentação de dados, trabalhados e demonstrados em figuras e tabelas, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. As conclusões mostraram uma evolução positiva quantitativa e qualitativa ao longo do período analisado. Embora o ensino senso estrito tenha sido ampliado de forma significativa, particularmente os mestrados profissionais, duas marcantes características merecem destaque: a desigualdade na distribuição regional dos programas, com a forte concentração nas regiões mais ricas do país ainda forte, mas sendo ligeiramente reduzida no período, e o grande crescimento de cursos criados pelo setor privado.<hr/>From the perspective that knowledge is a public good capable to sustain the development of a society, the objective of this study is to analyze the evolution of graduate programs (doctorate, master and professional master) in Brazil. The study utilizes the GeoCAPES database from 1998 to 2011. Within this series, it is possible to not only verify the development of the programs, but also to compare basic indicators, such as number of programs, teaching staff, students enrolled and titled at the national and regional levels. As an exploratory study, it uses descriptive statistical analysis presented through tables and figures, indicating some theoretical propositions for future research. The conclusions show a positive quantitative development over the thirteen years of the studied indicators. Although all types of programs have grown over the years, particularly the professional degree programs, two distinctive characteristics deserve attention: the uneven regional distribution concentrated in the richest regions is reducing, and the rapid growth of private universities at this level of education. <![CDATA[Social benefits programs for the brazilian higher education faculty as one way to achieve talent retention: an exploratory study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100189&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo principal constatar quais tipos de Benefícios Sociais (BS) são disponibilizados aos Docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Partiu-se do pressuposto oriundo do senso comum de que as condições de trabalho dos docentes do Ensino Superior beiram à precarização, na medida em que os salários estão achatados, as jornadas duplas e triplas são recorrentes e tem-se na atividade docente um instrumento de complementação de renda. A revisão da literatura permitiu que fossem identificados 35 tipos de BS, desde aqueles previstos na legislação trabalhista até outros de caráter complementar, vinculados à melhoria da qualidade de vida no trabalho. A coleta de dados foi feita diretamente por e-mail a 8952 docentes em todas as regiões do Brasil complementada pela técnica snowball. O formulário de pesquisa foi disponibilizado na internet. Foram recebidas 668 respostas e os dados analisados pelo software IBM SPSS Statistics 19.0, com ênfase na análise descritiva. Os resultados apontam que dez BS dentre os 35 constatados pela revisão de literatura são os mais recorrentes nas IES estudadas (presentes em mais de 50% das IES) e outros sete BS estão entre os menos ofertados (presentes em menos de 15% das IES). Estes dados permitem concluir que a oferta de BS por IES não proporciona significativas melhorias nas condições de trabalho e o aumento da atração/retenção de talentos para a docência.<hr/>This study aimed to verify what kinds of social benefits are available to the faculty members of Higher Education institutions in Brazil. Its starting point was the assumption originated from common sense which states that faculty work conditions are at the edge of poverty, once salaries are compressed, double or triple working shifts are common and teaching has become a tool for complementary income. The literature review allowed 35 types of social benefits to be identified, starting with those ensured by labor laws and going all the way through other benefits with complementary characteristics, related to the improvement of life quality at work. Data gathering was possible due to e-mails exchanged with 8952 faculty members in every region of Brazil, complemented by the snowball technique. The research form was available online. 668 answers were received and the data was analyzed by the software IBM SPSS Statistics 19.0, focusing on descriptive analysis. The results show that out of 35 social benefits identified by literature review, there are ten which are the most common (present in over 50% of the institutions) and other seven are the less offered ones (present in less than 15% of the institutions). The data allows us to conclude that the offering of social benefits does not provide significant improvements in working conditions nor the rise of talents attraction/retention when it comes to faculty. <![CDATA[The Bologna declaration and the internationalization of higher education: the role of deans - university autonomy in question]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000100225&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é parte de pesquisa sobre internacionalização da educação superior. Por meio dele analisamos alguns antecedentes da Declaração de Bolonha (DB) e o envolvimento dos reitores nesse processo. Detectamos que estes, da condição de protagonistas, embora predominantemente reativos, frente às exigências da União Europeia (UE) às universidades, foram tornando-se executores de um processo heterônomo na criação da Área Europeia de Ensino Superior. Demandas exógenas à instituição submeteram-na a um processo de constrição da sua condição de universitas, como se pode observar na Magna Charta Universitatum de 1988. A DB é um marco na história das universidades dos países da UE e de outros que aderiram ao Processo de Bolonha, com repercussões na autonomia da instituição. Focalizar esses aspectos ajuda a compreender o que está se passando com essas universidades. Porém, dada a “agenda globalmente estruturada para a educação”, a universidade brasileira poderia tirar desse fato muitas lições.<hr/>This article is part of a study about the internationalization of higher education. We analyze some antecedents to the Bologna Declaration and the involvement of university deans in this process. We found that these deans, as protagonists in this process, have been mostly reactive to the demands made upon universities by the European Union, and became executors of a heteronomous process in the creation of the European Area of Higher Education. Demands exogenous to the institution submitted them to a process of construction of their condition as universitas, as can be seen in the Magna Charta Universitatum of 1988. The Bologna Declaration is a mark in the history of universities in the European Union and in other countries that adhered to the process and has had repercussions on university autonomy. By focusing on these facts, the paper helps to understand what is taking place at these universities. Given the “globally structured education agenda” Brazilian universities can gain many lessons from this fact.