Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720160003&lang=es vol. 21 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300669&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[International education and the results of Brasil-Germany cooperation at Unicentro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300673&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública "em casa." A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha).<hr/>Abstract: The silent revolution of international education requires a reform that affects all the levels of education. In Brazil, while we send students abroad, we also face enormous challenges regarding the public offer of education "at home". Therefore, the assessment of international mobility, beyond any routine, implies the ethical dimension of its social relevance, particularly regarding the development of cooperation actions and their impact upon undergraduate and graduate programs. The establishment of partnerships by means of research and mobility projects is an efficient strategy at the early stages of internationalization, but not every program allows for cooperation actions. This paper considers the results of a constructivist approach for the internationalization of UNICENTRO's Forestry Program with the support of the government agencies CAPES (Brazil) and DAAD (Germany). <![CDATA[Teacher education in Higher Education: what does the law and literature in Education and Administration?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300691&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica.<hr/>Abstract: The formation of the university teacher has been understood, by virtue of tradition and ratified the legislation as regards the knowledge of the content of education. Being a teacher in higher education, however, is not just a matter of content domain. The pedagogical practice of teaching is complex and contextualized. With this understanding, efforts will be made, in this academic essay, in the sense of arguing for the importance of teacher training, seeking grants in education to develop the argument. The objective is to know how the pedagogical training of university professor is treated by the law and the academic literature. <![CDATA[Philosophy of technology and education: Conservation or innovative critique of modernity?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300719&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O campo dos estudos sobre ciência e tecnologia e seus benefícios na vida das populações está sendo questionado de maneira veemente nos últimos tempos. A justificativa de que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia avança de maneira inexorável e neutra caiu por terra, frente às inúmeras confrontações e limites a que ficou exposta essa racionalidade. São muitos testemunhos e mesmo movimentos teóricos que questionam essa crença atualmente. Nesse texto, pretende-se delimitar alguns marcos teórico-conceituais nos quais se desenvolvem tais propostas do ponto de vista de sua relação com a educação. Para isso, parte-se da discussão, proposta por Marilena Chauí, sobre o modo como se constitui a racionalidade moderna e sua forma de apropriação pelas populações através da ideologia do cientificismo. A seguir, a crítica a essa racionalidade é avaliada segundo os preceitos da Escola de Frankfurt, especialmente na visão de Marcuse e Feenberg. Por último, procura-se apresentar alguns fundamentos dos estudos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CT&amp;S) sobre essas questões, derivando reflexões para o campo da educação. Trata-se de avançar a discussão de suas origens, conforme exposto na filosofia da tecnologia, de Heidegger, a qual acredita ser destino da humanidade viver sob a égide da técnica, em busca de uma outra relação com a realidade, mais em harmonia com a natureza.<hr/>Abstract: The field of studies about science and technology and its benefits in the lives of the people have been vehemently questioned in recent times. The justification that the development of science and technology advances inexorably and neutrally fell apart in front of the numerous confrontations and limits that was exposed this rationality. There are many testimonies and even theoretical movements that challenge this belief today. In this text, there is the intention to define some theoretical and conceptual frameworks in which ones these proposals have been develop in terms of their relation to education. For this, it starts from the discussion, proposed by Marilena Chauí, about how modern rationality is constituted and its form of appropriation by the people through the scientism ideology. Following, the criticism of this rationality is assessed according to the precepts of the Frankfurt School, especially under the view of Marcuse and Feenberg. Finally, it has been trying to present some fundamentals of the Science, Technology and Society studies (ST&amp; S) on these issues, deriving reflections to the field of education. It comes to advance the discussion of its origins, as discussed in Heidegger's philosophy of technology, which it is believed to be the fate of humanity, living under the aegis of the technique, in search of a different relationship with reality, more in harmony with nature. <![CDATA[PROUNI - controversial topics under the view of scholarship students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300739&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado como uma política afirmativa de democratização do acesso à educação superior. Materializado numa transação entre instituições privadas de educação superior e o governo federal, mediante incentivos fiscais, o PROUNI tem despertado bastantes polêmicas. Considerando que a efetividade de um programa dessa magnitude só pode analisada em médio e longo prazo, este trabalho soma-se ao debate sobre essa política pública, levado a efeito em distintos fóruns. O artigo tem como objetivo a realização de uma análise do programa a partir da opinião dos seus beneficiários, considerando que pouco há sido feito nessa direção. A partir do cotejamento de opiniões de bolsistas do PROUNI, pode-se alcançar a apreciação dessa política pública sob a óptica desses estudantes, procedimento considerado relevante, sobretudo por ter alargado os prismas da análise. Os resultados alcançados sinalizam que, de fato, o PROUNI atende às demandas de determinado segmento da população por inclusão no ensino superior. No entanto, os beneficiários consideram que há necessidade de ajustes no programa e que a formação acadêmica que ora recebem foi definida mais por perspectivas do mercado de trabalho e por conveniências das instituições que pelo critério da aptidão. A atividade laboral foi apontada como justificativa ao baixo desempenho acadêmico dos bolsistas, tendo sido encontrados na fala dos beneficiários indícios da existência de discriminação.<hr/>Abstract: This paper analyzes the University for All Program - PROUNI, created as an affirmative policy of higher education access democratization. Materialized in a transaction between private institutions of higher education and the Federal Government, through tax incentives, PROUNI has been quite controversial. Whereas the effectiveness of a program of such magnitude can only be examined in the medium and long term, this study adds to the debate about this policy. The article aims to conduct an analysis of the program from the view of its beneficiaries, considering that little has been done in this direction. By collating beneficiaries' opinions it is possible to attain the program assessment from this relevant perspective. The results indicate that, in fact, PROUNI meets the demands of a particular segment of the population for inclusion in higher education. However, beneficiaries consider that the program needs adjustments, and that their academic carrier has been defined more by prospects of labor market and by institutions conveniences than for personal fitness criterion. Labor activity has been appointed as the reason to the low academic performance, and there is symptom of the existence of discrimination. <![CDATA[The relevance of institutional self-evaluation process in the technological university for defining the good professor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300767&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar discussões sobre concepções de bom professor universitário a partir dos resultados dos processos da Autoavaliação Institucional em uma Universidade Tecnológica Federal Paranaense. O estudo apresentado faz parte da dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE, Campus de Cascavel e tem como objetivo revelar como os dados/resultados de um processo de autoavaliação institucional da Universidade Tecnológica podem colaborar na configuração do bom professor. Entremeadas na construção histórica do conceito de bom professor e de bom ensino apresentam-se discussões sobre a avaliação institucional, um dos propósitos deste trabalho, que lança um olhar na perspectiva de desvelar a Autoavaliação Institucional como uma ferramenta capaz de proporcionar elementos de intervenção pedagógica para a constituição de melhores condições de ensino e aprendizagem na universidade. Nesse contexto, pergunta-se: Como os dados/resultados do processo de Autoavaliação Institucional podem colaborar na configuração de um bom professor universitário? Como referenciais teóricos sobre Avaliação Institucional utilizaram-se as ideias de Dias Sobrinho (1995, 2010), Belloni (1996), Cunha (2005), Simões (2000), dentre outros teóricos. Como resultado deste trabalho infere-se que a Autoavaliação Institucional na concepção formativa possibilita enxergar e engendrar vários caminhos para consolidar ações de melhoria do ensino, de formação de professores que levem à profissionalização do professor universitário e na configuração do bom professor, em especial, da Educação Profissional e Tecnológica Universitária.<hr/>Abstract: The objective of this paper is to present concepts of good discussions about university professors from the results of an Institutional Self-evaluation process in a Federal Technological University of Paraná. This study is part of the dissertation of Master of Education, presented in the Master's in Education Program at the State University of West Paraná - UNIOESTE, Campus Cascavel, and aims at to reveal how the data / results from an institutional self-evaluation process of the technology university can collaborate for defining a good professor. Interspersed in the historical construction of the concept of a good professor and good teaching discussions on institutional assessment are presented, one of the purposes of this study, which tries unveiling the Institutional Self-Assessment as a successful tool for providing elements of pedagogical intervention for getting better conditions for teaching and learning in universities. Therefore, the question is: How can data / results of the Institutional Self-Assessment process collaborate for defining a good professor? As theoretical reference on Institutional Self-evaluation were taken the ideas of Dias Sobrinho (1995, 2010), Belloni (1996), Cunha (2005), Simões (2000), among other authors. As a result of this work it can be noticed that the Institutional Self-evaluation in formative conception enables seeing and devise several ways to consolidate actions for improvement of education, professor training leading to the professionalization of the university professor and defining the good professor, in particular, in the professional and technological University education. <![CDATA[Institutional self-evaluation: a study on the analysis of data from self-assessment in diachronic perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300783&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A precocidade do SINAES como um sistema norteador se percebe pelas dificuldades relacionadas ao seu efetivo desenvolvimento. O presente artigo busca analisar uma proposta de interpretação dos dados da avaliação institucional da URI, Campus de Santo Ângelo, no período de 2008 a 2012, com foco nas disciplinas dos cursos de Graduação. Na análise, prioriza-se a perspectiva de análise diacrônica dos dados, apontando as oscilações dos percentuais dos conceitos "Plenamente Satisfatório" e "Satisfatório". Os dados apresentados agrupam todas as disciplinas do Campus, organizados em gráficos para visualização da evolução da avaliação em cada item do questionário. Assim, a proposta vai ao encontro da cultura de autoavaliação, elencada como uma das maiores dificuldades do momento, na medida em que: se desenrola pelo processo evolutivo; tem como referência a instituição e o seu crescimento.<hr/>Abstract: The precocity of SINAES as a guiding system realizes the difficulties related to its effective development. This paper analyzes a proposed interpretation of the data of the institutional self-assessment of URI, Campus of St. Angelo, in the period 2008-2012, focusing on the disciplines of Undergraduate courses. In the analysis, we prioritize the perspective of diachronic data analysis, pointing fluctuations of the percentage of concepts "Satisfactory Fully" and "Satisfactory". The data presented consist of all disciplines on campus, organized into charts to visualize the evolution of assessment in each questionnaire item. The proposal meets the culture of self-assessment, put in one of the greatest difficulties of the moment, in that: the evolutionary process unfolds; reference is to the institution and its growth. <![CDATA[Researching is precise. Publishing is imprecise: history and controversies on the peer review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300799&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste ensaio teórico, compreende-se a avaliação por pares ou peer review, como uma avaliação de artigos científicos realizada por pesquisadores ou especialistas de áreas específicas. Esse processo está no coração de toda a ciência. Embora a ciência busque a exatidão ("Pesquisar é preciso"), ou seja, construir leis, a avaliação de artigos científicos é marcada por imprecisão ("Publicar não é preciso"). O ensaio resgata as origens históricas da avaliação por pares, nascida a partir do desejo de censura e de controle de qualidade. Em seguida, apresenta as controvérsias presentes no seu uso, chamando a atenção para as suas deficiências, para a curiosa falta de atenção que vem recebendo da academia e para as alternativas de seu aperfeiçoamento. O ensaio descreve o modo como a Academy of Management acolhe o seu avaliador iniciante (first review) e propõe alternativas para aprimorar a atuação dos revisores de artigos para revistas e congressos brasileiros na área de Administração.<hr/>Abstract: In this theoretical essay, we understand peer review as an assessment of scientific articles by researchers or experts in specific areas. Such process is at the heart of all science. Even though science seeks accuracy ("Research is precise"), that is, building laws, the assessment of scientific articles is marked by imprecision ("Publishing is imprecise"). The essay rescues the historical origins of peer review, born from the desire of censorship and quality control. It then presents the controversies present in its use, pointing out its deficiencies, to the curious lack of attention it has been getting in the academy as well as to the alternatives of improvement. The essay describes the way the Academy of Management welcomes its beginner assessor (first review) and proposes alternatives to enhance the performance of the article reviewers for magazines and Brazilian conferences in the area of ​​Administration. <![CDATA[Accreditation of institutions of higher education: a necessity or a norming]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300821&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Os processos de acreditação na educação superior vêm sendo uma prática apresentada em diversos países que buscam avaliar a qualidade dos diversos serviços que são oferecidos em uma instituição de educação superior. O presente artigo busca analisar o contexto da educação superior brasileira no que diz respeito ao desenvolvimento de avaliações suportadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as relações com o desenvolvimento de processos de acreditação. Utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com atores de alguns países que vem desenvolvendo a sistemática de acreditação e com atores do Brasil que estão envolvidos com os processos avaliativos, além de uma revisão teórica acerca da temática pesquisada.<hr/>Abstract: Accreditation processes in higher education have been presented a practice in several countries that seek to evaluate the quality of diverse services that are offered at an institution of higher education. This article aims to analyze the context of Brazilian higher education with regard to the development of assessments supported by the National Evaluation System of Higher Education (SINAES) and relations with the development of accreditation processes. Were made semistructured interviews with actors from some countries that is developing the system of accreditation and with actors from Brazil who are involved with the evaluation processes, including a literature review about the topic researched. <![CDATA[Academic profession and scholarship of teaching: new look at the multiple functions of university professor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300837&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.<hr/>Abstract: The recognition of teaching work quality in activities not directly related to research and the growing society requirement for a more relevant contribution of the university to the solution of its urgent problems led to the search for overcoming the traditional understanding of scholarship. In this paper first the classical understanding of scholarship and the expansion proposals of this concept by some specialists are presented. Then the concept of scholarship of teaching and its basic components are analyzed. Finally, some proposals and initiatives introduced by universities for consolidating the scholarship of teaching are cited, making explicit its multiple perspectives and concrete forms of stimulus to its practical implementation. <![CDATA[El crecimiento de los posgrados en educación en Argentina. Notas acerca de la estructura de la oferta y las políticas de evaluación]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300859&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El trabajo presenta una caracterización del campo de los posgrados en educación en la Argentina. Se describen datos de: tipos de posgrados, temáticas en los que se especializan, tipo de gestión, ubicación regional, inserción institucional, y evaluación que han recibido por parte del organismo evaluador. Se analiza el crecimiento de los posgrados en la Argentina a partir de la expansión de la matrícula universitaria, la denominada masificación de la educación superior y la intensificación de los criterios de evaluación en el nivel universitario y en el sistema de ciencia y técnica. Las necesidades de desarrollo académico de los docentes que organizan la oferta de posgrado, por un lado; y las necesidades de formación académica de los docentes universitarios, investigadores y docentes de otros niveles educativos, por el otro, se condensan en la creación de estructuras de formación de posgrado en las mismas instituciones (oferta), que son a su vez evaluadas por el nivel de sus docentes y sus estructuras de formación. La evaluación como modo de regulación de las instituciones, de los programas de posgrado y del personal docente retroalimenta circuitos y criterios de la profesionalización de los académicos en educación, y se reproducen, a su vez, inequidades de diverso tipo (como las regionales).<hr/>Resumo: O trabalho apresenta uma caracterização do campo da pós-graduação em educação na Argentina. São descritos: tipos de programas de pós-graduação, temáticas, tipo de gestão, localização regional, integração institucional e a avaliação recebida pelo organismo de avaliação. É analisado o crescimento dos programas de pós-graduação na Argentina a partir da expansão da matrícula universitária, chamada massificação do ensino superior e da intensificação dos critérios de avaliação a nível universitário e no sistema de ciência e tecnologia. Necessidades de desenvolvimento acadêmicos de professores que organizam oferta de pós-graduação, de um lado; e as necessidades acadêmicas de formação de professores universitários, pesquisadores e professores de outros níveis de ensino, por outro lado, são condensados ​​na criação de estruturas de pós-graduação nas mesmas instituições (oferta), que por sua vez são avaliados pelo nível de seu ensino e estruturas de formação. Avaliação, como um meio de regulação das instituições, dos programas de pós-graduação e do corpo docente, contribui para a geração de circuitos e critérios de profissionalização da formação acadêmica, e reprodução, por sua vez, desigualdades de vários tipos (incluindo regionais).<hr/>Abstract: The paper presents a characterization of the field of postgraduate in education in Argentina. We describe: types and thematic of post-graduate programs in education, regional location, institutional integration, and evaluation that have received. The growth of graduate programs in Argentina from the expansion of university enrollment, the called massification of higher education, and the intensification of the evaluation criteria at the university level and in the system of science and technology are then analyzed. Academic development needs of teachers who organize postgraduate offer; and academic needs of training of university teachers, researchers and teachers from other educational levels, are condensed in creating structures of postgraduate training in the same institutions (offer), which are in turn evaluated by the level of their teaching and training structures. Assessment as a means of regulating institutions, graduate programs and faculty feedback circuits and criteria of professionalization of academic in education, and reproduces, in turn, inequities of various kinds (including regional). <![CDATA[Educational sector of MERCOSUR: convergence and regional integration of brazilian higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300901&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho busca apreender as recentes modificações na educação superior brasileira por meio de duas mediações principais: o Estado brasileiro e o Setor Educacional do Mercado Comum do Sul (SEM). O contexto é de internacionalização da economia e de relações sociopolíticas que consistem nas formas históricas de estruturas articuladas institucionalmente na organização e funcionamento da educação. Evidencia os esforços de gestão supranacional dos assuntos educacionais ao mesmo tempo em que procura compreender a relação entre a grande política (formulada em nível supranacional no SEM) e a pequena política, levada adiante no aparelho de Estado brasileiro, em tono da formulação das políticas públicas de educação superior. Desvela os mecanismos institucionais que vêm propiciando a integração e regionalização da educação superior por meio de dois vetores direcionadores da reforma da educação superior: avaliação e mobilidade. O tempo da pesquisa remonta à gênese do MERCOSUL, no início dos anos 1990, estendendo-se até os dias atuais, com base na análise documental de atas de reuniões, protocolos, planos de ação, tratados e acordos firmados no âmbito do SEM e pelo conjunto de indicações e de legislação formuladas nos mandatos de governos brasileiros, no período 1995-2014, de modo a acrescentar a dimensão do tempo à compreensão da ação política dos sujeitos envolvidos na formulação das políticas de educação superior em âmbito regional e nacional; e, à apreensão dos embates de forças com disputas teóricas e políticas em torno da reforma da educação superior.<hr/>Abstract: This work seeks to seize the recent modifications in Brazilian higher education through two main mediations: the Brazilian State and the Educational Sector of Common Market of South (SEM). The context is in which internationalization of economy occurs and socio-political relations that consist of the historical forms of institutionally articulated structures in the organization and functioning of education. It highlights the efforts of supranational management educational affairs at the same time that seeks to understand the relationship between the major policy (formulated in supranational level in SEM) and the small politics, led the Brazilian State, in the formulation of public policies about higher education. It unveils the institutional mechanisms that have been providing integration and regionalization of higher education through two vectors drivers of reform of higher education: evaluation and mobility. The time of research dates back to genesis of MERCOSUR, in the early 1990, extending to the present day, based on documentary analysis of minutes of meetings, action plans, protocols, treaties and agreements signed within the framework of SEM and the set of nominations and legislation formulated in terms of Brazilians governments, in the period 1995-2014, in order to add the dimension of time to understanding the political action of the subjects involved in the formulation of policies on higher education in regional and national levels; and, the seizure of the clashes of forces with theoretical and political disputes around the reform of higher education. <![CDATA[Comprensión de las medidas de tendencia central: un estudio comparativo en estudiantes de pedagogía en matemática en dos instituciones formadoras chilenas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300929&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Producto de la abundancia de información del tipo estadística presente en la vida cotidiana se ha originado un interés por la formación estadística, particularmente a nivel de alumnos en formación inicial docente. En coherencia con lo anterior el objetivo del presente artículo es describir el dominio de las habilidades de descodificación en información presente en enunciados problemáticos como en representaciones gráficas mediante medidas de tendencia central. Para tal efecto se realizó una evaluación de tipo inferencial comparativa de corte transversal, mediante un muestreo estratificado a 73 estudiantes de Pedagogía en Matemática de dos universidades del Consejo de Rectores del centro sur del país, la primera de estatus jurídico público y la segunda privada. Se aplicó un instrumento debidamente validado por experto y de manera estadística arrojando un Alfa de Cronbach α=0,88 y un índice de validez de contenido de 0,71. En el análisis de la información se utilizaron métodos descriptivos numéricos (promedio aritmético, desviación estándar y frecuencia porcentual) y métodos inferenciales (prueba de comparaciones de proporciones). Los resultados evidencian que en general, los alumnos en Formación Inicial Docente (FID) presentan porcentajes de logro descendidos en relación al cálculo de medidas de resumen numéricas, tales como promedio aritmético o promedio ponderado, cuando los enunciados son de carácter implícito, como así también en lo referido a la simulación de distribuciones de datos bajo condiciones iniciales (promedio conocido). De lo anterior se puede inferir que los estudiantes en general no presentan conocimientos teóricos estadísticos en el uso de las medidas de tendencia central en relación con la naturaleza de las variables.<hr/>ABSTRACT: Proceeds from the abundance of statistical information type present in everyday life has originated an interest in statistical training, particularly at the level of students in initial teacher training. Consistent with the above, the purpose of this article is to describe the domain of decoding skills in information in problematic statements and graphical representations using measures of central tendency. For this purpose, a comparative evaluation of inferential cross-section was performed, using a stratified sample of 73 students of Pedagogy in Mathematics from two universities of the Council of Rectors of the center-south, the first legal status of public and private second. An instrument duly validated by expert and statistically throwing a Cronbach's alpha α = 0.88 and content validity index of 0.71 was applied. In the numerical analysis of information descriptive methods (arithmetic mean, standard deviation and frequency percentage) and inferential methods (comparison test of proportions) they were used. The results show that in general, students in Initial Teacher Training (FID) have descended achievement rates in relation to the calculation of numerical summary measures, such as average weighted arithmetic average or when the statements are implicit character, as well as with regard to the simulation data distributions under (known average) initial conditions. From the above it can be inferred that students usually do not provide statistical theoretical knowledge in using measures of central tendency in relation to the nature of the variables.<hr/>Resumo: O produto da abundância do tipo de informação estatística presente na vida cotidiana levou a um interesse na formação estatística, em especial ao nível dos estudantes em formação inicial de professores. Consistente com o acima exposto, o objetivo deste artigo é descrever o domínio das competências na decodificação de informações em declarações problemáticas e representações gráficas usando medidas de tendência central. Para este efeito, uma avaliação da secção transversal comparativo inferencial foi realizada utilizando amostragem estratificada de 73 estudantes de Pedagogia em Matemática de duas universidades do Conselho de Reitores centro sul do país, o primeiro estatuto jurídico pública e segunda privado. um instrumento devidamente validado por peritos e estatisticamente rendendo α alfa de Cronbach = 0,88 foi aplicado eo conteúdo do índice de 0,71 validade. Na análise da informação numérica métodos descritivos (média aritmética, desvio padrão e porcentagem de frequência) e os métodos de inferência (comparações de teste de proporções) foram usados. Os resultados mostram que, em geral, os alunos de Formação Inicial de Professores (FID) têm taxas de realização baixou em relação ao cálculo de medidas numéricas de resumo, como a média aritmética média ponderada ou em que as declarações são de caráter implícito, bem como em referência às distribuições de dados de simulação (média conhecida sob condições iniciais). Do exposto pode-se inferir que os estudantes geralmente não fornecem o conhecimento teórico estatística utilizando medidas de tendência central em relação à natureza das variáveis. <![CDATA[Exam cheating in Brazilians' universities: similarities with a portuguese research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300953&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A prática da fraude em avaliações (cola, pesca, fila, no Brasil; copianço, em Portugal) tem aumentado em todo o mundo (ECKSTEIN, 2003). Além de contemplar uma dimensão ética que merece reflexão, ela pode trazer implicações significativas para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes e, consequentemente, comprometer a formação profissional. O problema tratado neste artigo é a fraude em avaliações no Brasil e em Portugal. O objetivo é apresentar e analisar resultados de pesquisas realizadas nas IES desses países. A pesquisa bibliográfica fornece suporte para a análise de dados coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados a estudantes. A análise e a interpretação dos resultados revelam, além da ampla permanência desta prática nas universidades brasileiras, dentre outros aspectos, diferentes motivações para prática da fraude, as quais não impedem a consideração, por parte daqueles que a praticam, como sendo ruim ou censurável.<hr/>Abstract: The practice of exam cheating (cola, pesca, fila, in Brazil; copianço, in Portugal) has increased worldwide (ECKSTEIN, 2003). Besides theethical dimension that merits consideration, this practice can bring significant implications for the quality of student's formation as well as undermining it. The problem addressed in this article is exam's cheating in Brazil and Portugal. The goal is to describe and analyze results of surveys conducted in Higher Education Institutions in these countries. The literature provided support for the analysis of data collected through interviews and questionnaires with students. The analysis and interpretation of the results reveal, beyond the permanence of this wide practice in Brazilian universities, among other things, different motivations for the practice of fraud, which do not prevent the consideration by those who practice it as bad or reprehensible. <![CDATA[SINAES: evaluation, accountability and performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300975&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste estudo examinou-se a prática do SINAES, o primeiro Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil, e sua operacionalização desenvolvida sob o critério da eficiência institucional em seu produto final, o aluno concluinte. As modalidades do sistema são discutidas: o exame nacional dos cursos, a avaliação externa dos cursos de graduação e o processo de autoavaliação, bem como é analisada a lógica do desempenho por meio de índices criados pelo sistema. Estabelece-se uma discussão acerca do que previa o sistema em seu documento original em relação aos processos de avaliação e regulação e o que efetivamente ocorreu na prática: uma forma incipiente de um modelo de accountability baseado em exame de desempenho. Discute-se a minimização da avaliação e a sobreposição do exame em relação aos demais processos, investigando-se a premissa de que o exame é utilizado como insumo principal para a regulação por ser generalizável para todo o contexto educacional brasileiro. Conclui-se que a diversidade das instituições brasileiras impossibilita a generalização do exame e o uso deste como produto final.<hr/>Abstract: The study examines the praxis of SINAES, the first national assessment system of higher education in Brazil, comparing your principles with operationalization developed under the criterion of institutional efficiency in achieving their end product: the undergraduate student. The basis of the system is discussed: the performance of students in the national exam, the external assessment of undergraduate courses and the process of institutional self-assessment. The performance logic of the indices created by the system is analyzed. Then, it is a discussion about which provided the system in your original document, in relation to the evaluation and regulation processes, and what actually happened in practice: an inceptive accountability based performance test model. It discusses the minimization of the evaluation and the overlap of the examination compared to other processes. Investigates the premise that the exam is used as main input for the regulation to be generalizable to the entire Brazilian educational context. It concludes that the diversity of Brazilian institutions precludes the generalization of the examination and the use of this as an end product. <![CDATA[Pedagogical assumptions of current health-related higher education majors in Brazil: historical backgrounds and theoretical frameworks]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300993&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Busca-se demonstrar que as metodologias inspiradas em pressupostos pedagógicos não diretivos, difundidas pelo Ministério da Saúde como inovadoras no campo da formação em saúde, se contextualizadas historicamente, perdem sua inventividade e originalidade. Tomando-se como fonte documentos oficiais que reorientam a formação profissional em saúde no Brasil, analisou-se as principais iniciativas de mudança e identificou-se seus pressupostos: aprendizagem significativa, professor facilitador, aprender a aprender; aprendizagem ativa e aprendizagem por problemas. Conclui-se que tais princípios pedagógicos podem ser considerados inovações no contexto educacional em que foram produzidos, no início do século passado. Na saúde, também não se trata de uma novidade, pois a Medicina Preventiva, desde 1950, tem defendido a readequação curricular e a incorporação de metodologias ativas na formação profissional.<hr/>Abstract: We aim at demonstrating how methodologies inspired by non-directive pedagogical assumptions - advertised by the Ministry of Health as innovative for nursing schools - lose their inventiveness and originality, if interpreted historically. We analyzed the main initiatives for change and their assumptions by taking specific documents as our source - ones that redirect the formation of health professionals in Brazil. Assumptions, hereby summarized, were: significant learning, teacher-facilitator, learning how to learn, active learning and learning through problems. Such pedagogical principles can be regarded as innovative only in the educational contexts where they were produced early last century. When it comes to Healthcare, it is not a novelty either, because preventive healthcare studies have defended both curricular readjustment and the incorporation of active methodologies in nursing school ever since 1950. <![CDATA[The governmentality and the national assessment of students performance - ENADE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000301017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Assiste-se, no Brasil, a partir dos anos 80/90, a um desencadear de um conjunto de avaliações nacionais. Essas avaliações atingem todos os segmentos, e neste artigo, aborda-se uma dessas avaliações, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE. O ENADE vem sendo utilizado como uma avaliação da pretendida qualidade do ensino superior brasileiro, e em razão de todas as avaliações, instauram-se alguns conflitos, dentro e fora da universidade. Confrontam-se compreensões de avaliação. Discute-se o papel do Estado frente a essas práticas avaliativas e até o deslocamento do Estado-nação para um Estado transnacional. Este artigo tenta percorrer esses e outros problemas, fixando-se no conceito de governamentalidade, proposto por Michel Foucault. O ENADE foi aplicado pela primeira vez no ano de 2004, e faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), do Ministério da Educação - MEC. O exame compreende uma parte de conhecimentos gerais e outra de específicos, e os resultados trazem consequências para os cursos e para as instituições. É por essas consequências que o conceito de governamentalidade constitui o foco deste artigo.<hr/>Abstract: We are witnessing, in Brazil, from the years 80/90, an increasing of a set of national assessments. These assessments reach all segments, and this article approaches one of these assessments, The National Assessment of Students Performance - ENADE. The ENADE has been used as an assessment of the desired quality of Brazilian higher education, and due to all these assessments, some conflicts inside and outside the university might occur, mostly dealing with the evaluation concepts. The role of the state in these evaluation practices and by the displacement of the nation-state to a transnational state is discussed. This article attempts to approach these and some other problems, using the concept of governmentality, proposed by Michel Foucault. The ENADE was first applied in 2004, and is part of SINAES (Brazilian National Higher Education Evaluation System), of the Ministry of Education - MEC. Part of the exam checks the general knowledge while other part tests the specific knowledge, and the results bring consequences for the courses and institutions. And because of these consequences the concept of governmentality is the focus of this article.