Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720150003&lang=es vol. 20 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300577&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The fractured university: knowledge and social responsibility]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300581&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As reflexões contidas neste texto procuram expor e defender os princípios fundadores e orientadores da universidade pública como instituição central nos processos de construção da existência individual e social. A educação e o conhecimento são bens públicos e direitos humanos essenciais e precisam apresentar qualidade com sentido científico e social. Um direito humano jamais deveria ser negligenciado, tampouco sonegado a parcelas da população e nem restringir-se aos aspectos pragmáticos e utilitários da vida. Qualidade para poucos é elitismo. Qualidade apenas para o mercado é redução do cidadão a capital ou recurso humano. Entretanto, a educação superior, em grande parte impulsionada por poderosos organismos internacionais e pela economia de mercado, está tendendo a substituir as finalidades essenciais da formação humana integral pela capacitação em competências e habilidades requeridas para o desenvolvimento das empresas. A formação universitária da atual universidade neoliberal e operacional tem contribuído para a ampliação da desigualdade social. A universidade tem responsabilidade sobre o modelo de desenvolvimento da sociedade global. Formação e conhecimento com qualidade científica e pertinência social se entrelaçam na concretização da responsabilidade pública da universidade. Não é digna da denominação de universidade uma instituição que se afaste das responsabilidades sociais e públicas.<hr/>Abstract The ideas in this paper seek to present and defend the founding principles and orientations of the public university as a central institution of social and individual shaping processes. Education and knowledge are public goods and essential human rights and have to show quality with scientific and social meaning. Human rights should never be neglected, nor denied to shares of the population or be restricted to pragmatic and utilitarian aspects of life. Quality for the few is elitism. Quality only for the market is the reduction of the citizen to capital or resource. Higher education, however, is in great part propelled by powerful international organisms and the formal market economy, and tends to replace the essential goals of full human education by competence capacitation and market-based abilities. The operational, neoliberal education provided by today's university has contributed to the amplification of social inequality. The university has a responsibility over social development models. Education and knowledge with scientific quality and social pertinence mingle together in stablishing the university's public responsibility. An institution that drifts away from its social and public responsibilities is not worthy of being dubbed a university. <![CDATA[Evaluation and regulation of higher education: an analysis based on the first 10 years of SINAES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300603&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No presente artigo é focalizada a relação entre a avaliação e a regulação da Educação Superior no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São analisadas as tendências e tensões associadas a tal relação evidenciadas durante os primeiros dez anos do referido Sistema Nacional. No texto argumenta-se que, embora frequentemente confundidos um com outro, avaliação e regulação representam processos distintos que podem ser, ao mesmo tempo, complementares e também antagônicos, pois se por um lado uma articulação entre os dois processos faz-se necessária, por outro tal articulação pode gerar distorções não desejáveis. O artigo é iniciado com uma definição dos dois conceitos e depois é discutida suas aplicações no âmbito da educação superior brasileira. Em seções subsequentes são considerados os dois processos em relação aos indicadores utilizados pelo SINAES e à proposta de criação do Instituto Nacional de Avaliação e Supervisão da Educação Superior – INSAES. Nas considerações finais, ressalta-se a necessidade de medidas para assegurar a independência e a autonomia de cada processo, avaliação e regulação, em relação ao outro.<hr/>Abstract This article focuses on the relationship between the evaluation and regulation of Higher Education within the context of the National System of Higher Education Evaluation – SINAES. Tendencies and tensions associated with the said relationship are examined with respect to the first ten years of the National System. The text argues that, although frequently confused with one another, evaluation and regulation represent distinct processes which can be simultaneously complementary and antagonistic. On the one hand, an articulation between the two processes is necessary; on the other, such articulation can generate undesired distortions. The article begins by defining the two concepts and then discusses their applications within the context of Brazilian higher education. In subsequent sections the two processes are considered in relation to the indicators utilized by SINAES and to the proposal to create the National Institute of Higher Education Supervision and Evaluation – INSAES. The article concludes by emphasizing the need for measures to assure the autonomy and independence of each process, evaluation and regulation, in relation to the other. <![CDATA[The trajectory of creation of Interdisciplinary Bachelor degrees at Universidade Federal da Bahia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300621&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A presente pesquisa tem como proposta investigar as bases históricas da Universidade e analisar suas influências para o surgimento dos cursos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal da Bahia. Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de compreender com maior clareza as novas contingências políticas, sociais e educacionais brasileiras que demandaram uma reformulação na arquitetura curricular e pedagógica, adequando-as à realidade do ensino superior no século XXI. A criação dos Bacharelados Interdisciplinares, pautada no sistema de ciclos, almeja responder as atuais demandas contemporâneas que necessitam, cada vez mais, de uma integração entre as várias áreas do conhecimento. Neste sentido, este estudo aponta para a necessidade de construção de uma nova Universidade, através da restruturação dos currículos universitários e do processo de autonomia do graduando em seu percurso formativo, fundamentado na epistemologia interdisciplinar com pilares coerentes com as novas demandas da atualidade.<hr/>Abstract This research aims to investigate the historic bases of the University and analyses its influences to the Interdisciplinary Bachelor degree programs created at the Universidade Federal da Bahia. Through a literature review, this study attempts to clearly understand the new Brazilian contingencies, whether political, social and educational, which result in a reformulation of the curricular and pedagogical structures, adapting them to the reality of the college education of the 21st century. The Interdisciplinary Bachelors programs´ conception, based on a cycle system, aims to answer the new contemporary demands which need, more and more, integration between the many parts of knowledge. Therefore, this study reflects the necessity to construct a new concept about university, through the restructuring of the university’s curriculum and the restructuring of the students’ autonomy in their academic trajectory. This new perspective must be based on an interdisciplinary epistemology, with pillars coherent with new demands. <![CDATA[The disclosure of the assessment of education in the printed press: 1995-2010]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300643&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A imprensa, a partir de meados da década de 1990, tornou-se um dos atores importantes para a consolidação das políticas de avaliação da educação na realidade brasileira. Usando como fonte documental o jornal Folha de S. Paulo, as revistas Veja e Época, no período compreendido entre 1995 e 2010, no artigo reconstrói-se a maneira como estes meios de comunicação impresso divulgam e fazem uso dos resultados das avaliações. Conclui-se que as mídias analisadas têm contribuído para a legitimação da avaliação da educação e é presente nas matérias a ideia de que a avaliação é uma prova que permite controlar a qualidade da educação.<hr/>Abstract The press media, from the mid-1990s, has become one of the key players for the consolidation of educational evaluation policies in Brazil. Analyzing the Folha de São Paulo newspaper and Veja and Época magazines, in the period between 1995 and 2010, the paper reveals the way the press media advertises and uses evaluation results. It is concluded that the analyzed media have contributed to the legitimization of educational evaluation. Present in the articles is the notion that evaluation is a test that makes possible the control of the quality of education. <![CDATA[Control of teaching: foucauldian provocations about university administration]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300665&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho aborda os dispositivos de vigilância, controle e adestramento (dressage) da prática docente introduzidos no ambiente educacional pelos modelos gerencialistas presentes na gestão universitária. Seu objetivo é apresentar uma análise sobre a utilização desses dispositivos no contexto educacional brasileiro e ampliar a discussão sobre o tema. Teoricamente, assume-se o trabalho de Michel Foucault, especialmente sua concepção de poder, desenvolvida na obra Surveiller et punir (FOUCAULT, 1975), para identificação de elementos para análise dos dispositivos presentes no ambiente educacional brasileiro contemporâneo. São consideradas também as proposições de Moeglin (2010), em sua análise sobre as indústrias educativas. A prática docente parece se encontrar vinculada aos dispositivos mencionados anteriormente, fato que compromete seu papel de responsável pela transformação social dos estudantes. Gestores escolares se esquecem de que, ao instituírem novas práticas para o trabalho docente, se deparam com outras já existentes, imbricadas na figura do professor.<hr/>Abstract This paper deals with the apparatus of control, surveillance and dressage that can be identified in the academic environment, institutionalized by the educational industries managers. The theoretical background takes place in the work of Michel Foucault, especially his definition of power, presented in the book Surveillier et punir (Foucault, 1975). We also assume the propositions of Moeglin (2010), who wrote Les industries éducatives, where he presents important questions related to the management of educational institutions. Teachers working conditions are the main topic we discuss, especially when they are submitted to control. In particular, our framework takes place on the three apparatus mentioned previously, through some reflections about the role of information technology implemented in the schools in order to control actions and behaviors. Given the assumptions that we have constructed, it is possible to infer that educational institutions, nowadays, are getting more and more surrounded by a panoptic panorama. <![CDATA[Methodology to evaluate the social responsibility of the public universities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300685&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa direcionada a construir uma metodologia para avaliar a Responsabilidade Social das Universidades públicas com base em critérios, subcritérios e atributos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica que foi conduzida em três etapas: a primeira, focada na obtenção de dados para ajudar a construção do estudo e a organização do trabalho, teve como fonte a revisão bibliográfica, relatórios de autoavaliação e avaliação externa, legislação e estudos realizados por pesquisadores; a segunda etapa, de forma intencional e propositiva, teve como base o levantamento de critérios para ajudar a medição do grau da Responsabilidade Social da Universidade por meio de relatórios de autoavaliação das Instituições Federais de Ensino Superior e bibliografias compatíveis, gerando o questionário contendo os critérios, subcritérios e atributos. A terceira e última etapa teve a colaboração de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais, que contatados previamente, fizeram uma avaliação prévia do questionário formatado e sugeriram melhorias. A proposta de metodologia para avaliar a responsabilidade social apresentada resultou em sete critérios, vinte e sete subcritérios acompanhados de atributos que permitem avaliar qualitativamente da Responsabilidade Social da Universidade.<hr/>Abstract This article presents the results of a research directed at building a methodology to evaluate the Social Responsibility of public Universities based on criteria, subcriteria and attributes. It’s an exploratory and bibliographic research that was conducted in three parts: first, focused on the gathering of data to help with the construction of the study and organization of the work. The bibliographic review included reports of self-evaluation and external evaluation, legislation and studies conducted by researchers; second, intentionally and propositionally, used the collection of criteria to help measure the degree of Social Responsibility at the University through reports of self-evaluation of the Federal Institutions of Higher Education and compatible bibliographies, generating the questionnaire containing the criteria, subcriteria and attributes; and third the collaboration of specialists of the National Institute of Educational Studies and Research, who having been previously contacted, made an evaluation of the formatted questionnaire and suggested improvements. The proposed methodology to evaluate the social responsibility resulted in seven criteria, and twenty-seven subcriteria accompanied by attributes that allow evaluating qualitatively the Social Responsibility of the University. <![CDATA[The place of qualitative research in social policies and programs evaluation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300703&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto apresenta um estudo que explora e organiza ideias sobre tendências na avaliação de políticas e programas sociais. Parte dos três primeiros estágios da teoria da avaliação social (Shadish, Cook; Levinton, 1995): 1º Aplicação rigorosa de métodos científicos; 2º Estudo dos fatores que influenciam a utilização da avaliação por decisores públicos; 3º Síntese dos estágios anteriores e análise de seus pontos fortes e fracos. A seguir, apresenta a quarta geração ou estágio das teorias cuja base é o paradigma interpretativo (Guba; Lincoln, 1989). Destaca que a pesquisa qualitativa, no decorrer do tempo, ganha espaço no universo da pesquisa social ao reconhecer a influência das relações intersubjetivas e dos valores das pessoas envolvidas. Conclui sobre a complementaridade de métodos quantitativos e qualitativos.<hr/>Abstract The text explores and organizes ideas on trends in the evaluation of social policies and programs. It starts with the presentation of the first three stages of the theory of social evaluation (Shadish, COOK and LEVINTON, 1995): (1) Application of rigorous scientific methods, (2) Study of factors influencing the use of evaluation by decision makers; (3) Summary of previous stages and analysis of its strengths and weaknesses. In continuation, it presents the fourth generation of theories whose basis is the interpretive paradigm (Guba and Lincoln, 1989). It points out that qualitative research, over time, gains space in the universe of social research to recognize the influence of interpersonal relations and values ​​of the people involved. It concludes discussing the complementarity of quantitative and qualitative methods. <![CDATA[Innovation and evaluation in the brazilian higher education culture: general interdisciplinary education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300717&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso.<hr/>Abstract The text aims to present the partial results of evaluation form the Interdisciplinary Program of Higher Education (ProFIS) related to the interdisciplinary general education proposed, which represents an innovation in higher education culture of Brazil. The general education provided by the program is concerned in preparing students with greater knowledge, critical thinking by expanding their knowledge and culture, as well as preparing them as citizens for activities that they will develop in the future. Besides curricular innovation, the course aims to establish a policy of affirmative action through the inclusion of public school students. Briefly it presents the general education curriculum emphasis as adopted by universities in various parts of the world. Then, it presents the proposal of ProFIS, and its current stage of development and it is we analyzed the partial results of the ongoing evaluation process that it is been developed. The evaluation process is developed with teachers, students and the course coordinator. <![CDATA[Researchers teachers of graduate programs in education in Brazil: a study on the use of computer resources in the research process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300741&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo propõe compreender o perfil dos docentes brasileiros em relação ao uso de recursos tecnológicos, mais especificamente os computacionais, no âmbito de suas investigações. Para eleger os sujeitos da pesquisa, optou-se por inquirir, a partir da aplicação de questionários, um grupo representativo de investigadores da área de Educação ligados a programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado de diferentes Instituições de Ensino Superior, referenciadas pelo Ministério da Educação do Brasil como programas de excelência. A base de análise partiu da abordagem quantitativa em um estudo de caráter exploratório a partir de multiplicidades de dimensões de conteúdos presentes nos posicionamentos e ideias dos sujeitos pesquisados. Como orientação dos procedimentos metodológicos buscou-se na literatura as bases e fundamentos epistemológicos acerca de princípios e processos tecnológicos, a partir de um contexto histórico, bem como documentos oficiais para fundamentação política. Como principais resultados, foi possível identificar concentração dos programas de mestrados e doutorados em Educação, de excelência, na Região Sudeste do Brasil; presença de novos docentes, em tempo no programa e em idade; forte correlação entre a idade dos docentes inqueridos com o período de formação em nível de graduação, com correlação reduzida em nível de mestrado e não confirmada em nível de doutorado; utilização de bases eletrônicas de dados pela maioria absoluta dos docentes pesquisados, e de softwares no âmbito de suas pesquisas, valendo-se de pesquisas mistas (quali-quantitativa), com apoio de recursos informatizados.<hr/>Abstract This study aims to understand the profile of Brazilian teachers regarding the use of technological resources, specifically computer as part of their investigations. To elect the subjects, it was decided to inquire from the questionnaires, a representative group of researchers in the field of Education related to graduate programs at Masters level and Ph.D. from different Higher Education Institutions, referenced by the Ministry of Education of Brazil as excellent programs. The basis of the quantitative analysis was based approach in a study of exploratory from the multiplicities of the dimensions of content present in the positions and ideas of the subjects studied. As a guide the methodological procedures sought in the literature and epistemological bases about principles and technological processes, from a historical context, as well as official documents for political reasons. As main results, we could identify concentrations of masters and doctoral programs in Education, excellence, in southeastern Brazil; presence of new professors in the program time and age; strong correlation between the age of the surveyed teachers with the training period at the undergraduate level, with reduced level of uncommitted master and doctoral-level correlation; use of electronic databases by the absolute majority of teachers surveyed, and software within their research, making use of (qualitative and quantitative) joint research with the support of computer resources. <![CDATA[La formación educativa socio–jurídica para estudiantes universitarios]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300769&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Se propone como aporte teórico un modelo para la dinámica formativa socio-jurídica de los estudiantes universitarios, desde la formación axiológica- jurídica, que contribuya al perfeccionamiento de la dinámica de este proceso educativo, lo que redunda en mejores comportamientos éticos profesionales y ciudadanos en los estudiantes universitarios, coherentes con las exigencias de la sociedad actual en un nuevo contexto de cambios en lo social, económico y jurídico. Estos resultados forman parte de una investigación realizada en la Universidad “Máximo Gómez Báez” de Ciego de Ávila, Cuba en el periodo comprendido entre el año 2011 y 2013, utilizando métodos y técnicas de investigación científicas, corroborados en diferentes carreras de esta universidad.<hr/>Resumo Um modelo para a dinâmica de formação sóciojurídica de estudantes universitários de formação axiológico-jurídica, que contribua para a melhoria da dinâmica desse processo educacional, resultando em um comportamento ético profissional e cidadão é proposto como uma contribuição teórica, coerente com as exigências da sociedade moderna em um novo contexto de mudanças sociais, económicas e jurídicas. Estes resultados são parte de uma investigação conduzida na Universidade "Maximo Gomez Baez" de Ciego de Avila, Cuba, no período entre 2011 e 2013, usando métodos e técnicas de pesquisa científica, corroboradas em várias carreiras desta universidade.<hr/>Abstract Theoretical contribution is proposed as a model for the dynamics of socio-legal training of college students from axiological-legal training, which contributes to the improvement of the dynamics of this educational process, resulting in better professional and ethical behavior in public college students, consistent with the demands of modern society in a new context of changes in the social, economic and legal realms. These results are part of an investigation conducted at the University "Maximo Gomez Baez" Ciego de Avila, Cuba in the period between 2011 and 2013, using methods and techniques of scientific research, corroborated in several academic programs at this university. <![CDATA[Trabajo social y conocimiento transnacional – Reflexiones sobre la construcción del conocimiento en el marco del proyecto RELETRAN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300779&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen A partir de 2012 - 2014, doce universidades y once organizaciones no gubernamentales de Europa y América Latina han construido una red denominada RELETRAN (Red Latinoamericana-Europea de Trabajo Social Transnacional) mediante de siete reuniones presenciales y numerosos encuentros locales y virtuales. El denominador común era desarrollar e implementar programas de capacitación en el área de "Comunidad" o "Trabajo (Social) Comunitario“. Este articulo retoma el proceso en términos de construcción de conocimiento transnacional y se enfoca de las dificultades y desafíos que una composición altamente compleja produce en el momento de querer construir algo en común.<hr/>Resumo A partir de 2012 - 2014, doze universidades e onze organizações não-governamentais na Europa e América Latina têm construído uma rede chamada RELETRAN (Latin American-Rede Europeia de Assistência Social Transnacional) por sete reuniões presenciais e várias reuniões locais e virtuais. O denominador comum foi o de desenvolver e implementar programas de formação na área da "Comunidade" ou "Trabalho Comunitário (social)". Este artigo retoma o processo de construção em termos de conhecimentos transnacional e centra-se sobre as dificuldades e desafios que uma composição altamente complexa ocorre no momento de querer construir algo em comum.<hr/>Abstract From 2012 - 2014, twelve universities and eleven non-governmental organizations in Europe and Latin America have constructed a network called RELETRAN (Latin American-European Network of Transnational Social Work) during seven general face-to-face meetings and several local and virtual meetings. The common denominator was to develop and implement training programs of "Community Social Work". This article takes up the process of transnational knowledge building. It focuses on the difficulties and challenges rose in that highly complex composition of participants when they want to build something in common.