Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720170003&lang=pt vol. 22 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300583&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300589&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A internacionalização das Instituições de Ensino Superior é um tema cada vez mais recorrente nos fóruns internacionais de discussão sobre os rumos da educação mundial e, especialmente, nos últimos anos, no Brasil. Percebe-se que, mesmo presente nos mais privilegiados espaços de reflexão, com atores de alto poder decisório, o tema ainda precisa de amadurecimento, de sistematização de ações, e, principalmente, da elaboração conjunta de políticas públicas de Estado que possam dar um direcionamento para a internacionalização do sistema de Ensino Superior, viável e necessária para o Brasil. A exemplo de outros países, o Brasil também necessita escrever a sua política de internacionalização, com o objetivo de ser protagonista das mudanças do cenário da educação mundial e não apenas observador dos novos movimentos. Tendo presente o modelo de outros países, cujas políticas de internacionalização são públicas e divulgadas, o presente estudo buscou investigar a existência de documentos governamentais que apresentem as políticas para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com vistas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do país. Realizou-se um estudo, com base em pesquisa bibliográfica e documental de ações do Governo brasileiro, com relação ao tema da internacionalização do Ensino Superior, bem como em bases de dados de Governos da Alemanha, Colômbia, Espanha, Finlândia e Reino Unido, que comprovadamente possuem altos índices de internacionalização educacional. Detectou-se que o Brasil ainda precisa aprofundar o diálogo entre os atores envolvidos, promover discussões específicas e elaborar suas próprias políticas, dado o número ainda insuficiente de documentos governamentais com essa finalidade. Para a elaboração dessas políticas, foram analisados alguns parâmetros a serem considerados, tais como: identidade, institucionalidade, visibilidade, referência e sustentabilidade.<hr/>Abstract: The internationalization of higher education institutions is an increasingly recurring theme in international forums that discuss the future of global education and especially in recent years in Brazil. It is noticed that, even in the most privileged spaces for discussion, with high decision-making actors, the subject still needs to be matured, it needs the sistematization of actions, and especially the joint development of public state policies that can give a direction to the internationalization of higher education system, feasible and necessary for Brazil. Like other countries, Brazil also needs to write its internationalization policy, in order to be protagonist of the changes in the landscape of global education and not just an observer of the new movements. Bearing in mind the model of other countries which internationalization policies are public and published, this study sought to investigate the existence of governmental documents that present policies for the internationalization of Brazilian higher education institutions, with regard to economic, scientific and technological development of the country. This study was conducted based on bibliographic and documentary research actions of the Brazilian Government on the issue of internationalization of higher education, as well as Governmental databases of Germany, Colombia, Spain, Finland and United Kingdom, once these countries are known to have high levels of educational internationalization. It turned out that Brazil still needs to deepen the dialogue between the actors involved, to promote specific discussions and develop its own policies, as until now there are no sufficient documents for this purpose. For the development of these policies some parameters were highlighted to be considered, such as: identity, institutionalization, visibility, reference and sustainability. <![CDATA[Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300614&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo propõe uma reflexão sobre o processo de internacionalização das universidades brasileiras. Com esse fim, um estudo de caso foi realizado em uma universidade federal do sudeste com objetivo de analisar aspectos micro, meso e macro da internacionalização dentro de três esferas concêntricas, quais sejam: da comunidade acadêmica, da instituição e do governo. A análise é de cunho híbrido com dados quantitativos e qualitativos triangulando (1) percepções de alunos e professores sobre os impactos das ações de internacionalização na universidade investigada - nível micro; (2) as ações de internacionalização implementadas ou em fase de implementação nessa instituição - nível meso; e (3) as políticas linguísticas e de internacionalização propostas pelo governo por meio dos programas Ciências sem Fronteiras (CsF), Inglês sem Fronteiras e Idiomas sem Fronteiras (IsF) - nível macro. Resultados da análise macro sugerem que a internacionalização afeta e é afetada pela globalização onde o inglês tem um papel diferenciado dos outros idiomas. A análise meso sugere que a instituição investigada almeja a internacionalização que ainda é insipiente e marcada por desafios. Finalmente, a análise micro sugere que a comunidade acadêmica está interessada no processo de internacionalização ainda que não esteja plenamente engajada, talvez pela falta de sintonia entre os três níveis da política e ações de internacionalização. O estudo conclui que as línguas estrangeiras em geral e o inglês em particular são essenciais para o pleno desenvolvimento do processo de internacionalização que, conforme se pode perceber na análise dos programas CsF e IsF, ainda é limitado e desarticulado de políticas linguísticas e educacionais de base.<hr/>The study proposes a reflection on the internationalization process of Brazilian universities through a case study carried out in a federal university in the southeast of Brazil to analyze the micro, meso and macro aspects of internationalization within three concentric spheres, namely: that of the academic community, that of the institution and that of the government. The analysis uses a mixed methods designwith quantitative and qualitative data triangulating (1) perceptions of students and teachers from a southeastern federal university on the impact of international actions in that university - micro level; (2) the internationalization actions implemented or under implementation in that institution - meso level; and (3) language policies and internationalization programs proposed by the government through the Science Without Borders (SwB), English Without Borders (EwB) and Languages ​​without Borders (LwB) programs - macro level. Results of the macro analysis suggest that internationalization affects and is affected by globalization where English has a distinctive role in regards to other foreign languages. Results of the meso analysis suggest that the institution investigated aims at internationalization that is still incipient and marked by challenges. Finally, results of the micro analysis suggest that the academic community is interested in the process but not yet fully engaged, perhaps due to the lack of convergence between the three levels of policies and internationalization programs and actions. The study concludes that foreign languages ​​in general and English in particular are essential for the full development of the internationalization process, as can be seen in the analysis of the SwB and the EwB programs which suggest that internationalization is still out of tune with linguistic and educational policies in the base. <![CDATA[Avaliação Institucional: mapeamento e análise das concepções de qualidade e melhoria nas produções da revista Estudos em Avaliação Educacional (1990-2013)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300633&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta um mapeamento e análise da produção sobre avaliação institucional publicada na revista Estudos em Avaliação Educacional da Fundação Carlos Chagas (FCC), no período de 1990 a 2013. Na pesquisa objetivou-se analisar como é tratada a relação entre qualidade e melhoria quando se discute a avaliação institucional. A fim de se atingirem os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa bibliográfica no site da revista disponível no portal da FCC. No levantamento foram selecionados um total de 23 artigos de um total de 42 trabalhos encontrados sobre a temática analisada. Os resultados mostram a predominância de artigos que tratam da avaliação institucional com foco na educação superior. Outra constatação é a predominância de artigos provenientes de instituições localizadas na região sudeste do país, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a FCC. Dos 27 autores que tiveram suas produções selecionadas, três autores publicaram mais de um artigo. Observa-se ainda que o interesse pela temática analisada se deu após o ano 2000, quando se concentra a maioria da produção selecionada. Sobre as concepções de qualidade e melhoria, os autores as associam ao cumprimento da função social da instituição. Nessa acepção a avaliação institucional aparece como um meio para ter um diagnóstico institucional, com objetivo de fornecer subsídios para que se pense ações geradoras de melhoria.<hr/>The article presents a mapping and analysis of the literature on institutional evaluation published in the journal Studies in Educational Evaluation of the Carlos Chagas Foundation (FCC) from 1990 to 2013. The survey aimed to analyze how it is treated the relationship between quality improvement and when discussing the institutional assessment. In order to achieve the proposed objectives we carried out a literature review on the magazine's Web site available on the FCC website. In the survey were selected a total of 23 articles of a total of 42 works found from within the analysis. The results show a predominance of articles dealing with institutional evaluation focusing on higher education. Another finding is the predominance of articles from institutions located in the southeastern region of the country, especially the Pontifical Catholic University of São Paulo and the FCC. Of the 27 authors who had their productions selected three authors published more than one item. It is also observed that the interest in the analyzed issue occurred after 2000, when it concentrates most of the selected production. On the concepts of quality and improvement, the authors associate with the fulfillment of the social function of the institution. In this sense the institutional assessment appears as a means to have an institutional diagnosis, in order to provide subsidies to think that generating actions for improvement. <![CDATA[Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300658&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A universidade brasileira tem passado por diversas transformações nos últimos anos, instigando o deba te entre o ensino e a pesquisa. No presente artigo, propôs-se analisar a política da iniciação científica no ensino de graduação, na dimensão da expansão, e suas contribuições no espaço de formação, sendo essa política expressa pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do To cantins (UFT). Para tanto, será necessário compreender o contexto da educação superior no Brasil. Tal percurso apresentou a possibilidade de compreender o cenário educativo superior e a sua integração com a iniciação científica. No segundo momento, apresentou-se a importância da iniciação científica e suas contribuições como espaço de formação. Diante dessa conjuntura, situou-se a história do Pro grama Institucional de Bolsas de Formação Científica (Pibic). Em um terceiro momento, analisou-se a demanda e o impacto do citado programa na UFT. Desta forma, ante as análises referentes às mencio nadas atividades, tornou-se evidente que a educação superior do século XXI precisa de novo olhar e novos preceitos, visto que a sua realidade educacional se apresenta de forma multidisciplinar e inter disciplinar. Assim sendo, constitui espaço de diálogo entre profissionais de diferentes áreas do conhe cimento, comprometidos com o avanço das ciências e articulados quanto aos problemas sociais que afetam a sociedade.<hr/>The Brazilian university has undergone several changes in recent years, prompting debate between teaching and research. In this article, proposed to analyze the politics of scientific research in undergraduate education, the size of the expansion, and its contributions in the area of ​​training, and the policy expressed by the Dean of Research and Graduate Studies at the Federal University of Tocantins (UFT). Therefore, you need to understand the context of higher education in Brazil. This route had the possibility to understand the higher education scenario and its integration with scientific research. The second time, showed the importance of scientific research and its contributions as training space. Given this situation, it stood the history of the Institutional Scholarship Program for Research Training (Pibic). In a third step, it analyzed the impact of that program on the UFT. Thus, compared to the analyzes relating to these activities, it became apparent that the higher education of the XXI century needs new look and new provisions, since its educational reality presents multidisciplinary and interdisciplinary way. Accordingly, it is for dialogue between professionals from different areas of knowledge, committed to advancing the science and articulated about the social problems that affect society. <![CDATA[A sustentabilidade nos projetos pedagógicos no ensino superior: um estudo sobre a engenharia de produção nas universidades públicas do Estado de São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300676&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos dos sistemas de produção, como exigência da sustentabilidade. O projeto pe dagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e de sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e da Universidade Federal de São Carlos indica uma concepção de sustentabilidade associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e que enfatiza o papel da empresa e da tecnologia, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.<hr/>The Production Engineering introduces skills related to the understanding of relations between the productive phenomenon and its consequences in the economic, social and environmental spheres, giving the professionals working in this field an important role in the development of alternatives that minimize the impacts of the production systems, as a requirement of sustainability. In the other hand, the pedagogical design of a course is a process of collective construction that reveals the worldview and vision of society of actors involved with an educational institution. This research is a documental study that seeks to identify which dimensions of sustainability are addressed in the educational proposals of undergraduate Production Engineering courses at the public universities in São Paulo state. The analysis of the educational project contents of the Polytechnic School and the School of Engineering of São Carlos (University of São Paulo) and the Federal University of São Carlos indicates the concept linked to concerns about the environmental impacts of the production system and the emphasis about the role of enterprises and technology for sustainability, setting the privileged dimensions inside the proposals of these courses. <![CDATA[Produção acadêmica em avaliação do ensino superior no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300697&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação do ensino superior no Brasil se mostra recorrente nas pesquisas na área de Educação, sendo diversos os pesquisadores que a buscam compreender, pelo impacto que esta possui quanto as reformas educacionais. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em investigar a distribuição da produção acadêmica relacionada ao tema “Avaliação do Ensino Superior no Brasil”, no que tange características como: autoria, vínculos institucionais, regionalidade, fator de impacto, palavras-chave e metodologias. Trata-se de um estudo quantitativo, caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva que se utiliza da bibliometria. Analisou-se 222 artigos publicados em doze periódicos nacionais de Qualis A1 e A2 no quesito Educação. Os resultados mostraram uma diminuição da produção nos últimos anos acerca do tema, o que evidencia que a produção acompanha as mudanças políticas e sociais do país. De forma mais pontual, verificou-se uma tendência maior a coautorias, uma predominância de trabalhos teóricos e uma alta concentração de fator de impacto em poucos autores.<hr/>Higher education evaluation in Brazil has become an increasingly popular topic in education research, with a great number of researchers that try to understand it, because of the impact it has on the educational reforms. The objective of this research consist in the investigation of the academic production, with respect to the theme “Higher Education Evaluation in Brazil”, regarding characteristics such as authorship, institutional link, regionalism, impact factor, keywords and methodologies. It consists in a quantitative work, characterized as an exploratory and descriptive, which applies bibliometric methods. It was analyzed 222 articles, published in twelve Brazilian journals, ranked on Qualis A1 and A2 on Education. The results show a decrease on the publishing about the subject on recent years, and that the production keep up with the social and political changes on the country. In a more punctual tendency, it was observed an increase in co-autorship, a predominance in theoretic works and a high concentration of impact factor in a few authors. <![CDATA[Programa Universidade para Todos (PROUNI): efeitos financeiros em uma instituição de educação superior privada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300718&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2013, cujo propósito foi o de verificar se a isenção fiscal alcançada por uma Instituição de Educação Superior Privada com fins lucrativos, após adesão ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), superou os investimentos em bolsas de estudos ofertadas pelo programa e, com isso, assegurou a continuidade ou, até mesmo, a expansão desta instituição no mercado educacional. A investigação, desenvolvida em duas etapas, teve, na primeira, um estudo dos documentos contábeis institucionais relativos ao Prouni. A entrevista com o mantenedor da instituição, na segunda etapa, foi realizada para qualificar as informações obtidas na análise dos documentos. Para compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que o ganho fiscal alcançado pela instituição, após sua adesão ao programa, foi superior aos investimentos destinados em bolsas de estudos e contribuiu financeiramente para a estabilização, manutenção e o potencial crescimento institucional nos últimos anos. Como apontam alguns autores, pôde-se apreender, com a pesquisa, que a redução fiscal foi o principal resultado positivo da adesão da IES ao programa.<hr/>This research aimed at verifying the financial effects of the Universidade para Todos program (PROUNI) in a profit-seeking private university. Furthermore, it investigated to what extent the university’s exemption from taxation after taking part of PROUNI outnumbered the investments in scholarships offered by the program as well as the permanence and a potential expansion of the institution in the market. The research was developed in two stages. Firstly, it was done a study of the accounting documents. Secondly, an interview with the maintainer of the private institution aimed at qualifying the information obtained during the analysis of the documents. The interpretation of data was carried out with the support of the authors who discuss the theme in the light of public finances. The outcomes demonstrated that the profits made by the institution after enrolling in the program contributed to its stabilization, maintenance and expansion in the last few years. As some authors point out, we can apprehend with this research that the fiscal reduction was the main positive result of enrolling in the program.Key words: Public policies, Higher education, PROUNI <![CDATA[Eficácia de políticas de acesso ao ensino superior privado na contenção da evasão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300741&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A evasão consiste num problema importante no âmbito educacional por causar ociosidade de recursos. O PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Financiamento Estudantil) têm subsidiado o ingresso de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Esses incentivos minimizam a motivação financeira que pode gerar evasão. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da concessão de bolsas do PROUNI e FIES na contenção da evasão. Com análise de dados em painéis estimou-se quatro modelos, sendo significante o modelo por efeitos aleatórios. Os resultados apontaram que as bolsas ofertadas pelo PROUNI têm correlação negativa com a evasão e, com menor magnitude, o FIES apresentou relação positiva. Desta forma, conclui-se que o PROUNI se apresenta como uma política mais eficaz à contenção da evasão do que o FIES.<hr/>The evasion is an important problem in the educational scope because of idleness of resources. The PROUNI (Programa Universidade para Todos) and the FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) have subsidized the entry of students in private Higher Education Institutions (HEI).Those incentives decrease the financial motivation that can generate evasion. The objective of this research was check the impact of PROUNI and FIES to contain evasion. With panel data analysis we estimated four models wich was chosen the random effects. The results showed that the scholarships offered by PROUNI has negative correlation with evasion, and with less magnitude, the relation of FIES was positive. We conclude that PROUNI were a more effective policy to contain evasion than FIES. <![CDATA[Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300758&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi analisar os métodos de avaliação descritos nos programas de aprendizagem das disciplinas integrantes da matriz curricular do Projeto Político Pedagógico, implementado em 2010, na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Pesquisa de abordagem quantitativa e documental, cujos dados foram coletados dos programas de aprendizagem empregando-se um formulário. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto, dos anos de 2011, 2012 e 2013 e para análise empregou-se estatística descritiva e inferencial, a um nível de significância de 5%. Dentre os métodos de avaliação predominou na EEUSP a participação em sala de aula e trabalho escrito (60,4%) e nas unidades parceiras a prova escrita (64,7% com diferença estatística significante. A maior parte das disciplinas ministradas no bacharelado em enfermagem empregou métodos participativos na avaliação, contudo a prova escrita prevaleceu nas unidades parceiras da EEUSP.<hr/>The objective of this study was to analyze the evaluation methods described in the learning programs of members of disciplines curriculum of the Pedagogic Political Project, implemented in 2010, at the USP School of Nursing (EEUSP). Research quantitative, descriptive and documentary approach, with data collected employing a form. Data collection took place in August, in the years 2011, 2012 and 2013 and were analyzed using descriptive and inferential statistics, a 5% significance level. Among the evaluation methods prevailed in EEUSP participation in the classroom and written work (60.4%) and partner units the written test (64.7%) with significant differences. Most of the subjects taught in the bachelor's degree in nursing employed participatory methods in the evaluation, but the written test prevailed in partner units EEUSP. <![CDATA[Motivação docente: reflexões acerca do construto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300772&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio reflexivo visa problematizar a conceituação, a descrição e a pesquisa da motivação docente, defendendo a necessidade de compreender a motivação como um construto que, embora complexo e multifacetado, demanda por clareza conceitual e epistemológica, além de definição semântica e operacional em sua aplicação nas pesquisas empíricas no âmbito da Educação. Propõe-se, em última análise, a oferecer subsídios para a promoção do debate profícuo sobre o que constitui a motivação como objeto de pesquisa, especialmente no campo da Educação e da docência. Inicialmente, fazemos a caracterização de construto e suas definições, para em seguida debater sobre as diferentes formas de enfocar teoricamente a motivação e analisá-la no contexto docente da Educação. Acostumados ao uso do termo motivação como um “coringa”, retomar seu sentido científico, atribuindo-lhe balizas e limites constitutivos e operacionais é uma urgência na pesquisa sobre a temática.<hr/>This reflexive essay aims to discuss teachers´ motivation concept, description and research. It defends the need to understand motivation as a construct that although complex and multifaceted, demands conceptual and epistemological clarity besides the semantic and operational definition when applied in empirical research in the educational field. It proposes to offer aid to promote a fertile debate about what constitutes motivation as research object, especially in Education and teaching. The authors begin by characterizing the construct and its definitions. Then a debate about different ways to theoretically focus motivation and to analyze it in teaching and educational field is presented. Used to apply the term motivation as a “joker”, it is urgent to recover its scientific meaning by attributing constitutive and operational signs and limits. <![CDATA[Dez anos de SINAES: um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período 2004 - 2014]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300793&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, no lugar do Exame Nacional de Cursos (ENC) conhecido, à época, como “Provão”. Em dez anos de vigência, o SINAES passou por várias mudanças e tornou-se objeto de pesquisa de inúmeros programas de pós-graduação no país. O presente estudo é um inventário das teses e dissertações sobre o SINAES defendidas no período entre 2004 e 2014. Utilizamo-nos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Resultados demonstram que foram produzidas, no período, 101 obras, sendo a maioria sobre o eixo ‘avaliação institucional’ e a minoria sobre ‘avaliação de curso’. Universidade de Brasília é a instituição que mais produziu sobre o SINAES, sendo o professor José Vieira o que orientou o maior número de pesquisas, seguido da Universidade Federal do Ceará e professor Wagner Andriola, respectivamente. Por fim, tal mapeamento permite uma visão panorâmica do que se produziu sobre o SINAES na primeira década de sua existência: tendências, recorrências, silêncios, lugares e pessoas envolvidas com essa temática no país.<hr/>The National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) was instituted in 2004, instead of the National Exam of Courses (ENC) known at the time as "Provão". In ten years of existence, the SINAES underwent several changes and became the object of research of numerous graduate programs in the country. The present study is an inventory of theses and dissertations on SINAES defended in the period between 2004 and 2014. We use the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Bank of Theses and Dissertations of CAPES. Results show that 101 works were produced in the period, most of them being on the 'institutional evaluation' axis and the minority on 'course evaluation'. Brasilia University is the institution that most produced on SINAES, with Professor José Vieira leading the largest number of researches, followed by the Federal University of Ceará and professor Wagner Andriola, respectively. Finally, such mapping allows a panoramic view of what has been produced about SINAES in the first decade of its existence: trends, recurrences, silences, places and people involved with this issue in the country. <![CDATA[Qualidade da educação superior e a tensão entre democratização e internacionalização na universidade brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300817&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto decorre de uma investigação que toma a democratização e a internacionalização como dois referentes da qualidade da educação brasileira. A primeira aponta para a inclusão de uma população estudantil de primeira geração, em que muitos dos seus integrantes trabalham e estudam, são provenientes de camadas médias da população e, em alguns casos, ingressam através de cotas étnicas ou cotas de escolas públicas, distantes dos padrões anteriores da meritocracia. A outra parece apontar para exigências meritocraticas, envolvendo carreiras de complexidade mais alta, trajetórias estudantis com maiores oportunidades culturais incluindo o domínio de idiomas e disponibilidade de condições para afastar-se do trabalho, entre outras condições. Explorando contribuições de autores que têm se dedicado a explorar o impacto dos dois vetores na educação superior, o texto defende uma democratização na perspectiva cultural e epistemológica que mediará o avanço da internacionalização, quando esta estiver preocupada em favorecer o processo de acumulação de capital de atores hegemônicos. Aposta, também, na importância de uma globalização que se identifica com o trabalho solidário e nos movimentos defensores das identidades culturais que dialogam com os referentes globais. Essa será uma possibilidade de se constituir numa conquista de sistemas educacionais mais justos e numa sociedade mais igualitária.<hr/>This text is the result of an investigation that takes democratization and internationalization as references of quality in Brazilian education. The first topic points to the inclusion of a first generation population of students, in which many of its members work and study, who belong to the middle class and, in some cases, get into university through racial quotas or coming from public schools, which are away from meritocracy patterns. Internationalization, though, seems to point to meritocratic demands, involving careers of the higher complexity, student paths with bigger cultural opportunities, including foreign languages mastery and availability of conditions to get away from the labour market, among other conditions. By exploring contributions of authors who have been dedicating their efforts to examine the impact of two vectors in higher education, the arguments defend a democratization under cultural and epistemological perspectives that will mediate internationalization advancement, when it gets focused on the benefit of the process of capital accumulation from hegemonic subjects. This text also bets on the importance of a globalization that has identification with solidarity work and movements that defend cultural identities and dialogue with global references. This may be a possibility of constituting an achievement that aims to reach fairer educational systems, in an equitable society. <![CDATA[Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância: análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300833&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um índice que permite observações gerais em nível nacional, um aspecto importante da política educacional pública brasileira. O presente artigo tem como base os dados do CPC para analisar as avaliações dos cursos de graduação presenciais e a distância (EaD) no Brasil. Esta análise não tem como propósito comparar as duas modalidades de ensino nem delimitar qual é a ideal ou o parâmetro a ser adotado. Breve discussão das políticas de avaliação da educação superior brasileira e da expansão deste nível nos últimos anos, com ênfase na EaD, serão apresentadas e debatidas com os dados obtidos no Portal eMec. Pôde-se observar uma distribuição bastante diferente entre os cursos presenciais e a distância. Nas graduações a distância, mais de 65% delas se situam no conceito 3. Tal conceito refere-se ao mínimo para não ter o risco de sofrer intervenção externa, segundo a legislação vigente. Na modalidade presencial, este número está em torno de 50%. Pode-se depreender dos dados, que os cursos a distância, realizam o mínimo para não passarem por avaliação in loco, bem como esses números podem ser consequência da resistência das instituições de excelência em ofertar cursos a distância.<hr/>Preliminary Concept of Courses (CPC), a component of the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), is an index that allows general observations at national level, an important point for Brazilian public education policy. This paper is based on CPC statistics data to analyze the evaluations of classroom undergraduate courses and distance learning (DL) in Brazil. This analysis is not intended to compare the two types of education or define what is the ideal or the parameter to be adopted. Brief discussion of the evaluation of policies in Brazilian higher education and the expansion of this level in recent years, with emphasis on distance learning, will be presented and discussed the data obtained in the Portal EMEC. It was observed a very different distribution between the classroom undergraduate courses and distance education courses. Graduations by distance learning, over 65%, are in the concept 3. This concept refers to the minimum in order to have not the risk of external intervention, according to current legislation. In the face mode, this number is around 50%. It can be deduced from data that distance courses seem to perform the minimum to not go through on-site evaluation, and these numbers may be a result of the resistance of the excellence of institutions offering distance learning courses <![CDATA[Escolha profissional e viés de seleção: avaliação dos sistemas de admissão universitário no Chile no contexto da agenda pró-inclusão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300852&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Bajo la prerrogativa de una mayor inclusión, el sistema de admisión universitaria en Chile ha realizado en las últimas dos décadas una serie de reformas cuyo efecto concita interés evaluativo. Con tal propósito, haciendo uso de bases de datos oficiales, el artículo analiza los perfiles y cambios de tendencia en la educación superior de carácter universitaria-selectiva con ocasión del proceso de reforma. Los resultados manifiestan que, pese a la reconfiguración de los programas y consiguiente aumento de los alumnos que logran ingresar a la educación superior, persisten las desigualdades en las posibilidades de selección profesional con base a atributos de capital social y cultural. Más allá de las capacidades y aptitudes que las reformas buscan poner en el centro de la cuestión, las pruebas de admisión encubren un sesgo estructural de un sistema educativo difícil de cambiar. Sesgo de selección que, si bien se evidencia claramente en el proceso de admisión, alcanza la opción profesional en términos de institución y programa elegido, su permanencia y titulación oportuna.<hr/>Sob a prerrogativa de uma maior inclusão, o sistema de admissão universitária no Chile realizou nas duas últimas décadas uma série de reformas cujo efeito desperta interesse de avaliação. Com tal propósito, fazendo uso de bases de dados oficiais, o artigo analisa os perfis e mudanças de tendências na educação superior de caráter seletivo-universitário no período do processo de reforma. Os resultados mostram que, apesar da reconfiguração dos programas e consequente aumento dos alunos que conseguem ingressar na educação superior, persistem as desigualdades nas possibilidades de escolha profissional com base em atributos de capital social e cultural. Mais além das capacidades e aptidões que as reformas visam colocar no centro da questão, as provas de admissão encobrem um sistema educativo enviesado em sua estrutura e difícil de mudar. Viés de seleção que, se bem fica claramente evidenciado no processo de admissão, atinge a escolha profissional em termos de instituição e programa escolhido, sua permanência e titulação oferecida.<hr/>Focusing on the prerogative of greater inclusion, the Chilean university admissions system has gone through a series of reforms in the last two decades, the effect of which has aroused evaluative interest. Using official databases, the purpose of this article was to analyze the profiles and changes in higher education trends of a university-selective nature as a result of the reform process. In spite of redesigned programs and the ensuing increase in the number of students that enter higher education, results revealed that inequalities persist in the opportunities of professional selection based on social and cultural capital attributes. Beyond the skills and aptitudes that the reforms seek to put at the center of the issue, entrance exams conceal the structural bias of an educational system that is difficult to change. Although it is clearly evident in the admissions process, selection bias affects the professional option in terms of institution and program choice, continuity, and timely graduation. <![CDATA[Resultados da Educação Superior: o ProUni em Foco]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000300871&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como cerne os resultados da formação na Educação Superior. Os participantes da pesquisa foram bolsistas e não bolsistas ProUni já egressos da Educação Superior de uma Instituição Comunitária do Sul do Brasil ingressantes nesse nível de ensino em 2005. Os objetivos pretenderam responder três questões da pesquisa: Qual a situação dos egressos ProUni e não ProUni no mercado de trabalho e como ela difere entre os dois grupos de graduados? Em que medida o ProUni motiva o egresso prounista a continuar estudando? Qual a satisfação dos egressos ProUni e não ProUni com aspectos relacionados à sua formação e ao seu trabalho e como ela difere entre os dois grupos de graduados? A metodologia usada teve cunho quantitativo e objetivo explicativo. Estatística descritiva e de inferência foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam o ProUni como tendo papel importante na formação da primeira geração de graduados. Também apontam que o ProUni coloca seus graduados no mesmo patamar de satisfação que seus colegas não ProUni no que diz respeito à formação, à realização de cursos após a graduação e à satisfação com fatores extrínsecos e intrínsecos referentes ao estar graduado, bem como à associação entre formação versus trabalho e a remuneração conquistada. Os resultados sinalizam a necessidade de pesquisas em âmbito nacional, envolvendo egressos da Educação Superior, bolsistas e não bolsistas.<hr/> This article has, as its core, the results of formation on Higher Education. Research participants were scholarship holders and non-scholarship holders ProUni already egresses of Higher Education from a South Brazil Non-profit Institution entering this level of education in 2005. The objectives sought to answer three research questions: What is the situation of egresses ProUni and not ProUni in the labor market, and how does it differ between the two groups of graduates? To what extent ProUni motivates prounist egress to go on studying? What is the satisfaction of ProUni and not ProUni graduate with aspects related to their formation and their work, and how does it differ between the two groups of graduates? The methodology used was of quantitative nature and explanatory goal. Descriptive and inferential statistics were used to analyze data. The results indicate ProUni as having an important role in the formation of the first generation of graduates. Also point out that ProUni places its graduates at the same level of satisfaction that his colleagues not ProUni with regard to formation, realization of courses after graduation and satisfaction with extrinsic and intrinsic factors related to being graduated, as well as the association between training versus job and earned salary. The results indicate the need for researches at a national level, involving graduates of Higher Education, both scholarship holders and not scholarship holders.