Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720180003&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Responsabilidade social da Universidade em questão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300586&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Diagnóstico rápido participativo como método de pesquisa em educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300590&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa em educação dialoga com a epistemologia, a história da universidade pública e da democracia no Brasil, onde observamos a iminência dos métodos e técnicas qualitativas e quantitativas, os chamados métodos mistos. No entanto, as formações nos cursos de graduação não compreendem tal multiplicidade, cabendo a pesquisadores e grupos de pesquisa buscarem e divulgarem tais métodos e abordagens. Baseados nesta compreensão, propomos a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como método misto para pesquisa educacional, este utiliza de vários métodos para apreensão da realidade local, através da mediação entre pesquisadores e participantes, em um processo ativo e reflexivo quanto a realidade. Nosso objetivo é compreender como o DRP pode ser utilizado para o diagnóstico na pesquisa em educação; ademais, desejamos descrever as etapas de construção e as possíveis ferramentas utilizadas no DRP em educação e discutimos como o DRP pode corresponder aos limites e possibilidades da pesquisa educacional. Assim, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise narrativa visando compreender como surge a necessidade de utilização de métodos mistos e como o DRP pode contribuir. O DRP é uma metodologia flexível, auxiliando o contorno de possíveis problemas na pesquisa; possibilita triangulação de dados, contribuindo para aumentar a confiabilidade dos resultados; facilita a utilização de métodos mistos para a aquisição e interpretação dos dados através da reflexão participativa sobre possíveis ações que resultem na resolução dos problemas encontrados durante o processo da pesquisa e tem, tanto no processo, como no resultado esperado, uma forte contribuição social aos participantes.<hr/>There is a dialogue between epistemology, history of public university and democracy in Brazil and research in education, where we observe the need for methods and qualitative and quantitative techniques, called Mixed Methods. However, training with undergraduate courses do not understand such a multitude, leaving researchers and research groups seek and disseminate such methods and approaches. Based on this understanding, we propose the use of Rapid Participatory Appraisal (DRP) as a Mixed Methods for educational research, it uses various methods to arrest the local reality through mediation between researchers and participants in an active and reflective process as reality. Our goal is to understand how DRP can be used for diagnosis in research in education; In addition, we wish to describe the stages of construction and the possible tools used in DRP in education and we discuss how the DRP can correspond to the limits and possibilities of educational research. For this, we use the methods of bibliographic research and narrative analysis, trying to understand how the use of mixed methods arises and how DRP can contribute. DRP is a flexible methodology, aiding the outline of possible problems in the research; Allows for triangulation of data, contributing to increase the reliability of results; Facilitates the use of mixed methods for the acquisition and interpretation of data through participatory reflection on possible actions that result in the resolution of problems encountered during the research process and has a strong social contribution to the participants both in the process and in the expected result <![CDATA[Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300611&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A hegemonia que molda a universidade desde os seus princípios e propósitos até as suas atividades, vem ruindo e está em vias de sofrer um colapso. No novo modelo, a universidade gravitará sob a órbita do mercado que, ávido por mão de obra qualificada, orquestrará os novos rumos da universidade em direção às metodologias ativas de aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho visa discutir a integralidade na formação do ensino superior no Brasil, no que tange as demandas/exigências sociais e mercadológicas do século XXI, na perspectiva dos modelos e métodos de ensino e aprendizagem não tradicionais, a fim de subsidiar a tomada de decisão das Instituições de Ensino Superior (IES) quanto aos novos rumos para a educação profissional a partir de exemplos de metodologias ativas, efetivas e inovadoras existentes na contemporaneidade. Em linhas gerais, é na forma como os conteúdos são trabalhados, pedagogicamente, que a escola socioconstrutivista, cerne das metodologias ativas apresentadas neste trabalho, preenche a falha da escola tradicional, no que tange o processo formativo, mostrando melhores resultados quanto a uma aprendizagem significativa do discente em formação. Chegando-se, então, a conclusão de que a escola socioconstrutivista apresenta atributos mais condizentes com o real propósito da academia e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado, o desafio está posto: a adequação da sua teoria à prática pedagógica. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza. Além de toda a nobreza e grandeza da finalidade formadora do processo, as infinitas possibilidades de desenvolvimento no campo pedagógico tornam todo esse processo de ensino e aprendizagem ainda maior.<hr/>The hegemony that shapes the university since its principles and purposes to their activities is falling apart and is in the process of undergoing a collapse. In the new model, the university will gravitate in the orbit of the market, eager for labor, skilled labor, orchestrate new university course toward active learning methodologies. Thus, this paper aims to discuss the completeness in higher level training in Brazil, regarding the demands / social and market demands of the twenty-first century, from the perspective of models and methods of teaching and non-traditional learning, in order to subsidize the decision-making of institutions on the new direction for vocational education from examples of effective active existing methodologies and innovative in the world. In general, it is in the way the contents are worked pedagogically the constructivist school, the core of active methodologies presented in this paper, fills the failure of the traditional school, regarding the formation process, showing better results on memorizing, understanding and learning of the student body. Coming up, then, the conclusion that the constructivist school presents more consistent attributes with the real purpose of the academy and hence the demands of market professional training, the challenge is set: the adequacy of his theory to the teaching practice. The lack of a practical recipe, only for application of the constructivist theory, perhaps, is its greatest asset. In addition to all the nobility and greatness of forming purpose of the process, the infinite possibilities of development in the educational field makes all this even more thing. <![CDATA[Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.<hr/>This study aims to construct and validate a questionnaire that considers the professor’s perception in the institutional self-evaluation process at University of Brasilia. Therefore, Sinaes axes, bibliography research and a focus group with professors were considered. Based on this information we constructed a preliminary version of the questionnaire, which was refined by the assessment of six judges. The questionnaire final version was sent by Internet to UnB professors. The results indicate important validity evidences of structure composed by three factors: Physical Infrastructure; Planning, Evaluation, Development and Institutional Management and Academic politics and professor management. We conclude that the institutional self-evaluation questionnaire to be answered by the professors presented sufficient evidence to be incorporated to University of Brasilia self-evaluation process. <![CDATA[Pontuando alguns dos desafios das universidades latino-americanas no presente futuro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300648&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo busca reflexionar sobre los desafíos y caminos de la educación superior, en especial, el papel actual y futuro de las universidades latinoamericanas en el proceso de formación de individuos y sociedades. Para tanto, recoge a las consideraciones debatidas en el panel: los desafíos de la universidad y la educación en América Latina hoy, en la Universidad Autónoma Latinoamericana - Unaula - Colombia en 2014, así como nexo con autores y publicaciones oficiales sobre el tema. La universidad en la condición de institución social y destinada a metabolizar procesos de educación democrática, necesita abandonar ciertos conceptos intencionalmente construidos a lo largo de la historia y acercarse con urgencia a la sociedad. Su desafío está en la necesidad de romper con los paradigmas del conocimiento estructuralista, que en la contemporaneidad homogeniza la forma como se construyen individuos y sociedad, aspecto vinculado en grande medida a la noción de sociedad del conocimiento, utilizándose de las llamadas innovaciones tecnológicas. Finalmente, el éxito de ese enfrentamiento depende de los vínculos e imperativos que presente y futuro están siendo creados con la sociedad en general, puntos clave por los cuales la educación superior necesita responder a las necesidades de todos los sectores da sociedad. En este sentido, la universidad, ejerce un papel fundamental para la objetivación de la internacionalización de la educación superior, en la medida en que permite a los estudiantes vivenciar, de manera profunda y transformadora, los intercambios a través de sus programas de cooperación internacional en niveles de pre-grado, maestría y doctorado, punto esencial para la formación de individuos críticos y más preparados a las demandas presente futura en sus diferentes escalas.<hr/> This article seeks to reflect on the challenges and paths of higher education, especially the current and future role of Latin American universities in the process of training individuals and societies. In order to do so, it mainly includes considerations debated in the panel: the challenges of university and education in Latin America today, carried out at the Universidad Autónoma Latinoamericana - Unaula - Colombia in 2014, as well as a link with authors and official publications on the subject. The university in the condition of social institution and destined to metabolize processes of democratic education, needs to abandon certain concepts intentionally constructed throughout the history and approach with urgency to the society. Its challenge lies in the need to break with the paradigms of structuralist knowledge, which contemporaneously homogenizes the way individuals and society are constructed, an aspect closely linked to the notion of a knowledge society, using the so-called technological innovations. Finally, the success of this confrontation depends on the links and imperatives that present and future are being created with society in general, key points for which higher education needs to respond to the needs of all sectors of society. In this sense, the university plays a fundamental role in objectifying the internationalization of higher education, insofar as it allows students to experience, in a profound and transformative way, exchanges through their international cooperation programs in levels of pre-degree, master's and doctorate, essential point for the formation of critical individuals and more prepared to the future present demands in its different scales.<hr/> Este artigo busca refletir sobre os desafios e caminhos da educação superior, especialmente, o papel atual e futuro das universidades latino-americanas na formação de indivíduos e sociedades. Para tanto, recorre as considerações debatidas no painel: los desafíos de la universidad y la educación en América Latina hoy, en la Universidad Autónoma Latinoamericana - Unaula - Colombia, em 2014, bem como a autores e publicações sobre o tema. A universidade, na condição de instituição social projetada para metabolizar processos de educação democrática, precisa abandonar certos conceitos construídos intencionalmente ao longo da história e aproximar-se com urgência da sociedade. Seu desafio reside na necessidade de romper com os paradigmas do conhecimento estruturalista que na contemporaneidade homogeneíza a forma como os indivíduos e a sociedade são construídas, aspecto em grande medida relacionado com a noção de sociedade do conhecimento sob a égide das chamadas inovações tecnológicas. Finalmente, o êxito a esse enfrentamento depende dos vínculos e imperativos que, tanto no presente quanto no futuro, estão e venham a ser criados com a sociedade. Aspectos centrais pelos quais a educação superior precisa responder às necessidades de todos os setores da sociedade. Neste sentido, a universidade desempenha um papel fundamental na objetivação da internacionalização do ensino superior, na medida em que possibilita os estudantes vivenciar experiências intensas e transformadoras, por meio de seus programas de cooperação internacional em níveis de graduação, mestrado e doutorado, essenciais para a formação de indivíduos críticos e mais preparados para responder às exigências presente e futuras em diferentes escalas. <![CDATA[Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300665&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O uso de medidas, com propriedades psicométricas satisfatórias, em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação à qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (α). Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (α: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicaram de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.<hr/>The use of measures with satisfactory psychometric capabilities in research about the perception of university students regarding the quality of institution is essential. The objective of this study was to estimate the construct validity of the CACAU scale (Environment Conditions and Learning Characteristics in the University) of the ISAQ-A questionnaire (Health Indicators and Quality of Life in Academics). The information in this study were derived from the first survey of the MONISA study (Monitoring of Health Indicators and Quality of Life in Academics) conducted in 2010 with university students from a public institution in the state of Bahia. Participated of the study 1084 students. The CACAU scale consists of 15 items with the following response options: very good, good, bad and very bad. The exploratory factorial analysis and Cronbach's alpha (α) were used. There were four latent factors (F1: Opportunity and motivation for learning; F2: Physical environment and learning equipment; F3: Social environment for learning; and F4: Self-assessment of knowledge and university relevance), which explained 56.16% and the overall internal consistency level was good (α: 0.81). The CACAU scale shows a satisfactory psychometric capacity and the four latent factors of the scale explain the moderately environment and learning at university. <![CDATA[Formação profissional para o SUS: análise de reformas curriculares em cursos de graduação em nutrição]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300679&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A reorganização do modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) se constitui em um desafio e a formação dos profissionais que o integram se apresenta como uma das barreiras para implementação da atenção integral à saúde. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi relatar e problematizar experiências de mudanças na formação de nutricionistas em instituições de ensino superior/IES públicas e privadas, de diferentes regiões do país, que adotaram a formação para o SUS como eixo norteador. Foram avaliados nove cursos, cujos resultados foram sintetizados em quatro eixos: integração com serviços de atenção à saúde; atuação prática; abordagem integrada do conhecimento e; articulação da formação com projetos de pesquisa e extensão. Estratégias indutoras de reestruturação da formação profissional, como PET-Saúde e Pró-Saúde, contribuíram na interlocução das IES com gestores e profissionais de saúde e na inserção oportuna dos estudantes na rede de serviços. Reformulações pedagógicas amplas nas IES oportunizaram mudanças mais inovadoras, estruturais e sustentadas. No entanto, permanecem desafios como articulação interna dos professores de diferentes áreas de conhecimento, formação pedagógica dos docentes e inclusão de gestores e profissionais do SUS no planejamento do processo de ensino-aprendizagem em serviço.<hr/> The reorganization of the assistance model of the Brazilian National Health System (SUS) is a permanent challenge and the adequate professional training is one of the hindrances for a comprehensive health care. The goal of this study is to analyze the experiences of curricular reform in undergraduate courses in Nutrition in public and private Universities, which have adopted the necessities of the SUS as a main drive for the professional training. Nine undergraduate courses were analyzed and the results were organized in four action axes, i.e.: cooperation with health services; praxis; integral approach to knowledge and; articulation with academic research and extension projects. Government inductor strategies have been supporting the interlocution among the academic institutions and health services and have been facilitating an adequate insertion of students in health services. Broad pedagogical reformulations mainly in public universities gave rise to structural changes. Nevertheless, some difficulties remain, such as the articulation of the academic staff with others health areas at the same institution; pedagogical training programs for the academic staff; participation of health professionals on the planning of teaching learning process. <![CDATA[Dez anos de avaliação institucional (2006-2016): o que nos mostra a produção de conhecimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300698&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica que teve como objetivo identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação institucional, no período de 2006 a 2016, em sete periódicos da área educacional com reconhecida relevância. Foram analisados sessenta e cinco trabalhos. Os resultados demonstraram que o tema avaliação institucional está sendo contemplado em diversos periódicos, com um número considerável de artigos e com diversas abordagens. A proposta é trazer elementos que contribuam com o entendimento das práticas avaliativas em nossa realidade e inspirar outros pesquisadores, colaborando para a expansão do conhecimento acerca da avaliação no campo educacional brasileiro.<hr/> The present article is the product of a bibliographic review that had as its objective to identify relevant aspects of Brazilian scientific production about institutional evaluation, from 2006 to 2016, in seven periodicals of the educational area with recognized relevance. The results demonstrated that the theme institutional evaluation is being contemplated in various periodicals, with a considerable number of articles and with various approaches. The proposal is to bring elements that contribute with the understanding of evaluative practices in our reality and to inspire other researchers, collaborating to the expansion of the knowledge about the evaluation in Brazilian educational field. <![CDATA[Internacionalização da educação superior: uma análise das tendências de mobilidade dos estudantes entre países do norte e do sul global]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300718&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de internacionalização da Educação Superior (ES) apresenta cada vez mais centralidade na dinâmica de desenvolvimento desse setor e se expressa em diversas respostas por meio das quais os sistemas e as instituições tentam fazer frente aos desafios da globalização e da regionalização. Embora a internacionalização não se reduza ao fenômeno da mobilidade estudantil, esta tem sido uma das formas mais visíveis e impactantes. Esse artigo tem como objetivo descrever e interpretar tendências da mobilidade internacional de estudantes da ES e analisar essas tendências de mobilidade entre regiões globais e na sua relação com o Brasil. Para atingir o objetivo, fizemos revisão da literatura especializada, de documentos de políticas e institucionais, assim como bases de dados estatísticos internacionais. Ao discutir, o artigo justifica que os mecanismos de mobilidade criados são inconsistentes, resultando muitas vezes na transferência de recursos financeiros significativos dos países em desenvolvimento para os países desenvolvidos.<hr/> The process of internationalization of Higher Education (ES) is increasingly central to the development dynamics of this sector and is expressed in several responses through which systems and institutions try to meet the challenges of globalization and regionalization. Although internationalization is not limited to the phenomenon of student mobility, this has been one of the most visible and impactful forms. This article aims to describe and interpret trends in the international mobility of ES students and to analyze these mobility trends between global regions and their relationship with Brazil. To achieve this goal, we have reviewed the literature, policy and institutional documents, as well as international statistical databases. In discussing, the article justifies that the mechanisms of mobility created are inconsistent, often resulting in the transfer of significant financial resources from developing to developed countries. <![CDATA[Universidade em tempos de precarização e incertezas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300736&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A esperança dá sentido à educação. A esperança significa crença e expectativas na potencialidade de transcendência da situação histórica de cada ser humano e do conjunto da humanidade. A educação é o processo de formação humana pelo qual o indivíduo se obriga a superar algumas de suas imperfeições existenciais e sociais e visa transformar-se em um cidadão mais consistentemente equipado para a vida na sociedade. A educação é essencial, portanto, insubstituível. É um bem público, então, deve ser de qualidade para todos. A vida social e econômica demanda uma ampla formação de cidadãos-profissionais técnica e intelectualmente competentes e éticos. A sociedade atual naturalizou a incerteza e perdeu os sentidos e as referências da vida. É necessário promover ao máximo a ciência que beneficia a vida dos seres humanos. A educação de todos os níveis, particularmente a universidade e o sistema de ciência-tecnologia-inovação precisam recuperar seu papel público de formação humana. Precisam promover o conhecimento, o debate público e a autonomia de pensar para seguir abrindo de modo mais sustentável e informado os caminhos de uma sociedade plural, dinâmica e digna. A transcendência humana requer uma ampliação da consciência do homem no mundo.<hr/>Hope adds sense to education. Hope is the belief in and expectation towards the potential to transcend the historical situation of each human being and the whole of humankind. Education is the process of human formation through which individuals have to surpass some of their existential and social imperfections seeking to become a citizen who is more consistently equipped to live in society. Education is essential, and thus, it is irreplaceable. It is a public good, so it must hold quality for all. Social and economic living requires a broad formation for citizen-professionals, technically and intellectually competent, but also ethical. Today’s society has naturalized uncertainty and lost sense and reference of life. There is a need to promote science that benefits the lives human beings. Education in all levels, particularly university education and the science-technology-innovation system need to claim back its formative, public role. They need to promote knowledge, public debate and autonomy of thought to keep creating sustainable ways to shape a plural, dynamic, dignified society. Human transcendency requires broadening human conscience. <![CDATA[A formação de um arquiteto social e ético: dilemas das universidades brasileiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300754&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo apresentar e discutir a formação social e ética do arquiteto, a partir do pensar reflexivo no ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A universidade tem se limitado a ser um órgão de repetição e de difusão do saber elaborado em outros locais com diferentes realidades, e que muito pouco tem contribuído para uma integração nacional, consequência de uma análise crítica da nossa realidade. O profissional Arquiteto e Urbanista da atualidade precisa repensar sua atuação na sociedade, tendo especial atenção às questões humanísticas e sustentáveis, com vistas a proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Dessa forma, entender as formas de aprendizagem por meio de um ensino prático-reflexivo, é de suma importância para o desenvolvimento do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A pesquisa de caráter exploratório bibliográfica visa analisar os estudos que se propõem a auxiliar os docentes e discentes em adquirirem aptidões essenciais para atingir competências em zonas indeterminadas da prática. Algumas tentativas de discussão sobre o ensino e a constituição de uma verdadeira universidade no Brasil foram abordadas nesse artigo, por meio de análises de documentos e entrevistas como a Conferência Episcopal Latino-Americana - CELAM e a Carta para a Educação dos Arquitetos- UNESCO/UIA. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior brasileiras devem reestruturar a sua forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo; visando a formação de profissionais reflexivos, criativos e colaborativos, uma vez que estas contribuirão efetivamente para a consolidação da formação social e ética do Arquiteto e Urbanista no Brasil.<hr/>This article aims to present and discuss the social and ethic formation of the architect, from the reflective thinking in the teaching of Architecture and Urbanism in Brazil. The university has been limited to a repeat of organ and diffusion of knowledge developed in other places with different realities, and that very little has contributed to national integration, the result of a critical analysis of our reality. Professional Architect and Urban Planner of today need to rethink their role in society, with special attention to humanistic and sustainable issues, with a view to providing a better quality of life of human beings. Thus, understanding the ways of learning through a hands-reflective teaching, it is of paramount importance for the development of Architecture and Urbanism of education in Brazil. The literature exploratory research aims to analyze the studies that purport to assist teachers and students in acquiring essential skills to achieve skills in indeterminate areas of practice. Some attempts to discussion about teaching and the creation of a real university in Brazil forarm addressed in this article, through document reviews and interviews as the Latin American Episcopal Conference - CELAM and the Charter for Education Arquitetos - UNESCO / UIA. It concludes that the Brazilian Higher Education Institutions must restructure its way of teaching Architecture and Urbanism; aiming at the formation of reflective, creative and collaborative professionals, as these contribute effectively to the consolidation of the social and ethic formation of the urbanist architect in Brazil. <![CDATA[Regulamentação e garantia de qualidade na educação superior: uma categoria de análise histórica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300776&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das práticas de asseguramento de garantia de qualidade no debate geral das políticas de educação superior. Objetiva-se problematizar a noção de qualidade das antigas universidades à era da globalização. De caráter descritivo, apresenta uma abordagem qualitativa, fundamentada nos aportes teóricos da Global University Network for Innovation (GUNI) e da Red Iberoamericana para la Acreditación de la Calidad de la Educación Superior (RIACES). Faz-se um resgate de como as universidades e a educação superior se desenvolveram em contextos de competição. Revisa-se o reconhecimento do Estado como principal responsável pela garantia do padrão de qualidade das universidades. Apresentam-se o modelo de acreditação norte-americano e a criação das Agências de Avaliação e Acreditação para a regulação da expansão do setor e a integração destas em Redes Internacionais de Agências balizadoras de critérios de qualidade. Conclui-se que as regulamentações pré-renascentistas são as bases da noção de garantia de qualidade; que o modelo de acreditação dos EUA é o mais conhecido e adaptado; e que o Processo de Bolonha representa a nova política internacional indutora de garantia da qualidade com reflexos além do continente europeu.<hr/>This article deals with quality assurance practices in the general debate of higher education policies. The objective is to discuss the notion of quality of the oldest universities in the era of globalization. Of descriptive, with a qualitative approach, based on the theoretical contributions of the Global University Network for Innovation (GUNI) and Red Iberoamericana para la Calidad de la Accreditation de la Education Superior (RIACES). Becomes a rescue such as universities and higher education have developed in competitive contexts. Revises up the recognition of the state as the main responsible for the standard of quality assurance of universities. It presents the North American accreditation model and the establishment of the Assessment and Accreditation Agency for regulation of the sector's expansion and the integration of these networks in balizadoras agencies International quality standards. It concludes that the pre-Renaissance regulations are the basis of quality assurance notion; the US accreditation model is the best known and adapted and that the Bologna Process is the new politics international quality assurance inducing reflected beyond the European continent. <![CDATA[Perfil dos estudantes participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300795&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A mobilidade acadêmica constitui-se em um elemento importante para o ensino superior desde seus primórdios. Ao longo do processo de globalização, as políticas educacionais para internacionalização da educação foram intensificadas, ampliando a migração acadêmica temporária dos estudantes universitários. Na educação superior brasileira, constituída por um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, há as modalidades de mobilidade acadêmica internacional e nacional. Em 2003, foi criado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) um programa de mobilidade estudantil a ser realizado exclusivamente no território brasileiro. O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica (PAMA) é realizado por meio de convênio firmado entre a Associação e 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estabelecendo uma relação de reciprocidade entre as signatárias para fins de mobilidade dos alunos de graduação, de modo que eles possam cursar os componentes curriculares em instituição federal diversa daquela em que estão regularmente matriculados. Nesta pesquisa, buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos estudantes participantes do Programa e traçar algumas considerações sobre as trajetórias escolares dos mesmos. A metodologia compreendeu a realização de pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas, e a aplicação de um questionário virtual. A análise dos dados mostrou que os estudantes participantes do PAMA são majoritariamente brancos, do sexo feminino, com média de idade de 23 anos, provenientes de famílias pouco numerosas, com menos irmãos, de pais com escolaridade de ensino médio, ou de ensino superior, e com faixa de renda de até 10 salários mínimos. Em grande parte, eles são discentes de cursos de graduação diurnos, da área de Ciências Sociais e Aplicadas, de universidades localizadas na região sudeste e com percursos escolares sem grandes interrupções. Os participantes avaliaram como deficientes a divulgação e as informações sobre o PAMA nas IFES. Neste estudo, chegou-se à conclusão de que, em qualquer escala que se realize, a mobilidade é uma vivência construtiva na formação dos estudantes de ensino superior e que ela deve ser ampliada para alcançar diferentes perfis estudantis.<hr/>The academic mobility constitutes an important element in higher education since its inception. Throughout the globalization process, education policies for the internationalization of education were intensified, increasing the academic temporary migration of college students. In the Brazilian Higher Education, consisting of a complex and diverse system of public and private institutions with different types of courses and programs, there are modalities for national and international academic mobility. In 2003, he was created by the National Association of Directors of Higher Education Federal Institutions (Andifes) a student mobility program to be held exclusively in Brazilian territory. The Andifes’s Academic Mobility Program (PAMA) is performed by means of an agreement between the Association and 63 Federal Institutions of higher education (IFES), establishing a relationship of reciprocity between the signatory for mobility of undergraduate students, so that they can attend the curriculum components in different federal institution that they are regularly enrolled. In this study, we sought to identify the sociodemographic profile of the student participants of the program and draw some considerations on school trajectories of the same. The methodology involved a documentary research, the semi-structured interviews, the application of a virtual questionnaire. Data analysis showed that participating students PAMA are mostly white, female, with a mean age of 23 years, from small families, with fewer siblings, parents with a high school education or higher education, and income range of up to 10 minimum wages. Largely, they are students of daytime undergraduate courses, the area of Social and Applied Sciences, universities located in the southeast region and school careers without major interruptions. As the main motivation to participate in the Program, the students pointed out the learning and experiences provided by this experience. The participants evaluated as deficient divulgation and information about PAMA in the IFES. In this study, concluded that, on any scale that takes place, the mobility is a constructive experience in the formation of higher education students and that it should be expanded to reach different student profiles. <![CDATA[Modernidade em (des) encontro: a educação entre expressivismo e objetividade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300815&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura esclarecer certos conflitos em que incorrem as Teorias da Educação e a formação de professores seguindo os preceitos do reconhecimento. Para isso, parte da divisão proposta por Charles Taylor em seu monumental escrito “Hegel” (1975), quando denota a existência de duas forças contrárias presentes no coração da modernidade: o espírito do Romantismo, por um lado, e o da Ilustração ou do Iluminismo, por outro. A partir da correlação dessas ideias com as filosofias de Rousseau e Kant, procurou-se responder as seguintes perguntas: “Como refletir a Educação para além dos panópticos do sistema, próprios das políticas públicas de avaliação hoje hegemônicas globalmente?” Ou então, “Como desenvolver a resistência a políticas equivocadas sem cair nos riscos do romantismo?” Dessa forma, procurou-se articular a consideração à expressividade com a objetividade das normas e procedimentos no campo das pesquisas acadêmicas, bem como na melhoria das campanhas educativas de mudança da mentalidade social.<hr/>The article seeks to clarify certain conflicts in which theories of education and teacher formation incur, following the precepts of recognition. For that purpose, having as starting point the division proposed by Charles Taylor in his monumental “Hegel” (1975), when he denotes the existence of two opposing forces present in the heart of modernity: the Romantic spirit, on one side, and that of Illustration, or Illuminist, on the other. From the correlation of these ideas with the philosophies of Rousseau and Kant, the article proposes a rethinking of the presence of expressivism, or romanticism, in education, by asking: “How do we reflect on education beyond the system’s panoptic, natural to the hegemonic - today on a global level - public policies’ evaluation systems? Or, “how to develop resistance to equivocous policies while avoiding the pitfalls of romanticism?” In this manner, an articulation is sought, that of considering expressivity with the objectivity of norms and procedures in the field of academic research, as well as the rethinking of its presence in the improvement of results of educational campaigns for the change of social mindset <![CDATA[O que falamos quando falamos de universidades. O Estado chileno e a ideia contemporânea da universidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300834&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La discusión acerca de la universidad contemporánea tiende a analizar las instituciones de educación superior en términos normativos. En contraste, este paper sugiere que la idea de la universidad es socialmente construida. Enfocándose en la legislación chilena acerca de la universidad y sus mecanismos de aseguramiento de la calidad, se argumenta que la universidad ya no se entiende como una institución con tres distintas funciones (investigación, enseñanza y extensión) sino como una institución cuya función principal es desempeñar su propia misión. Se sugiere que la noción de Readings de ‘universidad de excelencia’ puede contribuir a explicar estas transformaciones.<hr/>The literature on the idea of the contemporary university tends to analyze higher education institutions in normative terms. In contrast, this paper suggests that the idea of the university is socially constructed. By focusing on the Chilean university legislation and quality assurance, it is argued that the university is no longer understood as an institution with three different functions (research, teaching, and extension) but as an institution whose main function is to fulfill its own mission. It is suggested here that Readings’s notion of ‘university of excellence’ can help to explain these changes.<hr/>Discussão sobre a universidade contemporânea tende a analisar as instituições de ensino superior em termos normativos. Em contraste, este artigo sugere que dá ideia da universidade é socialmente construída. Com foco na lei chilena sobre a universidade e seus mecanismos de garantia de qualidade, argumenta-se que a universidade não entendida como uma instituição com três funções diferentes (pesquisa, ensino e extensão), mas como uma instituição cuja função principal é cumprir sua própria missão. Sugere-se que a noção de Readings de "universidade de excelência" pode ajudar a explicar essas transformações. <![CDATA[Capital e Poder a serviço da Globalização: os oligopólios da educação superior privada no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300848&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como finalidade problematizar o surgimento dos oligopólios da educação superior privada que emergem como consequência do processo de reconfiguração da educação superior brasileira em decorrência da adoção de políticas públicas de viés neoliberal na década 1990, que ocorrem como resultado de profundas transformações no campo da Educação, no Brasil. Diante deste processo presencia-se o início das fusões, formando grandes conglomerados educacionais, resultando na financeirização do ensino superior. O estudo detecta um movimento que vem ocorrendo em que o processo capitalista de acumulação favorece a formação de conglomerados, cujo poder econômico rege um segmento que deveria ser gerido pelo Estado.<hr/>The article aims to discuss the emergence of oligopolies in private higher education that have arisen as the result of the reconfiguration of the Brazilian process on higher education to the adoption of public policies of neoliberal bias in the 1990s, and produced as the result of profound changes in the field of education in Brazil. This process is the beginning of mergers, the formation of large conglomerates educational, resulting financialization of university education. The study detects a movement that has occurred so that the process of capitalist accumulation favors the formation of conglomerates whose economic power governs a segment that should was be administered by the State. <![CDATA[A interação como indicador de qualidade na avaliação da educação a distância: um estudo de caso com docentes, tutores e discentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300869&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As tecnologias da informação e comunicação (TIC) adentraram no contexto educacional e estão demandando novas ações das instituições de ensino, especialmente no que se refere a modalidade de oferta de cursos na formação de professores. Valoriza-se cada vez mais a interação e a troca de informação entre professor e aluno com a mediação das TIC. Nesse contexto, a educação a distância (EaD) situa-se como uma importante modalidade. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar como se configura a interação entre docentes, tutores e estudantes de um curso de licenciatura em EaD, conforme os indicadores de avaliação integrantes dos Referencias de Qualidade e do Instrumento de Avaliação de Cursos, do Ministério da Educação. A abordagem qualitativa foi adotada a partir de um estudo de caso com 107 participantes do 6º módulo do curso de Biologia EaD, sendo 11 docentes, 17 tutores e 79 estudantes, utilizando-se da análise documental. Constata-se que a interação repercute diretamente nas práticas do curso estudado como indicador de qualidade de avaliação apresentando características reativas. Por outro lado, o Instrumento de Avaliação não apresenta indicadores com critérios de análise que explicitem quando a interação promovida como garantia de padrão de qualidade na formação de professores atenda às propostas do curso.<hr/>Information and communication technologies (TIC) have entered the educational context and are demanding new actions from educational institutions, especially regarding modalities for the provision of courses in teacher training. The interaction and exchange of information between teacher and student with the mediation of TIC is increasingly valued. In this context, distance education (EaD) is an important modality. This research aims to evaluate the configuration of the interaction among professors, tutors and students in the course of distance as the evaluation indicators of the Quality of References and Courses Assessment Instrument, the Ministry of Education. The qualitative approach was adopted from a case study with 107 participants of the 6th module of the course of Biology EaD, being 11 teachers, 17 tutors and 79 students, using documentary analysis. It appears that the interaction affects directly in the practices of the studied course as an indicator of quality presenting reactive characteristics. On the other hand, the Assessment Instrument does not present indicators with criteria of analysis that explain when the interaction promoted as a guarantee of quality standard in teacher training meets the course proposals.