Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-407720110003&lang=pt vol. 16 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Interdisciplinaridade no ensino superior</b>: <b>análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior - IES - na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, mas mostraram pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico - PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário.<hr/>The aim of this research is to understand, analyze and describe the perception of Controllership professors in accounting undergraduate programs in Universities in the city of São Paulo, concerning the importance of interdisciplinary work in the formation of accountants. It is a descriptive- qualitative research, and its data was obtained by means of an interview with seven professors from four universities. It was verified that the interdisciplinary work is not completely adopted in the program. Moreover, it is not adopted by their actors in their practices. However, its importance for the pedagogical practice is perceived by those professors, as well as for enhancing the teaching and the formation of the students. It was also revealed that there is an informal exchange of ideas, as well as an exchange of teaching experience in the university context. It was shown that the professors are preoccupied with taking part in the subjects' context, but have little commitment with a better planned integration and a shared teaching practice, for they only apply the Pedagogical and Political Project - PPP as a focus in the program. Therefore, it can be said that the interdisciplinary work is nothing more than thoughts put into words. It can be concluded that, although those professors perceive the importance of the interdisciplinary work in their students' formation, the distance between thoughts and words still exists in the university context. <![CDATA[<b>Práxis e "catarsis" como referências avaliativas das ações educacionais das ONG'S, dos sindicatos e dos partidos políticos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata das referências avaliativas das ações educacionais desenvolvidas pelas ONG's, sindicatos e partidos políticos, que são entendidas como práxis capazes de gerar "catarsis" de diferentes tipos. Sustentado teoricamente em, basicamente, três autores: Marx, Gramsci e Vázquez, o texto inicia apresentando alguns apontamentos sobre o conceito de práxis e sobre o de "catarsis", para posteriormente identificar a educação como um processo práxico e catártico. Essa compreensão da educação, que resgata os conceitos de "práxis comunitária" e "práxis social", resulta em dupla asserção conclusiva, a saber: primeiro, que todo processo educativo resulta em alguma transformação e, segundo, que nem toda transformação resultante da educação é capaz de alterar as estruturas e superestruturas que caracterizam a totalidade da vida social.<hr/>This article refers to the evaluation of educational activities developed by NGO's, trade unions and political parties, which are understood as praxis capable of generating "catharsis" of different types. Referenced in basically three authors: Marx, Gramsci and Vázquez, the text begins by presenting some remarks on the concept of praxis and "catharsis", identifying afterwards education as a process at the same praxic and cathartic. This understanding of education, which recalls the concepts of "community praxis" and "social praxis", resulting in a double conclusive assertion, namely: first that the entire educational process results in some change, and second, that not all resulting transformation of education is able to change the structures and superstructures that characterize all social life. <![CDATA[<b>Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema da aprendizagem ao longo da vida é analisado numa perspectiva crítica, tencionando os discursos produzidos em sua concepção e formas de produção. Analisa-se a condição histórica e política que contextualiza esse dispositivo e se questiona os pressupostos que os ancoram. Tomam-se os conceitos de experiência em Dewey e Anísio Teixeira e, posteriormente em Larrosa, para contrapor a idéia de aprendizagem ao longo da vida, no sentido da acumulação de informações e de competências generalizadoras. Reforça-se a concepção de experiência na sua condição subjetiva como fundante da formação e do desempenho profissional. Em torno de cinco questões geradoras organizam-se argumentos para relacionar aprendizagens, concepção de avaliação, compreensão de formação e desempenho profissional.<hr/>The issue of lifelong learning is seen from a critical perspective, tensioning the discourses produced in their conception and production. The historical and political condition in which such mechanism is contextualized is analyzed and the presuppositions in which they stand are questioned. The concept of experience is taken from Dewey and Anísio Teixeira and, furthermore, from Larrosa to oppose the idea of lifelong learning in the sense of the adding up of information and generalized competences. The concept of experience in its subjective condition as founding to professional training and performance is reinforced. About five generating questions organize the arguments to relate learning, concept of evaluation and understanding of professional training and performance. <![CDATA[<b>Avaliação institucional no contexto do sinaes: a cpa em questão</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo trata da política de avaliação da educação superior, o SINAES, com ênfase especial sobre a atuação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) no processo de implementação de avaliação institucional nas universidades federais. Parte-se do pressuposto de que as indefinições acerca da dinâmica de implementação do SINAES têm dificultado a adoção de uma concepção de avaliação mais próxima de seus princípios e pressupostos teórico-metodológicos. Analisa-se as atividades desenvolvidas pela CPA com o objetivo de problematizar a dinâmica de implementação do SINAES no que se refere ao processo de avaliação interna. Os dados foram levantados por meio de entrevistas com os membros da CPA em duas Universidades Federais situadas na região Nordeste do Brasil. Foram também levantados a legislação pertinente e documentos junto as IFES. A análise dos dados revela, entre outras coisas, que o SINAES, por meio da auto-avaliação, não tem conseguido instituir a prática da avaliação sistêmica baseada no paradigma subjetivista.<hr/>This paper analyses the higher education evaluation policy, the SINAES, with special emphasis on the action and role of the Evaluation Commissions (CPA) in relation to the implementation process of institutional evaluation in the federal universities. The CPA's activities are analysed in order to problematise the SINAES' dynamic of implementation of institutional evaluation. The assumption is that the lack of familiarity by the academic community with theories, methodologies and practices of assessment has been detrimental to the adoption of a concept of evaluation closer to the principles and theoretical and methodological assumptions of Sinaes. Data collection was carried out through interview with CPA's components in two federal universities situated in the Northeast of Brazil. Policy documents and higher education legislation were also examined. The conclusion reveals that the SINAES has not succeeded to institute the practice of system evaluation based on the subjectivist paradigm. <![CDATA[<b>Comissão própria de avaliação (cpa)</b>: <b>similaridades e dessemelhanças no uso da estratégia na educação superior e em escolas do ensino fundamental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo reflete sobre os significados das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) criadas como estratégia possibilitadora de processos de avaliação institucional participativa. Busca estabelecer comparações a partir da implementação desta estratégia em escolas de uma rede municipal de ensino a partir de uma releitura do modelo utilizado no SINAES. Os resultados confirmam a importância da CPA como instância que promove o encontro dos atores sociais nos espaços coletivos para buscarem o aprimoramento da qualidade de ensino de forma organizada e plural. Apontam-se as vantagens do uso das CPAs no ensino fundamental pela proximidade dos processos de avaliação dos atores internos e externos à escola.<hr/>The study aims to think about the meaning of the Self Evaluation Commissions created as a strategy that permits institutional self- evaluation processes in higher education. It aims to establish comparisons from a rereading of the model used by SINAES in Brazil higher education. The results confirm the importance of the Self Evaluation Commissions as an instance that promotes the meeting of the social actors in collective spaces to search for the improvement of learning quality in an organized and plural form. The advantages of the use of such commissions in fundamental school education are appointed by the proximity of the self evaluation processes of the internal and external actors related to the school. <![CDATA[<b>Science and technology, education and citizenship</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La convergencia entre Ciencia, Educación y Ciudadanía, proponen una diversidad disciplinar que, en no pocas oportunidades, convergen en un cúmulo fragmentado de buenas intenciones intelectuales. En particular, pensar algunos aspectos en cuanto al desarrollo social y distribución del conocimiento, como elemento dinámico que induzca a la relación entre estas tres grandes categorías, implicaría una particular visión al momento de articular definiciones que permitan identificar líneas (generales) con el objeto de instrumentar y gestionar políticas públicas en ciencia y tecnología (CyT). En tal sentido, el presente trabajo propone abordar desde una perspectiva crítica, como se articulan éstas categorías y su incidencia en relación con la percepción de los avances científicos e innovación tecnológica, por parte de los ciudadanos, considerados éstos como sujetos políticos. Principalmente, a partir de la convergencia de cuestiones que tienen que ver con conceptos tales como: democratización del conocimiento, incertidumbre y riesgo, y la participación de la Universidad en su dimensión social. Ésta última, como institución en la cual se genera la mayor parte de ciencia en América Latina.<hr/>The convergence between Science, Education and Citizenship proposes a disciplinary diversity that, in not few opportunities, lead to a fragmented heap of good intellectual intentions. Especially, to think some aspects as for the social development and distribution of the knowledge, as dynamic element that it induces the relation between these three large categories, it would imply a particular vision to the moment to articulate definitions that allow to identify (general) lines in order to orchestrate and to manage public policies in science and technology (C&T). To this respect, the present work proposes to approach from a critical perspective, since these articulate categories and his incident in relation with the perception of the scientific advances and technological innovation, on the part of the citizens, considered these as political subjects. Principally, from the convergence of questions that they have to see with such concepts as: democratization of the knowledge, uncertainty and risk, and the participation of the University in its social dimension. The latter, as the institution in which most of science is generated in Latin America. <![CDATA[<b>higher education in latin america</b>: <b>unsolvable problems or misleading recipes?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto presenta algunas tendencias comunes en el ámbito regional y varios de los principales nudos problemáticos que obstaculizan un desarrollo armónico de su educación superior. Consideramos al respecto, que la continuidad de las políticas públicas pergeñadas en los 90, ha bloqueado la posibilidad de resolver problemas medulares. Focalizaremos especialmente en tres procesos: la expansión de la cobertura sin reducción de las desigualdades sociales ni inclusión plena en la educación superior, el desarrollo de procesos de evaluación institucional sin mejoramiento efectivo de la calidad de los aprendizajes y el énfasis otorgado a la formación de profesionales que subalterniza el compromiso y la responsabilidad social de los universitarios.<hr/>This paper points out some common tendencies of the Latin America region and several troublesome aspects that hinder a harmonic development of its Higher Education. We consider that the sustainability of the public policies sketched out in the '90s, has blocked the possibility of solving major problems. We will pay extra attention to the three following processes: the expansion of the outreach without the reduction of either social inequalities or a fully inclusion in Higher Education; the development of institutional evaluation processes without an improvement on the quality of the learning processes; and last but not least, the emphasis given to professional trainings instead of the commitment and the social responsibility of the university actors. <![CDATA[<b>Produção científica em dois periódicos da área de educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo focaliza a avaliação da produção científica em Educação veiculada entre 2001 e 2007 em duas das principais revistas da área: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). A metodologia adotada constou da seleção leitura dos resumos e textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, os quais foram analisados à luz das abordagens dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva. Os resultados obtidos apontaram que o comportamento de publicação dos autores na RBHE e da RBE são similares e que a produção científica em Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção para utilizar como referências livros e capítulos de livros, frequência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.<hr/>This article focuses the evaluation of scientific literature in Education published between 2001 and 2007 in two major journals in the field: the Journal of Education (RBE) and the Journal of the History of Education (RBHE). The methodology consisted of selecting and reading the abstracts and full texts of the studies of authors and themes, which were analyzed using the approaches of bibliometric studies and with the aid of historical research with an analytic-descriptive focus. The results showed that the behavior of publication are similar in both journals and the scientific literature in education has its own peculiarities, but it has at its core characteristics of social science research in general, for example, high levels of individual publication, predilection to use as reference books and book chapters, high frequency of scientific communication on national sources, among other features. <![CDATA[<b>Exercício de avaliação da prática profissional como estratégia de ensino e aprendizagem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo enfoca a avaliação da prática profissional em uma Faculdade Pública nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Tem como objetivo avaliar o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, análise de conteúdo, modalidade temática, envolvendo professores e estudantes das 2ªs séries desses cursos. Noventa e oito por cento dos estudantes e 76% dos professores consideraram as atividades de ensino e aprendizagem satisfatórias. As temáticas abordadas foram o exercício de avaliação da prática profissional, facilitando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da competência profissional, e a importância do trabalho em grupo no desenvolvimento da aprendizagem por cooperação. O EAPP mostrou-se potente instrumento de ensino e aprendizagem para formação de profissionais de saúde, porém o investimento permanente na capacitação docente se faz necessário.<hr/>This article focuses on the professional practice assessment in a Public Medical and Nursing School. The aim of the study is to evaluate the Professional Practice Assessment Exercise (EAPP) as a teaching and learning strategy. This is a qualitative study, using content analysis by thematic modality, involving the faculty and 2nd year students of these programs. Ninety-eight percent of students and 76% of faculty considered as satisfactory the teaching and learning activities developed. Two themes were addressed: the Professional Practice Assessment Exercise (EAPP) by facilitating meaningful learning and professional competence development, and the importance of teamwork in the cooperative learning development. The EAPP was a powerful teaching tool for learning and training of health professional students, however the constant investments in faculty development are necessary. <![CDATA[<b>Ensino, pesquisa e gestão acadêmica na universidade</b>: <b>Teaching, research and higher education academic management</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute as relações entre o trabalho docente e o trabalho de pesquisa, procurando explicitar em que aspectos eles se distinguem e em que aspectos estão fortemente inter-relacionadas. Destaca os processos que criam forte estímulo à pesquisa e à publicação dos seus resultados, enquanto que, em relação à docência não se registra o mesmo estímulo que leve à criação e à inovação pedagógica. Discute também a problemática da gestão acadêmica, destacando alguns aspectos que sinalizam a fragilidade das condições que esta gestão está se dando, condições que não facilitam a emergência de espaços de reflexão sobre os processos de construção e transmissão de conhecimentos que apontem para práticas pedagógicas inovadoras que explicitem e fortaleçam a interação necessária entre pesquisa e ensino.<hr/>This article discusses the relations between the teacher's teaching activities and research work, trying to clarify in which aspects both are different and in which aspects they are closely inter-related. It emphasizes the processes which act as a strong incentive to research and to the publication of its results, whereas the same incentive is absent from the teaching activities and pedagogical innovation. It also discusses the problems of academic management, pointing to some aspects which indicate the fragility of the conditions under which management is taking place, conditions which do not lead to spaces of reflection on the processes of construction and dissemination of knowledge which point towards innovative pedagogical practices which might explicit or strengthen the necessary interaction of teaching and research. <![CDATA[<b>Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da ufu</b>: <b>impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo verificou a trajetória acadêmica dos egressos do curso de Mestrado do Programa Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Educação - FACED/UFU de Uberlândia no período de 2004 a 2009. O universo foi constituído de trezentos e quarenta e nove (349) egressos titulados, conseguimos contatar e enviar email para duzentos e quarenta e dois (242) egressos. Foram incluídos para a amostra, trinta e nove (39) sujeitos egressos do mestrado em educação que equivale a 11% do total de egressos. Destes, trinta e um (79%) do gênero feminino e apenas oito (21%) do gênero masculino. A maioria deles freqüentou escolas públicas na sua graduação, sobretudo na UFU. As principais razões que levaram os sujeitos a ingressarem no Mestrado foram a busca da carreira docente e o anseio de realizar pesquisa. O curso e o corpo docente foram considerados "muito bom e ótimo". A maioria deles não se dedicou integralmente ao curso, 26% publicaram suas Dissertações e cerca de 38% atuam como orientadores de trabalhos, sendo setenta (70) o número de alunos sob orientação e de cerca de duzentos e oitenta e cinco (285) os de já orientados. Observou-se que a maioria dos sujeitos atua em Instituições públicas. A maioria escolheria a mesma profissão, cursaria o Mestrado, optaria pela mesma área e escolheriam o mesmo orientador. O estudo aponta que o medo da exclusão e da marginalização obriga seu aperfeiçoamento acadêmico, onde a educação está caracterizada como algo a ser consumido e que a escola valoriza o saber onde o atributo é socialmente definido como o "valor da educação". O Mestrado em Educação da UFU é um ensino plural de qualidade para a formação de docentes e de pesquisadores.<hr/>This study examined the academic career of the graduates of the Master Program Graduate School of Education Faculty of Education - FACED / UFU Uberlândia in the period 2004 to 2009. The universe consisted of three hundred and forty nine (349) graduates, we were able to contact and send email to two hundred and forty-two (242) graduates. The sample consisted of thirty-nine (39) subjects enrolled in the master's degree in education, equivalent to 11% of the graduates. Of these, thirty-one (79%) were females and eight (21%) were male. Most of them attended undergraduate public schools, especially at the UFU. The main reasons for individuals to join the Masters Program were the pursuit of teaching careers and the desire to undertake research. Both the program as well as the faculty were considered as very good and excellent. Most of them are not fully devoted to the program, 26% reported their dissertations and about 38% work as advisors, and seventy (70) students are being advised and about two hundred and eighty-five (285) have already been advised. It was observed that most subjects work in public institutions. Most would choose the same profession, take the same Masters program, would choose the same field and the same advisor. The study indicates that the fear of exclusion and marginalization requires the individual's academic improvement, for education is characterized as something to be consumed and that the school values knowledge as a socially defined "educational value." The Master of Education program at the UFU is a quality education program for the training of teachers and researchers. <![CDATA[<b>Métodos de avaliação de ciências nos cursos de educação física</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The main objective of this study is to verify on what sort of evaluation the eighteen advisors of the physical education and sport's of monographs in Portugal base their judgement when evaluating students. An anonymous and confidential questionnaire was used to verify how their evaluation is processed. Only 38,9% of the advisors explain to their advisees the criteria, parameters, types and objectives of the evaluation that are used in their evaluations. In relation to the formative evaluation, generally, the advisors, in every meeting, take their own conclusions in relation to future classifications, having to do constant feedbacks through a continuous evaluating system. Most of the advisors believe that they would be able to do a much better evaluation if they had more time to spend with their advisees. Finally, 66,7% of the supervisors believe that all the teaching courses should give higher value to the formation in the area of evaluation because it is important to know how to evaluate correctly, so as to be fairer with their students and to learn new evaluation strategies and instruments. The remaining advisors believe that there aren't enough subjects that actually train the future teachers, in their formation, how to evaluate their students.<hr/>O objetivo central deste estudo é verificar o tipo de avaliação utilizada pelos professores orientadores das monografias de educação física e esportes para julgar os trabalhos de seus estudantes em Portugal. Um questionário anônimo e confidencial foi usado para verificar como se desenrola o processo da avaliação. Somente 38,9% dos orientadores explicam aos seus orientandos os critérios, parâmetros, tipos e objetivos da avaliação utilizada para avaliá-los. Em relação à avaliação formativa, em geral, os orientadores, em todas as reuniões, tiram as suas próprias conclusões em relação à classificação futura, tendo que recorrer a constantes feedbacks através de um sistema de avaliação contínua. A maioria dos orientadores acredita que conseguiria fazer um trabalho melhor se pudessem dedicar mais tempo aos seus orientandos. Por fim, 66,7% dos orientadores acreditam que todas as disciplinas deveriam dar mais valor à formação na área da avaliação porque é importante saber avaliar corretamente, de modo a ser mais justo com os estudantes e também para conhecer novas estratégias e instrumentos de avaliação. Os demais orientadores acreditam que não há disciplinas suficientes que de fato ensinam os futuros professores, em seu processo de formação, a avaliar os seus estudantes. <![CDATA[<b>Evaluador, a novela de Noé Jitrik</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente artigo é apresentar, em linhas gerais, a novela Evaluador (2002), de autoria do professor e crítico argentino Noé Jitrik (1928), docente na Universidade de Buenos Aires. Valendo-se do professor Segismundo Gutiérrez, aposentado e integrante do Conselho responsável pelo conjunto das avaliações acadêmicas em nível universitário de seu país, Nitrik, ao longo de cento e oitenta páginas, costura uma trama a respeito da criação de situações delirantes envolvendo o juízo sobre ações e valores intelectuais acerca daquilo que se impôs à sociedade com o nome de "avaliação". O tom sarcástico adotado pelo autor/narrador, aparentemente desapaixonado, perpassa todo o livro, apresentando uma realidade com dupla face em que quase tudo possui e, ao mesmo tempo, não possui sentido pleno.<hr/>The purpose of this text is to present, in general terms, the novel The Evaluator (2002), by the Argentinian professor and critic Noé Jitrik (1928), a professor at the University of Buenos Aires. Making use of Segismundo Gutierrez, a retired professor who is a member of the Council responsible for the nationwide higher education academic evaluations, Nitrik, along the 180 pages of the novel, builds a plot on the hilarious situations involving the judgment of actions and intellectual values about those things which were imposed on society under the name of "evaluation." The sarcastic tone adopted by the author/narrator, apparently passionless, pervades the whole book, presenting a drik.ouble faced reality in which almost everything has and has not, at the same time, a full meaning. <![CDATA[<b>Speculative report about the said and unsaid in Higher education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente artigo é apresentar, em linhas gerais, a novela Evaluador (2002), de autoria do professor e crítico argentino Noé Jitrik (1928), docente na Universidade de Buenos Aires. Valendo-se do professor Segismundo Gutiérrez, aposentado e integrante do Conselho responsável pelo conjunto das avaliações acadêmicas em nível universitário de seu país, Nitrik, ao longo de cento e oitenta páginas, costura uma trama a respeito da criação de situações delirantes envolvendo o juízo sobre ações e valores intelectuais acerca daquilo que se impôs à sociedade com o nome de "avaliação". O tom sarcástico adotado pelo autor/narrador, aparentemente desapaixonado, perpassa todo o livro, apresentando uma realidade com dupla face em que quase tudo possui e, ao mesmo tempo, não possui sentido pleno.<hr/>The purpose of this text is to present, in general terms, the novel The Evaluator (2002), by the Argentinian professor and critic Noé Jitrik (1928), a professor at the University of Buenos Aires. Making use of Segismundo Gutierrez, a retired professor who is a member of the Council responsible for the nationwide higher education academic evaluations, Nitrik, along the 180 pages of the novel, builds a plot on the hilarious situations involving the judgment of actions and intellectual values about those things which were imposed on society under the name of "evaluation." The sarcastic tone adopted by the author/narrator, apparently passionless, pervades the whole book, presenting a drik.ouble faced reality in which almost everything has and has not, at the same time, a full meaning.