Scielo RSS <![CDATA[Revista Katálysis]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-498020160003&lang=pt vol. 19 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Formação profissional, estágio e supervisão: impasses e desafios persistentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Reflexões contemporâneas do campo científico do Serviço Social sobre a formação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300315&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tematiza a formação em Serviço Social problematizando sua relação com a política de educação superior vigente, com a produção de conhecimento e com o pensamento dos pesquisadores da área. É uma pesquisa qualitativa empreendida a partir de dados coletados em fontes documentais, bibliográficas e empíricas, sendo o seu tratamento feito à luz da análise de conteúdo. A primeira seção apresenta uma discussão acerca dos rebatimentos da política de educação superior na formação. Em seguida apresenta o estado da arte sobre a categoria central do artigo e conclui sistematizando as contribuições dos líderes dos grupos de pesquisa na área.<hr/>Abstract: This article considers education in social work by problematizing its relationship with current higher education policies, with the production of knowledge and with the thinking of researchers in the field. It is a qualitative study based on data collected from documental, bibliographic and empiric sources, which are treated using content analysis. The first section presents a discussion about the influence of higher education policy on education. It then presents the latest thinking about the central focus of the article and concludes by systematizing the contributions of leaders of research groups in the field. <![CDATA[A formação do assistente social em Portugal: tendências críticas em questão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The purpose of this article is to highlight critical influences on professional education in the twenty-first century, in Portugal. It contextualizes social work by highlighting critical inheritances in the education of social workers. It then looks at critical trends in the current education of social workers. It finds that so-called Critical Social Work encompasses different and diverging trends, which are quite diluted in Portugal, expressed by a limited number of professors and individualized methods.<hr/>Resumo: Este artigo tem o objetivo de destacar as influências críticas na formação profissional, no século 21, em Portugal. Contextualiza o Serviço Social destacando a herança crítica na formação do assistente social. Em seguida trata das tendências críticas na atual formação do assistente social. Constata que o denominado Serviço Social Crítico comporta diferentes e divergentes tendências, bastante diluídas em Portugal, expressas em poucos docentes e de forma individualizada. <![CDATA[Reflexões sobre o estágio na educação superior e sua particularidade no Serviço Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300342&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo traz uma discussão sobre o estágio, enfocando-o como componente do processo de formação nos cursos de nível superior, conforme mostra a história da educação brasileira. Objetivo é apresentar algumas reflexões sobre o curso de Serviço Social e o estágio como aproximação e introdução dos estudantes ao exercício profissional, preparando-os para a vivência de aspectos éticopolíticos, teórico-metodológicos e técnico-operacionais da profissão. O estágio compõe uma diversidade metodológica que tem traçado os rumos da sua supervisão, de seus objetivos e de suas concepções. Alguns desses elementos caracterizam o estágio como atividade complementar, periférica, exógena aos propósitos do processo de formação o que, em alguns casos, fortalece a dicotomia teoria-prática e o conservadorismo na profissão.<hr/>Abstract: This article discusses internships, focusing on them as components of the educational process in higher education programs, as shown by the history of Brazilian education. The objective is to present some reflections on the trajectory of social service and internships as a way to approximate and introduce students to professional practice, preparing them to experience ethical-political, theoretical-methodological and technical-operational aspects of the profession. Internships have encompassed a methodological diversity that trace the direction of supervision, and its objectives and concepts. Some of these elements characterize internships as a complementary, peripheral activity, which is exogenous to the proposals of the educational process that, in some cases, strengthens the dichotomy between theory and practice and a conservative approach to the profession. <![CDATA[Os fundamentos da relação teoria e prática no estágio em Serviço Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute os aspectos teórico-metodológicos da relação entre teoria e prática na formação profissional e no processo de estágio em Serviço Social, destacando duas concepções antagônicas: a pragmática e a marxiana. É fruto de reflexões teóricas e das experiências acumuladas no processo de supervisão acadêmica de estágio em Serviço Social. Apresenta os desafios enfrentados no processo de supervisão de estágio na contemporaneidade.<hr/>Abstract: This article discusses theoretical-methodological aspects of the relationship between theory and practice in professional education and in internships in social work, highlighting two antagonistic perspectives: the pragmatic and the Marxian. It is the fruit of theoretical reflections and experiences accumulated in academic supervision of social work internships. It presents challenges faced in the contemporary supervision process. <![CDATA[O estágio supervisionado frente à conjuntura atual de formação em Serviço Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300361&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa o estágio supervisionado frente à conjuntura atual da formação em Serviço Social, com suporte em pesquisas bibliográfica e documental. Insere-se o estágio nas estratégias de efetivação da Educação Superior brasileira e na formação de assistentes sociais, o qual é compelido pelo solapamento da educação crítica, universitária, pública, gratuita e de qualidade.<hr/>Abstract: This article analyzes the supervised internship considering the current situation of education in social work, and is supported by bibliographic and document research. The internship is inserted in strategies of Brazilian higher education and the education of social workers, which is compelled by the undermining of critical, public, quality university education that is free of charge. <![CDATA[Supervisão em Serviço Social diante da precarização no mundo do trabalho: uma perspectiva helleriana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300370&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo reflete sobre as formas como a precarização das condições de trabalho têm se manifestado no cotidiano do processo de supervisão no Serviço Social, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada no Rio Grande do Sul com assistentes sociais supervisores. O ponto de partida é a reestruturação produtiva após a década de 1970; posteriormente, relaciona as condições de precarização com o duplo sentido que Agnes Heller atribui ao contato cotidiano, um derivado da divisão social do trabalho e o outro da dependência provisória entre os indivíduos, enquanto atividade política consciente. Finaliza demonstrando que a maioria dos indicadores de precarização que se manifestam nas condições de trabalho geralmente são (in)visibilizados sob o fenômeno falta de tempo.<hr/>Abstract: The article reflects on how increasingly precarious working conditions are manifest in the daily work of supervision of social work, based on the results of a qualitative study, conducted in Rio Grande do Sul with supervisors of social workers. The study began by considering the productive re-organization since the 1970s; and then presents the conditions of increased precariousness considering the dual meaning that Agnes Heller attributes to daily contact, one derived from the social division of labor and another from the provisory dependency among individuals, as conscious political activity. It concludes by demonstrating that most indicators of precarious working conditions are generally made (in)visible by the phenomenon of the lack of time. <![CDATA[O estágio no processo da formação profissional em Serviço Social: dimensão socioeducativa e os desafios à contracorrente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300380&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo do artigo é expor algumas reflexões sobre os desafios históricos e contemporâneos relativos ao processo de estágio, parte integrante da formação profissional na área de Serviço Social. Apresenta uma análise teórico-crítica que ressalta, no projeto de formação em de Serviço Social, reflexos da cultura profissional crítico-hegemônica, estabelecendo uma relação direta entre a postulação da nova tradição profissional e os limites postos a sua materialização. Conclui que o exercício profissional integra o processo de aprendizagem em um movimento contínuo de reconfiguração e reconstrução do saber, incorporando o novo entre formandos e formadores.<hr/>Abstract: This article reflects on the historic and contemporary challenges related to the internship process, an integral part of professional education in the field of social work. It presents a theoretical-critical analysis that emphasizes, in education in social service, reflections on the hegemonic-critical professional culture, establishing a direct relationship between the proposal for a new professional tradition and the limits presented to its materialization. It concludes that the professional practice is part of the learning process in a continuous movement of reconfiguration and reconstruction of knowledge, incorporating the new among students and teachers. <![CDATA[Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe reflexões acerca de textos e contextos que envolvem a supervisão de estágio em Serviço Social, considerando as significâncias e significados da supervisão de estágio, especialmente no que diz respeito às atribuições privativas do/a assistente social. Embasado no método crítico-dialético, aborda a supervisão de estágio enquanto dimensão da formação e exercício profissional, não desvinculada dos seus componentes ético-filosóficos, pedagógicos, políticos, e dos aspectos elementares para o estágio.<hr/>Abstract: This article reflects on texts and contexts that involve the supervision of internships in social work, considering its significances and meanings, especially concerning attributions particular to social workers. It is based on a critical-dialectical method, and addresses the supervision of internships as a dimension of professional education and exercise, which is not separated from ethical-philosophical, pedagogical, and political components, and the basic aspects of the internship. <![CDATA[A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta reflexões acerca da construção e fortalecimento dos Fóruns de Supervisão de Estágio como espaços político-formativos de interlocução, articulação, resistência e luta do Serviço Social brasileiro em defesa de uma formação crítica, pública, laica, presencial, democrática e de qualidade. Aborda o Fórum como um dos espaços estratégicos de organização e participação política da categoria, que contribui para o processo de formação continuada e de debates sobre estágio supervisionado. Com base em dados obtidos nos Fóruns realizados na regional centro-oeste, 2013-2014, são apresentados impasses e desafios para a consolidação dos fóruns, sinalizando a necessidade de estratégias coletivas, diante das adversidades postas na contemporaneidade que incidem na formação e exercício profissional.<hr/>Abstract: This article reflects on the construction and strengthening of Internship Supervision Forums as political-educational spaces for interlocution, articulation, resistance and struggle in Brazilian social work, in defense of critical, public, secular, classroom-based, democratic and quality education. It addresses supervision forums as one of the strategic spaces for political organization and participation for social workers, which contributes to the process of continuing education and debates about the supervised internship. Based on data obtained from Forums conducted in the Midwestern region, 2013-2014, the paper presents impasses and challenges to the consolidation of forums, indicating the need for collective strategies, considering the current adversities to professional education and exercise. <![CDATA[Serviço social e antropologia: interfaces na formação de assistentes sociais na Amazônia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio objetiva contribuir para crítica, reflexão e aprofundamento do diálogo entre Serviço Social e Antropologia na formação de assistentes sociais na Amazônia, interface importante para o posicionamento político como uma das mediações no âmbito da atuação do assistente social. Menciona aspectos históricos e socioantropológicos do contexto amazônico, tomando como necessárias a explicação, a compreensão, a interpretação das consonâncias e contradições entre particularidades e totalidades da realidade concreta, para que sujeitos sociais sejam reconhecidos e considerados nas matrizes curriculares do curso.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to contribute to a criticism, reflection and deepening of the dialog between social service and anthropology in the education of social workers in the Amazon. This dialog is an important interface for the political positioning of the profession and one of the mediations in the practice of social workers. It mentions historic and socio-anthropological aspects of the Amazonian context, understanding that the explanation, understanding and interpretation of the consonances and contradictions between particularities and totalities of the concrete reality to be necessary, so that social subjects are recognized and considered in the curricular matrixes of the course. <![CDATA[Especialização em Serviço Social forense: intervenção de emergência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo propone atender la necesidad de especialización de la intervención en ámbitos judiciales y forenses. Resulta de entrevistar a distintos actores, profesionales, jueces y otros, de la Justicia de Menores de Santa Fe, Argentina, proyectando conceptos teóricos y referencias empíricas más allá de dicho escenario. El enfoque metodológico es cualitativo, y su objetivo central se orienta a explorar las relaciones entre los postuladores legales y los supuestos culturales operantes. El corpus arraiga en el plano filosófico y científico-social para adentrarse en el plano más operativo-instrumental que, finalmente, se condensa en una mirada prospectiva sobre el tema.<hr/>Resumo: O artigo tem como objetivo abordar a necessidade de especialização da intervenção judicial e forense. É resultado de entrevistas com profissionais, juízes, dentre outros, da Justiça de Menores de Santa Fé, Argentina, projetando conceitos teóricos e referenciais empíricos para além de tais cenários. A abordagem metodológica é qualitativa e seu principal objetivo é investigar as relações entre postulados legais e pressupostos culturais operantes. Finalmente, apresenta um olhar prospectivo sobre o tema.<hr/>Abstract: This article proposes serving the need for specialization in interventions in legal and forensic realms. It is the result of interviews with various actors, social workers, judges and others, from the Youth Court of Santa Fe, Argentina, and outlines theoretical concepts and empirical references beyond that situation. The methodological focus is qualitative, and its central objective is to guide an exploration of relations between legal postulates and operating cultural suppositions. The article is rooted in the philosophical and social-scientific planes, to raise more operative-instrumental considerations, which finally are condensed in a prospective look at the issue.