Scielo RSS <![CDATA[Escola Anna Nery]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-814520180004&lang=es vol. 22 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Factores relacionados con las actividades de autocuidado de pacientes con diabetes mellitus tipo 2]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To verify self-care activities of patients with type 2 diabetes mellitus and to analyze the relationship with sociodemographic and clinical variables. Method: A cross-sectional study was performed of 149 people using the Diabetes Self-Care Activities Questionnaire. Results: Of the 15 self-care activities analyzed, appropriate behavior was observed for aspects related to medication use and inadequate for fruit/vegetable consumption, blood sugar testing and physical exercise. The correct use of medications was correlated to marital status. Regarding inadequate behaviors, there were associations of fruit/vegetable consumption with skin color and place of residence and blood sugar testing with marital status and inverse correlations of physical exercise with systolic blood pressure, pulse pressure, waist circumference and postprandial glycemia. Conclusion: The results of this research contribute by strengthening the line of care in chronic diseases and assist in divulging the importance of supported self-care. Implications for practice: The findings of this research provided information relevant to the planning of care.<hr/>Resumen Objetivo: Verificar actividades de autocuidado de pacientes con diabetes mellitus tipo 2 y analizar su relación con variables sociodemográficas y clínicas. Método: Estudio transversal, con 149 personas. Se utilizó el Cuestionario de Actividades de Autocuidado con Diabetes. Resultados: De las 15 actividades de autocuidado analizadas, se observó comportamiento adecuado a las relacionadas con el uso de medicamentos e inadecuado para el consumo de frutas/vegetales, monitorización glucémica y actividad física. El uso de medicamentos se relacionó con la situación conyugal. Con respecto a los comportamientos inadecuados, se observó relación entre consumo de frutas/vegetales con el color de la piel y residencia; la monitorización de la glucemia con la situación conyugal y la correlación inversa entre actividad física y presión arterial sistólica, presión de pulso, circunferencia abdominal y glucemia postprandial. Conclusión: Los resultados de esta investigación contribuyen para fortalecer la línea de cuidado en enfermedades crónicas y auxilian a enfatizar el autocuidado apoyado. Implicaciones para la práctica: Los hallazgos de esta investigación suministran informaciones relevantes para la planificación de la asistencia.<hr/>Resumo Objetivo: Verificar atividades de autocuidado de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e analisar sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas. Método: Estudo transversal, com 149 pessoas. Utilizou-se o Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes. Resultados: Das 15 atividades de autocuidado analisadas, observou-se comportamento adequado naquelas relacionadas ao uso de medicamentos e inadequado para consumo de frutas/vegetais, monitorização glicêmica e atividade física. O uso de medicamentos relacionou-se com situação conjugal. No tocante aos comportamentos inadequados, observou-se relação entre consumo de frutas/vegetais e cor da pele e residência; monitorização da glicemia com situação conjugal e correlação inversa entre atividade física e pressão arterial sistólica, pressão de pulso, circunferência abdominal e glicemia pós-prandial. Conclusão: Os resultados desta investigação contribuem para fortalecer a linha de cuidado em doenças crônicas e auxiliam na ênfase ao autocuidado apoiado. Implicações para a prática: Os achados desta investigação propiciaram informações relevantes para o planejamento da assistência. <![CDATA[Nueva contextualización macro y micropolitica del currículo integrado: los caminos experimentados en un curso de enfermeira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Aim: To analyze the process of recontextualization of an integrated curriculum of Nursing Undergraduate Program. Method: Qualitative research, of a single case study, developed through documentary analysis, systematic observation and a semi-structured interview with nine teachers. Analysis of data by Critical Discourse Analysis. Results: The process of recontextualizing an integrated curriculum in the contexts of the Policy Cycle reveals that, in the Context of Influence and Textual Production, the curriculum is the result of a bricolage of educational policies, health policies and experiences of other institutions. Conclusion: Fragilities related to the organization of the modular structure and the teacher's close approximation to the Textual Production Context of the curriculum, associated to the training experience, favor the recontextualization of the curricular proposal when it is translated into the Context of Practice. It is necessary to institute strategies that integrate teacher education into their daily lives in curricular policies.<hr/>Resumen Objetivo: Analizar el proceso de una nueva contextualización del currículo integrado de un Curso de Pregrado en Enfermería. Método: Investigación cualitativa, del tipo estudio de caso único, desarrollado por medio de análisis documental, observación sistemática y entrevista semiestructurada con nueve docentes. Análisis de los datos por el Análisis Crítico del Discurso. Resultados: El proceso para una nueva contextualización del currículo integrado en los contextos del Ciclo de Políticas revela que el currículo es el resultado de un bricolaje de políticas educativas, políticas de salud y experiencias de otras instituciones. Conclusión: Las fragilidades relacionadas con la organización de la estructura modular y la poca aproximación del docente con el Contexto de la Producción Textual del currículo favorecen una nueva contextualización de la propuesta curricular cuando se traduce al Contexto de la Práctica. Es necesario instituir estrategias que integren la formación docente a sus cotidianos en las políticas curriculares.<hr/>Resumo Objetivo: Analisar o processo de recontextualização do currículo integrado de um Curso de Graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único, desenvolvido por meio de análise documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada com nove docentes. Análise dos dados pela Análise Crítica do Discurso. Resultados: O processo de recontextualização do currículo integrado nos contextos do Ciclo de Políticas revela que, no Contexto da Influência e da Produção Textual, o currículo é resultado de uma bricolagem de políticas educacionais, políticas de saúde e experiências de outras instituições. Conclusão: Fragilidades relacionadas à organização da estrutura modular e à pouca aproximação do docente com o Contexto da Produção Textual do currículo, associadas à formação e à experiência docente, favorecem a recontextualização da proposta curricular quando é traduzida para o Contexto da Prática. É necessário instituir estratégias que integrem a formação docente aos seus cotidianos nas políticas curriculares. <![CDATA[Asistencia al VIH/SIDA: análisis de la integración de acciones de y servicios de salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To analyze the integration of actions and health services in care provided by Specialized Services (SS) in Ribeirão Preto/SP in people living with HIV/AIDS (PLWHA) perception. Methods: Exploratory descriptive study, survey type in which 253 PLWHA were interviewed using a structured questionnaire. The data were analyzed by indicators (classified as unsatisfactory-average from 1 to 2.5; regular-between 2.6 and 3.5; satisfying-3.6 to 5) and multiple correspondence analysis. Results: The integration of health care actions had an average 3.7 (SD = 1.7) classified as satisfactory. The horizontal integration was satisfactory regarding the use of medical records, and the vertical one regarding the referral to other health services. The low utilization of Basic Care and Emergency Care services was also identified. Conclusion: Despite of the satisfactory rating on the integration of assistance to PLWHA, challenges still be done, highlighting the need for greater empowerment of individuals and strengthening reference mechanisms with support of SCS to other points of attention in HIV/AIDS specificities.<hr/>Resumen Objetivo: Analizar la integración de acciones y servicios de salud en la asistencia prestado en los servicios de atención especializada (SAE) de Ribeirão Preto/SP sob la percepción de las personas viviendo con VIH/SIDA (PVVS). Métodos: Se realizó un estudio descriptivo exploratorio cuantitativo de encuesta. 253 PVS fueron entrevistadas con un cuestionario estructurado. Los datos en rangos de respuesta de 1 a 5 se analizaron por la construcción de indicadores según: insatisfactorio 1 a 2,5; regular entre 2,6 y 3,5; satisfactorio 3,6 a 5 y el análisis de correspondencia múltiple. Resultados: La integración de las actividades de salud a las PVS obtuvo 3,7 (SD = 1,7), satisfactoria. La integración horizontal fue satisfactoria en cuanto al uso del prontuario en las consultas y la vertical en cuanto al encaminamiento a otros servicios de salud. Fue observado baja utilización de la atención primaria y urgencias. Conclusión: A pesar de la calificación satisfactoria a la integración en la atención del VIH/SIDA, todavía existe la necesidad de capacitación de los individuos con los resultados de las pruebas y el fortalecimiento de la referencia con el respaldo del SAE para otros servicios de acuerdo con las características específicas de VIH/SIDA.<hr/>Resumo Objetivo: Analisar a integração das ações e serviços de saúde na assistência às Pessoas Vivendo com HIV/aids (PVHA), pelos Serviços de Atenção Especializada ao HIV/aids (SAE) de Ribeirão Preto-SP. Métodos: Estudo descritivo exploratório do tipo inquérito. Foram entrevistadas 253 PVHA mediante questionário estruturado. Os dados foram analisados por indicadores classificados em: insatisfatórios - médias de 1 a 2,5; regular - entre 2,6 e 3,5; satisfatórios - de 3,6 a 5; e análise de correspondência múltipla. Resultados: A integração das ações de saúde na assistência às PVHA obteve média 3,7 (dp=1,7), satisfatória. A integração horizontal foi satisfatória quanto ao uso do prontuário nas consultas, e a vertical quanto ao encaminhamento a outros serviços de saúde. Encontrou-se baixa utilização da Atenção Básica e Pronto-Atendimento. Conclusão: Há necessidade de empoderamento dos indivíduos com fornecimento de resultados de exames, fortalecimento da referência/contrarreferência e retaguarda dos SAE a outros serviços que atendem HIV/aids. <![CDATA[Análisis de la preparación y administración de medicamentos en el contexto hospitalario con base en el pensamiento Lean]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objectives: To analyze the current way medications are prepared and administered in the hospital setting and to apply a method to establish priorities for problems detected. Method: This is an exploratory-descriptive case study. The data were collected through observation and focus groups with 13 participants who were part of a health team in a surgical inpatient unit of a public university hospital. The analysis was based on a lean production framework. Results: A value stream map was constructed of the current way drugs are prepared and administered, identifying the clients in the process and their requirements. Forty-five current problems were identified, based on requirements that were not met with eight being prioritized to improve planning. Conclusion: Having prioritized the problems, the planning and implementation of continuous improvements in the medication process were started in order to reduce errors and improve the quality of services.<hr/>Resumen Objetivos: Analizar la situación actual de la preparación y administración de medicamentos en el contexto hospitalario y aplicar método para establecer prioridades entre los problemas levantados. Método: Estudio de caso, exploratorio-descriptivo. La recolección de datos se dio por medio de observación y dos Grupos Focales con 13 participantes que integran el equipo de salud de una unidad de internación quirúrgica de un hospital público universitario. El análisis siguió el referencial Lean o producción sobria. Resultados: Se constituyó el Mapa de Flujo de Valor del estado actual de la preparación y administración de medicamento, identificando los clientes del proceso y sus requisitos. Se listaron 45 problemas vigentes, con base en los requisitos no atendidos, con vistas a la planificación de mejoras. Conclusión: En la medida en que se dio prioridad a los problemas, se inició la planificación e implantación de mejoras continuada del proceso de medicación, con vistas a reducir errores y a mejorar la calidad de los servicios.<hr/>Resumo Objetivos: Analisar a situação atual do preparo e administração de medicamentos no contexto hospitalar e aplicar método para estabelecer prioridades entre os problemas levantados. Método: Estudo de caso, exploratório-descritivo. A coleta de dados deu-se por meio de observação e dois Grupos Focais com 13 participantes que integravam a equipe de saúde de uma unidade de internação cirúrgica de um hospital público universitário. A análise seguiu o referencial Lean ou produção enxuta. Resultados: Construiu-se o Mapa de Fluxo de Valor do estado atual do preparo e administração de medicamento, identificando-se os clientes do processo e seus requisitos. Entre os 45 problemas vigentes levantados, com base nos requisitos não atendidos, oito foram priorizados com vistas ao planejamento de melhorias. Conclusão: Na medida em que os problemas foram priorizados iniciaram-se o planejamento e implantação de melhorias contínuas no processo de medicação, com vistas a reduzir erros e melhorar a qualidade dos serviços. <![CDATA[Los desafíos de trabajar en equipo en la estrategia salud de la familia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To grasp the perceptions and experiences of professionals in the primary health care as teamwork in the Family Health Strategy (FHS) in a medium-sized municipality in the southern of Brazil. Method: Qualitative research carried out, between April and July 2016, with 13 health professionals (nurses, doctors, dentists, community health agents, nursing technicians and oral health aide) workers in FHS. Data were collected through semi-structured interviews, transcribed and submitted to content analysis. Results: From the analysis emerged three thematic categories: Teamwork from the perspective of the FHS health professionals; Strategies for maintaining teamwork out of daily routine; and Challenges of the insertion of Oral Health in the FHS. Conclusions and implications for a practice: Participants demonstrated that they understood the importance of teamwork and interpersonal relationships, and recognize the inherent challenges of this process. They revealed weaknesses in the relationships among dentistry and other members of the FHS, marked by a sense of exclusion and disinterest in participating.<hr/>Resumen Objetivo: Aprehender las percepciones y vivencias de los profesionales a respecto al trabajo en equipo en la Estrategia Salud de la Familia (ESF) en un municipio de mediano porte en el sur de Brasil. Método: Investigación descriptiva de naturaleza cualitativa, realizada entre abril y julio de 2016 con 13 profesionales (enfermeros, médicos, dentistas, agentes comunitarios de salud, técnicos de enfermería y auxiliar de salud bucal) actuantes en equipos de la ESF de un municipio en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por intermedio de entrevistas semiestructuradas, posteriormente transcritas y sometidas al Análisis de Contenido. Resultados: Del análisis surgieron tres categorías temáticas: El trabajo en equipo en la perspectiva de los profesionales de la ESF; Estrategias para el mantenimiento del trabajo en equipo sin cotidianidad; y Percalços de la inserción de la Salud Bucal en la ESF. Conclusiones e implicaciones para una práctica: Los participantes demostraron percibir la importancia del trabajo en equipo y de la relación interpersonal, y reconocer los desafíos inherentes de este proceso. Se revelaron fragilidades en las relaciones entre los profesionales del área de odontología y los demás miembros de la ESF, marcado por sentimiento de exclusión y desinterés en participar.<hr/>Resumo Objetivo: Apreender as percepções e vivências dos profissionais quanto ao trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município de médio porte no Sul do Brasil. Método: Pesquisa qualitativa, realizada entre abril e julho de 2016 com 13 profissionais (enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e auxiliar de saúde bucal) atuantes em equipes da ESF. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: Da análise emergiram três categorias temáticas: O trabalho em equipe na perspectiva dos profissionais da ESF; Estratégias para a manutenção do trabalho em equipe no cotidiano; e Percalços da inserção da Saúde Bucal na ESF. Conclusão e implicações para a prática: Os participantes demostraram perceber a importância do trabalho em equipe e do relacionamento interpessoal, e reconhecer os desafios inerentes deste processo. Revelaram fragilidades nas relações entre os profissionais da área de odontologia e os demais membros da ESF, marcado por sentimento de exclusão e desinteresse em participar. <![CDATA[Percepciones y saber sobre la seguridad del paciente pediátrico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objectives: To investigate students' conceptions of technical courses on pediatric patient safety; to investigate situations that favour the insecure care in pediatric units and to elaborate a booklet, in order to contribute to the teaching of the safety in the nursing care to the hospitalized child and to the health education to the workers of pediatric units. Method: Qualitative study based on symbolic interactionism. The data were collected in 2015, through a questionnaire to students from technical schools, complemented by systematic observation in two hospital units, located in the northwest of Rio Grande do Sul and treated by the thematic analysis. Results: Failures were reported in drug administration and hand hygiene, among others. To improve safety was suggested adequate organization of the work and higher workload of clinical practice. Conclusion and implications for the practice: Continuing education and more practical classes can help in the construction of knowledge to safe attendance.<hr/>Resumen Objetivos: Investigar concepciones de discentes de cursos técnicos, acerca de la seguridad del paciente pediátrico; averiguar situaciones que favorecen el cuidado inseguro en unidades pediátricas y elaborar una cartilla, de modo a contribuir a la enseñanza de la seguridad en el cuidado de enfermería al niño hospitalizado ya la educación en salud a los trabajadores de unidades pediátricas. Método: Estudio cualitativo basado en el interacionismo simbólico. Los datos fueron recolectados en 2015, mediante un cuestionario a discentes de escuelas técnicas, complementado por la observación sistemática en dos unidades hospitalarias, localizadas al noroeste de Rio Grande do Sul y tratados por el análisis temático. Resultados: Se señalaron fallas en la administración de medicamentos y en la higienización de las manos, entre otras. Para mejorar la seguridad se sugirió una organización adecuada del trabajo y una mayor carga horaria de práctica clínica. Conclusión e implicaciones para la práctica: Educación permanente y más clases prácticas pueden auxiliar en la construcción de saberes a la asistencia segura.<hr/>Resumo Objetivos: Investigar concepções de discentes de cursos técnicos, acerca da segurança do paciente pediátrico; averiguar situações que favorecem o cuidado inseguro em unidades pediátricas e elaborar uma cartilha, de modo a contribuir para o ensino da segurança no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e para a educação em saúde aos trabalhadores de unidades pediátricas. Método: Estudo qualitativo alicerçado no interacionismo simbólico. Os dados foram coletados em 2015, mediante um questionário à discentes de escolas técnicas, complementado pela observação sistemática em duas unidades hospitalares, localizadas ao Noroeste do Rio Grande do Sul e tratados pela análise temática. Resultados: Foram apontadas falhas na administração de medicamentos e na higienização das mãos, entre outras. Para melhorar a segurança, foi sugerido organização adequada do trabalho e maior carga horária de prática clínica. Conclusão e implicações para a prática: Educação permanente e mais aulas práticas podem auxiliar na construção de saberes à assistência segura. <![CDATA[Síntomas depresivos y uso de drogas entre profesionales del equipo de enfermería]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objectives: To evaluate possible relationships between drug abuse, symptoms suggestive of depression and gender in nursing team professionals. Method: A cross-sectional study conducted in a general hospital with 416 participants. Used questionnaire with sociodemographic information, ASSIST, AUDIT-C and PHQ-2 tests. Used Fisher's Exact Tests, Chi-Square Test, and Multivariate Logistic Regression Analysis. Results: The female gender presented decreased odds ratios for alcohol consumption in the binge pattern and use of marijuana; and double odds ratios for feelings of lack of interest and pleasure. Symptoms suggestive of depression presented potential risks for the use of sedatives. Conclusion: Drug abuse and symptoms of depression are associated and manifest differently, according to gender among nursing staff professionals. Implications for practice: Social and gender roles influence the mental health conditions of these professionals.<hr/>Resumen Objetivos: Evaluar posibles relaciones entre el abuso de drogas, síntomas sugestivos de depresión y gendero en profesionales del equipo de enfermería. Método: Estudio con enfoque transversal realizado en hospital general, con 416 participantes. Se utilizó un cuestionario con información sociodemográfica, las pruebas ASSIST, AUDIT-C y PHQ-2. Usados ​​las pruebas exactas de Fisher, Prueba de Qui-Cuadrado, y Análisis de Regresión Logística Multivaria. Resultados: El gendero femenino presentaron razones de posibilidades disminuidas para el consumo de alcohol en el patrón binge y el uso de marihuana; y razones de posibilidades dobladas para sentimientos de falta de interés y placer. Síntomas sugestivos de depresión presentaron riesgos potenciales para el uso de sedantes. Conclusión: Uso abusivo de drogas y síntomas de depresión están asociados y se manifiestan diferentemente, de acuerdo con el gendero entre los profesionales del equipo de enfermería. Implicaciones para la práctica: Los roles sociales y de gendero influyen en las condiciones de salud mental de estos profesionales.<hr/>Resumo Objetivos: Avaliar possíveis relações entre o abuso de drogas, sintomas sugestivos de depressão e gendero em profissionais da equipe de enfermagem. Método: Estudo com abordagem transversal realizado em hospital geral, com 416 participantes. Usado questionário com informações sociodemográfica, os testes ASSIST, AUDIT-C e PHQ-2. Usados os Testes Exato de Fisher, Teste de Qui-Quadrado, e Análise de Regressão Logística Multivariada. Resultados: O gendero feminino apresentaram razões de chances diminuídas para o consumo de álcool no padrão binge e uso de maconha; e razões de chances dobradas para sentimentos de falta de interesse e prazer. Sintomas sugestivos de depressão apresentaram riscos potenciais para o uso de sedativos. Conclusão: Uso abusivo de drogas e sintomas de depressão estão associados e manifestam-se diferentemente, de acordo com o gendero entre os profissionais da equipe de enfermagem. Implicações para prática: Os papéis sociais e de gendero influenciam nas condições de saúde mental desses profissionais. <![CDATA[Experiencia del cónyuge de una mujer con cáncer de mama en quimioterapia: estudio de caso cualitativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To identify the meaning attributed to the experience of a spouse of a woman with breast cancer undergoing chemotherapy. Methods: Descriptive study, with a theoretical-methodological orientation based on medical anthropology and utilizing an ethnographic case study strategy. Data were collected through semi-structured interviews and participant observation. Results: The meanings revealed that the diagnosis cause suffering. Chemotherapy was seen as giving hope of healing the wife's cancer. During this process, the spouse had to deal with the strong adverse effects of the treatment and subordinate to his wife to reduce the conflict experienced by the couple, which violated the rules of his masculinity. Religion and family were important support networks on this path. Final considerations and implications for practice: The results showed the importance of considering cultural aspects of spouses when they are faced with disease in their wives. The way spouses deal with breast cancer will depend on their cultural systems. Nursing care must be comprehensive and extend to spouses whose wives have breast cancer.<hr/>Resumen Objetivo: Identificar sentidos atribuidos a experiencia del cónyuge de mujer con cáncer de mama en quimioterapia. Método: Estudio descriptivo, orientación teórico-metodológica de antropología médica, estudio de caso etnográfico. Datos recolectados mediante entrevistas semiestructuradas y observación participante. Resultados: Se revela un diagnóstico sufrido. La quimioterapia fue recibida como esperanza de cura al cáncer de la esposa. Durante el tratamiento debió lidiar con los fuertes efectos adversos, e inclusive, subordinarse a la esposa para disminuir los conflictos de pareja, violando las normas de su masculinidad. Durante ese período, religión y familia constituyeron importantes redes de apoyo. Consideraciones finales e implicaciones para práctica: Los resultados evidenciaron la importancia de considerar aspectos culturales del compañero ante el padecimiento de la esposa, la forma en que enfrentará al cáncer de mama dependerá de su sistema cultural. Se requerirá atención de enfermería integral, extendiendo el cuidado al cónyuge de la mujer con cáncer de mama.<hr/>Resumo Objetivo: Identificar os sentidos atribuídos à experiência do cônjuge diante da mulher com câncer de mama e em quimioterapia. Método: Estudo descritivo, com orientação teórico-metodológica da antropologia médica e estratégia de estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados utilizando entrevistas semiestruturadas e observação participante. Resultados: Os sentidos revelaram um diagnóstico sofrido. A quimioterapia foi recebida como esperança de cura para o câncer da esposa. Na trajetória, precisou lidar com os fortes efeitos adversos do tratamento e ainda se subordinar à esposa para diminuir os conflitos do casal, violando então as regras da sua masculinidade. Nesse percurso, a religião e a família foram importantes redes de apoio. Considerações finais e implicações para prática: Os resultados evidenciaram a importância de se considerar os aspectos culturais do parceiro diante do adoecimento da esposa, a forma como lidará com o câncer de mama dependerá do seu sistema cultural. A assistência de enfermagem deve ser integral e estender o cuidado também ao cônjuge da mulher que tem câncer de mama. <![CDATA[Contribución de la extensión en un grupo de gestantes y parejas embarazadas para la formación del enfermeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To understand how the participation of nursing students with a group of pregnant women and couples contributes to their training and professional practice. Method: Qualitative, descriptive and exploratory study. Data were collected using individual and semi-structured interviews held in 2017 with nursing students holding scholarships for extension work and working with a group of pregnant women and couples, implemented in a university hospital in the south of Brazil. The interviews were recorded and analyzed using Minayo's operational proposal. Results: The analysis revealed the reasons nursing students applied for a position in the extension project; the perceptions they held of the group of pregnant women; and how their experience with this extension project contributed to their academic and professional lives. Conclusion: The extension project positively impacts the lives of students, assisting both with curricular subjects and after graduation.<hr/>Resumen Objetivo: Conocer de qué modo la participación del académico de enfermería en el grupo de gestantes y parejas embarazadas contribuye a su proceso de formación y actuación profesional. Metodo: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio. Recogida de datos utilizando entrevistas individuales y semiestructuradas en el año 2017 con alumnos de enfermería, becarios de extensión, en un grupo de gestantes y parejas embarazadas desarrollado en un hospital-escuela del sur de Brasil. Las entrevistas generaron audios analizados a través de la propuesta operativa de Minayo. Resultados: El análisis explicó los motivos que llevan al becario a postular la vacante de extensión, la percepción del académico de enfermería sobre el grupo de gestantes, la contribución de la vivencia de la extensión a la vida académica y profesional. Conclusión: La extensión tiene impacto positivo en la vida del graduado, auxiliando tanto en las disciplinas curriculares cuanto después de la formación académica.<hr/>Resumo Objetivo: Conhecer de que modo a participação do acadêmico de enfermagem no grupo de gestantes e casais grávidos contribui para seu processo de formação e atuação profissional. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Coleta de dados utilizando entrevistas individuais e semiestruturadas no ano de 2017, com alunos de enfermagem, bolsistas de extensão, em um grupo de gestantes e casais grávidos desenvolvido em um hospital-escola do Sul do Brasil. As entrevistas geraram áudios analisados através da proposta operativa de Minayo. Resultados: A análise explanou os motivos que levam o bolsista a se candidatar a vaga de extensão, a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o grupo de gestantes, a contribuição da vivência da extensão para a vida acadêmica e profissional. Conclusão: A extensão tem impacto positivo na vida do graduando, auxiliando tanto nas disciplinas curriculares quanto após a formação acadêmica. <![CDATA[Distracciones e interrupciones en una sala quirúrgica: percepción de los profesionales de enfermeira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400210&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To understand the perception of nursing staff about intraoperative distractions and interruptions. Methods: An exploratory qualitative study was performed with 16 nursing professionals of a surgical center in Minas Gerais. The data were collected through a semi-structured interview and thematic content analysis was performed. Results: When reflecting on the occurrence of distractions and interruptions of intraoperative activities, nursing professionals define, identify and value events in a heterogeneous way, but believe that distractions and interruptions negatively affect both the quality of the work environment and the safety of care provided to the surgical patient. Factors contributing to the occurrence of distractions and interruptions are related to aspects inside the operating room such as equipment failure and use of cell phones and to external factors such as verbal messages given at the operating room door. Incidents have been reported due to distractions, but there are no established actions to minimize these events. Conclusion: This study indicates the importance of implementing strategies that minimize the occurrence of distractions and interruptions of intraoperative activities in order to plan surgical care better, and prevent and mitigate harm to patients.<hr/>Resumen Objetivo: Comprender la percepción del grupo de enfermería sobre la ocurrencia de distracciones e interrupciones en el intraoperatorio. Métodos: Estudio cualitativo exploratorio realizado con 16 profesionales de enfermería de un centro quirúrgico en Minas Gerais. Los datos se recopilaron por medio de una entrevista semiestructurada. Se realizó un análisis de contenido temático. Resultados: Al reflexionar sobre la ocurrencia de distracciones e interrupciones de las actividades en el intraoperatorio, los profesionales definen, identifican y valoran los eventos de forma heterogénea, pero creen que distracciones e interrupciones influencian negativamente tanto en la calidad del ambiente de trabajo como en la seguridad de la asistencia proporcionada al paciente quirúrgico. Los factores contribuyentes a la ocurrencia de distracción e interrupción están relacionados con factores internos a la sala operatoria, como fallas en los equipos y utilización de teléfonos móviles, y con factores externos, como advertencias verbales en la puerta de la sala quirúrgica. Se han reportado incidentes debido a distracciones, pero no hay acciones establecidas para minimizar tales eventos. Conclusión: El estudio señala la importancia de implementar estrategias que minimicen la ocurrencia de distracciones e interrupciones de las actividades de los profesionales en el intraoperatorio, para que haya mejor planificación de la asistencia quirúrgica, prevención y mitigación de daños a los pacientes.<hr/>Resumo Objetivo: Compreender a percepção da equipe de enfermagem sobre a ocorrência de distrações e interrupções no intraoperatório. Métodos: Estudo qualitativo exploratório realizado com 16 profissionais de enfermagem de um centro cirúrgico em Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: Ao refletirem sobre a ocorrência de distrações e interrupções das atividades no intraoperatório, os profissionais definem, identificam e valorizam os eventos de forma heterogênea, mas acreditam que distrações e interrupções influenciam negativamente tanto na qualidade do ambiente de trabalho quanto na segurança da assistência prestada ao paciente cirúrgico. Os fatores contribuintes para a ocorrência de distração e interrupção estão relacionados a fatores internos à sala operatória, como falhas nos equipamentos e uso de celulares, e a fatores externos, como avisos verbais na porta da sala cirúrgica. Foram relatados incidentes devido a distrações, mas não há ações estabelecidas para minimização desses eventos. Conclusão: O estudo sinaliza a importância de se implementar estratégias que minimizem a ocorrência de distrações e interrupções das atividades dos profissionais no intraoperatório, para que haja melhor planejamento da assistência cirúrgica, prevenção e mitigação de danos aos pacientes. <![CDATA[Interfaces de la violencia com la formación en enfermería: un diálogo possible y necessário]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400211&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To identify the professors' ideals and practices of undergraduate nursing education regarding the presence of violence during the teaching-learning process. Methods: Qualitative, descriptive and exploratory research, performed by 19 professors. For the collection of the information it had been used the Creativity and Sensitivity Dynamics. The data had been analyzed establishing its approximation with the referential present in Paulo Freire's works. Results: Violence is, on the theoretical and practical classes, problematized in an elementary way. The professors' actions are influenced by their experiences, however with a superficial critical reflection about practicing. Conclusion: The research reaffirm the need of investments in undergraduate nursing courses, mainly when dealing with issues such as violence, involving dialogue and attitudes based on lovingness enabling affective bonds and encouraging everyone to express themselves.<hr/>Resumen Objetivo: Identificar el ideario y las prácticas pedagógicas de educadores de cursos de graduación en enfermería cuanto a la presencia de la violencia en el proceso de formación. Método: Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, con 19 docentes. Para la coleta de datos, se utilizó las Dinámicas de Creatividad y Sensibilidad. Los datos fueron sometidos al Análisis de Contenido, estableciendo su aproximación con el referencial de Paulo Freire. Resultados: La violencia es problematizada de manera elementar en las clases teóricas y prácticas. La acción de los docentes es influenciada por experiencias, pero con superficial reflexión crítica sobre la práctica. Conclusión: El estudio reitera la necesidad de invertir en la formación en enfermería, sobre todo al tratar temas como la violencia, involucrando diálogo y actitudes pautadas en la empatía, posibilitando vínculos afectivos y que todos sean estimulados a expresarse.<hr/>Resumo Objetivo: Identificar o ideário e as práticas pedagógicas de educadores de cursos de graduação em enfermagem quanto à presença da violência durante o processo de formação. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 19 educadores. Para a coleta de informações utilizou-se as Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo, estabelecendo sua aproximação com o referencial de Paulo Freire. Resultados: A violência é, nas aulas teóricas e práticas, problematizada de forma elementar. O agir dos educadores é influenciado por suas experiências, porém com superficial reflexão crítica sobre a prática. Conclusão: O estudo reitera a necessidade de investir na formação em enfermagem, sobretudo ao tratar de temas como a violência, envolvendo diálogo e atitudes pautadas na amorosidade, possibilitando vínculos afetivos e que todos sejam encorajados a se expressar. <![CDATA[Construcción y validación de un objeto virtual de aprendizaje para la enseñanza de la semiología vascular venosa periférica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400212&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To construct and evaluate the SEMIOVAPE - a Virtual Learning Object for teaching of peripheral venous vascular semiology - based on ergonomic, pedagogical and usability criteria. Method: Methodological study, whose participants were experts in Nursing, Computer Science and Nurse undergraduate student. For the construction and validation of the Object, six steps were followed: educational design; computational modeling; environment implementation; ergonomic, pedagogical, and usability evaluation. Results: The Object was built having the characteristic of valuing student's autonomy and approached contents of anatomy and physiology, clinical reasoning and clinical examination. Concerning the ergonomic and pedagogical evaluations, the Object obtained high acceptance rates (66.70% and 70.12%, respectively), as for usability, all participants considered it very useful and were certainly satisfied (95%). Conclusions and implications: The Object is suitable to be used as an alternative source of teaching peripheral venous semiology.<hr/>Resumen Objetivo: Construir y evaluar, en cuanto a criterios ergonómicos, pedagógicos y de usabilidad, un Objeto Virtual de Aprendizaje para la enseñanza de la semiología vascular venosa periférica, el SEMIOVAPE. Método: Estudio metodológico, cuyos participantes fueron expertos en Enfermería, Informática y estudiantes de pregrado de Enfermería. Para la construcción y validación del objeto, se siguieron seis pasos: diseño educativo; modelado computacional; implementación del ambiente; evaluación ergonómica; evaluación pedagógica y evaluación de la usabilidad. Resultados: El Objeto fue construido teniendo la característica de valorización de la autonomía del alumno y abordó contenidos de anatomía y fisiología, raciocinio clínico y examen clínico. En relación a las evaluaciones ergonómica y pedagógica, el Objeto obtuvo altas tasas de aceptación (66.70% y 70.12%, respectivamente), en cuanto a la usabilidad, todos los participantes lo consideraron muy útil y sin duda alguna estaban satisfechos (95%). Conclusiones e implicaciones: El Objeto es adecuado para ser utilizado como un método alternativo de enseñanza de la semiología venosa periférica.<hr/>Resumo Objetivo: Construir e avaliar quanto a critérios ergonômicos, pedagógicos e de usabilidade um Objeto Virtual de Aprendizagem para o ensino da semiologia vascular venosa periférica, o SEMIOVAPE. Método: Estudo metodológico, cujos participantes foram peritos da enfermagem, da informática e graduandos de enfermagem. Para construção e validação do Objeto foram seguidas seis etapas: design educacional, modelagem computacional, implementação do ambiente, avaliação ergonômica, avaliação pedagógica e avaliação da usabilidade. Resultados: O Objeto foi construído tendo a característica de valorização da autonomia do aluno e abordou conteúdos de anatomia e fisiologia, raciocínio clínico e exame clínico. Quanto às avaliações ergonômica e pedagógica, o Objeto obteve elevados índices de aceitação (66,70% e 70,12%, respectivamente), quanto à usabilidade, todos os participantes consideraram-no muito útil e ficaram certamente satisfeitos (95%). Conclusões e implicações: O Objeto é adequado para ser utilizado como método alternativo do ensino da semiologia venosa periférica. <![CDATA[Dinámica musical en la sensibilización de los académicos de enfermería frente a los cuidados paliativos en oncología pediátrica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400213&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To analyze the applicability of musical dynamics for nursing students in respect to palliative care in pediatric oncology. Methods: A qualitative research using the creative and sensitive method was developed in 2016 in the School of Nursing of a federal university in Rio de Janeiro. 'Musical Body' dynamics was used with ten students in the last year of the graduation course with data being submitted to thematic analysis. Results: The dynamics favored reflection on coping strategies and improving the care provided to children besides reinvigorating the healthcare team. It prompted reflection on empathy, unpreparedness and lack of opportunity to experience pediatric oncology and mourning and was thus an approximation to practical experience. Participants emphasized the possibility of using musical dynamics in the professional setting. Conclusion: Musical dynamics proved to be a useful strategy to sensitize nursing students about palliative care in pediatric oncology.<hr/>Resumen Objetivo: Analizar la aplicabilidad de la dinámica musical en la sensibilización de académicos de Enfermería frente a los cuidados paliativos en oncología pediátrica. Métodos: Investigación cualitativa con Método Creador y Sensible, desarrollado en 2016 en la Escuela de Enfermería de una Universidad Federal de Rio de Janeiro. Realizada dinámica cuerpo-musical con diez académicos del último período de la graduación; datos sometidos al análisis temático. Resultados: La dinámica favoreció la reflexión sobre estrategias de enfrentamiento y mejora del servicio al niño, además de revigorizar el equipo de salud. Movilizó la reflexión sobre empatía, falta de preparación y de oportunidad para vivir la oncología pediátrica y el luto, siendo el mismo una forma de acercamiento con la práctica. Los participantes dieron énfasis al uso de la dinámica musical en la práctica profesional. Conclusión: La dinámica musical ha demostrado ser una estrategia apropiada para la sensibilización en los cuidados paliativos en oncología pediátrica.<hr/>Resumo Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica musical na sensibilização de acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Métodos: Pesquisa qualitativa com Método Criativo e Sensível, desenvolvida em 2016, na Escola de Enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Rio de Janeiro. Realizada dinâmica corpo-musical com dez acadêmicos do último período da graduação. Dados submetidos à análise temática. Resultados: A dinâmica favoreceu a reflexão sobre estratégias de enfrentamento e melhoria do atendimento à criança, além de revigorar a equipe de saúde. Mobilizou a reflexão sobre empatia, despreparo e falta de oportunidade para vivenciar a oncologia pediátrica e o luto, sendo a mesma uma forma de aproximação com a prática. Levantou-se ainda a possibilidade do seu uso na prática profissional. Conclusão: A dinâmica musical demonstrou ser uma estratégia adequada para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem para cuidados paliativos em oncologia pediátrica. <![CDATA[Sentimientos y dificultades vivenciadas por pacientes oncológicos a lo largo de los itinerarios diagnóstico y terapêutico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400214&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To understand the feelings and difficulties experienced by cancer patients in relation to the diagnostic and therapeutic itineraries. Methods: An exploratory study of a qualitative nature, developed with 13 people with cancer, through an interview. In the period from June to September of 2017 data were collected and later submitted to content analysis. Results: The results included the unpleasant feelings that patients with cancer experience, and the recognition of factors that influence the re-signification of this phase. In addition, we observed the difficulties that perpass the routine of treatment and that compromise the basic needs of these individuals. Final considerations: It was understood that during the experience of the diagnostic and therapeutic itinerary, people with cancer experience negative feelings and many difficulties. However, some factors make possible the resignification of the disease and need to be considered by health professionals and managers to minimize the impact of the disease during this journey.<hr/>Resumen Objetivo: Comprender los sentimientos y dificultades vivenciadas por pacientes oncológicos frente a los itinerarios diagnóstico y terapéutico. Métodos: Estudio exploratorio, de naturaleza cualitativa, desarrollado junto a 13 personas con cáncer, por medio de una entrevista. En el período de junio a septiembre de 2017 fueron recolectados los datos y posteriormente sometidos a análisis de contenido. Resultados: Con los resultados se comprendieron los sentimientos desagradables que los pacientes con cáncer vivencian, y el reconocimiento de factores que influencian la resignificación de esta fase. Además se observaron las dificultades que atravesan la rutina de tratamiento y que comprometen las necesidades básicas de esos individuos. Consideraciones finales: Se comprendió que durante la vivencia del itinerario diagnóstico y terapéutico las personas con cáncer experimentan sentimientos negativos y muchas dificultades. Sin embargo algunos factores posibilitan la resignificación de la enfermedad y necesitan ser considerados por los profesionales de salud y gestores, para minimizar el impacto de la enfermedad durante esa jornada.<hr/>Resumo Objetivo: Compreender os sentimentos e dificuldades vivenciadas por pacientes oncológicos frente aos itinerários diagnóstico e terapêutico. Métodos: Estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolvido junto a 13 pessoas com câncer, por meio de entrevista. No período de junho a setembro de 2017 foram coletados os dados e posteriormente submetidos a análise de conteúdo. Resultados: Com os resultados compreendeu-se os sentimentos desagradáveis que os pacientes com câncer vivenciam, e o reconhecimento de fatores que influenciam a ressignificação dessa fase. Além disso observou-se as dificuldades que perpassam a rotina de tratamento e que comprometem as necessidades básicas desses indivíduos. Considerações finais: Compreendeu-se que durante a vivência do itinerário diagnóstico e terapêutico as pessoas com câncer experimentam sentimentos negativos e muitas dificuldades. Entretanto, alguns fatores possibilitam a ressignificação do adoecimento e necessitam ser considerados pelos profissionais de saúde e gestores para minimizar o impacto da doença durante essa jornada. <![CDATA[Autoconfianza para gestionar complicaciones sanitarias en la escuela: construcción y validación de escala visual analógica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400215&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To describe the construction and validation of a visual analogue scale of teachers' self-confidence with regard to the initial management of health issues in schools. Method: A methodological study was developed based on theoretical (items' construction and content validation), empirical (semantic analysis and pilot test), and analytical procedures (internal consistency analysis). The project was approved by a research ethics committee. Results: The scale consisted of 12 items regarding the main health issues in schools, presented content validity index of 100% in the second round, was understood by the target audience, and presented high internal consistency among items (Cronbach's alpha of 0.89). Conclusion and implications for practice: An easy-to-use tool that proved to be relevant to meet the dimension of teachers' self-confidence in the initial management of health issues in schools. The scale may contribute to the planning of systematized and effective educational strategies among teachers.<hr/>Resumen Objetivo: Describir la construcción y validación de la escala visual analógica de autoconfianza de profesores respecto a la gestión inicial de problemas de salud en la escuela. Método: Estudio metodológico desarrollado a partir del procedimiento teórico (construcción de ítems y validación del contenido), empírico (análisis semántico y prueba piloto) y analítico (análisis de consistencia interna). Proyecto aprobado por Comité de Ética en Investigación. Resultados: Escala integrada por 12 ítems referentes a las principales complicaciones de salud en la escuela, índice de validación de contenido de 100% en segunda rueda, comprensible por público objetivo y con alta consistencia interna entre los ítems (α de Cronbach 0.89). Conclusióne implicancias para la práctica: Herramienta de fácil uso, adecuada para atender la dimensión de autoconfianza de docentes en gestión inicial de complicaciones sanitarias en la escuela. Puede contribuir al planeamiento de estrategias educativas sistematizadas y efectivas entre los docentes.<hr/>Resumo Objetivo: Descrever a construção e validação da escala visual analógica de autoconfiança dos professores com relação ao manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. Método: Estudo metodológico desenvolvido a partir do procedimento teórico (construção dos itens e validação do conteúdo), empírico (análise semântica e teste piloto) e analítico (análise da consistência interna). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Escala constituída por 12 itens referentes as principais intercorrências de saúde na escola, índice de validação de conteúdo de 100% na segunda rodada, compreensível pelo público-alvo e com alta consistência interna entre os itens (α de Cronbach 0.89). Conclusão e implicações para a prática: Ferramenta de fácil utilização que mostrou-se pertinente para atender a dimensão da autoconfiança dos professores no manejo inicial das intercorrências de saúde na escola. A escala pode contribuir no planejamento de estratégias educativas sistematizadas e efetivas entre os professores. <![CDATA[Orientación y asistencia espiritual a pacientes en quimioterapia: una reflexión a la luz de la Teoría de Jean Watson]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400601&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Aim: To reflect on the use of spiritual interventions and methods of psychological, theological and psychotherapeutic counseling applicable to nursing. Method: Theoretical reflection article, used to identify approximations and distances of counseling methods and spiritual interventions with Jean Watson's Theory of Human Care. Results: The critical analysis of methods of psychological, theological and psychotherapeutic counseling indicates approximations with the Theory of Human Care, promoting the improvement of spiritual interventions directed to patients in chemotherapy. Conclusion: From Jean Watson's Theory emerged a creative, original and unique advice in nursing. Implications for practice: Understanding counseling methods and spiritual interventions are important tools for the practice of oncological nursing, as well as enhancing the resources available to integrate spirituality and health.<hr/>Resumen Objetivo: Reflexionar sobre la utilización de intervenciones espirituales y métodos de orientación psicológica, teológica y psicoterápica aplicables a la enfermería. Método: Artículo de reflexión teórica, identificando las aproximaciones y los distanciamientos de los métodos de orientación e intervenciones espirituales a la Teoría del Cuidado Humano, de Jean Watson. Resultados: El análisis crítico de los métodos de orientación psicológica, teológica y psicoterápica indica aproximaciones a la Teoría del Cuidado Humano, lo que promueve el perfeccionamiento de las intervenciones espirituales direccionadas a los pacientes en quimioterapia. Conclusión: A partir de la Teoría de Jean Watson emergió una orientación creativa, original y única en enfermería. Implicaciones para la práctica: La comprensión de los métodos de orientación e intervenciones espirituales constituyen importantes herramientas para la práctica de enfermería oncológica, y potencializan los recursos disponibles para integrar espiritualidad y salud.<hr/>Resumo Objetivo: Refletir sobre o emprego de intervenções espirituais e métodos de aconselhamento psicológico, teológico e psicoterápico aplicáveis à enfermagem. Método: Artigo de reflexão teórica, identificando aproximações e distanciamentos de métodos de aconselhamento e intervenções espirituais com a Teoria do Cuidado Humano, de Jean Watson. Resultados: A análise crítica de métodos de aconselhamento psicológico, teológico e pscioterápico indica aproximações com a Teoria do Cuidado Humano, promovendo o aprimoramento de intervenções espirituais direcionadas a pacientes em quimioterapia. Conclusão: A partir da Teoria de Jean Watson emergiu um aconselhamento criativo, original e único na enfermagem. Implicações para a prática: A compreensão acerca de métodos de aconselhamento e intervenções espirituais constituem importantes ferramentas para a prática de enfermagem oncológica, bem como potencializam os recursos de que dispõe para integrar espiritualidade e saúde. <![CDATA[Enseñanza de enfermería: un análisis del concepto según el método evolucionario de Rodgers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400801&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Objective: To analyze "nursing education" using Rodgers' evolutionary conceptual analysis. Method: An analysis was performed based on Rodgers' evolutionary conceptual analysis. Data collection was performed in June 2017 using the following databases: Lilacs, SciELO, Scopus, Cinahl, Web of Science, PubMed and Cochrane with the descriptors "teaching" and "nursing". The year of publication, country of origin, concept, attributes, antecedents, consequences, surrogate terms and related concepts were evaluated in the analysis of the studies. Results: The antecedents and consequences were punctuated in determinant aspects for the construction of the concept of nursing education and characteristics inherent to the training process; surrogate terms address factors of educational follow-up; the attributes of the concept may be related to the fundamentals of the teaching-learning process and resources related to teaching strategies. Conclusion: The concept of nursing education is dynamic and seeks to train professionals so that they can offer adequate care to the patient according to the transformations and needs of different populations.<hr/>Resumen Objetivo: Analizar el concepto "enseñanza de enfermería" bajo la perspectiva evolucionaria de Rodgers. Método: Análisis de concepto. La recogida de dato fue realizada en junio de 2017, en las bases de datos: Lilacs, SciELO, Scopus, Cinahl, Web of Science, PubMed and Cochrane; descodificadores "enseñanza" y "enfermería". Se evaluó el año de publicación, país de origen, concepto, atributos, antecedentes, consecuentes, términos substitutos y conceptos relacionados. Resultados: Los antecedentes y consecuentes fueron puntuados en aspectos determinantes para la construcción del concepto de enseñanza de enfermería y características inherentes al proceso de formación; los términos substitutos abordan factores del seguimiento educativo; los atributos del concepto pueden ser relacionados con los fundamentos del proceso de enseñanza-aprendizaje y recursos referentes a las estrategias de enseñanza. Conclusión: El concepto de enseñanza de enfermería es dinámico y busca formar profesionales capaces de ofrecer una asistencia adecuada al paciente conforme las transformaciones y necesidades de las múltiples poblaciones.<hr/>Resumo Objetivo: Analisar o conceito "ensino de enfermagem" na perspectiva evolucionária de Rodgers. Método: Análise de conceito baseada no modelo evolucionário de Rodgers. A coleta de dados foi realizada em junho de 2017 nas seguintes bases de dados: Lilacs, SciELO, Scopus, Cinahl, Web of Science, PubMed e Cochrane, mediante o uso dos descritores "ensino" e "enfermagem". Para análise dos estudos, avaliou-se o ano de publicação, país de origem, conceito, atributos, antecedentes, consequentes, termos substitutos e conceitos relacionados. Resultados: Os antecedentes e consequentes foram pontuados em aspectos determinantes para construção do conceito de ensino de enfermagem e características inerentes ao processo de formação; os termos substitutos abordam fatores do segmento educacional; os atributos do conceito podem ser relacionados à fundamentos do processo de ensino-aprendizagem e recursos referentes às estratégias de ensino. Conclusão: Denota-se que o conceito de ensino de enfermagem é dinâmico e busca formar profissionais capazes de oferecer uma assistência adequada ao paciente, conforme as transformações e necessidades das múltiplas populações.