Scielo RSS <![CDATA[Escola Anna Nery]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-814520160003&lang=pt vol. 20 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Perspectivas metodológicas para o uso da teoria fundamentada nos dados na pesquisa em enfermagem e saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A adoção da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) na pesquisa em enfermagem e saúde é crescente. No entanto, observa-se a utilização de diferentes estruturas e modelos, o que gera dúvidas entre pesquisadores. Dessa forma, apresenta-se este estudo com o objetivo de refletir sobre as diferentes perspectivas metodológicas da TFD, destacando seus aspectos históricos, conceituais, estruturais e operativos. A TFD fundamenta-se por concepções teórico-epistemológicas com possibilidades de uso sustentado em três vertentes metodológicas: clássica, straussiana e construtivista. Tais vertentes apresentam especificidades que viabilizam modi operandi diferentes, baseados em concepções e paradigmas epistemológicos próprios, frutos da evolução do processo de construção do conhecimento científico. Para garantir o rigor na utilização do método e respectiva produção de novos conhecimentos, a definição da perspectiva metodológica deve ser realizada de acordo com a problemática descrita, o olhar do pesquisador sobre a realidade e sua postura epistemológica.<hr/>RESUMEN La adopción de la Teoría Fundamentada en Datos (TFD) en la investigación en enfermería y salud es creciente. Sin embargo, su uso no se produce de manera uniforme, lo que genera dudas entre los investigadores. Presentamos este estudio con el objetivo de reflexionar sobre las diferentes perspectivas metodológicas de la TFD, destacando sus aspectos históricos, conceptuales, estructurales y operativos. La TFD como un método de investigación se fundamenta en concepciones teóricas y epistemológicas con potencial de utilización sostenida en tres ejes metodológicos: Clásica, Straussiana y Constructivista. Estos filamentos tienen características que permiten diferentes modi operandi, basados en concepciones y paradigmas epistemológicos propios, frutos de la evolución del proceso de construcción del conocimiento científico. Para garantizar el rigor del método y respectiva producción de nuevos conocimientos, el enfoque metodológico debe ser definido de acuerdo con el fenómeno investigado y la postura epistemológica del investigador.<hr/>ABSTRACT The adoption of Grounded Theory (GT) in nursing and health research is growing. However, different structures and models are used, raising doubts among researchers. Thus, this theoretical study is presented in order to reflect on the different methodological perspectives of GT, highlighting historical, conceptual, structural and operational aspects. GT is based on theoretical and epistemological concepts with the possibility of sustained use in three methodological aspects: classical, Straussian and constructivist. Such strands have special features that enable different modi operandi, based on their own conceptions and epistemological paradigms, which are fruit of the evolution of the scientific knowledge construction process. To ensure rigor in the use of this method and the production of new knowledge, the definition of the methodological approach must be carried out according to the described phenomenon and the researcher's perspective on the reality and his epistemological position. <![CDATA[Repercussões da proatividade no gerenciamento do cuidado: Percepções de enfermeiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Conhecer percepções de enfermeiros acerca da proatividade no gerenciamento do cuidado. Métodos: Abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, informações coletadas mediante técnica de vinheta com 35 enfermeiros, submetidas à análise de conteúdo. Resultados: As informações convergiram para quatro categorias temáticas: proatividade como impulsor do desenvolvimento organizacional; proatividade como oportunidade de ir além da doença; proatividade como estímulo à cooperação, liderança e aprendizagem em equipe; proatividade como fomento à realização e reconhecimento no trabalho. Conclusão: Os enfermeiros entendem que suas ações, quando exercidas de modo proativo, podem repercutir beneficamente em diferentes âmbitos relacionados ao gerenciamento do cuidado: organizacional, do usuário, da equipe e individual. O estudo contribui para a reflexão do modo de agir do enfermeiro, despertando para possíveis implicações e aguçando para oportunidades de articulações estratégicas e de ações individuais e coletivas que permitam o desenvolvimento de melhores práticas no gerenciamento do cuidado.<hr/>RESUMEN Objetivo: Conocer las percepciones de los enfermeros sobre la proactividad en la gestión del cuidado. Métodos: Investigación con enfoque cualitativo, exploratorio-descriptivo. Las informaciones fueron colectadas por medio de la técnica de viñeta con 35 enfermeros, y sometidas al análisis de contenido. Resultados: Emergieron cuatro categorías temáticas: proactividad como impulsor del desarrollo organizacional; como oportunidad para ir más allá de la enfermedad; como fomento a la cooperación, liderazgo y aprendizaje en equipo; y como fomento a la realización y reconocimiento en el trabajo. Conclusión: Los enfermeros entienden que las acciones realizadas de manera proactiva pueden repercutir positivamente en diversas áreas relacionadas con la gestión de cuidados: organizacional, usuario, equipo e individual. El estudio contribuye para la reflexión de la conducta del enfermero, despertando para posibles implicaciones y apuntando para oportunidades de articulación estratégica y de acciones individuales y colectivas, que permitan el desarrollo de mejores prácticas en la gestión del cuidado.<hr/>ABSTRACT Objective: To know the perceptions of nurses regarding proactivity in the management of care. Methods: Exploratory-descriptive study with a qualitative approach, data collection by vignette technique with 35 nurses, submitted to content analysis. Results: The information converged into four thematic categories: proactivity as a driver of organizational development; proactivity as an opportunity to go beyond the disease; proactivity as a stimulus for cooperation, leadership and team learning; proactivity for encouraging fulfillment and recognition in the work. Conclusion: The nurses understood that their actions, when undertaken proactively, can beneficially affect different areas related to the management of care: of the organization, of the user, of the team and of the individual. The study contributes to a reflection regarding the way of acting of the nurse, raising possible implications and stimulating opportunities for strategic articulations and for individual and collective actions that enable the development of best practices in the management of care. <![CDATA[Úlcera por pressão após a alta hospitalar e o cuidado em domicílio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivos: Identificar o perfil sociodemográfico e de saúde de pacientes que necessitavam de cuidados domiciliares após a alta, o nível de risco para úlcera por pressão por meio da Escala de Braden, e a prevalência de úlcera e o contexto do cuidado domiciliar. Métodos: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. A coleta de dados foi realizada nos domicílios por meio de entrevista e inspeção da pele. Resultados: Dos 23 participantes, 13 apresentavam risco para úlcera por pressão e a prevalência foi 21,7%. Nove pacientes recebiam visita domiciliar. Nem todos os pacientes em risco realizavam todas as medidas de prevenção corretamente. Conclusões: É necessário melhorar as orientações para o cuidado domiciliar durante a hospitalização e criar mecanismos de comunicação entre os serviços de saúde, garantindo a adequada articulação e facilitando a continuidade do cuidado e a segurança do paciente.<hr/>RESUMEN Objetivos: Identificar perfil sociodemográfico y sanitario en pacientes que necesitaban cuidados domiciliarios luego del alta, nivel de riesgo de úlcera por presión mediante Escala de Braden, prevalencia de úlcera y contexto del cuidado domiciliario. Métodos: Estudio transversal con abordaje cuantitativo, aprobado por Comité de Ética en Investigación de Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto. Datos recolectados en domicilios mediante entrevista y revisión de piel. Resultados: De los 23 participantes, 13 presentaban riesgo de úlcera por presión, con prevalencia de 21,7%. Nueve pacientes recibían visita domiciliaria. No todos los pacientes en riesgo aplicaban total y correctamente las medidas de prevención. Conclusiones: Es necesario mejorar la exactitud de las indicaciones para atención domiciliaria durante la hospitalización, y corresponde crear mecanismos de comunicación entre los servicios de salud, para garantizar una articulación adecuada que permita facilitar la continuidad del cuidado y la seguridad del paciente.<hr/>ABSTRACT Objectives: Identify the sociodemographic and health profile of patients who needed home care after hospital discharge, the level of risk for pressure ulcers using the Braden Scale, and the prevalence of ulcers in the context of home care. Methods: A cross-sectional study with a quantitative approach was conducted after being approved by the Research Ethics Committee of the Ribeirão Preto College of Nursing. Data were collected in the patients' homes by means of interviews and skin inspection. Results: Of the 23 participants, 13 were at risk for pressure ulcers and the prevalence was 21.7%. Nine patients received home visits. Not all of the patients at risk performed all preventive measures properly. Conclusions: It is necessary to improve the orientation given for home care during hospitalization and to create communication mechanisms among health services, so as to ensure adequate coordination and facilitate the continuity of care and patient safety. <![CDATA[Percepção dos trabalhadores da saúde sobre o cuidado às crises na Rede de Atenção Psicossocial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: O objetivo foi conhecer o cuidado prestado às pessoas em situação de crise em serviços de saúde mental do país, de acordo com relato dos trabalhadores desses serviços. Métodos: O estudo é uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados portfólios reflexivos de 156 trabalhadores alunos do Curso Crise e Urgência em Saúde Mental. Resultados: Os trabalhadores descrevem o cuidado como sendo, prioritariamente, através da contenção medicamentosa, seguida da contenção mecânica e internação, ações que priorizam a redução dos sintomas, desvalorizando o sofrimento e colocando em segundo plano aquele que sofre. Conclusão: A conclusão do estudo revela a existência de uma distância entre a realidade dos serviços e o preconizado pela política de saúde mental do país. Demonstra implicações para a prática do cuidado em saúde mental e na consolidação de formas de cuidado baseadas na atenção psicossocial fundamentada no direito à liberdade e no respeito da dignidade humana.<hr/>RESUMEN Objetivo: Conocer el cuidado dirigido a las personas en situación de crisis en servicios de salud mental del país, según el testimonio de los trabajadores de eses servicios. Métodos: Investigación cualitativa, en que fueron analizados portfolios reflexivos de 156 trabajadores alumnos del Curso Crisis y Urgencia en Salud Mental. Resultados: La atención es descrita cómo siendo, prioritariamente, a través de la contención medicamentosa, seguida por la contención mecánica e internación, acciones que priorizan la reducción de los síntomas, minimizando el sufrimiento y poniendo en el fondo quien sufre. Conclusión: El estudio reveló una distancia entre la realidad de los servicios y el ideal preconizado por la política de salud mental del país. Demuestra implicaciones para la práctica del cuidado en salud mental y en la consolidación de formas de cuidado basadas en la atención psicosocial fundamentada en el derecho a la libertad y en el respecto a la dignidad humana.<hr/>ABSTRACT Objective: The aim of this study was to investigate the care provided to people in crisis situations in the mental health services in Brazil, according to reports of workers of these services. Methods: Qualitative research, which analyzed reflective portfolios of 156 workers taking the Urgency and Crisis in Mental Health Course. Results: The workers describe care as taking place, primarily, by means of drug containment, followed by mechanical restraint and hospitalization, actions that prioritize symptom reduction, devaluing suffering and putting those who suffer into the background. Conclusion: The study reveals the existence of a gap between the reality of the services and the criteria professed by the mental health policies in the country. It demonstrates implications for the mental health care practice and in the consolidation of care modalities established on psychosocial care based on the right to liberty and on respect for human dignity. <![CDATA[Grau de dependência dos pacientes em relação à equipe de enfermagem: uma ferramenta de gestão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Medir o grau de dependência dos pacientes em relação à equipe de enfermagem utilizando o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) proposto por Perroca. Métodos: Estudo descritivo exploratório que aplicou instrumento desenvolvido por Perroca durante 43 dias, nos meses de agosto e setembro de 2014, em uma unidade de internação clínica-cirúrgica de um hospital universitário da região sul do Brasil. Resultados: Foram realizadas 641 avaliações, as quais evidenciaram que, em 329 (51,3%) das observações, os pacientes necessitaram de cuidados semi-intensivos, seguidos de 205 (32%) de cuidados intermediários, 92 (14,4%) de cuidados intensivos e 15 (2,3%) de cuidados mínimos. Conclusão: Os resultados permitiram identificar a dependência dos pacientes em relação ao cuidado de enfermagem e evidenciaram maior concentração de avaliações em cuidados semi-intensivos. Tal fato leva-nos a refletir sobre as mudanças no perfil epidemiológico dos pacientes internados na instituição.<hr/>RESUMEN Objetivo: Medir el grado de dependencia de los pacientes en relación con el equipo de enfermería utilizando el Sistema de Clasificación de Pacientes (SCP) propuesto por Perroca. Métodos: Estudio descriptivo y exploratorio que aplicó la herramienta desarrollada por Perroca durante 43 días, entre agosto y septiembre de 2014, en una unidad de internación clínica y quirúrgica de un hospital universitario en la región sur de Brasil. Resultados: Fueron efectuadas 641 evaluaciones, las cuales evidenciaron que: en 329 (51,3%) de las observaciones, los pacientes necesitaron de cuidados semi-intensivos; seguido de 205 (32%) pacientes para cuidados intermediarios; 92 (14,4%), de cuidados intensivos; y 15 (2,3%), de cuidados mínimos. Conclusión: Fue constatada la dependencia de los pacientes en relación al cuidado de enfermería, además de evidenciar mayor concentración de evaluaciones en cuidados semi-intensivos. El resultado propone reflexionar acerca de los cambios en el perfil epidemiológico de los pacientes internados en la institución.<hr/>ABSTRACT Objective: Measuring the patients' degree of dependency on the nursing staff by utilizing the Patients Classification System (PCS) proposed by Perroca. Methods: A descriptive and exploratory study, applying the instrument developed by Perroca for 43 days in the months of August and September 2014 in the clinical and surgical admission center of a university hospital located in the southern region of Brazil. Results: Out of 641 assessments, 329 (51.3%) evidenced that patients needed semi-intensive care, followed by 205 (32%) patients needing intermediate care, and 92 (14.4%) requiring intensive care and 15 (2.3%) patients needing minimum care. Conclusion: The findings made it possible to identify patients` dependency on nursing care and evidenced a higher concentration of cases in semi-intensive care. A fact that leads us to think about changes to the epidemiologic profiles of patients admitted into the institution. <![CDATA[Necessidades de cuidado de jovem vivenciando situação crônica por agravos concomitantes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Compreender as necessidades de cuidado que emergem da vivência de jovem com agravos crônicos concomitantes desde a adolescência. Métodos: Estudo de situação com abordagem compreensiva empregando História de Vida com entrevista em profundidade e observação, compondo diário de pesquisa. Leitura atentiva desse corpus de análise evidenciou necessidades de saúde e minúcias dos cuidados realizados pelo jovem e família dispostas em quadro descritivo, permitindo eleição de eixos de sentido. Resultados: Das inúmeras necessidades, esforços e cuidados evidenciados elegemos, intencionalmente, duas grandes necessidades mobilizadoras: "necessidade de diagnóstico para o sofrimento por problema renal" e "necessidade de tratamento quimioterápico para o câncer". Desenho sintetizador em forma de árvore fractal possibilitou apreender diferentes recursos mobilizados e a "miríade de cuidados" realizados pela família para cada necessidade mobilizadora. Conclusão: A visibilidade dos cuidados ampliados e prolongados exigidos na situação crônica permite orientar a prática profissional implicada no apoio a família, minorar-lhe o sofrimento.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender las necesidades de cuidado que emergen de la vivencia del joven con trastornos crónicos concomitantes desde la adolescencia. Métodos: Estudio de situación con enfoque comprensivo empleando Historia de Vida, con entrevistas en profundidad y observación. La lectura activa del material mostró necesidades de salud y minucias de los cuidados realizados por el joven y su familia dispuestos en cuadro descriptivo, permitiendo elección de ejes de sentido. Resultados: De las inúmeras necesidades, esfuerzos y cuidados, elegimos, intencionalmente, dos grandes necesidades movilizadoras: "necesidad de diagnóstico para el sufrimiento por problema renal" y "necesidad de tratamiento quimioterápico para el cáncer". Diseño sintetizador en forma de árbol fractal posibilitó comprender diferentes recursos movilizados y la "miríada de cuidados" realizados por la familia para cada necesidad movilizadora. Conclusión: La visibilidad de todos los cuidados exigidos en la situación crónica permite orientar los profesionales implicados en el apoyo a la familia, disminuyéndole el sufrimiento.<hr/>ABSTRACT Objective: To understand the care needs in the young experiencing concomitant chronic diseases. Methods: This was a situation study with a comprehensive approach employing Life History, interviews, and observations. The attentive reading of the material evidenced the health needs and care minutiae performed by the young and families arranged in a descriptive framework, allowing the election of sense axes. Results: Out of the many needs, efforts, and care, we intentionally elected two major mobilizing needs: "the need for the diagnosis for suffering caused by a kidney problem" and "the need for chemotherapy for cancer." The synthesizing fractal tree drawing enabled grasping different mobilized resources and the "myriad of care" conducted by the family toward each mobilizing need. Conclusion: The visibility of the entire care required in chronic situations allows guiding professionals involved in supporting families to alleviate suffering. <![CDATA[O apoio da rede social no cuidado domiciliar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Interpretar a vivência do apoio da rede social pelas pessoas envolvidas no cuidado domiciliar. Métodos: Trata-se de uma teoria fundamentada nos dados, com 12 participantes, pacientes em cuidado domiciliar, membros de redes sociais primárias e secundárias; realizada na área de uma Unidade de Saúde Estratégia de Saúde da Família de um município metropolitano do Sul do Brasil. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados e análise de dados foi segundo Glaser. Resultados: Elencaram-se quatro categorias que descrevem o fenômeno em estudo "identificando as fontes de apoio no cuidado domiciliar", "caracterizando as redes sociais que fornecem apoio no cuidado domiciliar", "compreendendo-se como parte da rede social que fornece apoio no cuidado domiciliar" e "percebendo mudanças decorrentes do cuidado domiciliar". Conclusões: Destaque para relevância das redes sociais no cuidado domiciliar, o enfermeiro como apoio social significante, uso de recursos eletrônicos como fonte de apoio e necessidade de participação da população.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender la experiencia de las personas implicadas en el cuidado domiciliario en relación al apoyo de la red social en dichos cuidados. Métodos: Se trata de una teoría fundamentada, con 12 pacientes, personas en cuidados domiciliarios, miembros de redes sociales primarias y secundarias, llevado a cabo en el área de una Unidad de Salud Estrategia Salud de la Familia de una ciudad metropolitana en el sur de Brasil. Se utilizó entrevistas semi estructuradas para la recopilación de datos, y análisis de los datos fue segundo Glaser. Resultados: Se enumeraron cuatro categorías que describen el fenómeno objeto del estudio "identificando las fuentes de apoyo en el cuidado domiciliario", "caracterizando las redes sociales que ofrecen apoyo en el cuidado domiciliario", "viéndose como parte de la red social que proporciona el apoyo en el cuidado domiciliario" y "percibiendo cambios derivados del cuidado domiciliario". Conclusiones: Se destaca la relevancia de las redes sociales en el cuidado domiciliario, el enfermero como apoyo social relevante, el uso de los recursos electrónicos como fuente de apoyo y la necesidad de participación de la población.<hr/>ABSTRACT Objective: Interpret the experience of support from the social network for people involved in homecare. Methods: It is a theory based on data, with 12 participating patients in homecare, members of primary and secondary social networks; conducted in the area of a Family Health Strategy Health Unit of a metropolitan city in Southern Brazil. We used semi-structured interviews for data collection and data analysis was with the Glaser method. Results: We staged four categories that describe the phenomenon under study "to identify the sources of support in homecare; "featuring the social networks that provide support in homecare", "it is understood as part of the social network that provides support for homecare" and "realizing changes arising from homecare". Conclusions: Highlighting importance of social networks in homecare, the nurse as significant social support, use of electronic resources as a source of support and need for participation. <![CDATA[O trabalho da enfermagem em emergencia pediatrica na perspectiva dos acompanhantes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Analisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem no cuidado de crianças em situação de emergência na perspectiva do acompanhante. Métodos: Estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevista semiestruturada com 20 acompanhantes de crianças atendidas na emergência pediátrica de um hospital no município do Rio de Janeiro, participantes do Programa SOS Emergência. Foi utilizada a Análise Temática para tratamento dos dados. Resultados: O processo de trabalho de enfermagem tem como base ideológica a rapidez em salvar vidas, a humanização no cuidado através da conversa e da explicação do procedimento à criança e ao acompanhante. Sofre influência dos recursos materiais e físicos disponíveis na unidade hospitalar e da desestruturação da rede de atenção em saúde. Conclusão: Para complementar o processo de trabalho iniciado na emergência pediátrica, são necessárias orientações de cuidado na alta e acerca da reestruturação da rede de atendimento à criança nos níveis do Sistema Único de Saúde.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar el proceso de trabajo del equipo de enfermería en el cuidado de niños en situación de emergencia bajo la perspectiva del acompañante. Métodos: Estudio cualitativo, desarrollado a través de entrevistas semiestructuradas con 20 acompañantes de niños acudidos en la emergencia pediátrica en un hospital en la ciudad de Rio de Janeiro, participantes del Programa SOS Emergência. Fue utilizado el Análisis Temático para tratamiento de los datos. Resultados: El proceso de trabajo de enfermería tiene como base ideológica la agilidad en salvar vidas, la humanización del cuidado a través de la conversación y explicación del procedimiento a los niños y sus acompañantes. Sufre influencia de recursos físicos y materiales disponibles y de la desestructuración de la red hospitalaria. Conclusión: Además del proceso de trabajo iniciado en la emergencia pediátrica, se requieren orientaciones para alta y acerca de la reestructuración del atendimiento en los niveles del Sistema Único de Salud.<hr/>ABSTRACT Objective: To analyze nursing staff working process in caring for children in an emergency from the caretaker's perspective. Methods: Qualitative study developed through semistructured interview with 20 companions of children assisted in a pediatric emergency unit of a hospital in Rio de Janeiro, participants from Programa SOS Emergência. Thematic Analysis was used for data processing. Results: Nursing work process has the agility in saving lives, the humanization in care through conversation and explaining the procedures to the child and its companion as the ideological base. The nursing work suffers influence of material and physical resources available in the hospital and the disruption of the health care network. Conclusion: To complement nursing work process started in the pediatric emergency, care advising and restructuring assistance network for children in all Health Unique System levels are necessary. <![CDATA[Capacidade de execução das atividades instrumentais de vida diária em idosos: Etnoenfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Analisar as intervenções de saúde e enfermagem propostas em grupos de convivência para idosos. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo etnoenfermagem. Participaram do estudo 35 idosos que faziam parte de um projeto de extensão universitária. A coleta de dados foi pautada pelo modelo Observação-Participação-Reflexão, diário de campo e entrevista. A análise dos dados seguiu quatro fases. Resultados: As oficinas foram contextualizadas conforme as necessidades dos idosos para realização das atividades diárias. A autonomia e a independência emergiram como preditores de saúde. O grupo de convivência foi referido como promotor da cultura do envelhecimento ativo e saudável. Conclusão: Os grupos são espaços para possíveis problematizações das demandas dos idosos, em relação à execução das atividades de vida diária. Capacidade funcional, autonomia e independência foram fatores determinantes para a saúde e o bem-estar dos idosos, devendo ser focos da intervenção de enfermagem.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar las intervenciones de salud y enfermería propuestas a grupos de convivencia para personas mayores. Métodos: Estudio con enfoque cualitativo, del tipo etnoenfermería. Participaron 35 ancianos que hacían parte de un proyecto de extensión universitaria. La recolección de datos fue pautada por el modelo Observación-Participación-Reflexión, diario de campo y entrevista. El análisis de los datos siguió cuatro etapas. Resultados: Los talleres fueron contextualizados conforme las necesidades de los ancianos para realización de las actividades diarias. La autonomía y la independencia emergieran como predictores de salud. El grupo de convivencia fue referido como promotor de la cultura del envejecimiento activo y saludable. Conclusión: Los grupos son espacios para posibles problematizaciones de las demandas de los mayores en relación a la ejecución de actividades cotidianas. Capacidad funcional, autonomía e independencia fueron factores determinantes para la salud y el bienestar de los ancianos, debiendo ser focos de la intervención de enfermería.<hr/>ABSTRACT Objective: To analyze the health and nursing interventions proposed in community groups for the elderly. Methods: Qualitative study, of etnonursing type. The study included 35 aged subjects who were part of a university extension project. Data collection was based on the Observation-Participation-Reflection model, field diary and interviews. Data analysis followed four phases. Results: The workshops were contextualized as the needs of the elderly to carry out the activities of daily living. Autonomy and independence emerged as health predictors. The living group was referred to as promoter of active aging and healthy culture. Conclusion: Groups are spaces for possible problematization of demands of the elderly, regarding the implementation of the activities of daily living. Functional capacity, autonomy and independence were determining factors for the health and well -being of the elderly, and they should be the focus of nursing intervention. <![CDATA[Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p &lt; 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: Evaluar la eficacia de los entrenamientos ministrados al equipo de enfermería durante el período de integración. Métodos: Investigación de evaluación somática y experimentación desarrollada con 52 profesionales de enfermería. Para la recolección de datos fueron consideradas la evaluación de reacción, que medió el sentimiento del profesional acerca del instructor y al ejercicio, y la evaluación del aprendizaje, la cual mensuró la eficacia de la capacitación por medio de cuestiones técnicas de selección múltiple sobre el contenido ministrado en dos momentos: antes del inicio de integración y al final del periodo. Resultados: Las métricas de evaluación de reacción del ejercicio práctico y del laboratorio fueron consideradas excelentes, y las notas antes y después del teste fueron, respectivamente, 5,9 y 7,2 puntos (p &lt; 0,0001). Conclusión: Los ejercicios realizados durante el período de integración fueron eficaces y desarrollan las competencias necesarias para una mejoría de la cualidad de asistencia y seguridad del paciente.<hr/>ABSTRACT Objective: To evaluate the efficacy of training programs administered to the nursing team during the integration period. Methods: This evaluation and experimentation research project was developed with 52 nursing professionals. Data collection included the evaluation of reactions, which measured professionals' feelings about the instructor and the training content, as well as the evaluation of learning, which measured the training efficacy through technical multiple-choice questions concerning the content given in two moments: before the beginning and in the end of the integration period. Results: The means of the evaluation of reactions of the practical and laboratory training were considered to be excellent, and pre- and post-training grades were 5.9 and 7.2 points (p &lt; 0.0001) respectively. Conclusion: Trainings ministered during the integration period were effective and developed the skills needed to improve patients' health care quality and safety. <![CDATA[Força de trabalho da enfermeira em serviços estaduais com gestão direta: Revelando a precarização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Analisar a força de trabalho da enfermeira sob gestão direta da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Métodos: Quantitativo analítico, censitário (N = 2.305), dados secundários de 2013. Resultados: Predominam vínculos estatutários, maioria mulheres (93,84%), com maior incorporação de homens nos últimos anos (58,45%). Trabalhadoras com muito tempo de serviço ou recentemente admitidas. Homens se encontram mais nos hospitais enquanto mulheres, nos setores administrativos. Os vencimentos se concentram em até 2 salários mínimos (61,56%). Na faixa salarial mais alta, os homens têm maior proporção e o cargo comissionado é o fator que mais agrega valor ao salário. A carga horária de 40 horas semanais é exercida por 41% das trabalhadoras. Conclusões: Enfermeiras, mesmo concursadas, vivenciam um processo de precarização do trabalho, com baixos salários e extensa carga horária. Prevalecem diferenças de gênero quanto ao tipo de serviço, valor dos salários e assunção de cargos.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar la fuerza de trabajo de la enfermera bajo gestión directa de la Secretaria de Salud del Estado de Bahía. Métodos: Cuantitativo analítico, censitario (N = 2.305), datos secundarios de 2013. Resultados: Predominan vínculos estatutarios, mayoría mujeres (93,84%), con mayor incorporación de hombres en los últimos años (58,45%). Trabajadoras con mucho tiempo de servicio o recientemente admitidas. Los hombres se encuentran más en los hospitales mientras, las mujeres en los sectores administrativos. Los valores se concentran hasta 2 sueldos mínimos (61,56%). En la categoría salarial más alta, los hombres tienen mayor proporción y el cargo comisionado es el factor que más añade valor al sueldo. La carga horaria de 40 horas semanales es ejercida por 41% de las trabajadoras. Conclusiones: Enfermeras, mismo concursadas, viven un proceso de precarización del trabajo, con bajos sueldos y extensa carga horaria. Prevalecen las diferencias de género cuanto al tipo de servicio, valor de los sueldos y asunción de cargos.<hr/>ABSTRACT Objective: Analise nurse workforce under direct management of Bahia Department of Health. Methods: Quantitative, analytical, census (N = 2.305). 2013 secondary data. Results: Predominate statutory bonds, formed mostly by women (93.84%), with greater incorporation of men lately (58.45%). Women that worked for many years or were recently contracted. Men are found working more in hospitals while women in administrative sectors. Maturities focus on up to two minimum wages (61.56%). In the highest salary range men have a higher proportion and commissioned position is the most important factor that adds value to earnings. The workload of 40 hours per week is carried out by 41% of women workers. Conclusions: Nurses, even approved by a public contest, experience a process of precarization of labor, low wages and long hours. Prevailing gender differences in the type of service, value of wages and taking positions. <![CDATA[Educação para cultura da segurança do paciente: Implicações para a formação profissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: Conocer las estrategias adoptadas para la construcción de la cultura de seguridad del paciente desde la perspectiva de los profesionales de salud. Métodos: Estudio de caso cualitativo, exploratorio, realizado entre agosto y diciembre de 2010. Participaron 23 profesionales que trabajaban en un hospital público de enseñanza. Se han ejecutado entrevistas semiestructuradas y análisis temático con el apoyo del software QSR NVivo. Resultados: Emergieron dos categorías - Construcción de la cultura de seguridad del paciente; y Educación para la seguridad del paciente - que abordan la necesidad de aprender con los errores, la importancia del trabajo en equipo, de invertir en educación continua y en un plan de estudios de los cambios en los cursos de formación. Conclusión: El reconocimiento de los errores, el fortalecimiento del equipo, el estímulo de la educación continua y la integración transversal en la formación son estrategias para la construcción de la cultura de seguridad del paciente.<hr/>ABSTRACT Objective: To know the strategies adopted for the construction of patient safety culture from the perspective of health professionals. Methods: A qualitative exploratory case study, held with 23 health professionals that work in a public teaching hospital, between August and December of 2010, conducted through semi-structured interviews and thematic analysis supported by QSR NVivo software. Results: From the analysis emerged two categories - Construction of patient safety culture; and Education for patient safety - which addressed from the health professionals' perspective the need to learn from mistakes, the importance of teamwork, invest in continuing education and curriculum changes in training courses. Conclusion: The acknowledgement of mistakes, the strengthening of teamwork, stimulus to continuing education and cross integration of the theme in professional training are strategies to build patient safety culture. <![CDATA[Trabalho no consultório na rua: uso do <em>software</em> IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Conhecer por meio da lexicografia básica, o vocabulário mais frequente no relato de uma semana típica de trabalho vivenciados pelos profissionais das equipes de Consultório na Rua de um município sul brasileiro. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, na qual participaram profissionais de saúde integrantes das equipes de Consultório na Rua. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, os quais foram processados no software IRAMUTEQ e analisados pela nuvem de palavras. Resultados: A palavra mais frequente foi "gente" no sentido de "nós - equipe". Conclusão: O software permitiu olhar criterioso sobre o material coletado, qualificando o processo de categorização e, consequentemente, dos resultados do estudo potencializando a pesquisa qualitativa. Este estudo revelou a importância do trabalho em equipe, reforçando a importância dos sujeitos de compartilhar entre si responsabilidades e definição de estratégias coletivas de cuidado.<hr/>RESUMEN Objetivo: Identificar, a través de la lexicografía básica, el vocabulario más frecuente en la narración de una semana común de trabajo de profesionales de los equipos de los Consultorios en la Calle, de una ciudad al sur del Brasil. Métodos: Se trata de una investigación cualitativa exploratoria, en la cual participaron profesionales de los Consultorios en la Calle. Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas, procesados por el software IRAMUTEQ y analizados por la nube de palabras. Resultados: La palabra más frecuente fue "gente" en el sentido de "nosotros - equipo". Conclusión: El software ha permitido analizar cuidadosamente el material recogido, calificando el proceso de categorización y de resultado del estudio, potencializando así la investigación cualitativa. Este estudio reveló la importancia del trabajo en equipo, fortificando la relevancia de los sujetos en compartir las responsabilidades y definiendo estrategias colectivas de atención.<hr/>ABSTRACT Objective: This study aims to know, through basic lexicography, the most recurring vocabulary on a report from a typical work week lived by professionals from the teams of the Street Clinic in a city located in the South of Brazil. Methods: It is an exploratory qualitative research, which was attended by health professional members of the Street Clinic. Data were obtained through interviews, which were processed in IRAMUTEQ software and analyzed by the word cloud. Results: The most common word was "people", in the sense of "us-team". Conclusion: The software allowed insightful look on the material collected, describing the categorization process and consequently the results of the study enhancing qualitative research. This study revealed the importance of teamwork, reinforcing the importance of the subjects to share with one another responsibilities and defining collective care strategies. <![CDATA[Vivências de familiares cuidadores de pessoas idosas hospitalizadas e a experiência de intercorporeidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Desvelar vivências de familiares cuidadores de pessoas idosas hospitalizadas, tendo como referencial teórico-filosófico a fenomenologia de Merleau-Ponty e a noção de intercorporeidade. Métodos: Estudo fenomenológico, realizado com cinco familiares acompanhantes de pessoas idosas hospitalizadas, no mês de março de 2014, em um hospital público no interior da Bahia, Brasil. As vivências foram produzidas por meio de dois encontros de rodas de conversa, gravadas e submetidas à técnica analítica da ambiguidade. Resultados: Na compreensão das descrições vivenciais emergiu a categoria: experiência do outro eu mesmo nas relações de cuidado entre familiares e pessoas idosas hospitalizadas. Conclusão: Compreendemos que o cuidado, por ser intersubjetivo e dinâmico, permite a vivência de ambiguidades que resultam na experiência de transcendência, tanto para o familiar acompanhante como para a pessoa idosa hospitalizada. Assim, o contexto da hospitalização proporciona oportunidades de intercorporeidade, que podem convergir para ressignificações de vidas e relações.<hr/>RESUMEN Objetivo: Desvelar vivencias de familiares cuidadores de personas ancianas hospitalizadas, teniendo como referencial teórico-filosófico la fenomenología de Merleau-Ponty y la noción de intercorporeidad. Métodos: Estudio fenomenológico, efectuado con cinco familiares acompañantes de personas ancianas hospitalizadas, en el mes de marzo de 2014, en un hospital público en el interior de Bahía, Brasil. Las vivencias fueron producidas a través de dos encuentros de ruedas de conversación, grabadas y sometidas a la técnica analítica de la ambigüedad. Resultados: En la comprensión de las descripciones vivenciales ha emergido la categoría: la experiencia del otro yo mismo en las relaciones de cuidado entre familiares y personas ancianas hospitalizadas. Conclusión: Comprendemos que el cuidado, por el hecho de ser subjetivo y dinámico, permite la vivencia de ambigüedades que resultan en la experiencia de trascendencia, tanto para el familiar acompañante como para la persona anciana hospitalizada. Así, el contexto de la hospitalización proporciona oportunidades de intercorporeidad, que pueden converger hacia resignificaciones de vidas y relaciones.<hr/>ABSTRACT Objective: To reveal experiences of family caregivers of hospitalized elderly individuals, having Merleau Ponty's phenomenology and the notion of intercorporeality as theoretical-philosophical reference. Methods: A phenomenological study was conducted with five accompanying family members of hospitalized elderly at a public hospital in the state of Bahia, Northeastern Brazil, in March 2014. The experiences were produced by two rounds of conversation, recorded and submitted to the technique of analytics of ambiguity. Results: By understanding the descriptions of experiences, the category arose: The experience of the other myself in the relationships of care between family members and hospitalized elderly. Conclusion: We understand that care, as it is subjective and dynamic, allows the experience of ambiguities, resulting in transcendence, both for accompanying family members and hospitalized elderly individuals. Thus, the hospitalization context provides opportunities of intercorporeality that can lead to new meanings of life and relationships. <![CDATA[O campo de observação em pesquisa sobre a experiência familiar de cuidado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Este estudo tematiza o mergulho do pesquisador no "campo de observação", refletindo sobre sua abrangência e pertinência. Objetivo: Compreender as potencialidades do campo de observação em pesquisa compreensiva que abordou experiência familiar de vida e cuidado. Métodos: Abrangeu a composição do corpus de análise de uma Dissertação de Mestrado e analisou os registros das pesquisadoras sobre o campo de observação, compilados em Diário de Pesquisa. Resultados: Evidencia-se a importância da abertura do pesquisador às descobertas do cotidiano familiar, sendo afetado e conferindo sentidos àquilo que nele vivencia. O observável prescinde ser notado por meio dos sentidos apurados ao longo do tempo; e, concomitante a entrevista, complementa-a para além do dito. Conclusão: A singularidade das percepções, vivenciadas no campo de observação por cada pesquisador, amplia as possibilidades de compreender o contexto e o matizar de significados da experiência familiar, dando forma ao corpus do estudo.<hr/>RESUMEN Introducción: Este estudio tematiza el buceo del pesquisidor en "campo de observación", refletando su cobertura y pertinencia. Objetivo: Comprehender las potencialidades del campo de observación en pesquisa comprehensiva que abordó experiencia familiar de vida y cuidado. Métodos: Abarcó composición del corpus de análisis de Disertación de Master y analizó registros de pesquisidoras sobre el campo de observación, compilado en Diario de Pesquisa. Resultados: Se evidenció la importancia de abertura del pesquisidor a las descubiertas del cotidiano familiar, siendo afectado y dando sentido aquello que él vivencia. El observable prescinde ser notado por medio de sentidos apurados al longo del tiempo en campo; concomitante a entrevista, la complementa para además del dicho. Conclusión: La singularidad de percepciones, vivenciadas en campo de observación por cada pesquisidor, amplia las posibilidades de comprehender el contexto y matizar de significados de experiencia familiar, dando forma al corpus del estudio.<hr/>ABSTRACT Introduction: This study addresses the researchers dip in "field of observation", reflecting on their scope and relevance. Objective: Understand the field of observation's potential in comprehensive research that addressed family experience of life and care. Methods: It covered the corpus' composition of analysis of a Master's Thesis and analyzed the researchers' records on field of observation, compiled in a Research Journal. Results: This study highlights the importance of researcher's openness to findings of the family life, being affected by and giving way to what it experiences. The observable does without being noticed through the trained senses over time on the field; and, concomitantly the interview, complements it beyond itself. Conclusion: The uniqueness of the perceptions, experienced in the field of observation for each researcher, broadens the possibilities to understand the context and nuance of meaning of family experience, forming the corpus of the study. <![CDATA[Prática educativa com jovens usuários de <em>crack</em> visando a prevenção do HIV/AIDS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais. Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.<hr/>RESUMEN Objetivo: Informar la intervención educativa con jóvenes usuarios de crack visando la prevención del VIH/SIDA, a través de la metodología de los Círculos de Cultura. Métodos: Investigación cualitativa, realizada en 2012 con 10 jóvenes de una comunidad terapéutica de Fortaleza-CE. La recopilación de datos incluyó: observación participante con diario de campo; registro fotográfico y filmación; y, como producción del grupo, teatro de títeres. Resultados: El Círculo de Cultura ha permitido a los jóvenes desvelar sus principales vulnerabilidades al VIH/SIDA, como el cambio de pajas y pipas para el uso de la droga y la pérdida de la conciencia como justificativa para la diversidad de parejas sexuales y de la no utilización de preservativos. Conclusión: La intervención educativa ha creado posibilidades para la inserción del(a) enfermero(a) en el escenario de la comunidad con el fin de fortalecer la red para la prevención del VIH/SIDA entre los dependientes del crack.<hr/>ABSTRACT Objective: To report educational intervention with young crack users in order to prevent HIV/AIDS, using the Culture Circle methodology. Methods: Qualitative research, conducted in 2012 with 10 young crack users in a therapeutic community in Fortaleza-CE. Data collection included participant observation with field journal; photographic recording and filming; and, as production of the group, Puppet Theater. Results: Culture Circle has enabled young people to reveal their main vulnerabilities to HIV/AIDS as the sharing of straws and pipes in the use of cocaine/crack and loss of consciousness as influential in the diversity of sexual partners and not using condoms during sexual intercourses. Conclusion: The educational intervention has created possibilities for the insertion of the nurse in the therapeutic community setting, in order to strengthen the assembling of networks for the prevention work of HIV/AIDS among crack users. <![CDATA[Ansiedade e depressão em cirurgia cardíaca: diferenças entre sexo e faixa etária]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Verificar a relação dos sintomas de ansiedade e depressão com o sexo e a idade de pacientes em pré-operatório de primeira cirurgia cardíaca. Métodos: Estudo correlacional, transversal, com 84 participantes. Utilizada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Realizado o teste t de Student para amostras independentes (sexo), ANOVA (idade agrupada) e análises de regressões lineares, com nível de significância de 5%. Resultados: As mulheres apresentaram mais sintomas de ansiedade e de depressão, com maiores médias e diferenças estatisticamente significantes (p = 0,007 e p = 0,001). Na análise de regressão, o sexo foi significativo no modelo (p = 0,011). Considerando-se a idade, as diferenças encontradas em relação à presença desses sintomas não foram estatisticamente significantes, tanto na ANOVA quanto na regressão. Conclusão: As mulheres apresentaram mais sintomas de ansiedade e de depressão no pré-operatório de cirurgias cardíacas. Esses dados devem ser considerados pelos enfermeiros ao elaborarem os planos de educação do paciente cirúrgico.<hr/>RESUMEN Objetivo: Investigar la relación de los síntomas de ansiedad y depresión con el sexo y la edad de pacientes en preoperatorio de la primera cirugía cardíaca. Métodos: Estudio correlacional, transversal, con 84 participantes. Fue utilizada la Escala Hospitalaria de Ansiedad y Depresión. Se ha realizado el teste t de Student para muestras independientes (sexo), ANOVA (edad agrupada) y análisis de regresiones lineales, con nivel de significación del 5%. Resultados: Las mujeres presentaron más síntomas de ansiedad y depresión, con mayores promedios y diferencias estadísticamente significantes (p = 0,007 y p = 0,001). En el análisis de regresión, el género fue significativo en el modelo (p = 0,011). Considerando la edad, las diferencias no fueron estadísticamente significantes, tanto en ANOVA, como en la regresión. Conclusión: Las mujeres presentaron más síntomas de ansiedad y depresión en el preoperatorio de cirugías cardíacas. Estos datos deben ser considerados por los enfermeros en los planes de educación del paciente quirúrgico.<hr/>ABSTRACT Objective: To investigate the association between anxiety and depression symptoms and sex and age among preoperative patients submitted to their first cardiac surgery. Methods: This is a correlational cross-sectional study, with 84 participants. The Hospital Anxiety and Depression Scale was used. Student's t-test for independent samples (sex), ANOVA (age group), and linear regression analysis were used, with a significance level of 5%. Results: Women had more anxiety and depression symptoms, with higher mean values and statistically significant differences (p = 0.007 and p = 0.001). In the regression analysis, sex was significant in the model (p = 0.011). Considering age, the differences regarding the presence of these symptoms were not statistically significant, either in ANOVA or in the regression analysis. Conclusion: Women had more anxiety and depression symptoms in the preoperative period of cardiac surgeries. Nurses should consider these results during the educational plan preparation for surgical patients. <![CDATA[Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de de enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Descrever a perspectiva da equipe de enfermagem sobre a utilização do lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer hospitalizada. Metodologia: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2013 e julho de 2015, com 29 profissionais de enfermagem de uma Unidade de Internação Onco-hematológica de um Hospital Pediátrico do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, analisados e categorizados segundo Minayo, constituindo-se duas categorias, sendo apresentada aqui a segunda categoria denominada "no cuidar eu aproveito para brincar: tornando o hospital mais agradável". Resultados: Os profissionais relataram a vivência do lúdico no cotidiano da enfermagem, enfocando seus benefícios, dificuldades e possibilidades no cuidado. Conclusão: Salienta-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável para o cuidado, contudo necessita de maior preparação teórica e prática para efetivá-lo e vivenciá-lo como uma estratégia de cuidado.<hr/>RESUMEN Objetivo: Describir la perspectiva del equipo de enfermería sobre la utilización del juego lúdico en el proceso de cuidado de niños y adolescentes hospitalizados con cáncer. Metodología: Investigación descriptiva exploratoria de abordaje cualitativo, realizada entre Agosto de 2013 y Julio de 2015 con 29 profesionales de enfermería de una Unidad de Hospitalización Onco-hematológica de un Hospital Pediátrico del Sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas, analizados y categorizados según Minayo, estableciendo dos categorías, siendo presentada aquí la segunda: "en el proceso de cuidar, yo aprovecho para jugar: tornando el hospital más agradable". Resultados: Los profesionales relataron la experiencia del lúdico en el cotidiano de la enfermería, enfocando sus beneficios, dificultades y posibilidades en el cuidado. Conclusión: Se observa el juego lúdico como herramienta indispensable para el cuidado, pero que necesita más preparación teórica y práctica para se convertir en una estrategia más efectiva.<hr/>ABSTRACT Objective: To describe the perspective of the nursing staff on the use of playful activities in health care for children and adolescents hospitalized with cancer. Methodology: An exploratory descriptive study with a qualitative approach was performed between August 2013 and July 2015, including 29 nursing professionals from an Onco-hematology Inpatient Unit of a Pediatric Hospital in Southern Brazil. The data were collected through semi-structured interviews, analyzed and categorized according to Minayo, when two categories were formed, although only one was presented here: "When providing care, I take advantage to play, allowing the hospital environment to be more agreeable". Results: Professionals reported the experience of playful activities in routine nursing practice, focusing on their benefits, difficulties and opportunities in health care. Conclusion: Playful activities are an indispensable tool for care, but further theoretical and practical preparation is required to accomplish and experience it as a care strategy. <![CDATA[O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivos: Identificar os conteúdos desenvolvidos no curso de graduação em enfermagem, de uma universidade pública, referentes ao campo da Saúde do Trabalhador; e descrever as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes de enfermagem para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a esse campo. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 12 docentes. Os instrumentos de coleta foram a entrevista semiestruturada e o formulário para coleta de dados documentais. Os dados, cuja coleta ocorreu entre maio e julho de 2012, foram examinados por meio da análise temática. Resultados: Evidenciou-se que o currículo do curso de enfermagem prevê, para a formação do enfermeiro, os conteúdos essenciais ao campo da Saúde do Trabalhador. Conclusões: Sugere-se que o corpo docente integre os conteúdos da Saúde do Trabalhador com as distintas áreas do conhecimento da enfermagem e enfatize a articulação entre teoria e prática.<hr/>RESUMEN Objetivos: Identificar los contenidos desarrollados en el curso de graduación en Enfermería, de una universidad pública, referentes al campo de la Salud del Trabajador; y describir las metodologías de enseñanza utilizadas por los docentes para el desarrollo de los contenidos relativos a este campo. Métodos: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, realizado con 12 docentes. Las herramientas de colecta fueron entrevistas semiestructuradas y el formulario para colección de datos documentales. Los datos recorridos entre Mayo y Julio de 2012, fueron examinados por medio del Análisis Temático. Resultados: El currículo del curso de Enfermería prevé, para la formación del enfermero, los contenidos esenciales al campo de la Salud del Trabajador. Conclusiones: Se sugiere al cuerpo docente la integración de los contenidos de Salud del Trabajador con las distintas áreas de conocimiento de enfermería y el enfoque de la articulación entre teoría y práctica.<hr/>ABSTRACT Objectives: To identify the content developed in the undergraduate degree course in nursing at a public university in the field of occupational health, and describe the teaching methods used by the nursing faculty for describing the content in this field. Methods: A qualitative, descriptive, exploratory study involving 12 professors. The data collection instruments were semi-structured interviews and a documentary form for collecting data. The data, which were collected between May and July 2012, were examined through thematic analysis. Results: The curriculum of the nursing course provides content that is essential for the training of nurses in the field of occupational health. Conclusions: The faculty should integrate the contents of occupational health with different areas of nursing knowledge and emphasize the link between theory and practice. <![CDATA[Risco de adoecimento relacionado ao trabalho e estratégias defensivas de mulheres catadoras de materiais recicláveis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Compreender o risco de adoecimento relacionado ao trabalho e as estratégias defensivas em mulheres catadoras de materiais recicláveis. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com sete catadoras de uma cooperativa do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos por meio da observação sistemática participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, entre julho e agosto de 2013, e submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: O desgaste oriundo do trabalho pode favorecer o adoecimento das catadoras, pois compromete a saúde física, a integridade psíquica e as relações sociais. As catadoras utilizam estratégias defensivas individuais e coletivas que objetivam minimizar o sofrimento relacionado à atividade laboral. Conclusão: O enfermeiro necessita considerar os contextos laborais dos trabalhadores a quem assiste, a fim de atuar na promoção da saúde e prevenção do adoecimento relacionado ao trabalho.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender el riesgo de enfermedad relacionado al trabajo y las estrategias defensivas en mujeres recolectoras de materiales reciclables. Métodos: Estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, realizado con siete trabajadoras de una cooperativa de Rio Grande do Sul. Los datos fueron obtenidos por medio de observación sistemática participante, entrevistas semiestructuras y grupo focal, entre julio y agosto de 2013, y sometidos al Análisis Temático de Contenido. Resultados: El desgaste debido al trabajo puede favorecer la enfermedad de las recolectoras, puesto que compromete la salud física, la integridad psíquica y las relacionales sociales. Las mujeres utilizan estrategias defensivas individuales y colectivas que objetivan suavizar el sufrimiento relacionado a la actividad laboral. Conclusión: El enfermero necesita considerar los contextos laborales de los trabajadores a quien asisten, a fin de actuar en la promoción de salud y prevención de enfermedades relacionadas al trabajo.<hr/>ABSTRACT Objective: To investigate the risk of work-related illness in, and the defensive strategies of, women who collect recyclable materials (waste pickers). Methods: A qualitative, exploratory and descriptive study, undertaken with seven collectors from a collective in the Brazilian State of Rio Grande do Sul. Data was produced through systematic participant observation, semi-structured interviews and a focus group, from July to August 2013, and was subjected to thematic content analysis. Results: The strain that comes from the work may promote the collectors' illness, as it compromises their physical health, psychic integrity and social relationships. The collectors use individual and collective defensive strategies, which aim to minimize the suffering related to labor activity. Conclusion: Nurses need to consider the work contexts of workers whom they assist in order to act in the promotion of health and prevention of work-related illness. <![CDATA[O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender los significados atribuidos al grupo operativo por madres que cuidan de hijos con deficiencia. Métodos: Estudio de abordaje cualitativo, con ocho madres participantes de grupos operativos, cuyos hijos son acompañados en un programa especializado, de Minas Gerais. Los datos fueron recolectados en 2013, en entrevistas con cuestiones abiertas y presentadas al análisis de contenido, siendo interpretados a la luz de Pichon-Rivière. Resultados: Del análisis emergieron las categorías "Espacio de acogida, intercambio y resignificaciones" y "Estrategia inductora del cuidado de sí misma y del hijo". Los resultados demuestran la importancia del grupo en el cotidiano de las participantes, lo que evidencia el valor que esta actividad educativa agrega a la experiencia de cuidado de estas madres. Conclusión: El grupo operativo constituye un instrumento de aprendizaje de cuidado, lo que muestra la necesidad de que los servicios de salud inviertan en actividades grupales para cuidadores de personas con deficiencia.<hr/>ABSTRACT Objective: To understand the meaning attached to the operative group technique by mothers that take care of children with disabilities. Methods: Qualitative research with eight mothers who participate in operative groups, whose children are treated at a specialized program in Minas Gerais. Data were collected through interviews with discursive questions, in 2013, and analyzed using content analysis, interpreted in light of Pichon-Rivière. Results: The study led to the creation of the categories "Embracement space, exchanges and new meanings" and "Inducing strategy for caring for yourself and your child". The results reveal the importance of the operative group in the daily life of the participants, which highlights the contributions that such educational practice brings to the care experience of these mothers. Conclusion: The operative group was a care learning tool, which suggests the need for health services to invest in offering group activities for caregivers of people with disabilities. <![CDATA[Experiências de pessoas internadas com o processo de punção de veias periféricas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Compreender os componentes representacionais, as origens das experiências dos participantes com o processo de punção de veias periféricas, suas percepções e marcadores implícitos e explícitos de demandas de cuidado segundo concepção de Neuman. Métodos: Pesquisa de Representação Social Processual realizada com adultos que tiveram veias puncionadas internados num hospital de Minas Gerais. Amostra de 149 pessoas de seleção completa. Entrevistas individuais gravadas usando técnica de recorte e colagem de gibi. Na análise de conteúdo, aplicaram-se NVivo e teoria de Neuman. Resultados: Predominaram mulheres em idade ≥ 50 anos. Experiências contemplaram relatos próprios, com terceiros, familiares e profissionais, percebidas como dialógicas, expressando sentimentos/comportamentos, valores, informações/conhecimentos e objetos representacionais, sendo aquelas com familiares pouco expressivas devido ao enfoque sobre acolhimento. Conclusão: Fragmentos de discurso e imagens de gibi selecionados demonstram exposição a estressores (intrapessoais, extrapessoais e interpessoais), caracterizando lacunas nas demandas de cuidados de enfermagem quando se integram tecnologias relacionais, cognitivas/especializadas e instrumentais.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender los componentes representacionales, las orígenes de las experiencias de los participantes en proceso de punción de venas periféricas, sus percepciones y marcadores implícitos y explícitos de demandas de cuidado según la concepción de Neuman. Métodos: Investigación de Representación Social Procesual realizada con 149 adultos de un hospital en Minas Gerais. Fueron realizadas entrevistas individuales, grabadas utilizando la técnica de recorte y colaje de libros de historietas. En el análisis de contenido, se aplicaron NVivo y la Teoría de Neuman. Resultados: Predominaron mujeres de ≥ 50 anos. Las experiencias contemplaron testimonios propios, con terceros, familiares y profesionales, percibidas como dialógicas, expresando sentimientos/comportamientos, valores, informaciones/conocimientos y objetos representacionales. Conclusión: Fragmentos de discurso e imágenes seleccionados demuestran exposición a estresores (intrapersonales, extrapersonales e interpersonales), caracterizando lagunas en las demandas de cuidados de enfermería cuando se aplican tecnologías relacionales, cognitivas/especializadas e instrumentales.<hr/>ABSTRACT Objective: To understand the representational components, the origins of the participants' experiences with venipuncture process, their perceptions and (im)explicit markers of care demands according to Neuman. Methods: Social Procedural Representation research, conducted with hospitalized adults with punctured veins in a hospital in Minas Gerais. Sample of 149 people with full selection. Individual interviews recorded using clipping and collage of comic books' technique. Content analysis applied NVivo and Neuman's theory. Results: Most participants were female age ≥ 50 years. Experiences contemplated own accounts, with third parties, families and professionals, perceived as dialogic, expressing feelings/behaviours, values, information/knowledge and representational objects, with those with families less significant due to the focus on care. Conclusion: Selected comic books' speech fragments and images demonstrate exposure to stressors (intrapersonal, interpersonal and extra personal), presenting gaps in the demands of nursing care when integrating relational, cognitive/specialized and instrumental technologies. <![CDATA[Consumo de drogas entre pessoas idosas e a redução de danos: reflexão a partir da complexidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Refletir acerca da Redução de Danos entre pessoas idosas que consomem drogas, sob a ótica da complexidade de Morin. Métodos: Estudo teórico filosófico que utilizou os sete princípios orientadores de um pensamento vinculativo que lida com a incerteza e estão em constante processo de construção: sistêmico ou organizacional, hologramático, retroatividade, recursividade, autonomia-dependência, dialógico e da reintrodução do sujeito cognoscente em todo conhecimento. Resultados: Faz uma relação entre alguns princípios norteadores da Redução de Danos e os comportamentos das pessoas idosas que consomem drogas, refletindo-se a partir de indagações e provocações constituídas por características antagônicas e complementares. Conclusões: O referencial da complexidade, permitiu dialogar sobre a pluralidade de concepções que permeiam a vida das pessoas idosas que consomem drogas e que apresentam práticas antagônicas e discordantes, que o Programa de Redução de Danos procura entender e respeitar, sem propor comportamentos que se julgam adequados e a abstinência do consumo.<hr/>RESUMEN Objetivo: Reflexionar acerca de la reducción de daños en personas mayores usuarias de drogas bajo la perspectiva de la complejidad de Morin. Métodos: Estudio teórico filosófico que ha utilizado los siete principios orientadores de un pensamiento que se ocupa de la incertidumbre y que está en constante proceso de construcción: sistémica u organizacional; hologramática; retroactividad; recursividad; autonomía-dependencia; dialógica; y de reintroducción del sujeto cognoscente de todo conocimiento. Resultados: Relación entre algunos de los principios orientadores de la Reducción de Daños y actitudes del grupo estudiado, reflejada por las preguntas y provocaciones constituidas por características antagónicas y complementarias. Conclusiones: El marco de complejidad permite dialogar sobre la pluralidad de ideas que impregnan la vida de las personas mayores que usan drogas y que son prácticas antagónicas y conflictivas, que el Programa de Reducción de Daño trata de comprender y respetar, sin proponer comportamientos que se juzguen adecuados y la retirada.<hr/>ABSTRACT Objective: To reflect on the harm reduction among older people who use drugs, from the perspective of Morin's complexity. Methods: A philosophical theoretical study that used the seven guiding principles of a binding thought that deals with uncertainty and are constantly building process: systemic or organizational, holographic, retroactivity, recursion, self-reliance, dialogical and reintroduction of the knowing subject in all knowledge. Results: There is a relationship between some guiding principles of harm reduction and behaviour of elderly people who use drugs, reflecting from questions and provocations made by antagonistic and complementary characteristics. Conclusions: The framework of complexity enabled dialogue on the plurality of ideas that permeate the lives of elderly people who use drugs and who show antagonistic and discordant practices, which the Harm Reduction Program seeks to understand and respect, without proposing behaviours judged suitable and abstinence. <![CDATA[A <em>bricolage</em> na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.<hr/>RESUMEN Introducción: Este artículo presenta un relato de experiencia sobre la utilización del bricolaje en una investigación educacional en enfermería. Objetivo: Relatar la experiencia del uso del bricolaje. Métodos: Primeramente se realizó una búsqueda bibliográfica sobre el término y su utilización en el medio científico; después las autoras presentan la experiencia de la aplicación del método en una investigación para el máster en Enfermería. El bricolaje posibilitó combinar estrategias para la construcción de los datos, así como la observación participativa, entrevista semiestructurada, análisis documental y la grabación en audio de las sesiones tutoriales. El análisis de los datos fue una etapa bien peculiar y creativa donde las autoras, amparadas por el bricolaje, crearon su propio proceso de análisis. Conclusiones: Entre los principales resultados, son resaltadas las ventajas proporcionadas por la utilización del bricolaje, como la captación de los aspectos multilógicos de los fenómenos y desafíos. Implicaciones para la práctica: este relato contribuye con nuevas opciones metodológicas para los estudios en enfermería.<hr/>ABSTRACT Introduction: This article presents an experience report on the use of bricolage (or DIY - do it yourself) in an educational nursing research. Objective: To report the experience of the use of bricolage. Methods: Firstly, a bibliographical survey on the term and its use in scientific circles was made; then the authors present the experience of the application of the method in a master's nursing research. Bricolage has made possible the combination of strategies for building data such as participant observation, semi-structured interviews, document analysis, and the recording of audio tutorial sessions. Data analysis was a peculiar and creative stage in which the authors, supported by bricolage, created their own analysis process. Conclusions: Among the main results, it can be highlighted the advantages offered by the use of bricolage, as the capture of multi-logical aspects of the phenomena and challenges. Implications for practice: This report contributes to the new methodological options for nursing studies.