Scielo RSS <![CDATA[Escola Anna Nery]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-814520180004&lang=pt vol. 22 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Fatores relacionados às atividades de autocuidado de pacientes com diabetes <em>mellitus</em> tipo 2]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Objective: To verify self-care activities of patients with type 2 diabetes mellitus and to analyze the relationship with sociodemographic and clinical variables. Method: A cross-sectional study was performed of 149 people using the Diabetes Self-Care Activities Questionnaire. Results: Of the 15 self-care activities analyzed, appropriate behavior was observed for aspects related to medication use and inadequate for fruit/vegetable consumption, blood sugar testing and physical exercise. The correct use of medications was correlated to marital status. Regarding inadequate behaviors, there were associations of fruit/vegetable consumption with skin color and place of residence and blood sugar testing with marital status and inverse correlations of physical exercise with systolic blood pressure, pulse pressure, waist circumference and postprandial glycemia. Conclusion: The results of this research contribute by strengthening the line of care in chronic diseases and assist in divulging the importance of supported self-care. Implications for practice: The findings of this research provided information relevant to the planning of care.<hr/>Resumen Objetivo: Verificar actividades de autocuidado de pacientes con diabetes mellitus tipo 2 y analizar su relación con variables sociodemográficas y clínicas. Método: Estudio transversal, con 149 personas. Se utilizó el Cuestionario de Actividades de Autocuidado con Diabetes. Resultados: De las 15 actividades de autocuidado analizadas, se observó comportamiento adecuado a las relacionadas con el uso de medicamentos e inadecuado para el consumo de frutas/vegetales, monitorización glucémica y actividad física. El uso de medicamentos se relacionó con la situación conyugal. Con respecto a los comportamientos inadecuados, se observó relación entre consumo de frutas/vegetales con el color de la piel y residencia; la monitorización de la glucemia con la situación conyugal y la correlación inversa entre actividad física y presión arterial sistólica, presión de pulso, circunferencia abdominal y glucemia postprandial. Conclusión: Los resultados de esta investigación contribuyen para fortalecer la línea de cuidado en enfermedades crónicas y auxilian a enfatizar el autocuidado apoyado. Implicaciones para la práctica: Los hallazgos de esta investigación suministran informaciones relevantes para la planificación de la asistencia.<hr/>Resumo Objetivo: Verificar atividades de autocuidado de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e analisar sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas. Método: Estudo transversal, com 149 pessoas. Utilizou-se o Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes. Resultados: Das 15 atividades de autocuidado analisadas, observou-se comportamento adequado naquelas relacionadas ao uso de medicamentos e inadequado para consumo de frutas/vegetais, monitorização glicêmica e atividade física. O uso de medicamentos relacionou-se com situação conjugal. No tocante aos comportamentos inadequados, observou-se relação entre consumo de frutas/vegetais e cor da pele e residência; monitorização da glicemia com situação conjugal e correlação inversa entre atividade física e pressão arterial sistólica, pressão de pulso, circunferência abdominal e glicemia pós-prandial. Conclusão: Os resultados desta investigação contribuem para fortalecer a linha de cuidado em doenças crônicas e auxiliam na ênfase ao autocuidado apoiado. Implicações para a prática: Os achados desta investigação propiciaram informações relevantes para o planejamento da assistência. <![CDATA[Recontextualização macro e micropolítica do currículo integrado: percursos experimentados em um curso de enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Aim: To analyze the process of recontextualization of an integrated curriculum of Nursing Undergraduate Program. Method: Qualitative research, of a single case study, developed through documentary analysis, systematic observation and a semi-structured interview with nine teachers. Analysis of data by Critical Discourse Analysis. Results: The process of recontextualizing an integrated curriculum in the contexts of the Policy Cycle reveals that, in the Context of Influence and Textual Production, the curriculum is the result of a bricolage of educational policies, health policies and experiences of other institutions. Conclusion: Fragilities related to the organization of the modular structure and the teacher's close approximation to the Textual Production Context of the curriculum, associated to the training experience, favor the recontextualization of the curricular proposal when it is translated into the Context of Practice. It is necessary to institute strategies that integrate teacher education into their daily lives in curricular policies.<hr/>Resumen Objetivo: Analizar el proceso de una nueva contextualización del currículo integrado de un Curso de Pregrado en Enfermería. Método: Investigación cualitativa, del tipo estudio de caso único, desarrollado por medio de análisis documental, observación sistemática y entrevista semiestructurada con nueve docentes. Análisis de los datos por el Análisis Crítico del Discurso. Resultados: El proceso para una nueva contextualización del currículo integrado en los contextos del Ciclo de Políticas revela que el currículo es el resultado de un bricolaje de políticas educativas, políticas de salud y experiencias de otras instituciones. Conclusión: Las fragilidades relacionadas con la organización de la estructura modular y la poca aproximación del docente con el Contexto de la Producción Textual del currículo favorecen una nueva contextualización de la propuesta curricular cuando se traduce al Contexto de la Práctica. Es necesario instituir estrategias que integren la formación docente a sus cotidianos en las políticas curriculares.<hr/>Resumo Objetivo: Analisar o processo de recontextualização do currículo integrado de um Curso de Graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único, desenvolvido por meio de análise documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada com nove docentes. Análise dos dados pela Análise Crítica do Discurso. Resultados: O processo de recontextualização do currículo integrado nos contextos do Ciclo de Políticas revela que, no Contexto da Influência e da Produção Textual, o currículo é resultado de uma bricolagem de políticas educacionais, políticas de saúde e experiências de outras instituições. Conclusão: Fragilidades relacionadas à organização da estrutura modular e à pouca aproximação do docente com o Contexto da Produção Textual do currículo, associadas à formação e à experiência docente, favorecem a recontextualização da proposta curricular quando é traduzida para o Contexto da Prática. É necessário instituir estratégias que integrem a formação docente aos seus cotidianos nas políticas curriculares. <![CDATA[Aconselhamento e assistência espiritual a pacientes em quimioterapia: uma reflexão à luz da Teoria de Jean Watson]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Aim: To reflect on the use of spiritual interventions and methods of psychological, theological and psychotherapeutic counseling applicable to nursing. Method: Theoretical reflection article, used to identify approximations and distances of counseling methods and spiritual interventions with Jean Watson's Theory of Human Care. Results: The critical analysis of methods of psychological, theological and psychotherapeutic counseling indicates approximations with the Theory of Human Care, promoting the improvement of spiritual interventions directed to patients in chemotherapy. Conclusion: From Jean Watson's Theory emerged a creative, original and unique advice in nursing. Implications for practice: Understanding counseling methods and spiritual interventions are important tools for the practice of oncological nursing, as well as enhancing the resources available to integrate spirituality and health.<hr/>Resumen Objetivo: Reflexionar sobre la utilización de intervenciones espirituales y métodos de orientación psicológica, teológica y psicoterápica aplicables a la enfermería. Método: Artículo de reflexión teórica, identificando las aproximaciones y los distanciamientos de los métodos de orientación e intervenciones espirituales a la Teoría del Cuidado Humano, de Jean Watson. Resultados: El análisis crítico de los métodos de orientación psicológica, teológica y psicoterápica indica aproximaciones a la Teoría del Cuidado Humano, lo que promueve el perfeccionamiento de las intervenciones espirituales direccionadas a los pacientes en quimioterapia. Conclusión: A partir de la Teoría de Jean Watson emergió una orientación creativa, original y única en enfermería. Implicaciones para la práctica: La comprensión de los métodos de orientación e intervenciones espirituales constituyen importantes herramientas para la práctica de enfermería oncológica, y potencializan los recursos disponibles para integrar espiritualidad y salud.<hr/>Resumo Objetivo: Refletir sobre o emprego de intervenções espirituais e métodos de aconselhamento psicológico, teológico e psicoterápico aplicáveis à enfermagem. Método: Artigo de reflexão teórica, identificando aproximações e distanciamentos de métodos de aconselhamento e intervenções espirituais com a Teoria do Cuidado Humano, de Jean Watson. Resultados: A análise crítica de métodos de aconselhamento psicológico, teológico e pscioterápico indica aproximações com a Teoria do Cuidado Humano, promovendo o aprimoramento de intervenções espirituais direcionadas a pacientes em quimioterapia. Conclusão: A partir da Teoria de Jean Watson emergiu um aconselhamento criativo, original e único na enfermagem. Implicações para a prática: A compreensão acerca de métodos de aconselhamento e intervenções espirituais constituem importantes ferramentas para a prática de enfermagem oncológica, bem como potencializam os recursos de que dispõe para integrar espiritualidade e saúde.