Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320160002&lang=en vol. 36 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Scientific and Professional Skills and Professional Psychologist Practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200251&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Conceptions and practices, on school inclusion, of school psychologists and teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200255&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A literatura refere que, embora a matrícula e permanência de todo e qualquer aluno seja assegurada por inúmeros dispositivos jurídicos, verificam-se, no contexto brasileiro, atrasos e desafios para alcançar uma inclusão escolar satisfatória. Observa-se, muitas vezes, a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais sem que a escola desenvolva condições físicas e de apoio favoráveis para recebê-las ou sem que objetive potencializar as habilidades destas crianças. Frente ao exposto, considerou-se pertinente analisar concepções e práticas de psicólogos escolares e docentes da cidade de João Pessoa acerca da inclusão escolar. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas na literatura da área escolar, com quinze psicólogos e quinze docentes de escolas públicas. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos docentes e psicólogos mostre-se favorável à inclusão escolar, suas ações ainda se encontram distantes da perspectiva inclusiva defendida por pesquisadores e profissionais que se debruçam sobre esta questão.<hr/>Abstract Literature refers that, although enrollment and permanence in school are assured by many legal devices to all and any student, the Brazilian context is still dealing with delays and challenges to achieve a satisfactory school inclusion. It is often observed the insertion of children with special educational needs without the development, by schools, of favorable physical and supportive conditions to receive them, or without a real aim to potentiate their abilities. Based on the exposed, it was considered pertinent to analyze conceptions and practices of João Pessoas’s school psychologists and teachers. For that, were realized semi structured interviews, based on School Psychology’s literature, with fifteen school psychologists and fifteen teachers of public institutions. The results reveled that, although most teachers and psychologists show themselves favorable to school inclusion, their practices still distant of the inclusive perspective defended by researchers and professionals who have studied this question.<hr/>Resumen La literatura señala que, aunque la matrícula y la retención de todos los alumnos está garantizada por numerosas disposiciones legales, en realidad en el contexto brasileño, persisten retrasos y dificultades para lograr una inclusión escolar satisfactoria. A menudo es observada la inclusión de niños con necesidades educativas especiales sin el desarrollo previo de soporte físico y de condiciones favorables para recibirlos, o sin el propósito de mejorar las habilidades de estos niños, por parte de la escuela. Con base en esto, se consideró oportuno analizar los conceptos y las prácticas de los psicólogos escolares y los maestros de la ciudad de João Pessoa. Para eso, se realizaron entrevistas semiestructuradas, con base la literatura sobre Psicología Escolar, a 15 psicólogos escolares y 15 maestros de escuelas públicas. Los resultados revelaron que aunque la mayoría de los profesores y los psicólogos se muestra a favor de la inclusión escolar, sus acciones están lejos de la perspectiva inclusiva defendida por los investigadores y profesionales que se centran en este tema. <![CDATA[Racial Inequality, Merit and Academic Excellence: Social Representations in Dispute]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo se propõe a refletir sobre como, no Brasil, as formulações políticas e legais acerca das ações afirmativas de cunhos social e racial no ensino superior articulam e estão articuladas a partir de distintas representações sobre os sujeitos e os lugares que eles ocupam na estrutura social. Partimos da breve caracterização dos dispositivos legais e das políticas implantadas a partir do século XX sobre o tema; analisamos a literatura que aborda as representações sociais sobre a recente implantação das políticas de ação afirmativa; e, por fim, discutimos duas concepções opostas de ação afirmativa, a Lei de cotas e o PIMESP. Pontuamos que tais medidas respondem a diferentes formas de representar desigualdades, merecimento e excelência acadêmica. Discute-se ainda, a suficiência da tradicional acepção de merecimento, o mérito pessoal, para julgar e determinar quem e como deve ingressar na universidade pública.<hr/>Abstract This article aims to reflect on how, in Brazil, the political and legal formulations about social and racial affirmative action in higher education, articulate and are articulated from different representations about the subjects and the places they occupy in the social structure. The starting point was a brief description of the legal provisions and policies implemented from the twentieth century on the topic. Then, we analyzed the literature addressing the social representations about the recent implementation of affirmative action. And finally, we discussed two opposing conceptions of affirmative action, Quotas Law and PIMESP. We pointed out that these measures respond to different ways of representing inequality, worthiness and academic excellence. It was also discussed the sufficiency of the traditional sense of worthiness, personal merit, to judge and determine who and how someone should join the public university.<hr/>Resumen Este artículo se propone reflexionar sobre cómo, en Brasil, las formulaciones políticas y legales acerca de las acciones afirmativas de cuños social y racial en la enseñanza superior, articulan y están articuladas a partir de distintas representaciones sobre los sujetos y los lugares que ellos ocupan en la estructura social. Para tanto: partimos de la breve caracterización de los dispositivos legales y de las políticas implantadas a partir del siglo XX sobre el tema; analizamos la literatura que aborda las representaciones sociales sobre la reciente implantación de las políticas de acción afirmativa; y, finalmente, discutimos dos concepciones opuestas de acción afirmativa, la Ley de cuotas y el PIMESP. Señalamos puntualmente que tales medidas responden a diferentes formas de representar desigualdades, merecimiento y excelencia académica. Se discute, también, la suficiencia de la tradicional acepción de merecimiento, el mérito personal, para juzgar y determinar quién y cómo debe ingresar a la universidad pública. <![CDATA[Psychology and health training: curriculum formation and transformation experiences in debate]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200280&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Recentes reflexões têm ampliado a atuação dos psicólogos no campo da saúde, principalmente mediante sua inserção no Sistema Único de Saúde, apresentando diversos desafios tanto na efetivação de práticas, quanto na construção de saberes voltados a novas demandas. Nesse contexto, a formação em saúde tem sido uma das grandes questões a serem enfrentadas pelas instituições de ensino superior, destacando-se aqui os cursos de graduação em Psicologia. O artigo trata de um relato de experiência de estágio básico da disciplina Práticas Integradas de Trabalho, realizada no 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, cujo eixo temático é “Psicologia e Saúde”. Essa disciplina tem buscado ampliar a compreensão das concepções e práticas que envolvem os processos saúde-doença-cuidado, a partir da reflexão crítica dos discentes no campo da saúde pública. Os estudantes realizam atividades práticas, estudos sistemáticos e atividades de supervisão englobando os diversos níveis de atenção. Destacam-se, a partir dessa experiência, algumas implicações formativas e vivenciais, como o compromisso social da universidade com a política pública; a redução da distância entre teoria e prática; a atualização de currículos “vivos” segundo a agenda pública da formação de psicólogos; e a supervisão como estratégia educacional promotora de práxis.<hr/>Abstract Recent reflections have amplified psychologists’ performance area to the health field, mainly because of their insertion in the Unified Health System (SUS), which has meant several challenges for them, both in the praxis and in the knowledge construction oriented to new demands. In this context, the formation in health care has been one of the greatest questions to be faced by the higher level educational institutions, stressing here the Psychology undergraduate courses. This work brings an experience report of the subject “Integrated Practices of Work” from the 7th semester of the Psychology undergraduate course at the State University of Ceará (UECE), whose thematic area is “Psychology and Health”. This subject aims to expand the concepts and practices’ comprehension of the processes involving health-sickness care, from the critical reflection of the students in the field of public health. Students conduct practical activities, systematic studies and supervisions in numerous levels of attention. It is possible to highlight, from this experience, some formative and experiential implications such as: the University’s social commitment with public policies, the reduction of the distance between theory and practice; the update of “live” curriculums according to the public agenda of the psychologist’s’ formation; and the supervision as an educational strategy for promoting praxis.<hr/>Resumen Reflexiones recientes han ampliado el papel de los psicólogos en el campo de la salud, principalmente a través de su inclusión en el Sistema Único de Salud (SUS), lo q Isabella Cristine ue ha representado muchos desafíos, tanto en las prácticas como en la construcción de conocimientos orientados a las nuevas demandas. En este contexto, la formación en salud ha sido una de las principales cuestiones a las que se enfrentan las instituciones de educación superior, destacándose aquí los pregrados en Psicología. El artículo trata de un relato de experiencia de la materia Prácticas Integradas de Trabajo de séptimo semestre de la carrera de Psicología de la Universidad do Estado de Ceará (UECE), cuyo tema central es “Psicología y Salud.” Esta materia trata de ampliar la comprensión de los conceptos y prácticas que implica la atención a los procesos de salud-enfermedad, desde la reflexión crítica de los estudiantes en el campo de la salud pública. Los estudiantes llevan a cabo actividades prácticas, estudios sistemáticos y supervisión de las actividades que abarcan los distintos niveles de atención en salud. Se destaca de esta experiencia el entrenamiento y las implicaciones experienciales, como: el compromiso social de la universidad con la política pública; la reducción de la brecha entre la teoría y la práctica; la actualización de currículos “vivos” ajustados a la agenda pública de la formación de los psicólogos; y la supervisión como estrategia educativa que lleva a la praxis. <![CDATA[Profile of “CNPq Research Productivity Scholarship” active in Psychology in the triennium 2012-2014]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200292&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confere bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) aos profissionais que preenchem determinados critérios. A identificação do perfil dos bolsistas PQ das mais variadas áreas do conhecimento é importante tanto para a elaboração de um mapeamento geral sobre a área como um todo quanto para a elaboração de políticas que visem a incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico em subáreas ou locais específicos. O objetivo deste estudo é analisar o perfil dos bolsistas PQ do CNPq atuantes na Psicologia, considerando o triênio concluído em 2014. A amostra foi composta pelos currículos de 338 bolsistas de produtividade que atuam na Psicologia. Os dados obtidos a partir deste levantamento indicaram que seis entre cada 10 bolsistas PQ que atuam na área da Psicologia estão concentradas no estrato 2 e que apenas 10 universidades concentram 56,7% dos pesquisadores contemplados com bolsas PQ. Ainda há uma centralização na região Sudeste, que recebe 55,3% das bolsas e apresenta a maior proporção de bolsas PQ por habitantes do país. Os bolsistas atuam majoritariamente em universidades públicas, principalmente federais, e são em sua maioria mulheres. Além disso, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Tratamento e Prevenção Psicológica são as áreas de atuação mais recorrentes entre os pesquisadores que recebem bolsas PQ. A identificação de desigualdades regionais, de concentração de bolsas em poucas instituições e de disparidades de gênero, por exemplo, pode contribuir para que algumas questões relativas à distribuição de recursos sejam reavaliadas.<hr/>Abstract The National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) provides research productivity grants (PQ) to professionals who meet certain criteria. Identifying the profile of PQ scholars from different fields of knowledge is important for the development of a broad mapping of the field and for the development of policies aimed at boosting scientific and technological development in sub-areas or specific locations. The goal of this study is to analyze the profile of CNPq PQ fellows working in Psychology, considering the three-year period concluded in 2014. The sample consisted of curricula from 338 productivity fellows working in Psychology. The data obtained from this survey indicated that six out of every 10 PQ fellows working in the field of Psychology are located on the layer 2 and that only 10 universities concentrate 56.7% of researchers awarded with PQ grants. There is still a high concentration in the Southeast, which receives 55.3% of grants and presents the highest proportion of PQ grants per inhabitants in Brazil. Fellows work mostly in public universities, mainly federal, and are mostly women. Moreover, Social Psychology, Developmental Psychology and Psychological Treatment and Prevention are the most frequent fields among researchers who receive PQ grants. The identification of regional inequalities, concentration of grants in only a few institutions and also gender disparities, for example, can contribute so that questions regarding resource distribution can be reassessed.<hr/>Resumen El Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq) ofrece becas de productividad en investigación (PQ) a los investigadores que cumplen con ciertos criterios. Identificar el perfil de los becarios PQ de diferentes campos del conocimiento es importante para un mapeo general del área de estudio, y para la formulación de políticas destinadas a estimular el desarrollo científico y tecnológico en sub-áreas o lugares específicos. El objetivo de este estudio es analizar el perfil de los becarios PQ del CNPq que trabajan en psicología, teniendo en cuenta el período de tres años completado en 2014. La muestra fue compuesta por los currículos de 338 becarios PQ que trabajan en psicología. Los datos obtenidos de este estudio indicaron que seis de cada 10 becarios PQ que trabajan en el campo de la psicología se centran en la capa 2, y que solo 10 universidades concentran el 56,7% de los investigadores galardonados con becas PQ. Todavía hay una centralización en el sudeste, que recibe el 55,3% de las becas y tiene la mayor proporción de becas PQ por habitantes del país. Los becarios trabajan principalmente en universidades públicas, la mayor parte federales, y son en su mayoría mujeres. Además, Psicología Social, Psicología del Desarrollo Humano y Tratamiento y Prevención Psicológica, son las áreas más frecuentes de atención entre los investigadores que reciben becas PQ. La identificación de las desigualdades regionales, de la concentración de las becas en unas pocas instituciones, y de las disparidades de género, por ejemplo, puede contribuir a reevaluar la distribución de los recursos. <![CDATA[Innovative Educational Practices in Educational Psychologist Vocational Training: an Experience with Cooperative Learning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200304&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na área da Psicologia Escolar, a relevância da identificação de novas práticas profissionais decorre da adoção de uma perspectiva preventiva e comprometida com a melhoria da qualidade da escola. Pressupõe-se que, durante o período de formação, criar oportunidades para experiências com práticas inovadoras possa constituir-se em uma estratégia favorecedora de uma atuação futura junto a professores dirigida para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e do enriquecimento da formação dos alunos de escolas públicas. O método de ensino-aprendizagem denominado aprendizagem cooperativa possibilita aprendizagens acadêmicas por meio da cooperação entre membros de grupos heterogêneos de alunos. Destaca-se como uma prática educativa eficiente e favorecedora de aproveitamento acadêmico, da socialização, da cooperação e das competências sociais dos alunos. O presente estudo consiste no relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar focalizada na implementação de uma abordagem de aprendizagem cooperativa junto a estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Apresentam-se os fundamentos teóricos da aprendizagem cooperativa; descrevem-se a dinâmica do estágio, as percepções dos estagiários relativas aos desafios enfrentados na experiência de estimular a cooperação e discute-se que a aprendizagem cooperativa requer a adoção de um papel com ênfase na mediação e observação do funcionamento do grupo de alunos.<hr/>Abstract In the Educational Psychology field identifying new professional practices is relevant for adopting a preventive perspective compromised to school quality improvement. It is expected that providing opportunities during training for experiencing innovative practices contribute to future actions with teachers that aim at the improvement of teaching-learning process and at the enrichment of students’ education in public schools. The teaching-learning method called cooperative learning provides academic learning through cooperation between students in heterogeneous groups. It is highlighted as an efficient educational practice that promotes students’ academic achievement, socialization, cooperation and social skills. The present study consists of the report of an internship experience in Educational Psychology aiming at the implementation of a cooperative learning strategy with secondary students. The theoretical framework of cooperative learning is presented, as well as the internship dynamics and interns impressions related to the challenges experienced on promoting cooperation. Finally, it is discussed that cooperative learning demands the development of a role that emphasizes mediation and observes student group functioning.<hr/>Resumen La importancia de identificar nuevas prácticas profesionales en el área de la Psicología Escolar surge de la aplicación de un criterio de precaución y compromiso en mejorar la calidad escolar. Se supone que, durante el período de formación, la creación de oportunidades para experimentar prácticas innovadoras podría constituirse como una estrategia favorecedora para la acción futura con los profesores, dirigida a la mejora del proceso de enseñanza y aprendizaje y al enriquecimiento de la educación de los estudiantes en las escuelas públicas. El método de enseñanza y aprendizaje llamado aprendizaje cooperativo permite el aprendizaje académico a través de la cooperación entre los miembros de grupos heterogéneos de estudiantes. El aprendizaje cooperativo se destaca como una práctica educativa eficiente que promueve en los estudiantes: logros académicos, socialización, cooperación y habilidades sociales. Este estudio es un informe de la experiencia de prácticas en Psicología Escolar centrado en la implementación de un enfoque de aprendizaje cooperativo con los estudiantes del segundo ciclo de Educación Primaria. Se presentan los fundamentos teóricos del aprendizaje cooperativo; se describe la dinámica de la práctica y las percepciones de los futuros psicólogos educativos sobre los desafíos que enfrentan en la experiencia de fomentar la cooperación; y se argumenta que el aprendizaje cooperativo requiere la adopción de un papel con énfasis en la mediación, así como la observación del funcionamiento del grupo de estudiantes. <![CDATA[From Psychosomatic tradition to considerations on Daseinsanalysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200317&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo busca refletir sobre a dualidade entre soma e psique, que tende a obscurecer a unidade originária a partir da qual esses dois entes podem aparecer e serem compreendidos. Em seguida, conduz o leitor para uma compreensão crítica, lidando com aspectos da tradição em psicossomática e com base na fenomenologia-hermenêutica de Martin Heidegger e na Daseinsanalyse de Medard Boss. Tanto o filósofo alemão quanto o psiquiatra suíço operam não somente a desconstrução da ótica tradicional, mas também do próprio conceito de psicossomática. Mostram que o modo de acesso ao fenômeno produz a dicotomia, sendo, portanto, necessário modificá-lo a fim de apreender o que está em jogo no problema do corpo e do adoecer, isto é, a própria existência do homem que se revela todo o tempo através do corporar (Leiben), que é sempre gesto. Este último significa, em Heidegger, toda expressão do homem, indissociável de seu existir no mundo como Dasein. Este estudo tem a expectativa de contribuir na busca de outros fundamentos para a prática do cuidado psicológico em saúde.<hr/>Abstract The article presents aspects of the psychosomatic tradition and attempts to reflect on the duality generated between soma and psyche, which tends to overshadow the original unity from which these two entities can appear and be understood. Subsequently, it leads the reader to a critical comprehension based on Martin Heidegger’s hermeneutic phenomenology and Medard Boss’ dasensanalysis. Both the German philosopher and the Swiss psychiatrist dismantle not only the traditional view but also the concept of psychosomatics. They argue that the route of access to the phenomenon produces a dichotomy, which therefore proves itself necessary to be modified so that one can perceive what is at stake in terms of the body and of getting ill, i.e., the human existence which at all times reveals itself through bodying (Leiben), which is always gesture. The former means, in Heidegger, each human expression which is indistinguishable from their existence in the world as Dasein. Thus, this article contributes to the search of other fundamentals for the psychological practice in healthcare.<hr/>Resumen El artículo presenta los aspectos de la tradición en psicosomática y reflexiona sobre la dualidad engendrada entre soma y psique, que tiende a ocultar la unidad originaria desde la que estos dos entes pueden aparecer y ser comprendidas. Luego, conduce al lector a una comprensión crítica basada en la fenomenología- hermenéutica de Martin Heidegger y el Daseinanalyse de Medard Boss. Tanto el filósofo alemán como el psiquiatra suizo hacen no solo la deconstrucción de la óptica tradicional, sino también del propio concepto de psicosomática. Ellos enseñan que el modo de acceso al fenómeno produce dicotomía y por lo tanto, es necesario modificarlo para captar lo que está en juego en el problema del cuerpo y del enfermar, es decir, la existencia misma del hombre se revela todo el tiempo por medio de la corporalidad (Leiben), que siempre es gesto. Gesto para Heidegger significa toda expresión del hombre, inseparable de su existencia en el mundo como Dasein. Se cree que con esto se está contribuyendo a la búsqueda de otros fundamentos para la práctica del cuidado psicológico en las instituciones que cuidan de la salud. <![CDATA[Social Representation of sexual relations: a transgenerational study among women]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200329&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Relações sexuais são influenciadas por normas, valores cristãos, cultura, política e economia, fazendo com que a mulher, ao longo da história, só as praticasse após o casamento. Entretanto, muitas mudanças ocorreram, sendo perceptíveis, atualmente, transformações conceituais e práticas no comportamento sexual das mulheres. Frente ao exposto, objetivou-se analisar as representações sociais das mulheres acerca das relações sexuais. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 60 mulheres, divididas em quatro gerações, sendo 15 adolescentes, 15 adultas jovens, 15 mulheres na meia-idade e 15 idosas, que responderam a um questionário. Os dados foram analisados por meio técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin. Observou-se que as relações sexuais foram representadas consensualmente entre as gerações através da afetividade e do prazer. As mulheres representaram as relações sexuais por meio dos aspectos biopsicossociais que compõem a sexualidade humana, apresentando semelhanças e divergências entre as gerações.<hr/>Abstract Sexual relations are influenced by norms, Christian values, culture, politics, and economy, and that is why women, throughout history, only practiced sex after marriage. However, many changes have occurred, and now there are conceptual and practical transformations in the sexual behavior of women. This text presents a qualitative research aiming at analyzing women’s social representations of sexual relations. The sample was composed by 60 women. The 60 women in the sample divided into 4 generations: 15 teenagers, 15 young adults, 15 middle-age women, and 15 old women. The qualitative information was analyzed by Bardin’s Thematic Content Analysis. It was found that sexual relations were represented, consensually between generations, by affection and pleasure. Women represented sexual relations through the biopsychosocial aspects that compose sexuality, presenting similarities and differences among generations.<hr/>Resumen Las relaciones sexuales reciben influencia de las normas, de los valores cristianos, de la cultura, de la política y de la economía, de manera que las mujeres a lo largo de la historia solían llevarlas a cabo solamente tras el matrimonio. Sin embargo, sucedieron muchos cambios, viéndose hoy en día claramente transformaciones conceptuales y prácticas en el comportamiento sexual de las mujeres. De ese modo, este texto trata de una investigación con enfoque cualitativo que tuvo el objetivo de analizar las representaciones sociales de las mujeres sobre las relaciones sexuales. La muestra estuvo compuesta por 60 mujeres divididas por cuatro generaciones: 15 adolescentes, 15 adultas jóvenes, 15 mujeres de mediana edad y 15 adultas mayores, que contestaron un cuestionario. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido temático propuesta por Bardin. Se observó que las relaciones sexuales fueron representadas por consenso entre generaciones a través de afecto y placer. Las mujeres representaron las relaciones sexuales a través de los aspectos biopsicosociales que constituyen la sexualidad humana, presentando similitudes y diferencias entre generaciones. <![CDATA[Health senses a gender perspective: a study of men in the city of Natal/RN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho objetivou investigar os sentidos atribuídos à saúde por homens da cidade de Natal/RN, em dois contextos: uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um bairro de classe média e uma Unidade de Saúde da Família (USF) de um bairro popular. Metodologicamente, realizamos entrevistas semiestruturadas junto a 24 homens, sendo 12 de cada serviço, com faixa etária de 25 a 59 anos, abordados nas unidades de saúde de cada bairro. A análise dos dados deu-se a partir da perspectiva de Spink (2000), e Spink e Frezza (2000) e Spink e Medrado (2000), no tocante às práticas discursivas e os estudos de gênero. Os dados encontrados acompanham a tendência de estudos já realizados no campo, especialmente ao identificar como as posições sociais de gênero conformam os sentidos que os homens investigados construíram em relação à saúde, atribuindo a esta a importância de proporcionar as condições de exercício de uma masculinidade voltada para o provimento do lar e da família. Houve diferença acerca dos sentidos sobre a resolução de problemas de saúde no tocante aos serviços investigados: a maioria do grupo da UBS apontou para pouca resolutividade, gerando sentidos de ineficácia do serviço. Na USF, os sentidos apresentaram uma positividade em relação ao serviço, que julgamos ter relação com a natureza da Estratégia de Saúde da Família. Finalmente, identificamos como a busca pelos serviços de saúde no nível de atenção básica é limitada, fato que segue os estudos de que os homens buscam os serviços de saúde quando esta se encontra demandando atenção especializada. Concluímos que a PNAISH pode ter uma importante contribuição na medida em que se efetive como política de saúde, sensibilizando a toda a rede de atores e serviços envolvidos na busca por novos sentidos e práticas em torno da relação gênero-saúde.<hr/>Abstract This work had the objective of investigating the senses attributed by men to health in the city of Natal/RN, in two different contexts: one in a Basic Health Unity from a middle class neighborhood, and another in a Family Heath Unity of a popular neighborhood. We conducted semi-structured interviews with 24 men, between 25 and 59 years old, 12 from each group. The data analysis for the discursive practices and for the gender studies was done using Spink’s perspective (200 &amp; Frezza, 2000; Sink &amp; Medrado, 2000). The found data follow the tendency of other researches already done in this area, especially when it comes to identify how gender social positions create the senses that the interviewed men built about “health”, attributing to it the importance of providing the conditions for a masculinity exercise oriented to supporting their families and homes. There was a difference concerning the senses of resolution of problems related to health when it comes to the investigated services: the majority of the Basic Health Unity pointed to a small solving, creating senses of ineffectiveness of the service. In the Family Health Unity, however, the senses present a bigger positivity concerning the services. We believe that is explained by the nature of the “Family Health Strategy”. Finally, we identified that the search for health services in the basic levels is limited, a fact that follows a study showing that men look for health services only when they are demanding specialized care. We conclude that the PNAISH could be an important contribution if turned into a health policy, sensitizing the entire network of actors and services involved in the search for new meanings and practices around the gender-health relationship.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo investigar los sentidos atribuidos a la salud por hombres de la ciudad de Natal/RN, en dos contextos: una Unidad Básica de Salud (UBS) de un barrio de clase media y una Unidad de Salud de la Familia (USF) de un barrio popular. Metodológicamente, realizamos entrevistas semiestructuradas a 24 hombres, 12 de cada servicio, con edades entre 25 y 59 años, abordados en las unidades de salud de cada barrio. El análisis de los datos se realizó desde la perspectiva de Spink (2000 &amp; Frezza, 2000; Spink &amp; Medrado, 2000) en lo que se refiere a las prácticas discursivas y los estudios de género. Los datos encontrados acompañan la tendencia de los estudios ya realizados en el campo, especialmente al identificar cómo las posiciones sociales de género conforman los sentidos que los hombres investigados construyeron en relación a la salud, atribuyendo a esta la importancia de proporcionar las condiciones de ejercicio de una masculinidad orientada hacia el proveimiento del hogar y de la familia. Hubo diferencia en los sentidos atribuidos a la resolución de problemas de salud en lo que se refiere a los servicios investigados: la mayoría del grupo de la UBS señaló poca capacidad de resolución de problemas, generando sentido de ineficacia del servicio. En la USF, los sentidos presentaron positividad en relación a los servicios, que creemos que tienen relación con la naturaleza de la Estrategia de Salud de la Familia. Finalmente, constatamos que es limitada la búsqueda de servicios de salud en el nivel de la atención básica, hecho que concuerda con los estudios que constatan que los hombres buscan los servicios de salud cuando se encuentran demandando atención especializada. Llegamos a la conclusión de que el PNAISH puede hacer una contribución importante si se hace efectivo como política de salud, sensibilizando a toda la red de actores y servicios implicados en la búsqueda de nuevos significados y prácticas en torno a la relación salud-género. <![CDATA[Psychology and Restorative practices in socioeducation: an experience report]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200354&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência de profissional da área da Psicologia, dentro de uma Unidade de Internação de adolescentes em conflito com a lei. Ainda pretendeu-se relacionar práticas restaurativas com possibilidade de experiência exitosa ao sistema socioeducativo. O relato tem como cenário uma unidade de Atendimento Socioeducativo de uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos são frutos da experiência profissional da autora e fazem parte de um estudo maior intitulado “Um Estudo dos Fatores de Risco e de Proteção em Jovens que Cumprem Medida Socioeducativa”. Os resultados mostraram que as práticas restaurativas realizadas nesta instituição foram apenas os círculos de compromisso. O tema da Justiça Restaurativa (JR), por ser novo e por não ter sido originalmente um modelo criado no cenário brasileiro, ainda é difícil de avaliar possíveis resultados e impactos. As experiências apresentadas sugerem que há possibilidade da JR ser uma experiência exitosa para o Sistema Socioeducativo. Indica-se a necessidade de realização de mais pesquisas com relação a essa temática.<hr/>Abstract This article aims to present an experience report by a psychologist working at a Socioeducative Unity for Adolescents in conflict with the law. We also aimed to relate the restorative practices to the possibility of successful experience in the socioeducative system. The report has a Socioeducative Unity from a city in the countryside of Rio Grande do Sul, Brazil, as setting. The data obtained are the fruit of the author’s experience and are part of a larger study entitled “A Study of Risk Factors and Protection for Youth being included in the Socioeducative System”. The results showed that the restorative practices performed at this institution were just the circles of commitments. About the Restorative Justice (JR), as it is new and it is not originally a model created in the Brazilian scene, it is still difficult to evaluate its possible results and impacts. The experiences presented suggest that there is a possibility that the JR can be a successful experience in the socioeducatiove system. We indicate the necessity of performing more research related to this issue.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia de una profesional del área de psicología en una Unidad de Internación de adolescentes en conflicto con la ley. También hubo intención de relacionar prácticas restaurativas con la posibilidad de una experiencia exitosa en el sistema socioeducativo. El relato tiene como escenario una unidad de Atendimiento Socioeducativo de una ciudad del interior del estado de Río Grande do Sul, Brasil. Los datos obtenidos son fruto de la experiencia del autor y son parte de un estudio más amplio titulado “Estudio de Factores de Riesgo y Protección para los jóvenes que cumplen medidas socioeducativas”. Los resultados mostraron que las prácticas restaurativas realizadas en esta institución fueron solamente los círculos de compromiso. En el tema de la Justicia Restaurativa (JR), por ser nuevo y por no haber sido originalmente un modelo creado en el escenario brasilero, todavía es difícil evaluar posibles resultados e impactos. Las experiencias presentadas sugieren que hay posibilidad de que la JR sea una experiencia exitosa para el Sistema Socioeducativo. Se indica la necesidad de realizar más investigaciones respecto a esta temática. <![CDATA[The Psychologist’s Contribution to the Matrix Support in Mental Health]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200364&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Objetivou-se neste estudo investigar as concepções do psicólogo da atenção básica sobre o apoio matricial em saúde mental e as consequentes repercussões de tais entendimentos para sua prática neste nível de atenção, em uma realidade municipal em que se optou por inserir psicólogos em 100% de suas Unidades de Saúde (US) e por afirmar o matriciamento em saúde mental partindo apenas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para tanto, foi selecionada uma US de cada uma das seis regiões de saúde do município e realizada entrevista semiestruturada com o psicólogo de cada uma delas, totalizando seis participantes de pesquisa. A pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa e da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. São várias as concepções trazidas sobre o matriciamento em saúde mental: prática exclusiva da Psicologia; estratégia envolta a hierarquias e cobranças; proposta favorável ao compartilhamento entre equipes. A partir desses entendimentos compartilhados pelos profissionais de saúde, alguns psicólogos apresentaram dificuldades em afirmar outra prática que não aquela voltada ao atendimento ambulatorial individual, mas também outros conseguiram estabelecer parcerias diversas para o cuidado em saúde, a partir da concepção de que este trabalho requer compartilhamento de saberes, para uma atuação voltada à integralidade.<hr/>Abstract With this study we set to investigate the primary care psychologist’s conceptions on the mental health Matrix Support and the consequent repercussions of such conceptions to his practice at this level of attention, in a municipal context where there are psychologists in all primary care units, and where the mental health Matrix Support only begins at the psychosocial care centers (“CAPS”). To reach our objectives, we selected a Health Unit of each one of the six health regions of the city, and conducted semi-structured interviews with each psychologist, totalizing six interviews. The research used a qualitative approach and the Bardin’s content analysis technique. With the interviews, we apprehended that there are several different definitions of the mental health Matrix Support, seen as: an exclusive practice of the psychologist; a hierarchical strategy to step up orders; or a proposal that facilitates the sharing between the teams. Some psychologists experienced difficulties differentiating Matrix Support from individual outpatient care, while others managed to establish several partnerships for health care, from the understanding that this work requires knowledge sharing that produces a performance directed to integrality.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue investigar las concepciones que el psicólogo de la atención primaria de salud tiene con respecto al Apoyo Matriz en Salud Mental y las repercusiones de esas concepciones en su práctica en este nivel de atención, en una realidad municipal en la que hay psicólogos en el 100% de las Unidades de Salud (US), y en la que el Apoyo Matriz comienza solo a partir de los Centros de Atención Psicosocial (CAPS). Para esto, fue seleccionada una US de cada una de las seis regiones de salud del municipio y fue realizada una entrevista semiestructurada a un psicólogo de cada una de ellas, llegándose a un total de seis entrevistas. La investigación utilizó el enfoque cualitativo y la técnica de análisis de contenido de Bardin. El Apoyo Matriz es entendido de diferentes maneras por los psicólogos: como práctica exclusiva de la psicología; como jerarquía de saber/poder; o como propuesta que facilita el compartir entre equipos. Algunos psicólogos presentaron dificultades en diferenciar el Apoyo Matriz de la atención ambulatoria individual, mientras que otros lograron establecer diversas relaciones para alcanzar el cuidado en salud, entendiendo que este trabajo requiere un compartir de saberes que conduzca a la integralidad. <![CDATA[Use of Group Dynamics as a Technique for Psychological Assessment in Applying for a Driving License: Experience Report]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200380&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No Brasil, a técnica da dinâmica de grupo é um dos métodos utilizados na avaliação psicológica no contexto do trânsito. Nesse trabalho, é relatada uma experiência profissional na qual a dinâmica de grupo foi utilizada para informar as etapas do processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação e da avaliação psicológica, assim como esclarecer o papel ativo que o cidadão tem no sistema trânsito, de forma a repensar os valores individuais e grupais voltados para a segurança no trânsito. Estima-se que o presente trabalho possa incentivar novas publicações que versem sobre o uso da dinâmica de grupo, prática inserida no processo avaliativo de candidatos e condutores de veículos e que deve ser sempre focada nos valores éticos e de respeito aos direitos humanos.<hr/>Abstract In Brazil, group dynamics is one of the methods used for psychological assessment when applying for a driving license. The present paper reports a professional experience in which a group dynamics technic was used to explain the application process for the Brazilian Driver’s License, as well to clarify the active role that citizens play in providing a more conscious and safe traffic system. It is estimated that this paper has the potential to encourage new publications that deal with the use of group dynamics, a practice inserted in the evaluation process of applicants and drivers that should be always focused on ethical values and on human rights respect.<hr/>Resumen En Brasil, la dinámica de grupo es uno de los métodos utilizados para la evaluación psicológica en el contexto del tránsito. En este trabajo se presenta una experiencia profesional en la que la dinámica de grupo fue usada para informar los pasos para la adquisición de la CNH, así como para aclarar el papel activo que los ciudadanos tienen en la creación de un sistema de tránsito más consciente y más seguro. Se estima que este trabajo fomentará nuevas publicaciones relacionadas con el uso de la dinámica de grupo, práctica inserta en el proceso de evaluación de aspirantes y conductores de vehículos, que debe estar siempre enfocada en los valores éticos y en el respeto de los derechos humanos. <![CDATA[New modulations of organizational control: a case study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200389&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O poder nas organizações não se manifesta apenas por vias coercitivas na atualidade. Ele atua por meio de dispositivos de poder, nos quais são incluídos os métodos disciplinares, que operam diretamente na subjetividade do sujeito. Esses mecanismos tornam os trabalhadores reconhecíveis, identificáveis e comparáveis entre si. Este estudo objetivou explicitar parte dos resultados de uma pesquisa sobre controle organizacional e subjetividade no contemporâneo. A pesquisa referida investigou a lógica pós-disciplinar presente nos mecanismos de controle organizacional por meio da problematização do nexo entre tecnologia e subjetivação. Os resultados apresentados neste trabalho são relativos a uma parte da amostra total, composta de trinta sujeitos. Foi escolhido o caso de uma mulher, funcionária de uma instituição financeira transnacional, configurando este artigo como um estudo de caso. Os resultados do estudo de caso apontaram que a lógica vigente da organização do trabalho obriga que o trabalhador assuma para si as flutuações da demanda, bem como a responsabilidade dos resultados. Dessa forma, há indicativos que as novas formas de organização do trabalho possibilitam a autorresponsabilização do sujeito.<hr/>Abstract The organizational power is not manifested only by coercive ways nowadays. It operates through power devices, including disciplinary methods, which operate directly on the subjectivity of the subject. These mechanisms make workers recognizable, identifiable and comparable among each other. This study aimed to clarify part of the results of research on organizational control and subjectivity in contemporary. Referred survey investigated the post-disciplinary logic present in organizational control mechanisms by questioning the link between technology and subjectivity. The results presented in this paper are relative to a portion of the total survey sample, composed by thirty subjects. The case of a woman employee of a transnational financial institution was chosen, setting this article as a case study. The results showed that the current logic on organization of work requires workers to assume the demands and the responsibility of results for themselves. Thus, there are signs that new forms of work organization enable the self-empowerment of the individual.<hr/>Resumen Actualmente, el poder en las organizaciones no se manifiesta exclusivamente por vías coercitivas. Este actúa mediante dispositivos de poder en los que se incluyen los métodos disciplinarios, que operan directamente en la subjetividad del sujeto. En este sentido, estos mecanismos tornan a los trabajadores reconocibles, identificables y comparables entre sí. Este estudio tuvo como objetivo explicitar parte de los resultados de una investigación sobre control organizacional y subjetividad contemporáneos. Dicha investigación buscó comprender la lógica pos-disciplinaria presente en los mecanismos de control organizacional mediante la problematización del vínculo existente entre tecnología y subjetivación. Los resultados presentados en este artículo se relacionan con una parte de la muestra total de la investigación, compuesta por treinta sujetos. Se eligió el caso de una empleada de una institución financiera transnacional, siendo este artículo un estudio de caso. Los resultados del estudio de caso mostraron que la vigente lógica organizacional del trabajo obliga al trabajador a asumir las fluctuaciones de la demanda y la responsabilidad de los resultados. De esa manera, hay indicios de que nuevas formas de organización del trabajo posibilitan la propia responsabilidad del sujeto. <![CDATA[Work impact on professionals from mental health services in a Brazilian northeast city]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto laboral sentido pelos profissionais de saúde, em virtude do trabalho diário com pessoas que apresentam distúrbios psiquiátricos. Trata-se de uma pesquisa de campo, numa abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental aplicada em 87 profissionais de Saúde Mental da cidade de Mossoró, Brasil. Os resultados apontam baixo efeito de sobrecarga nos profissionais pesquisados. Das subescalas estudadas, a maior pontuação foi observada na que mede o impacto do trabalho no funcionamento da equipe. Pôde-se concluir que as relações interativas entre os profissionais e os usuários não são as causas de maior impacto no trabalho.<hr/>Abstract The aim of this study was to evaluate the work impact felt by health professionals dealing with people who have psychiatric disorders. This is a field research on a quantitative approach. Data collection occurred through the Impact Assessment for Mental Health Services tool applied to 87 mental health professionals in the city of Natal, Brazil. The results show a low overhead effect on the professionals surveyed. In the subscales studied, the highest score was observed in measuring the impact of work on the functioning of the team. It was concluded that the interactive relationships between professionals and users are not the cause of greater impact on the work.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar el impacto laboral sentido por profesionales de la salud, asociado a su trabajo diario con personas que tienen trastornos psiquiátricos. Se trata de una investigación de campo con enfoque cuantitativo. Los datos fueron recolectados a través de la Evaluación de Impacto de los Servicios de Salud Mental, aplicada a 87 profesionales de salud mental de la ciudad de Natal, Brasil. Los resultados muestran un efecto bajo de sobrecarga en los profesionales encuestados. En las subescalas estudiadas, la mayor puntuación observada correspondió a la medición del impacto laboral sobre el funcionamiento del equipo. Se concluyó que las relaciones interactivas entre profesionales y usuarios no son las causas de mayor impacto en el trabajo. <![CDATA[Alcoholic Beverage and Driving: Reports of Military Policy Officers on “Lei Seca”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200411&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Dirigir sob efeito de bebida alcoólica é comportamento de risco associado a expressivo volume de acidentes de trânsito. Em vários estados brasileiros foram adotadas ações de fiscalização e punição de motoristas flagrados em tal comportamento de risco. O objetivo do presente estudo foi conhecer o contexto atual de realizações e dificuldades um programa de fiscalização implantado em 2003, no estado do Espírito Santo, por meio de entrevistas com 25 policiais militares que atuam em tal programa. O material textual composto pela transcrição das entrevistas foi processado por meio do software Alceste, que organizou as respostas dos policiais em 6 classes de conteúdos: Naturalização e valorização do beber excessivo; Menosprezo do risco da associação entre bebida e direção; Realizações e dificuldades no contexto das ações de fiscalização; Realizações e dificuldades no contexto das ações educativas; Aspectos Legais e operacionais em torno da verificação da embriaguez; Aspectos legais e operacionais relativos à punição do condutor. Considera-se que as concepções de profissionais que participam de forma direta da intervenção relativa ao problema podem contribuir para a discussão e aprimoramento das modalidades de intervenção a serem continuadas.<hr/>Abstract To drive under the influence of alcohol is considered a risky behaviour and has been associated with a significant number of car accidents. Considering that, several Brazilian states have adopted control and punishing actions against drivers who are caught in such risky behaviour. The main objective of this study was to understand the current context of achievements and difficulties of a monitoring program implemented in 2003 in the state of Espirito Santo. To this end, twenty-five military officers who work in this program were interviewed. The resulting data was transcribed and processed through the software Alceste, which organized the responses of police officers in 6 classes of contents: naturalization and appreciation of excessive drinking; underestimation of the risk of association between drinking and driving; achievements and difficulties in the context of enforcement actions; achievements and difficulties in the context of educational activities; legal and operational aspects around the verification of drunkenness; and legal and operational aspects regarding punishment of the driver. It is considered that the views of professionals who participate directly on the issue of intervention can contribute to the discussion and improvement of methods of future possible intervention.<hr/>Resumen Conducir bajo los efectos de bebidas alcohólicas es considerado un comportamiento de riesgo asociado a un gran número de accidentes de tránsito. En varios estados brasileros fueron adoptadas acciones de fiscalización y punición de conductores sorprendidos conduciendo bajo los efectos del alcohol. El objetivo del presente estudio fue conocer el contexto actual y las dificultades del programa de fiscalización implantado en 2013, en el estado de Espíritu Santo, por medio de entrevistas con veinticinco policías militares que actúan en tal programa. Los datos obtenidos, compuestos por transcripciones de las entrevistas, fueron procesados por medio del software Alceste, que organizó las respuestas de los policías en 6 clases de contenidos: naturalización y valorización del consumo excesivo de alcohol; subestimación del riesgo de la relación entre bebida y conducción; realización y dificultad en el contexto de las acciones impositivas; realización y dificultad en el contexto de las acciones educativas; aspectos legales y operacionales en torno a la verificación del estado de embriaguez; y aspectos legales y operacionales relativos a la punición del conductor. Se considera que las concepciones de los profesionales que participan de forma directa en la intervención relativa al problema pueden contribuir para la discusión y actualización de las modalidades de intervención que seguirán a futuro. <![CDATA[“Do you Feel Sorry for Him? Then Take him into Your Home!” Analysis of Speeches in Favor of Reducing the Legal Age for Criminal Responsibility in a Social Network]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200426&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Pretende este artigo analisar as proposições favoráveis à redução da maioridade penal expressas em publicações de uma página virtual da rede social Facebook. Constata-se que a volúpia punitiva se expressa de maneira seletiva e hierárquica sobre determinados adolescentes, de modo que o recrudescimento da punição é concebido como estratégia de resolução a problemas sociais supostamente gerados por uma sociedade protetiva e permissiva. O estudo é orientado pelo método de análise hermenêutico-dialético que visa compreender e, ao mesmo tempo, confrontar a problemática frente às suas contradições e conflitos. A partir do diálogo entre campos de saber interdisciplinares, problematiza-se a implicação destes pressupostos acerca da redução da maioridade penal no que tange à constituição do sujeito autor de ato infracional e dos sujeitos produtores destes discursos, assim como o impacto destas afirmativas em sociedades marcadas por relações excludentes.<hr/>Abstract This article aims to analyze the proposals in favor of reducing the legal age for criminal responsibility, expressed in publications of a virtual page of Facebook. It appears that the punitive voluptuousness is selectively and hierarchically expressed on certain teenagers, as the resurgence of punishment is designed as a solving strategy to social problems supposedly generated by a protective and permissive society. The study is guided by the hermeneutic-dialectic method which seeks to understand and, at the same time, confront this problematic in terms of its contradictions and conflicts. From a dialogue between interdisciplinary fields of knowledge, the implication of these assumptions about reducing the legal age for criminal responsibility is discussed, related to the constitution of the subject who commits an offense and of the subjects that produce these speeches, as well as the impact that these speeches have on societies marked by social exclusion.<hr/>Resumo Este artículo tiene como objetivo analizar las propuestas a favor de la reducción de la mayoría de edad penal expresadas en publicaciones de una página virtual de la red social Facebook. Se constata que la voluptuosidad punitiva se expresa selectivamente y jerárquicamente sobre ciertos adolescentes, viéndose el recrudecimiento del castigo como una estrategia de resolución de problemas sociales supuestamente generados por una sociedad protectora y permisiva. El estudio se guía por el método hermenéutico-dialéctico que busca comprender y, al mismo tiempo, confrontar la problemática frente a sus contradicciones y conflictos. A partir del diálogo entre campos del conocimiento interdisciplinares, se analiza la implicación de estos presupuestos acerca de la reducción de la mayoría de edad penal, en relación con la constitución del sujeto que comete una infracción y con los sujetos que producen estos discursos, así como el impacto de estas declaraciones en sociedades marcadas por relaciones excluyentes. <![CDATA[Scientific Production about Teste Desenho da Figura Humana between 2002 and 2012]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200439&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo investigou a produção científica sobre o Teste Desenho da Figura Humana, entre os anos de 2002 e 2012. Foram focalizados 14 periódicos, nos quais se analisaram 39 artigos com base em alguns critérios estabelecidos por Witter e outros considerados relevantes pela autora. Os dados evidenciaram um aumento das publicações a partir de 2006, sendo o ano de 2006 o mais profícuo. Observou-se que o relato de pesquisa foi a forma mais utilizada e que Sudeste foi a região que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância da autoria múltipla e feminina, bem como de pesquisas aplicadas aos contextos escolar e clínico. O sistema de avaliação mais utilizado foi o Koppitz, representando 28,2% da amostra. Verificou-se, ainda, que os tipos de evidência mais frequentes foram: validade de construto convergente-discriminante e precisão entre avaliadores. Tais resultados evidenciam a necessidade de estudos que busquem sanar as lacunas aqui detectadas.<hr/>Abstract The present study investigated the scientific production of the Teste Desenho da Figura Humana, between the years 2002 and 2012. Fourteen journals were used, in which we analyzed 39 articles based on some criteria established by Witter and others deemed relevant by the author. The data showed an increase of publications since 2006, the year 2006 being the most profitable. The research report was the most used form and southeast, region had published more in that period. There was still the predominance of multiple and feminine authorship and researches applied to clinical and academic contexts. The evaluation system more used was Koppitz, representing 28.2% of the sample. There was also evidence that the most frequent types were convergent-discriminant construct validity and reliability among raters. These results highlight the need for studies that seek to address the gaps identified here.<hr/>Resumen El presente estudio investigó la literatura científica sobre la Teste Desenho da Figura Humana, entre los años 2002 y 2012. 14 publicaciones se han centrado, en el que se analizaron 39 artículos basados en algunos criterios establecidos por Witter y otros que se consideren pertinentes por el autor. Los datos mostraron un aumento de las publicaciones a partir de 2006, el año 2006 es el más prolífico. Se observó que en el informe de investigación fue la más utilizada y la región sureste, que fue publicado en este período. También hubo un predominio de la autoría múltiple y la mujer, así como la investigación aplicada a los contextos clínicos y académicos. El sistema de evaluación utilizado fue más Koppitz, que representa 28,2% de la muestra. También hubo pruebas de que los tipos más frecuentes fueron la validez de constructo convergente, discriminante y precisión entre evaluadores. Estos resultados ponen de manifiesto la necesidad de realizar estudios que tratan de abordar las deficiencias identificadas aquí. <![CDATA[Psychology Service at SAMU: Field of Practice in Development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200449&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A exposição a um fenômeno de urgência/emergência pode ser um fator estressor e traumático para pacientes, familiares e profissionais envolvidos. A atuação do psicólogo nessas situações vem sendo delineada por intervenções que facilitem a reabilitação do indivíduo, procurando exercer influência no funcionamento psicológico, facilitando as condições necessárias para que este funcionamento seja mais adaptativo, de acordo com a situação. Além disso, é importante que haja intervenções com os profissionais de saúde que estão diretamente envolvidos nesse contexto. Nesse artigo, é relatada a experiência da inserção do Serviço de Psicologia no SAMU 192 RN (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que tem como proposta intervenções com as vítimas atendidas em resgate por condições clínicas, acidentes ou violência, assim como com seus familiares, a comunidade envolvida e com os profissionais de saúde do serviço. Percebeu-se o crescimento do reconhecimento da Psicologia ao longo das intervenções realizadas, como um serviço importante e indispensável no atendimento ao sujeito em sofrimento. Este serviço está amparado pelo princípio da integralidade do SUS, que preconiza o homem como um ser integral e biopsicossocial.<hr/>Abstract The exposure to an urgency/emergency phenomenon can be stressful and traumatic for patients, families and professionals involved. The role of the psychologist in these situations has been outlined by interventions that facilitate the rehabilitation of the subject, seeking to exert influence on psychological functioning, facilitating the necessary conditions for this operation be more adaptive according to the situation. Furthermore, it is important the interventions with health professionals who are directly involved in this context. In this article, we report the experience of the insertion of the Psychology Service at 192 RN SAMU (Emergency Mobile Care Service), which propose interventions with victims attended for clinical conditions, accidents or violence, as well as with their family, the community involved and health care professionals. It was perceived the growth of the recognition of psychology along the interventions as an important and indispensable service in attendance on the subject suffering. This service is supported by the principle of integrality of SUS, which recognizes man as an integral and biopsychosocial human being.<hr/>Resumen La exposición a un fenómeno de urgência/emergencia puede ser estresante y traumático para los pacientes, familiares y profesionales implicados. El papel del psicólogo en estas situaciones ha sido esbozada por intervenciones que faciliten la rehabilitación del individuo, tratando de influir en el funcionamiento psicológico, lo que facilita las condiciones necesarias para esta operación sea más adaptable de acuerdo a la situación. Por otra parte, es importante que las intervenciones con profesionales de la salud que están directamente involucrados en este contexto. En este artículo, se presenta la experiencia de la inserción del Servicio de Psicología de 192 RN SAMU (Servicio de Atención Móvil de Urgencia), que proponen intervenciones con víctimas asistidas en rescate por las condiciones clínicas, los accidentes o la violência, así como a sus famílias, comunidades involucradas y los profesionales de la salud. Vimos el crecimiento del reconocimiento de la psicología a lo largo de las intervenciones como un servicio importante y indispensable en la asistencia en el sujeto que sufre. Este servicio se apoya en el principio de la integridad del SUS, que reconoce al hombre como un ser integral y biopsicosocial. <![CDATA[PETI (Child Labor Eradication Program): students’ and families’ conceptions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200458&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo analisa as contribuições do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na perspectiva dos seus participantes: educandos e seus familiares. Participaram da pesquisa como educandos 359 crianças e adolescentes e 153 familiares. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, cujas questões versavam sobre o significado do PETI, os motivos de inserção dos educandos, os aspectos positivos e negativos acerca do programa e o que mudou em suas vidas após a entrada no programa. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática e o SPSS. Os resultados mostram que a contribuição do PETI se dá prioritariamente na retirada de crianças e adolescentes de situações de risco, com menor ênfase no combate ao trabalho infantil. As atividades oferecidas estão mais no nível assistencial do que em processos educativos, limitando-se a brincadeiras, lazer e indicando a falta de um projeto pedagógico no programa. Constata-se também falta de capacitação dos educadores, o que faz com que o trabalho realizado por eles seja executado, muitas vezes, a partir do senso comum.<hr/>Abstract This paper analyzes the contributions of the Government’s Child Labor Eradication Program (PETI) in its participants’ perspective: students and their families. 359 children and adolescents, and 153 families participated. A semi-structured interview including questions related to the meaning of PETI, to the reasons for students’ inclusion, to the pros and cons regarding the program, and to the changes in students’ lives after joining the program was conducted. Thematic content analysis and SPSS were used for data analysis. Results show that the contribution of PETI occurs predominantly in removing children and adolescents from risk situations, with less emphasis on combating child labor. The activities offered are more focused on the level of assistance than on the educational one, being restricted to plays and leisure, indicating the absence of a suitable pedagogical project. It is also noticeable a lack of qualified educators, what makes their work often based on common sense.<hr/>Resumen En este trabajo se analiza la contribución del Programa para la Erradicación del Trabajo Infantil (PETI) en la perspectiva de sus participantes: los educandos y sus familias. Los participantes fueron 359 niños y adolescentes y 153 familiares. Se utilizó una entrevista semiestructurada cuyas cuestiones tratan sobre el significado del PETI, las razones de la inserción de los educandos, los aspectos positivos y negativos sobre el programa y lo que ha cambiado en sus vidas después de entrar en el programa. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis de contenido temático y el SPSS. Los resultados muestran que la contribución del PETI se presenta principalmente en la retirada de los niños y adolescentes en situación de riesgo, con menos énfasis en la lucha contra el trabajo infantil. Las actividades que se ofrecen están más en el nivel de la asistencia que en los procesos educativos, pues se limitan a reproducir los juegos y el ocio, lo que indica la ausencia de un proyecto pedagógico adecuado. También se constató la falta de educadores calificados, lo que hace con que el trabajo realizado por ellos sea hecho a menudo a partir del sentido común. <![CDATA[The growth in neuropsychological assessment in Brazil: a systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200471&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Pesquisas científicas relacionadas à avaliação neuropsicológica têm despertado interesse crescente nos últimos anos. Este estudo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre avaliação neuropsicológica no Brasil e foi efetuado nas bases de dados SciELO, PePSIC, LILACS e BDTD, no período de setembro/2012 a novembro/2012, utilizando as palavras-chave avaliação neuropsicológica. A amostra final resultou em 241 trabalhos empíricos originais formados por artigos científicos (n=131), dissertações de mestrado (n=68) e teses de doutorado (n=42), abrangendo o período de 1993 a 2012. Os resultados evidenciaram que: a) mais de 60% da produção científica concentra-se no período de 2007 a 2012, com média de produção de 12,7% por ano; b) o número de artigos científicos soma pouco mais de 50% se comparado com o número de teses e dissertações; c) a publicação de pesquisas sobre a temática se dá majoritariamente em periódicos médicos (47,7%); d) o principal eixo temático que emprega Avaliação Neuropsicológica são distúrbios neuropsiquiátricos (49,7%); e) a Região Sudeste concentra mais de 50% da produção científica nacional. Conclui-se que esta pesquisa revela um panorama atualizado da produção científica sobre o tema, enfatizando a necessidade de mais pesquisas psicométricas e de outras revisões sistemáticas envolvendo temas de interesse da neuropsicologia, como reabilitação neuropsicológica.<hr/>Abstract Scientific researches related to the topic of Neuropsychological Assessment have attracted growing interest in recent years. This study aimed to perform a systematic review of Neuropsychological Assessment in Brazil and the research was conducted in the databases of SciELO, PePSIC, LILACS and BDTD, between September/2012 to November/2012, using the keywords neuropsychological assessment. The final sample included 241 original empirical works consisting in scientific articles (n = 131), dissertations (n = 68) and doctoral thesis (n = 42), covering the period 1993-2012. The results showed that: a) more than 60% of scientific production is concentrated in the period 2007-2012, with an average yield of 12.7% per year; b) the number of scientific articles sum slightly more than 50% compared with the number of theses and dissertations; c) the publication of researches on the subject occurs mostly in medical journals (47.7%); d) the principal thematic area that employs Neuropsychological Assessment is neuropsychiatric disorders (49,7%); e) Southeast concentrates more than 50% of national scientific production. We conclude that this research reveals an overview of current scientific literature on the subject, emphasizing the need for further research psychometric and for further systematic reviews involving topics of neuropsychology interest, like Neuropsychological Rehabilitation.<hr/>Resumen Investigaciones científicas referidas a la evaluación neuropsicológica han despertado gran interés en los últimos años. El objetivo de este estudio fue realizar una revisión sistemática sobre la evaluación neuropsicológica en Brasil, realizada a partir de las bases de datos SciELO, PePSIC, LILACS y BDTD, desde septiembre de 2012 a noviembre de 2012, utilizando como palabras clave evaluación neuropsicológica. La muestra final fue constituida por 241 trabajos empíricos originales formados por artículos científicos (n=131), disertación de maestría (n=68) y tesis doctoral (n=42), desde 1993 hasta 2012. Los resultados han evidenciado que: a) más del 60% de la producción científica se encuentra en el período de 2007 a 2012, con media de producción de 12,7% al año; b) el número de artículos científicos es poco más del 50% si se compara con el número de tesis y disertaciones; c) la publicación de investigaciones sobre el tema se da principalmente en revistas médicas (47,7%); d) el principal eje temático que utiliza evaluación neuropsicológica son trastornos neuropsiquiátricos (49,7%); la Región Sudeste posee más del 50% de la producción nacional. Se concluye que esta investigación muestra un panorama actual de la producción científica sobre el tema, con énfasis en la necesidad de más investigaciones psicométricas y de otras revisiones sistemáticas de temas que sean de interés para la neuropsicología, como la rehabilitación neuropsicológica. <![CDATA[Listening to Psychoanalytic Clinic at a Public Institution: Building Spaces]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200486&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos, cada vez mais tem se ampliado a discussão sobre a presença da Psicanálise em locais diferentes do setting tradicional, tais como no serviço público e nas instituições. Com o objetivo de tecer algumas considerações sobre o trabalho em uma instituição pública que atende crianças e adolescentes em contraturno escolar, este artigo traz alguns recortes que representam possibilidades de intervenção, a partir da escuta clínica psicanalítica, em um diálogo entre a teoria e o contexto institucional. Por meio das observações e do trabalho realizado, acredita-se que uma instituição possível, na atualidade, seja aquela que permite aos que dela fazem parte espaço para serem reconhecidos de outras formas no social e advir/acontecer enquanto sujeitos. Para essas crianças e adolescentes que trazem em seu corpo e em seu psiquismo as marcas da exclusão e da violência, que, ao conviver em uma instituição, possam inscrever outras marcas e se reconhecer enquanto sujeitos, a partir de outros significantes.<hr/>Abstract In recent years, there has been an increasing discussion on the presence of Psychoanalysis in locations out of its traditional setting, such as public services and institutions. In order to make some considerations about working at a public institution serving children and adolescents in different school shifts, this study brings some considerations which might represent intervention possibilities from the Psychoanalytic Clinic Listening, in a dialogue between theory and institutional context. After observation, we were able to conclude that an institution can represent a space for people to be recognized in different social ways in order to help them to act as subjects/citizens. This analysis aimed to contribute with children and adolescents who bring marks of exclusion and violence in their body and psyche, to change their stories by being at an institution and to recognize themselves as subjects, from other signifiers.<hr/>Resumen En los últimos años, ha habido una creciente discusión sobre la presencia del psicoanálisis en lugares diferentes (tales como el servicio público y las instituciones) a los que tradicionalmente se encontraba. Con el objetivo de tejer algunas consideraciones sobre el trabajo en una institución pública que atiende niños y adolescentes en contra turno escolar, este artículo trae algunos recortes que presentan posibilidades de intervención, a partir de la escucha clínico psicoanalítica, en un diálogo entre la teoría y el contexto institucional. A partir de las observaciones y de los trabajos realizados, se cree posible que una institución, en la actualidad, sea un espacio que permita a los que de ella hacen parte ser reconocidos de diferentes formas sociales y llegar a actuar en cuanto sujetos/ciudadanos. Este análisis esperó contribuir a que niños y adolescentes que traen en su cuerpo y en su psiquis las marcas de la exclusión y de la violencia, al convivir en una institución, pudieran inscribir otras marcas y reconocerse en cuanto sujetos, a partir de otros significados. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200497&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos, cada vez mais tem se ampliado a discussão sobre a presença da Psicanálise em locais diferentes do setting tradicional, tais como no serviço público e nas instituições. Com o objetivo de tecer algumas considerações sobre o trabalho em uma instituição pública que atende crianças e adolescentes em contraturno escolar, este artigo traz alguns recortes que representam possibilidades de intervenção, a partir da escuta clínica psicanalítica, em um diálogo entre a teoria e o contexto institucional. Por meio das observações e do trabalho realizado, acredita-se que uma instituição possível, na atualidade, seja aquela que permite aos que dela fazem parte espaço para serem reconhecidos de outras formas no social e advir/acontecer enquanto sujeitos. Para essas crianças e adolescentes que trazem em seu corpo e em seu psiquismo as marcas da exclusão e da violência, que, ao conviver em uma instituição, possam inscrever outras marcas e se reconhecer enquanto sujeitos, a partir de outros significantes.<hr/>Abstract In recent years, there has been an increasing discussion on the presence of Psychoanalysis in locations out of its traditional setting, such as public services and institutions. In order to make some considerations about working at a public institution serving children and adolescents in different school shifts, this study brings some considerations which might represent intervention possibilities from the Psychoanalytic Clinic Listening, in a dialogue between theory and institutional context. After observation, we were able to conclude that an institution can represent a space for people to be recognized in different social ways in order to help them to act as subjects/citizens. This analysis aimed to contribute with children and adolescents who bring marks of exclusion and violence in their body and psyche, to change their stories by being at an institution and to recognize themselves as subjects, from other signifiers.<hr/>Resumen En los últimos años, ha habido una creciente discusión sobre la presencia del psicoanálisis en lugares diferentes (tales como el servicio público y las instituciones) a los que tradicionalmente se encontraba. Con el objetivo de tejer algunas consideraciones sobre el trabajo en una institución pública que atiende niños y adolescentes en contra turno escolar, este artículo trae algunos recortes que presentan posibilidades de intervención, a partir de la escucha clínico psicoanalítica, en un diálogo entre la teoría y el contexto institucional. A partir de las observaciones y de los trabajos realizados, se cree posible que una institución, en la actualidad, sea un espacio que permita a los que de ella hacen parte ser reconocidos de diferentes formas sociales y llegar a actuar en cuanto sujetos/ciudadanos. Este análisis esperó contribuir a que niños y adolescentes que traen en su cuerpo y en su psiquis las marcas de la exclusión y de la violencia, al convivir en una institución, pudieran inscribir otras marcas y reconocerse en cuanto sujetos, a partir de otros significados.