Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320140004&lang=es vol. 34 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Pesquisa Cualitativa en Psicología y Salud Colectiva: Experimentaciones con el Recurso Fotográfico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400804&lng=es&nrm=iso&tlng=es A utilização de imagens é um recurso que vem sendo largamente utilizado nas pesquisas qualitativas nas ciências humanas e da saúde. Na Psicologia, as narrativas visuais têm uma função estratégica, pois ajudam a superar barreiras culturais entre pesquisador/pesquisado e produzir conhecimentos culturalmente sensíveis. Objetivou-se apresentar a estratégia de ensaio fotográfico e resultados de investigações que utilizaram narrativas visuais como instrumento metodológico junto às crianças catadoras de lixo, adolescentes em tratamento de dependência química, idosos, adolescentes surdos, profissionais de saúde, estudantes, docentes, assistentes administrativos. Observamos que a fotografia provoca discursos e se apresenta como uma fonte privilegiada de informações da realidade estudada e da visão de mundo dos participantes. A articulação imagem-discurso mostra-se potente no acesso a diferentes dimensões dos sujeitos e constitui uma estratégia de intervenção em várias problemáticas.<hr/>The use of images is a resource that is widely used in qualitative surveys in human and health sciences. In Psychology, visual narratives have a strategic function since they help overcoming cultural barriers between surveyor/subject and producing culturally sensitive knowledge. One aims at presenting the photographic essay strategy and the findings from analyses that used visual narratives as methodological instrument with waste scavenging children, adolescents under chemical addition treatment, elders, deaf adolescents, health professionals, students, professors, and administrative assistants. We note that photography stirs up discourses and it is presented as privileged source of information from the analyzed reality and of the participants' worldview. The image-discourse articulation shows itself powerful in accessing subjects' different dimensions and it is an intervention strategy in many issues.<hr/>La utilización de imágenes es un recurso que viene siendo largamente utilizado en las pesquisas cualitativas en las ciencias humanas y de la salud. En la Psicología, las narrativas visuales tienen una función estratégica, pues ayudan a superar barreras culturales entre investigador/investigado y producir conocimientos culturalmente sensibles. Se objetiva presentar la estrategia de ensayo fotográfico y resultados de investigaciones que utilizaron narrativas visuales como instrumento metodológico junto a niños recolectores de basuras, adolescentes en tratamiento de dependencia química, personas de edad, adolescentes sordos, profesionales de salud, estudiantes, docentes, asistentes administrativos. Observamos que la fotografía provoca discursos y se presenta como una fuente privilegiada de informaciones de la realidad estudiada y de la visión de mundo de los participantes. La articulación imagen-discurso se muestra potente en el acceso a diferentes dimensiones de los sujetos y constituye una estrategia de intervención en varias problemáticas. <![CDATA[Medicalizadas: por una Genealogía de las Resistencias a la Farmacologización]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400821&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo visa a colocar em debate, em formato de ensaio teórico, a temática da me-dicalização e da farmacologização da existência. Discute-se a multiplicidade de acontecimentos que sustentam a medicalização e o campo de lutas no qual tais situações ocorrem e se materializam em um dispositivo de farmacologização subjetivante. Recupera-se, para tanto, aspectos da obra de Rodrigo Souza Leão que problematizam dimensões dos modos de subjetivação atuais urdidos na economia política da indústria farmacêutica e que instauram práticas de liberdade. Ao final do artigo, conclui-se que a difusão da medicalização e da farmacologização da vida é uma prática muito disseminada e, portanto, as resistências endereçadas às mesmas precisam ser ampliadas e articuladas cada vez mais com vistas a produzir efeitos na sociedade atual, de maneira a abrir brechas que façam ressoar práticas não medicalizantes em um campo de tensão de forças. Propomos que a genealogia das resistências à medicalização das existências deve ser articulada à composição de arquivos não conformistas capazes de evidenciar que, apesar da força da farmacologização na configuração das nossas subjetivações, práticas de liberdade continuam a ser urdidas em seus interstícios.<hr/>This paper aims at setting into discussion, in a theoretical essay format, the topic of medicalization and pharmaceuticalization of existence. It discusses the multiplicity of events that support medicalization and the field of struggles in which such situations take place and are materialized into a subjectivizing pharmaceuticalization device. Thus, some features of Rodrigo Souza Leão's work are retrieved which argue on the dimensions of current subjectivizing manners hatched out in the pharmaceutical industry economic policy and that set freedom practices. One concludes, by the end of the paper, that diffusion of medicalization and pharmaceuticalization of life is a widespread practice and, therefore, resistances targeting them need to be increasingly expanded and articulated aiming at producing effects in current society to open gaps that reverberate non medicalizing practices in a tension field of forces. We propose that genealogy of resistances to medicalization of existences should be articulated with the composition of non-conformist files capable of evidencing that, in spite of the pharmaceuticalization power in setting up our subjectifications, freedom practices continue to be plotted in their interstices.<hr/>Este artículo visa colocar en debate, en formato de ensayo teórico, la temática de la medicalización y de la farmacologización de la existencia. Se discute la multiplicidad de acontecimientos que sustentan la medicalización y el campo de luchas en el cual tales situaciones ocurren y se materializan en un dispositivo de farmacologización subjetivante. Se recuperan, para tanto, aspectos de la obra de Rodrigo Souza Leão que problematizan dimensiones de los modos de subjetivación actuales urdidos en la economía política de la industria farmacéutica y que instauran prácticas de libertad. Al final del artículo, se concluye que la difusión de la medi-calización y de la farmacologización de la vida es una práctica muy diseminada y, por tanto, las resistencias dirigidas a las mismas precisan ser ampliadas y articuladas cada vez más con vistas a producir efectos en la sociedad actual de manera a abrir brechas que hagan resonar prácticas no medicalizantes en un campo de tensión de fuerzas. Proponemos que la genealogía de las resistencias a la medicalización de las existencias debe ser articulada a la composición de archivos no conformistas capaces de evidenciar que, a pesar de la fuerza de la farmacologización en la configuración de nuestras subjetivaciones, prácticas de libertad continúan siendo urdidas en sus intersticios. <![CDATA[Cuerpo y Embellecimiento: los Niños Participantes em Concursos de Beleza]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400835&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de uma mãe sobre a participação de sua filha nos concursos de beleza infantil, com vistas a compreender como estão imbricadas as percepções sobre o corpo feminino, as lógicas de embelezamento e a sua relação com os discursos midiáticos. Realizou-se um estudo de caso com entrevista de roteiro semiestruturado, abordando questões sobre corpo, embelezamento e mídia. A entrevistada tem 32 anos e sua filha tem 9, a qual ingressou nas passarelas com 2 anos e meio. Os resultados apontaram que as implicações dos discursos midiáticos estabelecem valores, agindo como mirantes de um ideal corporal a ser atendido, favorecendo a constituição da "adultalização" precoce, além de contribuir para a formação de criança consumidora em uma sociedade espe-tacularizada. Faz-se necessário refletir sobre a infância na contemporaneidade, principalmente de meninas, e de que forma ela tem sido instigada a produzir seus corpos diante dos preceitos mercadológicos de embelezamento.<hr/>This paper aims at analyzing the mother's conceptions on her daughter participation in infantile beauty pageant in order to understand how the perceptions on female body, the rationale of beautification, and its relationship with media discourses are imbricated. A case study was undertaken in a semi-structured interview approaching issues about the body, beau-tification, and the media. The interviewee is a 32 yrs old mother, her daughter is 9 yrs old who started in walkways at age of two and half years old. The results showed that implications from media discourses set values, acting as belvederes of a body ideal to be met, favoring the set up of precocious "adulthood", in addition to contributing to raising a consumerist child in a spec-tacularized society. It becomes necessary to reflect on childhood in current days, particularly on girls, and in what ways it has been incited to produce their bodies in view of marketing precepts of beautification.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo analizar las concepciones de una madre sobre la participación de su hija en los concursos de belleza infantil, con vistas a comprender cómo están relacionadas las percepciones sobre el cuerpo femenino, las lógicas de embellecimiento y su relación con los discursos mediáticos. Se realizó un estudio de caso con entrevista de guión semiestructurado, abordando cuestiones sobre cuerpo, embellecimiento y medios. La entrevistada tiene 32 años, su hija 9 que empezó en las pasarelas con 2 años y medio. Los resultados apuntaron que las implicaciones de los discursos mediáticos establecen valores, actuando como miradores de un ideal corporal a ser atendido, favoreciendo la constitución de la "adultización" precoz, además de contribuir para la formación de niños consumidores en una sociedad espectacularizada. Se torna necesario reflexionar sobre la infancia en la contemporaneidad, principalmente de niñas, y de qué forma ella ha sido instigada a producir sus cuerpos delante de los preceptos mercadológicos de embellecimiento. <![CDATA[Psicología, Sexualidad y Deficiencia: Nuevas Perspectivas en Derechos Humanos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400850&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo apontar pressupostos teórico-metodológicos voltados a uma atuação profissional ética e política em Psicologia quanto à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de pessoas com deficiência. Para tanto, à luz do modelo social da deficiência, primeiramente serão caracterizadas as principais barreiras que as pessoas com deficiência têm enfrentado no que se refere à dimensão da sexualidade. Em seguida, serão identificados os principais avanços na legislação voltados à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos a partir da aprovação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Por fim, serão apresentados alguns desafios à Psicologia para o rompimento de uma prática integrativa e ancorada no modelo biomédico e de reabilitação sexual e cada vez mais próxima do modelo social da deficiência, bem como alguns pressupostos norteadores dessa atuação profissional.<hr/>This paper aims at pointing out theoretic-methodological presumptions targeted to an ethical professional and political performance regarding the assurance of sexual and reproductive rights of persons with disability. To that end, in light of the social model of disability, the main barriers that persons with disability have faced concerning the dimension of sexuality will be characterized first. Next, the main progresses in the legislation targeted to assure sexual and reproductive rights will be identified from the approval of the Convention on the Rights of Persons with Disability. Finally, some challenges to psychology for the rupture of an integrative practice and anchored on biomedical and sexual rehabilitation model will be presented that are increasingly closer to the social model of disability as well as some guiding presuppositions of this professional performance.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo apuntar presupuestos teórico-metodológicos orientados a una actuación profesional ética y política en psicología en lo referente a la garantía de los derechos sexuales y reproductivos de personas con deficiencia. Para tanto, a la luz del modelo social de la deficiencia, primeramente serán caracterizadas las principales barreras que las personas con deficiencia han enfrentado en lo que se refiere a la dimensión de la sexualidad. A continuación, serán identificados los principales avances en la legislación orientados a garantizar los derechos sexuales y reproductivos a partir de la aprobación de la Convención sobre los Derechos de las Personas con Deficiencia. Por fin, serán presentados algunos desafíos a la psicología para el rompimiento de una práctica integrativa y ancorada en el modelo biomédico y de rehabilitación sexual y cada vez más próxima al modelo social de la deficiencia, así como algunos presupuestos orientadores de esa actuación profesional. <![CDATA[Perfil de los psicólogos Inscritos en el este de Subsede CRP-04]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400864&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento do perfil profissional dos psicólogos inscritos na Subsede Leste do Conselho Regional de Psicologia nº 04 (CRP-04), atuantes no município de Governador Valadares até 2010. Trata-se de um estudo quantitativo e comparativo entre os dados da presente pesquisa e aqueles que compõem o banco nacional, que se encontra na obra O trabalho do Psicólogo no Brasil, organizado por Bastos, Gondim e colaboradores (2010). Utilizou-se um questionário via e-mail marketing, respondido por 85 participantes que abarcaram as categorias do perfil profissional. Os dados levantados foram tabulados no programa Microsoft Excel e analisados no programa Sphinx Survey Edição Léxica. Verificou-se que a maioria dos participantes é branca, casada, do gênero feminino, com idade entre 26 e 30 anos e graduada em instituição privada, tendo especialização, principalmente em clínica organizacional e atuação na clínica. Ganha entre 3 e 4 salários mínimos como psicólogo, na condição de assalariado. Geralmente, a maioria não possui outra atividade profissional e a renda familiar é de, aproximadamente, 10 salários mínimos. Os dados corroboram com a média nacional do perfil profissional dessa classe de trabalhadores, trazendo algumas peculiaridades do município de Governador Valadares.<hr/>The objective of this paper was to make a professional profile assessment of psychologists registered in the Regional Council of Psychology East Branch (CRP-04), working in the Municipality of Governador Valadares until 2010. It is a quantitative and comparison study between current survey data and those comprising the national database that are in the paper "The Psychologist's work in Brazil", organized by Bastos, Gondim et al (2010). A questionnaire, via email marketing, was used with 85 respondents that encompassed the categories of the professional profile. Collected data were organized in Microsoft Excel and they were analyzed in the Sphinx Survey software, Lexica Option. It was found that the majority of participants are white, married, female, age range from 26 to 30 yrs old, graduated at a private institution, mainly with expertise in organizational clinic and working in clinic. They earn between 3 and 4 minimum wages as employed psychologist. Generally, most of them did not have other professional activity and their household income is approximately of 10 minimum wages. Data corroborate with the national average for this working class professional profile, carrying some peculiarities from the Municipality of Governador Valadares.<hr/>El objetivo de este estudio fue hacer un análisis del perfil profesional de los psicólogos inscritos en la Subsede Este del Consejo Regional de Psicología (CRP-04), actuantes en el Municipio de Governador Valadares hasta 2010. Se trata de un estudio cuantitativo y comparativo entre los datos de la presente pesquisa y aquellos que componen el banco nacional, que se encuentra en la obra O trabalho do Psicólogo no Brasil (El trabajo del Psicólogo en el Brasil), organizado por Bastos, Gondim y colaboradores (2010). Se utilizó un cuestionario vía e-mail marketing respondido por 85 participantes, que abarcaron las categorías del perfil profesional. Los datos colectados fueron tabulados en el programa Microsoft Excel y analizados en el programa Sphinx Survey Edición Léxica. Se verificó que la mayoría de los participantes es blanca, está casada, del género femenino, entre 26 y 30 años y se graduó en una institución privada, teniendo especialización, principalmente, en clínica organizacional y actúa en la clínica. Gana entre 3 y 4 salarios mínimos como psicólogo, en la condición de asalariado. Generalmente, la mayoría no posee otra actividad profesional y su renta familiar es de, aproximadamente, 10 salarios mínimos. Los datos se corresponden con la media nacional del perfil profesional de esa clase de trabajadores, trayendo algunas peculiaridades del municipio de Governador Valadares. <![CDATA[Manicomio Judiciario: es Posible al Loco-Criminal resistirse?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400879&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a questão da resistência problematizada por Michel Foucault e analisa as condições de possibilidade, tanto do chamado louco-criminoso, internado em instituição psiquiátrica-penal, quanto do profissionalpsiem poder resistir ao instituído, àquilo que está posto e determinado. Para tal, ancoramo-nos no pensamento filosófico foucaultiano e na capacidade criativa do sujeito em inventar o cotidiano por meio de novasmaneiras de fazerque subvertem a ordem dominante, destacadas por Michel de Certeau. Nosso objetivo é apresentar a visão desses dois autores no que tange à questão da resistência e às estratégias em driblar a cronicidade do instituído e, assim, pensar sobre a atuação do operador de saúde no cotidiano de sua prática no interior das instituições totais.<hr/>The paper approaches the issue of resistance problematized by Michel Foucault and it analyzes the possibility conditions, both of the so-called mentally ill offenders, inpatient of judicial psychiatric institution and of the psychiatry professional in been able to resist the instituted, that which is put and set. To that end, we anchored in the Foucault's philosophical thought and in the subject's creative capability to invent everyday life through new ways of doing that subvert the dominant order, highlighted by Michel de Certeau. Our aim is to present the view of those two authors regarding the issue of resistance and the strategies to dribble the chronicity of the instituted and, thus, to think on the health operator's performance in his everyday practice inside total institutions.<hr/>El artículo aborda la cuestión de la resistencia problematizada por Michel Foucault y analiza las condiciones de posibilidad, tanto del llamado loco-criminal, internado en institución psiquiátrica-penal, como la del profesional psi en poder resistir al instituido, a aquello que está impuesto y determinado. Para tal, nos basamos en el pensamiento filosófico foucaultiano y en la capacidad creativa del sujeto en inventar el cotidiano a través de nuevas maneras de actuar que subvierten el orden dominante, destacadas por Michel de Certeau. Nuestro objetivo es presentar la visión de esos dos autores en lo que atañe a la cuestión de la resistencia y a las estrategias en driblar la cronicidad del instituido y, así, pensar sobre la actuación del operador de salud en el cotidiano de su práctica en el interior de las instituciones totales. <![CDATA[Valores de Conductores de Camión: Qué les causa Admiración e Indignación?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400894&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi analisar quais valores centrais estão presentes nas representações de si de trabalhadores motoristas de caminhão. Participaram da pesquisa 17 motoristas de caminhão de uma empresa de transporte de cargas. Foi utilizado um roteiro de entrevista semidirigida e as respostas foram analisadas e categorizadas segundo as técnicas da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os valores estão relacionados à ética no que se refere às categorias a si como pessoa e como motorista, mas não como empresa e concluiu-se que existe a necessidade de se criar oportunidades que favoreçam o "desenvolvimento" pessoal e profissional, mas que cabe também à empresa propor ações cooperativas e democráticas para que esse desenvolvimento seja de fato efetivo.<hr/>The study aims at analyzing which core values are present in representations of themselves for truck drivers. Seventeen truck drivers from a freight transportation company participated in the survey. A semi-structured interview script was used and the responses were analyzed and categorized according to content analysis techniques. The results showed that values are related to ethics regarding the categories of the self as individual and as drivers, but not as company. Thus, one concluded that there is the need to create opportunities favoring personal and professional "development", but it is also left to the company to propose cooperative and democratic actions for this development be really effective.<hr/>El objetivo del estudio fue analizar cuáles son los valores centrales que están presentes en las representaciones de sí mismos de trabajadores conductores de camión. Participaron en la pesquisa 17 conductores de camión de una empresa de transporte de cargas. Fue utilizado un guión de entrevista semidirigida y las respuestas fueron analizadas y categorizadas según las técnicas del análisis de contenido. Los resultados demostraron que los valores están relacionados a la ética en lo que se refiere a las categorías el sí como persona y como conductor, pero no como empresa y se concluyó que existe la necesidad de crear oportunidades que favorezcan el "desarrollo" personal y profesional, pero que cabe también a la empresa proponer acciones cooperativas y democráticas para que ese desarrollo sea de hecho efectivo. <![CDATA[Las Contribuciones de la Psicología para el Sistema de Justicia en Situaciones de Abuso Sexual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400916&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho investigou a percepção de operadores do sistema de justiça sobre o papel da Psicologia nos casos de abuso sexual, os elementos que influenciam suas decisões e as possibilidades de aperfeiçoamento da contribuição da Psicologia. Foram entrevistados 15 profissionais do sistema de justiça do estado do Rio Grande do Sul (cinco juízes de direito, cinco defensores públicos e cinco promotores de justiça). Os dados foram submetidos à análise de conteúdo com auxílio do software webQDA e revelaram que os operadores do Direito concordam com a importância da atuação da Psicologia nesses casos, tanto em função das possibilidades de comprovação do abuso sexual quanto da proteção da vítima e da família. As limitações da formação jurídica foram indicadas como um dos motivos do encaminhamento e da importância da Psicologia. Documentos, testemunhos e percepções subjetivas aparecem influenciando as decisões tomadas por esses operadores. Para maior contribuição da Psicologia para a Justiça, os operadores relatam que uma maior atenção aos acusados e documentos mais consistentes seriam necessidades da área. O diálogo e a comunicação são apresentados como meios para aproximação entre Psicologia e Direito e como qualificação para a garantia de direitos para a população vítima de violência.<hr/>This work analyzed the perception of the legal system operators on the role of Psychology in cases of sexual abuse, the elements that influence their decisions and the possibilities for enhancing contributions from Psychology. Fifteen professionals from the State of Rio Grande do Sul legal system (five judges, five legal aid counselors, and five public attorneys). Data were submitted to content analysis with the support of webQDA software and they revealed that Law operators agree on the importance of the role of Psychology in those cases, both in view of possibilities of sexual abuse evidencing and on protecting the victim and family. Limitations of the legal courses were pointed out as one of the reasons for the referral and of the importance of Psychology. Documents, testimonies, and subjective perceptions appear influencing decisions made by those operators. The operators report that, for a greater contribution of Psychology to Justice, higher attention to defendants and more consistent documents would be necessities of the field. Dialogue and communication are presented as means for the approximation of Psychology and Law, and as qualification to ensure the rights for those who are victims of violence.<hr/>Este trabajo investigó la percepción de operadores del sistema de justicia sobre el papel de la Psicología en los casos de abuso sexual, los elementos que influencian sus decisiones y las posibilidades de perfeccionamiento de la contribución de la Psicología. Fueron entrevistados 15 profesionales del sistema de justicia del Estado de Rio Grande do Sul (cinco jueces de derecho, cinco defensores públicos y cinco promotores de justicia). Los datos fueron sometidos al análisis de contenido con auxilio do software webQDA y revelaron que los operadores del Derecho concuerdan con la importancia de la actuación de la Psicología en estos casos, tanto en función de las posibilidades de comprobación do abuso sexual como la protección de la víctima y de la familia. Las limitaciones de la formación jurídica fueron indicadas como uno de los motivos del encaminamiento y de la importancia de la Psicología. Documentos, testimonios y percepciones subjetivas aparecen influenciando las decisiones tomadas por estos operadores. Para una mayor contribución de la Psicología para la Justicia, los operadores relatan que una mayor atención a los acusados y documentos más consistentes serían necesidades del área. El diálogo y la comunicación son presentados como medios para la aproximación entre Psicología y Derecho y como cualificación para la garantía de derechos para la población víctima de violencia. <![CDATA[Contribuciones a la Práctica del Psicólogo en la Educación Profesional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400931&lng=es&nrm=iso&tlng=es Houve recentemente no Brasil um massivo incremento da educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Esse incremento foi marcado pela expansão da rede por meio da criação de centenas de novas unidades e contratação de milhares de profissionais. As novas contratações trouxeram um grande número de psicólogos e psicólogas para atuar na Educação Profissional. Este trabalho narra a experiência da criação de um espaço de diálogo entre os psicólogos inseridos nos Institutos Federais. Tal experiência, uma pesquisa-intervenção, teceu uma rede entre esses psicólogos por meio de um fórum virtual, que se tornou um espaço permanente para compartilhamento de experiências.<hr/>Recently, there has been a massive increment of Vocational education and training in Brazil, both scientific and technological, particularly represented by Federal Institutes. This increment was marked by the expansion of network through the establishment of hundreds of new units and hiring of thousands of professionals. This new hiring brought in a large number of psychologists to work in vocational education. This paper narrates the experience of creating a dialogue space among psychologists inserted in the Federal Institutes. Such experience, an intervention survey, weaved a net among those psychologists via a virtual forum that became a permanent space for sharing experiences.<hr/>Hubo recientemente en el Brasil un masivo incremento de la Educación profesional, científica y tecnológica, especialmente representada por los Institutos Federales. Este incremento fue marcado por la expansión de la red a través de la creación de centenas de nuevas unidades y contratación de millares de profesionales. Estas nuevas contrataciones han traído un gran número de psicólogos y psicólogas para actuar en la educación profesional. Este trabajo narra la experiencia de la creación de un espacio de diálogo entre los psicólogos inseridos en los Institutos Federales. Tal experiencia, una pesquisa-intervención, ha tejido una red entre estos psicólogos a través de un fórum virtual, que se ha tornado un espacio permanente para compartimiento de experiencias. <![CDATA[Professionales del Servicio Funerario y la Cuestión de la Muerte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400940&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda a questão da morte no cotidiano de trabalho de profissionais funerários. Profissionais de funerária têm condições de trabalho com risco físico e psíquico com possibilidade de desenvolvimento de burnout. Há sobrecarga de trabalho, contato com famílias enlutadas, sem ter preparo para essas tarefas. Não escolheram sua profissão, não têm capacitação nem órgão de classe que os represente. São vistos com desconfiança quando os trabalhos são cobrados ou há demora para realizar os trâmites necessários. São analisados fatores que podem tornar seu trabalho difícil: mortes violentas, suicídio, corpos deteriorados e crianças. Consideramos esses profissionais como cuidadores do corpo morto e de famílias enlutadas. São discutidas formas de cuidados a esses profissionais: luto, famílias, expressão de sentimentos e rituais, e também responder às questões pessoais. Foram oferecidas informações e esclarecimentos sobre modalidades de cuidado pessoal e psicológico.<hr/>This paper deals with the death issue in funerary workers' everyday work. Funerary professionals have work conditions of physical and psychic risks with the possibility of burnout development. There is work overload, contact with the mourning families without training for those tasks. They did not choose their profession; they do not receive capacity building or class representation. They are regarded with mistrust when there are charges on the work or if there is time lag to carry out needed courses. Factors that may turn their work difficult are analyzed: violent deaths, suicides, deteriorated corpses, and children. We consider those workers as caretakers of the dead and of mourning families. Ways of caring for those professionals are discussed: mourning, families, expression of feelings and rituals, and responding to personal questioning as well. Information and clarifications were provided on modalities of personal care and psychological attention.<hr/>Este artículo aborda la cuestión de la muerte en el cotidiano de trabajo de profesionales funerarios. Profesionales de funeraria tienen condiciones de trabajo con riesgo físico y psíquico con posibilidad de desarrollo de burnout. Hay sobrecarga de trabajo, contacto con familias de luto, sin tener preparación para estas tareas. No escogieron su profesión, no tienen capacitación, ni órgano de clase que los represente. Son vistos con desconfianza cuando los trabajos son cobrados o hay demora para realizar los trámites necesarios. Son analizados factores, que pueden tornar su trabajo difícil: muertes violentas, suicidio, cuerpos deteriorados y niños. Consideramos a estos profesionales como cuidadores del cuerpo muerto y de familias de luto. Son discutidas formas de cuidados a estos profesionales: luto, familias, expresión de sentimientos y rituales, y también responder a las cuestiones personales. Fueron ofrecidas informaciones y esclarecimientos sobre modalidades de cuidado personal y psicológico. <![CDATA[Economía Creativa, la Web 2.0 y el Virus de la Exposición de Talentos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400955&lng=es&nrm=iso&tlng=es A "economia criativa" é um dos vários desenvolvimentos da economia mundial impulsionados pelas tecnologias de informação e comunicação. Os ambientes fáceis de usar da Web 2.0 permitiram que usuários ao redor do mundo expusessem seus talentos on-line e que muitos alcançassem sucesso e profissionalização meteóricos. Dada a novidade deste fenômeno, a presente pesquisa propôs-se a explorar, por meio de entrevistas abertas e análise qualitativa dos depoimentos coletados, o que está acontecendo do ponto de vista de jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos de idade que expõem algum produto seu on-line. O papel exercido pelos vários casos de sucesso conhecidos sobre seus projetos de profissionalização foi o ponto de partida dessa exploração. Os resultados revelaram que o "boom" da autoexposição de talentos não se deve somente à influência desses sucessos ou ao desejo de se profissionalizar, mas principalmente à contagiante circulação de ideias e comportamentos no ambiente inovador da Internet.<hr/>The "creative economy" is one of the many developments of world economy that is boosted by the information and communications technologies. The friendly environments to use Web 2.0 allowed many users across the world to expose online their talents and many achieved meteoric success and professionalization. Given the newness of this phenomenon, this survey proposed to explore, through open interviews and qualitative analysis of collected statements, what is happening from young Brazilians' point of view, 18-30 yrs old, who exhibit online some of their own products. The starting point for the exploration was the role played by several known cases of success over their professionalization projects. The findings showed that the "boom" of talents' self-exposing is due not only to the influence of those successes or to the desire of becoming Professional, but mainly to the contagious circulation of ideas and behavior in the internet innovative environment.<hr/>La "economía creativa" es uno de los varios desarrollos de la economía mundial impulsados por las tecnologías de información y comunicación. Los ambientes fáciles de usar de la Web 2.0 permitieron que usuarios alrededor del mundo expusiesen sus talentos on-line y que muchos alcanzasen éxito y profesionalización meteóricos. Dada la novedad de este fenómeno, la presente pesquisa se propuso a explorar, por medio de entrevistas abiertas y análisis cualitativo de las declaraciones colectadas, lo que está aconteciendo desde el punto de vista de jóvenes brasileños, entre 18 y 30 años de edad que exponen algún producto suyo online. El papel ejercido por los varios casos de éxito conocidos sobre sus proyectos de profesio-nalización fue el punto de partida de esa explotación. Los resultados revelaron que el "boom" de la autoexposición de talentos no se debe solamente a la influencia de esos éxitos o al deseo de profesionalizarse, sino principalmente a la contagiante circulación de ideas y comportamientos en el ambiente innovador de la Internet. <![CDATA[Formación en Psicología y las Demandas Sociales Contemporáneas: una Perspectiva]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400971&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para que se possa analisar e entender a relação entre a formação em Psicologia, a construção das demandas sociais contemporâneas e ética, a leitura de certos momentos da história da Psicologia no Brasil se faz necessária. Um percurso histórico foi traçado para fins de compreender a relação entre a formação profissional, as demandas sociais contemporâneas, as práticas psicológicas e a ética profissional. Considerou-se que a formação do profissional tornou-se uma espécie de mercadoria que visa a adestrar alunos em técnicas desarticuladas com o contexto e interesse social. Igualmente, que essa formação tende a levar o psicólogo a não privilegiar a análise crítica das demandas atuais, em geral, por elaboração de documentos decorrentes de avaliação psicológica, e tampouco o prepara para atendê-las nos mais diversos campos de atuação. Desse modo, muitos psicólogos vêm sendo denunciados por possível infração ao Código de Ética Profissional do Psicólogo junto aos seus Conselhos Regionais de Psicologia. Considera-se que a formação acadêmica em Psicologia deve ser analisada em suas relações de poder, escapando à perspectiva utilitarista focada no exercício técnico-instrumental. Para tanto, deve contemplar o desenvolvimento intelectual dos alunos, preparando-os para atuar frente aos desafios e dilemas com que vão se deparar no cotidiano de suas práticas.<hr/>In order to analyze and understand the relationship between graduation in Psychology, the construction of contemporary social demands and ethics, reading of certain moments of history of Psychology in Brazil becomes necessary. A historical path was drawn to understand the relationship between professional training, contemporary social demands, psychological practices, and professional ethics. One considered that professional training became a type of merchandize that aims to tame students in non-articulated techniques with social context and interest. Similarly, this training tends to lead the psychologist not to privilege critical analysis of current overall demands by preparing documents deriving from psychological evaluation nor it would prepare him/her to meet those demands in the most diverse fields of work. Thus, many psychologists are denounced for possible breaching of Psychologist's Professional Code of Ethics at their Regional Council of Psychology. One considers that academic training in Psychology should be analyzed in its relationships of power, evading the utilitarian perspective focused in technical-instrumental exercise. Therefore, it should encompass the intellectual development of students, preparing them to act in face of challenges and dilemmas that they will meet in their everyday practices.<hr/>Para que se pueda analizar y entender la relación entre la formación en Psicología, la construcción de las demandas sociales contemporáneas y ética, la lectura de ciertos momentos de la historia de la Psicología en el Brasil se hace necesaria. Un recorrido histórico fue trazado para fines de comprender la relación entre la formación profesional, las demandas sociales contemporáneas, las prácticas psicológicas y la ética profesional. Se consideró que la formación del profesional se tornó una especie de mercadería que visa adiestrar a alumnos en técnicas desarticuladas con el contexto e interés social. Igualmente, que esta formación tiende a llevar al psicólogo a no privilegiar el análisis crítico de las demandas actuales, en general, por elaboración de documentos derivados de evaluación psicológica, y tampoco lo prepara para atenderlas en los más diversos campos de actuación. De este modo, muchos psicólogos vienen siendo denunciados por posible infracción al Código de Ética Profesional del Psicólogo junto a sus Consejos Regionales de Psicología. Se considera que la formación académica en Psicología deba ser analizada en sus relaciones de poder, escapando a la perspectiva utilitarista enfocada en el ejercicio técnico-instrumental. Para tanto, debe contemplar el desarrollo intelectual de los alumnos, preparándolos para actuar frente a los desafíos y dilemas con que van a depararse en lo cotidiano de sus prácticas. <![CDATA[La Motivación de los Profesionales de Salud de las Unidades Básicas de Salud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400984&lng=es&nrm=iso&tlng=es Relata-se pesquisa que objetivou estudar a motivação para o trabalho dos profissionais de saúde vinculados às Unidades Básicas de Saúde do município de Natal. Compreendeu-se a motivação como um processo e aplicou-se a Teoria das Expectativas que a considera como um fenômeno processual e envolve cinco componentes: resultados do trabalho, expectativa, valên-cia, instrumentalidade e força motivacional. Entendeu-se também a motivação como um fenômeno relacionado com o contexto de trabalho e adotou-se a perspectiva psicossociológica. Aplicou-se o Inventário da Motivação e Significado do Trabalho, identificando-se os fatores que mais contribuem, bem como os que enfraquecem a força motivacional dos profissionais de saúde. Conclui-se que a maioria dos profissionais apresentou força motivacional moderada e em queda, por vivenciarem e perceberem um contexto deteriorado com condições de trabalho desfavoráveis.<hr/>The survey that aimed at studying the health professionals' work motivation at the Basic Health Units in the Municipality of Natal is reported. Motivation was understood as a processing phenomenon involving five components: work outcomes, expectations, valence, instrumentality, and motivational power. In addition, motivation was understood as a phenomenon related to the work context and a psycho-sociological perspective was adopted. Work Motivation and Meaning Inventory was applied to identify factors that contribute most, as well as weaken, to health professionals' motivational power. One concludes that the majority of professionals presented moderate motivational power and falling, because they experience and perceive a deteriorated context with unfavorable working conditions.<hr/>Se relata pesquisa que objetivó estudiar la motivación para el trabajo de los profesionales de salud vinculados a las Unidades Básicas de Salud del municipio de Natal. Se comprendió la motivación como un proceso y se aplicó la teoría de las expectativas que la considera como un fenómeno procesal e involucra cinco componentes: resultados del trabajo, expectativa, valencia, instrumentalizad y fuerza motivacional. Se entendió también la motivación como un fenómeno relacionado con el contexto de trabajo y se adoptó la perspectiva psicoso-ciológica. Se aplicó el Inventario de la Motivación y Significado del Trabajo identificándose los factores que más contribuyen, así como los que debilitan la fuerza motivacional de los profesionales de salud. Se concluye que la mayoría de los profesionales presentó fuerza motivacional moderada y en descenso, por vivir y percibir un contexto deteriorado con condiciones de trabajo desfavorables. <![CDATA[Consideraciones sobre el Fomento de Pesquisa en Psicología del Desarrollo Humano en el Brasil: Historia y Desafíos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000401002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho objetiva discutir o fomento à pesquisa no Brasil, destacando os papéis da história e das políticas de pesquisa e desenvolvimento científico, assim como das agências de pesquisa e associações relacionadas à área da Psicologia do Desenvolvimento Humano. Inicialmente, foi realizado um resumo da história da ciência brasileira e sua aplicabilidade no desenvolvimento humano. Posteriormente, é discutido como a Ciência do Desenvolvimento é interdisciplinar e a importância do aprofundamento do diálogo da Psicologia com outras áreas de conhecimento para a criação de novas tecnologias. São apresentadas, finalmente, possíveis tendências e mudanças científicas para a implementação de novos campos de conhecimento, considerando a Psicologia do Desenvolvimento Humano como área relevante para essas mudanças. Conclui-se que os recursos, assim como as pesquisas, estão inseridos em contextos históricos, sociais, culturais e econômicos dinâmicos, que devem ser considerados na captação de recursos.<hr/>This paper aims at discussing furtherance of research in Brazil, highlighting the roles of research history and policies and scientific development, as well as research agencies and associations related to the Psychology of Human Development field. Initially, an overview of the Brazilian sciences history and it applicability in human development was carried out. Later, one discusses how interdisciplinary is the science of development and the importance of deepening the dialogue of Psychology with other areas of knowledge in order to set new techniques. Finally, possible scientific trends and changes to implement new fields of knowledge are presented, considering the Psychology of Human Development as relevant area for those changes. One concludes that resources, as well as researches, are inserted in dynamic historical, social, cultural, and economic contexts that should be considered when fundraising.<hr/>El presente trabajo objetiva discutir el fomento a la pesquisa en el Brasil, destacando los papeles de la historia y de las políticas de pesquisa y desarrollo científico, así como de las agencias de pesquisa y asociaciones relacionadas al área de la Psicología del Desarrollo Humano. Inicialmente fue realizado un resumen de la historia de la ciencia brasileña y su aplicabilidad en el desarrollo humano. Posteriormente, es discutido cómo la ciencia del desarrollo es interdisciplinaria y la importancia de la profundización del diálogo de la Psicología con otras áreas de conocimiento para la creación de nuevas tecnologías. Son presentadas, finalmente, posibles tendencias y mudanzas científicas para la implementación de nuevos campos de conocimiento, considerando la Psicología del Desarrollo Humano como área relevante para esas mudanzas. Se concluye que los recursos, así como las pesquisas, están inseridos en contextos históricos, sociales, culturales y económicos dinámicos, que deben ser considerados en la captación de recursos. <![CDATA[Calidad de Vida y Sobrecarga de Cuidadores de Niños con Câncer]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000401014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do estudo foi verificar a relação entre a qualidade de vida e a sobrecarga em cuidadores de crianças portadoras de neoplasia e assistidas em uma casa de apoio. A metodologia foi quantiqualitativa com a utilização de multimétodos de pesquisa. Os participantes (N = 23) foram os cuidadores dos pacientes acompanhados pela Casa de Apoio à Criança com Câncer. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário sociodemográfico, a Escala Whoqol - Bref, a Escala Zarit e uma entrevista por pautas. A análise dos dados se deu pela estatística descritiva e pela análise da enunciação. Os resultados apontam uma amostra essencialmente feminina (95,7%); sendo 82,6% formada pelas mães. A maioria apresentou sobrecarga intensa (54,5%). O domínio de maior prejuízo foi o psicológico (53,98). As entrevistas confirmaram os dados obtidos nas escalas e mostraram mudanças significativas na vida dos cuidadores e da família, com prejuízo marcadamente para a vida social e a relação de trabalho. Os cuidadores sentem-se sobrecarregados, mas a sobrecarga permanece velada, já que a sua manifestação pode revelar emoções e sentimentos de culpa, difíceis de serem admitidos e elaborados.<hr/>This paper aims at verifying the relationship between the quality of life and work overload of caretakers of children with neoplasia that are cared for at a supporting home. The methodology was quantity-qualitative with use of multi methods of research. The participants (N = 23) were the caretakers of patients cared for at the Support Home for Children with Cancer. The data collection instruments were: a socio-demographic questionnaire, the Whoqol - Bref Scale, the Zarit Scale, and one interview by topics. Data analysis was done by the descriptive statistics and by the enunciation analysis. The outcomes point to an essentially female sample (95.7%); while mothers comprised 82.6%. The majority presented intense overload (54.5%). The predominant loss was psychological (53.98). The inerviews confirmed that obtained in the scaales and they showed significant changes in the life of caretakers and families, with marked losses for social life and work relations. The caretakers feel overloaded, but this overload remains disguised, as its manifestation may reveal emotions and guilty feelings, which are hard to be admitted and elaborated.<hr/>El objetivo del estudio fue a verificar la relación entre la calidad de vida y la sobrecarga en cuidadores de niños portadores de neoplasia y asistidas en una casa de apoyo. La metodología fue cuanti-cualitativa con la utilización de multimétodos de pesquisa. Los participantes (N = 23) fueron los cuidadores de los pacientes acompañados por la Casa de Apoyo a Niños con Cáncer. Los instrumentos de colecta de datos fueron: un cuestionario socio demográfico, la Escala Whoqol - Bref, la Escala Zarit y una entrevista por pautas. El análisis de los datos se dio por la estadística descriptiva y por el análisis de la enunciación. Los resultados apuntan una muestra esencialmente femenina (95,7%); siendo un 82,6% formada por las madres. La mayoría presentó sobrecarga intensa (54,5%). El dominio de mayor perjuicio fue el psicológico (53,98). Las entrevistas confirmaron los datos obtenidos en las escalas y mostraron mudanzas significativas en la vida de los cuidadores y de la familia, con perjuicio marcadamente para la vida social y la relación de trabajo. Los cuidadores se sienten sobrecargados, pero la sobrecarga permanece velada, ya que su manifestación puede revelar emociones y sentimientos de culpa, difíciles de ser admitidos y elaborados. <![CDATA[Juventud y Perspectivas de Futuro: La Orientación Profesional en el Programa Primer Empleo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000401032&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata a experiência de Orientação Profissional realizada a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica junto a um grupo de quinze jovens com idades entre dezoito e vinte e quatro anos, pertencentes ao Programa Primeiro Emprego de uma empresa de economia mista, do estado de Santa Catarina. A intervenção objetivou compreender o processo de escolha ocupacional/profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a ampliação do rol de perspectivas futuras de trabalho (e dos modos de vida) desses jovens. Foram realizadas três oficinas de quatro horas de duração e uma entrevista integrativa individual. A partir das reflexões propostas, alguns participantes teceram projetos relacionados a continuar os estudos com cursos técnicos e/ou universitários, outros buscaram mais informações sobre possibilidades imediatas de emprego e renda e um grupo específico evidenciou o impacto da realidade social em que vive ao manifestar o desejo de evitar um futuro de fome, violências, mortes e guerras. A realização do trabalho com esse público de uma realidade socioeconômica desfavorecida e em um contexto de política pública evidencia a amplitude de possibilidades de intervenção e de pesquisa possíveis a orientação profissional sob uma perspectiva social.<hr/>This paper reports the Professional Guidance experience undertaken from presumptions of the Socio-Historical Psychology in a group comprising fifteen youngster ranging from eighteen to twenty-four years old, participating in the First Job Program of a state-controlled company of the state of Santa Catarina. The intervention aimed at understanding the process of occupation/professional choice of youngsters under social vulnerability condition, contributing to expand the roll of future work perspectives (and of ways of life) of those youngsters. Three workshops were undertaken with four hours each, along with an individual integrative interview. Some participants prepared projects, from the proposed reflections, related to continuing studies with vocation and or university courses, others sought for more information on immediate possibilities of employment and income, and one specific group evidenced the impact of its social reality by manifesting the will of avoiding a future with hunger, violence, deaths, and wars. The undertaking of this work with this public from an non-favored socio-economic reality within a public policy context evidences the broadness of intervention possibilities and research that are possible for Professional Guidance under a social viewpoint.<hr/>Ese artículo relata la experiencia de Orientación Profesional realizada a partir de los presupuestos de la Psicología Socio-Histórica junto a un grupo de quince jóvenes con edades entre dieciocho y veinticuatro años, pertenecientes al Programa Primer Empleo de una empresa de economía mixta, del estado de Santa Catarina. La intervención objetivó comprender el proceso de elección ocupacional/profesional de jóvenes en situación de vulnerabilidad social, contribuyendo para la ampliación del rol de perspectivas futuras de trabajo (y de los modos de vida) de esos jóvenes. Fueron realizados tres talleres de cuatro horas de duración y una entrevista integrativa individual. A partir de las reflexiones propuestas, algunos participantes tejieron proyectos relacionados a continuar los estudios con cursos técnicos y/o universitarios, otros buscaron más informaciones sobre posibilidades inmediatas de empleo y renta y un grupo específico evidenció el impacto de la realidad social en que vive al manifestar el deseo de evitar un futuro de hambre, violencias, muertes y guerras. La realización del trabajo con ese público de una realidad socioeconómica desfavorecida y en un contexto de política pública evidencia la amplitud de posibilidades de intervención y de pesquisa posibles la Orientación Profesional bajo una perspectiva social. <![CDATA[Acompañamiento Terapéutico y la Relación Madre-Bebé]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000401045&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo busca refletir sobre a clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT), indagando sobre a pertinência dessa intervenção junto a famílias de bebês que apresentem risco em sua estruturação psíquica. Para tal, realizou-se uma investigação teórica sobre o AT e sobre a clínica com bebês, os quais serviram de base para a análise dos fragmentos de um caso de AT, realizado com um bebê e sua mãe, junto ao Pró-bebê, o qual é um projeto de extensão que acompanha o desenvolvimento de crianças de zero a três anos em um posto de saúde de Torres/RS. A partir desses relatos, discutiu-se essa forma de intervenção, buscando comprovar a sua eficácia no atendimento a famílias com bebês que apresentem risco para seu desenvolvimento ou estruturação psíquica.<hr/>This paper seeks to reflect on the Therapeutic Follow-up (TFU) clinic, questioning the pertinence of this intervention in families with babies presenting risk in their psychic structuring. To that end, a theoretical investigation was carried out on TFU, undertaken with one baby and the mother, which acted as basis for analysis of fragments from one TFU case, which is an extension Project that follows up the development of children from zero to three yrs old in a health unit of Torres/RS. This form of intervention was discussed, from those reports, seeking to evidence its efficacy in caring for families with babies presenting risk in their psychic development or structuring.<hr/>El presente estudio busca reflexionar sobre la clínica del Acompañamiento Terapéutico (AT), indagando sobre la pertinencia de esa intervención junto a familias de bebés que presenten riesgo en su estructuración psíquica. Para tal, se realizó una investigación teórica sobre el AT y sobre la clínica con bebés, los cuales sirvieron de base para el análisis de los fragmentos de un caso de AT, realizado con un bebé y su madre, junto al Pro-bebé, el cual es un proyecto de extensión que acompaña el desarrollo de niños de cero a tres años en un puesto de salud de Torres/RS. A partir de esos relatos, se discutió esa forma de intervención, buscando comprobar su eficacia en el atendimiento a familias con bebés que presenten riesgo para su desarrollo o estructuración psíquica. <![CDATA[Leoncio Francisco Camino Rodriguez Larrain]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000401068&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo busca refletir sobre a clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT), indagando sobre a pertinência dessa intervenção junto a famílias de bebês que apresentem risco em sua estruturação psíquica. Para tal, realizou-se uma investigação teórica sobre o AT e sobre a clínica com bebês, os quais serviram de base para a análise dos fragmentos de um caso de AT, realizado com um bebê e sua mãe, junto ao Pró-bebê, o qual é um projeto de extensão que acompanha o desenvolvimento de crianças de zero a três anos em um posto de saúde de Torres/RS. A partir desses relatos, discutiu-se essa forma de intervenção, buscando comprovar a sua eficácia no atendimento a famílias com bebês que apresentem risco para seu desenvolvimento ou estruturação psíquica.<hr/>This paper seeks to reflect on the Therapeutic Follow-up (TFU) clinic, questioning the pertinence of this intervention in families with babies presenting risk in their psychic structuring. To that end, a theoretical investigation was carried out on TFU, undertaken with one baby and the mother, which acted as basis for analysis of fragments from one TFU case, which is an extension Project that follows up the development of children from zero to three yrs old in a health unit of Torres/RS. This form of intervention was discussed, from those reports, seeking to evidence its efficacy in caring for families with babies presenting risk in their psychic development or structuring.<hr/>El presente estudio busca reflexionar sobre la clínica del Acompañamiento Terapéutico (AT), indagando sobre la pertinencia de esa intervención junto a familias de bebés que presenten riesgo en su estructuración psíquica. Para tal, se realizó una investigación teórica sobre el AT y sobre la clínica con bebés, los cuales sirvieron de base para el análisis de los fragmentos de un caso de AT, realizado con un bebé y su madre, junto al Pro-bebé, el cual es un proyecto de extensión que acompaña el desarrollo de niños de cero a tres años en un puesto de salud de Torres/RS. A partir de esos relatos, se discutió esa forma de intervención, buscando comprobar su eficacia en el atendimiento a familias con bebés que presenten riesgo para su desarrollo o estructuración psíquica.