Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320150001&lang=pt vol. 35 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Questionário de Sentido de Vida: Evidências de sua Validade Fatorial e Consistência Interna]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve por objetivo adaptar o Questionário Sentido de Vida (QSV), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos junto a estudantes universitários de João Pessoa, PB. No estudo 1 participaram 414 voluntários, a maioria do sexo feminino (63,5%), com idade média de 28,2 anos (dp = 9,50). No estudo 2 participaram 201 pessoas, a maioria do sexo feminino (74,6%), com idade média de 26,7 anos (dp = 9,56). Nos dois estudos os participantes responderam o QSV e perguntas demográficas, sendo que os do segundo responderam dois outros instrumentos: Teste Propósito de Vida (Pil-Teste) e Escala de Percepção Ontológica do Tempo (EPOT). No estudo 1 foi realizada uma análise fatorial confirmatória, sugerindo a adequação da estrutura bifatorial [GFI = 0,94, AGFI = 0,90, CFI = 0,95 e RMSEA = 0,086]; os alfas de Cronbach dos fatores foram 0,89 (busca de sentido) e 0,85 (presença de sentido). No estudo 2 foi observada evidência de validade convergente do QSV com o Pil-Teste e a EPOT. Concluiu-se que o QSV tem demonstrado ser pertinente para avaliar, nos modos propostos, o sentido de vida, podendo ser utilizado em pesquisas no contexto brasileiro.<hr/>This research aimed to adapt the Meaning in Life Questionnaire (MLQ) gathering evidence of its factorial validity and reliability. Two studies were held with undergraduate students from Joao Pessoa, Paraiba state, Brazil. In Study 1, participants were 414 volunteers, mostly female (63.5%), with a mean age of 28.2 (sd = 9.56). Study 2 involved 201 subjects, mostly female (74.6%), with a mean age of 26.7 (sd = 9.50). The participants of both studies answered the MLQ and demographic questions. The participants of Study 2 also answered the following instruments: Purpose of Life Test (Pil-Test) and Ontological Time Perception Scale (OTPS). In Study 1, a confirmatory factor analysis was performed, suggesting the appropriateness of the two-factor structure [GFI = .94, AGFI = .90, CFI = .95, and RMSEA = 0.086]; the Cronbach's alphas of these factors were .89 (search for meaning) and .85 (presence of sense). In Study 2, we observed evidence of convergent validity of the MLQ with respect to the Pil-Test and OTPS. In conclusion, the MLQ was considered an appropriate instrument to measure the life purpose in the way it was proposed, being useful in research in the Brazilian context.<hr/>La presente investigación tuvo como objetivo adaptar el Cuestionario Sentido de Vida (CSV), reuniendo evidencias de su validez factorial y fiabilidad. Se han llevado a cabo dos estudios con estudiantes universitarios de João Pessoa (PB). En el Estudio 1 han participado 414 voluntarios, la mayoría mujeres (63.5%), con edad promedia de 28.2 años (dt = 9.50). En el Estudio 2 los participantes han sido 201 personas, la mayoría mujeres (74.6%), con edad promedia de 26.7 años (dt = 9.56). En ambos estudios los participantes contestaron al CSV y preguntas demográficas, siendo que aquellos del Estudio 2 aún respondieron a otros dos instrumentos: el Teste Propósito de Vida (Pil-Test) y la Escala de Percepción Ontológica del Tiempo (EPOT). En el Estudio 1 se realizó un análisis factorial confirmatorio, sugiriendo la adecuación de la estructura con dos factores [GFI = 0.94, AGFI = 0.90, CFI = 0.95 y RMSEA = 0.086]; sus alfas de Cronbach fueron 0.89 (búsqueda de sentido) y 0.85 (presencia de sentido). En el Estudio 2 se observó evidencia de validez convergente del CSV con el Pil-Test y la EPOT. Se concluyó que el CSV se mostró adecuado para medir el sentido de vida, de la forma que ha sido propuesto, pudiendo utilizarse en investigaciones dentro del contexto brasileño. <![CDATA[Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A realização de pesquisas qualitativas é bastante frequente nas ciências sociais, entretanto pouco comum para investigar o processo de envelhecimento no Brasil, embora haja o esforço dos pesquisadores na utilização de métodos tais como: grupo focal, grupos operativos e oficinas psicoterapêuticas. O objetivo deste ensaio teórico foi conceituar e discutir criticamente a utilização dessa modalidade de investigação na produção de conhecimento científico sobre idosos. Com base na literatura e na reflexão dos próprios autores, discutem-se questões pertinentes aos métodos qualitativos referidos, especialmente na condução de estudos e intervenções fundamentados no método clínico. Para embasar e aprofundar o conhecimento sobre a utilização da técnica de grupo focal com idosos em pesquisas, foi feito levantamento da produção científica na SciELO, LILACS e PsycINFO sobre o tema, sendo discutidos os 18 artigos capturados. Para exemplificar o uso de intervenções psicológicas com idosos nas pesquisas qualitativas, são descritos o aporte teórico, os métodos e os resultados gerais de uma intervenção psicológica e de uma oficina terapêutica. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas agregam conhecimento importante sobre os idosos e seu processo de envelhecimento, sendo destacado o benefício das intervenções e a possibilidade de aprofundar o assunto com a utilização de métodos qualitativos.<hr/>Conducting qualitative research is quite common in social sciences; however, this type of research is not very frequently used in Brazil to investigate the aging process despite the efforts of researchers in using methods such as focus groups, operational groups and psychotherapeutic workshops. The aim of this theoretical paper was to conceptualize and critically discuss the use of qualitative research in the production of scientific knowledge about the elderly. Based on the literature and on the authors' own reflections, this study discusses matters relevant to the previously mentioned qualitative methods, especially regarding the conduction of studies and interventions based on the clinical method. To support and deepen the knowledge on the use of the focus group technique in research with the elderly, a search for the scientific production on this theme was performed at SciELO, LILACS, PsycINFO databases. Eighteen articles were selected for discussion. To exemplify the use of psychological interventions with older adults in qualitative research, the theoretical framework, methods and overall results of a psychological intervention and therapeutic workshop are described. We conclude that qualitative studies add important knowledge about the elderly and the aging process, highlighting the benefit of interventions and the possibility of developing a more comprehensive knowledge on the subject through the use of qualitative methods.<hr/>La realización de investigaciones cualitativas es muy frecuente en las ciencias sociales, pero poco utilizada a la hora de investigar el proceso de envejecimiento en Brasil, aunque los investigadores se esfuerzan en el uso de estos métodos: grupo focal, grupos operativos y talleres psicoterapéuticos. El objetivo de este trabajo teórico fue conceptualizar y discutir críticamente el uso de este tipo de investigación en la producción de conocimiento científico sobre los ancianos. Con base en la literatura y en la propia reflexión de los autores, se discuten cuestiones relevantes acerca de los métodos cualitativos citados, sobre todo en la realización de estudios e intervenciones apoyados en el método clínico. Para apoyar y profundizar el conocimiento sobre el uso de la técnica de grupo focal con ancianos en investigaciones, se hizo una averiguación de producción científica en SciELO, LILACS, PsycINFO sobre el tema, siendo debatidos los 18 artículos capturados. Para ejemplificar el uso de intervenciones psicológicas con ancianos en las investigaciones cualitativas, se describen el marco teórico, los métodos y los resultados generales de una intervención psicológica y de un taller terapéutico. Se concluyó que los estudios cualitativos agregan conocimiento importante sobre los ancianos y su proceso de envejecimiento, destacándose el beneficio de las intervenciones y la posibilidad de profundizar en el tema con el uso de métodos cualitativos. <![CDATA[As Significações de Profissionais que Atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) Acerca das Dificuldades de Aprendizagem: Patologização e Medicalização do Fracasso Escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo identificar as significações que os profissionais que atuam como articuladores no Programa Saúde na Escola (PSE) têm acerca das dificuldades de aprendizagem geradoras do fracasso escolar. Participaram da pesquisa dez profissionais que atuam como articuladores do PSE, sendo cinco vinculados à Educação e os demais à Saúde. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas com a autorização dos participantes e analisados com base no método de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que os entrevistados compreendem as dificuldades de aprendizagem como decorrentes principalmente da família pobre e/ou desestruturada e de problemas do aluno. As práticas pedagógicas e políticas educacionais também apareceram, com menor destaque, como corroboradoras desse fenômeno. Destarte, há uma compreensão do PSE como um programa que pode contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem por meio do diagnóstico e medicalização, evidenciando uma compreensão reducionista do processo.<hr/>This article aims to identify the meanings that professionals who act as articulators in School Health Programs (SHP) give to learning difficulties that generate school failure. Ten professionals who act as articulators of SHPs participated in this study: five education professionals and five health professionals. Data were collected through semi-structured interviews recorded with the permission of the participants. They were analyzed based on the thematic content analysis method. The results indicated that respondents understand learning difficulties as arising mainly from poor and/or dysfunctional families and students' problems. Pedagogical practices and educational policies have also appeared, with less emphasis, as corroborating this phenomenon. Therefore, the School Health Program is understood as a program that can contribute to overcoming learning difficulties through their diagnosis and medicalization, showing a reductive understanding of this phenomenon.<hr/>Este artículo tiene el objetivo de identificar las significaciones que tienen los profesionales que actúan en el Programa Salud en la Escuela (PSE) acerca de las dificultades de aprendizaje generadoras del fracaso escolar. Participaron del estudio 10 profesionales que actúan como articuladores del PSE, de los cuales 5 están vinculados a la educación y los otros 5 a la salud. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas, grabadas con la autorización de los participantes y analizadas basándose en el método de análisis temático del contenido. Los resultados indicaron que los entrevistados entienden las dificultades de aprendizaje debido principalmente a la familia pobre y/o desestructurada y a problemas del alumno. Las prácticas pedagógicas y políticas educativas también aparecieron, con menor destaque, corroborando ese fenómeno. De esta manera, se comprende que el PSE es un programa que puede contribuir para la superación de las dificultades de aprendizaje por medio del diagnóstico y medicalización, mostrando una comprensión reduccionista del proceso. <![CDATA[Mães que Perderam Filhos: uma Leitura Psicanalítica do Filme Rabbit Hole]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para compreender e tratar dos casos de mães que perdem filhos - consensuada enquanto a dor sem nome, sem fim e sem tamanho -, emerge a necessidade de retomar conceitos fundamentais desde o princípio da obra freudiana. O objetivo do trabalho foi lançar luz aos conceitos de luto e melancolia para compreender o sofrimento da mãe diante da perda do filho. O método utilizado foi a análise do filme Rabbit Hole, que retrata a história de um casal que perde um filho. Para enriquecer o trabalho, foram utilizadas vinhetas de entrevistas que realizamos com mães que perderam filhos. Os resultados revelaram o conceito de identificação narcísica enquanto fundamental para compreender a questão posta. Existe a hipótese de que no filme a identificação tenha sido estabelecida com o agressor, o que impossibilita o trabalho de luto. Como conclusão, pontuamos que a perda do filho abre uma grande ferida narcísica que afunda as mães em estados melancólicos. A psicanálise pode conceder um lugar de sofrimento para a mãe que perde o filho sem, contudo, deixar que ela recaia completamente no lugar de vítima, visando que se faça um "giro" da morte em direção à vida.<hr/>To understand and treat cases of mothers who lose their children - known as the nameless, endless and immeasurable pain - emerges the need to return to Freudian fundamental concepts, from the beginning of his work. The objective of the present study was to shed light on the concepts of mourning and melancholia to understand a mother's suffering before the loss of her child. The film "Rabbit Hole", which tells the story of a couple who loses a child, was used as a method of analysis. Also, vignettes from interviews made with mothers who have lost their children were used in order to complement the article. The results revealed that the concept of narcissistic identification is essential for the understanding of the question posed. In the film, there is the assumption that the mother establishes identification with the aggressor, which makes the elaboration of mourning impossible. As a conclusion, it seems that the loss of a child opens a major narcissistic wound that sinks mothers into severe melancholy. Psychoanalysis can provide a place of suffering to mothers that have lost their children, but yet trying not to let them fall completely in the place of the victims, in order to "make a spin" from death towards life.<hr/>Para conocer y tratar los casos de madres que han perdido a sus hijos - consensuada como el dolor sin nombre, sin fin y sin tamaño - surge la necesidad de retomar los conceptos fundamentales desde el inicio de la obra de Freud. El objetivo fue aclarar los conceptos de duelo y melancolía para entender el sufrimiento de la madre por la pérdida de su hijo. El método utilizado fue el análisis de la película "Rabbit Hole", que cuenta la historia de una pareja que pierde a un hijo. Para enriquecer el trabajo, se utilizaron viñetas de entrevistas que realizamos con madres que perdieron a sus hijos. Los resultados revelaron el concepto de identificación narcisista como central para la comprensión de la cuestión planteada. Existe la hipótesis de que en la película la identificación se haya establecido con el agresor, lo que hace imposible el trabajo de duelo. En conclusión, parece que la pérdida de un hijo abre una herida narcisista que conduce a las madres en dirección a la melancólica severa. El psicoanálisis puede proporcionar un lugar de sufrimiento para la madre que perdió a su hijo, pero impidiendo que asuma completamente el lugar de la víctima, con el fin de hacer un "giro" de la muerte hacia la vida. <![CDATA[Critérios de Médicos Oncologistas para Encaminhamento Psicológico em Cuidados Paliativos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos médicos oncologistas acerca do sofrimento do paciente em cuidados paliativos e identificar critérios utilizados para encaminhamento desses pacientes para atendimento psicológico. Seis médicos foram entrevistados individualmente e suas falas submetidas à análise de conteúdo. Foram identificados dois eixos temáticos divididos em categorias: 1) Sofrimento: Tipos de sofrimento (psicológico, espiritual, físico e total); relação médico-paciente; suporte social; importância da Psicologia; e 2) Encaminhamento para a Psicologia: critérios utilizados; obstáculos para o encaminhamento. Conclui-se que os médicos reconhecem as necessidades psicológicas do paciente em cuidados paliativos e a necessidade de trabalho interdisciplinar. Entretanto, parece não haver critérios objetivos para o encaminhamento desses pacientes para atendimento psicológico, sendo necessário refletir e mudar a forma de encaminhamento e atuação em equipe.<hr/>The present study aimed to understand the perceptions of oncologists about the patient's suffering in palliative care and to identify criteria for referral of patients to psychological treatment. Six physicians were interviewed individually and their statements were submitted to content analysis. The themes identified were divided into two categories: 1) Suffering: Types of distress (psychological, spiritual, physical and total), doctor-patient relationship, social support, importance of psychology; and 2) Referral to Psychology: criteria used; obstacles for routing. We conclude that physicians recognize the psychological needs of patients in palliative care and the need for interdisciplinary work. However, there seem to be no objective criteria for the referral of these patients to psychological assistance, being necessary to reflect and change the forwarding and team work.<hr/>El objetivo del estudio fue conocer la percepción de los oncólogos acerca del sufrimiento del paciente en cuidados paliativos e identificar los criterios para la derivación de dichos pacientes hacia el tratamiento psicológico. Se entrevistaron individualmente a seis médicos y sus discursos fueron sometidos al análisis de contenido. Los temas identificados fueron divididos en dos categorías: 1) Sufrimiento: Tipos de angustia (psicológica, espiritual, física y total), relación médico-paciente, apoyo social, importancia de la psicología, y 2) Derivación para la psicología: criterios utilizados, obstáculos para la derivación. Se concluye que los médicos reconocen las necesidades psicológicas del paciente en cuidados paliativos y la necesidad de un trabajo interdisciplinario. Sin embargo, no parece haber criterios objetivos para la derivación de estos pacientes para atendimiento psicológico, y, así, se hace necesario discutir y cambiar la forma de derivación y el trabajo en equipo. <![CDATA[Computador-internet nas Práticas de Estudo Contemporâneas: uma Pesquisa com Estudantes de Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva investigar como está sendo realizado o estudo na contemporaneidade. Segue dois caminhos. Inicialmente opera uma inflexão no campo dos estudos sobre o estudo. Ao invés de conceber o estudo como entidade objetiva e naturalizada propõe, com a ajuda das abordagens construtivistas da cognição, como as de J. Piaget, L.Vigotski, F. Varela e H. Maturana e dos trabalhos de M. Foucault e R. Chartier, analisar o problema a partir da noção de práticas de estudo. O estudo passa a ser resultado das ações concretas dos estudantes, deixando de ser concebido como atividade mental supostamente invariante, voltada para aquisição de um saber. Em seguida, apresenta e discute uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistados 15 estudantes de Psicologia do primeiro ao nono período de quatro instituições de ensino superior do município do Rio de Janeiro, sendo duas públicas e duas privadas. As entrevistas seguiram a técnica da entrevista de explicitação. A conclusão aponta para a importância do uso do computador-internet nas práticas de estudo contemporâneas e analisa alguns de seus efeitos, como a grande quantidade de informação, o estudo em circulação, a fragmentação e composição de partes e a coexistência do estudo com o texto digital e impresso.<hr/>This paper aims at investigating how study is being accomplished in contemporaneity. It follows two main paths: Initially, it operates an inflection in the study field of studies. Instead of conceiving study as an objective and naturalized entity, it proposes to analyze the issue from notions of practices of study, with the support of constructivist approaches of cognition such as those by J. Piaget, L.Vygotski, F. Varela and H. Maturana, as well as the work of M. Foucault and R. Chartier. The study becomes the result of concrete actions of students, instead of being conceived as an allegedly invariant mental activity aiming at knowledge acquisition. Secondly, it presents and discusses a field research in which fifteen psychology students were interviewed. The interviewees belong to four different institutions from the city of Rio de Janeiro, two public and two private, where they were between the 1st and 9th semesters. Interviews were carried out following the explanation technique. The conclusion points out the importance of the use of internet-computer in contemporary study practices, and analyzes some of its effects, such as the great amount of information, the study in circulation, the fragmentation and composition of parts, and the coexistence of study with the digital and printed texts.<hr/>El artículo tiene el objetivo de investigar cómo se realiza el estudio en el mundo contemporáneo. Toma dos caminos: De inicio realiza una inflexión en el campo de los estudios sobre el estudio. En vez de entender el estudio como una entidad objetiva y natural propone, con ayuda de abordajes constructivistas de la cognición como los de J. Piaget, L. Vygotski, F. Varela y H. Maturana, y de los trabajos de M. Foucault, R. Chartier, analizar el problema partiendo del concepto de prácticas de estudio. El estudio empieza a ser entendido como resultado de las acciones concretas de los estudiantes, dejando de ser comprendido como actividad mental supuestamente invariable, orientada para obtener un saber. Después presenta y discute una investigación de campo, en la que se entrevistaron a 15 estudiantes de psicología del 1º al 9º período de cuatro universidades de la capital de Río de Janeiro, siendo dos públicas y dos privadas. Las entrevistas siguieron la técnica de entrevista de explicitación. La conclusión indica la importancia del uso del ordenador-internet en prácticas de estudio contemporáneas y analiza algunos de sus efectos: la gran cantidad de informaciones, el estudio en circulación, la fragmentación y composición de partes y la coexistencia del estudio con el texto digital e impreso. <![CDATA[Intervenções Realizadas no Ambiente de Trabalho para o Uso de Drogas: Revisão Sistemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O uso abusivo de drogas no ambiente de trabalho gera consequências como absenteísmo, baixa produtividade, aumento de custos para empregados e empregadores, piora na saúde do indivíduo e acidentes de trabalho. Objetivo : Realizar uma revisão sistemática de artigos científicos sobre as intervenções realizadas no ambiente de trabalho para o uso de drogas, publicados no período de 2002 até 2012. Método : Os artigos foram pesquisados em seis bancos de dados: Medline (PUBMED), PsychINFO, Web of Science, Lilacs, PEPSIC e Scielo. Os descritores variaram de acordo com o controle de vocabulário de cada base de dados. Inicialmente foram encontrados 97 artigos que foram classificados em Descritivos; Revisões, Medições e Intervenções. A análise de conteúdo foi aplicada a dez artigos que se tratavam de intervenções realizadas no local de trabalho. Resultados : Todos os artigos da revisão sistemática tiveram resultados positivos quanto a seus objetivos de pesquisa, porém todos tiveram falhas metodológicas. Conclusão : Conclui-se que o conjunto de estudos avaliados ainda é insuficiente de evidências científicas e demandam mais estudos que busquem investigar a validade das intervenções e sua aplicabilidade no contexto de trabalho. <hr/>The drug abuse in the workplace creates consequences such as absenteeism, low productivity, increased costs for employees and employers; worsening health of the individual and workplace accidents. Objectives : Conduct a systematic review of scientific articles on interventions in the workplace for the use of drugs, published from 2002 until 2012. Method : Articles were searched six databases: Medline (PubMed), PsychINFO, Web of Science, LILACS, and SciELO PEPSIC. The descriptors varied by controlling each vocabulary database. Initially found 97 articles that were ranked Descriptions, Reviews, Measurements and Interventions. The content analysis was applied to ten articles that these were interventions in the workplace. Results : All articles of the systematic review were positive about their research objectives, but all had methodological flaws. Conclusion : We conclude that the set of evaluated studies is still insufficient scientific evidence and demand more studies that seek to investigate the validity of the interventions and their applicability in the work context. <hr/>El uso indebido de drogas en el lugar de trabajo crea consecuencias tales como el ausentismo, la baja productividad, el aumento de los costos para los empleados y los empleadores; empeoramiento de la salud del individuo y de los accidentes de trabajo. Objetivo : Realizar una revisión sistemática de artículos científicos sobre las intervenciones en el lugar de trabajo para el uso de drogas, publicada desde 2002 hasta 2012. Método : Se buscaron seis bases de datos: Medline (PubMed), PsychINFO, Web of Science, LILACS y SciELO PEPSIC. Los descriptores variadas mediante el control de cada base de datos de vocabulario. Inicialmente encontrado 97 artículos que fueron clasificados Descripciones, Opiniones, Mediciones e intervenciones. El análisis de contenido se aplicó a diez artículos que se trataba de las intervenciones en el lugar de trabajo. Resultados : Todos los artículos de la revisión sistemática fueron positivos acerca de sus objetivos de la investigación, pero todos tenían defectos metodológicos. Conclusión : Llegamos a la conclusión de que el conjunto de los estudios evaluados es aún suficiente evidencia científica y exigir más estudios que tratan de investigar la validez de las intervenciones y su aplicabilidad en el contexto laboral. <![CDATA[Significados Atribuídos por Mães Acerca do Acolhimento Institucional, Reintegração e Rede de Atendimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetivou conhecer, através de entrevistas, a experiência de mães de crianças e adolescentes reintegrados acerca do trabalho realizado pela rede de atendimento durante a aplicação da medida de proteção e a reintegração. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que tanto as mães quanto as crianças e adolescentes receberam atendimento das equipes técnicas (psicólogas e assistentes sociais) da instituição de acolhimento bem como de outros profissionais da rede durante a aplicação da medida e após a reinserção. Foi possível perceber que as famílias fizeram uma avaliação positiva dos atendimentos recebidos, reconhecendo a importância dos mesmos para o processo de reintegração familiar. Os resultados indicam ainda que os participantes reconhecem mudanças na realidade do acolhimento institucional a partir da lei n. 12.010, em especial a proximidade família/instituição. As considerações finais sugerem a realização de novos estudos que contemplem as especificidades da realidade brasileira, sem, contudo, perder de vista os parâmetros nacionais.<hr/>Based on interviews with mothers of reintegrated children and adolescents, this research aimed to learn about their experience with the work carried out by the assistance network during the process of protection measures and reintegration. Data were analyzed using Content Analysis. Results indicate that mothers, children and adolescents received assistance from the technical teams (psychologists and social workers) of residential care institutions and the professionals of networks throughout the period of protection measures, and after reinsertion. The families evaluated positively the assistance received, recognizing its importance to the process of family reintegration. Results evidence that participants recognize changes regarding the residential care after Law 12.010, especially related to the family/institution closeness. Final considerations suggest the need for further studies to address specificities of the Brazilian reality without losing sight of the national parameters.<hr/>Esta investigación tuvo como objetivo conocer, a través de entrevistas, la experiencia de las madres de niños y adolescentes reintegrados sobre el trabajo realizado por la red de atención durante la aplicación de la medida de protección y la reintegración. Los datos fueron analizados mediante el Análisis de Contenido. Los resultados indicaron que tanto las madres como los niños y adolescentes recibieron atendimiento de los equipos técnicos (psicólogos y asistentes sociales) de la institución de acogida, así como de otros profesionales de la red durante la ejecución de la medida y después de la reinserción. Fue posible percibir que las familias hicieron una evaluación positiva de la atención recibida, reconociendo la importancia de la misma para el proceso de reintegración familiar. Los resultados también indican que los participantes reconocen los cambios en la realidad de la acogida institucional a partir de la ley 12.010, en especial la proximidad familia/ institución. Las consideraciones finales sugieren la realización de más estudios que aborden los aspectos específicos de la realidad brasileña, pero, sin perder de vista los parámetros nacionales. <![CDATA[Tempo e Trânsito na Experiência Subjetiva de Motoristas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa investiga como são percebidos e vivenciados o tempo e a pressa no trânsito por motoristas de Fortaleza, identificando e analisando seus estados subjetivos e comportamentos associados a essa experiência. Para a coleta de dados, organizaram-se quatro grupos focais, a partir dos quais emergiram diversos elementos relacionados ao tempo e à pressa e à incidência de comportamentos inadequados no trânsito, segundo o sexo e a idade dos participantes. Para analisar os dados obtidos nas discussões grupais utilizaram-se os critérios da Análise Clássica de Conteúdo. Os resultados levaram à conclusão de que a questão do tempo e da pressa constitui um potencial gerador de erros e violações na condução de veículos, pois exerce influência decisiva sobre os comportamentos dos motoristas e configura uma realidade importante para se compreender os fatores humanos envolvidos na dinâmica do trânsito e do ambiente urbano como um todo.<hr/>This research investigates how time and haste are perceived and lived by drivers in the traffic of Fortaleza, Ceara state, Brazil, identifying and analyzing their subjective states and behaviors associated with this experience. Data was collected through the analysis of four Focal Groups, from which emerged several elements related to time and haste and to the incidence of inadequate traffic behaviors, according to participant's gender and age. The criteria of Classic Content Analysis were used to analyze the data obtained in the group discussions. The results led to the conclusion that the matter of time and haste constitutes a potential generator of errors and violations on the conduction of vehicles, because it substantially influences the behaviors of drivers and it configures an important reality to comprehend the factors involved in the traffic dynamics and in the urban environment as a whole.<hr/>Esta investigación indaga la forma en que se percibe y se experimenta el tiempo y la prisa en el tránsito de los conductores de Fortaleza, identificando y analizando los estados subjetivos y conductas asociadas con esa experiencia. Para la recolección de datos, se organizaron cuatro Grupos Focales, de los que surgieron varios elementos relacionados al tiempo, a la prisa y a la incidencia de conductas inapropiadas en el tránsito, según el sexo y la edad de los participantes. Para analizar los datos obtenidos en los grupos de discusión, se utilizaron los criterios del análisis Clásico de Contenido. Los resultados llevaron a la conclusión de que la cuestión del tiempo y la prisa es un potencial generador de errores e infracciones en la conducción de vehículos, debido a que ejerce influencia sobre el comportamiento de los conductores y configura una realidad importante para entender los factores humanos implicados en la dinámica del tránsito y del entorno urbano en su conjunto. <![CDATA[Algumas Contingências da Produção Acadêmica Universitária: um Estudo Preliminar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando estudos que investigaram correlações positivas entre alta-produtividade acadêmica e problemas orgânicos e psicológicos, esta pesquisa, orientada pelos pressupostos teóricos da Análise do Comportamento, buscou caracterizar algumas contingências envolvidas na produção acadêmica universitária, priorizando os aspectos psicológicos/comportamentais (sentimentos, emoções, pensamentos) dessas relações. Participaram deste estudo, de cunho exploratório, três professores bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq. Os resultados, obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada, e discutidos segundo o método de interpretação analítico-comportamental, permitiram identificar contingências distintas que participaram da origem e da manutenção do comportamento de pesquisar. As condições que instalaram o comportamento de estudar eram predominantemente aversivas, marcadas pelo controle por regras e pelo sentimento de responsabilidade. Já o comportamento contemporâneo de pesquisar passou a ser controlado, de modo preponderante, pelas consequências naturais positivas dessa atividade, emergindo, nessas relações, sentimentos de prazer com respeito ao pesquisar. A despeito dessas condições, verificou-se também baixa autoestima e algumas consequências aversivas tardias em diferentes esferas da vida dos entrevistados, decorrentes de uma dedicação exclusiva à academia. Este estudo reitera a necessidade de se delinear caminhos alternativos a uma prática docente permeada por consequências aversivas imediatas ou em longo prazo, construindo condições mais libertárias no exercício da profissão.<hr/>Taking into consideration studies researching positive correlations between high academic productivity and organic and psychological problems, this research, guided by the Behavior Analysis theoretical background, meant to describe some contingencies concerning academic production, giving priority to the psychological/behavioral aspects (such as feelings, emotions and thoughts) of those relations. There were three participants in this study, of exploratory intent, all three being academic professors with productiveness scholarships granted by the CNPq. The results, obtained throughout a semistructured interview, and debated accordingly to the Behavior Analysis interpretation method, allowed the identification of different contingencies taking part in the origin and maintenance of the "behavior of researching". The conditions which installed the "behavior of studying" were prevalently of aversive nature, marked by rule control and the feeling of responsibility. On the other hand, the contemporary "behavior of researching" went on to be controlled, in a major way, by that activity's natural positive consequences, emerging, from those relations, feelings of delight or pleasure regarding researching. In spite of those conditions, the study also verified a low self-esteem and some delayed aversive consequences in different aspects of the interviewee's life, derived from an exclusive dedication towards the academy. This study reasserts the need to outline alternative ways to a lecturing practice pervaded by immediate or long-term aversive consequences, creating more libertarian conditions in the profession.<hr/>Considerando estudios que investigan correlaciones positivas entre alta-productividad académica y problemas orgánicos y psicológicos, esta investigación, orientada por el arsenal teórico del Análisis de la Conducta, buscó caracterizar algunas contingencias involucradas en la producción académica universitaria, priorizando los aspectos psicológicos/comportamentales (sentimientos, emociones, pensamientos) de esas relaciones. Participaron de este estudio, de carácter exploratorio, tres profesores bolsistas de productividad en investigaciones del CNPq. Los resultados, obtenidos por medio de una entrevista semi-estructurada, y discutidos según el método de interpretación analítico-comportamental, permitieron identificar contingencias distintas que participaron del origen y de la manutención de la conducta de investigar. Las condiciones que instalaron la conducta de estudiar eran predominantemente aversivas, marcadas por el control por reglas y por el sentimiento de responsabilidad. Ya la conducta contemporánea de investigar pasó a ser controlada, de modo preponderante, por consecuencias naturales positivas de esa actividad, emergiendo, en esas relaciones, sentimientos de placer con respecto al investigar. A despecho de esas condiciones, se verificó también baja autoestima y algunas consecuencias aversivas tardías en diferentes esferas de la vida de los entrevistados, decurrentes de una dedicación exclusiva a la academia. Este estudio reitera la necesidad de que se delineen vías alternativas a una práctica docente permeada por consecuencias aversivas inmediatas o a largo plazo, construyendo condiciones más libertarias en el ejercicio de la profesión. <![CDATA[Um Corpo Marcado, Lugar Secreto das Palavras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100154&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O filme A vida secreta das palavras realça o caráter traumático do sofrimento e a função da fala. Nele, o corpo se apresenta como palco dos efeitos da experiência dolorosa. A experiência subjetiva do trauma, inapreensível e difícil de ser suportada, volta sempre ao mesmo lugar, mas escapa; encontrá-la é impossível, por isso o sujeito repete a tentativa, insistentemente. Nessa perspectiva, pensamos a clínica psicanalítica como lugar de ressignificação da experiência afetiva traumática e a fala metafórica como recurso terapêutico de simbolização. O objetivo deste artigo é apresentar o filme A vida secreta das palavras, articulando-o à repetição, no contexto da clínica psicanalítica, e à fala como recurso terapêutico, considerando as incidências do trauma no corpo. Tendo como referência o conceito psicanalítico de repetição, utilizaremos a teoria de Freud e de Lacan para fazer nossas reflexões. A partir do filme, apresentaremos o conceito de repetição, elaborado por Freud e por Lacan; situaremos a clínica psicanalítica como lugar da palavra, destacando a sua função metafórica, com o relato de uma observação clínica. Concluímos que a própria repetição porta a diferença, cabe ao analista intervir sobre ela, fazendo surgir a palavra, o que vai além do esvaziamento da tensão.<hr/>The movie The Secret Life of Words emphasizes the traumatic nature of suffering and the function of speech. In the movie, the body appears as a stage for the effects of painful experience. The subjective experience of trauma, inapprehensible and difficult to be supported, always returns to the same place, but it escapes; it is impossible to find it, so the subject repeats the attempt, insistently. From this perspective, we think of the psychoanalytic clinic as a place of resignification for the traumatic affective experience, and of the metaphorical speech as a therapeutic resource for symbolization. The objective of this paper is to present the movie The Secret Life of Words, linking it to repetition in the context of clinical psychoanalysis, and to speech as a therapeutic resource, considering the implications of trauma on the body. Taking the psychoanalytical concept of repetition as a reference, we use the theory of Freud and Lacan to make our reflections. From the film, we present the concept of repetition, written by Freud and Lacan, and situate the psychoanalytic clinic as a place of the word, highlighting its metaphorical functions with a report of clinical observations. We conclude that repetition on its own harbors the difference, it is for the psychoanalyst to intervene on this, making the word appear, which goes beyond of the deflation of tension.<hr/>La película La vida secreta de las palabras destaca la naturaleza traumática del sufrimiento y la función del habla. En ella, el cuerpo aparece como escenario de los efectos de la experiencia dolorosa. La experiencia subjetiva del trauma, escurridizo y difícil de soportar, siempre vuelve al mismo lugar, pero se escapa; encontrarla es imposible, por lo que el sujeto repite el intento, con insistencia. En esta perspectiva, pensamos la clínica psicoanalítica como un lugar de reformulación de la experiencia afectiva traumática, y el habla metafórica como un recurso terapéutico para la simbolización. El objetivo de este trabajo es presentar la película La vida secreta de las palabras, haciendo una articulación a la repetición, en el contexto de la práctica psicoanalítica, y al habla como un recurso terapéutico, teniendo en cuenta el impacto del trauma en el cuerpo. Teniendo como referencia el concepto psicoanalítico de la repetición, utilizaremos la teoría de Freud y de Lacan para hacer nuestras reflexiones. De la película presentaremos el concepto de la repetición, elaborado por Freud y Lacan, situaremos la clínica psicoanalítica como lugar de la palabra, destacando su función metafórica, con el relato de una observación clínica. Concluimos que la propia repetición trae la diferencia, incumbe al analista de intervenir sobre esta, haciendo surgir la palabra, lo que va más allá del vaciamiento de la tensión. <![CDATA[Orientação Psicológica On-line: Percepção dos Profissionais sobre a Relação com os Clientes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100168&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os atendimentos psicológicos pela internet são uma prática recente, que vem recebendo crescente atenção de profissionais e pesquisadores. Há poucos estudos sobre o tema no Brasil, sendo necessário investigá-lo e compreendê-lo. A resolução 012/2005 do Conselho Federal de Psicologia regulamenta os serviços psicológicos mediados por computador, entre os quais destaca-se a orientação psicológica on-line. O presente estudo, de delineamento qualitativo e exploratório, teve por objetivo investigar a percepção dos profissionais acerca da orientação psicológica on-line, com foco na relação estabelecida com os clientes. Participaram da pesquisa quatro profissionais, homens e mulheres, com diferentes idades, práticas e tempo de atuação profissional. Para coleta dos dados foram utilizadas entrevistas on-line individuais semiestruturadas. Os participantes foram selecionados a partir de sites de atendimento on-line regulamentados pelo CFP. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Em relação aos resultados, foi possível perceber que essa prática possui limites e potencialidades. Conclui-se que o vínculo estabelecido nessa relação é diferenciado, mas possibilita a realização dos objetivos do atendimento e o acolhimento do cliente. Os atendimentos pela internet constituem uma prática nova, que necessita ser estudada, a fim de gerar maior entendimento e esclarecimento na área, para profissionais e clientes.<hr/>Psychological online treatments are a recent practice which has been receiving growing attention from professionals and researchers. There are few studies on this subject in Brazil, and further investigation to better understand it is needed. Resolution 012/2005 of the Federal Council of Psychology regularizes the computer-mediated psychological services, among which online counseling is highlighted. Using a qualitative and exploratory design, the present study aimed to investigate the perception of professionals about online counseling, focusing on the relationship established with clients. Four professionals, men and women, of different ages, practices and time of professional exercise were interviewed. Semi-structured online individual interviews were used for data collection. Participants were chosen from regularized sites registered at the Federal Council of Psychology. Content analysis of Bardin was carried out for data analysis. Regarding the study results, it was possible to observe that this practice presents both limits and potentialities. We concluded that the bond established in this relationship is different from that observed in regular clinical practice, but it allows for achievement of treatment goals and fulfillment of clients' expectancies. Online treatments constitute a new practice which needs to be studied in order to generate greater understanding and enlightenment to the area, representing benefits for both professionals and clients.<hr/>Los tratamientos psicológicos por Internet son una práctica reciente, que ha sido objeto de una atención cada vez mayor por parte de profesionales e investigadores. Existen pocos estudios sobre este tema en Brasil, por lo tanto es necesario investigarlo y comprenderlo. Por Resolución 012/2005 del Consejo Federal de Psicología se regulan los servicios psicológicos mediados por ordenador, entre los que destaca el asesoramiento psicológico online. El presente estudio, de diseño cualitativo y exploratorio, tuvo como objetivo investigar las percepciones de los profesionales sobre el asesoramiento psicológico online, centrándose en la relación establecida con los clientes. Los participantes fueron cuatro profesionales, hombres y mujeres, de diferentes edades, prácticas y tiempo de actuación profesional. Para la recolección de datos, se usaron entrevistas individuales online, semi-estructuradas. Los participantes fueron seleccionados de entre sites de tratamiento online regulados por el Consejo Federal de Psicología. El análisis de datos se realizó mediante análisis de contenido de Bardin. En cuanto a los resultados, se reveló que esta práctica tiene límites y potencialidades. Se concluye que el vínculo que se establece en esta relación es diferente, pero permite la realización de los objetivos del tratamiento y la acogida del cliente. Los tratamientos por Internet son una nueva práctica, que debe ser estudiada con el fin de generar un mayor entendimiento y aclaración en el área de conocimiento, para profesionales y clientes. <![CDATA[Psicoterapia para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual no Sistema Público: Panorama e Alternativas de Atendimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100182&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste ensaio é abordar a questão da garantia de acesso ao tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual pelo sistema público, tendo em vista que o desenvolvimento de psicopatologias em curto e em longo prazo está associado à experiência de violência sexual. As principais leis e diretrizes sobre a organização dos serviços públicos de assistência social e de saúde para vítimas de violência sexual foram revisadas, bem como estudos sobre os encaminhamentos adotados nesses casos. Constatou-se que o serviço público de assistência deve oferecer atendimento psicossocial, enquanto o serviço público de saúde deve oferecer psicoterapia. No entanto, os estudos sobre encaminhamentos de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes indicam baixos índices de encaminhamento para serviços que oferecem psicoterapia. Tal panorama é discutido a partir das diretrizes quanto ao público atendido pelo serviço público de saúde no que tange à saúde mental, bem como a partir da quantidade desses serviços em nosso país. Alternativas para a garantia de acesso ao tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual pelo sistema público de saúde são discutidas.<hr/>This article aims to address the issue of ensuring access to psychotherapeutic treatment to children and adolescents victims of sexual violence in the public health system in view of the association between exposure to sexual violence and the development of short and long term psychopathologies. The main laws and guidelines in the organization of the Brazilian public services of social assistance and health care for victims of sexual violence were reviewed, as well as studies on referrals conducted in these cases. It was found that the social assistance public service should offer psychosocial treatment, while the health care public service should offer psychotherapy. However, studies addressing cases of sexual violence against children and adolescents indicate low rates of referrals to services that offer psychotherapy. This scenario is discussed based on the guidelines regarding the population assisted in the mental health public service, as well as on the figures of these services in Brazil. Alternatives to ensure access to psychotherapeutic treatment of children and adolescents victims of sexual violence by the public health system are discussed.<hr/>El objetivo de este ensayo es abordar la cuestión de cómo el sistema público puede garantizar el acceso al tratamiento psicoterapéutico de niños, niñas y adolescentes víctimas de violencia sexual, teniendo en cuenta que el desarrollo de psicopatologías está asociado, a corto y largo plazo, a la experiencia de violencia sexual. Se revisaron las principales leyes y directrices sobre la organización de los servicios públicos de asistencia social y de salud para víctimas de violencia sexual, así como los estudios sobre las derivaciones realizadas en dichos casos. Se constató que el servicio público de asistencia debe ofrecer atendimiento psicosocial, mientras que el servicio público de salud debe ofrecer psicoterapia. Sin embargo, los estudios sobre derivación de casos de violencia sexual contra niños, niñas y adolescentes indican bajos índices de derivación para servicios que ofrecen psicoterapia. Se discute dicha panorámica a partir de las directrices de atención al público realizado por el servicio público de salud, en el área de salud mental, así como a partir del número de estos servicios en Brasil. Se discuten alternativas con las que poder garantizar, en el sistema público de salud, el acceso al tratamiento psicoterapéutico de niños, niñas y adolescentes víctimas de violencia sexual. <![CDATA[Saúde Mental na Atenção Básica: Sentidos Atribuídos pelos Agentes Comunitários de Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em consideração a normas recentes do Ministério da Saúde, que regulamentam as relações entre a Saúde Mental e a Atenção Básica, esta pesquisa tem por objetivo estudar os sentidos atribuídos pelo ACS à Saúde Mental e suas implicações na prática cotidiana, além de suas percepções sobre as ações do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (PRMAS). Trata-se de um estudo qualitativo, segundo o referencial da Hermenêutica de Profundidade,feito através de observação participante e entrevistas semidirigidas. Os resultados alcançados apontam a centralização dos cuidados em Saúde Mental nos CAPS, especialmente através de medicações. Em relação ao PRMAS, percebe-se o papel de matriciamento exercido pela residência, por meio da escuta e acompanhamento do ACS, que encontra situações de sofrimento psíquico em seu cotidiano mas se sente despreparado para lidar com elas. A residência fortalece a integralidade do cuidado, conforme qualifica a atuação do ACS e o orienta em casos difíceis, bem como pode ser um articulador do trabalho, através das iniciativas de aproximação entre os serviços que tem promovido.<hr/>Considering the recent norms from the Ministry of Health, which regulate the relations between Mental Health and Primary Health Care, this research aims to study the feelings of Community Health Workers (CHW) about Mental Health and its implication in their daily work, as well as their views of the University's Multiprofessional Residency in the actions of the Health Care Program. This is a qualitative study based on Depth Hermeneutics, conducted through semi-directed interviews and participant observation. Results indicate concentration of Mental Health care in Mental Health Centers, especially with medications. A supportive role by the Residency is noticed through the listening and accompanying of the CHWs, who encounter psychic suffering situations in their daily work, but often feel unprepared for them. The Residency also strengthens the principle of integrality in care, as it qualifies the CHWs' work and guides them in difficult situations. It can also help as an articulator of the work, by bringing these healthcare services closer together.<hr/>En consideración a las directrices recientes del Ministerio de la Salud, que regulan la relación entre la Salud Mental y la Atención Básica,esta investigación tiene por objetivo estudiar los sentidos atribuidos por la ACS, a la salud mental y sus implicaciones en la práctica cotidiana, además de sus percepciones sobre las acciones de la Residencia Multiprofisional de la Universidad. Se trata de un estudio cualitativo, conforme al referencial de la Hermenéutica de Profundidad, hecho a través de observación participante y entrevistas semidirigidas. Los resultados apuntan la centralización de los cuidados en Salud Mental en los CAPS, especialmente a través de medicaciones. En relación al PRMAS, se percibe el papel de apoyo ejercido por la Residencia, a través de la escucha y acompañamiento de la ACS, que encuentra situaciones de sufrimiento psíquico en su trabajo cotidiano pero no se siente preparado para lidiar con ellas. La Residencia fortalece la integralidad del cuidado, al cualificar la actuación del ACS y orientarlo en casos difíciles, así como puede ser un articulador del trabajo, a través de las iniciativas que ha promovido de aproximación entre los servicios. <![CDATA[A Psicologia na Estratégia de Saúde da Família: Vivências da Residência Multiprofissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é um relato de experiência e tem por objetivo apresentar o processo de inserção da Psicologia em serviços de Estratégia de Saúde da Família numa cidade do interior do Rio Grande do Sul por meio das atividades do Programa de Residência Multiprofissional. Observou-se, durante essa vivência, que tanto os profissionais das equipes de Saúde da Família como os usuários do serviço tinham a expectativa de que a Psicologia desenvolvesse preferencialmente ações clínicas individuais. Entretanto, também foram desenvolvidas ações de maneira interdisciplinar e intersetorial, com intervenções de promoção, prevenção e educação em saúde, além de ações de articulação ensino-serviço e de articulação com serviços da rede de saúde e saúde mental do município e de participação em espaços coletivos, como Conselho Municipal de Saúde e Comissão de Saúde Mental. Conclui-se, desse modo, que, embora a Psicologia tenha ampliado suas possibilidades de atuação na área da saúde pública, ainda permanecem desafios no âmbito da atenção básica à saúde, em especial no que se refere à necessidade de superação do modelo tradicional de atuação do psicólogo, por meio de um trabalho mais compartilhado com outros profissionais da saúde.<hr/>This is an experience report aiming to present the insertion process of psychology in services of the Family Health Strategy in a municipality of the countryside of Rio Grande do Sul state, Brazil, through the activities of the Multiprofessional Residency Program. During this experience, it was possible to observe that both Family Health crew professionals and users of the service expected psychology to develop individual clinical actions preferentially. However, actions of interdisciplinary and intersectoral means were also developed, with interventions of health promotion, prevention and education, besides actions of teaching-service articulation and articulation with the health and mental health network services of the municipality, as well as participation in collective spaces such as the Municipal Health Council and the Mental Health Commission. We conclude that, although psychology has expanded its performance possibilities in the area of public health, there are still challenges in the scope of primary health care, especially referring to the need to improve the traditional practicing model of the psychologist, through work shared with other health professionals.<hr/>Este trabajo consiste en un relato de experiencia y tiene el objetivo de presentar el proceso de inserción de la psicología en servicios de Estrategia de Salud de la Familia en una ciudad del interior de Rio Grande do Sul, por medio de las actividades del Programa de Residencia Multiprofesional. Se observó, en la vivencia, que tanto los profesionales de los equipos de Salud de la Familia como los usuarios del servicio tenían la expectativa de que la psicología desarrollara preferencialmente acciones clínicas individuales. Sin embargo, también fueron desarrolladas acciones de manera interdisciplinar e intersectorial, con intervenciones de promoción, prevención y educación en salud, además de acciones de articulación enseñanza-servicio y de articulación con servicios de la red de salud y salud mental del municipio y participación en espacios colectivos, como el Consejo Municipal de Salud y la Comisión de Salud Mental. Se concluye, de tal modo, que aunque la psicología tenga ampliado sus posibilidades de actuación en el área de la salud pública, aún existen desafíos en el ámbito de la atención básica a la salud, en especial, en lo que concierne a la necesidad de superación del modelo tradicional de actuación del psicólogo, por medio de un trabajo más compartido con otros profesionales de la salud. <![CDATA[Plantão Psicológico: Ficções e Reflexões]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tematiza uma experiência de plantão psicológico que apresentou em seu desencadeamento reflexões pertinentes à elaboração do sentido específico dessa modalidade na formação profissional em Psicologia, com destaque à fronteira com a Psicoterapia. É apresentado o contexto institucional do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, no qual se insere a experiência, bem como a narrativa do atendimento propriamente dito e comentários que articulam vivência clínica e reflexões teóricas no âmbito da abordagem centrada na pessoa e na fenomenologia existencial. São destacados aspectos percebidos como fundamentais no fazer do plantonista, tais como: a sustentação da postura de acolhimento e de pesquisa com relação aos sentidos da queixa; o olhar atento ao modo como o cliente se apresenta desde a chegada, no decorrer e desfecho do percurso de plantão; e o investimento na construção de uma relação de confiança. Por fim, o texto retoma e tematiza a noção de demanda que subjaz à proposta de plantão e explora a partir da experiência das personagens envolvidas - cliente, plantonista e supervisora - um dos paradoxos não diretivos presente, de acordo com Max Pagés (1976), na relação de ajuda psicológica, qual seja, o da identificação-diferenciação entre terapeuta e cliente.<hr/>This work reports some experiences occurred in a department of psychological duty and some considerations about this specific modality of attention, taking into consideration the education of future psychologists in the university, and the difference between this type of care and psychotherapy. The institutional context of "Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP" is presented; this context includes the experiences aforementioned, as well as a fictional construction of an attention history and some comments that articulate clinical background and theoretical aspects of client-centered therapy and existential phenomenology. Some aspects perceived as fundamental in the therapists' activities are emphasized, such as reception posture and the research related to client complaint; the careful observation of the way clients show up, since their arrival all the way to the final step of psychological duty; and the will to build a truthful relationship between therapist and client. Finally, the text addresses the notion of demand that is behind the proposal of psychological duty, and explores, based on the experiences of the characters involved - client, therapist and supervisor, one of the existing non-directive paradoxes, according to Max Pagés (1976), in the relation to psychological support, that is, the paradox of identification-differentiation between therapists and clients.<hr/>Este trabajo presenta una experiencia de guardia psicológica que presentó en su desarrollo algunas reflexiones importantes para la elaboración del sentido específico de esta modalidad en la formación del futuro psicólogo, destacándose la frontera con la psicoterapia. Se presenta el contexto institucional del Servicio de Asesoramiento Psicológico de la USP, en el cual se inserta la experiencia, junto con la narrativa del atendimiento propiamente dicho y algunos comentarios que articulan vivencia clínica y reflexiones teóricas en el ámbito del abordaje centrado en la persona y en la fenomenología existencial. Se ponen de relieve aspectos percibidos como fundamentales en el hacer del psicólogo de guardia, tales como: el sostenimiento de una postura de acogida y de investigación relacionada con los sentidos de la queja; la mirada atenta a la manera como el cliente se presenta desde su llegada, durante el transcurso y desenlace del periodo de guardia psicológica; y la disposición para crear con el cliente una relación de confianza. Por último, este texto retoma y tematiza la noción de demanda, subyacente a la propuesta de guardia, y estudia, a partir de las experiencias de las personas involucradas - cliente, psicóloga de guardia y supervisora -, una de las paradojas no directivas que se haya presente, de acuerdo con Max Pagés (1976), en la relación de ayuda psicológica: la identificación-diferenciación entre terapeuta y cliente. <![CDATA[Célio Garcia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tematiza uma experiência de plantão psicológico que apresentou em seu desencadeamento reflexões pertinentes à elaboração do sentido específico dessa modalidade na formação profissional em Psicologia, com destaque à fronteira com a Psicoterapia. É apresentado o contexto institucional do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, no qual se insere a experiência, bem como a narrativa do atendimento propriamente dito e comentários que articulam vivência clínica e reflexões teóricas no âmbito da abordagem centrada na pessoa e na fenomenologia existencial. São destacados aspectos percebidos como fundamentais no fazer do plantonista, tais como: a sustentação da postura de acolhimento e de pesquisa com relação aos sentidos da queixa; o olhar atento ao modo como o cliente se apresenta desde a chegada, no decorrer e desfecho do percurso de plantão; e o investimento na construção de uma relação de confiança. Por fim, o texto retoma e tematiza a noção de demanda que subjaz à proposta de plantão e explora a partir da experiência das personagens envolvidas - cliente, plantonista e supervisora - um dos paradoxos não diretivos presente, de acordo com Max Pagés (1976), na relação de ajuda psicológica, qual seja, o da identificação-diferenciação entre terapeuta e cliente.<hr/>This work reports some experiences occurred in a department of psychological duty and some considerations about this specific modality of attention, taking into consideration the education of future psychologists in the university, and the difference between this type of care and psychotherapy. The institutional context of "Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP" is presented; this context includes the experiences aforementioned, as well as a fictional construction of an attention history and some comments that articulate clinical background and theoretical aspects of client-centered therapy and existential phenomenology. Some aspects perceived as fundamental in the therapists' activities are emphasized, such as reception posture and the research related to client complaint; the careful observation of the way clients show up, since their arrival all the way to the final step of psychological duty; and the will to build a truthful relationship between therapist and client. Finally, the text addresses the notion of demand that is behind the proposal of psychological duty, and explores, based on the experiences of the characters involved - client, therapist and supervisor, one of the existing non-directive paradoxes, according to Max Pagés (1976), in the relation to psychological support, that is, the paradox of identification-differentiation between therapists and clients.<hr/>Este trabajo presenta una experiencia de guardia psicológica que presentó en su desarrollo algunas reflexiones importantes para la elaboración del sentido específico de esta modalidad en la formación del futuro psicólogo, destacándose la frontera con la psicoterapia. Se presenta el contexto institucional del Servicio de Asesoramiento Psicológico de la USP, en el cual se inserta la experiencia, junto con la narrativa del atendimiento propiamente dicho y algunos comentarios que articulan vivencia clínica y reflexiones teóricas en el ámbito del abordaje centrado en la persona y en la fenomenología existencial. Se ponen de relieve aspectos percibidos como fundamentales en el hacer del psicólogo de guardia, tales como: el sostenimiento de una postura de acogida y de investigación relacionada con los sentidos de la queja; la mirada atenta a la manera como el cliente se presenta desde su llegada, durante el transcurso y desenlace del periodo de guardia psicológica; y la disposición para crear con el cliente una relación de confianza. Por último, este texto retoma y tematiza la noción de demanda, subyacente a la propuesta de guardia, y estudia, a partir de las experiencias de las personas involucradas - cliente, psicóloga de guardia y supervisora -, una de las paradojas no directivas que se haya presente, de acuerdo con Max Pagés (1976), en la relación de ayuda psicológica: la identificación-diferenciación entre terapeuta y cliente. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100248&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tematiza uma experiência de plantão psicológico que apresentou em seu desencadeamento reflexões pertinentes à elaboração do sentido específico dessa modalidade na formação profissional em Psicologia, com destaque à fronteira com a Psicoterapia. É apresentado o contexto institucional do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, no qual se insere a experiência, bem como a narrativa do atendimento propriamente dito e comentários que articulam vivência clínica e reflexões teóricas no âmbito da abordagem centrada na pessoa e na fenomenologia existencial. São destacados aspectos percebidos como fundamentais no fazer do plantonista, tais como: a sustentação da postura de acolhimento e de pesquisa com relação aos sentidos da queixa; o olhar atento ao modo como o cliente se apresenta desde a chegada, no decorrer e desfecho do percurso de plantão; e o investimento na construção de uma relação de confiança. Por fim, o texto retoma e tematiza a noção de demanda que subjaz à proposta de plantão e explora a partir da experiência das personagens envolvidas - cliente, plantonista e supervisora - um dos paradoxos não diretivos presente, de acordo com Max Pagés (1976), na relação de ajuda psicológica, qual seja, o da identificação-diferenciação entre terapeuta e cliente.<hr/>This work reports some experiences occurred in a department of psychological duty and some considerations about this specific modality of attention, taking into consideration the education of future psychologists in the university, and the difference between this type of care and psychotherapy. The institutional context of "Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP" is presented; this context includes the experiences aforementioned, as well as a fictional construction of an attention history and some comments that articulate clinical background and theoretical aspects of client-centered therapy and existential phenomenology. Some aspects perceived as fundamental in the therapists' activities are emphasized, such as reception posture and the research related to client complaint; the careful observation of the way clients show up, since their arrival all the way to the final step of psychological duty; and the will to build a truthful relationship between therapist and client. Finally, the text addresses the notion of demand that is behind the proposal of psychological duty, and explores, based on the experiences of the characters involved - client, therapist and supervisor, one of the existing non-directive paradoxes, according to Max Pagés (1976), in the relation to psychological support, that is, the paradox of identification-differentiation between therapists and clients.<hr/>Este trabajo presenta una experiencia de guardia psicológica que presentó en su desarrollo algunas reflexiones importantes para la elaboración del sentido específico de esta modalidad en la formación del futuro psicólogo, destacándose la frontera con la psicoterapia. Se presenta el contexto institucional del Servicio de Asesoramiento Psicológico de la USP, en el cual se inserta la experiencia, junto con la narrativa del atendimiento propiamente dicho y algunos comentarios que articulan vivencia clínica y reflexiones teóricas en el ámbito del abordaje centrado en la persona y en la fenomenología existencial. Se ponen de relieve aspectos percibidos como fundamentales en el hacer del psicólogo de guardia, tales como: el sostenimiento de una postura de acogida y de investigación relacionada con los sentidos de la queja; la mirada atenta a la manera como el cliente se presenta desde su llegada, durante el transcurso y desenlace del periodo de guardia psicológica; y la disposición para crear con el cliente una relación de confianza. Por último, este texto retoma y tematiza la noción de demanda, subyacente a la propuesta de guardia, y estudia, a partir de las experiencias de las personas involucradas - cliente, psicóloga de guardia y supervisora -, una de las paradojas no directivas que se haya presente, de acuerdo con Max Pagés (1976), en la relación de ayuda psicológica: la identificación-diferenciación entre terapeuta y cliente. <![CDATA[Errata]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tematiza uma experiência de plantão psicológico que apresentou em seu desencadeamento reflexões pertinentes à elaboração do sentido específico dessa modalidade na formação profissional em Psicologia, com destaque à fronteira com a Psicoterapia. É apresentado o contexto institucional do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, no qual se insere a experiência, bem como a narrativa do atendimento propriamente dito e comentários que articulam vivência clínica e reflexões teóricas no âmbito da abordagem centrada na pessoa e na fenomenologia existencial. São destacados aspectos percebidos como fundamentais no fazer do plantonista, tais como: a sustentação da postura de acolhimento e de pesquisa com relação aos sentidos da queixa; o olhar atento ao modo como o cliente se apresenta desde a chegada, no decorrer e desfecho do percurso de plantão; e o investimento na construção de uma relação de confiança. Por fim, o texto retoma e tematiza a noção de demanda que subjaz à proposta de plantão e explora a partir da experiência das personagens envolvidas - cliente, plantonista e supervisora - um dos paradoxos não diretivos presente, de acordo com Max Pagés (1976), na relação de ajuda psicológica, qual seja, o da identificação-diferenciação entre terapeuta e cliente.<hr/>This work reports some experiences occurred in a department of psychological duty and some considerations about this specific modality of attention, taking into consideration the education of future psychologists in the university, and the difference between this type of care and psychotherapy. The institutional context of "Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP" is presented; this context includes the experiences aforementioned, as well as a fictional construction of an attention history and some comments that articulate clinical background and theoretical aspects of client-centered therapy and existential phenomenology. Some aspects perceived as fundamental in the therapists' activities are emphasized, such as reception posture and the research related to client complaint; the careful observation of the way clients show up, since their arrival all the way to the final step of psychological duty; and the will to build a truthful relationship between therapist and client. Finally, the text addresses the notion of demand that is behind the proposal of psychological duty, and explores, based on the experiences of the characters involved - client, therapist and supervisor, one of the existing non-directive paradoxes, according to Max Pagés (1976), in the relation to psychological support, that is, the paradox of identification-differentiation between therapists and clients.<hr/>Este trabajo presenta una experiencia de guardia psicológica que presentó en su desarrollo algunas reflexiones importantes para la elaboración del sentido específico de esta modalidad en la formación del futuro psicólogo, destacándose la frontera con la psicoterapia. Se presenta el contexto institucional del Servicio de Asesoramiento Psicológico de la USP, en el cual se inserta la experiencia, junto con la narrativa del atendimiento propiamente dicho y algunos comentarios que articulan vivencia clínica y reflexiones teóricas en el ámbito del abordaje centrado en la persona y en la fenomenología existencial. Se ponen de relieve aspectos percibidos como fundamentales en el hacer del psicólogo de guardia, tales como: el sostenimiento de una postura de acogida y de investigación relacionada con los sentidos de la queja; la mirada atenta a la manera como el cliente se presenta desde su llegada, durante el transcurso y desenlace del periodo de guardia psicológica; y la disposición para crear con el cliente una relación de confianza. Por último, este texto retoma y tematiza la noción de demanda, subyacente a la propuesta de guardia, y estudia, a partir de las experiencias de las personas involucradas - cliente, psicóloga de guardia y supervisora -, una de las paradojas no directivas que se haya presente, de acuerdo con Max Pagés (1976), en la relación de ayuda psicológica: la identificación-diferenciación entre terapeuta y cliente.