Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320160003&lang=pt vol. 36 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Avaliação do Impacto da Formação Profissional de Psicólogo na Sociedade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação da implementação em escolas brasileiras de um programa preventivo para crianças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300508&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The article discusses the pilot implementation of the evidence-based preventive program Good Behavior Game (GBG) in public schools in four Brazilian cities. GBG is a method for classroom behavior management by teachers, which aims at developing sociability among elementary school students between 6 and 10 years old. The objective of this study was to evaluate the program implementation process, focusing on the acceptability and perceived results by the professionals involved. Mixed methods were used, and data analysis was conducted using triangulation, including questionnaires and semi-structured interviews with 28 teachers, 9 school administrators, and 6 coaches. Data analysis was performed through descriptive and inferential statistics and content analysis, according to the nature of data. GBG had a high acceptance among teachers and school administrators. Professionals highlighted the importance of stimulating teamwork, the systematic use of rewards, and the objectivity of classroom rules. Acceptability was attributed, in large part, to the effectiveness of the strategy for classroom management. Nevertheless, this study highlighted the need of adaptations to better reflect the Brazilian societal and economic context.<hr/>Resumo O artigo discute a implementação piloto do programa preventivo baseado em evidência Good Behavior Game (GBG) em escolas públicas de quatro cidades brasileiras. O GBG é considerado um método para o professor de manejo de comportamentos em sala de aula, visando a construção de sociabilidade entre os estudantes, direcionado para turmas do ensino fundamental, com crianças entre seis e 10 anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação do processo de implementação com foco na aceitabilidade e percepção de resultados pelos profissionais envolvidos. Foram utilizados métodos mistos na investigação e triangulação de dados na análise, com base na aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com 28 professores, nove diretores e seis multiplicadoras do programa. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial ou análise de conteúdo, conforme a natureza do dado. O GBG obteve uma alta aceitação entre professores e diretores. Destacou-se a importância do estímulo ao trabalho em grupo, o uso de elogios como reforçadores, a objetividade das regras assumidas coletivamente. A aceitabilidade foi atribuída, em boa parte, à eficácia de sua estratégia de manejo de sala de aula. Houve indicações da necessidade de adaptações que reflitam o contexto social e econômico brasileiro.<hr/>Resumen El artículo discute la aplicación piloto del programa preventivo basado en evidencia Good Behavior Game (GBG) en escuelas públicas en cuatro ciudades brasileñas. El GBG es considerado un método para maestros direccionados para la gestión de los comportamientos en el aula con miras a la construcción de la sociabilidad entre los estudiantes, dirigido a las clases de la escuela primaria, con niños entre 6 y 10 años. El objetivo del estudio ha sido la evaluación del proceso de implementación con enfoque en la aceptabilidad y los resultados percibidos por los profesionales. Se utilizaron métodos mixtos y el análisis de datos se realizó mediante la triangulación, con base en la aplicación de cuestionarios y entrevistas semi-estructuradas con los 28 maestros, 9 administradores escolares y 6 entrenadores. El análisis de datos se realizó a través de la estadística descriptiva e inferencial y análisis de contenido, de acuerdo con la naturaleza de los datos. GBG tuvo una gran aceptación entre los maestros y administradores escolares. Los profesionales destacaron la importancia de estimular el trabajo en equipo, el uso de alabanza como reforzador, y la objetividad de las normas colectivas. Sin embargo, puso de relieve la necesidad de adaptaciones para reflejar mejor el contexto social y económico de Brasil. <![CDATA[O Método Psicanalítico de Pesquisa e a Potencialidade dos Fatos Clínicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300520&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma modalidade de pesquisa com o método psicanalítico. Para tanto, apresenta-se um processo de sistematização para sua execução, partindo-se de elementos teóricos, técnicos e éticos que permitem a atenção aos elementos essenciais da Psicanálise. Explora-se, desta forma, uma possibilidade de efetiva aplicação do método de pesquisa psicanalítico no cenário acadêmico a partir da proposta de elaboração de fatos clínicos. As etapas do processo de construção dos fatos clínicos já indicam os fundamentos teóricos nos quais esses se sustentam, marcando, assim, a diferença de uma descrição clínica ou de um estudo de caso. Tomando-se como ponto de partida o recurso à Psicanálise como método de investigação dos fenômenos humanos, os fatos clínicos, constituídos a partir da experiência analítica do psicanalista pesquisador, presentificam a dialogia do campo analítico. A pertinência de pesquisas com o método psicanalítico é reforçada na afirmação de que, por meio delas, é evidenciada a vitalidade da escuta e da postura investigativa psicanalítica. Nesta direção, o artigo fornece elementos que têm como objetivo estimular fortemente a investigação em Psicanálise, considerando-a uma relevante forma de seguir trabalhando e ampliando o legado freudiano.<hr/>Abstract This article aims to discuss the type of research that uses the psychoanalytic method. Therefore, a systematic process for its implementation is presented, starting from the theoretical, technical and ethical elements that allow the attention to the key elements of Psychoanalysis. Thus, the article explores the possibility of an effective application of the psychoanalytic research method in an academic setting from the development proposal of clinical facts. The stages of construction process of the clinical facts already indicate the theoretical foundations on which these are sustained, marking the difference between a clinical description and a case study. Taking as starting point the use of psychoanalysis as a method of investigation of human phenomena, the clinical facts – constituted from the analytic experience of the psychoanalyst researcher – evoke the dichotomy of the analytical field. The relevance of the researches conducted with the psychoanalytic method is enhanced by the statement that, through them, it is evident how vital are the psychoanalytic listening and investigative approaches. In this sense, this article provides elements that strongly aim to stimulate research in psychoanalysis, considering it a relevant way to continue working and expanding the Freudian legacy.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discurrir sobre una modalidad de investigación con el método psicoanalítico. Se presenta un proceso de sistematización para su ejecución, partiéndose de elementos teóricos, técnicos y éticos que consideran los elementos esenciales del Psicoanálisis. Se explora, de esta forma, una posibilidad de aplicación efectiva del método de investigación psicoanalítico en el escenario académico a partir de la propuesta de elaboración de hechos clínicos. Las etapas del proceso de construcción de los hechos clínicos ya indican los fundamentos teóricos en los cuales ellos se sostienen, diferenciándolos así, de una descripción clínica o de un estudio de caso. Tomándose como punto de partida el recurso al Psicoanálisis como método de investigación de los fenómenos humanos, los hechos clínicos, constituidos a partir de la experiencia analítica del psicoanalista investigador, demuestran la fertilidad del campo analítico. La pertinencia de investigación con el método psicoanalítico es reforzada en la afirmación de que, por medio de ellas, se evidencia la vitalidad de la escucha y de la postura investigativa psicoanalíticas. En esta dirección, el artículo ofrece elementos que tienen como objetivo estimular fuertemente la investigación en Psicoanálisis, considerándola una forma relevante de seguir trabajando y ampliando el legado freudiano. <![CDATA[Percepções dos Profissionais sobre a Atuação dos Psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300534&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute o papel dos psicólogos na saúde pública a partir da visão dos profissionais que atuam junto a eles nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo foi investigar a visão desses profissionais sobre o papel e a importância da atuação do psicólogo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados analisados são resultantes de interações entre o investigador e os participantes da pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, baseadas em um roteiro, com 14 sujeitos de categorias profissionais distintas, escolhidos aleatoriamente em um universo de outros 54 sujeitos que responderam a um questionário anterior. Os resultados mostram o psicólogo como um profissional considerado importante e necessário às Unidades Básicas de Saúde. Porém, com uma identidade ambígua, devido às diferentes demandas para as quais é chamado a atender, relativas à saúde mental e à atenção primária. Nesse contexto, é esperado que o psicólogo cumpra um papel de mediador.<hr/>Abstract This article discusses the role of psychologists in public health, from the perspective of other professionals working in Basic Health Units (BHU). The aim was to investigate the vision of these professionals about the role of the psychologist and about the importance of their work. Data of this qualitative study was a result of interactions between researcher and participants. Semi structured interviews were carried out based on a script, with 14 subjects from different professional categories who were randomly chosen from a universe of 54 persons that had responded to a previous questionnaire. The results show the psychologist is considered as an important and necessary professional to Health Basic Units. However, an ambiguous identity attributed to psychologists was revealed, due to the different demands they have to face, regarding both mental health and primary healthcare. In this context, it is expected that psychologists perform the role of moderators.<hr/>Resumen En este artículo se discutió el rol de los psicólogos en la salud pública, partiendo de la visión de otros profesionales que actúan junto a ellos en las unidades básicas de salud (UBS). El objetivo fue investigar la visión de otros profesionales sobre el rol y la importancia de la actuación del psicólogo. Se trata pues de una investigación cualitativa en la que los datos analizados son resultantes de las interacciones entre el investigador y sus colaboradores. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas, basadas en un guion, con 14 sujetos de categorías profesionales distintas, seleccionados aleatoriamente de un universo de 54 sujetos que habían contestado a un cuestionario anterior. Los resultados muestran al psicólogo como un profesional considerado importante y necesario en las unidades básicas de salud, aunque con una identidad ambigua, debido a las distintas demandas que debe atender, relativas a la salud mental y a la atención primaria. En este contexto, se espera que el psicólogo cumpla un rol de mediador. <![CDATA[Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300546&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi explorar a habilidade de compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental de diferentes estados e escolas. Participaram 1316 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 83 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que o nível de habilidade detectado foi o instrucional e houve diferenças relativas aos estados comparados e o tipo de escola. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.<hr/>Abstract The aim of this study was to explore the reading comprehension of students of the elementary school from different states and schools. 1316 students from public schools in the states of São Paulo, Minas Gerais and Paraná participated in the study. A text of 83 words, prepared according to the Cloze technique, in its traditional version which omits all the fifth words of the text, was used. The application was collective and data were submitted to inferential and descriptive statistics. The skill of reading comprehension was instructional and there was no difference in reading comprehension considering the state and type of school. Data were discussed in terms of their implications for the psychoeducational assessment area.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue explorar la comprensión de lectura de estudiantes de enseñanza primaria de diferentes estados y escuelas. Participaron 1316 estudiantes de escuelas públicas de los Estados de São Paulo, Minas Gerais y Paraná. Un texto de 83 vocablos, preparado según la técnica de Cloze en su versión tradicional, en la que se omiten todos los quintos vocablos del texto, fue usado. La aplicación ha sido colectiva, y los datos han sido sometidos a estadística descriptiva y de inferencia. La habilidad de comprensión de lectura ha sido considerada de instrucción y ha habido diferencia en la comprensión de lectura considerando los estados y tipo de escuela. Los datos son discutidos en términos de sus implicaciones para el área de evaluación psicoeducacional. <![CDATA[Pré-Iniciação Científica em Psicologia: Contribuição para a Formação Científica no Ensino Médio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300558&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa foi estudar as relações entre participação política e enraizamento territorial entre moradores de um Quilombo do Vale do Ribeira (SP). Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, almejando que estudantes de escolas técnicas públicas daquela região desenvolvessem um projeto de pesquisa completo, de forma a contribuir com a sua formação científica. Durante o programa (que durou um ano), os alunos participaram de todas as etapas da pesquisa: desde a formulação inicial das questões investigadas até a apresentação da pesquisa às lideranças comunitárias, visitas à comunidade para realização de observações e entrevistas, interpretação dos dados colhidos e devolutiva dos dados à comunidade. Alunos e professores puderam refletir sobre as relações entre escola e comunidades tradicionais da região e obtiveram uma melhora significativa nas atividades pedagógicas. Conclui-se pelo valor formativo da inserção da Psicologia na grade curricular do Ensino Médio, tanto pelas possibilidades interdisciplinares que apresenta quanto por favorecer reflexões sobre a relação entre o indivíduo participante, sua escola e o entorno físico, social e cultural.<hr/>Abstract This article aimed to study the relationship between political participation and territorial rooting among residents of a Quilombo located at the Ribeira Valley area (SP). The project was carried out within the Scientific Pre-Initiation Program of the University of São Paulo, and aimed to facilitate students of technical education in public schools to develop a complete research project, thus contributing to their scientific studies. During the program (that lasted for 12 months), students participated in all stages of the research: from the initial formulation of the issues investigated to the presentation of the project to the community leaders, including community visits to perform observations and interviews, interpretation of the data collected, and a final visit to the community in order to present the research results. Students and teachers were able to reflect about the relationship between the school and traditional communities in the region and achieved a significant improvement in educational activities. We conclude that the inclusion of Psychology in the high school curriculum has a formative value, both for the interdisciplinary possibilities that it presents as for the reflections on the relationship between the participants, their school and their physical, social and cultural environment that it favors.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo fue estudiar la relación entre la participación política y el arraigo territorial entre los residentes de un Quilombo ubicado en el área del Valle de Ribeira (Brasil, São Paulo). Este proyecto fue desarrollado dentro del Programa de Pre-Iniciación Científica de la Universidad de São Paulo, y tuvo por objeto facilitar a los estudiantes de escuelas públicas técnicas el desarrollo de un proyecto de investigación completo, contribuyendo así a sus estudios científicos. Durante el período del programa (que duró un año), los estudiantes participaron en todas las etapas de la investigación: desde la redacción de las cuestiones investigadas, hasta la presentación de la investigación a los líderes de la comunidad, incluyendo visitas a esta para realizar observaciones y entrevistas, así como la interpretación de los datos recogidos y la devolución de los resultados a la comunidad. Estudiantes y profesores fueron capaces de reflexionar sobre la relación entre escuela y comunidades tradicionales de la región, y han logrado una mejora significativa en las actividades educativas. Llegamos a la conclusión de que la introducción de Psicología en el currículo de las escuelas secundarias tiene un valor educativo, tanto por las posibilidades interdisciplinarias que presenta, como por el favorecimiento de la reflexión sobre la relación entre el individuo participante, su escuela y el entorno físico, social y cultural. <![CDATA[Tendência Suicida em Crianças Acidentadas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300571&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La investigación intentó comprender los accidentes infantiles, considerando que esos eventos son, casi siempre, el resultado concreto de una denuncia de situaciones conflictivas y que pasan por hechos «ocasionales». Así, el objetivo fue investigar la posible tendencia suicida en niños entre los 6 y 12 años, hospitalizados en el Hospital da Restauração (Recife – PE/Brasil), por accidentes domésticos. Para el levantamiento de datos se utilizó un guion de entrevista semiestructurada, de carácter personal y familiar, destinado al niño y a su representante, como también la elaboración del Dibujo de la Familia, por parte del propio niño. Tras el análisis general de los resultados, puede afirmarse que, en los actos accidentales, aun cuando ocasionados por terceros, estaría reprimida una tendencia al suicidio. Los resultados indicaron una variedad de condicionantes personales y, principalmente, familiares, que pueden poner a los niños frente a un comportamiento de riesgo autodestructivo a corto y largo plazo.<hr/>Resumo A investigação procurou entender o acidente com crianças, tendo em vista que esse evento é, quase sempre, o resultado concreto da denúncia de situações conflituosas e que passa por acontecimentos “ocasionais”. Assim, o objetivo foi investigar a possível tendência suicida em crianças entre seis e 12 anos, hospitalizadas no Hospital da Restauração (Recife – PE/Brasil), por acidentes domésticos. Para a coleta dos dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, de dimensões pessoais e familiares, destinada à criança e seu responsável, como também a realização, por parte da própria criança, do Desenho da Família. Após análise geral dos resultados, pode-se dizer que, no ato acidental, mesmo provocado por terceiros, estaria contida uma tendência ao suicídio. Os resultados indicaram diversos condicionantes pessoais e, principalmente, familiares, que podem colocar as crianças diante de comportamentos de riscos autodestrutivos a curto e longo prazo.<hr/>Abstract The research tried to understand the accidents involving children considering that almost all are results of family conflicts, and comprehend if there’s a desire of suicide in the risky act. This study aimed to investigate among children between 6 and 12 years old hospitalized due to domestic accidents if there is any possible tendency of suicide. Children hospitalized at the Hospital da Restauração in Pernambuco – Brazil made part of this study. A semi-structured interview was used to collect some information from children and their tutors as well a drawing made by the child showing the family environment. After analyzing all results it’s possible to say that in the accident, even caused by others, there is a tendency to suicide. The results pointed out many personal and family sources that lead children to risky behavior and self-destructive acts in short or long-term. <![CDATA[“Não Converso com Demente”: Intersecções entre Direito e Saúde Mental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300584&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresenta-se a análise do discurso foucauldiana de enunciados de um dos processos judiciais que compuseram uma dissertação de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). A gênese da pesquisa foi um episódio ocorrido com um usuário de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que denunciou sua curadora por maus-tratos e negligência a uma Promotora de Justiça que, mais tarde, recusou-se a recebê-lo afirmando: “Não converso com demente”. A pesquisa, de natureza documental, cujo critério de inclusão foi haver diagnóstico de transtorno mental, foi realizada com três processos judiciais de usuários daquele CAPS. Problematizaram-se as posições de sujeito designadas aos usuários pelo discurso da justiça; as associações e/ou articulações entre o diagnóstico de transtorno mental e outros enunciados e a relação entre curatela, inimputabilidade e cidadania. Pode-se afirmar que o discurso jurídico designa posições de sujeito depreciativas para portadores de transtorno mental, respaldando-se no saber/poder médicos para enunciar verdades acerca dos mesmos. A cidadania é negada por meio da interdição e curatela. Há uma distância entre os códigos Civil e de Processo Civil e as propostas da Reforma Psiquiátrica, especialmente no tocante aos direitos dos portadores de transtorno mental.<hr/>Abstract This article presents a Foucauldian Discourse Analysis of enunciations regarding one of the judicial processes composing a Master dissertation on Psychology from Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). The genesis of the research was the fact that a user from a Center of Psychosocial Attention (CAPS) reported his guardian for negligence and bad-treatment to a Promoter of Justice who, later on, refused to receive him, asserting: “I don’t talk to lunatics”. The research, of documentary nature, whose inclusion criterion was being a filed investigation record dealing with a diagnosis of mental disorder, was held with three judicial processes from users of the CAPS above mentioned. Subject positions that are assigned by the legal discourse to people with mental disorders were discussed, as well as the relationship between the diagnosis of mental disorder and another enunciations, and the relation among guardianship, non-imputability and citizenship. It is possible to affirm that legal discourse designates derogatory subject positions to people with mental disorder, supported by medical knowledge/power to enunciate truths about them. Citizenship is denied through processes of interdiction and guardianship. There is a gap between the Civil Code and the Civil Process Code, and the proposals of the Psychiatry Reform, especially regarding the rights of people with mental disorder.<hr/>Resumen En este artículo se presenta un análisis foucauldiano del discurso hacia los enunciados de uno de los procesos judiciales que componen una tesis de Maestría en Psicología de la Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). La génesis de la investigación fue lo ocurrido a un usuario de un Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que denunció a su curadora por malos tratos y negligencia ante una Promotora de Justicia que, más tarde, se negó a recibirlo afirmando: “No hablo con dementes”. La pesquisa basada en fuentes de investigación documental, cuyo criterio de inclusión fue ser un expediente archivado relacionado con diagnóstico de trastorno mental, fue realizada en tres procesos judiciales de usuarios de dicho CAPS. A través de esta investigación se cuestionaron las posiciones de los sujetos asignados, por parte del discurso de la justicia, a los usuarios del CAPS; también, las asociaciones y/o articulaciones entre el diagnóstico de los trastornos mentales y otras enunciaciones, así como la relación entre la interdicción, la inimputabilidad y la ciudadanía. Se puede afirmar que el discurso jurídico designa posiciones de sujeto despectivas para los enfermos mentales, apoyándose en el conocimiento/poder médico para enunciar verdades a cerca de ellos. La ciudadanía es negada por medio de la interdicción y tutela. Hay un alejamiento entre el Código Civil y el Procedimiento Civil, y las propuestas de la reforma psiquiátrica, especialmente con respecto de los derechos de los enfermos mentales. <![CDATA[Expectativas de Pacientes acerca do Atendimento Psicológico em um Serviço-Escola: da Escuta à Adesão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300597&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva apresentar e discutir as expectativas acerca do atendimento psicológico de pessoas que se inscreveram em um serviço-escola de uma universidade do interior do estado de São Paulo, e analisar em que medida a escuta e compreensão dessas expectativas podem favorecer a adesão ao processo psicoterápico. Foram realizadas entrevistas de triagem com dez participantes que aguardavam na lista de espera para atendimento psicológico e análise documental dos prontuários um ano após a triagem para verificar a adesão. Os resultados foram tratados segundo a análise de conteúdo enfocando queixa manifesta, queixa latente, expectativas, adesão e desistência e discutidos a partir dos pressupostos psicanalíticos. Verificou-se uma adesão positiva ao encaminhamento proposto, indicando que a escuta e compreensão das expectativas dos usuários do serviço-escola de Psicologia podem enriquecer o sentido da busca por atendimento psicológico. As implicações deste estudo dizem respeito ao estabelecimento de uma escuta mais acurada das necessidades e expectativas dos pacientes na triagem e um maior cuidado por parte dos supervisores e estagiários em relação a essa escuta, possibilitando uma redução do hiato muitas vezes existente entre as expectativas das pessoas que buscam atendimento psicológico e as dos estagiários de Psicologia.<hr/>Abstract This paper aims to present and to discuss expectations about psychological care of people who signed up for a psychological clinic at an university in the state of São Paulo, and to analyze to what extent the listening and understanding of these expectations may favor adherence to the psychotherapy process. Screening interviews were performed with ten participants from a waiting list for psychological attention and documentary analysis of records one year after the screening was conducted to verify adherence. The results were treated according to content analysis focusing on manifest complaint, latent complaint, expectations, adherence and dropouts as well as discussed from psychoanalytic assumptions. There was a positive adherence to the proposed referral, indicating that listening and understanding the expectations of users from the psychology clinic can enrich the sense of seeking psychological treatment. Implications of this study relate to the establishment of a closer listening to the needs and expectations of patients in screening and of greater caution from the supervisors and interns in relation to this listening, enabling a reduction of the gap that often exists between people’s expectations seeking for psychological counseling and psychology interns’ expectations.<hr/>Resumen Este artículo presenta y discute las expectativas sobre atención psicológica de las personas que se inscribieron en un Servicio Escuela de una universidad del interior del estado de São Paulo, y analiza en qué favorecen la escucha y la comprensión a la adhesión al proceso psicoterápico. Se entrevistó a diez participantes que estaban en lista de espera para tener atención psicológica y fue hecho un análisis de las fichas, un año después de haberse hecho la selección, para constatar la adhesión. Los resultados se trataron según el análisis de contenido enfocando en la queja manifiesta, la queja latente, las expectativas, la adhesión y el desistimiento, a partir de suposiciones psicoanalíticas. Se comprobó que hubo adhesión positiva, indicando que la escucha y la comprensión de las expectativas de los usuarios del Servicio Escuela de Psicología pueden enriquecer la búsqueda por atención psicológica. Las implicaciones del estudio se refieren al establecimiento de una escucha precisa de las necesidades y expectativas de los pacientes en la selección, y al cuidado mayor de supervisores y pasantes con relación a esa escucha, haciendo posible reducir el hiato que muchas veces existe entre las expectativas de las personas que buscan atención psicológica, y las de los pasantes de psicología. <![CDATA[Subjetividade na Renovação Carismática Católica: Mecanismos de Funcionamento e de sua Produção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300610&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto trata de discorrer sobre uma pesquisa acerca da Renovação Carismática Católica (RCC) a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental, desenvolvendo uma Análise Institucional (AI) “no papel” e tendo como pilar teórico, trabalhos institucionalistas desenvolvidos no campo da Psicologia social sobre o tema dos movimentos religiosos no contexto da Igreja Católica. A RCC é um movimento religioso que surgiu nos Estados Unidos da América em 1967 e se expandiu amplamente, marcando forte presença no Brasil. O principal foco deste artigo foram os mecanismos de produção de subjetividade que esse movimento emprega: pensamos seus efeitos em termos de saber/poder sobre a vida de seus participantes e percebemos que existe um padrão normalizador veiculado por seu discurso oficial, que é intensamente difundido por meio da televisão, da Internet, de livros e eventos que envolvem grandes multidões, difundindo e promovendo uma subjetividade serializada. Além disso, entendemos que seus mecanismos de ação se aproximam dos movimentos de caráter totalitário.<hr/>Abstract This article discusses a research on the Catholic Charismatic Renewal (CCR) movement from a bibliographic review and a document analysis, developing an Institutional Analysis “on the paper”, having as a theoretical guide the works in Social Psychology about religious movements in the Catholic Church. The CCR is a religious movement born in the United States of America in 1967 that expanded largely, with a strong presence in Brazil. The main focus of this article was on the production of subjectivity mechanisms that are used by this movement: we considered their effects in terms of the knowledge/power they have on the life of their members and of the normalization pattern that is propagated by their official speech, widely broadcasted on television, internet, books and events involving lots of people, diffusing and creating a serialized subjectivity. Furthermore, we understand that their mechanisms of action are close to those of movements with totalitarian character.<hr/>Resumen Realizamos una investigación acerca de la Renovación Carismática Católica (RCC) a partir de una revisión bibliográfica y un análisis documental, desarrollando un análisis institucional (IA) “en papel” y teniendo como pilar teórico trabajos institucionalistas hecho en el campo de la psicología social con tema de los movimientos religiosos en el contexto de la Iglesia Católica. La RCC es un movimiento religioso que surgió en los Estados Unidos de América en 1967 y se extendió considerablemente, marcando una fuerte presencia en Brasil. Este artículo se enfocó en los mecanismos de producción de subjetividad que ese movimiento emplea: pensamos sus efectos en términos de saber/poder sobre la vida de sus participantes y del patrón normalizador vehiculado por su discurso oficial, que es intensamente difundido por televisión, internet, libros y eventos que abarcan multitudes, difundido y promoviendo una subjetividad en serie. <![CDATA[<em>Monster High</em> e o Modelo de Feminilidade na Atualidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300625&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca demonstrar os resultados de uma pesquisa de campo voltada à investigação do modelo de feminilidade presente nas personagens do desenho Monster High, com base na teoria norteadora da Psicanálise. Como metodologia de investigação, foi realizado um grupo focal com meninas entre oito e nove anos de idade, buscando escutá-las e, a partir da análise dos dados, averiguar a influência dessas personagens no que se refere à constituição da feminilidade das meninas que a elas tem acesso. A análise dos dados possibilitou a reflexão sobre o quanto o padrão cultural, que se inova a cada geração, impulsionado pelo mercado de consumo, reflete no modo de brincar das crianças, originando produtos que se atualizam e respondem às exigências dos novos tempos, no qual o padrão de mulher relacionado à fragilidade e à maternidade perde espaço para a ousadia, inovação e possibilidades de escolha diferenciadas, o que não conduz, necessariamente, a uma perda da feminilidade. As Monster High oferecem várias possibilidades identificatórias às meninas, o que conduziu a uma reflexão sobre a possibilidade que ofertam, tanto de diferenciar-se de um modelo proposto pelos pais, realizando suas próprias escolhas, como de responder a ideais inconscientes, presentes tanto nestes quanto na cultura da atualidade.<hr/>Abstract This article seeks to show the results of a fieldwork that investigated, based on the psychoanalytical theory, the femininity model portrayed by the characters of Monster High. A focus group with eight and nine year old girls was made, seeking to listen to them and to analyze the information to verify the influence of those characters on their construction of the femininity. The analysis of that information has made possible a reflection on how much the cultural pattern, very often driven by the consumer market, gets transformed at each generation and is reflected by the way children play, creating products that get updated to respond to the demand of new times in which the standard of woman related to fragility and maternity loses space to boldness, innovation and the possibility of making different choices, what does not necessarily lead to a loss of femininity. Monster High offers countless possibilities for the girls to relate, leading us to a reflection about the possibility that the characters give these girls to both differentiate themselves from a model that is imposed by their parents, making their own choices, and to respond to unconscious ideals existent in their parents’ and in today’s culture.<hr/>Resumen Este artículo busca mostrar los resultados obtenidos por una investigación de campo acerca del modelo de feminidad presente en los personajes del dibujo animado Monster High, con base en el Psicoanálisis. Como metodología de investigación, fue hecho un grupo focal, con niñas de ocho y nueve años de edad. Se buscó escucharlas y, a partir del análisis de los datos, averiguar la influencia que tienen sobre ellas esos personajes, en lo que se refiere a la constitución de su propia feminidad. El análisis de los datos posibilitó la reflexión sobre cuánto el patrón cultural, que se renueva en cada generación, impulsado por el mercado de consumo, se refleja en el modo de jugar de las niñas, originando productos que se actualizan y responden a las exigencias de los nuevos tiempos. Tiempos en los que el patrón de mujer relacionado con la fragilidad y la maternidad cede espacio a la osadía, innovación y posibilidades de elección diferenciada; que no conducen necesariamente a una pérdida de feminidad. Las Monster High ofrecieron innumerables posibilidades identificadoras a las niñas, lo que condujo a una reflexión sobre las opciones que existen, tanto para diferenciarse de un modelo propuesto por los padres, realizando sus propias elecciones, como para responder a ideales inconscientes, ambos presentes en la cultura de la actualidad. <![CDATA[Violência Contra Idosos na Família: Motivações, Sentimentos e Necessidades do Agressor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300637&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O aumento mundial da população idosa tem sido acompanhado por importantes demandas, dentre elas a violência contra a pessoa idosa, que merece especial atenção devido às sequelas físicas e psicológicas que acarreta. A literatura tem focalizado mais o idoso agredido, pouco se detendo ao agressor. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a violência contra idosos na família, da perspectiva do agressor, especificamente as motivações que os impeliram à violência, os sentimentos e as necessidades sentidas por eles. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo dela participado 13 agressores familiares dos idosos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada que foi examinado por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados indicam que houve a presença de violência com agressões verbais e físicas; as principais motivações foram uso de álcool, proximidade física, dependência financeira do agressor em relação ao idoso e relacionamento permeado de violência entre ambos; os sentimentos experimentados foram tristeza, decepção, raiva, injustiça, angústia e revolta; as necessidades se relacionam ao desejo de que o processo fosse encerrado, voltar à sua vida normal e conviver com o idoso. Conclui-se acerca da necessidade de acolhimento aos agressores com a finalidade de ajudá-los a ressignificar a experiência da violência.<hr/>Abstract The worldwide increase of elderly population has been accompanied by important demands, such as violence against this population. This deserves special attention because of the consequences that entails. The literature has focused more on the victim than on the offender. The overall objective of this study was to investigate the violence against the elderly in the family from the perspective of the aggressors, specifically their motivations, feelings and needs. 13 family aggressors of the elderly participated in this descriptive qualitative study. A semi-structured interview guide which was analyzed through Thematic Content Analysis was used. The results indicate that: there was violence through verbal and physical aggression; the main motivations were alcohol use, physical proximity, financial dependence of the abuser in relation to the elderly, being the main motivation a relationship permeated with violence. The feelings experienced by aggressors were sadness, disappointment, anger, injustice, grief and the desire that the cycle was closed so they could return to their normal life. It was concluded that it is necessary to embrace the aggressors in order to help them reframe this experience.<hr/>Resumen El aumento mundial de la población anciana ha sido acompañado de demandas importantes, entre ellas, la violencia contra las personas de edad avanzada, lo que merece una atención especial, debido a las consecuencias físicas y psicológicas que conlleva. La literatura se ha centrado con mucha más intensidad en el anciano agredido, deteniéndose poco en el delincuente. El objetivo general de esta investigación fue estudiar la violencia contra las personas mayores en la familia, desde la perspectiva de los agresores, específicamente las motivaciones que produjeron la violencia, los sentimientos y las necesidades sentidas por estos agresores. Esta es una investigación descriptiva con enfoque cualitativo. 13 personas fueron encuestadas, todas agresores y parientes de ancianos. Se desarrolló y se utilizó una guía de encuesta semiestructurada que fue analizada a partir del Análisis de Contenido Temático. Los resultados prevalecientes indican que hubo presencia de violencia verbal y agresiones físicas. Las principales motivaciones fueron: el consumo de bebidas alcohólicas, la proximidad física, la dependencia económica del agresor frente al anciano y la relación impregnada de violencia entre ellos; los sentimientos cargados de tristeza, decepción, ira, injusticia, melancolía y molestia; las necesidades estuvieron relacionadas con el deseo de que el proceso de cuidar al anciano acabase para retomar rutinas habituales. Llegamos a la conclusión de que es necesario acoger a los agresores con el fin de ayudarles a replantear la experiencia <![CDATA[Liderança e Satisfação no Esporte Escolar: Teste da Hipótese da Congruência do Modelo Multidimensional de Liderança]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300653&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Modelo Multidimensional de Liderança tem sido a abordagem teórica mais utilizada nos estudos de liderança no esporte. Segundo a sua principal proposição, conhecida como hipótese da congruência, quando os atletas percebem que o seu treinador apresenta o comportamento que eles preferem em um determinado contexto, o desempenho e a satisfação são maximizados. Contudo, os estudos que testaram a hipótese da congruência não confirmaram a sua validade. Além disso, a maior parte das investigações utilizou amostras de atletas adultos, fato que dificulta a transferência dos resultados para outros subgrupos populacionais. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo testar a hipótese da congruência em uma amostra de atletas escolares. A amostra foi composta por 466 atletas com idade média de 16,16 (DP = 0,79), que responderam um questionário sociodemográfico, a Escala de Liderança no Esporte (versões preferência e percepção) e o Questionário de Satisfação do Atleta (versão liderança). A análise da consistência interna e análise fatorial confirmaram a validade psicométrica dos instrumentos. Os resultados das análises de regressão suportam parcialmente a hipótese de que a satisfação dos atletas é dependente da congruência entre o comportamento do treinador percebido e preferido pelos atletas.<hr/>Abstract The Multidimensional Model of Leadership has been the most widely used theoretical approach to studies of leadership in sport. According to its main proposition, known as the congruence hypothesis, when athletes perceive their coach shows the behavior they prefer on a given context, performance and satisfaction are maximized. However, studies that have tested the hypothesis of congruence did not confirm its validity. Furthermore, most of the research samples used adult athletes, a fact that complicates extrapolating the results to other subpopulations. In this sense, the present study aimed to test the hypothesis of congruence in a school athletes group. The sample consisted of 466 athletes, with an average age of 16.16 (SD = 0.79), who completed: a demographic questionnaire; the Leadership Scale in Sport (preference and perception versions); and the Athlete Satisfaction Questionnaire (leadership version). Analysis of the internal consistency and factor analysis confirmed the psychometric validity of instruments. The results of the regression analysis partially support the hypothesis that athletes’ satisfaction is dependent on the congruence between athletes’ preferred and perceived coaches behavior.<hr/>Resumen El Modelo Multidimensional de Liderazgo ha sido el abordaje teórico más utilizado en los estudios de liderazgo en el deporte. Según su principal proposición, conocida como hipótesis de congruencia, cuando los deportistas perciben que su entrenador presenta un comportamiento que ellos prefieren en un determinado contexto, el desempeño y la satisfacción son maximizados. Todavía, los estudios que probaron la hipótesis de congruencia no confirman su validez. Además, la mayoría de las investigaciones utilizó muestras de deportistas adultos, hecho que dificulta la extrapolación de los resultados para otros subgrupos poblacionales. En este sentido, este estudio se propuso probar la hipótesis de congruencia en una muestra de deportistas escolares. La muestra fue compuesta por 466 atletas con edad media de 16, 16 (DT = 0,79), que contestaron: una encuesta socio demográfica, la Escala de Liderazgo en el Deporte (versión preferencia y percepción) y la Encuesta de Satisfacción del deportista (versión liderazgo). El análisis de consistencia interna y el análisis factorial confirmaron la validez psicométrica de los instrumentos. Los resultados de los análisis de regresión soportan parcialmente la hipótesis de que la satisfacción de los atletas es dependiente de la congruencia entre el comportamiento del entrenador percibido y preferido por los deportistas. <![CDATA[Prevalência e Preditores de <em>Burnout</em> em Bombeiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300668&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreendida como um fenômeno psicossocial, a Síndrome de Burnout ocorre como resposta ao estresse laboral crônico e reflete importante desafio da vida profissional no século XXI. Profissionais que lidam com situações de emergência, por entrarem em contato com eventos traumáticos, estão mais suscetíveis ao comprometimento de seu bem-estar físico e emocional. A Síndrome de Burnout apresenta-se como uma das possíveis consequências geradas por esta atividade. O estudo teve por objetivo identificar a prevalência de Burnout em bombeiros, bem como verificar a existência de associação entre Burnout e as variáveis sociodemográficas, laborais e estratégias de enfrentamento. A amostra, probabilística, constituiu-se de 132 participantes. Para a coleta de dados, utilizou-se Questionário Sociodemográfico-laboral, Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout (CESQT) e Escala de Coping no Trabalho (COPE). Os resultados identificaram uma prevalência de 3,0% de profissionais no Perfil 1 de Burnout e 2,3% no Perfil 2. A análise de regressão multivariada (stepwise method) apontou as estratégias de enfrentamento como principais variáveis preditoras de Burnout. Este estudo contribui para aprofundar as implicações de Burnout nesta categoria profissional, bem como ressaltar a relevância de estudos de intervenção voltados para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento como meio de promoção da saúde ocupacional destes profissionais.<hr/>Abstract Burnout is a psychosocial phenomenon that occurs as a response to chronic job stress and reflects a major challenge for the working life in the twenty-first century. By coming into contact with traumatic events, emergency professionals are more susceptible to compromise their physical and emotional well-being. Burnout presents itself as one of the possible consequences generated by this activity. The present study aimed to identify the prevalence of Burnout among firefighters as well as to verify the existence of an association among Burnout, sociodemographic and labor variables, and coping strategies. A probabilistic sample, consisted of 132 participants, was investigated using the Socio-demographic-labor Questionnaire, the Spanish Burnout Inventory (SBI) and the Coping at Work Scale (COPE). The results identified a prevalence of 3% of the professionals in the Burnout Profile 1, and 2.3% in the Burnout Profile 2. Multiple linear hierarchical regression analyses (stepwise method) showed that coping strategies seem to be predictors of Burnout among firefighters. This study contributes to deepen the implications of Burnout among firefighters, and to underscore the relevance of intervention studies aimed to create development coping strategies as a means of promoting occupational health among these professionals.<hr/>Resumen Entendido como un fenómeno psicosocial, el burnout se produce en respuesta al estrés laboral crónico y refleja un importante desafío de la vida laboral en el siglo XXI. Los profesionales que trabajan en situaciones de emergencia, al entrar en contacto con acontecimientos traumáticos, son más susceptibles al deterioro de su bienestar físico y emocional. El burnout se presenta como una de las posibles consecuencias generadas por esta actividad. El estudio tuvo como objetivo identificar la prevalencia de burnout en bomberos y verificar la existencia de una asociación entre burnout, variables sociodemográficas y laborales, y estrategias de afrontamiento. Una muestra probabilística de 132 participantes fue investigada utilizando el Cuestionario Sociodemográfico-laboral, el Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Burnout en el Trabajo (CESQT) y la Escala de Afrontamiento en el Trabajo (COPE). Los resultados identificaron una prevalencia de 3% de los profesionales en el Perfil 1 y de 2,3% en el Perfil 2. El análisis multivariado de regresión (stepwise method) mostró las estrategias de afrontamiento como predictores del burnout. Este estudio ayuda a profundizar las implicaciones del burnout y subrayar la importancia de los estudios de intervención destinados a la elaboración de estrategias de afrontamiento para promover la salud ocupacional del bombero. <![CDATA[A Psicologia Brasileira e os Povos Indígenas: Atualização do Estado da Arte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300682&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo De acordo com o último censo do IBGE (2010a), 0,4% da população brasileira é composta por indígenas, população que vem aumentando nos últimos anos e cresceu 39% em relação ao censo de 2000, embora ainda continue sendo uma população invisibilizada e só recentemente tenha começado a ser estudada pela Psicologia. Como marcos da recente aproximação da Psicologia com a temática indígena, destacamos: o relatório do seminário “Subjetividade e Povos Indígenas” (2004) e o livro “Psicologia e Povo Indígenas” (2010). O objetivo deste estudo é atualizar o estado da arte sobre os povos indígenas na Psicologia no Brasil, considerando duas bases de dados o PePSIC e a SciELO. Utilizando como palavras-chave “indígena” ou “índio” em toda coleção na primeira base e somente nas revistas de Psicologia na segunda, encontramos um total de 25 artigos, os quais foram lidos na íntegra e agrupados de acordo com os temas estudados. Concluímos que os artigos encontrados se caracterizam, por um lado, pela interdisciplinaridade, e por outro, pela falta de um referencial teórico bem-definido específico da área da Psicologia. Entendemos que a complexidade da temática demanda um olhar interdisciplinar, no entanto, a escassez de referências específicas da Psicologia nos indica que ainda temos muito a avançar, possivelmente pela aproximação recente da Psicologia com o estudo da temática e também pela própria constituição da Psicologia enquanto ciência pautada principalmente por tradições individualistas, que destoam das tradições indígenas que se baseiam principalmente no coletivismo.<hr/>Abstract According to the last census of IBGE (2010a) 0,4% of Brazilian population is composed of indigenous, this population has increased in recent years and grew 39% compared to the 2000 census, although they continue being a invisibly population and just recently has begun to be studied by Psychology. The landmarks of the recent approach of Psychology to indigenous issues, detached: the seminar report “Subjetividade e Povos Indígenas” (2004) and the book “Psicologia e Povos Indígenas” (2010). The goal of this study is to update the state of the art on indigenous peoples in Psychology in Brazil, considering PePSIC and SciELO databases. Using as keywords “indigenous” or “Indian” throughout all the collection in the first databases and only in psychological journals in the second, we found 25 papers that have been read in full and grouped according to the subjects studied. We concludes that the articles found are characterized, first, by interdisciplinary, and secondly, the lack of specific well-defined theoretical framework in the area of psychology. We understand the complexity of the subject demands an interdisciplinary approach, however the lack of specific references Psychology tells us that we still have much to learn, possibly by the recent approach of psychology to the subject and also by the very constitution of psychology as science guided mainly individualistic traditions that are different of indigenous traditions, which are based on collectivism.<hr/>Resumen Según el ultimo censo del IBGE (2010a) el 0,4% de la población brasileña esta compuesta por indígenas, población esta que es cada vez mayor y creció 39% en relación al censo llevado a cabo en 2000, aunque continua a ser una población que no es visible y que solamente ahora empezó a ser estudiada por la Psicología. Como hitos de la reciente enfoque de la Psicología acerca de las cuestiones indígenas, destacamos: el informe del seminário “Subjetividade e Povos Indígenas” (2004) y el libro “Psicologia e Povo indígenas” (2010). El objetivo de este estudio es actualizar el estado del arte acerda de los pueblos indígenas en la Psicología brasileña, teniendo en cuenta dos bases de datos: PePSIC y SciELO. Las palabras clave utilizadas eran “indígenas” o “indios” a lo largo de la colección en la primera base y sólo en revistas de psicología en la segunda y se encontraron un total de 25 artículos que fueron leídos íntegramente y agrupados conforme el tema. Se concluí que los artículos encontrados son caracterizados por su interdisciplinariedad y por la escasez de referencias a las teorías bien definidas y específicas de la Psicología. Entendemos que la complexidad del tema necesita una mirada interdisciplinaria, sin embargo la escasez de referencias especificas de la Psicología, nos muestra que todavía hay mucho a avanzar, posiblemente por el aproximación recente de la Psicología a los estudios del tema y también por la propia constitución de la Psicología como ciencia basada principalmente en tradiciones individualistas que es diferente de las tradiciones indígenas, que son basadas en el colectivismo. <![CDATA[Repensando o Complexo de Édipo e a Formação do Superego na Contemporaneidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300696&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é um estudo teórico acerca da evolução do conceito de complexo de Édipo, em torno do qual se organiza a vida psíquica dos seres humanos. A reflexão em pauta pretende demonstrar o modo como o constructo pode estar sofrendo influências distintas, tendo em vista as mudanças socioculturais desde a modernidade e, consequentemente, nas formas de organização da família. Para tal, foram utilizados textos contemporâneos que trazem considerações sobre possíveis reformulações deste conceito e, posteriormente, contribuições do referencial teórico kaesiano para a reflexão sobre o tema. Sabe-se que a sociedade contemporânea convive com a ausência de autoridades rígidas e regras ditadas, o que convoca o sujeito a construir suas próprias referências e elaborar suas próprias normas. Nesta nova configuração, o poder encontra-se horizontalizado, não correspondendo mais ao pai, o que pode acarretar em fragilidades e interferir numa organização psíquica em torno do complexo de Édipo e da formação do superego, levando ao afloramento de mecanismos de defesas pobres em capacidades de simbolização.<hr/>Abstract This article aims to present a theoretical study about the transformation of the concept of the Oedipus complex, main organizer of the psychic life of human beings. This reflection will demonstrate how the construct may be suffering distinct influences, such as socio-cultural changes, since modernity and, consequently, changes the forms of family organization. To this end, recent articles were used in order to bring new considerations of possible reformulations of the Oedipus complex. Later in this article, contributions of Kaës work were used to expand our reflections about the topic. Contemporaneity faces an absence of authorities and rules, which summons individuals to build their own references and draw up their own rules. In this new configuration, the authority is no longer represented by the image of the father, which can result in weakness and interferes with a psychic organization around the Oedipus complex and around the superego formation, leading to upwelling poor defense mechanisms in symbolization capabilities.<hr/>Resumen Este artículo es un estudio teórico sobre la evolución del concepto del complejo de Edipo, en torno al cual se organiza la vida psíquica de los seres humanos. La reflexión sobre el tema tiene como objetivo demostrar cómo la construcción puede estar sufriendo influencias distintas, dados los cambios socio-culturales desde la modernidad y, en consecuencia, en las formas de organización familiar. Paras tal, fueron utilizados textos contemporáneos que traen consideraciones sobre posibles reformulaciones de este concepto y, posteriormente, contribuciones del referencial teórico kaesiano para la reflexión sobre el tema. Se sabe que la sociedad contemporánea convive con la ausencia de autoridades rígidas y reglas dictadas, lo que convoca a la persona a construir sus propias referencias y elaborar sus propias reglas. En esta nueva configuración, el poder se encuentra horizontalizado y no se corresponde más al padre, lo que puede provocar debilidad e interferir con una organización psíquica en torno al complejo de Edipo y a la formación del superyó, que conduce a la surgimiento de mecanismos de defensa pobres en las capacidades de simbolización. <![CDATA[Avaliação de Músicas Compostas para Indução de Relaxamento e de seus Efeitos Psicológicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300709&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo teve por objetivo avaliar as características das músicas compostas por dois diferentes compositores para a fase preparatória da Abordagem Direta do Inconsciente/Terapia de Integração Pessoa (ADI/TIP) e seus efeitos psicológicos, buscando verificar se elas contribuem para a indução de relaxamento. Para tanto, foi realizada inicialmente a análise teórica das músicas com o intuito de verificar se apresentavam características estruturais consideradas relaxantes, evidenciadas pelos estudos experimentais revisados. Posteriormente, as músicas foram avaliadas considerando os efeitos subjetivos eliciados pela sua audição. Participaram do estudo 72 voluntários, divididos em quatro condições: 1) Compositor A; 2) Compositor B; 3) Coletânea (músicas utilizadas em estudos prévios para promover o relaxamento); e 4) Sem audição musical. Os participantes responderam a um protocolo de avaliação da percepção subjetiva de sentimentos e emoções antes e depois de serem expostos à condição experimental. Os dados do protocolo foram comparados com os dados obtidos na análise teórica das músicas. Apesar de as músicas do compositor A apresentarem mais características estruturais relaxantes do que as do compositor B, todas as músicas analisadas foram consideradas como relaxantes e tiveram efeito para redução da pontuação da categoria de “Raiva/Medo” do protocolo utilizado. Isso indica que as músicas utilizadas na fase preparatória do método ADI/TIP possuem características relaxantes e contribuem para diminuição de sensações correspondentes a uma valência negativa e excitabilidade alta, favorecendo à promoção do estado de relaxamento necessário à eficácia deste método terapêutico.<hr/>Abstract The present study aimed to evaluate the characteristics of songs composed by two different composers for the preparatory stage of the ADI/TIP and its psychological effects, seeking to ensure that these songs contribute to relaxation induction. To this end, we initially held a theoretical analysis of these songs in order to verify if they presented structural characteristics considered as relaxing by some experimental studies reviewed. The subjective effects elicited by the audition of these songs were subsequently evaluated. For this purpose, 72 volunteers participated in this study, distributed into four different conditions: 1) Composer A; 2) Composer B; 3) Compilation album (songs used in previous studies to promote relaxation); and 4) No music listening condition. Participants answered a protocol for assessing their subjective perception of feelings and emotions before and after being exposed to the experimental conditions. We compared the protocol data with data obtained from the theoretical analysis of the songs. Despite songs composed by Composer A present more relaxing structural characteristics than Composer B’s songs, all of these songs could be considered as relaxing and had effect to reduce the score of the “Anger/Fear” category of the protocol utilized. This indicates that songs used in the preparatory phase of the ADI method/TIP have relaxing characteristics and contributed to decrease the sensations corresponding to a negative valence and high excitability, favoring the promotion of relaxation necessary for the effectiveness of this therapeutic method.<hr/>Resumen El presente estudio tuvo por objetivo evaluar las características de canciones compuestas por dos diferentes compositores para la fase preparatoria de la ADI/TPI y sus efectos psicológicos, buscando verificar si ellas contribuyen para la inducción a la relajación. Para tanto, se realizó inicialmente el análisis teórico de las canciones con la intención de verificar si presentaban características estructurales consideradas relajantes, evidenciadas por los estudios experimentales revisados. Posteriormente, las canciones fueron evaluadas considerando los efectos subjetivos causados por su audición. Participaron del estudio 72 voluntarios, divididos según cuatro condiciones: 1) Compositor A; 2) Compositor B; 3) Colección (canciones utilizadas en estudios previos para promover la relajación); y 4) Sin audición musical. Los participantes contestaron a un protocolo de evaluación de la percepción subjetiva de sentimientos y emociones antes y después de la exposición a la condición experimental. Los datos del protocolo fueron comparados con los obtenidos en el análisis teórico de las canciones. A pesar de que las músicas del compositor A presentaron más características estructurales relajantes que las del compositor B, todas las canciones analizadas fueron consideradas relajantes y resultaron en la reducción de la puntuación de la categoría de “Rabia/Miedo” del protocolo utilizado. Esto indica que las canciones utilizadas en la fase preparatoria del método ADI/TIP poseen características relajantes y contribuyen a la disminución de sensaciones relacionadas a una valencia negativa y excitabilidad alta, lo que favorece la promoción del estado de relajación necesario para la eficacia de este método terapéutico. <![CDATA[Validade por Estrutura Interna da Escala para Avaliação de Tendência à Agressividade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300726&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após a construção de um instrumento, seu aprimoramento contínuo torna-se necessário. Neste contexto, assume relevância saber se a estrutura fatorial de um teste é mantida em outras amostras distintas da de padronização. Com isso, o presente estudo buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna para a Escala para Avaliação de Tendência à Agressividade – EATA. Participaram do estudo 480 universitários de cursos nas áreas de Ciências Humanas (41,2%), Ciências Biológicas (41,2%) e Ciências Exatas (17,5%), de uma universidade do sul de Minas Gerais. A idade dos participantes variou de 18 a 55 anos, com média de 24 anos (DP = 6,31). Foi realizada uma análise fatorial confirmatória, usando o método de estimação maximum likelihood, sendo que o modelo testado não se apresentou apropriado para o conjunto de dados observados. A análise fatorial exploratória resultou em uma escala com 32 itens, com boas propriedades psicométricas, composta por subescala A com 18 itens (alfa de Cronbach = 0,83), subescala B com 6 itens (alfa de Cronbach = 0,75) e subescala C com 7 itens (alfa de Cronbach = 0,63). Nas duas análises não se confirmou a estrutura original e propõe se uma nova configuração dos itens do instrumento.<hr/>Abstract After the construction of an instrument, its continuous improvement becomes necessary. In this context, it is relevant to know whether the factor structure of a test is maintained in other samples. Hence, the aim of this study was to search for validity evidence based on internal structure for the Aggression Tendency Assessment Scale - EATA. 480 university students of courses in the areas of Human Sciences (41,2 %), Biological Sciences (41,2 %) and Exact Sciences (17,5 %), of a university in the south of Minas Gerais, Brazil, were studied. The participants age ranged from 18 to 55 years, with an average of 24 years (SD = 6.31). It was performed a confirmatory factor analysis, using the method of estimation maximum likelihood, showing that the tested model was not appropriate for the set of observed data. The exploratory factor analysis resulted in a scale with 32 items, subscale A with 18 items (Cronbach’s alpha = 0.83), subscale B with 6 items (Cronbach’s alpha = 0.75) and subscale C with 7 items (Cronbach’s alpha = 0.63). The original structure was not confirmed in none of the analyses and a new internal structure is proposed.<hr/>Resumen Después de la construcción de un instrumento, su mejora continua es necesaria. En este contexto, es relevante saber si la estructura factorial de una prueba se mantiene en otras muestras diferentes a la de estandarización. Con esto, el presente estudio tuvo como objetivo reunir evidencias de validez basadas en la estructura interna de la Escala para Evaluación de la Tendencia a la Agresividad - EATA. Los participantes del estudio fueron 480 estudiantes universitarios en las áreas de Ciencias Humanas (41,2%), Ciencias Biológicas (41,2%) y Ciencias Exactas (17,5%), de la Universidad del Sur de Minas Gerais. La edad de los participantes osciló entre 18 a 55 años, con una media de 24 años (DE = 6.31). Fue realizado un análisis factorial confirmatorio, utilizando el método de máxima verosimilitud de la estimación maximum likelihood, siendo que el modelo de prueba no reveló ser apropiado para el conjunto de datos observado. El análisis factorial exploratorio resultó en una escala con 32 ítems, compuesta por subescala A con 18 ítems (alfa de Cronbach = 0,83), subescala B con 6 ítems (alfa de Cronbach = 0, 75) y subescala C con 7 ítems (alfa de Cronbach = 0,63). En los dos análisis no se confirmó la estructura original y se propone para la muestra estudiada una nueva configuración de los itens del instrumento. <![CDATA[O Fenômeno do Expatriado no Contexto Esportivo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300738&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo teve como objetivo identificar o(s) termo(s) utilizados nos estudos para se referir ao processo de mudança de região/país para a prática esportiva. Buscou-se também compreender os impactos estudados referentes ao processo de adaptação do indivíduo a um novo contexto para a atividade esportiva. Uma revisão sistemática nas bases PsycNET, Web of Science e SciELO foi conduzida a partir dos descritores: Expatriates AND Sport, Acculturation AND Sport, Migratory Transition AND Sport e Migrants AND Sport. Após filtro baseado em critérios de inclusão e exclusão relacionados aos objetivos da revisão, foram identificados nove artigos. Observou-se que não existe um único termo para definir o processo de transição entre culturas de atletas, identificando-se termos como: transição migratória, migração, aculturação. O interesse dos estudos está em entender como ocorre o processo de adaptação de indivíduos em uma nova cultura. Foi possível entender que, embora motivados a uma projeção na carreira esportiva, os atletas enfrentam desafios como: adaptação ao novo estilo de treinamento, a distância da família e de amigos e a dificuldade em comunicar-se efetivamente com as pessoas da cultura local. Os atletas enfrentam situações de isolamento e dificuldades de estabelecer relações o que interfere na saúde mental e performance esportiva.<hr/>Abstract This article aimed to identify the terms used in studies to refer to the process of changing country/region for reasons related to sports practice. It also aimed to understand the studied impacts concerning the process of adaptation of the individual to a new context due to sports practice. A systematic review on the PsycNET, Web of Science and Scielo databases was conducted from the descriptors: Expatriates AND Sport, Acculturation AND Sport, Migratory Transition AND Sport and Migrants AND Sport. After applying a filter based on criteria of inclusion and exclusion related to the objectives of the review, we identified nine articles. It was observed that there is not a single term to define the transition of athletes between cultures, identifying terms such as: migratory transition, migration, acculturation. The interest of the studies is to understand how the adaptation process of individuals into a new culture occurs. It was possible to understand that although athletes are motivated by reaching projection in their sports careers, they face challenges such as: adaptation to a new training style; distance from family and childhood friends; and difficulty in effectively communicating with people of the local culture. Athletes undergo situations of isolation and difficulties for establishing relationships, which interferes with their mental health and sports performance.<hr/>Resumen Este artículo pretende identificar el(los) término(s) utilizado(s) en los estudios para referirse al proceso de cambio país/región para la práctica deportiva. También se buscó comprender los impactos estudiados sobre el proceso de adaptación del individuo a un nuevo contexto para la actividad deportiva. Se realizó una revisión sistemática en las bases de PsycNET, Web of Science y Scielo de los descriptores: Expatriates AND Sport, Acculturation AND Sport, Migratory Transition AND Sport e Migrants AND Sport. Después de aplicar un filtro basado en criterios de inclusión y exclusión relacionados con los objetivos de la revisión, nueve artículos fueron identificados. Se observó que no existe un término único para definir el proceso de transición entre las culturas de los atletas, identificándose términos tales como: transición migratoria, migración, aculturación. El interés de los estudios es entender cómo ocurre el proceso de adaptación de los individuos a una nueva cultura. Es posible entender que aunque motivados por alcanzar proyección en su carrera deportiva, los atletas enfrentan retos como: adaptación al nuevo estilo de formación; distancia de familia y amigos; y dificultad para comunicarse efectivamente con personas de la cultura local. Los atletas se enfrentan a situaciones de aislamiento y a dificultades para establecer relaciones, lo que interfiere con la salud mental y el rendimiento deportivo. <![CDATA[Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300748&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As mudanças teóricas, políticas e sociais no campo da reabilitação psicossocial têm trazido novas possibilidades de investigação da prática. Neste artigo, investigamos os processos psicossociais que influenciam no trabalho solidário dos sujeitos da Saúde Mental, enfatizando cotidiano e sentidos. O método que utilizamos é orientado pela concepção de mundo da Psicologia Sócio-histórica, sendo uma pesquisa de epistemologia qualitativa. Realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica, por meio de entrevistas e observações participantes em uma cooperativa de reciclagem em Santos, Brasil. Os sujeitos entrevistados foram seis homens e quatro mulheres e, do total, oito são usuários dos serviços de Saúde Mental e dois são técnicos. A maioria tem mais de 50 anos, não completou o ensino fundamental e trabalha na cooperativa há mais de três anos. A análise pela Hermenêutica de Profundidade resultou que, entre complexas relações institucionais, os cooperados trazem sentidos positivos ao trabalho, seja pelo afeto, pelo retorno financeiro ou pelas reconfigurações familiares e sociais. Estas novas formas de sociabilidade vêm destruindo as barreiras da dialética exclusão/inclusão social e desmistificando o preconceito com o louco e o pobre. A não competição, aliada à participação social e uma cultura solidária, tende a potencializar estes projetos e seus sujeitos.<hr/>Abstract The theoretical, political and social changes in the field of psychosocial rehabilitation, have brought new possibilities for practical research. In this article we investigate the psychosocial processes that influence the solidarity work of the subjects of Mental Health, emphasizing everyday life and senses. The method we use is guided by the conception of the world of Socio-Historical Psychology, in a qualitative epistemology research. We conducted a case study with ethnographic inspiration, through interviews and participant observation in a recycling cooperative in Santos, Brazil. The interviewees were six men and four women: eight of them were users of mental health services and two were technicians. Most of them were more than 50 years, had not completed elementary school and had worked in the cooperative for more than three years. The analysis by Depth Hermeneutics, which resulted from complex institutional relations, showed that the cooperative members bring positive senses to work, whether through affection, financial return or family and social reconfigurations. These new forms of sociability are destroying the barriers of dialectical social exclusion/inclusion and demystifying the prejudice against the ill and the poor. Absence of competition, combined with social participation and a supportive culture, tend to potentiate these projects and their subjects.<hr/>Resumen Los cambios teóricos, políticos y sociales en el campo de la rehabilitación psicosocial han traído nuevas posibilidades para la investigación práctica. En este artículo se investigan los procesos psicosociales que influyen en el trabajo solidario de los sujetos de Salud Mental, con énfasis en lo cotidiano y los sentidos. El método que utilizamos se guía por la concepción de mundo de la Psicología Socio-Histórico, en una investigación de epistemología cualitativa. Hemos realizado un estudio de caso con inspiración etnográfica, a través de entrevistas y observación participante en una cooperativa de reciclaje en Santos, Brasil. Los entrevistados fueron seis hombres y cuatro mujeres: ocho usuarios de servicios de salud mental, y dos técnicos. La mayoría tiene más de 50 años, no ha terminado la escuela primaria y ha trabajado en la cooperativa por más de tres años. Según el análisis por Profundidad Hermenéutica, resultado de relaciones institucionales complejas, las personas de esta cooperativa aportan sensibilidad positiva al trabajo, ya sea a través del afecto, el retorno financiero o las reconfiguraciones familiares y sociales. Estas nuevas formas de sociabilidad están destruyendo las barreras de la dialéctica exclusión/inclusión social y desmitificando el prejuicio contra la locura y la pobreza. La ausencia de competencia, combinada con participación social y una cultura de solidaridad, tienden a generar el fortalecimiento de estos proyectos y sus sujetos. <![CDATA[Vivências de Discriminação e Resistência de uma Prostituta Negra]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300763&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve por objetivo compreender as vivências de exclusão, discriminação e resistência de uma profissional do sexo negra, que trabalhava em uma casa de prostituição do interior de São Paulo. Utilizou-se entrevista semiestruturada e observação participante com uma mulher negra, que trabalhava em uma casa onde todas as outras profissionais eram brancas. A análise de dados foi orientada pelo modelo proposto por Braun e Clarke e abordou as principais categorias temáticas que concernem ao desenvolvimento profissional no universo das profissionais do sexo. Os relatos mostraram que as colegas de trabalho e os clientes empreendiam um processo de marcada exclusão da entrevistada, baseado no fato de ela pertencer a um grupo racial diferente dos demais. Apesar de enfrentar a “exclusão dentro da exclusão”, a participante não legitimou o preconceito do qual era vítima e, para combatê-lo, lançou mão de estratégias para minimizar o impacto que a discriminação racial exercia sobre ela.<hr/>Abstract This study aimed to understand the experiences of exclusion, discrimination and resistance in the speech of a black sex worker, who works in a brothel in the country side of São Paulo state, Brazil. The participant observation methodology was used and a semi-structured interview was conducted with a black woman who worked in a house where all other professionals were white. Data analysis was guided by the Braun and Clarke model and addressed the main themes that concern the professional development in the world of sex workers. Reports showed that the co-workers and customers undertook a remarkable process of exclusion of the interviewee, based on the fact that she belonged to a different racial group. Despite facing the “exclusion within the exclusion”, the participant did not legitimize the prejudice which she was victim of and, therefore, made use of strategies to minimize the impact that racial discrimination had on her.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo comprender las experiencias de exclusión, discriminación y resistencia de una trabajadora sexual negra, que trabaja en un burdel en una ciudad en el interior del estado de São Paulo, Brasil. Fueron utilizadas observación participante y entrevistas semiestructuradas con una mujer negra que trabajaba en una casa donde todas las otras profesionales eran blancas. El análisis de los datos se basó en el modelo propuesto por Braun and Clarke y abordó los principales temas que conciernen al desarrollo profesional en el mundo de las trabajadoras sexuales. Los informes muestran que las compañeras de trabajo y los clientes llevaron a cabo un notable proceso de exclusión de la persona entrevistada, basado en el hecho de que ella pertenecía a un grupo racial diferente al de las demás. A pesar de enfrentar la “exclusión dentro de la exclusión”, la participante no aprobó el prejuicio del que era víctima, y para lograr éxito, utilizó estrategias para minimizar el impacto que la discriminación racial ejercía sobre ella.