Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320150002&lang=pt vol. 35 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Desafios e perspectivas à editoração da Revista Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200252&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Sentidos do Respeito para Alunos: uma Análise na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos do respeito para alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do interior de São Paulo, em que se utilizou como estratégias metodológicas a contação e produção de histórias. Trata-se, pois, de uma pesquisa-intervenção, que teve como aporte teórico-metodológico a Psicologia histórico-cultural, sobretudo o conceito de imaginação para Vigotski. Foram sujeitos da pesquisa três classes de alunos de 6º ano do ensino fundamental, com aproximadamente 30 alunos cada, com idades entre 12 e 13 anos. Realizaram-se 14 encontros com cada uma das classes, em que se desenvolveram atividades de contação de histórias seguidas de discussão, bem como de produção de histórias orais e escritas pelos alunos. As histórias envolviam temáticas de interesse dos grupos, escolhidas a partir de suas sugestões. Neste artigo, tomamos como fonte de informação apenas a produção escrita dos alunos sob a forma de histórias. Os resultados indicaram que existe uma contradição entre o investimento escolar para instituir o respeito por meio de suas regras e normas e a maneira como solucionar os problemas nas relações escolares, que valoriza a punição e pouco promove a reflexão e o diálogo. Também indicaram a percepção dos alunos de que a força física é uma forma de impor o respeito e de que existiria uma espécie de superioridade moral do sujeito pobre sobre o sujeito rico. Concluiu-se com o estudo que a maioria dos indicadores que promovem e mantém a configuração de sentidos sobre o respeito no ambiente escolar referem-se às possibilidades externas de ação/regulação do sujeito e que o poder econômico e a imposição do medo são os principais aspectos que estão na base dos sentidos de respeito para os alunos pesquisados.<hr/>This article presents partial findings of research that aimed at analyzing the sense of respect in students in a public school in São Paulo, Brazil. Storytelling and the production of stories were used as methodological strategies. This was an intervention research theoretically and methodologically grounded on historical-cultural psychology, particularly on Vygotsky's concept of imagination. The research subjects were students in the 6th year of elementary school, in three classes, each with approximately 30 subjects aged 12–13 years. Fourteen meetings were held with each class. Each meeting involved several activities: storytelling followed by group discussion and the production of oral and written stories by the subjects. The themes for stories were selected from suggestions of the subjects. In this study, we only considered the written stories of the subjects as an information source. The results indicated that a contradiction between the school investment to establish respect and the manner in which the school-related issues are solved, emphasizing punishment while slightly promoting reflection and dialogue. The results also indicated a perception of the students that physical strength is a way of enforcing respect and that there is economic status-related moral superiority. It was concluded from this study that the majority of the indicators that promote and maintain the setting of meanings about respect at school refer to external possibilities of action or regulation of the subject and that economic power and fear imposition are the main aspects underlying the sense of respect in the researched subjects.<hr/>Este artículo presenta los resultados parciales de la investigación que tuvo como objetivo analizar el sentido de respeto para los estudiantes del 6 º año de la educación básica en una escuela pública del estado de São Paulo, Brasil. Como estrategia metodológica, se utilizó la narración y la producción de historias. Se trata de una investigación-acción que tenía las bases teóricas y metodológicas de la psicología histórico-cultural, en especial el concepto de imaginación de Vygotsky. Fueron elegidos como sujetos de la investigación, tres secciones de estudiantes del 6º año de la escuela primaria, cada una con aproximadamente 30 estudiantes y edades comprendidas entre los 12 y 13 años. Catorce reuniones fueron mantenidas con cada una de las secciones. En cada reunión se realizaron varias actividades: contar historias, debate y producción de historias orales y escritas por los estudiantes. Las historias contenían temas de interés para los grupos y los temas fueron elegidos por ellos mismos. En este artículo, consideramos como única fuente de información la producción escrita de los estudiantes en forma de historias. Los resultados indican que existe una contradicción entre la inversión de la escuela para establecer el respeto y la forma en que se resuelven los problemas escolares, valorando el castigo y la poca promoción de la reflexión y el diálogo. También indicó la percepción de los estudiantes sobre como la fuerza física es una manera de hacerse respetar y que hay una especie de superioridad moral del más pobre sobre el chico rico. Se concluyó en este estudio que la mayoría de los indicadores que promueven y mantienen la configuración de significados sobre el respeto en la escuela se refieren a las posibilidades externas de la acción / regulación del sujeto y que el poder económico y la imposición del miedo son los aspectos principales que subyacen en el sentido de respeto por los estudiantes encuestados. <![CDATA[Prevalência de Transtornos Mentais e Percepção de Suporte Familiar em Policiais Civis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo transversal, exploratório-descritivo, verificou a prevalência de Transtorno Mental e Comportamental (TMC) e percepção do suporte familiar em Policiais Civis de Santa Catarina, afastados do trabalho pela Perícia Médica do Estado, no período entre 2009 e 2010. Utilizaram-se na coleta de dados: a) planilha de dados de prevalência de TMC da Secretaria de Estado da Administração/SC; b) inventário de percepção de suporte familiar; c) investigação das dimensões desse suporte e do processo de adoecimento relacionado ao trabalho, na perspectiva do policial e do familiar. Os dados de prevalência referem-se aos afastamentos por TMC (n = 148) no período mencionado e os de suporte familiar, aos policiais (n = 19) e familiares (n = 13) participantes da entrevista. Detectou-se que, para cada 100 policiais, 4,6 foram afastados por TMC. A percepção do suporte familiar por parte dos policiais indicou ser ele um recurso importante durante o período de afastamento do trabalho, na recuperação e no retorno à atividade, corroborando a existência de uma associação inversa entre nível de apoio social e sofrimento psíquico. Conclui-se que o incentivo à valorização do suporte familiar e o estímulo às relações interpessoais na família, no trabalho e nas relações sociais ampliadas, tornam-se ferramentas importantes para a percepção de bem-estar e se relacionam com o aumento da satisfação de vida, da autoestima e, por consequência, contribuem para o controle dos sintomas.<hr/>This cross-sectional, exploratory, and descriptive study examined the prevalence of mental and behavioral disorder (MBD) and perception of family support in the civil police of Santa Catarina, signed off work by State medical experts during 2009–2010. The following were used in data collection: a) a datasheet of MBD prevalence from the State Department of Administration/SC; b) an inventory of perceived family support; c) inquiry about the dimensions of this support and the process of work-related illness from the perspective of police officers and their families. The prevalence data provide absence because of MBD (n = 148) in the specified period and the family support provided to police officers (n = 19) and their families (n = 13) who participated in the interview. We found that, in every 100 police officers, 4.6 were absent because of MBD. The police officers' perception of family support indicated this to be an important resource during the period of absence from work, in recovery, and in returning to full activity, revealing an inverse association between the level of social support and psychological distress. It was concluded that the incentive value of family support and the encouragement of interpersonal relationships in the family, at work, and in extended social relations are important tools for the perception of well-being and are associated with an improved life satisfaction and self-esteem, contributing to symptom control.<hr/>Este estudio transversal, exploratorio-descriptivo, verificó la prevalencia de Trastorno Mental y del Comportamiento (TMC) y la percepción de soporte familiar en Policías Civiles de Santa Catarina, incapacitados por la Pericia Médica del Estado entre 2009 y 2010. Para la toma de datos fueron utilizados a) Banco de datos de prevalencia de TMC de la Secretaría de Estado de la Administración/SC; b) inventario de percepción de soporte familiar; c) investigación de las dimensiones de ese soporte y del proceso de enfermedad relacionado al trabajo, en la perspectiva del policía y del familiar. Los datos de prevalencia se refieren a las incapacidades por TMC (n=148) en el periodo mencionado y, los de soporte familiar a los policías (n=19) y familiares (n=13) que participaron en la entrevista. Se encontró que 4,6 de cada 100 policías fueron incapacitados por TMC. La percepción del soporte familiar por parte de los policías indicó que éste es un recurso importante durante el periodo de incapacidad laboral, en la recuperación y en el retorno al trabajo, corroborando la existencia de una asociación inversa entre el nivel de apoyo social y el sufrimiento psíquico. Se concluye que el incentivo a la valorización del soporte familiar y el estímulo a las relaciones interpersonales en la familia, en el trabajo y en las relaciones sociales ampliadas, se convierten en herramientas importantes para la percepción de bienestar y se relacionan con una mayor satisfacción de la vida, de la autoestima y, por consecuencia, contribuyen para el control de los síntomas. <![CDATA[A Seleção de Pessoal em Psicologia em Questão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200290&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho consiste em tecer uma análise crítica do processo de seleção de pessoal em Psicologia, que, aliando-se às concepções descritas por Heidegger como a era da técnica, que detém como verdades algumas características como fundo de reserva, funcionalidade (utilidade) e a produtividade sem limites, expõe a capacidade produtiva como requisito fundamental para aquele que busca um posto de trabalho. Ocorre que, ao tomar esse critério como a única e absoluta verdade da capacidade do trabalhador, outras capacidades e motivações, quando muito, ficam relegadas a um segundo plano. O homem, assim tomado, passa a se comportar de modo autômato, tal como a máquina, cuja utilidade dura enquanto durar a necessidade de sua produção, sendo descartado quando outras necessidades se sobrepõem àquela. Pretende-se, por meio de uma visada fenomenológico-hermenêutica do processo de seleção de pessoal em Psicologia, poder abrir outras possibilidades de pensar o homem, o trabalho e o processo seletivo em suas inter-relações.<hr/>The aim of this paper is to provide a critical analysis of the personnel selection process in Psychology. Psychology allies itself to the concepts described by Heidegger as the era of technology, holding as truths characteristics, such as reserve fund, function (utility), and productivity without limits, exposing productive capacity as fundamental to a job-seeking person. Considering this criterion as the only truth along with the capacity of the worker, other capabilities and motivations, at best, are relegated to the background. The man, so taken, shall behave like automation, a machine whose usefulness lasts as long as there is a need for its production and which is discarded when other needs overtake that. The goal is that using a phenomenological–hermeneutic sight of personnel selection, this could open up other possibilities for thinking about the man and his work and the selection process that occurs in this relationship.<hr/>El objetivo de este estudio es hacer un análisis crítico de la selección de personal en Psicología, que al aliarse con los conceptos que caracterizan esta época como la era de la técnica y que sostiene como verdades algunas características, tales como: fondo de reserva, funcionalidad y la productividad sin límites, expone la capacidad productiva como un requisito clave para la persona que busca un trabajo. Al considerar este criterio como único y absoluto, la capacidad y motivaciones de los trabajadores, se ven relegados a un segundo plano. El hombre, visto de esa manera, se comporta de modo autómata, como máquina cuya utilidad dura por la necesidad de su producción y es descartado cuando otras necesidades se superponen a eso. La intención es utilizar una vista fenomenológico-hermenéutica de la selección de personal en psicología, para que así se puedan abrir otras posibilidades de pensar del hombre, el trabajo y el proceso de selección que se lleva a cabo en esta interrelación. <![CDATA[Produção Científica sobre Família e Comunidade na Base de Dados PePSIC (2002/2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta revisão sistemática de literatura teve por objetivo mapear as variáveis relacionadas à produção científica sobre família e comunidade, indexada na base de dados Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). A busca de informações foi realizada por meio dos vocábulos "família" e "comunidade" e contemplou artigos completos, publicados entre 2002 e 2012 (n = 44). Foi realizado tratamento quantitativo e qualitativo na amostra. No geral, os estudos foram produzidos no sudeste brasileiro, em instituições privadas de ensino superior, com relativo destaque para investigações empíricas e relatos de experiência desenvolvidos por mulheres, e na modalidade de autoria múltipla. A produção foi divulgada em periódicos nacionais, que seguem critérios editoriais reconhecidos pela comunidade acadêmica (Qualis/CAPES). Temáticas sobre infância e adolescência foram priorizadas nos trabalhos, com diversidade de enfoques teóricos da Psicologia. As intervenções psicológicas relatadas abarcaram propostas terapêuticas e não terapêuticas, individuais e grupais, e transcorreram em ambientes institucionais. Análises comparativas, com amostras obtidas em outras fontes de informação, são desejáveis e encontram-se em andamento.<hr/>This systematic literature review aimed to map the variables associated with the scientific publications about family and community indexed in the database Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). The search was performed using the keywords "family" and "community" and included articles published between 2002 and 2012 (n = 44). The sample was quantitatively and qualitatively analyzed. Overall, the studies were produced in southeastern Brazil, in private institutions of higher learning, with an emphasis on empirical research and experience reports developed by women with multiple authorship. The publications were published in national journals, following editorial criteria recognized by the academic community (Qualis/CAPES). Childhood and adolescence issues were prioritized, with a wide range of psychological theoretical models. The reported psychological interventions encompassed therapeutic and non-therapeutic, individuals and groups, and passed in institutional settings. Comparative analyses with samples from other sources of information are required, which are in progress.<hr/>Esta revisión sistemática tuvo como objetivo mapear las variables relacionadas con la literatura científica sobre la familia y la comunidad, indexados en la base de datos electrónica Periódicos Electrónicos en Psicologia (PePSIC). La búsqueda de información se realizó mediante las palabras clave "familia" y "comunidad" y artículos publicados entre 2002 y 2012 (n = 44). Se realizó tratamiento cuantitativo y cualitativo en la muestra. En general, los estudios fueron realizados en el sureste de Brasil, en las instituciones privadas de educación superior, con énfasis en la investigación empírica, los informes de experiencias desarrolladas por mujeres y en la forma de la autoría múltiple. La producción fue publicada en revistas nacionales, siguiendo los criterios editoriales reconocidos por la comunidad académica (Qualis / CAPES). Se dio prioridad a los trabajos, sobre la niñez y la adolescencia,, producidos con la diversidad teórica de la Psicología. Las intervenciones psicológicas informaron propuestas enfocadas en lo terapéutico y no terapéutico, individual y en grupo, y realizadas en instituciones. El análisis comparativo con muestras de otras fuentes de información son deseables y están en curso. <![CDATA[Escala de Ciúme Romântico (ECR): Evidências Psicométricas de uma Versão Reduzida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200326&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetivou descrever a elaboração da versão reduzida da Escala de Ciúme Romântico (ECR), reunindo evidências de sua adequação psicométrica. Dois estudos foram realizados. No Estudo 1 participaram 301 pessoas com idade média de 29 anos (54,2% mulheres). Estes responderam a ECR e perguntas demográficas. Os resultados apoiaram a adequação psicométrica da ECR, cuja análise de componentes principais mostrou dois componentes (ameaça e não ameaça) com alfas de Cronbach (α) superiores a 0,70. No Estudo 2 participaram 281 pessoas com idade média de 24 anos (51,6% mulheres), as quais responderam o mesmo questionário do estudo prévio. Os resultados da análise fatorial confirmatória endossaram a solução bifatorial, resultando em uma medida breve com 15 itens, cujos fatores também apresentaram αs acima de 0,70. Concluindo, esta parece ser uma medida que apresenta evidências de validade fatorial e consistência interna, podendo ser útil em contextos de pesquisa e clínico.<hr/>This article aims to describe the development of a reduced version of the Romantic Jealousy Scale (RJS), gathering evidence of its psychometric adequacy. Two studies were conducted. Study 1 involved 301 people with a mean age of 29 years (54.2% women), who answered RJS and demographic questions. Results supported the psychometric adequacy of RJS, for which principal component analysis revealed two components (threat and non-threat), showing Cronbach's alphas greater than 0.70. Furthermore, in Study 2, there were 281 participants with a mean age of 24 years (51.6% women), who answered the same questionnaire as in the previous study. Results of confirmatory factor analysis endorsed the two-factor solution, resulting in a reduced measure with 15 items, whose factors also revealed Cronbach's alphas greater than 0.70. In conclusion, RJS seems to be an instrument revealing an evidence of factorial validity and reliability, thereby being useful in both clinical and research contexts.<hr/>Este artículo ha tenido como objetivo describir el desarrollo de la versión reducida de la Escala de Celos Románticos (ECR), reuniendo pruebas de su adecuación psicométrica. Se realizaron dos estudios. En el Estudio 1 participaron 301 personas con edad promedio de 29 años (54,2% mujeres), quienes contestaron la ECR y preguntas demográficas. Los resultados apoyaron la adecuación psicométrica de la ECR, cuyo análisis de componentes principales mostró dos dimensiones (amenaza y no-amenaza), que presentaron alfas de Cronbach (α) superiores a 0,70. En el Estudio 2 participaron 281 personas con edad promedio de 24 años (51,6% mujeres), quienes contestaron el mismo cuestionario del estudio anterior. Los resultados del análisis factorial confirmatorio respaldaron la solución de dos factores, que resultó en una medida corta de 15 ítems, mostrando factores con αs por encima de 0,70. Concluyendo, esta parece ser una medida que presenta evidencias de validez factorial y fiabilidad, pudiendo ser útil en contextos de investigación y clínico. <![CDATA[A Implicação do Afeto na Psicologia do Desenvolvimento: uma Perspectiva Contemporânea]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200342&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto aborda o papel do afeto no desenvolvimento humano, sua implicação na emergência das funções cognitivas superiores, incluindo a linguagem, sua importância como mediador nas relações intersubjetivas e, principalmente, na socialização da criança. Tomamos como referência autores clássicos, como Henri Wallon, e contemporâneos, como Maturana, conjugados sob uma perspectiva desenvolvimentista. Apresentamos, sucintamente, os trabalhos de Daniel N. Stern, cuja teoria da emergência dos sensos de si, compreendidos como perspectivas autônomas para organização da experiência subjetiva, tornou-se referência entre teóricos e clínicos da Psicologia do Desenvolvimento, pela descrição de conceitos tais como a sintonia afetiva, os afetos de vitalidade, a percepção amodal, dentre outros, tão importantes para a compreensão dos processos relacionais humanos. Salientamos, também, as intervenções de base afetiva, visando estimular os processos básicos de interafetividade, compreendidos por serem deficitários em transtornos do desenvolvimento tais como o autismo, enfatizando a sua relevância. Concluímos que a interafetividade é um fator essencial para o desenvolvimento saudável da criança, um agente de socialização, e um poderoso recurso interventivo na clínica.<hr/>This paper examines the role of affect, which is the experience of a feeling or emotion, in human development; its implication in the emergence of higher cognitive functions, including language; its importance as a mediator in interpersonal relationships and, specially, in the socialization of children. Henri Wallon and other contemporaries of his, such as Maturana, have examined this topic from a developmental perspective. This paper advances Daniel N. Stern's theory of the senses of self, understood as autonomous perspectives for organizing subjective experiences as referenced in theoretical and clinical developmental psychology for its description of concepts such as affect attunement, vitality affect, and amodal perception, among others, all very important for the comprehension of human relational processes. Further discussed are interventions based on affect stimulation through basic interaffective processes, known to be deficient in developmental disorders such as autism, emphasizing its relevance. We conclude that interaffectivity is an essential factor for healthy child development, an agent of socialization, and a powerful interventional resource in clinical work.<hr/>En este trabajo se aborda el papel del afecto en el desarrollo humano, su relevancia en la aparición de las funciones cognitivas superiores, incluso el idioma, y su importancia como mediador en las relaciones interpersonales y principalmente la socialización del niño. Apoyamos este trabajo en autores clásicos, como Henri Wallon, y contemporáneos como Maturana, combinados bajo una perspectiva de desarrollo. Presentamos, en pocas palabras, el trabajo de Daniel N. Stern cuya teoría de la aparición de los sentidos de sí mismo, entendidos como perspectivas autónomas de organización de la experiencia subjetiva, se convirtió en una referencia entre teóricos y clínicos de la Psicología del Desarrollo, mediante la descripción de conceptos como la sintonía afectiva, los afectos de vitalidad, la percepción amodal, entre otros, tan importantes para la comprensión de los procesos relacionales humanos. También hacemos hincapié en las intervenciones de base afectiva para estimular los procesos de interafetividad básica, entendiendo que son deficientes en los trastornos del desarrollo, como el autismo, haciendo hincapié en su importancia. Llegamos a la conclusión de que la interafetividad es un factor esencial para el desarrollo saludable del niño, un agente de socialización, y un recurso de gran alcance en la intervención clínica. <![CDATA[Efeitos de Formação Pediátrica para Detecção de Sinais de Problemas de Desenvolvimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200359&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A multicenter study (2004–2008) of clinical Risk Indicators for Child Development (IRDI) created and validated 31 indicators that can be observed in the initial 18 months post birth, with a statistically significant ability to predict developmental problems and psychic risk. Pediatricians were trained to collect data using the instrument. We discuss what remained for the pediatricians by interviewing a pediatrician who attended the course. The interview was analyzed from an institutional discourse perspective, revealing an objective/subjective duality and a split between prior and acquired knowledge. The ward emergency scenario does not provide enough time for a guided look at the indicators; indicators associated with parental function had a greater impact. The course increased his pleasure in his clinical practice, although his prior knowledge was limited. We suggest investigating the extent and limits of the effects of IRDI-oriented training for medical practice.<hr/>De 2004 e 2008, a Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) criou e validou 31 indicadores observáveis nos primeiros 18 meses de vida, com capacidade estatisticamente significativa de predição de problemas de desenvolvimento e predição de risco psíquico. Pediatras foram formados para coletar os dados. Este trabalho discute quais saberes mantiveram-se após sete anos, por meio de entrevista a um pediatra que participou da formação. O material foi submetido a uma análise institucional do discurso. Os resultados apontam que a especialidade técnica prévia do profissional influenciou na forma de apropriação dos indicadores. Há dualidade objetivo/subjetivo e cisão entre o conhecimento prévio e o adquirido na formação. Indicadores foram descaracterizados como ferramenta suplementar reveladora de doenças do hábito. O cenário de urgência da enfermaria não coincide com o tempo necessário para um olhar orientado pelo IRDI; indicadores ligados à função paterna tiveram maior impacto. A formação levou a um ganho de prazer com a realização de consultas. Porém, a ressignificação do conhecimento prévio foi limitada. Sugerem-se investigações a respeito da extensão e dos limites dos efeitos de uma formação orientada pelos IRDIs para a prática médica.<hr/>Entre 2004 y 2008, la Investigación Multicéntrica de Indicadores Clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil (IRDI, por su sigla en portugués) creó y validó 31 indicadores observables en los primeros 18 meses de vida, con capacidad predictiva, estadísticamente significativa, de problemas de desarrollo y riesgo psíquico. Pediatras fueron formados para recolectar los datos. Se discuten cuáles saberes se mantuvieron siete años después de la formación por medio de entrevista a un pediatra que participó del curso. La entrevista fue sometida a un análisis institucional del discurso. Los resultados señalan que la especialidad técnica del profesional influenció en la forma de apropiación de los indicadores. Hubo una dualidad objetivo/subjetivo y en algunas situaciones, se tomaron los indicadores como herramienta reveladora de "enfermedades del hábito", perdiendo así su carácter. Se evidenció que el escenario de emergencia de la enfermería no coincide con el tiempo necesario para una mirada orientada por el IRDI. Indicadores vinculados a la función paterna tuvieron mayor impacto. La formación hizo que las consultas médicas fueran más largas y placenteras, sin embargo, la resignificación del conocimiento previo fue limitada. Se sugieren investigaciones acerca de la extensión y límites de los efectos de la formación requerida por los IRDIs en la práctica médica. <![CDATA[Adolescência e Tendência Antissocial: o <em>Rap</em> como Expressão de uma Privação Emocional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200374&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo objetiva refletir sobre a tendência antissocial no adolescente/jovem, por meio da análise do conteúdo descrito nas letras de músicas de rap brasileiro, as quais em geral surgem carregadas de revolta, inconformismo, denúncias sociais e esperança. A pesquisa se caracteriza como exploratória, documental e qualitativa. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo das letras, e posterior discussão embasada na teoria de Donald Woods Winnicott, buscando nos trechos das músicas indícios referentes a privações ambientais e o sentido que as letras carregam no contexto do comportamento antissocial. Na análise de conteúdo encontraram-se três categorias: a falha ambiental como princípio para a tendência antissocial, a tendência antissocial enquanto esperança de reparação, e o rap para além da música. Nos excertos das letras de rap selecionadas, os comportamentos antissociais mostraram-se enquanto saída emocional encontrada pelos adolescentes/jovens com histórico de privação, fazendo-os adotarem uma conduta desafiadora socialmente como forma de buscar uma contenção externa para reparar a falha vivenciada antes por alguma figura referencial. Conclui-se que o rap se instaurou como solução positiva para a expressão dos sentimentos e a conquista de uma identidade e reconhecimento social frente aos pares.<hr/>This study considers antisocial behavior in adolescents and young people by analyzing the content of the lyrics of Brazilian rap, which generally includes revolt, discontent, social complaint, and hope. The research is characterized as exploratory, qualitative, and documentary. We analyzed the content of letters and further discussion based on the theory of Donald Woods Winnicott, seeking clues in the context of antisocial behavior in verses of songs associated with environmental deprivation and the sense present in letters. Content analysis revealed three categories: environmental failure as a principle for antisocial behavior, antisocial behavior as a hope for repair, and beyond rap music. The antisocial behavior revealed excerpts of selected rap lyrics, while emotional output was found by adolescent/young people with a history of deprivation, causing them to adopt socially challenging behavior as a way of seeking an external wrapping for repairing the failure experienced before by some figure of reference. We conclude that rap is introduced as a way of expressing positive feelings and gaining an identity and social recognition of peers.<hr/>En este estudio se analiza la tendencia de los adolescentes/jóvenes antisociales, mediante el análisis de los contenidos descritos en las letras de rap brasileño, que por lo general viene cargado de angustia, descontento, quejas sociales y esperanza. La investigación se caracteriza por ser exploratoria, cualitativa y documental. En ese sentido, se analizó el contenido de las letras y se discutió sobre la base de la teoría de Donald Woods Winnicott, buscando pistas en los pasajes de canciones relacionadas con la privación del medio ambiente y el sentido que las letras tienen en el contexto de la conducta antisocial. El análisis de contenido encontró tres categorías: insuficiencia del medio ambiente como principio de la conducta antisocial, la conducta antisocial como la esperanza de la reparación, y por último, la música rap. En extractos de selección de letras de rap, el comportamiento antisocial se presentó evidenciando la producción emocional de en adolescentes/jóvenes con antecedentes de privación, quienes adoptan una conducta socialmente desafiante como una manera de buscar una protección externa para reparar el fracaso experimentado por alguna figura de referencia. Llegamos a la conclusión que el rap se introduce como una solución a la expresión de sentimientos positivos y la obtención de una identidad y reconocimiento social contra pares. <![CDATA[Psicologia Social e Etnografia: Histórico e Possibilidades de Contato]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A etnografia pode ser definida como um método de pesquisa qualitativa que visa a descrição e o entendimento integrativo de fenômenos socioculturais presentes em grupos ou comunidades particulares de acordo com os próprios termos e atitudes daqueles que os vivenciam cotidianamente. Ao se voltar especificamente para esta dimensão ao mesmo tempo metodológica e ética da etnografia, o presente artigo adota como objetivo principal a realização de uma reconstituição histórica direcionada à reapropriação desta modalidade de estudos de campo por parte da Psicologia Social norte-americana e brasileira. Para tanto, focaliza um momento e uma instituição específicos: a primeira metade do século XX e a Escola Sociológica de Chicago, a qual aparece pensada aqui a partir de aspectos da vida e da obra de três dos seus principais representantes: Robert Park, George Mead e Donald Pierson. De maneira conclusiva, o artigo debate algumas das especificidades da prática etnográfica e, unindo passado e presente, defende a pertinência da sua utilização na contemporaneidade da pesquisa psicossociológica.<hr/>Ethnography can be defined as a method of qualitative research that aims to gain an integrative description and understanding of sociocultural phenomena presented in particular groups or communities, according to the terms and attitudes of the group's members. Specifically following this simultaneously technical and ethical dimension of ethnography, this article mainly intends to promote a historical reconstitution of the reappropriation of this modality of field studies by both American and Brazilian social psychologists. Therefore, it focuses on a specific time and institution: the first half of the twentieth century and the Chicago School of Sociology, which is considered here through aspects of the lives and works of three of its principal contributors: Robert Park, George Mead, and Donald Pierson. In conclusion, the article debates some of the specificities of ethnographic practice, and bringing together past and present, defends the relevance of its use in present psychosociological research.<hr/>La etnografía puede ser definida como un método de pesquisa cualitativa que visa la descripción y la comprensión integrada de fenómenos socioculturales, presentes en grupos o comunidades particulares, de acuerdo con los propios términos y actitudes que las personas experimentan cotidianamente. Concentrándose específicamente en esta dimensión metodológica y ética de la etnografía, el presente artículo adopta como objetivo principal la realización de una reconstrucción histórica direccionada a la reapropiación de esta modalidad de estudio de campo por parte de la Psicología Social norteamericana y brasileña. Para eso, focaliza un momento y una institución específicos: la primera mitad del siglo XX y la Escuela Sociológica de Chicago, la cual es tomada aquí a partir de aspectos de la vida y obra de tres de sus principales representantes: Robert Park, George Mead y Donald Pierson. De manera conclusiva, el artículo debate algunas de las especificidades de la practica etnográfica y, uniendo pasado y presente, defiende la pertinencia de su utilización en la contemporaneidad de la pesquisa psicosociológica. <![CDATA[Beleza Física e Trabalho Imaterial: do Politicamente Correto à Rentabilização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt o presente estudo resulta de uma pesquisa qualitativa exploratória que objetivou verificar e analisar como a beleza física é vista, e como sua presença/ausência afeta os trabalhadores no cotidiano do trabalho imaterial bancário. Para tanto, realizou-se 12 grupos focais que totalizaram 265 participantes – 134 mulheres e 131 homens – provenientes de uma mesma instituição bancária do setor público. A análise dos resultados seguiu as orientações de Minayo e encontrou respaldo à luz da literatura pertinente que aponta o controle-estimulação, a responsabilização pela conquista e manutenção da beleza física e sua consequente naturalização. Os resultados permitem compreender a beleza física como investimento na carreira, instrumento da gestão gerencialista, definidora da visibilidade/invisibilidade dos corpos, e fonte de sofrimento psíquico. Nesse sentido, a gestão gerencialista se faz notar ao tornar a beleza física rentável. Suas consequências humanas como rejeição, incitação à adesão, impedimentos à ascensão na carreira e sofrimento carecem de divulgação, embora componham o conjunto de elementos relativos à produção de estilos de vida na sociedade líquido-moderna.<hr/>This study is a result of an exploratory qualitative study aimed at verifying and analyzing how physical beauty is perceived and how its presence/absence affects the daily immaterial labor of workers in banking. Therefore, 12 groups were formed with 265 participants —134 women and 131 men—from the same bank in the public sector. This analysis followed the guidelines of Minayo and was supported by relevant literature, highlighting stimulus control, achievement and maintenance of physical beauty, and its consequent naturalization. The results allow us to understand physical beauty as a way of climbing the career ladder, responsible for managerialism, defining the visibility/invisibility of bodies, and a cause of psychological distress. Therefore, the managerialist management is considered to benefit physical appearance. Its human consequences include rejection and adhesion, and it can also act as an obstacle to career progression. It lacks disclosure, although it composes elements associated with lifestyle production (Deleuze, 1998) in the "liquid modern" society.<hr/>Este estudio resulta de una pesquisa exploratoria cualitativa que objetivó verificar y analizar como La belleza física es vista, y como su presencia/ausencia afecta a los trabajadores en el cotidiano del trabajo bancario inmaterial. Se plantearon 12 grupos de enfoque que totalizaron 265 participantes - 134 mujeres y 131 hombres - provenientes de una misma institución bancaria del sector público. El análisis de los resultados siguió las directrices de Minayo con respaldo de la literatura relevante apuntando el control-estimulación, responsable por el logro y mantenimiento de la belleza física y su consecuente naturalización. Los resultados permiten entender la belleza física como una inversión en la carrera, instrumento de gestión empresarial, definiendo la visibilidad/invisibilidad de los cuerpos y fuente de distrés psicológico. En consecuencia, una gestión empresarial se hace notar si se torna una belleza física rentable. Sus consecuencias humanas como rechazo, incitación a la adhesión, impedimentos para elevarse en la carrera que carece de la divulgación, así como componer el conjunto de elementos relativos a la producción de los estilos de vida en la sociedad moderna líquida. <![CDATA[Sentimentos Infantis em Relação à Deficiência Intelectual: Efeitos de uma Intervenção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200423&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa descreveu sentimentos de crianças sem deficiência acerca da deficiência intelectual e analisou os efeitos de um programa informativo sobre eles. Participaram do estudo quarenta crianças de duas salas do segundo ano de uma escola estadual de uma cidade do interior paulista. Uma das salas participou como grupo controle. Todas as crianças passaram por pré e pós-testes, na forma de entrevistas individuais sobre o tema. O grupo experimental participou do programa informativo, composto por treze encontros semanais, de uma hora e meia de duração cada, nos quais foram discutidas as limitações e as possibilidades das pessoas com deficiência intelectual, o atendimento especializado, sua escolarização e aspectos familiares e sociais, utilizando estratégias lúdicas e educacionais variadas. Os dados coletados nas entrevistas foram categorizados e analisados em seu conteúdo. O programa possibilitou um melhor entendimento da deficiência intelectual, diminuiu as confusões com outras deficiências e com doenças a ampliou a percepção das habilidades dos sujeitos com deficiência intelectual. Os sentimentos relacionados à comiseração relatados no pré-teste, porém, não diminuíram com o programa, indicando que as informações não foram suficientes para atuar nessa esfera afetiva. Trabalhos futuros devem considerar tais aspectos e buscar estratégias que atinjam aspectos cognitivos, sociais, afetivos e comportamentais.<hr/>This study described the feelings about intellectual disabilities in children without disabilities and examined the effects of an information program about these. The study included 40 children in two classes in the second year of a state school in a city in São Paulo. One of the classes participated as a control group. All children underwent pre- and post-study tests in the form of individual interviews on the subject. The experimental group participated in the information program comprising weekly meetings lasting 13.5 h in total, in which the limitations and opportunities for people with intellectual disabilities, specialized care, their education, and their family, and social aspects using various recreational and educational strategies were discussed. Data collected from the interviews were categorized and analyzed for their content. The program allowed a better understanding of intellectual disability, reduced confusion with other disabilities and diseases, and increased perception of the abilities of individuals with intellectual disabilities. However, feelings associated with pity reported in the pre-test did not decrease with the program, indicating that the information provided was insufficient for acting on that affective sphere. Future studies should consider these aspects and find strategies for achieving cognitive, social, emotional, and behavioral aspects.<hr/>Este estudio describe los sentimientos de los niños sin discapacidad sobre la discapacidad intelectual y examinó los efectos de un programa de información sobre ellos. El estudio incluyó a cuarenta niños de dos salas de aula del segundo año de una escuela pública en una ciudad en el estado de São Paulo. Una de las salas participó como grupo de control. Todos los niños fueron sometidos a pre-y post-test por medio de entrevistas individuales sobre el tema. El grupo experimental participó en el programa informativo por medio de trece reuniones semanales, de una hora y media de duración, donde se discutieron las limitaciones y posibilidades de las personas con discapacidad intelectual, la atención especializada, su educación y los aspectos familiares y sociales, utilizando estrategias lúdicas y educativas variadas. Los datos recogidos de las entrevistas se clasificaron y se analizó su contenido. El programa permite una mejor comprensión de la discapacidad intelectual, disminuyó las confusiones con otras discapacidades y enfermedades y amplió la percepción de las capacidades de las personas con discapacidad intelectual. Sin embargo, los sentimientos relacionados a la conmiseración reportados en el pre-test, no disminuyeron con el programa, lo que indica que las informaciones no fueron suficientes para actuar en esa esfera afectiva. Futuros trabajos deben tener en cuenta estos aspectos y encontrar estrategias que alcancen los aspectos cognitivos, sociales, emocionales y de comportamiento. <![CDATA[Estresse e <em>Burnout</em> no Trabalho em Oncologia Pediátrica: Revisão Integrativa da Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Profissionais da oncologia pediátrica enfrentam estressores psicossociais no desempenho de suas atividades laborais que os tornam vulneráveis ao burnout. Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura relacionada ao estresse e burnout em profissionais da oncologia pediátrica. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases LILACS, MedLine e PsycINFO com análise da produção científica nacional e internacional relativa ao período de 1998 a 2012. Os resultados apontaram para uma produção científica restrita na área. Houve predominância de estudos voltados à identificação de fatores estressores. Enfermeiros constituíram a população mais frequentemente investigada. Os achados mostram a necessidade de ampliação dos estudos que abordem a relação entre estresse ocupacional e aspectos psicossociais, considerando a relevância desses fatores que perpassam a vivência dos profissionais que cuidam da criança com câncer.<hr/>In performing their activities, pediatric oncology professionals encounter psychosocial stressors, making them vulnerable to burnout. This study aimed to present an integrative literature review associated with stress and burnout in pediatric oncology professionals. The review was performed using LILACS, MedLine, and PsycINFO databases for analyzing national and international scientific literature published in 1998–2012. The results revealed a restricted scientific literature. Studies that aimed at identifying stress factors were prevalent; nurses comprised the most investigated class of subjects. The findings highlighted the need for further studies that address the association between occupational stress and psychosocial factors underlying the experience of health professionals who take care of children with cancer.<hr/>Profesionales de la oncología pediátrica se enfrentan a factores de estrés en el desempeño de sus actividades de trabajo que los hace vulnerables al agotamiento. Este estudio tuvo como objetivo presentar una revisión integradora de la literatura relacionada con el estrés y el burnout en los profesionales pediátricos oncológicos. La revisión de la literatura se realizó en LILACS, MedLine y PsycINFO con el análisis de la producción científica nacional e internacional en el período de 1998-2012. El corpus se compone de 10 artículos, seleccionados según criterios de inclusión y exclusión previamente establecidos. Los resultados muestran predominio de los estudios dirigidos a identificar los factores de estrés. La población de enfermeras fue la más frecuentemente investigada. Los resultados revelan la necesidad de realizar más estudios para abordar la relación entre el estrés laboral y los aspectos psicosociales, teniendo en cuenta la importancia de estos factores que subyacen a la experiencia de los profesionales que se ocupan de los niños con cáncer. <![CDATA[Temas das Brincadeiras de Papéis na Educação Infantil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200457&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é discutir os temas da brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil, revelados por meio de análise conduzida com base nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural. Para Elkonin, na idade pré-escolar a brincadeira atinge o auge de seu desenvolvimento, e se caracteriza pela criação de uma situação imaginária, pela presença de regras e de papéis sociais. Foram observadas situações de brincadeira de crianças de quatro anos e meio a cinco anos e meio em 11 escolas da rede municipal de uma cidade de médio porte do interior paulista. A partir do registro das observações, foram identificadas 27 cenas de brincadeira de papéis. A análise dos dados colhidos confirma a tese de Elkonin de que o desenvolvimento da brincadeira de papéis relaciona-se com o que a criança conhece de sua realidade, e indica a necessidade do estabelecimento de certas condições para que esse desenvolvimento ocorra na Educação Infantil. Nesse sentido, discute-se a necessidade de uma mediação do professor calcada na compreensão da riqueza de implicações que a brincadeira de papéis tem para a formação da pessoa.<hr/>The goal of this paper is to identify themes of role play in Early Childhood Education. The analysis was based on studies of historical-cultural psychology. For Elkonin roleplay in preschool reaches its maximum development when children create an imaginary situation to interpret social roles oriented by rules. We observed role play situations with children from 4 ½ to 5 ½ years old in 11 municipal schools in a medium size city in the state of São Paulo. From the observations, we constructed 27 episodes of role play. The collected data analyses confirm Elkonin's thesis that role play development is related to the child social reality and indicate the necessity to establish certain conditions for this development in early childhood education. To overwhelm this condition, we argue that the teacher's mediation must be grounded on the understanding of the implications that role play has in the formation of children's personality.<hr/>El propósito de este artículo es identificar los temas del juego de roles en la Educación Infantil. El análisis se realizó sobre la base de los estudios de la psicología histórico-cultural. Para Elkonin, en niños de edad preescolar el juego alcanza su máximo desarrollo cuando los niños crean una situación imaginaria de interpretar roles sociales orientados por reglas. Hemos observado situaciones de juego de niños de cuatro años y medio a cinco años y medio en 11 escuelas municipales de una ciudad de tamaño medio del estado de São Paulo. Desde el registro de las observaciones, identificamos 27 escenas de juego de roles. El análisis de los datos recogidos confirma la tesis de Elkonin que el desarrollo del juego de roles se ubica en el conocimiento que los niños tienen de su realidad e indica la necesidad de establecer ciertas condiciones para el desarrollo que se realiza en el preescolar. Argumentamos la necesidad de la mediación basada en la comprensión de la riqueza de las implicaciones que el juego tiene en la formación de la persona. <![CDATA[A Natureza Secreta do Estranho: uma Interpretação Lacaniana da Angústia em Freud]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Psicanálise considera a angústia um afeto fundamental, porque ela é uma condição da constituição do sujeito. Esse afeto sinaliza a existência de uma defesa. No texto O estranho (1919), Freud afirma que a angústia é disparada pelo retorno de algo familiar que foi recalcado. Baseado na obra de Lacan e comentadores, este artigo demonstra que o familiar que retorna na angústia é o Outro real que interpela o sujeito como objeto de gozo. A importância da interpelação do Outro será deduzida de uma evidência linguística fundamental, o fato de que o sujeito é inicialmente o destinatário do discurso. Argumenta-se que o conceito de interpelação do Outro é uma ferramenta capaz de sistematizar o legado freudiano, oferecendo um princípio-chave que permite conceber "a natureza secreta do estranho". O trabalho visa contribuir para uma compreensão ampliada da gênese da angústia, já que encontrar o fator determinante desse afeto é uma tarefa teórica de grande importância.<hr/>Psychoanalysis considers anguish as a fundamental emotion because it is a condition of the constitution of the subject. This emotion signals the existence of defense. In his text The Uncanny (1919), Freud asserts that anguish is triggered by the reappearance of something familiar that has been repressed. Based on the work by Lacan and other authors, this paper demonstrates that the familiar emotion that reappears in anguish is the real Other who interpellates the subject as an object of his enjoyment. The importance of interpellation of the Other will be deduced from fundamental linguistic evidence and the fact that the subject is initially the recipient of the discourse. It is argued that the concept of interpellation of the Other is a tool that can systematize the Freudian legacy as it offers a key principle, allowing us to conceive the secret nature of the uncanny. The paper aims to contribute to a broader understanding of the genesis of anguish because finding the determining factor of this emotion is a theoretically important task.<hr/>El psicoanálisis considera la angustia como un afecto fundamental, ya que es una condición de la constitución del sujeto. Este afecto indica la existencia de una defensa. En el texto Lo ominoso (1919), Freud afirma que la angustia es provocada por el retorno de algo familiar que ha sido reprimido. A partir de la obra de Lacan y comentaristas, este artículo demuestra que el familiar que regresa a la angustia es el Otro real que interpela al sujeto como objeto de goce. La importancia de la interpelación del Otro se deducirá de una evidencia lingüística fundamental, el hecho de que el sujeto es inicialmente el destinatario del discurso. Se argumenta que el concepto de interpelación del Otro es una herramienta capaz de sistematizar la herencia freudiana, ya que ofrece un principio clave que permite concebir "la naturaleza secreta de lo ominoso." El trabajo tiene como objetivo contribuir para una comprensión más amplia de la génesis de la angustia, ya que encontrar el factor determinante de esta afección es una tarea teórica de gran importancia. <![CDATA[Avaliação de Transtornos da Personalidade em Moradores de Rua]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200488&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve com objetivo comparar a prevalência de tendências de personalidade patológicas entre moradores de rua, comparando-as com outros grupos. Foram participantes do estudo três grupos agrupados em moradores de rua, psiquiátricos e não psiquiátricos (universitários). Foi instrumento de coleta de dados, o Inventário Dimensional dos Transtornos da Personalidade (IDTP). Este instrumento possibilitou uma avaliação do perfil das tendências dos transtornos da personalidade. Entre os resultados encontrados, destaca-se a elevação em determinadas escalas do IDTP, sugerindo uma tendência para desconfiança, impulsividade, necessidade de atenção e comportamentos excêntricos na amostra de moradores de rua. Como considerações, apesar de suas limitações quanto ao número de participantes restrito a uma região do país, e delineamento correlacional, que não permitem inferências causais mais seguras, considera-se a importância de novas investigações acerca do problema de saúde mental do morador de rua visando demarcar este campo de atuação de modo que novas políticas públicas baseadas em evidências possam ser traçadas para esta problemática.<hr/>This study aimed to compare the prevalence of pathological personality tendencies among the homeless and compare these to other groups. Study participants were assigned to three groups: homeless, psychiatric, and non-psychiatric (university). The groups were assessed as per the dimensional inventory of personality disorders (DIPD), which allowed an assessment of the trends in personality disorders. Among the findings, there was an increase in certain DIPD scales that suggested tendencies for distrust, impulsivity, a need for attention, and eccentric behavior in the homeless sample. Despite its limited number of participants restricted to one region of the country and its correlational design, which does not allow causal inferences, this study revealed the importance of further research on mental health problems in the homeless so that new evidence-based public policies can be created for addressing them.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo comparar el predominio de las tendencias de personalidad patológica entre las personas sin hogar, en comparación con otros grupos. Los participantes del estudio fueron agrupados en tres grupos de personas: sin hogar, psiquiátricos y no psiquiátricos (universidad). El Inventario de Dimensiones de Trastornos de la Personalidad (IDTP) se utilizó como instrumento de recolección de datos. Este instrumento permitió una evaluación del perfil de las tendencias en los trastornos de personalidad. Entre los resultados, se observó un aumento en ciertas escalas del IDTP, lo que sugiere una tendencia a la desconfianza, la impulsividad, la necesidad de atención y comportamiento excéntrico en la muestra de personas sin hogar. Como contrapartida, a pesar de las limitaciones en el número de participantes, restringidos a una región del país, y el diseño de correlación, que no permite inferencias causales más seguras, se considera importante la investigación sobre el problema de salud mental de búsqueda de personas sin hogar como campo a ser considerado en las nuevas políticas públicas basadas en evidencias del problema. <![CDATA[A Construção do Caso Clínico na Prática Hospitalar: algumas Reflexões Sobre Luto e Toxicomania]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem o intuito de discorrer sobre alguns aspectos encontrados em um atendimento psicológico de orientação psicanalítica realizado em ambiente hospitalar. Neste sentido, propõe, a partir da construção do caso clínico, uma reflexão acerca do tema da toxicomania, considerando a relação estabelecida com a vivência do luto no caso da paciente atendida. Após uma caracterização do luto a partir do olhar psicanalítico, enfatiza-se o recurso da toxicomania alcoólica em sua associação com o desamparo reeditado pela perda de um objeto amado. Reflete-se, então, sobre a singularidade da solução encontrada pela paciente, pela via do recurso ao entorpecimento narcótico, na lida com o desenlace gradativo provocado por sucessivas perdas em sua história de vida. Discorre-se, neste sentido, sobre como a saída pelo desprendimento da realidade representado pela toxicomania configura-se como uma resposta possível do sujeito frente à perda de referências e ao desamparo advindos da destruição de laços sociais.<hr/>The aim of this paper is to discuss some features found in psychological counseling that follows a psychoanalytical approach performed in a general hospital. We believe we can reflect on substance abuse and its association with mourning in the present female patient. After characterization of the mourning from a psychoanalytical viewpoint, we emphasize the resource of alcohol addiction in its association with the abandonment arising from the loss of a loved one. We then discuss the singularity of the patient's solution using narcotic torpidity for dealing with the gradual unraveling caused by successive losses in her life. We consider how the choice to withdraw from reality through substance abuse provides a possible answer to the loss of references and to the abandonment caused by the destruction of some specific bonds.<hr/>El presente trabajo tiene la intención de articular algunos aspectos encontrados en un atendimiento psicológico, orientado por el psicoanálisis, realizado en el ambiente hospitalar. En ese sentido, propone, bajo la construcción del caso clínico, una reflexión sobre el tema de la toxicomanía, considerando la relación establecida con el luto vivido por la paciente en cuestión. Después de hacer una caracterización del luto embasado en la mirada hacia el psicoanálisis, se enfoca en el recurso de la toxicomanía alcohólica asociada al desamparo reeditado por la pérdida de un objeto estimado. Así, se reflexiona acerca de la singularidad de la solución encontrada por la paciente, por vía del recurso del entorpecimento narcótico, como forma de manejar el desenlace gradual causado por las sucesivas pérdidas en su historia de vida. En ese sentido, se habla sobre cómo la salida por el desprendimiento de la realidad representado por la toxicomanía se plantea como una posible respuesta del sujeto frente a la pérdida de referencias y al desamparo proveniente de la destrucción de los lazos sociales. <![CDATA[O Grupo Operativo como Instrumento Terapêutico-Pedagógico de Promoção à Saúde Mental no Trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200515&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é uma síntese das experiências profissionais vivenciadas junto a um grupo operativo constituído por cuidadores do Programa Maior Cuidado, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Apresenta as análises das condições de trabalho enfrentadas por estes profissionais e sua participação na gênese e desenvolvimento de fenômenos psicopatológicos. Esta empreitada permitiu a sistematização de alguns fatores envolvidos na psicodinâmica do adoecimento do trabalhador-cuidador, as possibilidades de superação e as limitações inerentes ao processo. Fundamentou-se em algumas noções de Grupo Operativo de Pichon-Rivière e nas pesquisas em Psicodinâmica do trabalho desenvolvidas por Christophe Dejours.<hr/>The present study analyzes the professional experiences of an operative group composed of caregivers of the Greater Care Program of the City of Belo Horizonte. It presents analyses of the working conditions encountered by these professionals and their participation in the genesis and development of psychopathological phenomena. This contract allowed the systematization of some factors involved in the psychodynamics of illness of the worker or caregiver, the opportunities for overcoming this, and the limitations inherent in the process. It was based on notions of the Operative Group of Pichon–Riviere and research in the psychodynamics of work developed by Christophe Dejours.<hr/>El presente texto es una síntesis de las experiencias profesionales vividas junto a un grupo operativo constituido por los cuidadores del Programa Cuidado Mayor de la Prefectura Municipal de Belo Horizonte. El texto presenta el análisis de las condiciones de trabajo enfrentadas por estos profesionales y su participación en la génesis y desenvolvimiento de fenómenos psicopatológicos. Esta vivencia permitió una sistematización de algunos factores envueltos en la psicodinámica del padecimiento del trabajador-cuidador, las posibilidades de superación y las limitaciones inherentes al proceso. Asimismo, este trabajo se encuentra ancorado en algunas concepciones del Grupo Operativo de Pichón-Rivière y en las pesquisas del trabajo desarrolladas por Christophe Dejours con psicodinámica. <![CDATA[Histórias de Sucesso de Profissionais da Saúde no Tratamento dos Transtornos Alimentares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200528&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é descrever as histórias de sucesso de profissionais de saúde no atendimento de pessoas diagnosticadas com transtornos alimentares, entendendo que essas narrativas criam contraponto aos sentidos mais amplamente propagados na literatura da área que qualificam negativamente esse relacionamento. Participaram seis profissionais de um serviço de assistência ambulatorial em anorexia e bulimia de um hospital-escola. As entrevistas abertas foram analisadas a partir do discurso construcionista social. Os sentidos realçados abordam a ressignificação do paciente considerado difícil, importância do foco na relação profissional-paciente e não nos sintomas dos transtornos, aprendizado do profissional com o paciente, proximidade afetiva nessa relação, busca de alternativas para o embate de verdades entre profissional e paciente, e a psicoterapia para o profissional como abertura para autoreflexividade no atendimento ao paciente. Esses sentidos convidam à transformação do que vai ser considerado melhora e como o profissional participa do seu alcance.<hr/>This article describes success stories of health professionals caring for people diagnosed with eating disorders, revealing that these narratives create a counterpoint to the widely propagated opinions in scientific literature that qualifies this association in negative terms. Six members of the ambulatory healthcare staff of a university hospital who specialized in anorexia nervosa and bulimia were interviewed. The open interviews were then studied using social constructionist discourse analysis. The analysis revealed the following factors: (i) redefining the patients was considered to be difficult, (ii) focusing on the professional–patient relationship and not on the symptoms of the disorders was important, (iii) the professional learning from the patient; (iv) the emotional closeness in this relationship; (v) the search for alternatives to the fight of truths between professional and patient; (vi) and psychotherapy for the professional provide opportunities for reflection on patient care. These factors clarify what is considered health improvement and how the professional participates in this.<hr/>El objetivo es describir las historias de éxito de los profesionales de la salud en el cuidado de las personas diagnosticadas con trastornos de la alimentación, entendiendo que estas narraciones crean un contrapunto de los sentidos más ampliamente propagados en la literatura que califica esta relación como negativa. Seis profesionales de un servicio de atención ambulatoria de la anorexia y la bulimia, en un hospital universitário, participaron del estudio. Las entrevistas abiertas fueron analizadas a partir del discurso construccionista social. El análisis puso de relieve los sentidos de construcción de los pacientes difíciles, la importancia de centrarse en la relación profesional-paciente en lugar de centrarse en los síntomas de los trastornos, el aprendizaje del profesional con el paciente, la cercanía emocional en esta relación, la búsqueda de alternativas al conflicto de verdades entre profesional y paciente, y la psicoterapia del profesional como posibilidad de autoreflexividad en la atención al paciente. Estos sentidos invitan a la transformación con el objeto de mejorar y mayor alcance profesional. <![CDATA[Perfil dos Supervisores de Psicologia em Serviços-Escola Brasileiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Perfil dos supervisores de psicologia em Serviços-Escola Brasileiros (treino/atendimento) Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil demográfico dos supervisores dos cursos de graduação em Psicologia, obtidos pelo projeto de pesquisa intitulado "Serviços-Escola de Psicologia no Brasil", que tinha entre seus objetivos a caracterização dos serviços-escola de psicologia brasileiros. A pesquisa foi disponibilizada on-line em um site da internet específico para a pesquisa, divulgado através de vários meios de comunicação, no qual, o participante em potencial da pesquisa (supervisor, estagiário ou gestor de uma das clinica escolas de Psicologia do Brasil), depois de acessar a pagina e o seu campo específico, informava dados pessoais (sexo e idade), dados institucionais (vínculo de trabalho, tipo de instituição e localização) e dados profissionais (abordagem teórica e tempo de experiência/área). Do total de 846 participantes potenciais apenas 147 eram supervisores de cursos de Psicologia que haviam completado totalmente o questionário e foram, por isso, considerados para presente análise. Os dados coletados, no período de 2008 a 2010, apontaram que a maioria dos respondentes era do sexo feminino (77,6%), tinha idade entre 38 a 45 anos (45,5%), possuía vínculo formal de trabalho (90%) com instituições de ensino privado (56%), localizadas nas Regiões Sul e Sudeste (78%). A Psicanálise figurou como abordagem mais referida (24%) e aqueles que referiam ter mais de 10 anos de experiência em Psicodiagnóstico/Psicoterapia (64,4%). Apesar do tamanho da amostra não ser representativa do perfil dos supervisores brasileiros, os dados obtidos forneceram informações importantes sobre o perfil dos supervisores, peça chave na formação do aluno de graduação.<hr/>Psychology Supervisor Profile on Brazilian Services School (training and attending in Clinical psychology) This study aimed to provide data on the demographic profile of the supervisors of undergraduate courses in psychology obtained from a research project titled "Services School of Psychology (attending and training) in Brazil," which included among its objectives the characterization of services schools of psychology in Brazil. The survey was made available online in a website specific to this research and disseminated through various forms of media communication. Potential participants (supervisors, trainees, or managers of one of the services school of psychology in Brazil), after accessing the site on their specific area, entered their personal data (age and sex), institutional data (employment status and institution type and location) and professional data (theoretical approach and lenght of work in the field). Of the total of 846 potential participants, only 147 were supervisors of psychology courses who had fully completed the questionnaire and were therefore considered for this analysis. The data collected during 2008-2010 revealed that the majority of respondents were female (77.6%) aged 38-45 years (45.5%) with a formal job (90%) within private institutions (56%) and were located in the south and southeast area of the country (78%). The greatest number cited "Psychoanalysis" as their theoretical approach (24%) and had over 10 years of experience in Psycho-assessment/Psychotherapy (64.4%). Although the sample is probably not representative of the profile across Brazil, the data provide important information about supervisors, a key part in the training of undergraduate students.<hr/>Perfil de los supervisores en los Servicios de Atención Psicológica de las Facultades de Psicología Brasileñas Este estudio tuvo como objetivo proporcionar datos sobre el perfil demográfico de los supervisores de los cursos de licenciatura en psicología, obtenidos del "Proyecto Temático Servicios de Atención Psicológica de las Facultades de Psicología en Brasil", para la caracterización de clínicas escuela brasileñas de psicología. La investigación estuvo disponible en línea. El participante informaba sus datos personales (edad y sexo), datos institucionales (situación laboral, tipo de institución y lugar) y los datos profesionales (referencial teórico y el tiempo de experiencia/área). Del total de 846 participantes, sólo 147, supervisores de cursos de psicología, completaron el cuestionario y fueron considerados para este análisis. Los datos recogidos durante los años 2008 y 2010 mostraron que la mayoría de los encuestados eran mujeres (77,6%), tenían 38-45 años de edad (45,5%), tenían un empleo formal (90%) con las instituciones de enseñanza privadas (56%) y estaban ubicados en el Sur y Sudeste (78%) de Brasil. La mayoría consideran tener el psicoanálisis como enfoque (24%) y tener más de 10 años de experiencia en Psicodiagnosis / Psicoterapia (64,4%). Aunque el tamaño de la muestra no es probablemente representativo del perfil de los supervisores brasileños, los datos proporcionan información importante acerca de los supervisores, una parte fundamental en la formación de los estudiantes de licenciatura. <![CDATA[Psicologia nas Emergências: uma Nova Prática a Ser Discutida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200557&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desastres e emergências são eventos desencadeadores de estresse pela exposição a um perigo imediato à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, requerendo assim ações imediatas. A Psicologia foi convidada a compor a resposta a tais contextos, devendo, portanto apropriar-se dos pilares que norteiam as intervenções em emergências, delimitando os objetivos e o conhecimento necessário para tal. O objetivo desta revisão da literatura foi identificar os pressupostos epistemológicos desta prática inovadora a partir da busca em artigos científicos, capítulos de livros e resumos de eventos científicos. Apresenta-se um breve histórico sobre o tema e o panorama atual na America Latina e no Brasil. Discute-se os propósitos da Teoria da Crise, Intervenção em Crise, aliado às ideias postuladas pela Psicologia Positiva. As intervenções calcadas nestes alicerces partem da suposição de que pessoas possuem habilidades para superação de forma positiva dos efeitos da crise, e seu foco é na prevenção do crescimento positivo e da deterioração psicológica, que será facilitada pelo apoio social provido por instituições que potencializem a capacidade autoeficiente dos sobreviventes. A intervenção mais amplamente proposta são os primeiros auxílios emocionais (PAE). A atenção a pessoas que experimentam fatos favoráveis a incapacitações físicas e psicológicas se tornará mais comum, considerando a realidade contemporânea, e a Psicologia deve prover assistência visando fortalecer habilidades de enfrentamento em situações críticas.<hr/>Disasters and emergencies are stressful situations because of exposure to an imminent danger to the physical and emotional integrity of those involved, requiring immediate action. Psychology was considered to decipher answers to such contexts and therefore must own the pillars that guide interventions in emergency situations, setting goals and specifying the required knowledge. The goal of this literature review was to identify the epistemological assumptions of this innovative practice through a survey of scientific articles, book chapters, and abstracts of scientific events. A brief history on the subject is presented along with the current situation in Latin America and Brazil. The purposes of the Theory of Crisis and Crisis Intervention, allied to the ideas postulated by Positive Psychology, are also discussed. Interventions based on these foundations assume that people have skills to positively overcome the effects of the crisis, and the focus is on prevention of positive growth and psychological distress, which will be facilitated by social support provided by institutions that strengthen the survivors' ability to effectively help themselves. Psychological first aid is a widely proposed intervention. Caring for people who experience situations involving physical and psychological distress will become more common, considering contemporary reality, and Psychology should provide assistance aimed at strengthening coping skills in critical situations.<hr/>Desastres y emergencias son situaciones de gran tensión por su exposición a un peligro inminente para la integridad física y emocional de los involucrados, por lo que requiere una acción inmediata. La Psicología fue invitada a componer la respuesta en tales contextos, y por lo tanto debe tener la propiedad de los pilares que rigen las intervenciones en situaciones de emergencia, la definición de los objetivos y los conocimientos requeridos para hacerlo. El objetivo de esta revisión de la literatura fue identificar los supuestos epistemológicos de esta práctica innovadora a través de la búsqueda de artículos científicos, capítulos de libros y resúmenes de eventos científicos. Primero se presenta una breve historia del tema y la situación actual en América Latina y Brasil. Se analizan los propósitos de la Teoría de la Crisis, Intervención en Crisis, aliado a las ideas postuladas por la Psicología Positiva. Las intervenciones basadas en estos conceptos parten del supuesto de que las personas tienen habilidades para superar de forma positiva los efectos de la crisis y la atención se centra en la prevención de un crecimiento positivo y el deterioro psicológico, que será facilitada por el apoyo social próvido por instituciones que fomenten la capacidad autosuficiente de los sobrevivientes. La intervención más ampliamente propuesta es a través de los Primeros Auxilios Psicológicos (PAE). La atención a las personas que sufren hechos favorables a problemas físicos y psicológicos se vuelven más comunes, teniendo en cuenta la realidad contemporánea, y la psicología debe prestar asistencia a fin de fortalecer las habilidades de afrontamiento en situaciones críticas. <![CDATA[Kierkegaard, a Escola da Angústia e a Psicoterapia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200572&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca refletir sobre a relação estabelecida por Soren Kierkegaard, na voz do pseudônimo Vigilius Haufniensis, entre angústia e Psicologia. A Psicologia surge, nesse contexto, como a ciência cuja atmosfera é angústia. Primeiramente, são apresentadas as considerações de Haufniensis sobre a angústia como determinação existencial. Em seguida, exemplificam-se as formas particulares de expressão da angústia por meio de um conto de Grimm, intitulado João sem medo. Observa-se que é da tensão entre o universal e o particular que nasce, por um salto qualitativo, a possibilidade de uma existência singular. Ao considerar o tema angústia como centro de investigação, e tendo como intuito pensar uma proposta de psicoterapia, conclui-se que o pensamento da existência, tal como desenvolvido por Haufniensis, proporciona elementos para a elaboração de uma proposta de psicoterapia que não se ocupe nem em julgar nem em teorizar, mas que sustente a existência como espaço onde tudo aparece como possibilidade.<hr/>This article aims to reveal the association established by Soren Kierkegaard, under his pseudonym Vigilius Haufniensis, between anguish and psychology. The psychology arises in this context as the science whose atmosphere is anguish. First, we present Haufniensis' considerations about anguish as an existential determination. Then, we illustrate anguish-specific expressions through a Grimm's fairy tale called John Without Fear. Notes that it is from the tension between the universal and the particular that arises, by a qualitative leap, the possibility of a singular existence. We considered anguish as the subject of this research to elucidate a proposal of psychotherapy based on the elements provided by Haufniensis. This psychotherapy does not judge nor theorize but sustains the space of existence where everything can appear possible.<hr/>Este artículo trata de una reflexión sobre la relación que se establece, por Soren Kierkegaard en la voz del pseudónimo Vigilio Haufniensis, entre la angustia y la psicología. La psicología se plantea en este contexto, como la ciencia cuya atmósfera es la angustia. En primer lugar se presentan las consideraciones sobre la angustia como una determinación existencial. Entonces ejemplifican a las formas particulares de expresión de la angustia a través de una historia de Grimm, titulada John sin miedo. Se observa que es por medio de la tensión entre lo universal y lo particular que, con un salto cualitativo, nace la posibilidad de una existencia singular. Tomando el tema de la angustia como centro de investigación y que tiene la intención de pensar en una propuesta de la psicoterapia, se concluye que el pensamiento de la existencia, desarrollado por Haufniensis proporciona elementos para la elaboración de una propuesta de psicoterapia que no se ocupa ni en juzgar ni en teorizar, sino mantener la existencia de un espacio en el cual todo aparece como una posibilidad. <![CDATA[Entre Metamorfoses e Sentidos: a Trajetória de um Professor Universitário Afro-Descendente a Partir dos Pressupostos Teóricos da Psicologia Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200584&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta de estudo de caso, buscou analisar, a partir de uma pesquisa em Psicologia Social amparada pelo método de história oral temática, as configurações e contradições dos sentidos do processo identitário do sujeito selecionado: um professor universitário afro-descendente brasileiro. Como muitos afro-descendentes, Hemetério vivencia uma condição de conflito constitutiva em seu processo identitário: ora é alienado pela ideologia do embranquecimento; ora se vê impedido de manifestar-se sobre sua condição racial. Mas quando chamado a se posicionar, ele defende-se diante das discriminações, configurando uma estratégia de resistência ativa e uma atitude racial afirmativa. Esta só se torna possível, quando a ação comunicativa emerge como condição autêntica. Outra questão é a relação estabelecida entre ocultação e revelação dos aspectos raciais de sua identidade e a centralidade do personagem professor, que atua como alicerce de suas elaborações e significações pessoais.<hr/>This case study proposal aimed to analyze, from a research perspective in social psychology supported by the method of thematic oral history, the settings and contradictions of the senses while recruiting subjects. The study was conducted a Brazilian university professor of an African descent. As observed in a large number of people of an African descent, Hemetério experiences conflict in his identity process; at times, he is alienated by the ideology of whitening, and at other times, he finds himself restricted from expressing his racial condition. However, when he is asked to make a stand, he defends himself against discrimination with a strategy of active resistance and an affirmative racial attitude that only becomes possible when the communicative action emerges as an authentic condition. Another issue is the association between concealment and revelation of the racial aspects of identity and centrality of the teach character, which acts as the foundation of his thoughts and personal meanings.<hr/>La propuesta de estudio de casoa buscó analizar, a través de una investigación en psicología social apoyada en el método de la historia oral temática, las configuraciones y contradicciones de los sentidos del proceso de identificación del sujeto seleccionado: un profesor universitario afrodescendiente brasileño. Así como muchos afrodescendientes, Hemetério vive una condición de conflicto constitutiva en su proceso de identidad: a veces alienado por la ideología del blanqueamiento, otras veces se encuentra impedido de expresarse acerca de su condición racial. Sin embargo, cuando se le solicita una posición, él se defiende frente a las discriminaciones, configurando una estrategia de resistencia activa y una actitud racial afirmativa. Esto es posible sólo cuando la acción comunicativa surge como condición autentica. Otro aspecto es la relación que se establece entre el ocultamiento y la revelación de los aspectos raciales de su identidad y la centralidad del carácter docente que actúa como la base de sus significados personales y elaboraciones. <![CDATA[Prática e Formação: Psicólogos na Peritagem em Porte de Arma de Fogo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200599&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o desenvolvimento e a crescente atualização da Avaliação Psicológica como área, prática e formação, os diferentes desafios enfrentados pelos psicólogos atuantes nesta temática têm sido discutidos. É pouco comum, contudo, a discussão das práticas e competências dos profissionais que atuam na Concessão de Porte de Arma de Fogo. Com o objetivo de conhecer estas atividades e este contexto de trabalho, foram entrevistados 14 psicólogos atuantes como peritos em concessão de porte de arma de fogo em um estado do Sudeste, sendo todos do sexo feminino, com idades entre 30 e 60 anos (M = 39,1 anos, DP = 7,1 anos). Os resultados apontam que a falta de formação voltada para a peritagem em porte de arma de fogo, bem como a formação deficitária em Avaliação Psicológica, podem conduzir a percepções negativas dentro deste contexto de atuação. A preocupação burocrática e documental que envolve esta avaliação, a falta de parâmetros para avaliação de perfil dos avaliados e o problema do descrédito do psicólogo como avaliador surgiram como temáticas adjacentes, suscitando a discussão do papel da formação na disseminação de melhores práticas profissionais.<hr/>Of study, practice, and training, the various challenges faced by psychologists working in this area have been discussed. However, discussion of the practice and skills of professionals working in the licensing of firearm usage is unusual. In order to improve understanding of these activities and this study, we interviewed 14 psychologists acting as experts in licensing the possession of firearms in a southeastern state of Brazil. All subjects were female aged 30–60 years (M = 39.1 years; SD = 7.1 years). The results indicate that a lack of training in expertise in possession of a firearm as well as a training deficit in Psychological Assessment may lead to negative perceptions within this context of action. Bureaucratic and documentary concerns surrounding this assessment, the lack of parameters to evaluate candidate profiles, and the problem of discredit of psychologists as evaluators emerged as key themes, leading to a discussion of the role of training in the dissemination of best practices.<hr/>Con el desarrollo y la creciente actualización de la evaluación psicológica como área, la práctica y la formación, se han analizado los diferentes retos que enfrentan los psicólogos que trabajan en este tema. No es habitual, sin embargo, la discusión de la práctica y las habilidades de los profesionales que trabajan en la Concesión de Licencia de Armas. Para conocer estas actividades y su contexto de trabajo, entrevistamos a 14 psicólogos que actúan como expertos en el otorgamiento de la posesión de un arma de fuego en un estado del sudeste, todas ellas mujeres, con edades comprendidas entre 30 y 60 años (M = 39,1 años, SD = 7,1 años). Los resultados indican que la falta de capacitación dirigida a expertos en posesión de un arma de fuego, así como el déficit de formación en evaluación psicológica puede llevar a percepciones negativas dentro de este marco de acción. La preocupación burocrática y el documental que rodea esta evaluación, la falta de parámetros para evaluar el perfil del problema y del psicólogo desacreditado, evaluado como evaluador, surgió como temática subyacente, planteando el debate sobre el papel de la formación en la difusión de las mejores prácticas. <![CDATA[Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Experiência Universitária]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000200613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Buscou-se verificar de que forma o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ou a presença dos sintomas do transtorno, interfere na vida acadêmica de estudantes universitários. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura com os descritores estudantes universitários/college students e TDAH/ADHD nas bases de dados Scielo Brasil, Index Psi, Redalyc, Medline, e PsycARTICLES no período de 2004 a 2014. Foram encontrados 53 artigos e, destes, 15 foram analisados. Os trabalhos visavam apontar as semelhanças e as diferenças entre estudantes universitários com e sem sintomas ou diagnóstico de TDAH quanto a variáveis que podem afetar a experiência universitária, bem como descrever o transtorno nessa população. Os jovens com e sem TDAH tendem a ser semelhantes no que se refere ao autoconceito e ao bem-estar psicológico, mas diferentes quanto à adaptação à universidade e às preocupações com o desempenho acadêmico. Esta revisão oferece um panorama sobre o que já se sabe sobre TDAH em estudantes universitários e sobre a forma como os estudos com esse público têm sido realizados.<hr/>The goal of this study was to verify how the diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) or presence of ADHD symptoms affects the academic experience of college students. A systematic literature review was performed using the keywords "estudantes universitários"/"college students" and "TDAH"/"ADHD" in Scielo Brasil, Index Psi, Redalyc, Medline and PsycARTICLES databases from 2004 to 2014. We found 53 papers and analyzed 15 of them. The study aimed to elicit similarities and differences in variables that can affect the college experience between college students with and without symptoms or diagnosis of ADHD and to describe the disorder in this population. Students with and without ADHD are likely to present no difference regarding self-concept and psychological well-being, although they differ from each other considering college adjustment and concern about academic performance. This review provides an overview of the awareness about ADHD in college students and about the way research has been conducted with this population.<hr/>Se buscó examinar de qué manera el diagnóstico del Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH), o la presencia de los síntomas del trastorno, interfiere en la vida académica de estudiantes universitarios. Se ha llevado a cabo una revisión sistemática de literatura con los descriptores estudiantes universitarios/ college students y TDAH/ADHD en las bases de datos Scielo Brasil, Index Psi, Redalyc, Medline y PsycARTICLES, en el período de 2004 a 2014. Se han encontrado 53 artículos, de los cuales 15 fueron analizados. Los trabajos objetivaban indicar las semejanzas y diferencias entre estudiantes universitarios con y sin síntomas, o diagnóstico de TDAH, respecto a variables que puedan afectar la experiencia universitaria, así como describir el trastorno en esa población. Los jóvenes con y sin TDAH suelen asemejarse en lo que se refiere al autoconcepto y al bienestar psicológico, pero se diferencian respecto a la adaptación a la universidad y a las preocupaciones con el rendimiento académico. Esta revisión ofrece un panorama sobre lo que ya se sabe acerca de TDAH en estudiantes universitarios y sobre la manera como han sido realizados los estudios con ese público.