Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320160004&lang=pt vol. 36 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Presente e Futuro da Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400783&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Influência dos Pares e Educação por Pares na Prevenção à Violência no Namoro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400787&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura aponta que a influência dos pares desempenha um papel importante na compreensão da violência no namoro, e que o uso de educadores ou líderes de pares para encorajar comportamentos saudáveis entre adolescentes tem sido um componente comum em programas preventivos dessa natureza. Por meio de uma revisão narrativa, o presente artigo buscou sumarizar aspectos teóricos relativos à influência dos pares no contexto da violência no namoro, bem como descrever estudos com foco na prevenção à violência no namoro, os quais utilizaram, no todo ou em parte, a estratégia da educação por pares como componente no desenho dessas intervenções. Ao final, são discutidos pontos fortes e limitações dos programas de prevenção à violência no namoro baseados na educação por pares, além de apontar horizontes futuros de pesquisa na área.<hr/>Abstract Literature points out that peer influence plays an important role in the understanding of dating violence, and that the employment of peer educators or peer leaders to encourage healthy behaviors among adolescents has become a common component of such preventive programs. By means of a narrative review, this article aimed to summarize the theoretical aspects of peer influence in this context, as well as to describe studies that have focused in the prevention of dating violence and that have adopted peer education strategies, be it solely or incorporated to others in the design of the interventions. Finally, the strong suits and limitations of dating violence prevention programs based in peer education are discussed, as well as future perspectives for research in the field.<hr/>Resumen La literatura sugiere que la influencia de los pares juega un papel importante en la comprensión de la violencia en el noviazgo, y que el uso de educadores o líderes de pares para fomentar conductas saludables entre los adolescentes ha sido un componente común en los programas de prevención de este tipo. A través de una revisión narrativa, el presente trabajo pretende resumir los aspectos teóricos relativos a la influencia de los pares en este contexto, así como describir los estudios con un enfoque en la prevención de la violencia en el noviazgo, que utilizan, en su totalidad o en parte, la estrategia de educación de pares como un componente en el diseño de estas intervenciones. Al final, se discuten las fuerzas y limitaciones de los programas de prevención de la violencia en el noviazgo basada en la educación entre iguales, mientras que se señala la identificación de futuros horizontes de la investigación en el área. <![CDATA[Satisfação no Trabalho dos Policiais Militares do Rio Grande do Sul: um Estudo Quantitativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Satisfação no Trabalho pode ser entendida como o vínculo afetivo do indivíduo com seu ambiente laboral. A profissão de policial militar é considerada de alto risco, pois ele lida constantemente com a violência, a brutalidade e a morte. Frente a este contexto, esse estudo foi desenvolvido visando identificar o grau de Satisfação no Trabalho dos policiais militares do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa. Os participantes do estudo totalizaram 519 policiais militares pertencentes a quartéis de cidades localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A Escala de Satisfação no Trabalho (EST) foi utilizada como instrumento de pesquisa. No geral, identificou-se que os policiais tendem a sinalizar insatisfação em relação ao trabalho. Dentre as dimensões que compõe a EST, tendem a sinalizar insatisfação em relação ao salário (média: 2,79) e com as promoções (média: 3,03); indiferença (nem satisfeitos e nem insatisfeitos) em relação à chefia (média: 4,42) e à natureza do trabalho (média: 4,37); e, por fim, sinalizam tendência à satisfação em relação aos colegas (média: 5,00). Espera-se com essas evidências contribuir para as futuras decisões organizacionais que impliquem na saúde dos policiais militares e consequente qualidade de vida, da equipe e seus familiares.<hr/>Abstract Job Satisfaction can be understood as the emotional bond of individuals with their work environment (Siqueira, 2008). The military police profession is considered a high risk one because military policemen constantly deal with violence, brutality and death (Costa, Accioly, Oliveira &amp; Maia, 2007). Given this context, this study was developed to identify Rio Grande do Sul military policemen’s degree of satisfaction in their work. We conducted a descriptive research, survey type, with a quantitative approach. 519 military police belonging to cities barracks located in the state of Rio Grande do Sul participated. Siqueira’s (2008) Satisfaction Scale at Work (EST) was used as a research tool. Overall, it was identified that policemen tend to signal dissatisfaction with work. Among the dimensions that make up the EST, they tend to signal dissatisfaction with salary (mean: 2.79) and promotions (mean: 3.03); indifference (neither satisfied nor dissatisfied) in relation to leadership (mean: 4.42) and the nature of work (mean: 4.37); and finally, they tend to signal satisfaction with colleagues (mean: 5.00). We hope that this evidence contributes to future organizational decisions involving a better health of the military policemen and, subsequently, a better quality of life, for both the team and their families.<hr/>Resumen La satisfacción en el trabajo puede ser entendida como el vínculo emocional del individuo con su entorno de trabajo (Smith, 2008). La profesión de policía militar se considera de alto riesgo porque tiene que ver constantemente con la violencia, la brutalidad y la muerte (Costa, Accioly, Oliveira &amp; Maia, 2007). Teniendo en cuenta este contexto, el presente estudio fue desarrollado para identificar el grado de satisfacción en el trabajo de los policías militares de Rio Grande do Sul. Se realizó una investigación descriptiva, tipo encuesta, con un enfoque cuantitativo. Los participantes del estudio fueron 519 policías militares pertenecientes a cuarteles de ciudades ubicadas en el estado de Rio Grande do Sul. La Escala de Satisfacción en el Trabajo (EST) de Siqueira (2008) fue utilizada como herramienta de investigación. En general, se identificó que los policías tienden a indicar insatisfacción con el trabajo. Entre las dimensiones que conforman la EST, las que tienden a indicar insatisfacción son el salario (media: 2,79) y los ascensos (media: 3,03); las que tienden a indicar indiferencia (ni satisfecho ni insatisfecho) son la jefatura (media: 4,42) y la naturaleza del trabajo (media: 4,37); y, finalmente, la que tiende a indicar satisfacción es respecto a los colegas (media: 5,00). Se espera que esta evidencia contribuya a futuras decisiones organizacionales que tengan un impacto en la salud de los policías militares y en la consiguiente calidad de vida, del equipo y de sus familiares. <![CDATA[Melhorando as Estatísticas de Acidentes e Ampliando o Papel dos Psicólogos do Trânsito no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400816&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Due to the mandatory assessment of psychological fitness to drive of prospective drivers, Brazil has a relatively large amount of traffic psychologists. Since, in general, assessment only happens upon first licensing, the task of these psychologists is fairly limited (as is the scope of the assessment itself). Intention and method: this study aims to perform a critical analysis of possibilities to expand the role of psychologists working in the traffic system in Brazil. A systematic review study of databases and international documents was conducted and a scope of activity of psychologists in this area was built. First result statistical data is scattered over many agencies. First conclusion in order to better identify specific tendencies and risk groups in Brazil, statistical data related to accident involvement needs to be better, perhaps centrally, coordinated and consolidated. Second result international research related to three subgroups of drivers that constitute a significantly increased safety risk can inform future directions for traffic psychology in Brazil. Psychological processes that may underlie these risk increases are discussed. Second conclusion two subgroups (young drivers and aggressive drivers) could benefit from more than assessment, they could benefit from specific psychological interventions. The third subgroup (elderly drivers) is expected to increase significantly in the future, which asks for clearer policies, with a significant input form psychologists and psychological research.<hr/>Resumo A avaliação psicológica no Brasil é obrigatória no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que faz com que o país tenha uma quantidade relativamente grande de psicólogos atuando neste segmento. Uma vez que, em geral, a avaliação ocorre somente no momento da obtenção da CNH, a atuação desses psicólogos é limitada (assim como o escopo da avaliação em si). Justificativa e método: este estudo tem por objetivo realizar uma análise crítica das possibilidades de expansão do trabalho dos psicólogos que atuam no sistema trânsito no Brasil. Foi realizado um estudo de revisão sistemática em bases de dados e documentos internacionais, e levantado o escopo de atividades dos psicólogos que atuam nessa área. Primeiro resultado dados estatísticos estão dispersos em diferentes agências. Primeira conclusão a fim de entender melhor tendências específicas e grupos de risco, os dados estatísticos relacionados ao envolvimento em acidentes precisam ser melhor coordenados e consolidados. Segundo resultado pesquisas internacionais relacionadas a três subgrupos de motoristas, que constituem um aumento significativo de risco, podem indicar direções futuras para a psicologia do trânsito no Brasil. Processos psicológicos que possivelmente constituem a base desse aumento de risco são discutidos. Segunda conclusão dois subgrupos (motoristas jovens e motoristas agressivos) poderiam se beneficiar com algo além de uma avaliação, com intervenções psicológicas específicas. É esperado que o terceiro subgrupo (motoristas idosos) aumente significativamente no futuro, o que demanda políticas mais claras, com contribuições significativas de psicólogos e de pesquisas em psicologia do trânsito.<hr/>Resumen La evaluación psicológica en Brasil es obligatoria en el proceso de obtención de la licencia de conducir; así, el país tiene una gran cantidad de psicólogos del tráfico. Una vez que generalmente la evaluación ocurre solamente en la obtención de la licencia, la tarea de estos psicólogos (y también el alcance de la evaluación) es muy limitada. Justificación y método: este estudio tiene como objetivo presentar un análisis crítico de las posibilidades de expansión del trabajo de psicólogos que actúan en el sistema de tráfico en Brasil. Se llevó a cabo un estudio en base de datos y documentos internacionales y se levantó el ámbito de actividad de los psicólogos. Primer resultado : datos estadísticos están dispersos en diferentes agencias. Primera conclusión : para comprender mejor las tendencias específicas y subgrupos de riesgo, los datos estadísticos de accidentes de tránsito necesitan ser mejor coordenados y consolidados. Segundo resultado : investigaciones internacionales relacionadas a tres subgrupos de conductores, los cuales constituyen un aumento significativo de riesgo, pueden indicar direcciones futuras para la psicología del tránsito en Brasil. Se discuten procesos psicológicos que posiblemente forman la base de este riesgo. Segunda conclusión : dos subgrupos (conductores jóvenes y conductores agresivos) podrían tener beneficios con algo más que una evaluación, incluyendo intervenciones psicológicas específicas. Es esperado que el tercer subgrupo (conductores ancianos) aumente significativamente en el futuro, lo que demanda políticas más claras, con contribuciones significativas de psicólogos e investigaciones psicológicas. <![CDATA[Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400831&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A vivência estudantil na universidade é uma questão pouco investigada e discutida, especialmente nos cursos de Psicologia, assim como o sofrimento que pode acompanhá-la, decorrente sobretudo do contato com o sofrimento psíquico de outras pessoas ou os conteúdos acadêmicos mais diretamente relacionados com a subjetividade humana. Este artigo apresenta dados de uma pesquisa cujo objetivo era o levantamento das vivências acadêmicas dos estudantes de Psicologia de uma universidade pública do interior paulista. Na coleta de dados foi utilizado um instrumento, contendo uma questão de identificação sociodemográfica, um conjunto de 20 itens de múltipla escolha (formulado como numa escala do tipo likert de cinco pontos) e cinco questões abertas, que foi respondido por 119 estudantes dos cinco anos do curso. Os resultados, após serem submetidos às análises quantitativa e qualitativa, permitiram verificar que, na Escala Likert, os alunos apresentaram, no geral, percepção favorável do curso. No entanto, nas questões abertas referentes às vivências e ao sofrimento psíquico foram apresentados indicadores explícitos de mal-estar universitário. Na última questão, que indagava sobre a vivência de sofrimento psíquico, 107 dos 119 estudantes responderam afirmativamente. A partir destes dados, se discute a necessidade urgente de ações, tanto por parte dos gestores universitários quanto das entidades que fiscalizam a formação de psicólogos.<hr/>Abstract Academic experiences constitute a poorly discussed and researched subject, which is also truth for the suffering that may go along with such experiences, especially in the psychology courses, as well as the suffering that can accompany them, stemming mainly from contact with the psychic suffering of others or with an academic content more directly related to human subjectivity. This study presents data from a survey whose purpose was to map the academic experiences of psychology students, at a Brazilian public University. A questionnaire containing a question of socio-demographic identification, a set of 20 multiple-choice items (formulated as a Likert scale of five points) and five open questions was used to collect data by 119 students of the five years of the course. The results, after being subject to quantitative and qualitative analysis, allowed to verify, in Likert scale, that the students presented, in general, a favorable perception of the course. However, the open questions relating to experiences and psychological distress presented explicit indicators of university unease. In the last question, that inquired about the experience of psychological distress, 107 of 119 students responded affirmatively. From these data, we discuss the urgent need for action, both by university administrators and by the entities that oversee the training of psychologists.<hr/>Resumen La experiencia de los estudiantes en la universidad es un asunto poco investigado y discutido, sobre todo en los cursos de psicología, así como el sufrimiento que puede acompañarla, derivados principalmente del contacto con el sufrimiento psíquico de los demás, o con contenidos académicos más directamente relacionados con la subjetividad humano. Este artículo presenta datos de una encuesta cuyo objetivo fue estudiar las experiencias académicas de los estudiantes de psicología en una universidad pública de São Paulo. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario que contiene una pregunta de identificación sociodemográfico, un conjunto de 20 preguntas de elección múltiple (formulado como una escala Likert de cinco puntos) y cinco preguntas abiertas que fueron respondidas por 119 estudiantes de los cinco años del curso. Los resultados, después de haber sido objeto de un análisis cuantitativo y cualitativo, permiten verificar, en escala Likert, que los estudiantes presentan, en general, una percepción favorable del curso. Sin embargo, en las preguntas abiertas, relacionadas con las experiencias y los trastornos psicológicos, se presentaron indicadores explícitos de malestar universitario. En la última pregunta, que trataba acerca de la experiencia de sufrimiento psíquico, 107 de 119 estudiantes respondieron afirmativamente. A partir de estos datos, se discute la necesidad urgente de adoptar medidas, tanto por parte de los administradores de la universidad, como por parte las entidades que supervisan la formación de los psicólogos. <![CDATA[O Pré-Natal Psicológico como Programa de Prevenção à Depressão Pós-Parto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400847&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O pré-natal psicológico (PNP) é uma prática complementar ao pré-natal tradicional, voltado para maior humanização do processo gestacional, e se propõe a prevenir situações adversas potencialmente decorrentes desse processo. O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia do PNP na prevenção à depressão pós-parto (DPP) em gestantes de alto risco internadas em um hospital público, em Brasília. Optou-se pelo delineamento metodológico da pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com 10 gestantes de alto risco, sendo que cinco delas participaram do PNP (grupo A) e cinco não participaram do PNP (grupo B). Os instrumentos utilizados foram: perfil gestacional, perfil puerperal, questionário avaliativo, sessões e materiais produzidos no grupo de PNP, Inventário Beck de Depressão e Ansiedade (BDI, BAI) e Escala COX. Foi utilizado como procedimento deste trabalho a análise mista dos resultados. Os resultados foram comparados entre os dois grupos e verificou-se que ambas colaboradoras encontravam-se vulneráveis, apresentando vários fatores de risco, portanto com tendência a desenvolver a DPP, entretanto, somente as colaboradoras do grupo B apresentaram DPP. Esses achados sugerem que o pré-natal psicológico associado a fatores de proteção presentes na história das grávidas pode ajudar a prevenir a DPP. Defende-se que a assistência psicológica na gestação, por meio da utilização do PNP, é importante instrumento psicoprofilático que deve ser implementado como uma política pública em contextos da saúde.<hr/>Abstract The Psychological prenatal program (PNP) is a complementary practice to traditional prenatal toward greater humanization of the gestational process, and aims to prevent potentially adverse situations during pregnancy and postpartum. The objective of the research was to investigate the effectiveness of the PNP in preventing postpartum depression (PPD) in high risk pregnant women in a public hospital in Brasilia. Action research methodology was chosen. The survey was conducted with 10 high-risk pregnant women: 05 of them participated in the PNP held in that maternity (group A) and 05 did not (group B). The instruments used were: gestational profile, puerperal profile, evaluative questionnaire, sessions and materials produced in the PNP group, Beck Depression and Anxiety Inventory (BDI, BAI) and COX Scale. This was a multi-methodological approach. The results were compared between the two groups and it was found that both groups of participants were vulnerable to develop PPD; however, only those in the control group (group B) showed PPD. These findings suggest that prenatal psychological factors associated with protection present in the history of pregnant women may help to prevent PPD. It is argued that psychological assistance during pregnancy, through the use of PNP, is a psycoprophylactic important tool that should be implemented as a public policy at health services and prenatal care.<hr/>Resumen El prenatal psicológico (PNP) es una práctica complementaria a la asistencia prenatal tradicional, volcado a una mayor humanización del proceso de gestación, y tiene como objetivo prevenir situaciones potencialmente adversas durante el embarazo y después del parto. El objetivo del estudio fue investigar la efectividad de la PNP en la prevención de la depresión posparto (PPD) en mujeres que tuvieron embarazo de alto riesgo en un hospital público de Brasilia. Fue elegida la metodología de investigación-acción. La encuesta se llevó a cabo con 10 mujeres que tenían embarazos de alto riesgo; 05 de ellas participaron en el PNP durante su maternidad (grupo A) y 05 no hicieron uso o participaron en el PNP (grupo B). Los instrumentos utilizados fueron: perfil gestacional, perfil puerperal, cuestionario de evaluación, sesiones y materiales producidos en el grupo del PNP, Inventario Beck de Depresión y Ansiedad (BDI, la BAI) y Escala de COX. Fue utilizado como procedimiento de este trabajo el análisis mixto de los resultados. Los resultados de los dos grupos se compararon y se encontró que todos los participantes eran vulnerables a desarrollar PPD; sin embargo, solo aquellos en el grupo control (grupo B) mostraron PPD. Estos hallazgos sugieren que los factores psicológicos prenatales asociados con la protección presente en la historia de las mujeres embarazadas pueden ayudar a prevenir el PPD. Se argumenta que la asistencia psicológica durante el embarazo, a través del uso del PNP, es una herramienta importante que debería implementarse como una política pública en los servicios de salud y atención prenatal. <![CDATA[Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.<hr/>Abstract The aim of this study was to identify what makes college students take part in extracurricular activities, what kind of activities they join, and how they evaluate this experience. The participants were 24 students of Psychology and Economy from a university of Southern Brazil. The information was gathered through private semi structured interviews and was submitted to content analysis. Results showed that students of the sample identify the need to seek knowledge and opportunities to complement their educational background. To do so, they take part in volunteer work, research and extension projects, and internships. In general, participants evaluated extracurricular activities positively, once they make it possible to apply knowledge built in classroom into practice. However, the students face difficulties to join extracurricular activities. We conclude that professional exploration may contribute to students’ engagement with the course as well as to the development of self-taught behaviors, which are useful especially after graduation when students are concerned about joining the labor market.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue identificar lo que induce a los estudiantes universitarios a realizar actividades extracurriculares, en qué tipo de actividades están involucrados y cómo evalúan su participación. Participaron de esta investigación 24 estudiantes de dos carreras (Psicología y Economía) de una universidad del sur de Brasil. Las informaciones fueron recolectadas por medio de una entrevista semiestructurada individual y fueron sometidas a análisis de contenido temático. Los alumnos percibieron la necesidad de buscar conocimientos y oportunidades para complementar su formación. Con este fin, se involucran en trabajo voluntario, proyectos de investigación y extensión, y pasantías. En términos generales, las actividades extracurriculares son evaluadas como positivas, ya que muestran la aplicación de los contenidos estudiados en clase. Sin embargo, los universitarios encuentran dificultades en la búsqueda para encontrar actividades no obligatorias. Se concluye que la exploración profesional puede auxiliar en el involucramiento de los académicos con la carrera, además de ayudar en la maduración de comportamientos autodidactas, que son beneficiosos principalmente para el período después del pregrado, en el que hay la preocupación de insertarse en el mercado laboral. <![CDATA[Relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação e Criatividade: Revisão da Literatura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.<hr/>Abstract The purpose of this study was to examine, through a literature review of empirical articles and experience reports, the scientific literature on the relationship between the use of Information and Communication Technologies (ICT) and creativity in the educational context. The search was conducted on the databases SciELO, Pepsic and Portal CAPES, considering the studies published from 2004 to 2014. According to the pre-established inclusion criteria, 28 articles, distributed in 23 foreign journals, were selected. The year with the highest number of publications was 2012 (n = 6). From the selected researches, none was conducted in Brazil. The investigation scenarios were basic education, higher education, and teacher professional training. Experimental design researches were conducted only in the basic education context. The reviewed studies evaluated a diversity of ICT and, in general, the results indicated a positive relationship between technology and creativity development in the educational context.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue examinar, mediante la revisión de la literatura de artículos empíricos y relatos de experiencia, la producción científica acerca de la relación entre el uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) y la creatividad en el contexto educativo. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos CAPES, teniendo en cuenta los estudios publicados en el período de 2004 a 2014. Fueron seleccionados 28 artículos, distribuidos en 23 revistas extranjeras, que cumplieron los criterios de inclusión preestablecidos. El año con el mayor número de publicaciones fue 2012 (n = 6). De los estudios seleccionados, ninguno fue realizado en Brasil. Los escenarios de investigación fueron la educación básica, la educación superior y la formación del profesorado. Investigaciones con diseños experimentales se llevaron a cabo solo en el contexto de la educación básica. Los estudios revisados examinaron una diversidad de TIC y, en general, los resultados indicaron una relación positiva entre la tecnología y el desarrollo de la creatividad en el contexto educativo. <![CDATA[Preferências Ambientais e Possibilidades de Restauro Psicológico em Campi Universitários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400893&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No cenário urbano, a distribuição da vegetação e seus aspectos de qualidade ambiental repercutem nos modos de vida das populações em termos de saúde e qualidade de vida. O investimento em espaços verdes, com ampla variedade de elementos naturais, pode promover a redução dos níveis de estresse e fadiga mental. Em ambientes universitários, por exemplo, os estudantes sentem-se constantemente fatigados devido às exigências para um bom desempenho. Considerando pesquisas na área de Psicologia Ambiental que têm constatado os benefícios para a saúde provenientes do contato com espaços verdes, esse estudo buscou identificar lugares escolhidos por estudantes para descanso em dois campi universitários brasileiros. Explorou ainda elementos de preferências e percepções ambientais associadas à capacidade restaurativa desses espaços. A entrevista, associada a uma variação da técnica de ambiente fotografado, possibilitou a análise das características desses espaços. As escolhas citadas pelos 50 alunos de cada campus direcionaram a discussão. Os discursos dos discentes revelaram possibilidades de restauro psicológico no ambiente universitário. Em ambos os campi, o contato com espaços verdes abertos pareceu estar associado a momentos de interação entre pessoas e o ambiente, de maneira mais ativa ou mais passiva. No campus 2, as interações com os espaços verdes foram predominantemente ativas, apesar do campus 1 ter área de vegetação mais extensa. Dessa forma, compreende-se que a vivência restauradora se dá na relação pessoa-ambiente e é permeada por sutilezas que perpassam distintas realidades sociais.<hr/>Abstract In the urban context, the distribution of vegetation and its aspects of environmental quality have repercussions on the ways of life of the population in terms of health and quality of life. The investment in green spaces, with wide variety of natural elements, can promote the reduction of stress and mental fatigue levels. In academic environments, for example, students feel constantly fatigued due to requirements for good performance. Whereas research in the environmental psychology area have found the health benefits from the contact with green spaces, this study sought to identify resting places chosen by students in two Brazilian campuses. In addition, the research explored the preferences and environmental perceptions associated with the restorative capacity of these spaces. The interview, associated with a variation of the photographed environment technique, enabled the analysis of the characteristics of these spaces. The choices cited by 50 students from each campus guided the discussion. The speeches of the students revealed psychological restoration possibilities in the college environment. On both campuses, contact with open green spaces appear to be associated with moments of interaction between people and environment, in either a more passive or more active way. On campus 2, interactions with the green spaces were predominantly active, despite the fact that campus 1 has a more extensive green area. Thus, it is understood that the restorative experience takes place in the person-environment relationship and is permeated by subtleties that underlie different social realities.<hr/>Resumen En el entorno urbano, la distribución de la vegetación y sus aspectos de calidad ambiental tienen repercusiones en los modos de vida de la población en términos de salud y calidad de vida. La inversión en espacios verdes, con una amplia variedad de elementos naturales, puede promover la reducción del estrés y los niveles de fatiga mental. En los ambientes universitarios, por ejemplo, los estudiantes se sienten constantemente fatigados debido a los requisitos para un buen rendimiento. Considerando que investigaciones en el área de la psicología ambiental han encontrado los beneficios para la salud del contacto con espacios verdes, este estudio trata de identificar los lugares elegidos por los estudiantes para descansar en dos campus universitarios brasileños. Se exploraron las preferencias y percepciones ambientales asociadas con la capacidad reparadora de los espacios verdes. La entrevista, asociada con una variación de la técnica de ambiente fotografiado, permitió el análisis de las características de estos espacios. Las opciones citadas por 50 estudiantes de cada campus guían la discusión. Los discursos de los estudiantes revelaron posibilidad de restauración psicológica en el ámbito universitario. En los dos campus, el contacto con los espacios verdes abiertos parece estar asociado con momentos de interacción entre las personas y el ambiente, de manera más pasiva o más activa. En el campus 2, las interacciones con los espacios verdes fueron mayormente activas, aunque el campus 1 tiene más extensa zona verde. Por lo tanto, se entiende que la experiencia de restauración se lleva a cabo en la relación persona-ambiente y está impregnada de sutilezas que subyacen a las diferentes realidades sociales. <![CDATA[Notificação da Violência: Percepções de Operadores do Direito e Conselheiros Tutelares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400907&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetivou conhecer os procedimentos e percepções de profissionais que atuam nos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) quanto à notificação da violência envolvendo crianças e adolescentes. Integraram o estudo três conselheiros tutelares, um delegado de polícia e um promotor de justiça. Foram realizadas entrevistas individuais, os resultados foram analisados através da análise de conteúdo e indicaram que a notificação da violência envolve diversos procedimentos, dentre eles, a aplicação de medidas protetivas e a investigação policial. Os resultados também apontaram um aumento de casos sendo notificados pela ferramenta do disque 100 advindos da comunidade e atendidos pelos órgãos de defesa dos direitos. Por outro lado, ainda é pequeno o índice de notificações feitas pelos profissionais de saúde e educação. Torna-se importante promover maior conscientização tanto da sociedade em geral como de profissionais acerca da notificação da violência para que os órgãos competentes possam investigar as notificações e tomar as providências necessárias para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam garantidos.<hr/>Abstract This study aimed to know the procedures and perceptions of professionals who work in the System of Guarantee of Rights (SGR) concerning notification of violence involving children and adolescents. Three child protection agents, one chief of police and one prosecutor participated in the study. Individual interviews were carried out and results were analyzed based on content analysis, indicating that the notification of violence involves several procedures, such as the adoption of protective measures and police investigation. Results also highlighted an increase in the cases notified by the community and attended by the rights advocacy services, through the device “Dial 100”. On the other side, the number of notifications accomplished by health care and education professionals is still minor. Therefore, it is important to promote awareness, both as regards the general community, and the professionals, about the notification of violence, so as to enable the responsible services to investigate the notifications and take the adequate measures to guarantee the rights of children and adolescents.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo conocer los procedimientos y las percepciones de los profesionales que trabajan en los órganos del Sistema de Garantía de Derechos (Sistema de Garantia de Direitos - SGD) sobre la notificación de la violencia que involucra a niños y adolescentes. Formaron parte del estudio tres concejeros tutelares, un comisario y un fiscal de la justicia. Fueron realizadas entrevistas individuales; los resultados fueron analizados mediante análisis de contenido e indicaron que la notificación de la violencia implica varios procedimientos, entre ellos, la aplicación de medidas de protección y la investigación policial. Los resultados también mostraron un aumento de casos que son comunicados por teléfono, a través de la herramienta “Marque 100”; estos casos provienen de la comunidad y son atendidos por los órganos de defensa de los derechos. Por otro lado, aún es pequeño el índice de notificaciones hechas por profesionales de salud y educación. Es importante concienciar, tanto a la sociedad en general, como a los profesionales, sobre la notificación de la violencia, para que los órganos competentes puedan investigar y tomar las medidas necesarias para que los derechos de los niños y adolescentes sean garantizados. <![CDATA[Família, Gênero e Emancipação Psicossocial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400921&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O contemporâneo aponta crises de paradigmas que solicitam mudanças conceituais nas composições familiares, em suas relações e estratégias de poder. Estas mudanças atingem principalmente as mulheres, porém, ainda ocorrem diversos modos de violências contra elas, como as de gênero. Estas análises se mostram presentes na experiência de estágio curricular em Psicologia Clínica, realizada em uma vila periférica por graduando(a)s de Psicologia. Este cenário aponta para regulações e controles sobre os corpos, sexos, sexualidade, gênero e práticas relacionais dentro da própria família, na qual ainda se mantêm estilos de vida restritos a padrões heteronormativos que excluem outros arranjos possíveis de composições familiares e relacionais. Desta forma, queremos problematizar as diversas experiências que despotencializam as mulheres, e também propor uma Psicologia Política de promoção dos direitos sexuais e humanos que contemplem uma vida em que as pessoas possam ter seus desejos e singularidades respeitadas, para que alcancem emancipação psicossocial e tenham acesso à cidadania.<hr/>Abstract Modern times point out paradigm crisis that require conceptual changes in the compositions family, their relationships and power strategies. These modifications affect women in particular, however, there are other several kinds of violence versus women, among them, the ones related to gender. These analysis were studied during the Clinic Psychology curricular apprenticeship, which took place in a suburb, by Psychology undergraduates. This panorama points out to regulations and control over ones’ bodies, sexes, genders, sexualities and other related practices inside their own family, in which heteronormative standards are still kept and other possible types of family formations and relations are excluded. This way we want to problematize the different thoughts that disempower women, and, moreover, the conception of a Political Psychology to promote sexual and human rights, enabling people to find out their own desires and singularities and leading them to social emancipation.<hr/>Resumen Los tiempos modernos señalan crisis de paradigma que requiere cambios conceptuales en la familia, sus relaciones de poder. Estas modificaciones afectan mujeres en particular, sin embargo, hay otros varios tipos de violencia contra las mujeres, las relacionadas con el género. Estos análisis se estudiaron durante el aprendizaje curricular en Psicología Clínica, por los estudiantes de Psicología. Este panorama apunta el control sobre los cuerpos, géneros, sexualidade y otras prácticas relacionadas dentro de propia familia, en el que las normas heteronormativas todavía se mantienen y otros posibles tipos de formaciones de la familia y las relaciones son excluidos. De esta manera queremos problematizar los pensamientos que discapacitan a las mujeres, y, por otra parte, la concepción de una Psicología Política promotora los derechos sexuales y humanos, lo que permite la gente a descubrir sus propios deseos y las singularidades y los lleva a la emancipación social. <![CDATA[Estratégia de Saúde Mental e Atenção Psicossocial para Afetados da Boate Kiss]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400932&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Eventos críticos (EC) são eventos que dão início a uma cadeia de incidentes, resultando em uma situação de desastre, a menos que um sistema de segurança interfira para evitá-lo ou minimizá-lo. Este artigo apresenta um relato de experiência durante um EC em que psicólogas elaboraram a estratégia de gestão da atenção psicossocial e saúde mental decorrente do incêndio na boate Kiss, ocorrido em 2013, na cidade de Santa Maria (RS). O objetivo deste relato de experiência é apresentar e analisar a estratégia elaborada de apoio psicossocial e de saúde mental. Fazendo uso de métodos qualitativos, iniciamos a discussão descrevendo a rede pública de Atenção Psicossocial do município na época em que ocorreu o incêndio. Na sequência, delineia-se uma análise descritiva das medidas tomadas nas primeiras 24 horas após esse evento e, finalmente, apresentam-se as estratégias elaboradas para os meses subsequentes. Para esse relato foram utilizados dados e referências do Sistema Único de Saúde e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, contemplando o panorama nacional no momento da intervenção. Dentre os resultados destacam-se a imprescindibilidade do trabalho articulado no nível loco-regional e o delineamento da avaliação sistemática envolvendo os três entes federados. Atividades e ações elaboradas como resposta foram estruturadas de forma condizente com as necessidades psicossociais do público-alvo, bem como com as diretrizes e políticas (inter) nacionais, enfocando a criação de uma estratégia articulada e sustentável em um curto e médio prazo e visando o bem-estar psicossocial dos afetados.<hr/>Abstract Critical incidents (CI) are events that trigger a series of other incidents resulting in a disaster situation, unless a security system takes place in order to avoid or minimize it. This article presents an experience reported by a group of psychologists responsible for a specific CI: the fire occurred at Kiss nightclub in Santa Maria/RS in 2013, that resulted in the death of 242 people and left many others injured. The objective of this text is to describe and analyze the psychosocial support and mental health strategy elaborated during that event. First, the article shows how Santa Maria´s public mental health network was set at the time of the event. Then, it lists and analyzes the measures adopted in the first 24 hours after the CI. Finally, it discusses the strategy created for the following weeks and months. Data from the Brazilian Unified Health System (SUS) and the National System of Protection and Civil Defense were also used, in order to assist the intervention analysis. The activities proposed at the time not only appeared to be in agreement with the minimum psychosocial needs of the target population, but also aligned with national and international guidelines, that value articulated and sustainable, short and midterm strategies, capable of contributing with the well-being of the citizens.<hr/>Resumen Los incidentes críticos (IC) son eventos que estimulan una cadena de otros incidentes que resultan en una situación de desastre, a menos que un sistema de seguridad se ponga en marcha con el fin de evitar o reducir al mínimo el desastre. Este artículo tiene como objetivo presentar un relato de una experiencia de un grupo de psicólogas que trabajó en una situación de incidente crítico (IC)- el incendio en la discoteca Kiss en Santa María, RS en 2013. El objetivo del texto es presentar la estrategia de apoyo psicosocial y de salud mental elaborado durante ese evento. Con el fin de hacer eso, presentamos, en primer lugar, la red de salud mental pública que existía en Santa María en el momento en que ocurrió el incendio. En segundo lugar, mostramos las medidas adoptadas en las primeras 24 horas después del IC. Finalmente, se discute la estrategia elaborada para las siguientes semanas y meses. Los datos del sistema de salud pública y el Sistema Nacional de Protección y Defensa Civil también se utilizaron para ayudar a analizar la intervención. Los resultados destacan el carácter indispensable de la labor conjunta del nivel local y regional y el diseño de una evaluación sistemática entre los tres entes federales. Las actividades propuestas en el momento estaban en línea con las necesidades psicosociales de la población objetivo y con las directrices nacionales e internacionales, centrándose en la creación de una estrategia articulada y sostenible en el corto y mediano plazo para contribuir con el bienestar de los ciudadanos. <![CDATA[As Possibilidades da Escuta Psicanaliticamente Orientada no Âmbito da Defensoria Pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400946&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo faz uma reflexão sobre a função da escuta psicanalítica em um contexto em que os pedidos de ajuda precisam ser traduzidos em demanda jurídica. A experiência sobre a qual se baseia esta reflexão provém da prática de estágio de alunos do último ano do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso na Defensoria Pública do Estado. Posto que a finalidade da Defensoria Pública é defender os direitos dos cidadãos, o artigo parte da hipótese de que por trás do pedido de garantia de direitos se encontram conflitos de interesses, os quais sinalizam certa dificuldade de quem pede ajuda ao Estado para lidar com os impasses resultantes dos (des)encontros com a alteridade. É essa hipótese que justifica as ideias psicanalíticas mobilizadas neste artigo. A prática dos estagiários de Psicologia, que estimula o fluxo enunciativo do conflito, parece se contrapor à prática dos operadores do Direito, que precisam circunscrever os conflitos em termos jurídicos. Todavia, a experiência vem sinalizando que a escuta psicanalítica, ao promover a circulação da palavra, trabalha no sentido de fazer emergir um sujeito que responde por sua situação, na perspectiva de que a solução técnico-jurídica dada ao conflito possa produzir efeitos de cidadania.<hr/>Abstract This article reflects upon the function of a psychoanalytically oriented listening in a context where the demand for help must be translated into a juridical language. This reflection is based on an experience of a practical curricular training of students from the last year of Psychology undergraduate course at the Federal University of Mato Grosso (Brazil) at the public defender’s office. Given that the goal of the public defender’s office is to ensure the rights of the citizens, this article works on the hypothesis that behind these demands for help there are conflicts of interests which highlights the vulnerability from the ones asking for state assistance to deal with troubles resulted from their (mis)matches with alterity. This hypothesis justifies the psychoanalytical ideas set in motion in this article. The practice of these Psychology students, that elicits an enunciation flow of the conflict, seems to be the opposite of the practice by juridical system operators, who need to translate the conflict into juridical and objective terms. Nonetheless, the experience has been indicating that a psychoanalytically oriented listening, when it comes to promote the circulation of the speech, is capable to work towards the emergence of a subject responsible for its own situation in such a way that the technical-juridical solution given to these kinds of conflicts can operate citizenship effects.<hr/>Resumen Este artículo reflexiona sobre el papel de la escucha psicoanalítica en un contexto en que la demanda por ayuda debe traducirse en una demanda jurídica. La experiencia sobre la cual se basa este análisis proviene de la práctica curricular de los estudiantes del último año de Psicología en la Universidad Federal de Mato Grosso, Brasil, en el contexto de la Defensoría Pública del Estado. Puesto que el propósito de la Defensoría Pública es garantizar los derechos de los ciudadanos, el artículo comienza con la suposición de que detrás de la demanda de garantía de los derechos hay conflictos de interés, lo que indica cierta dificultad de los que piden ayuda al Estado para solucionar las cuestiones que resultan de sus (des) encuentros con la alteridad. Por ese supuesto es que se ha justificado la movilización de ideas psicoanalíticas en este artículo. La práctica de los estudiantes de psicología, que estimula el flujo de enunciación del conflicto, parece oponerse a la práctica de los operadores del campo del Derecho, que necesitan limitar los conflictos a términos jurídicos. Sin embargo, la experiencia ha demostrado que la escucha psicoanalítica, al promover la circulación de la palabra, está trabajando para hacer emerger un sujeto que sea responsable por su situación, en la perspectiva de que la solución técnico-jurídica del conflicto puede producir efectos de ciudadanía.