Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320170001&lang=pt vol. 37 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Saúde, Pesquisa Teórica e Sistema Jurídico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Qualidade de Vida e Valores nas Organizações: Impactos na Confiança do Empregado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os estudos sobre as relações empregado-organização são favorecidos pela compreensão de que recursos humanos são parte fundamental do processo organizacional. A confiança é um aspecto importante nesse processo, podendo influenciar a eficácia e o desempenho organizacionais. Assim, este estudo teve por objetivo verificar o poder de predição da percepção de valores organizacionais e da qualidade de vida no trabalho (QVT) sobre a confiança do empregado na organização. A amostra foi composta por 188 indivíduos formalmente empregados que responderam instrumentos fidedignos e válidos relativos aos construtos investigados. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e análises de regressão múltipla padrão. Os resultados mostraram que as escalas apresentaram índices de confiabilidade adequados para a amostra do estudo. As análises de regressão indicaram que os valores organizacionais e fatores de QVT foram preditores significativos de componentes éticos e competência organizacional. Oportunismo foi explicado somente pelos valores domínio, prestígio e coletividade. Nota-se que os valores, assim como os fatores de QVT, contribuíram de forma diferenciada na explicação das variáveis critério. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar o modelo de investigação dos antecedentes da confiança do empregado na organização visando a melhor compreender a formação deste vínculo.<hr/>Abstract The studies of employee-organization relationships are favored by the understanding that human resources are a key part of the organizational process. Trust is an important aspect in this process and may influence the effectiveness and organizational performance. Thus, this study aimed to verify the predictive power of the perceived organizational values and quality of work life (QWL) on the employee trust in the organization. The sample consisted of 188 formally employed individuals who responded reliable and valid instruments for the constructs investigated. Data were analyzed using descriptive statistics, and analysis of standard multiple regression. The results showed that the scales presented suitable reliability indices for the study sample. Regression analyses indicated that organizational values and QWL factors were significant predictors of organizational competence and ethical components. Opportunism was explained only by domain, prestige and collective values. It was observed that the values, as well as factors of QWL, contributed differently in explaining the criterion variables. The results suggest the need to expand the antecedents’ research model of the employee’s trust in the organization to better understand the formation of this bond.<hr/>Resumen Los estudios acerca de las relaciones empleado-organización son beneficiados por la comprensión de que los recursos humanos son parte fundamental del proceso organizacional. La confianza es un elemento importante en este proceso, pudiendo influir en la eficiencia y en el desempeño organizacional. Por consiguiente, este trabajo tiene como objetivo averiguar el poder de predicción de la percepción de valores organizacionales y de la calidad de vida en el trabajo (CVT) sobre la confianza del empleado en la organización. La muestra fue formada por 188 sujetos empleados que respondieron instrumentos fidedignos y válidos con relación a lo que investigamos. Los datos fueron analizados por medio de estadística descriptiva y análisis de regresión múltiple patrón. Los resultados demostraron que las escalas presentaron índices de confiabilidad adecuados para la muestra del estudio. Los análisis de regresión indicaron que los valores organizacionales y factores de CVT fueron precursores significativos de componentes éticos y de competencia organizacional. Oportunismo fue explicado solamente por los valores de dominio, prestigio y colectividad. Se puede percibir que los valores, así como los factores de CVT, contribuyeron de manera diferenciada en la explicación de las variables criterio. Los resultados sugieren la necesidad de ampliar el modelo de investigación de los precedentes de la confianza del empleado en la organización, buscando comprender mejor la formación de este vínculo. <![CDATA[Depressão em Adolescentes: Revisão da Literatura e o Lugar da Pesquisa Fenomenológica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Atualmente a depressão em adolescentes consiste em um fenômeno complexo e cada vez mais recorrente. Visando identificar e discutir os estudos que estão sendo produzidos sobre este tema, realizamos uma revisão de literatura com base em pesquisas indexadas nos bancos de dados SciELO; Portal de Periódicos da Capes; BDTD; APA; ScienceDirect; Redalyc; Lillacs e MedLine, mediante cruzamento das palavras-chave: depressão e adolescência; depressão em adolescentes; depression in adolescentes; depresión en adolescentes. Foram identificados 247 textos, sendo que, após apreciação baseando-se nos critérios de elegibilidade, restaram 159 estudos. Num primeiro momento, essas pesquisas foram organizadas quantitativamente e, a seguir, por uma análise qualitativa. Os estudos evidenciaram cinco categorias temáticas: sintomas depressivos; fatores associados à variabilidade sintomatológica; eventos estressores e fatores de risco; comorbidades associadas à depressão em adolescentes e depressão e suicídio em adolescentes. Os eixos abordados demonstram que ainda existe muito a discorrer sobre essa forma de adoecimento, em virtude dos múltiplos contornos que a constituem. Destacamos a escassez de trabalhos pautados em uma perspectiva fenomenológica, apesar do gradativo crescimento nos últimos anos. Sugere-se a fomentação, bem como a construção de novos espaços de discussão, no intuito de auxiliar os profissionais que estão envolvidos com essa temática em sua praxis.<hr/>Abstract Actually the depression in adolescents consists of a complex and increasingly recurring phenomenon. To identify and discuss the studies being produced on this topic conducted a literature review based on indexed searches on the banks of SciElo data; Journal Portal Capes; BDTD; APA; ScienceDirect; Redalyc; Lillacs and MedLine, by crossing the keywords: depressão e adolescência; depression and adolescence; depressão em adolescentes; depression in adolescents; depression en adolescents. Identified 247 texts and after assessment based on the eligibility criteria, remaining 159 studies. At first these surveys were organizes quantitatively and then, for a qualitative analysis. The studies evidenced five thematic categories: depressive symptoms; factors associated with symptomatic variability; stressful events and risk factors; comorbidities associated with adolescent depression and depression and suicide in adolescents. The addressed axes show that there is still much to discuss this form of disease, because of multiple contours that constitute it. We highlight the shortage of guided work in a phenomenological perspective, despite the gradual growth in recent years. It is suggested to fostering and building new spaces for discussion, in order to help professionals who are involved with this theme in his praxis.<hr/>Resumen Actualmente la depresión en los adolescentes consiste en un fenómeno complejo y cada vez más recurrente. Identificar y analizar los estudios que se producen en este tema llevó a cabo una revisión de la literatura en base a búsquedas indexadas en las orillas de datos SciELO; Diario Portal Capes; BDTD; APA; ScienceDirect; Redalyc; Lillacs y MedLine, cruzando la depresión palabras clave y la adolescencia; depressão em adolescentes; depression in adolescentes; depresión en adolescentes. Se identificaron 247 textos, y después de una evaluación basada en los criterios de elegibilidad, permaneciendo 159 estudios. Al principio se organizaron estas encuestas cuantitativamente y luego, para un análisis cualitativo. Los estudios mostraron cinco categorías temáticas: síntomas depresivos; factores asociados con la variabilidad sintomática; eventos y factores de riesgo de estrés; comorbilidades asociadas con la depresión en adolescentes y la depresión y el suicidio en los adolescentes. Los ejes abordados muestran que todavía hay mucho que discutir esta forma de la enfermedad, debido a las múltiples contornos que lo constituyen. Destacamos la escasez de trabajo guiado en una perspectiva fenomenológica, a pesar del crecimiento gradual en los últimos años. Se sugiere el fomento y la creación de nuevos espacios para la discusión, con el fin de ayudar a los profesionales que están involucrados con este tema en su praxis. <![CDATA[Perícias Psicológicas em Processos Judiciais Envolvendo Suspeita de Alienação Parental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A alienação parental (AP) é uma forma de abuso emocional que pode estar presente em processos judiciais envolvendo disputas de guarda. Nesse contexto, psicólogos(as) comumente são convocados para perícias e elaboração de laudos psicológicos. Os laudos compõem as provas processuais e podem auxiliar os juízes em sua tomada de decisão. Os objetivos deste estudo foram: (1) verificar os critérios e indicadores de AP considerados pelos psicólogos(as) em perícias incluídas em processos envolvendo guarda de crianças e suspeita de AP; (2) investigar quais os procedimentos de avaliação adotados; (3) avaliar a adequação dos laudos psicológicos emitidos pelos profissionais nomeados pelos juízes tendo como base orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP); (4) verificar se houve concordância entre conclusão do laudo psicológico e da sentença judicial sobre presença/ausência de AP. Foi realizada uma análise documental descritiva, a partir de oito laudos psicológicos, envolvendo dez crianças, que compunham os processos sentenciados ou em andamento que contivessem a suspeita de AP. Os resultados indicaram que: (1) ainda não há consenso entre critérios e indicadores de AP entre os profissionais; (2) entrevistas e testes projetivos foram procedimentos predominantes; (3) nenhum dos oito laudos analisados estava de acordo com as exigências do CFP sobre a elaboração de documentos e (4) juízes e psicólogos posicionaram-se da mesma forma em quatro casos, dois considerando a existência de AP e dois a ausência. Conclui-se que não há um padrão para avaliação de AP adotado pelos psicólogos(as) em perícias e os problemas quanto a adequação de documentos sugerem a necessidade de maior capacitação profissional para atuação na área.<hr/>Abstract Parental Alienation (PA) is a form of emotional abuse that may be present in court cases involving custody disputes. In this context, psychologists may be called to examination and preparation of psychological reports. The reports comprise the processual evidence and can assist the judges in their decision. The objectives of this study were: (1) to check the criteria and PA indicators considered by psychologists in examinations; (2) to investigate the assessment procedures adopted, (3) to assess the adequacy of psychological reports issued by professionals appointed by the judges based on guidelines of the Federal Council of Psychology (FCP); (4) to investigate whether there was agreement between conclusion of the psychological report and the court sentence on PA situation. To this end, a descriptive document analysis was conducted from eight psychological reports, involving ten children, who made up the sentenced processes or in progress with the PA theme. The results indicated that (1) there is no consensus among criteria and AP indicators among professionals; (2) projective interviews and testing procedures were prevalent; (3) none of the eight reports were analyzed according to the FCP requirements on the preparation of documents and (4) judges and psychologists are positioned similarly in four cases, two considering the existence of PA and two considering its absence. We conclude that there is no standard for PA assessment adopted by psychologists and that the problems regarding the suitability of documents suggest the need for further professional training for working in the area.<hr/>Resumen La Alienación Parental (AP) es una forma de abuso emocional que puede estar presente en casos judiciales que involucran disputas de custodia. En este contexto, los psicólogos (as) pueden ser llamados para hacer pericias y preparar informes psicológicos. Los informes componen las pruebas procesales y pueden ayudar a los jueces en su toma de decisiones. Los objetivos de este estudio fueron: (1) revisar los criterios e indicadores de AP considerados por psicólogos (as) en las evaluaciones; (2) investigar cuáles eran los procedimientos de evaluación adoptados; (3) evaluar la adecuación de los informes psicológicos emitidos por profesionales designados por los jueces a las directrices del Consejo Federal de Psicología (CFP); (4) investigar si hubo concordancia entre la conclusión del informe psicológico y la decisión del tribunal sobre la situación de AP. Para ello, un análisis documental descriptivo se realizó entre ocho informes psicológicos, con la participación de diez niños, que componen los procesos sentenciados o en curso con el tema de AP. Los resultados indicaron que (1) no hay consenso entre los criterios e indicadores de AP entre los profesionales; (2) entrevistas y tests proyectivos fueron procedimientos prevalentes; (3) ninguno de los ocho informes fue analizado de acuerdo a los requisitos del CFP en la preparación de documentos y (4) jueces y psicólogos se han posicionado en la misma forma en cuatro casos, dos teniendo en cuenta la existencia de AP y dos su ausencia. Llegamos a la conclusión de que no existe un estándar para la evaluación de AP adoptada por psicólogos (as) y de que los problemas relativos a la idoneidad de los documentos sugieren la necesidad de mayor capacitación profesional para el trabajo en este contexto. <![CDATA[Prática Baseada em Evidências em Psicologia e Idosos: Conceitos, Estudos e Perspectivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo teve por objetivo apresentar o desenvolvimento histórico do movimento da Prática Baseada em Evidências em Psicologia, bem como a integração deste modelo à atuação psicoterápica junto à população idosa. O conceito de prática baseada em evidências é um dos temas que tem sido amplamente discutido na literatura internacional da Psicologia. Nestas discussões, com poucas exceções, compreende-se que a relevância da prática psicoterápica depende intimamente de evidências que indiquem o resultado de suas intervenções. Com a população idosa não deveria ser diferente, contudo, apesar do aumento da procura por serviços clínicos por parte desta faixa-etária, o processo psicoterápico com idosos ainda é pouco discutido pelos profissionais da Psicologia, o que tem produzido incertezas e pouca confiabilidade nas intervenções realizadas. Deste modo, o artigo apresenta o desenvolvimento histórico do conceito de Prática Baseada em Evidências em Psicologia, as influências científicas, clínicas e de associações de classes neste desenvolvimento, bem como a integração deste modelo à prática clínica com a população idosa, demonstrando-se os principais estudos existentes e as perspectivas para a obtenção de evidências empíricas do resultado psicoterápico para esta população.<hr/>Abstract This article aims to present the historical development of the movement of Evidence-Based Practice in Psychology as well as the integration of this model with the psychotherapeutic performance with the elderly. The concept of evidence-based practice is one of the themes that have been more widely discussed in the international literature of psychology. In these discussions, with few exceptions, it is understood that the relevance of psychotherapeutic practice depends intimately of evidence indicating the results of its interventions. With the elderly population should not be different; however, despite the increasing demand for clinical services by this age group, the psychotherapeutic process with elderly people is still little discussed by psychology professionals, which has produced uncertainty and unreliability in interventions. Thus, the article presents the historical development of the concept of evidence-based practice in psychology, the scientific influences, clinical and professional associations in this development, as well as the integration of this model to clinical practice with the elderly, demonstrating the main existing studies and prospects for obtaining empirical evidence of the psychotherapy outcome for this population.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo presentar la evolución histórica del movimiento de la práctica basada en la evidencia en Psicología, así como la integración de este modelo con la actuación psicoterapéutica con los adultos mayores. El concepto de la práctica basada en la evidencia es uno de los temas que ha sido ampliamente discutido en la literatura internacional de la psicología. En estas discusiones, con pocas excepciones, se entiende que la importancia de la práctica psicoterapéutica depende íntimamente de las evidencias que indican los resultados de sus intervenciones. Con la población de edad avanzada no debería ser diferente, sin embargo, a pesar de la mayor demanda de servicios clínicos de este grupo de edad, el proceso psicoterapéutico con personas mayores es todavía poco discutido por profesionales de la psicología, lo que ha producido incertidumbre y falta de fiabilidad en las intervenciones. Así, el artículo presenta el desarrollo histórico del concepto de la práctica basada en la evidencia en psicología, las influencias científicas, profesionales y de asociaciones en este desarrollo, así como la integración de este modelo para la práctica clínica con los adultos mayores, lo que demuestra los principales estudios y perspectivas de obtener evidencia empírica del resultado de la psicoterapia para esta población. <![CDATA[Análise da Produção Científica Brasileira sobre o Teste das Matrizes Progressivas de Raven]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Teste das Matrizes Progressivas de Raven é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência. As pesquisas sobre ele, no Brasil, iniciaram-se na década de 1950 e continuaram a desenvolver-se com o passar dos anos, em maior ou menor escala de acordo com o período. O presente estudo objetivou quantificar e analisar a produção científica brasileira de artigos a respeito do Teste das Matrizes Progressivas de Raven, disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). Foram selecionados e analisados 71 artigos obtidos a partir das palavras-chaves “teste de Raven” e “Raven”. As produções científicas analisadas foram publicadas no período entre 1995 e 2014 e, em sua maioria, eram provenientes da região Sudeste brasileira. Notou-se que a maioria dos artigos referiu o uso do teste de Raven em contextos específicos, e poucos buscaram analisar as qualidades psicométricas do instrumento, evidenciando a demanda de mais estudos sobre as qualidades psicométricas do teste de Raven.<hr/>Abstract The Raven’s Progressive Matrices Test is a non-verbal tool for assessment of intelligence, whose research in Brazil started in the 1950s and continued over the years, to a greater or lesser extent according to the period. This study aimed to quantify and analyze the Brazilian scientific production of articles concerning the Raven’s Progressive Matrices Test, available in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Electronic Journal of Psychology (PePSIC) databases. Seventy-one articles using the keywords “Raven test” and “Raven” were selected and analyzed. The analyzed scientific works were published between 1995 and 2014 and mostly come from the Brazilian southeast region. It was noted that most of the articles reported the use of Raven Test in specific contexts and few sought to analyze the psychometric qualities of the instrument, evidencing the need for more studies on the psychometric qualities of the Raven Test.<hr/>Resumen El Test de Matrices Progresivas de Raven es un instrumento no verbal para evaluación de la inteligencia, cuyas investigaciones en Brasil iniciaron en la década de 1950 y continuaron con el paso de los años, en mayor o menor medida de acuerdo con el período. El presente estudio tuvo como objetivo cuantificar y analizar la producción científica brasileña de artículos sobre el Test de Matrices Progresivas de Raven, disponibles en las bases de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Revistas Electrónicas en Psicología (PePSIC). 71 artículos, obtenidos a partir con las palabras clave “test de Raven” y “Raven” fueron seleccionados y analizados. Las producciones científicas analizadas fueron publicadas en el período entre 1995 y 2014 y provienen, en su mayoría, de la región sudeste brasileña. Se notó que la mayoría de los artículos relataron el uso del test de Raven en contextos específicos, y pocos buscaron analizar las cualidades psicométricas del instrumento, evidenciando la demanda por más estudios sobre las cualidades psicométricas del test de Raven. <![CDATA[Ressignificando a Prática Psicológica: o Olhar da Equipe Multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100078&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo objetivou compreender a prática psicológica através do olhar das equipes de saúde mental. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada e observação sistemática, tendo como participantes dez profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade do Rio Grande do Sul. As entrevistas e as observações foram analisadas através da Análise de Conteúdo Temática. O profissional da Psicologia foi apontado como participativo no serviço, indicando mudanças em relação ao fazer psicológico. Foi evidenciada a importância do profissional da Psicologia como um ator que faz o elo equipe-família-sociedade. A escuta foi apontada como uma especificidade da Psicologia dentro da Instituição. Conclui-se que a prática psicológica retrata novas maneiras de fazer Psicologia na Saúde Mental.<hr/>Abstract The study aimed to comprehend the practice of psychology through the perspective of mental health care teams. A qualitative study was carried out, using semi-structured interviews and systematic observation. Ten health care professionals of two Psychosocial Health Centers of a city in Rio Grande do Sul participated in the study. Interviews and observation were analyzed using Thematic Content Analysis. The psychology professional was pointed out as participatory in the service, highlighting changes regarding the psychological practice. The importance of the psychology professional was evidenced, characterized as a professional whose work relates to the linkage among health care team-family-society. The understanding was highlighted as a specific practice of psychology within the institution. In conclusion, the psychology practice portrays new ways of working with psychology in Mental Health Care.<hr/>Resumen El estudio tuvo como objetivo comprender la práctica psicológica a través de la visión de los equipos de salud mental. Fue realizado un estudio cualitativo, utilizando la técnica de entrevista semiestructurada y observación sistemática, teniendo como participantes diez profesionales de dos Centros de Atención Psicosocial de una ciudad del estado de Rio Grande do Sul. Las entrevistas y las observaciones fueron analizadas a través del Análisis de Contenido Temático. El profesional de la psicología fue indicado como participativo en el trabajo, indicando cambios en relación al quehacer psicológico. Fue evidenciada la importancia del profesional de la psicología como un actor que crea el eslabón equipo-familia-sociedad. La escucha fue señalada como una especificidad de la psicología dentro de la institución. Se concluye que la práctica psicológica retrata nuevas formas de hacer psicología en la Salud Mental. <![CDATA[Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na Prevenção de Luto Complicado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100090&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os cuidados paliativos buscam qualidade de vida baseada principalmente na prevenção e alívio do sofrimento de pacientes que possuem doenças ameaçadoras de vida, englobando as esferas de ordem física, psicossocial e espiritual. Além disso, estende-se ao pós-morte do paciente, oferecendo suporte à família no processo de luto. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender e analisar a formação dos profissionais em relação ao processo de morrer do paciente e as percepções daqueles em relação às suas contribuições para a prevenção de luto complicado da unidade de cuidado. A Teoria do Apego fundamentou teoricamente este estudo. Participaram voluntariamente profissionais de saúde que integram formalmente equipes de cuidados paliativos. Foi utilizado um questionário autoaplicativo para obtenção de dados acadêmicos, profissionais e de cursos realizados, e uma entrevista semiestruturada. A análise das informações colhidas nas entrevistas foi realizada através de transcrição e categorização das mesmas, seguida de análise de conteúdo. Os resultados confirmaram que a formação dos profissionais em relação ao processo de morrer é escassa. Ademais, observou-se que os profissionais de saúde que trabalham em cuidados paliativos possuem comportamentos de apego, os quais são identificados como naturais nesse contexto, o que acaba por dificultar a percepção de que são importantes contribuições para a prevenção de luto complicado da unidade de cuidado. Diante desses resultados, a presente pesquisa trouxe a relevância sobre a necessidade da inserção das temáticas morte e morrer na educação dos profissionais de saúde, o que pode contribuir para melhor assistência à unidade de cuidado nos seus processos de luto.<hr/>Abstract Palliative care seeks quality of life based primarily on prevention and relief of suffering of patients who have life threatening diseases, encompassing physical, psychosocial and spiritual areas. Furthermore, extending the post-mortem patient, it offers support to the family in the grieving process. This qualitative study aimed to understand and analyze the training of professionals in relation to dying patients and their perceptions regarding their contribution to the prevention of complicated grief in the care unit. The Attachment Theory grounded this research theoretically. Volunteer professionals of the palliative care teams participated in this study. A self-administered questionnaire was used to obtain academic and professional data, besides their courses taken, and a semi-structured interview. The analysis of the collected data was done through transcription and categorization, followed by the content analysis. The results confirmed that the training of professionals in relation to the dying process is scarce. Moreover, it was observed that health professionals working in palliative care have attachment behaviors, identified as natural in this context, and that that ends up making it harder to realize that is an important contribution to prevent grief from becoming complicated in the care unit. The results of this research brought out the relevance of the need of inserting themes such as death and dying in the education of the professionals of this field, which can contribute to a better assistance in the care unit in the grieving process.<hr/>Resumen Los cuidados paliativos buscan la calidad de vida basada principalmente en la prevención y el alivio del sufrimiento de pacientes que poseen enfermedades amenazadoras de la vida, incluyendo las esferas de orden físico, psicosocial y espiritual. Además, se extienden más allá de la muerte del paciente y ofrecen apoyo a la familia en el proceso de luto. Esta investigación cualitativa tuvo como objetivo comprender y analizar la formación de los profesionales con relación al proceso de muerte del paciente y las percepciones de aquellos a propósito de sus contribuciones a la prevención del duelo complicado en la unidad de cuidado. La Teoría del Apego fundamentó teóricamente este estudio. Participaron voluntariamente profesionales de salud que integran formalmente equipos de cuidados paliativos. Se utilizó un cuestionario autoaplicativo para obtener datos académicos, profesionales y de cursos realizados y una entrevista semiestructurada. El análisis de las informaciones recogidas en las entrevistas se llevó a cabo a través de su transcripción, categorización y posterior análisis de contenido. Los resultados confirmaron que la formación de los profesionales con relación al proceso de muerte es escasa. Además, se ha observado que los profesionales de salud que trabajan en cuidados paliativos poseen comportamientos de apego que se identifican como naturales en ese contexto, lo que acaba dificultando la percepción de que suponen importantes contribuciones para la prevención del duelo complicado en la unidad de cuidado. Ante estos resultados, la presente investigación destacó la relevancia de la necesidad de incluir las temáticas muerte y morir en la educación de los profesionales de salud, lo que puede contribuir a una mejor asistencia a la unidad de cuidado en sus procesos de luto. <![CDATA[O Vazio de Sentido: Suporte da Religiosidade para Pacientes com Câncer Avançado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pacientes com câncer avançado, muitas vezes, deparam-se com um vazio de sentido, tanto por conta de movimentos externos, como o afastamento e falta de olhar da equipe, de amigos e familiares, quanto por dimensões subjetivas e singulares relacionadas à vivência da doença. Com isso, objetivou-se compreender quais os sentidos que os pacientes constroem para a vivência do adoecimento grave. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, com 12 pacientes com câncer avançado, internados no serviço de Hematologia-Oncologia de um hospital-escola do interior do Rio Grande do Sul, com base em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Verificou-se que os entrevistados buscaram construir um sentido para sua vivência, predominantemente por meio da religiosidade, que lhes ofereceu possibilidades de compreensão, suporte, conforto, sentimento de controle, entre outras construções de significação para a doença. Foi possível perceber que, por vezes, a religiosidade não se mostrou suporte suficiente para o trabalho de construção de significados para o adoecimento. Assim, pensa-se que a religiosidade é capaz de lhes trazer certas explicações e suportes diante do esvaziamento dos sentidos provocado pela doença, contudo, faz-se necessário que outras estratégias sejam construídas para auxiliar o paciente a lidar com as angústias frente à doença e à possibilidade de morte.<hr/>Abstract Patients with advanced cancer face, many times, emptiness of sense, due both to external movements, such as the distance and lack of attention of the health professionals, friends and family, and to subjective and singular dimensions related to the illness experience. Thus, this study aimed to comprehend what are the senses attributed by the patients to the experience of serious illness. Therefore, it was conducted a qualitative, descriptive and exploratory research, with twelve patients with advanced cancer, hospitalized in the division of Hematology-Oncology of an university hospital, in the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through semistructured interviews and the analysis was based in the content analysis. It was found out that the participants tried to build a sense for their experience, mainly through religiosity, that would offer them possibilities of comprehension, support, comfort, sense of control, among other significations for the illness. However, it was shown that, sometimes, religiosity was not a sufficient support in the task of building meanings for the illness. Thus, it is assumed that religiosity is capable of bringing them some answers and support when facing the emptiness of senses caused by the illness; nevertheless, the development of other strategies is necessary in order to assist the patient while dealing with the distress in face of the illness and of the death possibility.<hr/>Resumen Los pacientes con cáncer avanzado, muchas veces, se deparan con un vacío de sentido, tanto por movimientos externos, como el alejamiento y la falta de atención del equipo, amigos y familiares, como por dimensiones subjetivas y singulares relacionadas a la vivencia de la enfermedad. Así, se buscó comprender los sentidos que los pacientes construyen para la vivencia de una enfermedad grave. Para tal fin, se utilizó una investigación descriptiva y exploratoria, de naturaleza cualitativa, realizada con doce pacientes con cáncer avanzado, internados en el servicio de Hematología-Oncología de un hospital-escuela del interior de Rio Grande do Sul. La recolección de datos se realizó con entrevistas semiestructuradas y el análisis a través del análisis de contenido. Se entendió que los entrevistados buscaron construir un sentido para la vivencia, predominantemente por medio de la religiosidad, lo que les ofreció posibilidades de comprensión, sustento, consuelo, sentimiento de control, entre otros. Además, fue posible percibir que, a veces, la religiosidad no se mostró suficiente como sustento para el trabajo de construcción de significados para la enfermedad. Así, se piensa que la religiosidad es capaz de traer ciertas explicaciones y soporte frente a la pérdida de los sentidos provocados por la enfermedad; sin embargo, es necesario que otras estrategias sean construidas para auxiliar al paciente a tratar con las angustias frente a la enfermedad y a la posibilidad de muerte. <![CDATA[Indivíduos Paraplégicos e o Significado Construído para a Lesão Medular em suas Vidas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A aquisição de uma deficiência física implica múltiplas perdas, gerando um processo de luto e de construção de significado para a experiência vivida, além da necessidade de rever o mundo presumido e o direcionamento da vida. O objetivo deste artigo é discutir os significados construídos para a lesão medular traumática em quatro indivíduos paraplégicos, de 18 a 22 anos, assim como o processo de retomada do projeto de vida após a deficiência física. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada e utilizou a análise de conteúdo para o tratamento das informações. Percebeu-se que os significados construídos para o acometimento da lesão medular foram positivos, denotando valorização, superação, aprendizado, descoberta e transformação. Os participantes identificaram situações positivas mesmo em meio a muitas adversidades enfrentadas. Tais significados contribuíram no direcionamento dado ao novo projeto de vida, o qual precisou adequar-se à nova realidade, na condição de paraplégicos. Evidenciou-se, ainda, a importância da reabilitação física e da família como rede de suporte, a necessidade da validação desse luto, o que favorece a elaboração, contribuindo para reorganizar a vida e reinvestir nos planos futuros.<hr/>Abstract The acquisition of a physical disability involves multiple losses, leading to both a grief process and a meaning-making process of the lived experience, besides a need to review the assumptive world and the life’s direction. The purpose of this article is to present a study with four paraplegic individuals, 18-22 years old, their constructions of meaning of a traumatic spinal cord injury and the process of life resumption after the disability. This research adopted a qualitative approach, through semi-structured interviews, and content analysis for the treatment of information. It was noticed that the meanings built from the injury were positive, designating appreciation, overcoming, learning, discovering and transformation. The participants identified positive situations, even when they were facing many adversities. Such meanings contributed to the establishment of new life projects, which were adapted to a new reality of paraplegic condition. The importance of the physical rehabilitation and of the family as a support network, and the need of validating the grief (which favors its development, contributing to reorganize the life and reinvest in future plans) were also evident.<hr/>Resumen La adquisición de una incapacidad física implica múltiples pérdidas, lo que resulta en un proceso de luto y en la construcción de significado para la experiencia vivida, además de la necesidad de revisar el mundo planeado y el rumbo de la vida. Este artículo tiene como objetivo presentar un estudio con cuatro personas parapléjicas, de 18 a 22 años de edad, sobre los significados construidos para la lesión medular traumática, y el proceso de reanudación de su proyecto de vida después de la incapacidad física. La investigación adoptó un enfoque cualitativo, por medio de entrevista semiestructurada, y utilizó el análisis de contenido para el tratamiento de las informaciones. Se observó que los significados construidos para el traumatismo de la médula espinal fueron positivos, denotando valoración, superación, aprendizaje, descubrimiento y transformación. Los participantes identificaron situaciones positivas en medio de muchas adversidades que enfrentaban. Tales significados contribuyeron a dar un nuevo rumbo al proyecto de vida, que tuvo que adaptarse a la realidad actual, en la condición de paraplejia. Se mostró, también, la importancia de la rehabilitación física y de la familia como red de apoyo, la necesidad de validación del luto, lo que favorece la elaboración, contribuyendo para reorganizar la vida y reinvertir en planes futuros. <![CDATA[Os Fundamentos da Técnica da Transferência de 1895 a 1905]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de caráter histórico e teórico, que investigou, de modo pormenorizado, a discussão em Freud sobre a transferência no período que vai de sua primeira descrição clínica até sua conceituação. Partimos do pressuposto de que para problematizar o manejo da transferência na clínica, o modo pelo qual este conceito foi construído é tão elucidativo quanto o seu conteúdo teórico, salientando que a transferência está no cerne do debate sobre a especificidade do método psicanalítico, seu estatuto de cientificidade e sua aplicação em diferentes contextos. Iniciamos com o comentário de sua descrição em 1895. É acompanhada a inserção de acréscimos metapsicológicos nos anos seguintes. Neles, o substantivo transferência vem designar ora o modo de funcionamento energético do psiquismo, ora a lógica causal da etiologia das neuroses. Esses acréscimos ensejam a reformulação da ideia de trauma e esclarecem o papel da fantasia e dos componentes sexuais na constituição dos sintomas. O livro dos sonhos consagra a transferência em uma acepção mais ampla, promovendo uma mudança da ideia de retroação, que recebe um sentido mais próximo ao de atualização. Freud retorna à transferência no sentido descritivo para problematizar a inclusão do analista nas formações do inconsciente do analisando. Depois de localizados os efeitos de duas crises – a dissolução do laço transferencial com Fliess e o impasse no tratamento de Dora – frisamos ao final como a conceituação da transferência acarreta uma mudança na abordagem do fenômeno da sugestão e da técnica da interpretação.<hr/>Abstract This bibliographical research assembles the investigation of historical elements of psychoanalysis with the theoretical study of the transference from its first clinical description until its conceptualization. In reason to discuss the application of transference in the clinic, the investigation of the way in which the concept of transference was built is as instructive as the study of its theoretical content. This paper stresses that the transference is at the heart of the debate about the specificity of the psychoanalytic method, its scientific status and its application in different contexts. It begins with the review of its first description and follows the insertion of metapsychological grafts during the following years, in that the transference is used to designate the energy operating mode of the psyche and the causal logic of the etiology of neurosis as well. These additions impel a reformulation of the trauma idea and clarify the role of fantasy and sexual components in the formation of symptoms. The book of dreams establishes transference in a broader sense and transforms the meaning of the feedback’s idea. Freud returns to the descriptive sense of transference to discuss the inclusion of the analyst in the formations of the unconscious of the one who is being analyzed. So, it highlights the effects of two crises: the dissolution of the transference bond with Fliess and the impasse in Dora’s treatment. To conclude, it points how the first rudiments of the concept of transference provoke a change in the interpretation’s technique and in the approach of the phenomenon of suggestion.<hr/>Resumen Se trata de uno trabajo bibliográfico que combina la investigación de elementos de la historia del psicoanálisis con el estudio teórico de la transferencia, desde su primera descripción clínica hasta su conceptualización. Se parte del supuesto de que, para problematizar su uso en la clínica, la forma en que fue construido el concepto de transferencia es tan instructiva como su contenido teórico. Se hace notar que la transferencia está en el centro del debate sobre la especificidad del método psicoanalítico, su condición científica y su aplicación en diferentes contextos. Se inicia con el rescate de su descripción en 1895. A continuación, el artículo sigue la adición de injertos metapsicológicos en los años siguientes. En ellos, la transferencia nomina tanto el modo de funcionamiento energético de la psique como la lógica causal de la etiología de las neurosis. Estas adiciones contribuyen para una revisión de la idea de trauma y aclaran el papel de la fantasía y de los componentes sexuales en la formación de los síntomas. El libro de los sueños establece la transferencia en un sentido más amplio. Freud entonces discute la inclusión del analista en las formaciones del inconsciente de quien está siendo analizado. Se señala el efecto de dos crisis: la disolución del vínculo de transferencia con Fliess y el callejón sin salida en el tratamiento de Dora. Al final, se afirma que los rudimentos de un primer concepto de transferencia implica un cambio en el enfoque del fenómeno de la sugestión y de la técnica de la interpretación. <![CDATA[Potencialidade do Lúdico como Promoção de Bem-Estar Psicológico de Pacientes em Hemodiálise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A insuficiência renal crônica é um problema da saúde pública e a hemodiálise é um tratamento invasivo e desgastante, do qual os pacientes relatam sentimentos de impotência e dependência. A pesquisa teve como objetivos propor atividades lúdicas e relaxamento durante sessões de hemodiálise e investigar opinião dos pacientes sobre o trabalho, bem como conhecer vivências e percepções quanto à doença e tratamento. Método Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um hospital geral da região da Baixada Santista – litoral sul de São Paulo – com grupos de pacientes durante as sessões de hemodiálise, na qual se realizaram atividades lúdicas, relaxamento e visualização, entrevista em profundidade e aplicação de escala Likert. As entrevistas foram categorizadas pelo método de análise de conteúdo do tipo temática. Resultados Foram realizados quatro grupos envolvendo um total de 13 participantes, com idades entre 20 e 70 anos, de ambos os sexos, com tempo de hemodiálise que variou de um mês a dois anos. Conclusão Relato dos participantes sobre as atividades propostas indicam que houve melhora relativa do humor e que elas contribuíram para melhor enfrentamento da situação de imobilidade e ociosidade durante as sessões de hemodiálise, além de permitirem a expressão de necessidades subjetivas singulares.<hr/>Abstract Chronic renal failure is a public health problem and hemodialysis is considered an invasive and exhausting long-term process. Patients usually report feelings of helplessness and dependence, and ludic activities might provide involvement, joy and pleasure. Objectives To propose ludic activities, to investigate patients’ opinions about these activities, and to understand patients’ experience regarding disease and treatment. Method This was a qualitative study conducted in a general hospital in the metropolitan area of Santos, Brazil, with groups of patients during hemodialysis sessions, where ludic activities, relaxation and visualization, in-depth interviews and application of a Likert scale were performed. The speeches were categorized by the method of content thematic analysis. Results We had four groups involving 13 participants, aged between 20 and 70 years, of both sexes. Conclusion The proposed activity is a positive factor for mood improvement and contributed to better cope with the situation of immobility and idleness, mobilizing objectively and subjectively, and in addition, allowing the expression of emotions in a constructive way, revealing patients’ unique needs and idiosyncrasies.<hr/>Resumen La enfermedad renal crónica es un problema de salud pública y la hemodiálisis es un tratamiento invasivo y agotador del que los pacientes reportan sentimientos de impotencia y dependencia. La investigación tuvo como objetivo ofrecer actividades lúdicas y de relajación durante las sesiones de hemodiálisis, investigar la opinión de los pacientes acerca de la propuesta de trabajo y conocer las experiencias y percepciones acerca de la enfermedad y el tratamiento. Método se realizó un estudio cualitativo en un hospital general en la región de Santos - costa sur de São Paulo - con grupos de pacientes durante las sesiones de hemodiálisis, en las que se realizaron actividades lúdicas, de relajación y de visualización, entrevistas en profundidad y la aplicación de la escala de Likert. Las entrevistas fueron categorizadas por el análisis de contenido temático. Resultados cuatro grupos con un total de 13 participantes, con edades comprendidas entre 20 y 70 años, de ambos sexos, con una duración de hemodiálisis que osciló entre un mes y dos años. Conclusión la opinión de los participantes sobre las actividades propuestas fue que produjeron una relativa mejora del estado de ánimo y ayudaron a enfrentar la situación de inmovilidad e inactividad durante las sesiones de hemodiálisis, permitiendo la expresión de necesidades individuales subjetivas. <![CDATA[Laicidade e Conselho Federal de Psicologia: Dinâmica Institucional e Profissional em Perspectiva Jurídica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apesar de vivermos em um estado laico, têm crescido no Brasil iniciativas pela inclusão de conteúdos religiosos em medidas estatais e até mesmo na organização do Estado. Estes movimentos permeiam inclusive os debates com relação à atuação de conselhos de fiscalização profissional, como é o caso do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Delicado e desafiador, tal contexto exige clareza intelectual e postura política democrática. Assim, este artigo busca examinar os fundamentos e o modelo da laicidade constitucional no Brasil e refletir sobre as consequências desse modelo para a vida institucional e a fiscalização profissional do CFP, contribuindo, portanto, para ampliar o debate acadêmico sobre o tema. Ademais, a presente pesquisa, de caráter teórico, se mostra socialmente relevante na medida em que a adoção de posturas democráticas nos debates públicos atuais como a “cura gay”, a “ideologia de gênero”, as políticas públicas de saúde e o credenciamento de cursos de graduação em Psicologia perpassa pela compreensão do conceito de laicidade e da sua aplicação ao CFP.<hr/>Abstract Although we live in a secular state, initiatives for the inclusion of religious content in state measures and even in the state organization have been growing in Brazil. These movements permeate even the debates regarding the activity of professional supervisory boards, such as the Federal Council of Psychology (CFP). Delicate and challenging, this context requires intellectual clarity and democratic political stance. Therefore, this article aims to examine the fundamentals and the constitutional laicity model in Brazil and to reflect on the consequences of this model for the institutional life and the professional supervision of the CFP, contributing thus to expand the academic debate on the theme. Moreover, this theoretical research is socially relevant because of the fact that the adoption of democratic attitudes in the current public debate as the “gay cure”, “gender ideology”, public health policies and accreditation of degree courses in psychology pervades the understanding of the concept of laicity and its application to the CFP.<hr/>Resumen A pesar de que vivimos en un estado laico, han crecido iniciativas en Brasil en el sentido de incluir contenido religioso en las medidas estatales e incluso en la organización estatal. Estos movimientos permean inclusive los debates con respecto a la actuación de los consejos de supervisión de profesionales, como el Consejo Federal de Psicología (CFP). Delicado y difícil, este contexto requiere claridad intelectual y postura política democrática. Por lo tanto, este artículo tiene por objeto examinar los fundamentos y el modelo de laicidad constitucional en Brasil y reflexionar sobre las consecuencias de este modelo para la vida institucional y la supervisión profesional del CFP, lo que contribuye a ampliar el debate académico sobre el tema. Además, la presente investigación, de carácter teórico, se muestra socialmente relevante en la medida en que la adopción de actitudes democráticas en los debates públicos actuales como la “cura gay”, “ideología de género”, políticas de salud pública y acreditación de cursos de pregrado de psicología, pasa por la comprensión del concepto de laicidad y su aplicación al CFP. <![CDATA[Transtorno Alimentar e Transmissão Psíquica Transgeracional em um Adolescente do Sexo Masculino]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100176&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A anorexia nervosa (AN) é um transtorno alimentar de etiopatogenia multifatorial. Cuidados maternos e a configuração vincular mãe-filho são considerados fatores primordiais para o desenvolvimento psicoemocional e podem influenciar no aparecimento e curso do transtorno. Este estudo teve por objetivo investigar a transmissão psíquica dos cuidados em três gerações de uma família que tinha um de seus membros acometidos, buscando identificar os conteúdos transmitidos transgeracionalmente e suas possíveis relações com o desenvolvimento da AN. Foram entrevistados três membros de uma família: avó materna, mãe e filho de 15 anos com diagnóstico de AN. Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista semiestruturada e analisados a partir do referencial teórico da transmissão psíquica transgeracional. Os resultados apontam uma dinâmica familiar marcada por figuras femininas dominantes e ausência de figuras masculinas com quem o adolescente pudesse se identificar. Insatisfação corporal, restrições alimentares e preocupação intensa com o corpo permeiam as três gerações estudadas, porém essas manifestações tornam-se sintomáticas na terceira geração, com o desenvolvimento do transtorno. Os dados corroboram a necessidade de incluir os familiares no tratamento para torná-los conscientes dos processos psíquicos envolvidos, permitindo que a família se reorganize emocionalmente e possa elaborar os conteúdos latentes transmitidos na cadeia intergeracional.<hr/>Abstract Anorexia nervosa (AN) is an eating disorder (ED) of multifactorial etiopathogeny. Maternal care and mother-child link configuration are critical factors for psycho-emotional development and can influence the onset and course of this disorder. This study aimed to investigate the psychic transmission of care in three generations of a family that had one of their members affected by AN in order to identify the transgenerational transmitted contents and their possible relationship with the development of AN. Three members of a family were interviewed: maternal grandmother, mother and a male adolescent diagnosed with AN. Data were collected through semi-structured interview scripts and analyzed from the theoretical framework of transgenerational psychic transmission. Results show a family dynamic marked by imposing and dominant female figures, and absence of male figures with whom the adolescent could identify himself. Body dissatisfaction, dietary restrictions and intense preoccupation with the body permeate the three generations studied, but only became symptomatic in the third generation, with the development of the disorder. Data support the need to include family members in the treatment to make them aware of the psychic processes involved, allowing the family to reorganize emotionally and elaborate the latent contents transmitted in the intergenerational chain.<hr/>Resumen La anorexia nerviosa (AN) es un trastorno de la alimentación de etiología multifactorial. Los cuidados maternos y la configuración del enlace entre madre e hijo son factores críticos para el desarrollo psicoemocional y pueden influir en la aparición y el curso de la enfermedad. Este estudio tuvo como objetivo investigar la transmisión psíquica de los cuidados en tres generaciones de una familia que tuvo a uno de sus miembros afectado por la enfermedad, tratando de identificar los contenidos transmitidos entre las generaciones y su posible relación con el desarrollo de la AN. Fueron entrevistados tres miembros de una misma familia: abuela, madre e hijo de 15 años con diagnóstico de AN. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas y analizados a partir del marco teórico de la transmisión psíquica transgeneracional. Los resultados muestran una dinámica familiar marcada por figuras femeninas dominantes y escasez de figuras masculinas con las que el adolescente pudiera identificarse. La insatisfacción corporal, las restricciones en la dieta y la intensa preocupación por el cuerpo impregnan las tres generaciones estudiadas, pero estas manifestaciones se vuelven sintomáticas en la tercera generación, con el desarrollo de la enfermedad. Los datos apoyan la necesidad de incluir a miembros de la familia en el tratamiento para que sean conscientes de los procesos psíquicos involucrados, por lo que la familia puede reagruparse emocionalmente y elaborar los contenidos latentes de la transmisión psíquica entre las generaciones. <![CDATA[Os Usos de Simuladores Durante a Formação Profissional para a Condução de Transportes Rodoviários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teórico pretende contribuir com o debate sobre o uso de simuladores nos processos de formação para os profissionais de transporte terrestre rodoviário. Nesse tipo de transporte no Brasil ocorrem muitos acidentes, configurando-se em um problema de saúde pública. Procurou-se analisar criticamente, a partir da produção acadêmica sobre uso de simuladores, suas potencialidades em situações de formação para condutores profissionais. A partir de uma perspectiva ergológica, que permite a articulação com outras clínicas do trabalho, também utilizadas, o artigo tem como objetivos: discutir as características que conformam a atividade de condução, fazer uma análise dos pressupostos epistemológicos subjacentes às pesquisas e treinamentos que usam simuladores e articular criticamente tais pontos para avaliar a pertinência do uso de simuladores em processos de formação profissional. Evidenciou-se que os processos de formação profissional mediado pelo uso de simuladores podem ser pertinentes para a grave situação do trânsito brasileiro, embora se reconheça ausência de pesquisas nacionais sobre a temática, bem como alguns possíveis limites da perspectiva epistemológica utilizadas nas pesquisas internacionais, afetando a eficácia deste uso.<hr/>Abstract This theoretical study aims to contribute to the debate on the usagee of simulators in the training processes of road land transportation professionals. Many accidents occur in this type of transportation in Brazil, constituting a public health problem. Simulators usage and its potentialities were critically analyzed, from the academic literature on simulators usage, in professional driving training situations. From an ergological perspective, which allows the articulation with the approach of others clinics of work, that were also used, the article aims to describe the characteristics that mold the driving activity, to analyze the epistemological assumptions underlying the research and training using simulators, and to critically articulate these points to assess the appropriateness of simulators usage in training processes. It was highlighted that the professional training processes mediated by the use of simulators may be relevant to the serious situation of Brazilian traffic, although the absence of national research on this topic is evident, as well as some possible limits of epistemological perspective used in international surveys, affecting the effectiveness of simulators usage.<hr/>Resumen Este estudio teórico pretende contribuir al debate sobre el uso de simuladores en los procesos de formación para los profesionales del transporte terrestre por carretera. Ocurren muchos accidentes en este tipo de transporte en Brasil, y esto representa un problema de salud pública. Se buscó analizar críticamente, desde la literatura académica sobre el uso de simuladores, sus potencialidades en situaciones de formación de conductores profesionales. Desde una perspectiva ergológica, que permite la articulación con otras clínicas del trabajo, también utilizadas, el artículo tiene como objetivo abordar las características que conforman la actividad de conducción, hacer un análisis de los presupuestos epistemológicos subyacentes a la investigación y formación que utilizan simuladores, y articular críticamente esos puntos para evaluar la pertinencia del uso de simuladores en los procesos de formación. Se mostró que los procesos de formación mediados por el uso de simuladores pueden ser relevantes para la grave situación de tránsito brasileño, mientras se reconoce la ausencia de una investigación nacional sobre el tema, así como algunos posibles límites de la perspectiva epistemológica utilizada en la investigación internacional, afectando la eficacia de este uso. <![CDATA[Terapia de Casal e Estratégias de Resolução de Conflito: Uma Revisão Sistemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de artigos científicos sobre psicoterapia de casal e estratégias de resolução de conflito e identificar variáveis envolvidas no processo terapêutico. Foram consultadas oito bases de dados: Academic Search Complete, Biblioteca Cochrane, Ibecs, Lilacs, Medline, PsycINFO, SciELO e Web of Science, no período de 2006 a 2015. Foram encontrados 238 artigos, sendo incluídos 13 estudos após a avaliação de três juízes independentes. As abordagens comportamental e cognitivo-comportamental se destacaram em relação à sistêmica e à psicodinâmica. Observou-se consenso sobre o papel da comunicação, da empatia, do perdão, do apoio mútuo e da confiança para a resolução dos conflitos conjugais. Por outro lado, há falta de homogeneidade e de clareza na utilização de conceitos e técnicas. A análise da literatura forneceu um panorama internacional, composto por perspectivas de consenso já estabelecidos, inconsistências que devem ser superadas e carência de estudos, especialmente no Brasil, contexto potencial de investigação da temática.<hr/>Abstract The aim of this study was to conduct a systematic review of scientific articles about couple psychotherapy and conflict resolution strategies and to identify variables involved in the therapeutic process. Eight databases were consulted: Academic Search Complete, Cochrane Library, IBECS, Lilacs, Medline, PsycINFO, SciELO and Web of Science, from 2006 to 2015. We found 238 articles and, after an evaluation by three independent judges, 13 studies were included in this review. The behavioral and cognitive-behavioral approaches have excelled in relation to the systemic and to the psychodynamic ones. On one hand, there was consensus on the role of communication, empathy, forgiveness, mutual support and confidence for resolving marital conflicts. On the other hand, there is a lack of homogeneity and clarity in the use of the concepts and techniques. The literature review provided an international overview, consisting of consensual perspectives already established, inconsistencies that must be overcome and a lack of studies, especially in Brazil, culminating in a potential context of thematic research.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue realizar una revisión sistemática de artículos científicos acerca de la psicoterapia de pareja y estrategias de resolución de conflictos, así como identificar variables involucradas en el proceso terapéutico. Se consultaron ocho bases de datos: Academic Search Complete, Biblioteca Cochrane, Ibecs, Lilacs, Medline, PsycINFO, SciELO y Web of Science, en el período de 2006 a 2015. Fueron encontrados 238 artículos; fueron incluidos 13 estudios después de la evaluación de tres jueces independientes. Los abordajes comportamental y cognitivo-conductual se destacaron en relación al sistémico y psicodinámico. Se observó un consenso acerca del rol de la comunicación, de la empatía, del perdón, del apoyo mutuo y de la confianza para la resolución de los conflictos conyugales. Por otro lado, hay falta de homogeneidad y claridad en la utilización de conceptos y técnicas. El análisis de la literatura proporcionó un panorama internacional, compuesto por perspectivas de consenso ya establecidas, incongruencias que deben ser superadas y carencia de estudios, en especial en Brasil, contexto potencial de investigación de esta temática. <![CDATA[<em>“Salva o Velho!”</em>: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho apresenta o relato de atendimento de um paciente encaminhado ao serviço de atenção domiciliar de um hospital geral com diagnósticos de doenças crônicas e com indicação para tratamento em cuidados paliativos. Ao longo de um ano, a psicóloga do hospital realizou o acompanhamento do paciente junto às equipes de saúde, tanto no domicílio quanto nas hospitalizações. Foraam atendidos paciente, filhos, esposa e cuidadoras, visando auxiliar na elaboração das vivências relacionadas ao adoecimento e tratamento, bem como à busca de qualidade de vida e enfrentamento da finitude. Neste período, o paciente foi inserido, retirado e reinserido em protocolo de cuidados paliativos, devido às instabilidades no quadro clínico e aos conflitos e dificuldades de comunicação entre paciente e familiares. Neste sentido, o foco do atendimento psicológico esteve na mediação dos conflitos familiares e na comunicação paciente-família-equipes, no estímulo à autonomia do paciente, na garantia do respeito e consideração aos seus desejos e decisões, bem como ao apoio emocional para enfrentamento do luto antecipatório. As reflexões e intervenções possibilitadas pelos cuidados paliativos e pela Psicologia permitiram ao paciente não desistir da sua vida e, aos familiares, a segurança e o apoio para o enfrentamento da perda e vivência do luto.<hr/>Abstract This work presents an account of care of a patient referred to the home care service of a general hospital with diagnoses of chronic diseases and indications for treatment in palliative care. Over a year, a psychologist at the hospital performed patient follow-up with health teams, both at home and during the hospital admissions. Patient, children, wife and caregiver, aiming to help in the preparation of experiences related to illness and treatment; pursuing of quality of life and coping with finiteness were met. In this period the patient was admitted, removed and readmitted in the palliative care protocol, due to instabilities in the clinical picture and to the conflicts and difficulties of communication between him and his relatives. In this sense, the focus was on the psychological care mediation of family conflicts and on the communication patient-family - staff, stimulating the patient’s autonomy, ensuring respect and consideration to his wishes and decisions, as well as giving emotional support for coping with anticipatory grief. The reflections and interventions made possible by palliative care and psychology enabled the patient not to give up his life and the family to gain security and support for coping with the experience of loss and grieving.<hr/>Resumen Este trabajo presenta un relato de atención psicológica a un paciente remitido al servicio de atención domiciliaria de un hospital general con diagnósticos de enfermedades crónicas e indicación para tratamiento en cuidados paliativos. Durante un año, la psicóloga del hospital realizó el seguimiento del paciente con los equipos de salud, tanto en el hogar como en las hospitalizaciones. Fueron atendidos el paciente, sus hijos, esposa y cuidadoras, con el objetivo de ayudar en la preparación de experiencias relacionadas con la enfermedad y el tratamiento, así como en la búsqueda de calidad de vida y enfrentamiento de la finitud. En este período el paciente fue insertó ingresado, retirado y reingresado al protocolo de cuidados paliativos, debido a la inestabilidad de su cuadro clínico y a os conflictos y las dificultades de comunicación con sus familiares. En este sentido, la atención psicológica se centró en la mediación de los conflictos familiares y la comunicación paciente-familia-equipo de salud, estimulando la autonomía del paciente, garantizando el respeto y consideración de sus deseos y decisiones, así como apoyándolo emocionalmente para hacer frente al luto anticipado. Las reflexiones y las intervenciones posibles gracias a los cuidados paliativos y la psicología permitieron que al paciente, no renunciar a su vida, y a la familia, la seguridad y el apoyo para hacer frente a la experiencia de pérdida y duelo. <![CDATA[A Defensoria Pública e Cuidados em uma Relação de Cuidado: Um Estudo de Caso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000100236&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Defensoria Pública ocupa lugar em processos judiciais de destituição do poder familiar atuando majoritariamente em favor dos pais de famílias pobres. O psicólogo na Defensoria que atua em processos judiciais é chamado de assistente técnico. O objetivo do presente artigo é discutir concepções pertinentes à atuação do psicólogo na Defensoria a partir do lugar processual do assistente técnico, especialmente compreendido dentro das políticas públicas que trabalham com famílias necessitadas nos termos da lei. Para tanto, foi feito um estudo de caso com pesquisa documental qualitativa em busca das ações radicais possíveis. Os dados e as ações foram pensados à luz das teorias winnicottianas do desenvolvimento e do conceito de juízes anexos, de Foucault. O discurso dominante na Psicologia mantém a lógica de legislações anteriores ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em que se culpabiliza a família pobre em processos de destituição do poder familiar. O assistente técnico figurou como importante ator para a inserção, no sistema de justiça, da compreensão de que um bebê não é um bebê sozinho, mas será sempre acompanhado de seus principais cuidadores, pessoas de quem ele depende e que são sujeitos que pretendem desfrutar de uma sociedade livre. A prática comunitária produziu o efeito de criar soluções para a situação que gerou sofrimento aos membros de uma família. Concluímos que teorias que associam pobreza e incapacidade de cuidar dos filhos funcionam de modo similar aos códigos minoristas anteriores ao Estatuto da Criança e do Adolescente.<hr/>Abstract The Public Defender takes place in lawsuits of destitution of the family power acting largely in favor of the parents of poor families. The psychologist at Public Defender that acts in legal proceedings is called technical assistant. The purpose of this article is to discuss pertinent concepts to the psychologist’s activities in Public Defender from the procedural place of the technical assistant, especially understood within the public policies that work with needy families in accordance with law. To that end, we made a case study with qualitative documental research searching for possible radical actions. The data and actions were thought in the light of Winnicott’s development theories and the concept of attachments judges, by Foucault. The dominant discourse in psychology maintains the logic of previous legislation to the Statute of Children and Adolescents, in which blames the poor family in the family power dismissal processes. The technical assistant figured as an important actor for the inclusion, in the justice system, of the understanding that a baby is not a baby alone, but will always be accompanied by their primary caregivers, people he depends and which are subject wishing to enjoy a free society. The community practice had the effect of creating solutions to the situation that caused suffering to family members. We conclude that theories linking poverty and inability to take care of the children, they work in a similar way as minorists codes previous to Child and Adolescent Statute.<hr/>Resumen La Defensa Pública tiene lugar en la destitución del poder familiar actuando en gran medida a favor de los padres de familias pobres. El psicólogo de la Defensa Pública que actúa en los procedimientos legales se llama asistente técnico. El propósito de este artículo es discutir los conceptos pertinentes para la accíon del psicólogo en la Defensa Pública desde el lugar de asistente técnico, entendido sobre todo dentro de las políticas públicas que trabajan con las familias necesitadas de conformidad com la ley. A tal efecto, se realizó un estudio de caso con la investigación cualitativa documental en busca de posibles acciones radicales. Los datos y las acciones fueron diseñados a la luz de las teorías de desarrollo de Winnicott y el concepto de los jueces adjuntos, de Foucault. El discurso dominante en psicología mantiene la lógica de la legislación anterior en el Estatuto de los Niños y Adolescentes, en el que culpa a la familia pobre en los procesos de despido de alimentación de la familia. El asistente técnico hay figurado como un actor importante para la inclusión, en el sistema de justicia, de la comprensión que un bebé no es un bebé solo, pero siempre estará acompañado por sus cuidadores primarios, la gente que depende y que están deseando sujetos a disfrutar una sociedad libre. La práctica comunitaria produjo el efecto de crear soluciones a la situación que causó sufrimiento a los familiares. Llegamos a la conclusión de que las teorías que vinculan la pobreza y la incapacidad para cuidar de los niños trabajan de una manera similar a los códigos anteriores minoritas el Estatuto de los Niños y Adolescentes.