Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320110001&lang=en vol. 31 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The art of aging</b>: <b>an exploratory study on life history and aging</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo objetivou, a partir da teoria epigenética do ciclo de vida e da perspectiva do desenvolvimento ao longo da vida, (1) conhecer aspectos do envelhecimento à luz da história de vida de oito idosos, (2) investigar o modo como estratégias de seleção, otimização e compensação e envolvimento vital se manifestam e (3) explorar contribuições da geratividade e da participação social no processo de envelhecer de oito idosos. Os idosos participaram de entrevista semiestruturada. A análise dos dados revela que fatores como participação social, geratividade e relacionamento com filhos e netos influenciam a construção de um envelhecimento bem-sucedido. Por outro lado, fatores como estagnação e ausência de envolvimento social parecem contribuir para o aparecimento de sintomas psicopatológicos.<hr/>The present study, based on the life cycle epigenetic model and lifespan psychology, was designed to (1) understand aspects of the aging process from eight elders’ life stories, (2) investigate the way selective optimization with compensation strategies and vital involvement aspects appear in old age as well as (3) the contributions of generativity and social participation to the aging process. The subjects participated in a semi-structured interview. A qualitative analysis of the data pointed out the influence of several factors on the construction of a successful aging such as generativity, social participation and relationship with their children and grandchildren. Factors such as stagnation and lack of social involvement seem to contribute to the development of psychopathology symptoms.<hr/>El presente estudio objetivó, a partir de la teoría epigenética del ciclo de vida y de la perspectiva del desarrollo a lo largo de la vida, (1) conocer aspectos del envejecimiento a la luz de la historia de vida de ocho personas de edad, (2) investigar el modo como estrategias de selección, optimización y compensación e involucración vital se manifiestan y (3) explotar contribuciones de la generatividad y de la participación social en el proceso de envejecer de ocho personas de edad. Estas personas de edad participaron de entrevistas semi-estructuradas. El análisis de los datos revela que factores como participación social, generatividad y relacionamiento con hijos y nietos influencian la construcción de un envejecimiento bien llevado. Por otro lado, factores como estancamiento y ausencia de envolvimiento social parecen contribuir para el aparecimiento de síntomas psicopatológicos. <![CDATA[<b>Family support, irrational beliefs and depressive symptomatology among undergraduation students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo verificar as relações entre suporte familiar, sintomatologia depressiva e crenças irracionais. Participaram do estudo 377 voluntários de uma universidade do Estado de São Paulo, com idade média de 20,69 anos (DP= 2,29) e prevalência do sexo feminino (68,2%), que responderam ao Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, o Inventário de Depressão de Beck - BDI e a Escala de Crenças Irracionais - ECI. Os resultados indicaram correlações entre o IPSF com o BDI e o ECI, indicando que, quanto maior a percepção de suporte familiar, menores são os escores de sintomas depressivos e de crenças irracionais. Correlações entre BDI e ECI também foram encontradas, indicando que, quanto maior o número de crenças irracionais, maiores os sintomas depressivos, o que vai ao encontro dos dados da literatura.<hr/>The present study aimed to verify the relations between the perception of family support, depressive symptoms and irrational beliefs. The sample included 377 volunteers of a university of São Paulo with mean age of 20,69 years (SD= 2,29) and with a prevalence of women (68,2%), that answered to the Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF, the Inventário de Depressão de Beck-BDI and the Escala de Crenças Irracionais - ECI. The results showed correlations between the IPSF with BDI and ECI, indicating that higher scores on the perception of family support implied less depressive symptoms and lower number of irrational beliefs of the subjects. Correlations between BDI and ECI were also found, indicating that highest scores on irrational beliefs indicated higher scores on depression symptoms, according to the literature.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo verificar las relaciones entre soporte familiar, sintomatología depresiva y creencias irracionales. Participaron en el estudio 377 voluntarios de una universidad del Estado de São Paulo, con edad media de 20,69 años (DP= 2,29) y prevalencia del sexo femenino (68,2%), que respondieron al Inventario de Percepción de Soporte Familiar - IPSF, el Inventario de Depresión de Beck - BDI y la Escala de Creencias Irracionales - ECI. Los resultados indicaron correlaciones entre el IPSF con el BDI y el ECI, indicando que, cuanto mayor la percepción de soporte familiar, menores son los resultados de síntomas depresivos y de creencias irracionales. Correlaciones entre BDI y ECI también fueron encontradas, indicando que, cuanto mayor el número de creencias irracionales, mayores los síntomas depresivos, lo que va al encuentro de los datos de la literatura. <![CDATA[<b>Therateutic accompaniment</b>: <b>history, clinic and knowledge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abordando o acompanhamento terapêutico (AT) de uma perspectiva histórica, o artigo tem como objetivo enfocar algumas transformações pelas quais essa modalidade de tratamento passou desde seu surgimento, mostrando sua relevância para a compreensão e o enfrentamento de alguns desafios com que se depara hoje. Destacando mudanças que concernem tanto a demanda por essa prática como os seus objetivos e o perfil daquele que a desempenha (AT), focalizamos a emergência e os desdobramentos de uma preocupação dos acompanhantes terapêuticos com o manejo do vínculo e da escuta. Tal preocupação os tem conduzido a um esforço de sistematização teórica do acompanhamento terapêutico que levanta importantes questões acerca da relação do AT com o saber que o credencia a praticar sua função.<hr/>Discussing therapeutic accompaniment (TA) from a historical perspective, the article`s objective is to focus on some transformations this treatment has undergone since its emergence, taking into consideration the relevance of this discussion to understand and confront the challenges faced by TA practices today. Emphasizing the changes that concern this kind of treatment, either the demand for this practice and its objectives or the profile of those who carry it out (TA), we focus on emergencies and on the subsequent developments that come from the concern of the TAS regarding the management of affective and significant exchanges between them and their patients. Such concern has conducted them to an effort of theoretical TA systematizing, with raises important questions about the relationship of TA with the knowledge about what accredits them to practice this function.<hr/>Abordando el acompañamiento terapéutico (AT) desde una perspectiva histórica, el artículo tiene como objetivo enfocar algunas transformaciones por las cuales esa modalidad de tratamiento pasó desde su surgimiento, mostrando su relevancia para la comprensión y el enfrentamiento de algunos desafíos con que se depara hoy. Destacando mudanzas que conciernen tanto a la demanda por esa práctica como sus objetivos y el perfil de aquél que la desempeña (AT), focalizamos la emergencia y los desdoblamientos de una preocupación de los acompañantes terapéuticos con el manejo del vínculo y de la escucha. Tal preocupación los ha conducido a un esfuerzo de sistematización teórica del acompañamiento terapéutico que levanta importantes cuestiones acerca de la relación del AT con el saber que lo credencia a practicar su función. <![CDATA[<b>The Psychoanalytic clinic on Public Health</b>: <b>challeges and opportunities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da reforma sanitária, na década de 1970, e da criação do Sistema Único de Saúde - SUS, em 1988, os serviços ambulatoriais foram fortalecidos no Brasil. Constituídos por equipes interdisciplinares, a presença do psicanalista é neles cada vez mais comum. Entretanto, ainda que diversas áreas científicas se façam presentes nas equipes ambulatoriais, a hegemonia médica é indiscutível, o que muitas vezes culmina em dificuldades para a prática do psicanalista. Com isso, a viabilidade da clínica psicanalítica nos ambulatórios brasileiros é constantemente questionada e ameaçada, pois são inúmeras as divergências entre as demandas institucionais e o trabalho analítico. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo central a investigação dos impasses que ocorrem entre a psicanálise e as equipes dos ambulatórios médicos. Trata-se de um trabalho teórico, cujas fontes foram as produções bibliográficas a respeito do tema. Como conclusão, destaca-se que, apesar dos entraves e constantes desafios aos quais é submetida, a prática psicanalítica é plenamente viável e efetiva nos ambulatórios públicos brasileiros.<hr/>Since the health care reform, in the 70’s, and the creation of the Unified Health System, in 1988, the outpatient services have been strengthened in Brazil. Consisting of interdisciplinary teams, the presence of the psychoanalyst in these services has been increasingly more common. However, even though various scientific areas are present in the outpatient teams, the medical hegemony is unquestionable, what many times leads to difficulties in the practice of the psychoanalyst. Therefore, the viability of the psychoanalytic clinic in Brazilian outpatient services is constantly questioned and threatened as far as uncountable are the differences between the institutional demands and the analytical work. In this framework, this article has as main objective the investigation of the impasses that occur between psychoanalysis and the medical outpatient teams. This is a theoretical work whose sources were the bibliographic production concerning the subject. As conclusion, it is emphasized that, despite the conflicts and the constant challenges that it is submitted to, the psychoanalytic practice is fully viable and effective in Brazilian public outpatient clinics.<hr/>A partir de la reforma sanitaria, en la década de 1970, y de la creación del Sistema Único de Salud - SUS, en 1988, los servicios de ambulatorio fueron fortalecidos en el Brasil. Constituidos por equipos interdisciplinares, la presencia del psicoanalista es en ellos cada vez más común. Sin embargo, aunque diversas áreas científicas se hagan presentes en los equipos de ambulatorio, la hegemonía médica es indiscutible, lo que muchas veces culmina en dificultades para la práctica del psicoanalista. Con eso, la viabilidad de la clínica psicoanalítica en los ambulatorios brasileños es constantemente cuestionada y amenazada, pues son innúmeras las divergencias entre las demandas institucionales y el trabajo analítico. Delante de ese contexto, este artículo tiene como objetivo central la investigación de los puntos muertos que ocurren entre el psicoanálisis y los equipos de los ambulatorios médicos. Se trata de un trabajo teórico, cuyas fuentes fueron las producciones bibliográficas a respecto del tema. Como conclusión, se destaca que, a pesar de los problemas y constantes desafíos a los cuales es sometida, la práctica psicoanalítica es plenamente viable y efectiva nos ambulatorios públicos brasileiros. <![CDATA[<b>Freshman’s self-efficacy in undergraduation</b>: <b>percepciones durante el primer año de graduación</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Autoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras.<hr/>Perceived self-efficacy in undergraduation is a construct of a student´s belief in his/her capacity to organize and carry out the actions required to realize certain achievements in academic tasks in undergraduation. The research, comprised of 189 participants, is aimed at comparing perceived self-efficacy in undergraduation between first and second semesters freshmen. Using the Higher Education Self-efficacy Scale, was found negative with significant difference (z= -3,292, p=0,001) between each term. The results were analised according to the social cognitive theory. Suggestions for future intervention and research were highlighted.<hr/>Auto-eficacia en la formación superior es entendida como la creencia de un estudiante en su capacidad de organizar y ejecutar cursos de acciones requeridas para producir ciertas realizaciones referentes a los aspectos comprendidos por las tareas académicas pertinentes a la enseñanza superior. Con el objetivo de comparar la auto-eficacia en la formación superior entre el primero y el segundo períodos lectivos, se realizó esta pesquisa con 189 ingresantes en Letras, Matemáticas, Administración y Tecnología de la Información de una institución privada de la enseñanza superior. Por medio de la escala Auto-eficacia en la Formación Superior, se encontró diferencia negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) en relación a las medias de cada período. Los resultados fueron discutidos a la luz de la teoría social cognitiva. Fueron destacadas posibilidades de intervención y de pesquisas futuras. <![CDATA[<b>Theatre without shame</b>: <b>youth, aesthetic workshops and changes in self images</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A importância da arte para o desenvolvimento humano e para a produção de mudanças nos modos de viver e de avaliar a realidade vem sendo cada vez mais reconhecida. Considerando a frequente utilização de atividades artísticas como meio e forma de intervenção no trabalho com jovens, objetivou-se, nesta pesquisa-intervenção, problematizar a potencialidade dessas atividades para a modificação da imagem de si mesmo que jovens apresentam. Uma oficina de improvisação teatral oferecida a jovens residentes em uma região periférica da cidade de Florianópolis, SC consistiu no lócus da pesquisa. Todas as oficinas foram filmadas, e foram coletadas informações com cinco jovens do sexo feminino por meio de entrevistas realizadas em dois momentos: no decorrer das primeiras semanas do curso e três meses após o seu término. Constatou-se que a oficina de improvisação teatral possibilitou, por um lado, expressar, apreciar e transformar os afetos e as vivências das jovens participantes; por outro lado, fez com que a arte de (re)criar estimulasse o diálogo entre as jovens participantes, pois promoveu caminhos e desafios diversos em relação ao (re)criar no exercício teatral e ao estar com um outro.<hr/>The importance of art for human development and for the production of changes in the way of living and thinking about reality has been increasingly recognized. Considering the frequent use of artistic activities as a way and manner of intervention in the work with young people, this article aims to discuss the potentiality of those activities to change the images that young people present of themselves. A workshop of theatrical improvisation offered to young people that live in the periphery of Florianópolis was the locus of this research. All the workshops were filmed and it was collected information with five young girls in two different moments: in the beginning of the workshops and three months after it ended. We could verify that the theatrical improvisation workshops made possible, on one hand, to express, to appreciate and to transform the young participant’s affects and experiences. On the other hand, the art of (re)creation stimulated the dialogue among the young participants, because it promoted ways and challenges related to the (re)creation in the theatrical exercises and in the contact with others.<hr/>La importancia del arte para el desarrollo humano y para la producción de mudanzas en los modos de vivir y de evaluar la realidad viene siendo cada vez más reconocida. Considerando la frecuente utilización de actividades artísticas como medio y forma de intervención en el trabajo con jóvenes, se objetivó, en esta pesquisa-intervención, problematizar la potencialidad de esas actividades para la modificación de la imagen de sí mismo que jóvenes presentan. Una oficina de improvisación teatral ofrecida a jóvenes residentes en una región periférica de la ciudad de Florianópolis, SC consistió en la localización de la pesquisa. Todas las oficinas fueron filmadas, y fueron colectadas informaciones con cinco jóvenes del sexo femenino por medio de entrevistas realizadas en dos momentos: en el transcurso de las primeras semanas del curso y tres meses después de su término. Se constató que la oficina de improvisación teatral posibilitó, por un lado, expresar, apreciar y transformar los afectos y las vivencias de las jóvenes participantes; por otro lado, hizo con que el arte de (re)crear estimulase el diálogo entre las jóvenes participantes, pues promovió caminos y desafíos diversos en relación al (re)crear en el ejercicio teatral y al estar con otro. <![CDATA[<b>Being and becoming a Psychotherapist part I</b>: <b>dialogue between personal and professional experiences</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta.<hr/>The psychotherapist has been considered an element of major importance for the success of therapy, however the study of his/her personal and professional characteristics has been neglected in research. The purpose of this work is to analyze the narratives of 20 psychotherapists experts from different theoretical orientations (behavioral-cognitive, constructivist, humanistic, psychoanalytic and systemic) on their personal and professional development during clinical practice. Data were collected through a semi-structured interview and analyzed in a constructive perspective of grounded theory. In the analysis two main themes emerged. In this article are presented the results of the first theme, relating to experiences of personal and professional context that contributed to the development of psychotherapists. The organizing theme of the interviews emphasized the importance of dialogue and the consistency between the personal and professional self-understanding of the development of the psychotherapist.<hr/>El psicoterapeuta ha sido considerado un elemento de primordial importancia para el éxito de la psicoterapia; no obstante, el estudio de sus características personales y profesionales ha sido negligenciado en la investigación. El objetivo del presente artículo es analizar las narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientaciones teóricas (cognitivo del comportamiento, constructivista, humanista, psicoanalista y sistémica) sobre su desarrollo personal y profesional en el transcurso de la práctica clínica. Los datos fueron recogidos a través de una entrevista semi-estructurada y fueron analizados en una perspectiva constructivista de la grounded theory. En el análisis emergieron dos grandes temas. Serán presentados aquí los resultados del primer tema analizado, relativo a las experiencias relacionales del ámbito personal y profesional que contribuyeron para el desarrollo de los psicoterapeutas. El tema organizador de las entrevistas subraya la importancia del diálogo y de la coherencia entre el self personal y profesional en la comprensión del desarrollo del psicoterapeuta. <![CDATA[<b>Maintenance work in a </b><b>university city</b><b> hall</b>: <b>between difficulties and accomplishments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en As últimas décadas do século XX foram marcadas por intensas transformações nos setores produtivos nacional e internacional, entre as quais se destaca o processo de reestruturação produtiva. Este atingiu tanto o setor privado como o público. O objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma essas mudanças afetaram uma universidade pública localizada no sul do País, mais especificamente sua prefeitura universitária, e quais sentidos lhe foram atribuídos pelos servidores técnico-administrativos ligados à área de manutenção. A técnica para coleta de informações foi o grupo focal. A análise de conteúdo aplicada ao material coletado possibilitou melhor compreensão do perfil dos entrevistados e dos sentidos que atribuíam aos seus trabalhos. Delinearam-se duas categorias: cotidiano/organização do trabalho e sentidos do trabalho. Foram encontradas diversas peculiaridades referentes ao serviço público e ao modo de gestão da prefeitura. Os sujeitos se perceberam privilegiados pela estabilidade que o serviço público lhes proporcionava e viam seu trabalho como fonte de realização pessoal e sustento financeiro. Contudo, demonstraram insatisfação com o não reconhecimento do seu trabalho pela comunidade acadêmica, por trabalharem em condições físicas e humanas caracterizadas como precárias, e também narraram sentimento de vergonha associado ao estigma de serem servidores.<hr/>The last decades of the XX century have been appointed by the intense transformations in the national and international productive sectors, among which stands out the process of productive reorganization. This research aimed at understanding the ways these changes affected a public university in the south of the country, more specifically its university City Hall, and also at understanding which senses were attributed to such changes by the public servants of the maintenance area. The technique used to collect information was the focal group. The analysis of content applied to the collected data brought a better understanding about the interviewed servants profile and about the senses they attributed to their work. Two categories were delineated: daily/organization of the work and senses of the work. Several peculiarities referring to the public service and to the management way of the City Hall were found. The interviewed people considered themselves privileged for the stability the public service provided them and understood their work as a source of personal accomplishment and financial support. However, they demonstrated discontent feelings about the lack of recognition of their work by the academic community, to the work in precarious physical and human conditions and also felt embarassed about the stigma of being public servants.<hr/>Las últimas décadas del siglo XX fueron marcadas por intensas transformaciones en los sectores productivos nacional e internacional, entre las cuales se destaca el proceso de reestructuración productiva. Éste alcanzó tanto el sector privado como el público. El objetivo de esta pesquisa fue comprender de qué forma esas mudanzas afectaron a una universidad pública localizada en el sur del País, más específicamente su prefectura universitaria, y qué sentidos le fueron atribuidos por los funcionarios técnico-administrativos relacionados con el área de mantenimiento. La técnica para recogida de informaciones fue el grupo focal. El análisis de contenido aplicado al material recogido posibilitó mejor comprensión del perfil de los entrevistados y de los sentidos que atribuían a sus trabajos. Fueron delineadas dos categorías: cotidiano/organización del trabajo y sentidos del trabajo. Fueron encontradas diversas peculiaridades referentes al servicio público y al modo de gestión de la prefectura. Los sujetos se supieron privilegiados por la estabilidad que el servicio público les proporcionaba y veían su trabajo como fuente de realización personal y sustento financiero. Sin embargo, demostraron insatisfacción con el no reconocimiento de su trabajo por la comunidad académica, por trabajar en condiciones físicas y humanas caracterizadas como precarias, y también narraron sentimiento de vergüenza asociado al estigma de ser funcionarios públicos. <![CDATA[<b>Social skills and the involvement among parents and children with intellectual disabilities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende abordar o tema das habilidades sociais relacionando-o ao envolvimento entre pais e filhos com deficiência intelectual. O portador de deficiência intelectual é um sujeito que necessita aprimorar suas relações interpessoais para desenvolver-se satisfatoriamente, de forma a conquistar mais autonomia e satisfação pessoal e melhor qualidade de vida. Muitos autores destacam a importância de um repertório adequado de habilidades sociais dos pais estabelecendo um ambiente familiar acolhedor e propício para o desenvolvimento pleno dos filhos. Esse ambiente pode influenciar na qualidade do envolvimento com os filhos, transformando esses pais em modelos de comportamento social e colaborando ainda para que os filhos tenham um desempenho social mais autônomo e inclusivo. Há, entretanto, o estresse e as variáveis sociodemográficas, que, com a chegada de um filho com deficiência, podem determinar a incompetência social desses pais para a conquista de espaços mais harmoniosos destinados a receber esse filho.<hr/>This paper aims to investigate the parent’s social skills and the influence of these skills on the parents’ attachment to their children with intellectual disability. The child who suffers from intellectual disability needs to improve his/her interpersonal relations in order to reach a suitable development that allows him/her to get more autonomy, happiness and consequently a better way of life. Several authors have underlined the importance of an adequate repository of social abilities from parents to set up a warm familiar environment, which is propitious for the development of their children. This environment would influence the quality of the attachment to their children, changing these parents in examples of social behaviors and, additionally, collaborating with the improvement of the social life of their children, allowing them to be more autonomous and inclusive. Nevertheless, stress and some social-demographic variables, with the advent of a handicapped child, can determine the social incompetence of the parents in order to provide harmonious places to accept this child.<hr/>Este artículo pretende abordar el tema de las habilidades sociales relacionándolo al envolvimiento entre padres e hijos con deficiencia intelectual. El portador de deficiencia intelectual es un sujeto que necesita mejorar sus relaciones interpersonales para desarrollarse satisfactoriamente, de forma a conquistar más autonomía y satisfacción personal y mejor calidad de vida. Muchos autores destacan la importancia de un repertorio adecuado de habilidades sociales de los padres estableciendo un ambiente familiar acogedor y propicio para el desarrollo pleno de los hijos. Ese ambiente puede influenciar en la calidad del envolvimiento con los hijos, transformando a esos padres en modelos de comportamiento social y colaborando también para que los hijos tengan un desempeño social más autónomo e inclusivo. Existe, no obstante, el estrés y las variables socio-demográficas, que, con la llegada de un hijo con deficiencia, pueden determinar la incompetencia social de esos padres para la conquista de espacios más harmoniosos destinados a recibir ese hijo. <![CDATA[<b>Psichoanalisis and Social Theory according to the critical theory of Theodor W. Adorno</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho propõe discutir as apropriações feitas por Adorno das categorias freudianas para sua crítica social, assim introduzindo novas questões acerca da psicanálise e de suas relações com a teoria da sociedade, sem recair nos riscos da psicologização dos determinantes sociais e da sociologização dos determinantes psíquicos. Tratamos de discutir as limitações apontadas pelo autor sobre os conceitos freudianos quando os mesmos são confrontados com as tendências históricas do capitalismo tardio. Enfim, as reflexões sobre o anacronismo da psicanálise evidenciam o quanto o objeto estudado por Freud - o indivíduo - se modificou mediante as forças econômicas e sociais expropriadoras da psicologia individual, e apontam o potencial crítico presente na psicanálise clássica por elucidar os efeitos subjetivos de formas de socialização impostas pelo modo de funcionamento das sociedades tecnicamente administradas.<hr/>This paper aims at the discussion of the appropriations made by Adorno of the Freudian categories in order to introduce new questions about psychoanalysis and its relations with the theory of society, without the risks of “psychologizing” the social determinants or “sociologizing” the psychological determinants. We try to discuss the limitations mentioned by Adorno on Freudian concepts, especially when they are confronted with the historical trends of late capitalism. The reflections on the “anachronism” of psychoanalysis show how the object studied by Freud - the individual - has changed through the economic and social forces that expropriated the individual psychology, and point to the critical potential of the classical psychoanalysis to elucidate the subjective effects of the forms of socialization imposed by the operating mode of the technically administered societies.<hr/>Este trabajo propone discutir las apropiaciones efectuadas por Adorno de las categorías freudianas para su crítica social, así introduciendo nuevas cuestiones acerca del psicoanálisis y de sus relaciones con la teoría de la sociedad, sin recaer en los riesgos de la psicologización de los determinantes sociales y de la sociologización de los determinantes psíquicos. Tratamos de discutir las limitaciones apuntadas por el autor sobre los conceptos freudianos cuando los mismos son confrontados con las tendencias históricas del capitalismo tardío. En fin, las reflexiones sobre el anacronismo del psicoanálisis evidencian cuánto el objeto estudiado por Freud - el individuo - se modificó mediante las fuerzas económicas y sociales expropiadoras de la psicología individual, y apuntan el potencial crítico presente en el psicoanálisis clásico por elucidar los efectos subjetivos de formas de socialización impuestas por el modo de funcionamiento de las sociedades técnicamente administradas. <![CDATA[<b>The talent development in a female perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diversos estudos enfatizam as dificuldades enfrentadas pela mulher que se destaca pelo seu potencial superior, ressaltando a influência das forças sociais e culturais no desenvolvimento e na expressão dos seus talentos. Conciliar os múltiplos papéis desempenhados pela mulher constitui um dos principais fatores inibidores da promoção do talento feminino. Sendo assim, este ensaio busca contribuir para maior compreensão do desenvolvimento do talento em mulheres e, com base em recentes investigações, discutir os fatores que facilitam e dificultam uma performance feminina de destaque. As informações apresentadas neste trabalho poderão suscitar o desenvolvimento de outros estudos sobre o talento feminino e auxiliar a elaboração e a implementação de programas e serviços de atendimento a crianças e adolescentes talentosas bem como de políticas públicas dirigidas a mulheres que trabalham.<hr/>Several studies emphasize the difficulties faced by the woman who stands out for her superior potential, highlighting the influence of the social and cultural forces on the development and expression of her talent. Reconciling the multiple roles played by women is a major inhibiting factor to the promotion of the female talent. Thus, this essay aims to contribute to a greater understanding of the development of talent in women, and, based on recent investigations, to discuss the factors that facilitate and inhibit an outstanding female performance. Information presented in this article may lead to the development of other studies on female talent and contribute to the development and implementation of programs and services that assist children and adolescents talented as well as public policies aimed at working women.<hr/>Diversos estudios enfatizan las dificultades enfrentadas por la mujer que se destaca por su potencial superior, resaltando la influencia de las fuerzas sociales y culturales en el desarrollo y en la expresión de sus talentos. Conciliar los múltiples papeles desempeñados por la mujer constituye uno de los principales factores inhibidores de la promoción del talento femenino. Siendo así, este ensayo busca contribuir para mayor comprensión del desarrollo del talento en mujeres y, con base en recientes investigaciones, discutir los factores que facilitan y dificultan un desempeño femenino de destaque. Las informaciones presentadas en este trabajo podrán suscitar el desarrollo de otros estudios sobre el talento femenino y auxiliar la elaboración y la implementación de programas y servicios de atendimiento a niños y adolescentes talentosos así como de políticas públicas dirigidas a mujeres que trabajan. <![CDATA[<b>Evaluation of a proposal for the prevention of the existential void in adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente trabalho foi validar uma proposta de prevenção do vazio existencial em um grupo de estudantes adolescentes. Participaram deste estudo 33 estudantes que estavam no segundo ano do ensino médio, sendo 11 do sexo masculino e 22 feminino, com idade média de 16,5 anos e amplitude de 14 a 18. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Assim, foi constituído um grupo experimental e um grupo controle. Os adolescentes do grupo experimental participaram de um programa de intervenção denominado prevenção do vazio existencial, com o objetivo de aumentar a sensação de sentido de vida. No primeiro encontro, foi aplicado o pré-teste (Pil-test) tanto para o grupo experimental quanto para o grupo controle, e, ao término, foi aplicado o pós-test para os dois grupos. Para a análise dos dados, utilizou-se o Test t de student para medidas repetidas. Os resultados sugerem que a intervenção promoveu o desenvolvimento da sensação de sentido de vida, pois foi constatado um aumento do nível de realização existencial bem como a regressão dos níveis de desespero e de vazio existencial dos participantes do grupo experimental.<hr/>The aim of this paper was to validate a preventive proposal of existential void in a group of high school students. 33 sophomore students participated in this study, 11 boys and 22 girls with average of 16.5 years old and amplitud of 14 and 18 years. The participants were distributed randomly in two groups. This way one experimental and one control group were constituted. The adolescents from the experimental group participated in an intervention program denominated prevention of existential void with the aim of increasing the sense of life sensation. In the first moment a pre-test (PIL test) was applied on both groups and, in the end, a post-test was also applied. For the data analysis, a T-student Test was used for repeated measures. The results suggest that the intervention promoted the development of the sense of life sensation, because the progression of existential realization level was noticed, as well as the regression of despair and existential void levels of the experimental group participants.<hr/>El objetivo del presente trabajo fue validar una propuesta de prevención del vacío existencial en un grupo de estudiantes adolescentes. Participaron en este estudio 33 estudiantes que estaban en el segundo año de la enseñanza media, siendo 11 del sexo masculino y 22 del femenino, con edad media de 16,5 años y amplitud de 14 a 18. Los participantes fueron distribuidos aleatoriamente en dos grupos. Así, fue constituido un grupo experimental y un grupo de control. Los adolescentes del grupo experimental participaron en un programa de intervención denominado prevención del vacío existencial, con el objetivo de aumentar la sensación de sentido de vida. En el primer encuentro, fue aplicado el pre-teste (Pil-test) tanto para el grupo experimental como para el grupo de control, y, al término, fue aplicado el pos-test para los dos grupos. Para el análisis de los datos, fue utilizado el Test t de student para medidas repetidas. Los resultados sugieren que la intervención promovió el desarrollo de la sensación de sentido de vida, pues fue constatado un aumento del nivel de realización existencial así como la regresión de los niveles de desespero y de vacío existencial de los participantes del grupo experimental. <![CDATA[<b>Social representations of suicide by the community of dormentes - PE</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O fenômeno do suicídio representa um dos comportamentos humanos mais enigmáticos e perturbadores. Este estudo objetivou construir um mapeamento, por meio das representações sociais, dos fatores de risco quanto a esse fenômeno no Município de Dormentes - PE, em 2009. O interesse por essa investigação foi despertado pelo alto índice de suicídio na região. O estudo teve por base uma pesquisa de campo que envolveu a comunidade local, tais como familiares de suicidas, idosos, líderes comunitários, gestores e professores, totalizando 12 pessoas que responderam aos questionários e às entrevistas. Foi feito um levantamento sobre os casos de suicídio em Dormentes relativo ao período de 2006-2008 junto à polícia civil, ao cartório e à Secretaria de Saúde. Os resultados mostraram a ocorrência de 13 casos, predominando o enforcamento. As causas apontadas para o suicídio foram problemas pessoais e financeiros, falta de emprego, depressão, ansiedade, ciúme doentio, excesso de atividades, consanguinidade, falta de vitaminas e de uma alimentação adequada, excesso de remédios, profunda tristeza e vontade de acabar com o sofrimento, questões psicológicas e pensamentos repetitivos. Tal trabalho suscita inúmeras reflexões e constitui, também, um registro que poderá fazer parte do planejamento das políticas públicas do Município, especificamente no que se refere à saúde pública.<hr/>The phenomenon of suicide represents one of the most puzzling and disturbing human behaviors. This study aimed to build a mapping by means of social representations of the risk factors on the phenomenon of suicide in the city of Dormentes - PE, in 2009. The interest in this research was due to the high rate of suicide in the region. The field research involved the local community, such as their families, the elderly, community leaders, managers and teachers, an amount of 12 people who answered questionnaires and interviews. A survey was done on the cases of suicide in Dormentes for the period 2006-2008, together with the civil police, the notary’s office and the Secretary of Health. The results showed the occurrence of 13 cases of suicide, especially by hanging. The causes of suicide were identified as personal and financial problems, unemployment, depression, anxiety, morbid jealousy, excessive activity, inbreeding, lack of vitamins and of proper feeding, too much “medicine”, sadness and desire to stop the pain, psychological issues and repetitive thoughts. This work raises many reflections and is also a record that could be part of the public policy planning in that town, specifically in relation to public health.<hr/>El fenómeno del suicidio representa uno de los comportamientos humanos más enigmáticos y perturbadores. Este estudio objetivó construir un mapeado, por medio de las representaciones sociales, de los factores de riesgo en lo referente a ese fenómeno en el Municipio de Dormentes -PE, en 2009. El interés por esa investigación fue despertado por el alto índice de suicidio en la región. El estudio tuvo por base una pesquisa de campo que involucró a la comunidad local, tales como familiares de suicidas, personas de edad, líderes comunitarios, gestores y profesores, totalizando 12 personas que respondieron a los cuestionarios y a las entrevistas. Fue efectuado un levantamiento sobre los casos de suicidio en Dormentes relativo al período de 2006-2008 junto a la policía civil, a la notaría y a la Secretaría de Salud. Los resultados mostraron el acontecimiento de 13 casos, predominando el ahorcamiento. Las causas apuntadas para el suicidio fueron problemas personales y financieros, falta de empleo, depresión, ansiedad, celos enfermizos, exceso de actividades, consanguinidad, falta de vitaminas y de una alimentación adecuada, exceso de medicamentos, profunda tristeza y ganas de acabar con el sufrimiento, cuestiones psicológicas y pensamientos repetitivos. Tal trabajo suscita innúmeras reflexiones y constituye, también, un registro que podrá formar parte de la planificación de las políticas públicas del Municipio, específicamente en lo que se refiere a la salud pública. <![CDATA[<b>The Psychoanalytic listening in a context of interdisciplinary attention</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A aproximação de práticas dos diferentes campos de atuação profissional tem, historicamente, se efetivado ao longo dos anos bem como tem sido crescente o debate em torno da interdisciplinaridade. Sua discussão a partir de relatos de experiência profissional torna-se, portanto, oportuna. Este artigo visa a contribuir para essa discussão, na medida em que apresenta e discute o atendimento interdisciplinar que envolve as áreas de atuação profissional psicológica e jurídica. Neste artigo, apresentamos e discutimos o relato de uma experiência interdisciplinar de estágio que inclui alunos e supervisores dos cursos de Psicologia, Direito e Serviço Social. Destacamos a atuação oportuna do estagiário da Psicologia, a partir da escuta psicanalítica, em um momento específico do atendimento interdisciplinar, o da orientação jurídica e psicossocial. A escuta psicanalítica figura como forma de atendimento que visa a criar condições propícias ao posicionamento do sujeito diante de questões que frequentemente o levam a buscar orientação jurídica e psicossocial. Apresentamos um caso em que a busca inicial pela orientação com respeito ao registro civil da criança de uma usuária dos serviços da universidade resultou em um atendimento psicológico com implicações particulares em sua subjetividade.<hr/>The approaching of practices of different professional fields has become historically effective throughout the years, as well as there has been a growing debate towards interdisciplinarity. Therefore, the discussion of this subject from professional experience is opportune. This article aims at contributing for this discussion, whereas it presents and discuss the interdisciplinary attention involving the areas of juridical and psychological professional acting. In this article, we present and discuss the report of an internship interdisciplinary experience, that included students and supervisors of Psychology, Law and Social Work. We emphasize the opportune acting of the Psychology intern, through psychoanalytic listening, in a specific moment of the interdisciplinary attention, the moment of the juridical and psychosocial orientation. The psychoanalytic listening stands as a form of attendance that aims at creating suitable conditions to the placement of the subject towards the questions that frequently lead him/her to look for juridical and psychosocial orientation. We present a case in which the primary search for the orientation towards the civil registration of a child of a user of the university services resulted in psychological attention with particular implications for his/her subjectivity.<hr/>La aproximación de prácticas de los diferentes campos de actuación profesional, históricamente, se ha hecho efectiva a lo largo de los años así como ha sido creciente el debate en torno de la interdisciplinaridad. Su discusión a partir de relatos de experiencia profesional se torna, por tanto, oportuna. Este artículo visa a contribuir para esa discusión, en la medida en que presenta y discute el atendimiento interdisciplinario que involucra las áreas de actuación profesional psicológica y jurídica. En este artículo, presentamos y discutimos el relato de una experiencia interdisciplinaria de etapa que incluye a alumnos y supervisores de los cursos de Psicología, Derecho y Servicio Social. Destacamos la actuación oportuna del becario de la Psicología, a partir de la escucha psicoanalítica, en un momento específico del atendimiento interdisciplinario, el de la orientación jurídica y psicosocial. La escucha psicoanalítica figura como forma de atendimiento que visa a crear condiciones propicias al posicionamiento del sujeto frente a cuestiones que frecuentemente lo llevan a buscar orientación jurídica y psicosocial. Presentamos un caso en que la búsqueda inicial por la orientación con respecto al registro civil de los hijos de una usuaria de los servicios de la universidad resultó en un atendimiento psicológico con implicaciones particulares en su subjetividad. <![CDATA[<b>Mental suffering in prison surveillance work</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este relato de experiência profissional apresenta características do sofrimento psíquico vivenciado por agentes de segurança penitenciária (ASPs) e delimita os elementos psicodinâmicos que emergem no trabalho de vigilância prisional. A partir de um espaço para o acolhimento desses trabalhadores, pôde-se apreender: o esvaziamento do sentido do trabalho, a sensação de enclausuramento em algumas funções, a temerosidade em relação à segurança e a representação social pejorativa desse trabalho. A atenção em saúde mental permitiu a compreensão de vivências ansiogênicas, a elaboração dos aspectos psicodinâmicos mobilizados pelas exigências institucionais e ainda propiciou a mobilização subjetiva para o enfrentamento das práticas disciplinares institucionais.<hr/>This professional experience report presents characteristics of mental suffering experienced by prison security agents (PSAs) and outlines the psychodynamic elements that emerge in prison surveillance work. Based on a space for mental health care delivery to these workers, the following factors were apprehended: the emptiness of the work meaning, the feeling of imprisonment in some functions, the fearfulness about the security and the pejorative social representation of this work. This mental health care allowed the understanding of anxiogenic experiences, the elaboration of the psychodynamic aspects mobilized by institutional demands and it also favored subjective mobilization for coping with institutional disciplinary practices.<hr/>Este relato de experiencia profesional presenta características del sufrimiento psíquico vivido por Agentes de Seguridad Penitenciaria (ASPs) y delimita elementos psicodinámicos que emergen en el trabajo de vigilancia de prisiones. A partir de un espacio para la acogida de estos trabajadores se puede aprender: cómo el sentido del trabajo se torna vacío; la sensación de enclaustramiento en algunas funciones; temores en relación a la seguridad y la representación social peyorativa de este trabajo. La atención en salud mental permitió la comprensión de vivencias antigénicas y la elaboración de los aspectos psicodinámicos movilizados por las exigencias institucionales. Asimismo, propició la movilización subjetiva para el enfrentamiento de las prácticas disciplinarias institucionales. <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 10:11:22 18-11-2019-->