Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320110004&lang=pt vol. 31 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Das categorias aos grupos sociais</b>: <b>representações sociais dos grupos urbano e rural</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As reflexões que conduziram o estudo focalizaram a referência entre a elaboração do campo representacional e o processo de identificação social referentes à ruralidade e à urbanidade. Esse propósito serviu-se de dois objetos que integram as categorias sociais de interesse e os grupos sociais vinculados, pessoas do meio rural e pessoas da cidade. Os corpora de dados, processados através do software EVOC- 2003, foram coletados por meio da técnica da associação livre a partir de entrevistas com 200 integrantes de quatro gerações de uma comunidade rural, com idades entre 07 e 81 anos. Os resultados indicaram que as representações sobre o endogrupo estão fundamentadas em estereótipos positivos, enquanto as representações sobre o exogrupo retratam a imagem dos citadinos como negativa, dinâmica que sugere um campo valorativo sustentado na ideologia, respectivamente, de um grupo com valores humanitários versus um grupo referenciado por valores capitalistas. Discute-se a função identitária do campo representacional para a manutenção da identidade social positiva do grupo rural.<hr/>This study was guided by reflections centred n the relation between the elaboration of the representational field and the process of social identification, in relation to rurality and urbanity. Two objects, which are part of the relevant social categories and their related social groups, “rural people” and “city people”, were utilized for this end. The corpora of data, which was processed by using the EVOC-2003 software, was collected from interviews with 200 members, representing four generations of a rural community, and aged from 07 to 81 years old, by means of free association. The results indicated that representations of the ingroup are based on positive stereotypes while representations of the outgroup reflect a negative image of townspeople, a dynamic which suggests an evaluative field supported by the ideology of, respectively, a group with humanitarian values as opposed to a group identified with the capitalist values. The function of the representational field in maintaining the positive social identity of the rural group is discussed.<hr/>Las reflexiones que han conducido el estudio han enfocado la relación entre la elaboración del campo de representación y el proceso de identificación social, referentes a la ruralidad y a la urbanidad. Este propósito se ha servido de dos objetos que integran las categorías sociales de interés y los grupos sociales vinculados, “personas del área rural” y “personas de la ciudad”. Los cuerpos de datos, procesados a través del software EVOC - 2003, han sido recolectados por medio de la técnica de la asociación libre a partir de entrevistas con 200 integrantes de cuatro generaciones de una comunidad rural, con edades entre 07 y 81 años. Los resultados han señalado que las representaciones sobre el endogrupo están fundamentadas en estereotipos positivos, mientras que las representaciones sobre el exogrupo reflejan la imagen de los citadinos como negativa, dinámica, que sugiere un campo valorativo sustentado en la ideología, de un grupo con valores humanitarios versus un grupo referenciado por valores capitalistas. Se discute la función identitaria del campo representacional para el mantenimiento de la identidad social positiva del grupo rural. <![CDATA[<b>Considerações acerca da compreensão em leitura no ensino superior</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão em leitura de estudantes universitários de diferentes Estados, universidades e cursos. Participaram 1022 universitários dos cursos de Administração, Direito, Psicologia, enfermagem, odontologia, educação física e Matemática de universidades públicas e privadas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 250 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. A habilidade de compreensão de leitura foi baixa, e houve diferença na dificuldade relacionada às classes gramaticais. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.<hr/>The aim of this study was to explore the reading comprehension of students in different states, universities and courses. 1022 university students from Administration, Law, Psychology, Nursing, Dentistry, Physical Education e Mathematics courses from public and private universities in the states of São Paulo, Minas Gerais and Paraná participated in the study. A text of 250 words, prepared according to the Cloze technique, in its traditional version which omits all the fifth words of the text was used. The application was collective and the data were submitted to inferential and descriptive statistics. The skill of reading comprehension was low and there was no difference in difficulty related to the grammatical classes. The data were discussed in terms of their implications for the psychoeducational assessment area.<hr/>El objetivo de este estudio fue explorar la comprensión en lectura de estudiantes universitarios de diferentes Estados, universidades y cursos. Han participado 1022 universitarios de los cursos de administración, derecho, psicología, enfermería, odontología, educación física y matemática de universidades públicas y privadas de los Estados de San Pablo, Minas Gerais y Paraná. Un texto de 250 vocablos, preparado según la técnica de Cloze en su versión tradicional, en la que se omiten todos los quintos vocablos del texto que se ha utilizado. La aplicación ha sido colectiva, y los datos han sido sometidos a la estadística descriptiva y de inferencia. La habilidad de comprensión de lectura ha sido baja y ha habido diferencia en la dificultad relacionada a las clases gramaticales. Los datos son discutidos en términos de sus implicaciones para el área de evaluación psicoeducacional. <![CDATA[<b>Psicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científica na última década</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As práticas de Psicologia organizacional e do trabalho (POT) ocupam um importante espaço no contexto da profissão e justificam a necessidade de esforços investigativos para o conhecimento de seu estado atual. Assim sendo, investigou-se a produção científica nessa área, publicada em periódicos nacionais de 1998 a março de 2009, disponível nas bases de dados Scielo, Pepsic e Lilacs. As palavras-chave utilizadas na pesquisa inicial foram: Psicologia organizacional, Psicologia do trabalho e Psicologia no trabalho, tendo sido selecionados 619 artigos. Após leitura dos resumos, foram identificados 116 artigos que correspondiam à proposta e que foram analisados quanto ao periódico publicado, ao ano de publicação, ao número de autores, à temática e aos tipos de delineamento, estudo, análise e pesquisa. Entre os resultados obtidos, pode-se observar um aumento significativo no número de publicações anuais, sendo que a temática com o maior número de publicações foi trabalho e saúde. É possível afirmar também que a análise delineia o desenvolvimento de uma área e suas especificidades de estudos, ajudando a evidenciar a expansão e a qualidade da produção científica bem como novos campos para investigação.<hr/>The practices of the Work and Organizational Psychology (POW) hold an important place in the context of the profession and justify the need of investigative efforts to the knowledge of its current state. In doing so, the scientific production in the POW area published in national journals from 1998 to march 2009, available in the databases: Scielo, Pepsic and Lilacs, were investigated. The keywords used in the initial research were: Organizational Psychology, Work Psychology and Psychology at Work, and 619 articles were selected. After reading the abstracts, 116 articles that matched the proposal were identified. In these articles, the journal publicized, the year of publication, the number of authors, the theme and the delineation of types, studies, analysis and research were analyzed. Among the results, one can notice a notable increase of the yearly publications, while the subject with the largest number of publications was work and health. It is also possible to say that the analysis delineates the development of an area as well as its specificities of study, in order to highlight the expansion and quality of scientific production, as well as new fields for investigation.<hr/>El presente artículo tiene como objeto discutir las implicaciones del método en la producción de la verdad en Psicología por medio del concepto de análisis tal como formulado por el Análisis Institucional del Discurso. Para tanto, se elabora una reflexión que parte de la concepción foucaultiana de discurso hacia las nociones de institución, sujeto y análisis con las cuales se trabaja en la perspectiva propuesta. Desarrollada por Marlene Guirado, el Análisis Institucional del Discurso se establece como una organización de ideas que torna viable una analítica de la subjetividad, en la cual el papel desempeñado por el propio método pasa a ser considerado en la producción de las verdades que formula. Consideración posibilitada por un análisis que, en diferenciación de una interpretación, interroga los modos de producción del discurso (y de las verdades en él establecidas), en lugar de su significación; tarea intermediada por el análisis de las condiciones de posibilidad de enunciación y de subjetivación en un dado contexto. Desde donde se propone una práctica en Psicología que reconozca el carácter de producción artificial, en contraposición al de descubrimiento natural, de la verdad. <![CDATA[<b>Método, análise e verdade em Psicologia</b>: <b>sobre uma análise institucional do discurso</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva discutir as implicações do método na produção da verdade em Psicologia por meio do conceito de análise tal como formulado pela análise institucional do discurso. Para tanto, elabora-se uma reflexão que parte da concepção foucaultiana de discurso em direção às noções de instituição, sujeito e análise, com as quais se trabalha na perspectiva proposta. Desenvolvida por Marlene Guirado, a análise institucional do discurso estabelece-se como uma organização de ideias que viabiliza uma analítica da subjetividade, na qual o papel desempenhado pelo próprio método passa a ser considerado na produção das verdades que formula, consideração possibilitada por uma análise que, de modo diverso de uma interpretação, interroga os modos de produção do discurso (e das verdades nele estabelecidas) ao invés de sua significação. Essa tarefa é intermediada pela análise das condições de possibilidade de enunciação e de subjetivação em um dado contexto, de onde se propõe uma prática em Psicologia que reconheça o caráter de produção artificial em contraposição ao de descoberta natural da verdade.<hr/>This article discusses the implications of the method in the production of truth in Psychology through the concept of analysis as formulated by the institutional discourse analysis. For this purpose, it prepares a reflection that starts from the foucaultian conception of discourse towards the notions of institution, subject and analysis with which it works in the proposed perspective. Developed by Marlene Guirado, the institutional discourse analysis is established as an organization of ideas that allow an analytic of subjectivity, in which the role played by the method is regarded in the production of the truths that it formulates. This account is made possible by an analysis that, differently from an interpretation, interrogates the modes of discourse production (and the truths therein made), rather than its signification, task intermediated by the analysis of the conditions of possibility of enunciation and subjectification in a given context, from which it proposes a practice in Psychology that recognizes the character of artificial production in opposition to the natural discovery of truth.<hr/>El presente artículo tiene como objeto discutir las implicaciones del método en la producción de la verdad en Psicología por medio del concepto de análisis tal como formulado por el Análisis Institucional del Discurso. Para tanto, se elabora una reflexión que parte de la concepción foucaultiana de discurso hacia las nociones de institución, sujeto y análisis con las cuales se trabaja en la perspectiva propuesta. Desarrollada por Marlene Guirado, el Análisis Institucional del Discurso se establece como una organización de ideas que torna viable una analítica de la subjetividad, en la cual el papel desempeñado por el propio método pasa a ser considerado en la producción de las verdades que formula. Consideración posibilitada por un análisis que, en diferenciación de una interpretación, interroga los modos de producción del discurso (y de las verdades en él establecidas), en lugar de su significación; tarea intermediada por el análisis de las condiciones de posibilidad de enunciación y de subjetivación en un dado contexto. Desde donde se propone una práctica en Psicología que reconozca el carácter de producción artificial, en contraposición al de descubrimiento natural, de la verdad. <![CDATA[<b>O Tratamento da histeria</b>: <b>um desafio para a rede de saúde mental</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende discutir o desaparecimento do diagnóstico da histeria nos manuais psiquiátricos e os resultantes impasses clínicos no manejo do tratamento de sujeitos histéricos nas instituições médicas e nos serviços públicos de saúde mental. Por meio da interlocução entre diversos profissionais, o desafio de uma prática clínica com esses casos vem sendo lançado, em particular, através da proposta da desmedicalização da demanda de tratamento presente nos novos serviços criados a partir da reforma psiquiátrica brasileira. Ao sustentar o sintoma histérico como algo que exerce uma função importante para cada caso, ao invés de somá-lo à variedade de nomenclaturas que tornam esses sintomas apenas uma fenomenologia dos novos manuais psiquiátricos, a orientação psicanalítica indica suas contribuições aos dispositivos clínicos que hoje cercam o campo da saúde mental. Este estudo apresenta uma reflexão teórica, tendo como eixo a teoria freudiana sobre alguns casos de histeria e uma revisão da literatura psiquiátrica que situe indicativos históricos sobre o tratamento da histeria.<hr/>This paper discusses the hysteria’s diagnosis disappearance in the psychiatric manuals and thinks over the clinical consequences in the treatment of hysteria in the medical institutions and in the public services of mental health. Through the interlocution among different professionals, the challenge of the clinical practice with such cases has been launched mainly through the proposal of demedication present in the new services created by the Brazilian psychiatric reform. Sustaining the treatment of the hysteric’s symptom as something important in each case, rather than adding it to the variety classification of psychiatric symptoms, the psychoanalytic orientation indicates its contributions to the clinical investigations held in mental health services. This study presents a theoretical discussion on the freudian theory of hysteria and a review of the psychiatric literature about the treatment of hysteria.<hr/>Este trabajo pretende discutir el desaparecimiento del diagnóstico de la histeria en los manuales psiquiátricos y los resultantes obstáculos clínicos en el manejo del tratamiento de sujetos histéricos en las instituciones médicas y en los servicios públicos de salud mental. Por medio de la interlocución entre diversos profesionales, el desafío de una práctica clínica con esos casos ha sido lanzado, en particular, a través de la propuesta de la “desmedicación de la demanda de tratamiento” presente en los nuevos servicios creados a partir de la reforma psiquiátrica brasileña. Al sustentar el síntoma histérico como algo que lleva a cabo una función importante para cada caso en lugar de sumarlo a la variedad de nomenclaturas que tornan estos síntomas tan sólo una fenomenología de los nuevos manuales psiquiátricos, la orientación psicoanalítica señala sus contribuciones a los dispositivos clínicos que actualmente rodean el campo de la salud mental. Este estudio presenta una reflexión teórica, teniendo como eje la teoría freudiana acerca de algunos casos de histeria y una revisión de la literatura psiquiátrica que ubique indicios históricos acerca del tratamiento de la histeria. <![CDATA[<b>Escuta de famílias em domicílio</b>: <b>ação do psicólogo na Estratégia de Saúde</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho relata a experiência da ação do psicólogo em uma pesquisa de doutorado, que vem contribuir para a atenção básica com famílias em domicílio. A pesquisa foi desenvolvida em uma unidade básica de saúde de uma cidade do interior de Minas Gerais. Com base na fundamentação teórica sobre atenção básica, família e saúde, observa-se que uma das maiores dificuldades de adesão e de envolvimento de pacientes na Estratégia de Saúde da Família se deve a problemas familiares do ponto de vista psicológico. Assim, este relato mostra um caminho interdisciplinar para a atuação do psicólogo na unidade básica, aproximando o profissional de saúde da realidade funcional e cultural da família. O procedimento da pesquisa baseou-se em uma investigação qualitativa de campo com entrevistas semidirigidas realizadas em domicílios. Foram entrevistadas 14 famílias procurando-se compreender a sua história e dinâmica, a fim de contribuir para o redirecionamento de intervenções com a equipe de saúde. A partir da análise de conteúdo, destacamos a violência e o alcoolismo como alguns fatores que interferem na qualidade de vida da família e na relação família-equipe de saúde. Propomos algumas sugestões para o redirecionamento das ações da equipe.<hr/>This paper reports the experience of a psychologist in her doctorate research, and it aims to contribute with the Primary Health Care, mainly in the action with families in homes. It was developed in a basic health unit of a small city of Minas Gerais. Based on the theoretical grounding of Primary Health Care, family and health, it was observed that the major problem to the involvement of patients in the Family Health Strategy was family problems, mainly from a psychological viewpoint. Thus, this paper shows an interdisciplinary way to the psychologist work in basic health units, approaching health professionals to the functional and cultural reality of the families. This is a qualitative research, conducted in households, with semistructured interviews. 14 families were interviewed, and this work intends to understand the history and the dynamics of the family, in order to contribute to the redirection of new interventions made by the health team. From the content analysis, it was highlighted that violence and alcoholism are the factors that more affect the family quality of life and the relationship family-health team. We make some suggestions to redirect the actions of the family-health team.<hr/>Este trabajo relata la experiencia de la acción del psicólogo en una investigación de doctorado, que viene a contribuir para la atención básica, con familias en domicilio. La investigación ha sido desarrollada en una unidad básica de salud de una ciudad interior de Minas Gerais. Con base en la fundamentación teórica sobre atención básica, familia y salud, se observa que una de las mayores dificultades de adhesión y de la participación de pacientes en la Estrategia de Salud de la Familia se debe a problemas familiares desde el punto de vista psicológico. De esa manera, este relato demuestra un camino interdisciplinario para la actuación del psicólogo en la unidad básica, acercando al profesional de salud a la realidad funcional y cultural de la familia. El procedimiento de la investigación se ha basado en una investigación cualitativa de campo con entrevistas semidirigidas llevadas a cabo en domicilios. Han sido entrevistadas 14 familias, buscándose comprender la historia y la dinámica, a fin de contribuir para el redireccionamiento de nuevas intervenciones con el equipo de salud. A partir del análisis de contenido, destacamos la violencia y el alcoholismo como algunos factores que interfieren en la calidad de vida de la familia y en la relación familiaequipo de salud. Proponemos algunas sugerencias para el redireccionamiento de las acciones del equipo. <![CDATA[<b>Psicólogos na estratégia saúde da família</b>: <b>caminhos percorridos e desafios a superar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata pesquisa de abordagem qualitativa sobre a inserção da Psicologia na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, e faz uso de questionário aberto junto a sete psicólogos inseridos em residências multiprofissionais em Saúde da Família de quatro cidades brasileiras (Sobral, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis), além de anotações de campo feitas pelo autor principal, em sua experiência como psicólogo-residente, para investigar temas relevantes para esse novo campo de atuação psicológica. A partir do material empírico investigado, o artigo destaca o papel da Psicologia no SUS e na ESF, questiona os desafios e dificuldades enfrentadas e sistematiza atividades que foram desenvolvidas pelos participantes da pesquisa. Por fim, questiona o papel historicamente ocupado pela Psicologia na saúde pública, apontando a emergência de uma prática voltada para a mudança social como caminho fértil de inserção dos psicólogos na Atenção Primária à Saúde.<hr/>This article reports a qualitative approach research on the integration of psychology in the Family Health Strategy (ESF) of the Unified Health System (SUS) in Brazil. A questionnaire with seven psychologists enrolled into multiprofessional residence courses in the Family Health Strategy from four cities in Brazil and field notes by the main author, in his experience as a psychologist and resident, were used to investigate issues that are relevant to this field of psychological performance. Considering the empirical investigation, the article highlights the role of psychology in the SUS and ESF, discusses the advances and difficulties found and systematizes activities that were developed by the participants. Finally, the research questions the role historically held by the Public Health Psychology, pointing to the emergence of a work toward social change as a fertile way to integrate psychologists into the Primary Health Care.<hr/>El artículo relata la investigación sobre la inserción de la Psicología en la Estrategia de Salud de la Familia (ESF) del Sistema Único de Salud (SUS) de Brasil. Se utiliza de abordaje cualitativo, uso de cuestionario abierto junto a siete psicólogos insertados en Residencias Multiprofesionales en Salud de la Familia de cuatro ciudades brasileñas (Sobral, Río de Janeiro, San Pablo, Florianópolis) y anotaciones de campo llevadas a cabo por el autor principal, en su experiencia como psicólogo-residente, a fin de investigar temas relevantes a ese nuevo campo de actuación psicológica. A partir del material empírico investigado, el artículo destaca el papel de la Psicología en el SUS y en la ESF, cuestiona los desafíos y dificultades enfrentadas y sistematiza actividades que han sido desarrolladas por los participantes de la investigación. Por fin, cuestiona el papel históricamente ocupado por la Psicología en la Salud Pública, señalando la emergencia de una práctica destinada al cambio social como camino fértil de inserción de los psicólogos en la Atención Primaria a la Salud. <![CDATA[<b>Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte II</b>: <b>diálogo entre mudanças pessoais e profissionais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Assiste-se, nos últimos anos, na investigação, a um crescente interesse pelo estudo do desenvolvimento profissional do psicoterapeuta. O estudo das características de psicoterapeutas considerados experts representa um importante contributo nesse domínio. O objetivo do presente estudo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivocomportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Na análise, emergiram dois grandes temas. No presente artigo, serão apresentados os resultados do segundo tema analisado e as etapas e mudanças do desenvolvimento do psicoterapeuta organizado em dois subtemas, a saber, (a) etapas e mudanças no desenvolvimento do psicoterapeuta no domínio profissional e (b) etapas e mudanças no desenvolvimento do psicoterapeuta no domínio pessoal. Os resultados sublinham a necessidade de se considerar as mudanças ocorridas no domínio pessoal e profissional quando do estudo do desenvolvimento integral do psicoterapeuta.<hr/>In recent years we assist in psychotherapy research to a growing interest in studying the professional development of psychotherapists. The study of the characteristics of psychotherapists considered experts is an important contribution to this field. The aim of this study is to analyze the narratives of 20 expert psychotherapists from different theoretical orientations (cognitive-behavioral, constructivist, humanistic, psychoanalytic and systemic) about their personal and professional development along their clinical practice. In the analysis two major themes emerged. In this article we present the results of the second theme examined, the stages of development and changes of the psychotherapist organized in two sub-themes, namely (a) steps and changes in development of psychotherapists working in the professional domain, (b) steps and changes in development of psychotherapists in the personal domain. The findings underline the need to consider the changes in the personal and professional development in the study of the integral development of the psychotherapist.<hr/>Se ve en los últimos años en la investigación un creciente interés en el estudio del desarrollo profesional del psicoterapeuta. El estudio de las características de psicoterapeutas considerados especialistas representa una importante contribución en este dominio. El objetivo del presente estudio es analizar las narrativas de 20 psicoterapeutas especialistas (peritos) de diferentes orientaciones básicas (cognitivocomportamental, constructivista, humanista, psicoanalista y sistémica) sobre su desarrollo personal y profesional en el curso de la práctica clínica. En el análisis han emergido dos grandes temas. En el presente artículo serán presentados los resultados del segundo tema analizado, etapas y cambios del desarrollo del psicoterapeuta organizado en 2 subtemas. Son ellos: (a) etapas y cambios en el desarrollo del psicoterapeuta en el dominio profesional; y (b) etapas y cambios en el desarrollo del psicoterapeuta en el dominio personal. Los resultados remarcan la necesidad de considerarse los cambios ocurridos en el dominio personal y profesional del estudio del desarrollo integral de la personal del psicoterapeuta. <![CDATA[<b>Violências, direitos humanos e segurança pública em debate</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo fundamenta-se em pesquisa que visou a conhecer os índices oficiais sobre práticas violentas do Município de Chapecó (SC), e envolveu procedimentos de métodos mistos por meio de levantamento em bancos de dados sobre mortalidade por causas externas, agressões, furtos e roubos, no período de 1998 a 2008. Os resultados apontaram tanto os acidentes de transporte e os homicídios como os tipos de mortalidade por causas externas que mais afetam o Município, seguidos do suicídio. As principais vítimas são do sexo masculino. Nos registros policiais, destacaram-se acidentes de trânsito, furtos, lesões corporais e roubos. Analisa-se a necessidade de se compreender as violências contemporâneas como um tema transversal do conjunto de políticas públicas, a segurança pública como um direito fundamental, e os Municípios como cogestores da área de segurança e na prevenção de violências. Ressalta-se a importância da constituição de estratégias de prevenção de violências e da elaboração de políticas públicas que levem em consideração as especificidades, as dificuldades e o potencial dos Municípios e da atuação inter ou transdisciplinar, sendo importante a contribuição dos profissionais da Psicologia para esse processo.<hr/>This article is based on a research that aimed to acknowledge the official index about violent practices concerning the city of Chapecó (SC, Brazil). It included procedures of mixed methods through data raising in data banks about mortality caused by external causes, aggressions and steals from 1998 to 2008. The results revealed that the accidents of transportation and homicides were the types of mortality by external causes that most affect the city, followed by suicide. The main victims are male. In the police reports there were traffic accidents, stealings and body injuries. It is analyzed the need to understand the contemporary violences as a transversal theme in the set of public policies, the public security as an essential right, and the cities as co-managers of the security area and in violence prevention. It is highlighted the importance of the constitution of violence prevention strategies and the development of public policies that consider the specific features, difficulties and potentials of the cities, the inter or trans-subject actuation and the importance of the contribution of Psychology professionals to this process.<hr/>Este artículo se fundamenta en investigación llevada a cabo que ha tenido como objetivo conocer los índices oficiales acerca de prácticas violentas referentes al municipio de Chapecó (SC). Han sido involucrados procedimientos de métodos mixtos por medio de levantamiento en bancos de datos sobre mortalidad por causas externas, agresiones, hurtos y robos, en el periodo de 1998 a 2008. Los resultados han señalado los accidentes de transporte y los homicidios como los tipos de mortalidad por causas externas que más afectan el municipio, seguidos del suicidio. Las principales víctimas son del sexo masculino. En los registros policiacos se han destacado los accidentes de tránsito, hurtos, lesiones corporales y robos. Se analiza la necesidad de comprenderse las violencias contemporáneas como un tema transversal del conjunto de políticas públicas, la seguridad pública como un derecho fundamental y los municipios como co-gestores del área de seguridad y en la prevención de violencias. Se remarca la importancia de la constitución de estrategias de prevención de violencias y elaboración de políticas públicas que llevan en consideración las especificidades, dificultades y potenciales de los municipios y de la actuación inter o transdisciplinaria, siendo importante la contribución de los profesionales de la Psicología a ese proceso. <![CDATA[<b>Análise de conteúdo em pesquisas de Psicologia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo enfoca as aplicações do método análise de conteúdo (AC) em pesquisas empíricas de Psicologia, de acordo com os procedimentos técnicos identificados sob essa denominação. Apresenta, primeiramente, uma breve discussão sobre as variações de AC e uma análise dos critérios de validação científica que embasam a prática do método. Em seguida, descreve os modos mais recorrentes de utilização da AC, a partir de revisão realizada junto a 83 artigos publicados entre 2004 e 2009 em seis periódicos de Psicologia no Brasil. Os periódicos selecionados foram classificados dentro do extrato A1 e A2 na avaliação trienal de periódicos da CAPES (2007-2009), e acessados através da base de periódicos Scielo. A discussão final foi encaminhada para a avaliação do rigor metodológico vinculado à prática do método, sugerindo informações claras sobre o tipo de abordagem de AC, de execução da AC e explanação criteriosa dos passos e procedimentos técnicos adotados na análise dos dados.<hr/>The study focuses the application of the content analysis method in empirical research in psychology, according to the technical procedures identified under that methodology. It presents in the first place a brief discussion on the variations in CA and an analysis of the scientific validation criteria that support the method practice. Then it describes the most frequent modes of uses of the CA, extracted from a review conducted in 83 articles published between 2004 and 2009 in six psychology journals in Brazil. The selected journals were classified as A1 and A2 in a triennial assessment for the CAPES periodicals (2007- 2009), and were retrieved from the Scielo base of journals. The final discussion highlights the evaluation assessment of methodological rigor accuracy associated to the practice of the method, suggesting clear information about the CA approach, implementation of the CA and careful explanation of the steps and technical procedures adopted in data analysis.<hr/>El estudio enfoca las aplicaciones del método Análisis de Contenido (AC) en investigaciones empíricas de psicología, con arreglo a los procedimientos técnicos identificados bajo esa denominación. Presenta, primeramente, una breve discusión acerca de las variaciones de AC y un análisis de los criterios de validación científica que dan base a la práctica del método. Enseguida, describe los modos más recurrentes de utilización del AC, a partir de revisión llevada a cabo junto a 83 artículos publicados entre 2004 y 2009 en seis periódicos de Psicología en Brasil. Los periódicos seleccionados han sido clasificados dentro del estrato A1 y A2 en la evaluación trienal de periódicos de la CAPES (2007 - 2009), y accedidos a través de la base de periódicos Scielo. La discusión final se ha destinado a la evaluación del rigor metodológico vinculado a la práctica del método, sugiriendo informaciones claras acerca del tipo de abordaje de AC, de ejecución del AC y explanación criteriosa de los pasos y procedimientos técnicos adoptados en el análisis de los datos. <![CDATA[<b>Direito à palavra</b>: <b>interrogações acerca da proposta da justiça restaurativa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da constatação da necessidade de alternativas ao sistema de Justiça atual, o presente artigo objetiva dar voz a uma das propostas que vem ganhando força no cenário jurídico mundial: a Justiça Restaurativa. Para tanto, este artigo explora essa proposta, promovendo uma análise crítica amparada em autores da psicanálise (freudo-lacaniana) e da Filosofia (com F. Ost e J. Derrida). Através da Justiça Restaurativa, é possível questionar a potência da circulação da palavra, característica que promove o tensionamento entre psicanálise e Direito. Além disso, a questão da Lei e das leis, da performatividade dos atos da fala, da posição do Juiz, da experiência do encontro restaurativo e da função das utopias são os principais vieses que compõem esta análise. Mais voltado para a possibilidade de anunciar questionamentos sobre essa proposta tão nova no contexto brasileiro do que de encontrar respostas satisfatórias, este artigo mantém em suspenso várias conclusões, embora assuma a constatação da importante função utópica da Justiça Restaurativa.<hr/>Starting from the need of finding alternatives to the current justice system, the following article seeks to give voice to one of the proposals which has been gaining strength worldwide in the legal scenario: the Restorative Justice. Thus, this article explores this proposal by promoting a critical analysis based on authors of psychoanalysis (freudian - lacanian) as well as authors of Philosophy (F. Ost and J. Derrida). Through the Restorative Justice it is possible to question the power of the word flow which is a characteristic that promotes the tension between psychoanalysis and Law. Moreover, the issues of “Law” and “Laws”, the performativity of the capacity of speech, the position of the judge, the experience of the restorative encounter and the function of utopias are the main ideas that are part of this analysis. More focused on the possibility of announcing questions about such new proposal in the Brazilian context than finding satisfactory answers, the article places several conclusions on hold, however assuming the important utopian function of the Restorative Justice.<hr/>Partiendo de la constatación de la necesidad de alternativas al sistema de justicia actual, el presente artículo tiene como objetivo dar fuerza a una de las propuestas que ha ganado poder en el escenario jurídico mundial: la Justicia Restaurativa. Para tanto, este artículo explora la propuesta de la Justicia Restaurativa, promoviendo un análisis crítico amparado en autores de la Psicoanálisis (freudo-lacaniana) y de la Filosofía (con F. Ost y J. Derrida). A través de la Justicia Restaurativa es posible cuestionar la potencia de la circulación de la palabra, característica que promueve la tensión entre Psicoanálisis y Derecho. Además de eso, la cuestión de la “Ley” y de las “Leyes”, de la “performatividad” de los actos del habla, de la posición del Juez, de la experiencia del encuentro restaurativo y de la función de las utopías son las principales tendencias que componen este análisis. Destinado más a la posibilidad de anunciar cuestionamientos acerca de esa propuesta tan nueva en el contexto brasileño que a encontrar respuestas satisfactorias, este artículo mantiene en suspenso varias conclusiones, aunque asuma la constatación de la importante función utópica de la Justicia Restaurativa. <![CDATA[<b>Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo traça considerações sobre um projeto de canto coral desenvolvido junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado do Amazonas. Essa ação faz parte de uma política voltada para a garantia dos direitos humanos e para a inclusão em um contexto de convívio social saudável, produtivo e solidário, de forma a evitar a reincidência ao ato delituoso. A premissa desse projeto se fundamenta na concepção de ser humano em constante desenvolvimento, que transforma a si mesmo e ao meio social através das vivências partilhadas com outrem. Nesse contexto, a música favorece uma possibilidade de transformação do sujeito ao valorizar sua expressão criativa e espontânea, além de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas, cognitivas e sociais de modo construtivo. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram realizados ensaios, grupos reflexivos e apresentações. A metodologia utilizada centra-se em três princípios básicos: presença, afetividade e autoria. Apesar das dificuldades encontradas, as atividades evoluíram de forma significativa, tendo como resultado o desenvolvimento de interações mais saudáveis entre os adolescentes e os funcionários do centro, crescente abertura dos adolescentes na expressão de suas subjetividades, aumento da autopercepção, interesse por delinear um projeto de vida e descoberta de aptidões musicais.<hr/>This article takes account of a choir singing project with adolescents imprisoned in juvenile detention in the state of Amazonas, Brazil. This action is part of a policy related to the human rights and inclusion in a healthy, productive and supportive social cohabitation standard, in order to avoid the recurrence of the criminal behavior. This project is based on the conception that human beings live under permanent development, which transforms themselves and the social environment through the experiences with others. In this context, music increases the possibility of a subject’s transformation by valuing their creative and spontaneous expression, besides promoting the development of artistic, social and cognitive skills in a constructive and oriented way. Based on from the principles of this proposal, rehearsals, reflective groups and presentations were designed. The methodology is centered in three basic principles: presence, endearment and authorship. In spite of the difficulties found, the activities evolved in a significant manner, resulting in healthier interactions among the adolescents and employees of the center, growing openness on the adolescents regarding the expression of their subjectivities, expansion of self-perception, interest in formulating a project of life and discovery of musical aptitudes.<hr/>El presente artículo expone consideraciones acerca de un proyecto de canto coral desarrollado junto a adolescentes que cumplen medida socioeducativa de internación en el Estado de Amazonas. Esta acción hace parte de una política destinada a la garantía de los Derechos Humanos y a la inclusión en un estándar de convivencia social sana, productiva y solidaria de forma a evitar la reincidencia del acto delictivo. La premisa de ese proyecto se fundamenta en la concepción de ser humano en constante desarrollo, que transforma a sí y al medio social a través de las vivencias compartidas con otros. En ese contexto, la música favorece una posibilidad de transformación del sujeto al valorar su expresión creativa y espontánea, más allá de promover el desarrollo de habilidades artísticas, cognitivas y sociales de modo constructivo. A partir de los principios orientadores de la propuesta, han sido llevados a cabo ensayos, grupos reflexivos y presentaciones. La metodología utilizada está enfocada en tres principios básicos: presencia, afectividad y autoría. A despecho de las dificultades encontradas, las actividades han progresado de forma significativa, teniendo como resultado el desarrollo de interacciones más sanas entre los adolescentes y funcionarios del Centro, creciente apertura de los adolescentes en la expresión de sus objetividades, ampliación del autopercepción, interés en delinear un proyecto de vida y descubrimiento de aptitudes musicales. <![CDATA[<b>Formação em Psicologia para a atenção básica à saúde e a integração universidade-serviço-comunidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Integrar/SUS-Educação é um projeto que articula ensino e extensão no campo da saúde pública/ coletiva para a formação de estudantes de Psicologia, na perspectiva da integração universidade-serviçocomunidade, em Salvador-Bahia. A parceria com o Centro Saúde São Francisco (SMS-Salvador) e com o Curso de Psicologia (IPS/UFBA) conjuga duas motivações: 1) garantir a inserção dos estudantes em contextos de trabalho desde a graduação no campo da saúde coletiva/pública, particularmente na atenção básica à saúde, e 2) otimizar os recursos para a consolidação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas, com o foco em DST/HIV/AIDS. O presente projeto capacitou 308 graduandos, realizou 149 oficinas Árvore dos Prazeres, envolveu 4.550 jovens e distribuiu 8.500 preservativos em 15 escolas públicas de Salvador, entre 2007 a 2011. Essa experiência tem favorecido o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades para fazeres na atenção básica, e potencializado o CS - SF como serviço de referência para os jovens e graduandos de Psicologia.<hr/>Integration/SUS-Education is a project that articulates education and experience in the field of public/collective health for the education of psychology students from the perspective of the integration university - service - community in Salvador, Bahia. The partnership with the San Francisco Health Center (SMS-Salvador) and the IPS/UFBA Psychology Faculty unites two incentives: 1. guarantee the insertion of students in work contexts as they graduate in the field of public/collective health, particularly in the basic health care and 2. optimize resources to strengthen the school program Health and Prevention, with a focus on DST/HIV/AIDS. The present project trained 308 undergraduation students, realized 149 workshops Tree of Pleasures, involved 4.550 young people, and distributed 8.500 condoms in 15 public schools in Salvador between 2007 and 2011. This process has contributed to the teaching-learning process developing abilities geared toward basic health care and illustrating the potential of the CS - SF as a reference service for youngsters and for psychology students.<hr/>El Integrar/SUS-Educación es un proyecto que articula enseñanza y extensión en el campo de la salud pública/colectiva para la formación de estudiantes de psicología, en la perspectiva de la integración universidad-servicio-comunidad, en Salvador - Bahia. La aparcera del Centro de Salud São Francisco (SMS - Salvador) y del Curso de Psicología (IPS/UFBA) conjuga dos motivaciones: 1) garantizar la inserción de los estudiantes en contextos de trabajo desde la graduación en el campo de la salud pública/colectiva, particularmente en la atención básica a la salud; 2) optimizar los recursos para la consolidación del programa Salud y Prevención en las Escuelas, con el foco en DST/VIH/SIDA. El presente proyecto ha capacitado 308 estudiantes, ha llevado a cabo 149 talleres “Árbol de los Placeres”, ha tenido la participación de 4550 jóvenes, ha repartido 8500 preservativos en 15 escuelas públicas de Salvador, entre 2007 y 2011. Esta experiencia ha favorecido el proceso enseñanza-aprendizaje, desarrollando habilidades para quehaceres en la atención básica y potenciando el CS-SF como servicio de referencia para los jóvenes y estudiantes de psicología. <![CDATA[<b>Experiência da Psicologia na estratégia saúde da família</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária intitulado A equipe de saúde na comunidade, o qual, no período de agosto de 2008 a julho de 2009, viabilizou um trabalho de assessoria a 15 agentes comunitárias de saúde de 3 equipes da Estratégia Saúde da Família. Os objetivos do projeto foram abrir um espaço de reflexão sobre o cotidiano de trabalho das profissionais e possibilitar a construção coletiva de saberes sobre sua prática. As atividades foram realizadas por meio de grupos quinzenais de reflexão, efetuados na unidade básica de saúde do bairro em que as participantes trabalham. Os resultados apontam um aperfeiçoamento pessoal e profissional das participantes, que relataram transpor as reflexões efetuadas no grupo para os desafios de seu dia a dia. Elas também apontaram um aperfeiçoamento em relação a seu próprio grupo de agentes comunitárias, retomando uma percepção, que já haviam possuído anteriormente, de si mesmas como uma equipe em que há auxílio mútuo e troca de experiências. A execução desse projeto denota a possibilidade de potencializar o trabalho dos agentes comunitários de saúde através do investimento em seus recursos pessoais e relacionais, o que pode ser aprimorado ainda mais se associado ao trabalho da equipe de saúde.<hr/>This article presents the results of a university extension project entitled “The health team in the community”, which from August 2008 to July 2009 enabled an advisory work to fifteen community health agents from three teams of the Family Health Strategy. The goals of the project were open a space of reflection about the daily work of the professionals and enable the joint construction of knowledge about their practice. The activities were conducted through biweekly reflection groups, held in the basic health unit of the neighborhood in which the participants work. The results show a personal and professional development of the participants, who reported the crossing of the reflections made in the group for the challenges of their daily work. They also showed an improvement over their own group of community health agents, resuming a perception, which they had previously possessed, of themselves as a team that can assist each other and exchange experiences. The work shows the possibility of enhancing the work of the community health agents by investing in their personal and relational resources, which can be further enhanced if associated with the work of the health team.<hr/>Este artículo presenta los resultados de un proyecto de extensión universitaria, intitulado “El equipo de salud en la comunidad”, el cual, en el periodo de agosto de 2008 a julio de 2009, ha tornado viable un trabajo de asesoría a quince Agentes Comunitarias de Salud de tres equipos de la Estrategia Salud de la Familia. Los objetivos del proyecto han sido abrir un espacio de reflexión sobre el cotidiano de trabajo de las profesionales y posibilitar la construcción colectiva de saberes acerca de su práctica. Las actividades han sido llevadas a cabo por medio de grupos quincenales de reflexión, llevados a cabo en la Unidad Básica del barrio en el cual las participantes trabajan. Los resultados señalan un perfeccionamiento personal y profesional de las participantes, que han relatado transponer las reflexiones realizadas en el grupo para los desafíos de su día a día. Ellas también han señalado un perfeccionamiento en cuanto a su propio grupo de agentes comunitarias, retomando una percepción que ya habían poseído anteriormente de sí misma como un equipo en el que existe auxilio mutuo y cambio de experiencias. La ejecución de este proyecto denota la posibilidad de potenciar el trabajo de los agentes comunitarios de salud a través de la inversión en sus recursos personales y de relacionamientos, lo cual puede ser perfeccionado aún más si es asociado al trabajo del equipo de salud. <![CDATA[<b>Divulgando a Psicologia no rádio</b>: <b>relato de uma experiência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em virtude das inúmeras dificuldades envolvidas no seu processo de planejamento e de execução, a divulgação científica tem tradicionalmente representado um desafio para pesquisadores de diversas áreas. Apesar da reconhecida importância dessa tarefa, é preciso admitir que a própria Academia tem dedicado a ela insuficiente atenção. O relato aqui apresentado descreve o processo de produção semanal de um programa de rádio que tem como objetivo, utilizando o saber psicológico como uma de suas referências, abordar temas cotidianos. Foram produzidos, até o momento, 20 programas com duração média de 15 minutos. É destacada no relato a importância da atividade de divulgação científica baseada na interlocução de saberes. São descritas as principais dificuldades enfrentadas pela equipe quanto à linguagem e aos aspectos técnicos da produção dos programas e as soluções encontradas na busca por um formato que conjugue a responsabilidade ética no tratamento dos temas, a fidelidade aos pressupostos teóricos dos entrevistados e a acessibilidade da linguagem para um público não especialista em Psicologia.<hr/>The diffusion of science knowledge has traditionally represented a challenge for researchers from several areas given the abundant difficulties involved in its planning and execution. Despite the acknowledged importance of this task, it is clear that the universities themselves have not been giving enough attention to this matter. The present report describes the process of a weekly production of a radio program that is aimed at approaching everyday themes using psychological knowledge as one of its references. 20 programs were produced so far with an average duration of 15 minutes each. The importance of the diffusion of science based upon knowledge dialogue is highlighted in this report. Also, here are described the main difficulties faced by the team regarding language and the technical aspects of the production of the radio programs and the solutions found in the search for a format that combines the ethical responsibility in addressing the themes, loyalty to the theoretical assumptions of the interviewees and language accessibility to a public non-specialist in psychology.<hr/>En virtud de las innumerables dificultades involucradas en su proceso de planeación y de ejecución, la divulgación ha representado tradicionalmente un desafío para investigadores de diversas áreas. A despecho de la reconocida importancia de esa tarea, es necesario reconocer que la propia academia ha dedicado a ella insuficiente atención. El relato aquí presentado describe el proceso de producción semanal de un programa de radio que tiene como objetivo, utilizando el saber psicológico como una de sus referencias, abordar temas cotidianos. Han sido producidos, hasta el momento, 20 programas con duración promedio de 15 minutos. Es destacada en el relato la importancia de la actividad de divulgación científica basada en la interlocución de saberes. Son descriptas las principales dificultades enfrentadas por el equipo en cuanto al lenguaje y a los aspectos técnicos de la producción de los programas y las soluciones encontradas en la búsqueda por un formato que conjugue la responsabilidad ética en el tratamiento de los temas, la fidelidad a los presupuestos teóricos de los entrevistados y la accesibilidad del lenguaje para un público no especialista en psicología. <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:07:57 22-07-2017-->