Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Ciência e Profissão]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1414-989320120005&lang=en vol. 32 num. SPE lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>50 years of profession</b>: <b>social responsibility or ethical-political project?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto aborda uma das questões mais polêmicas que acompanham estes primeiros 50 anos de profissão regulamentada: o alcance social da profissão de psicólogo e sua possibilidade de contribuir para o processo de mudança social. A partir de dados sobre a evolução da profissão no Brasil, discutimos a questão confrontando as teses do alcance social, da responsabilidade social e do compromisso social, concluindo por indagar sobre a viabilidade da proposição de um projeto ético-político para a Psicologia.<hr/>This paper focuses one of the most controversial issues that accompany these first 50 years of legally regulated profession: the social impact of the profession of psychologist and its possibility to contribute to the process of social change. From data on the evolution of the profession in Brazil, we discuss the issue comparing the thesis of social impact, social responsibility and social commitment, concluding by questioning the viability of the proposition of an ethical-political project for Psychology.<hr/>El presente texto aborda una de las cuestiones más polémicas que acompañan estos primeros 50 años de profesión reglamentada: el alcance social de la profesión de psicólogo y su posibilidad de contribuir para el proceso de mudanza social. A partir de datos sobre la evolución de la profesión en el Brasil, discutimos la cuestión confrontando las tesis del alcance social, de la responsabilidad social y del compromiso social, concluyendo por indagar sobre la viabilidad de la proposición de un proyecto éticopolítico para la Psicología. <![CDATA[<b>Archive and testimony as a Science and Profession</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, abordamos a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia a partir dos conceitos de arquivo e testemunho. Considerando-a como arquivo coletivo, a Mostra pode ser vista como o plano comum de uma multidão enunciadora que, como testemunha, enuncia aquilo que tem sido e em que está se tornando a Psicologia como ciência e profissão. A questão dos diálogos da Psicologia com outros saberes é mostrada como relevante aos devires de nossa ciência, uma vez considerarmos que dialogar com outros domínios das ciências, das artes e da filosofia refere-se a um modo de produzir aberturas no atual arquivo de saberes que produzimos em direção a outros e novos futuros possíveis.<hr/>In this text we approach the National Exhibition of Psychological Practices from de concepts of archive and testimony. Considering the Exhibition as a collective archive it can be seen as a common ground of a multitude of enunciation that, as a testimony, expresses what have been and what Psychology is becoming as a science and as a profession. The dialogue between Psychology and other knowledge is shown as relevant for the transformations of our science, as we consider that the dialogue with other domains of science, arts and philosophy produces overtures in the present archive of knowledge and points to the direction of new possible futures.<hr/>En este texto, abordamos la Muestra Nacional de Prácticas en Psicología a partir de los conceptos de archivo y testimonio. Considerándola como archivo colectivo, la Muestra puede ser vista como el plan común de una multitud enunciadora que, como testimonio, enuncia aquello que ha sido y en qué se está tornando la Psicología como ciencia y profesión. La cuestión de los diálogos de la Psicología con otros saberes es mostrada como relevante a los devenires de nuestra ciencia, una vez que consideramos que dialogar con otros dominios de las ciencias, de las artes y de la filosofía se refiere a un modo de producir aberturas en el actual archivo de saberes que producimos en dirección a otros y nuevos futuros posibles. <![CDATA[<b>History of Psychology in </b><b>Brazil</b>: <b>a narrative from its teaching</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto pretende apresentar uma história da Psicologia no Brasil relacionando-a às tramas de períodos históricos vividos pelo País, procurando mostrar, em cada um deles, como ocorreu o ensino e a difusão dos saberes psi. Nesse sentido, faz a opção por uma história local, ou história nativa, pois, como Certeau aponta, reconhece a particularidade do lugar de onde se fala, a partir de que posição - social ou geográfica - o pesquisador se pronuncia. O texto tem, pois, um caráter ensaístico, e é um subproduto de leituras e pesquisas sobre a história da Psicologia no Brasil. O texto parte do Brasil colônia e do ensino jesuítico, desenvolvido nos seminários e nos colégios e difundido principalmente através de pregações, explora as teses de Medicina no século XIX, ao mesmo tempo produto do ensino e difusão do conhecimento psicológico entre nós, detém-se nos manuais de Psicologia voltados para as Escolas Normais e ressalta a importância da Biblioteca de Educação no sentido de divulgar a Psicologia nos anos 30. Finalmente, discorre sobre as primeiras obras voltadas para o ensino de Psicologia nos recém-criados cursos nos anos 1950 a 1970 e sobre as formas de difusão do novo campo do saber em um momento já de institucionalização.<hr/>The text aims to present a history of psychology in Brazil related to the plots of the historical periods experienced by the country, trying to point out how the psychological knowlegde was taught and disseminated. In this sense, chooses a local history, or native history to, as Certeau points out, recognize the particularity of the place where it comes from, and the point of view - social or geographical - under which the researcher speaks. The text has therefore an essayistic character and is a subproduct of readings and research about the history of psychology in Brazil. Part of colonial Brazil and the jesuit teaching, developed in seminaries and colleges and spread primarily through preaching, explores the theses of medicine courses in the nineteenth century, which are at the same time product of education and dissemination of the psychological knowledge among us; it is also presented in Psychology books directed to Normal Schools and points out the importance of the Education's Library disclosure of Psychology in the 30s. Finally, it discusses the early work that is focused on the teaching of psychology in the newly created courses in the years 1950 to 1970 and on the ways of spreading the new field of knowledge at a time when the institutionalization of the field was already driven.<hr/>El texto pretende presentar una historia de la Psicología en el Brasil relacionándola a las tramas de períodos históricos vividos por el País, procurando mostrar, en cada uno de ellos, como ocurrió la enseñanza y la difusión de los saberes psi. En ese sentido, opta por una historia local, o historia nativa, pues, como Certeau apunta, reconoce la particularidad del lugar de donde se habla, a partir de qué posición - social o geográfica - el investigador se pronuncia. El texto tiene, pues, un carácter ensayístico, y es un subproducto de lecturas y pesquisas sobre la historia de la Psicología en el Brasil. El texto parte del Brasil colonia y de la enseñanza jesuítica, desarrollada en los seminarios y en los colegios y difundida principalmente a través de sermones, explora las tesis de Medicina en el siglo XIX, al mismo tiempo producto de la enseñanza y difusión del conocimiento psicológico entre nosotros, se tienen en los manuales de Psicología dirigidos para las Escuelas Normales y resalta la importancia de la Biblioteca de Educación en el sentido de divulgar la Psicología en los años 30. Finalmente, discurre sobre las primeras obras destinadas para la enseñanza de Psicología en los recién creados cursos en los años 1950 a 1970 y sobre las formas de difusión del nuevo campo del saber en un momento ya de institucionalización. <![CDATA[<b>Psychology in Brazil</b>: <b>an essay on its contradictions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem a finalidade de expor o percurso histórico da Psicologia no Brasil na perspectiva da tridimensionalidade do tempo, entendendo que a apreensão de sua concreticidade implica a compreensão do passado, que estrutura o presente e se projeta para o futuro. A compreensão da historicidade da Psicologia no Brasil como construção social, neste texto, tem como foco a análise das contradições que estiveram presentes nos diversos períodos, como condição para a compreensão das possibilidades de superação que permitiram saltos de qualidade no desenvolvimento da Psicologia, quer como conhecimento, quer como prática. Serão apresentadas, para cada período da história da Psicologia no Brasil, uma breve descrição de suas características e a análise de algumas produções, sejam elas teóricas, sejam práticas, que revelam suas contradições, sobretudo o confronto das concepções coexistentes em um mesmo tempo histórico, que demonstram o processo constitutivo dos saberes psicológicos e da Psicologia no Brasil a partir de distintos posicionamentos sociopolíticos e epistemológicos. Busca-se contribuir para a compreensão da constituição da Psicologia no Brasil a partir da dinâmica engendrada pelas e nas contradições históricas dessa área do saber, entendida como construção eminentemente social.<hr/>This essay has the aim to explain the historical route of psychology in Brazil in the perspective of the tridimensionality of time, assuming that this aprehension implies the understanding of the past, that structures the present and projects itself into the future. The comprehension of psychology historicity in Brazil as a social construction has as focus the analysis of the contradictions that were present in the various periods, as a condition for the comprehension of the transcendence of the possibilities that permitted better quality in the development of psychology, be it knowledge, be it practice. A short description of the characteristics and the analysis of some productions, theoretical or practical, will be presented, revealing the contradictions of each period of the history of psychology in Brazil, mainly the confrontation of the conceptons present in the same historical time, that demonstrate the process that constitutes the psychological knowledge and psychology itself in Brazil from the dynamic generated by the historical contradictions of this area, which is seen as a social construction.<hr/>Este artículo tiene la finalidad de exponer el recorrido histórico de la psicología en el Brasil en la perspectiva de la tridimensionalidad del tiempo, entendiendo que la aprensión de su carácter de concreto implica la comprensión del pasado, que estructura el presente y se proyecta para el futuro. La comprensión de la historicidad de la psicología en el Brasil como construcción social, en este texto, tiene como foco el análisis de las contradicciones que estuvieron presentes en los diversos períodos, como condición para la comprensión de las posibilidades de superación que permitieron saltos de calidad en el desarrollo de la Psicología, ya sea como conocimiento, o como práctica. Serán presentadas, para cada período de la historia de la psicología en el Brasil, una breve descripción de sus características y el análisis de algunas producciones, sean ellas teóricas o prácticas, que revelan sus contradicciones, sobre todo el enfrentamiento de concepciones coexistentes en un mismo tiempo histórico, que demuestran el proceso constitutivo de los saberes psicológicos y de la psicología en el Brasil a partir de distintos posicionamientos sociopolíticos y epistemológicos. Se busca contribuir para la comprensión de la constitución de la psicología en el Brasil a partir de la dinámica engendrada por las y en las contradicciones históricas de esa área del saber, entendida como construcción eminentemente social. <![CDATA[<b>50 years of Psychology in </b><b>Brazil</b>: <b>the social construction of a profession</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As profissões imperiais, assim Edmundo Campos Coelho, um sociólogo das profissões, designa as profissões (engenheiro, médico e advogado) que se constituíram e foram as primeiras a ganhar regulamentação a partir de 1822, primórdios da fase imperial brasileira e momento que marca o início da institucionalização e do regramento da vida dos brasileiros depois da ruptura com a metrópole colonial. Interessa-nos essa análise na medida em que nos ajuda a compreender como a Psicologia constituiu a sua própria institucionalização e como ela encontra espaço social para avançar como profissão considerada necessária e importante para os diversos campos em que atua. Nenhuma profissão sobrevive se não é considerada socialmente relevante e demandada pela população. Desse ponto de vista, qual a importância social da Psicologia e qual seu futuro imediato no Brasil, considerando que estamos ultrapassando a barreira dos 200 mil psicólogos com registro no sistema Conselhos de Psicologia (aptos a atuarem profissionalmente)? Isso significa que atingimos o padrão de cobertura considerado adequado pela Organização Mundial de Saúde para a nossa população. Temos psicólogos suficientes para garantir o atendimento psicológico em todos os segmentos da saúde, do trabalho, da educação, da Justiça, dos meios de comunicação e de tantas outras áreas em que hoje esse profissional está inserido. Essa condição é suficiente para o que pretende a profissão, considerando as ações das entidades de classe? A população foco dos serviços prestados reconhece o valor dessa profissão? São questões que indicam a condição organizativa em que nos encontramos hoje, cinquenta anos depois da regulamentação da profissão. Esse patamar de nossa organização e de nossa atividade profissional é indicativo de maturidade do campo profissional e, ao mesmo tempo, indicativo de que há muito a se construir. Diz a música popular que, “se muito vale o que foi feito, mais vale o que virá”. O que nos reserva esse futuro e qual a potência dessa profissão é o que discutiremos a seguir.<hr/>The imperial occupations, this is the way Edmundo Campos Coelho, a sociologist, names the occupations (engineer, doctor and lawyer) that were constituted and that were the first ones to be regulated from 1822 on, in the beginning of the Brazilian imperial period and the regulation of the Brazilian's life after the political rupture with the metropolis.This analysis interests us for it helps us to understand how psychology constituted its own institutionalization and how it finds social space to advance as an occupation which is considered important and necessary for the many fields in which it is put into action. No occupation can survive if it is not considered socially relevant and required by the population. From this point of view, what's the social importance of psychology and what is its immediate future in Brazil, considering that we are now surpassing the number of 200 thousand psychologists who are registered in the Federal Psychology Council (who are able to work)? That means that we have reached the amount of attendance the World Health Organization considers appropriated for our population. We have enough psychologists to attend our population in the health, work, education, justice, media and in so many other areas where this professional is required. Is this enough for what the class entities of the occupation intend? The population who is attended recognizes the importance of the occupation? These subjects indicate the organizative condition we have today, 50 years after the regulamentation of the occupation. This level of organization and work indicates the maturity of the professional field and also that there is a lot to build. There's a song that says that “if it is worthwhile what has been done, it's more valuable what will come”. We'll discuss now what the future will bring us and what is the efficiency of this occupatio.<hr/>Las profesiones imperiales, así Edmundo Campos Coelho, un sociólogo de las profesiones, designa las profesiones (ingeniero, médico y abogado) que se constituyeron y fueron las primeras a ser reglamentadas a partir de 1822, a principios de la fase imperial brasileña y momento que marca el inicio de la institucionalización y del reglamento de la vida de los brasileños después de la ruptura con la metrópolis colonial. Nos interesa ese análisis en la medida en que nos ayuda a comprender cómo la Psicología constituye su propia institucionalización y cómo ella encuentra espacio social para avanzar como profesión considerada necesaria e importante para los diversos campos en que actúa. Ninguna profesión sobrevive si no es considerada socialmente relevante y demandada por la población. Desde ese punto de vista, ¿cuál es la importancia social de la Psicología y cuál es su futuro inmediato en el Brasil, considerando que estamos ultrapasando la barrera de los 200 mil psicólogos con registro en el sistema de Consejos de Psicología (aptos a actuar profesionalmente)? Eso significa que alcanzamos el estándar de cobertura considerado adecuado por la Organización Mundial de la Salud para nuestra población. Tenemos psicólogos suficientes para garantizar el atendimiento psicológico en todos los segmentos de la salud, del trabajo, de la educación, de la Justicia, de los medios de comunicación y de tantas otras áreas en que hoy ese profesional está inserido. ¿Es esa condición suficiente para lo que pretende la profesión, considerando las acciones de las entidades de clase? ¿Reconoce la población foco de los servicios prestados el valor de esa profesión? Son cuestiones que indican la condición organizativa en que nos encontramos hoy, cincuenta años después de la reglamentación de la profesión. Ese nivel de nuestra organización y de nuestra actividad profesional es indicativo de madurez del campo profesional y, al mismo tiempo, indicativo de que hay mucho a ser construido. Dice la música popular que, “si mucho vale lo que fue hecho, más vale lo que vendrá”. Lo que nos reserva ese futuro y cuál la potencia de esa profesión es lo que discutiremos a seguir. <![CDATA[<b>The participation of São Paulo's psychologists in the recognition of the profession</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é sistematizar informações obtidas em documentos e publicações a respeito da participação dos psicólogos de São Paulo no processo de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Por meio da análise realizada, foi identificado o empenho de Annita Cabral pela formação e criação de um curso de bacharelado em Psicologia na Universidade de São Paulo. A criação da Sociedade de Psicologia de São Paulo e a da Associação Brasileira de Psicólogos - fundamentais para a organização e a representação institucional dos psicólogos de São Paulo em suas reivindicações - foram também iniciativas de Annita Cabral. Foram analisados projetos de lei para a regulamentação da profissão, enviados por diferentes agrupamentos e organizações de psicólogos brasileiros. Concluiu-se que a participação dos psicólogos de São Paulo teve papel fundamental para a formação e a definição das atribuições profissionais do psicólogo da maneira que estão estabelecidas na legislação atual.<hr/>The aim of this paper is to systematize the information obtained from documents and publications on the participation of São Paulo's psychologists in the process of the recognition of psychology as a profession in Brazil. During the analysis it was identified that Annita Cabral took great effort for the formation and the creation of a psychology undergraduation course at the University of São Paulo. The creation of the Sociedade de Psicologia de São Paulo and the creation of the Associação Brasileira de Psicólogos, which are fundamental for the organization and the institutional representation of São Paulo's psychologists in their requirements, are also Annita Cabral's initiatives. Bills concerning the recognition of the profession, sent by different groups and organizations, were analyzed. The study concludes that the participation of São Paulo's psychologists had a fundamental part in the formation and definition of the professional attributions as they are established in the current legislation.<hr/>El objetivo de este trabajo es sistematizar informaciones obtenidas en documentos y publicaciones a respecto de la participación de los psicólogos de São Paulo en el proceso de reglamentación de la profesión de psicólogo en el Brasil. Por medio del análisis realizado, fue identificado el empeño de Annita Cabral por la formación y creación de un curso de licenciatura en Psicología en la Universidad de São Paulo. La creación de la Sociedad de Psicología de São Paulo y la de la Asociación Brasileña de Psicólogos - fundamentales para la organización y la representación institucional de los psicólogos de São Paulo en sus reivindicaciones - fueron también iniciativas de Annita Cabral. Fueron analizados proyectos de ley para la reglamentación de la profesión, enviados por diferentes agrupamientos y organizaciones de psicólogos brasileños. Se concluye que la participación de los psicólogos de São Paulo tuvo un papel fundamental para la formación y la definición de las atribuciones profesionales del psicólogo de la manera que están establecidas en la legislación actual. <![CDATA[<b>Contributions for the development of the historiography of educational and school Psychology in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta alguns dados sobre a história do campo de conhecimento e prática da Psicologia em sua relação com a educação no Brasil. Este estudo foi conduzido baseado no fundamento epistêmico-filosófico do materialismo histórico dialético e na nova história, utilizando fontes bibliográficas históricas e cinco relatos orais de personagens da Psicologia educacional e escolar. Os depoimentos e o material das fontes escritas constituíram o corpus documental, cuja organização seguiu a metodologia da história oral e da historiografia plural. Foi realizada análise descritivo-analítica compreendida em duas etapas: a) análise documental (fontes não orais) e b) construção de indicadores e núcleos de significação dos registros orais. A partir das análises, compôs-se uma periodização da história da Psicologia educacional e escolar brasileira por meio de marcos históricos que compreendeu as fases: 1) colonização, saberes psicológicos e educação (1500-1906), 2) a Psicologia em outros campos de conhecimento (1906-1930), 3) desenvolvimentismo - a Escola Nova e os psicologistas na educação (1930-1962), 4) A Psicologia educacional e a Psicologia do escolar (1962-1981), 5) o período da crítica (1981-1990), 6) a Psicologia educacional e escolar e a reconstrução (1990-2000) e 7) A virada do século: novos rumos? (2000-).<hr/>This article presents some data in which the history of the knowledge and practice of educational and school psychology in Brazil was investigated. This study was carried out based on the new history and philosophical-epistemological foundation of historical and dialectical materialism; bibliographical references as well as historical and oral accounts of five living characters of the Brazilian history of Educational and School Psychology were used. The statements of historical sources and the material constituted a corpus of documents whose organization followed the methodology of oral history and pluralistic history. A descriptive analysis was performed in two steps: a) document analysis (non-oral sources) and b) construction of a core of indicators from oral records. From the analysis, a timeline of the history of educational school Brazilian psychology was built through landmarks comprising: 1) colonization, psychological knowledge and education (1500-1906), 2) psychology in other fields of knowledge (1906-1930), 3) “desenvolvimentismo”- the New School and “psicologistas” in education (1930-1962), 4) educational psychology and school psychology (1962-1981), 5) the critics period (1981 - 1990), 6) educational and school psychology and reconstruction (1990-2000), 7) the turn of the century: new directions? (2000- ).<hr/>Este artículo presenta algunos datos sobre la historia del campo de conocimiento y práctica de la Psicología en su relación con la educación en el Brasil. Este estudio fue conducido basado en el fundamento epistémico-filosófico del materialismo histórico dialéctico y en la nueva historia, utilizando fuentes bibliográficas históricas y cinco relatos orales de personajes de la Psicología educacional y escolar. Las declaraciones y el material de las fuentes escritas constituyeron el corpus documental, cuya organización siguió la metodología de la historia oral y de la historiografía plural. Fue realizado un análisis descriptivo-analítico comprendido en dos etapas: a) análisis documental (fuentes no orales) y b) construcción de indicadores y núcleos de significación de los registros orales. A partir de los análisis, se compuso una periodización de la historia de la Psicología educacional y escolar brasileña por medio de marcos históricos que comprendió las fases: 1) colonización, saberes psicológicos y educación (1500-1906), 2) la Psicología en otros campos de conocimiento (1906-1930), 3) desarrollismo - la Escuela Nueva y los psicologistas en la educación (1930-1962), 4) La Psicología educacional y la Psicología del escolar (1962-1981), 5) el período de la crítica (1981-1990), 6) la Psicología educacional y escolar y la reconstrucción (1990-2000) y 7) En el cambio de siglo: ¿nuevos rumbos? (2000- ). <![CDATA[<b>Characterization of Brazilian social Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como objetivo construir um esboço panorâmico da história da psicologia social brasileira. Inicialmente, partimos da intuição de Farr sobre a diferença conceitual entre psicologias sociais sociológicas e psicológicas para com isso estabelecer pontos de comparações entre as diversas perspectivas em Psicologia social. Analisamos diversos grupos teóricos para tentar construir um modo de compreensão sobre as implicações políticas, metodológicas e práticas de suas respectivas posições. Em nosso horizonte de reflexão, tomamos as psicologias sociais associadas ao behaviorismo, à Psicologia comparativa e ao cognitivismo, em solo norte-americano. Traçamos as influências da Psicologia cognitivista em solo brasileiro, mostrando que estava ligada à busca de variáveis dotadas de estabilidade, ao postulado da neutralidade do investigador e às noções de adaptabilidade e produtividade. Após a crise dessa perspectiva, observamos a influência da teoria das representações sociais e da teoria crítica em relação à Psicologia socio- histórica. Esta fundamenta uma ideia de homem associada ao materialismo dialético, à historicidade e à transformação social. Além da perspectiva socio-histórica, refletimos ainda sobre a Psicologia social relacionada ao problema das instituições para assim traçarmos as implicações críticas dessa perspectiva e da socio-histórica em relação ao pensamento norte-americano.<hr/>This article aims to build a panoramic sketch of the history of Brazilian social psychology. Initially, we start from the intuition of Farr about the conceptual difference between psychological and social psychology to establish the comparisons between the various perspectives in social psychology. We analyzed various theoretical groups to try to build an understanding of the implications of policies, guidelines and practices in their respective positions. In our reflection, we take the social psychology associated with behaviorism, cognitivism and comparative psychology in the USA. We trace the influences of cognitivist psychology in Brazil, showing that it was linked to the pursuit of stability, neutrality of the investigator and the concepts of resiliency and productivity. After the crisis of that perspective, we see the influence of the theory of social representations and critical theory in relation to socio-historical psychology. The socio-historical psychology had an idea of man associated with dialectical materialism, historicity and social transformation. We also reflect on the social psychology related to the institutions’ problems to think over the critical implications of this perspective and the socio-historical psychology in relation to the American thought.<hr/>El presente artículo tiene como objetivo construir un esbozo panorámico de la historia de la psicología social brasileña. Inicialmente, partimos de la intuición de Farr sobre la diferencia conceptual entre psicologías sociales sociológicas y psicológicas para con eso establecer puntos de comparaciones entre las diversas perspectivas en Psicología social. Analizamos diversos grupos teóricos para intentar construir un modo de comprensión sobre las implicaciones políticas, metodológicas y prácticas de sus respectivas posiciones. En nuestro horizonte de reflexión, tomamos las psicologías sociales asociadas al behaviorismo, a la Psicología comparativa y al cognitivismo, en suelo norteamericano. Trazamos las influencias de la Psicología cognitivista en suelo brasileño, mostrando que estaba relacionada a la búsqueda de variables dotadas de estabilidad, al postulado de la neutralidad del investigador y a las nociones de adaptabilidad y productividad. Después la crisis de esa perspectiva, observamos la influencia de la teoría de las representaciones sociales y de la teoría crítica en relación a la Psicología socio-histórica. Ésta fundamenta una idea de hombre asociada al materialismo dialéctico, a la historicidad y a la transformación social. Además de la perspectiva sociohistórica, reflexionamos asimismo sobre la Psicología social relacionada al problema de las instituciones para que así tracemos las implicaciones críticas de esa perspectiva y de la socio-histórica en relación al pensamiento norte-americano. <![CDATA[<b>Notes about the history of community social Psychology in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda a trajetória da Psicologia social comunitária no Brasil tomando como material privilegiado de análise os anais dos encontros nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). O objetivo foi o de historiar os argumentos produzidos por autores da PSC em busca de uma identidade para a área. A análise buscou evidenciar a especificidade da PSC, os objetivos de suas intervenções e a noção de comunidade. Tomamos os anais dos encontros nacionais da ABRAPSO como fonte principal pela importância da associação na produção de dispositivos conceituais e de novas formas de atuação profissional dos psicólogos no Brasil. Concluímos o trabalho indicando a ênfase na diferença e na oposicão entre uma psicologia latino e norte-americana como recurso estratégico de afirmação identitária da área. Apontamos a importância do trabalho em comunidade para a renovação das práticas do psicólogo no Brasil e para a relativa carência de reflexão conceitual sobre a noção de comunidade.<hr/>This article discusses the trajectory of community social psychology in Brazil taking as primary material of analysis the annals of the national meetings of the Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). The goal was to reconstruct the arguments made by authors of CSP in search of an identity for the area. The analysis sought to demonstrate the specificity of the PSC, the goals of their interventions and the meanings of community. We take the annals of the national meetings of ABRAPSO as the main source for the importance of the association in the production of conceptual devices and new forms of professional practice of psychologists in Brazil. We conclude the work indicating the emphasis on difference and antithesis between Latin and North American psychology as a strategic resource for identity affirmation in the area. We point to the importance of community work for the renewal of the psychologist practices in Brazil and the relative lack of conceptual reflection on the notion of community.<hr/>Este artículo aborda la trayectoria de la Psicología social comunitaria en el Brasil tomando como material privilegiado de análisis los anales de los encuentros nacionales de la Asociación Brasileña de Psicología Social (ABRAPSO). El objetivo fue el de historiar los argumentos producidos por autores de la PSC en busca de una identidad para el área. El análisis buscó evidenciar la especificidad de la PSC, los objetivos de sus intervenciones y la noción de comunidad. Tomamos los anales de los encuentros nacionales de la ABRAPSO como fuente principal por la importancia de la asociación en la producción de dispositivos conceptuales y de nuevas formas de actuación profesional de los psicólogos en el Brasil. Concluimos el trabajo indicando el énfasis en la diferencia y en la oposición entre una psicología latina y norteamericana como recurso estratégico de afirmación de identidad del área. Apuntamos la importancia del trabajo en comunidad para la renovación de las prácticas del psicólogo en el Brasil y para la relativa carencia de reflexión conceptual sobre la noción de comunidad. <![CDATA[<b>Community Psychology in Rio de Janeiro in the 70s and 90s</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como principal objetivo apresentar as especificidades da Psicologia comunitária no Rio de Janeiro. Sustentamos a tese de que, diferentemente do que ocorreu em São Paulo e Minas Gerais, a Psicologia comunitária no Rio de Janeiro se assemelhou mais ao que denominamos trabalho comunitário. Além desse objetivo, buscamos expor as contribuições da área no Brasil para o movimento de crítica tanto da teoria quanto da prática em Psicologia social. Nossas discussões cobrem o período compreendido entre as décadas de 60 e 90. Optamos por começar pela década de 60 em função da crise no campo da Psicologia social, que ocorreu inicialmente na Europa e nos Estados Unidos, e que gerou um processo de reflexão crítica tanto da teoria quanto do método em Psicologia social. As referências utilizadas ao longo do artigo abrangem principalmente esses temas, a história da Psicologia social no Brasil e a Psicologia comunitária no Rio de Janeiro.<hr/>The main objective of this article is to present the specificities of community psychology in Rio de Janeiro. We sustain the thesis that unlike what happened in São Paulo and Minas Gerais, community psychology in Rio de Janeiro has grown more similar to what we name community work. In addition to this objective, we aim at showing the contribution of community psychology in Brazil to the critical movement both in terms of the theory and practice of social psychology. Our discussions cover the period between the 60s and the 90s. We have chosen to start by the 60s because of the “crisis” in the field of social psychology, which has taken place at first in Europe and in the United States, and has started a process of critical consideration both of theory and method in social psychology. The references used in this article include these subjects, social psychology in Brazil and community psychology in Rio de Janeiro.<hr/>Este artículo tiene como principal objetivo presentar las especificidades de la Psicología comunitaria en Rio de Janeiro. Sustentamos la tesis de que, diferentemente de lo que ocurrió en São Paulo y Minas Gerais, la Psicología comunitaria en Rio de Janeiro se asemejó más a lo que denominamos trabajo comunitario. Además de ese objetivo, buscamos exponer las contribuciones del área en el Brasil para el movimiento de crítica tanto de la teoría como de la práctica en Psicología social. Nuestras discusiones cubren el período comprendido entre las décadas de 60 y 90. Optamos por comenzar por la década de los 60 en función de la crisis en el campo de la Psicología social, que ocurrió inicialmente en Europa y en los Estados Unidos, y que generó un proceso de reflexión crítica tanto de la teoría como del método en Psicología social. Las referencias utilizadas a lo largo del artículo abarcan principalmente esos temas, la historia de la Psicología social en el Brasil y la Psicología comunitaria en Rio de Janeiro. <![CDATA[<b>Brief history of Brazilian psychological thinking about ethnic/racial relationships</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo descreve três momentos do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnicoraciais no final do século XIX e no início do século XX, caracterizado pela consolidação da Escola Nina Rodrigues, que investiga características psicológicas dos escravos e ex-escravos e fornece elementos para a configuração do negro como sujeito psicológico; o período de 1930 até 1950 é caracterizado pelo debate da construção sociocultural das diferenças e da desconstrução do determinismo biológico das raças, e o período de 1990 em diante, pelos estudos sobre branqueamento e branquitude. Utilizando a perspectiva histórica, foi possível traçar uma linha no tempo identificando esses momentos de ruptura e de configuração de novos saberes em Psicologia: biológico-causal, culturalista e relacional. A construção dessa linha no tempo configura uma tentativa de trazer para o campo da Psicologia uma outra perspectiva de discussão da temática étnico-racial, repensando o papel dos modelos e das teorias psicológicas.<hr/>The article describes three periods of the Brazilian psychological thinking about ethnic/racial relationships: the late nineteenth and the early twentieth century, characterized by the consolidation of the Escola Nina Rodrigues, which investigated the psychological characteristics of slaves and former slaves, providing elements for setting the black as psychological subjects; from 1930 to 1950 the studies are characterized by the debate on the differences of social and cultural construction and deconstruction of biological determinism of race, and from 1990 onwards, characterized by the studies on “whitening” and “whiteness”. Using the historical approach, it was possible to draw a timeline identifying these moments of rupture and configuration of new knowledge in psychology: biological-causal, cultural and relational. The construction of this timeline sets an attempt to bring to the field of psychology a different perspective of discussion about the ethnic/racial thematic, thinking over the role of psychological theories and models.<hr/>El artículo describe tres momentos del pensamiento psicológico brasileño sobre relaciones étnico-raciales en el final del siglo XIX y en el inicio del siglo XX, caracterizado por la consolidación de la Escuela Nina Rodrigues, que investiga características psicológicas de los esclavos y ex-esclavos y proporciona elementos para la configuración del negro como sujeto psicológico; el período de 1930 hasta 1950 es caracterizado por el debate de la construcción sociocultural de las diferencias y de la desconstrucción del determinismo biológico de las razas, y el período de 1990 en adelante, por los estudios sobre blanqueamiento y blancura. Utilizando la perspectiva histórica, fue posible trazar una línea en el tiempo identificando esos momentos de ruptura y de configuración de nuevos saberes en Psicología: biológico-causal, culturalista y relacional. La construcción de esa línea en el tiempo configura una tentativa de traer para el campo de la Psicología otra perspectiva de discusión de la temática étnico-racial, repensando el papel de los modelos y de las teorías psicológicas. <![CDATA[<b>Traffic Psychology and 50 years of profession in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 2012, a Psicologia completa 50 anos como profissão reconhecida no Brasil, sendo esse um momento oportuno para pensar e repensar a prática do psicólogo em suas diversas áreas. Neste artigo, analisase especificamente o desenvolvimento histórico da Psicologia do trânsito, sendo abordados acontecimentos históricos pré e pós-regulamentação da Psicologia, como a promulgação de leis, resoluções e suas respectivas alterações, a criação do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais e da Associação de Psicologia do Trânsito, além da discussão sobre o veto presidencial à avaliação psicológica em futuros motoristas. Como conclusão, cita-se algumas iniciativas que devem ser comemoradas pela categoria, como a ampliação das oportunidades de formação profissional (cursos de perito e especializações), a participação da Psicologia em instâncias consultivas e decisivas das políticas de trânsito e os esforços do Conselho Federal para discutir e qualificar as ações dos profissionais com a elaboração de referências técnicas, a organização de debates, seminários e publicações. Sugere-se, ainda, iniciativas que devem ser aprimoradas nos próximos anos, como, por exemplo, a ampliação da discussão sobre políticas públicas de mobilidade urbana durante a graduação e a pós-graduação, a participação ativa (individual e coletiva) nos movimentos sociais sobre o tema e o modelo de atuação profissional, que incorpore outros paradigmas.<hr/>In 2012, psychology will be 50 years as a recognized profession in Brazil and this is an opportune time to think over the practice of psychologists in various areas. This article examines specifically the historical development of traffic psychology and the historical events discussed pre- and post-regulation of psychology, such as the enactment of laws, resolutions and their amendments, the creation of the Federal Council, Regional Councils and the Association of Traffic Psychology, besides the discussion of the presidential veto in psychological assessment for future drivers. In conclusion we quote some initiatives that should be celebrated by the category, such as the expansion of training opportunities (courses, expertise and specializations), participation in advisory bodies of psychology and decisive policy of transit, and the efforts of the Federal Council to discuss and describe the actions of professionals with the preparation of technical references, organizing debates, seminars and publications. We also suggest initiatives that should be improved in the coming years, for example, the expansion of the discussion on policies for urban mobility during undergraduation and graduation, active participation (individual and collective) in social movements on the subject and the professional role model, that incorporates other paradigms.<hr/>En 2012, la Psicología completa 50 años como profesión reconocida en el Brasil, siendo ése un momento oportuno para pensar y repensar la práctica del psicólogo en sus diversas áreas. En este artículo, se analiza específicamente el desarrollo histórico de la Psicología del tránsito, siendo abordados acontecimientos históricos pre y pos-reglamentación de la Psicología, como la promulgación de leyes, resoluciones y sus respectivas alteraciones, la creación del Consejo Federal, de los Consejos Regionales y de la Asociación de Psicología del Tránsito, además de la discusión sobre el veto presidencial a la evaluación psicológica en futuros conductores. Como conclusión, se citan algunas iniciativas que deben ser conmemoradas por la categoría, como la ampliación de las oportunidades de formación profesional (cursos de perito y especializaciones), la participación de la Psicología en instancias consultivas y decisivas de las políticas de tránsito y los esfuerzos del Consejo Federal para discutir y calificar las acciones de los profesionales con la elaboración de referencias técnicas, la organización de debates, seminarios y publicaciones. Se sugieren, asimismo, iniciativas que deben ser perfeccionadas en los próximos años, como, por ejemplo, la ampliación de la discusión sobre políticas públicas de movilidad urbana durante la graduación y la posgraduación, la participación activa (individual y colectiva) en los movimientos sociales sobre el tema y el modelo de actuación profesional, que incorpora otros paradigmas. <![CDATA[<b>Notes on forensic Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo traz considerações sobre a denominada Psicologia jurídica, área que, na atualidade, vem gerando discussões em torno das distintas demandas que lhe são direcionadas. Visando a situar a Psicologia jurídica na conjuntura dos cinquenta anos da profissão no Brasil, apresentam-se breves trechos de sua história no âmbito nacional, algumas práticas desenvolvidas inicialmente por profissionais que optaram por atuar nesse campo e as discussões que essas práticas suscitaram na seara do Direito da infância e da juventude, do Direito de família e da execução penal. Por fim, discorre-se sobre o contexto que se descortina para a Psicologia jurídica no terceiro milênio, apontando-se as tensões e as complexidades que persistem. Concluise pela necessidade de uma postura de investigação ou de desconfiança, por parte dos psicólogos, não em relação aos seus clientes, mas no que diz respeito às solicitações que lhes são encaminhadas, para que assim possam construir, com ética, caminhos e práticas profissionais.<hr/>The paper presents considerations about the so-called forensic psychology, area that at present is generating discussions about the different demands directed to them. In order to situate the forensic psychology at the juncture of the fiftieth anniversary of the profession in Brasil, the paper provides brief excerpts of its story at the national level, some practices originally developed by professionals who have chosen to work in this field and discussions that have been raised in the area of law of children and youth, in family law and in criminal enforcement. Finally, it discusses the context that leads to forensic psychology in the third millennium, pointing out the tensions and complexities that persist. It concludes by the need for a research position, or of mistrust among psychologists not vis-à-vis their customers, but in respect of which requests are forwarded, so they can build, with ethics, their paths and their professional practices.<hr/>El artículo trae consideraciones sobre la denominada Psicología jurídica, área que, en la actualidad, viene generando discusiones en torno de las distintas demandas que le son direccionadas. Visando situar la Psicología jurídica en la coyuntura de los cincuenta años de la profesión en el Brasil, se presentan breves trechos de su historia en el ámbito nacional, algunas prácticas desarrol1adas inicialmente por profesionales que optaron por actuar en ese campo y las discusiones que esas prácticas suscitaron en el ámbito del Derecho de la infancia y de la juventud, del Derecho de familia y de la ejecución penal. Por fin, se discurre sobre el contexto que se descortina para la Psicología jurídica en el tercer milenio, apuntándose las tensiones y las complejidades que persisten. Se concluye por la necesidad de una postura de investigación o de desconfianza, por parte de los psicólogos, no en relación a sus clientes, sino en lo que dice respecto a las solicitudes que les son encaminadas, para que así puedan construir, con ética, caminos y prácticas profesionales. <![CDATA[<b>Psychology and inclusive education in Brazil in the journal <i>Psicologia: Ciência e Profissão</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre a Psicologia e a educação inclusiva no Brasil a partir do periódico Psicologia: Ciência e Profissão. Desde sua criação, em 1979, esse periódico foi apresentado como uma publicação científica e profissional que visava a representar o pensamento nacional em Psicologia. Com isso, pode-se considerar que também expressa de maneira representativa as concepções teóricas e as práticas dos profissionais da área ao longo do tempo. Para a seleção dos artigos referentes à área de interesse da pesquisa, foram considerados título, resumo e palavras-chave dos artigos publicados em todos os números do periódico. Os artigos selecionados foram analisados segundo as seguintes categorias: autoria, tipo de artigo, referencial adotado e tendências temáticas. Os resultados revelaram que os artigos se dividem quase igualmente entre teóricos e práticos, que seus autores são em maioria afiliados a instituições públicas e que a Psicologia social é o principal referencial adotado. Concluise que, embora seja pequeno, o número de artigos sobre as relações entre Psicologia e educação inclusiva ao longo da história do periódico, esse número vem se tornando mais expressivo nos últimos anos, e que, para uma visão mais realista do tema, é necessário recorrer a fontes complementares.<hr/>The current research aims to study the relations between psychology and inclusive education in Brazil in accordance with the journal Psicologia: Ciência e Profissão. Since its foundation in 1979, this journal was introduced as a scientific and professional publication that aimed at framing the national thought on psychology. With that in mind, one can assume that the journal also expresses, in a meaningful way, the theoretical concepts and the expert’s practices throughout the time. Titles, summaries and keywords published in all the volumes of the journal were taken into consideration when selecting the articles which matched the area of interest of the research. The selected articles were analyzed according to the following categories: authorship, type of article, adopted references and thematic tendencies. The results showed that the articles are split almost equally between theoretical and practical, most of the authors are linked to public institutions and social psychology is the main chosen reference. One comes to the conclusion that along the history of the journal, although the number of articles on the relation between psychology and inclusive education throughout the history of the journal proves to be small, this number has become more expressive in the last years, and that in order to have a more realistic view of the subject it is required to search for other complementary sources.<hr/>La presente pesquisa tiene como objetivo investigar las relaciones entre la Psicología y la educación inclusiva en el Brasil a partir del periódico Psicología: Ciencia y Profesión. Desde su creación, en 1979, ese periódico fue presentado como una publicación científica y profesional que visaba a representar el pensamiento nacional en Psicología. Con eso, se puede considerar que también expresa de manera representativa las concepciones teóricas y las prácticas de los profesionales del área a lo largo del tiempo. Para la selección de los artículos referentes al área de interés de la pesquisa, fueron considerados título, resumen y palabras clave de los artículos publicados en todos los números del periódico. Los artículos seleccionados fueron analizados según las siguientes categorías: autoría, tipo de artículo, referencial adoptado y tendencias temáticas. Los resultados revelaron que los artículos se dividen casi igualmente entre teóricos y prácticos, que sus autores son en mayoría afiliados a instituciones públicas y que la Psicología social es el principal referencial adoptado. Se concluye que, aunque sea pequeño, el número de artículos sobre las relaciones entre Psicología y educación inclusiva a lo largo de la historia del periódico, ese número viene tornándose más expresivo en los últimos años, y que, para una visión más realista del tema, es necesario recurrir a fuentes complementarias. <![CDATA[<b>Training in Psychology 50 years after the first National Curriculum of Psychology</b>: <b>some current challenges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente, muitos cursos estão a pleno vapor tentando terminar a implantação ou avaliando seus currículos, conforme determinado pelas novas Diretrizes Curriculares, homologadas pelo Ministério da Educação, em 2004. A construção das Diretrizes Curriculares marca um processo histórico importante para a Psicologia brasileira, pois foram produzidas a partir de debates, de relações de poder e de intensas negociações entre diversos atores/autores e instituições. Como todo processo histórico e coletivo, foi marcado por avanços e retrocessos. A partir da análise das novas Diretrizes Curriculares, observações e conversas com professores e estudantes de diversos cursos no País, problematizo dois conceitos das Diretrizes Curriculares em Psicologia: competências/habilidades e ênfases curriculares. Argumento que as Diretrizes Curriculares são dispositivos tecnológicos produzidos a partir de certa racionalidade prática, que caracterizam formas específicas de governo. Proponho ressignificar tais conceitos perspectivando uma formação em Psicologia orientada para um perfil generalista, vinculado aos contextos locais de produção de práticas sociais/profissionais, ampliando o conceito de competências para a competência linguística, originária da etnometodologia, e para a competência ética. Temos o que celebrar nestes 50 anos da regulamentação da profissão e do primeiro currículo nacional para os cursos de Psicologia, entretanto, no que diz respeito à formação, talvez não tanto quanto se gostaria.<hr/>Nowadays, many courses are in full development, trying to finish the implantation or evaluating their curricula, as determined by the new Curriculum Guidelines, which were approved by the Ministry of Education in 2004. The elaboration of the Curriculum Guidelines marks an important and historical process to the Brazilian psychology. Those guidelines had been produced by debates, involved power relations and intense negotiations among different actors/authors and institutions. This process, like every historic and collective process, was marked by advances and setbacks. This work explores, by analysis of the new Curriculum Guidelines, observations and conversations with teachers and students from various courses in the country, as well as two concepts of Curriculum Guidelines in psychology: skills/abilities and the curricular emphases. By my argument, the technological devices of the curriculum are produced by certain practical rationality, with specific forms of government. I propose to reframe these concepts which provide training in psychology oriented to a generalist profile, linked to local contexts of production of social professional practices, expanding the concept of competence to language competence, which is originated in ethnomethodology, and ethical competence. We have to celebrate these 50 years of the professional regulation and the first national curriculum for courses in psychology. However, about the formation, perhaps we don't have much to celebrate.<hr/>Actualmente, muchos cursos están a pleno vapor tentando terminar la implantación o evaluando sus currículos, conforme determinado por las nuevas Directrices Curriculares, homologadas por el Ministerio de la Educación, en 2004. La construcción de las Directrices Curriculares marca un proceso histórico importante para la Psicología brasileña, pues fueron producidas a partir de debates, de relaciones de poder y de intensas negociaciones entre diversos actores/autores e instituciones. Como todo proceso histórico y colectivo, fue marcado por avances y retrocesos. A partir del análisis de las nuevas Directrices Curriculares, observaciones y conversaciones con profesores y estudiantes de diversos cursos en el País, problematizo dos conceptos de las Directrices Curriculares en Psicología: competencias/habilidades y énfasis curriculares. Argumento que las Directrices Curriculares son dispositivos tecnológicos producidos a partir de cierta racionalidad práctica, que caracterizan formas específicas de gobierno. Propongo re-significar tales conceptos dando perspectiva de una formación en Psicología orientada para un perfil generalista, vinculado a los contextos locales de producción de prácticas sociales/profesionales, ampliando el concepto de competencias para la competencia lingüística, originaria de la Etnometodología, y para la competencia ética. Tenemos qué celebrar en estos 50 años de la reglamentación de la profesión y del primer currículo nacional para los cursos de Psicología, sin embargo, en lo que dice respecto a la formación, tal vez no tanto como se querría. <![CDATA[<b>Formation in Psychology</b>: <b>requirements for acting in primary and psychosocial at</b><b>tention</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo põe em análise o percurso profissional dos psicólogos na saúde pública nesses 50 anos de profissão no Brasil. Para tanto, destacam-se os estudos que versam sobre a formação, a inserção e a atuação dos psicólogos no SUS e os questionamentos surgidos em torno dos (des)encontros entre nossa ação profissional e as diretrizes/modos de trabalho preconizados na saúde coletiva. Entretanto, apresentamse algumas experiências em curso que têm conseguido provocar mudanças importantes na formação graduada e pós-graduada em saúde: residências multiprofissionais (RMS), Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/MS-MEC) e programas de estágio profissionalizante em saúde coletiva em cursos de Psicologia. Conclui-se que a Atenção Primária e a atenção psicossocial que orientam o campo da saúde mental têm conformado uma conjuntura privilegiada para o desenvolvimento de experiências transformadoras, de novas competências e habilidades psicossociais, trazendo inovações para a formação e a requalificação dos modos de atuação do psicólogo no setor.<hr/>This article analyses the professional course of psychologists in public health in fifty years of the profession in Brazil. The studies that deal with formation, insertion and action of psychologists in SUS and the questioning that has arisen about the (dis)encounters between our professional action and the guidelines/methods of work preconized in collective health are highlighted. However, some experiences that have managed to cause important changes in undergraduation and graduation formation in health are presented: multidisciplinary residences, Programs of Education through Work for the Health and programs of professionalizing internship in collective health in psychology courses. The conclusion that the Primary Attention and the Psychosocial Attention that orientate the field of mental health have created a priviledged situation to the development of transformative experiences, bringing innovation to formation and requalification of the modes of the psychologists who work in the field.<hr/>Este artículo pone en análisis el recorrido profesional de los psicólogos en la salud pública en esos 50 años de profesión en el Brasil. Para tanto, se destacan los estudios que versan sobre la formación, la inserción y la actuación de los psicólogos en el SUS y los cuestionamientos surgidos en torno de los (des) encuentros entre nuestra acción profesional y las directrices/modos de trabajo preconizados en la salud colectiva. No obstante, se presentan algunas experiencias en curso que han conseguido provocar mudanzas importantes en la formación graduada y posgraduada en salud: Residencias Multiprofesional (RMS), Programas de Educación por el Trabajo para la Salud (PET-Salud/MS-MEC) y programas de prácticas de formación profesional en salud colectiva en cursos de Psicología. Se concluye que la Atención Primaria y la atención psicosocial que orientan el campo de la salud mental han conformado una coyuntura privilegiada para el desarrollo de experiencias transformadoras, de nuevas competencias y habilidades psicosociales, trayendo innovaciones para la formación y la recalificación de los modos de actuación del psicólogo en el sector. <![CDATA[<b>Contributions to the training of Psychologists</b>: <b>analyzing Carolina Bori’s articles published until 1962</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Psicologia, no Brasil, foi reconhecida legalmente no ano 1962. Contudo, antes desse ano, diversos profissionais já atuavam na área. Carolina Martuscelli Bori tem sido considerada um desses profissionais, e, dentre as contribuições que deu, sua luta para melhorar a formação profissional é uma das mais citadas. Com este trabalho, buscou-se conhecer sua contribuição a partir de artigos que Bori publicou até o ano 1962. A partir de uma busca feita nas revistas Ciência e Cultura, Boletim de Psicologia e Jornal Brasileiro de Psicologia, e no seu currículo Lattes, pela busca na biblioteca da Universidade de São Paulo e em referências de artigos escritos sobre a própria Carolina Bori, 19 artigos foram localizados, dos quais oito foram publicados até 1962. A análise feita permite afirmar que a obra de Carolina Bori apresenta discussões que podem auxiliar na elaboração e no direcionamento de várias questões éticas e acadêmicas atuais, como: a pesquisa experimental em cursos de graduação, a metodologia científica, o desenvolvimento científico e a produção do conhecimento.<hr/>Psychology in Brazil was legally recognized in 1962. However, before this year, many professionals have worked in this area. Carolina Martuscelli Bori has been considered one of those professionals and among the contributions she made, her efforts to ameliorate the professional training is one of the most cited. This article investigates Bori’s contribution published until 1962. The search was made in the journals Ciência e Cultura, Boletim de Psicologia and Jornal Brasileiro de Psicologia and in her curriculum Lattes, in search for the library of the University of São Paulo and references of Carolina Bori’s articles. Altogether, 19 articles were located, eight of which were published until 1962. The analysis allows us to state that the work of Carolina Bori presents discussions that may assist the design and targeting of various current ethical and academical issues, as experimental research in undergraduation courses, scientific methodology, scientific development and knowledge production.<hr/>La Psicología en Brasil fue reconocida legalmente en 1962. Sin embargo, antes de este año, muchos profesionales han trabajado en la area. Carolina Martuscelli Bori ha sido considerado uno de estos profesionales y entre los aportes que hizo, su lucha por una mejor formación professional es una de las más citada. Este trabajo tuvo como objetivo conocer la contribución de Bori a partir sus artículos publicados hasta el año de 1962. Las busquedas a los artículos fueron efectuadas en las revistas Ciência e Cultura, Boletim de Psicologia y la Revista Brasileira de Psicologia, em su curriculum Lattes, em búsqueda em la biblioteca de la Universidade de São Paulo y en las referencias de los artículos escritos por la própria Carolina Bori. 19 artículos fueron localizados, de los quales ocho fueron publicados hasta 1962. El análisis permite afirmar que el trabajo de Carolina Bori presenta discusiones que pueden ayudar en el direccion y la preparacion en varios temas éticos y académicos actuales, como la investigación experimental em los cursos de pregrado, la metodologia científica, el desarrollo científico y la producción del conocimiento. <![CDATA[<b>Fifty years of production of knowledge</b>: <b>political practices of research in Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500019&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Psicologia, em seus cinquenta anos de regulamentação no Brasil, torna-se um saber difundido por suas intervenções: no campo, na formulação de políticas públicas e na produção de conhecimento acadêmico. A proposta deste artigo é pensar acerca das tensões que emergem no ato de pesquisar e sobre os efeitos produzidos por esse ato, ao mesmo tempo em que a transformação da realidade e as implicações éticas do pesquisador se mostram presentes diante de tais processos. Por meio dessas análises, novas perguntas são elaboradas para o campo de produção do conhecimento, convidando os leitores a considerar o ato de pesquisar como prática política. Entende-se o processo de produção de conhecimento a partir de linhas móveis de visibilidade e de enunciação que se compõem em redes, nas quais o pesquisador não é neutro, mas realiza escolhas associadas a afetos, tensões e desejos. O papel da pesquisa é colocado em análise, sob a ótica da produção de efeitos e da ciência como prática nômade e híbrida.<hr/>Psychology, in fifty years of regulation in Brazil, became a widespread knowledge for its activities: in the field, in the formulation of public policies, and in the production of academic knowledge. The purpose of this article is to discuss the tensions and the effects that emerge in the act of searching, with reference to the cartography as a method. Through these analyzes, new questions are introduced to the field of production of knowledge, inviting the readers to think about the act of searching as a political practice. The process of knowledge production is understood from mobile ways of visibility and enunciation that make up networks, in which the researcher is not neutral, but makes choices associated with emotions, tensions and desires. The principal function of research is analyzed from the standpoint of effect production and science as a nomadic and hybrid practice.<hr/>La Psicología, en sus cincuenta años de reglamentación en el Brasil, se torna un saber difundido por sus intervenciones: en el campo, en la formulación de políticas públicas y en la producción de conocimiento académico. La propuesta de este artículo es pensar acerca de las tensiones que emergen en el acto de pesquisar y sobre los efectos producidos por ese acto, al mismo tiempo en que la transformación de la realidad y las implicaciones éticas del investigador se muestran presentes delante de tales procesos. Por medio de esos análisis, nuevas preguntas son elaboradas para el campo de producción del conocimiento, invitando a los lectores a considerar el acto de pesquisar como práctica política. Se entiende el proceso de producción de conocimiento a partir de líneas móviles de visibilidad y de enunciación que se componen en redes, en las cuales el investigador no es neutro, sino que realiza elecciones asociadas a afectos, tensiones y deseos. El papel de la pesquisa es colocado en análisis, bajo la óptica de la producción de efectos y de la ciencia como práctica nómade e híbrida. <![CDATA[<b>Psychology, Philosophy, crossroads, experimentations</b>: <b>the possible ways in the dialogue with Kierkegaard and Foucault</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo parte do dilema apontado na conferência de Canguilhem Que é a Psicologia? de 1956, a fim de mostrar sua atualidade e também que é possível acrescentar-lhe as problematizações contemporâneas que tratam da psicologização e da neurocientifização dos atuais processos de subjetivação. O que temos feito de nossas vidas e de nossas práticas e como agir livremente perante a ameaça crescente de robotização e de cerebralização dos modos de subjetivação? A fim de não ficarmos paralisados frente a tais impasses, sugerimos caminhos possíveis a partir do encontro com Kierkegaard e Foucault, filósofos que se inscrevem, para usar a expressão foucaultiana, em uma via de experimentação não metafísica, caminho esse que já foi bastante privilegiado se voltarmos o olhar para a Filosofia antiga dos exercícios espirituais, porém, que foi sendo esquecido aos poucos pela tradição filosófica ocidental. Uma psicologia experimentante é, por fim, sugerida como caminho possível, na tentativa de reconhecer e/ou de evitar os perigos inicialmente apontados. Sabendo-se que não se pode eliminá-los do cotidiano das práticas psi, pode-se ao menos estar mais atento aos mesmos, sendo esse o objetivo do presente texto.<hr/>The present paper is part of the dilemma mentioned in the 1956 conference of Canguilhem entitled “What is psychology?” It aims at showing the dilemma’s present relevance as well as its contemporary problematization, which deals with the processes of psychologization and neuroscientificization of current subjecticization processes. What have we been doing with our lives and our practices and how can we act freely before the ever growing threat of robotization and cerebralization of the processes of subjectivization? In order not to be paralyzed by such deadlocks, we suggest possible paths departing from encounters with Kierkegaard and Foucault, philosophers who are inscribed, to use the foucaultian expression, in a route of non-metaphysical experimentation. Such route has been privileged and it can be seen if we focus back on the ancient western philosophy of the spiritual exercises, which has been, however, neglected by the western philosophical tradition. Finally, an experiential philosophy is proposed as a possible alternative in an attempt to recognize and/or avoid the “dangers” mentioned in the beginning. Knowing that it is not possible to eliminate them from the daily psi practices, it is at least feasible to be more aware of them, and this is the final aim of the present paper.<hr/>El presente artículo parte del dilema apuntado en la conferencia de Canguilhem ¿Qué es la Psicología? de 1956, a fin de mostrar su actualidad y también que es posible acrecentarle las problematizaciones contemporáneas que tratan de la psicologización y de la neurocientifización de los actuales procesos de subjetivación. ¿Qué hemos hecho de nuestras vidas y de nuestras prácticas y cómo actuar libremente ante la amenaza creciente de robotización y de cerebralización de los modos de subjetivación? A fin de no quedarnos paralizados frente a tales impases, sugerimos caminos posibles a partir del encuentro con Kierkegaard y Foucault, filósofos que se inscriben, para usar la expresión foucaultiana, en una vía de experimentación no metafísica, camino ése que ya ha sido bastante privilegiado si volvemos la mirada hacia la Filosofía antigua de los ejercicios espirituales, pero, que fue siendo olvidado poco a poco por la tradición filosófica occidental. Una psicología experimentadora es, por fin, sugerida como camino posible, en la tentativa de reconocer y/o de evitar los peligros inicialmente apuntados. Sabiéndose que no les se puede eliminar del cotidiano de las prácticas psi, se puede al menos estar más atento a los mismos, siendo ése el objetivo del presente texto. <![CDATA[<b>Constitution of identity and humanity of our constitution from America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo considera a nossaAmérica como lócus de constituição de identidade e humanidade. O assunto da identidadelatino-americana da psicologia - implicado na anterior - éconvocado nas considerações das implicações no contraste das perspectivas do Novo Mundo e da nossa América, nas quais pode ele pode ser articulado. A partir do discernimento entreidentidades autênticas e identificações inerciais, é levada em consideração adialética de projetos que definiram as principais linhas sobre a constituiçãode identidade e de humanidade na América Latina. Finalmente, é considerado o a priori antropológico na constituição de identidades autênticas e deprocessos de autoconhecimento e reconhecimento na nossa América que formam aconstituição da humanidade.<hr/>The article considers our America as a constitution of identity and humanity locus. The subject of the Latin American identity of psychology -implied in the preceding - is summoned in the considerations of theimplications in the contrast of the New World and our America perspectives, inwhich it can be articulated. From the discernment among authentic identities and inertialidentifications, the dialectic of projects that defined the principal lines onidentity and humanity constitution in Latin America is considered. Finally it is considered the anthropological a priori in theconstitution of authentic identities and of self-knowledge and the process ofrecognition in our America, what makes the Humanity constitution itself.<hr/>El artículo considera a nuestra América como locus deconstitución de identidad y de humanidad. El tema de la identidad latinoamericana de la psicología- implicada en la anterior - es convocado en las consideracionesde las implicaciones en el contraste de las perspectivas del Nuevo Mundo y denuestra América, en las cuales puede articularse. Desde el discernimiento entre identidades auténticas eidentificaciones inerciales, se tiene en cuenta la dialéctica de proyectos que definieronlas principales líneas sobre la constitución de identidad y de humanidad en Latinoamérica. Se considera, finalmente, el a priori antropológicoen la constitución de identidades auténticas y de procesos de autoconocimientoy reconocimiento en nuestra América que forman la constitución de humanidad. <![CDATA[<b>On behalf of the memory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta cinco breves estórias sobre o assassinato de psicólogas e de estudantes de Psicologia que se engajaram na luta de resistência. Todas foram executadas durante a ditadura civil militar, na década de 70, e um dos casos contou com a participação da Operação Condor. As práticas extremamente cruéis de tortura, o ocultamento de provas, a simulação de morte por suicídio, o abandono de corpos em locais públicos na tentativa de desresponsabilizar os executores tornaram-se evidentes nos laudos necroscópicos posteriormente acessados e/ou em depoimentos de advogados e familiares. A intenção do texto é permitir aos psicólogos e psicólogas o acesso às histórias de jovens mulheres que também escolheram a Psicologia como profissão e que foram impedidas precocemente de viver e de realizar projetos próprios. Disponibilizar informações sobre esses fatos e oferecer esclarecimentos sobre a prática da tortura convida à participação cidadã no processo de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito que avança em nosso país com a instalação da Comissão da Verdade.<hr/>This text presents five short stories about the murder of psychologists and psychology students who engaged in the resistance struggle. All of them were executed during the civil-military dictatorship in the 70s and one of the cases had the participation of the Operation Condor. The extremely cruel practices of torture, the concealment of evidences, the simulation of death by suicide, the abandonment of the bodies in public places in an attempt to avoid the accountability of the executors became evident in the autopsy reports later accessed and/or statements from lawyers and families. The intent of this text is to allow the psychologists the access to the stories of young women who also chose psychology as a profession, and who are hampered prematurely to live and conduct their own projects. Provide information on these events and offer clarifications on the practice of torture calls for citizen participation in the process of improving the democratic rule of law that advances in our country with the installation of the Truth Commission.<hr/>Este texto presenta cinco breves historias sobre el asesinato de psicólogas y de estudiantes de Psicología que se comprometieron en la lucha de resistencia. Todas fueron ejecutadas durante la dictadura civil militar, en la década de los 70, y uno de los casos contó con la participación de la Operación Cóndor. Las prácticas extremamente crueles de tortura, el ocultamiento de pruebas, la simulación de muerte por suicidio, el abandono de cuerpos en lugares públicos en la tentativa de huir de la responsabilidad por parte de los ejecutores se tornaron evidentes en los laudos necroscópicos a los que posteriormente se pudo acceder y/o en declaraciones de abogados y familiares. La intención del texto es permitir a los psicólogos y psicólogas el acceso a las historias de jóvenes mujeres que también escogieron la Psicología como profesión y que fueron impedidas precozmente de vivir y de realizar proyectos propios. Disponibilizar informaciones sobre esos hechos y ofrecer esclarecimientos sobre la práctica de la tortura invita a la participación ciudadana en el proceso de perfeccionamiento del Estado Democrático de Derecho que avanza en nuestro país con la instalación de la Comisión de la Verdad. <![CDATA[<b>Conselho Federal de Psicologia - Entrevista com o Psicólogo Arrigo Leonardo Angelini</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta cinco breves estórias sobre o assassinato de psicólogas e de estudantes de Psicologia que se engajaram na luta de resistência. Todas foram executadas durante a ditadura civil militar, na década de 70, e um dos casos contou com a participação da Operação Condor. As práticas extremamente cruéis de tortura, o ocultamento de provas, a simulação de morte por suicídio, o abandono de corpos em locais públicos na tentativa de desresponsabilizar os executores tornaram-se evidentes nos laudos necroscópicos posteriormente acessados e/ou em depoimentos de advogados e familiares. A intenção do texto é permitir aos psicólogos e psicólogas o acesso às histórias de jovens mulheres que também escolheram a Psicologia como profissão e que foram impedidas precocemente de viver e de realizar projetos próprios. Disponibilizar informações sobre esses fatos e oferecer esclarecimentos sobre a prática da tortura convida à participação cidadã no processo de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito que avança em nosso país com a instalação da Comissão da Verdade.<hr/>This text presents five short stories about the murder of psychologists and psychology students who engaged in the resistance struggle. All of them were executed during the civil-military dictatorship in the 70s and one of the cases had the participation of the Operation Condor. The extremely cruel practices of torture, the concealment of evidences, the simulation of death by suicide, the abandonment of the bodies in public places in an attempt to avoid the accountability of the executors became evident in the autopsy reports later accessed and/or statements from lawyers and families. The intent of this text is to allow the psychologists the access to the stories of young women who also chose psychology as a profession, and who are hampered prematurely to live and conduct their own projects. Provide information on these events and offer clarifications on the practice of torture calls for citizen participation in the process of improving the democratic rule of law that advances in our country with the installation of the Truth Commission.<hr/>Este texto presenta cinco breves historias sobre el asesinato de psicólogas y de estudiantes de Psicología que se comprometieron en la lucha de resistencia. Todas fueron ejecutadas durante la dictadura civil militar, en la década de los 70, y uno de los casos contó con la participación de la Operación Cóndor. Las prácticas extremamente crueles de tortura, el ocultamiento de pruebas, la simulación de muerte por suicidio, el abandono de cuerpos en lugares públicos en la tentativa de huir de la responsabilidad por parte de los ejecutores se tornaron evidentes en los laudos necroscópicos a los que posteriormente se pudo acceder y/o en declaraciones de abogados y familiares. La intención del texto es permitir a los psicólogos y psicólogas el acceso a las historias de jóvenes mujeres que también escogieron la Psicología como profesión y que fueron impedidas precozmente de vivir y de realizar proyectos propios. Disponibilizar informaciones sobre esos hechos y ofrecer esclarecimientos sobre la práctica de la tortura invita a la participación ciudadana en el proceso de perfeccionamiento del Estado Democrático de Derecho que avanza en nuestro país con la instalación de la Comisión de la Verdad. <![CDATA[<b>César Ades</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500024&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta cinco breves estórias sobre o assassinato de psicólogas e de estudantes de Psicologia que se engajaram na luta de resistência. Todas foram executadas durante a ditadura civil militar, na década de 70, e um dos casos contou com a participação da Operação Condor. As práticas extremamente cruéis de tortura, o ocultamento de provas, a simulação de morte por suicídio, o abandono de corpos em locais públicos na tentativa de desresponsabilizar os executores tornaram-se evidentes nos laudos necroscópicos posteriormente acessados e/ou em depoimentos de advogados e familiares. A intenção do texto é permitir aos psicólogos e psicólogas o acesso às histórias de jovens mulheres que também escolheram a Psicologia como profissão e que foram impedidas precocemente de viver e de realizar projetos próprios. Disponibilizar informações sobre esses fatos e oferecer esclarecimentos sobre a prática da tortura convida à participação cidadã no processo de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito que avança em nosso país com a instalação da Comissão da Verdade.<hr/>This text presents five short stories about the murder of psychologists and psychology students who engaged in the resistance struggle. All of them were executed during the civil-military dictatorship in the 70s and one of the cases had the participation of the Operation Condor. The extremely cruel practices of torture, the concealment of evidences, the simulation of death by suicide, the abandonment of the bodies in public places in an attempt to avoid the accountability of the executors became evident in the autopsy reports later accessed and/or statements from lawyers and families. The intent of this text is to allow the psychologists the access to the stories of young women who also chose psychology as a profession, and who are hampered prematurely to live and conduct their own projects. Provide information on these events and offer clarifications on the practice of torture calls for citizen participation in the process of improving the democratic rule of law that advances in our country with the installation of the Truth Commission.<hr/>Este texto presenta cinco breves historias sobre el asesinato de psicólogas y de estudiantes de Psicología que se comprometieron en la lucha de resistencia. Todas fueron ejecutadas durante la dictadura civil militar, en la década de los 70, y uno de los casos contó con la participación de la Operación Cóndor. Las prácticas extremamente crueles de tortura, el ocultamiento de pruebas, la simulación de muerte por suicidio, el abandono de cuerpos en lugares públicos en la tentativa de huir de la responsabilidad por parte de los ejecutores se tornaron evidentes en los laudos necroscópicos a los que posteriormente se pudo acceder y/o en declaraciones de abogados y familiares. La intención del texto es permitir a los psicólogos y psicólogas el acceso a las historias de jóvenes mujeres que también escogieron la Psicología como profesión y que fueron impedidas precozmente de vivir y de realizar proyectos propios. Disponibilizar informaciones sobre esos hechos y ofrecer esclarecimientos sobre la práctica de la tortura invita a la participación ciudadana en el proceso de perfeccionamiento del Estado Democrático de Derecho que avanza en nuestro país con la instalación de la Comisión de la Verdad.