Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração Contemporânea]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1415-655520170001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Economic Action and Religion: Churches as Enterprises in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Brasil tem presenciado, nas últimas décadas, transformações radicais na sua composição religiosa, com grande proliferação de igrejas evangélicas, que competem entre si, adotando uma postura ativa e mobilizadora, típica de empreendimentos produtivos. O presente trabalho procura analisar algumas dimensões dessa realidade, à luz de proposições presentes na abordagem da Escolha Racional da Religião, ainda pouco explorada no Brasil. Com isto, deixa claro, para estudiosos da administração, até então ausentes na área, a importância e escala do fenômeno observado, assim como a pertinência do novo aparato teórico.<hr/>Abstract Brazil has witnessed, in recent decades, radical transformations in its religious composition, with a great proliferation of evangelical churches, which compete with each other, adopting active and mobilizing positions, typical of productive enterprises. This paper analyzes some dimensions of this reality, in light of proposals from the Rational Choice of Religion approach, which is still little explored in Brazil. Thus, it makes clear to administration scholars, still absent from the area, the importance and scale of the observed phenomenon, and also the relevance of the new theoretical framework. <![CDATA[Business Games: Approaches to the Phenomenon, Theoretical and Methodological Perspectives]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os jogos de empresas, além de utilizados no processo de ensino, também são explorados como ferramentas de pesquisa, conforme Gentry, Tice, Robertson e Gentry (1984). Este estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, descritivo quanto aos objetivos, e caracterizado como revisão integrativa no tocante ao método, trata do seguinte problema de pesquisa: Qual o perfil da pesquisa acadêmica brasileira sobre jogos de empresas considerando a abordagem ao fenômeno e as perspectivas teóricas e metodológicas? Foram analisados 226 artigos extraídos de periódicos online, do indexador Spell e anais de eventos. Como resultado, é proposta uma tipologia para classificação das pesquisas em jogos de empresas, considerando a abordagem ao fenômeno de pesquisa e os eixos temáticos. Constatou-se a predominância de estudos que têm as simulações como objeto de pesquisa - SCOPE (77,9%) -, enquanto 22,1% utilizam os jogos de empresas como ambiente de pesquisa - SCAPE. Verificou-se que 38,5% dos estudos não mencionam quaisquer das classificações metodológicas analisadas. Discute-se algumas fragilidades metodológicas identificadas nas pesquisas da área. Apesar de as classificações não serem determinantes para a qualidade de um estudo, representam importante indicador da consistência do processo de reflexão e da coesão da investigação.<hr/>Abstract In addition to being used in the teaching process, Business Games are used as research tools, as pointed out by Gentry, Tice, Robertson and Gentry (1984). This qualitative, quantitative and descriptive study is characterized as an integrative review regarding methodology, and deals with the following research problem: what are the characteristics of Brazilian academic research articles on business games, considering their approach to the phenomenon, theoretical background and methodological aspects? A total of 226 articles published in online scientific journals, as well as the Spell indexer and in conferences were analyzed. Results produced a proposed typology for the classification of research in business games, considering: (a) research approach to the phenomenon; and (b) theoretical themes. A predominance of studies was observed to focus on simulations as research objects - SARO (77.9%), while 22.1% use business simulations as a research environment - SARE. Among the studies, 38.5% were found to not mention any of the methodological classifications analyzed. The paper discusses some methodological weaknesses identified in the research area. Although classification is not instrumental in determining the quality of a study, it is evidence of consistency in the reflection process and of cohesion in the research. <![CDATA[A Leader's Role in Strategic People Management: Reflections, Gaps and Opportunities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100041&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A gestão estratégica de pessoas é um tema bastante estudado, enfatizando a relação entre políticas e práticas de gestão e outras variáveis organizacionais. A atuação dos atores organizacionais na gestão é pouco trabalhada, tornando o processo de implementação da gestão de pessoas pouco explorado. O estudo sobre a área de recursos humanos contribui para evidenciar uma lacuna na implementação, pois enfatiza o papel consultivo dos profissionais. Este trabalho objetiva analisar a atuação dos líderes como elo na gestão estratégica de pessoas por meio de reflexões sugeridas e pautadas em referencial teórico (gestão estratégica de pessoas, liderança e relações entre essas temáticas) e sugerir uma integração de modelos (liderança e gestão de pessoas) para suportar a evolução dos estudos. As quatro orientações do líder propostas por Yukl (2012), as definições de espaço organizacional de O'Reilly, Caldwell, Chatman, Lapiz e Self (2010), bem como o modelo tridimensional de Gratton e Truss (2003) e a proposta de papéis na gestão de pessoas de Ulrich (1997) podem ser base para a integração dos temas. Por meio deste artigo, pretende-se contribuir fornecendo sustentação para o desenvolvimento e o aprofundamento de estudos empíricos, além de endereçar uma lacuna sobre a temática da implementação na gestão estratégica de pessoas.<hr/>Abstract Strategic people management is a widely studied topic, emphasizing the relationship between management policies and practices and other organizational variables. The managerial roles of organizational actors have been scarcely researched, making the implementation process of people management little explored. The study of human resources contributes to show a gap in the implementation process, as it addresses the role of professional consultants. This work aims to analyze the performance of leaders as a link in strategic people management through reflections suggested and guided by theoretical framework (strategic people management, leadership and the relations between those themes) and suggests an integration of theoretical models (leadership and people management) to support the evolution of research. The four leader orientations proposed by Yukl (2012), the organizational spaces defined by O'Reilly, Caldwell, Chatman, Lapiz and Self (2010), as well as Gratton and Truss' (2003) three-dimensional model and the people management roles Ulrich (1997) suggests may serve as a base to integrate the themes. Through this article, we intend to contribute by providing support for the development and deepening of empirical studies, as well as address the topic of implementation in strategic management of people. <![CDATA[An Analysis of Academics and their Scientific Publications in the Field of Management]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100062&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A produção da ciência tem sido foco de diversas discussões, particularmente no que se refere à produtividade científica. Este artigo tem como objetivo analisar o perfil de pesquisadores doutores que atuam na área de Administração no Brasil e as suas respectivas publicações científicas, de modo a identificar fatores que expliquem esse aspecto da produtividade científica. Utilizando estatística descritiva e modelos estatísticos, com base em dados provenientes de 1976 docentes registrados na Plataforma Lattes, a pesquisa identificou fatores ligados à formação e experiência que influem na produtividade científica dos acadêmicos em Administração. Os resultados da pesquisa também indicam que houve importantes modificações nos padrões de formação acadêmica e de produtividade no país. Considerando a centralidade do tema da produtividade científica, o trabalho sugere novas pesquisas para que se ampliem as discussões sobre os rumos da produção intelectual e da pós-graduação em Administração no Brasil.<hr/>Abstract Scientific production has been the focus of many discussions, particularly regarding the issue of scientific productivity. This study analyzes the profile and publications of academics (PhDs) working in the field of management in Brazil and their respective scientific publications, in order to identify the factors that explain this particular aspect of scientific productivity. Using descriptive statistics and statistical models based on data about 1976 researchers registered on the Brazilian Lattes database which compiles Brazilian academic researchers' curriculum vitaes, the study identified factors related to academic education and experience that have an impact on academics' scientific productivity in Management. Research results also indicate that important changes in the patterns of academic education and productivity are taking place in Brazil. Considering the centrality of scientific productivity, the paper suggests new studies to increase discourse regarding the future path of intellectual production and graduate management programs in Brazil. <![CDATA[Transnational Governance: Definitions, Approaches and Research Agenda]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100084&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo analisou a produção acadêmica sobre a governança transnacional. Adotou-se uma análise multimétodo, primeiramente realizando-se uma análise bibliométrica com o objetivo de identificar os vinte artigos mais influentes, para em seguida analisá-los em profundidade segundo o tipo de estudo empregado e a forma e dimensão de governança transnacional estudadas. Conclui-se que o interesse sobre a governança transnacional é, embora recente, crescente; que a maioria dos artigos evidenciam a multiplicidade de atores que exercem a governança transnacional, reforçando a pluricentralidade do seu exercício e a diversidade de processos e formas que esta pode assumir. Aponta-se a necessidade de estudos empíricos e que ressaltem o contexto latino-americano. Por fim, argumenta-se que é necessário o desenvolvimento de estudos que permitam a crítica ao desenvolvimento de mecanismos de regulação que legitimam a ação de atores privados sobre questões de interesse público.<hr/>Abstract This study examined academic production on transnational governance. It adopted a multi-method approach that used bibliometric analysis to identify the twenty most influential papers. Those papers were then analyzed in depth, emphasizing the research methods adopted and the different forms and dimensions of transnational governance studied. Results concluded that interest on transnational governance is recent, but increasing. The majority of the papers highlight the multiplicity of actors engaged in transnational governance, reinforcing its strengthening pluricentrality and the diversity of processes and forms it can assume. There is a definite need for more empirical studies and those that consider the Latin American context. It is also necessary to develop studies that enable a critical analysis of the development of regulatory mechanisms that legitimize the action of private actors in issues of public interest. <![CDATA[Individual, Leadership and Culture: Evidence of Creativity Management]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar a prática gerencial do que se chama aqui gestão da criatividade, a partir do indivíduo em seu grupo, do processo de liderança e da cultura. Essa gestão se baseia na visão de deliberação de dirigentes com ações orquestradas para ampliar a criatividade coletiva. A literatura ressalta a importância da criatividade, vista como um processo gerenciável capaz de incrementar o ato de inovar, na consolidação da inovação organizacional, e enfatiza o valor da inovação no alcance da vantagem competitiva. Contudo, ainda existem lacunas na literatura. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio do uso de entrevistas com gestores do setor da economia criativa, a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os respondentes interpretaram que a atividade econômica baseada na criatividade requer novos valores e novas práticas. Os resultados evidenciaram as práticas gerenciais como gestões da criatividade, com ações envolvendo o indivíduo, o líder e a cultura organizacional. A contribuição dessa pesquisa na prática gerencial é dispor um conhecimento capaz de alavancar a vantagem competitiva e, no âmbito acadêmico, disponibilizar novas conexões teóricas para o avanço do campo da inovação.<hr/>Abstract The aim of this paper is to analyze the management practice of what is named here as creativity management, based on the individual in his/her group, the leadership process and culture. This management is based on the deliberation of leaders with actions arranged towards increasing collective creativity. The literature highlights the importance of creativity, seen as a manageable process able to enhance the act of innovating, in the consolidation of organizational innovation and emphasizes innovation's value in achieving competitive advantage. However, there are still gaps in the literature. Therefore, an exploratory and descriptive research was conducted through interviews with managers from the creative economy sector, from the perspective of content analysis. Informants interpreted economic activity based on creativity as needing new values and practices. Results showed management practices as creativity managements, with actions involving the individual, the leader and organizational culture. This paper's contributions to management practice is to offer knowledge capable of increasing competitive advantage and, in the academic field, provide new theoretical connections to advance the field of innovation. <![CDATA[Proposal for Patent Measurement]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho propõe um modelo de mensuração gerencial de patentes para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Patentes de uma empresa, assim como outros ativos intangíveis, podem gerar um valor significativo através da identificação daquelas que são valiosas, mas inadequadamente protegidas, ou daquelas cujas taxas de manutenção não se justificam. Para tanto, apresenta-se o conceito de propriedade intelectual, pois se considera que a compreensão do conhecimento como ferramenta estratégica para as organizações e o seu uso na sociedade demonstram a importância desse conceito para a economia de todos os países. Ao se propor um modelo de análise de patentes, parte-se da premissa de que uma exploração racional e sob proteção permite encontrar uma justa remuneração dos esforços dispendidos, bem como recuperar os investimentos feitos durante a pesquisa. O trabalho centra-se no modelo que pode ser usado para determinar o valor da patente em função do benefício econômico.<hr/>Abstract The goal of this work is to propose a model for managerial measurement of patents owned by the Center for Research and Development in Telecommunications (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações [CPqD]). Corporate patents, as with other kinds of intangible assets, may generate significant value as long as the corporation identifies valuable patents which do not have adequate protection or those whose maintenance fees are not worth the cost. As such, the model features the concept of intellectual property, as it considers that viewing knowledge as a strategic tool for organizations and the use they make of it in society show how important said concept is for the economy of all countries. Since it proposes a model for analyzing a portfolio of patents, it is based on the premise according to which a rational exploration of protected patents will allow for fair compensation for the efforts exerted and the ability to recoup investments incurred during the research. The model is centered on methods that can be used to determine patent value as a function of expected economic benefits in monetary terms.