Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração Contemporânea]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1415-655520160004&lang=pt vol. 20 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A Influência do Poder no Relacionamento entre Consumidor e Marca]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pertencente à área de pesquisas sobre relacionamento entre consumidor e marca, o objetivo deste estudo é verificar a influência do poder da marca sobre o senso de poder do consumidor e os papéis da dependência e confiança como variáveis de mediação e moderação, respectivamente, nesta relação. A primeira hipótese defende que, na presença de marcas com alto poder, os consumidores sentirão baixo poder pessoal. Para compreender melhor este fenômeno, a dependência surge como uma variável mediadora, já que a quantidade de poder se refere ao nível de dependência entre as partes, ou seja, marcas com alto poder geram maior dependência e, desta forma, reduzem o senso de poder pessoal do consumidor, aumentando a assimetria de poder, sendo esta afirmação a segunda hipótese do estudo. Por último, constatou-se que a confiança é uma variável importante na redução de assimetria de poder; portanto, em níveis de alta confiança, o efeito negativo do poder da marca, mediado pela dependência, sobre o poder pessoal, é menos intenso, sendo este argumento a terceira hipótese do estudo. Foram realizados três experimentos que possibilitaram a corroboração de todas as hipóteses. Esta pesquisa traz um significativo avanço no entendimento das relações entre consumidor e marca ao propor um novo modelo baseado na perspectiva de poder.<hr/>Abstract Belonging to the area of research concerning the relationship between consumers and brands, the objective of this study is to investigate the influence of brand power on consumers’ sense of power and the roles of dependency and trust as mediating and moderating variables, respectively, in this relationship. The first hypothesis states that in the presence of brands with high power, consumers will have the perception of low personal power. For a better understanding of this phenomenon, dependence emerges as a mediating variable. The amount of power refers to the degree of dependence between the parties; i.e., brands with high power generate greater dependence and therefore reduce the sense of personal power by the consumer, which increases the asymmetry of power, this statement is the second hypothesis of the study. Finally, research found that trust is an important variable in reducing asymmetry of power. This finding shows that high levels of confidence in the negative effect of brand power, mediated by dependence on personal power, is less intense compared to a low-trust condition. Three experiments were performed that confirm the proposed hypotheses. This research brings a significant advance in understanding the relationship between consumers and brands, and proposes a new model based on the power approach. <![CDATA[Uma Análise Comparativa dos Fatores de Rejeição nos Periódicos de Diferentes Estratos de Administração]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400412&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A publicação de artigos científicos é um dos requisitos impostos aos pesquisadores brasileiros e contribui decisivamente para a reputação, mobilidade e benefícios financeiros destes. Para aferir a qualidade das publicações, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o Sistema Qualis, que classifica os periódicos em oito estratos – de A1 (mais alto) a C (mais baixo), inferindo diferenças de qualidade dos artigos a partir dos estratos dos periódicos em que são publicados. Este artigo examina as falhas e as lacunas que representam fatores para a rejeição de artigos submetidos aos periódicos de Administração, comparando os motivos de rejeição entre periódicos de diferentes estratos. Metodologicamente, realizamos um estudo empírico com dados obtidos por questionário junto a 82 editores de periódicos de Administração. Contrariamente às expectativas, os resultados não deixam evidentes diferenças muito significativas nas lacunas que levam à rejeição de artigos entre periódicos de diferentes estratos. Este artigo tem contribuições e implicações para pesquisadores, editores e agências reguladoras. Vale destacar que o leitor atento consegue identificar os problemas e as lacunas mais frequentes e fica mais preparado para produzir melhores artigos para futuras submissões.<hr/>Abstract The publication of scientific articles is one of the requirements imposed on Brazilian researchers and contributes decisively to their reputation, mobility and financial benefits. To assess the quality of publications, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) created the Qualis system, that classifies journals into eight levels - A1 (highest) to C (lowest) - inferring the quality of the articles from the strata of the journals in which they are published. This article examines the flaws and gaps that represent factors for rejecting articles submitted to management journals, comparing the motives for rejection between journals from different strata. Methodologically, we conducted an empirical study with data obtained by questionnaire from 82 editors of Brazilian management journals. Contrary to expectations, the results do not point to clear differences in the factors that lead to rejection between journals from different strata. This article has contributions and implications for researchers, publishers and regulators. In particular, the thoughtful reader can identify the most frequent problems and gaps and be more prepared to produce better articles for future submissions. <![CDATA[Conhecimento Científico sobre Liderança: Uma Análise Bibliométrica do Acervo do <em>The Leadership Quarterly</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400434&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho investiga a produção científica contemporânea sobre a liderança publicada no The Leadership Quarterly (LQ), o principal periódico internacional dedicado exclusivamente ao tema. O estudo se baseia na aplicação do método bibliométrico aos 368 artigos publicados pela revista nos últimos seis anos, e examina sua autoria, origem e orientação teórica, bem como suas citações e cocitações. O resultado da análise indica que as Novas Teorias sobre a Liderança (Liderança Carismática, Transacional e Transformacional) e a Teoria das Trocas Líder-Seguidor (LMX) são os corpos teóricos dominantes no periódico. Esses trabalhos se orientam, majoritariamente, pela abordagem positivista e aplicam metodologias quantitativas de pesquisa. Essas observações são discutidas quanto às suas implicações para a difusão da produção científica sobre a liderança no contexto nacional e internacional.<hr/>Abstract This work investigates the contemporary scientific literature on leadership published in The Leadership Quarterly (LQ), the leading international journal devoted exclusively to the subject. The study is based on the application of the bibliometric method to 368 articles published by the journal in the last six years, and examines their authorship, origin, and theoretical orientation, as well as their citations and co-citations. The analysis indicates that the New Leadership Theories (Charismatic, Transactional and Transformational Leadership) and the Leader-Member Exchange Theory (LMX) are the dominant theoretical approaches in the journal. These articles are largely guided by a positivist stance on the subject and apply quantitative research methodologies. These observations are discussed as to their implications for the dissemination of the scientific literature on leadership in the national and international contexts. <![CDATA[Projeto e Metamorfose: Contribuições de Gilberto Velho para os Estudos sobre Carreiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400458&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva apresentar e discutir os conceitos de Gilberto Velho, bem como a forma pela qual estes possibilitam o aprofundamento teórico e novas perspectivas para os estudos de carreira, com vistas a uma elaboração interdisciplinar para compreender carreiras de indivíduos ou de coletividades. Para tanto, revisamos as noções de Gilberto Velho sobre projeto, campo de possibilidades, negociação da realidade e metamorfose, bem como as noções de carreira, com especial enfoque no interacionismo de Everett Hughes. Com a análise dos entrelaçamentos conceituais expostos, avançamos na discussão teórica dos estudos de carreira apresentando: como o campo de possibilidades se relaciona com os aspectos objetivos e subjetivos de uma carreira; como os conceitos de negociação da realidade e metamorfose permitem analisar conflitos e dilemas que emergem do sujeito que transita por diferentes mundos; como a noção de projeto pode ser vinculada à recursividade entre indivíduo, grupo e instituição; e como a memória pode ser utilizada como conceito de dinamismo temporal para a compreensão da carreira. Destas conjugações, propomos uma nova noção de carreira. Por fim, apresentamos uma agenda de pesquisa necessária para ampliar, aprofundar e aperfeiçoar os conceitos arranjados e propostos neste artigo.<hr/>Abstract This study aims to present and discuss Gilberto Velho’s concepts, as well as the way his concepts enable deeper theoretical approaches and new perspectives for career studies, aiming at an interdisciplinary view to understand of individual and collective careers. To do so, we review Gilberto Velho’s notions of projects, fields of possibilities, negotiations of reality and metamorphosis as well as career concepts, focusing especially on Everett Hughes’ interactionism. In this sense, we analyze Velho’s and Hughes’ concepts through a dual theoretical discussion of career studies to demonstrate: how the field of possibilities relates to the objective and subjective aspects of a career; how the negotiation of reality and metamorphosis allow us to analyze conflicts and dilemmas that emerge from the individual who moves through different worlds; how the project concept can be linked to the reciprocity between individuals, groups and institutions; and how memory can be used as temporal dynamic concept for the understanding of career. From these conjugations of concepts we propose a new notion of career. Finally, we present a research agenda to broaden, deepen and refine the concepts proposed in this article. <![CDATA[Incentivos Extracontratuais e Comportamentos <em>Ex Post</em> no Relacionamento entre <em>Shopping</em> e Lojista]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400477&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Kashyap, Antia e Frazier (2011) estudaram os efeitos dos incentivos extracontratuais e do monitoramento sobre enforcement. Heide, Wathne e Rokkan (2007) encontraram uma interação significativa entre os tipos de monitoramento, prejudicando o oportunismo. Este artigo amplia a discussão dos efeitos de monitoramento e dos incentivos extracontratuais sobre o desempenho, algo ainda não encontrado na literatura. Estudando uma relação industrial entre lojista e administradora de shopping, os resultados mostraram que a dependência na expertise do shopping, o monitoramento e a política de compliance interferem no desempenho. Verificou-se também que o monitoramento interage nessas relações diretas, moderando-as, prejudicando ou amplificando o desempenho. Os resultados mostraram que associações curvilineares em forma de U-invertido explicaram melhor o desempenho.<hr/>Abstract Kashyap, Antia and Frazier (2011) studied the effects of extra contractual incentives and monitoring over franchisee enforcement. Heide, Wathne and Rokkan (2007) found significant interactions among the types of monitoring, damaging opportunism. This paper extends prior discussion of monitoring and incentives over performance, for which we did not find evidence in the literature. We studied an industrial relationship between a store and its shopping center management. The results showed that the dependence on shopping center expertise, monitoring and compliance policy were associated with performance. Second, monitoring interferes in these direct relationships, moderating them. Specifically, the moderating effect decreases or increases store performance. Third, results show these inverted U-shaped associations better explained performance. <![CDATA[Empreendedorismo Sustentável e <em>Stakeholders</em> Fornecedores: Criação de Valores para o Desenvolvimento Sustentável]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000400502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A compreensão das empresas sobre os desafios sociais e a finitude dos recursos naturais tem estimulado a criação de um tipo de empreendedorismo que contempla estratégias alinhadas às dimensões do desenvolvimento sustentável. Estudos de cunho teórico recentes destacam que a criação de valores entre a empresa e seus stakeholders é condição necessária para a sustentabilidade do negócio. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar como a inter-relação entre empresas que satisfazem critérios do empreendedorismo sustentável e dos seus stakeholders fornecedores influenciam na criação de valores que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, utilizou-se de abordagem qualitativa e estratégia de estudo de casos múltiplos, em que foram investigadas quatro empresas e dois de seus respectivos fornecedores. Os resultados evidenciaram que a inter-relação entre as empresas estudadas e seus stakeholders fornecedores influencia na criação de valores que contribuem para o desenvolvimento sustentável à medida que os interesses mútuos relacionados às três dimensões (ambiental, social e econômica) são considerados.<hr/>Abstract The understanding of social challenges and natural resource limitations by enterprises has spurred the creation of a new kind of entrepreneurism that focuses on strategies aligned with sustainable development dimensions. Recently, theoretical studies have highlighted that the creation of value between an enterprise and its stakeholders is a necessary condition for the sustainability of the business. In such a context, this paper aims to analyse how the interrelation between enterprises that meet criteria of sustainable entrepreneurship and their supplier stakeholders influence the creation of values that contribute to sustainable development. For this purpose this paper used a qualitative approach based on multiple case studies that investigated four enterprises and two of their respective suppliers. The results showed that the interrelationships between the studied companies and their supplier stakeholders influence the creation of values that contribute to sustainable development in that mutual interests related to the three dimensions (environmental, social and economic) are considered.