Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração Contemporânea]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1415-655520120004&lang=en vol. 16 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Multi-criteria modeling applied to regulatory issues of privatized port areas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas, tratando da hierarquização de áreas com fins de rateio de investimentos em questões de arrendamento. Os métodos multicriteriais de análise de decisão (MMAD) mostraram-se mais apropriados para a modelagem, pois o problema é de natureza multidisciplinar, envolve juízos de valor socioeconômico, ambiental e político e maior número de atores, apresenta muitos grupos de interesses com objetivos conflitantes e requer soluções de compromisso. A modelagem contou com a participação de técnicos e gerentes em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e de pesquisadores especializados no tema. Na modelagem, foi considerada a conjugação do método de análise hierárquica (AHP) a procedimentos de normalização, resultando em um sistema de classificação de áreas portuárias segundo escalas de atratividade. A aplicação piloto considerou uma situação com cinco áreas hipotéticas a serem arrendadas e, ao término do processo, os técnicos em regulação podiam identificar instantaneamente a repercussão de suas escolhas na classificação final das áreas e na parcela correspondente do investimento para fins de arrendamento.<hr/>The purpose of this paper is to propose a multi-criteria model applied to issues of regulation in privatized port areas with focus on prioritization of areas for purposes of investment distribution in lease issues. The multicriteria decision analysis (MCDA) method was used for modeling, since the problem is multidisciplinary, involves socioeconomic, environmental, and political judgments involves a larger number of actors, has many interest groups with conflicting goals, and requires compromise to reach a solution. The modeling was assisted by technicians and managers involved in the regulation of National Agency for Waterway Transportation (Agência Nacional de Transportes Aquaviários [ANTAQ]) as well as by researchers specializing in the topic. The model was built using a combination of the Analytic Hierarchy Process (AHP) with standardization procedures, which resulted in a rating system for port areas according to their own scales of attractiveness. The initial application considered a hypothetical situation with five areas available for lease. At the end of the process the technicians involved in regulation could instantly identify the impact choices have on area's final rankings and the corresponding portion of the investment appropriate for leasing. <![CDATA[<b>Working capital management</b>: <b>a comparative study between the practices of Brazilian and UK firms</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga os determinantes do estilo de condução da gestão financeira de curto prazo em micro e pequenas empresas (MPEs), à luz dos fundamentos das teorias de crescimento das firmas por estágios, da visão baseada em recursos, de crédito comercial, de agência e de custos de transação. Os dados obtidos por meio de um survey com dirigentes de 447 MPEs dos estados de Minas Gerais e São Paulo foram analisados por técnicas multivariadas, tendo sido identificados quatro estilos de gestão de capital de giro, que podem ser explicados por variáveis como idade, tamanho e lucratividade da firma. Os resultados foram comparados aos obtidos por pesquisa similar realizada com empresas do Reino Unido (Howorth & Westhead, 2003), e a evidência mostra diferenças importantes: (a) as empresas brasileiras revisam a maioria das rotinas de capital de giro com maior frequência que as britânicas; (b) as MPEs brasileiras ofertam menos crédito comercial que as britânicas. Essas diferenças podem ser explicadas, pelo menos em parte, pelo maior custo do financiamento bancário das firmas brasileiras em comparação com as britânicas.<hr/>This study investigates the determinants of the ways to conduct working capital practices in micro and small enterprises (MSEs), using the foundations of firm life cycle, resource based view, trade credit, agency and transaction cost theories. The data obtained from a survey with 447 MSEs from the states of Minas Gerais and São Paulo were analyzed using multivariate techniques, and four styles of working capital management were identified. These styles may be explained by firm characteristics such as age, size and profitability. The results were compared to the ones obtained in a similar study with UK firms (Howorth & Westhead, 2003), and the evidence shows important differences: (a) Brazilian firms revise most working capital management routines more frequently than their counterparts in the UK; (b) Brazilian MSEs supply less trade credit than their British counterparts. These differences may be explained, at least in part, by the higher cost of financing faced by Brazilian firms compared to UK firms. <![CDATA[<b>The influence price presentation has on customer evaluations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do trabalho foi investigar o efeito das distintas formas de apresentação do preço sobre as percepções dos clientes, tomando como base a intenção de compra, a comunicação boca a boca, o valor percebido, a confiança no anúncio e a percepção de preço caro. Com base nos trabalhos de Smith e Nagle (2005a, b) e Krishna, Briesch, Lehmann e Yuan (2002), os autores utilizam a teoria de valor agregado de preço para explicar a avaliação do cliente. Os achados do Estudo 1 mostraram que, quando o preço era apresentado na forma de Na concorrência R$ 2.299,00, aqui R$ 1.599,00 (versus a forma de controle com preço tradicional), o varejista obtinha melhores resultados em termos de intenção de compra dos participantes. Esse resultado foi salientado com produtos de alto envolvimento e com alto valor monetário, ou seja, valores acima de R$ 1.500,00. Os achados do Estudo 2 mostraram que o preço apresentado na forma somente neste final de semana teve melhores resultados para o varejista, aumentando significativamente a intenção de compra do cliente. O Estudo 3 mostrou que um desconto de 5% (versus nenhum, versus 10%, versus 15%) criou a maior intenção de compra. A contribuição da pesquisa está em suportar a tese de que a diferença na forma da apresentação de preço influencia positivamente na percepção do cliente, aumentando o valor percebido (confirmando Nagle, Hogan, & Zale 2011; Urbany, Bearden, & Weilbaker 1988) e rejeitando alguns estudos (Blech, 1981; Golden, 1979; Goodwin, & Etgar, 1980).<hr/>This paper's goal was to investigate the effect different forms of price presentation have on Brazilian customers' evaluations regarding the following variables: purchase intentions, word-of-mouth communications, trust in advertising, perceived value, and perception of expensive prices. We use the literature suggested by Smith and Nagle (2005a, b) and Krishna, Briesch, Lehmann, and Yuan (2002), in which they suggested that perceived value of price explains customer judgments. Findings from Study 1 indicated that when price is presented in the form of R$ 2,299.00 at the competitors, R$ 1,599.00 here (versus the control group with the traditional price), the retailer had better results in terms of customer purchase intentions. This finding was achieved for products with both high involvement and high monetary value: i.e., values over $ 1,500.00. Outcomes from Study 2, which was based on a low involvement product, a hair dryer, on a specific date in the retail calendar, Mother's Day, showed that the price presented as only this weekend significantly increased customer purchase intentions. Study 3 supported that a 5% discount (vs. regular price vs. 10% vs. 15%) resulted in greater positive impact on buying intention. The paper contributes to price theory by supporting the assumption that price presentation positively influences buying intention, confirming the arguments of Nagle, Hogan and Zale (2011), Urbany, Bearden and Weilbaker (1988) and rejecting the studies by Blech (1981), Golden (1979), and Goodwin and Etgar (1980). <![CDATA[<b>Human resource management policies, confidence and well-being</b>: <b>a study in a multinational company</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os principais autores da área de Gestão de Pessoas (GP), como Legge (2006) e Wilkinson, Bacon, Redman e Snell (2010), concordam que as pessoas assumiram papel estratégico e relevante nas organizações. Considerando que as políticas de GP precisam contribuir para um maior bem-estar e fortalecer a confiança dos colaboradores nas organizações (Mariotti & Souza, 2009; Nishii, Lepak, & Schneider, 2008; Turner, Huemann, & Keegan, 2008), esta pesquisa propôs-se a avaliar a relação existente entre essas variáveis segundo a percepção de 141 colaboradores de uma multinacional de tecnologia da informação. Foram feitas análises de regressão linear múltipla e foi utilizada modelagem por equações estruturais (SEM) por meio do método da máxima verossimilhança, de modo a testar os modelos propostos de relações entre as variáveis. Desta forma, foi possível identificar e confirmar a influência das políticas de GP na confiança do colaborador e no bem-estar no trabalho, assim como a influência da confiança nesse bem-estar. Esta pesquisa contribui para o avanço de estudos da área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional ao trazer uma relação entre um conjunto de variáveis ainda não explorado e, para a organização pesquisada, serve como um diagnóstico, subsidiando os gestores da empresa em suas tomadas de decisão no afã de melhorar o bem-estar de seus colaboradores.<hr/>The main authors in the area of Human Resource Management (HRM), including Legge (2006) and Wilkinson, Bacon, Redman and Snell (2010), agree that people have an important and strategic role in organizations. Since HRM policies need to contribute to greater well-being and strengthen the confidence of employees in organizations (Mariotti & Souza, 2009; Nishii, Lepak, & Schneider, 2008; Turner, Huemann, & Keegan, 2008), this study aimed to assess the relationship between these variables, as perceived by 141 employees in a multinational company in the field of information technology. Multiple linear regression analysis, structural equation modeling and maximum likelihood method were conducted to test the proposed models of relationships between the variables cited above. Thus, it was possible to identify and confirm the influence HRM policies have on both confidence in the organization and employee well-being at work, as well as the influence of confidence on well-being at work. This research contributes to the advancement of studies in the areas of Human Resources Management and Organizational Behavior by analyzing a previously unexplored relationship between a set of variables and also served as a diagnostic for the studied organization, assisting company managers in their decision-making in order to improve employee well-being. <![CDATA[<b>Organizational configurations of high performance Brazilian companies listed on the BM&FBOVESPA securities, commodities, and futures exchange</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo parte da premissa teórica de que firmas obtêm lucros extraordinários quando exploram imperfeições de mercado. Imperfeições são tratadas como variáveis causais para identificar configurações de empresas de alto desempenho listadas na BM&FBovespa entre 2005 e 2009. O estudo, qualitativo comparativo, adota uma metodologia replicável, a saber: (a) análise categorial de conteúdo semântico de relatórios emitidos por Corretoras de Valores sobre as empresas selecionadas; e (b) análise dos dados através da abordagem MDSO (Most Different Similar Outcome) da Qualitative Comparative Analysis (QCA). A metodologia permite tratar causalidade complexa com pouco número de casos. Neste estudo, possibilitou reduzir dezenove variáveis a poucas causas comuns e conjuntamente necessárias ao desempenho de quinze empresas. Os resultados mostram três configurações alternativas ao alto desempenho. A primeira é formada por poucas imperfeições exploradas por concessões de serviços públicos. A segunda, por sua vez, é formada por empresas exclusivas, que fabricam bens com demanda crescente, heterogêneos e diferenciáveis. A terceira configuração faz-se por empresas gigantes, que fabricam e comercializam produtos com demanda inelástica e generalizada. Acumulam ativos que raramente se tornam obsoletos, formando poderosos monopólios ou oligopólios mundiais.<hr/>The objective of this work was to explore the theoretical premise that companies are able to obtain extraordinary profit levels by exploiting market imperfections. To this end, market imperfections are treated as causal variables in order to identify organizational configurations of high-performing companies listed on the Brazilian BM&FBovespa securities, commodities and futures exchange between 2005 and 2009. The research methodology combines (a) MDSO (Most Different Similar Outcome) approach of Qualitative Comparative Analysis (QCA) to find organizational configurations with (b) Semantic and Categorical Content Analysis for exploring reports produced by stock broking firms about the companies of interest. This approach allows for analysis of complex causality even with a small number of cases. Nineteen variables responsible for the high performance of fifteen companies were able to be attributed to only a few common causalities. Results show three alternative configurations of market imperfections for attaining high performance. The first configuration combines few market imperfections exploited by government regulated companies. The second configuration is composed of exclusive companies producing differentiated, heterogeneous products for high demand markets. The third configuration contains oversize companies producing commodities characterized by their almost inelastic demand. Their low obsolescence rate of assets generates powerful local monopolies and global oligopolies. <![CDATA[<b>Effects of the Dow Jones index, commodities and exchange rate on Ibovespa</b>: <b>an analysis of contagion effects</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da pesquisa é avaliar a existência do efeito contágio do índice Dow Jones, preços das commodities e taxa de câmbio sobre a trajetória do Ibovespa no período 1999-2010, além de verificar as relações de longo prazo entre as variáveis. O marco teórico baseia-senoefeito contágio, em que ocorre a propagação de perturbações no mercado de um país para outro, conforme abordado por Dornbusch, Park e Claessens (2000), Pericoli e Sbracia (2003) e Forbes e Rigobon (2002), além de estudos empíricos como os de Lamounier e Nogueira (2007), Tabak e Lima (2003), Grôppo (2006) e Pimenta (2004), entre outros, complementando com pesquisas dos impactos dos preços de commodities sobre o mercado acionário, conforme pode ser observado em Barr e Kantor (2002). Para tanto, foi aplicado teste de cointegração de acordo com procedimento sugerido por Johansen (1991), além de um modelo de vetores autorregressivos (VAR), proposto inicialmente por Sims (1980) e Sims (1986). Os resultados do teste de cointegração de Johansen não indicaram a existência de relações de longo prazo entre as variáveis. Em termos dos efeitos de curto prazo, as funções de resposta a impulso mostraram que o índice de ações brasileiro reage positivamente aos choques nos preços das commodities e ao índice Dow Jones, além de demonstrar uma reação positiva à depreciação cambial, o que sugere a presença do efeito contágio.<hr/>The purpose of this research is to evaluate the existence of contagion effects of the Dow Jones index, commodity prices and exchange rate on the trajectory of the Bovespa index in the period 1999-2010, and analyze the long-term relationships between the variables. The theoretical framework is based on contagion effect, which occurs in the spread of market disturbances from one country to another country as discussed by Dornbusch, Park and Claessens (2000), Pericoli and Sbracia (2003), and Forbes and Rigobon (2002), as well as in empirical studies such as Lamounier and Nogueira (2007), Tabak e Lima (2003), Groppo (2006) and Pimenta (2004), among others, complete with research of the impact on commodity prices in the stock market, as can be seen in Barr and Kantor (2002). For this purpose, a cointegration test from the procedure suggested by Johansen (1991) was applied, and a vector autoregression model (VAR), initially proposed by Sims (1980) and Sims (1986), with the causality/exogeneity Granger test, was utilized. The results of Johansen cointegration test did not indicate the existence of long-term relationships between the variables. As to short-term effects, the impulse response functions showed that the Brazilian stock market index reacts positively to shocks in commodity prices and the U.S. stock market, and it demonstrates a positive reaction to currency depreciation, which suggests presence of the contagion effect. <![CDATA[<b>Dona Flor</b>: <b>to disintermediate or to be disintermediated!</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O caso de ensino Dona Flor apresenta o momento em que Pedro Brasil, sócio-fundador de uma empresa revendedora de produtos eróticos para mulheres por meio de vendas diretas, buscava alternativas não só para manter-se no mercado, como também para crescer. Uma das possibilidades residia no fato de que as consumidoras não reconheciam marcas específicas de produtos, uma vez que não existiam grandes empresas no setor de produtos eróticos. No entanto, a estrutura de canais da empresa apresentava desvantagens para o aproveitamento desta oportunidade. O caso evidencia a fragilidade da empresa na relação com os fornecedores e sua dependência dos distribuidores de catálogos. Os alunos devem avaliar as opções de desintermediação dos elos a montante e a jusante, e suas implicações para os negócios. Além disso, o caso permite avaliar a possibilidade de a própria Dona Flor ser desintermediada e suas opções estratégicas para mitigar esse risco, entre as quais figura a criação de uma marca própria. O objetivo é que os alunos sejam capazes de desenhar o path-tomarket descrito no caso e, a partir dele, elaborar alternativas para a empresa, considerando as vantagens e as desvantagens de cada proposta. Devem ainda perceber a importância do diferencial de privacidade da Dona Flor e as limitações que ele impõe à exploração dos diferentes canais de distribuição.<hr/>The Dona Flor teaching case portrays the moment in which Pedro Brasil, founder of an erotic product reseller for women through direct sales, was looking for ways to keep his business healthy and growing. One possibility was derived from the fact that consumers did not recognize specific brands of products, since there were no large companies in the erotic products market. The channel structure of the company, however, hindered the exploitation of this opportunity. The case highlights the fragility of the company's relationship with suppliers and with catalog distributors. Students should therefore consider the disintermediation of both upstream and downstream links in the value chain and the implications of this decision for the business. Moreover, the case suggests the possibility that Dona Flor itself was in danger of being disintermediated, requiring the evaluation of strategies to mitigate this risk, which include the development of a private label. The goal is to enable students to sketch the path-to-market diagram, and, based on it, provide alternatives for the company, considering the advantages and disadvantages of each proposal. They should also realize the importance of the differential offered by Dona Flor and the limitations it imposes on the exploitation of different distribution channels. <![CDATA[<b>Lições de liderança</b>: <b>sabedoria para futuros líderes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552012000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O caso de ensino Dona Flor apresenta o momento em que Pedro Brasil, sócio-fundador de uma empresa revendedora de produtos eróticos para mulheres por meio de vendas diretas, buscava alternativas não só para manter-se no mercado, como também para crescer. Uma das possibilidades residia no fato de que as consumidoras não reconheciam marcas específicas de produtos, uma vez que não existiam grandes empresas no setor de produtos eróticos. No entanto, a estrutura de canais da empresa apresentava desvantagens para o aproveitamento desta oportunidade. O caso evidencia a fragilidade da empresa na relação com os fornecedores e sua dependência dos distribuidores de catálogos. Os alunos devem avaliar as opções de desintermediação dos elos a montante e a jusante, e suas implicações para os negócios. Além disso, o caso permite avaliar a possibilidade de a própria Dona Flor ser desintermediada e suas opções estratégicas para mitigar esse risco, entre as quais figura a criação de uma marca própria. O objetivo é que os alunos sejam capazes de desenhar o path-tomarket descrito no caso e, a partir dele, elaborar alternativas para a empresa, considerando as vantagens e as desvantagens de cada proposta. Devem ainda perceber a importância do diferencial de privacidade da Dona Flor e as limitações que ele impõe à exploração dos diferentes canais de distribuição.<hr/>The Dona Flor teaching case portrays the moment in which Pedro Brasil, founder of an erotic product reseller for women through direct sales, was looking for ways to keep his business healthy and growing. One possibility was derived from the fact that consumers did not recognize specific brands of products, since there were no large companies in the erotic products market. The channel structure of the company, however, hindered the exploitation of this opportunity. The case highlights the fragility of the company's relationship with suppliers and with catalog distributors. Students should therefore consider the disintermediation of both upstream and downstream links in the value chain and the implications of this decision for the business. Moreover, the case suggests the possibility that Dona Flor itself was in danger of being disintermediated, requiring the evaluation of strategies to mitigate this risk, which include the development of a private label. The goal is to enable students to sketch the path-to-market diagram, and, based on it, provide alternatives for the company, considering the advantages and disadvantages of each proposal. They should also realize the importance of the differential offered by Dona Flor and the limitations it imposes on the exploitation of different distribution channels.