Scielo RSS <![CDATA[Revista CEFAC]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-184620140005&lang=en vol. 16 num. 5 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501387&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Evaluation the tendency to falls in elderly Sergipe]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501389&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVOS: analisar o desempenho de idosos no teste Dynamic Gait Index e Timed Up and Go Test para avaliar a tendência para quedas e verificar a interferência das variáveis idade, gênero e relato de eventos de quedas pregressas. MÉTODOS: trata-se de uma pesquisa clínica, descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo para analisar os resultados obtidos da aplicação do Dynamic Gait Index e Timed Up and Go Test - versão brasileira, em 60 voluntários, de ambos os gêneros e idade entre 60 e 83 anos (média= 68,57 ± 5,94). O projeto de pesquisa foi apreciado pelo Comitê de Ética da instituição e seguiu as recomendações do parecer 196/96 da Legislação Brasileira para pesquisa com seres humanos. Para a análise dos dados utilizou-se testes descritivos, teste de Mann-Whitney e Qui-Quadrado (X²), sendo que foi adotado o p&lt;0,05. RESULTADOS: verificou-se que 37 (61,7%) dos 60 voluntários pontuaram com índices inferiores ao padrão de normalidade no Timed Up and Go Test, enquanto, no Dynamic Gait Index 19 (31,7%) voluntários apresentaram índices inferiores ao ponto de corte. Ocorreu associação estatisticamente significante entre Dynamic Gait Index e as variáveis idade e quedas. Neste estudo o Timed Up and Go Test apresentou associação estatisticamente significante com as variáveis quedas e gênero. Encontraram-se valores estatisticamente significantes na comparação entre as variáveis. CONCLUSÃO: foi frequente a constatação de alteração funcional de equilíbrio e de marcha, e a maioria da amostra apresentou tendência para quedas. A idade associou-se com alterações de marcha e equilíbrio, o gênero com tendência para quedas, e os relatos de eventos de quedas pregressas com os dois instrumentos aplicados. Os resultados aqui apresentados reforçam a necessidade da formação científica e profissional voltada para a atenção primária e secundária da população idosa. <hr/> PURPOSE: to evaluate and characterize the balance during gait using the Dynamic Gait Index and Time Up and Go Test Brazilian version and the interference of the variables gender, age and falling events. METHODS: this is a clinical research, descriptive, qualitative and quantitative to analyze the results of applying the Dynamic Gait Index and Time Up and Go Test -Brazilian version, in 60 volunteers of both sexes and aged between 60 and 83 years (mean = 68, 57 ± 5.94). The research project was appreciated by the Ethics Committee of the institution and followed the recommendations of the opinion 196/96. For data analysis we used descriptive tests, Mann-Whitney and Chi-square (X ²), and was adopted at p &lt;0.05. RESULTS: we found that 37 (61.7%) of the 60 subjects scored with indices below the normal range in Time Up and Go Test while Dynamic Gait Index in 19 (31.7%) volunteers had rates below the cutoff point. There was a statistically significant association between Dynamic Gait Index and the variables of age and falls. In this study the Time Up and Go Test showed statistically significant association with the variables gender and falls. Values statistically significant were found in the study of the all variables. CONCLUSION: it was a frequent finding functional alteration of gait and balance, and most of the sample tended to fall. Age was associated with changes in gait and balance, gender with tendency to falls, and reports of events falls stunted with both instruments applied. The results presented here underscore the need for scientific and professional training directed at primary and secondary care in the elderly population. <![CDATA[Relation between hearing complaints and audiological findings in a group of active seniors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501397&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: investigar a presença de queixa auditiva em um grupo de idosos ativos e verificara possível relação entre a autopercepção da condição de escuta e os achados audiológicos. MÉTODOS: foram avaliados 55 idosos socialmente ativos, de ambos os sexos e faixa etária igual ou superior a 60 anos. As variáveis analisadas foram as respostas à três perguntas: "O(a) senhor(a) acha que escuta bem?", "O(a) senhor(a) escuta rádio ou televisão em volume muito alto?" e "O(a) senhor(a) tem dificuldade para escutar quando muitas pessoas conversam ao mesmo tempo?" que foram comparadas às médias tritonais dos limiares das frequências de 500, 1000 e 2000 Hz (MTT1) e de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz (MTT2), Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF) e Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF). RESULTADOS: os idosos que referiram não escutar bem, apresentaram piores desempenhos nas médias de todas as variáveis analisadas. Os idosos que mencionaram aumentar o volume do rádio ou televisão não apresentaram diferença estatisticamente significante na análise da MTT2 em comparação aos que não o fazem, porém, houve esta diferença quando analisadas as variáveis MTT1, LRF e IPRF. Os sujeitos que referiram dificuldade de escutar quando muitas pessoas conversam ao mesmo tempo, não apresentaram diferença estatisticamente significante, mas as médias das variáveis evidenciaram piores desempenhos destes sujeitos, quando comparados àqueles sem a queixa. CONCLUSÃO: houve presença de queixa auditiva em todas as questões e foi verificada relação entre a autopercepção da condição de escuta e os resultados da avaliação audiológica. <hr/> PURPOSE: to investigate the presence of complaint and hearing loss in a group of active older people and verify the relation between self-perceived hearing condition and audiologic findings. METHODS: 55 older people, aged 60 or more, of both sexes, socially active, were evaluated. The analyzed variables were the answers to three questions: “Do you think that your hearing is good?”, “Do you listen to radio or television on high volume?” and “Do you have difficulty to comprehend when many people are talking at the same time?”, which were compared to the tritonal average of 500, 1,000 and 2,000 Hz frequencies (TA1) and of 3,000, 4,000 and 6,000 Hz frequencies (TA2), Speech Recognition Threshold (SRT) and Speech Recognition Percentage Index (SRPI). RESULTS: the individuals, who reported not listen well, had worst performance in the averages of all analyzed variables. The older people, who mentioned increasing the volume of the radio or television showed no statistically significant difference in the analysis of TA2 compared to those who do not, but there was this difference when analyzed TA1, SRT and SDT variables. The subjects who reported difficulty hearing, when many people talk at the same time, showed no statistically significant difference, but the averages of these individuals showed worst performance, when compared to those without this complaint. CONCLUSION: there was a relation between self-perceived hearing condition and the audiologic findings. <![CDATA[Comparative study of acoustic immittance in smokers and non-smokers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501406&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: realizar um estudo comparativo das medidas de imitância acústica em tabagistas e não tabagistas, visando identificar a ocorrência de um comportamento específico na população tabagista. MÉTODOS: em uma amostra 80 indivíduos, 40 tabagistas e 40 não tabagistas, foram obtidos o volume do meato acústico externo, a admitância, a pressão de pico e o gradiente. RESULTADOS: os resultados mostraram que pressão de pico apresentou diferença significante entre os grupos, revelando-se mais negativa no grupo dos tabagistas, tanto para a orelha direita (p=0,004) quanto para a esquerda (p=0,011). Nas demais medidas investigadas não foram verificadas diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: Desta forma, o presente estudo conclui que a pressão do pico do timpanograma é uma medida imitanciométrica capaz de diferenciar tabagistas e não tabagistas, sendo que nos tabagistas a pressão mostra-se significantemente mais negativa. <hr/> PURPOSE: to conduct a comparative study of the acoustic impedance measurements in smokers and nonsmokers, in order to identify the occurrence of specific behavior in the smoking population. METHODS: in a sample of 80 individuals, namely 40 smokers and 40 nonsmokers, we obtained the outer acoustic meatus volume, the admittance, the peak pressure and the gradient. RESULTS: the results showed that the peak pressure presented a significant difference between the groups, revealing itself more negative in the group of smokers, both for the right ear (p=0.004) and for the left ear (p=0.011). CONCLUSION This study concludes that the peak pressure of the tympanogram is an immittance measure able to differentiate smokers and nonsmokers, where smokers show significantly more negative pressures. <![CDATA[Repair issues associated with cochlear implants external components: the influence of age and time of use]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501419&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: identificar quais são as falhas técnicas mais frequentes dos componentes externos do implante coclear e verificar a influência da idade do usuário e o tempo de uso do dispositivo nestas falhas. MÉTODOS: estudo retrospectivo, por meio da análise de 128 prontuários da Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear, que apresentaram alguma queixa no funcionamento do componente externo, no período de junho a agosto de 2011. Para análise dos dados foi realizada a análise descritiva dos componentes que apresentaram falha técnica, bem como das variáveis estudadas. Posteriormente, foi aplicada a estatística inferencial por meio do teste Kruskal-Wallis para verificar a influência da idade do paciente e tempo de uso do implante coclear com a falha apresentada, com nível de significância p&lt; 0,05. RESULTADOS: os componentes que apresentaram mais falhas foram: antena externa (29,7%), seguida do compartimento de bateria (23,4%), processador de fala (14,10%), microfone (10,90%), cabos de transmissão (9,40%), controlador (6,30%), baterias (5,50%) e carregador de baterias (0,80%). Não foi verificada influência do tempo de uso do implante coclear e a idade cronológica do paciente em relação às falhas apresentadas no presente estudo. CONCLUSÃO: os achados obtidos a partir do presente estudo podem auxiliar os profissionais da área na orientação sobre a manutenção destes componentes, mas as tendências aqui apresentadas não podem ser generalizadas para todo território nacional, pois estas foram analisadas em um número limitado de casos. <hr/> PURPOSE: to identify what are the most frequent technical flaws of the external components of the cochlear implant and verify the influence of age and the time of use of the device in these failures. METHODS: retrospective study. It was analyzed 128 medical records of the Association of Deaf Parents, Friends and Cochlear Implant Users, which presented a complaint in the functioning of the external component for the period from June to August 2011. For analysis of data was carried out the descriptive analysis of failed components, as well as the variables studied. It was applied to an inferential statistics through the Kruskal-Wallis test to analyze the influence of patient’s age and time of use of the cochlear implant with failure, with significance level p &lt;0.05. RESULTS: the components that were more failure was the external antenna (29,7%), followed by the battery compartment (23,4%), speech processor (14,10%), microphone (10,90%), transmission cables (9,40%), controller (6,30%), batteries (5,50) and battery charge (0,80%). Has not been verified influence of time of use of the cochlear implant and the chronological age of the patient in relation to failures presented in this study. CONCLUSION: the findings obtained from this study can assist professionals in guidance on the maintenance of these components, but the trends presented here cannot be generalized to the entire national territory, as these were analyzed in a limited number of cases. <![CDATA[Health hearing training: assessment tool in the Brazilian National Telemedicine Program]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501426&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar o Programa de Telessaúde Redes como uma estratégia para capacitação em Saúde Auditiva. MÉTODOS: a capacitação foi composta por 37 Agentes Comunitários de Saúde que não possuíam experiência prévia em saúde auditiva e em treinamento à distância. As atividades foram organizadas a partir do NUTES/UFES para uma unidade no interior do estado, utilizando o Adobe(r) Acrobat(r) Connect(tm) Pro Meeting sistema que viabiliza interação dos múltiplos participantes por web conferência. RESULTADOS: após a capacitação foi apresentado um questionário de 8 perguntas para avaliar a experiência com a nova ferramenta instrucional avaliando sua expectativa e seus objetivos atingidos, assim como questões técnicas de transmissão para testar a confiabilidade da mesma. Cem por cento dos participantes consideraram o tema exposto fácil e compreensível por meio da nova modalidade, 97% apontaram que web conferência é um meio útil para capacitação.Setenta por cento dos entrevistados se sentiram confortáveis ao participarem de uma atividade a distância. Setenta por cento estavam satisfeitos quanto às expectativas que tinham para o encontro, enquanto os outros 30% estavam muito satisfeitos. Cinquenta e um por cento dos participantes sentiram-se satisfeitos com a capacitação no seu aspecto geral, enquanto os outros 49% sentiram-se muito satisfeitos. Com relação à qualidade do áudio e vídeo, 70% demonstraram-se satisfeitos. Quando questionados se este tipo de curso é importante para a sua capacitação, a média das notas foi igual a 9. CONCLUSÃO: conclui-se que a atividade no Telessaúde foi avaliada positivamente como estratégia para capacitação em Saúde Auditiva na atenção primária. <hr/> PURPOSE: to evaluate the Telehealth Program as a strategy for training in Hearing Health. METHODS: the activities were organized from the University Hospital, in Telehealth Nucleus with the use of Adobe® Acrobat® Connect™ Pro Meeting system that enables the interaction of multiple participants in a web conference through sharing. The training was composed of 37community health workers who had no previous experience in hearing health and distance training. RESULTS: after the training was presented a questionnaire of 8questions to assess the experience of new instructional tool for web conference in hearing health of evaluating their expectations and their goals achieved, as well as technical issues to test the reliability of the transmission network. One hundred percent of participants considered it comprehensive and easy explained. In the group, 97% of researched pointed that web conference is a useful tool for training community health workers. About 70% of health workers felt comfortable to participate in a web conference. Seventy percent proved to have achieved the expectative on they had for distance education, while the other 30% were very satisfied. Fifty one percent of participants felt satisfied with the training on hearing health, whileother49%feltvery satisfied. Regarding audio and image quality observed large percentage of agents satisfied, 70%. When asked if this type of training is important for their empowerment, the average grade was 9. CONCLUSION: it is concluded that the activity was evaluated positively as a tool for empowerment in Hearing Health. <![CDATA[Functional evaluation of the vestibular system of guinea pigs poisoned by an organophosphate through caloric stimulation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501434&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar o funcionamento do sistema vestibular de cobaias expostas ao organofosforado clorpirifós, de forma aguda, por meio da prova calórica da eletronistagmografia. MÉTODOS: a pesquisa do tipo experimental realizou a eletronistagmografia de cobaias expostas a organofosforado durante 10 dias consecutivos, nas doses 0,5mg/kg/dia e 1,0mg/kg/dia por via intraperitoneal e comparadas com grupo controle que recebeu administração de água destilada. Foi realizada prova calórica gelada (10ºC) e comparadas as variáveis frequência de aparecimento de nistagmos em 10 segundos (u/s) e velocidade angular da componente lenta (º/s). RESULTADOS: os resultados não demonstraram diferença estatisticamente significante na comparação das variáveis entre os grupos. CONCLUSÃO: conclui-se que nas doses testadas o agrotóxico organofosforado clorpirifós não causou danos funcionais detectáveis na prova calórica. <hr/> PURPOSE: this study aimed to assess the functioning of the vestibular system of guinea pigs exposed to the organophosphate chlorpyrifos, acutely, through caloric stimulation electronystagmography. METHODS: the research conducted an experimental electronystagmography of guinea pigs exposed to organophosphate for 10 consecutive days, at doses 0.5 mg / kg / day and 1.0 mg / kg / day intraperitoneally and compared with a control group that received distilled water administration. We performed caloric ice (10 º C) and compared the variables frequency of appearance of nystagmus in 10 seconds (u / s) and angular velocity of the slow component (º / s). Results: the results showed no statistically significant difference in the comparison of variables between groups. CONCLUSION: we conclude that the tested doses of the pesticide organophosphate chlorpyrifos caused no detectable functional damage in the caloric test. <![CDATA[Frequency of vestibular disorder in military firefighters from Alagoas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501443&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVOS: investigar a frequência de alterações vestibulares em bombeiros de Alagoas e suas queixas. MÉTODOS: realizaram-se anamnese e avaliação audiológica, desclassificando da amostra os sujeitos com perda auditiva. Em seguida foi realizada a manobra de Dix-Hallpike e vectoeletronistagmografia. Aplicou-se o Teste Qui-Quadrado e Exato de Fisher para análise estatística, com significância de 5% (p=0,050). RESULTADOS: compuseram a amostra 26 sujeitos do gênero masculino (86,7%) e 4 feminino (13,3%), com idade variando entre 24 e 35 anos. Destes, 13 sujeitos (43,4%) apresentaram exame vestibular normal, enquanto os demais (56,6%) apresentaram alteração na prova calórica, com maior ocorrência de disfunção vestibular periférica seguida de disfunção vestibular periférica deficitária unilateral. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à presença de alteração vestibular nem quanto à classificação dessas alterações. Comprovou-se significante diferença para queixa de tontura entre os gêneros, sendo o feminino mais propenso a apresentá-la. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à queixa de tontura entre as faixas etárias avaliadas, havendo, entretanto, uma tendência maior para os indivíduos de idade mais elevada a apresentarem. Não houve relação estatisticamente significante entre disfunção vestibular e queixas de tontura, manifestações auditivas nem antecedentes patológicos. CONCLUSÕES: não foi encontrada uma relação estatisticamente relevante entre o grupo estudado e a alteração vestibular. Todavia, entre os bombeiros que apresentaram alteração, houve maior ocorrência de disfunção vestibular periférica seguida de disfunção vestibular periférica deficitária unilateral, sem diferença estatisticamente significante entre elas. Os bombeiros apresentaram queixas de tontura, manifestações auditivas e antecedentes patológicos sem relação estatisticamente significante com as disfunções vestibulares identificadas. <hr/> PURPOSES: to investigate the frequency of vestibular disorders in firefighters working in Alagoas and their complaints. METHODS: we performed otoneurologic interviews and audiological evaluation, discarding the sample subjects with abnormal results. The valid sample was underwent the maneuver Dix-Hallpike and vectoelectronystagmography. We used the Chi-square test and Fisher Exact test for statistical analysis, with significance level of 5% (p = 0.050). RESULTS: the sample consisted by 26 male (86.7%) and 4 female subjects (13.3%) with aged between 24 and 35 years. Of these, were found 43.4% results normal and 56.6% showed abnormalities in the caloric test, with a higher incidence of peripheral vestibular dysfunction followed by unilateral peripheral vestibular deficit dysfunction. There were no statistically significant differences in the presence of vestibular disorders or in the classification of these pathologies. Was perceived effective difference for dizziness between genders, with females more likely to present it. There was no statistically significant difference regarding dizziness between the age groups, with a tendency for older subjects present it more. There was no statistically significant relationship between vestibular disorder and complaints of dizziness, auditory manifestations or history of disease. CONCLUSIONS: there was a higher incidence of peripheral vestibular dysfunction followed by unilateral peripheral vestibular deficit dysfunction, without statistically significant difference between them. The examined firefighters complained of dizziness, auditory manifestations and pathological history, but without statistically significant relationship with vestibular disorders. <![CDATA[Incidence and prevalence of noise induced hearing loss in workers of a metallurgical company in Manaus - AM, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501456&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: estimar a incidência e a prevalência de déficit auditivo sugestivo de Perda Auditiva Induzida por Ruído e sua associação com idade e tempo de serviço em trabalhadores de uma indústria metalúrgica do pólo industrial de Manaus. MÉTODOS: estudo transversal descritivo em trabalhadores que se submeteram a exame audiométrico periódico no ano de 2012, totalizando 1499 sujeitos. Para estimativa da incidência foram selecionadas audiometrias de 763 trabalhadores com audição dentro da normalidade no exame de referência e comparados com exame atual. Realizou-se análise estatística por meio de medidas de tendência central, dispersão e distribuições de frequência. Para verificação de diferenças estatisticamente significantes utilizou-se o teste qui-quadrado, com nível de significância (p≤0,05). RESULTADOS: a prevalência de perda auditiva foi de 44,23% sendo 28,89% sugestivo de PAIR. Houve maior prevalência de perda auditiva nos trabalhadores com faixa etária acima de 45 anos e com tempo de serviço superior a 21 anos. Apenas 11,1% dos trabalhadores acima dos 21 anos de serviço apresentaram audição normal, e 61,9% perda auditiva sugestiva de Perda Auditiva Induzida por Ruído. A classificação de Não Sugestivo de Perda Auditiva Induzida por Ruído permanece estável nos indivíduos abaixo de 20 anos de exposição laboral (14,9%) e nas pessoas expostas com mais de 20 anos aumenta para 27%. A incidência de perda auditiva foi de 28% e desse total 19,7% sugestiva de Perda Auditiva Induzida por Ruído. Houve maior prevalência de perda auditiva grau leve. Conclusão: a prevalência e a incidência de perda auditiva aumentaram com a idade e tempo de serviço. As empresas devem se empenhar na implementação do Programa de Conservação Auditiva a fim de minimizar essas perdas. <hr/> PURPOSE: to estimate the incidence and prevalence of hearing loss suggestive of Noise Induced Hearing Loss and its association with age and time of service in metallurgical industrial pole workers in Manaus. METHODS: cross-sectional study in workers who underwent audiometric testing periodical in 2012, totaling 1499 subjects. To estimate the incidence were selected 763 audiometrys with normal hearing at the reference testing and after compared with the current audiometry. Statistical analyses were performed using measures of central tendency, dispersion and frequency distributions. To verify statistically significant differences, we used the chi-square test, with significance level (p ≤ 0.05). RESULTS: the prevalence of hearing loss was estimated at 44.23% and 28.89% suggestive of Noise Induced Hearing Loss. There was a higher prevalence of hearing loss among workers aged from 45 years and time of service exceeding 21 years. Only 11.1% of workers over 21 years of service have normal hearing and 61.9% loss of these features suggestive of Noise Induced Hearing Loss. The classification of Not Suggestive of Noise Induced Hearing Loss remains stable in individuals below 20 years of occupational exposure (14.9%), and in people exposed to more than 20 years, increases to 27%. The incidence of hearing loss was 28% and within this total, 19.7% were suggestive of Noise Induced Hearing Loss. Most hearing loss, both suggestive of Noise Induced Hearing Loss, or not, were classified in light. CONCLUSION: the prevalence and incidence of hearing loss increased with age and time of service. Companies should strive to implement Hearing Conservation Program to minimize these losses. <![CDATA[Hearing in middle aged adults and elderly: association with gender, age and cognitive performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501463&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a existência de associação entre a presença e o grau de perda auditiva em adultos e idosos e o desempenho em teste de rastreio cognitivo, o sexo e a idade dos mesmos. MÉTODOS: participaram deste estudo sujeitos com idade entre 52 e 92 anos. Todos responderam a questionário sócio-demográfico, ao teste de Mini Exame do Estado Mental e à audiometria tonal liminar. RESULTADOS: dos 90 indivíduos avaliados, 22 (24,4%) eram do sexo masculino e 68 (75,6%) do sexo feminino. Constatou-se que apenas 11 orelhas direitas e 11 orelhas esquerdas apresentavam limiares auditivos normais. Constatou-se que a idade estava associada com o aumento dos limiares auditivos, evidenciando que os indivíduos mais velhos apresentam maior grau de perda auditiva (p&lt;0,005). Não houve diferença estatística entre os limiares auditivos de homens e mulheres (p=0,1). Observou-se que 80% dos sujeitos cujo resultado do rastreio cognitivo foi normal apresentaram os limiares auditivos menos afetados. Já 60% dos indivíduos cujo resultado do rastreio cognitivo foi alterado apresentaram maior grau de perda auditiva. Pode-se constatar a relação dos achados audiológicos com os resultados do teste de rastreio cognitivo, evidenciando que os sujeitos com o resultado alterado do mini Exame do Estado mental apresentam os maiores graus de perda auditiva (p&lt;0,001). CONCLUSÃO: verificou-se que houve associação entre a presença e grau da perda auditiva com o resultado do Mini Exame do Estado Mental. O aumento da idade mostrou-se proporcional ao aumento dos limiares auditivos. Não foi constatada associação entre gênero e audição na amostra. <hr/> PURPOSE: to verify whether the presence and level of hearing loss in adults and elderly as well as their performance in tests are linked to their gender, age and cognitive tracking. METHODS: subjects with ages between 52 and 92 years old took part in this study. They all answered a sociodemographic questionnaire and went through Mini-Mental State Examination as well as pure-tone threshold audiometry. RESULTS: out of the 90 individuals, 22 (24,4%) were male and 68 (75,6%) were female. It was seen that only 11 right ears and 11 left ears presented normal auditory thresholds. It was possible to verify that age was indeed linked to the auditory thresholds increase, making it clear that older individuals present higher levels of hearing loss (p&lt;0,005). There was no statistical difference between the auditory thresholds of male and female (p=0,1). It was observed that 80% of the individuals whose cognitive tracking results were normal presented least affected auditory thresholds, while 60% of those whose cognitive tracking results were altered presented a higher level of hearing loss. It is possible to identify a relation between these audiological findings and the cognitive tracking test results, proving that the individuals with the altered Mini-Mental State Examination results present higher hearing loss (p&lt;0,001). CONCLUSION: there was an association between the presence and degree of hearing loss with the result of the Mini-Mental State Examination. Increasing age was proportional to the increase in hearing thresholds. There was no association between gender and hearing in the sample. <![CDATA[Comparison between the acquisition of /k/ and /g/ and of the phonetic sequences [k<sup>w</sup>] and [g<sup>w</sup>] in Brazilian Portuguese - intervening variables and phonological status]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501471&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar e comparar a aquisição das sequências fonéticas [kw] e [gw] e das plosivas /k/ e /g/ em crianças com desenvolvimento típico de fala, considerando variáveis intervenientes linguísticas e extralinguísticas. MÉTODOS: analisou-se 3193 palavras, a partir de 213 entrevistas de crianças com desenvolvimento fonológico típico. Utilizou-se a Avaliação Fonológica da Criança, sendo selecionadas todas as palavras contendo as sequências fonéticas [kw] e [gw] e os fonemas /k/ e /g/. As variáveis dependentes analisadas foram: produção correta e produção incorreta dos segmentos referidos. As variáveis intervenientes: sexo, idade, tonicidade, número de sílabas na palavra, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte, posição na palavra, sonoridade e complexidade do segmento. Utilizou-se o pacote computacional VARBRUL, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: as variáveis selecionadas para a produção correta de [kw] e [gw] foram a idade e a posição na palavra. Para /k/ e /g/ foram o sexo, a idade, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte e sonoridade. Ao analisar todas as palavras que compuseram o corpus dessa pesquisa, o programa selecionou a complexidade do segmento como relevante na aquisição dos segmentos analisados, sendo maior probabilidade de produção correta para os fonemas /k/ e /g/. CONCLUSÃO: o fato de variáveis distintas serem significantes à aquisição de /k, g/ e ao [kw, gw] mostrou um tratamento fonológico diferenciado das crianças frente a esses sons. Parece que as sequências [kw] e [gw] podem ser consideradas segmentos complexos do PB, uma vez que a complexidade do segmento foi selecionada como estatisticamente significante no corpus estudado. <hr/> PURPOSE: to analyze and to compare the acquisition of the phonetic sequences [kw] and [gw] and of the plosives /k/ and /g/ by children with typical speech development, considering the intervening linguistic and extralinguistic variables. METHODS: the amount of analyzed words was 3193, after 213 interviews with children who present typical phonological development. The Phonological Assessment of Child was used and all words which contain the phonetic sequences [kw] e [gw] and the phonemes /k/ e /g/ were selected. The analyzed dependent variables were: correct and incorrect production of the referred phonemes. The intervening variables were: sex, age, tonicity, number of syllables in the word, preceding syllabic context, following syllabic context, position in the word, sonority and segment complexity. The statistical program VARBRUL was used with significance level of 5%. RESULTS: the selected variables for the correct production of [kw] e [gw] were age and position in the word. To the production of /k/ and /g/, the variables were sex, age, preceding syllabic context, following syllabic context and sonority. In the analysis of all words which were the corpus of this research, the statistic program selected the complexity of the segment as relevant in the acquisition of the analyzed segments. The highest probability of correct production was found for the phonemes /k/ and /g/. CONCLUSION: the fact that different variables are significant for the acquisition of /k,g/ and of [kw, gw] showed a reason for different children’s phonological therapy organization, regarding the mentioned sounds. It seems that the sequences [kw] and [gw] may be considered as complex segments of Brazilian Portuguese, because the complexity of the segment was selected as statistically significant in the studied corpus. <![CDATA[Sounds omission in children with phonological disorder according to age and severity disorder]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501481&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar quais fones sofrem omissão na posição de onset simples no sistema fonológico geral, de crianças com desvio fonológico, de acordo com a faixa etária e a gravidade do desvio fonológico. MÉTODOS: participaram deste estudo 60 sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e com idades entre 4 anos e 8 anos e 11 meses, que realizavam a omissão de qualquer fone do Português Brasileiro nas posições de onset inicial e/ou medial, com emprego de 40% ou mais da estratégia de reparo em seu sistema fonológico. Os dados foram submetidos à análise estatística por meio do teste binomial de comparação de 2 proporções, com p&lt;0,05. RESULTADOS: houve predomínio de omissão das consoantes líquidas. Em relação à gravidade do desvio, tanto no desvio fonológico leve quanto no levemente moderado ocorreu somente omissão de líquidas, no moderadamente grave, líquidas e fricativas foram omitidas e no desvio grave ocorreram omissões de todas as consoantes do Português Brasileiro. Já de acordo com a faixa etária, houve maior número de omissões nas idades de 4 anos a 4 anos e 11 meses e de 5 anos a 5 anos e 11 meses. CONCLUSÃO: a omissão de fones na posição de onset simples foi predominante para a classe das líquidas e nos desvios mais graves. Além disso, houve uma tendência de que as crianças mais jovens apresentem maior número de omissões. <hr/> PURPOSE: verifying which sounds are omitted in the simple onset position in the general phonological system of children with speech disorder, according to the age and the speech disorder severity. METHODS: 60 children with phonological disorder diagnosis took part in this study. All of them were aged from four to eight years and eleven months and who omitted any sound of Brazilian Portuguese in initial or medial onset position, with 40% or more of the repair strategy in the phonological system. The data were submitted to statistical analysis through Binomial Test of comparison between two proportions, with p &lt; 0,05. RESULTS: there was prevalence of omission of liquid consonants. Regarding to the disorder severity, in the mild disorder and mild-moderate disorder only the liquids were omitted, in the moderate-severe disorder liquids and fricatives were omitted and in severe disorder, there were omissions of all consonants of Brazilian Portuguese. According to the age, there were more omissions in the following ages: four to four years and eleven months and five to five years and eleven months. CONCLUSION: the sound omission in simple onset position was prevalent to the liquids and in the more severe disorders. Moreover, there was a trend that younger children presented more omissions. <![CDATA[Study of vibrant realization by deaf speakers of Brazilian Portuguese]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501489&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: investigar, no surdo bilíngue, a realização das vibrantes em final de sílaba tônica, em final de sílaba tônica ou átona em meio de vocábulo, em dois contextos linguísticos: frases-veículo e carta. MÉTODOS: foram selecionados cinco informantes surdos bilíngues, sendo quatro do sexo feminino e um do masculino, portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral severa e/ou profunda, sem comprometimento neurológico, cognitivo e motor, e dois ouvintes, sendo um do sexo feminino e um do masculino. O corpus utilizado foi dividido em dois momentos, leitura de frases-veículo e de carta, contendo os dois os mesmos vocábulos. As gravações foram realizadas no Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES. Para a análise do parâmetro duração dos segmentos selecionados (vibrantes), extraíram-se espectrogramas de banda larga do programa PRAAT. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente. RESULTADOS: os resultados expostos na Tabela 1 (realização da vibrante em sílaba tônica final) e na Tabela 2 (realização da vibrante em final de sílaba tônica em meio de vocábulo) mostram que não existe diferença significante, ao nível de 5%, no tempo gasto para a realização da vibrante nos dois grupos. CONCLUSÃO: mesmo que os dados observados nos dois grupos investigados não sejam estatisticamente significantes ao nível de 5%, percebe-se que existe uma tendência de diferença significante quando o nível descritivo (p valor) ficou entre 0,05 e 0,10. De fato, além da análise acústica, a perceptiva revelou um traçado da vibrante mais diferenciado nos surdos do que no dos ouvintes. Os achados deste estudo encontram correlatos na literatura pesquisada. <hr/> PURPOSE: to investigate in deaf bilingual individuals, the realization of vibrants in stressed syllable-final, in stressed syllable-final or unstressed in the middle of the word, in two language contexts: carrier sentence and letter. METHODS: five deaf bilingual respondents we selected, 4 female and 1 male with severe and / or deep bilateral sensorineural hearing loss, without neurological, cognitive and motor impairment, and two listeners, 01 female and 01 male. The corpus employed was divided into two phases, carrier sentences and letter reading both containing the same words. The recordings were made in the studio at Instituto Nacional de Educação de Surdos. For the analysis of the duration parameter of selected segments (vibrant), broadband spectrograms from the program PRAAT were extracted. Data obtained were statistically treated. RESULTS: the results shown in Table 1 (realization of vibrant in final stressed syllable) and Table 2 (realization of vibrant at the end of the stressed syllable in the middle of the word) show no significant difference at the 5% level, in the time spent for the achievement of vibrant in both groups. CONCLUSION: even though data observed in both investigated groups are not statistically significant at 5%, it is noticed that there is a trend of significant difference when the descriptive level (p value) was between 0.05 and 0.10. In fact, besides the acoustic analysis, the perceptual revealed a trace of vibrant more differentiated in deaf than in the hearing individuals. The findings in this study are related in the literature. <![CDATA[Word acquisition in children with cochlear implants]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501504&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar a aquisição de vocábulos em um grupo de crianças usuárias de implante coclear, na fase inicial do desenvolvimento da língua oral. MÉTODOS: estudo do tipo clínico, prospectivo e longitudinal. Participaram cinco mães de crianças usuárias de implante coclear. As mães assinalaram os vocábulos produzidos espontaneamente pelas crianças, em situação natural, na Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo, adaptado do Language Development Survey. Esse instrumento foi administrado uma vez por mês, totalizando seis momentos por criança. Utilizou-se o teste-t pareado para realizar as comparações entre os momentos. RESULTADOS: a média dos vocábulos produzidos espontaneamente pelo grupo de crianças do primeiro para o sexto momento aumentou gradativamente: de 38,0 para 58,8 vocábulos. Houve diferença significante no número de vocábulos produzidos entre os Momento 1 e Momento 5 (p=0,016) e, entre Momento 1 e Momento 6 (p=0,010). As categorias mais produzidas pelas crianças foram: outros, pessoas, modificadores e ações. E, as categorias que mais se expandiram no período foram modificadores, partes de corpo e outros. CONCLUSÕES: o grupo de crianças usuárias de implante coclear que participaram deste estudo apresentou um aumento gradativo do número de vocábulos produzidos espontaneamente (principalmente outro, modificadores, pessoas e ações), num período de seis meses, sendo significativo após o quinto mês da intervenção fonoaudiológica e, conforme aumentou o tempo do programa de intervenção, o número de vocábulos aumentou com maior significância. Sugere-se aos fonoaudiólogos que administrem o formulário num intervalo de seis meses, por ser o ideal para evidenciar a aquisição lexical. <hr/> PURPOSE: to analyze word acquisition in early oral language development of a group of children with cochlear implants. METHODS: this consisted on a clinical, prospective and longitudinal study. Five mothers of children with cochlear implants participated. The mothers reported the words that were spontaneously produced by their children. The Language Development Survey adapted to Brazilian Portuguese was administered once a month, totaling six moments per child. The paired t-test was used on the longitudinal data analysis. RESULTS: the mean number of words spontaneously produced by the group of children gradually increased from the first to the sixth month: 38 to 58.8 words. There were significant differences in the number of words produced on Moment 1 and Moment 5 (p = 0.016) and between Moment 1 and Moment 6 (p = 0.010). The categories with the greatest number of words produced by children were other, people, modifiers and actions. The categories with the greatest increase were modifiers, body parts and other. CONCLUSIONS: the group of children with cochlear implants showed a gradual increase in the number of words spontaneously (mainly other, modifiers, people and actions) produced over a period of six months, being significant after the fifth month of Speech-Language therapy. The number of words produced increased with higher significance with longer intervention periods. It is suggested that Speech-Language Pathologists apply the formulary on a six-month interval as this is an ideal period to evidence lexical acquisition. <![CDATA[Deglutition disorders in infants with risk for neuropsychomotor development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501512&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: descrever as alterações funcionais da deglutição em bebês de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. MÉTODOS: utilizou-se estudo do tipo individuado, observacional e referência temporal transversal. A amostra constituiu-se de 83 crianças, com idade cronológica entre zero e 36 meses. Para análise estatística foram realizados o Teste de Igualdade de duas proporções e o Teste Exato de Fisher. RESULTADOS: dentre os resultados, verificou-se que todos os bebês apresentaram alterações funcionais na sequência da deglutição. No que concerne aos fatores de riscos, constatou-se a prematuridade como maior prevalência (40,7%), acompanhada em ordem decrescente por hipóxia neonatal (35,2%), síndrome do desconforto respiratório (25,9%), convulsão (22,2%), sepse (18,5%) e hemorragia peri-intraventricular (7,4%). As alterações funcionais da deglutição mais encontradas durante a avaliação clínica foram escape anterior (71%) e tosse (72,5%) para a consistência líquida. Na consistência pastosa, foram observados escape anterior (76,9%), tosse (64,1%) e aumento do tempo do trânsito oral (56,4%). Os achados nasofibrolaringoscópicos encontrados foram escape posterior do alimento para a faringe (78,6%), atraso do início da deglutição faríngea (57,1%), estase em valéculas (7,1%), estase em recessos piriformes (7,1%), penetração laríngea (21,4%) e alteração de sensibilidade laríngea (14,3%). Na relação dos fatores de risco para o desenvolvimento e as alterações da deglutição, detectaram-se comprometimentos de fase oral e fase faríngea. CONCLUSÃO: existe uma associação entre os fatores de riscos para o desenvolvimento neuropsicomotor e as alterações funcionais da deglutição. <hr/> PURPOSE: to describe the deglutition disorders in infants with risk for the neuropsychomotor development. METHODS: it was carried of the singled operative, observational and cross-sectional temporal reference. The sample consisted of 83 children, with chronological age among zero and 36 months. RESULTS: there were confirmed that all infants present deglutition disorders. Concerning the risk factors, it was verified prematurity as the largest prevalence (40,7%), accompanied in decreasing order by neonatal hypoxia (35,2%), respiratory distress syndrome (25,9%), epilepsy (22,2%), sepsis (18,5%) and peri-intraventricular treatment (7,4%). The main deglutition disorders found during the clinical evaluation, were anterior escape (71%) and cough (72,5%) on liquid consistence. In pasty consistence, were observed anterior escape (76,9%), cough (64,1%) and increase oral transit (56,4%). The fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing findings were alimentary posterior escape into pharynx (78,6%), delay at the beginning of swallowing (57,1%), residues in valleculae (7,1%), residues in pyriforms recesses (7,1%), laryngeal penetration (21,4%) and laryngeal sensibility alteration (14,3%). In the relation of the risks factors for the development and deglutition disorders, alterations in the oral and pharyngeal phases were detected. CONCLUSION: there is an association between the risk factors for the neuropsychomotor development and the deglutition disorders. <![CDATA[A profile of researchers in speech, language and hearing science with productivity grants from (CNPq)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501520&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: identificar o perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na área de Fonoaudiologia. MÉTODOS: a partir da lista dos bolsistas de produtividade da área de Fonoaudiologia com bolsas vigentes em 2010, foram verificadas características de formação, publicação de artigos nas bases de dados: LILACS, SciELO Brasil, MEDLINE e Web of Science, identificando a produção de artigos científicos dos bolsistas na comunidade científica brasileira, publicados no período de 2006-2010. Também foi utilizado o indicador JCR e a classificação Qualis para análise das revistas. RESULTADOS: das 46 bolsistas, 45 (98%) são graduadas em Fonoaudiologia e exercem a atividade de docência, 22 (47,83%) na Região Sudeste e 24 (52,17%) têm vínculo institucional nas universidades públicas (estaduais). Em relação à produção, foram identificados 935 artigos, sendo 816 (87,27%) em 48 revistas brasileiras e 119 (12,72%)em 47 revistas estrangeiras.Comrespeito às revistas, dos 95 títulos brasileiros e estrangeiros analisados, 38 (40%) não apresentam o fator de impacto. CONCLUSÕES: a presença feminina é grande nesta área do conhecimento, sendo a maior ocorrência de pesquisadoras PQ com vinculação institucional nas universidades públicas, localizadas nas regiões Sudeste e Sul do país. A análise da produção de artigos científicos das bolsistas de Fonoaudiologia mostrou uma tendência a publicar seus artigos em revistas brasileiras, sem deixar de buscar a qualidade editorial: revisão de pares e indexação em bases de dados, aliadas ao indicador JCR e àclassificação do Qualis. <hr/> PURPOSE: to identify the profile of research productivity grants of ConselhoNacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) in the area of Speech, Language and Hearing Sciences. METHODS: from the list of grantees of research productivity in the area of Speech with current grants in 2010, were verified characteristics of training, publishing articles in databases: LILACS, SciELO Brazil, MEDLINE, and Web of Science, identifying the production of scientific articles of scholarship in the Brazilian scientific community, published between 2006-2010. It was also used the JCR indicator and the Qualis classification for analysis of journals. RESULTS: of the 46 grantees, 45 (98%) are graduated in Speech, Language and Hearing Science and are engaged in teaching activities, 22 (47.83%) in the Southeast and 24 (52.17%) have institutional affiliation in public universities. Regarding production, were identified 935 articles, of which 816 (87.27%) in 48 Brazilian journals and 119 (12.72%)in 47 foreign journals. With respect to journals, from 95 Brazilian and foreign titles analyzed, 38 (40%) showed no impact factor. CONCLUSIONS: the presence of women is great in this knowledge area, with the highest occurrence of PQ researchers with institutional affiliation in public universities, located in the Southeast and South country regions. The analysis of scientific articles production from scholars of Speech tended to publish their articles in Brazilian journals, while seeking editorial quality: peer-reviewed and indexed in databases, combined with the JCR indicator and the Qualis classification. <![CDATA[Prevalence and association of benign paroxysmal positional vertigo in the elderly]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501533&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a prevalência da vertigem posicional paroxística benigna e identificar suas prováveis associações em uma população de idosos. MÉTODOS: estudo transversal realizado em idosos, submetidos à avaliação audiológica, questionário e à Manobra de Dix-Hallpilke. Aplicaram-se os testes não paramétricos: Qui-quadrado e regressão multivariada com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: a amostra final foi de 494 indivíduos, com mediana de idade de 69(64,75- 74,00) anos. Observou-se a prevalência de 23,9% de vertigem posicional paroxística benigna e 51,6% de dor cervical e 37,9% de cefaléia. Houve associação estatisticamente significante entre a vertigem posicional paroxística benigna e dor cervical, gênero e cefaléia nesta população. CONCLUSÃO: conclui-se que nesta população de idosos a prevalência da vertigem posicional paroxística benigna foi de 23,9% e da dor cervical foi de 51,6% e houve associação significante entre a vertigem posicional paroxística benigna com a dor cervical e com o gênero feminino. <hr/> PURPOSE: to determine the prevalence of benign paroxysmal positional vertigo and identify their associations in an elderly population. METHODS: a cross-sectional study in elderly patients evaluated by audiological evaluation, comorbidity questionnaireand Dix-Hallpike maneuver Were applied nonparametric tests: Chi-square and multivariate regression with a confidence interval of 95%. RESULTS: the final sample consisted of 494 individuals, with a median age of 69 (64.75 to 74.00) years. Observed prevalence of 23.9% of benign paroxysmal positional vertigo and 51.6% of neck pain and headache 37.9%. There was a statistically significant association between benign paroxysmal positional vertigo and neck pain, headache and gender in this population. CONCLUSION: it is concluded that this elderly population the prevalence of benign paroxysmal positional vertigo was 23.9% and the neck pain was 51.6% and there was a significant association between benign paroxysmal positional vertigo with neck pain and female gender. <![CDATA[The influence of nutritional status on school performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501541&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar a relação entre o estado nutricional e desempenho escolar de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte assistidas pelo Programa Saúde na Escola. MÉTODOS: trata-se de estudo transversal descritivo realizado com 59 estudantes avaliados quanto ao desempenho escolar e estado nutricional por meio do Teste de Desempenho Escolar e do Índice de Massa Corporal por idade - IMC/I, respectivamente. Para entrada, processamento e análise quantitativa dos dados, foi utilizado o SSPS versão 14.0 e para análise antropométrica, o software Who Anthro Plus, versão 1.0.4. RESULTADOS: das crianças investigadas, a idade média foi 9,4 anos (±0,85), sendo 34 (57,6%) do gênero masculino. A avaliação antropométrica mostrou que 45 crianças (76,3%) estão eutróficas, uma (1,7%) desnutrida e 13 (22%) com peso acima do esperado, de acordo com os padrões da OMS. O desempenho dos estudantes no TDE prova de escrita foi classificado como inferior (74,6%), médio (15,3%) e superior (10,2%). Na prova de leitura 79,7% obtiveram resultado inferior, 16,9% médio e 3,4% superior e na prova de aritmética 78,0% foram classificados como possuindo desempenho inferior, 16,9% médio e 5,1% superior, respectivamente. Observou-se relação estatisticamente significante entre pior desempenho nas tarefas de escrita e aritmética e o excesso de peso (p&lt; 0,05). CONCLUSÃO: o estudo revelou baixo desempenho escolar na maior parte das crianças, sendo que, as crianças acima do peso apresentaram pior resultado nas tarefas de escrita e aritmética. <hr/> PURPOSE: to analyze the relationship between nutritional status and school performance of children in the 4th year of elementary school of one public school in Belo Horizonte assisted by the School Health Program. METHODS: it is cross-sectional descriptive study accomplished with 59 students rated as to the school performance and nutritional status through the School Performance Test and the Body Mass Index by age - BMI / A, respectively. The analysis of the data were performed using the Statistical Package for the Social Sciences, version 14.0 and for the anthropometric analysis the software Who Anthro Plus, version 1.0.4. RESULTS: from the researched children, the average age was 9.4 years (±0,85), which 34 (57,6%) male gender. The anthropometric rating revealed that 45 children (76.3%) are eutrophic, one (1.7%) is undernourished and 13 (22%) are weighing more than expected, according to WHO standards. The Student performance in the written test TDE was rated as lower (74.6%), medium (15.3%) andsuperior (10.2%). In the reading test 79.7% achieved lower results, 16.9% medium and 3.4% superior and in the arithmetic test 78.0% were classified as having underperformed, 16.9% medium and 5.1% superior, respectively. It was observed a statistically significance between poorer performance on tasks of writing and arithmetic and overweight (p&lt; 0.05). CONCLUSION: the study revealed low school performance in most children, and the children that were overweight had a worse outcome at writing and arithmetic. <![CDATA[Assessment scale of newborn sucking for breastfeeding]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501548&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar a acurácia do "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno". MÉTODOS: trata-se de um estudo diagnóstico. O "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno" foi elaborado a partir de um instrumento preexistente, já validado. Participaram do estudo 152 binômios mãe/bebê, internados em alojamento conjunto. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas de adaptação do instrumento e a segunda da validação do "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno" propriamente dito. Para comparação entre os instrumentos, considerou-se como padrão ouro o "Protocolo de avaliação da mamada" proposto pelo UNICEF. Para análise estatística aplicou-se o teste de associação do Qui-quadrado (primeira etapa) e construção da Curva "Receiver Operating Characteristics"(segunda etapa). RESULTADOS: na primeira etapa, o "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno" foi elaborado a partir dos comportamentos do recém-nascido que apresentaram associação no seio materno, sendo constituído dos itens postura, movimento e canolamento de língua e movimento de mandíbula. Entretanto, na segunda etapa, verificou-se que o "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno" apresenta uma acurácia inadequada, não sendo um preditor do comportamento do bebê no seio materno. CONCLUSÃO: o "Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido na alimentação no seio materno" não pode ser considerado um preditor do comportamento do bebê no seio materno. <hr/> PURPOSE: to evaluate the accuracy of the “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding”. METHODS: this is a diagnostic study. The “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding” was drawn from an existing instrument, has been validated. The study included 152 mothers / newborn hospitalized in rooming in care. The study was divided into two stages, the first stage adaptation of the instrument and the second validation of the “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding” itself. For comparison between the instruments, it was considered as the gold standard “Protocol assessment of breastfeeding” proposed by UNICEF. Statistical analysis was applied to test the association chi square (first stage) and building the “Receiver Operating Characteristics” curve (second stage). RESULTS: in the first phase, the “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding” was drawn from the behavior of newborns who were associated with breastfeeding, consisting of items posture, movement and cupping tongue and jaw movement. However, in the second stage, it was found that “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding” has a poor accuracy and is not a predictor of the behavior of the newborn in the breastfeeding. CONCLUSION: the “Assessment sucking scale to newborn in breastfeeding” cannot be considered a predictor of behavior newborn in the breastfeeding. <![CDATA[Use of elastic bandage associated with speech therapy in the control ofsialorrhea (hypersalivation)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501558&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a efetividade do uso da bandagem elástica associada ao tratamento fonoaudiológico no controle da sialorréia. MÉTODOS: estudo longitudinal realizado com onze crianças com quadro de sialorréia crônica e alteração neurológica. Foi verificada a percepção do fonoaudiólogo e do responsável acerca da gravidade e o número de toalhas/paninhos de boca utilizados ao dia. Empregou-se também a sialometria. Cada participante recebeu a aplicação da bandagem elástica Kinesio Tape na região da musculatura supra-hióidea por 30 dias. As crianças foram avaliadas sem a bandagem (T0), imediatamente após a retirada da bandagem (T1) e três meses após (T2). O tratamento fonoaudiológico foi realizado pelo o mesmo profissional em duas sessões semanais. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: no questionário verificou-se redução da queixa de engasgos com saliva em T1 (p=0,024).A média de uso diário de toalhas/paninhos era de quatro (10,2%) em T0, duas (5,1%) em T1 e quatro (10,2%) em T2.De acordo com a sialometria, verificou-se redução da sialorréia de T0 para T1 (p=0,018) e ausência de diferença entre T0 e T2 (p=0,215) e aumento de T1 para T2 (p=0,05).De acordo com a percepção do fonoaudiólogo houve redução da sialorréia 30 dias após o uso da bandagem, entretanto não se observou melhora ao se comparar os resultados 30 dias após o uso e três meses sem a bandagem. CONCLUSÃO: a bandagem elástica se mostrou eficaz no controle da sialorréia durante seu período de uso, não sendo observada permanência dos resultados após interrupção da aplicação. <hr/> PURPOSE: to verify the effectiveness of the use of elastic bandage associated with speech therapy to control sialorrhea. METHODS: a longitudinal study was conducted with eleven children with a condition of chronic hypersalivation and neurological disorders. The perception of the speech therapists and of the responsible as of the graveness and the number of mouth towels utilized per day. Sialometry was also applied. Each participant received an application of the Kinesio Tape elastic bandage in the supra-hiodea musculature for thirty days. The children were evaluated without the bandage (T0), immediately after removal of the bandage (T1) and three months after (T2). The speech therapy treatment was realized by the same professional in two weekly sessions. The data was analyzed statistically. RESULTS: it was verified in the questionnaire there was a reduction of complaints of saliva choking in T1 (p=0.024). The average daily use of towels / cloths was of four (10.2%) in T0, two (5.1%) in T1 and four (10.2%) at T2. According to sialometry, there was a reduction of drooling from T0 to T1 (p=0.018) and no difference between T0 and T2 (p=0.215) and a raise from T1 to T2 (p=0.05). According to the speech therapist perception there was a reduction in drooling after thirty days after the use of the bandage, however no improvement was observed when comparing the results of thirty days without usage and three months without the bandage. CONCLUSION: the taping has shown to be effective in controlling sialorrhea during its use period, not being observed the permanence of the results after interruption of its application. <![CDATA[Bite force analysis in different types of angle malocclusions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501567&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar a máxima força de mordida na oclusão normal e maloclusões de Angle; observar a frequência de ocorrência dos tipos de oclusões; analisar a existência de diferença entre as medidas desta força e relacionar a força de mordida com índice de massa corpórea (IMC) de cada indivíduo. MÉTODOS: a amostra foi composta por 100 estudantes do curso de Fonoaudiologia, com faixas etárias entre 17 e 25 anos. Cada indivíduo realizou: 1) Anamnese: composta por dados de identificação pessoal, informações sobre alimentação diária; preferência mastigatória; peso e altura. 2) Classificação da oclusão dentária em: normal ou Classe I, II subdivisão 1ª e 2ª ou Classe III. 3) Avaliação da força de mordida por meio de um dinamômetro digital. Os resultados foram submetidos aos testes estatísticos: Kolmogorov-Smirnov, T-Student Pareado, Teste de Igualdade de Duas Proporções, Teste ANOVA, Comparação Múltipla de Tukey e Teste de Spearman. RESULTADOS: as maiores forças de mordida foram obtidas nos indivíduos com oclusão normal, seguida das maloclusões Classes I, II subdivisão 1ª e 2ª e III, respectivamente; houve maior frequência de ocorrência da maloclusão Classe I, seguida da oclusão normal, maloclusão Classes II subdivisão 1ª e 2ª e III; houve aumento da força média entre a primeira e terceira medida em ambos os lados; não houve correlação entre força de mordida e o índice de massa corpórea (IMC). CONCLUSÃO: o tipo de oclusão influenciou na força de mordida, sendo a maior força obtida após a terceira mensuração e não houve relação entre IMC e força de mordida. <hr/> PURPOSE: to analyze the maximum bite force in individuals with normal occlusion and types of Angle’s malocclusion; to observe the frequency of occurrence of each type of occlusion; to analyze whether there is any difference between measurements of force and relate bite force to body mass index (BMI). METHODS: the sample was composed of 100 students of the Speech and Language Pathology School at UNIFESP, with ages between 17 and 25 years. Individuals with ATM disfunctions, mental or genetic disorders and those who had already undergone miotherapy were excluded. Each individual went through an evaluation, which consisted of: 1) gathering personal information, personal diet, chewing preference, weight and height. 2) evaluation of dental occlusion as normal occlusion or malocclusion Class I, Class II 1st division, Class II 2nd division or Class III. 3) evaluation of bite force, performed by using a digital dynamometer. Different techniques were used for statistical analysis. RESULTS: individuals with normal occlusion were those who had the greatest bite force, followed by Classes I, II 1st and 2nd divisions and Class III, respectively; there was higher occurrence of malocclusion Class I, followed by normal occlusion, Class II 1st and 2nd divisions and Class III; There was an increase of the average force between the first and third measurements for both sides; there was no correlation between bite force and BMI. CONCLUSION: the type of occlusion influenced bite force, the greatest force being obtained on the third measurement; there was no relation between BMI and bite force. <![CDATA[Development of nutrition in children aged 6 to 24 months]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501579&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: caracterizar a alimentação de crianças entre seis e 24 meses de município do RS. MÉTODOS: estudo descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada no período de julho a setembro de 2012 e a amostra compreendeu 88 crianças. Foi realizada entrevista com os responsáveis. RESULTADOS: verificou-se que 86% das crianças receberam aleitamento materno exclusivo com duração média de três meses e meio. Houve introdução precoce de líquidos aos quatro meses, em média, com correlação positiva com menor período de amamentação. A oferta de pastosos foi precoce, com mediana de introdução no quinto mês; a consistência estava adequada na idade atual. Refrigerantes e salgadinhos eram consumidos por 80,7% e 76,1% das crianças. A mamadeira era utilizada por 93,2% e o uso esteve correlacionado com menor período de aleitamento materno. A chupeta era usada por 64%. Dos responsáveis, (47,7%) receberam informações sobre introdução dos alimentos do pediatra. CONCLUSÃO: constatou-se que tanto a prática do aleitamento materno exclusivo quanto complementado se dá em período menor que o recomendado. Foi predominante a introdução precoce de líquidos e pastosos. Verificou-se elevado uso de mamadeira e chupeta. Identificou-se participação de leigos nas orientações sobre alimentação, não obstante, o pediatra foi o mais citado. <hr/> PURPOSE: to characterize the feeding of children between six and 24 months old of a Rio Grande do Sulmunicipality. METHODS: it is a transverse and descriptive method. The sample consisted of 88 children who were enrolled in the municipal health department. Data collection was carried out duringJuly-September 2012 interview with those responsible were conducted. RESULTS: it was found that 86% of infants were exclusively breastfed with an average duration of three and a half months. There was early introduction of liquids with four months of age, and on average, there was a positive correlation with shorter breastfeeding. The offer of pasty food was early, with a median of introduction in the fifth month; the consistency was adequate in the currentage. Soft drinks and snacks were consumed by 80.7% and 76.1% of the children, respectively. The bottle was used by 93.2% and the use was correlated with shorter breastfeeding. The pacifier was used by 64% of them. From the responsible, about 47,7% had received informations of the introduction of foodby pediatricians (47.7%). CONCLUSION: it was found that both the practice of exclusive breastfeeding and the complemented feeding occur in a shorter period than recommended. Theearly introduction of liquids and pastes was predominant. There was high use of bottles and pacifiers. Even though the pediatrician was the most cited source of information about feeding, we also identified lay advice. <![CDATA[Influence of intrinsic factors in voice production of elementary school teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501589&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: el objetivo de este estudio es determinar los factores intrínsecos que influyen en la producción de la voz de los docentes de básica primaria. MÉTODOS: se llevó a cabouna investigación de enfoque cuantitativo, tipo correlacional con un diseño no experimental de corte transversal. Se aplicó un instrumento constituido por un cuestionario de autoregistro y otro diligenciado por el evaluador a 90 docentes pertenecientes a la red de escuelas públicas. El análisis estadístico se realizó mediante el software SPSS. RESULTADOS: se observó que el factor intrínseco que influye en la producción vocal es la laringitis. Los otros agentes son reconocidos como factores asociados, es decir, por si solos no causan desórdenes vocales. CONCLUSIONES: los docentes son una población de difícil acceso y poco interesados en su salud vocal. Este estudio permite identificar los cofactores en la etiopatogenia de los desórdenes vocales y establecer la intervención prioritaria de los mismos, es decir, el abordaje debe tener como objetivo la eliminación de los factores desencadenantes y la mitigación de los asociados. <hr/> PURPOSE: the aim of this study is to determine the intrinsic factors affecting the production of the voice of teachers in basic primary. METHODS: conducted an investigation of quantitative approach, correlational non experimental design of cross-section type. Applied an instrument consisting of a questionnaire for self-registration, and the other filled out by the evaluator to 90 teachers belonging to the public school network. The statistical analysis was performed using SPSS software. RESULTS: it was observed that intrinsic factor that influences the vocal production is laryngitis. Other agents are recognized as associated factors, i.e., by if alone do not cause vocal disorders. CONCLUSIONS: teachers are a population of difficult access and little interested in their vocal health. This study allowed identifying cofactors in the pathogenesis of vocal disorders and establishes priority intervention thereof, i.e. the approach should be aimed at the Elimination of triggers and the associated mitigation. <![CDATA[Characterization of the vocal aspects of a choir of children and teenagers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501606&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: caracterizar os aspectos de saúde vocal, o conhecimento dos coristas quanto aos cuidados com a própria voz, e realizar uma análise percepto auditiva da voz falada, em um coro infanto juvenil. MÉTODOS: participaram deste estudo 20 indivíduos, de ambos os gêneros, entre 10 e 18 anos, integrantes de um coro. Foram aplicados dois questionários: um voltado aos pais sobre a saúde geral, tratamento médico e hábitos alimentares de seus filhos e outro para os coristas, que abordou aspectos sobre vivência no canto, conhecimentos sobre a voz, hábitos e saúde vocal. Foi realizada uma triagem vocal individual para análise perceptoauditiva da voz falada por meio de protocolo específico. RESULTADOS: no questionário aplicado aos pais, foi observado que 40% dos coristas apresentaram algum tipo de alergia. Quanto ao questionário respondido pelos coristas, 65% não souberam dizer como a voz é produzida; 100% realizavam aquecimento vocal; 80% não possuíam cuidados com a voz; 35% apresentaram queixa vocal. Na triagem vocal, verificou-se 35% de coristas com voz rouca e soprosa e 5% áspera; o pitch predominantemente agudo (55%); a articulação e a ressonância equilibradas; o tipo respiratório predominante foi o médio (65%); o modo respiratório misto (45%); a coordenação pneumofonoarticulatória presente em 90%; o tempo máximo fonatório aumentado em 65%; e o coeficiente s/z mostrou-se adequado em 65%. CONCLUSÃO: nos aspectos de saúde vocal, foi observado um alto índice de alergia; nos cuidados com a própria voz, a maioria dos coristas não sabe como a voz é produzida; na análise perceptoauditiva,foram encontrados em um grande número de coristas, qualidade vocal roucosoprosa e tempo máximo fonatório aumentado. <hr/> PURPOSE: to characterize the vocal health, knowledge of choristers in caring for her own voice, and perceptual analysis of the spoken voice, performed by an audiologist in a chorus children and youth. METHODS: the study included 20 individuals of both sexes, between 10 and 18 years, members of a choir, two questionnaires were applied: one facing parents on general health, medical and dietary habits, and another for the choristers facing experience in singing, knowledge of the voice and vocal health habits. Screening was performed for individual vocal perceptual analysis of the spoken voice. RESULTS: in the questionnaire back to the parents, it was observed that 40% of the choristers had some kind of allergy, whereas in the questionnaire aimed to choristers, 65% did not know how the voice is produced; carried out vocal training 100%, 80% did not care voice, 35% had vocal complaints; already screening vocal assessed that 35% expressed hoarse and breathy and rough 5%, the pitch was found predominantly acute (55%); articulation and resonance were balanced, the type was the predominant respiratory medium (65%), whereas the breathing mode mixed (45%), the coordination between breathing in 90%, the maximum phonation time increased by 65% and the coefficient s / z was adequate in 65% . CONCLUSION: the aspects of vocal health was observed a high rate of allergy, care of his own voice most choristers do not know how the voice is produced and auditory perception was found in a large number of choristers hoarse breathy vocal quality and maximum phonation time increased. <![CDATA[Comparison of methods to extract the maximum phonation duration in individuals without vocal complaints]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501615&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a confiabilidade entre um programa de análise acústica, um avaliador com experiência e um avaliador sem experiência na área para medição do TMF da vogal /a/ em sujeitos sem queixas vocais. Verificar se há diferença entre o maior valor das três emissões do TMF com a média desses valores. MÉTODOS: 56 adultos realizaram emissão e gravação da vogal /a/ em TMF. Uma medição foi realizada por um fonoaudiólogo com experiência e outra por um fonoaudiólogo recém-formado, ambos utilizando um cronômetro. Um terceiro avaliador realizou a medida em um programa de análise acústica. Comparou-se a diferença entre os valores encontrados para a mesma emissão e o maior valor de TMF obtido com a média resultante das três emissões para cada indivíduo. RESULTADOS: não houve diferença entre os avaliadores e o programa de análise acústica. Há diferença estatisticamente significante na definição do TMF, considerando-se a média das três emissões ou seu maior valor. CONCLUSÃO: o TMF tem grande confiabilidade independentemente da forma de extração e da experiência clínica do avaliador. Houve diferença no valor do TMF quando comparado à média de três emissões com a maior emissão, o que sugere que se deve sempre seguir o mesmo padrão nas avaliações e reavaliações, evitando vieses. <hr/> PURPOSE: to check the credibility between an acoustic program, an experienced evaluator and a non-experienced evaluator measuring the Brazilian vowel /a/ in subjects with no voice complaints and to verify if there is difference between the highest value of three emissions of MPD with the average of these values. METHODS: 56 adults recorded the vowel /a/ in MPD. One measurement was performed by an experienced speech pathologist and the other by a newly graduated speech pathologist, with a stop watch. A third valuator measured the MPD in an acoustic program. The difference between the average of the three emissions and the highest value of MPD obtained by each evaluator was compared. RESULTS: there was no difference between the evaluators and an acoustic program the only difference found was among considering the average of the three emissions or the highest value of MPD. CONCLUSIONS: the MPD has high reliability regardless the form of extraction and the clinical experience of the evaluator. There was a difference in the value of MPD comparing the average of three emissions with its highest value, which suggests that we should always follow the same pattern in our assessments and reassessments. <![CDATA[Multidisciplinary in sleep apnea: a literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501621&lng=en&nrm=iso&tlng=en Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do sono (SAHOS) é uma doença crônica, evolutiva que pode ocasionar graves repercussões comportamentais, cardiovasculares e neurológicos ao paciente.O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistematizada sobre a importância da abordagem multidisciplinar no diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apneia e Hipopnéia Obstrutiva do sono. Vários profissionais da área de saúde podem atuar no diagnóstico e tratamento desta síndrome, destacando-se atuação dos médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.<hr/>Obstructive Sleep Apnea/Hypopnea Syndrome (OSAHS) is a chronic and progressive disease, which can cause serious behavioral, cardiovascular and neurological repercussions to the patient. This study is aimed to conduct a systematic review about the importance of the multidisciplinary approach to diagnosis and treatment of Obstructive Sleep Apnea/Hypopnea Syndrome. Several healthcare professionals can work in the diagnosis and treatment of this syndrome, but the emphasis is given to doctors, dentists, physiotherapists and speech therapists actions. <![CDATA[Research on fatigue in facial and jaw muscles: review of the literature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501627&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi aprofundar os conhecimentos acerca da fadiga muscular dos músculos faciais e mastigatórios por meio da análise da literatura científica. A estratégia de pesquisa baseou-se nas indicações da Biblioteca Cochrane. Os artigos foram selecionados por meio da base de dados PubMed, utilizando-se o descritor "muscle fatigue" em conjunto com os seguintes descritores: "speech therapy", "facial muscles", "jaw muscles", "mastication", "chewing", "lip" e "clenching". Foram incluídos artigos dos últimos dez anos, independente de idioma. Os textos foram analisados inicialmente em seu abstract, sendo excluídos os que não se adequavam ao objetivo. Em seguida foram analisados os textos integralmente e considerou-se: objetivo, delineamento do estudo, formação dos grupos, critérios e rigor metodológico, protocolos aplicados, resultados encontrados e a existência de discussão sobre a fadiga nos músculos objetivados. Nesta última etapa, aqueles que não estavam de acordo com o propósito deste estudo também foram excluídos. Assim, foram encontrados 138 artigos, dos quais 54 foram excluídos devido à repetição mediante cruzamento dos termos e 84 foram analisados. Destes, 46 foram excluídos na etapa do abstract e 38 analisados na íntegra. Destes 38, 24 foram mantidos e 14 excluídos por não se adequarem aos critérios do estudo. Embora existam alguns trabalhos referentes à análise da fadiga, a metodologia dos mesmos é muito variada, dificultando a sua comparação e detalhamento. Enquanto alguns estudos observaram, por exemplo, maior fadiga dos músculos masseteres e orbiculares da boca, outros não encontraram os mesmos resultados, o que pode ter sofrido influência da população alvo de cada estudo.<hr/>The purpose of this study was to deepen the knowledge about muscle fatigue of masticatory and facial muscles through analysis of scientific literature. The search strategy was based on the statements of the Cochrane Library. Articles were selected through the PubMed database, using the descriptor “muscle fatigue” in conjunction with the following descriptors: “speech therapy”, “facial muscles”, “jaw muscles”, “mastication”, “chewing” , “lip” and “clenching”. Articles from the last ten years were included, regardless of the language. The texts were analyzed, at first, in its abstract and those that did not fit the study`s objective were excluded. Then, the full texts were analyzed, being considered: aim, study design, control and study groups, criteria and methodological rigor, applied protocols, results and discussion about the presence of fatigue in the targeted muscles. In a last stage, studies that were not in accordance with the purpose of the study, were excluded. Thus, out of 138 articles found, 54 were excluded due to the repetition by crossing key-words and 84 were analyzed. In the abstract analysis, 46 were excluded and 38 were fully analyzed. 24 articles were maintained and 14 were excluded because they do not fit the study`s criteria. Despite there are some studies regarding the analysis of fatigue, their methodology is very varied, making difficult the comparison and detailing. While some studies have found, for example, greater fatigue of the masseter and orbicularis oris muscles, others have not found the same results, which may have influenced the target population for each study. <![CDATA[Musculoskeletal stress syndrome, extrinsic laryngeal muscles and body posture: theoretical considerations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501639&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema deste estudo é a Síndrome de tensão musculoesquelética, musculatura laríngea extrínseca e postura corporal. Tem como objetivo descrever, a partir de revisão de literatura,as características da musculatura extrínseca da laringe; postura corporal; Síndrome de tensão musculoesquelética e suas implicações vocais; avaliação e tratamento fisioterapêutico e fonoaudiológico. Foi realizado levantamento bibliográfico dos últimos 13 anos em que foram incluídos artigos cujo objetivo e/ou corpo do texto estivessem em consonância com os objetivos do estudo. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados das bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Regional de Medicina, PublicMedline, Medical Literature Analysis and Retrieval System on Line, Scientific Electronic Library Online e Google Schoolar. Estabeleceram-se relações importantes do âmbito fisioterapêutico e fonoaudiológico, dentre as quais se destacam as relações musculares, posturais e funcionais na sinergia do aparato vocal. Na fisioterapia para redução da tensão muscular, a literatura aponta uso de eletroterapia transcutânea, laser de baixa intensidade, laser acupuntura, crioterapia, bem como terapia manual com tração, massagens, manipulações e mobilizações cervicais, associadas ou não a exercícios, alongamentos, relaxamento isométrico, mobilização assistida dos tecidos moles, exercícios terapêuticos visando à correção e equilíbrio muscular, reeducação respiratória diafragmática e terapia com flexão craniocervical. Na fonoaudiologia, foram encontrados apenas estudos com a manipulação digital da laringe e exercícios de trato vocal semiocluído.<hr/>The theme of this study is the musculoskeletal stress syndrome, extrinsic laryngeal muscles and body posture. The purpose is to describe, from the literature review, the characteristics of the extrinsic muscles of the larynx; posture; vocal implications of musculoskeletal stress syndrome; evaluation and physical therapy and voice therapy. We performed a literature review of the last 13 years which included articles aimed and/or body textwere in line with the objectives of this study. The research was conducted in the databases of Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Regional de Medicina, Public Medline, Medical Literature Analysis and Retrieval System on Line, Scientific Electronic Library Online and Google Schoolar. Were established important relationships within the physical therapy and voice therapy, among which stand out the relationships muscular, postural and functional synergy in the vocal apparatus. In physical therapy to reduce muscle tension, the literature indicates use of transcutaneous electrical stimulation, low level laser, laser acupuncture, cryotherapy, manual therapy and traction, massage, cervical manipulations and mobilizations, associated or not to exercise, stretching, isometric relaxation , assisted soft tissue mobilization, therapeutic exercises aimed at correcting balance and muscle, diaphragm and respiratory rehabilitation therapy craniocervical flexion. In speech therapy, studies found only through digital manipulation of the larynx and semi-ocluded vocal tract exercises. <![CDATA[Spinocerebellar ataxia type 6: a case report]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501650&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi verificar as alterações vestibulococleares observadas em um caso de ataxia espinocerebelar tipo 6. O caso foi encaminhado do Hospital de Clínicas para o Laboratório de Otoneurologia de uma Instituição de Ensino e foi submetido aos seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliações audiológica e vestibular. O caso retrata uma paciente com diagnóstico genético de ataxia espinocerebelar tipo 6, do sexo feminino, com 57 anos de idade, que referiu desequilíbrio à marcha com tendência a queda para a esquerda, disartria e disfonia. Na avaliação audiológica apresentou configuração audiométrica descendente a partir da frequência de 4kHz e curva timpanométrica do tipo "A" com presença dos reflexos estapedianos bilateralmente. No exame vestibular observou-se na pesquisa da vertigem posicional presença de nistagmo vertical inferior e oblíquo, espontâneo e semiespontâneo múltiplo com características centrais (ausência de latência, paroxismo, fatigabilidade e vertigem), nistagmooptocinético abolido e hiporreflexia à prova calórica. Constataram-se alterações labirínticas que indicaram afecção do sistema vestibular central evidenciando-se a importância dessa avaliação. A existência da possível relação entre os achados com os sintomas vestibulares apresentados pela paciente apontou a relevância do exame labiríntico neste tipo de ataxia uma vez que a presença do nistagmo vertical inferior demonstrou ser frequente neste tipo de patologia.<hr/>The aim of this study was to investigate the vestibulocochlear alterations observed in a case of spinocerebellar ataxia type 6. The case was referred from the Hospital das Clinicas to the Otoneurology Laboratory of an educational institution and was subjected to the following procedures: anamnesis, otologic examination, as well as audiological and vestibular assessments. The case shows a 57-year-old female patient with a genetic diagnosis of spinocerebellar ataxia type 6 who presented unsteadiness of gait with tendency to fall to the left, dysarthria, and dysphonia. The audiological assessment presented sloping audiometric configuration from 4.0 kHz and tympanogram type “A” with the presence of acoustic reflexes bilaterally. Observed during the survey of positional vertigo in the vestibular assessment were the presence of oblique and vertical downbeat nystagmus, spontaneous and semispontaneous with multiple core features (absence of latency, paroxysm, fatigue and vertigo), abolished optokineticnystagmus and hyporeflexia in the caloric test. We found labyrinthic alterations that indicate central vestibular system disorders and lend credence to the importance of this evaluation. The existence of a possible relationship between the findings and vestibular symptoms displayed by the patient indicated the relevance of the labyrinthine evaluation for this type of ataxia once the presence of vertical downbeat nystagmus proved to be frequent in this type of pathology. <![CDATA[The need of speech evaluation in protocol`s patients that are candidates for bariatric surgery]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501655&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é analisar a real necessidade da intervenção fonoaudiológica por meio de avaliação/documentação e sessões terapêuticas, no pré e pós-operatório de paciente candidato à cirurgia bariátrica. Este trabalho, um relato de caso transversal, descreve a documentação/avaliação e acompanhamento fonoaudiológico de um paciente do sexo masculino, 36 anos, 51 de IMC, apresentando comorbidades; submetido à cirurgia bariátrica pela técnica Fobi Capella. O mesmo, seguindo um protocolo previamente elaborado, foi submetido a uma avaliação fonoaudiológica do Sistema Estomatognático no pré e pós operatório de três meses, documentada por meio de fotos das estruturas dinâmicas, filmagens do sistema orofacial, medidas orofaciais e palpação dos músculos mastigatórios masseter e temporal. Após a primeira avaliação, recebeu orientações quanto à mastigação e exercícios oromiofuncionais. A análise comparativa das avaliações pré e pós-cirúrgicas indicaram melhora nos aspectos gerais das estruturas do Sistema Estomatognático e suas respectivas funções como de mastigação e respiração, persistindo algumas alterações que necessitam de acompanhamento fonoaudiológico para sua completa adequação e equilíbrio. Conclui-se que a documentação fonoaudiológica no protocolo de avaliação do candidato à cirurgia bariátrica, corrobora para uma atuação fonoaudiológica específica e científica, favorecendo ao paciente uma adaptação funcional oral satisfatória às suas novas características orgânicas (morfológicas e funcionais).<hr/>The purpose of this study is to analyze the actual need of speech therapy intervention through assessment, records and therapeutic sessions in the pre and post-surgery of the bariatric surgery candidate. This study, a cross-sectional one, describes the records, assessment and speech therapy sessions from a male patient, age 36, 51 BMI, presenting comorbidities, submitted to FobiCapella bariatric surgery. According to a pre-planned protocol, the patient underwent a three month of pre and post-surgery clinical assessment of the stomatognathic system, which was recorded through photos of the dynamic structures, orofacial system film, orofacial measurements and palpation of the masticatory muscles and temporalis. After the first evaluation, the patient received prescribed instructions on chewing and oromiofunctional exercises. The comparative analysis of pre and post-surgery assessments showed improvement in the general aspects of the stomatognathic system structures and on their functions such as chewing and breathing, however, because of some functional limitations, continuous speech therapy was made necessary to a maximum adjustment and balance. It is concluded, that the speech therapy documentation on the evaluation protocol of the bariatric surgery candidate, asserts for a specific and scientific speech therapy intervention, supporting the patient with a satisfactory oral adjustment to his new functional and morphological needs. <![CDATA[Phonological awareness and writing development in Down syndrome: a longitudinal case study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501669&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram: verificar a existência de avanços em habilidades de consciência fonológica e escrita em uma criança com síndrome de Down, falante do português brasileiro, em um intervalo de tempo de quatro anos e oito meses; identificar quais habilidades de consciência fonológica desenvolveram-se e quais continuaram sendo de difícil resolução; verificar o desempenho do participante em testes de memória de trabalho fonológica e de inteligência verbal e de execução. A criança frequenta escola regular e tinha 7 anos de idade cronológica no início do estudo. A consciência fonológica e a escrita foram avaliadas em três momentos (T1, T2, T3) em um período de 4 anos e 8 meses. Para a avaliação da consciência fonológica foi utilizado o teste Consciência fonológica: instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS). No T1 e T2, a escrita foi avaliada de acordo com critérios do mesmo instrumento; no T3, foi utilizado o subteste de escrita do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-INF). No T1, a memória de trabalho fonológica foi avaliada por meio do span de palavras e, no T3, foi utilizado o subteste de pseudopalavras do NEUPSILIN-INF. Para avaliação da inteligência verbal e de execução (T3), utilizou-se a Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Foram verificados progressos em habilidades de escrita e consciência fonológica ao longo do estudo. Algumas habilidades de consciência silábica aprimoraram-se, já tarefas que exigem manipulação de constituintes fonêmicos e consciência de rima continuaram de difícil acesso. O participante apresentou um bom desempenho no teste de repetição de palavras reais. O span de palavras reais foi superior ao span de pseudopalavras. O quociente de inteligência geral foi considerado limítrofe. Acredita-se que, neste caso, habilidades linguísticas e cognitivas, como o vocabulário verbal, a memória de trabalho fonológica e a capacidade intelectual, influenciaram o desempenho no teste de consciência fonológica e capacitaram a criança para o aprendizado da língua escrita.<hr/>The aims of this study were to: verify performance advances in phonological awareness and writing skills in a child with Down syndrome speaking Brazilian Portuguese; identify which phonological awareness skills developed; analyze the influence of working memory skills on performance in phonological awareness tasks; verify the participant’s performance in phonological working memory tasks and verbal and execution intelligence. The child was seven years old at the onset of the study and was receiving mainstream schooling. Phonological awareness and writing skills were assessed at three time points (T1, T2, T3) during a period of 4 years and 8 months. The Phonological Awareness: Sequential Evaluation Instrument (CONFIAS) was used to assess phonological awareness. In T1 and T2, writing skills were also evaluated using the same instrument. At T3 we used the writing subtest of the Child Brief Neuropsychological Assessment Battery (NEUPSILIN-INF). At T1 phonological working memory was evaluated using the word span task and at T3 we used the non-words subtest of the NEUPSILIN-INF. To evaluate verbal and performance intelligence quotient (T3) we used the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI). Progress in writing skills and phonological awareness were identified throughout the study. Some skills in syllabic awareness also improved, but tasks that required handling of the phonemic constituents and rhyming awareness remained difficult for the patient. The participant demonstrated good performance in repeating real words. Word span of real words was superior to pseudowords span. The ability to memorize real words seemed to have improved the patient’s performance on phonological awareness tasks. The general intelligence quotient was considered borderline. It is believed that in this case, linguistic and cognitive abilities, such as verbal vocabulary, phonological working memory and intellectual capacity, influenced the performance on phonological awareness tests and enabled the child to learn written language. <![CDATA[Retextualization as a practice in speech language therapy with deaf individuals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501680&lng=en&nrm=iso&tlng=en Para que sujeitos surdos estabeleçam relações entre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa, o uso de recursos de retextualização pode ser uma ferramenta capaz de levar tais sujeitos a produzirem gêneros textuais escritos de acordo com convenções ortográficas e gramaticais do português. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de retextualização usado como prática nas terapias fonoaudiológicas em grupo como um meio desses sujeitos se apropriarem da língua portuguesa em sua modalidade escrita. Participaram da pesquisa 8 surdos que fazem uso de Libras e da língua portuguesa em sua modalidade escrita. Inicialmente, os sujeitos produziam textos em língua de sinais que, depois de comentados e discutidos, em sessões em grupo, contando com a presença de uma fonoaudióloga, além de outros profissionais, eram retextualizados por meio da escrita. Após a retextualização, os sujeitos surdos foram convocados a reler o texto e, caso julgassem necessário, a modificá-lo. Na sequência, eles reliam os textos em conjunto com os profissionais e o retextualizavam em uma versão final escrita. Nos textos analisados, as operações de reestruturações sintáticas, de reconstruções textuais em função da norma da língua, bem como as de tratamento estilístico com seleção de novas estruturas sintáticas e opções lexicais foram as mais usadas nos processos de retextualização. A partir dos processos de retextualização, os surdos passaram a refletir sobre a escrita e sua função social, assumindo essa modalidade da linguagem com mais disposição e autoconfiança.<hr/>The use of retextualization resources is a helpful way to let deaf individuals to produce textual writing gender according to orthographic and grammatical Portuguese conventions. In this way, this work aims to discuss the retextualization processes used as a practice in speech language therapy group sessions as a way for this population to make use of writing Portuguese language. In this research there are writing samples wrote by 8 deaf individuals that use sign language and writing Portuguese language. These papers were produced in group sessions, with deaf individuals, a speech language therapist and other professionals. The deaf individuals at first produced the samples in sign language, after that, they commented and discussed and afterwards the samples were retextualized through writing language. After the retextualization, deaf individuals were asked to read the texts and if it was necessary modify it. Following that, the deaf individuals and the professionals read the text again and retextualizes it in a final writing version. In the analyzed texts the retextualization operations used with more frequency were: syntactic rebuilds, rebuilt some structures to make the sentences inside the language rules, and stylistics treatment selecting new syntactic and lexical structures Through retextualization processes, deaf individuals start to consider Portuguese writing language and its social function, using this modality of language with more disposition and confidence. <![CDATA[Evolution of the speech-language therapy in a case report of Specific Language Impairment (SLI)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501691&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi descrever a evolução clínica de uma criança do gênero feminino, nove anos de idade, com diagnóstico de Distúrbio Específico da Linguagem atendida na Clínica de Linguagem Infantil da FOB-USP. Realizou-se acompanhamento longitudinal, por meio de análise de prontuário e filmagens. A intervenção fonoaudiológica iniciou quando a criança apresentava cinco anos com queixa de alterações fonológicas e prejuízos na inteligibilidade de fala. Constatou-se processos fonológicos não mais esperados para a idade, alterações semântico-lexicais, sintáticas, pragmáticas, e em processos perceptivos auditivos, estando a linguagem receptiva preservada. A intervenção teve como principal objetivo a organização dos subsistemas linguísticos principalmente da habilidade de processamento de informações. Após um ano, houve evolução dos aspectos trabalhados, exceto do aspecto fonológico, que teve evolução menos significante. Atividades direcionadas a linguagem escrita foram inseridas quando a criança iniciou o ensino fundamental. Após 42 meses de intervenção, houve evolução do aspecto fonológico. Entretanto, esta evolução ainda não é observada na fala espontânea. As alterações neste aspecto exercem grande influência no desempenho da linguagem escrita. A habilidade de consciência fonológica está adequada, entretanto, há dificuldade na conversão fonema/grafema, resultando em desempenho aquém do esperado na linguagem escrita. Ainda, há comprometimento no processamento da informação linguística, além de persistência nas alterações, que acarretam defasagens no processo de alfabetização. Acreditamos que para conduzir o processo terapêutico é necessário compreender a natureza das dificuldades linguísticas, desenvolvendo estratégias específicas voltadas principalmente ao processamento da informação linguística e a aprendizagem, proporcionando habilidades e capacitando o indivíduo para a participação ativa em ambientes sociais e escolares.<hr/>The aim of this study was to describe the clinical course of a nine years girl diagnosed with SLI attended the Clinic of Child Language, FOB-USP. Longitudinal carried out was realized, through analysis of medical records and filming. The speech and language therapy began when the child was five years and presented the initial complaint of phonological alterations and impairments in the speech intelligibility. It was found phonological processes not expected for age, alterations in semantic, syntactic and pragmatic and in auditory perceptual processes. The receptive language was preserved. The intervention focused on the organization of linguistics subsystems, mainly the information processing skills. After 12 months, there was evolution of the aspects, except the phonological, with less significant evolution. Activities directed to written language were included when the child started primary school. After 42 months of intervention, there was evolution of phonological aspect. However, this evolution is not observed in spontaneous speech. Alterations in these aspects exert great influence on the performance of written language. The phonological awareness skill is adequate, however, there is difficulty in converting phoneme/grapheme, resulting in performance very short in written language. There is impairment in the linguistic information processing, and persisting alterations, common in the frames of SLI, which lead to gaps in the literacy process. To conduct the therapeutic process is necessary to understand the nature of language difficulties, developing specific strategies geared mainly to linguistic information processing and learning, providing skills and empowering the individual to active participation in school and social settings. <![CDATA[The language impairment in two subjects at risk development in an enunciative perspective of the language working]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501700&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo analisar a importância de uma hipótese de funcionamento de linguagem, considerando as relações forma/sentido e os mecanismos e estratégias enunciativas na análise da linguagem de dois sujeitos com distúrbio de linguagem e risco ao desenvolvimento. Dois sujeitos e seus familiares foram acompanhados do primeiro ao décimo oitavo mês de idade, por meio dos Índices de Risco ao Desenvolvimento Infantil. Entre 21 e 24 meses, foram filmados com familiares (mãe, pai, irmão) e com a pesquisadora, em situação lúdica, de modo similar ao que acontece em casa. As filmagens foram analisadas e transcritas ortograficamente e analisadas por meio dos mecanismos e estratégias enunciativas, da relação forma/sentido, buscando-se identificar o funcionamento de linguagem. Enquanto um dos sujeitos evidenciou maiores possibilidades de realização vocal, mas com mecanismos e estratégias enunciativas restritas, o outro apresentou quase ausência de fala, induzindo o adulto a falar por ele. Houve diferenças no funcionamento de linguagem, nos recursos para relacionar forma e sentido, bem como no uso de mecanismos e estratégias enunciativas entre ambos sujeitos, o que demonstra a necessidade de identificar uma hipótese de funcionamento de linguagem no processo de avaliação da linguagem infantil.<hr/>This study aims to analyze the importance of a hypothesis of language working, considering the form/meaning relationships and the enunciative mechanisms and strategies in the analysis of language of two subjects with language impairment and risk to development. Two subjects and their families were followed from the first to the eighteenth month of age, through the Indexes of Risk to Child Development. Between 21 and 24 months, the subjects were filmed with relatives (mother, father, brother) and with the researcher, in a playful situation, in a similar way to what happens at home. The recordings were orthographically analyzed and transcribed and also analyzed by means of mechanisms and enunciative strategies, the relative form/meaning, trying to identify the function of language. While one of the subjects showed greater possibilities of vocal accomplishment, but with restricted enunciative strategies and mechanisms, the other one had almost no speech, inducing the adult to speak in his place. There were differences in the functioning of language, the resources to relate form and meaning, as well as the use of enunciative mechanisms and strategies between both subjects, which demonstrates the need to identify a hypothesis of language working in the evaluation process of the children language. <![CDATA[Customized vocal conditioning for singing professional voice users - case report]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501713&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como tema o desenvolvimento de programas de condicionamento vocal individualizado para a demanda específica de três profissionais da voz cantada. Trata-se de um relato de caso de três profissionais da voz cantada: uma cantora e atriz de teatro musical brasileiro, um cantor sertanejo e um cantor de roque. Os três indivíduos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica, apresentando queixas relacionadas a cansaço e fadiga após uso da voz e/ou aperfeiçoamento vocal e realizaram avaliação otorrinolaringológica prévia. Os três pacientes estavam em processo de terapia fonoaudiológica, sendo uma das etapas o desenvolvimento de um programa de condicionamento vocal individualizado, de acordo com a demanda, necessidade e disponibilidade de cada sujeito. A cantora e atriz de teatro musical brasileiro aderiu facilmente à proposta personalizada de condicionamento vocal, pois sentia os ganhos de realização uma mobilização fisiológica antes de passar para a técnica-artística que já executava. O cantor sertanejo aderiu facilmente ao programa de condicionamento vocal individualizado, sem nenhuma dificuldade, e relatou extrema melhora em seu conforto e desempenho vocal durante o canto com os exercícios selecionados. O cantor de roque apresentou maior flexibilização de trato vocal, estabilidade da emissão no canto, ampliação da tessitura vocal, maior precisão articulatória e redução da constrição global excessiva após dar início ao programa de condicionamento vocal individualizado.O condicionamento vocal individualizado mostra efeitos positivos, principalmente para os profissionais da voz, pois os indivíduos trabalham exatamente sob a demanda que será utilizada com o uso profissional da voz,com exercícios específicos e direcionados para suas necessidades.<hr/>This study is about the development of customized vocal conditioning programs to a specific demand of three professional singers. We selected three professional singers that were undergoing voice therapy to participate in this study: a singer and actress of Brazilian musical theater, country music singer and a rock singer. All subjects underwent speech-language pathology and ENT assessment. They all presented complaints related to tiredness and fatigue after vocal used and/or vocal improvement. The customized vocal conditioning program was one of the stages involving vocal therapy and it was customized according to the singers demand, need and availability. The singer and actress of Brazilian musical theater joined easily to the customized vocal conditioning proposal, reporting a better physiological mobilization, which gave her improvements before starting the artistical technique she was used too. The country singer also joined easily to the customized vocal conditioning program, without any difficulty, and reported extreme improvement in his comfort and his performance when singing after undergoing the selected vocal exercises. The rock singer showed greater flexibility on his vocal tract, on the stability issue in singing, on the expansion of his vocal range, he also showed an articulatory accuracy improvement and reduction of the excessive global constriction after beginning the customized vocal conditioning program. The customized vocal conditioning program shows positive effects, especially for singers, because it works exactly over the demand that will be used by the singers, working on specific exercises and focusing on their needs. <![CDATA[The potentiality of the basic health care information system for actions in speech-language pathology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501723&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar os documentos da ferramenta - Sistema de Informação Básica (SIAB) - e verificar seu potencial para o planejamento de ações fonoaudiológicas. MÉTODOS: foram analisados os documentos do Ministério da Saúde referentes ao SIAB e acessadas as fichas e relatórios do SIAB de uma Estratégia de Saúde da Família e de uma Secretaria Municipal de Saúde. RESULTADOS: os dados do SIAB expressam as condições de vida/saúde e doenças e/ou agravos das famílias, bem como revelam as condições do serviço e produção em saúde, porém, há limitações como, por exemplo, interferências externas (incompletude das equipes e má gestão dos dados) que prejudicam o seu uso. CONCLUSÕES: os dados disponíveis no SIAB aproximam o fonoaudiólogo das necessidades reais dos usuários; favorecem a organização das ações; estimulam o protagonismo dos profissionais e sujeitos favorecendo o vínculo e a resolubilidade das ações; o que não quer dizer que sejam suficientes, sempre é possível elaborar ou aprimorar instrumentos para favorecer a implantação ou implementação de ações fonoaudiológicas voltadas à promoção da saúde nos diferentes níveis da atenção. <hr/> PURPOSE: to analyze documents of System of Primary Health Care (SIAB) tool and verify its potential for speech-language’s action planning. METHODS: we analyzed the documents of Ministry of Health for the SIAB and accessed the records and reports of the SIAB’s Family Health Strategy and Municipal Health Department. RESULTS: the data from SIAB express the life / health conditions of diseases and disorders of the families as well as reveal the conditions of service and health production, however, there are limitations such as, external interference (incompleteness of teams and mismanagement of the data) that impair their use. CONCLUSIONS: the data available on the audiologist SIAB approaching the real needs of users, promoting the organization of activities, stimulating the role of professionals and individuals favoring the bond and the solvability of the shares, which does not mean that they are sufficient, it is always possible to prepare or improve tools to facilitate the deployment or implementation of speech-language’s actions directed to the promotional activities in different levels of health care.