Scielo RSS <![CDATA[Revista CEFAC]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-184620120005&lang=en vol. 14 num. 5 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>EDITORIAL</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>É crescimento científico em época de mudanças II</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Comparing the lexicon of children with Down syndrome and typically developing the same mental age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar o desempenho lexical, receptivo e expressivo, de crianças com Síndrome de Down e comparar com o desempenho lexical de crianças com desenvolvimento típico pareados por sexo e idade mental. MÉTODO: participaram do estudo 40 crianças, 20 com síndrome de Down (grupo experimental - GE), de ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 36 e 71 meses e 20 crianças com desenvolvimento típico (grupo controle - GC) pareadas quanto ao sexo e idade mental (avaliação psicológica com o instrumento Nova Versão do Método Stanford-Binet, adaptado por Terman e Merril) com o GE. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis legais, estes responderam um protocolo de anamnese, contendo informações sobre a vida pregressa do participante. A avaliação foi composta pela aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), que avalia vocabulário receptivo, e do Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário Parte B, que avalia vocabulário expressivo. RESULTADOS: os participantes do GE apresentaram desempenho inferior ao GC no TVIP e na designação verbal usual do ABFW, com diferenças estatisticamente significantes. Verificou-se correlação entre o desempenho no vocabulário receptivo e expressivo de ambos os grupos. CONCLUSÃO: verificou-se que o desempenho lexical, receptivo e expressivo, das crianças com SD é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico, mesmo quando pareadas pela idade mental.<hr/>PURPOSE: to check the lexical, receptive and expressive performance, of children with DS and compare it with the lexical performance of typically developing children matched for gender and mental age. METHOD: the study included 40 children, 20 with Down syndrome (experimental group - EG), of both genders, with age varying between 36 and 71 months and 20 typically developing children (control group - CG), matched according to gender and mental age (psychological assessment with the New Version of the Stanford-Binet method, adapted by Terman and Merrill) with EG. After the guardians have signed the consent paper, they responded to an interview protocol containing information about the previous life of the subject. The evaluation was made by applying Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), which assesses receptive vocabulary, and Child Language Test ABFW - Vocabulary Part B, which assesses expressive vocabulary. RESULTS: subjects in the EG had underperformed in the GC in the PPVT and in verbal description usual in ABFW, with significant statistical differences. There was a correlation between performance on receptive and expressive vocabulary of both groups. CONCLUSION: it was found that the lexical, receptive and expressive performance, in children with DS is lower than in typically developing children, even when matched as for mental age. <![CDATA[<b>Written narrative practices</b>: <b>speech-language pathology intervention</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.<hr/>PURPOSE: to analyze the effectiveness of a Written Narratives Promotion Program in a group of third grade students from public Elementary School. METHOD: twenty-one third grade students (14 girls and seven boys), with ages between eight years and seven months and ten years, had their free writing production based on a proposed theme evaluated before and after Written Narratives Promotion Program. The written productions were qualitatively and quantitatively analyzed using the Communicative Competence criteria (Generic, Encyclopedic and Linguistic), and the subjects' performances were classified as Bad, Regular, Good and Excellent, according to their scores. Data were classified and compared between the program's initial and final moments, and were statistically analyzed. RESULTS: a statistically significant increase was observed in the number of subjects that obtained an excellent classification, in the final evaluation. When data were paired: Bad/Regular and Excellent/Good, there was also a statistic significance between initial and final moments, since that the number of subjects within the group Bad/Regular decreased while the number of subjects classified as Excellent/Good increased significantly. CONCLUSIONS: the proposed program was effective, since that the students were highly motivated and produced better and elaborated written narratives regarding the Communicative Skills. <![CDATA[<b>Performance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with secondary dyslexia to mental retardation and with good academic performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVOS: caracterizar o desempenho em provas de consciência fonológica, de nomeação rápida e de leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Marília-SP, com faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, divididos em GI (10 escolares com o diagnóstico interdisciplinar de dislexia secundária a retardo mental leve) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo e faixa etária com o GI). Os escolares foram submetidos à Prova de Consciência Fonológica, à Prova de Leitura e Escrita e à Prova de Nomeação Automatizada Rápida. RESULTADOS: houve diferença significante em relação ao desempenho dos escolares nas provas silábicas e fonêmicas, na prova de leitura e escrita e na prova de nomeção rápida; os escolares de GII apresentaram melhor desempenho que os escolares de GI. CONCLUSÃO: houve relação entre os achados de velocidade de nomeação, leitura oral e escrita sob ditado, sendo relacionados ao déficit fonológico, à característica cognitivo-linguística do GI e à interferência da falta de instrução direta da correspondência grafofonêmica em situação de atividades acadêmicas para ambos os grupos.<hr/>PURPOSE: to characterize the performance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with developmental dyslexia secondary to mental retardation and good readers. METHOD: 20 students from first to fourth grade of a public school of Marília - SP, both genders, from to 8 to 12-year old took part in this study, divided into GI (10 students with interdisciplinary diagnosis of dyslexia, secondary to mild mental retardation) and GII (10 studentswith good academic development according to gender, age and grade level). The students were submitted to the Phonological Awareness Test, the Test of Reading and Writing and Rapid Automated Naming. RESULTS: there were significant differences regarding the performance of students in the syllabic and phonemic tasks, reading and writing, Rapid Automated Naming, with better performance of the students of GII than GI. CONCLUSION: there was a relationship among the findings of naming speed, oral reading and writing under dictation, which were related with the phonological deficit, cognitive-linguistic characteristic of GI and the interference and the lack of direct instruction of their spelling correspondence in a situation of academic activities for both groups. <![CDATA[<b>Effects of Literacy (ies) on the social constitution of the subject</b>: <b>speech therapy considerations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: caracterizar e analisar, do ponto de vista fonoaudiológico, o(s) letramento(s), os modos de circulação e uso de gêneros discursivos escritos por 69 escolares de duas classes de terceiro estágio de uma escola municipal de ensino infantil da cidade de São Paulo. MÉTODO: construção e aplicação de protocolo composto por diversos gêneros discursivos escritos, para verificação do grau de reconhecimento, de familiaridade e de uso dos mesmos pelos 69 escolares pesquisados. A faixa etária dos escolares é de 5 anos e 1 mês a 6 anos e 1 mês, sendo 58% do sexo masculino e 42%, feminino. A análise dos dados foi feita a partir do mapeamento dos índices de letramento dos escolares, em função dos níveis e tipos de letramento consignados na literatura especializada. RESULTADOS: entre os gêneros discursivos escritos apresentados, foi encontrado, para essa faixa etária, um reconhecimento significante para os gêneros: carta; jornalístico; narrativas infantis; placas de trânsito; quadrinhos e receitas, sendo estes visualizados e/ou utilizados por e/ou com familiares em casa, no trajeto à escola e em outros espaços sociais. CONCLUSÃO: é considerável a presença de práticas letradas entre os pesquisados, o que sugere a relevância em se considerar os processos de letramento, tanto nas estratégias pedagógicas da educação infantil, quanto no trabalho fonoaudiológico com escolares que apresentem dificuldades e/ou distúrbios na aquisição da escrita.<hr/>PURPOSE: to characterize and analyze the speech-language point o view, literacy (ies), the modes of movement and use of discursive genres written by 69 students from two classes of the third stage of an elementary public school for children of São Paulo. METHOD: the construction and application protocol consists of several written genres for checking the degree of recognition, familiarity and usage by 69 schoolchildren. The age of the students was 5 years and 1 month to 6 years and 1 month, 58% male and 42% female gender. Data analysis was performed from the mapping of the students' literacy rates depending on the levels and types of literacy reflected in the literature. RESULTS: among the written statements genres, we found, for this age group, a significant recognition for the genre: letter; journalistic narratives for children, traffic signs, cartoons and recipes, which are viewed and / or used by and / or relatives at home, on the way to school and other social ambiences. CONCLUSION: there is considerable presence of literacy practices among those surveyed, which suggests the relevance of considering the processes of literacy in both the pedagogical strategies of early childhood education, and in speech therapy with students who have difficulties and / or disturbances in the acquisition of writing. <![CDATA[<b>Evaluating participation restriction in elderly patients before and after audiological rehabilitation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: estudar os efeitos da intervenção fonoaudiológica por meio da adaptação de próteses auditivas na restrição de participação em atividades de vida diária do idoso, segundo as variáveis sexo e faixa etária. MÉTODO: participaram do estudo 50 idosos, 23 do sexo feminino e 27 do sexo masculino. Os idosos foram distribuídos em dois grupos etários: Grupo 1 - com 24 idosos, 11 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade entre 60 e 74 anos ; Grupo 2 - com 26 idosos, 12 do sexo feminino e 14 do sexo masculino, com idade igual ou superior a 75 anos. Os idosos foram avaliados antes e um ano após a adaptação das próteses auditivas, por meio de questionário HHIE. Foram realizados acompanhamentos bimensais, totalizando sete reuniões, a fim de garantir o uso efetivo das próteses auditivas. O método estatístico incluiu estatísticas descritivas e análise de variância. RESULTADOS: a análise do HHIE revelou que houve redução significante da restrição de participação nas Escalas Emocional e Social no período pós intervenção, nas duas faixas etárias, tanto no sexo masculino quanto no feminino. CONCLUSÃO: há menor autopercepção das restrições de participação após a intervenção fonoaudiológica nas Escalas Social e Emocional do questionário HHIE.<hr/>PURPOSE: to study the effects of audio logical rehabilitation through the fitting of hearing aids in participation restriction in daily living activities, according to gender and age. METHOD: the study included 50 seniors, 23 females and 27 males. The elderly were divided in two groups: Group 1 - with 24 seniors, 11 females and 13 males, aged between 60 and 74 years, Group 2 - with 26 seniors, 12 females and 14 males aged less than 75 years. The elderly were assessed before and one year after as for the adaptation of hearing aids through HHIE. Bi-monthly follow-ups were performed, making up a total of seven meetings, in order to ensure the effective use of hearing aids. The statistical method included descriptive statistics and variance analysis. RESULTS: the analysis revealed that there was HHIE significant reduction of participation restriction in Social and Emotional scales in the post intervention in both age groups, both males and females. CONCLUSION: there is minor perception of participation restrictions after audiological rehabilitation in the Scales of Social and Emotional HHIE. <![CDATA[<b>Assessing skills of school children with cochlear implant</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar e caracterizar o desempenho escolar de crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear, entre 9 e 12 anos, assim como, verificar o tempo que a criança leva para acessar a informação fonológica e confrontar estes resultados de acordo com o gênero e série dos participantes. MÉTODO: participaram deste estudo 32 crianças, de ambos os gêneros, freqüentando da primeira a quinta séries do ensino fundamental, regularmente matriculadas no Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, na cidade de Bauru/SP. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN). RESULTADOS: os resultados mostraram que 74% das crianças apresentaram desempenho escolar geral abaixo do esperado, com maior dificuldade na escrita e dentro da média para o tempo que levam ao processar a informação. CONCLUSÕES: concluiu-se que 74% das crianças apresentaram desempenho escolar inferior nas avaliações e que não houve relação entre estes resultados com a nomeação rápida, já que este está dentro da média e é um pré-requisito para a leitura, e os participantes deste estudo apresentam habilidade satisfatória para a leitura.<hr/>PURPOSE: to evaluate and characterize the performance of children with hearing impairment using cochlear implants, between 9 and 12 year old, as well as to check the time that the child takes to access phonological information and confront such results according to gender and number of participants. METHOD: the study included 32 children of both genders, attending the first to the fifth grade of elementary school, regularly enrolled in the Audiological Research Center of Rehabilitation Hospital of Craniofacial Anomalies, University of São Paulo, in Bauru / SP. The instruments used were the School Performance Test (TDE) and the Rapid Auto Naming Test (RAN). RESULTS: the results showed that 74% of children showed school performance being generally below expected, with greater difficulty in writing and within the average as for the time it takes to process the information. CONCLUSIONS: we conclude that 74% of children had lower academic performance assessments and that there was no relationship among such results with the rapid naming, as this is within the mean value and is a prerequisite for reading, and the participants in this study provide satisfactory reading skill. <![CDATA[<b>Hearing, tinnitus and life quality</b>: <b>a pilot study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVOS: analisar a influência do zumbido na qualidade de vida dos pacientes; verificar a relação entre grau de incômodo do zumbido e presença de perda auditiva concomitante. MÉTODO: estudo observacional transversal com amostra de conveniência. Foram aplicados anamnese e questionário com enfoque das características clínicas do zumbido em 22 pacientes. Para análise dos dados, foi aplicado o Teste exato de Fisher, com nível de significância de 5% (p < 0,05). RESULTADOS: dos 22 pacientes, 7 ( 31,8%) apresentaram audição normal e 15 (68,2%) apresentaram algum tipo de perda auditiva. Dos pacientes possuidores de perda auditiva, 12 apresentaram perda auditiva neurossensorial em pelo menos uma das orelhas e 3 perda mista uni ou bilateral. Quanto ao grau de incômodo, utilizando a escala análogo-visual, 17 (77,27%) dos pacientes relataram incômodo intenso, ao passo que 5 (22,72%) consideraram grau reduzido de incômodo gerado por esse sintoma. Foi evidenciado que o zumbido impacta mais as emoções e o sono dos pacientes, do que a concentração e realização de atividades sociais. CONCLUSÕES: dos 22 pacientes com zumbido, encaminhados para realização do PEATE, 70% apresentam zumbido e perda auditiva associada. No entanto, não houve relação entre a presença de zumbido e presença de perda. Não houve ainda relação entre o grau de incômodo e presença de perda.<hr/>PURPOSE: to analyze life quality in patients that suffer from tinnitus; to check the relation between degree of tinnitus' annoyance and presence of concomitant hearing loss. METHOD: transversal observational study, , with convenience sample. Anamneses were applied focusing tinnitus symptom over 22 patients. In order to analyze data we used Fisher's Exact Test within a 5% significance level. RESULTS: 31.8% of the sample had tinnitus concomitant with normal hearing bilaterally; 68.2% had tinnitus concomitant with some type of hearing loss in one or both ears. In this case, 12 patients showed sensorioneural hearing loss and 03 patients had mixed loss. As for the degree of annoyance referred from tinnitus symptom, using the visual analog scale, 17 (77.27%) patients reported intense discomfort, whereas 5 (22.72%) reported restricted discomfort. Regarding tinnitus' interference in the quality of life, it was possible to note that tinnitus impacts most in patients' emotions and sleep. CONCLUSIONS: from 22 patients referred to take PEATE's exam, 70% of the survey had hearing loss concomitant with tinnitus. However, the relation between tinnitus and hearing loss was not evidenced. We neither found any relation between degree of hearing loss and annoyance. <![CDATA[<b>Newborn Hearing Screening with otoacoustic emissions and cochlear-palpebral reflex</b>: <b>sensitivity and specificity study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: analisar a especificidade e sensibilidade da TAN com emissões otoacústicas evocadas por estimulo transiente (EOAT) associadas à pesquisa do reflexo cócleo-palpebral (RCP), comparando-os aos resultados do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefalico (PEATE). MÉTODO: a casuística do presente estudo foi composta por 369 RN de risco para deficiência auditiva que foram submetidos à triagem com a captação das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e pesquisa do reflexo cócleo- palpebral. Os resultados foram comparados aos resultados do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefalico (PEATE). RESULTADOS: a incidência do tipo da perda auditiva na população geral foi de 4RN (1,1%) com perda coclear, 22 (5,9%) com perda condutiva, 2 (0,5%) com espectro da neuropatia auditiva (ENA), 14 (3,8%) com alteração central e 15 (4,1%) com atraso de maturação da via auditiva. A TAN mostrou 100% de sensibilidade e 94,6% de especificidade na detecção de alterações cocleares e espectro da neuropatia auditiva; 77,3% de sensibilidade e 94,6% de especificidade na detecção de alterações condutivas e 42,9% de sensibilidade e 94,6% de especificidade na detecção de alterações centrais. Todos os achados evidenciaram diferenças estatisticamente significantes em relação aos neonatos auditivamente normais. CONCLUSÃO: este protocolo de TAN mostrou-se eficaz na detecção de RN com alterações de cocleares e espectro da neuropatia auditiva com sensibilidade e especificidade elevadas.<hr/>PURPOSE: to study the specificity and sensitivity of NHS with otoacoustic emissions transient stimulus (TEOAE) associated with cochlear-palpebral reflex (CPR), and comparing the results of Auditory Evoked Potential (BAEP). METHOD: three hundred and sixty-nine neonates under risk of hearing loss were evaluated. Evaluation procedures consisted of transient otocoustic emissions(TOAEs), cochlear-palpebral reflex (CPR), and ABR diagnostic carried out in the same week. RESULTS: the incidence in the general population was 4 neonates (1.1%) with cochlear hearing loss, 22 (5.9%) with conductive hearing loss, 2 (0.5%) with auditory neuropathy, 14 (3.8%) with central abnormalities and 15 (4.1%) with delayed maturation of the auditory pathway. The TAN showed 100% sensitivity and 94.6% specificity in detecting the spectrum of cochlear and auditory neuropathy, 77.3% sensitivity and 94.6% specificity in detecting conductive and 42.9% and 94.6% specificity while detecting central abnormalities. All findings showed statistically significant differences when compared to normal auditory neonates. CONCLUSION: this protocol was effective to detect in neonates with cochlear hearing loss and auditory neuropathy with high sensitivity and specificity. <![CDATA[<b>Posture, lips and tongue tone and mobility of mouth breathing children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500011&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: caracterizar a postura, o tônus e a mobilidade dos lábios e da língua de crianças respiradoras orais. MÉTODO: participaram do estudo realizado em São Paulo, SP, Brasil, 40 crianças respiradoras orais, sendo 26 (65%) do sexo masculino e 14 (35%) do sexo feminino, com idades entre 7 e 10 anos. Utilizou-se o protocolo MBGR para avaliação dos aspectos analisados. RESULTADOS: foram encontrados os seguintes achados para postura dos lábios: entreabertos (32,5%), alternância entre abertos e fechados (27,5%), abertos (22,5%) e fechados (17,5%). Em relação ao tônus do lábio superior: 90% apresentaram tônus normal, 10% diminuído e nenhuma com tônus aumentado. Quanto ao tônus de lábio inferior, 80,0% das crianças apresentaram tônus diminuído e 20,0% normal. No item mobilidade dos lábios, 100,0% apresentaram mobilidade mais próxima dos melhores escores. Em relação à postura habitual da língua, em 57,5% esta estrutura permaneceu no assoalho, em 32,5% não foi possível observar sua posição e em 10,0% se encontrava em posição interdental. Quanto ao tônus da língua, 52,5% apresentaram tônus diminuído e 47,5% normal. Na avaliação de mobilidade de língua, 100,0% apresentaram mobilidade mais próxima dos melhores escores. CONCLUSÃO: as características de postura, tônus e mobilidade dos lábios das crianças respiradoras orais estudadas foram: lábios entreabertos, lábio superior com tônus normal, lábio inferior com tônus diminuído e mobilidade normal. Em relação à língua: postura no assoalho da boca, tônus diminuído e mobilidade normal.<hr/>PURPOSE: to characterize lips and tongue posture, tone and mobility of mouth breathing children. METHOD: the subjects of this study, conducted in São Paulo, SP, Brazil, were 40 mouth breathing children, 26 (65%) male and 14 (35%) female, aging between 7 and 10-year old. MBGR protocol was used to evaluate the aforementioned aspects. RESULTS: the following results were obtained for lip posture: semi-open lips (32.5%), alternating between open and closed lips (27.5%), open lip posture (22.5%) and closed lips (17.5%). With regards to the upper lip tone: 90% showed normal muscle tone, 10% lower tone, and no subjects showed a higher muscle tone. As for the tone of the lower lip, 80.0% of the children showed lower muscle tone, and 20.0% normal muscle tone. For the lips mobility variable, 100% had their mobility close to the best scores. Regarding tongue posture, 57.5% had a low-lying resting tongue posture, 32.5% did not allow for observation of this variable, and in 10.0% of the subjects the tongue was placed in an interdental resting posture. As for tongue muscle tone, 52.5% showed lowered tone, and 47.5% were considered normal. When assessing tongue mobility, 100% had mobility close to the best scores. CONCLUSION: characteristics of posture, tone and mobility of lips in this study's mouth breathing children were: semi-opened lip posture, upper lip with normal tone, lower lip with lowered tonicity and normal mobility. Regarding tongue characteristics: low-lying resting posture, lowered muscle tone and normal mobility. <![CDATA[<b>Oral health conditions and access to dental treatment in patients with cerebral palsy treated at a reference center in northeastern Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500012&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar a ocorrência de cárie dentária e necessidades de tratamento em crianças com paralisia cerebral atendidas no setor de Odontologia de um centro de referência do Nordeste do Brasil (Associação À Criança Deficiente; Recife-Brasil); e conhecer suas principais dificuldades no acesso ao tratamento odontológico. MÉTODO: a amostra foi composta por livre demanda de 167 pacientes de seis a 12 anos. A experiência de cárie foi avaliada de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: a grande maioria das crianças (70,7%) apresentava paralisia cerebral do tipo espástica. Dos que tiveram dificuldades no acesso ao tratamento (46,1%), a maioria relatou a falta de profissional capacitado (34,1%). A prevalência de cárie foi de 61,1% na dentição decídua e 26,3% na permanente. Aproximadamente 60% dos pesquisados necessitavam de algum tipo de tratamento da cárie. Observou-se que, em comparação com estudos realizados em outras regiões do Brasil, as crianças pesquisadas apresentaram experiência de cárie mais elevada. CONCLUSÃO: verificou-se a necessidade de melhorar a assistência odontológica a esses pacientes, principalmente no interior do estado, de forma quantitativa, qualitativa e integrada com ações multidisciplinares.<hr/>PURPOSE: to assess the occurrence of dental caries and treatment needs in children with cerebral palsy attended in the Disabled Child Assistance Association - Recife, Pernambuco, Brazil; and the main difficulties regarding dental treatment. METHOD: a spontaneous-demand sample of 167 patients aged six to 12 years was composed. Caries experience was assessed with the criteria of World Health Organization. RESULTS: the majority of children (70.7%) had spastic cerebral palsy. About the health services accessibility, 46.1% of caregivers had difficulties and 34.1% reported a lack of trained professionals. Caries prevalence in deciduous dentition was 61.1% and 26.3% in the permanent dentition. Approximately 60% of the surveyed patients required some type of treatment for dental caries. Children with cerebral palsy in the state of Pernambuco have a more caries than those in other regions of Brazil. CONCLUSION: the findings revealed the need for improvements in the dental care offered to these children in a quantitative, qualitative, multidisciplinary, and integrated fashion, especially in the inland of the state. <![CDATA[<b>Surface electromyographic characterization of swallowing in subjects with and without swallowing disorders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500013&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a possibilidade de avaliação da deglutição por análise dos traçados eletromiográficos (EMG), em sujeitos com e sem alterações clínicas da deglutição; buscando características específicas voltadas para associação do exame clínico com a eletromiografia. MÉTODO: 39 sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo pesquisa (GP): 25 com alteração de deglutição; controle (GC): 14 sem alteração da deglutição. Equipamento Miotool 200/400 USB, quatro canais, eletrodos na região submental bilateralmente (supra-hióideos). Avaliado deglutição de saliva e cinco mililitros de água. Os registros EMG foram analisados por três juízes, após fornecidos os traçado EMG. Classificaram-se os registros em: normal (pico único) e alterados (mais de um pico, pico não definido, modificações no onset/offset). Utilizou-se o Teste de igualdade de duas proporções. RESULTADOS: obteve-se grande número de registros com deglutições não esperados em ambos os grupos e para os dois tipos de deglutição. Deglutição de saliva, com maior porcentagem em GP de registros com deglutição alterada, não houve diferença entre os grupos. Deglutição de saliva: GC apresentou registros variados, sem predomínio significativo; GP observou-se predomínio de mais de um pico e menor ocorrência de modificações no onset/offset. Deglutição de água: GC predomínio de pico único e menor ocorrência de mais de um pico; GP predomínio de pico único e menor ocorrência de pico não definido. CONCLUSÃO: análise dos traçados EMG não mostrou características específicas e diferenciadas para os grupos; não refletindo padrões que pudessem caracterizar os registros em sujeitos com e sem alterações clínicas da deglutição. Não foi possível definir correlação entre avaliação clínica e EMG da deglutição.<hr/>PURPOSE: to verify the possibility of swallowing evaluation in subjects with and without swallowing disorders by the analysis of electromyographic (EMG) traces, search for specific characteristics and association with clinical examination and electromyography. METHOD: 39 subjects were divided into two groups: research (GP) 25 subjects with swallowing disorders and (CG) 14 without these disorders. Equipment Miotool 200/400 USB, 4 channels, with electrodes bilaterally on the submental region. Swallowing of saliva and of 5ml of water was registered. The EMG records were reviewed by three judges, after provided the EMG traces. The records were classified into normal and abnormal (single peak, more than one peak, not defined peak, changes in the onset/offset). Test of equality of two proportions was used. RESULTS: for both groups it was obtained a large number of records with unexpected swallows. The results for GP showed the highest percentage of altered swallowing of saliva records, but no statistical differences between groups was found. GC presented various types of swallowing records of saliva without significant prevalence; GP presented predominance of "more than one peak". In swallowing of water, GC showed predominance of "single peak" and a lower incidence of "more than one peak" and GP showed predominance of "single peak" and lower incidence of "not defined peak". CONCLUSION: analysis of EMG traces didn´t show specific characteristics and differences for groups, not reflecting patterns that could characterize the records in subjects with and without clinical swallowing. No correlation between clinical and EMG of swallowing was possible. <![CDATA[<b>Vocal analysis in patients with spasmodic dysphonia before and after treatment with Botulinum toxin A</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500014&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar de forma objetiva e subjetiva a voz de pacientes com disfonia espasmódica nos momentos pré e pós aplicação de toxina botulínica A. MÉTODO: as emissões vocais de onze pacientes do sexo feminino foram registradas antes e após (15 dias) o tratamento. As amostras vocais foram analisadas por duas fonoaudiólogas com experiência em voz por meio da análise perceptivo-auditiva (escala GRBASI) e da análise espectrográfica. RESULTADOS: na análise perceptivo-auditiva com vogal sustentada os parâmetros que alteraram após o tratamento foram o grau de severidade, tensão e instabilidade, enquanto na fala encadeada foram o grau de severidade e a tensão. Na análise espectrográfica ocorreu melhora do traçado após o tratamento sem significância estatística entre os parâmetros. CONCLUSÃO: ocorreu melhora significante dos aspectos perceptivo-auditivos após o tratamento e, portanto, as injeções de toxina botulínica A mostraram-se eficazes no tratamento da disfonia espasmódica no grupo estudado.<hr/>PURPOSE: to analyze in an objective and subjective manner the voice of patients with spasmodic dysphonia in the moments before and after botulinum toxin A. METHOD: the vocal emissions of eleven women patients were recorded before and after (15 days) treatment. The vocal samples were analyzed by two experienced speech therapists through the perceptual analysis (GRBASI scale) and spectrographic analysis. RESULTS: in the perceptual analysis with subtended vowel, the altered parameters were degree of severity, strain and instability, while in connected speech only degree of severity and strain changed after treatment. In the perceptual analysis with sustained vowel, the parameters that have changed, were the degree of severity, strain and instability, while in connected speech only degree of severity and strain changed after treatment. The spectrographic analysis was improved after treatment with no statistical significance found among the parameters. CONCLUSION: there was significant improvement of the vocal analysis after treatment and, therefore, injections of botulinum toxin A were effective in the treatment of spasmodic dysphonia in this group. <![CDATA[<b>Cross-sectional study on voice self-assessment, and quality of life in voice of female teachers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500015&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal, autoavaliação e a qualidade de vida em voz em professoras do ensino fundamental do 1º ao 5º ano e correlacionar os achados. MÉTODO: estudo transversal observacional de correlação, com 73 professoras do ensino fundamental do 1º ao 5º ano de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Maceió/AL. Aplicou-se um questionário inicial no qual continha uma pergunta de autoavaliação, posteriormente as vozes foram gravadas para análise perceptivo-auditiva por meio da escala analógico-visual e por fim aplicado o questionário de qualidade de vida em voz (QVV). A estatística descritiva foi utilizada para descrever a amostra. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para verificar a correlação entre avaliação perceptivo-auditiva, autoavaliação e escores do QVV. RESULTADOS: as professoras apresentaram desvio do comportamento vocal de grau moderado e leve-moderado, respectivamente para emissão sustentada e fala encadeada. A maioria das professoras considerou suas vozes como boas (37%) e razoáveis (43,8%). O escore total do QVV mostrou impacto médio da voz na qualidade de vida e, apenas a questão de autoavaliação vocal apresentou correlação com os escores do QVV. Os domínios do QVV mostraram correlações significantes entre si. CONCLUSÕES: a população estudada apresentou desvio do comportamento vocal e impacto da voz na qualidade de vida, a autoavaliação mostrou satisfação das mesmas com suas vozes, sendo esse aspecto o único a apresentar correlação com os escores do QVV.<hr/>PURPOSE: to evaluate vocal quality and voice-related quality of life in 1st to 5th grade female teachers, to check vocal self-assessment, and to correlate those findings. METHOD: an observational cross-sectional study on the correlation with seventy-three 1st to 5th grade teachers in state public elementary schools in the city of Maceió/AL. An objective questionnaire was used in order to characterize the said sample. An auditory perceptual analysis of the voices was conducted and the voice-related quality of life questionnaire (V-RQOL) was administered. The sample was described by using descriptive statistics. The Spearman's rank correlation coefficient was used to assess the correlation among auditory perceptual analysis, self-assessment, and voice-related quality of life scores. RESULTS: teachers suffered from moderate vocal deviation in sustained phonation and mild to moderate deviation in connected speech. Most teachers deemed their voices to be good (37%) and acceptable (43.8%). As to vocal complaints, hoarseness was the most cited (91.8%). Total scores for V-RQOL showed moderate impact of the voice on quality of life, and only the vocal self-assessment issue had any correlation to V-RQOL scores. V-RQOL domains showed significant correlations amongst themselves. CONCLUSION: the population in the study suffered from vocal deviation and its impact on quality of life, although most of them were pleased with their voices. Nothing, but the vocal assessment topic had any correlation with the V-RQOL scores, implying that the worse is the vocal self-assessment, the worse is the voice-related quality of life scores. <![CDATA[<b>Vocal handicap of church singers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500016&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: avaliar a desvantagem vocal de cantores amadores de coros de igreja. MÉTODO: participaram 42 cantores de coros amadores de igrejas, sendo 20 homens e 22 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos. Todos responderam a um questionário contendo perguntas sobre autopercepção vocal e práticas de canto, e ao protocolo Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM), composto por 30 questões referentes às subescalas incapacidade, desvantagem e defeito. Foi realizada triagem perceptivo-auditiva para classificação das vozes em adaptadas ou alteradas e mensuração dos graus De alteração. RESULTADOS: a pontuação total média obtida no IDCM foi 23 pontos. Os maiores escores foram obtidos na subescala "defeito" (10,9), seguido por "incapacidade" (7,6) e "desvantagem" (4,5), com diferença entre elas (p= 0,001). Cantores que nunca realizaram aula de canto apresentaram maiores escores no domínio "desvantagem" (p=0,003). À medida que o escore total do IDCM aumentou, a nota atribuída pelo cantor em relação à própria voz diminuiu (p= 0,046). Participantes com qualidade vocal alterada apresentaram maiores escores nas subescalas incapacidade e desvantagem e no domínio total do IDCM quando comparados aos que apresentavam qualidade vocal adaptada (p=0,012, p=0,049 e p=0,015, respectivamente). Além disso, quanto maior o grau de alteração vocal, maiores foram os escores referentes à subescala incapacidade (p=0,022). CONCLUSÃO: cantores de igreja apresentam desvantagem vocal importante. Quando apresentam alterações vocais, esta desvantagem é ainda maior. Quanto maior o grau de alteração vocal, maiores as limitações referentes à voz cantada. Aulas de canto parecem minimizar a desvantagem vocal nessa população.<hr/>PURPOSE: to evaluate the vocal handicap of amateur singers of church choirs. METHOD: we interviewed 42 amateur singers from church choirs, 20 men, and 22 women, between 18 and 59 year old. Everybody answered a questionnaire containing questions about self-perception of singing and vocal practices and the protocol Modern Singing Handicap Index (MSHI), composed by 30 questions regarding disability, handicap, and defect. We performed a screening for perceptual classification of adapted or changed voices, and measured the degrees of change. RESULTS: the total average score was 23 points in the MSHI. The highest subscale scores obtained were "defect" (10.9), followed by "disability" (7.6) and "handicap" (4.5), with the difference between them (p = 0.001). Singers who have never passed through singing lesson had higher scores in the "handicap" (p = 0.003). The higher was the score of MSHI, the score given by singers in relation to their own voice sank (p = 0.046). Participants with altered voice quality had higher scores on handicap and disability subscales and on total domination of MSHI when compared with those who have adapted vocal quality (p = 0.012, p = 0.049 and p = 0.015, respectively). Moreover, the greater is the degree of voice alteration, increased scores were related to disability subscale (p = 0.022). CONCLUSION: church singers have major vocal handicap. When you have voice disorders, this handicap is even greater. The higher is the degree of voice alteration, the greater are the limitations regarding the singing voice. Vocal singing lessons seem to minimize the handicap. <![CDATA[<b>Contributions to the elaboration of a phonetically balanced text for the European-Portuguese</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500017&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJECTIVO: o objectivo deste estudo consiste na criação de um Texto Foneticamente Equilibrado para o Português-Europeu (PE) designado "O Sol". MÉTODO: quatro sujeitos da região de Setúbal, entre [21-49] anos (dois do sexo feminino e dois do masculino) leram em voz alta o texto "O Sol". As gravações realizadas com Olympus (VN- 240PC e VN- 2100PC com microfones integrados) serviram para a contabilização dos fonemas produzidos. Os procedimentos foram: 1) a comparação entre as frequências relativas dos fonemas do "O Sol" e as frequências relativas descritas no PF_fone, através do coeficiente de correlação de Pearson e do teste de Mann-Whitney; 2) a comparação entre a transcrição larga e a estreita, verificando-se os fenómenos de coarticulação; e 3) a análise dos formatos silábicos. RESULTADOS: a análise estatística demonstrou que as frequências relativas de ocorrência dos fonemas do texto "O Sol" têm uma correlação forte com as do PF_fone (r = 0,924). As medianas das frequências relativas de ocorrência dos fonemas do texto foram significativamente iguais das do PF_fone (p<.05). CONCLUSÃO: o texto "O Sol" está próximo de um texto foneticamente equilibrado ideal, uma vez que se verificaram os pressupostos pré-definidos. Fonologicamente, apresenta os formatos silábicos mais frequentes no PE, verificou-se ainda uma diminuição na frequência relativa de fonemas na transcrição estreita, devido a fenómenos de coarticulação. Futuros trabalhos incidirão no aumento da amostra.<hr/>PURPOSE: the aim of this study is to elaborate a Phonetically Balanced Text for the European-Portuguese (EP) called "O Sol" (The Sun). METHOD: four subjects (two females and two males) with [21-49] year-old read aloud the text. Recordings were obtained with Olympus (VN-240PC and VN-2100PC) and were used to account the produced phonemes. The procedures were: 1) the comparison between the relative frequency of the phonemes of "O Sol" and the relative frequency described in PF_fone through the correlation coefficient of Pearson and the Mann-Whitney, 2) the comparison between the large and short transcriptions in order to analyze the co-articulation phenomenon 3) the analysis of the syllabic formats. RESULTS: statistical analysis showed that relative frequency occurrence of phonemes of the text "O Sol" have a strong correlation with those of PF_fone (r = 0,924). The median values of the relative frequency occurrence of phonemes of "O Sol" were significantly equal to the PF_fone (p<.05). CONCLUSION: the text "O Sol (The Sun)" is close to an ideal phonetically balanced text, since it achieved the predefined assumptions. Phonologically, it shows the most common formats syllable in the EP. We verified a decrease in relative frequency of phonemes in the close transcription, due to co-articulation phenomenon. Future work will focus on increasing said sample. <![CDATA[<b>Surface electromyography</b>: <b>proposal of a protocol for cervical muscles</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500018&lng=en&nrm=iso&tlng=en PURPOSE: to present a proposal of a surface electromyography evaluation method for cervical muscles specific and detailed protocol, with a standardized collection method of electrical signal in these muscles. METHODS: the researchers took as reference the existing publications about this subject which evidenced a need for standardization, clarity, better reproducibility and greater specificity for the surface electromyography evaluation of the upper trapezium and sternocleidomastoid muscles fibers. The proposal preparation process for the current protocol included the cleaning of the target area, placing the electrodes, required tasks in order to collect and register the electrical signal and interpretation of the electromyography signal parameters. This evaluation method was carried out in 24 healthy volunteers of both genders, with an average age of 26 years. We used the electromyography Miotool 400 with 4 channels. RESULT: an evaluation surface electromyography method for upper trapezium and sternocleidomastoid muscles fibers was developed and tested in order to determine the best form of electrical signal data collection for these muscles. CONCLUSION: we submitted a protocol proposal to evaluate the cervical muscles by a surface electromyography, allowing the healthy professionals and researchers to get more information about this electrical potential evaluation method for the sternocleidomastoid and the upper trapezium muscles fibers. This knowledge will be an adjuvant in a more specific therapy.<hr/>OBJETIVO: apresentar uma proposta de avaliação da eletromiografia de superfície em músculos cervicais de forma específica e detalhada, com a finalidade de padronizar o método de coleta do sinal elétrico nesta musculatura. MÉTODO: os pesquisadores tomaram como referência as publicações já existentes, acerca do tema proposto, na qual foi evidenciada a necessidade de padronização, maior reprodutibilidade, clareza e maior especificidade para a avaliação eletromiográfica de superfície dos músculos esternocleidomastóideo e das fibras superiores do trapézio. O processo de elaboração da proposta do protocolo abrangeu a limpeza da região avaliada, a colocação e posicionamento dos eletrodos, as tarefas realizadas para a coleta do sinal elétrico, e os parâmetros a serem registrados e interpretados do sinal eletromiográfico. Este método de avaliação aplicou-se em 24 voluntários saudáveis de ambos os sexos, com média de idade em 26 anos, sendo utilizado o eletromiógrafo da marca Miotool 400 com 4 canais. RESULTADO: um método de avaliação eletromiográfico de superfície nos músculos esternocleidomastídeo e fibras superiores do trapézio foi elaborado, e testado para demonstrar a melhor forma de coleta do sinal elétrico para estes músculos. CONCLUSÃO: apresentamos uma proposta de protocolo para a avaliação da eletomiografia de superfície nos músculos cervicais, permitindo aos profissionais da saúde e estudiosos do tema, maiores informações sobre o método de avaliação do potencial elétrico dos músculos esternocleidomastóideo e das fibras superiores do trapézio. Estes conhecimentos servirão como coadjuvantes numa terapia mais específica. <![CDATA[<b>Rheological behavior and labels of texture-modified foods and thickened fluids as used for dysphasia's services</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500019&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: estudar o comportamento reológico e a forma de classificação e nomeação das diferentes preparações utilizadas nas intervenções com pacientes disfágicos, realizada por fonoaudiólogos do estado de São Paulo, tendo como referência a proposta australiana de padronização da nomenclatura. MÉTODO: estudo quantitativo descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários semi-estruturados com fonoaudiólogos de serviços de disfagia no estado de São Paulo. Os fonoaudiólogos relataram os alimentos utilizados em sua prática por meio de exemplos de preparações bem como exemplos comerciais. Os profissionais classificaram os alimentos em diferentes níveis e relataram a nomenclatura utilizada para cada nível. A viscosidade das preparações foi medida em viscosímetro e agrupadas de acordo com os valores obtidos. Em seguida foram classificados de acordo a proposta australiana de unificação da nomenclatura. RESULTADOS: foram analisados 18 questionários. Os profissionais utilizaram alimentos de comportamento reológico próximo em sua prática. Os fonoaudiólogos apresentaram, em sua maioria, 06 formas de agrupamento dos alimentos baseados em suas características reológicas, principalmente a viscosidade. Foram apontados 33 termos para nomear 07 classes de alimentos segundo a proposta australiana. Os principais termos foram: líquido, pastoso e sólido, seguidos de graduações e especificações. CONCLUSÃO: fonoaudiólogos de diferentes serviços de atenção em disfagia utilizam diferentes terminologias para designar a mesma preparação no estado de São Paulo. São necessários maiores estudos para que se possa estabelecer uma nomenclatura unificada no Brasil.<hr/>PURPOSE: to study the aspects of rheological behavior and labels of texture-modified foods and thickened fluids as used by teams of speech-language pathologist of dysphasia's services of São Paulo based on Australian standardized labels and definitions and rheological behavior. METHOD: quantitative and descriptive study. Data were collected from semi-structured questionnaires with speech-language pathologists in dysphasia teams. The questions were about foods used in clinical practice and the form of classification, and included the number of levels and labels used, and information on the interdisciplinary performance. The viscosities were measured in centipoises (cP) and the foods and fluids were classified according to rheological behavior. The last step was food classification, professionals reported using foods of the same rheological behavior in their practices. RESULTS: speech-language pathologists related 33 different labels to 07 levels of food textures and fluid thickness based on Australian standardized. The main topics were: liquid, pasty and solid, followed by grades and specifications. Speech pathologists from different dysphasia care services use different terminologies in order to designate the same preparation in the Sate of São Paulo. CONCLUSION: larger studies are needed to enable us to set out unified terminology in Brazil. <![CDATA[<b>Profile of patients with cerebral palsy using gastrostomy and effects on caregivers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500020&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: caracterizar o perfil de pacientes com paralisia cerebral em uso de gastrostomia e verificar o efeito que tal procedimento ocasiona nos cuidadores. MÉTODO: foi realizado estudo transversal de caráter qualitativo e quantitativo. A pesquisa foi feita com pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio - Complexo Hospitalar Santa Casa que tivessem diagnóstico médico de Paralisia Cerebral (PC) em uso de gastrostomia. Foi aplicado um questionário aos cuidadores contendo questões quantitativas, qualitativas e dados sobre a caracterização da amostra. RESULTADOS: houve predominância de renda mensal de até dois salários mínimos, e uma configuração familiar caracterizada pelo pai trabalhar e a mãe não atuar no mercado de trabalho. Dentre os motivos para a indicação do procedimento, a dificuldade de deglutição esteve presente entre todos os sujeitos, seguido das pneumonias de repetição e baixo peso. Observa-se um grande número de pacientes que fizeram uso de sonda antes da gastrostomia, com tempo de permanência acima de um mês. Destacam-se os principais benefícios observados com a colocação da gastrostomia: ganho de peso, diminuição dos problemas respiratórios e redução de internações. A partir dos relatos dos cuidadores percebe-se a ocorrência de sentimentos como de medo do desconhecido, resistência e aceitação, dificuldades e benefícios. CONCLUSÃO: observa-se que problemas de alimentação são frequentemente encontrados como indicação para colocação de gastrostomia em crianças com PC. Os cuidadores sentem medo quanto à impossibilidade de alimentar a criança pela via oral. Porém, após a cirurgia, grande parte deles relatou benefícios, como por exemplo, ganho de peso e redução das internações.<hr/>PURPOSE: outlining the profile of patients with cerebral paralysis using gastrotomy and investigating the effects of such procedure on caretakers. METHOD: it is a cross-sectional study with a qualitative and quantitative nature. The research was carried out with patients of Hospital da Criança Santo Antônio - Complexo Hospitalar Santa Casa who had medical diagnosis of Cerebral Paralysis (CP) using gastrostomy. A questionnaire was applied on the caretakers containing quantitative and qualitative questions and data regarding the sample features. RESULTS: there was predominance of monthly income of up to two minimum wages and a family configuration featuring the father as the worker and the mother with no labor activity. Among the reasons for the recommendation for such procedure, deglutition difficulty was present among all the subjects followed by repeated pneumonias and low weight. We could observe a large number of patients who made use of a probe before the gastrostomy with permanence time above one month. The main benefits observed from the settlement of gastrostomy were: weight gain, reduction of respiratory problems and less hospital admittances. From the caretaker´s reports, one perceives the occurrence of feelings like fear of the unknown, resistance and acceptance, difficulties and benefits. CONCLUSION: observing evidences that food problems are frequently found as an indication for the settlement of gastrostomy in children with CP. Caretakers are afraid as for the impossibility of feeding the child via oral. However, after the surgery, most of them reported benefits like weight gain and reduction of hospital admittances. <![CDATA[<b>Prevalence of phonological deviations in children - 4 to 6 year old - from a kindergarten school in Canoas - RS</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500021&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a prevalência de desvio fonológico e processos fonológicos quanto ao sexo e a idade. MÉTODO: análise estatística e descritiva da Avaliação Fonológica Infantil de Yavas, Hernadorema e Lamprecht (2002), realizada com 60 pré-escolares de 4 a 6 anos de idade, de Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas-RS. A amostra foi composta por crianças cujos pais não relataram no questionário alterações auditivas, neurológicas, síndromes ou que estivessem realizando ou já tivessem realizado tratamento fonoaudiológico e/ou apresentassem alterações de origem fonética. RESULTADOS: a prevalência de desvio fonológico foi de 55%, sendo maior para o sexo masculino. A maior prevalência de desvio fonológico foi notada com crianças de 5 anos de idade. Os processos fonológicos mais encontrados foram de redução de encontro consonantal (46, 7%), apagamento de líquida final (40%) e substituição de líquida (30%). A relação da prevalência de processo fonológico com o sexo se mostrou de forma semelhante para ambos os sexos, com exceção do apagamento de sílaba átona que foi significante para o sexo masculino. CONCLUSÃO: a alta prevalência de desvio fonológico aponta a necessidade de inserção de programas públicos de promoção e prevenção à saúde da comunicação humana na atenção primária.<hr/>PURPOSE: to check the prevalence of phonological deviations and processes according to gender and age. METHOD: statistic and descriptive analysis of phonological evaluation of Yavas, Hernandorema and Lamprecht (2002). This was carried through in 60 kindergarden schools from 4 to 6 year old in municipal schools in Canoas - RS. The sample consisted of children whose parents did not report any auditory and neurological alterations and syndromes in the questionnaire. They did not specify if these children had already taken phonological treatment or phonetic deviations. RESULTS: the prevalence of phonological deviations was 55% and most of them were males. When they were 5 year old, we found major prevalence of phonological deviations. The most found phonological processes were a consonantal join of reduction (46,7%) , final liquid erase (40%) and liquid substitution (30%). The relations of the phonological prevalence process with gender were demonstrated similar in certain ways, except from the atonic syllabus for the male gender. CONCLUSION: the high prevalence of phonological deviations shows the necessity of public programs and health prevention for human communication. <![CDATA[<b>Functional ability and language of participant and non-participant elderly in groups of multidisciplinary intervention in primary health care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500022&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar e comparar a capacidade funcional e a linguagem de idosos participantes e não-participantes de grupos com intervenção multidisciplinar na atenção primária à saúde. MÉTODO: participaram do estudo 60 indivíduos maiores de 60 anos ou mais de ambos os sexos, residentes na área de cobertura de duas Unidades de Saúde da Família do Município de Camaragibe/PE. O estudo foi descritivo, observacional, transversal e foi realizado no período de maio a setembro de 2010. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário socioeconômico e demográfico pré-estruturado, além dos protocolos de avaliação das Atividades Instrumentais de Vida Diária e o Mini-Exame de Estado Mental, para avaliação da linguagem. RESULTADOS: a maioria dos idosos avaliados encontra-se na faixa etária de 60-69 anos, é do sexo feminino, da raça/cor branca, casado(a), analfabeto, com renda de um a dois salários mínimos. Na avaliação da capacidade funcional de idosos participantes e não-participantes de grupos revelou que 90% e 80% são independentes em relação às atividades instrumentais de vida diária, respectivamente. Em relação à linguagem, 10% dos idosos participantes de grupo apresentaram déficit contra apenas 6,7% dos idosos não-participantes. CONCLUSÃO: há necessidade de estudos com amostras populacionais maiores na tentativa de comprovar os efeitos positivos das atividades de grupo, como diz a literatura, e ainda realizar novos estudos sobre a influência da linguagem na capacidade funcional dos idosos, a fim de encontrar relevância estatística dos dados e assim poder planejar e melhorar o atendimento às necessidades e os problemas decorrentes do envelhecimento.<hr/>PURPOSE: to check out and compare the functional ability and the language of participants and non-participating elderly in groups of multidisciplinary intervention in primary health. METHOD: studied participants were 60 subjects over 60 year old of both genders, resident in the coverage of both units of Family Health in the City of Camaragibe/PE. The study was a descriptive, observational, cross one and was conducted from May to September 2010. To collect the data we used a socioeconomic and demographic pre-structured questionnaire, and protocols for assessing the Instrumental Activities of Daily Living scale and Mini-Mental State Examination in order to assess language status. RESULTS: most of the patients are evaluated in the age group of 60-69 year-old female Caucasian, married, an illiterate, and income of two minimum wages. In assessing the functional ability of participant and nonparticipants elderly groups, 90% and 80% are independent from the instrumental activities of daily live, respectively. In relation to language, 10% of elderly participants in the group showed a deficit compared with only 6.7% of elderly non-participants. CONCLUSION: we need more studies with larger population samples in an attempt to demonstrate the positive effects of group activity, as per literature, and still further studies on the influence of language on the functional capacity of elderly, to find statistical relevance of data and so we may be able to plan and better meet the needs and problems of aging. <![CDATA[<b>Total nasal obstruction</b>: <b>a morphofunctional case study of post blastomicose palato and pharynx's lesion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500023&lng=en&nrm=iso&tlng=en TEMA: identificar as alterações morfofuncionais decorrentes de quinze anos de obstrução nasal total em um caso de sinéquia de palato mole e paredes faríngeas pós blastomicose. PROCEDIMENTOS: o trabalho foi baseado no estudo de caso de um adulto do gênero feminino, de 26 anos de idade, que chegou a um centro especializado em deformidades craniofaciais, com a queixa de não conseguir respirar pelo nariz. Sua dificuldade respiratória é decorrente de uma aderência total do palato mole com as paredes faríngeas, como sequela da blastomicose que teve no palato aos 11 anos de idade. RESULTADOS: na entrevista, a paciente relatou queixa de cefaléia, halitose, pouco rendimento físico, sonolência diurna e sono agitado durante a noite. Referiu também anosmia, mastigação lenta e engasgos frequentes. Durante a avaliação, observou-se respiração exclusivamente oral do tipo superior, mastigação bilateral alternada e lenta, deglutição adaptada e ressonância hiponasal de grau grave. Observou-se ainda face longa, perfil convexo, mandíbula retruída e olheiras. Os lábios da paciente encontravam-se entreabertos e ressecados, sendo o superior fino e o inferior evertido e avolumado e o palato duro apresenta-se atrésico, estreito e profundo. CONCLUSÃO: as características da paciente em questão são compatíveis com a Síndrome do Respirador Oral e pode-se supor que sejam consequências morfofuncionais de uma obstrução nasal total.<hr/>BACKGROUND: to identify the consequences that arising from fifteen years of total nasal obstruction in a case of post blastomicose palato and pharynx's lesion. PROCEDURES: this article was based on a case report of a 26-years-old female subject, who came to a specialized center on craniofacial deformities, complaining about her mouth breathing. Her respiratory difficulty stems from a total tack of palate and pharynx, as a blastomicose sequel that she had when 11-year-old. RESULTS: during the interview, the patient said that she had poor physical conditioning, daytime sleepiness, slow chewing and choking during the swallowing process. At evaluation, it was noted exclusive oral breath of the superior type, alternate chew on both sides, adapted swallowing and serious hyponasal resonance. we also noted long face, with convex profile, retruded jaw and dark circles under the eyes. Her lips were half-opened and dried up, with the upper one thinner and the lower part turned round and augmented. The patient's palate is atresic, strait and deep. CONCLUSION: the patient's characteristics are compatible with Oral Breath Syndrome and anatomic-functional consequences of a total nasal obstruction. <![CDATA[<b>Functional characterization of facial mimicry in facial paralysis of face trauma</b>: <b>a clinical case report</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500024&lng=en&nrm=iso&tlng=en TEMA: mímica facial na paralisia facial ocasionada por trauma de face. PROCEDIMENTOS: estudo de caso da mímica facial de um paciente com paralisia facial periférica no lado direito com sequelas decorrente de trauma por projétil de arma de fogo, adulto jovem do sexo masculino, comerciante autônomo. Foi realizada análise documental e fotográfica por meio de anamnese, avaliação e escala de graduação de da paralisia facial House e Brackmann. RESULTADOS: na avaliação da paralisia facial em repouso encontrou-se no lado direito (lesado): desvio de comissura labial, desvio de filtro, narina mais elevada e olho mais aberto. Em movimento, ainda no lado da lesão, observou-se: abolição de rugas frontais, incompetência no fechamento ocular natural e fechamento completo ao forçar, ausência de elevação de narina, rima naso-labial mais pronunciada, protrusão labial desviada para este lado, pouca retração labial, eversão de lábio inferior, comissura labial elevada, desvio de filtro, reduzida capacidade de inflar bochechas. O paciente apresentou sincinesia de olho/lábios e contratura com hipertonia de frontal, prócero, levantador da asa do nariz, risório, zigomático maior, zigomático menor, levantador do lábio superior, depressor do lábio inferior, mentual no lado da lesão e a fratura ocorreu em côndilo direito e o paciente referiu dor orofacial ao dormir e ao mastigar no lado comprometido. CONCLUSÃO: a lesão do nervo facial associada ao trauma de face provocou a alteração da mímica facial no lado direito o que gerou desfiguramento e distúrbios da mastigação.<hr/>BACKGROUND: facial mimicry in the paralysis of the face that occurs because of a trauma in the face. PROCEDURES: case study of facial mimicry of a patient with peripheral facial paralysis, on the right side of the face, with sequels that happened because of a trauma because of a fire gun projectile; a young man, a self-employed trader. A documental and photographical analysis was held through the anamnesis and graduation scale of House and Brackmann's facial paralysis. RESULTS: in the evaluation of the facial paralysis, in a resting state, we found on the right side (the injured one): diversion of lip commissure, diversion of the filter, more elevated nostril and more open eye. In movement, yet on the side of the injury, it was observed: elimination of frontal wrinkles , incompetence in the ocular closure and in the complete closure , absence of elevation of the nostril , a more pronounced nasolip rhyme, lip protrusion diverged to this side , little lip retraction , destruction of the inferior lip , elevated lip commissure , diversion of the filter, reduced capacity of inflating the cheeks. The patient presented synkinesia of eyes / lips and contraction with hypertonia of frontal, procerus, lifter of the nose's wing, risorius, higher zygomatic, lower zygomatic, lifter of superior lip, depressive of inferior lip, mentalis on the side of the lesion and the fracture happened on the right condyle and the patient reported orofacial pain when sleeping and chewing on the injured side. CONCLUSION: the lesion of the facial nerve that was associated with the face trauma provoked the alteration of the facial mimicry on the right side and generated disfiguration and disturbances in the chewing act. <![CDATA[<b>Access to service of speech therapy</b>: <b>implementing the embracement practice in Toledo City - PR</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500025&lng=en&nrm=iso&tlng=en TEMA: para inserir o acolhimento nos serviços de saúde, é preciso desenvolver formas de receber a população; respeitando os diferentes modos de como o usuário procura ajuda. Desta forma, o presente trabalho é um relato de experiência, que teve por objetivo agilizar o acesso ao serviço de Fonoaudiologia, bem com escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. PROCEDIMENTOS: como forma de estruturar o acesso foi realizada a implantação das práticas de acolhimento na porta de entrada ao serviço de Fonoaudiologia do município de Toledo, no Paraná. Para a realização do acolhimento foram estabelecidos dois momentos. O primeiro referiu-se a lista de espera de usuários que necessitava ser conhecida e no momento posterior, os novos usuários escolheram entre dias e horários fixos, como forma de entrada no serviço de Fonoaudiologia. Em alguns encontros houve também a participação de enfermeiro, psicólogo e assistente social. RESULTADOS: ofereceu-se aos usuários melhor acesso ao atendimento fonoaudiológico, proporcionou o enriquecimento da relação profissional/usuário, à adequação dos procedimentos terapêuticos e esclarecimentos quanto ao funcionamento do serviço. CONCLUSÃO: a implantação do acolhimento na porta de entrada ao serviço de Fonoaudiologia agilizou o acesso da população, assim como escutar implica em respeitar as demandas do usuário.<hr/>BACKGROUND: for the embracement practice in health services to occur it is necessary to develop ways to receive the population, respecting the different modes of how the users seek help. In this way, this assignment is an experience report that had as objective to expedite the access to service of speech therapy, as well as to listen and to give more appropriate answers to the users. PRODUCERS: as a way to structure the access, one accomplished the implementation of embracement´s practice in the incoming door at the services of speech therapy at Toledo´s city in Parana. For the embracement practice's achievement we established two instances, the first one referred to the waiting list of users which needed to be known and in the second moment the new users choose between days and fixed schedule, as a manner of incoming in services of speech therapy. In some of these meetings there was also the participation of nurses, psychologists, social workers. RESULTS: there was offered to the users a better access to the speech therapy treatment, an enrichment in the professional/user relationship was offered, for adequacy of therapy procedures and explanations about the service functioning. CONCLUSION: implementing embracement practice at the incoming door for the services of speech therapy, expedited the access for the population, as well as listening also implies in respecting the user´s demands. <![CDATA[<b>The connectionist paradigm applied to language researches</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500026&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo trata da Teoria Conexionista e suas vertentes e de como este modelo teórico pode contribuir para a prática fonoaudiológica. O objetivo do trabalho foi reunir e discutir diversos estudos sobre a teoria conexionista aplicada à aprendizagem da linguagem, com o intuito de promover uma reflexão sobre as contribuições que esta teoria pode trazer à prática fonoaudiológica. A partir disso, verificou-se que os estudos baseados na teoria conexionista relacionados à Fonoaudiologia são predominantes na área de aquisição e terapia da linguagem, processamento auditivo e de leitura. Porém, os mesmos são escassos e pouco aplicados. Além disso, não há uma relação direta com as técnicas que podem ser utilizadas, mas sim com a análise da evolução terapêutica, especialmente na interpretação de como se dá o processo de aprendizagem da língua falada e/ou escrita.<hr/>The study deals with the Connectionist Theory and its branches, and how this theoretical model can contribute to the speech and language practice. This was aimed to collect and discuss several studies on the Connectionist Theory applied to language acquisition aiming at promoting the reflection on the contributions that this theory may bring out to speech and language therapy. It was found that the studies based on the connectionist theory related to speech and language therapy are prevalent in the area of language acquisition and language therapy, auditory and reading processing. However, they are scarce and little applied. Moreover, there is no direct relation between this theory and the techniques that can be used, but yes, with the analysis of therapeutic outcome, especially with the interpretation of how the process concerning learning the spoken and written language is carried out. <![CDATA[<b>Cognitive, auditory and linguistic development in children exposed to music</b>: <b>production of national and international knowledge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027&lng=en&nrm=iso&tlng=en A música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras. Estudos recentes citam a relação entre o estudo da música e o aprimoramento do processamento auditivo, das habilidades linguísticas e metalinguísticas e dos processos cognitivos, que são habilidades inerentes à comunicação humana. A Fonoaudiologia se ocupa da aquisição e do desenvolvimento, bem como, do aperfeiçoamento das habilidades necessárias à comunicação humana. Assim, parece haver uma inter-relação entre as áreas Música e Fonoaudiologia. O objetivo deste estudo é descrever e analisar as produções científicas relevantes para compreender a influência da música nas habilidades auditivas, linguísticas e cognitivas. Apesar da escassa produção científica sobre o tema, os estudos apresentados apontam relação positiva entre prática musical e desenvolvimento global infantil. O tema mais abordado foi o processamento auditivo, seguido do desenvolvimento cognitivo e da linguagem. A música pode ser considerada verdadeira aliada na terapia fonoaudiológica, demonstrando a importância da educação musical para crianças com desvio fonológico, alteração do processamento auditivo, distúrbio de linguagem oral e escrita. Baseado no que foi encontrado na revisão de literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas e que novos conhecimentos possam ser somados aos já construídos para a promoção do pleno desenvolvimento infantil.<hr/>Music is an important environmental factor for developing motor, hearing, language, cognitive and visual skills, among others. Recent studies refer to the relationship between music study and improving the auditory processing, linguistic and metalinguistic abilities and cognitive processes that are inherent skills in human communication. Speech-Language and Hearing Therapy is concerned with the acquisition, development and refinement of skills necessary for human communication. Thus, there seems to be an interrelationship between the areas of Music and Speech-Language and Hearing Therapy. The purpose of this study is to describe and analyze the scientific production relevant to understanding the influence of music in the auditory, linguistic and cognition activities. Despite scarce scientific literature on the theme, the studies suggest a positive relation between musical practice and children's overall development. Auditory processing has been the theme that is more often addressed in the literature, followed by cognition development and language. Music can become a real ally in Speech-Language and Hearing Therapy, demonstrating the importance of music education for children with speech and auditory processing disorders, as well as oral and written language disturbs. Based on what was found in the literature review, new prospects of work to be conducted in Speech-Language and Hearing Therapy are opened, so that the shortcomings may be overcome and new knowledge can be summed to the already built up in order to promote full development of the children.