Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320190003&lang=en vol. 25 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300563&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The meaning of a teaching problem according to Potentially Meaningful Problems: the analysis of an inquiry-based lesson]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300569&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Analisa-se a significação de um problema didático em atividade baseada no Ensino por Investigação. Para isso, buscou-se responder a seguinte questão: de que forma professora e alunos atribuem sentidos e significados a um problema didático trabalhado em aula investigativa? Metodologicamente realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dados da videogravação de aula investigativa com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, posteriormente transcrita e organizada por episódios e cenas. O instrumento de análise foram os elementos significadores da noção de problema em Vigotski. Como resultado destaca-se que a resolução do problema didático pelos alunos teve campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, essenciais para a emergência de Potenciais Problemas Significadores. Argumenta-se a favor de que os elementos significadores podem servir como ferramenta pedagógica e analítica para orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas, a partir do surgimento de novos problemas.<hr/>Abstract: This study analyzes the meaning of a teaching problem proposed in an inquiry-based activity. In order to do that, we tried to answer the following question: how do teacher and students assign meanings to and make sense of a teaching problem in an inquiry-based lesson? The qualitative study was carried out using data from the video recording of an investigative class, with students of the 3rd year of an elementary public school. The material was transcribed and organized into episodes and scenes. The instrument of analysis were the meaningful elements in Vygotsky’s notion of problem. Findings underscore that the resolution of the teaching problem by the students was marked by a wide range of meanings to make sense of the problem. The students had to deal with tensions between every day and scientific thinking, which are essential for the emergence of PMP Potentially Meaningful Problems. It is argued that the meaningful elements can serve as pedagogical and analytical tools to guide and evaluate the process of signification in inquiry-based lessons, as new problems emerge. <![CDATA[Representational Redescription as a framework for model conceptualization in Science Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300589&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Apresentamos e discutimos a proposta da Redescrição Representacional, teoria cognitiva desenvolvida pela psicóloga Annette Karmiloff-Smith que oferece um quadro explicativo sobre como a mente humana explora e organiza o conhecimento de tal modo a possibilitar um autoenriquecimento. Nessa proposta, o desenvolvimento de teorias-em-ação por parte do sujeito cognitivo é compreendido em termos de um processo reiterativo de reelaboração de suas representações internas, o qual nem sempre envolve a tomada de novas informações do ambiente externo. Neste artigo, após traçar um breve panorama dos estudos sobre a modelização do ponto de vista cognitivo, discutimos algumas possíveis contribuições da proposta da Redescrição Representacional para a compreensão do processo de conceitualização de modelos na Educação Científica, particularmente em relação ao papel atribuído por Karmiloff-Smith aos conhecimentos implícitos, à sobregeneralização e à flexibilidade cognitiva.<hr/>Abstract: We present and discuss the proposal of Representational Redescription, a cognitive theory developed by psychologist Annette Karmiloff-Smith, which offers an explanatory framework on how the human mind explores and organizes knowledge in order to enable self-enrichment to take place. In this proposal, the development of theories-in-action by the cognitive subject is understood in terms of a reiterative process of re-elaboration of internal representations. This process does not always involve the taking in of new information from the external environment. After a brief overview of the studies on modeling from a cognitive viewpoint, we discuss some possible contributions of the Representational Redescription proposal for understanding the process of model conceptualization in Science Education, particularly in relation to the role assigned by Karmiloff-Smith to implicit knowledge, overgeneralization and cognitive flexibility. <![CDATA[Students’ argumentation in the creation and critique of analogies of Thomson’s Atomic Model]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300607&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.<hr/>Abstract: In this paper, we aim to explain how the strategy for the creation and critique of analogies of Chemistry students can favor engagement with argumentation and the learning of the atomic model proposed by Thomson. A Didactic Unit was produced and used with a first-year high school class. The class was recorded on audio and video, and a case study was developed of a group of students. The analysis of the case indicates that the students were involved in argumentation when they presented the correspondences and limitations of comparisons, which favored the defense of their opinions, the rejection, and assessment of ideas concerning their comparisons. The strategy contributed to the learning of complex aspects related to the model, such as the movement of electrons. We believe that this strategy may be potentially useful in the context of Chemistry teaching. <![CDATA[The planning of Chemistry teaching sequences based on the Topological Model of Teaching: potentialities of the EAR (Elaboration, Application and Re-elaboration) process on pre-service teacher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300625&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a influência do processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) no desenvolvimento da capacidade de planejamento de sequências didáticas (SDs) de professores de química em formação inicial. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa em duas diferentes versões das SDs de química produzidas pelos professores em formação inicial. A análise dos documentos foi baseada nos princípios do modelo topológico de ensino e em um instrumento-padrão para validação de SDs. Os dados revelaram melhorias significativas nas SDs reelaboradas as quais apresentaram uma abordagem contextualizada e problematizada dos conteúdos, além de um encadeamento mais coeso das atividades didáticas. Conclui-se que o Processo EAR pode se constituir em um importante processo de formação inicial de professores de química, uma vez que fundamenta teórica e metodologicamente o planejamento, além de propiciar ciclos expansivos de qualificação a partir da integração dialética entre teoria e prática e conhecimento específico e pedagógico.<hr/>Abstract: This paper aims to evaluate the influence of the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process on the development of pre-service chemistry teachers’ ability to plan teaching sequences. This study consists of document analysis using two different versions of chemistry teaching sequences (TS) produced by pre-service chemistry teachers. The document analysis was carried out based on the Topological Model of Teaching and on a standard tool for TS validation. The data show significant advances in the redesigned TS, which became more cohesive as regards problem-solving, thus fulfilling the role of a structuring element throughout all teaching activities. This gain can be attributed to the assessment of TS from different perspectives, inserted in this virtuous cycle of the EAR movement, which is fundamental to relate specific contents to pedagogical theories, approximating the theoretical planning and concrete professional practice, as well as developing an investigative attitude about teaching activities. <![CDATA[Peeking into students’ mental imagery: the Report Aloud technique in Science Education research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300647&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: The goal of this article is to present a qualitative methodological proposal for researching Science teaching. We produced the article based on premises of the Think-Aloud method and Depictive Gesture Analysis. Here, we report on the structuring of the Think-Aloud technique, a novelty within the scope of research in education and applications in the teaching of Chemistry and Physics. The main advantages of this approach is its potential to establish a link between verbal and body language, which is produced by the participants during data production through the dialogues proposed within this research. Therefore, the procedures in the study allow for a more accurate analysis because of the pieces of evidence obtained from speaking, writing, and the gestures for the identification of mental images formed by the students about the scientific concepts they have studied.<hr/>Resumo: Neste artigo apresentamos uma proposta metodológica qualitativa para a investigação em ensino de Ciências, construída a partir das premissas do método Think Aloud e da Análise Gestual Descritiva. Descrevemos, portanto, a estruturação da técnica Report Aloud, inédita no âmbito da pesquisa em ensino, e suas aplicações recentes em trabalhos inclinados ao ensino de química e de física. As principais vantagens deste delineamento metodológico são as suas potencialidades ao estabelecer um enlace entre a linguagem verbal e a gestual, manifestadas pelos sujeitos da pesquisa ao longo do processo de produção de dados, ocorrido por meio de diálogos propostos pelas investigações dentro desse universo de pesquisa. Desta forma, é possível realizar uma análise com maior acuracidade, obtendo evidências oriundas da fala, da escrita e dos gestos para a identificação de imagens mentais dos estudantes acerca de determinados conceitos científicos estudados. <![CDATA[Teaching Nanoscience and Nanotechnology: perspectives manifested by teachers in basic and higher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300665&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo evidencia e discute as perspectivas de inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia (N&amp;N) no ensino, na visão de professores. Para tanto, apoia-se nos resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com base na análise de conteúdo, realizada com professores de matemática e de ciências da natureza dos ensinos médio e superior. Além disso, foram analisados documentos legais das áreas de N&amp;N, nos quais esses tópicos são referenciados. Os resultados apontam três perspectivas de inserção dos tópicos de N&amp;N nas práticas profissionais: abordagem de base para desenvolver um conteúdo, integrada a um conteúdo curricular, e suplementar às atividades de sala de aula. Nesta última perspectiva, o professor busca suplementar abordagens de sala de aula com atividades extraclasse em que é possível aprofundar os conhecimentos, com ênfase em ciência e tecnologia. Existe, portanto, amparo legal para a inserção destes tópicos de N&amp;N, bem como necessidades sociais, econômicas e ambientais emergentes que carecem de formação profissional compatível e, consequentemente, de mais investimentos na área de educação.<hr/>Abstract: This article addresses and highlights the possibilities for the insertion of Nanoscience and Nanotechnology (N&amp;N) topics in teaching, according to teachers’ views. To do so, the article centers on the results of a qualitative study based on content analysis, which was carried out with mathematics and natural science teachers in secondary and higher education. In addition, required curriculum documents were analyzed which concern these fields of knowledge and cover those specific topics. The results point to three perspectives for the insertion of N&amp;N topics in professional practices: a basic approach to developing content, integrated curricular content, and supplementary classroom activities. In this last perspective, the teacher seeks to supplement classroom approaches with extra class activities in which it is possible to deepen knowledge, with an emphasis on science and technology. Therefore, there is legal support for the insertion of N&amp;N topics, as well as emerging social, economic and environmental needs that require compatible professional training and, consequently, more investments in education. <![CDATA[What do the concept maps of my students reveal? Assessing declarative knowledge about the evolution of the universe]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300685&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O uso de mapas conceituais (MCs) na avaliação apresenta dois aspectos importantes: o planejamento da tarefa a ser oferecida aos alunos e a forma de avaliação dos mapas. Quando bem planejados, o feedback do professor é oferecido rapidamente, contribuindo para o comprometimento dos alunos na revisão dos conteúdos a partir de problemas revelados pelos MCs. Nesse artigo, MCs foram avaliados comparativamente para identificar padrões de similaridade que caracterizem os níveis de conhecimento declarativo apresentados pelos alunos sobre a Astronomia e o desenvolvimento da ciência moderna. A avaliação envolveu um questionário e tarefa de mapeamento conceitual. As respostas revelaram cinco grupos com diferentes níveis de conhecimento conceitual e a análise dos MCs indicou que a proporção entre conceitos associados à astronomia clássica e à astronomia moderna, e a presença de conceitos finais múltiplos são indicadores do nível de conhecimento declarativo. Conhecer os obstáculos de aprendizagem ajuda o professor a adaptar as atividades da sua disciplina.<hr/>Abstract: The use of concept maps (Cmaps) in evaluation involves two important aspects: the planning of the task to be assigned to the students, and the strategy to evaluate the Cmaps. When well devised, teachers’ feedback is provided in a timely manner and contributes to students’ commitment to reviewing content based on problems revealed by the Cmaps. In this study, Cmaps were comparatively evaluated to identify patterns of similarity that characterize the levels of declarative knowledge presented by students about Astronomy and the development of modern science. The evaluation involved a questionnaire and a concept mapping task. The answers revealed five groups with different levels of conceptual knowledge, and the Cmaps analysis showed that the ratio between concepts related to classical Astronomy and those related to modern Astronomy, as well as the presence of multiple final concepts, are both indicators of the level of declarative knowledge. Knowing the obstacles to learning helps the teacher to adapt activities in his/her class. <![CDATA[The theoretical-practical unit of the didactic-formative intervention in the context of teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300705&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A temática abarca a unidade teórico-prática da ação didático-formativa na docência de uma professora de Matemática e de estudantes do ensino fundamental em uma escola pública. Pesquisa longitudinal à luz da teoria histórico-cultural, método materialista histórico-dialético, cuja orientação teórico-metodológica favorece que sujeitos inter-relacionem suas atividades de ensino e de estudo na intervenção didático-formativa. Neste artigo o objetivo é discutir como a organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento científico-teórico dos estudantes se constitui como conteúdo-forma no processo de desenvolvimento dos envolvidos. Resultados apontam que a professora apresenta desenvolvimento da ação mental sobre a docência, oferecendo elementos didáticos capazes de orientar estudantes a pensar e agir mediante a essência dos conceitos científicos na Álgebra. Alguns alcançaram certo domínio dos meios e das ações mentais lógicas do movimento interno representado pelo conceito teórico de funções e de equações lineares e quadráticas, a partir da essência de elos e nexos que os compõem.<hr/>Abstract: The topic concerns the theoretical-practical unit of didactic-formative interventions in the teaching by a Mathematics teacher, and of elementary school students in a public school. This longitudinal research was carried out in the light of the historical-cultural, historical-dialectical materialist method, whose theoretical and methodological orientation favors subjects’ interrelating their teaching and study activities in didactic-formative interventions. In this article, the objective is to discuss how the organization of teaching for the development of scientific-theoretical thought among students is constituted as content-form in the developmental process of the individuals involved. Results show that the teacher presents the development of the mental action on teaching, offering didactic elements that can guide students to think and act through the essence of scientific concepts in Algebra. Some students achieve a certain mastery of the logical mental means and actions of the internal movement represented by the theoretical concept of functions and linear and quadratic equations from the essence of the links and nexus that compose them. <![CDATA[Mathematical Modeling in supervised teaching practice in the understanding of future teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300725&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, tecemos algumas reflexões acerca das compreensões dos estagiários quanto à inserção da Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado. A interrogação que nos move: O que os estagiários que vivenciaram a inserção da Modelagem no Estágio compreendem sobre essa experiência? conduziu-nos ao desenvolvimento deste estudo qualitativo segundo a postura fenomenológico-hermenêutica, modo pelo qual emergiram as reflexões sobre essa inserção, na perspectiva dos estagiários. Reunimos depoimentos de estagiários que vivenciaram a experiência com a Modelagem no Estágio em uma universidade estadual paranaense e destacamos deles unidades de sentido, que, em um movimento de convergência, deram abertura a dois núcleos, os quais nos permitiram lançar as reflexões aqui empreendidas. Esse movimento nos mostrou que os estagiários reconhecem benefícios da Modelagem no contexto do Estágio como alternativa metodológica, caracterizando-se como uma configuração relevante para a formação inicial do professor. No entanto, destacaram obstáculos para poderem realizar o Estágio com Modelagem.<hr/>Abstract: In this article we present some reflections on the trainees’ understanding of Mathematical Modeling in their supervised teaching practice. The research question (What do trainees who have had this experience understand about the insertion of Modeling in the supervised practice?) has caused us to carry out this qualitative study according to the phenomenological-hermeneutic approach, through which reflections have emerged from the viewpoint of the trainees on this insertion. We collected testimonials by trainees who lived the experience with Modeling in the supervised practice in a state university of Paraná, Brazil. In those testimonials we highlight units of meaning that - in a movement of convergence - created two clusters that enabled us to formulate the reflections presented here. This movement showed us that trainees recognize the benefits of Modeling in the context of the supervised practice as a methodological alternative, characterizing a relevant configuration to initial teacher education; however, they highlight obstacles for them to be able to carry out the supervised practice with Modeling. <![CDATA[Plant blindness: is it possible to overcome it through Education?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300745&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A cegueira botânica é definida como a incapacidade de perceber as plantas no ambiente. No intuito de verificar se a cegueira botânica pode ser superada a partir da educação analisaram-se publicações realizadas nos últimos vinte anos (1997-2017) que relacionam os termos cegueira botânica e ensino de botânica. Foram identificadas tendências de abordagens em torno do assunto, salientando-se problemáticas do ensino e estratégias para o seu aprimoramento e para a superação da cegueira botânica. Após o levantamento e a seleção das publicações, 48 artigos e resumos foram analisados e categorizados de acordo com sua abordagem em Metodologia, Concepção, Currículo e Integração. A despeito das diferentes abordagens verificadas em cada categoria, os resultados indicam que a inclusão das plantas de forma mais contextualizada e atrativa no cotidiano escolar dos estudantes representa um caminho à superação da cegueira botânica, e, por consequência, ao reconhecimento e valorização da biodiversidade vegetal.<hr/>Abstract: Plant blindness can be defined as the inability to see or notice plants in one’s own environment. In order to verify if botanical blindness can be overcome through education, an analysis of publications that relate the term botanical blindness and botany teaching published in the last twenty years (1997-2017) was made. Trends in approaches to the subject were identified, emphasizing teaching problems and strategies for its improvement and for overcoming botanical blindness. After the survey and the selection of the publications, 49 articles and abstracts were analyzed and categorized according to their approaches in terms of Methodology, Conception, Curriculum and Integration. Despite the different approaches found in each category, findings indicate that the inclusion of plants in a more contextualized and attractive fashion in students’ daily school life represents a way to overcome botanical blindness and, consequently, the recognition and appraisal of plant biodiversity. <![CDATA[Resisting the present: subjecting modern heritages to stress in order to think about Environmental Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300763&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo objetiva analisar o discurso inicial da ciência moderna como uma das condições de possibilidade para emergência da crise ambiental. Para isso, analisa o Novum organum, de Francis Bacon e O discurso do método, de René Descartes. A partir dos estudos foucaultianos sobre a função-autor e a atualização dos ditos no contemporâneo, busca-se elementos para problematizar o eterno retorno de nossas heranças modernas. Dá-se visibilidade a três reativações discursivas: aos modos atuais de encarar a ciência; a dupla posição do humano hoje e a objetificação da natureza. Abordando os fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos da Educação Ambiental (EA), esse artigo busca contribuir para pensarmos na responsabilidade dos professores e pesquisadores desse campo, olhando de modo provocativo para a crise ambiental que experienciamos. Examinando a crise, talvez pudéssemos, com o auxílio dos fundamentos da EA, tensionar nossas heranças modernas. Não para negá-las, mas para potencializar o desejo de resistir ao presente.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the discourse of modern science as a possible condition for the emergence of the environmental crisis. Thus, it analyzesNovum organum, by Francis Bacon, and Discourse on the method, by René Descartes. Elements that problematize the forever return of our modern heritage are sought, based on Foucauldian studies about the author function and the updating of current speech contemporary discourse. Visibility is given to three discursive reactivations: the current manner of facing science; the dual position of individuals today, and the objectification of nature. Provocatively looking into the ongoing environmental crisis, this article seeks to induce thinking about teachers’ and field researchers’ responsibilities by addressing the historical, epistemological and philosophical foundations of environmental education. By examining the crisis, with help of the foundations of environmental education, we may be able to tension our modern heritages not to deny them, but instead to intensify in ourselves the desire to resist the present. <![CDATA[History and Philosophy of Science in the teaching of Cell Biology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300783&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A utilização de abordagens históricas e filosóficas tornou-se cada vez mais valorizada na busca de melhorar o ensino e a aprendizagem das Ciências. No entanto, é preciso atentar para o seu uso, já que entendimentos distorcidos da natureza da ciência podem ser expressos aos estudantes como verdades. O objetivo deste artigo é investigar como elementos relacionados com a História e a Filosofia da Ciência são inseridos em capítulos que introduzem o estudo da célula em 20 livros didáticos de Biologia para o ensino médio usados no período de 1965 a 2015. Foram estabelecidas categorias de avaliação: conteúdo teórico, ilustrações, exercícios, atividades e projetos, e, de recursos adicionais. Mediante análise de conteúdo foi detectada a presença de inserções que podem apresentar uma perspectiva superficial, linear, acumulativa, infalível, individualista e anacrônica da ciência. Na análise dos resultados foram evidenciadas tendências, carências e, principalmente, traçadas possibilidades quanto ao uso desses elementos no Ensino de Biologia Celular.<hr/>Abstract: The use of historical and philosophical approaches has become a valued tool in the pursuit of improvements in Science teaching and learning processes. However, attention must be paid to how they are used since distorted understandings of the nature of science can be expressed to students as truths. The aim of this paper is to investigate the elements related to the History and Philosophy of Science that have been inserted in chapters that introduce the study of the cell in 20 High School Biology textbooks between 1965 and 2015. The evaluation categories have been established: theoretical content, illustrations, exercises, activities and projects, and, the existence of additional resources. Content analysis indicates that, throughout the years, the presence of insertions could lead to a superficial, linear, cumulative, infallible, individualistic and anachronistic view of science. The results showed trends, needs, and especially possibilities regarding the use of these elements in Cell Biology Teaching. <![CDATA[Environmental education and sustainability: is an interdisciplinary integration between basic education and universities possible?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino.<hr/>Abstract: This article aims at a bibliographical analysis of a number of authors, among the contents associated with environmental education, with a focus on sustainability and revealing the importance of the contents addressed in basic education textbooks, and in scientific articles and books debated in universities. This research aims to analyze the environmental context in the curriculum of these institutional spaces and to see if there is a connection or a distance between them. Other aspects addressed in the study are the main topics under discussion in these institutions, the convergences between the contents and the integration between them. In the final considerations, besides the descriptions resulting from the analyzed literature, an approach is presented for the interaction of institutions, aiming at an integrative work in the promotion of a dialogue that allows the autonomy of individuals in their institutions. <![CDATA[Interlocutions between Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology for science teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300815&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Evidenciando o conceito de trabalho como categoria ontológica do ser social, e a importância da mediação, necessária à humanização, o presente artigo se caracteriza como ensaio teórico e se propõe a apresentar interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural como fundamentos para o Ensino de Ciências, importantes à objetivação da atividade docente comprometida com o desenvolvimento humano dos estudantes em formação. Partimos do pressuposto de que a função social da educação escolar se concentra na socialização dos conhecimentos clássicos produzidos pela humanidade, sem desconsiderar, no entanto, a qual papel esta serve historicamente para, então, evidenciar a importância do ensino de Ciências que supere as perspectivas naturalizantes de desenvolvimento que o desvinculam da totalidade social, apresentando-o na dialética singular-particular-universal.<hr/>Abstract: By presenting the concept of work as an ontological category of the social being and the importance of mediation as a necessary activity for humanization, this article is characterized as a theoretical essay and aims to present links between Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology as the foundations for science education, which is required for teaching committed to the humanistic development of students. We assume that the social function of school education concentrates on the socialization of the classical knowledge produced by humankind, without neglecting, however, which role it has been serving historically to highlight the importance of science education that surpasses the naturalizing perspectives of development which detach from the social totality, presenting it in the singular-particular-universal dialectics. <![CDATA[Introduction to socio-ecological analysis based on the collective mapping of someone’s own territory: uses made by different social actors and their associated conflicts]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300833&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El presente trabajo expone una práctica de la materia “Ecología y Desarrollo” en el ámbito de una Facultad de ciencias naturales. El objetivo es fomentar la apropiación por parte del estudiantado del espacio del campus y de conceptos de conflictos socio-ambientales y sistemas socio-ecológicos. A través de un trabajo de debate y con el uso de imágenes aéreas, información bibliográfica, notas periodísticas, fotografías del lugar y el relato de un integrante del Vivero Comunitario Ciudad Universitaria, se reconstruyen históricamente los cambios en el paisaje y sus usos. Las dinámicas planteadas propiciaron la identificación de distintos actores involucrados, visualización espacial de los usos que estos hacen del espacio, y la identificación de diferentes conflictos. Esta herramienta didáctica y técnica resultó un dispositivo valioso para facilitar el diálogo entre distintos actores.<hr/>Abstract: The present article exposes a practice in the course “Ecology and Development” in a school of natural sciences. The objective is to promote the students’ appropriation of the campus space, the socio-environmental conflicts, and the concepts of socio-ecological systems. Through discussion and the use of aerial images, bibliographical information, journalistic notes, photographs and the narration of a member of the University Campus Community Plant Nursery, landscape changes and its uses are historically reconstructed. The work has led to the identification of different actors involved, a spatial visualization of the uses they make of space, and the identification of conflicts. This didactic and technical tool has proven to be a valuable device to facilitate dialogue among different actors.