Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320140001&lang=en vol. 20 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>"How scientists work?</b><b>"</b>: <b>potentialities of a written activity for a discussion about the nature of science in science class</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vários estudos em educação têm salientado a natureza da ciência como sendo uma componente importante da educação em ciência. Neste trabalho, é apresentada uma atividade de escrita e discussão de histórias imaginadas sobre cientistas, e são discutidas as suas potencialidades para a exploração das ideias dos alunos sobre a atividade científica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas com professores e alunos. Foi também efetuada a análise de documentos escritos e a observação das sessões de discussão. Os resultados revelaram a presença, nos alunos, de ideias inadequadas acerca do que é a atividade científica. Revelaram, também, dificuldades por parte dos professores na gestão da discussão e no confronto dessas ideias, que dificultam a compreensão acerca da natureza do conhecimento científico. É sugerido que esta atividade possa ser enriquecida pela sua integração num contexto real, que facilite o estabelecimento de conexões com o trabalho de cientistas reais.<hr/>Many educational studies stress that knowledge about the nature of science should be an important component of science education. In this paper we present and discuss the potentiality of an activity of writing and discussing fictional stories about scientists to explore with students their main ideas about scientific activity. Data were collected by way of interviews with teachers and with students. Written documents were analyzed and naturalistic observation of discussion sessions was carried on. The results reveal that students have some distorted ideas of science and scientific activity. They also reveal teachers' difficulties with the organization of the discussion and the confrontation of students' ideas, which may prevent students from developing an understanding about the nature of scientific knowledge. Considering these difficulties, we suggest that this type of activity could be enriched by being integrated in a more real context, where students are encouraged to make connections to the work of real scientists. <![CDATA[<b>The wave model as a strategy for promoting conceptual change in topics on the light at High School</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.<hr/>This study deals with the verification of the viability of strategies for teaching topics on light from its wave nature, by searching for evidence of learning in a high school course. A group of students was submitted to situations developed from the perspective of the Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the Theory of Meaningful Learning, by Ausubel, with the objective of creating favorable conditions for conceptual development, and, by doing so, to promote greater understanding by the students of the phenomena related to the topic. Despite the poor infra-structure conditions for the development of the study, the results showed evidence of conceptual development and the viability of dealing with light-related topics from the perspective of wave theory. <![CDATA[<b>Teaching Models in the initial training of teachers of physics</b>: <b>an analysis from the perspective of discourse analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que focaliza a formação inicial de professores de física. Apresentamos a análise de uma atividade realizada com licenciandos da disciplina Estratégias para o Ensino de Física I, que tem como eixo principal o método de estudo de caso, focalizando problemas da prática docente. Foram solicitadas a eles a elaboração e apresentação de uma proposta de ensino, no formato de aula, com conteúdos referentes à primeira série do Ensino Médio. Neste trabalho, analisamos a proposta didática elaborada e apresentada em sala de aula por um dos alunos, bem como o seu texto de reflexão, usando, para isso, a Análise do Discurso de linha francesa. Nosso objetivo é identificar o ethos deste licenciando, ou seja, compreender sua identidade como professor, e investigar, a partir da análise de seu discurso, se as atividades e discussões realizadas ao longo do curso contribuíram com sua evolução profissional.<hr/>This article is part of a research programme that focuses on the physics teacher's training and presents an analysis of a proposed activity conducted with future physics teachers enrolled in Strategies for Teaching Physics I. This course has as a major axis the method of case study, focusing on problems of teaching practice. They were asked to prepare and submit a teaching plan, including content, for the first grade of the secondary school. Then we analyzed the methodological proposals prepared and submitted, as well as his critical text of only one of those involved in the research, using Discourse Analysis. Our goal is to identify the ethos of these teachers, what it means to understand his/her identity as a teacher, and to investigate by means of discourse analysis if the activities, as well as the discussions throughout the course, contributed to their professional development. <![CDATA[<b>A feasibility study of a metacognitive educational proposal for experimental activities in physics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pautado no ideal de uma educação que prepara indivíduos autônomos, críticos e atuantes na sociedade, o presente trabalho investiga a possibilidade de se inserirem momentos explícitos de evocação do pensamento metacognitivo durante a realização de atividades experimentais de Física no Ensino Médio. O objetivo consiste em proporcionar que os estudantes recorram a essa forma de pensamento durante tais atividades. Partindo-se de estudos anteriores, este busca discutir a viabilidade da aplicação, em sala de aula, dessas atividades. O estudo é regido pelo aspecto construtivista e pela explicitação do pensamento metacognitivo. Em termos metodológicos, a pesquisa recorre à coleta de dados quantitativa, com análise qualitativa, utilizando, como instrumento, uma ficha de observação, elaborada com base nos elementos metacognitivos tidos como atributos de investigação. Os resultados permitem inferir que o modelo se mostra pertinente, revelando que a explicitação de momentos de evocação do pensamento metacognitivo representa uma alternativa à aprendizagem em Física.<hr/>Guided by the ideal of an education that prepares autonomous, critical, and active individuals in society, the present paper investigates the possibility of introducing the evocation of explicit moments of metacognitive thinking while carrying experimental Physics activities in High School. The goal is to provide students with recourse to this form of thought during such activities. Based on previous studies, the present one seeks to discuss the feasibility of implementing metacognitive experimental activities in the classroom context. The study is run from a constructivist perspective, and explicitly evokes moments of metacognitive thinking. In methodological terms, the research uses quantitative data collection with qualitative analysis, using as a data collection instrument an observational form based on metacognitive elements considered being investigational attributes. The results allow the conclusion that the model is pertinent; revealing that evoking metacognitive thinking explicitly represents an alternative for the learning of Physics. <![CDATA[<b>Photo gallery</b>: <b>a map of discursive scenarios in Brazilian academic articles on experimental Science lessons</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, buscamos compor um mapa dos cenários discursivos que permeiam a produção acadêmica brasileira de artigos em periódicos e eventos, teses e dissertações. Em tal exercício, foi possível perceber como os currículos das aulas experimentais são atravessados pelos discursos: da ciência moderna, da psicologia behaviorista, do método ativo, de progresso pela ciência, construtivista, da ciência dialética, de professor pesquisador, sociointeracionista, da pedagogia crítica, das tecnologias educacionais e dos estudos culturais. Argumentamos, aqui, que existem muitos cenários discursivos, compostos em meio a relações de poder-saber, construídos pela produção acadêmica brasileira, competindo e se articulando para compor uma narrativa de vida para o currículo experimental. Em certas fases, por meio de legendas e fotos, inventam-se características de racionalidade, neutralidade, empiria, objetividade. Em outras, designa-se lúdico, tecnologias e cidadania como elementos cenográficos.<hr/>We have composed a map of discursive scenarios that permeate the production of Brazilian academic articles in journals and conferences, theses and dissertations. In this exercise, it was possible to see how experimental classes are traversed by the discourses of modern science, psychological, behaviorist, the active method, progress in science, constructivist science dialectic, teacher researcher, interactionism, critical pedagogy, educational technology and cultural studies. We argue that there are many discursive scenarios in the relations of power and knowledge, built during Brazilian academic production, competing and organizing to compose a narrative of life for the experimental curriculum. In certain phases, through captions and photos, this invents characteristics of rationality, neutrality, empiricism, and objectivity. In others, it defines play, technology and citizenship as scenography elements. <![CDATA[<b>The formulation of questions in the classroom</b>: <b>evidence of critical meaningful learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este trabajo se muestran los principales resultados de un estudio que tuvo como propósito valorar la implementación de una propuesta didáctica constituida por diferentes actividades de modelación computacional haciendo uso del diagrama AVM - Adaptación de la V de Gowin a la Modelación Computacional -, así como su contribución en la habilidad adquirida por los estudiantes para formular preguntas en la clase de Física. El estudio fue realizado con un grupo de siete estudiantes de Física de la Universidad de Antioquia, Colombia; y estuvo fundamentado en la Teoría del Aprendizaje Significativo Crítico de Moreira basada en las ideas de Postman y Weingartner de la enseñanza como una actividad subversiva- y en la modelación computacional con diagrama AVM. Los principales hallazgos develan que la implementación de la propuesta didáctica favoreció un progreso significativo en la habilidad de los estudiantes para formular preguntas de interés sobre la dinámica Newtoniana como campo de conocimiento.<hr/>This paper presents the main results of a study aimed to assess the implementation of a didactic proposal made up of computational modeling activities, using the AVM diagram - an adaptation of Gowin's V to computational modeling-, and its impact on empowering students to formulate questions in physics class. The investigation was carried out with a group of seven students of physics from the Universidad de Antioquia, Colombia. The study is theoretically grounded in the principles of Moreira's Critical Meaningful Learning Theory -based on Postman and Weingartner's ideas of teaching as a subversive activity- and also in computational modeling using the AVM diagram. The main results reveal that the implementation of the didactic proposal had a positive impact in the development of students' ability to formulate questions about Newtonian dynamics as a field of knowledge. <![CDATA[<b>Neighborhood analysis of concept maps considering the use of multiple compulsory concepts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os mapas conceituais (MCs) são úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. O objetivo desse trabalho foi utilizar a análise de vizinhança (AViz) para avaliar a aprendizagem dos alunos. Oxigênio, hemácias, células e nutrientes foram conceitos obrigatórios (COs) que deveriam ser utilizados durante a elaboração de um MC para responder à seguinte pergunta: "como os nutrientes e o oxigênio chegam à célula?". Os resultados revelaram que proposições relacionando COs podem ser indicadores de uma adequada compreensão conceitual sobre o tema. Dos 36 MCs considerados, mais de 70% apresentaram 2 ou 3 proposições CO-CO. A AViz é uma maneira simples para identificar proposições com erros ou falta de clareza semântica, permitindo que os professores avaliem o nível de entendimento conceitual dos alunos durante o processo de aprendizagem.<hr/>Concept maps (CMs) are useful to represent knowledge and promote meaningful learning. The aim of this study was to use Neighborhood Analysis (NeAn) to assess students' learning outcomes. Oxygen, erythrocyte, cells and nutrients were compulsory concepts (CCs) that must be used during the preparation of a CM to answer "how do nutrients and oxygen reach the cell?". The results showed that propositions involving CCs may be indicators of an adequate conceptual understanding about the topic. From all CMs considered in this study (n=36), more than 70% presented two or three CC-CC propositions. NeAn is a straightforward way to identify propositions with mistakes or lack of semantic, allowing teachers to assess students' level of conceptual understanding during the learning process. <![CDATA[<b>Comic books as a teaching resource for teaching the human body in initial years of Elementary School</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os recursos didáticos envolvem diversos elementos utilizados como suporte na organização do processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles, estão as histórias em quadrinhos, envolvendo aspectos visuais, cognitivos e criativos, que fornecem uma forma alternativa de complementar as aulas teóricas. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar uma história em quadrinhos intitulada "Corpo humano", com enfoque nos sistemas circulatório, digestório, nervoso e respiratório, de modo a fornecer uma alternativa de recurso didático para o ensino do conteúdo em anos iniciais. O material foi avaliado junto a estudantes de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, por meio de utilização de questionários. O gibi se mostrou válido como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de ciências nas séries iniciais.<hr/>Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled "Human Body", focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years. <![CDATA[<b>The fisherman-student lifestyle at Baiacu community (Bahia, Brazil) and their relationship with school</b>: <b>two different worlds?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa analisa o conhecimento da biologia de crustáceos de jovens de uma comunidade pesqueira de Baiacu, Bahia, construído através de seu cotidiano na lida com a pesca. Esses jovens também são alunos de uma escola pública. As atividades pesqueiras em Baiacu envolvem a captura de crustáceos de várias espécies. Já na escola, além da dificuldade de acesso, o ensino é desinteressante para aqueles que vivem da pesca. Os dados foram obtidos através de observação direta e atividades na própria escola, conversas informais e visitas à comunidade. Verificou-se que não há formas estáveis de diálogos entre os saberes tradicionais e escolares. De maneira que os saberes tradicionais, apesar de culturalmente relevantes, não são levados em conta quando se desenvolve o ensino na escola. Os prejuízos são evidentes para os dois mundos. Ao final, indicamos alguns caminhos que possam levar ao início de trocas entre esses dois campos de conhecimento.<hr/>This research analyzes the ethnobiological knowledge about crustaceans of young people in a fishing community in Baiacu, Bahia, constructed through their daily lives in fishing. The young people are all students at a public school. Fishing activities in Baiacu involve the capture of several crustacean species. The school is hard to access and its teaching is not attractive to those who make their living from fishing. Data was collected through direct observation and activities conducted at the school, as well as informal conversations and visits to the community. We found that no stable forms of dialogue exist between the school and traditional knowledge. This means that, although traditional knowledge is culturally relevant, it is not taken into account in the school's teaching. Losses are evident for both of these worlds. Finally, we indicate certain pathways which may lead to an initial exchange between these two fields of knowledge. <![CDATA[<b>Marx as an analytical framework for relationships between science, technology and society</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra "O Capital" de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.<hr/>Over the past decades, relationships between science, technology and society have become increasingly important for the development of new curricula and practices in science education. This paper presents a framework based on "Das Kapital" for analyzing STS relations. It introduces fundamental concepts and propositions to understand how scientific and technological innovations are related to the production of capital and how to analyze this issue critically, since the technological revolutions these innovations imply may contribute to the subjection of the working class. This framework may be introduced in teacher education and STS curriculum planning aiming to reach some critical perspective on the relations of exploitation that underlie the capitalist mode of production. <![CDATA[<b>Environmental education in times of paradigmatic shift</b>: <b>weaving "disciplined" knowledges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentam-se informações bibliográficas a respeito da crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade do diálogo da ciência com outras racionalidades a fim de enriquecer a nossa relação com o mundo pela produção de um conhecimento mais prudente. A complexidade da contemporaneidade anuncia a crise de um modo de pensar fragmentado e utilitarista e o retorno de um pensamento complexo. Em tempos de transição paradigmática, em que as certezas absolutas e as promessas de progresso e de qualidade de vida têm sido questionadas por formas mais éticas e estéticas de pensar/estar no mundo, a Educação Ambiental desponta como um saber mobilizador de conhecimentos e práticas capazes de transcender fronteiras demarcadas. Ao restabelecer o diálogo das disciplinas, a Educação Ambiental constitui novos territórios curriculares em que o entrelaçamento de saberes se abre ao novo, às mudanças e ao imprevisto inerentes aos agenciamentos de novas formas de perceber o mundo e fazer Educação.<hr/>The article presents bibliographic information about the modern paradigmatic crisis in science and the need for dialogue between science and other rationales in order to enrich our relationship with the world by the production of more prudent knowledge. Contemporary science allows the crisis of a fragmented and utilitarian way of thinking and the return of complex thought. In times of paradigmatic shift, where the absolute certainties and promises of progress and quality of life have been challenged by more ethical and aesthetic ways of thinking / being in the world, environmental education has emerged as a knowledge which mobilizes other knowledges and practices to transcend demarcated boundaries. By restoring the dialogue of the disciplines, Environmental Education produces new curricular territories where the intertwining of knowledge allows changes and the unexpected. These are inherent in new ways of perceiving the world and making Education. <![CDATA[<b>Allocation of time for lessons between field, laboratory and classroom in soils' teaching</b>: <b>students' views</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tempo ideal (CH) preconizado por estudantes, para aulas de campo (AC), sala (AS) e de laboratório (AL) no ensino sobre solos no nível Fundamental (1G), Médio (2G) e Superior (3G), foi investigado em três escolas de Cáceres e Cuiabá, MT, Brasil. Foram avaliados os efeitos do nível escolar dos opinantes sobre a CH indicada. Houve efeito diferencial da escolaridade dos opinantes sobre a CH preconizada para as aulas AC e AS destinada para 1G. Para as aulas AC a CH, foi maior que para AS e AL nas três escolaridades. Houve tendência de os opinantes de níveis mais adiantados sugerirem a diminuição da CH para AC aplicadas aos níveis escolares anteriores. Conclui-se que as aulas sobre solos, em qualquer nível escolar, segundo os estudantes, devem ser desenvolvidas em AC, AS e AL, utilizando uma fração diferenciada de CH entre ambientes de aula, com predominância para AC. Os resultados subsidiam o ajustamento do ensino sobre solos.<hr/>The ideal time (CH) recommended by students for field classes (AC), classroom (AS) and laboratory (AL) in teaching about soils at the fundamental (1G), second (2G) and higher (3G) levels was investigated in three schools of Cáceres and Cuiabá-MT, Brazil. We evaluated the effects of educational level of respondents on the CH indicated. There was a differential effect of schooling of the respondents on the CH recommended to AC and AS designed to 1G. For the CH class AC was greater than for AS and AL in all three education levels. Responders to more advanced school levels tend to suggest the reduction of CH for AC shown earlier school levels. We conclude that the classes on soils, at any grade level, according to students, should be developed in AC, AS and AL, using a different CH between classroom environments, predominantly AC. The results provide for the adjustment of time for teaching about soils. <![CDATA[<b>Guided visits to National Museum</b>: <b>interactions and impressions of Basic Education students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho envolve o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos da rede pública do município do Rio de Janeiro. O referencial teórico considera o Modelo de John Falk, com seus aspectos pessoal, físico e sociocultural como facilitadores da aprendizagem em museus. O principal objetivo consistiu em analisar as visitas dos estudantes ao museu quanto à aprendizagem, motivação e ganhos afetivos. Procurou-se, também, estabelecer o Museu Nacional como um espaço para a elaboração de aulas não formais de química. Questionários foram aplicados antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram concluir que o procedimento e a dinâmica desenvolvidos proporcionaram ganhos afetivos e cognitivos aos alunos visitantes, e que o contexto físico do Museu Nacional favorece a elaboração de aulas não formais de química, sobretudo para os alunos de nível Médio.<hr/>This work involved the planning, implementation and evaluation of guided visits by public school students from the municipality of Rio de Janeiro to the National Museum of Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The theoretical background is the Contextual Model of Learning with its personal, physical and sociocultural contexts as facilitators of learning in museums. The main objective was to analyze the visits in relation to learning, motivation and affective gains. It was also aimed to establish the National Museum as a setting for the development of a non-formal school chemistry class. Questionnaires were administered before, during and after visits. The results showed that the procedure and dynamic developed were able to provide cognitive and affective gains for the students. The physical context of the National Museum promotes the development of non-formal classes in Chemistry, especially for high school students. <![CDATA[<b>Chemistry in science teaching for elementary school</b>: <b>a textbooks analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigamos o ensino de Química para os anos iniciais da Educação Básica. Inicialmente, recuperamos resultados de investigações anteriores, constituindo a visão acadêmica sobre o tema. Estes trabalhos, cobrindo quase duas décadas, indicam que a Química ocupa reduzido espaço no currículo do início do Ensino Fundamental, recebendo um tratamento fragmentado por parte dos livros didáticos, e sendo pouco reconhecida pelos docentes como um conteúdo relevante. A seguir, analisamos 182 atividades, propostas pelas 12 coleções de livros aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007, classificando-as em categorias que explicitam a importância relegada ao conhecimento químico. Somente duas coleções se enquadram em um perfil desejável para a apresentação destas atividades na progressão pelas séries. Ainda, entre 11 fenômenos químicos diversos, as atividades se concentram em apenas dois. Concluímos sugerindo que estes livros têm contribuído de forma pouco substancial para um adequado ensino elementar de Química.<hr/>We investigated the Chemistry teaching to initial years of basic education. Initially, we analyzed the results of previous investigations, which constitute the academic view on the subject. These works, covering almost two decades, indicate that Chemistry occupies little space in the elementary school curriculum, receiving a fragmented treatment by the textbooks and being rarely recognized by teachers as having relevant content. Next, we analyzed 182 activities, proposed by 12 approved collections of textbooks in the Brazilian Program of Textbooks 2007, and classified them into categories that clearly show the importance given to chemical knowledge. Only two collections fit into a desirable profile for the presentation of these activities in the prospectus for schools. Also, among 11 different chemical phenomena, the activities concentrate on just two. We conclude by suggesting that these books have not have contributed substantially to an appropriate elementary Chemistry teaching. <![CDATA[<b>Features that make the teacher of higher education successful</b>: <b>a case analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho faz parte de uma investigação sobre as práticas pedagógicas bem-sucedidas usadas por professores universitários. Com o objetivo de investigar as estratégias usadas por um professor bem avaliado pelos estudantes, registramos, em vídeo, um conjunto de aulas e fizemos a análise das mesmas. Esta análise permitiu um entendimento inicial de como o professor organiza o seu próprio trabalho, como navega entre diferentes tipos de discursos e como dá suporte ao processo de significação. Ao mesmo tempo, a análise revelou como as interações são produzidas no espaço/tempo da sala de aula, e como as diferentes estratégias usadas auxiliam no engajamento dos estudantes. Por meio de entrevista semiestruturada, buscamos, no professor, indícios que nos permitissem entender como este construiu as estratégias usadas nas aulas. Observamos a presença de um processo reflexivo sobre as experiências vividas e identificamos algumas pistas que nos permitiram argumentar sobre a construção dessas estratégias.<hr/>This work is part of an investigation of successful pedagogical practices adopted by different university professors. We investigated lessons of a professor who was well evaluated by his students. His classes were video recorded and further analyzed. This allowed us to understand the strategies he used to organize the classes at the same time the analysis reveal how the interactions are produced in the time/space of the classroom and how different strategies are used to promote the students' engagement and to provide meaning making opportunities to the students. Through semi-structured interviews, we sought evidence from the teacher that allowed us to understand how he built the strategies used in class. We observed a reflective process on his life experiences and we identify some clues that allowed us to discuss about the construction of these strategies.