Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320140002&lang=es vol. 20 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The genetically modified organisms issue and citizens' science education: a study with students of Portuguese schools]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200279&lng=es&nrm=iso&tlng=es A sociedade atual depara-se com assuntos mediáticos e controversos, de raiz científica, de que é exemplo a problemática sobre os organismos geneticamente modificados (OGM). Estes organismos são, para uns, uma mais-valia e, para outros, algo perigoso, o que tem motivado um debate a nível científico, político e económico, do qual os cidadãos não se devem abster. Para tal, estes indivíduos devem ser pessoas informadas, responsáveis e ativas, aspetos para os quais contribui a formação em ciências. A investigação realizada centrou-se na problemática dos OGMs e envolveu a aplicação de um questionário a 175 alunos de escolas portuguesas sobre as suas concepções e opiniões em relação aos OGM. Este estudo demonstrou que a maioria dos alunos tem ideias vagas, nem sempre cientificamente corretas, sobre o tema, e que não rejeita os OGMs, apesar de não ter muitas certezas em relação à utilização dos mesmos.<hr/>Contemporary society has been faced with some scientific issues. Genetically Modified Organisms (GMO) is an example of such issues. For some people, these organisms have an added value. For others, they are taken as a threat. The existence of these two opposite reactions has led to a debate in which citizens should engage, as they are an interested party to it. However, to do so, citizens should be scientifically informed, responsible and active people. Science education can contribute to them developing such competences. The research carried out was focused on student's ideas regarding GMO. 175 students attending Portuguese schools answered to a questionnaire about their conceptions and opinions regarding to GMO. The results of the former study suggest that students hold some scientifically incorrect ideas on GMO, and that they do not completely reject GMO even though they show some doubts about the use of GMO. <![CDATA[Between personal beliefs and the academic background: how do biology teachers who profess a religious faith teach evolution?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200297&lng=es&nrm=iso&tlng=es O debate entre ciência e religião tem marcado os últimos séculos, com implicações atuais para o ensino de ciências. Passados cento e cinquenta anos do lançamento de "A origem das espécies", vivemos em um mundo não menos religioso do que o enfrentado por Darwin. Como professores de biologia que professam uma fé religiosa cristã lidam com a tensão entre criacionismo e evolução em sua prática pedagógica? Para responder a esta questão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores, e analisou-se o conteúdo de suas falas, utilizando referenciais históricos, epistemológicos e éticos. Os entrevistados reconhecem a importância da evolução para o ensino de biologia, porém se dividem quanto ao ensino de criacionismo. Conclui-se que é preciso aprofundar o diálogo entre religião e ciência na sala de aula, tendo em vista suas diferenças epistemológicas e históricas e o respeito às crenças de estudantes e docentes.<hr/>The debate over science and religion has marked the last centuries, with current implications for Science teaching. After 150 years since The origin of species, we still live in a world no less religious than that confronted Darwin. How do Biology teachers, who profess a Christian religious faith, deal with the existing tension between Creationism and Evolution in their teaching? To answer this question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers, and the content of their speech was analyzed, using historical, epistemological and ethical frameworks. The interviewees realize the importance of evolution to biology teaching, but feel divided over teaching Creationism. The conclusion is that it is necessary to deepen the discussion between Religion and Science in the classroom, taking into account the epistemological and historical differences and respect for student's and teachers' beliefs. <![CDATA[Teaching of ecology and synanthropic animals (pests): connections between attitudes and concepts]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200315&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.<hr/>This work aimed to analyze the concepts and attitudes of students in the 3rd year of a public school in the town of the Mossoró, RN. The place of synanthropic animals (pests) and their ecology in relation to learning and the correlation of knowledge were investigated. The research applied two questionnaires to the subjects selected, where the first questions were based on the Likert scale and the second, with open and closed questions. Through the results obtained we observed that the students have negative attitudes in relation to synanthropic animals and they do not have a significant content learning in ecology which might be expected at their level of education. This influences the behavior of students who do not see that the synanthropic animals are important in the balance of the environment. <![CDATA[Eco-logic: Efigênia between art and life]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200331&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa a propósito dos processos criativos e formativos de Efigênia Rolim, em ressonância com os conceitos de singularização e ecosofia. Eco-lógica voltada para traçados de linhas de fuga, de modo que se escape aos modos padronizados de subjetivação do capitalismo globalizado, à sua tentativa de produção de subjetividade serializada, aos modelos e moldes. Afirmação de outras possibilidades de vida. A lógica da singularização é a lógica das intensidades, cujo modo de operar está próximo daquele do artista. As principais fontes de pesquisa são depoimentos de Efigênia, além de registros fotográficos e produção de documentários de sua atuação e do acervo mantido em sua residência. Do encontro de Efigênia com diversos materiais (vindos de restos da indústria, do comércio, do consumo diário, sonhos, papéis de bala), surgem as histórias e criações. Invenção de uma vida.<hr/>This paper presents aspects of a research project about the creative and formative processes of Efigênia Rolim, in resonance with the concepts of singularization and ecosophy. Eco-logic is oriented to lines of flight, so that one escapes from standardized modes of subjetivation of globalized capitalism, its serialized subjectivity production attempt, models and molds and an affirmation of new life possibilities. The logic of singularization is that of intensities, whose mode of operation is close to that of an artist. The main sources of this research are testimonial of Efigênia, photographic records, and the production of documentaries on her performances and the collection kept in her residence. From encounters of Efigênia with miscellaneous materials (remnants of industry, commerce, daily consumption of waste, dreams, packets of candy) arise stories and creations- the invention of a life. <![CDATA[Paleontological kit: a didactic material with investigative approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200345&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho apresentamos um kit para aulas práticas que possibilitará, aos estudantes do Ensino Fundamental, conhecer mais sobre a Paleontologia e compreender a utilidade dos fósseis para a interpretação dos ambientes pretéritos e para a datação das camadas sedimentares. A quase totalidade das escolas do Ensino Fundamental II não dispõe de material para aulas práticas sobre temas relacionados à Paleontologia. O kit consiste em réplicas de fósseis brasileiros e de uma cartilha com as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades práticas. Com esse intuito, foram utilizadas réplicas de fósseis procedentes da Bacia de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, de idade paleocênica, e um bloco de rochas da Formação Pirabas, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará, de idade miocênica. Este material também representa uma forma de divulgar a paleontologia brasileira e desmistificar o uso de fósseis de dinossauro como recurso único no ensino e divulgação da Paleontologia.<hr/>In this work we present a kit for laboratory classes for Junior High schools students seeking to teach them more about paleontology and the importance and usefulness of fossils to identify past environments and dating of the sedimentary layers. Almost all Junior High schools do not have satisfactory material for laboratory classes on topics related to Paleontology. The kit consists of replicas of Brazilian fossils and a booklet with the necessary information for the practical activities. For this purpose we used replicas of fossils coming from Itaboraí Basin, Rio de Janeiro state, of Paleocene age, and a block of rock from Pirabas Formation, Maranhão, Piauí and Pará States, of Miocene age. This material is also a way to spread the knowledge Brazilian paleontology and demystify the use of dinosaur fossils as the unique source of paleontological teaching and dissemination. <![CDATA[Between tactics and consumptions of curricular proposals in daily school: a laboratory of chemistry and a room of projects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200359&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende-se, neste artigo, focalizar como os praticantes do cotidiano consomem noções presentes nos documentos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), e como tal prática se relaciona com a reconfiguração dos lugares da química dentro de uma instituição de ensino. Com base na pesquisa realizada, vem-se percebendo a substituição de lugares, em algumas instituições escolares, simbolicamente relacionados com a Química, assim como acervos de objetos relacionados com essas práticas disciplinares que vêm sendo ressignificados nos currículos praticados. Para compor o material empírico da pesquisa, foram desenvolvidos procedimentos de construção de dados com abordagem etnográfica e escuta de narrativas, incluindo registros fotográficos. Os discursos presentes nos PCNEM e OCNEM a favor da integração por áreas e do trabalho interdisciplinar, de certa forma, provocam efeitos nas práticas curriculares que vão reconfigurando o lugar para essa disciplina dentro de algumas instituições de ensino.<hr/>It is intended in this article focus on how the practitioners deal with notions in National Curricular Parameters for the High School (PCNEM) and the National Curricular Orientations for the High School (OCNEM) documents and how this is related to the reconfiguration of the place of chemistry within an educational institution. Based on a survey, we realized that the replacement of places in educational establishments symbolically related to the chemical as well as collections of objects related to these subject practices that is being resignified from curricular practices. To compose the empirical material, procedures have been developed to build data with an ethnographic approach and listening to narratives, including photographic records. Discourses present in PCNEM and OCNEM for the integration of areas and interdisciplinary work, in a way, cause effects on curriculum practices that reconfigures the place for that subject within some institutions of education. <![CDATA[Science teaching: curriculum innovations in the years 1950-1970]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200377&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa aspectos produtores de significados curriculares para a disciplina escolar Ciências durante as décadas de 1950/70: as políticas internacionais e nacionais que influenciaram a educação brasileira; as mudanças curriculares que marcaram a disciplina no âmbito de um 'movimento renovador'; as ações curriculares expressas em livros didáticos. Com base em estudos sócio-históricos no campo do Currículo e, particularmente, sobre as disciplinas escolares, compreendemos as 'inovações' como construções que resultam de tensões entre o tradicional e o 'novo'. Nessa perspectiva, defendemos que a introdução de conhecimentos ecológicos, nos anos de 1970, na disciplina escolar Ciências, pode ser considerada uma 'inovação' curricular que dialoga com 'tradições' já existentes. Tomando os livros didáticos como materiais curriculares que participam das 'invenções de tradição', percebemos as coleções de Paulo Maurício Silva e Sebastião Rodrigues Fontinha Filho, publicadas no período, trazendo esses conhecimentos ecológicos em meio às influências sofridas pelos padrões e retóricas hegemônicos.<hr/>The paper examines aspects related to curriculum meanings produced in the school Science subject from the 1950's to the 1970's: (i) national and international policies that influenced Brazilian education, (ii) curriculum changes that occurred in a context of a 'renewal movement', and (iii) curricular activities expressed in textbooks. Based on socio-historical studies in the field of curriculum and particularly on school subjects, we understand 'innovations' as resulting from tensions between what is traditional and what is 'new'. From this perspective, we argue that the introduction of ecological contents in school science during the 1970's was a curriculum 'innovation' that dialogues with already existing 'traditions'. Considering textbooks as part of 'tradition inventions', we conclude that the curriculum materials of Paulo Maurício Silva and Sebastião Rodrigues Fontinha Filho show the ecological contents as influences of hegemonic patterns. <![CDATA[Building up arguments in the science classroom: the role of data, evidence and variables in the establishment of justifications]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200393&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nosso foco, neste trabalho, recai sobre ações em aulas de ciências que contribuem para a construção de argumentos, sobretudo o trabalho com dados, evidências e variáveis para a construção de justificativas. Nosso referencial teórico principal é o padrão de argumento de Toulmin (TAP-1958/2006). Analisamos a transcrição da gravação de duas aulas de ciências ocorridas em um 4º ano do Ensino Fundamental. A análise inicial permitiu evidenciar os argumentos construídos coletivamente nestas aulas. A partir deste dado, pudemos identificar de que maneira cada elemento do TAP era construído, considerando, ao mesmo tempo, o trabalho desenvolvido pela professora. Chama a atenção que a construção do argumento ocorre em uma ordem não intuitiva: a professora não parte da construção de uma alegação, mas a alegação constitui-se como decorrência da análise de diversas situações; fornecendo-nos evidências de que o processo por ela utilizado é um processo de investigação sobre dados empíricos.<hr/>Our aim is analyze actions in science classes that contribute to the construction of arguments, especially working with data, variables and evidence to construct explanations. Our main theoretical framework is Toulmin's argument pattern (TAP-1958/2006). Our data are transcriptions of two recorded science classes which occurred in a fourth year of Elementary School. Initial analysis has highlighted arguments constructed collectively in these classes. From this data, we identify how each TAP element was constructed, considering the teacher's actions. It is noteworthy that the construction of the argument occurs in a non-intuitive order: teacher doesn't start expecting a claim construction, but the claim is a result of the analysis of various situations. Evidence is provided through the investigation of empirical data. <![CDATA[Discussing objectivity in science education research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta e discute procedimentos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento de uma pesquisa, que narrou a experiência vivenciada por um grupo de formadores, e os processos de significação acerca da expressão ensino por investigação no contexto de um curso de especialização. Apresentaremos as condições a partir das quais se deu o levantamento dos dados analisados e os cuidados metodológicos que fomos levados a adotar em função da duplicidade de papéis que assumimos ao atuarmos tanto como pesquisadores quanto como formadores e sujeitos da pesquisa. Apresentaremos algumas ideias-chave da teoria das enunciações de Bakhtin e seu círculo, que serviram de base para as análises dos dados produzidos. Caminhamos pelas enunciações dos sujeitos da pesquisa nos espaços coletivos do grupo, nas entrevistas que realizamos com eles e no conjunto dos textos escritos como suporte ao curso, procurando preservar a articulação entre o que se diz e o modo como se diz.<hr/>This work presents the theoretical-methodological procedures used to develop a study to recount the shared experience of a group of teaching trainers and trainees and the processes of meaning related to this study in the context of a specialization program. We present the conditions from which the analyzed data and methodological approach were taken, as a function of the duplication of roles that we undertook as researchers as well as instructors and as subjects of research. We present some key ideas contained in Bakhtin's theory, which serve as a basis for the analysis of the data produced. We followed the enunciations of the members of the group in their collective and collaborative spaces, in interviews we conducted with them and in the set of writing teaching materials produced for the program, attempting to preserve the articulation between what was said and how it was said. <![CDATA[Afirmaciones epistemológicas con "alta carga teórica" que pueden tener incidencia en la didáctica de las ciencias: un estudio comparativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200433&lng=es&nrm=iso&tlng=es Asumiendo la naturaleza de la ciencia (NOS) como un conjunto de contenidos metateóricos con valor para la educación científica, entendemos que en este campo se priorizan modelos provenientes la epistemología, con el objeto de que la ciudadanía genere respuestas a las cuestiones de qué es la ciencia, cómo se transforma a lo largo del tiempo y cómo se relaciona con su contexto social y cultural. El propósito de este documento es recoger y comparar algunas de las que llamamos "afirmaciones con alta carga teórica" en relación con la epistemología presentadas en documentos especializados que son fuente de consulta para algunos integrantes de la comunidad de didáctica de las ciencias ocupados de la NOS.<hr/>Assuming the nature of science (NOS) as a set of items of meta-theoretical content with value for science education, we understand that in this area the prioritised models are generated in the philosophy of science, with the aim of helping citizens to generate answers around the issues of what science is, how it changes in time, and how it relates to its social and cultural context. The purpose of this document is to collect and compare some of what we call 'propositions with high theory-ladenness' in relation to the philosophy of science presented in specialised documents that are references for some members of the community of science education working in NOS. <![CDATA[Paths of women in science: "being a scientist" and "being a woman"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200449&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda a trajetória acadêmica e profissional de mulheres na ciência. A produção de entrevistas com mulheres cientistas atuantes em universidades públicas e numa instituição de pesquisa do Rio Grande do Sul constitui o corpus de análise deste estudo. Na análise, chamamos a atenção para o poder que atravessa as relações sociais constituindo identidades e diferenças que geram preconceitos de gênero. Nas narrativas, emergiu a negação do preconceito, o reconhecimento de "brincadeiras" sexistas que não são percebidas como preconceito, e situações explícitas de preconceito de gênero. Outro aspecto evidenciado refere-se à necessidade de conciliar a profissão com as responsabilidades familiares, que implicou jornadas parciais de trabalho, o adiamento ou recusa da maternidade. No artigo, argumentamos que a trajetória das entrevistadas na ciência foi e é construída em um ambiente baseado em valores e padrões masculinos, que restringem, dificultam e direcionam a participação das mulheres na ciência.<hr/>The article discusses the academic and professional history of women in science. The production of interviews with women scientists working in public universities and in a research institution in Rio Grande do Sul is the corpus of analysis in this study. In the analysis we draw attention to the power that crosses social relations constituting identities and differences that generate gender bias. In the narratives the denial of bias emerged - the recognition of sexist "jokes" that are not defined as bias and situations perceived as explicit gender bias. Another aspect refers to the need for reconciling professional life with family responsibilities, which resulted in part time work, and the postponement or refusal of motherhood. In the study we argue that the history of interviewees in science was and is built in an environment based in male values and patterns that restrict, impede and direct the participation of women in science. <![CDATA[New approach to identify disciplinary connections using concept maps: in pursuit of interdisciplinarity in Higher Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200467&lng=es&nrm=iso&tlng=es A interdisciplinaridade pode ser considerada uma maneira diferente de enfrentar o impacto da explosão do conhecimento científico no âmbito educacional. Apesar da sua importância, as ações interdisciplinares nas salas de aula ainda são pouco frequentes, visto as dificuldades de planejamento e implementação enfrentadas pelos docentes. A literatura não apresenta um procedimento robusto para ajudar os professores a identificar possíveis conexões entre os seus cursos. O presente trabalho explorou o mapeamento conceitual (MC) como forma de identificar pontos de acoplamento entre as disciplinas Ciências da Natureza e Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos. Após quatro etapas de elaboração e revisão dos MCs, foi possível representar a interface entre essas disciplinas e identificar os conceitos tecnologia, complexidade e religião como elementos promissores para estimular a interdisciplinaridade. A utilização dos procedimentos descritos neste trabalho pode ser útil para se buscar a interdisciplinaridade em outras disciplinas de diferentes níveis da educação formal.<hr/>Interdisciplinarity can be considered a different way to address the impact of the scientific knowledge explosion in education. Despite its importance, interdisciplinary activities in classrooms are rare due to planning and implementation difficulties faced by instructors. The literature does not offer a robust procedure to support instructors to identify possible connections between their courses. The present study explored concept mapping as a way to identify connections between two courses about Natural Sciences and Psychology, Education and Contemporary Issues. After four steps for developing and revising concept maps, it was possible to represent the interface between these courses, and identify the concepts technology, complexity and religion as the promising ones to foster interdisciplinarity. The procedures described are useful to characterize interdisciplinary connections among courses of any level of formal education. <![CDATA[Thematic workshop: a methodological proposal for the teaching of the Bohr atomic model]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200481&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa apresentada neste artigo é de caráter qualitativo e investigou a aprendizagem dos conceitos relacionados ao modelo atômico de Bohr pelos alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio, durante o desenvolvimento de uma oficina temática. Nessa oficina, foi realizada uma atividade experimental que abordou a emissão de luz proveniente dos saltos eletrônicos que ocorrem em compostos contidos nas lightsticks, pulseiras distribuídas em festas, e teve por objetivo relacionar os fundamentos propostos por Bohr com aspectos do cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Médio da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e os resultados obtidos nos permitem afirmar que a oficina temática desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conceitos relacionados ao modelo atômico de Bohr.<hr/>The research introduced in this paper is a qualitative review and it investigated the apprenticeship of the concepts related to the Bohr atomic model by the students from the first grade in high school during a thematic workshop. In this workshop, there was an experimental activity in which light emission from the electronic jumps which occur in compounds present in lightsticks, bracelets handed out in parties, was presented. The purpose was to associate the assumptions proposed by Bohr to aspects of the daily life of the students. The research was carried out in a high school in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil and the results obtained allow us to assert that the developed thematic workshop contributed to the apprenticeship of the concepts related to the Bohr atomic theory. <![CDATA[Physics teachers' perspectives on High School national curriculum policies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200497&lng=es&nrm=iso&tlng=es This study aimed to identify, in the context of an activity developed in online course for continuing education and from the theoretical approach of Mikhail Bakhtin, the discursive appropriation of PCNEM by high school physics teachers who work in different regional realities. The analysis indicated a positive perspective by teachers related to PCNEM, in addition to full accordance with the main path indicated by the legislation: the contextualized teaching. Despite the differences between educational regions we could not identify explicit signs of how these differences impacted the appropriation of terms found in PCNEM. The silence of teachers in relation to non-methodological aspects of physics teaching shapes their perspectives and also emphasizes the concern for didactic transposition of the content required by the curriculum, leaving out the question of why we have this curriculum and not other.<hr/>O presente trabalho teve como objetivo identificar, no contexto de uma atividade desenvolvida em um curso online de formação continuada e a partir do aporte teórico de Mikhail Bakhtin, como se deu a apropriação discursiva dos PCNEM por professores de Física de nível Médio que atuam em diferentes realidades regionais. As análises realizadas apontaram para uma perspectiva favorável dos professores em relação aos PCNEM de Física, além da total concordância com o principal caminho apontado pela legislação: o ensino contextualizado. Apesar das diferenças educacionais entre regiões, não foi possível identificar marcas explícitas, nos enunciados, de como estas diferenças impactaram a apropriação de termos presentes nos PCNEM. O silêncio dos professores em relação a aspectos não metodológicos do ensino de Física molda, igualmente, suas perspectivas e acentua a preocupação com a transposição didática dos conteúdos exigidos pelo currículo, deixando de fora o questionamento sobre por que este currículo, e não outro. <![CDATA[Primary students' reasoning in multiplicative structures problem solving]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200517&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o desempenho e as estratégias de estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental na resolução de duas situações do Campo Conceitual Multiplicativo, classificando os níveis de raciocínio empregados por eles. O estudo baseou-se nas ideias teóricas de Vergnaud, e consistiu da aplicação de um teste, composto por 13 questões, para 349 estudantes de uma Escola Pública de São Paulo. Para efeito deste artigo, a discussão centrou-se em duas classes de situações: uma envolvendo a correspondência um para muitos, e a outra, a correspondência de muitos para muitos. Os resultados apontam para uma evolução limitada da competência dos estudantes ao lidarem com problema multiplicativo. Analisando apenas o problema que envolveu a ideia de muitos para muitos, essa evolução cai drasticamente. Do ponto de vista das estratégias, os estudantes do 5º ano usaram, prioritariamente, procedimentos multiplicativos, enquanto os do 3º ano usaram aditivos.<hr/>This paper analyzes the performance and strategies for students of 3rd and 5th grades of elementary school in solving of multiplicative conceptual field situations, classifying the level of reasoning employed by these students whilst they were dealing with them. The study, was based on the theoretical ideas of Vergnaud, consisted of a test, composed by 13 questions, applied in 349 students from a public school, sited in São Paulo. Regarding this paper, the discussion will be centered on two questions: one related to the idea of correspondence one to one and another focused on correspondence many to many. The results show a limited evolution regarding students' performance from 3 to 5 to deal with multiplicative problems. Considering only the many to many problem, this development fails drastically. From the perpective of strategies, 5th grade students focused on multiplication mainly, whereas the 3rd grade ones on addition.