Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320150003&lang=pt vol. 21 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Os mestrados profissionais em ensino das ciências da natureza no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O aumento da implantação de cursos de mestrado profissional em ensino vem sendo indicador dos novos contornos das políticas de formação impostos pela CAPES como agência reguladora da formação de professores. Dada a atual predominância desses cursos na área de ensino, empreendemos uma reflexão sobre o papel dos mestrados profissionais na busca da qualidade da educação brasileira e, em particular, da educação em ciências. Para tal, o caminho metodológico apoiou-se em um quadro crítico da situação do Ensino Médio no país e em um referencial marxista sobre a formação docente. Tanto pelos aspectos curriculares, que variam muito de acordo com a recontextualização da legislação em cada realidade particular, quanto pelos aspectos estruturais que tentamos avaliar, foi possível chegar à conclusão de que o protagonismo dos mestrados profissionais em ensino em relação à qualidade da educação de nível Médio é, no mínimo, controverso, e que, portanto, não se pode tomá-lo como garantido.<hr/>Abstract: The growth in the foundation of professional master courses in the area of education indicates the new rules of formation politics imposed by CAPES as a regulation agency of teacher training. Given the current predominance of this kind of course in the area of education, we undertook a reflection on the role of professional master courses in the search for quality in Brazilian education and in particular, of science education. The methodological approach is based on a critical view of high school education in the country and on a Marxist framework about teacher training. Considering curricular aspects, which vary a lot according to legislation, recontextualization in each particular reality and structural aspects that we have evaluated, it was possible to conclude that the role of professional master courses related to the quality of education is at least controversial and therefore, it cannot be taken for granted. <![CDATA[Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Recentemente, a tradição sociológica de Bourdieu tem despontado como uma tendência importante na pesquisa em educação em ciências. Neste artigo, apresentamos algumas das críticas de Bernard Lahire à abordagem de Bourdieu. O propósito central de nossa incursão pelas críticas de Lahire é introduzir e argumentar a metodologia dos retratos sociológicos como recurso importante para a pesquisa em educação científica. Após a descrição dessa metodologia, ela é exemplificada com um retrato sociológico aplicado ao estudo da evasão em um curso de licenciatura em química. O retrato de Diogo ilustra, no nível empírico, algumas propriedades básicas atribuídas às disposições individuais (variabilidade, gênese, transferibilidade, dicotomia e contextualidade). A partir desse retrato, ilustrou-se como a ressonância entre as disposições do aluno e da instituição de ensino permite explicar seu sentimento de adesão e pertencimento ao curso. Em seguida, são sublinhadas outras potencialidades dos retratos sociológicos para os propósitos da pesquisa em educação científica.<hr/>Abstract: Recently, Bourdieu’s sociological tradition has emerged as an important trend in research in science education. This paper presents some critiques elaborated by Bernard Lahire towards Bourdieu’s sociological approach. The main purpose of our incursion into Lahire’s critique is to argue and introduce the methodology of sociological portraits as an important resource for research in science education. After describing this methodology, it is illustrated with a portrait of dropout on an undergraduate course in chemistry. Diogo’s portrait illustrates, at the empirical level, some basic features of individual dispositions (variability, genesis, transferability, dichotomy and contextuality). From this portrait, it was possible to illustrate how the resonance between students’ and institution’s dispositions helps explain their sense of membership and belonging to the course. Finally, we highlight some potentialities of sociological portraits to the purposes of sociological research in science education. <![CDATA[Políticas públicas para formação de professores de Ciências e Matemática: complementação pedagógica para bacharéis e tecnólogos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com este artigo, pretendemos participar das discussões acerca dos programas especiais de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior. Em um primeiro momento, buscamos a compreensão desses cursos nos documentos oficiais, contextualizando-os como uma política pública para formação de professores. Em seguida, objetivando compreender como vêm sendo desenvolvidos estes programas no Brasil e suas implicações para a formação de professores de ciências e matemática, apresentamos uma análise de seis cursos de complementação pedagógica, localizados na internet e selecionados a partir dos critérios: (1) oferta de formação pedagógica para portadores de diploma de nível Superior para bacharéis e tecnólogos; (2) oferta da licenciatura plena em Ciências e/ou Matemática; e (3) apresentação, na página do programa, das disciplinas a serem cursadas.<hr/>Abstract: The present article presents a theoretical discussion concerning the special programs of pedagogic formation for bearers of superior level diplomas (bachelors and technologists). In a first place, we looked for the understanding of those courses in official documents, such as LDB/96 and CNE/ CEB resolution nº 02/97, situating them a public policy to teacher training education. Afterwards we present the analysis of some complementary pedagogic courses available in Brazil, located on the internet and which we selected based on the criteria that: (1) They offer pedagogic formation for bearers of superior level diploma for bachelors and technologists; (2) They offer the full licensure in Sciences and/ or Mathematics; (3) They present, in program's webpage, the disciplines that will be studied. We aimed to understand how these programs have been developed in Brazil and their implications for Science and Mathematics teacher's education. <![CDATA[Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: São apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como a etnobiologia - ciência que estuda as inúmeras relações entre os seres humanos e a natureza ao seu redor - pode contribuir para a formação do professor de ciências que seja sensível à diversidade cultural. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de Biologia que atuam nos níveis Fundamental e Médio da rede pública de ensino do estado da Bahia, antes e após as suas participações num curso de formação continuada tratando a etnobiologia e suas contribuições para o ensino de ciências. As análises aconteceram com base na comparação das respostas e revelaram indícios de mudanças das concepções após o curso. Conclui-se que a etnobiologia pode contribuir para a formação dos professores de ciências na medida em que o curso envolvendo esta ciência gerou oportunidades para que as professoras refletissem sobre as suas práticas pedagógicas, podendo ressignificá-las com relação à diversidade cultural.<hr/>Abstract: We present results of a survey that aimed to identify how ethnobiology - science that studies the many relationships between human beings and the natural world - can contribute to the formation of science teacher who is sensitive to cultural diversity. Semi-structured interviews were conducted with nine Biology teachers from public schools in State of Bahia, before and after their participation in a continuing training course addressing ethnobiology and its contribution to science education. The analyses were based on the comparison of the responses, and revealed some changes in conceptions of the teachers after the course. We concluded that ethnobiology could contribute to the formation of science teachers in the way that the course involving this science has generated opportunities for teachers to reflect on their teaching practices being able to offer them new understandings with respect to cultural diversity. <![CDATA[Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Estudos recentes na área de formação de professores têm se preocupado em entender quais são os saberes envolvidos na prática docente, bem como os processos de desenvolvimento de tais conhecimentos. O presente trabalho, inserido no paradigma da racionalidade prática, fundamenta-se na concepção de que a construção e acúmulo de conhecimentos pelo professor se dão ao longo de sua vida, por meio de suas experiências pessoais, formativas e profissionais, e compreende a reflexão como processo potencializador da aprendizagem profissional da docência. Participaram desta investigação alunos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no período de estágio curricular obrigatório, cujas práticas formativas configuraram uma comunidade de aprendizagem. Foram investigados os diferentes tipos de conhecimentos docentes e em quais ambientes de aprendizagem sua aquisição foi favorecida durante o período de estágio. As potencialidades do estágio inicial como período de intensa aprendizagem docente, bem como algumas dificuldades e sugestões, são discutidas.<hr/>Abstract: Recent studies in the area of teacher education have shown concern in understanding which knowledge is involved in teaching practice as well as the development processes of such knowledge. Inserted in the paradigm of practical rationality, this work is based on the conception that the construction and accumulation of knowledge by the teacher takes place during his/her life by means of personal and professional experiences, and sees reflection as a source of professional learning. Graduate students of the BSc in Biological Sciences participated in this research during their compulsory curricular traineeship, whose formative practices configured a learning community. We assessed the different types of knowledge among teachers, and in which learning environments its acquisition was favored during the internship period. The potentialities of the initial stage as a period of intense teacher learning, as well as some difficulties and suggestions, are discussed. <![CDATA[Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que adotou uma abordagem interpretativa e descritiva, realizando uma análise documental no conjunto de documentos das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática. Ela foi revestida de uma perspectiva baumaniana, pois se entende que o movimento dos sólidos e dos líquidos, configurado por Bauman, propiciou uma averiguação de como esses documentos pretenderam dar novas formas aos cursos, e como os novos formatos podem ter sido compreendidos pelas instituições para, assim, investigar as permanências, ou seja, os “sólidos herdados” que se mantêm na formação dos professores de Matemática. Foi possível perceber as tentativas de derretimento de sólidos, observados nas várias reformas com a intenção de dar nova forma ao ensino. Destacaram-se as tentativas de dissolver certos sólidos, tais como: dissolver a dicotomia entre teoria e prática; a separação dos conteúdos específicos e pedagógicos, e a valorização do Bacharelado em detrimento da Licenciatura em Matemática.<hr/>Abstract: This article presents the results of research that adopted a descriptive and interpretive approach, by performing a desk review of documents in the set of Curriculum Guidelines for Mathematics courses. It was set within a Baumanian perspective, since it is understood that the movement of solids and liquids configured by Bauman led to an investigation of how these documents were intended to give new shape to the courses and how the new formats may have been understood by the institutions and to thereby investigate its permanence, namely the “legacy solids” which remain in the initial training of teachers of mathematics. It could be observed that there were attempts to melt this solid, in several reforms intended to reshape education. The highlights were the attempts to dissolve some solids, such as dissolving the dichotomy between theory and practice; separation of specific and pedagogical content and the appreciation of the Bachelor degree to the detriment of the Teacher Education of Mathematics. <![CDATA[Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo promover reflexões a respeito de desafios, escolhas e possíveis soluções que envolvem o Estado da Arte, como modelo de pesquisa que visa promover um panorama sobre um determinado tema, em um determinado recorte de tempo. É parte de nosso doutorado realizado no âmbito de um projeto de pesquisa sobre Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Apresentamos informações sobre a nossa pesquisa e propomos algumas reflexões a respeito da necessidade de ampliarmos a forma conceitual e metodológica dessa modalidade de pesquisa. Apresentamos, também, a possibilidade de análise dos textos por meio da utilização da Análise Textual Discursiva, e, por fim, uma breve síntese de alguns dados coletados em nossa pesquisa.<hr/>Abstract: This article aims to promote reflections on challenges, choices and possible solutions involving the State of the Art, as a model of research that aims to promote an overview of a particular topic in a particular time frame. It is part of our doctoral studies within a research project on Mathematics Education in Youth and Adults. We provide information about our research and propose some reflections about the need to broaden the conceptual and methodology of this type of research. Here also the possibility of analyzing the text by using the Text Analysis Discourse and, finally, a brief summary of some data collected in our study. <![CDATA[Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino, fundamentada no Ensino por Investigação, que pretende promover o desenvolvimento de diversas competências, que possibilitem o estímulo do raciocínio científico, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de questionamento e reflexão críticas. Neste contexto, o questionamento surge como uma ferramenta útil na construção de conhecimento e no desenvolvimento destas competências no aluno. Pela relevância que o manual escolar assume nas aulas de Ciências, importa que este contribua positivamente para a competenciação do aluno. Neste pressuposto, foram analisados os manuais mais adotados nos três anos do 3º ciclo do Ensino Básico, de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Apesar de a maioria das questões ser de baixo nível cognitivo, verifica-se a existência de questões de nível elevado, potenciadoras de uma aprendizagem mais autónoma e autorreguladora.<hr/>Abstract: Problem Based Learning (PBL) is an Inquiry-Based Learning approach that aims to prompt the development of diverse competences that allow the stimulation of scientific reasoning, autonomy and the development of capacities like questioning and critical reflection. In this context, questioning is a useful tool in students’ knowledge construction and in the development of the mentioned competences. As textbooks are important in science classes, they must contribute relevantly to the learning process. Having this in mind, the textbooks most used in 7th, 8th and 9th grades were analyzed according to the function and location of questions, as well as their cognitive level. These textbooks present a different number of questions. Despite the fact that the majority of questions are of low cognitive level (encyclopedic), there are also a considerable number of questions of high cognitive level, which promote a more autonomous and self-regulated learning. <![CDATA[The <em>monumentalist</em> and <em>utilitarian</em> teaching of the causes of biodiversity and conservation strategies: a study on the didactic transposition of Spanish Secondary Education textbooks]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este trabajo estudia la presencia y complejidad en el tratamiento de las causas de la biodiversidad y de las razones para su conservación que realizan manuales escolares de la Educación Secundaria de España. Para ello, se determinó el ámbito conceptual y axiológico que define la comunidad de expertos, se examinó el tratamiento propuesto en el currículo español y se analizaron 50 manuales escolares (27 de la Educación Secundaria Obligatoria –ESO – y 30 del Bachillerato). Los resultados mostraron que el proceso de transposición didáctica vuelve monumentalista la enseñanza de la biodiversidad, ya que olvida las razones de su existencia, y se enriquece de connotaciones biologicistas y utilitaristas sobre los motivos de su conservación, dejando de lado las dimensiones éticas, filosóficas y culturales. Además, el tratamiento de los manuales escolares de las causas y conservación de la biodiversidad reveló una marcada distancia de lo señalado en el currículum de España.<hr/>Abstract: This paper studies the presence and complexity of the treatment of the causes of biodiversity and the reasons for its conservation in Spanish secondary education textbooks. To this purpose, a conceptual and axiological framework defined by an expert community was reviewed, the treatment proposed in the Spanish national curriculum was described and a total of 50 textbooks were analyzed (27 from middle and 30 from high schools). The results showed that the process of didactic transposition makes the teaching of biodiversity monumental, since it omits the reasons for its existence. Consequently, teaching becomes entrenched in biologicist and utilitarian connotations about the motives for its conservation, thereby leaving aside the ethical, philosophical and cultural dimensions. Furthermore, the treatment of the causes and reasons for biodiversity conservation in textbooks revealed a marked distance from the curriculum of Spain, especially for the first year of middle and high school. <![CDATA[Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O ensaio discute a relação entre interdisciplinaridade e Educação Ambiental (EA) crítica à luz das questões epistêmicas sob o foco do materialismo histórico-dialético, o qual está organizado em três momentos: na introdução, indicamos o cenário da discussão ambiental em face do debate contemporâneo, e suas formulações teóricas que propõem dimensionar a EA a partir do conhecimento crítico, histórico e complexo. No segundo, situamos, à luz do materialismo histórico-dialético, as bases conceituais e metodológicas da educação ambiental e seus vínculos com a interdisciplinaridade. No terceiro e último, apontamos quais implicações epistemológicas o método materialista histórico-dialético pode conferir à interdisciplinaridade e à EA crítica. É preciso considerar os componentes ontológicos e históricos de intervenção humana no ambiente, cabendo aos processos de EA crítica refletirem sobre a dinâmica da relação sociedade-natureza, os quais, sem esta dimensão, tornam o debate ambiental simplificado, fragmentado e despolitizado pela negação da materialidade contida nas relações sociais.<hr/>Abstract: The essay discusses the relationship between interdisciplinarity and environmental education (EE) criticism in the light of epistemic issues from the perspective of historical and dialectical materialism, which is organized in three stages: in the introduction, we recommend the setting of environmental discussion in the face of the contemporary debate, and its theoretical formulations proposed to scale the EE from the critical, historical and complex knowledge. In the second, we situate in the light of historical and dialectical materialism conceptual and methodological bases of environmental education and its links with interdisciplinarity. In the third and last, we point out which epistemological implications of the historical and dialectical materialist method can give the interdisciplinary and critical EE. One must consider the historical and ontological components of human intervention in the environment, leaving the critical environmental processes to reflect on the dynamics of the relationship between society and nature, which without this dimension, make simplified environmental debate, fragmented and depoliticized by the negation of materiality contained in social relations. <![CDATA[Potencial das atividades de uso público do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (SP) para uma educação ambiental crítica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O foco desse trabalho foi o Subprograma de Educação Ambiental do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Realizamos observação participante de atividades de uso público, com estudantes universitários, utilizando um roteiro prévio e anotações de caderno de campo. A coleta de dados considerou parâmetros relacionados às dimensões dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e da participação política. Analisamos os dados encontrados de acordo com as diferentes tendências da educação ambiental. Como resultados, encontramos a predominância da tendência crítica da educação ambiental na maioria dos parâmetros analisados. Em relação à participação política, notamos que vários temas que poderiam ter sido abordados foram silenciados. No entanto, ainda assim, concluímos que há um grande potencial das unidades de conservação para desenvolver ações de educação ambiental de forma crítica, reflexiva e dialógica.<hr/>Abstract: This study focus on the Environmental Education Sub-program of Picinguaba Nucleus of the Serra do Mar State Park. We performed participative observations of the public using activities with university students, using a preview guide and field notes. Data collection was conducted considering the parameters related to the dimensions of knowledge, ethical and aesthetic values and political participation. We analyzed data according to the different tendencies of environmental education. As results, we found a predominance of the critical tendency of environmental education in the most of analyzed parameters. In relation to political participation, we noticed that many topics that could have been addressed were silent. Nevertheless, we identified a high potential of the protected areas to develop critical, reflexive and dialogical environmental education actions. <![CDATA[Conhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geral]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Nesse trabalho investigamos o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química experiente, do nível Superior de ensino, com histórico de bom desempenho. Um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido a partir: do registro audiovisual de suas aulas, aplicação do instrumento Representação do Conteúdo (CoRe), realização de entrevistas semiestruturadas, e reflexão estimulada. Observamos que a professora consegue mobilizar, em sua prática, a maioria das categorias do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), adotando a “Didática” como orientação para o ensino de ciências e demonstrando grande preocupação com a transmissão dos fatos científicos. Apesar de suas aulas serem predominantemente expositivas e centradas na figura do professor, foi possível identificar momentos de abordagem interativa, na qual considera os diferentes pontos de vista dos alunos sobre o conteúdo ministrado. Finalmente, constatamos que a professora apresenta uma prática pedagógica refletida, sobretudo no que se refere às suas estratégias de ensino.<hr/>Abstract: In this paper we investigate the Pedagogical Content Knowledge (PCK) of an experienced teacher of Chemistry higher level of education with a history of good performance. A qualitative case study was developed from the audiovisual record of their lessons, instrument application of Content Representation (CoRe), semi-structured interviews and stimulated reflection. We note that the teacher can mobilize in their practice most categories of PCK, adopting the “Didactic” as an orientation for teaching science and showing great concern for the transmission of scientific facts. Despite their classes being predominantly lectures and teacher centered, it was possible to identify moments of an interactive approach, which considers the different views of students on the content taught. Finally, we note that the teacher presents a pedagogical practice that reflected in their teaching strategies. <![CDATA[Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Física]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No intuito de analisar as contribuições dos objetos de aprendizagem (OA) para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes a partir de aulas de Física, elaboramos um conjunto de atividades de aprendizagem com o uso de OA referente ao conteúdo de Termodinâmica. As atividades foram organizadas no modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de acordo com o Ciclo de Kolb. Essas foram encapsuladas no eXe Learning e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle aos estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados deste trabalho indicam que o uso dos OA, inseridos nas atividades de aprendizagem, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, como: atenção, observação, avaliação, análise crítica, justificativa, importância, utilidade prática, síntese, entre outras.<hr/>Abstract: In order to analyze the contributions of learning objects (LO) to raise the development of critical thinking in students in physics classes, we have developed a set of learning activities with the use of LO about the content of Thermodynamics. The activities were organized in the methodological model of the Three Pedagogical Moments (TMP) according to the cycle of Kolb. These were encapsulated in eXe Learning and available in Moodle to high school students in a public school in Rio Grande do Sul. The results of this study indicate that the use of LOs, inserted in learning activities, have contributed to the development of critical thinking skills such as attention, observation, evaluation, critical analysis, justification, importance, practical utility, synthesis, among others. <![CDATA[A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo remete à importância do uso de textos paradidáticos na formação dos licenciandos em Física, com base na experiência ocorrida na Universidade Federal do Piauí, onde trabalhamos em uma turma de 23 de Metodologia do Ensino de Física em dois momentos. No primeiro momento, houve leitura e discussão de textos paradidáticos de Física e, no segundo momento, escrita (continuação) de uma estória já iniciada, inserindo nesta conceitos de Física. Estas atividades mostraram-se extremamente positivas e desafiadoras, especialmente na escrita, visto que os alunos não apresentaram um domínio nem da escrita formal nem dos conceitos de Física, que foram apresentados, algumas vezes, erroneamente. Como resultado, percebemos que os alunos acharam interessante a utilização e produção destes textos, pois, além de terem baixo custo e ampliarem as possibilidades metodológicas no ambiente escolar, abordam conceitos da Física no cotidiano, diminuindo a distância entre a Física lecionada na escola e a realidade dos alunos.<hr/>Abstract: This paper refers to the importance of using of paradidactic texts in the training of undergraduates in physics, based on experience occurred on the UFPI, where we work in a class of 23 students in Physics Teaching Methodology in two phases: reading and discussion of texts Physics textbooks (first); writing (continuation) a story already begun by inserting concepts of physics (second). These activities were extremely positive and challenging, especially the writing, since the students did not have experience of such writing nor the formal concepts of physics, which were presented, sometimes erroneously. As a result, we realized that the students found the use and production of these texts interesting , because in addition to being a low cost and able to extend the methodological possibilities in the school environment, addressing concepts of physics in everyday life, they narrowed the gap between the physics taught in school and the reality of the students. <![CDATA[A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho pretendemos mostrar que a ficção científica pode ser trazida para o contexto da educação científica para discutir a ciência em perspectiva ampla, oferecendo conexões com o contexto social e possíveis futuros imagináveis. Para isso, realizamos um apanhado das razões dadas por autores para o uso didático do gênero, e questionamos a visão de que se trata de um simples elemento motivador de interesse. Procuramos abordar a questão do interesse trazendo as contribuições teóricas de Georges Snyders e de Paulo Freire, e, depois, apresentar a visão dos críticos especializados em ficção científica. Finalmente, articulamos ambas as perspectivas, procurando mostrar como a ficção científica possui características que justificam sua presença nas atividades educativas de ciências, com sentido efetivamente motivador, não como artifício para angariar a simpatia dos estudantes por ciência, e sim porque é capaz de apresentar questões significativas sobre as quais todos gostaríamos de nos debruçar.<hr/>Abstract: In this work we intend to show that science fiction could be brought to science education to discuss science in a broad perspective, providing connections to the social context and to possible imaginable futures. For that, we made a list of reasons given by authors for the didactic use of the genre and wondered about the vision that it is a simple matter of stimulating students’ interests. We tried approach the question of interest by bringing theoretical contributions from Georges Snyders and Paulo Freire, thereafter presenting the view of specialized science fiction scholars. Finally, we articulated both perspectives by showing how science fiction has features that justify its presence in science didactic activities, which have an effective sense of motivation, not as an artifice to gather sympathy from students toward science, but by being able to present meaningful questions about what all of us would like to approach.