Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320170003&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Utopias e ingenuidades da educação ambiental?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300559&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300563&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em situações de Ensino tem sido contraditório no círculo docente. Muitos professores, ao reconhecerem seu valor na Educação, em situações de integração, experimentam dificuldades na construção e na mediação do conhecimento. Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. A proposta metodológica envolveu a análise dos Projetos Político Pedagógicos de cursos de Licenciatura; entrevista a coordenadores e questionários com professores do Ensino Médio e das Licenciaturas. Aponta-se para um professor interessado em usar as TIC, mas desprovido do conhecimento necessário para empregá-las em situações de ensino-aprendizagem. Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático. Apresentam-se proposições que oportunizam a identificação da gênese dos obstáculos e estratégias para sua superação.<hr/>Abstract: The use of information and communications technology (ICT) in education has resulted in contradictory situations in the teaching circle. Although teachers recognize its value in education, their experience in situations calling for integration shows difficulties in building and the mediation of knowledge. This paper presents the results of research on the barriers faced by teachers in the integration of ICT into their practice, in Brazilian schools. The methodology involved the analysis of the pedagogical projects of teacher training programs (called 'licenciaturas' in Brazil), interviews with coordinators and questionnaires with teachers. The results point to a teacher interested in using ICT in their practice, aware of its potential, but lacking the knowledge to make use of these in teaching-learning situations. Some situations that, in principle, had been regarded as "barriers" were configured effectively as "obstacles" to the teaching practice. Three obstacle groups were identified: structural, epistemological and didactic. Some proposals are presented to provide the identification of the obstacles and strategies to overcome them. <![CDATA[Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam Matemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300577&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir aspectos da prática pedagógica, considerados por um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um caso multimídia a ser utilizado na formação de professores que ensinam Matemática (FPEM). Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, cuja análise das informações incidiu sobre as negociações de significados e reflexões compartilhadas pelos membros desse grupo, na elaboração de um caso multimídia, em três empreendimentos: discussão de artigo e elaboração de um framework, discussão de casos multimídia portugueses e estruturação do caso multimídia "Os colares". Para apresentação dos resultados, foi associado o conjunto de aspectos da prática pedagógica, mobilizados por tal grupo, no planejamento e na prática da professora protagonista do caso multimídia "Os colares". Esses aspectos revelam as expectativas do grupo de a exploração de casos multimídia, na FPEM, ser uma oportunidade de construção e desenvolvimento da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática.<hr/>Abstract: This article aims to discuss aspects of pedagogical practice considered by a research group in the development of a multimedia case to be used in mathematics teacher education (MTE). Qualitative research, of an interpretative character, was carried out, and analysis of the information focused on the negotiations of meanings and reflections shared by the members of this group, in the elaboration of a multimedia case, in three projects: paper discussion and elaboration of a framework, discussion of Portuguese multimedia cases and the structuring of a multimedia case "The collars". For presentation of the results, we associated the set of aspects of teaching practice mobilized by the group based on the planning and practice of a teacher protagonist of the multimedia case "The Collars". These aspects reveal the expectations of the group and the exploitation of multimedia cases in the MTE, as an opportunity to build and develop the professional identity of (future) teachers who teach mathematics. <![CDATA["Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300597&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal.<hr/>Abstract: The purpose of this paper is to analyze one of the elements present in the school culture of teaching math in the early school years: teaching common sense that indicates how correct the way of teaching is at this level of education ie "work first in the concrete." The analysis is performed by means of a historical study of published articles from pedagogical magazines in the last decade of the nineteenth century. Authors are considered who studied so-called Cultural History. As a result, it appears that "working first in the concrete" is the pedagogical heritage of the movement for intuitive teaching, an international movement that constituted a true pedagogical counterculture in the last decades of the last century. This heritage is redesigned and comes into its own today especially the use of didactic and pedagogical materials for education on the numbering system. <![CDATA[O reverberar da crise ambiental: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta investigação analisou discursos de nove professores de Ciências do município de Maringá-PR sob crivo do domínio foucaultiano ser-saber, enfatizando a problematização de tais ditos e enunciados que orientaram as compreensões de ciência e crise ambiental, identificando potenciais práticas em Educação Ambiental (EA). O cerne desta pesquisa foi o exame das manifestações discursivas de ciência pela maneira de como a composição de enunciados repercutiam em abordagens em EA, entendidas pelos elementos discursivos postos em circulação. Como procedimento de análise para a análise dos discursos assumiu-se o domínio arqueológico optando pela sistematização do corpus em diferentes Focos de análise à luz da noção de formação discursiva, tomada como conceito-chave, não se detendo em categorias a priori, mas em suas recorrências e descontinuidades. Apesar de identificada uma transição de enunciados sobre ciência, quando articulados à crise ambiental os resultados apresentados apontaram discursos naturalizados, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por aparatos técnico-científicos.<hr/>Abstract: This research analysed the discourses of nine Science teachers of Maringa-PR municipality within the 'to be - to know' Foucault's domain, emphasizing the questioning of sayings and statements that guided the understanding of science and environmental crisis by identifying potential practices in Environmental Education (EE). The core of this research was the examination of discursive manifestations about science, through the way the composition of statements resonated in approaches to EE, understood by discursive elements put into circulation. For the procedural aspect of the discourse analysis, we assumed the archaeological domain opting for systematization of the corpus in different analysis foci, in the light of the notion of discursive formation, taken as a key concept, not stopping only on priori categories, but its recurrences and discontinuities. Although a transition of statements about science was identified, when applied to the environmental crisis the presented results pointed out naturalized discourses, accompanied by the belief that technical-scientific devices will orient its solution. <![CDATA[Educação ambiental e as dimensões cognitiva e afetiva do trabalho com valores: produzindo sentidos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300625&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir do contexto de crise socioambiental, vislumbramos a contribuição da Educação Ambiental como forma de enfrentamento e proposição de novos caminhos para a relação sociedade-natureza. Propomos o resgate e/ou construção de novos valores, que devem envolver afetos e reflexões, projetando-se em novos padrões de relação do indivíduo com o ambiente e a sociedade. Em uma perspectiva qualitativa, analisamos os sentidos produzidos nos diálogos empreendidos em episódios de ensino ocorridos entre professora e alunos a respeito da temática ambiental e valores, considerando, especialmente, as dimensões cognitiva e afetiva. Verificamos que a articulação dessas dimensões, nos episódios, implicou em um trabalho com valores significativo, ampliando as possibilidades de sua construção. Entre a apreciação estética de uma área verde e a proposição de um dilema a seu respeito há a intencionalidade do docente, limites e possibilidades dessas atividades, com os sentidos que nelas são produzidos, constituindo-se novos discursos para a relação sociedade-natureza.<hr/>Abstract: From the context of the socio-environmental crisis, we envisage the contribution of the Environmental Education as a way of confronting and proposing of new ways for the relation between society and nature. We propose the reintroduction and/or construction of new values that must involve affective and reflective aspects in order to project new patterns of individual relations with the nature and society. In a qualitative perspective, we analyzed the meaning making in the dialogues in episodes of teaching that occurred between the teacher and the students regarding environmental themes and values especially considering the cognitive and affective dimensions. We verified that the articulation among these dimensions have resulted in a significant work with values, amplifying the probabilities of its construction. Between the aesthetic appreciation of a green area and the proposition of a dilemma, there is an intentionality of the teacher, limits and possibilities of these activities with the senses that are produced, constituting novel ways of speaking about the relationship between society and nature. <![CDATA[Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300643&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.<hr/>Abstract: In this work, we set our goal to identify and discuss the conceptions about environmental education, which are present in the aims of the Exhibition of Environmental Education of the State Teaching Network in Ceará (MEA). We employed a qualitative investigation paradigm and surveyed the event organizers, who are also environmental education (EA) teachers in the state of Ceará. After this initial phase, we matched the survey's data with the documented data from the event notices. Based on Content Analysis, we analysed themes, words and expressions that are either close or distant from the EA perspectives described in the literature. We considered that MEA's purpose presents different EA perspectives such as conservationist, scientific, vigorous and critical ideas. Additionally, the search for projects that make social and curricular transformations is present in this event's pedagogic scope. <![CDATA[Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300659&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste estudo acerca da aprendizagem conceitual no ensino de Ciências foi analisar a transferência de significados das atividades de investigação envolvendo a Educação Alimentar. Inicialmente utilizamos atividades para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e posteriormente aplicamos uma sequência didática com cinco atividades investigativas referentes à alimentação aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. As atividades investigativas foram elaboradas com base na abordagem do National Research Council e desenvolvidas uma vez por semana. Após esse período aplicamos quatro atividades com situações-problema desafiadoras para averiguarmos se houve a transferência dos conhecimentos das atividades investigativas para novas situações. Comparando os dados obtidos no levantamento dos conhecimentos prévios com os resultados da transferência, foi possível perceber que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório quanto à diferenciação entre os conceitos de alimentos e nutrientes e vitaminas e minerais, além da compreensão das funções de alguns minerais para o organismo.<hr/>Abstract: The aim of this study on conceptual learning in science teaching is to analyze scientific inquiry based on the subject Food Education and its transfers of meaning. Initially, survey activities were conducted in order to recognize prior knowledge of students and later, ninth grade students of Elementary School had contact with a didactic sequence of five investigative activities related to the subject. Inquiry was based on National Research Council references and conducted weekly. After that, four challenging activities containing problem situations were applied in order to investigate if transfers of meaning from inquiry to the new situations occured. Comparing the data obtained, it was possible to see that students had a satisfactory performance when they had to distinguish concepts related to food, nutrients, vitamins and minerals. These were better understood than some minerals and their functions in the body. <![CDATA[Educação para saúde por meio de processos dialógicos e o autocuidado da pessoa surda]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300677&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Estudo qualitativo que, por meio de uma pesquisa-ação, objetivou avaliar a efetividade dos processos dialógicos em Língua de Sinais, na educação para saúde, visando ao autocuidado de adolescentes surdos. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com cinco adolescentes surdos de um município do sul de Minas Gerais. A análise dos dados se deu por categorização em um diálogo com Paulo Freire. Os resultados apontaram a falta de autonomia e consciência das ações para o autocuidado. Na ação educativa, feita por meio das Rodas Dialógicas, constatou-se a motivação dos adolescentes surdos a (inter)agirem e refletirem sobre os significados da mudança no status e na prática de receptores a construtores de conhecimentos para o autocuidado. Concluindo, verificou-se a necessidade da mobilização na busca de novas práticas e fazeres visando à formação de cidadãos autônomos e responsáveis por sua saúde, considerando as peculiaridades linguísticas da pessoa surda.<hr/>Abstract: This qualitative study through action research, aimed to evaluate the effectiveness of dialogic processes in Sign Language, in health education, promoting the self-care of deaf adolescents. For the data collection, semi-structured interviews were held, with five deaf adolescents from a city in the south of Minas Gerais state. The data analysis was done through categorization using the influence of Paulo Freire. The results showed the lack of autonomy and awareness of actions for the self-care. In the educational action performed by the Dialogue Circles, it was found that deaf adolescents were motivated to interact and reflect on the meaning of status quo changes and about the roles of receptors and constructors of knowledge on self-care. In conclusion there is need motivating students to form new habits aiming at the formation of autonomous citizens, responsible for their own health, and taking into account their language singularities as a deaf person. <![CDATA[Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300691&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo verificou o conhecimento dos professores do Ensino Fundamental I acerca do papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Estudo longitudinal, quali-quantitativo realizado em escolas públicas municipais na cidade de Amargosa, BA, que estiveram imersas em um Programa de Educação para o Trabalho para a Saúde (PET/Saúde) por um período de três meses. Utilizou-se um questionário estruturado abordando questões sobre nutrição e saúde. Verificou-se os acertos e erros obtidos antes e após a intervenção do programa. Participaram do estudo 14 professoras, com mediana de idade de 41 anos, sendo a maioria pedagoga. Verificou-se diferença significante na questão referente à importância da escola na formação de hábitos alimentares dos escolares (p=0,0425). Concluiu-se que os professores reconheceram o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares e reconheceram-se como agentes fundamentais na promoção da alimentação saudável e da qualidade de vida no ambiente escolar.<hr/>Abstract: This study verified the knowledge of elementary school teachers about the school's role in shaping the students' eating habits. The paper describes a longitudinal study, qualitative and quantitative, conducted in public schools in the city of Amargosa, BA, which were immersed in an Education Program of Work for Health (PET/Health) for a period of three months. We used a structured questionnaire addressing issues of nutrition and health. It revealed the successes and mistakes made before and after the program intervention. The sample was composed of 14 teachers, with a median age of 41 years, most of them, pedagogues. There was statistical difference in the question of the importance of school in forming eating habits of children (p = 0.0425). It was concluded that teachers recognized the school's role in shaping the students' eating habits and were recognized themselves as key players in promoting healthy eating and quality of life at school. <![CDATA[Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300707&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O conceito de substância é considerado importante, pois serve de base para a aprendizagem de outros conteúdos. Em seu desenvolvimento histórico, encontram-se formas de falar relacionadas com modos de pensar, os quais foram organizados em cinco zonas de um perfil conceitual: generalista, essencialista (utilitarista/pragmática), substancialista, racionalista e relacional. Concepções da zona relacional são pouco discutidas em sala de aula. A discussão da visão relacional é importante, pois permite que alunos tenham consciência de certos comportamentos das substâncias. Assim, o objetivo deste artigo foi apresentar um breve relato do desenvolvimento histórico do conceito de substância química, contemplando as cinco zonas do perfil conceitual, destacando as concepções da zona relacional. Apontam-se diretrizes sobre a necessidade da ampla discussão deste conceito em sala de aula, além da necessidade de pesquisas sobre métodos de ensino que promovam tais discussões, levando em consideração, além da visão relacional, as ideias das demais zonas do perfil conceitual.<hr/>Abstract: The concept of substance is considered important, because it is the basis for learning other content. In its historical development, we find ways of speaking related to ways of thinking, which are organized into five zones of a conceptual profile: generalist, essentialist (utilitarist/pragmatic), substantialist, rationalist and relational. Concepts of the relational zone are rarely discussed in the classroom. The relational view discussion is important because it allows students to become aware of certain behaviors of substances. This article aims to provide a brief account of the historical development of the concept of substance, covering five zones of the conceptual profile, highlighting the concepts of the relational zone. It points not only to the need for extensive discussion of this concept in classroom but also to the need for research on teaching methods that promote these discussions, taking into account both, the relational view and the ideas of other zones of the conceptual profile. <![CDATA[Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.<hr/>Abstract: This paper presents a methodology designed for a project on meaningful learning objects called Project Based on Learning Trajectories (PBLT). This methodology considers a metaphor where the student’s previous knowledge are starting points, the educational objectives are considered destination points and the learning objects are roads connecting the starting points to destination points. A differentiated Conceptual Map called Project’s Conceptual Map is a tool intended to define relations between the previous knowledge of the students (starting points) and the educational objectives (destination points). The theoretical basis of this proposed method includes Meaningful Learning Theory and Cognitive Load Theory. Previous studies are referenced as evidence of the proposed methodology’s effectiveness. <![CDATA[Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo Cooperativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300741&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa alguns resultados encontrados em uma pesquisa de doutorado referente a uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado, na Educação a Distância. A pesquisa teve como base teórica a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, com ênfase no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), atrelado ao método da aprendizagem cooperativa. Neste artigo, além da proposta metodológica, temos como objetivo analisar as concepções de dois grupos de sujeitos, um integrado por representantes das parcerias entre universidade e escolas, acerca de aspectos que favorecem e/ou dificultam a atuação do estagiário no contexto escolar, e o outro, por licenciandos de Física, em relação à escolha da profissão “professor de Física” e aos aspectos que consideram mais relevantes na prática docente no Ensino Médio. Analisaremos também as contribuições da vivência do CEK e do trabalho com Grupo Cooperativo, para a formação inicial de professores, modalidade a distância.<hr/>Abstract: This article analyzes some outcomes of research about a methodological proposal for the supervised curricular stage of Distance Education. The research was theoretically based on George Kelly’s Personal Construct Theory, with an emphasis on the Kellyan Experience Cycle (KEC), linked to the Cooperative Learning Method. In this article, besides the methodological proposal, we have the objective of analyzing the conceptions of two groups of subjects. One of subjects, one integrated by representatives of the partnerships between university and schools, about the aspects that favor and/or difficult the performance of the trainee in the school context, and the other by future Physics teachers, in relation to the choice of the “Physics teacher” profession and to the aspects that they consider as the most relevant in high school teaching practice. We will also analyze the contributions of the KEC experience and the work with the Cooperative Group, to the initial training of teachers, in Distance Education format. <![CDATA[Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300759&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção didática, realizada por uma professora de física, envolvendo os conceitos de tempo e espaço para alunos indígenas de uma aldeia em Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O corpus de análise é formado por dois conjuntos de dados: pré-teste envolvendo a noção de espaço e tempo dos alunos indígenas, e uma atividade sobre estratégias de medição de tempo e espaço. A coleta de dados foi feita durante as aulas de física para uma turma de 13 alunos, com idades variando entre 18 e 29 anos. Foi possível observar que medições de espaço e tempo através de estratégias tradicionais ainda estão presentes, apesar de muitos indígenas não valorizarem estes conhecimentos. Todo conhecimento tradicional que possa ser trazido para reflexão na escola, junto com o conhecimento científico, contribui para uma compreensão ampliada e ressignificada desses conhecimentos para os alunos indígenas.<hr/>Abstract: This paper presents the results of a didactic intervention, carried out by a physics teacher, involving the concepts of time and space for indigenous students of Mato Grosso do Sul State, in Brazil. It is a qualitative research in an exploratory approach. The analysis' corpus consists of two sets of data: a) a pre-test involving the notion of space and time of the indigenous students and b) an activity on time and space measurement strategies. Data collection was taken during physics classes, with a sample of 13 students, ranging in age from 18 to 29 years. It was observed that measurements of space and time through traditional strategies are still present, although many indigenous people do not value this knowledge. All traditional knowledge that can be brought into thinking at school, along with scientific knowledge, contribute to a broader understanding and rethinking about these meanings for indigenous students. <![CDATA[Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300775&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A utilização criativa dos espaços não formais pode ajudar a romper o ensino tradicional e proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, no estudo do Sistema Terra, a construção de valores, conhecimentos e habilidades. As aulas de campo favorecem a compreensão da relação entre o espaço vivido e as informações obtidas em sala de aula, permitindo ao aluno maior familiaridade com aspectos físicos e naturais de sua região. O trabalho apresenta uma investigação no campo das metodologias de ensino de Ciências, que ocorreu em um espaço não formal, as falésias de Marataízes, ES. O objetivo foi destacar as aulas de campo como uma metodologia pedagógica que favorece uma leitura crítica do mundo e o trabalho colaborativo. As aulas de campo revelaram a indissociabilidade entre sujeito e objeto da aprendizagem e propiciaram oportunidades para reconhecer as relações homem/ambiente, permitindo a aquisição da consciência das transformações na natureza pelo viés da alfabetização científica.<hr/>Abstract: The creative use of non-formal settings can help to surpass the traditional teaching in schools, providing, through interdisciplinary, the construction of values, knowledge and skills, for approaching for example the Earth System. Field classes emerge as an important methodology for understanding the relationship between living space and information constructed in the classroom, allowing students to have a better familiarity with physical and natural aspects of their region. This paper reports research in the field of methodology of science teaching, which took place on a non-formal educational setting, the cliffs of Marataízes, Espírito Santo State, in Brazil. The investigation aimed to highlight the field classes as a teaching methodology able to encourage critical reading of the world and collaborative work. The field lessons revealed the inseparability between subject and object of learning and provided opportunities to recognize man/environment relationships, allowing the acquisition of awareness of the transformations in nature through the means of scientific literacy. <![CDATA[Análise de currículos de ciências à luz da teoria de Bernstein]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300795&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esse estudo apresenta uma revisão bibliográfica feita em periódicos da área de Educação, sobre pesquisas que analisaram currículos de Ciências da Natureza com embasamento teórico dos pressupostos sociológicos de Bernstein. Os resultados apontam que pesquisas com esse enfoque vêm sendo desenvolvidas principalmente em Portugal, pelo grupo de Estudos Sociológicos de Sala de Aula (ESSA), da Universidade de Lisboa. Também se verifica que boa parte dos estudos foram desenvolvidos a partir de análises de currículos de Ciências da Educação Básica. A revisão desses estudos mostra que o conceito de recontextualização foi o mais presente nas publicações, em que o discurso pedagógico oficial é analisado em relação ao discurso pedagógico de reprodução dos materiais didáticos, da prática docente e da relação entre a escola e a comunidade. As pesquisas apontam a diminuição da complexidade dos conhecimentos científicos e das competências investigativas no processo de recontextualização.<hr/>Abstract: This study presents a bibliographical review carried out in periodicals of the Education area, on researches that analysed curricula of Natural Sciences with theoretical foundation of the sociological assumptions of Bernstein. The results point out that the Sociology of Classroom Studies (ESSA), University of Lisbon, has developed researches with this focus mainly in Portugal. It is also verified that the main part of the studies were developed from analyses of curricula of Sciences of Basic Education. The review of these studies shows that the concept of re-contextualization was the most present theme in the publications, in which the official pedagogical discourse is analysed in relation to the pedagogical discourse of reproduction of teaching materials, teaching practice and the relationship between school and community. The research points out the reduction of the complexity of scientific knowledge and investigative skills in the re-contextualization process.