Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320160002&lang=pt vol. 22 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Leitura na Educação em Ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Discurso cientificista nas políticas de currículo no Chile (2003 -2013): o foco no Programa ECBI - Enseñanza de las Ciências basada en la Indagación]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresentamos o que nomeamos como discurso cientificista nas políticas de currículo do Chile no período de 2003 a 2013. Nosso foco de investigação é o programa ECBI - Enseñanza de las Ciências Basada en la Indagación -, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile e da Academia de Ciências e pelo Ministério da Educação. Defendemos que o discurso cientificista é produzido pela articulação entre diferentes demandas em torno da qualidade do ensino de ciências e da educação, engendrando ações na tentativa de conectar diretamente os especialistas disciplinares, como formuladores de uma pedagogia, ao currículo nas escolas e à formação de professores. Dessa forma, há uma contraposição a uma pedagogia considerada como incapaz de incluir a ciência, em nome de uma pedagogia que se supõe mais efetiva, porque baseada na ciência e na indagação.<hr/>Abstract In this paper, we present what we name as the discourse of scientism in Chilean curriculum policy from 2003 to 2013. Our research focus is on the ECBI program - Enseñanza de las Ciências Basada en la Indagación - developed by researchers of the Medical Faculty of University of Chile, the Academy of Sciences and the Ministry of Education. We argue that the discourse of scientism is produced by the interaction of different demands on the quality of science teaching and education, which generates actions in an attempt to connect disciplinary experts, as makers of a pedagogy, the curriculum in schools and teacher training. We find, there is a contrast between a pedagogy regarded as unable to include science, with a pedagogy supposed to be more effective, because it is based on science and inquiry. <![CDATA[Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.<hr/>Abstract The aim of this study is to understand the interpretations of high school students about notions of the beginning of Quantum Physics, after reading scientists' texts, and also their interpretations about the reading activities, that took place in a physics class during an extension project of a public university in the state of São Paulo. We use Discourse Analysis, initiated in France by Michel Pêcheux, to analyze the student's answers to a questionnaire with five discursive questions. We realize that, probably because the reading of scientific dissemination texts and also scientists' original texts is not a common activity at the high school, the diversity of meanings given by the students to the new subject, allows a greater interaction but also alerts us to the necessity of the teacher's mediation about doubts and misconceptions. <![CDATA[A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200319&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo investiga a potencialidade da Estratégia de Ensino Estudo de Caso (EEEC) para o ensino de Química, no Ensino Médio. Para isso, a EEEC foi aplicada por três professores de Química de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: observação das aulas, aplicação de questionário aos estudantes e realização de entrevista semiestruturada com os professores. Os dados construídos foram interpretados mediante Análise de Conteúdo. Na percepção dos professores e estudantes investigados, a EEEC é uma proposta de ensino favorável e significativa para o Ensino Médio. Esses sujeitos destacaram: participação ativa e crítica do estudante, trabalho em grupo, aquisição de conhecimentos científicos, aproximação do conteúdo com a realidade do estudante, estímulo ao desenvolvimento de habilidades importantes como leitura, argumentação, comunicação oral, entre outros. Apontaram dificuldades para aplicação da EEEC, como o tempo e a falta de recursos para a pesquisa.<hr/>Abstract The focal point of this research was the potentiality of the Case Study Teaching Strategy (CSTS) for teaching High School Chemistry. To do this, CSTS was applied by three Chemistry teachers in a public school in Brazil. As research instruments, we used classroom observation, application of a questionnaire to the students and a semi-structured interview with the teachers. The results indicated that, according to teachers and students, CSTS is a favourable and significant teaching tool for High School. These subjects pointed out the emphasis in the active and analytical participation of students, group work, acquiring of different scientific knowledge, approaching the content from the student's experience, stimulation of the development of important abilities by the students, such as reading, argumentation, oral communication, among others. They also pointed out difficulties involved in the application of CSTS, such as time and the lack of resources for the research. <![CDATA[Semantic waves in teacher-student interaction: analysis of two Natural Science lessons in 6<sup>th</sup> grade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En las clases escolares de ciencias gran parte de los significados se construyen a partir de la interacción oral, mediante representaciones lingüísticas y visuales. Para alfabetizar a sus estudiantes los profesores se mueven entre el discurso científico y el discurso cotidiano, estos movimientos permiten a los aprendices razonar y ver el mundo natural desde la perspectiva de la disciplina. Maton propone que en las prácticas pedagógicas los profesores forman Olas Semánticas en el transcurso de su clase para andamiar los significados abstractos de la ciencia. Este estudio de caso aborda dos clases de un profesor enseñando la unidad Flujos de Energía en 6° básico de una escuela chilena. A través de un análisis del discurso de las actividades típicas de aula se identifican los movimientos entre el discurso científico y el cotidiano para describir las olas de significado que construye este profesor con sus alumnos.<hr/>Abstract In science lessons at school most of the meanings are constructed during oral interaction and are represented through language and images. To help students to become literate, teachers move between scientific discourse and everyday discourse. These movements allow learners to think and see the natural world from the perspective of the discipline. Maton proposes that in pedagogical practices teachers build Semantic Waves during the lesson, to scaffold the abstract meanings of science. This case study addresses two lessons of a curriculum unit on Energy Flow in 6th grade of a Chilean primary school. Through discourse analysis of Typical Classroom Activities, we identify movements between scientific and everyday discourse to describe the waves of meaning that this teacher builds with his students. <![CDATA[Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os professores se veem, muitas vezes, diante do desafio de elaborar seus próprios textos didáticos quando decidem utilizar a História da Ciência no ensino. Com o objetivo de investigar os princípios historiográficos priorizados e o diálogo que professores de Física estabeleceram com os resultados da pesquisa em ensino de Ciências, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da análise de dissertações e produtos educacionais elaborados por concluintes do Mestrado Profissional. Os resultados demonstram o exercício da vigilância epistemológica feito pelos professores ao tentarem preservar em seus textos a identificação dos cientistas envolvidos, os aparatos utilizados e as conclusões obtidas. As simplificações e os constrangimentos provocados pela transposição didática dessas informações expressam a complexidade que permeia a inserção da abordagem histórica no ensino.<hr/>Abstract Teachers find themselves faced with the challenge of developing their own didactic texts when they decide to use the history of science in the teaching. In order to investigate both historiographic principles prioritized and the dialogues established between the physics teachers and the results of research in science teaching, we conducted a qualitative study based on the analysis of educational products made by graduates of the Professional Masters. The results suggest that an exercise of epistemological surveillance is done by the teachers in trying to preserve in their texts the identification of the scientists involved, the devices used and the conclusions reached. The simplifications and constraints caused by the didactic transposition in this process express the complexity that permeates the inclusion of the historical approach to teaching. <![CDATA[A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentamos uma análise sobre processos de definição e construção de currículos fundamentados em repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa buscou responder como tem sido a definição e estruturação de currículos em práticas educativas realizadas no campo CTS. Analisamos artigos publicados em revistas brasileiras de Educação em Ciências focalizando práticas educativas efetivadas nesse campo. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise desses artigos. Enquanto referencial, esse esteve constituído de repercussões educacionais de CTS, pressupostos de Paulo Freire e proposições do Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Os resultados foram sintetizados em quatro categorias: (i) Currículos Temáticos, (ii) Professores selecionam temas para cumprir listagens de conteúdos, (iii) Não realização da investigação dos temas, e (iv) Focos de colaboração e interdisciplinaridade. Vinculado a essas categorias, identificamos limitações, dentre as quais destacamos: possível esvaziamento de pressupostos freireanos, indícios de um reducionismo metodológico e o consumismo não problematizado.<hr/>Abstract We present an analysis about processes of definition and construction of curricula based on educational repercussions of the Science-Technology-Society (STS) movement. The study sought to respond the question: how has the definition and organization of curriculum been conducted in educational practices realized in the field of the STS movement? We analyze articles published in Brazilian journals concerning education in sciences, focused on educational practices in this field and use Discursive Textual Analysis (DTA). The references included the educational repercussions of STS, concepts of Paulo Freire and proposals of the Latin American Thinking in Science-Technology-Society (LATSTS). The results were summarized in: (i) Thematic Curriculum, (ii) Teachers Selection of Themes to Comply Lists of Contents, (iii) the Non-Realization of the Investigation of the Themes and (iv) Foci of the Collaboration and Interdisciplinarity. We identify limits that indicate challenges to science education: possible weakening of Freire's concepts, indications of a methodological reductionism and the non-problematized consumerism. <![CDATA[The voice of first-year students from six countries: evaluation of their experiences in higher scientific and engineering studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este estudio analiza la valoración de los estudiantes de seis países latinos sobre sus experiencias de primer año en educación superior de ciencias, tecnologías, ingenierías y matemáticas (CTIM). El objetivo es ofrecer pruebas empíricas sobre la importancia de distintos factores determinantes de la permanencia en los cursos universitarios de CTIM. Los estudiantes respondieron el cuestionario del proyecto Interés y Reclutamiento en Ciencia (IRIS); se presentan las respuestas relativas a las percepciones de los estudiantes sobre experiencias, expectativas cumplidas y valoración de resultados académicos. Se identifican los factores más y menos importantes, los perfiles nacionales de los seis países y las diferencias entre hombres y mujeres; aparecen muchas diferencias significativas entre países y algunas diferencias entre hombres y mujeres . Se discuten las implicaciones de los resultados para orientar las políticas institucionales que mejoren el reclutamiento, la retención (evitación del abandono) y la equidad de género en los cursos CTIM.<hr/>Abstract This paper presents the students' evaluation of their first-year experiences in a higher education career in science, technology, engineering and mathematics (STEM) in six Latin countries. The aim is to provide evidence-based data about the importance of the influencing factors on the retention of higher education STEM courses. The students answered the questionnaire of the IRIS (Interests and Recruitment in Science) project, and the paper analyses the students' perceptions about college experiences, fulfilment of expectations, and appreciation of academic achievements. The findings show the highest and lowest influential factors, the national profiles across the six countries and the gender differences; there are many significant differences among countries as well as some differences between men and women. The implications of the results on the orientation of institutional policies for improving the recruitment, the retention (avoiding drop out) and the gender equity in higher education STEM courses are discussed. <![CDATA[Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.<hr/>Abstract Health Sciences Higher Education is based on the presence of different social actors such as teachers, students, and patients. It requires increasingly more flexible teaching practices, promoting collaborative knowledge construction, in different and integrated learning scenarios, such as Virtual Learning Environments (VLE). The aim of this study was to analyze the use of the VLE "Vivências: experiences in illness and treatment" in health undergraduate courses, and to discuss the use of blog, wiki, glossary, and forum tools. It was a descriptive study based on information collected in the VLE's management page. The resources analyzed have demonstrated potentialities for collaborative knowledge construction, for promoting dialogue and interaction among participants, and for the production of participants' narratives based on their learning experiences. The study reinforced the interest in working with VLE to transform health science educational processes. <![CDATA[Social representations of the environmental crisis, in preservice chemistry teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200431&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La crisis ambiental, como crisis civilizatoria, emerge de las interacciones poco efectivas entre los subsistemas biofísicos, sociales y culturales, constituyéndose en un riesgo global que trasciende el dominio material, para posicionarse en una categoría que involucra el significado y el sentido de la realidad. De esta manera, las ideas, creencias y concepciones que elaboran los profesores en formación inicial sobre la crisis ambiental, se convierten en derroteros desde los cuales se construye su saber pedagógico y su praxis educativa en relación con el ambiente. El propósito del presente artículo consiste en reconocer las representaciones sociales de la crisis ambiental, que circulan en un grupo de profesores en formación inicial de la Licenciatura en Química de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (UPN), tomando como referente el enfoque estructural de la representación social.<hr/>Abstract The environmental crisis as a crisis of civilization emerges from the ineffective interactions between biophysical, social and cultural subsystems, becoming a global risk that transcends the material domain, to be positioned in a category that involves meaning and sense of reality. Ideas, beliefs and concepts that are developed by preservice teachers on the environmental crisis, become paths on which their pedagogical knowledge and educational practice in relation to the built environment develops. The purpose of this article is to recognize the social representations of the environmental crisis, circulating in a group of preservice chemistry teachers at the National Pedagogical University of Colombia, taking as reference the structural approach of social representation. <![CDATA[A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de Matemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma análise, à luz da Taxionomia revisada de Bloom, de itens de provas escritas de Matemática elaboradas por professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas. Esses professores participaram de oficinas que discutiram a temática "avaliação e aprendizagem", projeto de extensão que ocorreu no ano de 2013, e foram convidados a analisar provas escritas que eles mesmos elaboraram. Os resultados apontaram uma prevalência de itens classificados nos níveis mais baixos do domínio cognitivo da Taxionomia (lembrar, entender e aplicar) e uma quase ausência de itens nos níveis mais elevados (analisar, avaliar e criar). Tais resultados corroboram a necessidade de estudos e propostas de formação continuada que oportunizem aos professores repensar: (i) os instrumentos avaliativos que utilizaram (em geral, prioritariamente a prova escrita), (ii) a elaboração das tarefas que propõem (em geral, restritas aos modelos presentes em livros didáticos) e (iii) a sua própria prática avaliativa.<hr/>Abstract This article presents an analysis based on the Revised Bloom's Taxonomy of items of Mathematics written test questions prepared by teachers of Secondary School and High School public school. These teachers participated in workshops that discussed the theme "assessment and learning", a project in 2013 and they were asked to analyze the written test that they prepared. The results showed the prevalence of items classified in the lower levels of the cognitive domain of the Taxonomy (remember, understand and apply) and a near absence of items in the most developed levels (analyze, evaluate and create). These results support the need for studies and continuing education projects that encourages the teachers rethink: (i) the assessment instruments that they use (in general, mainly the written test); (ii) the development of the tasks proposed (generally restricted to "exercises-type" present in textbooks) and (iii) its own assessment practice. <![CDATA[Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do <em>software</em> Maple]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200465&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz algumas reflexões motivadas pela utilização equivocada de noções da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval, pelos estudantes e pesquisadores em suas pesquisas/palestras. Sem perda de essência e generalidade, trazemos algumas definições fundadas na proposta de Duval e utilizamos os conceitos de cálculo diferencial e integral com ênfase nas superfícies e funções de duas/três variáveis, como objetos matemáticos de referência. O objetivo é explicitar as referidas definições, na tentativa de trazer contribuições da TRRS na análise em pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior, além de auxiliar os estudantes na reflexão sobre o tema, discutir as técnicas instrumentais de representação do tipo de funções em questão nos diferentes registros, em especial no registro gráfico em três dimensões, utilizando o software Maple, porque o fenômeno "ver" ou "representar" objetos matemáticos em 3D é um dos entraves na aprendizagem de cálculo pela maioria dos estudantes.<hr/>Abstract This paper presents some reflections motivated by mistakes that students and researchers have made in their lectures/research when they are using the Registers of Semiotics Representation Theory (RSRT), proposed by Duval. Without loss of generality and essence, we take some definitions from the Duval proposal and the concepts of differential and integral calculus (focused specifically on surfaces and two / three variables functions) in order to use them as mathematical objects of reference. The main goal is explain those definitions in such way to highlight RSRT contributions for the analysis of mathematics education researches practices in higher education and assist students in thinking about this topic, discussing the instrumental techniques of representation of those functions in different registers, especially for the three dimensional graphic registers using the software Maple, since the phenomenon "see" or "represent" 3D mathematical objects is one of the obstacles in the calculus learning of almost all students. <![CDATA[Pensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200489&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi identificar e discutir que indícios/características de processos do Pensamento Matemático Avançado estudantes de um curso de Matemática manifestam ao lidarem com tarefas referentes ao conteúdo de transformações lineares. Para isso, realizou-se um estudo a respeito de algumas teorias do Pensamento Matemático Avançado, o qual serviu de base para analisar os registros escritos dos estudantes. Concluiu-se que alguns participantes da pesquisa manifestaram características dos processos de representação e abstração do Pensamento Matemático Avançado, sendo que apenas dois apresentaram indícios dos processos envolvidos na abstração. Os registros escritos desses estudantes apresentam dificuldades com as notações para os conceitos em questão, assim como com a manipulação dessas notações. Assim, existe a necessidade dos professores oportunizarem momentos de reflexão em relação aos objetos dessa disciplina, como o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado.<hr/> Abstract This article presents the results of research that aimed to identify and discuss the evidence and characteristics of the processes of the Advanced Mathematical Thinking students in a mathematics course expressed when dealing with tasks related to the content of linear transformations. For this, we designed a study using some theories of Advanced Mathematical Thinking, which served as the foundation for analyzing students' written records. We conclude that some participants of the research expressed characteristics of the processes of representation and abstraction of Advanced Mathematical Thinking, and only two showed evidence of processes involved in abstraction. These students' written records present difficulties with notation for the concepts in question, as with the manipulation of these notations. Thus, there is a need for professors to create moments of reflection in relation to the development of Advanced Mathematical Thinking. <![CDATA[A formação para matemática do professor de anos iniciais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A formação do pedagogo para atuar no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o foco desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de instituições do Estado do Paraná e verificar o tempo disponibilizado para a formação ofertada na área de matemática. Como proposta metodológica, empregou-se uma pesquisa documental, com análises das matrizes curriculares de 59 (cinquenta e nove) instituições que oferecem o curso de Pedagogia no mesmo Estado, com foco na formação em matemática. Verificou-se que há nos currículos a inclusão de estudos pertinentes para a formação geral em matemática do futuro educador, contudo, existe um número expressivo de cursos que contemplam uma carga horária reduzida na formação em matemática. Conclui-se que as matrizes curriculares para a formação do pedagogo no Estado do Paraná têm mostrado uma abordagem tímida para a formação em matemática.<hr/>Abstract The formation of mathematics teachers to work in the early years of basic education is the focus of this research, and the goal is to analyze the curriculum of Pedagogy courses in institutions of the Paraná state, and to check the time available for training in the field of mathematics. As a methodological approach, we used documentary research, with an analysis of curriculum of 59 (fifty nine) institutions offering the Pedagogy course, focusing on mathematics training. It was found that there are relevant studies in the overall degree in mathematics from future education; however, there are a large number of courses that include a reduced workload in the background of mathematics. We conclude that the curriculum matrices for teachers' formation in the state of Paraná has shown a timid approach to math education. <![CDATA[Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200523&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.<hr/> Abstract This paper analyzes the teaching knowledge used by professors of Natural Sciences and Mathematics distance education degree undergraduate programs at Federal Institutes (FI) of Education, Science and Technology. The method of investigation, phenomenologically, was structured in three phases. In the first step, there was the identification, among all the Institutes in Brazil, among those that offer the Natural Sciences and Mathematics in the distance education mode. The second step involved the analysis and institutional framework of the Institutes. And in the last stage, through the ideographic and nomothetic analyses, there was the identification of elements to enlighten the teaching knowledge in the context of the degree courses at FI. It was considered that the teaching knowledge coming from the teaching profession is a result of an initial and consciously continued formation, which is also ethical and critical and which is guided by trajectories that continuously reflect upon the process of teaching formation, upon the work space and upon the desired world for the professor and for others. <![CDATA[Entre o cristal e a chama: a natureza e o uso do conhecimento científico e dos saberes tradicionais numa disciplina do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais (FIEI/UFMG)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200541&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho discutem-se os significados que envolvem a formação intercultural para educadores indígenas a partir das tensões decorrentes do encontro das diferentes culturas e da pluralidade de saberes em sala de aula. As reflexões têm como panorama as questões em torno da função social da educação escolar indígena em suas articulações com as dinâmicas culturais em suas comunidades, considerando-se tanto a construção da educação básica nas aldeias quanto a formação docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, são analisadas algumas situações vivenciadas em sala de aula, em uma disciplina de formação de educadores indígenas, sob a metáfora do texto visto como chama ou cristal. A experiência permitiu uma melhor compreensão da realidade da educação escolar dos povos indígenas como contato cultural, e não como folclore.<hr/> Abstract This paper discusses the meanings that involve cross-cultural training for indigenous educators from the tensions arising from the meeting of different cultures and the plurality of knowledge in the classroom. Reflections have as scenery the issues concerning to the social function of indigenous school education in their links with the cultural dynamics in their communities, considering both the construction of basic education in the villages and teachers training at the Federal University of Minas Gerais in Brazil (UFMG). For this purpose, some situations experienced in the classroom, in a training course for indigenous teachers, under the text metaphor viewed as flame or crystal, are analyzed. This experience has enabled a better understanding of the reality of school education of indigenous peoples as cultural contact, not as folklore.