Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320150002&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Saber científico e etnoconhecimento: é bom pra quê?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Análise reflexiva e interpretativa do quadro É bom pra quê? do programa de televisão Fantástico, apresentado pelo médico Drauzio Varella, que foi veiculado em rede nacional entre os meses de agosto e setembro de 2010 em cinco episódios, com duração média de 10 minutos. O objetivo da série era discutir os usos e abusos dos tratamentos médicos feitos com produtos derivados de plantas que não passaram pelo crivo científico dos estudos clínicos, e analisar as perspectivas da fitoterapia medicinal. Na culpabilização pessoal, valorização do medo, desqualificação dos saberes paramédicos e centralidade na figura do médico, ele fundamenta suas bases discursivas, para impor legitimidade aos seus argumentos. Nessa perspectiva, as estratégias discursivas veiculadas na mídia por meio da televisão, e no caso particular do quadro do Fantástico, É bom pra quê?, visam a manutenção de uma ordem médica hegemônica, distante da preconizada neutralidade científica e da ausência de interesses econômicos.<hr/>This article is a reflective and interpretative analysis of the sketch “É bom pra quê?” presented at the TV program Fantástico, hosted by doctor Drauzio Varella, which was broadcast on national television during August and September 2010 in five episodes with an average duration of 10 minutes. The series aimed to discuss the use and abuse of medical treatments made with plant-derived products that have not been tested by scientific clinical studies, and to assess the prospects for herbal medicine. Within the climate of self-blaming, enhancement of fear, disqualification of paramedic knowledge and the centrality of the figure of the doctor, he examines the discursive basis to impose legitimacy on his arguments. From this perspective, the discursive strategies disseminated in the media through television, specifically in the sketch of ‘Fantástico’, ‘É bom pra quê?’, aim to maintain a hegemonic medical order, away from the proposed scientific neutrality and the absence of economic interests. <![CDATA[Pesquisa em ensino de biologia: características da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um estudo referente à pesquisa em ensino de Biologia, pautado na descrição, análise e caracterização das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para tal, foram analisadas 41 dissertações defendidas no período de 2003 a 2009, a partir de descritores propostos pelo Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): ano de defesa, autor e orientadores, nível de ensino, foco temático e gênero do trabalho acadêmico. Os resultados mostraram que a pesquisa em Ensino de Biologia do PPGEC/UFRPE apresenta características comuns à pesquisa nessa área em âmbito nacional, como o predomínio de problemáticas que envolvem a Educação Básica. E, também, características singulares que refletem o processo de implantação e consolidação do curso de mestrado do PPGEC/UFRPE.<hr/>This paper presents a study related to research in teaching of Biology, based on the description, analysis and characterization of dissertations in the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC), University Federal Rural of Pernambuco (UFRPE). For this, 41 dissertations were analyzed in the period 2003-2009, taking into account descriptors proposed by Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) from Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): the year of defense, author and supervisors, educational level, thematic focus and type of academic work. The results showed that the research in teaching of Biology in PPGEC/UFRPE presents common characteristics in this area at the national level, for instance, within the prevalence of research themes involving basic education. Also there are specific characteristics for academic production that reflect the process of implementation and consolidation of the Master course in the PPGEC/UFRPE. <![CDATA[Toulmin's argumentative model and science education: an argued review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente trabajo se revisa críticamente la investigación que ha empleado el modelo de Toulmin como marco teórico para estudiar la argumentación en las clases de ciencias. Para ello se pone especial énfasis en revisar la literatura indexada, presentando los principales resultados de los estudios, y también sus alcances y limitaciones. Se identifican algunas tendencias, y se discute la relevancia educativa de la investigación sobre el tema, reflexionando acerca de diversas problemáticas que emergen en este campo. Finalmente, se examina la literatura en su conjunto, identificando problemas abiertos que ofrecen oportunidades para emprender futuras investigaciones.<hr/>This paper critically reviews the research that has used Toulmin’s model as a theoretical framework to study reasoning in science classes. Special emphasis is placed on reviewing the indexed literature, presenting the main findings of the studies, their scope and limitations. Some trends are identified, and the educational significance of the research on the subject is discussed. Various issues that emerge in this field are also analyzed. Finally, the literature as a whole is reviewed, identifying unsolved matters that offer opportunities for future research. <![CDATA[Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.<hr/>This study focused on the influence of the “Chemistry Textbook” in teacher’s teaching practices. The teacher chosen can be considered as a representative case of the reality experienced by teachers generally in the public schools of the State of São Paulo. Eight multimodal narratives of lessons were videotaped and analyzed and also the Chemistry Textbook. The results showed that: (a) the Textbook is present in teaching practices as an external authority but; (b) the teacher works with some independence of Textbook, and (c) the Textbook’s epistemic and pedagogical conceptions were not identified in the teacher’s teaching practices. <![CDATA[Stoichiometry and the law of mass conservation: what can be hidden behind the simplification of the experts’ discourse]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente trabajo se analiza el tema estequiometría, en su relación con la Ley de Conservación de la Masa, desde la perspectiva de análisis comunicacional en el aula de química para la interpretación de errores de los estudiantes. La revisión del discurso docente a través de libros de textos permite reflexionar sobre los significados otorgados por los docentes a los términos “reacción química”, “reactivos” y “productos”, y sobre qué podrían comprender los estudiantes, cuando se omiten reflexiones históricas y epistemológicas sobre dichos términos.<hr/>A deep perspective on students’ misconceptions on stoichiometry and Mass Conservation Law is presented. An evaluation of chemical discourse through textbooks allows teachers to be aware of the meaning of “chemical reaction”, “reagents” and “products” when talking with students. In addition, an analysis of how the omission of historical and philosophical reflections may lead to students’ misconceptions is also presented. <![CDATA[Semantic networks of student populations: a methodological tool for educational research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Presentamos una propuesta metodológica cualitativa para indagar aprendizajes de una población de estudiantes. Utilizamos el concepto de red semántica para la representación gráfica de las respuestas individuales de los estudiantes frente a un problema determinado. Asimismo, el modelo de procesamiento de la información proporcionó la base teórico-práctica para la confección de los caminos cognitivos asociativos expresados por cada sujeto. Esta combinación teórico metodológica permitió elaborar redes semánticas poblacionales que representan la información acerca de los conocimientos declarativos de la población. Se propuso a estudiantes universitarios, de las asignaturas Biología y Química Biológica de distintas carreras, un problema de múltiples resoluciones acerca del metabolismo de los carbohidratos. Al ordenar las respuestas de todos los estudiantes en redes semánticas detectamos: (a) tendencias generales de errores arraigados que se repiten en cada asignatura, y (b) tendencias específicas de estrategias de respuestas o de errores que sólo aparecen en alguna de las poblaciones.<hr/>We report a qualitative, innovative and original methodology for research in science education. We use the concept of Semantic Network as idea for displaying students´ responses to a problem on a given topic. We proposed a problem with multiple resolutions on the metabolism of carbohydrates to university students of Biology and Biological Chemistry from different careers. Students’ answers were organized in cognitive pathways, using a methodology derived from the Information Processing Model. Graphical representation of all individual cognitive pathways allowed us to construct semantic networks from each studied population. In this way the declarative knowledge of each population could be easily represented. These networks allowed us to detect: (a) answering strategies, (b) general trends of mistakes, and (c) mistakes that appeared in specific populations. <![CDATA[Diálogos em modelagem matemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em que investigamos o papel da Modelagem Matemática para o estabelecimento de interações cujas características favorecem a aprendizagem. Diante da importância atribuída à comunicação em atividades de Modelagem Matemática e às interações em sala de aula, investigamos as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem e procuramos identificar interações classificadas por alguns pesquisadores como sendo aquelas associadas à aprendizagem. As análises que apresentamos indicam que aquelas interações identificadas durante o desenvolvimento das atividades que podem ser caracterizadas como ‘diálogos’ favorecem a aprendizagem dos alunos. Subsidiamos nossas conjecturas na análise de atividades desenvolvidas por um grupo de alunos de um curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública.<hr/>This article presents part of the results of a research project that investigated the role of Mathematical Modeling for the establishment of interactions whose characteristics can promote learning. Given the importance attributed to communication in Mathematical Modeling activities and interactions in the classroom, we investigated the interactions that emerge during the development of modeling activities and sought to identify the interactions classified by some researchers as those associated with learning. The analyses we present indicate that those interactions identified during the development of activities which can be characterized as “dialogues” favor the students’ learning. We base our assumptions on the analysis of activities developed by a group of students in an Environmental Engineering course at a public university. <![CDATA[Possibilidades de aprendizagem: reflexões sobre neurociência do aprendizado, motricidade e dificuldades de aprendizagem em cálculo em escolares entre sete e 12 anos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O avanço das neurociências na educação aborda aspectos da memória, da aprendizagem e da indissociável relação corpo-mente para aprendizagem do sujeito. Este estudo buscou correlacionar tais conceitos às Dificuldades de Aprendizagem (DA) específicas em cálculo (aritmética) e pressupostos da Educação Matemática. O objetivo foi investigar o impacto de um programa pedagógico, com atividades didático-manipulativas usando corpo/movimento, em um estudo longitudinal com 37 escolares com indicativos de DA em cálculo, entre 7 e 12 anos, oriundos de um colégio privado em Cuiabá, MT. Como resultado, houve um aumento no desempenho escolar da amostra, mostrando que o uso do corpo e de atividades somatossensoriais podem auxiliar alunos com DA a focarem a atenção e melhorar sua autonomia acadêmica, senso de autoeficácia e compreensão matemática. A indissociabilidade corpo-mente e a realização bem-sucedida do presente estudo confirmam a necessidade de se promoverem pesquisas em experiências e aprendizagem motoras para minimizar impactos das DA.<hr/>The advancement of neurosciences in education presents aspects of memory, learning and the inseparability of the body-mind relationship in the learning of students. This study sought to correlate these concepts with Learning Disabilities (LD) specifically in arithmetic and principles of Mathematics Education. The purpose was to investigate the impact of an educational program with didactic and manipulative activities using movement-body in an experimental typology study with 37 students (of a private college in Cuiabá, MT, Brazil) between 7 and 12 years old with indicative of LD in calculus. The main result was the increase of the academic results of the students, showing that the use of the body and somatosensory activities can help students with LD to focus attention and improve their academic autonomy, sense of self-efficacy and mathematical understanding. Believing in the inseparability of the body-mind relationship and in the positive outcome of this study we conclude the need to promote research in motor learning to minimize impacts of LD. <![CDATA[A noção de mobilização na associação da Física a objetos tecnológicos contemporâneos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Assumindo ser interessante, no ensino de Física, a explicitação de utilidades práticas ou possíveis relações entre conteúdos da física e aspectos da cotidianidade, procuramos esboçar respostas à seguinte questão: a explicitação de relações da física com aspectos de objetos tecnológicos contemporâneos pode mobilizar estudantes do Ensino Médio para o estudo dessa disciplina? Pautados na noção de mobilização conforme proposta por Bernard Charlot e em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas junto a estudantes a partir de atividades envolvendo a leitura de textos de divulgação científica e respostas a questionários contendo questões abertas. As análises realizadas sugerem que explicitar relações entre conteúdos da física e aspectos associados à produção e ao funcionamento de objetos tecnológicos contemporâneos, tais como o telefone, o computador e os aparelhos de raios-X e de ressonância magnética, pode funcionar como móbile da mobilização em relação ao estudo da física.<hr/>Assuming that Physics education has interesting explicit practical activities or possible relationships between physics content and aspects of everydayness, we tried to outline answers to the following question: Can the explicitness of relationships between physics and aspects of contemporary technological objects can mobilize high school students for the study of this discipline? Guided by the notion of mobilization as proposed by Bernard Charlot and by notions of Discourse Analysis initiated by Michel Pêcheux, we analyze information collected from student activities involving the reading of scientific dissemination texts and responses to questionnaires containing open questions. The analyses suggest that explicit relationships between physics content and aspects associated with the production and functioning of contemporary technological objects, such as the telephone, computer, X-ray and magnetic resonance apparatus, can function as vehicle of mobilization in respect of the study of physics. <![CDATA[O compartilhamento de significado na aula de Física e a atuação do interlocutor de Língua Brasileira de Sinais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inclusão dos alunos com deficiência auditiva e dos alunos com surdez nas escolas brasileiras exorta por pesquisas que abordem, por exemplo, a diversidade linguística em ambientes educacionais bilíngues. Apresentamos um estudo em que buscamos verificar o compartilhamento de significados entre a Língua Portuguesa e a Libras para enunciados explicativos sobre dois conceitos fundamentais no ensino de Física: velocidade e aceleração. Tais enunciados foram apresentados por um interlocutor de Libras atuante em aulas de Física. Considerando algumas ideias presentes nas teorias de Bakhtin, verificamos as significações assumidas pelos principais sinais apresentados pelo interlocutor. Verificamos que os sinais apresentados pelo interlocutor podem assumir significados diversos, o que, em alguns casos, divergem do significado físico-científico. Percebemos que cabe ao interlocutor reconhecer os sinais mais adequados, mas tal reconhecimento passa por um entendimento correto do conteúdo de física que será interpretado, o que remete a uma necessária preparação conjunta com o professor.<hr/>The inclusion of students with hearing impairment and students with deafness in Brazilian schools calls for research, for example, involving linguistic diversity in bilingual educational environments. We present a study in which we seek to verify the sharing of meanings between the Portuguese Language and the Brazilian Sign Language for explanation of two fundamental concepts in physics teaching: velocity and acceleration. The explanations were presented by an interlocutor of Libras who worked in physics classes. Using some ideas of Bakhtin, we check the significance assumed by the main signs presented by the interlocutor. We verified that the signals presented by interlocutor may assume various meanings, in some cases, different from the scientific meaning. We note that the interlocutor needs to recognize the most appropriate signs, but such recognition needs a correct understanding of the content of physics, which requires joint preparation with the teacher. <![CDATA[Aulas de ciências para surdos: estudos sobre a produção do discurso de intérpretes de LIBRAS e professores de ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O bilinguismo na educação de surdos pressupõe a língua de sinais como primeira língua do surdo e, com a inclusão escolar, os alunos surdos foram inseridos em instituições regulares de ensino, implicando uma nova estrutura da sala de aula. O ensino de ciências para surdos é um desafio, pois o aluno surdo utiliza uma língua diferente da do professor, e necessita de um intérprete de LIBRAS para ter acesso ao corpo de conhecimentos mediados por ele. A investigação objetivou analisar a produção de narrativas (um gênero do discurso) de professores e intérpretes de LIBRAS sobre a aula de ciências para surdos. As narrativas foram produzidas no “diário de aula”, e foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Nossos resultados apontam que o bilinguismo ainda não permeia a sala de aula inclusiva, e que a barreira linguística é a maior dificuldade encontrada no aprendizado dos conhecimentos científicos pelos alunos surdos.<hr/>Bilingualism in deaf education presumes sign language as the first language of the deaf. With school inclusion deaf students have been enrolled in regular educational institutions resulting in a new structure in the classroom. Science teaching for the deaf is a challenge, because the student uses a language that is different from the teacher and needs a LIBRAS interpreter to access the body of knowledge mediated by the interpreter. The present study investigated the production of narratives (as a discourse genre) of professors and LIBRAS interpreters in science classes for deaf students. The narratives were produced in the class diary and analyzed by the content analysis technique. Our results pointed out that bilingualism still does not pervade the inclusive classroom, and the language barrier is the major difficulty found in learning science by deaf students. <![CDATA[Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se uma investigação com elementos de uma pesquisa participante que objetivou apresentar o cenário da formação de professores de ciências no âmbito da educação inclusiva utilizando interações discursivas produzidas em reuniões de uma rede de pesquisa no estado de Goiás. Os resultados permitiram analisar a política de educação inclusiva no estado de Goiás, bem como refletir sobre como o ensino de ciências pode contribuir para a formação de cidadãos dentro dessa escola inclusiva.<hr/>We present an investigation using participatory research that aims to present the scenario of the training of science teachers in education using inclusive discursive in meetings of a research network in the state of Goiás Our results allowed us to rethink the policy of inclusive education the state of Goiás, and reflect on how science education can contribute to the formation of a citizen in this inclusive school. <![CDATA[A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.<hr/>This work is based on empirical research data and aims at analyzing the effectiveness of an innovative approach applied during the training of multipurpose teachers who teach sciences in primary schools. The researched teachers were studying Pedagogy at Unicamp due to an agreement among the university and city halls belonging to the metropolitan area of Campinas. The declared practices and ideas carried out by 13 teachers who teach sciences were researched. Previous data and information given during and at the end of the course through questionnaires, essays, observations and interviews was used. Although the majority of teachers seemed to have understood the key ideas of the course and promoted changes in their classes, it was concluded that the lack of previous knowledge, concerning specific science content, and the small number of hours available for teaching were the main factors which make it impossible for a wider apprehension of some ideas highlighted in the course to be present. <![CDATA[Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.<hr/>Scientific theatre is still a recent phenomenon in Brazil. It is configured as a type of theatre that encourages the dissemination of science and science education. Although there are not many academic researches on this topic, science theatre has been a practice of within basic and higher education, as well as non-formal education. This article has as its objective to carry out a systematic analysis of scientific theatre in science education. For this reason we examine the term scientific theatre, explaining its definition and its linkage with a scientific literacy. Finally, we list groups and projects in Brazil that perform this type of activity, focusing on their productions and proposals. <![CDATA[A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo investigar a formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. O corpus foi constituído por "memórias", uma metodologia de coleta de dados desenvolvida por membros do grupo. Em analogia com os focos da aprendizagem científica, construímos os focos da aprendizagem para a pesquisa (FAP) que articulam essa aprendizagem por meio de seis eixos: (1) Interesse; (2) Conhecimento; (3) Metodologia; (4) Criatividade; (5) Comunidade; (6) Identidade. Para análise dos dados, adotamos os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que as discussões realizadas nas reuniões do grupo têm lidado, sobretudo, com: as questões metodológicas, as ligações entre os referenciais teóricos e os dados, e a divulgação de resultados de pesquisa em diferentes comunidades de pesquisa. Estes resultados podem ser interpretados como uma mudança nos discursos dos sujeitos de uma investigação orientada para uma investigação autônoma<hr/>This paper aims to investigate the formation of researchers in the research group in Education in Science and Mathematics. The corpus of data consisted of 'memories', and a methodology for data collection was developed by the group members. From analogy with the strands of scientific learning, we built the focuses of learning for research (FAP) that articulate this learning in six aspects: (1) Interest; (2) Knowledge; (3) Methodology; (4) Creativity; (5) Community; (6) Identity. For data analysis we adopted the methodological procedures of Discursive Textual Analysis. We concluded that the discussion in the group meetings dealt mainly with methodological issues, the links between the theoretical framework and data and the dissemination of research results in different research communities. These results may be interpreted as changing the subjects' speech from that of prescribed research to autonomous research.