Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320020001&lang=en vol. 8 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>O conceito de função e sua linguagem para</b> <b>os professores de matemática e de ciências</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de "funções". A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as "funções" no ensino de Química e Física.<hr/>This article presents some of the results obtained from our observation of three Secondary School Mathematics teachers pedagogical practice when they used mathematical language to teach "functions". From a qualitative data analysis some representative categories of conceptions raised in the classroom about the subject are proposed from the expressions effectively used by the teachers with their students. Some considerations are also raised on the relation between these conceptions and the use of a specific language to deal with "functions" in the teaching of Chemistry and Physics. <![CDATA[<b>¿Qué</b><b> ideas tienen los profesores de física</b> <b>de nivel medio respecto al modelado?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en En el marco de una investigación referida a explorar qué significado y qué rol atribuyen profesores, estudiantes universitarios e investigadores en Física a los modelos científicos, se presentan en este trabajo los resultados obtenidos con profesores de nivel medio. Se detecta una falta de reflexión sobre el significado y empleo de modelos en Física y serias dificultades para interpretar cómo se vinculan éstos con la realidad y qué rol se les asigna en la construcción del conocimiento científico.<hr/>This paper deals with the results obtained through a research work on High School teachers; it is part of an investigation inquiring the significance/meaning and role that teachers, college students and Physics researchers ascribe to scientific models. A lack of understanding of the meaning and use of models in Physics and serious drawbacks to interpret how the models are related to reality and the role they are assigned in the construction of scientific knowledge is observed. <![CDATA[<b>Buscando um sistema de avaliação contínua</b>: <b>ensino de eletrodinâmica no nível médio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo busca apresentar uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem, recaindo no ensino da Física, mais especificamente de eletrodinâmica clássica para o nível médio. Estruturamos uma proposta de ensino, baseada em preceitos construtivistas de forma a garantir que a avaliação ficasse integrada ao processo de ensino, formando assim um todo indissolúvel. Também fornecemos considerações sobre os consensos internacionais que aparecem nas publicações da área de ensino de Ciências e suas repercussões sobre a forma de um plano para a ação.<hr/>This paper presents a discussion on evaluation of learning in physics education, specifically in the teaching of classical electrodynamics for High School level. We suggest a teaching proposal based in a constructivistic model designed in order to guarantee that the evaluation and teaching processes be in a same integrated structure. We also provide some considerations based on evaluation and assessment international consensus drawn from the most important publications of science education research area. <![CDATA[<b>Professores - pesquisadores</b>: <b>reflexão e</b> <b>mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.<hr/>The purpose of this study was to follow and to analyse a group of six teacher-researchers meetings and make clear the troubles they found to implement a methodology change in their teaching, in the context of evaluation. The discussions that appeared during the meetings presented expressive moments about reflections unleashed by troubles they found in conducting the practical activities developed during the in-service course they attended. In this course, the partakers could discuss and develop the thermodynamics activities role, emphasizing the teaching by investigation. Data analysis indicates that when the teachers work together, exchanging experiences, they can face the problems and find their solutions. <![CDATA[<b>Algunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la teoría de la relatividad especial en el nivel medio y polimodal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este trabajo se presentan una serie de consideraciones, emergentes de aportes recientes de la Historia de la Ciencia, la Filosofía de la Ciencia y la Didáctica de las Ciencias, relevantes para la introducción de la Teoría Especial de la Relatividad (TER) en la enseñanza secundaria. Se considera que los aspectos destacados deberían estar presentes en los libros de texto utilizados, por lo que los ejes propuestos pueden servir de base para el análisis de las obras didácticas que abordan el tema de la teoría especial de la Relatividad (TER). El trabajo pretende, además, servir de aporte para los docentes, presentando la TER contextualizada desde el punto de vista histórico, epistemológico y didáctico.<hr/>A series of considerations, emergent of recent contributions of the History of the Science, the Philosophy of the Science and the Didactics of the Sciences, important for the introduction of the Special Theory of the Relativity (TER) in the secondary education are presented in this report. Considering that the relevant aspects of this subject should be attended in the used textbooks, our proposed axes can serve as base for the analysis of the didactic works that approach the topic of the special theory of the Relativity (TER). With this work we hope to make a contribution for teachers, contextualizing the TER from the historical, epistemological and didactic point of view. <![CDATA[<b>Natureza e naturezas na construção humana</b>: <b>construindo saberes das relações naturais e sociais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.<hr/>The practice of the environmental education, although it has pawned in the “preservation of Nature”, it seems to have released the knowledge of the different sciences for the understanding of the concept of Nature that permeates our living. In this article, we present a mosaic of ideas and conceptions concerning the concept of Nature, composed under several interpretation points, delineating part of the construction and reconstruction history of a concept that it was already different from the current conception that is hegemonic of the western world thought. <![CDATA[<b>Formação dos educadores ambientais e</b> <b>paradigmas em transição</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.<hr/>This article considers theoretical references used in the formation of environmental educators in undergraduate courses. These references define a theoretical picture when they are analysed considering the historical and dialectic materialism's methodological referential. Considering the professors' nucleus of representations, this theoretical picture can be organised in natural, rational and historical conceptions about the man-nature relationship and theirs representations of education. The analysis of these tendencies reveals a superation movement of the traditional paradigms that are present in the curricular organisation in the university. <![CDATA[<b>A fotossíntese no ensino fundamental</b>: <b>compreendendo as interpretações dos alunos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.<hr/>This research is about interpretative gestures from students, in the teaching of photosynthesis with eight graders in Junior High School. Our reference is the French discourse analysis, and Bachelard's Epistemology. The interpretation gestures are considered important in the process of scholar mediation of school science, as a consequence of recognizing that the multiplicity of meanings is proper of the language nature, and the identification of these gestures is a way to offer the students an access to scientific discourse. Our goal in this paper is to show different interpretations, and understand how they act in the construction of meanings about photosynthesis. <![CDATA[<b>A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais</b>: <b>emergências de um estudo de investigação-ação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores.<hr/>This paper focuses the process of writing and reading in the first years of Elementary School science teaching and the initial and continued education of teachers who act, mainly, in the first cycle of schooling, based on a work supported by the action-research. This research's main goal was to identify the processes and results during the realization of the activities connected to the process of reading and writing with/in Sciences, in partnership with a teacher, in order to verify in what terms it would be possible to occur the reorganization of her pedagogical practice. By using the narrative, this investigation allows a special reflection about the models and proposals that come from the continued education programs of our teachers. <![CDATA[<b>Problema, teoria e observação em ciência</b>: <b>para uma reorientação epistemológica da educação em ciência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trabalhos recentes de investigação sugerem que freqüentemente os professores de ciências constroem imagens de ciência marcadas por visões de índole empirista/indutivista. O presente artigo desenvolve-se em torno de contributos da epistemologia, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência, isto é, centra a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez, também ela capaz de orientar práticas educacionais. É com naturais limitações, decorrentes ainda do actual estatuto epistemológico da Educação em Ciência que procuramos desenvolver um conjunto de idéias sobre aspectos tão importantes como o problema, a teoria e a observação em Ciência, capazes de contribuir para que os professores se sintam mais informados e, por via disso, sejam mais capazes de fundamentar as suas opções educacionais e didácticas em relação à ciência que ensinam.<hr/>Science teachers play an important role in forming the image of science that is held by their pupils. However, recent research suggests that quite often science teacher´s conceptions of the nature of scientific knowledge are marked by empiricist/inductivist epistemologies. Thus, the present paper aims to help science teachers to have a better understanding the epistemology of science aspects which may be relevant for their teaching, in particular, the role of the problem, the theory and its articulation with observation. Arguments in line with proposals of the new philosophy of science are developed and implications for teacher education are considered.