Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação (Bauru)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1516-731320110004&lang=es vol. 17 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The impact of the Natural and Physical Sciences Portuguese Curriculum on teachers' practices</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, consideramos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contínua e a administração central.<hr/>This paper intends to disseminate the results of a study whose main aim was to understand the impact of the Basic Education Curricular Reorganisation for the curricular practices and collaboration dynamics of Natural and Physical Sciences teachers. The empirical study adopted a quantitative approach and the results report on 1122 questionnaires completed by Natural and Physical Sciences teachers. To deepen these results, we collected qualitative data, obtained from interviews with six Natural and Physical Sciences teachers who participated in the first part of the study. The results obtained suggest a superficial appropriation of the central concepts concerning current education discourse and indicate that the implementation of the Basic Education Curriculum in Portugal doesn't produce effective changes in teachers' practices. We consider this requires essential and concerted action between teachers, Education Institutes and Central Administration. <![CDATA[<b>K-9 science education</b>: <b>the limits of citizenship and inclusion concepts in the Brazilian National Curriculum Parameters</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho, partindo das considerações sobre cidadania e inclusão apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências, é trazer uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar. O que se pretende mostrar são os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nesses documentos curriculares, concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a universidade pode ter um papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de atender às demandas sociais.<hr/>In this paper we intend to perform a critical analysis of citizenship and inclusion concepts presented in the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN) for science teaching. Such analysis will be based on theoretical references from critical pedagogies and on classroom academic research. Our intention is to demonstrate the limited character of PCN's proposals for improving both school citizenship and inclusion in science teaching from a sociocultural perspective. Based on this, and considering academic studies in school environments, we show that the university may have a greater role in proposing more effective curricular changes in order to meet social demands. <![CDATA[<b>The shortage of science and mathematics teachers in Primary and Secondary Schools and the increase of teachers' training courses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo parte das estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira sobre o Ensino Superior, para responder questões de estudo que envolvem: a dimensão da carência de professores no país, o crescimento da oferta de vagas nas licenciaturas presenciais, e a distância e as estimativas sobre o volume total de vagas necessárias para que o país possa formar licenciados em número suficiente para atender a Educação Básica. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo documental alicerçado na análise sistematizada de documentos, estatísticas e artigos da literatura. Os dados estatísticos sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes são então apresentados e discutidos quantitativamente, buscando-se elementos que fundamentem as considerações feitas para o fortalecimento das políticas públicas na área. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para a solução da carência de professores no Brasil.<hr/>This study starts with the statistics of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira on higher education to answer some questions that involve the lack of teachers in the country, the growth of vacancies in the undergraduate on-site and distance courses and the estimates for the necessary vacancies so that the country can form licentiates in enough numbers to provide basic education. Methodologically this work is a document study and is based on a systematized analysis of documents, statistics and articles in the literature. The statistical data on vacancies, candidates, entrance, registrations and graduation are then presented and discussed looking for elements to base the considerations about the public politics in the area. The conclusions point to complementary measures for the enlargement of vacancies in degree courses which are necessary for the solution of the lack of teachers in Brazil. <![CDATA[<b>Una propuesta de trabajos prácticos de laboratorio que favorece el aprendizaje de conceptos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Se presenta el análisis y discusión de la implementación de una modalidad de trabajo práctico de laboratorio (TPL) para el nivel universitario, desarrollada a partir de los resultados de investigaciones propias. El formato pretende que los estudiantes, a partir de tener claros los objetivos del TPL, puedan tomar decisiones que los lleven a realizar la tarea planteada. De este modo se evita que los realicen mecánicamente. La evaluación de las implementaciones muestra que los estudiantes se comprometieron con la tarea haciendo suyo el objetivo del TPL y tomando decisiones durante el desarrollo del mismo. La propuesta parece generar en los estudiantes seguridad, compromiso, actitud lúdica y participación proactiva. Por otra parte, permite establecer conexiones entre la teoría y los fenómenos dado que, en general, los estudiantes recurren inicialmente a sus ideas previas para finalmente conectar la tarea con la teoría, estableciendo relaciones que favorecen el aprendizaje de la disciplina.<hr/>We present the analysis and discussion of a type of laboratory practice (TPL) for university level. The new format attempts to enable the students, starting with a clear understanding of the TPL, to take decisions which lead them to do the proposed routine. This way we try to avoid students doing the TPL mechanically. The evaluation of the implemented TPL shows that the students are committed to the task and make the objective of the TPL their own, taking decisions during the laboratory sessions. This proposal seems to generate in the students feelings of assurance, compromise, playfulness and proactive participation. The proposed format allows the students to establish relations between the theory and the phenomena. They initially resort to their previous ideas and finally make the connection between the task and the theory and so establish relations which favor the learning of the discipline. <![CDATA[<b>Practical activities development</b>: <b>a challenge to science teachers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As atividades práticas contribuem para o interesse e a aprendizagem em Ciências, especialmente quando investigativas e problematizadoras. Assim, o objetivo foi entender como professores de Ciências do Ensino Fundamental percebem estas atividades, bem como saber se são por eles utilizadas e os motivos para o seu uso/não uso no cotidiano da escola. Para isso, entrevistamos professoras de Ciências, que indicaram raramente utilizar atividades práticas e terem dificuldades nesta utilização. Quando o fazem, é após aulas teóricas, para apenas ilustrar a teoria . Justificam raramente recorrerem a tais atividades pela insegurança, falta de apoio e infraestrutura da escola. As professoras afirmam valorizar as atividades práticas, mas as percebem apenas como complemento para as aulas teóricas. Entendem serem necessárias mais atividades práticas, porém ficam angustiadas por não conseguirem desenvolvê-las nas condições de trabalho. Considerando as dificuldades apontadas, são oferecidas sugestões para se promoverem estas atividades no sistema público de ensino brasileiro.<hr/>Practical activities contribute to interest and learning in Science, especially when they require investigation and problematization. So, the goal of the study was to understand how Science teachers in Fundamental Education perceive these activities and also to know if there are applied and the reasons for their use/not use in everyday schooling. The study interviewed Science teachers, who had indicated difficulties and who used practical activities rarely. When they are used, it happens after theoretical study, to illustrate theory only. Teachers justify rarely using these practices because they feel insecure and they do not have school structure and human support. Teachers value practical activities but perceive practical activities only as complementary to theoretical classes. Teachers understand the necessity for more practical activities, but feel anguish because they do not make it happen. The researchers considered difficulties expressed by teachers and give some suggestions to encourage practical activities in Brazilian educational public system. <![CDATA[<b>The development of scientific concepts</b>: <b>reflections from a textbook writing experience</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.<hr/>This paper presents a systematization of the reflections that guided our decisions about how to design a science textbook that best encouraged students to develop basic scientific concepts. We drew upon the theories of Vygotsky and Bakhtin to support our conviction that what a word means is not revealed in a dictionary, but in its use in social contexts. We present extracts from a science textbook, exemplifying strategies aimed at establishing mediations between personal meanings relied on in the everyday life of the students and the scientific concepts with more stable meanings. <![CDATA[<b>The history of the use of textbooks in the University</b>: <b>the case of the Institute of Chemistry of University of Sao Paulo (IQ-USP)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os livros didáticos, ao promoverem a circulação de ideias, valores e comportamentos desejados em determinados períodos, constituem importante ferramenta no levantamento da história de uma disciplina. Propõe-se investigar, nesse contexto, qual foi e qual é o papel dos livros didáticos na formação profissional em química, e que lugar eles vêm ocupando na dinâmica das salas de aula, tomando como locus de pesquisa uma importante universidade pública brasileira. Considerando-se fundamentos da história oral, foram entrevistados seis professores, cuja formação e atuação docente ocorreram em diferentes períodos da história da instituição. Os depoimentos sobre o papel do livro didático em suas vidas acadêmicas, como alunos e docentes, permitiram observar diferentes tendências desde o período em que o ensino de química permaneceu centrado na figura do professor até a recente opção pela adoção de um único livro didático como guia para o desenvolvimento de uma disciplina.<hr/>Textbooks constitute important research tools for the history of education, since they promote the circulation of the desired ideas, judgments and behaviours in a specific period. In this context, this paper focuses on the textbook's role in general chemistry courses in different periods, assuming as a research locus a major Brazilian public University. Considering the fundamentals of oral history, six lecturers, whose training and professional work developed in different periods of the history of the institution, were interviewed. The reports about the role of the textbook in their academic lives as students and lecturers revealed different tendencies from the lecturer-centered process of the early years, to the suggestion of using several textbooks, to the recent adoption of a single textbook as a guide to the general chemistry course. <![CDATA[<b>Knowledge, reality and Physics teaching</b>: <b>modeling in a bungean inspiration</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho procurou-se aprofundar uma reflexão epistemológica sobre a dinâmica da construção de modelos na produção do conhecimento científico, a partir de uma perspectiva epistemológica realista crítica e, a partir desta reflexão, propor uma forma de entender a modelização no ensino de Física, baseada nesta concepção. Pela profundidade da análise dos modelos que desenvolveu e, também, pela compatibilidade de suas concepções com o contexto da presente pesquisa, utilizaremos a teorização proposta por Mario Bunge como referencial para desenvolver estas reflexões. Buscando transpor as considerações deste autor para o contexto do ensino e, também, articulando-as com outras discussões consistentes sobre a construção de modelos no ensino de Física, apresenta-se um entendimento sobre a modelização em sala de aula a partir de uma inspiração bungeana. A modelização, nesta perspectiva, tem um enfoque na exploração do aspecto processual da Ciência, em particular, da relação entre as teorias científicas e a realidade.<hr/>In this study we sought to deepen an epistemological reflection on the dynamics of model building in the production of scientific knowledge, from a critical realist epistemological perspective, and from this discussion, propose a way of understanding the modeling in physics teaching based in this conception. For the depth of analysis of the models developed and also the compatibility of his views with respect to this research, we use the theory proposed by Mario Bunge as a reference for developing these ideas. Attempting to transpose the author's considerations into the context of education and also linking them with other consistent discussions on the construction of models in physics teaching, an understanding of the modeling in the classroom from a Bungean perspective is presented. Modeling in this perspective has a focus on the exploration of the procedural aspects of science, in particular the relationship between scientific theories and reality. <![CDATA[<b>Un fenómeno, dos teorías</b>: <b>una elección para la resolución de problemas en Física</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudio presenta a) dos enfoques teóricos cognitivos para abordar la resolución de problemas en física y b) un análisis del grado de adecuación de ambos enfoques a registros de estudiantes resolviendo problemas. Uno de los enfoques es la aproximación clásica basada en los resultados de los estudios de expertos y novatos. El otro, es un marco basado en un enfoque múltiple y contextualizado de la cognición. El análisis se realiza en torno a dos cuestiones clave para el estudio de la resolución de problemas: la naturaleza de los procesos que ocurren durante la tarea y del conocimiento puesto en juego. El análisis pone en evidencia las limitaciones y bondades de los enfoques para entender mejor por qué los estudiantes hacen lo que hacen cuando resuelven problemas.<hr/>The present work is a) a comparative analysis of two theoretical approaches for cognition in Physics Problem Solving, and b) a discussion of the extent to which both of these approaches are able to account for protocols of students solving problems. One of the approaches is grounded on the classical expert-novice difference studies. The other one is a theoretical framework based on a manifold and context-sensitive view of cognition. The analysis addresses two key aspects of problem solving: the nature of the knowledge involved and the processes that takes place. The result of this analysis points out the limitations and the benefits of these approaches in order to understand why students do what they do when solving problems. <![CDATA[<b>Mathematical models for São Paulo population growth and the exploration of different growth rates</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A utilização de modelos matemáticos que descrevem a evolução temporal de populações (crescimento ou decréscimo) pode ser extremamente útil para a escolha de medidas preventivas e/ou de controle. São muitas as ferramentas matemáticas disponíveis, e uma escolha adequada depende tanto do tipo de informações disponíveis quanto dos objetivos almejados. Buscando explorar conteúdos matemáticos do Ensino Médio, neste trabalho são apresentados alguns modelos matemáticos que descrevem o crescimento da população do Estado de São Paulo, a partir da utilização de diferentes funções. Diferentes taxas de crescimento são exploradas, e as características e hipóteses básicas de cada modelo proposto são apresentadas. Uma comparação quantitativa e qualitativa é feita para validar os modelos obtidos.<hr/>The use of mathematical models which describe the evolution of populations through the time (increase or decrease) can be very useful for making choices in preventing or controlling growth. There are so many mathematical tools available and an appropriate choice depends not only on the information but also on the expected goals as well. Aiming to explore mathematical ideas in high school, in this work some models are presented to describe the increase of São Paulo State's population, using different functions. Different growth rates are explored and the basic features and hypotheses of each proposed model are presented. A quantitative and qualitative comparison is made to validate the obtained models. <![CDATA[<b>Shared creation of a game</b>: <b>a tool for dialogue about sexuality developed with adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento de um Jogo Educativo, desenvolvido, de forma compartilhada, com adolescentes da Vila Cafezal, comunidade em uma área de favelas de Belo Horizonte. Por meio de oficinas em grupos operativos, criou-se um espaço de diálogo sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Fazem parte do jogo: (1) oitenta cartas de perguntas e respostas; (2) um baralho de reflexão, e (3) um baralho de locais, demarcando espaços públicos da Vila Cafezal. Constatou-se que o processo desenvolvido auxiliou os jovens na construção de conhecimento, no diálogo e compreensão sobre atitudes de cada gênero. Tanto o processo descrito no presente artigo quanto o material produzido podem ser utilizados como alternativas para se criar um ambiente saudável e interativo para se trabalhar os temas referentes a sexo e sexualidade, na perspectiva requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pelas demandas do Serviço Único de Saúde (SUS).<hr/>This paper describes the process of developing an educational game in collaboration with adolescents from Cafezal Village, a community of a slum area of Belo Horizonte, Brazil. The objective of this study was to create a space for dialogue concerning sexuality and teenage pregnancy through workshops in operative groups. The game consisted of: (1) 80 question/answer cards; (2) 15 thinking cards and; (3) 15 territory cards showing public places that belong to Cafezal Village. It was found that the process helped the youth in the construction of knowledge through dialogue and understanding the attitudes of each gender. The process described in this article and the material produced can be used as alternatives to create a healthy and interactive environment to work through the issues related to gender and sexuality within the perspective of the Brazilian National Curricular Parameters (PCN) and the demands of the Brazilian Public Health System (SUS). <![CDATA[<b>Social and environmental impacts in the Paraguai River Cáceres, Mato Grosso, Brazil - fishermen´s perceptions of the Colony Z - 2</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata da análise da percepção dos pescadores cadastrados na Colônia Z-2 sobre os impactos socioambientais associados à degradação do rio Paraguai, na zona urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para o levantamento das percepções dos pescadores e a interpretação dessas respostas. Com base na interpretação da percepção ambiental dos entrevistados, observa-se que os impactos citados provocam: mudanças nas margens do rio, na biodiversidade e no estoque pesqueiro; o assoreamento do leito do rio provocado pelo desmatamento das margens para atividade agropecuária; erosão das margens causada pelo movimento de grandes embarcações de turismo e transporte de soja, e o descaso das autoridades. Conclui-se que os profissionais da pesca de Cáceres estão sensibilizados com as ações predatórias no rio Paraguai e apresentam potencial para lutar por uma melhor qualidade de vida quando sugerem um trabalho coletivo que una interesses e coparticipação.<hr/>This article deals with the analysis of the fishermen's perceptions registered in the Z-2 Colony, and the environmental impacts associated with the degradation of the Paraguai River, in the urban zone of Cáceres, Mato Grosso, Brazil. Semi structured interviews were used to survey fishermen's perceptions and the interpretation of these answers has been carried out. From the interpretation of the environmental perception of the interviewees, it is observed that the cited impacts cause changes in the edges of the river, the biodiversity and in the supply for fishing boats. The destruction of the riverbed caused by the deforestation of the edges by farming activity, and the erosion of the edges caused by the movement of great boats of tourists and the transport of soy together with the indifference of the authorities was noted. One concludes that the professional fishermen of Cáceres are sensitive to the predatory actions in the Paraguai River and have potential to fight for a better quality of life when they suggest a collective work that joins interests and co-participation. <![CDATA[<b>Study</b><b> of the process of desertification in the Caatinga</b>: <b>a proposal for Environmental Education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es As restrições físicas e químicas dos solos do semiárido nordestino, bem como a exploração intensiva dos recursos naturais e o super pastoreio tornam a Caatinga vulnerável à desertificação e à ameaça de extinção de espécies nativas, a exemplo do mororó. A introdução da Educação Ambiental na escola é importante na medida em que o educador e a escola conhecem o aluno e sua comunidade; desenvolvem temas ambientais que possam criar uma interação entre o ensino e o cotidiano dos estudantes, adotam livro didático que apresente preocupações com questões ambientais, e, também, atraem professores de outras disciplinas para se engajarem em projetos interdisciplinares. O presente artigo teve o objetivo de investigar o desmatamento do vegetal mororó na localidade de Mororó do Hermínio, no Cariri paraibano, e propor temas ambientais que possam ser aplicados em aulas de Ciências e Química.<hr/>The physical and chemical soil restrictions of the semi-arid Northeast Brazil as well as intensive exploration of natural resources and extensive grazing make the Caatinga vulnerable to desertification and the threat of extinction of native species, like the mororó. The introduction of Environment Education in the schools is important especially when teachers and the school know their students and the community they belong to. They can develop environmental themes which interact with students' learning processes, make use of textbooks that present topics related to the environment and also draw in teachers from other subjects to get engaged in interdisciplinary projects. This article was aimed at investigating of deforestation of vegetable mororó in the locality of "Mororó do Hermínio", located in the Cariri of Paraíba and to propose environmental issues that can be applied in chemistry and science classes. <![CDATA[<b>The reading of original texts of scientists </b><b>by students in a university course</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho investigo os sentidos produzidos por alunos do primeiro ano, em um curso superior de ciência e tecnologia, a partir da leitura de textos originais de cientistas ilustres nos campos da termodinâmica e da teoria cinética dos gases. A análise é realizada com base nas respostas por escrito dos estudantes a um questionário proposto sobre os textos. A atividade desenvolvida se insere no contexto de uma reflexão sobre a inclusão de elementos de história da ciência em aulas de ciências nos diversos níveis de ensino. Apesar de certas dificuldades apontadas pelos alunos na leitura dos textos, que, do meu ponto de vista, constituem oportunidades de uma efetiva mediação dialógica em sala de aula, observa-se, em seus relatos, a enriquecedora contribuição que a presença da história da física proporcionou, por meio da leitura dos originais, tanto para a formação de uma cultura científica quanto para a compreensão de determinados conceitos.<hr/>In this paper, I analyze the production of meanings by first-year students on a university course of science and technology based on the reading of original texts of notable scientists in the fields of thermodynamics and the kinetic theory of gases. The analysis is performed on the written registers of the students' answers to a questionnaire on the proposed texts. The activity is developed in the context of a reflection about the inclusion of elements of the history of science in science classes at various levels of education. Despite some difficulties pointed out by students in the reading of texts, (which in my opinion is to provide opportunities for effective meditational dialogue in the classroom), they noted in their accounts the rich contribution that the presence of history of physics provided, through the reading of original texts, for the formation of a scientific culture and for the understanding of certain concepts. <![CDATA[<b>Assessing</b><b> the didactic aspects of language articles from two general magazines</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.<hr/>Many teachers search in journalistic texts, magazines or newspapers, for subjects with scientific contents that can be used as classroom support material. Is the scientific content in this material, really, usable? Does the language used by the journalists promote the scientific knowledge on the subjects discussed? Thus, the aim was to analyze the scientific, didactic and accessibility aspects of the contents of the country's most widely read, Veja and Época, weekly magazines published in 2008, with the theme of Environment. The results showed that the texts presented by the Veja magazine presented scientific language that can be used in classroom as didactic texts, as support and complementary material for the teachers.