Scielo RSS <![CDATA[Sociologias]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1517-452220170001&lang=en vol. 19 num. 44 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[One century without Durkheim. One century with Durkheim]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O centenário da morte de um autor é uma ocasião que convida à reflexão sobre o sentido e as consequências de seu legado. Neste texto, procuramos pontuar alguns elementos biográficos de Émile Durkheim (1858-1917), que ajudam a situá-lo em seu contexto original e, sobretudo, delinear alguns dos principais aspectos que caracterizam sua recepção nas ciências sociais no decorrer dos últimos cem anos. O argumento que apresentamos aqui é que há, pelo menos, três tipos de apropriações: Durkheim do senso comum sociológico, Durkheim dos durkheimianos e Durkheim interlocutor das teorias sociais. Ao mesmo tempo, apontamos como os seis textos que integram o presente dossiê dão testemunho dessa diversidade de leituras possíveis, bem como da vivacidade da presença de Durkheim nas ciências sociais contemporâneas. Esperamos que este seja um convite a uma compreensão crítica e complexa da história da nossa própria disciplina.<hr/>Abstract The centennial of an author's death invites to reflect on the meaning and consequences of his/her legacy. In this text, we seek to present some elements of Émile Durkheim's (1858-1917) biography, which help to situate this author in his original context, and especially some of the main aspects that characterize his reception in the social sciences over the last hundred years. We argue that there are at least three kinds of appropriations: Durkheim of the sociological common sense, Durkheim of the Durkheimians, and Durkheim interlocutor of social theories. At the same time, we point out how the six articles that constitute this dossier illustrate such diversity of possible readings, and demonstrate the liveliness of Durkheim's presence in the contemporary social sciences. We hope this to be an invitation to a critical and complex understanding of the history of our own discipline. <![CDATA[Les Formes Élémentaires de la vie religieuse: past, present and future]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100038&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, o autor discute a obra de Durkheim dedicada às formas de religiosidade, analisando o contexto histórico de sua produção, sua influência hoje no campo da sociologia da religião e as perspectivas futuras diante das atuais tendências culturais no contexto global. Na primeira parte, tratando do passado, discute o complexo contexto cultural de As Formas, como um complemento à abordagem metodológica para o entendimento dessa obra proposta por Roberto Alun Jones. Na segunda parte, explora o posicionamento atual de As Formas no campo da sociologia da religião, argumentando que a obra padece de um 'descaso deliberado' por boa parte dos sociólogos. Na terceira parte, volta-se para o futuro, buscando explorar o potencial de As Formas como fonte de teorização na sociologia da religião e, talvez, no pensamento social de modo geral. Apoiado em trabalhos recentes de Christian Smith, aponta diversas linhas de investigação que poderiam valer-se das análises de Durkheim e desenvolvê-las para o contexto atual.<hr/>Abstract In this article, the author discusses Durkheim's work on forms of religious life, by analyzing the historical context of its production, its current influence in the field of sociology of religion, and future perspectives in the face of current cultural trends in the global context. In the first part, dealing with the past, he discusses the complex cultural context of The Elementary Forms, as a complement to the methodological approach proposed by Roberto Alun Jones to the understanding of this work. In the second part, he explores the current position of The Elementary Forms in the field of sociology of religion, arguing that the work suffers from benign neglect among scholars. In the third part, it turns to the future, seeking to explore the potential of The Elementary Forms as a source of theorizing in the sociology of religion and perhaps as social thought tout court. Based on recent works by Christian Smith, he points out several lines of research that could rely on Durkheim's analyses and develop them for the current context. <![CDATA[The Elementary Forms of Religious Life: a turning point in Durkheimian sociology?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100072&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As Formas Elementares da Vida Religiosa é a última grande obra que Émile Durkheim publicou em vida. Sua importância para a sociologia, antropologia e áreas afins é inequívoca, o que fez e faz do livro um clássico das Ciências Sociais. Tal referência que passou a ser ocorreu acompanhada de determinadas avaliações e interpretações. Dentre essas, destacam-se aquelas que veem As Formas Elementares, positiva ou negativamente, como um ponto de ruptura no interior do projeto intelectual durkheimiano. O presente trabalho, tomando como referencial o conjunto da obra do sociólogo francês, e passando em revista os argumentos dos autores que identificam na obra de 1912 uma nova abordagem, mostra que a religião sempre esteve presente nas preocupações - nos planos social e científico - de Durkheim. Como será exposto, se, por um lado, a maneira de tratar o fenômeno religioso foi gradativamente se modificando, por outro, a concepção e elaboração de As Formas Elementares da Vida Religiosa não prescindiram dos recursos teóricos e metodológicos formulados e operacionalizados nas obras precedentes. Ou seja, mostrar-se-á que, ao invés de ruptura, há uma linha de continuidade entre as primeiras e aquela última obra de Émile Durkheim.<hr/>Abstract The Elementary Forms of Religious Life was Émile Durkheim's last published masterpiece. Its importance to Sociology, Anthropology and other related areas is unequivocal, what made the book a classical in the Social Sciences. This recognition came along with certain evaluations and interpretations, among which those that, either positively or negatively, deem The Elementary Forms as a turning point in the Durkheimian intellectual project. The present paper, drawing on the complete works of the French sociologist and reviewing the arguments of scholars that identify a new approach in the 1912's work, shows that religion has always been present in Durkheim's concerns - regarding social and scientific spheres. I argue that if, on the one hand, the approach to the religious phenomenon has gradually changed, on the other hand, the conception and elaboration of The Elementary Forms did not dispense with the theoretical and methodological resources formulated and operationalized in the precedent works. In other words, this paper will show that, instead of a watershed, there is actually a continuity between Durkheim's first works and that last one. <![CDATA[The endless (false) debate around the work of Durkheim: from Parsons to Alexander]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100092&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Há alguns anos Jeffrey Alexander (1947-) sucedeu Talcott Parsons (1902-1979) como o sociólogo americano mais influente e, como Parsons, sua obra se construiu primeiramente através de uma reinterpretação crítica dos autores clássicos da sociologia. É, em grande medida, por meio de um estudo dos escritos durkheimianos, que conferem um estatuto particular ao livro As Formas Elementares da Vida Religiosa, que os dois autores elaboraram, cada um a seu modo, uma teoria voluntarista da ação social. Veremos ao longo deste artigo, que, para além das diferenças entre suas interpretações - fundadas sobre diferentes maneiras de identificar as etapas no desenvolvimento do pensamento durkheimiano -, Parsons e Alexander assemelham-se ao reduzir tal pensamento a uma teoria da ação social.<hr/>Abstract Alexander has succeeded Parsons for some years as the most influential American sociologist and, like Parsons, his work was first constructed by a critical reinterpretation of the classical authors of sociology. It is largely through a study of the Durkheimian writings conferring a special status on the FEVR that the two authors have elaborated, each in their own way, a voluntarist theory of social action. We shall see, in this article, that apart from differences in their interpretations based on their ways of identifying stages in the development of Durkheim's thought, their similarity is to reduce it to a theory of social action.<hr/>Résumé Alexander a succédé depuis quelques années à Parsons à titre de sociologue américain le plus influent et, comme Parsons, son œuvre s'est d'abord construite par une réinterprétation critique des auteurs classiques de la sociologie. C'est en grande partie par le biais d'une étude des écrits durkheimiens conférant aux FEVR un statut particulier que les deux auteurs ont élaboré, chacun à leur manière, une théorie volontariste de l'action sociale. Nous verrons dans notre exposé qu'au-delà des différences de leurs interprétations fondées sur leurs manières d'identifier des étapes dans le développement de la pensée durkheimienne, leur similarité est de rabattre celle-ci à une théorie de l'action sociale. <![CDATA[Durkheim and the bond to groups: an unfinished social theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100128&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Durkheim sustenta a tese da diversidade dos vínculos sociais, que constituem muitas fontes variadas da moral, ou, mais precisamente, muitas possibilidades diferenciadas para o indivíduo elevar-se à vida moral. O homem solidário de Durkheim é um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e ligado a outros e à sociedade, um indivíduo consciente das regras morais que implicam a participação na vida social. Se ele as aceita, é pelo prazer que encontra na reciprocidade da associação e no sentimento de ser útil. Essa consciência permanece, todavia, frágil, ela corre até mesmo o risco de desaparecer em certas circunstâncias. Interessa-lhe, então, mantê-la: tal é a função do Estado. Durkheim conceituou, de certa forma, um modo particular de regulação social dos vínculos a partir de uma representação organicista da solidariedade. É preciso reconhecer a força dessa teoria, mesmo se o conhecimento das sociedades modernas nos conduz a ressaltar que podem existir outras configurações ou regimes de vínculos. A teoria social do vínculo, tal como podemos construir hoje, é ao mesmo tempo a herdeira do núcleo conceitual deixado pelo fundador da sociologia francesa e o resultado das aquisições da sociologia comparativa, que é fundada sobre uma abordagem não normativa das sociedades modernas e sensível à sua diversidade.1<hr/>Abstract Durkheim supports the thesis of the diversity of social bonds, which constitute many varied sources of morality, or, more precisely, many different possibilities for the individual to rise to the moral life. Durkheim's supportive man is an individual at the same time autonomous and connected to others and to society, an individual conscious of the moral rules that imply participation in social life. If he accepts them, it is for the fulfilment he finds in reciprocity of association and in the feeling of being useful. This awareness, however, remains fragile, it even runs the risk of disappearing under certain circumstances. Thus, he is interested in maintaining it: this is the duty of the State. Durkheim has, in a sense, conceptualized a particular way of social regulation of the bonds, based on an organicist representation of solidarity. We must recognize the strength of this theory, even if the knowledge of modern societies leads us to emphasize that there may be other configurations or regimes of bonds. The social theory of bonding, as we can formulate today, is at once the heir of the conceptual core left by the founder of French sociology and the result of the acquisitions of comparative sociology, which is based on a non-normative approach to modern societies and sensitive to their diversity. <![CDATA[The gift and the third paradigm in the social sciences: the anti-utilitarian contributions of Alain Caillé]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100162&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A palavra dádiva tem recepção ambivalente nas ciências sociais, no Brasil, na medida em que sugere, numa leitura superficial, um entendimento religioso e gratuito da doação. Mas a dádiva é um sistema teórico relacional que revela a complexidade das relações sociais no passado e no presente. Este reconhecimento levou Alain Caillé a propor a dádiva como um terceiro paradigma que seria mais complexo que aqueles marcados pelas tradições do individualismo e do holismo. A análise das contribuições deste autor é fundamental para se entender as tendências contemporâneas do debate que é crucial no desenvolvimento da escola francesa de sociologia fundada por Émile Durkheim.<hr/>Abstract The word "gift" has an ambivalent reception in the social sciences in Brazil, because through a superficial reading it suggests a gratuitous and religious understanding of the donation. But the gift comprises a relational theoretical system, which reveals the complexity of social relationships in the past and the present. This recognition led Alain Caillé to propose the gift as a third paradigm, which would be more complex than those marked by the traditions of individualism and holism. The analysis of the contributions of this author is fundamental to understand the contemporary trends of the debate that is crucial in the development of the French school of sociology founded by Émile Durkheim. <![CDATA[Seizing the Stage: Social Performances from Mao Zedong to Martin Luther King, and Black Lives Matter Today]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100198&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Sociólogos da cultura vêm desenvolvendo, desde 2000, perspectivas teóricas e aplicações empíricas da teoria da performance social, que tem como ponto de partida a atualização da obra tardia de Durkheim, somada a elementos da virada estética e da teoria do drama.. Essa abordagem refuta a interpretação econômica da ação desenvolvida por Marx, assim como a abordagem teórica da ação iniciada por Weber e continuada por Parsons. Neste ensaio, pretendo demonstrar como a teoria da performance social pode esclarecer a arte do protesto, tomando como exemplos a revolução comunista da China, o movimento americano por direitos civis de meados do século 20, e os protestos atuais, majoritariamente afro-americanos, contra a violência policial nas cidades americanas. Entre a tradição de protesto afro-americana de meados do século vinte e as condições da população negra pobre das periferias das cidades do início do século 21, emerge o imenso desafio de forjar novos roteiros orientados à ação. São necessárias lideranças fortes, com talento dramatúgico e de direção. A fusão exitosa de público, roteiro e atores exige acesso aos meios de produção simbólica; interpretação empática das atuações em curso, por parte dos críticos; e suficiente influência ante os poderes relevantes para evitar repressão pelas forças do Estado. Esses diversos elementos foram postos em prática pelo movimento negro pelo fim da violência policial, que vem ganhando impulso desde 2012. Empregando novos meios digitais de produção simbólica, seus organizadores transmitiram narrativas, slogans e gestos persuasivos, provocando protestos massivos de afro-americanos e mudanças na opinião pública americana em relação à violência policial e ao racismo.<hr/>Abstract Since the early 2000's, cultural sociologists have been developing theoretical understandings and empirical applications of social performance theory. This approach challenges the economic understanding of action developed by Marx as well as the action-theoretical approach that Weber initiated and Parsons continued. In this essay, I hope to demonstrate how social performance theory can illuminate the art of protest during China's communist revolution, the mid-century American civil rights movement, and the mostly African-American protest against police violence in American cities today. Between the black protest tradition of the mid-20th century and the conditions of poor black inhabitants of the inner cities in the early 21rst century, there loomed the enormous challenge of forging new action-oriented scripts. These scripts have to be made to walk and talk, informing dramatic scenes that could appeal to, energize, and perhaps even unify citizen-audiences fragmented by race and class and demoralized by political fatalism. Strong leaders with performative gift are necessary. Successfully fusing audience, script, and actors require, as well, access to the means of symbolic production; sympathetic interpretation of ongoing performances by critics; and sufficient leverage vis-a-vis material power to block state forces from exercising repression. These disparate elements have been brought into place by the black movement against police violence that has gathered force since 2012. . Deploying the newly digital means of symbolic production, its organizers projected compelling narratives, slogans, and gestures, triggering massive African-American protest and changing American public opinion regarding police violence and racism. <![CDATA[The (legal) regulation of sexuality. The entrance of the religious in debates about same sex marriage in the Argentinian Parliament (2010)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100248&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Tomando el debate sobre la ley de reforma del Código civil en Argentina (2010) que extiende el reconocimiento de la institución matrimonial a parejas sin distinción de sexos, este trabajo se propone indagar los sentidos conectados con lo religioso/ la religión en los discursos parlamentarios en oposición al proyecto de ley. A partir de las intervenciones en ambas cámaras legislativas (Diputados y Senadores nacionales) que conforman lo que denominamos campo de oposición parlamentaria, se plantean categorías para captar la emergencia de la dimensión religiosa en el debate parlamentario, en el momento en que el poder legislativo decide el futuro del proyecto de ley. Así, se busca poner en tensión los vínculos entre lo religioso y lo político cuando la sexualidad se vuelve un asunto de debate público.<hr/>Abstract Taking the debates about the civil code reform bill in Argentina (2010), which extends the recognition of the matrimonial institution to same sex couples, this work proposes to investigate the religious senses incorporated in the parliamentary speeches opposing this change. From the speeches in both legislative chambers (nationals Deputies and Senators) that shapes what we name a field of parliamentary opposition, a set of categories are proposed to catch the emergency of the religious dimension in the parliamentary debate, when the legislative power decides the future of the reform bill. Thus, this work aims to put into tension the links between the religious and the political when the sexuality becomes a matter of public debate. <![CDATA[Food, society and culture: contemporary issues]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100276&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta pesquisa teórico-conceitual coloca em evidência autores, temas e debates contemporâneos ligados à alimentação sob uma perspectiva sociopolítica e cultural. Ao levantar e analisar os diferentes estudos aqui mobilizados, foi possível definir cinco eixos temáticos da pesquisa sobre alimentação, cultura e sociedade. Tais temas exigem um diálogo interdisciplinar entre diferentes áreas, de forma a contribuir para a construção de uma perspectiva mais criativa e porosa sobre a alimentação, em sintonia com os debates sociais contemporâneos.<hr/>Abstract This theoretical and conceptual research highlights contemporary authors, issues and debates related to food through a political-cultural perspective. The analysis of the different studies here mobilized made possible to define five research topics involving food, culture and society. These issues require an interdisciplinary dialogue among different areas, in order to contribute to building a more creative and permeable perspective on food in line with the contemporary social debates. <![CDATA[The international academic mobility: characteristics of Brazilian researchers' paths]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100308&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo aborda o tema da internacionalização acadêmica, discutindo o movimento seguido por estudantes, professores e pesquisadores em direção a instituições universitárias e de pesquisa no exterior, com excepcional competência técnica e infraestrutura de qualidade para a formação pós-graduada e treinamento em pesquisa. São analisados os resultados de um estudo efetuado sobre bolsistas brasileiros da Capes e CNPq, em Ciência da Computação, Física/Astronomia e Economia, para a realização de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado nos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, entre 1996 e 2007. Ressaltam-se as evidências de que o Brasil não sofre substantivas perdas de talentos científicos para o exterior, uma vez que o movimento predominante é de circulação, com o retorno ao país após a consecução das atividades propostas. A despeito de os destinos serem ambientes que favorecem o contato com formas diversas de produção do conhecimento, além de propiciarem a familiaridade com outros aspectos relacionados à prática de pesquisa, o local de atuação no Brasil, após o regresso, praticamente não difere em relação ao padrão nacional, compreendendo-se o das instituições propriamente acadêmicas.<hr/>Abstract This article discusses the issue of academic internationalization, by analyzing the mobility of students, professors and researchers toward the universities and research centers abroad, where exceptional technical competence and high quality infrastructure are found for obtaining post-graduate education and research training. It analyses the results of a study carried out involving Brazilian grantees from Capes and CNPq in the areas of Computer Science, Physics/Astronomy and Economics, who conducted full doctorate, sandwich doctorate and post-doctorate in the United States, France and Britain, between 1996 and 2007. Findings suggest that Brazil does not suffer substantial brain drain, since the predominant movement is related to circulation, with the return to the country after the end of the proposed activities abroad. Although the destinations consist of environments that foster the contact with various forms of knowledge production, also providing familiarity with other aspects related to the research practice, following the return to Brazil, the place of research activities practically does not differ with respect to the national pattern, being basically the academic institutions. <![CDATA[A look into the formulation of the concept of communicative action in the "Theory of Communicative Action"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100334&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na "Teoria da Ação Comunicativa" (TAC) para provar a existência de uma ação comunicativa. Pretende-se abordar mais especificamente as questões fundamentais do item "III: Primeira consideração intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação" (Habermas, 2012a). A construção dos argumentos apresentados consiste em um diálogo da literatura secundária sobre a TAC com as análises do capítulo III do próprio Habermas. Para o autor alemão, a ação comunicativa já era embrionária em vários clássicos das ciências humanas. Em Weber, Habermas vai buscar na ação racional com respeito a valores os indícios de uma dualidade no conceito de ação, uma voltada a relação homem-objeto e outra ligada a uma relação entre sujeitos. Nesta última, Habermas persegue a diferenciação entre uma comunicação em busca de um resultado, estratégico, e outra que seria racionalmente motivada para o entendimento, comunicativa. Em Austin vai introduzir o conceito de atos de fala, que já abordava a comunicação em busca de entendimento como primordial, ato de fala ilocucionário. Em Mead, Durkheim vai mostrar como o entendimento ou o consenso é primordial para a existência do sujeito no mundo, por este motivo, a ação comunicativa é anterior a ação teleológica. Adorno e Horkheimer, segundo Habermas, deram pistas valiosas para superar a ação racional com respeito a fins, compreendendo seu conteúdo relacional. E, por último, como Habermas interpreta a ação dramatúrgica de Goffman para entender o mundo subjetivo, e construir um conceito de ação amplo para fundamentar e pensar a ação comunicativa. Este artigo não busca concluir algo definitivo, a sua intenção bem mais modesta é apresentar e discutir um olhar sobre um conceito fundante da teoria habermasiana, a ação comunicativa.<hr/>Abstract This text seeks to follow the path taken by Habermas in the "Theory of Communicative Action" (TCA) to prove the existence of a communicative action. It focuses particularly on the fundamental questions of item "III: First intermediate consideration: social action, teleological activity and communication" (Habermas, 2012a). The presented arguments draw on a dialogue between the secondary literature on TCA and Habermas' own analyzes of item III. For the German author, the communicative action was already embryonic in several classics of the human sciences. In Weber, Habermas will seek indications of a dual concept of action, in the rational action oriented toward values - one sense focused on the relation man-object and the other referred to a relation between subjects. In this latter, Habermas tries to differentiate the strategic communication, which seeks a result, from the communicative one that would be rationally motivated to the understanding. In Austin, he introduces the concept of speech acts, which already deemed as primordial the communication aiming understanding, act of illocutionary speech. In Mead, Durkheim will show how the understanding or the consensus is primordial for the existence of the subject in the world, for this reason, the communicative action precedes the teleological action. Adorno and Horkheimer, according to Habermas, provided valuable clues to overcoming rational action oriented to ends, understanding its relational content. And finally, how Habermas interprets Goffman's dramaturgical action to understand the subjective world, and construct a broad concept of action to ground and think communicative action. This article does not seek an ultimate interpretation, its more modest intention is to present and discuss a view on a founding concept of the Habermasian theory, the communicative action. <![CDATA[Analysis of the ombusdmanship in the implementation of the participatory health system policy in Rio de Janeiro State]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100360&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta a análise de parte dos resultados de uma pesquisa orientada para a compreensão dos dilemas da participação política no Sistema Único de Saúde, com foco na implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS), no estado do Rio de Janeiro. O processo de investigação permitiu compreender a constituição desse novo campo de atuação política, que são as ouvidorias do SUS, suas principais características institucionais e quais os dilemas inerentes tanto à sua implantação quanto ao seu efetivo funcionamento como uma instância de participação social para a construção e garantia do direito à saúde no Brasil. A discussão ora realizada não se limita a descrição de caso, mas aponta e analisa as características gerais das ouvidorias contribuindo com o desenvolvimento teórico do campo da participação social no processo de democratização do Estado brasileiro.<hr/>Abstract This article analyses the partial results from a research aimed to comprehend the dilemmas of the political participation in Public Health System, focusing on the implementation of the National Policy of Strategic and Participative Management of the Unified Health System (ParticipaSUS) in Rio de Janeiro State. The research allowed to better understand this new field of political action - SUS ombudsman service, its main institutional characteristics, and the intrinsic dilemmas related to both its implementation and its effective operation as a way of social participation for the construction and guarantee of the right to health in Brazil. The present discussion is not restricted to a case study report, but it also points out and analyzes the general characteristics of ombudsmanships and contributes to the theoretical development of the social participation in the process of Brazilian State democratization. <![CDATA[Metamorphoses of the World Bank's structural adjustment programme (1980-2014)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100390&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa a agenda política do Banco Mundial, implantada entre 1980 e 2014, centrada no ajuste estrutural das economias nacionais, em clave neoliberal, com ênfase para a América Latina. Argumenta-se que tal agenda se renovou ao longo do período, tornando-se cada vez mais politizada, abrangente e intrusiva nos Estados clientes. Evidencia-se a coerência entre a agenda política do Banco Mundial e a distribuição setorial e regional da sua carteira de empréstimos.<hr/>Abstract The article analyzes, focusing on Latin America, the World Bank's political agenda, implemented between 1980 and 2014, and based on the (neoliberal) structural adjustment of national economies. It is argued that this agenda has changed over the period, becoming increasingly politicized, comprehensive and intrusive in the involved States. There is evidence of coherence between the World Bank's political agenda and the sectoral and regional distribution of its loan portfolio. <![CDATA[Thomas Piketty and "Capital in the 21st Century": from political economy to contemporary sociology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100424&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O tema da desigualdade tem uma larga tradição de análise nas Ciências Sociais. Até o final do século XX, a desigualdade econômica ocupava boa parte dessas discussões. De lá para cá, as desigualdades passaram a ser vistas como multidimensionais, mas permanece relevante o estudo da distribuição desigual de renda, riqueza e capital. A obra "O Capital no Século XXI", do economista francês Thomas Piketty, publicada em 2013, na França, e em 2014, no Brasil, envereda por esse caminho e ilumina novas indagações sobre a atualidade e os rumos da desigualdade econômica. Esta resenha crítica objetiva apresentar as principais contribuições do autor para o debate público e acadêmico. Além disso, ambiciona refletir sobre uma agenda para a Sociologia atual, desde a importância de entender como ocorre a gênese e a legitimação da reprodução das desigualdades de oportunidades no nosso tempo.<hr/>Abstract The issue of inequality has a long tradition of analysis in the Social Sciences. By the end of the twentieth century, economic inequality predominated in these discussions. Since then, inequality became deemed as a multi-dimensional subject, although the study of unequal distribution of income, wealth and capital remains relevant. The seminal work of the French economist, Thomas Piketty, "Capital in the 21st Century", published in 2013, in France, and in 2014 in Brazil, raises new questions on the current state and the future of economic inequality. This review aims to present Piketty's main contributions to the public and academic debate within the political economy. Moreover, it aims to consider an agenda for the current critical sociology, based on the need to understand the genesis and legitimating mechanisms of the reproduction of inequality of opportunities in the present time.