Scielo RSS <![CDATA[Sociologias]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1517-452220170003&lang=es vol. 19 num. 46 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Transformações científicas e tecnológicas e implicações econômico-sociais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300016&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Knowledge-intensive entrepreneurship: outline for a research agenda on entrepreneurial action in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo parte da necessidade de propor uma alternativa ao debate atual sobre o empreendedorismo intensivo em conhecimento, que tem privilegiado, em especial no Brasil, os estímulos políticos-institucionais como condicionantes do fenômeno, em detrimento da ação empreendedora propriamente dita. O artigo busca articular alguns avanços conceituais da teoria geral da ação empreendedora com aspectos empíricos observados a partir do comportamento econômico de empreendedores, em especial daqueles que manifestam uma orientação mais aberta ao uso comercial do conhecimento científico e tecnológico. O argumento sustenta a importância de complementar uma perspectiva corrente de que esses empreendedores decidem agir apenas quando são compelidos por condições objetivas dadas pelo contexto. Para tanto, propõe-se uma agenda de pesquisa para compreender como o fenômeno vem ocorrendo no Brasil, que atribua maior importância ao estudo do processo específico da ação empreendedora destes empreendedores do conhecimento, sua conduta estratégica e a forma como conectam trajetórias e mobilizam redes profissionais para perceber oportunidades e fazer escolhas1.<hr/>Abstract This study emerges from the need to propose an alternative to the current debate on knowledge-intensive entrepreneurship, which has focused, especially in Brazil, on the political-institutional incentives as the drives of the phenomenon, to the detriment of the entrepreneurial action itself. The paper attempt to articulate some conceptual advances of the general theory of entrepreneurial action with empirical aspects observed in the economic behavior of entrepreneurs, especially those that show a more open orientation towards the commercial use of scientific and technological knowledge. The argument emphasizes the importance of complementing a current perspective that these entrepreneurs choose to act only when they are compelled by the objective conditions given by the context. Therefore, a research agenda is proposed seeking to understand how the phenomenon has been taking place in Brazil, which attaches greater importance to the study of the specific process of entrepreneurial action by these knowledge entrepreneurs, their strategic behavior and the way they connect trajectories and mobilize professional networks to perceive opportunities and make choices. <![CDATA[Governance in scientific research: reflections on contemporary research practice and the Brazilian experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300076&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Tradicionalmente, a literatura sociológica faz uma clara distinção entre as abordagens que analisam o ensino superior e as mudanças que este vem experimentando nas últimas décadas, e as abordagens que analisam os fatos sociais relacionados à ciência, inclusive a sua institucionalidade. Entretanto, ciência e academia ocupam o mesmo espaço institucional: embora a pesquisa científica possa se organizar em outros espaços sociais, é inegável que, em todo o mundo, o ambiente acadêmico é o espaço privilegiado para a organização coletiva da ciência. A questão central do trabalho, portanto, é investigar a interação entre as mudanças experimentadas na governança universitária, as alterações recentes no modo de produção do conhecimento, e os novos modelos de governança da ciência. Em seguida, a análise se concentra nos dilemas que as dinâmicas dessas novas realidades criam para a experiência brasileira, com foco específico nos desenvolvimentos recentes do aparato institucional de coordenação da ciência e da universidade no Brasil.<hr/>Abstract Traditionally, sociological literature makes a clear distinction between approaches in the analysis of higher education and the changes it has been experiencing in recent decades, and approaches in the analysis of the social facts related to science, including its institutionality. However, science and academia occupy the same institutional space: although scientific research can be organized in other social spaces, it is undeniable that, the academic environment is worldwide the privileged space for the collective organization of science. The central question of the work, therefore, is to investigate the interaction between changes experienced in university governance, recent changes in the mode of knowledge production, and new models of science governance. Following, the analysis focuses on the dilemmas created by the dynamics of these new realities for the Brazilian experience, focusing particularly on recent developments of the institutional apparatus for coordination of science and university in Brazil. <![CDATA[How does innovation work within the developmental network state? New data on public-private agreements in a U.S. Department of Energy laboratory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The value of the Department of Energy (DOE)-owned national laboratories to the U.S. national innovation system has long been a subject of debate. Advocates have drawn attention to the central role of the labs in the development of technologies including advanced batteries, solar energy breakthroughs, imaging technologies, and various IT endeavors, among others. Critics have recurrently suggested that the labs’ innovative capacities have been undermined by a lack of engagement with commercial firms and managerial tactics. Perhaps surprisingly, what has often been missing from the debate is a thorough review of data on the public-private partnerships in which the labs engage with private firms. This paper draws on heretofore non-public data on one type of contractual arrangement - Work-For-Others (WFO) agreements - in which the labs perform contract work for private firms. We review 10 years of WFO data for a single DOE laboratory. Our analysis provides an initial picture of the surprisingly diverse geography and array of firms that employed the labs as contract R&amp;D providers, as well as of key characteristics of these agreements. Although our data capture only a single laboratory’s agreements, the findings reinforce the importance of looking at the complex, overlapping network of programs within the U.S. federal system that support private sector innovation.<hr/>Resumo A importância dos laboratórios nacionais do Department of Energy (DOE) para o sistema nacional de inovação dos EUA há muito tem sido tema de debate. Seus defensores destacam o papel central dos laboratórios no desenvolvimento de tecnologias como baterias avançadas, e os grandes progressos em energia solar, tecnologias de imagem e diversos empreendimentos em TI, entre outros. Seus críticos têm sugerido reiteradamente que a capacidade de inovação dos laboratórios vem se deteriorando por falta de parcerias com empresas comerciais e de táticas de gestão. O que - surpreendentemente, talvez - tem faltado nesse debate é uma revisão meticulosa dos dados sobre parcerias público-privadas entre os laboratórios e empresas privadas. Este artigo baseia-se em dados não públicos sobre um tipo de acordo contratual - os acordos Work-For-Others (WFO) (Trabalho-Para-Outros) - através dos quais o laboratório realiza um contrato de trabalho com empresas privadas. Revisamos 10 anos de dados dos WFO de um único laboratório do DOE. Nossa análise proporciona um panorama inicial da geografia surpreendentemente diversa e da gama de empresas que contrataram o laboratório como fornecedor de P&amp;D, bem como de características chave desses acordos. Apesar de nossa coleta de dados compreender acordos de apenas um laboratório, os achados reforçam a importância de olhar a complexa e sobreposta rede de programas no sistema federal Americano que apoia a inovação no setor privado. <![CDATA[Enterprises, innovation and territory in high-tech sectors: the case of Italy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300166&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nas abordagens analíticas predominantes, as atividades inovadoras são concebidas como sistemas de interação, envolvendo uma pluralidade de atores, econômicos e não econômicos, em que a dimensão geográfica desempenha um papel importante. Mas, se, por um lado, o vínculo entre o território e a inovação é geralmente reconhecido, por outro, a relação específica com as empresas é menos clara. Para abordar este tópico, o artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com sistemas e empresas de inovação de alta tecnologia e média-alta tecnologia, na Itália. São dois os objetivos: 1) revelar indutivamente - isto é, a partir de uma análise de micronível - a relevância do território no desenvolvimento da inovação em setores de alta tecnologia; 2) destacar as características distintivas das empresas inovadoras e seus vínculos com o território.<hr/>Abstract In the prevalent analytical approaches, innovative activities are conceived as systems of interaction involving a plurality of actors, economic and non, and where the geographical dimension plays a major role. But if, on one hand, the link between territory and innovation is generally recognized, on the other the specific relationship with enterprises is less clear. To address this topic, the article presents the results of research carried out on high-tech and medium-high tech innovation systems and enterprises in Italy. The goal is twofold: 1) to bring out inductively - that is starting from a micro-level analysis - the relevance of the territory in the development of innovation in high-tech sectors; 2) to highlight the distinctive characteristics of innovative enterprises and the links with their territories. <![CDATA[Los caminos de la innovación y la inclusión en las empresas multinacionales que operan en México]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300198&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen Innovación e inclusión son dos temas centrales en la agenda pública en México. En los últimos años, las políticas públicas han estado encaminadas a incentivar la innovación a través de diversos programas, con la aspiración de que esta a su vez incentive la inclusión social. Por su parte, en el ámbito académico, las discusiones teóricas actuales han analizado la relación de estos dos conceptos, desde diferentes perspectivas. En este sentido, las Empresas Multinacionales (EMN) son actores clave para observar los procesos de innovación e inclusión, dado que permiten estudiar ambos fenómenos. Con base en los resultados de la encuesta sobre EMN, representativa a nivel nacional, efectuada a una muestra de 171 firmas multinacionales en México, entre 2008 y 2009, e información del Ranking Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, el presente artículo analiza el comportamiento de la innovación y la inclusión dentro de las EMN que operan en México, y la posible relación entre estas dos variables, así como la influencia del entorno institucional y económico sobre las mismas. Los principales resultados confirman una fuerte relación entre la inclusión e innovación en las EMN establecidas en el país, sin embargo, el panorama no es muy alentador, dado que poco menos de la cuarta parte de las empresas analizadas eran innovadoras e incluyentes a la vez. Lo que indica que los caminos de la innovación y la inclusión son caminos que aún no han logrado equipararse.<hr/>Abstract Innovation and inclusion are two key topics in the public agenda in Mexico. In recent years, public policies have focused on the promotion of innovation through various programs, expecting that this, in turn, might encourage social inclusion. In the academic field, current theoretical discussions have analyzed the relation between these two concepts from different perspectives. In this sense, Multinational Enterprises (MNE) are key actors for observing the processes of innovation and social inclusion, since they allow to study both phenomena. Based on the results of a nationally representative survey on MNEs carried out in Mexico, between 2008 and 2009, comprising a sample of 171 multinational firms, and on information from the National Ranking of Science, Technology and Innovation, this article presents the analysis of the behavior of Innovation and inclusion within MNEs operating in Mexico, and the possible relationship between these two variables, as well as the influence of the institutional and economic environment over them. The main results confirm a strong relationship between inclusion and innovation in MNEs established in the country. However, the picture is not very encouraging, since less than a quarter of the companies analyzed was simultaneously innovative and inclusive. This indicates that the paths of innovation and inclusion have not yet matched. <![CDATA[Variations on a theme: the modes of living of children in gentrified neighborhoods in Paris, London, and San Francisco]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300230&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Se as relações dos adultos com o bairro estão relativamente bem estudadas pela literatura sobre a gentrificação, não se pode dizer o mesmo a respeito das crianças que, no entanto, constituem uma população muito visível de numerosos bairros gentrificados. Contribuindo para preencher esta lacuna, este artigo analisa as representações, as práticas e as sociabilidades de crianças com idade entre 9 e 11 anos em três bairros gentrificados de Paris, Londres e São Francisco. As análises apresentadas estabelecem que os bairros gentrificados (quando colocam famílias em jogo) são lugares plenamente habitados pelas crianças, que praticam mais a “mistura social” do que seus pais e, de modo mais amplo, do que os adultos que residem nesses bairros. Ao mesmo tempo, o artigo mostra que as maneiras de habitar das crianças nos bairros gentrificados são perpassadas por fortes diferenciações, que derivam em parte dos contextos em que residem e, em parte, das características sociais das crianças (meio social, sexo, idade, posição em relação aos irmãos/irmãs...).<hr/>Résumé Si les rapports au quartier des adultes sont relativement bien étudiés par la littérature sur la gentrification, on ne peut pas en dire autant en ce qui concerne les enfants, qui, pourtant, constituent une population très visible de nombreux quartiers gentrifiés. Pour contribuer à combler cette lacune, cet article examine les représentations, les pratiques et les sociabilités d’enfants âgés de 9 à 11 ans dans trois quartiers gentrifiés de Paris, Londres et San Francisco. Les analyses présentées établissent que les quartiers gentrifiés (lorsqu’ils mettent en jeu des familles) sont des lieux pleinement habités par les enfants, qui pratiquent davantage « la mixité sociale » que leurs parents et, plus généralement, que les adultes qui résident dans ces quartiers. En même temps, l’article montre que les manières d’habiter et de cohabiter des enfants, dans les quartiers gentrifiés, sont traversées par de fortes différenciations, qui tiennent pour partie aux contextes dans lesquels ils résident, et pour partie aux caractéristiques sociales des enfants (milieu social, sexe, âge, position dans la fratrie...).<hr/>Abstract The gentrification literature has developed a quite extensive knowledge of the neighborhood experience of adult residents. However, the same is not true about children who are still understudied despite their visibility in many gentrified neighborhoods. This paper is aimed to fill this gap by examining the discourse, practice and sociability of children aged 9 to 11 in three gentrified neighborhoods of Paris, London and San Francisco. The analyses show that gentrified neighborhoods (when families are in play) are fully occupied by children, and that they are more exposed to “social diversity” than their parents and, more broadly, than the adults who live in these neighborhoods. Simultaneously the paper shows that the children’s ways of living and of co-existing in gentrified neighborhoods are marked by important differences. This results partly from their residential geographies and partly from their own social characteristics (social class, gender, age, position within the siblings...). <![CDATA[A philosophical sermon disguised as social knowledge: Bruno Latour’s ethnography of science]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300268&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta uma reflexão sobre a crítica da epistemologia normativa levada a cabo por Bruno Latour em seus estudos da comunidade científica, com mais exatidão nos livros A vida de laboratório e Ciência em ação, sublinhando basicamente duas dificuldades internas dessa crítica, a saber: 1) na etnografia da ciência desenvolvida por Latour, a abordagem normativa, ao contrário do prometido ao leitor, não cede lugar à abordagem empírica, pois a caracterização da “tribo dos cientistas” ali oferecida permanece clara e inequivocamente valorativa; 2) nessa etnografia, temos, ao mesmo tempo, o recurso metodológico explícito ao empirismo enquanto lógica geral de validação de alcance transcontextual e a defesa da tese de acordo com a qual a validação das conclusões da ciência pode ser explicada, de forma exaustiva, com base em variáveis contextuais, coisas logicamente incompatíveis. Nesse sentido, Latour acaba de fato fracassando em sua tentativa de superar, por meio da pesquisa etnográfica, a distinção formulada pela epistemologia normativa entre explicação empírica e justificação racional do conhecimento humano.<hr/>Abstract The article offers a reflection on the criticism of normative epistemology carried out by Bruno Latour in his studies of the scientific community, particularly in Laboratory Life and Science in action, highlighting two internal difficulties in this criticism, namely: 1) in the ethnography of science developed by Latour, unlike promised to the reader, the normative approach does not give way to the empirical approach, since the characterization of the “tribe of scientists” offered there remains clear and unequivocally evaluative; 2) in this ethnography, we have, concurrently, the explicit methodological recourse to empiricism as a general logic of validation of trans-contextual scope, and the defense of the hypothesis that the validation of scientific findings can be exhaustively explained in terms of contextual variables, things that are logically incompatible. Thus, Latour has indeed failed in his attempt, by means of ethnographic research, to overcome the distinction formulated by normative epistemology between empirical explanation and rational justification of human knowledge. <![CDATA[The forms of expression of privacy in the three spirits of capitalism: from bourgeois intimacy to self-exhibitionism in social networks]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir da articulação dos modos de vivência da privacidade em cada espírito do capitalismo, argumentamos que as transformações relativas à privacidade, comumente atribuídas à disseminação das novas tecnologias da informação e comunicação, só podem ser devidamente compreendidas a partir da ampliação do olhar à procura dos processos sócio-históricos que delimitam as fronteiras entre o público e o privado. Ao fazer isso, podemos perceber como os valores e justificações, que animam o capitalismo conexionista e promovem uma aproximação inédita entre a vida privada e o trabalho, redefinem os limites que separam a vivência íntima e privada da esfera da economia.<hr/>Abstract Based on the articulation of modes of experience in the private sphere in each spirit of capitalism, we argue that the contemporary transformations of privacy, commonly attributed to the spread of new information and communication technologies, can only be properly understood if we expand the gaze in search of socio-historical processes that define the boundaries between the public and the private. By doing this, we can see how values ​​and justifications that animate the connectionist capitalism and promote an unprecedented rapprochement between private life and work, redefine the boundaries that separate intimate and private experience from the economic sphere. <![CDATA[Divergencias en la conceptualización de la relación entre culturas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300344&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen La conceptualización de la relación entre culturas es un tópico que está lejos de un acuerdo sobre cuál es el mejor término para analizar aquella realidad. Desde diferentes corrientes filosóficas, tales como el liberalismo, republicanismo, comunitarismo o postcolonialismo, se han dado miríadas de visiones sobre la materia, en las cuales también ha jugado un papel el uso pragmático que se le da a los conceptos. El presente artículo pretende mapear la discusión en este campo. Para esto, se dividió el debate geopolíticamente; de este modo, se presenta, por una parte, la realidad en la modernidad central, y por la otra, el estado del arte en Latinoamérica. Se llega a la conclusión que, en muchos casos, las diferencias entre los enfoques no son tan radicales como pareciera a primera vista en la discusión. Asimismo, se observa que existen ciertos puntos sobre los cuales cualquier sugerencia en materia de interculturalidad debe pronunciarse, a saber, la naturaleza de las identidades, las características deseadas del Estado-nación, la postura frente a la modernidad occidental, la aceptabilidad de la democracia y los derechos humanos como valores universales, quiénes son los sujetos interculturales y si las relaciones se deben basar en la igualdad o el reconocimiento. 1<hr/>Abstract The conceptualisation of the relationship between cultures is a topic that is far from an agreement on what is the best term to analyse that reality. From different philosophical positions such as liberalism, republicanism, comunitarism or postcolonialism are given myriads of views on the matter, in which the pragmatic use of concepts also has played a role. In this paper, we aim to map the discussion in this field. For this task the debate has been divided geopolitically, thus it is presented, on one hand, the reality in the central modernity, and on the other, the state of the art in Latin America. We find out that, in many cases, the differences between the approaches are not as radical as they seem at a first glance in the discussion. Besides that, it is observed that there are certain points on which any suggestion regarding interculturalism should be pronounced, namely, the nature of identities, the characteristics of the Nation-State, the attitude towards western modernity, the acceptability of democracy and human rights as universal values, who are the intercultural subjects and if the relationships must be based on equality or on recognition. <![CDATA[The mediatized brain: images of body and life in contemporary culture]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300364&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O cérebro aparece atualmente, nas revistas dos mais diferentes gêneros de divulgação, destacando-se visualmente nas bancas de jornais. No palco privilegiado do cenário midiático impresso, este órgão do corpo humano é apresentado como o protagonista da vida na cultura contemporânea. Disputa espaço nas vitrines com fotos de astros da mídia, de modelos afamados em novas coleções de vestuário, competindo com o desfile dos corpos sarados e com os exercícios físicos mais eficazes para entrar “em forma”. Neste artigo discutimos como a produção discursiva biocientífica, especialmente das Biociências, torna-se, através de revistas de divulgação, um dispositivo produtor de retórica relativa à normatização da saúde. Neste contexto, o cérebro se eleva como o órgão principal do ser humano.<hr/>Abstract The brain appears today, in magazines aimed at the most diverse segments of science popularization, standing out visually in newsstands. On the privileged stage of the printed media domain, this organ of the human body is presented as the protagonist of life in contemporary culture. It competes for space in display cases against photos of media stars and famous models in new clothing collections, racing with the parade of healthy bodies and with the most effective physical exercises to get in shape. In this article, we discuss how the scientific discursive production, particularly that of the Biosciences, becomes, through magazines, a device that produces a rhetoric on health regulation. In this context, the brain arises as the main organ of the human being.<hr/>Resumen El cerebro aparece hoy en revistas de los diferentes géneros de divulgación, destacándose visualmente en los quioscos. En el escenario privilegiado del panorama de los medios impresos, este órgano del cuerpo humano se presenta como el protagonista de la vida en la cultura contemporánea. Él disputa espacio con las estrellas de la media, con fotos de modelos famosos en nuevas colecciones de moda y compite con el desfile de cuerpos sanos y con los ejercicios más eficaces para estar “en forma”. En este artículo, se discute cómo la producción discursiva científica, especialmente de las Biociencias, se convierte, a través de revistas de divulgación, en un recurso retórico de regulación de la salud. En este contexto, el cerebro se eleva como órgano principal del ser humano. <![CDATA[Youth and politics in the ten-year experience of the Brazilian Youth Parliament: trust, participation and political engagement of former participants]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300392&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, analisamos os impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de simulação parlamentar juvenil da Câmara dos Deputados brasileira, a partir do teste de duas hipóteses. A primeira avalia se a experiência interferiu na confiança política e a segunda examina se o PJB estimulou o engajamento e a participação política dos jovens. O estudo resulta de pesquisa concluída em 2014, baseada em levantamento do tipo survey, com questionário aplicado on-line com os egressos das edições de 2004 a 2013 (10 eventos). Do total de 762 de ex-participantes, 173 responderam o questionário (22,70% do universo estudado). As conclusões confirmam as duas hipóteses testadas empiricamente. Fica evidente, nos resultados da pesquisa, um aumento expressivo no nível de confiança e de engajamento político dos egressos do PJB, com destaque para a participação político-partidária.<hr/>Abstract In this article, we analyse, based on the test of two hypotheses, the impacts of the Brazilian Youth Parliament (Parlamento Jovem Brasileiro - PJB), a juvenile parliamentary simulation program of the Brazilian Chamber of Deputies. The first test is aimed to examine whether the experience has influenced in political trust, and the second one to examine whether the PJB has encouraged youth political engagement and participation. This study draws on a research completed in 2014, based on a survey, using a questionnaire applied online to former participants of PJB, considering editions from 2004 to 2013 (10 events). Of the 762 former participants, 173 answered the questionnaire (22.70% of the universe studied). The conclusions confirm the two hypotheses tested empirically. Research findings show a significant increase in the level of trust and political engagement of PJB alumni, with emphasis on political party participation. <![CDATA[Teoria e Prática de uma agenda de investigação sociológica em ciência e tecnologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000300428&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, analisamos os impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de simulação parlamentar juvenil da Câmara dos Deputados brasileira, a partir do teste de duas hipóteses. A primeira avalia se a experiência interferiu na confiança política e a segunda examina se o PJB estimulou o engajamento e a participação política dos jovens. O estudo resulta de pesquisa concluída em 2014, baseada em levantamento do tipo survey, com questionário aplicado on-line com os egressos das edições de 2004 a 2013 (10 eventos). Do total de 762 de ex-participantes, 173 responderam o questionário (22,70% do universo estudado). As conclusões confirmam as duas hipóteses testadas empiricamente. Fica evidente, nos resultados da pesquisa, um aumento expressivo no nível de confiança e de engajamento político dos egressos do PJB, com destaque para a participação político-partidária.<hr/>Abstract In this article, we analyse, based on the test of two hypotheses, the impacts of the Brazilian Youth Parliament (Parlamento Jovem Brasileiro - PJB), a juvenile parliamentary simulation program of the Brazilian Chamber of Deputies. The first test is aimed to examine whether the experience has influenced in political trust, and the second one to examine whether the PJB has encouraged youth political engagement and participation. This study draws on a research completed in 2014, based on a survey, using a questionnaire applied online to former participants of PJB, considering editions from 2004 to 2013 (10 events). Of the 762 former participants, 173 answered the questionnaire (22.70% of the universe studied). The conclusions confirm the two hypotheses tested empirically. Research findings show a significant increase in the level of trust and political engagement of PJB alumni, with emphasis on political party participation.