Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Medicina do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1517-869219980001&lang=en vol. 4 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Relationship between muscular strength and flexibility in healthy adults of both genders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Padrões adequados de força muscular e flexibilidade permitem movimentação eficiente, melhorando a performance desportiva e conferindo qualidade de vida. Entretanto, não se conhece a potencial interferência mútua entre força e mobilidade articular. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre força muscular e flexibilidade global e segmentar em adultos jovens. Cinqüenta (30h; 20m; idade 22 ± 4 anos) indivíduos sadios foram submetidos a avaliação cineantropométrica (peso corporal, altura, circunferências, dobras cutâneas), de mobilidade articular máxima passiva (método Flexiteste, que compara a amplitude atingida com mapas de referência) e de força muscular esquelética máxima [método de uma repetição máxima (1RM) de handgrip, legpress e supino horizontal]. Os resultados de força muscular foram corrigidos pela circunferência muscular correspondente, calculada como circunferência do membro subtraída da dobra cutânea vezes valor de π. A flexibilidade global (flexíndice = somatório dos resultados dos 20 movimentos articulares) foi maior nas mulheres [(mediana e amplitude) = 52 (3869)] em relação aos homens [46 (37-57); p = 0,004] à custa de maior flexibilidade segmentar (somatório dos resultados de movimentos relacionados) de quadril (p = 0,004), coluna (p = 0,006) e membros inferiores (p = 0,011), enquanto a força muscular global e por movimentos foi superior nos ho-mens (p = 0,001). Não existiu correlação entre flexibilidade e força muscular para mulheres ou homens, seja do ponto de vista global (mulheres: r = 0,149; p = 0,531; homens: r = 0,092; p = 0,628) ou segmentar (p > 0,05). Concluímos que, considerando a faixa etária estudada, as mulheres têm maior flexibilidade, principalmente nos movimentos de coluna, quadril e membros inferiores, enquanto os homens apresentam maior força muscular global e segmentar, mesmo corrigindo-se a diferença de massa muscular. Os resultados sugerem que não existe relação entre força muscular e flexibilidade em adultos jovens sadios.<hr/>Adequate levels of muscle strength and flexibility allow for efficient movements, improving sports performance and providing a better quality of life. However, the potential mutual interference between strength and joint motion is unknown. The purpose of the study was to investigate the relationship between global and regional muscle strength and flexibility in young adults. Fifty (30 men, 20 women, age 22 ± 4 years) healthy subjects were submitted to an evaluation consisting of kineanthropometry (body weight, height, limb girths, skinfolds), measurement of the maximal passive range of joint motion (flexitest method which compares the joint range achieved to reference maps) and of the peak skeletal muscle strength [one-repetition maximum (1-MR) test of hand-grip, legpress and bench press]. The results of muscle strength were corrected by the corresponding muscular girth, calculated by subtracting the limb girth from the skinfold times the π value. The global flexibility (the sum of the result of all 20 joint movements) was higher in women [(median and range) = 52 (38-69)] compared to men [46 (37-57); p = 0.004] due to a higher regional flexibility (the sum of related movements) of the hip (p = 0.004), spine (p = 0.006) and lower limbs (p = 0.011), whereas the strength of each movement was higher in men (p = 0.001). There was no correlation between flexibility and muscle strength either for men or women, when all data points were pooled (women: r = 0.149; p = 0.531; men: r = 0.092; p = 0.628) or separated by body regions (p > 0.05). The authors concluded that, considering the age range studied, women presented higher flexibility than men, particularly for the movements of the spine, hip and lower limbs, while men present higher global and regional muscle strength, even when corrected for the difference in muscle mass. Results suggest that there was no relationship between muscle strength and flexibility in healthy young adults. <![CDATA[<b>Description of purified diet to induce protein malnutrition in rats</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente trabalho é descrita a composição de dieta hipoprotéica (6% de proteína) purificada para indução de quadro de desnutrição em roedores. A referida dieta foi padronizada em laboratório a partir de modificação da AIN-93 (documento do American Institute of Nutrition que estabelece os padrões nutricionais para roedores de laboratório), visando a obtenção de animais desnutridos para estudar as alterações metabólicas decorrentes da desnutrição protéica associada a situações como exercício físico, gestação e diabetes. A dieta em questão contém os seguintes componentes (g/ kg): amido de milho (480), caseína (71,5), dextrina de milho (159), sacarose (121), óleo de soja (70), microcelulose (50), mistura mineral AIN-93-G-MX (35), mistura de vitaminas AIN-93-G-VX, (10), L-cistina (1), cloridrato de colina (2,5). Ratos alimentados cronicamente com a dieta apresentaram sinais comumente presentes na desnutrição protéica humana e de animais de laboratório: redução do ganho de peso, hipoproteinemia, hipoalbuminemia, elevação dos ácidos graxos livres séricos e do glicogênio hepático.<hr/>The present work describes the composition of a purified low-protein diet (6% protein) formulated to produce protein malnutrition in rodents. The diet utilized in laboratory was based on the AIN-93 (report of the American Institute of Nutrition establishing dietary standards for nutritional studies with laboratory rodents), which was modified to investigate in malnourished rats the metabolic alterations induced by protein-deprivation associated to situations as physical exercise, pregnancy and diabetes. This diet has the following composition (g/Kg): cornstarch (480), casein (71,5), dextrinized cornstarch (159), sucrose (121), soybean oil (70), microcellulose (50), mineral mix-AIN-93-G-Mx (35), vitamin mix-AIN-93-Vx (10), L-cystine (1), choline chlorhydrate (2,5). Rats fed such diet showed features of malnutrition which have been observed in man and laboratory animals: low weight gain rates, low serum protein and albumin levels, high serum free fatty acids and increase of hepatic glycogen stores. <![CDATA[<b>The use of anabolic-androgenic steroids by weight lifters and physical fitness athletes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os hormônios andrógeno-anabolizantes têm seu uso difundido entre os esportistas, usualmente para aumentar a massa e a potência musculares. Assim, através do uso de questionários auto-aplicáveis em um estudo transversal, foram entrevistados 305 atletas (escolhidos aleatoriamente) das academias de Santa Maria, RS, a fim de quantificar diversas variáveis relacionadas ao uso de esteróides anabolizantes (EA). A maioria dos participantes era de homens (81,1%) e a média de idade foi de 22 anos (DP ± 7). Enquanto 29% usavam aditivos alimentares, apenas 2% dos indivíduos admitiram ter usado EA (apesar de 46% dos entrevistados conhecerem algum usuário de EA). Dois terços dos usuários adquiriram a droga em farmácias (sem prescrição médica) e 35,1% desconheciam seus paraefeitos. Dos entrevistados, 28,4% acreditam que doses "adequadas" de EA não causam dano à saúde. Dessa forma, conclui-se que a principal medida preventiva à iniciação ao uso de EA é a educação dos atletas.<hr/>Anabolic androgenic steroids are highly used among athletes, usually to increase muscle mass and strength. Therefore, using a self applicable questionnaire in a transversal study, 305 athletes were interviewed (randomically selected) from the Santa Maria physical fitness clubs, in order to establish many variables related to the use of anabolic steroids. Most participants were men (81.1%) and mean age was 22 years (sd ± 7). Although 29% used food additives, only 2% of the individuals admitted having used anabolic steroids (although 46% of the individuals submitted to the questionnaire know a anabolic steroid user). Two-thirds of the users purchased the drug in drugstores (with no medical prescription) and 35.1% did not know the effects of the drug. Twenty-eight point four percent of the subjects believe that "adequate" doses of anabolic steroids are not harmful to health. Thus, the authors concluded that the main preventive step against the use anabolic steroids is to inform the athletes. <![CDATA[<b>Fracture of the hook of the hamate in a boccie player</b>: <b>case report</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os autores descrevem caso de fratura do hâmulo do hamato em jogador de bocha. São discutidos o mecanismo de fratura, a incidência nos esportes, o diagnóstico e o tratamento.<hr/>A case of fracture of the hook of the hamate in a boccie player is presented. The mechanism of the fracture, diagnostic and treatment are discussed. <![CDATA[<b>Blood lactate in judo athletes</b>: <b>report of an experiment of sampling during successive fights in an official competition</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é um relato de experiência que faz parte de uma investigação sobre a avaliação de atletas de judô de elite. Seu objetivo é comunicar à comunidade científica a metodologia utilizada, assim como descrever os procedimentos e as dificuldades encontradas na execução dessa metodologia. Nessa experiência, foram feitas 155 coletas de lactato sanguíneo em atletas de judô que participaram de uma competição internacional realizada em Porto Alegre, em julho de 1997. Os atletas da seleção gaúcha de judô, previamente selecionados (n = 21), submeteram-se à coleta de sangue do lóbulo da orelha antes e logo após os combates. Além desses, todos os atletas que participaram das lutas finais das respectivas categorias foram incentivados a submeter-se à coleta ao final do combate. Também foi verificada a FC dos atletas através de palpação radial em 15s, no momento da coleta de sangue. Utilizou-se o analisador de lactato portátil AccusportTM (Boehringer Mannheim Corp., Mannheim, Alemanha) com Test Strips BM Lactate e caneta com microlancetas descartáveis da mesma marca. Constatou-se que a utilização da metodologia e do equipamento acima descritos é apropriada para esse tipo de população e situação, e que os resultados encontrados podem contribuir para a avaliação da intensidade do esforço desses atletas.<hr/>This article reports an experience that is part of an investigation about elite judo athletes. The purpose of this study is to communicate, to the scientific community, the methodology employed, to describe the procedures and difficulties faced to carry out this methodology. In this experiment, 155 blood lactate samples were made in judo athletes who participated in an international competition that took place Porto Alegre, in July, 1997. The athletes, who were of the judo team from Porto Alegre, and previously selected, n = 21, were submitted to blood samples taken from the ear lobule before and after the fights. In addition, all athletes participating in the final fights of the respective categories were encouraged to undergo a blood sample at the end of the fight. The athletes' heart rate was verified by radial palpation in 15 s, at the moment the blood was sampled. The portable lactate analyzer AccusportTM (Boehringer Mannheim Corp., Mannheim, Germany) was used together with Test Strips BM Lactate and disposable micro-lancet pens of the same brand. The authors concluded that the use of the methodology and equipment described above are appropriate for this kind of population and circumstance, and that the results obtained may contribute to evaluate the athletes' effort intensity. <![CDATA[<b>Water exercise for the elderly</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da autopercepção corporal e da auto-estima. Devemos, então, estar atentos às particularidades da hidroginástica, a fim de aproveitar todas as vantagens que esta oferece para o programa de exercícios direcionado para a terceira idade.<hr/>Aging in the healthy subject is related to many physical and psychological changes that interfere with motor skills, contributing to inactivity, development of specific pathologies, causing a negative effect on daily activities. Therefore, physical activity is of most importance for the elderly, necessary not only to prevent disorders, but also to rehabilitate motor skills, leading to a healthier life and higher quality of life. However, some precautions should be taken when prescribing physical activity for the elderly, so that is can be safe and pleasant. The most adequate exercises for the elderly are walking, cycling, swimming and water exercising. The number of elderly people attending water exercise classes has recently increased. This type of exercise improves aerobic power, muscle strength, flexibility, and specific skills, such as balance and motor coordination. Moreover, water exercise provides a relaxing environment and social contact, acting against stress, depression, and helps building a positive self-image. One must, therefore, observe the particularities of water exercise in order to take advantage of the benefits it may provide to the elderly. <![CDATA[<b>Doping nos esportes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da autopercepção corporal e da auto-estima. Devemos, então, estar atentos às particularidades da hidroginástica, a fim de aproveitar todas as vantagens que esta oferece para o programa de exercícios direcionado para a terceira idade.<hr/>Aging in the healthy subject is related to many physical and psychological changes that interfere with motor skills, contributing to inactivity, development of specific pathologies, causing a negative effect on daily activities. Therefore, physical activity is of most importance for the elderly, necessary not only to prevent disorders, but also to rehabilitate motor skills, leading to a healthier life and higher quality of life. However, some precautions should be taken when prescribing physical activity for the elderly, so that is can be safe and pleasant. The most adequate exercises for the elderly are walking, cycling, swimming and water exercising. The number of elderly people attending water exercise classes has recently increased. This type of exercise improves aerobic power, muscle strength, flexibility, and specific skills, such as balance and motor coordination. Moreover, water exercise provides a relaxing environment and social contact, acting against stress, depression, and helps building a positive self-image. One must, therefore, observe the particularities of water exercise in order to take advantage of the benefits it may provide to the elderly. <![CDATA[<b>Atividade física e saúde em crianças das Américas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da autopercepção corporal e da auto-estima. Devemos, então, estar atentos às particularidades da hidroginástica, a fim de aproveitar todas as vantagens que esta oferece para o programa de exercícios direcionado para a terceira idade.<hr/>Aging in the healthy subject is related to many physical and psychological changes that interfere with motor skills, contributing to inactivity, development of specific pathologies, causing a negative effect on daily activities. Therefore, physical activity is of most importance for the elderly, necessary not only to prevent disorders, but also to rehabilitate motor skills, leading to a healthier life and higher quality of life. However, some precautions should be taken when prescribing physical activity for the elderly, so that is can be safe and pleasant. The most adequate exercises for the elderly are walking, cycling, swimming and water exercising. The number of elderly people attending water exercise classes has recently increased. This type of exercise improves aerobic power, muscle strength, flexibility, and specific skills, such as balance and motor coordination. Moreover, water exercise provides a relaxing environment and social contact, acting against stress, depression, and helps building a positive self-image. One must, therefore, observe the particularities of water exercise in order to take advantage of the benefits it may provide to the elderly. <![CDATA[<b>O uso de esteróides anabolizantes nos esportes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de atividade física é fundamental para o idoso, não só na prevenção de doenças como na reabilitação de suas habilidades motoras, promovendo um estilo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da autopercepção corporal e da auto-estima. Devemos, então, estar atentos às particularidades da hidroginástica, a fim de aproveitar todas as vantagens que esta oferece para o programa de exercícios direcionado para a terceira idade.<hr/>Aging in the healthy subject is related to many physical and psychological changes that interfere with motor skills, contributing to inactivity, development of specific pathologies, causing a negative effect on daily activities. Therefore, physical activity is of most importance for the elderly, necessary not only to prevent disorders, but also to rehabilitate motor skills, leading to a healthier life and higher quality of life. However, some precautions should be taken when prescribing physical activity for the elderly, so that is can be safe and pleasant. The most adequate exercises for the elderly are walking, cycling, swimming and water exercising. The number of elderly people attending water exercise classes has recently increased. This type of exercise improves aerobic power, muscle strength, flexibility, and specific skills, such as balance and motor coordination. Moreover, water exercise provides a relaxing environment and social contact, acting against stress, depression, and helps building a positive self-image. One must, therefore, observe the particularities of water exercise in order to take advantage of the benefits it may provide to the elderly.