Scielo RSS <![CDATA[Linguagem em (Dis)curso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1518-763220160002&lang=en vol. 16 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO/PRESENTATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200211&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Pinga-fogo com Chico Xavier<em>: from the</em> etho<em>s to the global semantics of the kardecist spiritualist discourse</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200213&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando as reflexões desenvolvidas por Maingueneau (2001, 2005, 2006, 2008) sobre a noção de ethos discursivo, analisa-se, neste trabalho, o ethos do médium Francisco Cândido Xavier na obra Pinga-Fogo com Chico Xavier, com o intuito de contribuir com os estudos sobre o discurso espírita kardecista, um dos discursos religiosos que há no Brasil. Para tanto, observa-se especialmente o léxico de ocorrências relativas ao ethos pré-discursivo, ao ethos dito e ao ethos mostrado, o que permite identificar não só o perfil do fiador do discurso, mas também a cena de enunciação em que esse fiador emerge. Por fim, demonstra-se como o ethos do médium está vinculado à semântica global do discurso espírita kardecista.<hr/> Abstract Considering the reflections developed by Maingueneau (2001, 2005, 2006 and 2008) on the notion of discursive ethos, in this paper we analyze the ethos of the medium Francisco Cândido Xavier on the book Pinga-Fogo com Chico Xavier, in order to contribute to the studies of the kardecist spiritualist discourse, one of the religious discourses which are circulating in Brazil. For this analysis we observe specially the lexicon of occurrences concerning 3 types of ethos: the pre-discursive ethos, the said ethos and shown ethos. We identify not only the image of the discourse's guarantor, but also the scene of enunciation in which this guarantor emerges. Finally, we demonstrate how the ethos of the medium Chico Xavier is linked to the global semantics of the kardecist spiritualist discourse.<hr/> Resumen Considerando reflexiones desarrolladas por Maingueneau (2001, 2005, 2006, 2008) sobre la noción de ethos discursivo, se analiza, en este trabajo, el ethos del médium Francisco Cândido Xavier en la obra Pinga-Fogo com Chico Xavier. El objetivo es contribuir con los estudios sobre el discurso espiritista kardecista, uno de los discursos religiosos que existen en Brasil. Para ello, se observa especialmente el léxico de ocurrencias relativas con el ethos pre-discursivo, con el ethos dicho y con el ethos mostrado, que permite identificar no solo el perfil del fiador del discurso, pero también la escena de enunciación en que ese fiador emerge. Al fin se demuestra como el ethos del médium está vinculado con la semántica global del discurso espiritista kardecista. <![CDATA[The body in the urban space: between discipline, punish and signify]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200227&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O corpo, como objeto discursivo, é uma materialidade significante, pela qual retornam e ressoam memórias e discursos, instaurando processos de identificação. Neste sentido, pensa-se nas formas como o corpo vem sendo representado e lido, no espaço urbano, como uma textualidade. Faz-se isso por meio de dois olhares teóricos: o de Foucault e o de Pêcheux, ressaltando que o discurso constitui o ponto de encontro entre os dois. De um lado, atenta-se para o corpo vigiado e punido e para uma sociedade coercitiva, que se autoriza a fazer justiça e, de outro, para a ideologia que naturaliza o vigiar, o punir e as memórias que significam as práticas discursivas em torno do "fazer" justiça, do julgar e do condenar. Para isso, recorta-se a capa da revista Veja (fevereiro de 2014), tendo em vista o corpo vigiado e punido e o corpo que significa pela memória e pela ideologia em uma sociedade que se representa como justiceira, mas nem sempre justa.<hr/> Abstract The body, as discursive object is a significant materiality, in which return and resound memories and discourses, introducing identifying processes. In this way, we think how the body, in the urban space, has been represented and understood as textuality. We do this by two points of view: by Foucault and by Pêcheux, emphasizing that the discourse is the meeting point between both. On one hand, we attempt for a disciplined and punished body and for a coercive society that authorizes, by itself, the justice; and on the other hand, for the ideology that naturalizes the discipline and punish, and the memories that means discursive practices around of to 'make' justice, judge and condemn. Thereunto, we take a part of Veja magazine cover (February, 2014), in view of the disciplined and punished body and the body that means by memory and ideology in a society that represents itself as righteous, but not always just.<hr/> Resumen El cuerpo, como objeto discursivo, es una materialidad significante por medio de la cual retornan y resuenan memorias y discursos, instaurando procesos de identificación. En este sentido, se piensa en las formas como el cuerpo viene siendo representado y leído, en el espacio urbano, como una textualidad. Se hace ello por medio de dos miradas teóricas: de Foucault y de Pêcheux, resaltando que el discurso constituye el punto de encuentro entre los dos. De un lado se atenta para el cuerpo vigiado y punido, y para una sociedad coercitiva, que se autoriza hacer justicia, y de otro para la ideología que naturaliza el vigiar, el punir y las memorias que significan las prácticas discursivas alrededor del 'hacer' justicia, del juzgar y del condenar. Para ello se recorta la cubierta de la revista Veja (febrero de 2014), teniendo en vista el cuerpo vigiado y punido y el cuerpo que significa por la memoria y por la ideología en una sociedad que se representa como justiciera, pero ni siempre justa. <![CDATA[Dilma Rousseff political speech and Lula's ghosts: a study on the intersubjectivity in politics]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé L'article analyse l'ensemble discursif de la première année de communication publique de Dilma Rousseff en tant que présidente du Brésil (2011) cherchant à comprendre comment a été produit l'agencement entre la nouvelle présidente et l'ancien, Lula, en tant que procès discursif de construction et validation d'un pouvoir. En d'autres termes, comment fut construite la persona politique de Dilma tout en agençant celle de Lula ? Nous travaillons ce processus en termes de médiation intersubjective, essayant de comprendre cet ensemble composite d'agentivités, dont Lula, le PT et les causes de la gauche brésilienne apparaissent avec plus ou moins de clarté selon le contexte donné et selon la nécessité et la possibilité de mettre en évidence cette nouvelle persona politique. Pour ce faire, nous observons cet espace d'interstices, cette dimension pré-discursive, intersubjective, dans laquelle s'est produit ce phénomène que Derrida comprend comme l'indécidable et qui caractérise la dimension présymbolique et pré-compréhensive du processus social.<hr/> Abstract The article analyzes Dilma Rousseff's first year of public communication as the president of Brazil (2011). We seek to understand how the agencement between her and former president Lula was produced as a discursive process of construction and validation of a power. In other words, we ask how Dilma's political persona was built while arranging that of Lula. We work this process in terms of intersubjective mediation, trying to understand how this composite set of agentivities, including Lula, the labor party, PT (Partido dos Trabalhadores), and the Brazilian left causes appear, with varying degrees of clarity, according to the context and the opportunity to highlight this new political persona. Thereunto, we observe this space of interstices, this pre-discursive and intersubjective dimension, in which occurs that phenomenon understood by Derrida as the undecidable and which characterizes the pre-symbolic and pre-understanding dimension of the social process.<hr/> Resumen El artículo analiza los discursos de Dilma Rousseff en su primer año de comunicación pública, como presidente de Brasil (2011). Buscamos entender la forma en que se produjo una agentivización entre ella y el ex presidente Lula, en el proceso discursivo de la construcción y validación de su poder político. En otras palabras, nos preguntamos acerca de cómo se construyó el personaje político de Dilma a partir de la aura de Lula. Buscamos entender este proceso en términos de mediación intersubjetiva, observando este conjunto compuesto de agentividades que incluye Lula, el PT (Partido de los Tabajadores) y la agenda política de la izquierda brasileña, dándose cuenta de cómo estos agentes aparecen con mayor o menor claridad, de acuerdo con el contexto, la necesidad y la posibilidad para resaltar el personaje político de la nueva Dilma. Para ello, observamos los intersticios del espacio producido en su dimensión pre-discursiva e inter-subjetiva, percibiendo el fenómeno entendido por Derrida como undecidibilidad, que caracteriza la dimensión pre-simbólica y pre-integral del proceso social.<hr/> Resumo O artigo analisa os discursos de Dilma Rousseff em seu primeiro ano de comunicação pública, enquanto presidente do Brasil (2011). Busca-se entender como foi produzido um agenciamento entre ela e o antigo presidente, Lula, no processo discursivo de construção e validação de seu poder político. Em outras palavras, indaga-se sobre a forma como a persona política de Dilma foi construída a partir de um agenciamento da aura política de Lula. Compreende-se esse processo em termos de mediação intersubjetiva, tentando entender este conjunto composto de agentividades, que incluem Lula, o PT e a agenda política da esquerda brasileira, percebendo como esses agentes aparecem, com diferentes graus de clareza, segundo o contexto, a necessidade e a possibilidade havida, para destacar a nova persona política de Dilma. Para fazê-lo, observa-se o espaço de interstícios produzido em sua dimensão pré-discursiva e intersubjetiva, percebendo o fenômeno entendido por Derrida como a indecidibilidade, o qual caracterizaria a dimensão pré-simbólica e pré-compreensiva do processo social. <![CDATA[Arque-genealogy as method on Discourse Analysis: potential learning subject of English language in the institutional publicity discourse]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo discorre sobre as problematizações arquegenealógicas foucaultianas buscando-se articulá-las com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de vertente francesa a fim de analisar o discurso publicitário de curso de idiomas, mais especificamente sobre como se constituem potenciais sujeitos aprendizes e aprendizagem de língua inglesa nesse espaço enunciativo. Verifica-se a proficuidade do pensamento foucaultiano, em especial no que concerne às noções de verdades, saberes e poderes, e como tais conceitos podem servir ao analista como ferramenta metodológica de análise. Analisa-se uma peça publicitária produzida por curso de língua inglesa e, nesse exercício, apresenta-se aspectos atinentes à constituição de sujeitos aprendizes e aprendizagem dessa mesma língua em nosso país. Apresenta-se como considerações que: 1. Compete sempre ao brasileiro aprender a LE e utilizá-la, nunca ao estrangeiro; 2. Há um apagamento de outras habilidades em proveito da produção oral; e 3. É dado ao estrangeiro o lugar daquele que tem saber e, também, que possui poder(es).<hr/> Abstract This paper aims at discussing the arqueo-genealogical problematizations of Michel Foucault trying to articulate them with the theoretical assumptions of the French Discourse Analysis in order to analyze the publicity discourse of a language course, specifically on learners and English language learning are meant in this enunciative space. We verified the usefulness of Foucault's thought, especially as regards, in particular, the notions of truth, knowledge and power, and how these concepts can serve the analyst as a methodological tool of analysis. We analyzed an advertising produced by an English language course and, in this exercise, we present aspects related to the composition of subject learners and learning of that language in our country. We present the following considerations: 1. It is always the Brazilian speaker who has to learn and use the foreign language, never the foreigner; 2. There is an erasure of other skills at the expense of oral production; And 3. It is given to the foreigner the place of knowledge and power(s).<hr/> Resumen Este artículo enfoca problematizaciones arqueo genealógicas de Foucault, buscando articularlas con presuposiciones teóricos del Análisis del Discurso de fuente francesa con el objetivo de analizar el discurso publicitario de curso de idiomas, más específicamente sobre cómo se constituyen potenciales sujetos aprendices y el aprendizaje de lengua inglesa en ese espacio enunciativo. Se verifica el provecho del pensamiento de Foucault, en especial sobre nociones de verdades, saberes y poderes, y como tales conceptos pueden servir para el analista como herramienta metodológica de análisis. Se analiza una pieza publicitaria producida por curso de lengua inglesa, y en ese ejercicio se presentan aspectos atinentes a constitución de sujetos aprendices y aprendizaje de esa misma lengua en nuestro país. Se presentan como consideraciones que: 1. Es siempre el brasileño que tiene que aprender a LE y utilizarla, nunca el extranjero; 2. Hay una borradura de otras habilidades en provecho de la producción oral; y 3. Es dado para el extranjero el lugar de aquel que tiene el saber y también que posee poder(es). <![CDATA[Subject-student and subject-teacher effect in discourse of DADEB: discursive brief analysis from the sustainability perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo, apoiando-se em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, analisa certos efeitos do discurso que apela à reconfiguração identitária de sujeitos no âmbito educacional, focando especificamente o Ensino Médio e mobilizando, nesse contexto, discursos de sustentabilidade, conforme Hargreaves e Fink. O corpus da investigação constitui-se de excertos do documento Direito à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica (DADEB), produzido pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados da reflexão apontam o esforço, mediante estratégia discursiva, de apagamento dos conflitos que inevitavelmente perpassam a reconfiguração identitária projetada no referido documento, visto que, ao propor um novo perfil para o sujeito-discente, não deixa de instaurar a necessidade de reconfiguração do perfil do sujeito-docente, silenciando, porém, os entraves para essa desejada reconstrução identitária.<hr/> Abstract This article, relying on theoretical and methodological assumptions of the French Discourse Analysis, analyzes certain effects of speech calling for the identity reconfiguration of subjects in the education sector, focusing specifically on high school and mobilizing in this context sustainability discourse, as Hargreaves and Fink. The corpus of our research are excerpts of the document Law to learning and development in basic education (DADEB in Portuguese acronym), produced by the Ministry of Education (MEC, also in Portuguese acronym). The results of our analysis suggest the effort by discursive strategy, deletion of the conflicts that inevitably permeate the identity reconfiguration designed in this document because, by proposing a new profile for the subject-student, does not fail to establish the need for reconfiguration profile subject-teaching, silencing, however, the obstacles to that desired identity reconstruction.<hr/> Resumen Este artículo se basa en los supuestos teórico-metodológicos del Análisis del Discurso de línea francesa, analiza ciertos efectos del discurso que llama por una reconfiguración de identidad de sujetos en al ámbito educacional, tiene foco específicamente en la Escuela Secundaria y moviliza, en ese contexto, discursos de sustentabilidad, de acuerdo con Hargreaves y Fink. El corpus de la investigación se constituye de extractos del documento Directo al aprendizaje y al desarrollo en la Educación Básica (DADEB en su acrónimo en portugués), producido por el Ministerio de la Educación (MEC). Los resultados de la reflexión apuntan el esfuerzo, delante de la estrategia discursiva, de la borradura de los conflictos que inevitablemente pasan por la reconfiguración de identidad proyectada en el dicho documento, pues al proponer un nuevo perfil para el sujeto-discente, no deja de establecer la necesidad de reconfiguración del perfil de sujeto-docente, silenciando, sin embargo, los obstáculos para esa deseada reconstrucción de identidad. <![CDATA[Strategic entextualization: sensualized performances of race in discursive practices on the web 2.0]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200289&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo focaliza as práticas discursivas de Luan, um jovem negro e de identificações homoeróticas, em interação na Web 2.0. Os dados foram gerados em uma investigação etnográfica, no contexto interacional da rede social Facebook. As noções de entextualização e de performances são privilegiadas para dar conta da observação dos processos de circulação e desestabilização de discursos cristalizados de raça, na construção das identificações de Luan como garoto negro e sensual. Defende-se que tais noções são a chave de leitura para a compreensão de como tais discursos são estrategicamente utilizados pelo jovem, ao construir suas performances nas interações com amigos dessa rede social. As análises apontam que identificações de raça são entremeadas por marcas de gênero/sexualidade e que estratégias de agenciamento emergem em meio a uma profusão de significados normativos.<hr/> Abstract This paper analyzes the discursive practices of Luan, a young black man of homoerotic identifications, interacting on the Web 2,0. The data was generated in an ethnographic investigation on the interactional network: the Facebook. Entextualization concepts and performance are privileged considering the observation processes of circulation and destabilization of crystallized discourses of race in the construction of identifications of Luan as black, sexy boy. We advocate these concepts are the key to comprehend how that discourses are strategically used by the young man when he build his performances on interactions with friends from this social network. The analyses show that race identifications are constantly intermingled with performances of gender and sexuality, and agency strategies emerge amidst a profusion of normative meanings.<hr/> Resumen Este artículo focaliza las prácticas discursivas de Luan, un joven negro y de identificaciones homo eróticas en interacciones en la Web 2.0. Los datos fueron generados en una investigación etnográfica, en el contexto de interacción de la red social Facebook. Las nociones de entextualización y de performances son privilegiadas para dar cuenta de la observación de los procesos de circulación y desestabilización de discursos cristalizados de raza, en la construcción de las identificaciones de Luan como joven hombre negro y sensual. Se defiende que tales nociones son la clave de lectura para la comprensión de como tales discursos son estratégicamente utilizados por el joven, al construir sus performances en las interacciones con amigos de esa red social. Los análisis apuntan que identificaciones de raza son permeadas por marcas de género/sexualidad y que estrategias de agenciar emergen en medio a una profusión de significados normativos. <![CDATA[Feminist activism on the internet: how argumentation in discourses about violation during childbirth works]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200309&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste estudo, são examinadas as categorias discursivas e argumentativas dos discursos feministas militantes, priorizando os metadiscursos léxico-semânticos que textualizam a violência médica contra a mulher durante o parto, ou seja, as formulações linguísticas que materializam o modo como as relações de poder atravessam e constituem esses discursos. Questionam-se, deste modo, as evidências ideologicamente construídas acerca das categorias de violência e militância por meio de uma abordagem discursiva que permite a análise e problematização de discursos designados como feministas e textualizados na materialidade significante digital. O interesse está voltado, principalmente, para o funcionamento das designações e dos testemunhos em blogs militantes considerados lugares de interpretação e reformulação da experiência da violência no espaço digital.<hr/> Abstract In this study, we examine the discursive and argumentative categories of activist feminist discourses, prioritizing the lexical-semantic meta-discourses which textualize medical violation against women during childbirth, in other words, linguistic formulations that materialize the way in which power relations cross over and comprise these discourses. We question, therefore, evidence ideologically constructed concerning the categories of violation and activism by using a discursive approach, which enables us to analyze and problematize discourses designated as feminist and textualized in digital materiality. Our interest focuses on how naming and testimonies in activist blogs work, which are considered places of interpreting and reformulating experiences of violation in digital space.<hr/>Resumen En este estudio son examinadas las categorías discursivas y argumentativas de los discursos feministas militantes, priorizando los meta discursos léxico-semánticos que textualizan la violencia médica contra la mujer durante el parto, es decir, las formulaciones lingüísticas que materializan el modo como las relaciones de poder atraviesan y constituyen eses discursos. De esta manera se questionan las evidencias ideológicamente construidas acerca de las categorías de violencia y militancia por medio de un abordaje discursivo (PÊCHEUX, 1969; 1975; 1983) que permite el análisis y problematizaión de discursos nombrados feministas y textualizados en la materialidad significante digital. El interés está dirigido principalmente para el funcionamiento de los significados y de los testimonios en blogs militantes considerados lugares de interpretación y reformulación de la experiencia de la violencia en el espacio digital. <![CDATA[Economic crisis' metaphors: hypertextuality and discourse on on-line journalism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200329&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando a construção de sentidos e a materialidade hipertextual no jornalismo on-line, este artigo procura analisar, com base na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, as condições de produção discursiva nos processos de enunciação digital em torno da crise econômica de 2008. Para tanto, analisa-se o contexto da "quebra" do banco Lehman Brothers, nos EUA, tematizada em diversas revistas, jornais e portais de notícias on-line de grande circulação no Brasil, tais como o Estadao.com.br, a Folha Online, a Globo.com, o Jornalnacional.globo.com, a ISTOÉ Dinheiro e a Veja.com que, à época, expressaram, através de uma rede de links hipertextuais, o temor dos mercados sobre uma possível recessão mundial. Observa-se, na análise, que as metáforas da crise presentes nos discursos político e econômico inserem-se no discurso das mídias por meio dos processos de entextualização discursiva e hipertextualização digital, com descolamentos e ressignificação dos sentidos que circulam socialmente.<hr/> Abstract Considering the construction of meaning and the hypertextual materiality in on-line journalism, this article aims to analyze, based on the Discourse Analysis of the French orientation, the discursive production conditions throughout the processes of digital enunciation about the world economic crisis of 2008. In order to do that, we analyse the Lehman Brothers bank's crash in USA, which was thematized in several major on-line magazines, newspapers and news portals in Brazil, such as Estadao.com.br, Folha Online, Jornalnacional.globo.com, Globo.com, ISTOÉ Dinheiro and Veja.com, which expressed through a network of hypertextual links the fear of the markets about a possible global recession. It was observed in our analysis that the crisis metaphors present in the political and in the economic discourses are usually introduced into the media discourse by means of entextualization processes and digital hypertextualization with displacements of the ideas and meanings which circulate in the society.<hr/> Resumen Considerando la construcción de sentidos y la materialidad hipertextual en el periodismo en línea, este artículo procura analizar, con base en el Análisis del Discurso (AD) de línea francesa, las condiciones de producción discursiva en los procesos de enunciación digital alrededor de la crisis económica de 2008. Para ello, se analiza el contexto de la ruina del banco Lehman Brothers, en los EUA, presentada en diversas revistas, periódicos y portadas de noticias el línea, de grande circulación en Brasil, tales como Estadao.com.br, Folha Online, Globo.com, Jornalnacional.globo.com, ISTOÉ Dinheiro y Veja.com que, à época, expresaron, por medio de una red de links hipertextuales, el temor de los mercados sobre una posible recesión mundial. Se observa, en el análisis, que las metáforas de la crisis presentes en los discursos político y económico se insieren en el discurso de las medias por medio de los procesos de entextualización discursiva y hipertextualización digital, con desplazamientos y re-significación de los sentidos que circulan socialmente. <![CDATA[Discursive and linguistic dimensions in the field of Portuguese Language teaching - notes of a teaching practice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200353&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste texto discute-se a relação entre dimensões discursivas e linguísticas pela análise da prática pedagógica de uma professora que aderiu à metodologia do Programa Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro (OLP). Alicerçada na teoria dialógica da linguagem (Bakhtin e seu Círculo), essa metodologia toma como base o trabalho com os gêneros do discurso, razão por que esses pressupostos teóricos fundamentam a análise. Destaca-se assim que, no desenvolvimento do trabalho, a professora procurou levar em conta a linguagem em sua complexidade, abarcando sua dimensão histórica, social e dialógica, buscando a ultrapassagem da metodologia assentada na visão de língua como sistema. No entanto, a professora vivenciou o confronto entre o dado e o novo, entre o linguístico e o discursivo, tendendo ainda sua prática para a dimensão linguística. Mesmo assim, os resultados permitem afirmar que essa metodologia traduz um novo caminhar rumo à conquista progressiva da autonomia discursiva.<hr/> Abstract In this paper we discuss the relationship between discursive and linguistic dimensions by analyzing the pedagogical practices of a teacher who joined the methodology of the Portuguese Language Program Olympics - Writing the Future (PLO in Portuguese acronym). Grounded in dialogical theory of language (Bakhtin and his Circle), this methodology builds on the work with the genres of speech, which is why we also support us in these theoretical assumptions also support the analysis. We highlight how, in development work, the teacher sought to take into account the language in its complexity, covering its historical, social and dialogical dimension, seeking to overtake the methodology seated in the language of vision as a system. However, the teacher experienced the confrontation between died and new, between the linguistic and discursive, still tending their practice to the linguistic dimension. Still, the results indicate that this methodology represents a new move towards progressive achievement of discursive autonomy.<hr/> Resumen En este texto se discute la relación entre dimensiones discursivas y lingüísticas por análisis de la práctica pedagógica de una profesora que se ha adherido a la metodología del Programa Olimpíada de la Lengua Portuguesa - Escribiendo el Futuro (OLP). Basada en la teoría dialógica del lenguaje (Bajtín y su Círculo), esa metodología toma como base el trabajo con los géneros del discurso, razón por la que también eses supuestos teóricos fundamentan el análisis. Se destaca que, así, en desarrollo del trabajo, la profesora ha procurado levar en cuenta el lenguaje en su complexidad, cubriendo su dimensión histórica, social y dialógica, buscando el paso de la metodología asentada en una visión de lengua como sistema. Sin embargo, la profesora ha vivido la confrontación entre el viejo y el nuevo, entre el lingüístico y el discursivo, aun tendiendo su práctica para la dimensión lingüística. Así mismo los resultados permitiendo afirmar que esa metodología traduce un nuevo caminar en el curso de una conquista progresiva de la autonomía discursiva.