Scielo RSS <![CDATA[Linguagem em (Dis)curso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1518-763220170002&lang=pt vol. 17 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[SUBJETIVIDADE E ALTERIDADE: ENCONTROS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O JORNAL ESCOLAR COMO MÍDIA CONTRA-HEGEMÔNICA - JORNALISMO DE ESCOLA NÃO MODELADO PELO JORNALISMO COMERCIAL DOMINANTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho é analisada a influência de jornais alternativos no processo de configuração midiática de um jornal escolar. Trata-se de uma experiência de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis/SC, Brasil, da qual participaram 25 estudantes, a professora, e dois pesquisadores. Nessa experiência, desenvolvida sob a égide da Análise Crítica de Gêneros (BONINI 2011; 2013), foram utilizados, como base do trabalho pedagógico, jornais alternativos - de bairro, de igreja, de partido, etc. Buscou-se, neste estudo, considerando as fases do processo de produção do jornal escolar, verificar o tipo de mídia construída e se ela se alinharia, em alguma medida, com um perfil de mídia contra-hegemônica.<hr/>Abstract This paper analyzes the influence of alternative newspapers in a media configuration of a school newspaper. The newspaper was produced as an experiment of teaching and learning Portuguese, developed in a municipal school in Florianópolis/SC, Brazil, whose participants were 25 students, the teacher, and two researchers. In this experiment, which was grounded in Critical Genre Analysis (BONINI 2011; 2013), alternative newspapers - e.g. neighborhood, church, party papers - were used as the basis for pedagogical work. Considering the phases of the production process of specific school newspaper, this study aimed to check the type of media produced and whether it would fit, to some extent, within a counter-hegemonic media profile.<hr/>Resumen En este trabajo es analizada la influencia de periódicos alternativos en el proceso de configuración mediática de un periódico escolar. Se trata de una experiencia de enseñanza y aprendizaje de Lengua Portuguesa desarrollada en una escuela de la red municipal de enseñanza de la ciudad de Florianópolis / SC, Brasil, de la cual participaron 25 estudiantes, la profesora, y dos investigadores. En esa experiencia, desarrollada bajo la égida del Análisis Crítico de Géneros (BONINI 2011; 2013), fueron utilizados, como base del trabajo pedagógico, periódicos alternativos - de barrio, de iglesia, de partido, etc. Se buscó, en este estudio, considerando las fases del proceso de producción del periódico escolar, verificar el tipo de media construida y si ella se alinea, en alguna medida, con un perfil de media contra hegemónica. <![CDATA[DISPOSITIVO E MEMÓRIA: A RELIGIOSIDADE AO NÍVEL DO (IN)VISÍVEL NAS PINTURAS DE MARIANNA GARTNER]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo procura analisar algumas pinturas da artista plástica canadense Marianna Gartner. Procurou-se evidenciar o processo de (in)visibilidade discursivo nas telas de Gartner, levando em consideração o universo constituído nas obras da artista. Este artigo terá como fundamento teórico e metodológico a Análise do Discurso de linha francesa calcada nos pressupostos foucaultianos de dispositivo e de memória, tendo as pinturas de Gartner como materialidades discursivas. As imagens da artista plástica chamaram a atenção devido ao atravessamento discursivo de elementos religiosos de base cristã, mais precisamente o duelo entre vida e morte, céu e inferno, os quais podem ser reativados discursivamente pela memória dos sujeitos, produzindo sentido.<hr/>Abstract This article aims to analyze some paintings by the Canadian artist Marianna Gartner. The process of (in) discursive visibility in the screens of Gartner was tried to evidence, considering the universe constituted through the works by the artist. This article will have the the Discourse Analysis of the French line as theoretical and methodological basis, grounded in Foucauldian assumptions device and memory, and the Gartner paintings as discursive materiality. The images by the artist drew attention because of the discursive crossing religious elements of Christian basis, more precisely the duel between life and death, heaven and hell, which can be reactivated discursively by the subject’s memory, producing meanings.<hr/>Resumen Este artículo procura analizar algunas pinturas de la artista plástica canadiense Marianna Gartner. Se ha procurado evidenciar el proceso de (in) visibilidad discursiva en las pantallas de Gartner, considerando el universo constituido en las obras de la artista. Este trabajo tendrá como fundamento teórico y metodológico el Análisis del Discurso de línea francesa, basado en los supuestos de Foucault, del dispositivo y de memoria, teniendo las pantallas de Gartner como materialidades discursivas. Las imágenes de la artista plástica llamaron atención debido su atravesamiento discursivo de elementos religiosos de base cristiana, más precisamente el duelo entre vida y muerte, cielo e infierno, los cuales pueden ser reactivados discursivamente por la memoria de los sujetos, produciendo sentido. <![CDATA[A DIMENSÃO VALORATIVA EM DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Fundamentado na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, e em trabalhos sobre escrita científica, sobretudo em perspectiva enunciativa e discursiva, este texto apresenta um estudo sobre a dimensão valorativa que subjaz ao discurso sobre o uso de citações nas práticas comunicativas da esfera acadêmico-científica. De natureza interpretativa e assumindo uma abordagem qualitativa, o trabalho realiza um exame de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica que circulam no universo acadêmico e no mercado editorial brasileiro. O estudo feito indica que os discursos materializados nos manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica analisados disseminam valores que colaboram para um quadro de exigências paradoxais, que pode muito mais confundir e desorientar o estudante em formação em pesquisa que contribuir efetivamente para uma prática comunicativa científica criativa, adequada e relevante.<hr/>Abstract Based on the dialogical conception of Bakhtin's Circle language, in which ideological values ​​constitute human language, and in researches on scientific writing, especially in enunciative and discursive perspective, this text presents a study about the value dimension that underlies the discourse on the use of citations in communicative practices of the academic-scientific sphere. From an interpretative nature and adopting a qualitative approach, the research examines textbooks of scientific work methodology and scientific writing that circulate in the academic universe and the Brazilian publishing market. The study indicates the discourses materialized in the methodology manuals of scientific work and scientific writing analyzed disseminate values ​​that contribute to a framework of paradoxical demands that can confuse and mislead students in research training instead of effectively contribute to a creative communicative practice, appropriate and relevant.<hr/>Resumen Fundamentado en la concepción dialógica del lenguaje del Círculo de Bakhtin, segundo la cual los valores ideológicos constituyen el lenguaje humano, y en trabajos sobre escrita científica, sobretodo en perspectiva enunciativa y discursiva, este texto presenta un estudio sobre la dimensión valorativa que se amplía al discurso sobre el uso de citas en las prácticas comunicativas de la esfera académico-científica. De naturaleza interpretativa y asumiendo un abordaje cualitativo, el trabajo realiza un examen de manuales de metodología del trabajo científico y de redacción científica que circulan en el universo académico y en el mercado editorial brasileño. El estudio hecho indica que los discursos materializados en los manuales de metodología del trabajo científico y de redacción científica analizados diseminan valores que colaboran para un cuadro de exigencias paradoxales, las que pode mucho más confundir y desorientar el estudiante en entrenamiento en pesquisa que contribuir efectivamente para una práctica comunicativa científica creativa, adecuada y relevante. <![CDATA[Motivação para aprender inglês como língua estrangeira no Brasil - dando voz a um grupo de estudantes de ensino médio de uma escola pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study investigated to what extent a group of Brazilian secondary public school students find themselves motivated to learn English at school. Motivation was conceptualized as participation, in terms of the students’ attitudes towards their English classes. With the use of a logbook created for data collection in this research, the students expressed their motivational levels at the beginning and end of each class, during a school semester. The students’ impressions were analyzed at individual (TURNER; PATRICK, 2008) and group (WENGER, 2009) levels. The results indicated that these students were usually motivated to attend these classes but the classroom experiences played an important role in motivating them even more. Also, the study acknowledged motivation as an ever-changing experiential construct deeply influencing the foreign language learning classroom, and at the same time, being deeply influenced by internal and external factors to the individuals and the language classroom as well.<hr/>Resumo Este estudo investigou o nível de motivação de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Brasil para aprender inglês na escola. Motivação foi compreendida enquanto participação, com base nas atitudes dos estudantes em relação às aulas. Com o uso de um livreto criado para a coleta de dados desta pesquisa, os estudantes avaliaram seus níveis motivacionais no início e ao final de cada aula, durante um semestre letivo. Suas impressões foram analisadas em nível individual (TURNER; PATRICK, 2008) e grupal (WENGER, 2009). Os resultados indicaram que esses estudantes se encontravam geralmente motivados a assistir às aulas de inglês, mas as experiências ali vivenciadas tiveram um papel importante em motivá-los ainda mais. O estudo mostrou que a motivação é um componente experiencial dinâmico, influenciado por fatores internos e externos aos indivíduos e à própria sala de aula, em inter-relação profunda com o contexto de aprendizagem.<hr/>Resumen Este estudio ha investigado el nivel de motivación de un grupo de estudiantes de Enseñanza Media de una escuela pública de Brasil para aprender inglés en la escuela. Motivación fue comprendida mientras participación, basada en actitudes de los estudiantes en relación a las clases. Con el uso de un libreto creado para la colección de datos de investigación, los estudiantes evaluaron sus niveles motivacionales en el inicio y al final de cada clase, durante un semestre lectivo. Sus impresiones fueron analizadas en nivel individual (TURNER, PATRICK, 2008) y grupal (WENGER, 2009). Los resultados indicaron que esos estudiantes se encontraban generalmente motivados para asistir las clases de inglés, pero las experiencias allí vivenciadas tuvieron un papel importante en motivarlos aún más. El estudio mostró que la motivación es un componente experiencial dinámico, influenciado por factores internos y externos a los individuos y la propia sala de aula, en inter-relación profunda con el contexto de aprendizaje. <![CDATA[FREQUÊNCIA DE PALAVRAS E PROCESSOS INFERENCIAIS: O QUE APRENDIZES DE UMA L2 PODEM DIZER SOBRE ISSO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujos objetivos foram verificar possíveis relações entre a frequência de palavras e os processos de inferência lexical de aprendizes de inglês como língua estrangeira (L2), também entre a frequência das palavras e os graus de inferências apropriadas de tais palavras. Foram analisados protocolos verbais de 15 sujeitos de nível intermediário de inglês durante a realização de uma atividade de leitura na qual lhes era solicitado inferir o significado de 21 palavras, divididas entre baixa, média e alta frequências. Constatou-se que as estratégias com maior número de ocorrências permaneceram invariáveis ao longo das três categorias de frequências das palavras e que, na direção contrária da hipótese inicial, maior percentual de inferências apropriadas foi obtido nas palavras de baixa frequência, em comparação com as de alta frequência. Os resultados são interpretados com base na literatura vigente.<hr/>Abstract This article presents the main findings of a study whose objectives were to verify relationships between word frequency and lexical inferential processes of learners of English as an L2, as well as between word frequency and lexical inferential appropriateness levels. Verbal protocols of fifteen intermediate students of English as an L2 collected while they completed a 21-word inferential task were analyzed. The words were divided into three groups, according to their frequency status. Data showed that (i) the most often used lexical strategies remained the same along the three-word frequency levels, as well as that (ii) a larger proportion of appropriate inferences were seen in the low frequency word category, rather than in the medium and high frequency ones, as initially hypothesized. The findings are discussed in light of the specialized literature in the field.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de un estudio cuyos objetivos fueron verificar posibles relaciones entre la frecuencia de ocurrencias de palabras y los procesos de inferencia lexical de aprendices de inglés como lengua extranjera (L2), también entre la frecuencia de palabras y los grados de inferencias apropiadas. Fueron analizados protocolos verbales de 15 sujetos de nivel intermediario de inglés durante la realización de una actividad de lectura, adónde les fue solicitado inferir el significado de 21 palabras, divididas entre baja, media y alta frecuencias. Se constató que las estrategias con mayor número de ocurrencias permanecieron invariables, independientemente de la frecuencia de las palabras, y que en la dirección contraria de la hipótesis inicial, mayor porcentaje de inferencias apropiadas fue obtenido en las palabras de baja frecuencia, en comparación con las de alta frecuencia. Los resultados son interpretados con base en la literatura vigente sobre el tema. <![CDATA[Sobre diversidade, representação e inclusão: novas perspectivas no discurso de campanhas de brinquedos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Toys have a playing purpose as well as a multi-functional dimension, as they relate to visual communication since their representations lead to unexpected practices by the child, which stimulates designers to be constantly exploring new ways of presenting their narratives to a double-audience of both parents and children. This article investigates how the discourse of toy campaigns has changed over the last decade, by focusing on the verbal and visual features of contemporary toy campaigns. It draws on the social semiotic approach of Kress &amp; van Leeuwen (2006) for the images’ analyses and on cultural studies (BROUGÈRE, 2014) to provide a broader view on the issues of diversity, representation and inclusion. The analyses suggest that as diversity and the gradual breaking of gender boundaries have gained more visibility in children’s media, we have been witnessing the disruption of existing narratives traditionally conceived in toy lines and campaigns.<hr/>Resumo Os brinquedos têm uma função na brincadeira, bem como uma dimensão multifuncional, uma vez que se relacionam com a comunicação visual, pois suas representações conduzem as crianças a práticas inesperadas, o que estimula os designers a explorarem constantemente novas formas de apresentar suas narrativas a uma dupla audiência de pais e filhos. Este artigo investiga como o discurso das campanhas de brinquedos vem mudando ao longo da última década, focalizando as características verbais e visuais das campanhas de brinquedos contemporâneos. Baseia-se na abordagem semiótica social de Kress e van Leeuwen (2006) para as análises das imagens, e nos estudos culturais (BROUGÈRE, 2014), de modo a proporcionar uma visão mais ampla das questões de diversidade, representação e inclusão. As análises sugerem que, à medida que a diversidade e a ruptura gradual das fronteiras de gênero ganharam maior visibilidade nas mídias infantis, testemunhamos a ruptura de narrativas tradicionalmente concebidas em linhas e campanhas de brinquedos.<hr/>Resumen Los juguetes tienen una función en los juegos, también una dimensión multifuncional, a vez que se relacionan con la comunicación visual, pues sus representaciones conducen los niños para prácticas inesperadas, el que estimula los designers a exploraren constantemente nuevas formas de presentar sus narrativas a una dupla audiencia de padres e hijos. Este artículo investiga como el discurso de las campañas de juguetes ha cambiado durante la última década, focalizando las características verbales y visuales de las campañas de juguetes contemporáneos. Se basa en el abordaje semiótica social de Kress y van Leeuwen (2006) para los análisis de las imágenes y en los estudios culturales (BROUGÈRE, 2014) de modo a proporcionar una visión más amplia de las questiones de diversidad, representación e inclusión. Los análisis sugieren que, la medida que la diversidad y la ruptura gradual de las fronteras de género han ganado mayor visibilidad en las medias infantiles, testimoniamos la ruptura de narrativas tradicionalmente concebidas en líneas y campañas de juguetes. <![CDATA[O sujeito da enunciação: diálogos entre a linguística e a psicanálise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322017000200271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo se propone realizar un recorrido de la expresión sujeto de la enunciación en la obra de Jacques Lacan. Dado que en los estudios en los que se aborda la problemática de la enunciación no existe un consenso en torno a qué sujeto se hace referencia, recuperamos el origen psicoanalítico de este término con el objetivo de aventurar algunas reflexiones. Este camino nos ha conducido, como primer paso, a rastrear la noción de sujeto en Benveniste, y luego, de enunciación en los textos de Lacan. El análisis ha determinado la coexistencia de tres vertientes en torno a la enunciación, que permiten introducir diferentes dimensiones respecto a cómo se concibe el sujeto de la enunciación.<hr/>Abstract This article intends to look over the expression subject of the enunciation in the work by Jacques Lacan. As in the studies that deal with the problem of the enunciation there is no consensus around which subject is referred to, we recover the psychoanalytic origin of this term with the aim of introducing some reflections. This way has led us, firstly, to trace the notion of subject in Benveniste, and then enunciation in the Lacanian texts. The analysis has determined the coexistence of three aspects around the enunciation that allow us to consider different dimensions with respect to how the subject of the enunciation is conceived.<hr/>Resumo Neste artigo propõe-se realizar um estudo da expressão sujeito da enunciação na obra de Jacques Lacan. Tendo em vista que nos estudos em que é abordada a problemática da enunciação não existe consenso com respeito a que sujeito se faz referência, recuperamos a origem psicanalítica desse termo, com o objetivo de propor algumas reflexões. Esse caminho nos conduziu, como primeiro passo, a rastrear a noção de sujeito em Benveniste e, em seguida, de enunciação nos textos lacanianos. A análise determinou a coexistência de três vertentes com referência à enunciação, que permitem introduzir diferentes dimensões com respeito a como se concebe o sujeito da enunciação.