Scielo RSS <![CDATA[Linguagem em (Dis)curso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1518-763220200003&lang=pt vol. 20 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[TEMPO E CIÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: INTERCONTEXTUALIDADE DE SIGNIFICADOS VERBAIS E IMAGÉTICOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300431&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva investigar traços da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes presentes nos significados verbal e visual do jogo digital The Binding of Isaac (2011), ressaltando, assim, sua multimodalidade. Como aporte teórico-metodológico, foram utilizados fundamentos da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Gramática do Design Visual (GDV) para detectar possíveis processos visuais, intertextualidades e interdiscursividades que pudessem revelar pistas da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes como prática social presente no jogo. Os resultados obtidos confirmam que a personagem principal possui todas as características comuns às vítimas que sofrem desse tipo de abuso. Concluiu-se, também, que o jogo em questão, como um veículo de comunicação, possui a função, para quem o joga, de apresentar e alertar sobre o tema. Espera-se que este estudo possa contribuir ainda mais para a consolidação da Semiótica Social, com o apoio da ACD como um aporte teórico-metodológico eficiente na investigação de práticas sociais.<hr/>Abstract This paper aims to investigate signs of intrafamilial violence towards children and teenagers found in verbal and visual meanings in the digital game The Binding of Isaac (2011), drawing attention to its multimodality. The research’s theoretical-methodological framework brought some specific concepts from Critical Discourse Analysis (CDA) and the Grammar of Visual Design (GVD), in order to detect possible visual processes, intertextualities, as well as interdiscursivities that could reveal signs of intrafamilial violence against children and teenagers as a social practice in the game. The results confirmed that the main character has all the features usually found in victims who experienced such kind of abuse. We conclude that the game acts as communication vehicle because it possesses the function of introducing and alerting players about such theme. With support of CDA, we hope this research can further contribute to the Social Semiotics consolidation, as an effective framework to investigate social practices.<hr/>Resumen Este trabajo tiene el objetivo de investigar rastros de violencia intrafamiliar contra niños y adolescentes presentes en significados verbales y visuales del juego digital The Binding of Isaac (2011), despegando, así, su multimodalidad. Como contribución teórico-metodológica, fueron utilizados fundamentos del Análisis Crítico del Discurso (ACD) y de la Gramática del Design Visual (GDV) para detectar posibles procesos visuales, intertextualidades e inter-discursividades que pudiesen aclarar rastros de violencia intrafamiliar contra niños y adolescentes como práctica social presente en el juego. Los resultados obtenidos comprueban que el personaje principal posee todas las características comunes de víctimas que sufren ese tipo de maltrato. También se concluye que el juego em cuestión, como vehículo de comunicación, posee función, para quién lo juega, de presentar y alertar sobre el tema. Se espera que el estudio pueda contribuir aún más para la consolidación de la Semiótica Social, con el apoyo del ACD como contribución teórico-metodológico eficiente en la investigación de prácticas sociales. <![CDATA[“CONHECE AQUELA DO DELEGADO?”: PIADAS SOBRE OS HOMENS DA LEI NO JORNAL SANTUARIO DA TRINDADE (1922-1931)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa a representação sobre autoridades policiais e jurídicas em Goiás, nas primeiras décadas do século XX, por meio de anedotas presentes no jornal católico Santuario da Trindade, em circulação de 1922 a 1931. Alguns subsídios teóricos oferecidos por Mikhail Bakhtin, como a ideia de carnavalização do mundo e realismo grotesco, são essenciais para pensar o humor presente nesse jornal, uma vez que tais anedotas ridicularizavam a atuação da força policial, demonstrando o que o autor caracterizou como a irreverência da cultura popular em relação às instituições sérias. Nesse sentido, essas piadas são percebidas como produções discursivas das camadas populares goianas, e passíveis de variadas interpretações: podem ser compreendidas não apenas como instrumentos de humor, grande amenizador das tensões cotidianas, mas também como expoentes de uma mentalidade coletiva, revelando certos modos de pensar da cultura sertaneja em relação à atuação jurídica e policial em Goiás.<hr/>Abstract The paper analyzes the representation of police and juridical authorities in Goiás, Brazil during the first decades of the twentieth century through anecdotes presented in the Catholic newspaper Santuario da Trindade, which circulated from 1922 to 1931. Some theoretical notions offered by Mikhail Bakhtin, such as the ideas of ​​“world carnivalization” and “grotesque realism”, are essential to ponder on the humor present in this newspaper, since those anecdotes mocked the police force's action, demonstrating what the author characterized as the irreverence of the popular culture in relation to serious institutions. In this sense, those jokes are discursive productions from the popular order of Goiás and they are susceptible to assorted interpretations. That is to say they can be understood not only as instruments of humor - a great way to ease up daily tensions - but also as exponents of a collective mentality, which reveals certain ways of thinking of the country culture regarding the juridical and police actions in Goiás.<hr/>Resumen El artículo analiza la representación sobre autoridades policiales y jurídicas en Goiás, en las primeras décadas del siglo XX, por medio de bromas presentes en el periódico católico Santuario da Trindade, en circulación de 1922 hacia 1931. Algunos subsidios teóricos ofrecidos por Mijaíl Bajtín, como la idea de carnavalización del mundo y realismo grotesco, son esenciales para pensar el humor presente en ese periódico, pues tales bromas ridiculizaban la actuación de la fuerza policial, demostrando lo que el autor caracterizó como irreverencia de la cultura popular con relación a instituciones serias. Al respecto, esas bromas son percibidas como producciones discursivas de los estratos populares de Goiás, y susceptible de variadas interpretaciones: pueden ser comprendidas no apenas como instrumentos de humor, gran amenizador de las tensiones cotidianas, también como exponentes de una mentalidad colectiva, revelando ciertos modos de pensar de la cultura sertaneja con relación a actuación jurídica y policial en Goiás. <![CDATA[NOVO ENSINO MÉDIO: DERIVA DE SENTIDOS EM UMA PROPAGANDA TELEVISIVA DO GOVERNO FEDERAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, à luz de um viés discursivo, parte da materialidade linguística presente em sete quadros recortados de um vídeo de propaganda televisiva do Novo Ensino Médio pelo Governo Federal para investigar a deriva de sentidos postos em circulação acerca da enunciabilidade inscrita nos discursos sobre trabalho e formação integral. A análise ancora-se na sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin, tomando por base especialmente a concepção de material ideológico sígnico (VOLÓCHINOV, 2017 [1929; 1930]), e na AD de base enunciativa, a partir de fundamentos da semântica global proposta por Maingueneau (2008). Os resultados reforçam o efeito de silenciamento (ORLANDI, 2007) que atravessa essa medida do Governo, na qual a educação em nível médio tende a não contemplar a dimensão humana (integral), não concebendo o trabalho em sua dimensão educativa, ontológica, como constitutivo do homem, por meio do qual o indivíduo dá sentido ao mundo em que vive.<hr/>Abstract In the light of a discursive perspective, this study focuses on the linguistic materiality depicted in seven frames excerpted from a TV advertisement video of the New High School by the Federal Government, aiming to investigate the derive of senses that circulate on the inscribed enunciability in discourses about work and integral education. Our analysis finds support in the sociology of discourse presented by the Bakhtin Circle, specifically the conception of ideological sign (VOLÓCHINOV, 2017 [1929, 1930]) and the Enunciative Discourse Analysis based on the principles of global semantics brought by Maingueneau (2008). The results reinforce the effect of silence (ORLANDI, 2007) that is in this governmental measure. The high school education tends not to contemplate the (integral) human dimension, as well as it does not take in consideration the work, a constitutive matter of men, in its educative, ontological dimension, since it is through it the individual gives sense to his world.<hr/>Resumen Bajo la luz de un sesgo discursivo, este artículo parte de la materialidad lingüística presente en siete cuadros cortados de un video de propaganda televisiva de la Nueva Enseñanza Secundaria por el Gobierno Federal para investigar la desviación de sentidos puestos en circulación acerca de los enunciados inscritos en los discursos sobre trabajo y formación integral. El análisis se basa en la sociología del discurso del Círculo de Bajtín, tomando-se por base especialmente la concepción de material ideológico sígnico (VOLÓCHINOV, 2017 [1929; 1930]), y en el AD de base enunciativo, desde fundamentos da semántica global propuesta por Maingueneau (2008). Los resultados refuerzan el efecto de silenciamiento (ORLANDI, 2007) que atraviesa esa medida del Gobierno, en que la educación de nivel secundario tiende a no contemplar la dimensión humana (integral), no concibiendo el trabajo en su dimensión educativa, ontológica, como constitutivo del hombre, por medio del cual el individuo da sentido al mundo en el que vive. <![CDATA[NACIONALIDADE NA IMPRENSA E NO RÁDIO: UMA POLÍTICA DE LÍNGUAS NA ERA VARGAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300491&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo estuda a regulação da nacionalidade no rádio e nos jornais, buscando interpretar seu efeito sobre a política de línguas nesses veículos. Para tanto, ancora-se na Análise de Discurso de linha francesa e na História das Ideias Linguísticas no Brasil. O corpus de análise envolve a legislação para os meios de comunicação promulgada durante a Era Vargas (1930-1945). O trabalho discute como a política para as nacionalidades resultou em uma política para as línguas na imprensa escrita e no rádio, ao favorecer ou limitar o direito à voz de brasileiros natos, brasileiros naturalizados e estrangeiros. Mostra, também, que a regulação do direito à palavra constituiu uma tentativa de controle da produção do discurso, provocando a interdição do estrangeiro nesses veículos.<hr/>Abstract This paper studies the nationality regulation on radio and newspapers, trying to understand its effect over the language policy in those communication vehicles. For this purpose, we based the discussion on the Discourse Analysis and the History of Linguistic Ideas in Brazil. The corpus involves the legislation for the mass media published during the Vargas Era (1930-1945). In general, we discuss how the nationality policy resulted in a policy for the languages on radio and the written press, when increased or limited the right to speak for native or naturalized Brazilians and foreigners. Furthermore, the analysis shows that the right to speak regulation was an attempt to control the discourse production causing a foreigner interdiction in those particular vehicles.<hr/>Resumen Este artículo estudia la reglamentación de la nacionalidad en el radio y en los periódicos, buscando interpretar su efecto sobre la política de lenguas en eses vehículos. Para ello, se ancla en el Análisis del Discurso de línea francesa y en la Historia de las Ideas lingüísticas en Brasil. El corpus de análisis involucra la legislación para los medios de comunicación promulgada durante la Era Vargas (1930-1945). El trabajo discute cómo la política para las nacionalidades resultó en una política para las lenguas en la imprenta escrita y en el radio, cuando favoreció o limitó el derecho de voz de brasileños natos, brasileños naturalizados y extranjeros. También muestra que la reglamentación del derecho a palabra constituyó una tentativa de control de la producción del discurso, provocando la interdicción del extranjero en eses vehículos. <![CDATA[VOZES DO MUNDO DO TRABALHO NAS OBRAS DE LUIZ RUFFATO E RONIWALTER JATOBÁ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo se baseia nas ideias de Mikhail Bakhtin e o Círculo russo, que percebem a linguagem e sua interação com o contexto. A partir dessa base teórica, analisa as obras No chão da fábrica, de Roniwalter Jatobá, e De mim já não se lembra, de Luiz Ruffato, escritores brasileiros do século XX, focalizando a vida laboral de personagens de estratos sociais economicamente desfavorecidos, advindos de regiões pobres do país em sua trajetória até São Paulo em busca de melhoria de vida. Detém-se em suas falas, em que avultam as contradições de classe social, visto que as condições degradantes de trabalho em que estão inseridos nas atividades fabris entram em conflito com certo ideário enobrecedor do universo laboral. O discurso enaltecedor do trabalho de estrato burguês é assimilado pela classe trabalhadora, mas entra em conflito com a realidade inóspita do cenário laboral, ocasionando um deslocamento do discurso em relação à práxis cotidiana.<hr/>Abstract This research finds support on Mikhail Bakhtin and the Russian Circle’s ideas, concerning the language and its interaction within a social context. With this theoretical basis, the paper analyzes the Brazilian works No chão da fábrica, by Roniwalter Jatobá, and De mim já não se lembra, by Luiz Ruffato, both written in the 20th century. We focused on the socioeconomically deprived characters from poor regions of Brazil that migrated to São Paulo in search of a better (material) life. They restrain in their own speech, where stand out the social class contradictions, since there is a conflict between the degrading work conditions in the factory activities with which they are involved and a certain ennobling ideology within the labor universe. The working class assimilates what discursively elevates the bourgeois’ labor, but the last clashes with the inhospitable reality of the labor setting; consequently, that conflict dislocates the discourse in relation to the quotidian praxis.<hr/>Resumen Esta investigación se basa en las ideas de Mijaíl Bajtín y el Círculo ruso, que entienden el lenguaje literario y su interacción con el contexto. Desde esta base teórica, analiza las obras No chão da fábrica, de Roniwalter Jatobá, y De mim já nem se lembra, de Luiz Ruffato, escritores brasileños del siglo XX, centrándose en la vida laboral de personajes de estratos sociales económicamente desfavorecidos, procedentes de regiones pobres del país en camino a ciudad de São Paulo en busca de la mejora de la vida. Se detiene en sus discursos, en los que las contradicciones de la clase social cobran gran importancia, ya que las condiciones de trabajo degradantes en las que están inmersos en las actividades fabriles entran en conflicto con cierto ideal ennoblecedor del universo laboral. El discurso exaltador del estrato burgués del trabajo es asimilado por la clase trabajadora, pero entra en conflicto con la realidad inhóspita de la escena laboral, provocando un desplazamiento del discurso en relación con la praxis cotidiana. <![CDATA[CAPA, ORELHAS E QUARTA CAPA COMO ESPAÇOS ENUNCIATIVOS DE PROMOÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300517&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir da aproximação entre teoria da enunciação e o processo de produção e editoração do livro, este artigo analisa a encenação de alguns agentes envolvidos na cadeia editorial do livro O sol na cabeça, do escritor brasileiro Geovani Martins, relativamente à promoção/divulgação e difusão do referido livro. Embasam este trabalho as discussões de Araújo (2012), Cavallo e Chartier (2001), Chartier (1998) e Thompson (2012) sobre processos de edição. As discussões envolvendo a enunciação estão calcadas nos estudos de Benveniste (1989; 1995), Bakhtin/Volochínov (2009) e Bakhtin (2010), além de se valer da visão de Marx (1996) sobre a mercadoria no contexto da economia capitalista.<hr/>Abstract Based on the approximation between the Theory of Enunciation and the process of book production and publishing, this paper analyzes the participation of some agents that have been involved in the publishing supply chain of the book O sol na Cabeça, by the Brazilian writer Geovani Martins, concerning the promotion/publicizing of his book. In order to discussing the editing processes, this paper uses the discussions of Araújo (2012), Cavallo and Chartier (2001), Chartier (1998), and Thompson (2012). About the discussions involving the enunciation, the theoretical bases are the studies of Benveniste (1989, 1995), Bakhtin/Volóchinov (2009) and Bakhtin (2010). Furthermore, the Marx’s (1996) view regarding the merchandise in the context of the capitalist economy.<hr/>Resumen A partir de la aproximación entre teoría de la enunciación y el proceso de producción y edición del libro, este artículo investiga la escenificación de algunos agentes involucrados en la cadena editorial del libro O sol na cabeça, del escritor brasileño Geovani Martins, respecto a la promoción/divulgación del referido libro. Este trabajo se basa en las discusiones de Araújo (2012), Cavallo y Chartier (2001), Chartier (1998) y Thompson (2012) sobre procesos de edición. Las discusiones que involucran la enunciación están basadas en los estudios de Benveniste (1989; 1995), Bajtín/Volóshinov (2009) y Bajtín (2010), además de valerse de la visión de Marx (1996) respecto a la mercancía en el contexto de la economía capitalista. <![CDATA[SOBRE O NARCISISMO DISCURSIVO: “EU, PARA MIM”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322020000300533&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem o objetivo de dar sustentação à hipótese de que o discurso, às vezes, é comandado por um funcionamento narcisista, simulando-se cordial e flexível (nem sempre), quando, em última instância, apenas almeja (e luta de forma contundente) manter-se numa mirada pessoal e evitar a polêmica e a revisão. O corpus de dados é constituído por memes retirados de postagens no facebook. Vale-se, como amparo teórico para a constituição do estudo, de postulados da Análise de Discurso de linha francesa, de alguns pleitos da pragmática linguística e, sobretudo, da teorização de Freud sobre o desejo narcísico do indivíduo de transformar o mundo no espelho em que se contempla.<hr/>Abstract In this paper, the objective is to sustain the hypothesis where the discourse is sometimes guided by a narcissistic functioning. It would simulate cordiality and flexibility, though not always, when, ultimately, it only aspires, strives hard to maintain itself in a personal mirroring to avoid controversy and revision. The corpus consists of some memes taken from Facebook posts. For this study, as a theoretical basis, we use assumptions of the French Discourse Analysis, some discussions mobilized in the Linguistic Pragmatics and, especially, Freud’s theorization on the narcissistic desire of the individual in transforming the world into a mirror for self-reflection.<hr/>Resumen Este trabajo tiene el objetivo de ofrecer sustentación a la hipótesis de que el discurso, a veces, está ordenado por un hilo de funcionamiento narcisista, simulándose le cordial y flexible (ni siempre), cuando, en última instancia, solo anhela (y lucha de modo contundente) mantenerse en una mirada personal y evitar la polémica y la revisión. El corpus de datos está constituido por memes sacados de publicaciones en Facebook. Para la constitución del estudio, son utilizadas la perspectiva teórica del Análisis de Discurso de línea francesa, algunas cuestiones de la pragmática lingüística, y sobre todo la teorización de Freud acerca del deseo narcisista del individuo de transformar el mundo en el espejo en el que se contempla.