Scielo RSS <![CDATA[Linguagem em (Dis)curso]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1518-763220150001&lang=pt vol. 15 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CONTROLANDO O INCONTROLÁVEL: A APLICAÇÃO DAS REGRAS DE ATENDIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO MÚTUA ENTRE CLIENTES E ATENDENTES EM UM <strong>CALL CENTER</strong> ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo propõe analisar a compreensão mútua como faceta dos comportamentos diádicos em um encontro de serviço, elemento discursivo pouco estudado, conforme a literatura de marketing e gestão de pessoas aponta (MA; DUBÉ, 2011). Especificamente, investiga-se como a compreensão mútua é ou não construída entre clientes e atendentes de um serviço telefônico a partir da aplicação dos scripts e regras de atendimento (elemento textual) criadas pela gestão de pessoas. Utilizando a Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), analisam-se dados reais de interações de maneira microetnográfica. O corpus deste artigo constitui-se de 126 interações gravadas em áudio na central de atendimento do Disque Saúde em Brasília. Os resultados revelam que somente o seguimento das regras não garante o estabelecimento da compreensão mútua, ao contrário, deixa margem para ações interacionais distintas, como o abandono da compreensão mútua quando os atendentes deparam-se com demandas da interação que não podem ser previstas pelo script.<hr/>Abstract: This article aims to analyze mutual understanding as an aspect of dyadic behaviors in a service encounter, since it is a little-explored discursive element as the literature on Marketing and People Management shows (MA; DUBÉ, 2011). Specifically, we investigate how mutual understanding may or may not be constructed between callers and call-takers of a helpline in accordance to the guidelines (textual element) made by People Management that call-takers must follow in the process. We use the Conversation Analysis approach (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974) to analyze naturally-occurring interactions in a micro ethnographic way. The data comprise 126 audio-recorded interactions from Disque Saúde call center in Brasilia. The results reveal that simply following the guidelines does not guarantee the construction of mutual understanding and, on the contrary, leaves room for distinct social actions, like abandoning mutual comprehension when call-takers face interactional demands that cannot be predicted by a script.<hr/>Resumen: Este artículo propone analizar la comprensión mutua como una faceta de los comportamientos diádicos en un encuentro de servicio, elemento discursivo poco estudiado, conforme la literatura de marketing y gestión de personas apunta (MA; DUBÉ, 2011). Específicamente, se investiga cómo la comprensión mutua es o no es construida entre clientes y asistentes de un servicio telefónico desde la aplicación de los scripts y reglas de atendimiento (elemento textual) criadas por la gestión de personas. Utilizando el Análisis de la Conversación (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), se analizan datos reales de interacciones de manera micro-etnográfica. El corpus de este artículo es constituido de 126 interacciones gravadas en audio en el centro de llamadas Disque Saúde en Brasília. Los resultados revelan que sólo el seguimiento de las reglas no garantiza el estabelecimiento de la comprensión mutua, al contrario, deja margen para interacciones distintas, como el abandono de la comprensión mutua cuando los asistentes se deparan con demandas en la interacción que no pueden ser previstas por el script. <![CDATA[DISCURSOS SOBRE A VOZ DE LULA NA MÍDIA BRASILEIRA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Desde o anúncio do câncer de laringe de Lula em outubro de 2011, vimos surgir um amplo e disperso conjunto de textos sobre os riscos que a doença representava para a Voz do ex-presidente do Brasil. Fundamentados na Análise do Discurso, derivada de Michel Pêcheux, nossa proposta consiste em interpretar alguns dos enunciados da mídia brasileira que trataram da Voz de Lula, na tentativa de identificar as distintas posições de seus enunciadores e seus diferentes sentidos. Buscamos, ainda, empreender uma reflexão sobre certos aspectos da memória e da história brasileira conservados na Voz de uma de suas personagens mais importantes, no intuito de aventar possíveis respostas às seguintes questões: por que se falou tanto de sua Voz? Quais são as posições e os sentidos dessas falas sobre a Voz de Lula? Qual o papel que ela desempenhou em suas falas públicas, na composição de seu carisma e em seu sucesso político? <hr/>Abstract: Since the announcement of Lula's throat cancer on October 2011, the risks presented to the voice of the former president of Brazil gave rise to a wide range of comments. Based on Discourse Analysis, derived from Michel Pêcheux, in this essay we propose to analyze them in terms of their different positions and their distinct meanings. We further undertake a reflection on certain aspects of Brazilian history, which are preserved in one of the strongest voices of the country, in order to answer the following questions: Why was Lula's voice mentioned a number of times? What are the positions and implications of these comments? What role did his voice play in his public speeches, in the composition of his charisma, and in his political success?<hr/>Resumen: Desde el anuncio del cáncer de laringe de Lula en octubre 2011, vemos surgir un amplio y disperso conjunto de textos sobre los riesgos que la dolencia representaba para la voz del ex-presidente de Brasil. Fundamentados en el Análisis del Discurso, derivada de Michel Pêcheux, nuestra propuesta consiste en interpretar algunos de los enunciados de los medios brasileños que trataran de la voz de Lula, en la tentativa de identificar las distintas posiciones de sus enunciadores y sus diferentes sentidos. Buscamos, todavía, emprender una reflexión sobre ciertos aspectos de la memoria y de la historia brasileña, conservados en la voz de uno de sus personajes más importantes, no intuito de aventar posibles respuestas para las siguientes cuestiones: ¿por qué se he hablado tanto de su voz? ¿Cuáles son las posiciones y los sentidos de esas hablas sobre la voz de Lula? ¿Cuál es el role que ella jugó en su habla pública, en la composición de su carisma e en su suceso político? <![CDATA["SOMOS TODXS CLÁUDIA": A LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA PELO ESTADO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto, na perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheutiana, analisa alguns posts publicados nas páginas do Facebook da Marcha das Vadias sobre o assassinato de Cláudia da Silva Ferreira após ter sido arrastada por uma viatura da Polícia Militar em 16 de março de 2014 no Rio de Janeiro. Mobilizando a noção de acontecimento discursivo, mostramos como se atualiza uma memória sobre o negro e a polícia no Brasil, colocando esta como culpada pelo assassinato da população negra e aquele como vítima da sociedade segregacionista. Explicitamos como nos posts há a tentativa de uma ruptura na violência produzida e legitimada pelo Estado.<hr/>Abstract: This text, from the theoretical perspective of Pêcheux's Discourse Analysis, examines some posts published on Marcha das Vadias (The SlutWalk) Facebook pages on the murder of Cláudia da Silva Ferreira after being dragged by a military police vehicle on March 16th, 2014, in Rio de Janeiro. Making use of the notion of discursive event, we clarify how a memory about both black people and the police in Brazil is updated, portraying the latter as guilty for the murder of black people and the former as victims of a segregationist society. Also, we elucidate how there is, in the posts, an attempt to break away from the violence produced and legitimized by the state.<hr/>Resumen: Este texto, en la perspectiva teórica del Análisis del Discurso de Pêcheux, analiza algunos posts publicados en las páginas del Facebook de la Marcha das Vadias (Marcha de las rameras) sobre el asesinato de Cláudia da Silva Ferreira después haber sido arrastrada por un vehículo de la Policía Militar en 16 de marzo de 2014, en Rio de Janeiro. Movilizando la noción de acontecimiento discursivo, mostramos cómo se actualiza una memoria sobre el negro y la policía en Brasil, colocando esta como culpable por el asesinato de la población negra y aquél como víctima de la sociedad segregacionista. Explicitamos como, en los posts, hay la tentativa de una ruptura en la violencia producida y legitimada por el Estado <![CDATA[LETRAMENTOS ACADÊMICOS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: A PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em sua trajetória na graduação universitária, estudantes procuram construir uma identidade no ambiente acadêmico, o que implica envolver-se com práticas e eventos de letramento específicos. Os eventos de letramento no ambiente acadêmico incluem a produção de gêneros de prestígio como o artigo científico. Neste trabalho, analisamos, à luz dos Estudos Culturais, Novos Estudos de Letramento e Estudos Retóricos de Gêneros, a produção de artigos científicos por graduandos em Letras como parte do processo de inserção dos estudantes em práticas e eventos de letramento na academia. No estudo, focalizamos, em cinco artigos produzidos por alunos, aspectos da intertextualidade, tomada como evidência do processo de construção da identidade letrada dos alunos no ambiente acadêmico através da produção do gênero em diálogo com escritores reconhecidos no campo. Os resultados indicam que os estudantes procuram identificar-se com os autores por meio de estratégias como a citação direta e outras formas de uso de seus textos.<hr/>Abstract: In their career at college graduation, students seek to construct an identity in academic settings, which involves engaging in specific literacy practices and literacy events. Literacy events in academic settings include the production of prestigious genres such as the research article. In this paper, we analyze, under the light of Cultural Studies, New Literacy Studies, and Rhetorical Genre Studies, the production of scientific articles by undergraduates in Language as a part of the process of students' integration in literacy practices and literacy events in academy. We analyzed five articles written by students, focusing on aspects of intertextuality, taken as evidence of attempts at building the literate identity of students in academic settings through the production of the research article in dialogue with already recognized writers. Results indicate that students seek to identify their production with authors through strategies such as direct quoting and other forms of use of their texts.<hr/>Resumen: En su trayectoria en la graduación universitaria, estudiantes procuran construir una identidad en el ambiente académico, lo que implica involucrarse con prácticas y eventos de letramiento específicos. Los eventos de letramento en el ambiente académico incluyen la producción de géneros de prestigio, como el artículo científico. En este trabajo analizamos, bajo la luz de los Estudios Culturales, Nuevos Estudios de Letramiento y Estudios Retóricos de Géneros, la producción de artículos científicos por estudiantes de graduación en Letras como parte del proceso de inserción de los estudiantes en prácticas y eventos de letramiento en la academia. El el estudio focalizamos, em cinco artículos producidos por alumnos, aspectos de la intertextualidad, tomados como evidencia del proceso de construcción de la identidad letrada de los alumnos en el ambiente académico, a través de la producción del género en diálogo con escritores reconocidos en el campo. Los resultados indican que los estudiantes procuran identificarse con los autores por medio de estrategias, como la citación directa y otras formas de uso de sus textos. <![CDATA[O AGIR LINGUAGEIRO E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, tendo como objeto de análise o processo de escrita de uma carta de reclamação ancorado na metodologia das sequências didáticas, apresentamos um panorama teórico do agir comunicativo, a fim de se chegar a um quadro conceitual da ação linguageira usado por nossa pesquisa de doutoramento (abordagem qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico-intervencionista) como parâmetro para a análise da produção textual em situação de ensino-aprendizagem da língua. Esse quadro é resultado de empréstimos de conceitos da Teoria da Atividade de Leontiev e da sua apropriação pelos pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo. A conscientização do processo que envolve a ação linguageira mostrou-se de suma importância no clareamento de aspectos envolvidos no processo do ensino da produção de textos em ambiente escolar.<hr/>Abstract: In this article, maintaining as object the analysis of writing a complaint letter process anchored at the didactic sequences methodology, we present a theoretical framework of the communicative action in order to achieve a conceptual frame regarding the discursive action used in our doctoral studies as parameter for the analysis of the textual production for the language teaching-learning purpose. This frame is result of the association of concepts from Activity Theory by Leontiev and their appropriation by researchers affiliated to the Socio-discursive Interactionism. The awareness regarding the process that evolves the discursive action raises as extremely important for clarification of the aspects involved in the teaching of text production process at school.<hr/>Resumen: En este artículo, teniendo como objeto de análisis el proceso de escrita de una carta de reclamación, basado en la metodología de las secuencias didácticas, presentamos un panorama teórico de la acción comunicativa para llegar a un cuadro conceptual de la acción del discurso usado por nuestra pesquisa de doctoramiento (abordaje cualitativo-interpretativa, con carga etnográfico-intervencionista) como parámetro para el análisis de la producción textual en situación de enseñanza y aprendizaje de la lengua. Ese cuadro es resultado de préstamos de conceptos de la Teoría de la Actividad de Leontiev y da su apropiación por los investigadores del Interaccionismo Socio-discursivo. La concientización del proceso que involucra la acción del discurso se mostró de gran importancia en el aclaramiento de aspectos involucrados en el proceso de enseñanza de la producción de textos en ambiente escolar. <![CDATA[CIÊNCIA E LINGUAGEM: INTEGRANDO DISCURSO E CONTEXTO NA ANÁLISE DAS CONCLUSÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EXPERIMENTAIS DO <strong>MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ</strong> (1909-1919 E 1980-1989)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho, foram analisadas as conclusões dos artigos científicos experimentais de um periódico brasileiro tradicional, considerando os períodos de 1909-19 e 1980-89. A análise integrou língua e contexto ao revelar tipos de argumentos, movimentos retóricos e traços linguísticos. Os achados foram a mudança de um discurso linear e menos retoricamente elaborado no primeiro período para uma densidade e ciclicidade altamente retóricas no segundo. Esses achados correlacionam-se com a mudança de uma comunidade de prestígio, coesa e pequena para uma comunidade grande e pressionada a adaptar-se aos parâmetros da big science sem nenhum apoio governamental. São discutidas contribuições aos estudos de gênero, estudos da ciência e ensino para fins acadêmicos.<hr/>Abstract: The Conclusions of the experimental scientific articles from a traditional Brazilian journal were analyzed considering the 1909-19 and 1980-89 periods. The analysis integrated language and context by revealing types of arguments, rhetorical moves and linguistic traits. The findings were the change from a linear and less rhetorically elaborated discourse in the first period to a highly rhetorical density and cyclicity in the second period. They were correlated with the change from a cohesive, small and prestigious community into a big community, pressured to adapt to the parameters of the big science, with no governmental support. The contributions to the genre analysis, studies of science and teaching for academic purposes are discussed.<hr/>Resumen: En este trabajo fueron analizadas las conclusiones de los artículos científicos experimentales de una revista científica brasileña tradicional, considerando los períodos de 1909-19 y 1980-89. El análisis integró lengua y contexto al revelar tipos de argumentos, movimientos retóricos y trazos lingüísticos. Los resultados apuntan el cambio de un discurso lineal y menos retóricamente elaborado en el primero período para una densidad y característica cíclica altamente retóricas en el segundo. Eses resultados se correlacionan con el cambio de una comunidad prestigiosa, cohesiva y pequeña para una comunidad populosa y presionada a adaptarse con los parámetros de la big science, sin ningún apoyo del gobierno. Son discutidas contribuciones a los estudios de género, estudios de la ciencia y enseñanza para fines académicos. <![CDATA[O princípio funcional/cognitivo da estrutura da informação em textos: pressões discursivas e mecanismos sintáticos para aprendizes de inglês como L2]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper presents the results of a study carried out to investigate the degree of perception of the thematic structure of the clause (theme and rheme) and the informational structure of a text (given and new elements) by Brazilian learners of English, undergraduate students from a Federal University in Brazil. The theoretical background relies on the principles of functional-cognitive linguistics, relative to how discourse impacts linguistic choices ( HALLIDAY 1985 CHAFE 1995 ). The corpus of this research consisted of a series of exercises that were administered to undergraduate students, English majors. The findings shed light to the fact that learners are still unaware of most processes involving grammar arrangements and the discourse flow, as they are not also very conscious of how grammar can impact the communicative intent of a written text. <hr/>Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo realizado com a finalidade de se investigar o grau de percepção da estrutura temática da oração (tema e rema) e da estrutura informacional de um texto (elementos dados e novos) por aprendizes brasileiros de língua inglesa. O estudo tem por embasamento teórico os princípios da linguística funcional-cognitiva, relativos à maneira através da qual o discurso influencia as escolhas linguísticas gramaticais ( HALLIDAY, 1985 CHAFE, 1995 ). O corpus da pesquisa consistiu de uma série de exercícios que foram aplicados a estudantes de graduação em Letras, com habilitação em Inglês, de uma Universidade Federal no Brasil. Os resultados lançam luz sobre o fato de que esses aprendizes não estão ainda muito cientes de vários processos envolvendo arranjos gramaticais e o fluxo do discurso, da mesma forma que também não percebem muito bem como a gramática pode impactar a intenção comunicativa de um texto escrito. <hr/>Resumen: Este trabajo presenta resultados de un estudio realizado con la finalidad de investigar el grado de percepción de la estructura temática de la oración (tema y rema) y de la estructura informacional de un texto (elementos dados y nuevos) por aprendices brasileños de lengua inglesa. El estudio tiene por basamento teórico los principios de la lingüística funcional-cognitiva, relacionados con la manera a través de la cual el discurso influencia las elecciones lingüísticas gramaticales ( HALLIDAY, 1985 CHAFE, 1995 ). El corpus de la investigación fue estribado en una serie de ejercicios que fueran aplicados a estudiantes de graduación en Letras, con habilitación en inglés de una Universidad Federal en Brasil. Los resultados iluminan el facto de que los aprendices no están todavía mucho conscientes de varios procesos involucrando disposición gramatical y flujo del discurso, así también no perciben muy bien como la gramática puede impactar la intención comunicativa de un texto escrito. <![CDATA[A AUTORIA NA DESCRIÇÃO DO ATO INFRACIONAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo investiga a definição de ato infracional, termo surgido no Brasil com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo é analisar as marcas de autoria localizadas no discurso do Direito, entendido como um arquivo de artigos jurídicos, com o intuito de investigar a presença da deriva e da dispersão. Para sustentação teórica da análise, mobilizamos a análise do discurso de tradição francesa (AD), bem como a psicanálise lacaniana. O movimento de interpretação permite ao sujeito gestos de autoria, consistindo em movimentos de retorno ao já-dito. No entanto, de acordo coma literatura existente, o discurso do Direito não permite retomadas do que já foi dito e as paráfrases não são permitidas; porém, a escrita da lei materializa-se em um discurso passível da contradição e da incompletude, próprias do funcionamento da língua. <hr/>Abstract: The aim of this article is to investigate the definition of infraction act; term emerged in the Child and Adolescent's Statute in Brazil. The objective is to analyze discursive marks of authorship in the discourse of Law, understood as legal articles archive in order to verify the presence of drift and drill. The theoretical background is the French discourse analysis, as well as Lacanian psychoanalysis. The movement of interpretation permits to the subject gestures of authorship, which consist in a constant return to the already-said. Although, according to the literature, in the discourse of Law supposedly there are no returns and rephrasing, and paraphrasing is not allowed. Nevertheless places are detected where it is possible observe contradictions and incompleteness, as well as drift and drills.<hr/>Resumen: Este artículo investiga la definición del acto de infracción, término surgido en Brasil por la creación del Estatuto del Niño y del Adolescente. El objetivo es analizar marcas de autoría localizadas en el discurso del Derecho, entendido como un archivo de artículos jurídicos, con el intuito de investigar la presencia de deriva y de dispersión. Para sustentación teórica del análisis, movilizamos el análisis del discurso de tradición francesa (AD), así como el psicoanálisis de Lacan. El movimiento de interpretación permite al sujeto gestos de autoría que consisten en movimientos de retorno al que ya fuera dicho. Sin embargo, de acuerdo con la literatura existente, el discurso del Derecho no permite retomar lo que ya fue dicho, y las paráfrasis no son permitidas; no obstante la escrita de la ley se materializa en un discurso sujeto de la contradicción y de no estar completo, propias del funcionamiento de la lengua. <![CDATA[DISCURSO DA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DIALOGICIDADE INTER-REGULADA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso em uma sala de aula de nível iniciante em escola de língua estrangeira. Para tanto, apresentamos uma breve revisão do conceito de discurso ( FOUCAULT, 1996 2008 FAIRCLOUGH, 2003 2010 MAINGUENEAU, 2008 ), também abordando os conceitos do dialogismo bakhtiniano (2011) e da interincompreensão regulada de Maingueneau (2008 ). Nessa esteira adotamos, em nossa metodologia de análise, a teoria social do discurso ( FAIRCLOUGH, 2001 ), bem como as considerações de Blommaert (2005 ) sobre a natureza dialógica da comunicação. Dessa forma, pretendemos estabelecer a ancoragem teórico-metodológica que norteia nossa análise das amostras de eventos comunicativos. Como resultado da análise, concluímos que as relações interdiscursivas que se realizam nessa sala de aula são controladas entre os participantes da interação, conforme as metas estabelecidas no programa do curso, gerando uma dialogicidade inter-regulada de acordo com o plano de ensino. <hr/>Abstract: The present work aims at analysing the discourse of a beginner's foreign language classroom. To do so, we present a brief review of the concept of discourse ( FOUCAULT, 1996 2008 FAIRCLOUGH, 2003 2010 MAINGUENEAU, 2008 ), bringing to our discussion the Bakhtinian (2011 ) principle of dialogism, and the concept of regulated inter-incomprehension ( MAINGUENEAU, 2008 ). For the analysis, our methodology is based on the social theory of discourse ( FAIRCLOUGH, 2001 ), as well as Blommaert's (2005 ) considerations on the dialogic nature of meaning. Thus, we propose to set the theoretical and methodological basis guiding our analysis of samples of communicative events. As a result of the analysis, we conclude that the interdiscursive relations which take place in this classroom are regulated in interaction, according to the goals set in the course program, generating an inter-regulated dialogue in accordance with the teaching plan. <hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar el discurso en una sala de aula de nivel iniciante, en escuela de lengua extranjera. Así, presentamos una breve revisión del concepto de discurso ( FOUCAULT, 1996 2008 FAIRCLOUGH, 2003 2010 MAINGUENEAU, 2008 ), abordando también los conceptos del dialogismo de Bajtín (2011) y de la inter-incomprensión regulada de Maingueneau (2008 ). En ese camino, adoptamos como metodología de análisis la teoría social del discurso ( FAIRCLOUGH, 2001 ), y las consideraciones de Blommaert (2005 ) sobre la naturaleza dialógica de la comunicación. Además, pretendemos establecer el anclaje teórico-metodológico que sirve de norte para nuestro análisis de las muestras de eventos comunicativos. Como resultado del análisis, concluimos que las relaciones inter-discursivas que se realizan en esa sala de aula son controladas entre los participantes de la interacción, de acuerdo con las metas establecidas en el programa del curso, generando una dialogicidad inter-regulada conforme el plan de enseñanza. <![CDATA[SER OU NÃO SER "PAÍS DO FUTURO", EIS UMA QUESTÃO DISCURSIVA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisamos um pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff que faz referência ao enunciado "Brasil, um país do futuro", visto aqui como constituinte do imaginário nacional. Com base na análise de discurso de orientação em Michel Pêcheux, investigamos a memória e as relações de sentidos que emergem com a remissão ao enunciado. Trazendo reflexões como a de Orlandi (2012) sobre gestos de interpretação e de Castoriadis (1987) sobre desenvolvimento como significação imaginária, mostramos que o referido discurso, ao responder à suposta imagem negativa sobre o país construída pelo enunciado, perpetua tal representação, logo, o sentido, em uma só direção (política). <hr/>Abstract: In this article, we analyze Brazilian President Dilma Rousseff's pronouncement about the statement "Brazil, a country of the future", which is seen as constituent of the national imaginary. Based on the discourse analysis orientation of Michel Pêcheux, we investigate the memory and also the sense relationships that emerge from the enunciation. Bringing reflections from Orlandi (2012) about gesture interpretations and Castoriadis (1987) about the development as imaginary signification. We present that when the discourse, replies to the supposed negative image about the country created by the enunciation it perpetuates such representation. Therefore, the sense goes to one direction (politics).<hr/>Resumen: En este artículo analizamos un pronunciamiento de la Presidente Dilma Rousseff, que hace referencia al enunciado "Brasil, un país del futuro", visto aquí como constituyente del imaginario social. Basado en el análisis del discurso de orientación en Michel Pêcheux, investigamos la memoria y las relaciones de sentidos que emergen con la remisión al enunciado. Trayendo reflexiones como la de Orlandi (2012) sobre gestos de interpretación y de Castoriadis (1987) sobre desarrollo como significación imaginaria, mostramos que el referido discurso, al contestar la supuesta imagen negativa sobre el país, construida por el enunciado, perpetúa tal representación. Luego, el sentido en una sola dirección (política). <![CDATA[A INCIDÊNCIA E A INSISTÊNCIA DA VERDADE NO DISCURSO: NOTAS PARA RELER A VONTADE DE SABER]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322015000100183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste ensaio, propomos um percurso de leitura que incide sobre a relação, frequentemente tida como ambivalente, entre Foucault e a psicanálise. Partimos da crítica desenvolvida pelo autor em A vontade de saber, buscando articular a problemática da produção da verdade à incidência e à insistência do/no discurso. Tal articulação permite reafirmarmos que é porque há demanda de um dizer exaustivo, e em dadas condições, que o sujeito e a verdade, em termos psicanalíticos, emergem, o que nos leva a compreender não só que as verdades de nosso tempo e de nossa sociedade são perpassadas pela experiência fundamental da linguagem, mas também que elas são, em grande medida, produzidas por campos de saber, não preexistindo, assim, ao discurso.<hr/>Abstract: In this essay, we propose a reading path that focuses on the relationship between Foucault and psychoanalysis, often seen as ambivalent. We focus on the criticism developed by the author in The will of knowledge, trying to link the problem of producing the truth and the incidence and insistence of/in the discourse. This relation allows us to affirm that it is only because there is a demand of an exhaustive speech in particular conditions, that the subject and the truth, in psychoanalytic terms, emerge, which leads us to understand not only that the truth is permeated by the fundamental experience of language, but also that it is usually generated by fields of knowledge, and does not preexist the discourse.<hr/>Resumen: En este artículo proponemos una ruta de lectura que incide sobre la relación, frecuentemente tenida como ambivalente, entre Foucault y el psicoanálisis. Partimos de la crítica desarrollada por el autor en La voluntad de saber, buscando articular el problema de la producción de la verdad a la incidencia y a la insistencia del/en el discurso. Esta articulación permite reafirmar que es porque hay demanda de un decir exhaustivo, y en dadas condiciones, que el sujeto y a verdad, en términos psicoanalíticos, emergen, lo que nos conduce a comprender no solo que las verdades de nuestro tiempo y de nuestra sociedad son impregnadas por la experiencia fundamental de la lenguaje, pero también que ellas son, en grande medida, producidas por campos de saber, no preexistiendo, así, al discurso.