Scielo RSS <![CDATA[ARS (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-532020120001&lang=en vol. 10 num. 19 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Rapto das Sabinas (handbook)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Universities under attack</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em face das recentes mudanças nos critérios de distribuição de verbas e de avaliação da produção acadêmica nas universidades britânicas, por parte de agências regulatórias, o autor discute o desafio que se coloca à instituição universitária em sua tarefa de produção de conhecimento e analisa as políticas públicas e seu impacto no ensino de nível superior, sugerindo ainda alternativas a serem adotadas pela comunidade acadêmica diante de tal situação.<hr/>In face of the recent changes in the funding system and the implementation, by regulatory agencies, of new criteria to assess academic research in British universities, the author discusses the challenge posited to these institutions in their task of producing knowledge and analyses public policies and their impact on higher education. The article also proposes alternatives to be taken by the academic communityin light of this predicament. <![CDATA[<b>Television and contemporary art</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os analistas de televisão costumam afirmar que a cultura (pelo menos a "alta") nunca encontrou na televisão uma boa aliada. Isso tem a ver, naturalmente, com os pesados interesses econômicos e políticos que esmagam a televisão, mas também com os formatos estandardizados, pouco ou nada modificáveis, que dificultam a realizadores mais inquietos a tarefa de propor projetos arrojados, criativos e avançados artisticamente. Metrópolis (TVE, Espanha) é um programa que deu um passo significativo na aliança entre televisão e arte contemporânea, primeiro pelas temáticas abordadas, segundo pela forma original de apresentar a arte e terceiro pela destreza na utilização das possibilidades expressivas do meio televisivo. Por essa razão, fica sempre uma pergunta pertinente com relação a esse programa: Metrópolis é um programa sobre a arte contemporânea ou é um programa de arte contemporânea? Embora usando basicamente um formato de revista cultural bastante conhecido, o programa em si, independentemente de seus conteúdos, pode ser considerado uma manifestação artística, pela ousadia visual e acústica com que ele elabora cada emissão, atualmente com muitos recursos de computação gráfica.<hr/>Television researchers often claim that culture (at least the "high") have never found a good ally on television. This has to do, naturally, with the heavy political and economic interests that squeeze television, but also with standardized formats, little or no modifiable, which hinder the filmmakers more restless the task to propose bold, creative and artistically advanced projects. Metrópolis (TVE, Spain) is a program that has made a significant step in the alliance between contemporary art and television, first by the original thematics, second according to the original way to present the art and third by the dexterity in the use of expressive possibilities of the television medium. For this reason, there is always a pertinent question regarding this program: is Metropolis a program about contemporary art or is it a contemporary art program? Although using basically a quite well-known cultural magazine format, the program itself, regardless of its content, can be viewed as an artistic manifestation considering its daring visual and acoustic that draw up each issue, currently with many computer graphics resources. <![CDATA[<b>Back to the artwold</b>: <b>a fresh reading of <i>Warhol's Brillo</i> Boxes in the light of a history of engraving</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Brillo de Andy Warhol (1964), consideradas desde sua primeira exposição um prenúncio do "anything goes" (Arthur Danto) e uma crítica à sociedade de consumo, mas que verossimilmente representam um eco da antiga tradição de reprodução de imagens para a divulgação do conhecimento.<hr/>Traditional Art History often overlooks the crucial role of printmaking in the dissemination and distribution of works of art thanks to printmaking's enormous ease of reproduction. For that reason we risk losing sight of certain meanings that can be found in contemporary works of art. Andy Warhol's Brillo Boxes (1964) were considered since their first appearance as a herald of the "anything goes" (Arthur Danto) and a criticism of consumer society, but the work very likely represents an echo of the ancient tradition of image reproduction for knowledge promotion. <![CDATA[<b>Contemporary performance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisam-se aqui projetos de arte contemporânea, identificando estratégias de incorporação, deslocamento e participação do público que remetem a uma ampliação da arte da performance. O estudo propõe termos para definir tais estratégias como: performance animada, ready-made performático, performance do agente ficcional, dinâmicas e trocas entre estados de performance, performance íntima e performance interna.<hr/>The article analyses contemporary art projects to identify strategies of incorporation, shifting and participation of the visitors that lead to a process of expansion of the performance art. The study proposes terms to define such strategies as: animated performance, performatic ready-made, fictional agent performance, dynamics and exchanges between states of performance, intimate performance and internal performance. <![CDATA[<b>Sujeito oculto</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisam-se aqui projetos de arte contemporânea, identificando estratégias de incorporação, deslocamento e participação do público que remetem a uma ampliação da arte da performance. O estudo propõe termos para definir tais estratégias como: performance animada, ready-made performático, performance do agente ficcional, dinâmicas e trocas entre estados de performance, performance íntima e performance interna.<hr/>The article analyses contemporary art projects to identify strategies of incorporation, shifting and participation of the visitors that lead to a process of expansion of the performance art. The study proposes terms to define such strategies as: animated performance, performatic ready-made, fictional agent performance, dynamics and exchanges between states of performance, intimate performance and internal performance. <![CDATA[<b>Mafai and Scipione</b>: <b>the Roman School of Painting at Contemporary Art Museum of the University of São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo crítico sobre obras de dois pintores italianos, Mario Mafai e Gino Bonichi (dito Scipione), pertencentes à Scuola Romana di Pittura, presentes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): Rapaz e Natureza-morta (Mafai) e Oceano Indiano (Scipione) integram o primeiro acervo do atual museu, e são advindas da antiga coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), formada por Ciccillo Matarazzo. Além de estudo iconográfico das obras em si, vem adjunto um estudo sobre sua relação com os acervos de arte moderna paulistanos, em formação em meados do século XX, de forte relação com a arte moderna italiana e os projetos político-culturais de ítalo-descendentes presentes em São Paulo, traço marcante do cenário cultural da cidade.<hr/>Critical study about two italian painters, Mario Mafai and Gino Bonichi (named "Scipione"), from the Scuola Romana di Pittura, and their works at the University of Sao Paulo's Museum of Contemporary Art (MAC-USP): Rapaz and Natura Morta (Mafai) and Oceano Indiano (Scipione) belong to the first collection of this museum, that comes from the ancient Modern Art Museum of São Paulo (MAM-SP), started by Ciccillo Matarazzo. Beyond the iconography study, there is a study about the role of these works and their school with the main collections of modern art at São Paulo, started by important Italian families at the city, at the middle of 20th Century. <![CDATA[<b>In between the poet and the walker</b>: <b>the brochure of cordel on the photography of Pierre Verger</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como foco considerações sobre a literatura de cordel a partir de uma fotografia de Pierre Verger (1902-1996), na qual o etnólogo francês registrou uma série de folhetos do trovador alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante (1919-1987) expostos no chão da praça Cairu, em Salvador.<hr/>This article focuses on considerations about the cordel literature from a photograph of Pierre Verger (1902-1996), in which the French ethnologist recorded a serie of the troubadour from Alagoas Rodolfo Coelho Cavalcante's (1919-1987) leaflets exposed on the floor of Cairu square in Salvador. <![CDATA[<b>Art of documentary and art in documentary</b>: <b>anamorphosis and antology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte).<hr/>Intersections between art and documentary are discussed in the article through four contemporary Brazilian films subdivided into two semantic forms: documentary made by artists and documentary about artists. Based on Arthur Omar's Folia no morro (2008), Cao Guimarães' Andarilho (2007), Gustavo Rosa de Moura's Cildo (2008) and Marcos Ribeiro's A obra de arte (2009), we will treat the concepts of anamorphosis and onthology, which include "unframed" and "framed" forms of making art of documentary (or docu-art) and art in documentary (or documentary about art). <![CDATA[<b>History of Beauty, by Umberto Eco</b>: <b>a study between history and art</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte).<hr/>Intersections between art and documentary are discussed in the article through four contemporary Brazilian films subdivided into two semantic forms: documentary made by artists and documentary about artists. Based on Arthur Omar's Folia no morro (2008), Cao Guimarães' Andarilho (2007), Gustavo Rosa de Moura's Cildo (2008) and Marcos Ribeiro's A obra de arte (2009), we will treat the concepts of anamorphosis and onthology, which include "unframed" and "framed" forms of making art of documentary (or docu-art) and art in documentary (or documentary about art).