Scielo RSS <![CDATA[ARS (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-532020150002&lang=es vol. 13 num. 26 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Interview with Wlademir Dias-Pino, revolutionary poet]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A Ave 1956. Wlademir Dias-Pino. Fotografias de Eduardo Kac]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200057&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Roy Lichtenstein or on mechanical reproduction]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200070&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Na poética de Lichtenstein, estilo e iconografia são igualmente importantes. O pintor está menos interessado no objeto do que no estilo de seu tratamento a fim de conseguir uma imagem apresentada como uma totalidade. O uso de imagens provenientes da comunicação de massa pode ser considerado um teste com o clichê como tema e com as convenções da pintura moderna.<hr/>ABSTRACT In Lichtenstein's poetics, style and iconography are both important. The painter is concerned less with the object than with the style of its treatment in order to obtain an image presented as a totality. The use of mass images can be considered a test on cliché as subject matter and on the conventions of modern painting. <![CDATA[Decipher me or I'll devour you]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200092&lng=es&nrm=iso&tlng=es resumo Decifra-me ou devoro-te apresenta uma análise da obra Olympia, do artista Edouard Manet. Trata-se de estabelecer uma comparação entre a pintura de Manet e o conto de E. T. A. Hoffmann, O homem de areia, levando-se em conta a relação entre as personagens femininas de ambos e a mercadoria.<hr/>abstract Decipher me or I'll devour you presents an analysis of the work Olympia, of the artist Edouard Manet. It is a comparison between Manet's painting and E. T. A. Hoffmann's tale The Sandman, taking into account the relationship between their female characters and commodities. <![CDATA[Araújo-Porto Alegre's Battlefield]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto retoma conferência apresentada pelo autor na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1997, e apresenta aspecto central do pensamento de Manuel de Araújo Porto Alegre - a envergadura política e cultural dessa obra, que Zilio reputa como a de um verdadeiro intelectual público no Brasil dezenovista. Nesses termos, é, sobretudo, em tal dimensão pública que para o autor residiria a modernidade da obra; ele sublinha, ainda, o papel político que Porto Alegre divisava a uma escola de arte nacional, e a correspondente concepção iluminista que o inspirava nessa tarefa, associando motivos éticos e estéticos.<hr/>Abstract The text reexamines issues the author approached in a lecture done at Escola de Belas Artes of Universidade Federal do Rio de Janeiro, in 1997, and draws attention to a crucial topic in Araujo Porto Alegre's thought - the political and cultural scope of this work, whose author Zilio reputes a very public intelectual in Nineteenth-Century Brazil. In this manner, the modernity of the work would reside, for Zilio, above all in its public scope; he still enphasizes the political role Porto Alegre assigned to a national school of fine arts, as well as the iluminist conception inspiring him in this task, as it interlaced ethical and aesthetic motifs. <![CDATA[The Image Is a Thing that Is Not the Thing: The Artist Between the Layers of the Mirror]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200112&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Em um passado distante, poucos tinham as ferramentas para a representação de si através dos (auto)retratos. Somente os artistas eram capazes de dizer ao mundo como era a percepção que tinham de si mesmos. A explosão da produção de imagens no mundo contemporâneo tem deflagrado novas formas de experiência da vida, em situações que parecem deslocar o sujeito do centro da experiência em favor do registro de um tempo presente que passa sem ser efetivamente experimentado. No campo da arte, surgem novas possibilidades de criação que atualizam questões abandonadas com o declínio da pintura no século XX.<hr/>ABSTRACT In a distant past, few had the tools to represent themselves through the (self) portraits. Only the artists were able to tell the world how was the perception they had of themselves. The explosion of the image production in the modern world has triggered new forms of experiencing life, in situations that seem to dislocate the subject away from the center of the experience in favor of the registry of a time that passes without being actually experienced. In the field of art, there are new possibilities of art making that update issues dropped with the decline of painting in the twentieth century. <![CDATA[Shoreline: Image and Representation of the Seacoast and Contemporary Art]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200126&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta uma reflexão sobre a prática sistemática (pesquisa?) desenvolvida na ECA/USP em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP nos últimos anos, com foco na representação ou imaginação da paisagem litorânea em Cananéia (litoral sul do Estado de São Paulo), e sugere um levantamento de estudos e/ou práticas artísticas que tenham sido realizados em outras áreas costeiras do Brasil, com o intuito de produzir um futuro mapeamento dessas pesquisas e seus desdobramentos artísticos, didáticos e socioculturais.<hr/>Abstract The article presents a reflection on the systematic practice (research?) developed at ECA/USP in partnership with the Oceanographic Institute of USP in the last years focused on the representation and imagination of the seascape in Cananéia (South seashore of the State of Sao Paulo) and suggests a survey on the several studies and/or artistic practices developed in other seashore areas of Brazil with the purpose of producing a future mapping of such researches and its artistic, didactic and sociocultural unfolding. <![CDATA[Between Abstraction and Realism: Painting on the edge]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200138&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto pretende fazer uma reflexão sobre a pintura contemporânea, que se destaca por ficar no limite entre dois conceitos clássicos da arte moderna: "figurativo" e "abstrato". O artigo baseia-se em autores da teoria da arte moderna (como Clement Greenberg e Leo Steinberg) da filosofia (como Jacques Rancière), da teoria da arte contemporânea (como Anne Cauquelin) e nos escritos do pintor alemão Gerhard Richter.<hr/>ABSTRACT This text aims to reflect on contemporary painting that stands out for being on the borderline between two classic concepts of modern art: "figurative" and "abstract." The paper is based on authors from the theory of modern art (such as Clement Greenberg and Leo Steinberg), from philosophy (such as Jacques Rancière), from the theory of contemporary art (such as Anne Cauquelin) and from writings by the German painter Gerhard Richter. <![CDATA[From de Effect to the Paradigm: Narcissus, Medusa and Pygmalion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200148&lng=es&nrm=iso&tlng=es resumo O artigo pretende caracterizar a relação entre espectadores e imagens e, para tanto, utiliza as figuras paradigmáticas de Narciso, Medusa e Pigmalião, que são, rotineiramente, utilizadas para falar de imagens. Frequentemente, Narciso é associado à autorrepresentação; Medusa à fotografia e à morte, e Pigmalião ao simulacro. No entanto, numa breve nota de rodapé, W. J. T. Mitchell associa essas figuras mitológicas aos "efeitos" que as imagens provocam nos espectadores, acepção que denuncia uma dada relação entre espectadores e imagens. É esse o ângulo adoptado nesta análise, que procura, então, expandir a referência de Mitchell e assumir que os três mitos contêm os elementos principais que caracterizam a relação entre espectadores e imagens.<hr/>abstract The paper aims to characterize the relation between spectators and images and, therefore, uses the mythological figures of Narcissus, Pygmalion and Medusa, routinely used to talk about pictures. Often, Narcissus is associated with self-representation; Medusa with photography and death and Pygmalion with the simulacrum. However, in a brief footnote, W.J.T. Mitchell talks about the "effects" that images provoke in viewers, establishing a relationship between spectators, images and these three paradigmatic figures. This paper proposes to expand Mitchell´s view and assume that the three myths contain the main elements to follow the relationship between spectators and images. <![CDATA[Expanded fields of sculpture in landscape and urban rehabilitation: an example of public art and collaborative practices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200164&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Pretendemos discutir a inserção da escultura como elemento qualitativo na recuperação urbana e paisagística, a partir de um projeto de recuperação e reabilitação de um velho caminho rural, desenvolvido e implementado em Belver, pequena povoação rural do centro de Portugal. Destacamos o impacto e o debate conceitual gerados pelo projeto - financiado com fundos Europeus - sobre quem nele participou, assim como as práticas colaborativas entre políticos, arquitetos e artistas que consideramos serem relativamente raras em contextos similares. Elas permearam os princípios e processos em que o trabalho foi realizado, e por isso nos pareceram dignas de estudo e atenção.<hr/>ABSTRACT We seek to discuss the sculpture insertion as qualitative element in urban and landscape rehabilitation project of an old country road, developed and implemented in Belver, a small rural town in central Portugal. We highlight the impact and the conceptual debate that was generated by the project - supported with EU funds - over who participated in it, as well as collaborative practices between politicians, architects and artists (sculptors) we consider to be relatively rare in similar contexts. They permeated the principles and processes in which the work was performed, and therefore they seemed worthy of study and attention. <![CDATA[Casa, Cidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200180&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Pretendemos discutir a inserção da escultura como elemento qualitativo na recuperação urbana e paisagística, a partir de um projeto de recuperação e reabilitação de um velho caminho rural, desenvolvido e implementado em Belver, pequena povoação rural do centro de Portugal. Destacamos o impacto e o debate conceitual gerados pelo projeto - financiado com fundos Europeus - sobre quem nele participou, assim como as práticas colaborativas entre políticos, arquitetos e artistas que consideramos serem relativamente raras em contextos similares. Elas permearam os princípios e processos em que o trabalho foi realizado, e por isso nos pareceram dignas de estudo e atenção.<hr/>ABSTRACT We seek to discuss the sculpture insertion as qualitative element in urban and landscape rehabilitation project of an old country road, developed and implemented in Belver, a small rural town in central Portugal. We highlight the impact and the conceptual debate that was generated by the project - supported with EU funds - over who participated in it, as well as collaborative practices between politicians, architects and artists (sculptors) we consider to be relatively rare in similar contexts. They permeated the principles and processes in which the work was performed, and therefore they seemed worthy of study and attention. <![CDATA[The artwork of Claudia Andujar analyzed from a history of photography engendered by institutional discursive intricacies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200190&lng=es&nrm=iso&tlng=es resumo Este texto resgata a produção fotográfica de Claudia Andujar do final dos anos de 1950 e início de 1960 - ainda anterior ao trabalho que viria a desenvolver com os Yanomami - para uma análise que leve em consideração a dimensão do assunto escolhido; o resultado visual de sua representação e a forma de circulação do trabalho. Ao enfatizar esses aspectos, o objetivo é entender de que modo a estética desenvolvida pela artista em questão é contaminada e assim constituída por critérios discursivos alinhados a uma história da fotografia forjada por mecanismos institucionais.<hr/>abstract This text captures the photographic production of Claudia Andujar of the late 1950s and early 1960s - even before the work developed with the Yanomami - for an analysis that takes into account the dimension of the chosen subject; its visual representation and the ways of its circulation. By emphasizing these aspects, the goal is to understand how the aesthetic developed by the artist in question is contaminated and thus constituted by discursive criteria aligned with a history of photography forged by institutional mechanisms. <![CDATA[Sensitive Territories: performative investigation in art, technology, science and nature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202015000200204&lng=es&nrm=iso&tlng=es resumo Inserido no campo das artes em diálogo com os estudos sobre mudanças climáticas e, mais particularmente, com os impactos dessas mudanças na sociedade contemporânea, este artigo apresenta questões e propostas abordadas pelo projeto "Territórios Sensíveis: uma investigação performativa em arte, ciência, tecnologia e natureza". Também são apresentadas as ações de pesquisa do Laboratório B.R.I.S.A, constituído por uma rede transdisciplinar de pesquisa que envolve artistas de diferentes áreas - tais como: audiovisual, artes do corpo, arte e tecnologia, artes visuais e música, tecnólogos, geógrafos, urbanistas e moradores das regiões estudadas - sob a proposta de uma prática colaborativa de investigação e criação artística em diálogo com e para a natureza.<hr/>abstract Inserted in the field of art in dialogue with climate changes research and, particularly, the social impacts in contemporary society, this paper presents the research project "Sensitive Territories: a performative investigation in art, technology, science and nature". It also presents the actions and artistic intervention realized by B.R.I.S.A Laboratory Research, composed of a transdisciplinary research network which involves artists from different areas - such as audiovisual, body arts, art and technology, visual arts and music, technologists, geographers, urbanists and residents of the studied regions - under the proposal of a collaborative practice of investigations and creation with and to nature.