Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120160002&lang=en vol. 17 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[REDEFINING IMAGINARY MANAGEMENT: CHALLENGES OF CREATION AND DIALOGICAL THINKING]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: Discutir a ressignificação do imaginário gerencial, recuperando outro sentido para a gestão, que envolve criação e diálogo e representa uma nova dinâmica para a atividade, além de desafios para a formação dos administradores. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Na primeira parte, fazemos um contraponto entre a concepção empírica e a concepção abstrata de gestão, para salientar os aspectos práticos, sociais e políticos da atividade gerencial e colocar em questão a visão tradicional da gestão como planejamento e controle. Na segunda parte, argumentamos que a essência da gestão é a dialética e que o seu desafio é recorrer à dialogicidade para enfrentar as contradições. Principais considerações/conclusões: Sustentamos que a força do imaginário gerencial reforça o mito de que fazer negócios e controlar é sinônimo de gerenciar, apesar das constatações empíricas que contrariam essa visão. Dessa forma, repensar a atividade gerencial significa romper com esse imaginário, ressignificando-o e transformando a formação do administrador.<hr/>ABSTRACT Purpose: The purpose of this article is to discuss the redefinition of the managerial imaginary, recovering another meaning to management, which involves creation and dialogical thinking, and represents a new dynamic for the activity, as well as challenges regarding educating administrators. Originality/gap/relevance/implications: In the first part, we contrast the empirical against the abstract conception of management, to highlight the practical, social and political aspects of managerial activity and analyze the traditional view of management as planning and control. In the second part, we argue that the essence of management is the dialectics and its challenge is to resort to dialogical thinking to face the contradictions. Key considerations/conclusions: We maintain that the strength of managerial imaginary reinforces the myth that doing business and controlling are synonyms to management, despite the empirical findings that contradict this view. Thus, rethinking managerial activity means breaking up with this imaginary, redefinying it and transforming education of administrators.<hr/>RESUMEN Objetivo: El objetivo de este trabajo es discutir la redefinición de la imaginación gerencial, recuperando otra dirección para la gestión, que implica la creación y el diálogo y representa una nueva dinámica de la actividad, así como los retos para la formación de administradores. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: En la primera parte, hacemos un contraste entre el diseño empírico de la gestión y el diseño abstracto para hacer hincapié en la actividad práctica, social y política de la gestión y desafiar la visión tradicional de la gestión como planificación y control. En la segunda parte, se argumenta que la esencia de la gestión es la dialéctica y su desafío es recurrir a la dialogicidad para hacer frente a las contradicciones. Principales consideraciones/conclusiones: Sostenemos que la fuerza de la imaginería de gestión refuerza el mito de que hacer negocios y el control es sinónimo de gestionar, a pesar de los hallazgos empíricos que contradicen esta opinión. Así, la actividad de gestión de replanteamiento significa romper con este imaginario, dando un nuevo significado a la misma y transformando la formación del administrador. <![CDATA[ONLINE RECRUITMENT OF PEOPLE WITH DISABILITIES: TECHNOLOGY IN FAVOR OF DIVERSITY?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200042&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Purpose: To analyze Web Based Recruitment for people with disabilities. Originality/gap/relevance/implications: Few studies in the world have looked at the usability and accessibility of job recruitment websites for people with disabilities: none of which reviewed Web ads. In Brazil, no e-Recruitment for people with disabilities was found. Key methodological aspects: This is a descriptive and qualitative study. The author sought to analyze ads available on websites exclusively aimed at the recruitment of persons with disabilities. The categories of analysis were: the content of the ads, and their accessibility and usability of them. The analysis was done by means of automatic validation testing of the accessibility using a tool (Hera). Summary of key results: All the sites have errors that hinder the accessibility and usability of the page. The large number of registered CVs and job vacancies available on the websites indicate that online recruitment is reaching the goal of attracting candidates and companies. Regarding the content, there are particular issues related to this specific audience, besides the ones regarding each and every job, such as the availability of accessibility in the company, devices allowed by the contractor, using filters for the candidate's disability and special needs required by the company. Key considerations/conclusions: Companies which specialize in this type of recruitment need to be familiar with the Web experiences of people with various types of disabilities seeking employment. Although the ads put forth various forms of information relating to the jobs, there is clear evidence that they are not prepared to receive disabled workers. Also, they need better guidance with respect to the elimination of discriminatory practices.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar o recrutamento via web para pessoas com deficiência. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Há poucos estudos sobre usabilidade e acessibilidade em websites de recrutamento para pessoas com deficiência no mundo. Nenhum utilizou anúncios da web para análise. No Brasil, nenhum sobre e-Recrutamento para pessoas com deficiência foi encontrado. Principais aspectos metodológicos: Trata-se de estudo descritivo e de natureza qualitativa. Procurou-se analisar anúncios disponibilizados em websites direcionados exclusivamente para o recrutamento de pessoas com deficiência. Categorias de análise: o conteúdo dos anúncios, a acessibilidade e a usabilidade deles. Análise por meio do teste de validação automática de acessibilidade a partir da utilização de uma ferramenta (Hera). Síntese dos principais resultados: Todos os sites apresentam erros que dificultam a acessibilidade e usabilidade das páginas. O grande número de currículos cadastrados e ofertas de emprego disponíveis nos sites denotam que o recrutamento on-line está alcançando o objetivo de atrair candidatos e empresas. Em relação ao conteúdo, além daquelas pertinentes a todo e qualquer emprego, há questões ligadas a esse público específico, tais como disponibilidade de acessibilidade na empresa, aparelhos permitidos pelo contratante, utilização de filtros por tipo de deficiência do candidato e necessidade especial requerida pela empresa. Principais considerações/conclusões: Empresas especializadas nesse tipo de recrutamento precisam conhecer as experiências de uso na web de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência que buscam emprego. Embora os anúncios contemplem diversas informações relativas à oferta de emprego, há clara demonstração de que não estão preparadas para receber trabalhadores com deficiência. Além disso, precisam de melhor orientação quanto à eliminação de práticas de discriminação.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar contratación a través de Web Based de personas con discapacidad. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: Pocos estudios sobre usabilidad y accesibilidad en los sitios web de contratación de personas con discapacidad en el mundo. Ninguno utiliza anuncios web para análisis. En Brasil, tampoco se ha encontrado ninguno en e-Contratación de personas con discapacidad. Principales aspectos metodológicos: Un estudio descriptivo y cualitativo. Trató de analizar los anuncios disponibles en los sitios web dirigidos exclusivamente a la contratación de personas con discapacidad. Categorías de análisis: el contenido del anuncio, acceso y uso de los mismos. El análisis por medio de la accesibilidad pruebas de validación automática mediante utilización de una herramienta (Hera). Síntesis de los principales resultados: Todos los sitios tienen errores que dificultan el acceso y uso de la página. El gran número de currículos registrados y las ofertas de empleo disponibles en los sitios web denotan que el reclutamiento en línea está llegando a la meta de atraer a candidatos y empresas. En cuanto al contenido, además de las relativas a cada puesto de trabajo, hay cuestiones relacionadas con este público específico, como la disponibilidad de la accesibilidad en la empresa, los dispositivos permitidos por el contratista, el uso de filtros para la discapacidad del candidato y necesidades especiales requeridas por la empresa. Principales consideraciones/conclusiones: Las empresas especializadas en este tipo de contratación necesitan saber el uso de experiencias web de personas con distintos tipos de discapacidad que buscan empleo. Aunque los anuncios contemplan diversa información relacionada con el empleo, hay pruebas claras de que no están equipados para recibir los trabajadores con discapacidad. Además, necesitan una mejor orientación sobre la eliminación de prácticas discriminatorias. <![CDATA[ETHICAL LEADERSHIP, LEADER-FOLLOWER RELATIONSHIP AND PERFORMANCE: A STUDY IN A TELECOMMUNICATIONS COMPANY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200067&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Purpose: Analyze the influence of ethical leadership on the relationship between leaders and followers, as well as its consequences for individual performance, commitment to work goals, and organizational citizenship. Originality/gap/relevance/implications: Although ethics in leadership is supposed to promote positive consequences in the work context, its association with performance and other relevant aspects in the business environment - such as the commitment to goals - has not yet been empirically studied. The present research contributes by filling this gap, therefore expanding the knowledge about the implications of ethical leadership in Brazil. Key methodological aspects: A survey was conducted in a multinational telecommunications company, with a sample of 161 store clerks and 15 managers responsible for the sales units located in the city of Rio de Janeiro. The statistical analysis was done using the software SPSS, through multiple regression analyses conducted with the variables studied. Summary of key results: The results corroborate the benefits of ethical leadership. They show a positive association between ethical leadership and both the quality of the leader-follower relationships and employee performance. Key considerations/conclusions: The research suggests that ethical leadership seems to have a positive impact on work productivity, by building a better relationship with employees. Therefore, based on the findings, it is possible to recommend specific actions in leadership development programs, calling attention to the importance of discussing ethical dilemmas, behaviors, and models of practice.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar a influência da liderança ética sobre o relacionamento líder-seguidor e suas consequências para o desempenho individual, o comprometimento com metas de trabalho e a cidadania organizacional. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de a ética na liderança ser, em tese, propulsora de consequências positivas no contexto do trabalho, sua associação com o desempenho e atitudes relevantes no ambiente empresarial, como o comprometimento com metas, ainda não foi evidenciada empiricamente. A presente pesquisa contribui para o preenchimento dessa lacuna, permitindo avançar o conhecimento sobre ética e liderança no Brasil. Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional de telecomunicações, com uma amostra de 161 vendedores de lojas e 15 gerentes responsáveis por unidades de vendas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A análise estatística dos dados contou com o auxílio do software SPSS, através do qual foram realizadas regressões múltiplas entre as variáveis estudadas. Síntese dos principais resultados: Os resultados corroboram as proposições sobre os benefícios da liderança ética, tendo sido observada uma associação entre a ética do líder, a qualidade do relacionamento estabelecido com seus subordinados e o desempenho no trabalho. Principais considerações/conclusões: A pesquisa sugere que a ética na atuação dos líderes parece ter implicações positivas sobre a produtividade no trabalho, por meio da construção de um melhor relacionamento com seus subordinados. É possível recomendar ações específicas em programas de desenvolvimento de lideranças, a fim de potencializar o debate sobre dilemas éticos, condutas e modelos de atuação.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar la influencia del liderazgo ético sobre la relación líder-seguidor y sus consecuencias para el rendimiento individual, compromiso de trabajo y objetivos de la ciudadanía organizacional. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: A pesar de la ética en el liderazgo, en teoría, propulsar las consecuencias positivas en contexto de trabajo, su asociación con el rendimiento y actitudes relevantes en el entorno empresarial, tales como el compromiso con objetivos, todavía no se ha demostrado empíricamente. Esta investigación contribuye a avanzar en la construcción de este conocimiento en Brasil. Principales aspectos metodológicos: La investigación fue realizada en una empresa multinacional de telecomunicaciones, con una muestra de 161 vendedores y 15 gerentes responsables para unidades de ventas ubicadas en la ciudad de Rio de Janeiro. El análisis estadístico de los datos, utilizando el software SPSS, realizaró regresiones múltiples entre las variables estudiadas. Síntesis de los principales resultados: Los resultados corroboran las declaraciones sobre los beneficios del liderazgo ético, donde se ha observado una asociación entre la ética del líder, la calidad de la relación establecida con sus subordinados y el rendimiento en el trabajo. Principales consideraciones/conclusiones: Hay evidencia de que la ética en la actuación de los líderes parece tener implicaciones positivas en la productividad en el trabajo, a través de la construcción de una mejor relación con los subordinados. Es posible recomendar acciones específicas en los programas de desarrollo de liderazgo con el fin de mejorar el debate sobre dilemas éticos, conductas y modelos a seguir. <![CDATA[ENTREPRENEURSHIP IN FAMILY BUSINESSES: CURRENT RESEARCH AND FUTURE CHALLENGES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200093&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: Apresentar uma revisão do escopo da literatura disponível sobre empreendedorismo em empresas familiares. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de outros trabalhos de revisão de literatura sobre empresas familiares indicarem a existência de artigos que abordam a temática do empreendedorismo, não existem estudos sistemáticos de revisão sobre as especificidades das relações existentes entre os dois campos. Principais aspectos metodológicos: A partir da técnica de revisão de escopo da literatura, foi efetuado um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. Identificaram-se 73 artigos científicos que trataram da temática, os quais foram categorizados de acordo com o periódico de origem, o tema de pesquisa abordado e a metodologia empregada. Síntese dos principais resultados: A leitura integrada dos artigos identificados permitiu verificar a exploração de diferentes temas de pesquisa e abordagens metodológicas para compreender a manifestação do empreendedorismo em empresas familiares. Principais considerações/conclusões: Concluímos que o alcance do potencial do campo do empreendedorismo em empresas familiares passa, necessariamente, pela construção de um quadro teórico capaz de contribuir para a compreensão de aspectos intrínsecos à natureza de empresas familiares. Ao mesmo tempo, tal abordagem, ao englobar fenômenos que se complementam sob o prisma da interação entre família e empresa, contribuiria de forma importante para a geração de conhecimentos mais aprofundados acerca da realidade desse tipo de organização e para a abertura de novas avenidas de pesquisa em empreendedorismo e em empresas familiares.<hr/>ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to review the literature on entrepreneurship in family businesses. Originality/gap/relevance/implications: Despite the fact that other literature reviews show the existence of papers that explore entrepreneurship in the context of family-owned businesses, there are no systematic reviews about the idiosyncrasies of the relation between these fields. Key methodological aspects: We reviewed the scientific production published in journals relevant to the family businesses field. Seventy-three articles published about entrepreneurship in family businesses were categorized through the scope literature review technique, according to variables such as journal of publication, research topic addressed, and methodological procedures adopted. Summary of key results: The integrated reading of articles categorized in this review allowed us to identify the exploration of different research topics and methodological approaches in the attempts to comprehend entrepreneurial phenomena in family businesses. Key considerations/conclusions: We conclude that the potential of this approach will be achieved by the construction of a theoretical framework able to contribute to the understanding of intrinsic aspects of family-owned businesses. This approach, by involving phenomena that are complementary in the light of the interaction between family and business, may contribute for the generation of further knowledge about this type of organization, and for the opening of new research avenues on entrepreneurship and family businesses.<hr/>RESUMEN Objetivo: Presentar una revisión de la literatura disponible acerca del emprendedorismo en las empresas familiares. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: Aunque otras revisiones de la literatura sobre las empresas familiares indican la existencia de artículos que abordan el tema emprendedorismo, no hay una revisión sistemática de los estudios sobre los aspectos específicos de la relación entre los dos campos de investigación. Principales aspectos metodológicos: Revisamos la producción científica publicada en revistas relevantes para el campo de empresas familiares. Fueron identificados 73 artículos publicados sobre el emprendedorismo en las empresas familiares los cuales fueron clasificados a través de la técnica de revisión del alcance de la literatura, de acuerdo a variables tales como la revista de publicación, el tema de investigación abordado, y los procedimientos metodológicos adoptados. Síntesis de los principales resultados: La lectura integrada de los artículos encontrados en la presente revisión de la literatura permitió identificar la exploración de diferentes temas de investigación y enfoques metodológicos para la comprensión de la manifestación del fenómeno emprendedor en las empresas familiares. Principales consideraciones/conclusiones: Concluimos que el alcance del potencial de este área pasa por la construcción de un cuadro teórico capaz de contribuir para la comprensión de los aspectos intrínsecos a la naturaleza de las empresas familiares. Este abordaje, al incluir fenómenos que se complementan acerca del prisma de la interacción entre familia y empresa, puede contribuir de forma importante para la creación de conocimientos más profundos acerca de la realidad de este tipo de organización y para la abertura de nuevos caminos de investigación en emprendedorismo y empresas familiares. <![CDATA[INNOVATION IN A RELIGIOUS ENVIRONMENT: ESTABLISHING AN INTER-ORGANIZATIONAL NETWORK ORIENTED TO THE ISLAMIC MARKET]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200122&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Purpose: Understand the generation of innovation in a religious environment subject to the requirements of Islamic precepts. Brazil stands out in terms of its exports to the Middle East, particularly for items such as Halal chicken, produced according to Islamic precepts. For such business to be viable, an innovative network has emerged, with actors organizing their activities around religious precepts. Originality/gap/relevance/implications: Management of business product and processes is preponderantly oriented towards efficiency and productivity (e.g. cost reduction). Notwithstanding, they must comply to additional demands in supply networks where religion plays a major role. Key methodological aspects: Documentary research, exploratory interviews with key respondents at the strategic level, non-participant observation of workplaces and production lines. Summary of key results: Actors are linked to the network by a common goal, both economic and social, mobilized by institutionalized rules and religious principles in the network. Product and process changes are subject to compulsory religious rules, and no change may occur if not aligned to ancient practiced beliefs. Key considerations/conclusions: Knowledge transfer and innovation are intertwined with religious rules, guiding product and process changes for both Muslim and non-Muslim network actors. New business approaches, however great their benefits in terms of productivity and conferring excellence, need the approval of religious leaders who interpret such innovation, judging the case for acceptance based on the precepts of the Qur'an, i.e. whether the practice is lawful or Halal.<hr/>RESUMO Objetivo: Compreender a geração de inovação num ambiente religioso, pautado pelos requerimentos do Islã. O Brasil destaca-se como grande exportador para os países do Oriente Médio, principalmente para itens como frangos Halal, produzidos de acordo com as regras religiosas muçulmanas. Para viabilidade dos negócios, uma rede de fornecimento diferenciada teve de surgir, com a organização dos atores em torno de normas religiosas. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A gestão de produtos e processos é preponderantemente orientada visando a ganhos de eficiência e produtividade (por exemplo, redução de custos). No entanto, essa gestão precisa atender a requisitos adicionais numa rede de suprimentos em que a religião atua com um papel de destaque. Principais aspectos metodológicos: Entrevistas exploratórias com respondentes-chave no nível estratégico, pesquisa documental e observação não participante das linhas de produção e locais de trabalho. Síntese dos principais resultados: Os atores estão conectados na rede a um ganho comum, com aspectos econômicos e sociais, mobilizados por regras institucionais e princípios religiosos. Mudanças em produtos e processos dependem da aceitação por parte das entidades religiosas e não podem ocorrer sem um alinhamento prévio a crenças e práticas antigas. Principais considerações/conclusões: A transferência de conhecimento e a inovação estão entrelaçadas com as regras religiosas, guiando os atores da rede nas mudanças de produto e processo, tanto para muçulmanos quanto para não muçulmanos. Novas formas de produzir, por maiores que sejam os ganhos de produtividade e acréscimo de excelência, dependem do aval de líderes religiosos que interpretam a inovação aos olhos do Alcorão, ou seja, se estão de acordo com a lei islâmica.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender la generación de innovación en un ambiente religioso, guiada por las exigencias del Islam. Brasil se destaca como un importante exportador a los países del Oriente Medio, principalmente para productos tales como pollos Halal, producidos de acuerdo con las normas religiosas musulmanas. Para la viabilidad empresarial una red de oferta diferenciada tuvo que producirse, con la organización de los actores en torno a las normas religiosas. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: La gestión de productos y procesos es predominantemente orientada apuntando ganancias en eficiencia y productividad (por ejemplo, reducción de costes). Sin embargo, esta gestión debe cumplir los requisitos adicionales en una red de suministros donde la religión actúa con un papel destacado. Principales aspectos metodológicos: Entrevistas exploratorias con los encuestados claves en el plano estratégico, investigación documental y observación no participante de las líneas de producción y lugares de trabajo. Síntesis de los principales resultados: Los actores están conectados en la red a una ganancia común, con los aspectos económicos y sociales, movilizados por las normas institucionales y por principios religiosos. Los cambios en los productos y procesos, dependen de la aceptación por parte de los organismos religiosos, y no puede ocurrir sin una alineación previa de viejas creencias y antiguas prácticas. Principales consideraciones/conclusiones: La transferencia del conocimiento y la innovación se entrelazan con las reglas religiosas, guiando a los actores de la red en cambios en el producto y el proceso, tanto para los musulmanes como para los no musulmanes. Nuevas formas de producir, a pesar de grandes aumentos en la productividad y el aumento de la excelencia, dependen de la aprobación de líderes religiosos que interpretan la innovación según las normas del Corán, es decir, si están en conformidad con la ley islámica. <![CDATA[ENVIRONMENTAL MANAGEMENT CONTINGENCY FACTORS IN SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200156&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: Apresentar uma sistematização das principais barreiras e facilitadores da implantação da gestão ambiental em pequenas e médias empresas encontradas na literatura, de forma a associar esses fatores contingenciais com as especificidades de gestão desse porte de empresas. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo propõe que os fatores que influenciam a adoção de práticas ambientais pelas pequenas e médias empresas sejam investigados sob a perspectiva das características que diferenciam as empresas de menor porte das grandes organizações. Principais aspectos metodológicos: O método que fundamentou esta pesquisa e reflexão é caracterizado como pesquisa bibliográfica, e o artigo é um ensaio teórico sobre o tema da gestão ambiental em pequenas e médias empresas. Síntese dos principais resultados: Os resultados encontrados mostram, por um lado, que a maioria das especificidades das empresas de menor porte está relacionada ao surgimento de barreiras à gestão ambiental e, por outro, que ainda são poucos os fatores com potencial de facilitar o desenvolvimento de práticas ambientais nessas empresas. Principais considerações/conclusões: Os resultados mostraram os fatores internos das PMEs ligados a gestão, estrutura, recursos, competências organizacionais, entre outros, como os mais críticos para a implantação e manutenção da gestão ambiental e, portanto, os que merecem maior atenção dos formuladores de políticas públicas e dos dirigentes de pequenas e médias empresas. Além do mais, os fatores identificados como facilitadores, apesar de escassos, revelam que as empresas de menor porte possuem especificidades que podem se tornar potencialidades no campo ambiental.<hr/>ABSTRACT Purpose: To develop a systematization of the main barriers to and facilitators of implementing environmental management in small and medium-sized enterprises found in the literature, so as to associate these contingent factors with the specificities of management of enterprises of this size. Originality/gap/relevance/implications: The article proposes that the factors influencing the adoption of environmental practices should be investigated from the viewpoint of the characteristics that differentiate the smaller enterprises from large organizations. Key methodological aspects: The method used for this study and reflection was the bibliographic research and the article is a theoretical essay on the topic of environmental management in small and medium sized-enterprises. Summary of key results: The results show that, on one hand, most of the specificities of smaller enterprises are related to the drawbacks of environmental management and, on the other hand, that there are few factors which facilitate the development of environmental practices in these enterprises. Key considerations/conclusions: The results showed the internal factors of SMEs linked to the management, structure, resources, organizational capabilities, among others, as the most critical for the implementation and maintenance of environmental management and, therefore, those who deserve more attention from policy makers and managers of small and medium-sized enterprises. Furthermore, the factors identified as facilitators, although scarce, show that smaller enterprises have specificities that can become potential in the environmental field.<hr/>RESUMEN Objetivo: Desarrollar una sistematización de las principales barreras y facilitadores de la implementación de la Gestión Ambiental en pequeñas y medianas empresas, encontradas en la literatura, con el fin de asociar estos factores con las especificidades de la gestión de este porte de empresas. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: El artículo propone que los factores que influyen en la adopción de prácticas ambientales por las pequeñas y medianas empresas sean investigados desde el punto de vista de las características que diferencian a las empresas más pequeñas de las grandes organizaciones. Principales aspectos metodológicos: El método que fundamentó esta investigación y la reflexión fue la revisión bibliográfica y el artículo es un ensayo teórico sobre el tema de la gestión ambiental en pequeñas y medianas empresas. Síntesis de los principales resultados: Los resultados encontrados muestran, por un lado, que la mayoría de las especificidades de las pequeñas y medianas empresas está relacionada al surgimiento de barreras a la Gestión Ambiental y, por otro lado, que todavía son pocos los factores con potencial de facilitar el desarrollo de prácticas ambientales en esas empresas. Principales consideraciones/conclusiones: Los resultados mostraron que los factores internos de las Pymes, vinculados a la gestión, estructura, recursos, competencias organizacionales, entre otros, son los más críticos para la implementación de la Gestión Ambiental y, por consiguiente, los que merecen mayor atención de los formuladores de políticas públicas y de los gerentes de pequeñas y medianas empresas. Por otra parte, los factores identificados como facilitadores, aunque escasos, muestran que las empresas más pequeñas tienen especificidades que pueden convertirse en potencial en el campo ambiental. <![CDATA[INFLUENCE OF THE EXPERIENCE OF MANAGERS IN THE INFORMATION SEARCHING ON UNK UNKS IN INNOVATIVE PROJECTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200180&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: Compreender se os gestores mais experientes incorrem na falácia da centralidade, negligenciando a busca de informação sobre os unknown unknowns em projetos inovadores para dar sentido (sensemaking) ao que ocorre no contexto do projeto. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A falácia da centralidade, teoria formulada por Westrum, foi observada na ação de diversos especialistas, como cientistas, praticantes da medicina, bombeiros. Pretende-se expandir esse contexto, aplicando-a à gestão de projetos inovadores no ambiente de negócios. Com base nessa avaliação, pretende-se sugerir métodos e técnicas que possam ser adotados para antecipar a percepção da ocorrência de unknown unknowns, de forma aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos. Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 35 eventos imprevistos. Com base em entrevistas, a análise dos dados foi inicialmente qualitativa e posteriormente quantitativa, baseada em testes estatísticos não paramétricos. Síntese dos principais resultados: Apesar da relevância da busca por informação para lidar com os unknown unknowns, sua adoção se revelou inversamente correlacionada ao tempo de experiência profissional dos gestores. Vieses, como ancoragem, consciência limitada, escalada do comprometimento e excesso de confiança, dificultaram a percepção da lacuna de conhecimento. Principais considerações/conclusões: As recomendações deste trabalho são predominantemente práticas: conscientização dos envolvidos sobre a lacuna de conhecimento, um ambiente favorável à inovação e utilização de práticas de aprendizagem durante o projeto.<hr/>ABSTRACT Purpose: understand whether the most experienced managers would incur in the fallacy of centrality, neglecting the search for information on unknown unknowns in innovative projects to sensemaking what happens in the project context. Originality/gap/relevance/implications: the fallacy of centrality, theory formulated by Westrum, was observed in the action of various experts such as scientists, medical practitioners, and firefighters. It is intended to expand this context, analyzing the management of innovative projects in the business environment. Based on this assessment, we will suggest methods and techniques that can be adopted to anticipate the perception of occurrence of unknown unknowns, in order to increase the probability of success of the projects. Key methodological aspects: a field survey was conducted in which 16 projects were selected. In such projects, 35 unanticipated events, which represent the unknown unknowns, were identified. Based on interviews, the data analysis was initially qualitative, followed by non-parametric statistical tests. Summary of key results: despite the relevance of the search for information to deal with the unknown unknowns, its adoption has proved it is inversely correlated with the average length of professional experience of managers. Biases, such as anchoring, limited awareness, escalation of commitment, and overconfidence, hampered the perception of gaps in their knowledge. Key considerations/conclusions: the recommendations of this study are predominantly practices: awareness of stakeholders on knowledge gaps, a favorable environment for innovation, and use of learning practices during the project.<hr/>RESUMEN Objetivo: entender si los gerentes más experimentados incurren en la falacia de la centralidad, descuidando la búsqueda de información sobre las unknown unknowns en proyectos innovadores para dar sentido (sensemaking) a lo que sucede en el contexto del proyecto. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: La falacia de la centralidad, la teoría formulada por Westrum, se observó en la acción de varios expertos como los científicos, médicos y bomberos. Se tiene la intención de ampliar este contexto, aplicándolo a la gestión de proyectos de innovación en el ámbito empresarial. Sobre la base de esta evaluación, se van a sugerir métodos y técnicas que se pueden adoptar para anticipar la percepción de ocurrencia de unknown unknowns, con el fin de aumentar la probabilidad de éxito de los proyectos. Principales aspectos metodológicos: un estudio de campo se llevó a cabo, donde se seleccionaron 16 proyectos, identificando 35 eventos no anticipados. Sobre la base de entrevistas, el análisis de los datos fue inicialmente cualitativo, seguido de pruebas estadísticas no paramétricas. Síntesis de los principales resultados: a pesar de la relevancia de la búsqueda de información para hacer frente a las unknown unknowns, su adopción ha demostrado que está inversamente correlacionada con la duración media de la experiencia profesional de los directivos. Los sesgos como anclaje, la conciencia limitada, aumento del compromiso y el exceso de confianza, obstaculizaron la percepción de lagunas en sus conocimientos. Principales consideraciones/conclusiones: las recomendaciones de este estudio son fundamentalmente prácticas: la concienciación de los interesados sobre las lagunas de conocimiento, un entorno favorable para la innovación y el uso de prácticas de aprendizaje durante el proyecto. <![CDATA[PRODUCTION MANAGEMENT AND EMPLOYEES - A SURVEY OF AUTO PARTS COMPANIES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200211&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Purpose: This paper presents an overview of the adoption of methods of production management methods for auto parts companies in Brazil and verifies if there is involvement of shop floor workers in their use, taking into consideration the relevance of involvement to organizational performance and obtaining the results expected from the adoption of these methods, as indicated by in line with research on participatory management and the manuals in the area of operations management. Originality/gap/relevance/implications: Involvement is a significant construct in product management and has been widely researched, but little research has been dedicated to investigating whether there is any involvement of employees in the use of multiple methods. Most of the existing research concentrates analysis on the adoption of a single method in isolation and in the literature it has been observed that companies do not always follow the recommendation to involve workers in their use, thus what motivated this study. Key methodological aspects: We conducted a survey in 95 auto parts companies to gain access to information about a wide range of auto parts companies, plotting an overview of the adopted production management methods adopted and examining the extent of the involvement of employees. Summary of key results: Most of methods investigated were widely adopted by the companies surveyed. Generally, the surveyed companies stated that there is employee involvement, although this varies from one method to another. The study identified cases in which methods have been adopted and after some time have ceased to be used by some companies. The abandonment of Six Sigma occurred mainly in companies in which there was no involvement of employees in the application of this method. The method most commonly abandoned, however, was the suggestion program, despite exhibiting greater employee involvement, indicating that some companies continue to experience difficulty applying this type of method over time. Limited time for training may also have hampered the use of some methods. Key considerations/conclusions: The researched methods have been implemented by the examined companies. The research confirms that quality still plays a major role concerning employee involvement; representing one of the most noticeable aspects regarding lean production. Most of the investigated training is focused on this area, but the fact that time dedicated to training is short helps elucidate the difficulty related to involvement in methods which require a higher level of formal training. Cases in which companies implemented certain methods and soon discontinued them have been observed, highlighting the suggestion program, in which the employee involvement is central; what indicates that difficulties related to this involvement remain in some companies.<hr/>RESUMO Objetivos: Apresentar um panorama da adoção de métodos de gestão da produção por empresas de autopeças no Brasil e verificar se há o envolvimento dos trabalhadores da fábrica na sua utilização, considerando a relevância do envolvimento para o desempenho organizacional e a obtenção dos resultados esperados pela adoção desses métodos, como apontado por pesquisas sobre gestão participativa e pelos manuais da área de gestão de operações. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O envolvimento é um tema relevante e amplamente pesquisado, mas foram identificadas poucas pesquisas dedicadas a verificar se há o envolvimento dos trabalhadores na utilização de um conjunto mais amplo de métodos. A maior parte das pesquisas identificadas concentra sua análise na adoção de apenas um método de forma isolada, e, nelas, já se observam indícios de que as empresas nem sempre seguem as recomendações de envolver os trabalhadores em sua utilização, o que motivou a realização desta pesquisa. Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um survey em 95 empresas de autopeças para ter acesso a informações sobre uma grande quantidade de empresas de autopeças, traçar um panorama quanto aos métodos de gestão da produção adotados e verificar em quais há o envolvimento dos trabalhadores. Síntese dos principais resultados: A maior parte dos métodos investigados tem sido amplamente implantada pelas empresas pesquisadas. Em sua maioria, as empresas pesquisadas responderam que há o envolvimento dos trabalhadores, embora isso varie de um método para outro. Identificaram-se casos de métodos que foram implantados e, depois de algum tempo, deixaram de ser utilizados por algumas empresas. O abandono do Seis Sigma ocorreu principalmente em empresas onde não havia o envolvimento dos trabalhadores em sua utilização. O método mais abandonado, no entanto, foi o programa de sugestões, justamente aquele em que foi apontado o maior envolvimento, o que indica que esse tipo de método ainda enfrenta dificuldades para continuar sendo utilizado ao longo do tempo em algumas empresas. O pouco tempo de treinamento também pode ter prejudicado a utilização de alguns métodos. Principais considerações/conclusões: Os métodos pesquisados têm sido implantados pelas empresas pesquisadas. A pesquisa confirma que a qualidade continua tendo um papel central no que diz respeito ao envolvimento dos trabalhadores, representando um dos aspectos mais marcantes da influência da produção enxuta. A maior parte dos treinamentos mencionados é voltada para essa área, mas o tempo de treinamento é curto, o que ajuda a explicar a dificuldade de envolvimento em métodos que requerem maior nível de treinamento formal. Foram observados casos de empresas que implantaram certos métodos, mas depois deixaram de usá-los, destacando-se o programa de sugestões, no qual o envolvimento dos trabalhadores é central, o que indica que persistem dificuldades relacionadas a esse envolvimento em algumas empresas.<hr/>resumen está disponible en el texto completo