Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120140002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Corporeidade e estética na aprendizagem organizacional</b>: <b>insights emergentes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio visa refletir sobre a importância da corporeidade e do conhecimento estético no avanço teórico da aprendizagem organizacional. A teorização em torno da aprendizagem organizacional tem se direcionado rumo à superação das dicotomias tradicionalmente enraizadas nas ciências sociais assentadas em tradicionais dualidades, como sujeito/objeto, mente/corpo, indivíduo/organização. A emergência de novos estudos aponta para a necessidade de valorizar as temáticas do corpo e da estética para ampliar o entendimento da aprendizagem organizacional. Dessa forma, este ensaio teórico de natureza argumentativa busca refletir a aprendizagem organizacional a partir da perspectiva da teoria da estética, em que a corporeidade assume especial relevância. Uma das mais importantes contribuições da abordagem estética reside em buscar a superação de tais dicotomias que permeiam a vida organizacional e em sociedade. A partir do momento em que as bases de constituição do conhecimento são questionadas, não sendo apenas lógica, mas também estética e sensível, uma série de outras questões emerge em conjunto. O conhecimento estético, fruto das corporeidades em interação, é constantemente ativado por sentimentos, desejos, emoções, representações acerca do que a organização mostra aos seus e fundamenta as escolhas dos atores em interação. Tal reflexão permite buscar novos insights que possam contribuir para o avanço teórico da aprendizagem organizacional, ampliando assim a sua compreensão. Como principais insights conclusivos, evidencia-se o potencial da aprendizagem organizacional residindo na corporeidade e intercorporeidade, que, devido a sua complexidade constitutiva, demanda epistemologias e metodologias ampliadas das práticas organizacionais para clarear o entendimento da aprendizagem organizacional. Acredita-se que a aprendizagem organizacional deva ser vista como um processo fluido, que está diluído no tempo, no espaço e nas práticas individuais e sociais, em que corpos e subjetividades se entrelaçam para dar os contornos específicos a cada ponto do processo e que ao mesmo tempo constituem e são constituídos em tal processo, significam e são significados, ressignificam e são ressignificados.<hr/>This essay aims to reflect on the importance of embodiment and aesthetic knowledge in theoretical advancement of organizational learning. The theorizing of organizational learning has been directed towards overcoming the dichotomies traditionally rooted in the social sciences settled in traditional dualities as subject/ object, mind/body, individual/organization. The emergence of new studies point to the need to enhance the themes of the body and aesthetics to broaden the understanding of organizational learning. Thus, the objective is to discuss organizational learning from the perspective of the theory of aesthetics in which the embodiment is particularly relevant. One of the most important contributions of the aesthetic approach is to seek to overcome such dichotomies that make up organizational life and society. From the moment in which the constitution of knowledge bases are questioned and is not only logic, but also aesthetic sensitive and a number of other issues arise together. The aesthetic knowledge, fruit of corporeality in interaction, is constantly activated by feelings, desires, emotions, representations about the organization and its shows underlie the choices of actors in interaction. Aims to identify the emergence of new insights that may contribute to the theoretical advancement of organizational learning, thus expanding their understanding. Main insights conclusive evidence the potential of organizational learning and intercorporealty residing in corporeality, which, due to its complexity constitutive demand epistemologies and methodologies expanded organizational practices to clear understanding of organizational learning. It is believed that organizational learning should be seen as a process fluid which is diluted in time and space and practices individual and social bodies and subjectivity in which intertwine to give the specific contours at each point in the process, and both constitute and are constituted in such a process, and are meant to signify, reframe and are reinterpreted.<hr/>Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia de la realización y el conocimiento estético en el avance teórico del aprendizaje organizacional. La teoría del aprendizaje organizacional se ha orientado hacia la superación de las dicotomías tradicionales arraigados en las ciencias sociales se establecieron en dualidades tradicionales como sujeto/objeto, mente/cuerpo, individuo/organización. La aparición de nuevos estudios apuntan a la necesidad de reforzar los temas del cuerpo y la estética de ampliar la comprensión del aprendizaje organizacional. Por lo tanto, el objetivo es discutir el aprendizaje organizacional desde la perspectiva de la teoría de la estética en la que la realización es particularmente relevante. Una de las contribuciones más importantes del enfoque estético es tratar de superar estas dicotomías que componen la vida organizativa y de la sociedad. Desde el momento en que la constitución de bases de conocimiento son cuestionadas y no es sólo la lógica, sino también estética sensible y una serie de otras cuestiones surgen juntos. El conocimiento estético, fruto de la corporeidad en la interacción, está constantemente activa sentimientos, deseos, emociones, representaciones acerca de la organización y sus programas de la base de las decisiones de los actores en interacción. Tiene como objetivo identificar la aparición de nuevos conocimientos que puedan contribuir al avance teórico del aprendizaje organizacional, ampliando así su comprensión. Principales ideas pruebas concluyentes del potencial de aprendizaje organizacional y intercorporeidad residen en la corporalidad, la cual, debido a su complejidad epistemologías demanda constitutivos y metodologías expandieron prácticas organizacionales para aclarar la comprensión del aprendizaje organizacional. Se cree que el aprendizaje organizacional debe ser vista como un fluido de proceso que se diluye en el tiempo y el espacio y las prácticas de los organismos y la subjetividad individual y social en el que se entrelazan para dar a los contornos específicos en cada punto del proceso, y ambos constituyen y son constituidos de tal proceso, y tienen por objeto significar, replantear y son reinterpretados. <![CDATA[<b>Expressão e regulação emocional no contexto de trabalho</b>: <b>um estudo com servidores públicos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As emoções caracterizam-se por um conjunto de respostas integradas que envolvem alterações fisiológicas e motoras (que preparam o indivíduo para agir) e sentimentos associados a experiências internas (que propiciam uma avaliação da situação). As expressões emocionais são cruciais para o desenvolvimento e regulação das relações interpessoais. Saber lidar com as emoções pessoais e com as dos demais tem se tornado um importante requisito nas relações do indivíduo com a organização. O manejo das emoções repercute nas interações com colegas de trabalho e no atendimento a clientes. Situações do cotidiano de trabalho, mudanças organizacionais e características de clientes e colegas de trabalho envolvem emoções que necessitam ser reguladas. A regulação emocional pode ser definida como uma tentativa controlada ou automática de lidar com as emoções, indicando quando e a forma como elas serão sentidas e expressas. O setor público vem passando nos últimos anos por mudanças na sua estrutura e dinâmica que exigem manejo emocional da parte dos servidores públicos, demandando estudos empíricos que permitam compreender melhor essa realidade. O estudo quantitativo apresentado neste artigo analisou a relação entre emoções, estratégias de regulação emocional e variáveis sociodemográficas de servidores públicos que trabalham em organizações do Sul do país. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com exemplos de situações hipotéticas do cotidiano do trabalho para que os participantes escolhessem expressões emocionais a elas associadas e as estratégias de regulação emocional que poderiam ser usadas em tais situações. A amostra contou com 400 trabalhadores de instituições públicas. Os resultados indicaram que, nas situações cotidianas negativas, as emoções que prevaleceram estavam associadas à raiva, e as que menos apareceram estavam associadas ao medo. As estratégias de regulação emocional usadas para lidar com as situações foram as de ação profunda. Os resultados apresentaram também diferenças na regulação emocional quanto ao gênero, nível de atuação na instituição pública e regime de trabalho.<hr/>Emotions are characterized by a set of integrated responses that involve physiological and motor changes (that prepare the individual to act and feelings associated to internal experiences (allowing an situational evaluation). The emotional expressions are crucial to development and regulation of interpersonal relationships. Knowing how to deal with personal emotions and with others has become an important requirement in the relationships of the individual with the organization. Management of emotions has consequences in relationships among work pairs and in assistance to clients. Everyday work situations, organizational changes and clients and colleagues features involve emotions that need to be regulated. Emotional regulation can be defined as a controlled or automatic attempt in dealing with emotions showing how and why they will be felt and expressed. During the last years, public sector has been submitted to changes in its structure and dynamics that have required emotional management from public workers, demanding empirical studies aiming a better understanding of this reality. The quantitative study showed in this paper analyzed the relationships among emotions, emotional regulations strategies and sociodemographic variables of public workers in southern Brazil. Data were obtained using a questionnaire with examples of hypothetic everyday situations in the work. Participants were asked to choose emotional expressions associated to these situations and strategies of emotional regulation that could be used. The sample was formed by 400. Results indicated that in everyday negative situations the prevalent emotions were associated to anger and the less prevalent were associated to fear. The emotional regulation strategies used to deal with situations were those of deep action. The results also showed the differences in emotional regulation regarding gender, activity level in the public organization and work regimen.<hr/>Las emociones son caracterizadas por un conjunto integrado de respuestas que envuelven alteraciones fisiológicas y motoras (preparan el individuo para reaccionar) y sentimientos asociados a experiencias internas (proporcionan una evaluación de la situación). Las expresiones emocionales son cruciales al desarrollo y regulación de las relaciones interpersonales. Manejar las emociones personales además de las de otras personas se ha convertido en una importante exigencia en las relaciones del individuo con la organización. El manejo de las emociones repercute en las interacciones con los compañeros de trabajo y clientes. Las situaciones cotidianas del trabajo, los cambios organizacionales y las características de los clientes y compañeros de trabajo implican emociones que necesitan ser reguladas. La regulación puede ser definida como una tentativa controlada o automática de lidiar con las emociones indicando el cuando y la forma como son sentidas y expresadas. En los últimos años el sector público pasa por cambios en su estructura y dinámica que exigen el manejo emocional de los trabajadores, demandando, a la vez, estudios empíricos para comprender mejor esta realidad. El estudio cuantitativo descrito en este artículo analizó la relación entre emociones, estrategias de regulación emocional y variables sociodemográficas de servidores públicos empleados en organizaciones del sur de país. La recogida de datos fue realizada por medio de un cuestionario con ejemplos de situaciones hipotéticas del día a día en el trabajo para las cuales se pedía a los participantes que asociasen expresiones emocionales y estrategias de regulación a ser utilizadas en esas situaciones. La muestra fue de 400 trabajadores de diversas instituciones públicas. Los resultados indican que las emociones de rabia estaban asociadas a situaciones negativas del trabajo. El miedo estaba poco asociado a estas situaciones. Las estrategias de regulación emocional de acción profunda fueran las más asociadas a esas mismas situaciones. Los resultados muestran diferencias de regulación emocional asociadas al género, tipo de organización pública y jornada de trabajo. <![CDATA[<b>As representações sociais circulantes no período de margem do ritual de passagem</b>: <b>o caso dos peritos criminais em estágio probatório</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem por objetivo identificar as representações sociais construídas pelos peritos criminais em estágio probatório, portanto no período de margem do ritual de passagem. A noção de ritual norteadora do artigo está baseada nos autores Turner (1974), Van Gennep (1978), DaMatta (1978, 1983), Rivière (1997), Segalen (2000) e Peirano (2003) e é definida como um momento extraordinário em que os valores e conhecimentos são apresentados aos neófitos como forma de inseri-los no universo cultural no qual estão ingressando. As representações sociais construídas ao longo desse período vão apresentar peculiaridades inerentes à posição ocupada pelos neófitos. E as representações sociais, de acordo com Sperber (2001), dentro de uma ótica antropológica, emergem de uma composição articulada em torno da representação em si, do conteúdo dessa representação, de um usuário e de um produtor (que, em alguns casos, pode ser o próprio usuário). As representações mentais são aquelas construídas no interior do usuário. As representações públicas são as representações mentais compartilhadas entre as pessoas de um determinado grupo. Os sujeitos integrantes de uma comunidade ou grupo social, cada um deles possui em seu interior uma gama de representações mentais, e parte desse saber ou dessas representações será, ao se tornar pública, compartilhada entre os integrantes do grupo. Assim, os sujeitos vão construir suas representações mentais semelhantes àquela originalmente publicizada. O método etnográfico permitiu acompanhar os ingressantes desde o estágio da separação até o momento de margem. A observação participante e simples foi empreendida desde maio de 2009 até junho de 2012 junto aos neófitos. As representações circulantes na fase de liminaridade contemplaram o trabalho, como desgaste emocional, um valor positivo, interferindo na vida familiar, identificado como CSI, positivo e negativo aos olhos da polícia, humor negro e falta de recursos. Vale destacar que a humildade e as críticas acompanhadas de aspectos positivos foram acionadas, mesmo sendo os neófitos ingressantes no setor público, o que confirma as teorizações elaboradas por antropólogos que enfatizam a humildade e o comedimento como sendo comportamentos esperados na fase de margem do ritual de passagem.<hr/>This paper proposes to identify the social representations constructed by forensic experts on probation, therefore standing at the marginal period of the rite of passage. The notion of rite that pervades the article is based on Turner (1974), Van Gennep (1978), DaMatta (1978, 1983), Rivière (1997), Segalen (2000) and Peirano (2003). It is defined as an extraordinary moment when values and knowledge are introduced to initiates in order to incorporate them into the cultural universe they are about to enter. Social representations constructed over this period will present peculiarities inherent to the position held by initiates. According to Sperber (2001), from an anthropological perspective social representations emerge from a composition articulated around the representation itself, its contents, a user and a producer (who might sometimes be the user himself or herself). Mental representations are those constructed inside the user. Public representations are mental representations shared among the members of a given group. Each member of a social group or community has an inner gamma of mental representations; when publicized, part of that knowledge or representations will be shared among the members of the group. Thus, subjects will construct their mental representations based on that first publicized. The ethnographic method made it possible to follow the initiates from the separation stage to the margin moment. Initiates were approached by participant and simple observation from May 2009 to June 2012. The representations that circulated in the liminal stage considered the work as: emotional distress, a positive value, interfering in family life, identified as CSI, positive and negative in the eyes of the police, black humour and lack of resources. It is worth to mention that humility and criticism with positive aspects were practiced, despite the initiates being newcomers to the public service. That confirms theorizing made by anthropologists to whom humility and moderation are the kind of behavior to be expected in the marginal stage of the rite of passage.<hr/>El objetivo de esa investigación es identificar las representaciones sociales construidas por los peritos criminales en curso probatorio, o sea, en el período de margen del ritual de pasaje. La concepción de ritual que nortea el artículo está basada en los autores Turner (1974), Van Gennep (1978), DaMatta (1978, 1983), Riviére (1997), Segalen (2000) y Peirano (2003) y es definida como un momento extraordinario donde los valores y conocimientos son presentados a los novatos como una manera de ponerlos en el universo cultural donde están ingresando. Las representaciones sociales construidas a lo largo de ese período van presentar características propias a la posición ocupada por los novatos. Tenemos que las representaciones sociales según Sperber (2001), en una visión antropológica, surgen de una composición articulada alrededor de la representación en si mismo, del contenido de esa representación, de un usuario y de un productor (que en algunos casos puede ser el propio usuario). Las representaciones mentales son aquellas construidas en el interior del usuario. Las representaciones públicas son las representaciones mentales compartidas entre las personas de un determinado grupo. Los sujetos integrantes de una comunidad o grupo social, en cada uno hay una gama de representaciones donde parte de ese saber o de esas representaciones serán cuando públicas compartidas entre los integrantes del grupo. Así, los sujetos van a construir sus representaciones mentales iguales a que originalmente fue publicada. El método etnográfico permitió acompañar los ingresantes desde el período de la separación hasta el momento de la margen. La observación participante y simple fue empleada desde mayo de 2009 hasta junio de 2012 junto a los novatos. Las representaciones circulantes en la fase de la liminaridad contemplaron el trabajo como: desgaste emocional, un valor positivo, interfiriendo en la vida familiar, identificado como CSI, positivo y negativo a los ojos de la policía, humor sarcástico y falta de recursos. Cabe destacar que la humildad y las críticas acompañadas de aspectos positivos se accionaron, aunque los novatos fuesen ingresantes del sector público, lo que confirma las tesis elaboradas por antropólogos que enfatizan la humildad y el comedimiento como comportamientos esperados en la fase de margen del ritual de pasaje. <![CDATA[<b>Territorialidade e identidade nas organizações</b>: <b>o caso do Mercado Central de Belo Horizonte</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar as relações entre territorialidade e identidade no ambiente organizacional, avançando na perspectiva de identidade quanto ao que é distintivo, duradouro e central numa organização. Para tanto, foi tomado como objeto de estudo o Mercado Central de Belo Horizonte, lugar de múltiplas práticas - de boêmios, compradores, frequentadores e turistas - em que a cultura mineira se apresenta em diversas nuanças, adequado como objeto, portanto, para a observação de fenômenos complexos como os aqui tratados. Sob um enfoque qualitativo, 40 entrevistas semiestruturadas foram realizadas junto aos comerciantes do Mercado Central de Belo Horizonte, visando compreender a visão deles sobre esse espaço, material trabalhado pela análise do discurso francesa. Percebe-se que a sobreposição dos elementos trabalhados - distintivos (comércio), duradouros (paróquia) e centrais (escritório da administração) - demonstra atritos, seja pelo extravasamento de funções, seja porque, nas organizações, o convívio entre desiguais se instala, polarizada por alguns grupos que dominam enquanto outros resistem. Equilibram-se pelos movimentos de rearranjo dos atores sociais pelos territórios que ocupam em torno da sobrevivência mútua. Observou-se que as crenças compartilhadas que os indivíduos têm da identidade de uma organização, segundo definições de Albert e Whetten (1985), também se prestam para explicitar uma dada compreensão do espaço. E se essa é a ideia-base é porque ela não se prende apenas aos elementos puramente concretos, mas também à sua perspectiva simbólica. Partilhando de um espaço de múltiplas práticas, o mercado conjuga um conjunto de territórios que oscilam entre harmonia e conflitos, visto que são dinamizados por forças que, na defesa dos interesses de grupos particulares, tropeçam umas nas outras. Os territórios, porém, da mesma forma que se digladiam, se entendem sob o manto da mesma ideologia, a da sobrevivência mútua. Os territórios não estão hierarquicamente categorizados, mas exercem papéis diferentes dentro de uma realidade socialmente construída. Seus espaços não são estáticos, tampouco intercambiáveis: uma vez institucionalizados, ganham a feição de coisas dadas, imanentes. Porém, o que explica o equilíbrio é que os atores sociais transitam entre os territórios desempenhando múltiplos papéis. No intento de resolver os problemas relacionados ao território em que atuam, percebe-se uma tentativa desses indivíduos de querer "fazer parte do jogo", o que demonstra que, na essência, eles buscam aproximar-se do grupo majoritário e iniciar um processo de incorporação da ideologia dominante.<hr/>In this paper we analyze relations between territoriality and identity in organizational context, advancing in perspective of identity about what is distinctive, enduring and core in an organization. Our research was conduced in Central Market of Belo Horizonte (Brazil), place of multiple practices - like as bohemian, buyers, goer and tourist's ones - in which Minas Gerais'culture is presented in several nuances, an adequate research object because it permits observation of complex phenomena. Under a qualitative approach, 40 interviews were made with professionals from Central Market of Belo Horizonte to comprehend their vision about the space where they work. This material was analyzed through French discourse analysis. The coexistence of main aspects analyzed - distinctive (commerce), everlasting (church) and central (business office) - demonstrates conflicts as because there is a duplication of functions, as because in organizations there is a quotidian among different people, polarized for some groups that dominate and other who resist. These relationships equilibrate through movements of social actors in their territories around the argument of mutual survival. We have observed that shared beliefs, according Albert and Whetten (1985), also serve to explicit a kind of comprehension of space. And if this is basis idea, it is because it does not limited by purely concrete elements, once it incorporates symbolic point of view. Sharing a multiple practices space, this market has a conjunct of territories which oscillate between harmony and conflicts, once they are dynamyzed by colliding forces in defense of particular group's interests. Territories, however, in the same way collide, accommodate each other under same ideology, of mutual survival. The territories are not categorized hierarchically, but they have different roles in socially constructed reality. Theirs spaces are not static, either interchangeable: once institutionalized, they become taken for granted appearance, immanent ones. However, what explains balance is that social actors move between territories playing multiples roles. To solve problem related to territory in what they are, what we can notice is a trial of "be part of the game". It demonstrates that individual essentiality looks for get closer of hegemonic group, initiating an incorporation process of dominant ideology.<hr/>En este artículo nosotros analizamos las relaciones entre territorialidad y identidad en el contexto organizacional, un avance en la perspectiva de la identidad en cuanto a lo que es distintivo, eterno y central en una organización. Por lo tanto, el objeto de estudio es el Mercado Central de Belo Horizonte (Brasil), lugar de múltiples prácticas - como las de los bohemios, de los compradores, de los visitantes, de los turistas - donde la cultura de Minas Gerais viene en muchos tonos diferentes, un objeto adecuado, por lo tanto, para la observación de fenómenos complejos como los tratados aquí. Bajo un enfoque cualitativo, 40 entrevistas semi estructuradas se llevaron a cabo con los comerciantes del Mercado Central de Belo Horizonte, con el objetivo de entender su visión en este especio, material trabajado por el análisis francesa del discurso. De los aspectos principales - distintivo (el comercio), eterno (la iglesia) y central (la oficina comercial) - nosotros podríamos percibir esa coexistencia entre ellos, demuestrando los conflictos como porque hay una duplicación de funciones, como porque en las organizaciones hay un diario entre las personas diferentes, polarizó para algunos grupos que dominan y otros quién se resisten. Estas relaciones equilibran a través de los movimientos de actores sociales en sus territorios alrededor del argumento de supervivencia mutua. Se observó que las creencias compartidas que tienen los individuos de la identidad de una organización, de acuerdo con Albert y Whetten (1985), también se prestan a la comprensión explícita de un espacio determinado. El territorio, sin embargo, como si se debaten, si entenden bajo la misma ideología, la supervivencia mutua. Los territorios no están jerárquicamente clasificados, pero ejercen diferentes roles dentro de una realidad socialmente construida. Pero, qué explica el balance es que los actores sociales se mueven entre los territorios que juegan múltiples roles. En un intento por resolver los problemas en relación con el territorio en el que operan, lo que vemos es un intento de querer "ser parte del juego", lo que demuestra que el individuo busca, en esencia, aproximar a sí del grupo de la mayoría, iniciando un proceso de incorporación de la ideología dominante. <![CDATA[<b>Seleção de carteiras com modelos fatoriais heterocedásticos</b>: <b>aplicação para fundos de fundos multimercados</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria moderna do portfólio é baseada na noção de que a diversificação de uma carteira de investimento gera portfólios com uma melhor relação entre risco e retorno. Ultimamente, gestores vêm tentando ampliar a diversificação de suas carteiras por meio do investimento em cotas de diferentes fundos de investimento que, por sua vez, já contêm portfólios diversificados. Com isso, vem crescendo o interesse acadêmico e de participantes do mercado na seleção de carteiras formadas por fundos de investimento. Neste trabalho, a aplicabilidade e o desempenho fora da amostra de estratégias quantitativas de otimização para a construção de carteiras de fundos serão analisados. O desempenho dessas carteiras de fundos otimizadas será comparado ao desempenho do portfólio ingênuo igualmente ponderado, da carteira teórica do Ibovespa e do Índice de Mercado de Renda Fixa (IRF-M). Para a obtenção de portfólios ótimos, restritos para venda a descoberto, formula-se um problema de otimização de portfólios compostos por 388 fundos de investimento multimercado brasileiros ao longo de cinco anos. Para a modelagem da matriz de covariâncias dos retornos desses 388 fundos, é empregado um modelo fatorial heterocedástico parcimonioso. Tomando como base diferentes frequências de rebalanceamento dos pesos, as medidas de desempenho fora da amostra indicam que as estratégias quantitativas de otimização proporcionam resultados superiores em termos de volatilidade, desempenho ajustado ao risco, turnover e custos de transação ao longo do tempo. Em particular, os resultados obtidos indicam que o índice de Sharpe (IS) da carteira de média-variância e da carteira de mínima-variância foram estatisticamente diferentes (maiores) em relação ao IS do índice de referência de todas as frequências de rebalanceamento utilizadas. Com relação ao desvio padrão, os testes estatísticos mostraram que a volatilidade das carteiras de mínima-variância é estatisticamente diferente (menor) da volatilidade do índice de referência. Resultados semelhantes foram encontrados quando se comparou o desempenho das carteiras otimizadas ao Ibovespa e ao portfólio igualmente ponderado.<hr/>The modern portfolio theory is based on the idea that diversification of a portfolio results in a better relationship between risk and return. Recently, managers have tried to extend the diversification of their portfolios by investing in fund of funds that, in turn, already contains diversified portfolios. With that comes growing interest from academic and market participants in the selection of portfolios formed by investment funds. In this paper, the applicability and performance out of sample of quantitative portfolio optimization strategies to build portfolios of funds will be analyzed. The performance of these portfolios of investment funds will be compared with the performance of the naive equally weighted portfolio, the Ibovespa index and the fixed income index, IRF-M. To obtain optimal portfolios, restricted to short selling, we determine an optimization problem of portfolios composed of 388 Brazilian hedge (multimarket) funds over five years traded in the Brazilian market. For modeling of the covariance matrix of returns of 388 funds is used a heteroscedastic factorial parsimonious model. Considering different frequencies for the portfolio re-balancing frequency (daily, weekly and monthly), the measures of performance out of the sample show that the optimal portfolios exhibit superior results in terms of volatility, risk-adjusted performance, turnover and transaction costs over time. In particular, the results based on robust statistical tests indicate that the Sharpe ratio (SR) of the mean-variance portfolios and that of the minimum-variance portfolios were statistically different (higher) compared to the SR of the benchmark index in all portfolio re-balancing frequencies used in the paper. Regarding the standard deviation, statistical tests employed in the paper showed that the volatility of the minimum-variance portfolios is statistically different (lower) than the volatility of the benchmark index. Similar results were found when comparing the performance of the optimal portfolios with respect to the Ibovespa index and the equally- weighted portfolio.<hr/>La teoría moderna de la cartera se basa en la idea de que la diversificación de una cartera da lugar a una mejor relación entre riesgo y rendimiento. Recientemente, los gestores han tratado de ampliar la diversificación de sus carteras mediante la inversión en cuotas de fondos de inversión diferentes que, a su vez, contienen carteras diversificadas. Con esto viene el creciente interés académico y de los participantes del mercado en la selección de las carteras formadas por fondos de inversión. En este trabajo, la aplicabilidad y el rendimiento fuera de la muestra de estrategias cuantitativas de optimización de carteras de fondos de inversión serán analizados. El desempeño de estas carteras de fondos de inversión será comparado con el desempeño de la cartera ingenua igualmente ponderada, con el índice Ibovespa e con el índice de ingreso fijo, IRF-M. Para obtener carteras óptimas, restringido a venta corta, formulase un problema de optimización de carteras compuestas de 388 fondos de inversión brasileños multimercado a lo largo de cinco años. Para la modelización de la matriz de covarianzas de los rendimientos de los 388 fondos emplease un modelo factorial heterocedástico parsimonioso. Tomando en cuenta distintas frecuencias de rebalanceo de las carteras optimizadas, las medidas de rendimiento fuera de la muestra indican que las estrategias de optimización cuantitativas proporcionan resultados superiores en términos de volatilidad, rendimiento ajustado al riesgo, turnover y costes de transacción a lo largo del tiempo. En particular, los resultados indican que el ratio de Sharpe (S) de la cartera media-varianza y de la cartera de mínima varianza fueron estadísticamente diferentes (superior) en comparación con el reequilibrio de referencia se utilizan todas las frecuencias. Con respecto a la desviación estándar, las pruebas estadísticas muestran que la volatilidad de las carteras de varianza mínima es estadísticamente diferente (menor) que la volatilidad del índice de referencia. Se encontraron resultados similares cuando se compara el rendimiento de las carteras optimizadas con respecto al índice Bovespa y la cartera igualmente ponderada. <![CDATA[<b>Atuação de bancos estrangeiros no Brasil</b>: <b>mercados de crédito e derivativos de 2005 a 2011</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo insere-se no debate a respeito das consequências da presença de bancos estrangeiros em países em desenvolvimento. Especificamente, é investigada a atuação do conjunto de bancos de controle estrangeiro no Brasil de 2005 a 2011, com foco em sua participação nos mercados de crédito e de derivativos cambiais. Verificaram-se ainda os impactos da crise financeira internacional de 2008/2009 sobre o comportamento desses bancos. A motivação para essa análise está nos papéis que o crédito e a gestão de riscos financeiros desempenham no desenvolvimento econômico. O crédito é um canal fundamental de atuação pelo qual os bancos estrangeiros podem afetar o crescimento da economia doméstica. Os derivativos cambiais fazem parte de importante conjunto de tecnologias para gestão de risco das empresas e investidores que são mais comumente oferecidos pelos bancos estrangeiros e ajudam a explicar os efeitos benéficos da presença desses tipos de banco em economias emergentes. No período amostral, os bancos estrangeiros respondem por pouco mais de um quarto das concessões de crédito livre. Embora os testes realizados não permitam concluir relações de causa e efeito entre variáveis, observa-se que a crise financeira afetou negativamente os bancos estrangeiros, de forma mais intensa e longa do que os bancos privados nacionais. Essa observação pode ser indicativa de uma transmissão do choque de liquidez ocorrido nos mercados desenvolvidos para a economia brasileira. Entretanto, no período pós-crise, a partir do terceiro trimestre de 2010 até o final de 2011, a taxa de crescimento das concessões dos estrangeiros foi superior às dos demais. No mercado de derivativos cambiais, os bancos estrangeiros, inclusive os de menor porte, têm papel importante no fornecimento desses instrumentos, especialmente para o setor não financeiro. Os resultados mostram que, durante a crise, e, especialmente, no período pós-crise, os bancos privados nacionais diminuíram sua atuação nesses mercados. Adicionalmente, mostra-se que esse mercado é menos concentrado que o de crédito, o que evidencia a importância da existência de instituições financeiras de menor porte.<hr/>This study relates to the debate concerning the consequences of the presence of foreign banks in emerging countries. Specifically, this study investigates the role of the group of foreign banks in Brazil between 2005 and 2011, focusing on their activity on foreign exchange derivatives and credit markets. Additionally, it examines the impacts of the international financial crisis of 2008/2009 on bank behavior. The motivation behind this analysis lies on the role of credit and financial risk management on economic development. Foreign banks may impact the rate of growth of the domestic economy by improving credit access to firms. Foreign banks may also have a positive effect in emerging markets by offering foreign exchange derivatives to companies and investors, which are important tools among the set of risk management technologies. In Brazil, foreign banks account for almost a quarter of the supply of non-directed credit during the sample period. Although this analysis does not pertain to causal inference, it indicates that the financial crisis negatively affected the supply of loans by foreign banks, even more intensively and longer than domestic private banks. This observation suggests that the liquidity shock that occurred in developed markets was transmitted to the Brazilian economy. Nevertheless, in the post-crisis period, namely from the third quarter 2010 until the end of 2011, the growth rate of foreign banks' lending was larger than those of other banks. In the currency derivatives market, foreign banks, including the smaller ones, play an important role in providing such instruments, especially for the non-financial sector. The results show that, during the crisis and especially in the post-crisis period, domestic private banks reduced their share in such markets. Moreover, we show that this market is less concentrated than the credit market, which is evidence for the importance of the existence of smaller financial institutions.<hr/>Este estudio se incluye en el debate con relación a las consecuencias de la presencia de bancos extranjeros en países en desarrollo. Específicamente, se investiga la actuación del conjunto de bancos de control extranjero en Brasil del 2005 a 2011, con foco en su participación en los mercados de crédito y de derivativos cambiales. Se verificaron también los impactos de la crisis financiera internacional de 2008/2009 sobre el comportamiento de esos bancos. La motivación para este análisis se encuentra en los papeles de crédito y en la gestión de riesgos financieros que se desempeñan en el desarrollo económico. El crédito es un canal fundamental de actuación por el cual los bancos extranjeros pueden afectar el crecimiento de la economía doméstica. Los derivativos cambiales hacen parte del importante conjunto de tecnologías para la gestión de riesgo de las empresas y de los inversores que son más comúnmente ofrecidos por los bancos extranjeros y ayudan a explicar los efectos benéficos de la presencia de estos bancos en economías emergentes. En el periodo de muestra, los bancos extranjeros responden por poco más de un cuarto de las concesiones de crédito libre. Aunque las pruebas realizadas no permiten concluir relaciones de causa y efecto entre las variables, se observa que la crisis financiera afectó negativamente a los bancos extranjeros, en forma más intensa y larga que a los bancos privados nacionales. Esta observación puede ser indicativa de una transmisión del choque de liquidez ocurrido en los mercados desarrollados para la economía brasileña. Entre tanto, en el periodo pos crisis, a partir del tercer trimestre de 2010 hasta fines de 2011, la tasa de crecimiento de las concesiones de los extranjeros fue superior a las de los nacionales. En el mercado de derivativos cambiales, los bancos extranjeros, inclusive los de menor porte, tienen un papel importante en la provisión de estos instrumentos, especialmente para el sector no-financiero. Los resultados muestran que, durante la crisis, y, especialmente, en el periodo pos-crisis, los bancos privados nacionales disminuyeron su actuación en estos mercados. Adicionalmente, se muestra que ese mercado es menos concentrado que el mercado de crédito, lo que evidencia la importancia de la existencia de instituciones financieras de menor porte. <![CDATA[<b>Os impactos da gestão do conhecimento na orientação estratégica, na inovatividade e nos resultados organizacionais</b>: <b>uma survey com empresas instaladas no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é o resultado de uma survey realizada com 241 empresas instaladas no Brasil, com o objetivo de verificar se a gestão eficaz do conhecimento contribui para a orientação estratégica da empresa, para sua inovatividade e para os resultados organizacionais. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários eletrônicos autoadministráveis contendo 54 questões com escalas de 10 pontos para medir o grau de concordância das variáveis dos quatro construtos envolvidos no estudo. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Fundamentada na teoria da empresa baseada em recursos, a pesquisa partiu do pressuposto de que o conhecimento, além de ser um dos princpais recursos de uma organização, alavanca os demais recursos. Os resultados mostraram evidências que permitiram concluir que a gestão eficaz do conhecimento contribui positivamente para a orientação estratégica, porém não foi possível concluir sobre a contribuição positiva desses construtos sobre os demais, quando analisadas as suas relações diretas. Quando mediada pela orientação estratégica, a gestão eficaz do conhecimento mostrou efeitos totais e indiretos robustos e estatisticamente significantes sobre os resultados organizacionais. Os impactos da gestão do conhecimento e da inovatividade da empresa mostraram-se significantes e robustos quando alinhados com uma orientação estratégica que permite à empresa se antecipar e responder às condições do mercado. Verificou-se que a gestão do conhecimento permeia todas as relações entre os demais construtos, o que corrobora o argumento de que o conhecimento é um recurso que alavanca as demais atividades geradoras de valor nas organizações. Embora existam inúmeras pesquisas que abordam os construtos aqui envolvidos, a originalidade deste estudo repousa na análise simultânea desses conceitos, orientada por uma metodologia que permite sua replicação em outras culturas e condições. Além disso, o estudo traz implicações gerenciais no sentido de afirmar que a gestão do conhecimento e suas práticas possuem um caráter estratégico que deve ser considerado antes da aplicação de práticas pontuais para o alcance de objetivos específicos.<hr/>This paper presents the results of a survey of 241 Brazilian companies, which sought to investigate whether effective knowledge management contributes to strategic orientation, innovativeness and business results. Data collection was undertaken via self-reporting electronic questionnaires with 54 questions, using 10-point rating scales to measure agreement with the variables that composed the four constructs under study. The Structural Equation Modeling technique was used for data analysis. The research approach is based on the Resource Based View of the Firm, and it presupposes that knowledge is one of the main resources of the organization, and that it is used to leverage the other resources. The results support the conclusion that effective knowledge management contributes positively to strategic orientation. However, it was not possible to verify the positive contribution of these constructs upon the others when only direct relations were analyzed. When mediated by strategic orientation, knowledge management presented statistically significant direct and indirect effects on business results. The impacts of knowledge management and organizational innovativeness were found to be robust and significant when aligned with a strategic orientation that allows the company to anticipate and respond to market conditions. The evidences show that knowledge management permeates the relationships among the other constructs, corroborating the argument that knowledge is a resource that leverages the diverse value-generating activities in organizations. Even though numerous studies explore the constructs presented here, the originality of this study lies on the simultaneous analysis of all of them, oriented by a methodology that allows its replication in other cultures and conditions. In addition, the managerial implications of the study point out that the strategic nature of knowledge management and its practices must be considered before the application of isolated practices to achieve specific objectives.<hr/>Este artículo resulta de una survey llevada a cabo con 241 empresas ubicadas en Brasil, con el objetivo de verificar si la gestión eficaz del conocimiento contribuye para la orientación estrategica de la empresa, para su capacidad de innovación y para los resultados organizacionales. Los datos han sido colectados via internet por medio de questionários auto-administrables conteniendo 54 questiones con escalas de 10 puntos para mensurar el grado de concordancia de las variables de los quatro constructos arrollados en el estudio y analisados por medio de la técnica de moldeación de equaciones estructurales. Asentada en la teoria de la empresa basada en recursos, la investigación tiene por aceptado que el conocimiento, más allá de ser uno de los principales recursos de una organización, alavanca los otros recursos. Los resultados alcanzados, evidencian la conclusión que la gestión eficaz del conocimiento contribuye positivamente para la orientación estrategica, todavia, no ha sido posíble concluir sobre la contribuición positiva de eses constructos sobre los demás, cuando analisadas sus relaciones directas. Cuando direccionada por la orientación estrategica, la gestión eficaz del conocimiento ha muestrado efectos totales e indirectos robustos y significantes estadísticamente sobre los resultados organizacionales. Los impactos de la gestión del conocimiento y de la capacidad de innovación de la empresa presentaranse significantes y robustos cuando de acuerdo con una orientación estrategica que permite a la empresa anticiparse y responder a las condiciones del mercado. Se ha observado que la gestión del concimiento envuelve las relacciones entre todos los constructos, lo que confirma el argumiento de que el conocimiento es un recurso que alavanca las demás actividades generadoras de valor en las organizaciones. Mientras existan inúmeras investigaciones que enfocan los constructos aquí arrollados, la originalidad de este estudio reposa en el análisis simultáneo de esos conceptos, orientado por una metodologia que permite su replicación en otras culturas y condiciones. Más allá de esto, el estudio carga implicaciones gerenciales en el sentido de afirmar que la gestión del conocimiento y sus prácticas tienen un carácter estratégico a ser considerado antes de la aplicación de prácticas puntuales para el alcance de objectivos específicos.