Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120140005&lang=pt vol. 15 num. 5 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Silêncio nas organizações: uma revisão e discussão da literatura</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar como o silêncio tem sido estudado por pesquisadores de gestão ou áreas afins (como psicologia ou comunicação organizacionais). Ignorado por longo tempo, o silêncio emerge como uma área frutífera de pesquisa devido a diversas consequências que ele pode causar para os empregados (estresse, angústia, baixa autoestima e dissonância cognitiva), para as organizações (absenteísmo, maior rotatividade, baixa produtividade) e para a sociedade (não denúncia de ilegalidades cometidas pelas organizações). Faz-se um levantamento bibliográfico com base na divisão em três ondas de pesquisa sobre a evolução dos estudos de voz e silêncio nas organizações baseado em Brinsfield, Edwards e Greenberg (2009), com foco no silêncio. Da primeira onda (1970-1980) são apresentados: o conceito de voz e a subsunção do silêncio ao conceito de lealdade; as "espirais de silêncio" e o "efeito mudo" (MUM effect). Da segunda onda (1980-2000): a "denúncia de irregularidades organizacionais" (whistleblowing); a "discordância organizacional baseada em princípios" (principled organizational dissent); a justiça organizacional; a "promoção de questões" (issue selling); a cidadania organizacional; o ostracismo social e a "síndrome do surdo" (deaf-ear syndrome). Da terceira onda (2000 em diante): o silêncio organizacional; o silêncio dos empregados; retirada do trabalho (job withdrawal); aprendizagem organizacional e transferência de conhecimento. Observou-se que as pesquisas, principalmente no caso da terceira onda, têm evoluído de pesquisas conceituais e qualitativas para pesquisas quantitativas, havendo questionamentos de alguns pesquisadores sobre a necessidade de se utilizar outras abordagens teórico-metodológicas além das de inspiração positivista. A pesquisa brasileira sobre silêncio, apesar do pequeno volume, contribui para a compreensão do fenômeno na medida em que se insere na agenda atual, buscando fazer pontes entre o conhecimento obtido no exterior e sua relação com a cultura local (caso do whistleblowing), questionando a unilateralidade das pesquisas em determinado tema (caso do silêncio organizacional) ou buscando entender o silêncio também como espaço de compreensão e aprendizagem. Por fim, sugere-se que sejam feitos estudos sobre silêncio que compreendam outras línguas latinas, como também que as pesquisas brasileiras futuras levem em consideração a cultura e características locais, considerando ainda outras abordagens teórico-metodológicas para a compreensão do fenômeno.<hr/>This paper aims to present how silence has been studied by management researchers or by those of related fields (e.g., Organizational Psychology or Organizational Communication). It is important to study silence in organizations due to its pervasiveness and various consequences for employees (e.g., stress, anxiety, low self-esteem, and cognitive dissonance), for organizations (e.g., absenteeism, higher levels of turnover, and lower levels of productivity), and for the society (e.g., no reporting of illegal or unethical behavior by organizations). A bibliographical research is carried on based on Brinsfield, Edwards e Greenberg&rsquo;s (2009) waves of research of voice and silence in organizations, focusing on silence. From the first wave (1970-1980) it is presented the Spirals of Silence and the MUM Effect. From the second wave (1980-2000) it is presented the whistleblowing, principled organizational dissent, organizational justice, issue selling, organizational citizenship, and the deaf-ear syndrome. From the third wave (from 2000 onwards) it is presented the organizational silence, employee silence, job withdrawal, and organizational learning and knowledge transfer. The research, especially in the case of the third wave, has evolved from conceptual and qualitative research designs to a more quantitative approach, what has been questioned by some researchers calling for the need of theoretical and methodological approaches beyond the positivist conception of most papers. The Brazilian research on silence, despite its small volume, contributes to the understanding of the phenomenon as it fits into the current agenda, seeking to build bridges between the knowledge obtained abroad and its relationship with the local culture (case of the whistleblowing), questioning the one-sided approach on a certain topic (case of the organizational silence) or trying to understand the silence as a necessary pause to understanding and learning. Finally, other bibliographical studies about silence may be carried on considering other Latin languages, as well as the Brazilian research may take into account the local culture and its characteristics to develop new studies on the subject, considering also other theoretical and methodological approaches to it.<hr/>El objetivo de este trabajo es presentar cómo el silencio ha sido estudiado por los investigadores de gestión o áreas afines (como la psicología o comunicación organizacional). Estudiar el silencio en las organizaciones es importante debido a sus diversas consecuencias para los empleados (por ejemplo, estrés, ansiedad, autoestima baja y la disonancia cognitiva), para organizaciones (por ejemplo, ausentismo, mayor rotación, baja productividad) y la sociedad (por ejemplo, no denuncia de los actos ilícitos cometidos por las organizaciones). Se hace una investigación bibliográfica basada en la división en tres olas de investigación sobre la evolución de la voz y el silencio en las organizaciones de Brinsfield, Edwards y Greenberg (2009), centrándose en silencio. La primera ola (1970-1980) se presentan: el concepto de la voz y el de silencio subsumido al concepto de lealtad; la "espiral del silencio" y el "MUM Effect". La segunda ola (1980-2000): las "denuncia de irregularidades"; la "disidencia organizacional basada en principios"; la justicia organizacional; el "issue selling"; la ciudadanía organizacional; el ostracismo social y la "deaf-ear syndrome". La tercera ola (2000 en adelante): el silencio organizacional; el silencio de los empleados, la retirada del trabajo y aprendizaje organizacional y la transferencia de conocimientos. Se observó que la investigación, especialmente en el caso de la tercera ola, ha empezado como conceptual y cualitativa para un enfoque más cuantitativo, con algunos investigadores clamando por la necesidad de utilizarse otros enfoques teóricos y metodológicos más allá de la inspiración positivista. Los estudios brasileños sobre el silencio, a pesar del pequeño volumen, contribuyen para la comprensión del fenómeno pues se encajan en la agenda actual, buscando construir puentes entre el conocimiento obtenido en el extranjero y su relación con la cultura local (caso del whistleblowing), cuestionando el enfoque unilateral sobre determinado tema (caso del silencio organizacional) o comprendiendo el silencio como pausa necesaria para la comprensión y el aprendizaje. Por último, investigaciones bibliográficas pueden considerar otras lenguas latinas, así como la investigación brasileña hay que tener en cuenta la cultura local y sus características para desarrollar nuevos estudios sobre el tema, teniendo en cuenta otros enfoques teóricos y metodológicos para estudiarlo. <![CDATA[<b>Desenho também é coisa séria</b>: <b>desvelando o "funcionário padrão" da sociedade capitalista moderna no desenho animado bob esponja calça quadrada</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando-se as configurações do mundo do trabalho na sociedade capitalista moderna, incluindo sua centralidade na vida do indivíduo como base da formação identitária dos seres humanos, adotou-se uma abordagem qualitativa para desenvolver um estudo observacional de um ambiente social fictício na animação infantil Bob Esponja Calça Quadrada, desvelando como ela pode representar um "modelo ideal/padrão do bom trabalhador" apresentado para o público infanto-juvenil. Os quatro episódios aqui analisados servem de pano de fundo para uma reflexão sobre os relacionamentos organizacionais e as dualidades/contrastes (prazer e sofrimento) de percepções e subjetividades presentes nesse contexto. Observa-se, nos episódios analisados, uma dicotomia entre o "bom e o mau trabalhador". Os episódios retratam o antagonismo na relação com o trabalho do personagem protagonista Bob Esponja (que estabelece uma relação subjetiva positiva e prazerosa com sua atividade de trabalho, mas também alienada) e seu antagonista, Lula Molusco (que representa a esfera do sofrimento e da penosidade no trabalho). Os quatro episódios selecionados apresentam elementos essenciais para a compreensão da importância que o trabalho representa na vida dos indivíduos e como se dá essa dinâmica no atual modelo capitalista contemporâneo, pautado no gerencialismo, que valoriza o alto desempenho e transforma o indivíduo em capital que deve ser produtivo a qualquer custo.<hr/>Considering the settings in the world of work in modern capitalist society, including its centrality in the life of the individual as the basis of identity formation of human beings, it was adopted a qualitative approach to develop an observational study of a fictitious social environment of children&rsquo;s cartoon Sponge Bob Square Pants - revealing how it may represent an "ideal model/standard of a good worker" that is presented to the child and young audience. The four episodes discussed here are used as a background for a reflection on the organizational relationships and the dualities/contrasts (pleasure and pain) of perceptions and subjectivities present in this context. It is observed in the episodes analyzed a dichotomy between "good and bad worker". The episodes portray the antagonism in relation to the work of the main character SpongeBob (that establishes a positive and pleasurable subjective relationship with his work activity, but also alienated) and its antagonist Squidward (which represents the suffering and hardship sphere of work). The four selected episodes have essential components for understanding the importance that work represents in the lives of individuals and how is this dynamic in the current contemporary capitalist model guided by managerialism, which values the ​​high performance and transforms the individual into capital that must be productive at any cost.<hr/>Considerando las configuraciones del mundo del trabajo en la sociedad capitalista, incluyendo su centralidad en la vida del individuo como base de formación de identidad de los seres humanos, se adoptó un abordaje cualitativo para desarrollar un estudio observacional de un ambiente social ficticio de animación infantil Bob Esponja Pantalones Cuadrados - desvelando como pudo representar un "modelo ejemplar/ideal de un buen trabajador" presentando al público infanto-juvenil. Los cuatro episodios aquí analizados sirven como un fondo de pantalla para una reflexión sobre las relaciones organizacionales y las dualidades/contrastes (placer y sufrimiento) de percepciones y subjetividades presentes en este contexto. Se observa en los episodios una dicotomía entre el "bueno y el malo trabajador". Los episodios retratan el antagonismo en la relación con el trabajo del personaje protagonista Bob Esponja (que establece una relación subjetiva positiva y placentera con su actividad de trabajo, pero también alienada) y su antagonista Calamardo Tentáculos (que representa la esfera del sufrimiento y lástima en el trabajo). Los cuatro episodios seleccionados representan elementos esenciales para la comprensión de la importancia que el trabajo representa en la vida de individuos y como se da esta dinámica en el actual modelo capitalista contemporáneo pautado por gerencialismo, que valora el alto desempeño y lo transforma en capital que debe ser productivo a todo costo. <![CDATA[<b>Comprometimento organizacional e regime de remuneração: estudo em uma carreira pública de auditoria fiscal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto da carreira de auditoria da Receita Federal, utilizou-se, por cerca de nove anos, o regime de remuneração variável, vinculado à avaliação do desempenho individual e ao alcance de metas de arrecadação. A partir de 2008, esse sistema remuneratório foi substituído pela modalidade de retribuição pecuniária por subsídio, fixado em parcela única, sem gratificações ou recompensas. O novo modelo marca o fim das metas de desempenho individual e institucional para fins remuneratórios. Dada essa realidade, a pesquisa pretende responder à seguinte questão: Que efeito a mudança do modelo de remuneração variável para remuneração por subsídio causa no comprometimento organizacional no âmbito da carreira de auditoria do fisco federal? O objetivo geral é investigar a relação do comprometimento organizacional com os modelos de remuneração variável e por subsídio. Para isso, são considerados dois momentos distintos de forma de remuneração: sob o regime de pagamento variável, vinculado ao desempenho individual e ao alcance de metas da organização, e no segundo momento sob a forma de remuneração por subsídio, sem qualquer vínculo com as metas organizacionais ou desempenho individual. A pesquisa é de natureza quantitativa e descritiva quanto aos fins, utilizando uma survey como método de coleta de dados, com 142 integrantes da carreira de auditoria da RFB lotados na 3ª Região Fiscal. A análise dos dados coletados foi realizada a partir de estatística inferencial não paramétrica, baseada, sobretudo, em testes de análise univariada de variância. Os resultados indicam um elevado grau de comprometimento organizacional por parte dos pesquisados, ausência de efeito sobre esse comprometimento com a mudança no regime de remuneração que a categoria atravessou e revelam que auditores e analistas possuem preferência pelo modelo fixo de remuneração. Verificou-se, ainda, uma percepção de alteração negativa no trabalho com a mudança na remuneração, indicando, para estudos futuros, a análise de como as variáveis de resistência organizacional intermediam a mudança em sistemas de remuneração.<hr/>In the context of Career Audit of Receita Federal was used for about nine years, the system of variable remuneration linked to the assessment of individual performance and the achievement of fundraising goals. From 2008, this remuneration system was replaced by the mode of compensation for pecuniary benefit, set in a lump sum, without bonuses or rewards. The new model marks the end of the performance goals for individual and institutional remuneration. Given this reality, the research aims to answer the following question: What effect will the model change of variable compensation to pay for subsidy issue in organizational commitment in the context of career federal tax audit? The overall objective is to investigate the relationship of organizational commitment in models of variable pay and allowance. For this purpose, are considered two different times so pay: under the regime of variable pay, linked to individual performance and the achievement of organizational goals, and the second time in the form of pay for the subsidy, without any link with organizational goals or individual performance. The research is quantitative and descriptive as to the purposes, using a survey as a method of data collection, with 142 members of the Audit Career RFB located in the 3rd Region Fiscal. The data analysis was performed using non-parametric statistical inference, based mainly on tests of univariate analysis of variance. The results indicate a high degree of organizational commitment on the part of respondents, lack of effect on this commitment to change the system of remuneration that crossed the category and show that auditors and analysts have a preference for fixed-fee model. There was also a perception of negative change in work with the change in the compensation, indicating the need to examine in future studies, such as organizational resistance variables mediate the process of change in pay systems.<hr/>En el contexto de la Carrera de Auditoría de la Receita Federal fue utilizado por cerca de nueve años, el sistema de retribución variable ligada a la evaluación del desempeño individual y el logro de las metas de recaudación de fondos. A partir de 2008, este sistema de retribución fue sustituido por el modo de compensación por subsidio pecuniarios, situado en una cantidad a tanto alzado, sin bonificaciones o recompensas. El nuevo modelo marca el final de los objetivos de rendimiento a cambio de remuneración individual e institucional. Ante esta realidad, la investigación pretende responder a la pregunta siguiente: ¿Qué efecto tendrá el cambio de modelo de retribución variable a pagar por tema de los subsidios en el compromiso organizacional en el contexto de la auditoría fiscal federal de la carrera? El objetivo general es investigar la relación de compromiso con la organización en los modelos de retribución variable y el subsidio. Para ello, se consideran dos momentos diferentes para pagar: bajo el régimen de retribuciones variables, ligadas al rendimiento individual y el logro de los objetivos de la organización, y la segunda vez en la forma de pago de la subvención, sin ningún vínculo con los objetivos de la organización o el rendimiento individual. La investigación es cuantitativa, descriptiva de los fines, mediante una encuesta como método de recolección de datos, con 142 miembros de la Carrera de Auditoría RFB ubicado en la Región Fiscal tercero. El análisis de los datos se realizó mediante el no paramétrico de la inferencia estadística, basada principalmente en las pruebas de análisis de varianza univariado. Los resultados indican un alto grado de compromiso con la organización por parte de los encuestados, la falta de efecto en este compromiso de cambiar el sistema de remuneración que cruzó la categoría y demostrar que los auditores y los analistas tienen una preferencia por el modelo de tarifa fija. Se encontró también una percepción de cambio negativo en el trabajo con el cambio de una remuneración, incluso para futuros estudios, el análisis de cómo las variables de resistencia organizacional, median el cambio en los sistemas de pago. <![CDATA[<b>Características comportamentais empreendedoras em proprietários de mpes longevas do vale do mucuri e Jequitinhonha/MG</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As micro e pequenas empresas (MPEs) exercem papel importante para a promoção social, lastro de estabilidade política e força propulsora de desenvolvimento, e destacam-se na geração de empregos e distribuição de renda de um país, logo, deve-se estimular a continuidade dessas empresas. Por essa razão, mostra-se importante conhecer os aspectos que auxiliariam em tal continuidade. A existência de características comportamentais empreendedoras nos proprietários de empresas seria um facilitador da longevidade empresarial. Entretanto, são incipientes trabalhos que revelam a presença dessas características em proprietários de MPEs. Portanto, este artigo teve por objetivo central identificar se a presença de características comportamentais (CCEs) nos proprietários de MPEs do Vale do Mucuri e Jequitinhonha/MG é determinante para a longevidade dessas empresas. O estudo é empírico-descritivo, em que se utilizou questionário estruturado na coleta de dados, obtendo-se o retorno de 283 respondentes, sendo analisados por meio de estatísticas descritivas e análise discriminante. A amostra foi segmentada em três grupos de empreendedores categorizados pela longevidade das empresas, para aferir uma possível diferença quanto à presença das características, de acordo com a idade das empresas. Constatou-se que as únicas características que divergiram na discriminação dos três grupos de longevidade foram "Ser independente/autoconfiança" e "Relacionamento pessoal e liderança". Conclui-se que, a partir da percepção dos empreendedores, a presença da maioria das CCEs não estaria diretamente associada à longevidade das empresas, entretanto, pode colaborar para a longevidade das empresas, caso sejam refletidas nas ações dos seus proprietários. Logo, esta pesquisa fortaleceu os resultados de Petry e Nascimento (2009), uma vez que, tanto aqueles achados quanto as constatações pertinentes às empresas da mesorregião, se alinharam ao retratar que, mesmo as CCEs sendo sugeridas pela teoria como elementos bastante associados à longevidade, esse efeito não foi confirmado pelos testes empíricos. Ainda assim, os gestores devem cultivá-las, pois a literatura sugere que podem contribuir para o aperfeiçoamento das empresas.<hr/>Small Business (EB) play an important role for social promotion, ballast political stability and driving force of development, and stand out in job generation and income distribution of a country, therefore, should be encouraged to continue these companies. In this context, appears to be important to know the aspects that would assist in such continuity. The existence of behavioral traits in entrepreneurial business owners would be a facilitator of the same longevity. However, they are incipient works that reveal the presence of these characteristics in a MSE owners. From this, this paper had the main objective to identify the presence of behavioral characteristics attributed to successful entrepreneurs in the MSE owners do Vale do Mucuri and Jequitinhonha/MG. The study is empirical-descriptive, which used a structured questionnaire to collect data, obtaining the return of 283 respondents and analyzed using descriptive statistics and discriminant analysis. The sample was divided into three groups of entrepreneurs categorized by the longevity of companies, to assess a possible difference in the presence of the characteristics, according to the same age. We found that the unique characteristics that differed in the discrimination of the three groups were longevity "Being independent / self" and "Personal relationship and leadership." We conclude that, from the perception of entrepreneurs, the presence of most of CCE&rsquo;s would not be directly associated with longevity of the businesses, however, can contribute to the longevity thereof, if reflected in the actions of their owners. Therefore, this research has strengthened the results of Petry and Nascimento (2009), since both those findings as relevant to enterprises of Mesoregion findings, lined in portraying that even the CCE&rsquo;s being suggested by the theory as elements rather associated with longevity, this effect was not confirmed by empirical tests. Still, managers should cultivate them, because the literature suggests that they can contribute to the improvement of enterprises.<hr/>Las micro y pequeñas empresas (MPE) juegan un papel importante para la promoción social, la estabilidad política y el lastre motor del desarrollo, y se destacan en la generación de empleo y distribución del ingreso de un país, por lo tanto, deben ser alentados a continuar estas empresas. En este contexto, parece ser importante conocer los aspectos que ayudarían a tal continuidad. La existencia de rasgos de comportamiento de los dueños de negocios empresariales sería un facilitador de la misma longevidad. Sin embargo, son incipientes obras que revelan la presencia de estas características en unos propietarios de MPE. De esto, el presente trabajo tuvo como objetivo principal identificar la presencia de características de comportamiento atribuido a los empresarios de éxito en los propietarios de MPE do Vale do Mucuri y Jequitinhonha/MG. El estudio es empírico-descriptivo, que utilizó un cuestionario estructurado para recabar datos, obtener la devolución de 283 entrevistados y analizados mediante estadística descriptiva y análisis discriminante. La muestra se dividió en tres grupos de empresarios clasificados por la longevidad de las empresas, para evaluar una posible diferencia en la presencia de las características, de acuerdo con la misma edad. Se encontró que las características únicas que diferían en la discriminación de los tres grupos fueron longevidad "Ser independiente / yo" y "relación personal y el liderazgo." Se concluye que, desde la percepción de los empresarios, la presencia de la mayoría de los CCE de que no estaría asociado directamente con la longevidad de las empresas, sin embargo, puede contribuir a la longevidad de las empresas, si se refleja en las acciones de sus propietarios. Por lo tanto, esta investigación ha fortalecido los resultados de Petry y Nascimento (2009), ya que tanto los resultados como la correspondiente a las empresas de hallazgos mesorregión, forrados en retratar que incluso el CCE de que se han sugerido por la teoría como elementos más asociados con la longevidad, este efecto no fue confirmado por pruebas empíricas. Aún así, los gerentes deben cultivarlas, porque la literatura sugiere que ellos pueden contribuir a la mejora de las empresas. <![CDATA[<b>Conformidade do disclosure obrigatório dos ativos intangíveis e práticas de governança corporativa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo objetiva verificar se empresas com maiores proporções de ativos intangíveis no ativo total e melhores práticas de governança corporativa apresentam maior conformidade com o disclosure obrigatório de tais ativos. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi conduzida por meio de análise documental em uma amostra de 260 empresas de seis setores econômicos da BM&FBovespa. Para cada empresa calculou-se o percentual dos ativos intangíveis em relação ao ativo total. O índice de governança corporativa foi pautado no estudo de Leal e Carvalhal-da-Silva (2007) e o índice de conformidade das informações divulgadas sobre ativos intangíveis foi baseado no CPC 04. Os resultados revelaram representatividade dos intangíveis, que de maneira geral equivalem a 17% do ativo total, mas algumas empresas, principalmente aquelas de setores com maiores proporções, possuem índices mais expressivos. Na qualidade das práticas de governança encontrou-se um índice médio de 55% e no nível de evidenciação de informações sobre intangíveis, um índice médio de 75%. A correlação de Pearson mostrou-se positiva e significativa estatisticamente, corroborando o descrito no objetivo do estudo. Assim, conclui-se que entre empresas de diferentes setores da BM&FBovespa, aquelas com maiores proporções de ativos intangíveis no ativo total e melhores práticas de governança corporativa apresentam maior conformidade com o disclosure obrigatório de tais ativos.<hr/>The goal of this study is to verify whether the companies with higher proportions of intangible assets in total assets and best practices of corporate governance have higher conformity with the mandatory disclosure of such assets. A descriptive research, with quantitative approach, was conducted through document analysis in a sample of 260 companies in six economic sectors of BM&FBovespa. For each company it was calculated the percentage of intangible assets compared to the total assets, the corporate governance index based on the study of Leal and Carvalhal-da-Silva (2007) and the conformity rate of the information disclosed about intangible assets. The results revealed representation of intangibles, generally equivalent to 17% of total assets, but some companies, especially those in sectors with higher proportions, have more significant rates. In quality of governance practices was identified an average rate of 55% and the level of information disclosure on intangibles an average rate of 75%. Pearson&rsquo;s correlation was positive and statistically significant, corroborating the description in the study purpose. It is concluded that among companies in different sectors of BM&FBovespa, those with higher proportions of intangible assets in total assets and best practices in corporate governance have higher conformity with the mandatory disclosure of such assets.<hr/>El estudio tiene como objetivo verificar si las empresas con mayor proporción de los activos intangibles en activos totales y las mejores prácticas de gobierno corporativo tienen una mayor conformidad con la divulgación obligatoria de dichos activos. Un estudio descriptivo, con enfoque cuantitativo, se llevó a cabo a través del análisis de documentos en una muestra de 260 empresas en seis sectores económicos de la BM&FBovespa. Para cada empresa se​​ calculó el porcentaje de los activos intangibles en comparación a los activos totales, el índice de gobierno corporativo basado en el estudio de Leal y Carvalhal-da-Silva (2007) y el porcentaje de conformidad de la información divulgada sobre los activos intangibles. Los resultados revelaron la representación de los intangibles, generalmente equivalente al 17% del total de activos, pero algunas empresas, especialmente aquellas en los sectores con mayor proporción, tienen tasas más significativas. En calidad de las prácticas de gobierno se identificó una tasa promedio del 55% y el nivel de divulgación de información sobre intangibles una tasa promedio del 75%. La correlación de Pearson fue positivo y estadísticamente significativo, lo que corrobora el objetivo descrito en el estudio. Por lo tanto, llegamos a la conclusión de que entre las empresas de diferentes sectores de la BM&FBovespa, los que tienen una mayor proporción de los activos intangibles en activos totales y las mejores prácticas de gobierno corporativo tienen una mayor conformidad con la divulgación obligatoria de dichos activos. <![CDATA[<b>Conversão de veículos flex para o gás natural: problema de escassez e contribuição à sustentabilidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentre as fontes de energia menos poluentes tem-se o gás natural veicular (GNV). Seu uso como fonte de energia no setor de transportes vem crescendo - há projeções de expansão de consumo na ordem de 52% em âmbito mundial entre 2008 e 2035 - e representa uma alternativa para redução do dano ambiental decorrente do uso crescente de fontes energéticas poluentes. Considerando o contexto social, político e econômico, ações sustentáveis são esperadas por parte dos indivíduos e das empresas. Com isso, este estudo objetiva valorar a opção da conversão de veículos leves flex para o gás natural veicular (GNV) tendo a contribuição para a sustentabilidade como principal motivador. A metodologia de opções reais e a simulação de Monte Carlo foram empregadas para modelar a opção europeia, já que a decisão de abastecer com GNV, gasolina ou etanol, a cada período, é totalmente independente da decisão dos períodos anteriores, de acordo com Bastian-Pinto, Brandão e Alves (2010), admitindo a capilaridade dos postos de gasolina como um fator adicional de incerteza. Assim, é calculado o valor da flexibilidade obtida pela conversão, considerando incertezas quanto à evolução dos preços dos combustíveis e à escassez do GNV devido a pouca capilaridade de postos com oferta deste combustível. Os resultados mostram que para uma escassez de 25% - aproximadamente a parcela dos postos do estado do Rio de Janeiro em que há oferta de GNV - é requerido um mínimo de 1.200 quilômetros de distância percorrida por mês para que o valor da opção seja positivo. Além disso, o valor da opção pode chegar a 416,8% de retorno sobre o custo da conversão, ou 31% do valor do veículo, mesmo desconsiderando eventual benefício fiscal dado a esse combustível pelas normas brasileiras. Os resultados evidenciam também que existe ganho incorporado à opção analisada, relacionado à sustentabilidade, dado que o GNV é um tipo de energia mais limpa.<hr/>Among the existing cleaner energy sources, there is the vehicular natural gas (NGV). Its usage as an energy source in the transportation sector - consumption is projected to increase around 52% worldwide between 2008 and 2035 - and it represents an alternative to reduce environmental damages caused by the increasing use of polluting energy sources. In the social, political and economic contexts, sustainable actions are expected by individuals and firms. Thus, this study aims to evaluate the option of flexible fuel vehicles conversion to natural gas (NGV), considering the contribution for the sustainability as the primary motivator. The real option methodology and Monte Carlo Simulation are employed to model it as an European option, since the decision to fuel the tank with NGV, gasoline or ethanol, in each period is independent of the previous one, such as Bastian-Pinto, Brandão and Alves (2010), regarding the low capillarity of NGV gas stations as an additional factor of incertainty. Therefore, we calculate the value of the flexibility, as a result of such conversion, taking into account the uncertainties related to the fuel prices and the NGV shortage due to the low capillarity of NGV gas stations. The results show that for a 25% NGV shortage - considering the number of NGV gas stations in Rio de Janeiro - a minimum driving distance of 1.200 km is required per month in order to have a positive option value. Besides, the option value can reach 416.8% over the cost of conversion, or 31% of the vehicle value, without taking into account the tax benefits on this fuel given by the Brazilian regulation. The results also suggest that there is a gain embedded in the option related to sustainability, since NGV is a cleaner energy source.<hr/>Entre las fuentes de energía menos contaminantes, tienne el gas natural vehicular (GNV). Su uso como fuente de energía en el sector transporte - se proyecta el consumo en el orden del 52% a nivel mundial entre 2008 y 2035 - y representa una alternativa a reducir los daños al medio ambiente como resultado de la creciente utilización de fuentes de energía contaminantes. Teniendo en cuenta los contextos sociales, políticos y económicos, acciones sostenibles se espera de los individuos y empresas. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo valorar la opción de convertir los vehículos flex para gas natural vehicular (GNV), teniendo la contribución a la sostenibilidad como un motivador primario. La metodología de las opciones reales y la simulación de Monte Carlo fueron empleadas para modelar la opción europea, ya que la decisión de llenar el tanque con GNV, gasolina o etanol, en cada período, es totalmente independiente la decisión de los períodos anteriores, como Bastian-Pinto, Brandão y Alves (2010), suponiendo la capilaridade de de estaciones de servicios como un factor de incertidumbre adicional. Así, se calcula el valor de la flexibilidad, obtenida por la conversión, teniendo en cuenta las incertidumbres sobre la evolución de los precios del combustible y la escasez de GNV por baja capilaridad de estaciones de servicios en ofrecer este combustible. Los resultados muestran que para una escasez de 25% - proporción aproximada de las estaciones de servicio en el estado de Rio de Janeiro en que hay oferta de GNV - hay una distancia mínima de 1200 kilómetros por mes para que el valor de la opción se convierte en positivo. Además, el valor de la opción puede alcanzar 416,8% de retorno sobre el costo de la conversión, o 31% del valor del vehículo, sin tener en cuenta el beneficio fiscal otorgado al combustible por la legislación brasileña. Los resultados muestran también que hay un beneficio incrustado en la opción analizada, relacionado con la sostenibilidad, ya que el GNV es una forma de energía más limpia. <![CDATA[<b>Bancos versus cooperativas de crédito: um estudo dos índices de eficiência e receita da prestação  de serviços entre 2002 e 2012</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo apresenta caráter descritivo e visa analisar o índice de eficiência e a evolução das receitas de prestação de serviços das cooperativas de crédito em comparação às instituições bancárias privadas e públicas. Segundo dados do Banco Central do Brasil, a relação PIB/crédito situou-se em 55,5% no ano de 2012, entretanto, ainda não se compara a países desenvolvidos, que atinge patamares acima de 100%. A amostra consiste nas maiores instituições bancárias e cooperativistas selecionadas de acordo com o critério "ativo total", totalizando uma média de 69,31% para as instituições bancárias e 61,33% para as cooperativas de crédito. Para análise das variáveis foram empregados índices de eficiência, análise vertical e horizontal das receitas de prestação de serviço no período entre 2002 e 2012. O índice de eficiência é um importante indicador, pois relaciona os insumos aplicados na produção e os produtos obtidos nesse processo. A análise das rendas com prestação de serviços é significativa, pois tem se mostrado cada vez mais relevante no desempenho financeiro das instituições financeiras. Os resultados obtidos demonstraram que os índices de eficiência dos bancos privados apresentaram os maiores níveis entre os segmentos analisados, seguidos pelos bancos públicos e, por fim, pelas cooperativas de crédito. A predominância dos bancos privados não foi abalada nos anos de crise, ao contrário dos bancos públicos, que foram ultrapassados pelo segmento cooperativista de crédito nos anos de 2008-2009 e 2012. Diante das contas que formam o índice, constatou-se que, até 2006, o comprometimento do RBIF com as despesas estruturais nas cooperativas foi semelhante ao verificado nos bancos públicos, porém maior do que o dos bancos privados. Tal comportamento se diferenciou entre os anos de 2007-2010 e 2012, quando esse indicador apresentou queda significativa no segmento cooperativista. Por fim, nas evoluções horizontal e vertical verificou-se que, apesar do crescimento significativo registrado pelas cooperativas de crédito e da convergência no grau de participação entre os segmentos, a participação das receitas de prestação de serviço ainda é maior no segmento bancário do que no cooperativista de crédito. Esse fato pode representar um elemento de potencialidade a ser explorado pelas cooperativas na busca pela eficiência.<hr/>The objective in this descriptive study is to analyze the efficiency ratio and evolution in the revenues from credit cooperatives&rsquo; service provision in comparison with private and public banking institutions. According to data from the Brazilian Central Bank, in 2012, the GDP/credit index corresponded to 55.5%, which cannot be compared yet with that of developed countries, where the ratio surpasses 100%. The sample includes the largest banks and cooperatives, selected based on their "total assets", totaling an average 69.31% for the banks and 61.33% for the credit cooperatives. To analyze the variables, efficiency ratios and vertical and horizontal analysis of the revenues from service provision were used for the period between 2002 and 2012. The efficiency ratio is an important indicator, as it relates the inputs applied in the production with the products obtained in that process. The analysis of the revenues from service delivery is significant, demonstrating increasing relevance in financial institutions&rsquo; financial performance. The obtained results demonstrated that the private banks&rsquo; efficiency ratios are the highest among the segments analyzed, followed by the public banks and, finally, by the credit cooperatives. The predominance of the private banks was not affected by the crisis years, as opposed to the public banks, which were bypassed by the cooperative segment in the years 2008-2009 and 2012. In view of the accounts that constitute the ratio, it was verified that until 2006 the commitment of the Gross Income from Financial Intermediation to the structural expenses in the cooperatives was similar to the public banks, but higher than in the private banks. This behavior only differed in 2007-2010 and 2012, which this indicator only dropped in the cooperative segment. In the horizontal and vertical evolutions, it was verified that, despite the significant growth registered by the credit cooperatives and the convergence in the degree of participation among the segments, the share of the revenues from service provision remains higher in the banking than in the credit cooperative segment. This fact may represent a potential element for the cooperatives to explore in the search for efficiency.<hr/>El presente estudio tiene carácter descriptivo y visa analizar el índice de eficiencia y la evolución de los ingresos de prestación de servicios de las cooperativas de crédito en comparación a las instituciones bancarias privada y públicas. Según datos del Banco Central de Brasil, la relación PIB/crédito correspondió al 55,5% en 2012, pero todavía no se compara a países desarrollados, en donde alcanza niveles superiores al 100%. La muestra abarca las mayores instituciones bancarias y cooperativistas, seleccionadas según el criterio "activo total", totalizando un promedio del 69,31% para las instituciones bancarias y 61,33% para las cooperativas de crédito. Para analizar las variables fueron usados índices de eficiencia, análisis vertical y horizontal de los ingresos de prestación de servicio en el período entre 2002 y 2012. El índice eficiencia es un indicador importante, ya que relaciona los insumos aplicados en la producción y los productos alcanzados en ese proceso. El análisis de los ingresos con prestación de servicios es significativo, ya que se ha mostrado cada vez más relevante en el desempeño financiero de las instituciones financieras. Los resultados alcanzados demostraron que los índices de eficiencia de los bancos privados mostraron los mayores niveles entre los segmentos analizados, seguidos por los bancos públicos y finalmente por las cooperativas de crédito. La predominancia de los bancos privados no fue afectada por los años de crisis, al contrario de los bancos públicos que fueron ultrapasados por el segmento cooperativista de crédito en los años 2008-2009 y 2012. Ante las cuentas que constituyen el índice, se constató que el comprometimiento del Resultado Bruto de la Intermediación Financiera con los gastos estructurales en las cooperativas es similar el verificado en los bancos públicos, pero es mayor que él de los bancos privados. Este comportamiento solamente fue diferente en 2007-2010 y 2012, cuando tal indicador mostró caída solamente en el segmento cooperativista. En las evoluciones horizontal y vertical, se verificó que, a pesar del crecimiento significativo registrado por las cooperativas de crédito y de la convergencia en el grado de participación entre los seguimientos, la participación de los ingresos de prestación de servicio sigue mayor en el segmento bancario que en el cooperativista de crédito. Ese hecho puede representar un elemento de potencialidad a ser explorado por las cooperativas en la búsqueda por la eficiencia. <![CDATA[<b>A produção científica em gestão de operações no Brasil: uma análise de temas, autores e instituições de pesquisa no período entre 2001 e 2010</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisou a produção científica em gestão de operações no Brasil, procurando identificar as temáticas de maior interesse dos pesquisadores e os grupos de pesquisa mais atuantes a partir de uma amostra de 3.224 artigos publicados em 13 periódicos científicos nacionais, no período de 2001 a 2010. Além da classificação dos artigos conforme suas categorias temáticas, também se identificou a origem dos autores, que foram separados em função da área de atuação (Administração ou Engenharia de Produção) e da instituição de afiliação. De maneira geral, 18,4% de todos os 3.224 artigos publicados nas revistas analisadas se enquadram como pertinentes à área de Gestão de Operações. Os resultados apontam sensível diferença entre os percentuais referentes a revistas com origem na área de Administração, que variaram de 1,7% a 10,9%, e os relacionados às revistas com origem na área da Engenharia de Produção, cujos percentuais variaram de 57,8% a 62,4%. O tema mais abordado de Gestão de Operações foi logística e cadeia de suprimentos, com aproximadamente 20% dos trabalhos publicados. Esse tema tem merecido mais destaque nas revistas de Administração, com 35% do total de trabalhos publicados, do que nas revistas de Engenharia de Produção, em que totaliza 14% dos trabalhos publicados. Os temas operações de serviços e gestão de projetos/ desenvolvimento de produtos ocupam praticamente juntos a mesma posição, em segundo lugar entre os temas de maior interesse, tanto nas revistas de Administração como nas de Engenharia de Produção. Percebe-se também que os assuntos relacionados ao tema ergonomia e organização do trabalho são pouco abordados pelas revistas de Administração, com uma média de 2% dos trabalhos publicados. No entanto, representam 8% dos trabalhos publicados nas revistas de Engenharia de Produção. Acredita-se que a pesquisa tenha sido útil, dentre outros motivos, para que os pesquisadores consigam compreender melhor o espaço editorial que está disponível para a publicação dos seus achados de pesquisa, independentemente de terem sua origem na Administração ou na Engenharia de Produção.<hr/>This article examined the scientific literature in operations management in Brazil, seeking to identify the themes of greatest interest of researchers and the most active research groups from a sample of 3,224 articles published in 13 national scientific journals the period from 2001 to 2010. In addition to the classification of articles according to their thematic categories also identified the origin of the authors, who were separated according to the area of expertise (management or production engineering) and the institution of affiliation. In general, 18.4% of all articles published in the magazines 3,224 analyzed fall as relevant to the area of operations. The results show sensitive difference between the percentages relating to magazines with origin in administration area, which ranged from 1.7% to 10.9%, and those related to magazines with origin in the field of production engineering, whose percentages ranged from 57.8% to 62.4%. The theme addressed was Logistics Operations management and supply chain, with approximately 20% of the published works. This theme has deserved more prominence in the magazines of administration, with 35% of the total number of papers published, than in production engineering magazines in which totals 14% of published works. The themes service operations and project management/ product development occupy virtually together, the same position, and secondly between the themes of greatest interest, both in magazines and on the administration of production engineering. Notice also that the issues related to the topic and work organization, Ergonomics are barely covered by the magazines, with an average of 2% of the works published. On the other hand, represents 8% of the papers published in the magazines of production engineering. It is believed that the research has been useful so that the researchers can better understand the editorial space that is available for the publication of their research findings, regardless of whether they have their origin in Administration or in production engineering.<hr/>Este artículo examina la literatura científica en la gestión de las operaciones en Brasil, tratando de identificar los temas de mayor interés de los investigadores y más grupos activos de investigación de una muestra de 3.224 artículos publicados en revistas científicas nacionales 13 en el período comprendido entre 2001 y 2010. Además de la clasificación de artículos según sus categorías temáticas también identificado el origen de los autores, que fueron separados según el área de especialización (gestión o ingeniería de producción) y la institución de afiliación. En General, 18.4% de todos los artículos publicados en las revistas 3.224 analizada caída tan relevantes para el área de operaciones. Los resultados muestran diferencias sensibles entre los porcentajes relativos a revistas con origen en el área de administración, que se extendieron de 1,7% a 10,9% y las relacionadas con revistas con origen en el campo de la ingeniería de producción, cuyos porcentajes variaron de 57,8% a 62,4%. El tema abordado fue cadena gestión y suministro de operaciones logísticas, con aproximadamente el 20% de las obras publicadas. Este tema ha merecido mayor protagonismo en las revistas de administración, con el 35% del número total de artículos publicados, que en la producción de revistas, en la cual asciende a 14% de las obras publicadas de la ingeniería. Los temas de servicio operaciones y gestión de proyectos/desarrollo de productos prácticamente juntos, ocupan la misma posición, y en segundo lugar entre los temas de mayor interés, tanto en revistas como en la administración de la producción de ingeniería. Observe también que las cuestiones relacionadas con la organización temática y trabajo, ergonomía apenas está cubierto por las revistas, con un promedio de 2% de las obras publicadas. Por el contrario, representa el 8% de los artículos publicados en las revistas de ingeniería de producción. Se cree que la investigación ha sido útil para que los investigadores entiendan mejor el espacio editorial que está disponible para la publicación de sus resultados de la investigación, independientemente de si tienen su origen en la administración o en ingeniería de producción. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712014000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt