Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120150001&lang=pt vol. 16 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[GESTÃO GERENCIALISTA E ESTILOS DE VIDA DE EXECUTIVOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aos estilos de vida da sociedade líquido-moderna (Bauman, 2001, 2007), associam-se indicadores de desempenhos vinculados ao curto prazo e à obsolescência condizentes com a gestão gerencialista (Gaulejac, 2007). Tal modo de gestão, constituído em essência por características ideológicas, aproveita-se dos discursos ligados à eficiência e eficácia para gerar uma falsa neutralidade da gestão nos ambientes de trabalho. O gerencialismo ganha vulto ainda ao expandir as mais diversas prescrições para além das empresas, contribuindo para que outras esferas da vida passem a ser produzidas segundo os moldes definidos pela gestão. Nesse contexto, merecem atenção os executivos, por se caracterizarem como ícones da (re)produção de estilos de vida (Tanure, Carvalho, &amp; Andrade, 2007; Gaulejac, 2007; Boltanski &amp; Chiapello, 2009). Diante disso, indagou-se: "Que possíveis influências da gestão gerencialista encontram-se na produção de estilos de vida de executivos?". E constituiu-se o objetivo de compreender que elementos da gestão gerencialista promovem a (re)produção de seus estilos de vida. Para tanto, tomou-se como método a história de vida. Tecidas a partir da realização de entrevistas em profundidade e analisadas à luz da literatura pertinente, as histórias de vida de dois executivos permitiram apontar que os seguintes elementos contribuem para a (re)produção dos estilos de vida de executivos: a glamourização do mundo executivo; as constantes situações de pressões vivenciadas no dia a dia de trabalho; a despersonalização do trabalhador avaliado com base em índices e resultados; e a relação com a família intimamente alcançada pela lógica da gestão. Ao produzir um indivíduo que se vê seduzido pelo glamour, a gestão gerencialista apresenta sua faceta de máquina produtiva e de controle social, uma vez que os estilos que dela resultam são estilos de vida, não somente de uma parcela da vida. Tal recurso, de certo modo, instila características e sensações compensatórias que mascaram os sofrimentos ou mesmo os mecanismos de poder e dominação existentes em tais modos de gestão.<hr/>The lifestyles of the liquid-modern society (Bauman, 2001, 2007) are associated with performance indicators linked to short-term and obsolescence, which are aligned with managerialism (Gaulejac, 2007). Such kind of management, composed essentially by ideological characteristics, takes advantage of the discourses linked to efficiency and effectiveness to create a false neutrality of management in the workplace. The managerialism also becomes important to expand the several different precepts that go beyond companies, contributing to make other ambits of life be produced in the patterns defined by management. In this context, it is important to devote attention to the executives, since they are characterized as icons of the (re)production of lifestyles (Tanure et al., 2007; Gaulejac, 2007; Boltanski &amp; Chiapelo, 2009). Considering that, the following question emerged: what are the possible influences of the managerialism present in the production of executives’ lifestyles? Hence, the objective to understand which elements of the managerialism promote the (re)production of executives’ lifestyles was brought up. In order to do so, the life story approach was adopted. The life stories of two executives – whose elaboration was based on the conduct of in-depth interviews and whose analyses were done in the light of relevant literature – allow the observation of a set of elements that foster the (re)production of the executives’ lifestyles. These elements are the glamorization of the executive world; the constant pressure experienced at work daily; the depersonalization of the worker, who is evaluated based on indexes and results; and the relationship with the family, closely achieved by the logic of management. By producing an individual who finds him/herself seduced by the glamour, managerialism presents its facet of production machine and social control, since its resulting styles are lifestyles and not only a portion of life. This feature, to a certain extent, instills characteristics and compensatory feelings that mask the suffering or even the power and domination mechanisms that exist in such managerial stream.<hr/>Los estilos de vida de una sociedad líquido-moderna (Bauman, 2001, 2007) están asociados a indicadores de desempeño vinculados a la obsolescencia y al corto plazo, alineados con el gerencialismo (Gaulejac, 2007). Esta gestión, que consta esencialmente de las características ideológicas, se aprovecha de los discursos vinculados a la eficiencia y eficacia para generar una falsa neutralidad de la gestión en el trabajo. El gerencialismo gana importancia cuando se apropia de las más diversas prescripciones no sólo en los negocios sino también en otros ámbitos de la vida que también vienen a ser producidos en la forma definida por la gestión. En este contexto, los ejecutivos se caracterizan como iconos de la (re)producción de estilos de vida (Tanure, Carvalho, &amp; Andrade, 2007; Gaulejac, 2007; Boltanski &amp; Chiapello, 2009). Por lo que nos preguntamos: "¿Cuales son las posibles influencias del gerencialismo encontradas en la producción de estilos de vida de los ejecutivos?". Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue comprender qué elementos del gerencialismo promueven la reproducción de estilos de vida de los ejecutivos. Se adoptó como método la historia de vida, de dos ejecutivos, los cuales estuvieron basados en entrevistas profundas. El análisis fue realizado a la luz de una literatura consistente, que permitió la observación de una clase de elementos que promueven la reproducción de los estilos de vida de los ejecutivos. Estos elementos son: el glamour del mundo ejecutivo, la presión cotidiana en el trabajo; la despersonalización del trabajador, quien es evaluado en base a resultados e índices; y la relación con la familia, estrechamente ligada a la lógica de la gestión. Al verse el individuo seducido por el glamour, el gerencialismo se transforma en una máquina de producción y de control social, debido a sus estilos de vida, no solamente a una parte de la vida. Este aspecto en cierta medida, infunde características y sentimientos compensatorios que enmascaran el dolor o incluso mecanismos de poder y dominación que existen en esa corriente gerencial. <![CDATA[A DINÂMICA IDENTITÁRIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A diversidade é um tema bastante complexo e controverso. Engloba as chamadas "minorias" não em termos numéricos, mas em termos do exercício do poder. Compõem as minorias os negros, pessoas com deficiência, mulheres, indígenas e outros. Embora haja avanços nessa discussão, inclusive na legislação, ainda se observam lacunas quando se fala do trabalho para essas minorias. Para o presente trabalho, escolheram-se, entre as minorias, as pessoas com deficiência (PCDs), pois, segundo a Organização Internacional do Trabalho (2010), elas representam 10% da população mundial, ou seja, cerca de 650 milhões de pessoas, dentre as quais aproximadamente 72% estão em idade produtiva. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi compreender a dinâmica identitária de PCDs inseridas em organizações de trabalho, localizadas no Brasil e nos Estados Unidos. Para isso, elaborou-se um arcabouço teórico com base na abordagem sociológica da identidade de Dubar (2005). Optou-se pela pesquisa qualitativa e exploratória, a partir de uma abordagem interpretativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Foram entrevistadas 12 PCDs no Brasil e oito nos Estados Unidos, entre homens e mulheres. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, o trabalho das PCDs entrevistadas configura-se como um importante instrumento para dar sentido a suas vidas, e suas respectivas deficiências se fazem presentes no processo de socialização organizacional. Além disso, uma das principais barreiras enfrentadas pelas PCDs entrevistadas, no que tange ao emprego, era a própria deficiência. Assim, percebeu-se um conflito entre quem o indivíduo é e quem ele acha que deve ser para poder trabalhar. Observou-se que a identidade do indivíduo é resultado de um movimento de construção e reconstrução entre as suas (muitas) identidades e que o indivíduo não consegue se identificar apenas por seus olhos, mas ele necessita se ver pelo olhar do outro.<hr/>Diversity is a very complex and controversial issue. It embraces the so-called "minorities", not in numerical terms but in terms of power. The groups that compose the minorities are the black, the disabled, women and the indigenous, among others. Although there are advances in this discussion, including in the legislation field, there are still gaps when it comes to employment for these minorities. For this paper, we chose, among the minorities, people with disabilities (PWDs), because according to the International Labor Organization (2010), they represent 10% of the world’s population, among which approximately 72% are at the working age. The objective of this paper was to understand the identity dynamics of PWDs inserted in work organizations, located in Brazil and in the United States. To this end, we elaborated a theoretical framework mainly based on the identity from a sociological approach by Dubar (2005). We opted for an exploratory and qualitative research, based on an interpretive approach. The techniques of data collection used were semi-structured interviews and documentary research. Interviews were conducted with twelve PWDs in Brazil and eight in the United States, men and women. The interviews were recorded, transcribed and analyzed through content analysis. In both countries the jobs of the interviewed PWDs appeared as an important tool to give meaning to their lives. Moreover, one of the main obstacles faced by the interviewed PWD with regard to employment was the disability itself. Thus, it was possible to notice a conflict between who they are and whom they think they should be in order to work. It was observed that the individual's identity is a result of the movements of construction and reconstruction of his or her (many) identities and that one cannot identify oneself only with one’s eyes; instead, they need to see through someone else’s eyes.<hr/>La diversidad es un tema muy complejo y controvertido. Incluye las llamadas "minorías", no en términos de números, pero en cuanto al ejercicio del poder. Los negros constituyen minorías, las personas con discapacidad, las mujeres, los pueblos indígenas y otros. Aunque hay avances en este debate, incluso de carácter legislativo, se observan diferencias cuando se habla de la labor para estas minorías. Para este trabajo, se eligió, entre las minorías, el grupo de personas con discapacidad (PCDs), ya que según la Organización Internacional del Trabajo (2010), representan el 10% de la población mundial, o alrededor de 650 millones, entre los cuales aproximadamente el 72% están en edad de trabajar. Como consecuencia, el objetivo de este artículo es comprender la dinámica de la identidad de PCDs insertos en las organizaciones de trabajo, ubicados en Brasil y Estados Unidos. Para ello, se elaboró un enfoque teórico basado en la identidad sociológica, presentada por Dubar (2005). Se optó por la investigación cualitativa exploratoria, a partir de un enfoque interpretativo. Las técnicas de recolección de datos utilizados fueron: entrevistas semiestructuradas y documentos de investigación. Fueron entrevistadas doce PCDs en Brasil y ocho en los Estados Unidos, entre hombres y mujeres. Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y analizadas por análisis de contenido. Los resultados sugieren que, tanto en Brasil como en Estados Unidos, el trabajo de las PCDs entrevistadas se configura como una herramienta importante para dar sentido a sus vidas, y sus respectivas deficiencias se presentan en el proceso de socialización dentro de la organización. Además, uno de los principales obstáculos que enfrentan las PCDs entrevistadas sobre el empleo era la propia discapacidad. Así, se percibió un conflicto entre quién es el individuo y quien piensa que debe ser para poder trabajar. Resulta, por lo tanto, que la identidad de la PCD es resultado de un movimiento de construcción y reconstrucción de sus (muchas) identidades y las PCDs no pueden identificarse sólo por su perspectiva, sino que también dependen de la percepción del otro. <![CDATA[REDES SOCIAIS EMPREENDEDORAS PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS E LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM EMPREENDEDORES SOCIAIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Também denominadas como redes de relacionamentos, as redes sociais empreendedoras abordam as relações com outras organizações, com grupos de empresas e com pessoas que os ajudam a criar empreendimentos. O objetivo geral deste estudo é analisar como os empreendedores sociais, durante a fase de concepção dos seus negócios, valem-se das suas redes sociais ou de relações para obter recursos e legitimação organizacional. Especificamente, este trabalho pretendeu identificar os laços sociais conforme definição de Granovetter (1973), apontar os recursos mobilizados por meio das redes de relacionamento de acordo com classificação de Brush, Greene e Hart (2001) e verificar os critérios de legitimação das organizações com fins sociais com base na tipologia de Atack (1999). O presente estudo tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Utilizou-se o estudo de casos múltiplos como estratégia de pesquisa. A coleta de evidências foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três empreendedores sociais. Os diálogos foram gravados e posteriormente transcritos. O conteúdo das entrevistas foi analisado com a adoção da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos casos, foi possível observar, nas redes de relacionamentos dos empreendedores, tanto laços fracos como fortes. Estes últimos resumiram-se a família, amigos e colegas de profissão. No que diz respeito aos laços fracos, citaram-se empresas públicas, privadas e doadores/colaboradores pessoas físicas. Os laços fortes, em especial, fomentaram praticamente todos os tipos de recursos necessários à concepção dos empreendimentos analisados. Os laços fracos, por sua vez, promoveram uma boa parcela dos recursos físicos necessários às organizações em questão. Foi possível observar também que as redes de relacionamento contribuíram para a legitimação das organizações com fins sociais analisadas. Verificou-se o quanto elas são participativas com relação ao fomento da legitimidade formal-procedimental. Entretanto, os empreendedores poderiam ainda ter potencializado essa fonte de recursos, aproveitando-as melhor no âmbito da legitimação substantivo-proposital, fomentando a promoção de mecanismos para motivar e captar voluntários, desenvolvendo critérios a fim de mensurar a eficácia das atividades promovidas ou ainda aproveitando o capital intelectual das suas redes por meio da promoção do processo coletivo de tomada de decisão.<hr/>Also named as social networking, entrepreneurial social networks discuss relations with other organizations, business groups and people who help entrepreneurs to create enterprises. The general objective of this study is to analyze how social entrepreneurs use their social networks or relationships to get resources and organizational legitimacy during the conception phase of their business. This paper particularly intends to identify social ties as defined by Granovetter (1973), to point out the resources mobilized through social networks according to the classification proposed by Brush, Greene and Hart (2001), and to verify social organizations legitimacy criteria based on Atack's (1999) typology. This study has a qualitative approach and is exploratory and descriptive in nature. The research strategy adopted was of multiple case study. Evidences were collected through semi-structured interviews with three social entrepreneurs. The dialogues were recorded and subsequently transcribed. The interview content was analyzed adopting the content analysis technique. After analyzing the cases, it was observed in the entrepreneurs’ social networks both weak and strong ties. The latter were basically family, friends and professional colleagues. With regard to weak ties, public and private companies and donors/individual collaborators were cited. The strong ties, in particular, encouraged virtually all types of resources needed for the conception of the social organizations analyzed. Weak ties, on the other hand, promoted a good portion of the physical resources required for the analyzed organizations. It was also possible to observe that social networks contributed to legitimize the social organizations analyzed. It was verified how participative they were with respect to promotion of formal procedural legitimacy. However, entrepreneurs still could have enhanced this source of resources, taking better advantage within the substantive-purposeful legitimacy, fostering the promotion of mechanisms to motivate and attract volunteers, developing criteria to measure the effectiveness of promoted activities or taking advantage of the intellectual capital of their networks by encouraging collective decision-making.<hr/>También conocidas como redes de relacionamientos, las redes sociales emprendedoras tienen en cuenta las relaciones con otras organizaciones, con grupos de empresas y con personas que los ayudan a crear emprendimientos. El objetivo general de este estudio es el de analizar como los emprendedores sociales, durante la fase de concepción de sus negocios, utilizan las redes sociales o de relaciones para obtener recursos y legitimación organizacional. Este trabajo específicamente tiene la intención de identificar los lazos sociales de acuerdo con la definición de Granovetter (1973), identificar los recursos movilizados a través de las redes de relacionamiento siguiendo la clasificación de Brush, Greene y Hart (2001) y verificar los criterios de legitimación de las organizaciones con fines sociales y basadas en la tipología de Atack (1999). Esta pesquisa está clasificada como estudio de múltiplos casos, cualitativo y exploratorio. La colecta de las evidencias fue realizada a través de entrevistas semi-estructuradas con tres emprendedores sociales. Los diálogos fueron transcriptos y sus contenidos analizados mediante la adopción de la técnica de análisis de contenido. Después de analizar los casos, fue posible observar, en las redes de relacionamiento de los emprendedores analizados, lazos débiles y fuertes. Estos últimos se resumen a la familia, amigos y a los compañeros de profesión. En relación a los lazos débiles, fueron mencionadas las empresas públicas, privadas y donadores/colaboradores que son personas físicas. Los lazos fuertes, en particular, promueven prácticamente todos los tipos de recursos necesarios para crear los emprendimientos analizados. Los lazos débiles, a su vez, promovieron una buena parte de los recursos físicos necesarios para las organizaciones interesadas. Fue posible observar que las redes de relacionamiento contribuyeron para la legitimación de las organizaciones con fines sociales que fueron analizadas. Fue verificado como ellas son participativas en relación al fomento de la legitimación formal procedimental. Sin embargo, los emprendedores podrían expandir esa fuente de recursos, aprovechándolas mejor en el ámbito de la legitimación substantivo-intencionada, incentivando la promoción de mecanismos para motivar y captar voluntarios, desarrolando criterios con el objetivo de medir la eficacia de las actividades promovidas o aprovechando el capital intelectual de sus redes, promoviendo la toma de decisiones colectiva. <![CDATA[EVENTOS ORGANIZACIONAIS RAROS: O QUE SÃO E COMO INVESTIGÁ-LOS?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Eventos raros formam uma corrente de investigação relativamente negligenciada no contexto organizacional, seja por razões conceituais e/ou metodológicas. Neste artigo, apresentamos uma definição para a expressão eventos raros, quando em contexto organizacional, e uma estratégia de pesquisa para investigá-los. Utilizamos os aspectos inusitados que emergiram dos resultados de uma coleta de dados realizada no último dia de funcionamento do Cine Belas Artes (CBA) de São Paulo, o qual foi obrigado a deixar o imóvel que ocupava desde sua inauguração em 19431. Por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, concluímos que um evento organizacional raro é um acontecimento de caráter histórico, que gera propagação em mídia e mobilização social em face de sua relevância emocional para as pessoas envolvidas na situação. Por essa definição, emergiram três perguntas norteadoras que formam uma estratégia de pesquisa para investigar eventos dessa natureza. Na dimensão teórica, esta pesquisa nos dá condições de compreender que, embora um evento acidental possa ser raro, isso não indica que todos os eventos raros são per se acidentais, já que a imprevisibilidade inerente aos aspectos que distinguem os acidentes não necessariamente caracteriza eventos raros. Quanto à prática da pesquisa, chama-se a atenção para os múltiplos aspectos envolvidos na configuração de um evento organizacional raro, o qual se revelou como um fenômeno complexo, cuja origem e assimilação de sua raridade podem assumir formas variadas. Diante desse achado de pesquisa, este estudo procura ressaltar que a abordagem de pesquisa a eventos não usuais não admite escolhas metodológicas e compreensões simplistas por parte dos pesquisadores. Acima de tudo, faz-se necessário compreender que os eventos organizacionais raros criam o desafio, tanto para as organizações como para os pesquisadores que os investigam, de encontrar maneiras alternativas para apreender a natureza e peculiaridades desses eventos, mesmo que os resultados obtidos estejam contingentes a um determinado contexto, tempo e situação.<hr/>Organizational rare events have been a relatively neglected stream of research in the organizational context, either by conceptual and/or methodological reasons. This article presents a definition for the term rare events in the organizational context and suggests a research strategy to investigate them. For this purpose, we used the unusual aspects that emerged on the last day of activities of Cine Belas Artes, in São Paulo, Brazil, which was forced to leave the property it held since its inauguration in 1943. Through an exploratory qualitative research perspective, we concluded that an organizational rare event is an occurrence that has historical character, which generates propagation in media and social mobilization due to its emotional relevance to those involved in the situation. From this definition, three guiding questions arose, forming a research strategy to investigate such events. In the theoretical dimension, this research enables us to understand that although an accidental event may be rare, this does not indicate that all rare events are per se accidental, since the unpredictability inherent to the aspects that distinguish accidents do not necessarily characterize rare events. Regarding the practice of research, this study draws attention to the many aspects involved in setting an organizational rare event, which was revealed as a complex phenomenon, whose origin and rarity of assimilation can take many forms. Therefore, it is important to note that the results of this study indicate that the research approach to unusual events do not admit simplistic methodological choices and understanding by researchers. Above all, the main point is to have the sense that organizational rare events create the challenge, for both organizations and researchers who investigate them, to develop alternative ways to perceive them in their nature and peculiarities, even if the results are contingent to a particular context, time and situation.<hr/>Los eventos raros formar una cadena de investigación relativamente descuidada en el contexto de la organización, ya sea por razones de concepto y/o metodología. En este artículo se presenta una definición para el término eventos raros, cuando en un contexto organizacional, y se sugiere una estrategia de investigación para investigarlos. Utilizamos aspectos inusuales que surgieron de los resultados de una recogida de datos realizada el último día de operación del Cine Belas Artes (CBA) de São Paulo, que se vio obligado a dejar la propiedad que ocupaba desde su inauguración en 1943. A través de una investigación exploratoria, llegamos a la conclusión de que un evento organizacional raro es un evento de carácter histórico, que genera la propagación en medios de comunicación y la movilización social frente a su relevancia emocional para los involucrados en la situación. Según esta definición surgieron tres preguntas orientadoras que forman una estrategia de investigación para investigar este tipo de evento. En la dimensión teórica, esta investigación nos permite comprender que, si bien un evento accidental puede ser raro, esto no indica que todos los eventos raros son accidentales por sí, ya que lo imprevisible de los aspectos inherentes que distinguen los accidentes, no necesariamente se caracterizan de eventos raros. En relación a la práctica de la investigación, el estudio llama la atención sobre los muchos aspectos involucrados en el establecimiento de un evento organizacional raro, que se reveló como un fenómeno complejo, cuyo origen y la rareza de asimilación puede tomar muchas formas. Delante de este descubrimiento de la investigación, este estudio busca destacar que el abordaje de la investigación de eventos no usuales, no admite elecciones metodológicas y comprensiones simples de parte de los investigadores. Por encima de todo, es importante entender que este estudio indica que el enfoque de la investigación a los acontecimientos inusuales, crean el desafío, tanto para las organizaciones como para los investigadores que los investigan de encontrar maneras alternativas para aprehender la naturaleza y peculiaridades de esos eventos, aunque los resultados obtenidos estén supeditados a un contexto determinado, tiempo y situación. <![CDATA[MOTIVAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100124&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo propõe um modelo estrutural para caracterizar motivos que levam indivíduos ao trabalho voluntário. O espaço empírico do estudo foi a Pastoral da Criança – organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição, de base comunitária, desenvolve trabalhos baseados em valores cristões como ajuda ao próximo, fraternidade, solidariedade e partilha do saber. O referencial teórico discute elementos do trabalho voluntário a partir de autores nacionais e internacionais, como os trabalhos de Wilson (2000), Clary, Snyder e Ridge (1992), Bussell e Forbes (2002), Cnaan, Handy e Wadsworth (1996), Penner (2002), no exterior, e os de Figueiredo (2005), Souza, Lima e Marques (2008), Sampaio (2004), Souza e Carvalho (2006), Piccoli (2009) e Vervloet (2009), em contexto brasileiro. A partir de Mostyn (1983), Carvalho e Souza (2007), Souza, Medeiros e Fernandes (2006), Souza, Dias, Moura e Cunha (2009), Souza, Cunha, Nascimento e Cavalcante (2010), Cavalcante, Souza, Nascimento e Cunha (2011a, 2011b, 2011c, 2012), abordam-se conceitos de voluntariado e reflexões teóricas de motivação voluntária que conduziram à construção do modelo testado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em duas visitas a cidades da Diocese de Pesqueira/PE. A primeira coleta de dados ocorreu no período entre 30 de maio e 3 de junho de 2011, na cidade de Buíque/PE, e, a segunda, na cidade de Pesqueira/PE, entre 6 e 8 de julho de 2011. Aplicaram-se 720 questionários no total. A amostra foi dividida em duas partes. Com a primeira, foi feita análise fatorial exploratória e, com a segunda, análise fatorial confirmatória, por meio da modelagem das equações estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo das expectativas permite concluir pela validade e confiabilidade do instrumento. Assim, as expectativas do voluntário da Pastoral da Criança são explicadas por um conjunto de interações entre os cinco atributos testados: altruísta, afetivo, amigável, ajustado e ajuizado.<hr/>The present study proposes a structural model to identify the reasons why individuals become volunteers. The empirical space was the Pastoral da Criança – social action agency of the National Conference of Bishops of Brazil (CNBB) – a community-based institution that has its work based on Christian values like solidarity and the sharing of knowledge. The theoretical framework discusses the various concepts of volunteering presented by the foreign authors Wilson (2000); Clary, Snyder and Ridge (1992); Bussell and Forbes (2002); Cnaan, Handy and Wadsworth (1996) and Penner (2002); and by the authors Figueiredo (2005); Souza Lima and Marques (2008); Sampaio (2004); Souza and Carvalho (2006); Piccoli (2009) and Vervloet (2009) in the Brazilian context. The main theoretical references for the construction of the tested model was based on studies by Mostyn (1983) and the studies conducted by Carvalho e Souza (2006); Souza, Medeiros and Fernandes (2006); Souza et al. (2009, 2010) and Cavalcante et al. (2011a, 2011b, 2011c, 2011d). Data collection was done through a survey with 21 indicators, in two visits to cities from the Diocese of Pesqueira, Pernambuco. The first data collection occurred in the period between May 30 and June 3, 2011, in Buique/PE and the second collection happened in Pesqueira/PE, in St. Joseph Seminary, in the period between July 6 and July 8, 2011. Seven hundred twenty questionnaires were collected. The sample was divided into two parts. Exploratory Factor Analysis was applied to the first part and Confirmatory Factor Analysis – structural equation modeling – to the second half. The examination of the results achieved by the expectations enables the conclusion for validity and reliability of the proposed model. Therefore, the motivation of volunteers for Pastoral da Criança can be explained by a set of interactions among the five attributes tested: Altruistic, Affectionate, Amiable, Adjusted and Wise.<hr/>El presente estudio propone modelo estructural para identificar las razones que llevan a los individuos al trabajo voluntario. El espacio empírico fue la Pastoral de los Niños – Oficina de Acción Social de la Conferencia Nacional de Obispos de Brasil (CNBB) – institución establecida en la comunidad que desarrolla trabajos basados en valores cristianos como ayuda al prójimo, fraternidad, solidaridad y el intercambio de conocimientos. El marco teórico presenta el contexto del trabajo voluntario, a través de autores nacionales e internacionales como los trabajos de Wilson (2000), Clary Ridge y Snyder (1992), Bussell y Forbes (2002) Cnaan, práctico y Wadsworth (1996), Penner (2002) en el extranjero, y Figueiredo (2005), Souza, Lima y Marques (2008), Sampaio (2004), Souza y Carvalho (2006), Piccoli (2009) y Vervloet (2009), en el contexto brasileño. A continuación, examinó los diversos conceptos de voluntariado y presenta los modelos teóricos de la motivación voluntaria. Los estudios de Mostyn (1983), Carvalho y Souza (2006), Medeiros y Souza Fernandes (2006), Souza et al. (2009, 2010), Cavalcante et al. (2011a, 2011b, 2011c, 2012) fueron los principales referentes teóricos y empíricos para construir el modelo testado. La recolección de datos ocurrió a través de un cuestionario con 21 indicadores en dos visitas a las ciudades Diócesis de Pesqueira/PE. La primera ocurrió entre el 30 de mayo y 3 de junio de 2011, en la ciudad Buíque/PE y la segunda se llevó a cabo en la ciudad de Pesqueira/PE en Seminario de San José en el periodo comprendido entre el 6 y el 08 de julio 2011. Fueron aplicados 720 cuestionarios. La muestra se dividió en dos partes. A la primera se le hizo Análisis factorial exploratorio y a la segunda parte, análisis factorial confirmatorio, a través de los Modelos de Ecuaciones Estructurales. El examen de los resultados obtenidos por el modelo de expectativas permite concluir la validez y confiabilidad del instrumento. Así, la motivación de los voluntarios de la Pastoral de los Niños se explica por un conjunto de interacciones entre estas cinco construcciones: Altruismo, Afectivo, Amigable, Ajustado y Juicioso. <![CDATA[COOPERAÇÃO NO APL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, apresentam-se os principais resultados de pesquisa na qual se investigaram os construtos explicativos das relações de cooperação entre as empresas integrantes do arranjo produtivo local (APL) localizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Para tanto, recuperaram-se alguns aspectos da gênese, do desenvolvimento e da configuração do referido arranjo. Posteriormente, foi elaborada uma proposta teórico-metodológica que serviu de referência para a produção de explicações sobre relações entre os construtos cooperação, confiança, benefícios, entre outros. Para testar e validar a referida proposta, aplicaram-se duas técnicas de análise multivariada: análise fatorial e regressão polinomial. As análises dos resultados da pesquisa evidenciaram a existência de correlações que indicam percepção positiva dos gestores em relação à governança promovida no âmbito do arranjo produtivo e aos benefícios advindos da cooperação. Estes últimos são vistos pelos gestores como geradores de algumas vantagens individuais e coletivas para as empresas participantes da pesquisa. Finalmente, os resultados desta pesquisa contrariam algumas formulações da proposta teórico-metodológica utilizada para explicar as relações de confiança construídas entre as empresas que atuam numa mesma base territorial. Indicam ainda que esse APL exemplificaria bem a importância de dois elementos institucionais: a governança (no caso, Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindvel – e poder público local) e a interveniência de entidades educacionais que, além de assegurarem a qualificação da mão de obra, assumiram a tarefa de incubar empresas. Não parece inapropriado afirmar que o APL deve a sua criação e, mesmo, o seu desenvolvimento à atuação desses entes, conjuminada com a ação de pessoas visionárias, que ocuparam cargos diretivos nessas entidades. Como qualquer outra pesquisa, esta investigação sofreu com limitações. Entre outras, está o corte transversal dos dados: enquanto se admite a importância da dinâmica histórica, apresenta-se uma análise pontual.<hr/>In this paper we present the main results of a research that investigated the explanatory constructs of cooperation among the firms belonging to the Local Production Arrangement (LPA) located in Santa Rita do Sapucaí City, Minas Gerais State. Firstly, some aspects about the genesis, development and contemporary configuration of that arrangement are pointed out. Subsequently, we propose a theoretical and methodological framework that worked as a reference to provide the explanations of the relationships between the constructs of cooperation, trust and benefits, among others. Two multivariate techniques were applied to test and validate this proposal: the factor analysis and the polynomial regression. The research results showed correlations that suggest the positive perceptions of managers regarding the governance of the production arrangement, as well as the benefits from cooperation. In the managers’ perception, the benefits generate individual and collective advantages for the firms surveyed. Finally, the results contradict some formulations of the theoretical-methodological framework used to explain the relationships of trust built up among the firms operating in the same territory. The results also suggest that the LPA in Santa Rita could be a good example of the relevance of two institutional elements: governance (in this case, the Union of the Electrical and Electronic Equipment Industry of Vale da Eletrônica – SINDIVEL – and the local government), and the mediation of educational entities which provide the qualification of the labor force and play the role of business incubators as well. It seems appropriate to attribute the LPA setting up and even its development to the role played by these entities, combined with the actions of the visionary people who were in charge of their management. Like any other research, this study has its limitations. Among others, is the cross-section of the data setting. While the study admits the relevance of taking into account the historical dynamic, it presents a punctual analysis.<hr/>En este artículo se presentan los principales resultados de una investigación acerca de los constructos explicativos de las relaciones de cooperación entre empresas que integran el arreglo productivo local (APL), ubicado en la ciudad de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Inicialmente, se recuperaron algunos aspectos de la génesis, desarrollo y configuración actual de ese acuerdo. Posteriormente, fue elaborada una propuesta teórica y metodológica utilizada como referencia para explicar las relaciones entre los constructos de cooperación, confianza y beneficios, entre otros. Para testar y validar esa propuesta se aplicaron dos técnicas de análisis multivariados, el análisis factorial y la regresión polinomial. El análisis de los resultados indicó la existencia de correlaciones que sugieren la percepción positiva de los dirigentes con relación a la gobernanza del arreglo productivo y los beneficios de la cooperación. Los dirigentes perciben las ventajas individuales y colectivas de los beneficios para las empresas participantes de la investigación. Finalmente, los resultados contradicen algunas de las formulaciones de la propuesta teórico-metodológica utilizada para explicar las relaciones de confianza construidas entre las empresas que operan en el mismo territorio. Los resultados sugieren también que el APL Santa Rita sería un buen ejemplo de la importancia de dos elementos institucionales: la gobernanza (en este caso, el Sindicato de la Industria de Aparatos Eléctricos y Electrónicos del Vale da Eletrônica – Sindvel – y el gobierno local) y de la intervención de las entidades educativas que no solamente proporcionan la calificación de la fuerza de trabajo, sino también desempeñan el papel de incubadoras de negocios. Parece apropiado atribuir la creación del APL y aun su desarrollo al papel desempeñado por las entidades educativas, juntamente con las acciones de las personas visionarias que estuvieron a cargo de su gestión. Así como cualquier otra investigación, este estudio tiene sus limitaciones. Entre otras, está el corte transversal de los datos mientras se admite la importancia de la dinámica histórica, se presenta un análisis puntual. <![CDATA[INCUBADORAS COMO VETORES PARA A PROMOÇÃO DE TECNOLOGIAS LIMPAS EM EMPREENDIMENTOS DE PEQUENO PORTE: POSSIBILIDADES E LIMITES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo relata os resultados de um estudo que buscou refletir, com base em experiências reais, sobre oportunidades e desafios, possibilidades e limites, para a inserção de empreendimentos de pequeno porte – novos empreendimentos e micro e pequenas empresas – na lógica produtiva que passou a ser conhecida, sobretudo a partir da Conferência Rio 92, como economia verde. A busca pelas tecnologias limpas passou a ser o grande desafio e, ao mesmo tempo, grande oportunidade de negócios. As possibilidades se abriram para empresas de grande porte, capazes de mobilizar os recursos necessários a essa transição. Os limites se tornaram evidentes para as empresas de pequeno porte. Desnudam-se as evidências quanto à necessidade da mobilização de instrumentos, sobretudo de políticas públicas, capazes de oferecer suporte aos empreendimentos de pequeno porte para que possam superar seus limites. O foco do estudo foi precisamente neste ponto: na experiência de duas incubadoras, uma norte-americana e outra brasileira, especializadas no apoio a pequenos empreendimentos orientados a mercados de tecnologias limpas. Qualitativa no método e com propósito exploratório, a pesquisa foi delineada como estudo de casos múltiplos (apoiada em dois casos), tendo a pesquisa documental como estratégia de coleta de dados. Referenciada na literatura de gestão ambiental (com maior ênfase em pequenas empresas de tecnologias limpas) e de incubadoras de empresas (com maior ênfase na tipologia de incubadoras), a pesquisa revelou um grande distanciamento entre as realidades dos dois países, seja nos números de incubadoras inseridas no campo das tecnologias limpas, seja na mobilização de atores institucionais que atuam no apoio a essas incubadoras. Com base nos dois casos estudados, identificaram-se uma única afinidade estratégica e um conjunto de elementos dicotômicos, tanto no plano estratégico quanto no plano da gestão. Como base nessas constatações, são apontados, ao final, indicativos para que o movimento brasileiro de incubadoras de empresas venha a incorporar os componentes ambientais em suas estratégias e em seus sistemas de gestão.<hr/>This paper reports the results of a study that sought to reflect, based on two cases, upon opportunities and challenges, possibilities and limits, for the insertion of small business ventures – new ventures and micro and small enterprises – in the productive field that became known, especially after the Rio Conference 92, as green economy. The search for clean technologies has become a great challenge and at the same time, a great business opportunity. The possibilities were opened up for large companies, able to mobilize the necessary resources for this transition. The limits were evident for small businesses. Evidence has been pointing out the necessity of developing instruments, particularly on public policies, able to offer support to small businesses so that they can overcome their limits. The focus of the study was precisely on this point: the experience of two incubators, one American and another Brazilian, specialized in supporting small businesses oriented to the markets of clean technologies. Qualitative in the method and with exploratory purposes, the research was designed as a multiple case study (based on two cases), having the documentary research as strategy for data collection. Supported by the literature of environmental management (with emphasis on small businesses with clean technologies) and business incubators (with greater emphasis on the typology of incubators), the research revealed a large gap between the realities of the two countries, either in numbers of incubators within the field of clean technologies, or in the mobilization of institutional actors who act in support of these incubators. Based on the two case studies it was possible to identify a single strategic affinity between the two incubators and a set of dichotomous elements, both strategically and in terms of management. In view of these findings, as conclusions of the paper, some suggestions are pointed out for the Brazilian movement of incubators in the will to incorporate environmental elements into their strategies and their management systems.<hr/>En este articulo se presentan los resultados de un estudio que trató de reflejar, a partir de experiencias reales, sobre las oportunidades y retos, posibilidades y límites, para la inserción de pequeños negocios – los nuevos emprendimientos y las micro y pequeñas empresas – en la lógica productiva que ahora viene a ser conocida, sobre todo desde la Conferencia de Río 92, como la economía verde. La búsqueda de tecnologías limpias se ha convertido en un gran reto y, al mismo tiempo, una gran oportunidad de negocio. Las posibilidades se abren para las grandes empresas, capaces de movilizar los recursos necesarios para esta transición. Los límites se tornaron evidentes para las pequeñas empresas. Se destacan las evidencias en cuanto a la necesidad de movilizar los instrumentos, particularmente los de las políticas públicas, en condiciones de ofrecer apoyo a las pequeñas empresas para que puedan superar sus límites. El estudio se centró precisamente en este punto: en la evaluación de la experiencia de dos incubadoras, una americana y otra brasileña, especializadas en el apoyo a las pequeñas empresas orientadas a los mercados de tecnologías limpias. Con método cualitativo y el propósito exploratorio, la investigación se diseñó como un estudio de casos múltiples (basado en dos casos), apoyada en la búsqueda documental como estrategia de recolección de datos. Utilizando como referencia la literatura de gestión ambiental (con énfasis en las pequeñas empresas de tecnologías limpias) y de las incubadoras de empresas (con mayor énfasis en la tipología de incubadoras), la investigación reveló una gran distancia entre las realidades de los dos países, ya sea en el número de incubadoras dentro del ámbito de las tecnologías limpias, o en la movilización de actores institucionales que actúan en apoyo a las incubadoras. A partir de los dos estudios de caso se identificó una sola afinidad estratégica y un conjunto de elementos dicotómicos, tanto en el plano estratégico como en términos de gestión. Con apoyo en los resultados del estudio se señalan, al final, un conjunto de indicaciones para que el movimiento brasileño de incubadoras incorpore componentes ambientales en sus estrategias y en sus sistemas de gestión. <![CDATA[AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO LOGÍSTICO DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712015000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The importance of efficient logistics for trade growth is widely acknowledged. Literature has shown that better logistics performance is strongly associated with trade expansion, export diversification, ability to attract foreign direct investments, and economic growth. On the other hand, international trade represents a challenge to logistic operations in transporting and storing products. High logistic costs and low quality of services may be considered obstacles to international trade. This research aims to assess Brazil’s Logistics Performance Index (LPI) in relation to its major competitors in international trade. The international trade data was collected from SECEX and COMTRADE, while the LPI was provided by the World Bank. Statistical techniques such as cluster analysis and multiple comparison tests of means have been applied to analyze the data. After using LPI index for the 39 competitors, it has been observed that Brazil occupies the 26th position in the rank of performers, behind South Africa, Kuwait and Saudi Arabia. The top performers are in general the leading exporters and importers worldwide (Germany, U.S.A., Japan and the Netherlands). Furthermore, they are the strongest competitors of Brazil in international trade. Thus, the competitiveness of Brazilian domestic firms depends crucially on a dynamic and competitive internal logistic environment in order to stand up to these countries. The results also indicate the bureaucracy as a major obstacle to the logistic performance of the country. The dimension Timeliness of Brazil is very close to the High Logistics Performance Group (HLPG) while Customs is very close to the Low Logistics Performance Group (LLPG). Although Brazil has failed in its customs operations, there seems to be more credibility in Brazilian dealings. The main contribution of this paper is to reveal logistical aspects in which Brazil has shown large inefficiencies. The difference among the logistic performance indexs also appears to be relevant to governments to address their new public policies and also to highlight the logistic obstacles of the Brazilian international trade.<hr/>A importância de uma logística eficiente para o crescimento do comércio é amplamente reconhecida. Estudos recentes têm mostrado que um melhor desempenho logístico está fortemente associado à expansão do comércio, à diversificação das exportações, à capacidade de atrair investimentos estrangeiros diretos e ao crescimento econômico. Entretanto, o comércio internacional representa um desafio para as operações de logística relacionadas ao transporte e armazenamento dos produtos. Os altos custos de logística e a baixa qualidade dos serviços podem ser considerados obstáculos ao comércio internacional. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho logístico do Brasil em relação aos seus principais concorrentes no comércio internacional. As fontes de dados de comércio internacional para esta pesquisa foram a Secex e Comtrade, e os indicadores de desempenho logístico foram coletados na base de dados do Banco Mundial. Técnicas estatísticas tais como análise de cluster e testes de comparações múltiplas de médias foram usadas para analisar indicadores de desempenho logístico. Quando se usaram os indicadores para 39 concorrentes, observou-se que o Brasil está na 26ª posição, atrás da África do Sul, do Kuwait e da Arábia Saudita. Os melhores desempenhos são, em geral, dos principais países exportadores e importadores mundiais (Alemanha, Estados Unidos, Japão e Países Baixos). Além disso, eles são os principais concorrentes do Brasil no comércio internacional. Assim, a competitividade das empresas nacionais brasileiras depende fundamentalmente de um ambiente logístico interno dinâmico e competitivo para enfrentar esses países. Os resultados também indicam a “burocracia” como o principal obstáculo para o desempenho logístico do país. A dimensão “pontualidade do Brasil” é muito próxima do grupo de alto desempenho logístico, enquanto “alfândega” está muito próxima do grupo de baixo desempenho logístico. Apesar de o Brasil apresentar lentidão em suas operações aduaneiras, parece haver ainda credibilidade nas relações de comércio internacional. A principal contribuição deste trabalho é revelar aspectos logísticos em que o Brasil tem mostrado grandes ineficiências. A diferença entre os indicadores de desempenho logístico também parece ser relevante para os governos, pois pode indicar novas políticas públicas e também destacar os obstáculos logísticos do Brasil no comércio internacional.<hr/>La importancia de una logística eficiente para el crecimiento del comercio es ampliamente reconocida. Estudios recientes han demostrado que un mejor desempeño logístico está fuertemente asociado a la expansión del comercio, la diversificación de las exportaciones, la capacidad de atraer inversión extranjera directa y al crecimiento económico. Por otra parte, el comercio internacional representa un desafío para las operaciones logísticas relacionadas al transporte y almacenamiento de productos. Los altos costos logísticos y la baja calidad de los servicios pueden ser considerados obstáculos para el comercio internacional. Esta investigación tiene como objetivo evaluar los indicadores de desempeño logístico de Brasil en relación con sus principales competidores en el comercio internacional. Las fuentes de datos de comercio internacional para este estudio fueron Secex y Comtrade, y los indicadores de desempeño logístico fueron recolectados en la base de datos del Banco Mundial. Se utilizaron técnicas estadísticas como el análisis de clúster y pruebas de comparaciones de múltiples medios para analizar los indicadores de desempeño logístico. Al utilizar los indicadores para 39 competidores, se observó que Brasil está en la posición 26 después de Sudáfrica, Kuwait y Arabia Saudita. Los mejores desempeños son, en general, de los principales países exportadores e importadores mundiales (Alemania, Estados Unidos, Japón y los Países Bajos). Además, son los principales competidores de Brasil en el comercio internacional. Por lo tanto, la competitividad de las empresas nacionales brasileñas depende fundamentalmente de un ambiente logístico interno dinámico y competitivo para enfrentar a estos países. Los resultados también señalan a la “burocracia” como el principal obstáculo para el desempeño logístico del país. La dimensión “puntualidad de Brasil” es muy cercana a la del grupo de alto desempeño logístico, mientras que “aduana” es más cercana a la del grupo de desempeño logístico bajo. Aunque Brasil presente lentitud en sus operaciones aduaneras, parece que todavía existe credibilidad en las relaciones de comercio internacional. La principal contribución de este trabajo es revelar aspectos logísticos en los que Brasil ha mostrado grandes ineficiencias. La diferencia entre los indicadores de desempeño logístico también parece ser relevante para los gobiernos, pues pueden indicar nuevas políticas públicas, y también poner de relieve los obstáculos logísticos de Brasil en el comercio internacional.