Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120160003&lang=pt vol. 17 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[MULHERES EMPREENDEDORAS: RAZÕES E DIFICULDADES PARA CRIAÇÃO DE EMPRESAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: The aim of this research is to describe the main reasons and difficulties for women to establish businesses and to identify possible differences between those that go into industry and those that establish commerce or service businesses. Originality/gap/relevance/implications: The establishment of business is highly important for Entrepreneurship and its understanding is relevant to pinpoint the reasons and identify the difficulties that entrepreneurs have to establish their companies. Key methodological aspects: A quantitative study of 102 industry women entrepreneurs and 96 commerce/services entrepreneurs was carried out. Data were collected by a structured questionnaire and by two Likert scales, which measured reasons and difficulties in the establishment of companies. A cluster analysis was undertaken to identify possible groups of attributes related to reasons and difficulties in the establishment of enterprises to group variables. The Mann-Whitney test was employed to compare reasons and difficulties in the establishment of enterprises between the two groups (industry and commerce/service) to identify statistically significant differences. Summary of key results: Results by the Mann-Whitney test revealed that the two groups assigned the same level of importance to the reasons for business establishment: improvement difficulty in the previous job; desire to financially help offspring; re-entry into the labor market; earning lot of money. The same test showed no significant difference in importance level assigned to eight difficulties for the establishment of business: I did not believe in my own capacity; I had never had any link with other companies; I did not have any access to industry information; People did not believe in my potential; I was afraid to quit my job; I was never acquainted with a business plan; I had no money for advertising my business; I found it difficult to choose the location of the company. Key considerations/conclusions: Results show that women entrepreneurs are not a homogenous group and that there is a need for public policies that would minimize difficulties in the setting up of companies to increase women´s participation as entrepreneurs.<hr/>RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi descrever as principais razões e as principais dificuldades para empreendedoras criarem seus negócios, bem como identificar possíveis diferenças entre as que empreenderam na indústria e as que o fizeram no comércio ou serviços. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A criação de empresas é importante para o Empreendedorismo e para compreendê-la é importante conhecer razões e dificuldades que empreendedores encontram para criarem suas empresas. Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um estudo quantitativo com 102 empreendedoras da indústria e 96 no comércio/serviços. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e duas escalas do tipo Likert, as quais mensuraram razões e dificuldades para criação das empresas. Uma análise de cluster foi realizada para identificar possíveis grupos de atributos relacionados a razões e dificuldades para criar as empresas. O teste de Mann-Whitney foi empregado para comparar razões e dificuldades para criação de empresas nos dois grupos (indústria e comércio/serviços), a fim de identificar diferenças estatísticas significativas. Síntese dos principais resultados: Quanto aos resultados, o teste de Mann-Whitney apontou que os dois grupos atribuíram o mesmo nível de importância às razões para criação do negócio: para ajudar financeiramente os filhos; dificuldade de crescimento no trabalho anterior; para se inserir novamente no mercado de trabalho; porque queria ganhar muito dinheiro. O mesmo teste indicou não haver diferença significativa quanto ao nível de importância atribuído a oito dificuldades para a criação do negócio: não acreditava no seu potencial; nunca tinha tido contato com outras empresas; não tinha tido acesso a informações do setor; as pessoas não acreditavam no seu potencial; tinha medo de deixar o emprego; não conhecia um plano de negócios; não tinha dinheiro para divulgação do negócio; encontrou dificuldade para escolher o local da empresa. Principais considerações/conclusões: Os resultados desta pesquisa mostram que as empreendedoras não representam um grupo homogêneo e que há necessidade de políticas voltadas à minimização das dificuldades de criação das empresas, a fim de aumentar a participação de mulheres como empreendedoras.<hr/>RESUMEN Objetivo: Esta investigación tuvo como objetivo describir las principales razones y dificultades para mujeres en la creación de sus negocios e identificar posibles diferencias entre las llevadas a cabo en la industria y en el comercio o los servicios. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: La creación de empresas es importante para el Empreendedorismo y para comprenderla es importante identificar las razones y las dificultades encontradas. Principales aspectos metodológicos: Se realizó un estudio cuantitativo con 102 mujeres de la industria y 96 con las de comercio/servicios. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario estructurado y dos escalas de Likert, que mide razones y dificultades en la creación de empresas. Se realizó un análisis de conglomerados para identificar posibles grupos de atributos relacionados con razones y las dificultades para crear empresas. Se utilizó la prueba de Mann-Whitney para comparar las razones y las dificultades en la creación de empresas en ambos grupos (industria y comercio/servicios) con el fin de identificar las diferencias estadísticamente significativas. Síntesis de los principales resultados: En el Mann-Whitney test dos grupos asignados el mismo nivel de importancia a los motivos de la creación de empresas: para ayudar financieramente a sus hijos; dificultad de crecimiento en el trabajo previo; regresar al mercado laboral; porque quería ganar mucho dinero. La misma prueba no mostró diferencias significativas en el nivel de importancia asignado a ocho dificultades para la creación de empresas: no creer en su potencial; nunca había tenido contacto con otras empresas; no había tenido acceso a la información de la industria; no creyeron en su potencial; tenía miedo de dejar su trabajo; no sabía que era un plan de negocios; no tenía dinero para la divulgación de su negocio; ha tenido dificultad de elegir la ubicación de la empresa. Principales consideraciones/conclusiones: Los resultados de esta investigación muestran que las mujeres empresarias no son un grupo homogéneo y que existe la necesidad de políticas encaminadas a reducir al mínimo las dificultades de la creación de empresas con el fin de aumentar la participación de las mujeres como empresarias. <![CDATA[ESTILOS DE VIDA DE TRABALHADORES EM CONTEXTO DE EXPATRIAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: To highlight and analyze lifestyles of expatriate workers. Originality/gap/relevance/implications: Since the expatriation involves processes of deconstructing and reconstructing the self, it is important to recognize lifestyles invented or adapted during an international experience. Key methodological aspects: Exploratory research with qualitative approach. Data collection was carried out through focus group with managers of the same company who shared similar expatriation experiences. The transcribed material was submitted to content analysis. Summary of key results: The ways of moving around the city, the routine and the leisure activities, the sightseeing trips, the expatriation valuation and the abnegation as a way of life were observed according to control-stimulation perception. Such elements highlighted lifestyles based on the former life, in the control, in the abnegation and in the established period of validity. Proved to be consistent with immaterial labor logic that reaches the unprecedented life, requiring intellectual and affective mobilization of individuals to new situations and indicating both intensification of control and submission forms, with so far expected freedom. Key considerations/conclusions: The lifestyles, common to all research participants, were molded, intertwined and intensified in each other. They resulted from the daily shock between the non-normalizing prescriptions and the plurality of possible options lived in expatriation.<hr/>RESUMO Objetivo: Destacar e analisar estilos de vida de trabalhadores expatriados. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Importa reconhecer estilos de vida que são inventados ou adaptados na vivência internacional, uma vez que a expatriação envolve processos de desestruturação e reestruturação de si. Principais aspectos metodológicos: Pesquisa exploratória de orientação qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio de grupo focal, com gestores de uma mesma empresa que compartilharam semelhantes experiências de expatriação. O material transcrito foi submetido à análise de conteúdo. Síntese dos principais resultados: Os modos de circular pela cidade, as atividades rotineiras e de lazer, viagens de turismo, e a valorização da expatriação e a abnegação como modo de ser foram vistos na perspectiva do controle-estimulação. Entrelaçadas e consoantes ao prazo de validade estabelecido, palavras como casa, saudade e família adquiriram outros sentidos em contexto de expatriação. Tais elementos visibilizaram estilos de vida pautados na vida pregressa; no controle; na abnegação; e no prazo de validade estabelecido. Mostraram-se condizentes com a lógica do trabalho imaterial que alcança a vida sem precedentes, requerendo mobilização intelectual e afetiva dos sujeitos às situações que lhes são inéditas, e apontando tanto acirramento de formas de controle e submissão, como liberdades até então aguardadas. Principais considerações/conclusões: Os estilos de vida, comuns a todos os sujeitos, moldaram-se, entrelaçaram-se e intensificaram-se uns nos outros. Produziram-se do embate diário entre as prescrições não normatizadoras e a pluralidade de opções possíveis vivida na expatriação.<hr/>RESUMEN Objetivo: Desarrollar y analizar estilos de vida de los trabajadores expatriados. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: Se pretenden reconocer estilos de vida inventados o adaptados de la experiencia internacional, y la implicación de la expatriación en tales procesos de restructuración y desestructuración. Principales aspectos metodológicos: Investigación exploratoria de orientación cualitativa. La recogida de datos fue realizada conjuntamente por un grupo de trabajadores de campo así como por los gestores de una misma empresa que compartieron experiencias de expatriación similares. El material transcrito fue sometido a un análisis de contenido. Síntesis de los principales resultados: El modo de circular por la ciudad, las actividades rutinarias y de ocio, el turismo, y las valorizaciones de expatriación y abnegación como modo de ser, fueron analizados desde una perspectiva de control-estimulación. La conexión con el periodo de validez, y palabras como casa, nostalgia y familia adquieren otros significados en el contexto de la expatriación. Tales elementos mostraron estilos de vida pautados en edades tempranas; en el control; en la abnegación y en el plazo de validez establecido. Los resultados fueron acordes con la lógica del trabajo inmaterial lo que adquiere una relevancia sin precedentes. Esta relevancia requiere de una movilización intelectual y afectiva de los sujetos a las situaciones que les son inéditas, remarcando tanto el aumento de las formas de control y sumisión, como las libertades hasta entonces esperadas. Principales consideraciones/conclusiones: Los estilos de vida comunes para todos los participantes, se moldearon, entrelazaron e intensificaron entre sí. Éstos fueron producidos por el impacto diario de las recetas médicas irregulares y de la pluralidad de las opciones vividas en la expatriación. <![CDATA[EQUILIBRANDO TRABALHO, ESTUDO E LAR: UM ESTUDO COM MESTRANDOS EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: Understand the tactics that nontraditional students use to manage the boundaries between work, home and study. Originality/gap/relevance/implications: The originality of this study relies on transfer of the focus from the conflict to the balance between work, home and study. It also breaks new ground by directing attention to the micro level of individual action, in contrast to a literature that traditionally studied organizational actions. Finally, it performs an innovative reading of the interface between work, home and study domains from the perspective of the boundary theory. Key methodological aspects: This qualitative study was held from 18 interviews that were recorded, transcribed and content analyzed, which revealed a list of individual tactics employed by respondents to reconcile the demands of work, home and study. Summary of key results: The analysis allowed us to identify 18 tactics that our respondents employ to negotiate the level of permeability between the boundaries between work, school and home. These tactics were classified as behavioral, communicative, physical and temporal. Key considerations/conclusions: The study revealed that students develop an active role by interpreting the expectations of the social actors from the home and work domains and from the institution where they study and adopt boundaries with degrees of permeability that enable a state of greater balance between these domains.<hr/>RESUMO Objetivo: Compreender as táticas que estudantes não tradicionais utilizam para gerenciar as fronteiras entre trabalho, lar e estudo. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O estudo se mostra original ao transferir o foco do conflito para o equilíbrio entre trabalho, lar e estudos. Além disso, também inova ao direcionar a atenção para o nível micro da ação individual, contrastando com uma literatura que tradicionalmente estuda ações organizacionais. Por fim, realiza uma leitura inovadora do fenômeno da interface entre trabalho, lar e estudos sob a ótica da teoria das fronteiras. Principais aspectos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado a partir de 18 entrevistas que foram gravadas, transcritas e passaram por uma análise de conteúdo, que revelou uma lista de táticas individuais empregadas pelos entrevistados para conciliar demandas do trabalho, lar e estudos. Síntese dos principais resultados: A análise permitiu identificar 18 táticas que os entrevistados empregam para negociar o grau de permeabilidade entre as fronteiras entre trabalho, estudo e lar. Essas táticas foram classificadas como comportamentais, comunicativas, físicas e temporais. Principais considerações/conclusões: O estudo permitiu identificar que os estudantes desenvolvem um papel ativo ao interpretarem as expectativas dos atores sociais dos domínios do lar, trabalho e da instituição em que cursam o mestrado e adotarem fronteiras com graus de permeabilidade que possibilitam um estado de maior equilíbrio entre esses domínios.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprender las tácticas que estudiantes no tradicionales utilizan para gestionar las fronteras entre trabajo, hogar y estudios. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: El estudio cambia el foco del conflicto para el equilibrio entre el trabajo, el hogar y estudio. También abre nuevos caminos al dirigir la atención al nivel micro de la acción individual, en contraste con una literatura que estudia tradicionalmente acciones organizacionales. Por último, realiza una lectura innovadora de la interfaz entre trabajo, hogar y estudios desde la perspectiva de la teoría de las fronteras. Principales aspectos metodológicos: El estudio, de naturaleza cualitativa, se realizó a partir de 18 entrevistas grabadas, transcritas y que se sometieron a un análisis de contenido, que reveló una lista de tácticas individuales empleadas por los participantes para conciliar las exigencias del trabajo, hogar y estudios. Síntesis de los principales resultados: El análisis identificó 18 tácticas que los encuestados emplean para negociar el nivel de permeabilidad entre las fronteras entre trabajo, escuela y hogar. Estas tácticas fueron clasificados como comportamentales, de comunicación, físicas y temporales. Principales consideraciones/conclusiones: El estudio reveló que los estudiantes desarrollan un papel activo al interpretar las expectativas de los grupos de interés de los dominios de la casa, el trabajo y la institución en que estudian y adoptar las fronteras con grados de permeabilidad que permiten a un estado de mayor equilibrio entre estos dominios. <![CDATA[CULTURA E JEITINHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS FILMES TROPA DE ELITE 1 E 2]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: The present study tried to observe the representations of Brazilian jeitinho, typical of Brazilian culture, through the analyses of the movies Elite squad (Tropa de elite) and Elite squad: the enemy within (Tropa de elite: o inimigo agora é outro). Originality/gap/relevance/implications: The article corroborates the ongoing debate on the field and offers alternatives for the study of Business Administration, by using the film analysis as a technique. It is of utmost importance to evidence that analyses such as this one, contribute to Business Administration by, when well situated, aiding in the comprehension of themes and concepts, leading students and readers to obtain new reflections and new perspectives about the subjects in question. Key methodological aspects: The qualitative character is a methodological landmark of this work, which uses the technique of indirect observation to analyze the films. From the utilization of a reflexive methodology, we were supported by the categorization of the data analyzed, based on the "implications" of jeitinho, present in Massukado-Nakatani, Mussi and Pedroso (2009). For a better perspective of these implications, tables were constructed linking them to specific scenes in the films. Summary of key results: Jeitinho appears in the movies as a notable presence in the Brazilian culture, entering the realm of the organizations, which is the case of the Military Police, the organization presented in the analyses of the films. Key considerations/conclusions: Thus, it was possible to notice peculiarities of the Brazilian culture through the analysis of national productions, contributing, then, to the ongoing debate in the field, trying to offer alternatives to the study of Administration, especially in what concerns the absorption of the national culture in the organizations.<hr/>RESUMO Objetivo: O presente estudo buscou explorar as representações do jeitinho brasileiro, característico da cultura brasileira, a partir da análise dos filmes Tropa de elite: missão dada é missão cumprida e Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo corrobora com o debate na área e traz alternativas ao estudo da Administração, ao utilizar da análise fílmica como técnica. É mister evidenciar que análises deste tipo contribuem para a Administração a partir do momento em que, quando bem situadas, auxiliam na compreensão de temáticas e conceitos, levando alunos e leitores a obterem reflexões e novos olhares sob os assuntos abordados. Principais aspectos metodológicos: O caráter qualitativo é marca metodológica deste trabalho, que utiliza da técnica de observação indireta para analisar os filmes comentados. A partir da utilização de uma metodologia reflexiva, apoiou-se na categorização dos dados para análise, baseados nos "desdobramentos" do jeitinho brasileiro, presentes em Massukado-Nakatani, Mussi e Pedroso (2009). Para melhor enxergar esses desdobramentos foram construídas tabelas relacionando-os a cenas específicas dos filmes Síntese dos principais resultados: O jeitinho aparece nos filmes como presença marcante da cultura brasileira, adentrando o âmbito das organizações, como é o caso da Polícia Militar, organização apresentada na análise dos filmes. Principais considerações/conclusões: Foi possível enxergar peculiaridades da cultura brasileira através da análise de produções nacionais, corroborando, assim, com o debate na área, buscando trazer alternativas ao estudo da Administração, em especial no que diz respeito à absorção da cultura nacional nas organizações.<hr/>RESUMEN Objetivo: El presente estudio era observar las representaciones de el jeitinho - la manera brasileña - característico de la cultura brasileña, a partir de los análisis de las películas Tropa de elite: missão dada é missão cumprida y Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: El artículo ayuda el debate en la zona y oferece alternativas a el estúdio de la Administración, en el uso de análisis de películas como la técnica. Es necesario demostrar que el análisis de este tipo, contribuir a la Administración desde el momento cuando está bien colocado, ayudar en la comprensión de los temas y conceptos, que conducen a los estudiantes y lectores para obtener reflexiones y nueva mira debajo de los temas tratados. Principales aspectos metodológicos: La metodología cualitativa es marca comercial de esta obra, que utiliza la técnica de la observación indirecta para analizar las películas comentadas. A partir de la utilización de una metodología de reflexión se basa en la clasificación de los datos para su análisis, basado en el "desarrollo" de la manera brasileña, presente en Massukado-Nakatani, Mussi y Pedroso (2009). Para ver mejor estas tablas se construyeron desarrollos vincularlos a determinadas escenas de películas. Síntesis de los principales resultados: El jeitinho aparece en las películas como una fuerte presencia de la cultura brasileña, que entra en el ámbito de las organizaciones, tales como la Policía Militar, la organización presentó el análisis de las películas. Principales consideraciones/conclusiones: Pudimos ver peculiaridades de la cultura brasileña através del análisis de la producción nacional, lo que confirma el debate en la zona, la búsqueda de alternativas para llevar a los estúdios de Administración, especialmente con respecto a la absorción de la cultura nacional en las organizaciones. <![CDATA[ESTRUTURA DE CAPITAL DE BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA MEDIANTE CRISE ECONÔMICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: Verify the effects of the subprime mortgage crisis on firms with different debt levels. Originality/gap/relevance/implications: The study contributes to the literature by examining the financial capital structure of emerging market companies in a context of crisis, in addition to using a robust econometric tool - the quantile regression. Key methodological aspects: In this work, the quantile regression was used as an analysis tool, and this technique allowed to observe the impacts of the crisis not only in the average level of indebtedness of companies, but also in its extreme values. Therefore, this work is characterized as descriptive, and the analyzed relations are quantitative. Firms were analyzed in Brazil, Russia, India and China. Summary of key results: The results indicate financing strategies, according to the theories of Pecking Order and Trade-off as regards to the level of debt. Key considerations/conclusions: The survey concluded that firms have different financing strategies even in the same country. Thus, the financial performance of firms would be influenced by economic conditions in the country, as well as the existing debt level in each company.<hr/>RESUMO Objetivo: Verificar os efeitos da crise das hipotecas subprime sobre as empresas com níveis de endividamento diferentes. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O trabalho contribui com a literatura financeira por analisar a estrutura de capital de empresas de países emergentes num contexto de crise, além de utilizar uma robusta ferramenta econométrica - a regressão quantílica. Principais aspectos metodológicos: Neste trabalho, foi utilizada a regressão quantílica como ferramenta de análise. Esta técnica permitiu observar os impactos da crise não apenas no nível médio de endividamento das empresas, mas também em seus valores extremos. Assim sendo, este trabalho se caracteriza como descritivo, e as relações analisadas são de natureza quantitativa. Foram analisadas as empresas listadas nas Bolsas de valores do Brasil, Rússia, Índia, China. Síntese dos principais resultados: Os resultados sinalizaram estratégias de financiamento, segundo as teorias de Pecking Order e Trade-off de acordo com o nível de endividamento. Principais considerações/conclusões: A pesquisa permitiu concluir que as empresas apresentam estratégias de financiamento diferentes, num mesmo país. Assim, o comportamento financeiro das empresas seria influenciado pelas condições econômicas do país, bem como pelo nível de endividamento existente em cada empresa.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprobar los efectos de la crisis de hipotecas de alto riesgo en empresas con diferentes niveles de deuda. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: El estudio contribuye a la literatura mediante el examen de la estructura de capital financiero de las compañías de mercados emergentes en un contexto de crisis, además de utilizar una herramienta robusta econométricos - la regresión cuantil. Principales aspectos metodológicos: En este trabajo se utilizó como herramienta de análisis de regresión cuantil, esta técnica permitió observar los impactos de la crisis no sólo en el nivel medio de endeudamiento de las empresas, sino también en sus valores extremos. Por lo tanto, este trabajo se caracteriza por ser descriptiva y se analizaron las relaciones son cuantitativos. las sociedades cotizadas se analizaron en las bolsas de Brasil de los valores, Rusia, India, China. Síntesis de los principales resultados: Los resultados indican estrategias de financiación, de acuerdo con las teorías de la Jerarquía y Comercio de despegue de acuerdo con el nivel de la deuda. Principales consideraciones/conclusiones: El estudio concluyó que las empresas tienen diferentes estrategias de financiación, en el mismo país. Por lo tanto, los resultados financieros de las empresas se vería influenciada por las condiciones económicas en el país, así como el nivel de deuda existente en cada empresa. <![CDATA[RELAÇÃO ENTRE FOLGA ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO EM EMPRESAS DA BM&FBOVESPA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: The goal of this study is to identify the relationship of absorbed, non-absorbed and potential slack with the innovation of companies of sectors members of the sectoral ranking of innovation in the Brazilian Index of Innovation (IBI) listed in BM&amp;FBovespa. Originality/gap/relevance/implications: Organizational slack and innovation have been objects of study internationally, but still represent a research gap in Brazil. Also there were not identified studies using the intangible asset to measure innovation and the possible relations with the organizational slack measures. This theme can also support the strategic activities of organizations, such as contributing to the creation of competitive advantage. Key methodological aspects: Descriptive research with quantitative approach was carried out using financial data of 208 companies listed in BM&amp;FBovespa classified as innovative according to the Index Brazil of Innovation. Information regarding intangible assets, used as metrics to measure the innovation, was collected from the Notes; and the data to calculate the measures of organizational slack were collected from Economática® database. Summary of key results: In the application of the panel data model, the results demonstrate a significant relationship between organizational slack and innovation. The potential and absorbed slacks impact significantly and positively the innovative process. Non-absorbed slack influences positively, but with relatively smaller impact compared to other measures. Key considerations/conclusions: It is concluded that the results indicate a relationship in greater degree of absorbed and potential slack and to a lesser degree of non-absorbed slack with the innovation of the companies surveyed.<hr/>RESUMO Objetivo: O estudo objetiva identificar a relação da folga absorvida, inabsorvida e potencial com a inovação de empresas de setores membros do ranking setorial de inovação do Índice Brasil de Inovação (IBI) listadas na BM&amp;FBovespa. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A folga organizacional e a inovação têm sido objetos de estudo em âmbito internacional, mas ainda representam uma lacuna de pesquisa no Brasil. Também não foram identificados estudos que utilizaram o ativo intangível para mensurar a inovação e as possíveis relações com as medidas de folga organizacional. Esse tema também pode apoiar as atividades estratégicas das organizações, como contribuir para a criação de vantagem competitiva. Principais aspectos metodológicos: Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada utilizando dados financeiros de 208 empresas listadas na BM&amp;FBovespa classificadas como inovadoras segundo o Índice Brasil de Inovação. As informações relativas aos ativos intangíveis, utilizadas como métricas para medir a inovação, foram extraídas das Notas Explicativas; e os dados para calcular as medidas de folga organizacional foram coletados da base de dados da Economática®. Síntese dos principais resultados: Na aplicação do modelo de dados em painel, os resultados demonstram uma relação significativa entre folga organizacional e inovação. As folgas potencial e absorvida afetam de forma considerável e positiva o processo inovador. Já a folga inabsorvida influencia de maneira positiva, mas com impacto relativamente menor, comparado às demais medidas. Principais considerações/conclusões: Conclui-se que os resultados apontam relação em maior grau da folga absorvida e da potencial e em menor grau da folga inabsorvida com a inovação das empresas pesquisadas.<hr/>RESUMEN Objetivo: El objetivo de este estudio es identificar la relación de la holgura absorbida, no absorbida y potencial con la innovación de las empresas de los sectores miembros de la clasificación sectorial de la innovación en el Índice Brasileño de Innovación (IBI) que figuran en la BM&amp;FBovespa. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: La holgura organizacional y la innovación han sido objetos de estudio a nivel internacional, pero aún representan una brecha de investigación en Brasil. También no fueron identificados estudios utilizando el activo intangible para medir la innovación y las posibles relaciones con las medidas de holgura organizacional. Este tema también puede apoyar las actividades estratégicas de las organizaciones, tales como contribuir a la creación de una ventaja competitiva. Principales aspectos metodológicos: La investigación descriptiva con enfoque cuantitativo se realizó con los datos financieros de las 208 empresas que figuran en la BM&amp;FBovespa clasificadas como innovadoras según el Índice de Innovación Brasil. La información relativa a los activos intangibles, utilizados como indicadores para medir la innovación, fueron extraídos de las Notas Explicativas; y los datos para calcular las medidas de holgura organizacional se recogieron de la base de datos Economatica®. Síntesis de los principales resultados: En la aplicación del modelo de datos de panel, los resultados demuestran una relación significativa entre holgura organizacional y innovación. El holguras potencial y absorbida impactaron de manera significativa y positivamente el proceso innovador. Ya la holgura no absorbida influencia de una manera positiva, pero con un impacto relativamente menor en comparación con las otras medidas. Principales consideraciones/conclusiones: Se concluye que los resultados apuntan una relación en mayor grado de holgura absorbida y potencial y en menor grado de holgura no absorbida con la innovación de las empresas encuestadas. <![CDATA[COORDENAÇÃO DAS AÇÕES CONJUNTAS NO APL DE VESTUÁRIO DE MURIAÉ-MG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300158&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: It sought to understand the coordination of the local production arrangement (LPA), especifically clothing production in the City of Muriaé, MG-Brazil. Originality/gap/relevance/implications: This study proposes the analytical model for comprehending how coordinating happens, as well as indicate relations between the elements that compose it, and the implications for the way in which these elements are manifested in a LPA context. It consists in an advance for understanding governance in LPA. We suggest means for systematizing the coordination of joint actions and mitigating challenges regarding means of production and means of coordinating. Key methodological aspects: A qualitative/descriptive research was performed, whose data was gathered through documents and partially structured interviews, conducted with twenty agents of said LPAs. The data was processed through NVivo® software and categorized by the content analysis technique. Summary of key results: It was found that the coordination is characterized by low levels of formality, integration and participation of the business representatives, management structure made of some entities and average integration and participation levels of the business representatives' part. Results that support other studies developed about the practice. Key considerations/conclusions: It was identified factors that allow us to grasp the complex reality and dynamics of a LPA, as well as criteria for systematizing and comprehending how coordination happens and pointing out its implication in the development [of local business]. Out of strategies devised, it will be possible to direct the activities of coordinators from others LPAs, fostering local business development.<hr/>RESUMO Objetivo: Buscou-se compreender a coordenação do arranjo produtivo local (APL) de vestuário de Muriaé, MG-Brasil. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Este estudo contribui ao propor o modelo analítico para compreender a coordenação, bem como ao apontar relações entre os elementos que a compõem e as implicações quanto à forma como tais elementos se manifestam no contexto do APL. Consiste num avanço quanto à compreensão da governança em APL, pois foram ofertados meios para sistematizar a coordenação de ações conjuntas e mitigar desafios relativos à definição de formas de cooperação e meios de coordenação. Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa qualitativa/descritiva, cujos dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com vinte representantes de atores do referido APL. Os dados foram processados por meio do software NVivo® e categorizados por meio da técnica de análise de conteúdo. Síntese dos principais resultados: Constatou-se que a coordenação é caracterizada por baixos níveis de formalidade e de integração e participação dos representantes das empresas, estrutura de gestão formada por algumas entidades e níveis médios de integração e participação dos representantes das entidades. Resultados que suportam outros estudos desenvolvidos sobre a temática. Principais considerações/conclusões: Foram identificados fatores que permitiram abarcar a realidade complexa e dinâmica de um APL bem como critérios para sistematizar e compreender como ocorre a coordenação e apontar suas implicações no desenvolvimento. A partir das estratégias identificadas, será possível direcionar a atuação dos coordenadores de outros APLs no fomento do desenvolvimento empresarial e local.<hr/>RESUMEN Objetivo: Se bucó comprender la coordinación del Arreglo Productivo Local (APL) de Vestimenta de Muriaé, MG-Brasil. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: Este estudio contribuye proponiendo el modelo analítico para comprender la coordinación tanto como las relaciones entre los elementos que lo componen y las implicaciones para la forma en que estos elementos se manifiestan en el contexto APL. Es un gran avance como la comprensión de la gobernabilidad en LPA, porque fueron ofrecidos medios para sistematizar la coordinación de acciones conjuntas y mitigar desafíos relacionados com la definición de formas de cooperación y coordinación. Principales aspectos metodológicos: Fue realizada un estudio cualitativo/descriptivo, con datos colectados a través de investigación documental y entrevista semiestructurada con veinte representantes de actores de los dichos APL. Los datos fueron procesados ​​mediante el software NVivo® y categorizados por la técnica de análisis de contenido. Síntesis de los principales resultados: Se constató así que la coordinación se caracteriza por bajos niveles de formalidad, integración y participación de los representantes de las empresas, estructura de gestión formada por algunas entidades y niveles medios de integración y participación de representantes de las entidades. Resultados que apoyan otras investigaciones realizadas sobre el tema. Principales consideraciones/conclusiones: Fueron identificados factores que permitieron abarcar la realidad compleja y dinámica de un APL, bien como criterios para sistematizar y comprender cómo es la coordinación y sus implicaciones en el desarrollo local. De las estrategias estrategias identificadas será posible dirigir la actuación de los coordinadores de otros APLs en el fomento del desarrollo empresarial y local. <![CDATA[MARKETING VERDE COMO MEDIADOR ENTRE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000300183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Purpose: The study aims to explore and describe the mediation of green marketing in the relationship between supply chain management and corporate performance. Originality/gap/relevance/implications: The prior intention was to fill an epistemological gap about green marketing. The presence of green marketing in regression decreases the magnitude of the relationship between supply chain management and performance in Brazilian construction companies. Key methodological aspects: The study was carried out using quantitative method with exploratory and descriptive purposes. An exploratory research was conducted through in-depth interviews with ten managers working in the construction business. A descriptive survey involved the application of a questionnaire answered by a sample of 133 respondents. Data was analyzed using descriptive statistics, linear regression and structural equation modeling. Summary of key results: Data showed that green marketing mediates, in part, the relationship between supply chain management and corporate performance. Key considerations/conclusions: As theoretical implications, the study reinforces positive correlations between the constructs used in the surveyed sector. It resorted to models previously developed that, combined, could be reproduced or falsified, in order to obtain, finally, convergent measurement models. As a practical application, it identified the involvement of employees in environmental issues, missions and visions with explicit statements on energy and water saving and green marketing initiatives to improve the corporate image, such as obtaining environmental certifications. In conclusion, it appears that the civil construction companies have room to improve the communication and image to stimulate both the supply and consumption of green products.<hr/>RESUMO Objetivo: O estudo visa a explorar e descrever a mediação do marketing verde na relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Pretendeu-se preencher uma lacuna de natureza epistemológica sobre o marketing verde, constatando-se que este, por estar presente na regressão, diminui a magnitude do relacionamento entre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho nas empresas da construção civil brasileira. Principais aspectos metodológicos: Utilizou-se o método quantitativo de natureza exploratória e descritiva. Do estudo exploratório participaram dez gestores. No descritivo, precedido de pré-testes junto a três especialistas, contou-se com uma amostra de 133 respondentes. Os dados foram tratados por técnicas de estatística descritiva, análise fatorial, regressão linear múltipla e modelagem em equações estruturais. Síntese dos principais resultados: Os dados evidenciaram que o marketing verde medeia, parcialmente, a relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho das empresas. Principais considerações/conclusões: Como implicações teóricas, o estudo reforça correlações positivas entre os constructos utilizados no setor pesquisado. Recorreu-se a modelos previamente desenvolvidos que, combinados, poderiam ser reproduzidos ou falseados, para no final se obter modelos de mensuração convergentes. Como aplicação prática, identificou-se o envolvimento de funcionários em temas ambientais, missões e visões com declarações explícitas sobre economizar energia e água e ações de marketing verde para melhoria da imagem corporativa, como a obtenção de certificações ambientais. Como conclusão, verifica-se que as empresas da construção civil têm espaço para melhorar a comunicação e a imagem para estimular tanto os suprimentos como o consumo de produtos verdes.<hr/>RESUMEN Objetivo: El estudio tiene como objetivo explorar y describir la mediación de marketing verde en la relación entre la gestión de la cadena de suministro y el rendimiento empresarial. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: se tenía intención de llenar un vacío epistemológico sobre el marketing verde. La presencia de marketing verde en la regresión Disminuye la magnitud de la relación entre la administración y rendimiento de la cadena de suministro en empresas constructoras brasileñas. Principales aspectos metodológicos: Se utilizó el método cuantitativo de carácter exploratorio y descriptivo. El estudio exploratorio se llevó a cabo con 10 gerentes. El estudio descriptivo, precedido por pruebas previas con tres expertos, se hizo a través de una muestra de 133 participantes. Los datos se analizaron mediante técnicas de estadística descriptiva, regresión lineal múltiple y modelos de ecuaciones estructurales. Síntesis de los principales resultados: Los datos indican que marketing verde media, en parte, la relación entre la gestión de la cadena de suministro y el rendimiento empresarial. Principales consideraciones/conclusiones: Como implicaciones teóricas, el estudio refuerza correlaciones positivas entre las construcciones utilizadas en el sector observado. Recurrido a modelos desarrollados previamente que, en conjunto, podrían ser reproducidos o falsificado, el fin de obtener modelos de medición convergentes. Como aplicación práctica, se identificó la implicación de los trabajadores en temas ambientales, misiones y visiones con las declaraciones explícitas sobre la energía y el ahorro de agua y de las iniciativas de marketing verde para mejorar la imagen corporativa, tales como la obtención de certificaciones ambientales. En conclusión, parece que las empresas de construcción civil tienen espacio para mejorar la comunicación y la imagen de estimular tanto la oferta y el consumo de productos ecológicos.