Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120090002&lang= vol. 10 num. 2 lang. <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200001&lng=&nrm=iso&tlng= <![CDATA[<b>How did you like it?</b> <b>Comparing hedonic shopping value of purchases made at different types of retailers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200002&lng=&nrm=iso&tlng= Este estudo compara, por meio de três pesquisas distintas, o valor hedônico de compras feitas em diferentes tipos de varejistas. Na primeira pesquisa, comparou-se o valor hedônico de compras feitas em lojas eletrônicas e lojas tradicionais; na segunda, foram comparados os valores hedônicos de compras feitas em shopping centers de diferentes tamanhos; e na última comparou-se o valor hedônico de compras feitas em lojas de especialidade e superlojas. De forma geral, a conclusão é que o valor hedônico não pode ser atribuído a classes específicas de varejistas, uma vez que os efeitos principais, quando presentes, foram pouco significativos. Sugere-se que futuros estudos concentrem-se em determinadas características dos varejistas e na interação destas características com características individuais na criação do valor hedônico.<hr/>This study compares, in three distinct studies, the hedonic value of purchases made at different retail merchants. In the first study it is compared the hedonic shopping value of purchases made at e-stores and brick-and-mortar merchants; the second compares large and small malls, and the third compares specialty stores and superstores. In general, the conclusion is that hedonic shopping value cannot be attributed to specific merchant classes since the main effects, whenever present, were of little significance. It is suggested that future studies should focus on looking into specific retail merchant characteristics and how they interact with individual characteristics in the creation of hedonic value. <![CDATA[<b>Analysis of implantation process of enterprise sustainability rules</b>: <b>study of case in the beef agro industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200003&lng=&nrm=iso&tlng= O trabalho tem como objetivo analisar como é o processo de adequação da agroindústria às normas internacionalmente reconhecidas de sustentabilidade (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000). Para tanto, foi estudado um frigorífico exportador de carne bovina no Estado de Mato Grosso do Sul. Observou-se que o processo de implantação das normas de sustentabilidade foi realizado por meio do cumprimento dos requisitos normativos exigidos para a certificação, a partir do desenvolvimento de programas socioambientais, mudando culturalmente as ações da organização e dos colaboradores em termos mais sustentáveis.<hr/>This work intends to analyze the implantation process of internationally recognized rules of sustainability (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000). An exporting slaughter house in the state of Mato Grosso do Sul was studied for the case. As a result it was noticed that the rules for implantation process of sustainability fulfilled the rule requirements demanded for certification, culturally modifying organization and collaborators actions towards the sustainable awareness. <![CDATA[<b>Analysis of operational risk disclosure level according to recommendations of Basel committee</b>: <b>a study in Brazilian and foreign banks</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200004&lng=&nrm=iso&tlng= Este estudo buscou verificar os níveis de divulgação do risco operacional de 24 bancos do país e de 9 do exterior, segundo recomendações do Comitê da Basiléia, em 31 de dezembro de 2003 e 31 de dezembro de 2004. Realizaram-se revisão teórica e pesquisa documental, com o propósito de analisar o conteúdo de relatórios anuais e outros instrumentos de divulgação. A amostra baseou-se no relatório "50 maiores bancos" do Banco Central do Brasil. A análise empregou 9 categorias e 18 subcategorias baseadas em recomendações do Comitê, na revisão teórica e em pesquisa exploratória em que se coletou opinião de profissionais relativa às categorias e subcategorias. Aplicaram-se testes não paramétricos. Constatou-se que os níveis de divulgação de bancos do país e do exterior em 2003 foram, respectivamente, 17,13% e 77,78%, e em 2004, 24,31% e 81,48%. Os testes indicaram que os bancos do exterior divulgaram mais subcategorias e que a quantidade de subcategorias divulgadas pelos dois grupos de bancos aumentou em 2004.<hr/>This paper examines the operational risk disclosure levels of 24 brazilian banks and 9 foreign banks based on the Basel Committee recommendations. The information is taken from 2003 and 2004 annual reports and other disclosure instruments. The sample is based on Central Bank of Brazil's Report "50 maiores bancos". It was used an analysis framework of 9 categories and 18 subcategories, based on the Pillar 3 of Basel II, in the "Sound Practices for the Management and Supervision of Operational Risk", in the theoretical review and in a research in which were considered professionals opinions about the categories and subcategories. Non-parametric tests were used. The results showed that the disclosure levels for brazilian and foreign banks, respectively, were of 17.13% and 77.78% in 2003, and 24.31% and 81.48% in 2004. The non-parametric tests showed that foreign banks disclosed more than brazilian banks, and both increased their disclosure levels in 2004. <![CDATA[<b>Case study about environmental costs</b>: <b>emphasis on the methodologies procedures</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200005&lng=&nrm=iso&tlng= A estratégia de pesquisa estudo de caso, embora muito criticada, é escolhida por um grande número de pesquisadores, com teses, dissertações e artigos publicados sobre diferentes aspectos nas ciências sociais. As investigações sobre custos ambientais têm demonstrado áreas que estão em contínuo desenvolvimento, como a mensuração, necessidade de registro, controle e gerenciamento, por exemplo. O objetivo deste artigo é analisar os estudos de caso que abordaram a identificação e mensuração dos custos ambientais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, e, quanto aos procedimentos metodológicos, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das contribuições acadêmicas de 34 teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação reconhecidos e credenciados pela Capes. Os resultados da pesquisa revelaram que os procedimentos metodológicos mais utilizados para coleta de dados foram entrevistas, pesquisa documental e aplicação de questionário. A maior parte dos trabalhos analisados não estabeleceu uma relação entre os resultados obtidos com o referencial teórico citado.<hr/>The research strategy case study, even so very criticized, is chosen by a great number of researchers, with thesis, dissertations and articles published on different aspects in social sciences. The inquiries on ambient costs have demonstrated areas that are in continuous development, as the measurement, necessity of register, have controlled and management, for example. The objective of this article is to analyze the case studies that had approached the identification and measurement of the environmental costs. The Methodologies procedures used in this descriptive study were the bibliographical research, documentary and content analysis of the academic contributions, that is, 34 thesis and dissertations defended in recognized and credential programs of after-graduation for the Capes. It was founded that the used methodologies procedures more for collection of data had been interviews, documentary research and application of questionnaire. Most of the analyzed works did not establish a relation between the results gotten with the theoretical cited. <![CDATA[<b>The strategies of micro company and their periods of computerization</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200006&lng=&nrm=iso&tlng= Usualmente, os estudos relacionados à estratégia organizacional verificam como os comportamentos estratégicos (MILES; SNOW, 1978) são abordados pelas organizações. Este trabalho contrapõe tais comportamentos aos estágios de informatização detectados, visando à possibilidade de o comportamento estratégico da empresa influenciar ou não sua percepção da tecnologia da informação (TI). A determinação do estágio de informatização em que as empresas desta pesquisa se encontravam foi embasada nos processos de absorção da TI, elaborados por Nolan (1979), nos quais se detectou predominância de abstenções (não uso) e estágios mais avançados (controle), desmistificando a fase de iniciação como proeminente. O comportamento estratégico predominante detectado foi o defensivo. Com base nos elementos diagnosticados (estágio e comportamento), verificou-se a correlação entre eles por meio de um teste ANOVA, que indicou, de forma conclusiva, a existência dessa dependência nas variáveis envolvidas, resultando que as empresas pesquisadas podem estar utilizando a informatização como uma ferramenta estratégica.<hr/>The studies related to organizational strategy usually verify how the strategic types (MILES; SNOWS, 1978) are approached by the organizations. This paper puts such behaviors against the computerization phases that were detected aiming at the strategic types of the company to influence may or may not influence their perception of the information technology (IT). The determination of the computerization phase in wich the companies were was based on the absorption process of IT in the company, elaborated by Nolan (1979), in which the predominance of abstentions (non-used) and more advanced phases (control) was noticied, demystifying the initiation phase as prominent. The dominant strategic type detected was the defensive one. Based on the elements that were diagnosed (phase and behavior), the correlation between them was checked by means of an ANOVA test, which indicated the existence of this dependence in the variables involved in a conclusive way, resulting that the companies that were part of the research may be using the computerization as a strategic tool. <![CDATA[<b>Knowledge Management of Clients Complaints in Call Centers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200007&lng=&nrm=iso&tlng= Com o objetivo de atender às solicitações de clientes, os call centers são vistos como ferramentas tecnológicas, ampliando seu escopo em relação à interação com eles. Dentre o conjunto de solicitações demandadas pelos clientes, inserem-se os cadastramentos, as sugestões e as críticas. Neste estudo, comparou-se a visão das gerências com a dos atendentes sobre gestão do conhecimento, com o propósito de identificar se ela é permeada pela equipe ou apenas uma intenção das gerências. Para delimitar o objeto de avaliação, foi escolhida a atividade relativa à solução de reclamações feitas aos call centers. Para isso, aplicou-se em cinco empresas um questionário baseado no modelo de avaliação proposto por Bukowitz e Williams (2002). Os resultados revelaram a presença de desconexão entre a visão da gerência e a do atendente sobre a gestão do conhecimento quanto ao processo de solução de reclamações dos clientes que acessam os call centers.<hr/>Aiming at attending client requests call centers are understood as technological tools that enlarge interactions with clients. Among the set of demanded requests like cadastre, suggestions, criticisms, the most probable is related to product and service complaints. The objective of this study is to verify if the solution of complaints, made by call centers, is based on knowledge management. Managers and attendants visions have been compared with the objective to identify if knowledge management is permeated through the team or knowledge management is only an intention of managers. A questionnaire based on Bukowitz and Williams (2002) has been applied. Five companies have been searched. The results have been revealed that knowledge management needs to be improved in call centers and there is a certain gap between managers and attendants visions about knowledge management. <![CDATA[<b>A teaching methodology of applied formal logic in social sciences courses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008&lng=&nrm=iso&tlng= O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.<hr/>The use of new technologies in so many sectors changed the way of how economic activities are done. Because of this transformation, pedagogical processes of Social Sciences and Applied Social Sciences courses need deep attention and must restructured. Since this is not an easy task, educator and undergraduate programs' coordinators sometimes become insecure. This paper presents a teaching methodology of basic Applied Formal Logic that, if properly used, can assist professors to better deal with new technologies and help them to reduce their uncertainty. Once this methodology can be applied in the solution of different real problems, it can be useful teaching basic concepts of Applied Logic, traditionally present in Computer Science courses. It provides a steady theoretical formation, enhances the development of logical and formal reasoning and practical abilities. This methodology has been used and tested in undergraduate courses in Schools of Business Administration and Economics. This experience contributed to construct new paradigm of technology education.