Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120120001&lang= vol. 13 num. 1 lang. <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100001&lng=&nrm=iso&tlng= <![CDATA[<b>Situated learning, participation and legitimacy in the work practices</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100002&lng=&nrm=iso&tlng= O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar o processo de aprendizagem situada a partir da participação e legitimidade nas práticas dos grupos de trabalho da Dublin Irish Pub. O arcabouço teórico envolve a aprendizagem situada, aprofundada junto com o estudo da participação periférica legitimada e diferentes níveis de participação nas práticas de trabalho dos grupos de trabalho. Com base no método qualitativo básico, a coleta de dados ocorreu por observação direta, diário de campo, entrevistas em profundidade. O período de observação de seis meses totalizou 32 idas a campo e oito entrevistas realizadas na empresa estudada. Assim, por meio da análise interpretativista, as informações da pesquisa permitem elucidar de que maneira a participação e legitimidade nas práticas de trabalho podem auxiliar na aprendizagem. Entre os resultados encontrados no estudo, destacam-se as formas de aprendizagem situada que surgiram em três grupos: garçons, barmen e cozinha. Descrevendo de forma analítica o engajamento e participação dos aprendizes nas práticas de trabalho e nas comunidades de prática, argumenta-se, com base neste trabalho, que esse processo de atuação nas comunidades de prática passa pela fase inicial de participação periférica legitimada, já que, a partir do engajamento e da atuação com os mais experientes, desenvolve-se a aprendizagem. Além disso, os ganhos de legitimidade e pertencimento são elementos relevantes no processo de aprendizagem, e pode-se identificar que o processo de aprendizagem situada não ocorre somente em comunidades de prática e que o pertencimento e a participação periférica legitimada são características a serem fomentadas nas organizações. A partir da negociação e renegociação de significados, pelo estabelecimento de relacionamentos sociais e comunidades de prática, cria-se um sistema por meio do qual os modos de ver, interpretar, compreender e praticar se constituem e são compartilhados.<hr/>This study aims to identify and analyze the process of situated learning considering the participation and legitimacy in the practice of working groups of the Dublin Irish Pub. The theoretical framework involves the situated learning, together with the study of the legitimate peripheral participation and different levels of participation in the work practices of the working groups. We adopted the basic qualitative method, which aims to understand the meanings constructed by people. The data was collected using direct observation, field diary, interviews. The observation period of six months included thirty-two field trips and eight interviews. Thus, through interpretive analysis, the information elucidated how the legitimacy and participation in work practices can assist in learning. Among the findings in the study, we explain forms of collective learning that have emerged and established differences in the learning process situated in three working groups: waiters; bartenders, kitchen. Describing analytically the engagement and participation of learners in work practices and communities of practice, it is argued from this work that this process of acting on communities of practice involves the initial phase of legitimate peripheral participation, engagement and performance with the most experienced develops learning. Thus, legitimacy and belonging are important elements in the learning process. The process of situated learning occurs not only in communities of practice. It is relevant to observe that the membership as well as legitimate peripheral participation are features to be highlighted in organizations. With the negotiation and renegotiation of meanings, establishment of social relationships and communities of practice, it is developed a system which the ways of seeing, interpreting, understanding, practicing, are constituted and shared.<hr/>Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar el proceso de aprendizaje situada considerando la participación y la legitimidad en la práctica de grupos de trabajo del Dublin Irish Pub. El enfoque teórico consiste en la aprendizaje situada, junto con el estudio detallado de la participación periférica legítima y diferentes niveles de participación en las prácticas de trabajo de los grupos de trabajo. Hemos adoptado el método de base cualitativa. Los datos fueron recolectados por observación directa, diario de campo, entrevistas. En el período de observación de seis meses fueran treinta y dos viajes para la pesquisa de campo y ocho entrevistas en la empresa estudiada. Así, la información de la encuesta permite dilucidar cómo la legitimidad y la participación en las prácticas de trabajo pueden ayudar en el aprendizaje. Entre las conclusiones del estudio fueran identificadas e analisadas las formas de aprendizaje colectiva que han surgido y se estableció diferencias en el proceso de aprendizaje situado en tres grupos de trabajo: camareros, barmans y cocina. Al describir analíticamente el compromiso y la participación de las personas en prácticas de trabajo y comunidades de práctica, se argumenta a partir de este trabajo que en el proceso que pasa por la fase inicial de la participación periférica legítima, compromiso y rendimiento con los más experimentados se desarrolla el aprendizaje. Además, legitimidad y pertenencia son elementos importantes en el proceso de aprendizaje y puede identificar que el proceso de aprendizaje situada no sólo ocurre en las comunidades de práctica. Hay que destacar el sentimiento de pertenencia y la participación periférica legítima como características que se debe potenciar en las organizaciones. Con la negociación y renegociación de significados, el establecimiento de las relaciones sociales y de comunidades de práctica, se crea un sistema por el cual las formas de ver, interpretar, comprender, practicar, se constituyen y son compartidos. <![CDATA[<b>Teaching-learning critical perspective</b>: <b>tales of an experiment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100003&lng=&nrm=iso&tlng= Com este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas também tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada "Reflexões Críticas em Administração", a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo "críticas" era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas, tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas também da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características, abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Entretanto, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais - inclusive dos processos de ensino-aprendizagem - que envolviam esses atores.<hr/>With the present article we intend to provide a collective reflection about a teaching-learning experience, from a critical perspective, for a stricto sensu postgraduate course in Administration. The interest is not, however, just to report an experience, but also to try to learn from this process, contributing for new editions of the discipline. Based on the research-action method, in this article, we already reveal daily issues in the teaching-learning process of the discipline entitled "Critical Reflections on Administration", from the views and experiences of five female Professors of the Administration course. The use of the term "critical" was, in our view, a more effective alternative at that time to encompass the diversity of conceptions, experiences and theoretical and methodological anchors that characterized the identity of the group of teachers. As a theoretical framework, we emphasized elements that are common in many current debate on critical perspectives, such as the complexity of social phenomena, the question of autonomy and the importance of creativity. We adopted, therefore, a critical thinking not only in the content of the course, but also in the way it would be constructed and socialized. This was coherent with the proposal of the epistemology of complexity. In the discipline, we worked with master and doctorate students through theoretical and methodological incursions on specific themes. By the end, there were produced differentiated work involving discussed themes from the optics of each student-author group. Yet the richness of the process and its obstacles cannot only be evaluated basing on results or produced work. The use of periodic evaluations produced by students and Professors helped building the social relations configuration - including the teaching-learning processes - which involved these actors.<hr/>Con este artículo, tenemos como objetivo presentar una reflexión colectiva sobre una experiencia enseñanza-aprendizaje, partiendo de una perspectiva crítica, para una carrera de postgrado stricto sensu en Administración. El interés no es apenas relatar una investigación, sino también intentar aprender con este proceso, contribuyendo, incluso, para otras ediciones de la disciplina. Con base em el método de la investigación-acción, en este artículo revelamoslos percances cotidianos em el proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina titulada "Reflexiones Críticas Empresariales", a partir de las visiones y experiencias de cinco profesoras de la carrera de Administración. El uso del término "crítica" fue en nuestra opinión la alternativa más eficaz en aquél momento para abarcar la diversidad de opiniones, experiencias y metodología de anclajes teóricos que caracterizaban la identidad del grupo de profesores. Como soporte teórico, subrayamos los elementos que son comunes en muchos de los actuales debates sobre las perspectivas críticas, tales como la complejidad de los fenómenos sociales, la cuestión de la autonomía y la importancia de la creatividad. Tratamos, por lo tanto, de pensar en una perspectiva crítica no sólo con referencia a los contenidos, sino también en la manera de como serian construidos y socializados. Esto estaría coherente con la propuesta de la epistemología de la complejidad. En la disciplina, trabajamos con estudiantes de maestría y doutorado por medio de incursiones teórico metodológicas en temas específicos. Al final, fueram producidos trabajos con resultados diferenciados abordando los temas debatidos apartir de la visión de cada grupo de estudiante-autores, sin embargo, la riqueza del proceso y sus obstáculos no pueden ser evaluados apenas con la base en los resultados o trabajos producidos. La utilización de evaluaciones periódicas producidas por estudiantes y profesoras ayudó a construir la configuración de las relaciones sociales, incluso de los procesos enseñanza aprendízaje que envolvían estos actores. <![CDATA[<b>Artificial neural networks in inflation prediction</b>: <b>application like analysis tool for financial decisions at small organizations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100004&lng=&nrm=iso&tlng= As estimações das taxas de inflação são de fundamental importância para os gestores, pois as decisões de investimento estão intimamente ligadas a elas. Contudo, o comportamento inflacionário tende a ser não linear e até mesmo caótico, tornando difícil a sua correta estimação. Essa característica do fenômeno pode tornar imprecisos os modelos mais simples de previsão, acessíveis às pequenas organizações, uma vez que muitos deles necessitam de grandes manipulações de dados e/ou softwares especializados. O presente artigo tem por objetivo avaliar, por meio de análise formal estatística, a eficácia das redes neurais artificiais (RNA) na previsão da inflação, dentro da realidade de organizações de pequeno porte. As RNA são ferramentas adequadas para mensurar os fenômenos inflacionários, por se tratar de aproximações de funções polinomiais, capazes de lidar com fenômenos não lineares. Para esse processo, foram selecionados três modelos básicos de redes neurais artificiais Multi Layer Perceptron, passíveis de implementação a partir de planilhas eletrônicas de código aberto. Os três modelos foram testados a partir de um conjunto de variáveis independentes sugeridas por Bresser-Pereira e Nakano (1984), com defasagem de um, seis e doze meses. Para tal, foram utilizados testes de Wilcoxon, coeficiente de determinação R² e o percentual de erro médio dos modelos. O conjunto de dados foi dividido em dois, sendo um grupo usado para treinamento das redes neurais artificiais, enquanto outro grupo era utilizado para verificar a capacidade de predição dos modelos e sua capacidade de generalização. Com isso, o trabalho concluiu que determinados modelos de redes neurais artificiais têm uma razoável capacidade de predição da inflação no curto prazo e se constituem em uma alternativa razoável para esse tipo de mensuração.<hr/>Estimation of inflation rates is crucial for managers, because investment decisions are closely linked to them. However, the behavior of inflation tends to be nonlinear and even chaotic, making it difficult to be estimated. This characteristic may become simplest models, accessible for small organizations, inaccurate to forecasting the phenomenon, since many of these require large data manipulations and/or specialized software. This article aims to evaluate, through formal statistical analysis, the effectiveness of artificial neural networks in inflation forecasting at small organizations reality. ANNs are appropriated tools to measure the phenomena of inflation, as they are approximations of polynomial functions, capable of dealing with nonlinear phenomena. This article selected three basic models of Multi Layer Perceptron artificial neural networks, simple enough to be implemented whit open source spreadsheets. These three models were tested from a set of independent variables suggested by Bresser-Pereira and Nakano (1984), with a lag of one, six and twelve months. For that were used Wilcoxon test, coefficient of determination R² and the average percent error of tested models. Data set was divided into two, one group used for artificial neural networks training and another group used to verify models predictive ability and their ability to generalize. This work concluded that certain models of artificial neural networks have a reasonable ability to predict inflation in the short run and constitute a reasonable alternative for this type of measurement.<hr/>Las estimaciones de las tasas de inflación son cruciales para directivos ya que las decisiones de inversión están estrechamente vinculadas a ellas. Sin embargo, el comportamiento de la inflación tiende a ser no lineal e incluso caótico, lo que dificulta la correcta estimación. Esta característica del fenómeno puede hacer inexactos los modelos más simples para el pronóstico, accesible a las pequeñas organizaciones, ya que muchos de estos requieren manipulaciones de datos grandes y/o software especializado. Este artículo tiene como objetivo evaluar, mediante un análisis estadístico formal, la eficacia de las redes neuronales artificiales en el pronóstico de la inflación, dentro de la realidad de las pequeñas organizaciones. Las RNA son herramientas adecuadas para medir el fenómeno de la inflación, ya que son aproximaciones de funciones polinómicas, capaz de hacer frente a fenómenos no lineales. Para este proceso fueron seleccionados tres modelos básicos de las redes neuronales artificiales Multi Layer Perceptron, aplicables desde la fuente de las hojas de cálculo de código abierto. Los tres modelos fueron probados a partir de un conjunto de variables independientes sugerido por Bresser-Pereira y Nakano (1984), con retraso de un, seis y doce meses. Para este fin, se utilizaron las pruebas de Wilcoxon, coeficiente de determinación R² y el porcentaje medio de error de los modelos. El conjunto de datos se dividió en dos, siendo uno de los grupos utilizado para la formación de redes neuronales artificiales, mientras que otro grupo se utilizó para verificar la capacidad predictiva de los modelos y su capacidad de generalización. Con esto, el trabajo concluyó que ciertos modelos de redes neuronales artificiales tienen una capacidad razonable para predecir la inflación en el corto plazo y constituyen una alternativa razonable para este tipo de medición. <![CDATA[<b>Diversification's effect on firms listed in the Brazilian exchange</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100005&lng=&nrm=iso&tlng= Neste trabalho, verificam-se evidências de que a diversificação e o valor das empresas são negativamente relacionados. O trabalho segue a metodologia utilizada por Lang e Stulz (1994) e tem como objetivo determinar se o valor de mercado das firmas brasileiras é correlacionado com seu grau de diversificação de seus negócios ou de sua carteira de negócios. Os resultados indicam que a relação negativa é observada para diferentes métricas de diversificação e se mantém mesmo quando se controla o efeito de outras variáveis conhecidas por influenciar o valor das empresas, a saber: investimentos, endividamento, rentabilidade e tamanho da empresa. Além disso, assim como empresas especializadas, as empresas pouco e altamente diversificadas também possuem um valor elevado, medido pelo Q de Tobin. Por fim, dois resultados novos trazidos por este trabalho são o indício de que a diversificação em segmentos mais relacionados apresenta um efeito menos negativo do que a diversificação em segmentos distintos e o fato de a correlação da diversificação com o valor da empresa ser positiva em tempos de crise econômica. A implicação desse resultado é que as empresas que não têm um posicionamento claro em relação à decisão de diversificação tendem a ter um desempenho pior que as demais e que, em momento de crise, as empresas mais diversificadas possuem um fluxo de rendimentos de menor risco. A limitação do trabalho é o fato de que a análise pode ter sido prejudicada porque a maioria das empresas brasileiras atua em segmentos extremamente relacionados. Isso pôde ser observado pela altíssima média do índice Herfindahl, ainda que ajustado para considerar apenas segmentos não correlacionados.<hr/>This work provides evidence on how negative correlated is diversification and enterprise value. Following Lang and Stulz (1994) methodology, our aim is to verify the correlation between firms' market value and diversification strategies. The negative relationship is observed for different measures of diversification and holds even if we control the effect of other variables known to be value drivers as investment, debt, profit and firm size. The results indicate that, as the focused companies, the highly diversified ones have also a greater value than the others. Finally, the contribution of this paper is that the negative diversification falls when it appears in more related segments and the effect of diversification on the enterprise value begins to be positive if we consider only the years of crises in our sample. We distinguished two consequences: non defined diversification strategies mean the worst performance and crisis mean better performance by diluting the risks impact. The study has some limitations because most of the Brazilian firms deal with highly correlated business portfolio.<hr/>Este trabajo proporciona evidencia en cómo es negativo correlacionado es valor de la diversificación y de la empresa. Seguimos la metodología de Lang y Stulz (1994) y nuestro objetivo es verificar la correlación entre valor de mercado de las empresas y las estrategias de diversificación. La relación negativa se observa para diversas medidas de diversificación y se sostiene incluso si controlamos el efecto de otras variables sabidas para ser conductores del valor como el tamaño, la deuda, la ganancia y la inversión. Los resultados indican que las compañías altamente diversificadas tienen un mayor valor. Finalmente, la contribución de este trabajo es que el negativo efecto de la diversificación es menor cuando en empresas de segmentos más relacionados y el efecto de la diversificación sobre el valor de la empresa comienza a ser positivo si consideramos solamente los años de crisis en nuestra muestra. Distinguimos dos consecuencias: cuando no se definen las estrategias de diversificación significa el peor desempeño de las empresas y la crisis significa un mejor rendimiento al diluir el impacto de los riesgos. El estudio tiene algunas limitaciones ya que la mayoría de las empresas brasileñas presentaron portafolio de negocios altamente correlacionados. <![CDATA[<b>Coskewness, cokurtosis and stock rates of return</b>: <b>a panel data analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100006&lng=&nrm=iso&tlng= Modelos de apreçamento de ativos têm sido um tema sob constante investigação em finanças. Desde o capital asset pricing model (CAPM) proposto por Sharpe (1964), tais modelos relacionam, geralmente de maneira linear, a taxa de retorno esperada de um ativo ou carteira de ativos com fatores de risco sistêmico. Esta pesquisa apresenta um teste de um modelo de apreçamento, com dados brasileiros, introduzindo em sua formulação fatores de risco baseados em comomentos estatísticos. O modelo proposto é uma extensão do CAPM original acrescido da coassimetria e da cocurtose entre as taxas de retorno das ações das empresas que compõem a amostra e as taxas de retorno da carteira de mercado. Os efeitos de outras variáveis, como o valor de mercado sobre valor contábil, a alavancagem financeira e um índice de negociabilidade em bolsa, serviram de variáveis de controle. A amostra foi composta de 179 empresas brasileiras não financeiras negociadas na BM&FBovespa e com dados disponíveis entre os anos de 2003 a 2007. A metodologia consistiu em calcular os momentos sistêmicos anuais a partir de taxas de retornos semanais e em seguida testá-los em um modelo de apreçamento, a fim de verificar se há um prêmio pelo risco associado a cada uma dessas medidas de risco. Foi empregada a técnica de análise de dados em painel, estimada pelo método dos momentos generalizado (GMM). O emprego do GMM visa lidar com potenciais problemas de determinação simultânea e endogeneidade nos dados, evitando a ocorrência de viés nas estimações. Os resultados das estimações mostram que a relação das taxas de retorno dos ativos com a covariância e a cocurtose são estatisticamente significantes. Os resultados se mostraram robustos a especificações alternativas do modelo. O artigo contribui para a literatura por apresentar evidências empíricas brasileiras de que há um prêmio pelo risco associado aos momentos sistêmicos.<hr/>Asset pricing models have been a constant theme in finance research. Since the Capital Asset Pricing Model (CAPM) proposed by Sharpe (1964), such models linearly relate the expected rate of returns of an asset or portfolio of assets with systemic risk factors. This research presents a test of a pricing model with risk factors based on statistical comoments and using a Brazilian dataset. The proposed model is an extension of the original CAPM with the addition of coskewness and cokurtosis between stock rates of return and the market portfolio rates of return. The effects of other variables such as market to book value, financial leverage and a negotiability index served as control variables. The sample consisted of 179 non-financial Brazilian companies traded on BM&FBovespa with data available from 2003 to 2007. Annual systemic moments were calculated from weekly rates of return. They were then tested on a pricing model in order to check for the existence of a risk premium associated with each of these risk measures. We employed a Generalized Method of Moments (GMM) panel data analysis. The use of GMM aims to address potential problems of endogeneity and simultaneous determination of the data, avoiding the occurrence of bias in the estimates. The estimation results show that the relationship between rates of return and covariance and cokurtosis are statistically significant. The results were robust to alternative model specifications. This research contributes to the literature by presenting empirical evidence that there is a Brazilian risk premium associated with systemic moments.<hr/>Modelos de fijación de activos han sido un tema constante en la investigación de finanzas. Desde el modelo de fijación de precios de activos de capital (CAPM) propuesto por Sharpe (1964) se relacionan, generalmente en forma lineal, la tasa de retorno esperada de un activo o cartera de activos con factores de riesgo sistémico. Esta investigación presenta una prueba de un modelo de precios con los datos de Brasil y factores de riesgo com el apoyo de comomentos estadísticos. El modelo propuesto es una extensión del CAPM original más la cocurtose y la coassimetria entre las tasas de rendimiento de las acciones de las empresas que componen la muestra y las tasas de retorno de la cartera de mercado. Los efectos de otras variables como el valor de mercado sobre el valor en libro, el apalancamiento financiero y un índice de comerciabilidad bursátil como variables de control. La muestra estuvo conformada por 179 empresas no financieras brasileñas que cotizan en el BM&FBovespa y con los datos disponibles entre los años 2003 a 2007. La metodología consistió en calcular los momentos sistémicos anuais a partir de las tasas de rendimiento semanais y luego ponerlos a prueba en un modelo de precios con el fin de comprobar si hay una prima de riesgo asociados a cada una de estas medidas de riesgo. Empleamos um técnica de análisis de datos de panel calculada por el método generalizado de momentos (GMM). El uso del método generalizado de momentos tiene como objetivo abordar los posibles problemas de endogeneidad y determinación simultánea de los datos, evitando la aparición de sesgos en las estimaciones. Los resultados de la estimación indican que la relación de las tasas de retorno de los activos y la covarianza y cocurtose son estadísticamente significativas. Los resultados fueron robustos a especificaciones alternativas del modelo. Esta investigación contribuye a la literatura mediante la presentación de evidencia empírica de que hay una prima de riesgo asociado con momentos sistémicos. <![CDATA[<b>When the cooperation fails</b>: <b>a case study about the failure of an interorganizational network</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100007&lng=&nrm=iso&tlng= Os benefícios da cooperação interorganizacional têm sido pesquisados extensivamente pelos teóricos organizacionais, mas poucos estudos focam casos de fracasso. Apesar do grande número de redes de empresas bem-sucedidas, muitas também enfrentam dificuldades na organização e na gestão da cooperação, encerrando suas atividades sem atingir os objetivos propostos. Este artigo apresenta um caso de fracasso de uma rede de empresas do segmento supermercadista, à luz de estudos de Park e Ungson (2001), Jarillo (1988), Khanna, Gulati e Nohria (1998) e Brouthers, Brouthers e Wilkinson (1995) sobre as dificuldades na cooperação empresarial. Por meio de entrevistas em profundidade com a diretoria da rede, com empresários participantes e com a consultora que apoiou a criação da rede, identificaram-se os principais fatores que contribuíram para que a rede fosse encerrada sem atingir os resultados esperados. Os fatores foram divididos em dois grupos: pré-formalização da rede, como o perfil e a escolha dos participantes, o número de participantes da rede e a definição do momento para lançamento da rede; e pós-formalização da rede, que inclui aspectos como o surgimento de desajustes estratégicos, a perda de apoio do programa público e a falta de maturidade do grupo, que enfrentou dificuldades para gerenciar o processo de cooperação sem apoio externo. Como implicação teórica, o estudo apresenta fatores pouco explorados pela literatura e que podem levar ao fracasso da cooperação, como o número reduzido de empresas, o momento inadequado de lançamento da rede e a imaturidade do grupo. O conjunto de elementos identificado também tem implicações gerenciais: empresários e gestores de redes devem analisar cuidadosamente o perfil e o alinhamento estratégico das empresas ao constituírem a rede, a fim de evitar que eventuais diferenças se tornem um problema depois que a rede já está constituída.<hr/>The benefits of interorganizational cooperation have been studied extensively by organizational theorists, but few studies focus on failure cases. Despite the large number of successful business networks, many also face difficulties in the organization and management of cooperation, closing their activities without achieving the proposed objectives. This paper presents a case of a failed business network in the supermarket sector. The work has been done in light of the studies of Park and Ungson (2001), Jarillo (1988), Khanna, Gulati and Nohria (1998) and Brouthers, Brouthers and Wilkinson (1995) concerning the difficulties in business cooperation. Through in-depth interviews with the network board directors, with entrepreneurs and with the consulting that supported the network creation, we identified the main factors that contributed to the network failure without reaching the expected results. The factors were divided into two groups: pre-formalization factors of the network, such as profile and selection of participants, the number of participants and the definition of the moment to launch the network; post-formalization factors of the network, including aspects such as the emergence of strategic misfits, the loss of support from the public program and the lack of maturity of the group, who struggled to manage the process of cooperation without external support. As a theoretical implication the study shows some factors little explored in the literature and that can lead to failure of cooperation, as the small number of firms, the wrong time to launch the business network and the group immaturity. The set of elements identified also have managerial implications: business managers and network managers should carefully analyze the profile and strategic alignment of firms setting up the network, avoiding any differences become a problem after the network is already established.<hr/>Los beneficios de la cooperación entre organizaciones han sido investigados en profundidad por los teóricos de las organizaciones, pero pocos estudios se centran en los casos de fracaso. A pesar del número de redes de empresas exitosas, muchas de ellas también enfrentan dificultades en organizar y administrar la cooperación, cerrando sus puertas, sin lograr los objetivos propuestos. Este artículo presenta un caso de falla de una red de empresas en el segmento de supermercados, llevando en consideración los estudios realizados por Park y Ungson (2001), Jarillo (1988), Khanna, Gulati y Nohria (1998) y Brouthers, Brouthers y Wilkinson (1995) sobre las dificultades en la cooperación empresarial. A través de entrevistas en profundidad con los directivos de la red, con las empresas participantes y el consultor que apoyó la creación de la red, fueron identificados los principales factores que contribuyeron con el cierre de la red sin alcanzar los resultados esperados. Los factores se dividieron en dos grupos: factores anteriores a la formalización de la red, tales como el perfil y la elección de los participantes, el número de participantes en la red y establecer el tiempo de despliegue de la red, y los factores posteriores a la formalización de la red, incluyendo aspectos tales como aparición de desequilibrios estratégicos, la pérdida de apoyo público para el programa y la falta de madurez del grupo, que ha luchado para gestionar el proceso de cooperación sin apoyo externo. Como implicaciones teóricas, el estudio presenta factores poco explorados en la literatura y que pueden llevar al fracaso de la cooperación, como el pequeño número de empresas, un mal momento para lanzar la red y la falta de madurez del grupo. El conjunto de elementos identificados también tiene implicaciones en la gestión: los gerentes y administradores de red deben revisar cuidadosamente el alineamiento y el perfil estratégico de las empresas para la creación de la red, evitando cualquier diferencia que pueda convertirse en un problema después de que la red haya sido establecida. <![CDATA[<b>Organizational capabilities and performance in a geographically concentrated sector with low differentiation potential</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100008&lng=&nrm=iso&tlng= O objetivo do presente artigo é verificar a relação entre capacidades e desempenho em um setor geograficamente concentrado, ou seja, com concorrência próxima e numerosa, num conjunto de organizações de pequeno porte e, portanto, com maior restrição de recursos e frequentemente também de capacidade administrativa (não profissionalizada) em comparação a grandes empresas. O referencial teórico que guiou o trabalho está baseado na teoria dos recursos. O contexto escolhido para o estudo foi o conjunto de lojas de varejo de vestuário de uma extensa avenida do centro da cidade de Curitiba, no Paraná. Foram realizadas, inicialmente, entrevistas com proprietários e gerentes dessas lojas para verificar quais seriam as principais capacidades exigidas nesse segmento geográfico de mercado, em que se destacaram: imagem, clientes, preços e finanças. Com base nessa classificação, foram elaboradas e testadas as hipóteses do estudo via modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram a primazia das capacidades preços e finanças no que concernem aos efeitos positivos das capacidades sobre o desempenho. A discussão dos resultados explora os aspectos contingenciais da relação recursos-desempenho nesse conjunto de organizações e as razões de os lojistas apontarem como fontes de vantagem competitiva algumas capacidades que não impactam diretamente a variação no desempenho. Conclui-se, em função do baixo potencial de diferenciação das organizações que fizeram parte do estudo, que as capacidades denominadas preço e finanças são as únicas com influência significativa sobre a variação no desempenho quando comparadas às capacidades imagem e clientes. Outra constatação digna de nota foi o fato de que os lojistas entrevistados apontaram as capacidades clientes e imagem, que empiricamente não se relacionaram com a variação do desempenho, como fontes de vantagem competitiva. Defende-se aqui que isso se deve à ambiguidade causal que marca a relação entre recursos e desempenho no julgamento dos estrategistas.<hr/>This article's objective was to investigate the relationship between capabilities and performance in a geographically concentrated sector, with numerous and neighboring competitors, in a group of small organizations and, therefore, with high resource constraints and frequently without professional management capabilities compared to large firms. The theoretical framework of the paper is the Resource Based Theory. The context chosen for the study was a collection of retail clothing stores in a main avenue downtown Curitiba, Paraná. Initially, managers and owners of the retail stores were interviewed to verify the most important capabilities in this geographical market segment, which are: image, customers, prices and financial management. Considering this taxonomy, hypotheses were elaborated and tested using Structural Equation Modeling. The results allow us to conclude that price and financial management capabilities are more important to produce positive effects over performance. The discussion of results highlights contingent aspects of the association between resources and performance in these organizations and also the reason for retail stores managers and owners to suggest some capabilities that not have a direct impact over performance as source of the competitive advantage. It is possible to conclude, due to the low potential of differentiation of the organizations that participated in the study, that the capabilities named Price and Finance are the only ones with significant influence on performance variation when compared to capabilities Image and Clients. Another finding that deserves note it was the fact that retailers interviewed pointed the capabilities Clients and Image, that empirically are not related to performance variation, as sources of competitive advantages. It is argued here that this happens because of the causal ambiguity that marks the relation between resources and performance in strategist judgement.<hr/>El objetivo de este trabajo es investigar la relación entre capacidades y rendimiento en una industria concentrada geográficamente, es decir, con competencia muy cerca y en gran cantidad, en un conjunto de pequeñas organizaciones y, por lo tanto, con recursos limitados y poca capacidad administrativa (no profesional) en comparación a las grandes empresas. El referencial teórico que ha servido como guía del trabajo está basado en la teoría de los recursos. El contexto elegido para el estudio fue el conjunto de tiendas de menoristas de vestuario de una gran avenida del centro de la ciudad de Curitiba, Paraná, Brasil. Fueran realizadas al principio entrevistas con los propietarios y gerentes de las tiendas para verificar cuáles serian las principales capacidades exigidas en este segmento geográfico del mercado, en los cuales se destacaran: el imagen, los clientes, los precios y las finanzas. A partir de esta clasificación han sido elaboradas y testadas las hipótesis del estudio por medio de modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados indicaran la mayor importancia de las capacidades de los precios y de las finanzas en relación a los efectos positivos de las capacidades en el rendimiento. La discusión de los resultados explora las contingencias de la relación recursos-rendimiento en este conjunto de las organizaciones y las razones de los menoristas apuntaren como fuentes de ventaja competitiva algunas capacidades que no impactan directamente la variación en el rendimiento. Se concluye que en función del bajo potencial de diferenciación de las organizaciones que hicieran parte del estudio, es que las capacidades denominadas precio y finanzas son las únicas con influencia significativa sobre la variación en el rendimiento cuando comparadas a las capacidades imagen y clientes. Otra constatación digna de nota há sido el hecho de que os menoristas entrevistados indicaran las capacidades clientes e imagen, que empíricamente no se relacionaran con la variación del rendimiento, como fuentes de ventaja competitiva. Se defiende aquí que esto se debe a la ambigüedad causal que marca la relación entre recursos y rendimiento en el juicio de los estrategas.