Scielo RSS <![CDATA[RAM. Revista de Administração Mackenzie]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-697120180002&lang= vol. 19 num. 2 lang. <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[THE FIT BETWEEN EMPLOYEE ROLES AND MARKET DYNAMISM: AN ECOLOGICAL MANAGEMENT PERSPECTIVE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200200&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: Exploring the fit of employee roles and market dynamism, related to performance. Originality/value: In ecology the term ‘fit’ is used for the relation between organisms and their environment. Similarly, we conceptualized the relation between employee roles and markets: the employee-market connection, which may enhance SME’s strategic fit and performance. Design/methodology/approach: The empirical research was conducted at 48 SMEs with 221 respondents from the manufacturing industry (53%) and the service industry (47%) and applied a mixed model analysis. Findings: The employee role-mix is moderated by market dynamism: when market dynamism increases, the impact on performance of internal process roles decreases and the impact of rational goal roles increases. The results enrich the resource-based view with the employee-market-connection: the system is resilient, the roles adapt. A fit between market dynamism and employee roles is positively related to performance.<hr/>RESUMO Objetivo: Explorar o ajuste dos papéis dos funcionários e o dinamismo do mercado, relacionados ao desempenho. Originalidade/relevância: Na ecologia, o termo “ajuste” é usado para a relação entre organismos e seu ambiente. Da mesma forma, conceitualizamos a relação entre os papéis dos funcionários e os mercados: a conexão entre o funcionário e o mercado, que pode melhorar o ajuste estratégico e o desempenho das pequenas e medias empresas (PME). Principais aspectos metodológicos: A pesquisa empírica foi realizada em 48 PME com 221 respondentes da indústria de manufatura (53%) e a indústria de serviços (47%) e uma análise de modelo misto foi aplicada. Síntese dos principais resultados: A combinação de funções do funcionário é moderada pelo dinamismo do mercado: quando o dinamismo do mercado aumenta, o impacto no desempenho dos papéis internos do processo diminui e o impacto dos papéis do objetivo racionais aumenta. Os resultados enriquecem a visão baseada em recursos com a conexão funcionário-mercado: o sistema é resiliente, os papéis se adaptam. Um ajuste entre o dinamismo do mercado e os papéis dos funcionários está positivamente relacionado ao desempenho. <![CDATA[A LOOK AT WOMEN'S TRANSITION FROM FORMAL LABOR TO SELF-EMPLOYMENT BASED ON ENDOGENOUS STIMULI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200300&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: The objective of this study is to analyze the stimuli that lead women to leave formal jobs and seek self-employment. Originality/value: Changes in the social patterns and lifestyle of the population have made research aimed at career and gender gain relevance. There is, however, a lack of research on women who have left their organizations and the main stimuli of this movement, exogenously and endogenously driven, which are relevant as result of social and cultural factors intrinsic to the family environment that leads to a career change. Design/methodology/approach: The qualitative methodology of narrative analysis was used, adequate to the examination of the phenomenon in question. Findings: The following stimuli were highlighted: self-fulfillment and search for flexibility; professional achievement; personal challenges; high level of career ambition; and search for a feminine identity. The results diverged in relation to the existing literature, mainly focused on exogenous factors. Although mentioning difficulties in reconciling work with domestic activities, the professionals under study, previously occupying formal positions in companies, did not perceive or did not undergo any type of limitation at work, such as the phenomenon of glass ceiling, difficulties in working on the masculinized leadership model, family pressures, and fear of misuse of sexuality. Entrepreneurship emerged mainly as a career option as a form of personal self-actualization and not through imposition arising from social, family or labor difficulties.<hr/>RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar os estímulos que levam mulheres a deixarem empregos formais a buscarem o auto emprego. Originalidade/relevância: Mudanças nos padrões sociais e estilo de vida da população têm feito com que pesquisas direcionadas à carreira e ao gênero ganhem relevância. Existe, no entanto, carência em pesquisas sobre mulheres que tenham deixado suas organizações e os principais estímulos a esse movimento, de natureza exógena e endógena, que são relevantes como fatores sociais e culturais intrínsecos ao ambiente familiar e que levam a uma mudança de carreira. Principais aspectos metodológicos: Foi utilizada a metodologia qualitativa de análise de narrativas, adequada ao exame do fenômeno em questão. Síntese dos principais resultados: Os resultados destacaram os seguintes estímulos: realização profissional e busca por flexibilidade; sucesso profissional; desafios pessoais; alta ambição nas carreiras; e busca por uma identidade feminina. Os resultados apontaram pontos de divergência em relação à literatura existente, principalmente focada em fatores exógenos. Embora narrando dificuldades em conciliar trabalho com as atividades domésticas, as profissionais objeto do estudo, previamente ocupantes de cargos formais em empresas, não perceberam ou não passaram por qualquer tipo de limitação no trabalho, como no fenômeno do teto de vidro, dificuldades em trabalhar no modelo de liderança mas­culinizada, pressões familiares e medo do uso indevido da se­xualidade. O empreendedorismo aflorou, principalmente, como opção de carreira, como forma de autorrealização pessoal e não por imposição originada de dificuldades sociais, familiares ou trabalhistas. <![CDATA[NO-VALUE GENERATION? SUCCESS IS AN 'EXACT SCIENCE' THAT EVERYONE CAN LEARN!]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200301&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: The general objective is to critically analyze the ideologies and constructions of management ideology in the Internet blog called Geração de Valor (Generation of Value), behind the discourse of success. Originality/value: The pop-management phenomenon has been widespread in the Brazilian context. It leads individuals to look for formulas of excel and achieve success as entrepreneurs. One of the disseminators of this ideology has been Geração de Valor. This article innovates when dealing with thematic without prima donna behaviors or fanciful romanticism. Design/methodology/approach: This article aims to analyze texts available on Geração de Valor through critical discourse analysis (CDA). Findings: We conclude that the voice of the businessman and blogger Flávio Augusto da Silva is nothing more than one of several voices, including in administration, that seek to defend the cult of personal victory and disdain for the collectivist practices of social organization. This kind of analysis is still scarce in this field of study, as they require enriched readings of the text in terms of context and intertextuality. Critical analyses contradict hegemonic visions and sharpen the reader's critical sense. Also, they are useful in highlighting the cult following that Administration has been receiving by the media.<hr/>RESUMO Objetivo: O objetivo geral é analisar criticamente, por trás dos discursos criados em torno do sucesso, as ideologias e construções do management no Blog "Geração de Valor". Originalidade/relevância: O fenômeno Pop Management tem sido popular no contexto brasileiro. Nele, os indivíduos buscam fórmulas para se sobressair e ganhar seu lugar de sucesso como empreendedores. Um dos disseminadores dessa ideologia tem sido o blog "Geração de Valor". Este artigo inova ao tratar da temática sem estrelismos e fantasiosos romantismos. Principais aspectos metodológicos: Este artigo busca, por meio da Análise Crítica do Discurso (ACD), analisar alguns textos do Blog Geração de Valor. Síntese dos principais resultados: Percebemos que a voz de Flávio Augusto nada mais é do que uma das várias vozes que buscam defender, inclusive no campo da Administração, o culto à vitória pessoal e o desdém às práticas coletivistas de organização social. Análises desta natureza ainda são escassas no campo, pois demandam leituras enriquecidas do texto em relação ao contexto e à intertextualidade. Análises críticas contrapõem visões hegemônicas e aguçam o senso crítico do leitor. Além disso, são úteis em evidenciar o culto midiático que a Administração vem recebendo. <![CDATA[STRATEGIC ENTREPRENEURSHIP: OBSERVATIONS FROM THE PRACTICES OF CACHAÇA CERTIFICATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200302&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: This work seeks to achieve two central goals: 1. identifying entrepreneurial praxis and understanding how they promote the involvement of different individuals in the certification of alembic cachaça and; 2. understanding how those praxis may entail changes in the strategies of an organization. Originality/value: The present discussion contributes to the debate regarding the fields of Entrepreneurship as Practice and Strategy as Practice, especially by exploring the gaps in both approaches through the theories of practice. Furthermore, the results serve as a reference for business development in the field of alembic cachaça. Design/methodology/approach: A case study was performed in an organization that manufactures alembic cachaça located in the state of Minas Gerais. For that matter, data were collected through interviews, observation rounds and documental sources that presented information on the dynamics of the actors involved (practitioners) regarding their engagement in cachaça certification practices. The data were collected through the method of thematic analysis. Findings: Results show that the practitioners in this organization were engaged in entrepreneurial practices for cachaça certification. Those activities also promoted significant changes in the productive and commercial practices previously established. Through the case studied, it was possible to understand the relationship between the webs of entrepreneurial praxis and the practices performed by the practitioners inside the organization as well as the engagement in other strategic practices, especially through the process of cachaça certification.<hr/>RESUMO Objetivo: Este trabalho tem os seguintes objetivos: 1. identificar práxis empreendedora e compreender como esta pode promover o engajamento de diferentes indivíduos em práticas de certificação de cachaça de alambique; e 2. compreender como esta práxis pode implicar em mudanças na estratégia dessa organização. Originalidade/relevância: A presente discussão contribui para o debate em torno dos campos do empreendedorismo e da estratégia como prática, sobretudo ao explorar lacunas existentes nessas duas abordagens a partir das teorias da prática. Além disso, os resultados servem como referência para o desenvolvimento de negócios no campo da cachaça de alambique. Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um estudo de caso em uma organização produtora de cachaça de alambique localizada em um município de Minas Gerais. Nesse sentido, foram coletados dados a partir de entrevistas, etapas de observação e fontes documentais que apresentassem informações acerca da dinâmica dos praticantes em torno de seu engajamento em práticas de certificação de cachaça. Os dados foram analisados a partir do método da análise temática. Síntese dos principais resultados: Os resultados mostram que os praticantes dessa organização se engajaram em práxis empreendedora que, por sua vez, direcionou a práticas de certificação de cachaça. Essas atividades promoveram também mudanças significativas nas práticas estratégicas de produção e comercialização outrora estabelecidas na organização. No caso estudado, foi possível compreender a relação entre malhas de práxis empreendedora e práticas produzidas pelos praticantes da organização e o engajamento em outras práticas estratégicas, especialmente a partir da certificação de cachaça. <![CDATA[AUTO EVALUATIONS OF DISTANCE MANAGEMENT TRAINING IN A FEDERAL AUTARCHY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200303&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: The self-evaluation of management training had the objective of verifying the influence of the learning support and of the management training offered to managers of a Brazilian federal autarchy on the expression of competences required for the performance of their duties. Originality/value: To reach this objective, the hypothesized theoretical model of research was elaborated having as variables the criteria of training impacts in the labor, measured both in depth and in amplitude, measured on what was the importance and contribution of two evaluated courses for the acquisition and expression of management-labor skills. Design/methodology/approach: Regarding the methodology, two courses were offered in the distance modality, in this autarchy, which dealt with strategic management and teams. Data collection was performed at a distance. The final sample (N = 291) was predominantly male, between 31 and 50 years old, and with complete graduate education. Findings: The results showed a valid and construct evidence for the used measures, as well as pointed out that learning support was an important predictor in the final empirical models. Having a constant investment in actions to improve learning support in the organizational environment, such managers can apply in their routines the skills acquired in a training situation, in a more persistent, impactful and aligned with the strategic objectives of the autarchy.<hr/>RESUMO Objetivo: A tríplice aliança na autoavaliação de treinamentos gerenciais teve como objetivo geral verificar a influência do suporte à aprendizagem e dos treinamentos gerenciais ofertados a gestores de uma entidade pública federal brasileira sobre a expressão de competências requeridas para o desempenho de suas funções. Originalidade/relevância: Para o alcance deste objetivo, foi elaborado o modelo teórico hipotetizado de pesquisa tendo como variáveis critérios de impacto de treinamento no trabalho, medido tanto em profundidade quanto em amplitude, mensurado sobre qual foi a importância e contribuição de dois cursos avaliados para a aquisição e expressão das competências laborais gerenciais. Principais aspectos metodológicos: Quanto à metodologia, foram investigados dois cursos ofertados na modalidade à distância, nesta entidade, que tratavam sobre gestão estratégica e de equipes. A coleta de dados foi realizada à distância. A amostra final (N=291) era predominantemente masculina, entre 31 a 50 anos e com ensino superior completo. Síntese dos principais resultados: Os resultados sinalizaram evidências de validade e de construto para as medidas utilizadas, bem como apontaram que suporte à aprendizagem foi importante preditora nos modelos empíricos finais. Tendo constante investimento em ações de melhoria do suporte à aprendizagem no ambiente organizacional, tais gestores podem aplicar em suas rotinas as competências adquiridas em situação de treinamento, de uma forma mais perene, impactante e alinhada com os objetivos estratégicos da entidade. <![CDATA[COORDINATION MECHANISMS OF COLLABORATIVE R&D PROJECTS IN SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200304&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: To analyze how small and medium enterprises (SMEs) coordinate collaborative research and development (R&amp;D) projects through an open innovation strategy. Originality/value: This research was motivated by a theoretical gap in the management of collaborative R&amp;D projects in open innovation strategies. The originality of the paper is to advance the understanding of coordination mechanisms that SMEs can use to manage open innovation and obtain more effective results. Design/methodology/approach: The research followed a qualitative approach, through three case studies of collaborative projects. Data were collected by means of in-depth interviews with eleven managers directly involved in collaborative R&amp;D projects. Findings: Results demonstrate that the use of coordination mechanisms depends on the applicability of each project’s results, i.e., the higher the chances of a certain R&amp;D project becoming a real product, the higher the importance given to the coordination mechanisms. On the cases observed, the coordination mechanisms were defined by the enterprise, not by external partners. In addition, it was observed that open innovation projects that the enterprise seeks for external knowledge to complement internal resources (outside-in) were considered more important than transferring internal knowledge to external partners (inside-out). The paper contributes to organizational theory by highlighting the relation between the characteristics of collaborative R&amp;D projects and the coordination mechanisms used. Regarding the managerial contribution, results serve as a guide for entrepreneurs and managers of SMEs interested in coordinating collaborative projects based on open innovation processes.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar como ocorre a coordenação das práticas colaborativas de inovação no processo da Inovação Aberta em PMEs. Originalidade/relevância: O estudo foi motivado por lacunas teóricas sobre a gestão de práticas colaborativas de pesquisa e desenvolvimento (P&amp;D) no processo da inovação aberta. A originali­dade do artigo consiste em avançar na compreensão dos mecanismos que PMEs podem utilizar para gerenciar a inovação aberta e obter resultados mais efetivos. Principais aspectos metodológicos: A pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio de três estudos de caso de projetos colaborativos. Foram entrevistados onze gestores envolvidos em práticas colaborativas de P&amp;D nos três casos. Síntese dos principais resultados: A formalização de mecanismos de coordenação depende da tangibilidade na aplicação dos resultados do projeto, ou seja, quanto mais próximos de ser aplicados em um novo produto, maior a importância e controle dos mecanismos de coordenação. Ainda, nos casos analisados, a definição dos mecanismos de coordenação foi estabelecida pela empresa, e não pelos parceiros externos. Da mesma forma, para as empresas entrevistadas, a busca por conhecimento externo (de fora para dentro da empresa) é mais importante para sua estratégia de P&amp;D que a transferência do seu conhecimento para parceiros externos (de dentro para fora da empresa). O estudo contribui para a teoria organizacional ao relacionar as características de projetos colaborativos de P&amp;D e os mecanismos de coordenação utilizados. Do ponto de vista gerencial, os resultados servem como guias para gestores de PMEs interessados em coordenar práticas colaborativas no processo de inovação aberta. <![CDATA[Erratum: Role of technology in the environmental performance of the Brazilian chemical industry]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000200900&lng=&nrm=iso&tlng= ABSTRACT Purpose: To analyze how small and medium enterprises (SMEs) coordinate collaborative research and development (R&amp;D) projects through an open innovation strategy. Originality/value: This research was motivated by a theoretical gap in the management of collaborative R&amp;D projects in open innovation strategies. The originality of the paper is to advance the understanding of coordination mechanisms that SMEs can use to manage open innovation and obtain more effective results. Design/methodology/approach: The research followed a qualitative approach, through three case studies of collaborative projects. Data were collected by means of in-depth interviews with eleven managers directly involved in collaborative R&amp;D projects. Findings: Results demonstrate that the use of coordination mechanisms depends on the applicability of each project’s results, i.e., the higher the chances of a certain R&amp;D project becoming a real product, the higher the importance given to the coordination mechanisms. On the cases observed, the coordination mechanisms were defined by the enterprise, not by external partners. In addition, it was observed that open innovation projects that the enterprise seeks for external knowledge to complement internal resources (outside-in) were considered more important than transferring internal knowledge to external partners (inside-out). The paper contributes to organizational theory by highlighting the relation between the characteristics of collaborative R&amp;D projects and the coordination mechanisms used. Regarding the managerial contribution, results serve as a guide for entrepreneurs and managers of SMEs interested in coordinating collaborative projects based on open innovation processes.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar como ocorre a coordenação das práticas colaborativas de inovação no processo da Inovação Aberta em PMEs. Originalidade/relevância: O estudo foi motivado por lacunas teóricas sobre a gestão de práticas colaborativas de pesquisa e desenvolvimento (P&amp;D) no processo da inovação aberta. A originali­dade do artigo consiste em avançar na compreensão dos mecanismos que PMEs podem utilizar para gerenciar a inovação aberta e obter resultados mais efetivos. Principais aspectos metodológicos: A pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio de três estudos de caso de projetos colaborativos. Foram entrevistados onze gestores envolvidos em práticas colaborativas de P&amp;D nos três casos. Síntese dos principais resultados: A formalização de mecanismos de coordenação depende da tangibilidade na aplicação dos resultados do projeto, ou seja, quanto mais próximos de ser aplicados em um novo produto, maior a importância e controle dos mecanismos de coordenação. Ainda, nos casos analisados, a definição dos mecanismos de coordenação foi estabelecida pela empresa, e não pelos parceiros externos. Da mesma forma, para as empresas entrevistadas, a busca por conhecimento externo (de fora para dentro da empresa) é mais importante para sua estratégia de P&amp;D que a transferência do seu conhecimento para parceiros externos (de dentro para fora da empresa). O estudo contribui para a teoria organizacional ao relacionar as características de projetos colaborativos de P&amp;D e os mecanismos de coordenação utilizados. Do ponto de vista gerencial, os resultados servem como guias para gestores de PMEs interessados em coordenar práticas colaborativas no processo de inovação aberta.