Scielo RSS <![CDATA[Ambiente ConstruĂ­do]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1678-862120150001&lang=es vol. 15 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Chinese Bamboo flooring vs. Brazilian eucalyptus wooden floor: case study of the greenhouse gas emissions by transportation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a disseminação de produtos para construção supostamente mais sustentáveis, tais como o piso de bambu importado da China, surge a necessidade de compreender, de fato, o quão mais sustentáveis são tais opções diante de soluções locais. Analisando apenas as emissões de gases de efeito estufa relacionados ao transporte, esta pesquisa comparou duas soluções de acabamento de piso maciço: o piso de bambu chinês e o assoalho de madeira de eucalipto brasileiro. A análise do saldo de emissão de gases de efeito estufa demonstrou que o transporte do piso de bambu ao redor do mundo não consegue sozinho comprometer todo o potencial de sequestro de carbono desse material. No entanto, sua contribuição para a diminuição do saldo é significativa. A contribuição do transporte diminuiu em 28,1% o potencial de sequestro do material bambu contra a diminuição de 1,4% para o material assoalho de madeira de eucalipto produzido localmente. Ainda, a pesquisa demonstrou que, apesar da maior massa de material utilizada por metro quadrado de piso acabado, a emissão de gases de efeito estufa no transporte do eucalipto é cerca de 8 vezes menor do que a do piso de bambu.<hr/>The dissemination of allegedly more sustainable construction products, such as bamboo flooring imported from China, makes it crucial to understand how much more sustainable those products actually are when compared with their local equivalents. By analysing exclusively the emissions of greenhouse gases related to their transportation, this study compared two floor finish products: Chinese bamboo flooring and Brazilian eucalyptus wood floor. The analysis of the net emissions of greenhouse gases demonstrated that in the case of the bamboo flooring, its transportation across the world alone does not undermine the entire carbon sequestration potential of the material. However, its contribution to reducing the balance is significant. The transportation reduced the sequestration potential of the bamboo material by 28.1%, as opposed to a reduction of 1.4% for the locally produced eucalyptus wood. In addition, the study showed that despite the greater mass of material used per square meter of finished floor, the emissions of greenhouse gases by the transportation of eucalyptus wood is about 8 times lower than that of the bamboo flooring. <![CDATA[Temperature and moisture content effects on compressive strength parallel to the grain of paricá]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this study is to evaluate the effect of the temperature and moisture content on the compressive strength parallel to the grain of paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) from cultivated forests. The experiments were carried out on 3 timber samples under different conditions: heated (HT), thermal treatment (TT) and water saturated (WS). The HT sample consisted of 105 clear specimens assembled in 15 groups, the TT consisted of 90 clear specimens assembled in 15 groups and the WS consisted of 90 clear specimens assembled in 9 groups. The specimens from HT and WS samples were tested at a temperature range from 20 to 230 ºC and 20 to 100 ºC, respectively. The HT specimens were tested at ambient temperature, but after being submitted to thermal treatment. The HT, TT and WS samples present a decrease in the compressive strength, reaching 65%, 76% and 59% of the compressive strength at room temperature, respectively. The decrease in the compressive strength of the HT and WS samples can be associated to the thermal degradation of wood polymers and the moisture content. For the TT sample, the strength increased for a pre-heating temperature of up to 170 °C due to the reduction in the moisture content of the specimens.<hr/>O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da temperatura e do teorde umidade na resistência à compressão paralela às fibras do paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) de florestas plantadas. Os experimentos foram realizados em 3 amostras de madeira em diferentes condições: aquecida (HT), tratamento térmico (TT), e saturada em água (WS). A amostra HT consistiu-se de 105 corpos de prova classificados em 15 grupos, a amostra TT consistiu-se em corpos de prova classificados em 15 grupos, a amostra WS consistiu-se em 90 corpos de prova classificados em 9 grupos. Os corpos de prova das amostras HT e WS foram testados em uma faixa de temperatura de 20 a 230 ºC e de 20 a 100 ºC, respectivamente. Os corpos de prova da amostra HT foram testados à temperatura ambiente, mas após serem submetidos a um tratamento térmico. As amostras HT, TT e WS apresentaram redução da resistência à compressão, as quais atingiram 65%, 76% e 59% da resistência à compressão à temperatura ambiente, respectivamente. A redução da resistência à compressão das amostras de HT e WS pode ser associada à degradação térmica dos polímeros da madeira e da redução do teor de umidade. Para a amostra TT, a resistência dos corpos de prova aumentou para uma temperatura de pré-aquecimento de até 170 °C, devido à redução do teor de umidade. <![CDATA[Verification of the efficiency of Mohler model in the response of the behavior of wood and concrete composite beams]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100029&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho de pesquisa avaliou-se o comportamento estrutural do sistema misto madeira e concreto para tabuleiros de pontes com ênfase nos conectores metálicos de cisalhamento. Os ensaios experimentais foram realizados em corpos de prova mistos e em vigas mistas de madeira e concreto com sistema de conexão metálica, disposto em X, a partir da utilização de parafusos do tipo CS100900. Todos os corpos de prova e vigas foram submetidos a solicitações estáticas com carregamentos aplicados até a ruptura, considerando-se os diversos materiais envolvidos na ligação mista para a obtenção da resistência e rigidez do sistema de conexão. Os resultados experimentais de rigidez das vigas foram comparados com os resultados analíticos fornecidos pelo modelo de Mohler, tendo apresentado boa concordância para carregamentos de serviço. A partir dos resultados experimentais obtidos constatou-se que os danos mais significativos ocorreram nas regiões dos conectores.<hr/>The aim of this research study was to evaluate the structural behaviour of the wood and concrete composite system for bridge decks with emphasis on the metal shear connectors. Experimental tests were performed on composite specimens and wood and concrete beams with a metallic connector system in an X position, using CS100900-type screws. All specimens and beams were submitted to static loads until failure in order to obtain the strength and stiffness of the connection system. The experimental results for the stiffness of the beams were compared with the analytical results obtained through the Mohler model, presenting good equivalence for service loads. The experimental results obtained demonstrate that the most significant damage in composite systems occurred in the connectors' areas. <![CDATA[OSB panels made with wood species from the Brazilian Northeast's caatinga]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100041&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetivou avaliar a viabilidade da produção de painéis OSB feitos com espécies de madeira da caatinga do nordeste do Brasil - marmeleiro (Croton sonderianus Muell. Arg.), jurema-branca (Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke) e catanduva (Piptadenia moniliformis Benth.) - e resina poliuretana bicomponente derivada de mamona. As propriedades investigadas foram: densidade aparente; inchamento em espessura e absorção de água, ambos em 2 h e 24 h; módulo de elasticidade e resistência na flexão, na direção paralela e na direção perpendicular ao painel; adesão interna e arrancamento de parafuso em relação à face, conforme as normas europeias EN. Os resultados das propriedades físicas e mecânicas obtidas evidenciaram a possibilidade da produção em laboratório de painéis OSB com as três espécies analisadas, conforme valores médios e variabilidade de propriedades equivalentes às chapas fabricadas em escala industrial, além de comparados aos requisitos da norma EN 300 (EUROPEAN..., 2006) para painéis dos tipos OSB/3 e OSB/4. Pela análise de variância, os painéis OSB fabricados com strands de madeiras de catanduva apresentaram os melhores resultados para as propriedades mecânicas; para as físicas, os melhores desempenhos foram provenientes dos painéis feitos com madeira de marmeleiro e jurema-branca.<hr/>This research study aimed to evaluate the feasibility of OSB (Oriented Strand Board) production using wood species from the Brazilian Northeast's Caatinga: marmeleiro (Croton sonderianusMuell. Arg.), jurema-branca (Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke) and catanduva (PiptadeniamoniliformisBenth.) and castor-oil polyurethane bicomponent resin. The properties investigated were: density; thickness swelling and water absorption (2 hours and 24 hours); modulus of elasticity and bending strength in the parallel and perpendicular directions; internal bond and resistance to screw withdrawal from the face, according to EN standards. The results of the analysis of the physical and mechanical properties showed the possibility of manufacturing OSB with the cited species in the laboratory, according to the mean values and the variability of properties equivalent to those panels produced on industrial scale, and compared to EN standard requirements for OSB/3 and OSB/4. Variance analysis showed that OSB panels containing catanduva wood strands yielded the best results in terms of mechanical properties, as for the physical properties, the best performances were those of panels made with the marmeleiro and jurema-branca species. <![CDATA[Considerations on the performance of precast concrete structures in fire situation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100049&lng=es&nrm=iso&tlng=es A crescente utilização do concreto pré-moldado para solução estrutural em diversas obras, como edificações industriais e comerciais, tornou-se uma alternativa vantajosa e acessível, principalmente no quesito tempo de construção. Porém, quando em situação de incêndio, determinadas características que esse sistema construtivo usualmente oferece como vantagens podem tornar-se uma desvantagem. Contando com espaços amplos, com grandes vãos livres, materiais combustíveis armazenados e ventilação apropriada, torna-se um cenário ideal para a propagação de um incêndio e consequente perda da capacidade de suporte da estrutura. Neste trabalho são apresentadas as implicações de um projeto que utiliza o concreto pré-moldado em situação de incêndio, além de levantar pontos para discussões sobre possibilidades que amenizem os riscos, tendo como base referências bibliográficas nacionais e internacionais, de uso corrente no meio técnico e acadêmico.<hr/>The increasing use of precast concrete as a structural solution for different types of buildings, such as industrial and commercial buildings, has become a good, accessible choice, especially regarding construction time. However, in a fire situation, certain characteristics of this construction system that are normally considered as advantages could become disadvantages. With large spaces, large open spans, good ventilation and the storage of flammable materials, these buildings provide the ideal setting for fire spreading and the consequent loss of structure carrying capacity. In this study, we present the implications of a project that uses precast concrete in a fire situation, and we raise points for discussion on alternatives to mitigate risks, based on national and international bibliographic references currently used by the technical and academic community. <![CDATA[Utility tunnels assessment applied to the Agua Branca urban development area, in Sao Paulo, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100063&lng=es&nrm=iso&tlng=es As redes que constituem os sistemas de infraestrutura urbana são, em geral, implantadas e geridas de forma isolada, sendo raramente consideradas em seu conjunto. Consequentemente, o espaço disponível no subsolo urbano tem sido reduzido, a ponto de congestionar e desorganizar sua ocupação. Nesse contexto, o presente artigo analisa e discute alternativas para a organização das redes de infraestrutura no subsolo urbano, considerando as galerias técnicas comparativamente às valas comuns. Galerias técnicas são túneis que reúnem as redes de vários serviços técnicos urbanos. A análise foi baseada na aplicação de parâmetros selecionados no caso da operação urbana Água Branca, área em desenvolvimento localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as galerias técnicas representam, do ponto de vista físico e urbanístico, um meio estruturado para ocupação do subsolo e da superfície, caracterizando-se por uma alternativa eficiente, organizada e segura para a distribuição dos serviços técnicos urbanos. Do ponto de vista econômico, as galerias técnicas apresentam elevado custo inicial para implantação, o que as torna pouco viáveis quando analisadas somente sob esse critério. Em uma perspectiva de ciclo de vida, representam uma solução atraente, pelos menores custos operacionais e impactos envolvidos com a manutenção e a expansão de redes urbanas inseridas nos túneis de utilidades.<hr/>Urban infrastructure networks are usually deployed and managed in an isolated form, and are rarely considered as a whole. As a consequence, the available urban underground space is increasingly reduced, resulting in congestion and disruption. This article analyses and discusses alternative ways of organizing infrastructure networks in the urban subsurface, considering utility tunnels compared to ordinary independent trenches. Utility tunnels gather several urban infrastructure networks in a single underground structure. The analysis was based on the application of selected parameters to the Agua Branca urban development area, located in Sao Paulo, Brazil. According to physical and urban planning criteria, utility tunnels represent a structured system for the occupation of the urban subsoil and surface, considering efficiency, organization and safety. From an economic perspective, technical galleries have a high initial cost of deployment, making them unattractive when analysed only under this criterion. On the other hand, from a life cycle perspective, they represent an attractive solution due to their lower operation costs and the impacts involved in maintaining and expanding urban networks. <![CDATA[Cost and time overrun in construction projects: categorization and influencing factors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100079&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desvios de custos e prazos são desafios recorrentes na construção civil. Neste artigo, os autores objetivaram revisar sistematicamente a literatura relacionada a desvios de prazos e custos para determinar uma estrutura de categorização e respectivos fatores responsáveis por esses desvios. Foi empregada a abordagem Systematic Literature Review (Revisão Sistemática de Literatura - RSL) de maneira metódica, para proporcionar acompanhamento e reprodução futura. Informações relevantes foram extraídas dos artigos selecionados e posteriormente sintetizadas para a obtenção da proposta de categorização e respectivos fatores responsáveis pelos desvios. Nove categorias foram identificadas e definidas com base em seus determinantes: relações governamentais; contratos; organização; gerenciamento; financiamento; projeto e documentação; alterações de escopo; aspectos ambientais e econômicos; e atividades e equipamentos. Além disso, 95 fatores de influência foram identificados e anexados às categorias pertinentes. Apesar de a literatura ser heterogênea em relação a contextos e regiões globais, o que dificulta a condução da RSL, houve boa sustentação para os fatores identificados. Escassez de evidências foram identificadas na América Latina, particularmente no Brasil. A literatura existente em desvios de prazos e custos até o momento se mostrou multifacetada, com 92 artigos publicados em 46 fontes diferentes no intervalo de tempo de 1985 a 2014. A maioria das pesquisas teve como foco o estudo de alguns desses fatores em particular, enquanto esta pesquisa classificou-os e sintetizou-os de forma a possibilitar uma visão nova e mais abrangente sobre o fenômeno.<hr/>Cost and time overruns are recurrent challenges in construction projects. This article aims to systematically review the literature on cost and time overruns in construction projects in order to categorize and identify the influence factors that cause such overruns. A systematic literature review (SLR) was carried out in a methodical fashion to ensure it is repeatable and can be scrutinised. Relevant information was extracted from the selected articles and subsequently synthetized in order to categorise and identify the influence factors, which trigger time and cost overruns. Nine categories were identified and defined on the basis of their determinants: governmental relations; contracts; organization; management; financing; design and documentation; scope changes; environmental and economic and activities and equipment. Moreover, 95 influencing factors were identified and classified into different categories. While the literature differs with regards to different situations and global regions, complicating the RSL process, there is considerable support for these factors. Evidence scarcity was detected in Latin America, particularly in Brazil. The literature on time and cost overruns in construction is contrasting, with 92 articles from 46 different reference sources from 1985 to 2014. Most of the research focused on specific influence factors, while this study categorised and synthesised them in order to provide a novel and broader perspective of the phenomenon. <![CDATA[Urban forestation project as the city's heritage]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000100099&lng=es&nrm=iso&tlng=es A arborização urbana é um elemento de grande importância para a qualidade do espaço urbano e colabora também para a formação da memória e do patrimônio cultural das cidades. O projeto paisagístico pode garantir à cidade características espaciais de significativo valor estético. Esta pesquisa analisou o conjunto arbóreo viário do plano inicial da cidade de Maringá, PR, implantado a partir de um projeto de arborização que teve forte apelo estético. A pesquisa foi dividida em quatro processos: simulação do projeto de arborização inicial da cidade, por meio do mapeamento da distribuição dos indivíduos arbóreos ao longo das vias de toda a área de estudo; análise da paisagem atual, levantada in loco e registrada por meio de fotografias, que identificou a situação em que se encontra o conjunto arbóreo das vias; análise comparativa entre o projeto de arborização implantado e a condição atual do conjunto arbóreo, com a identificação dos principais fatores que influenciam o desenvolvimento e a preservação da arborização; e, por fim, a proposição de um projeto de rearborização. Este projeto busca solucionar os problemas causados principalmente pelo envelhecimento dos espécimes, o que acarreta a necessidade de substituição, para preservar as características estéticas da paisagem, advindas da unidade do conjunto arbóreo implantado.<hr/>Urban forestation is a crucially important element for the quality of the urban space, contributing also to the formation of the memory and cultural heritage of cities. Landscape design can ensure special characteristics of significant aesthetic value to the city. This study analysed the group of trees lining the streets of the city of Maringá-PR present in its initial master plan, implemented based on an urban forestation concept concept that has great aesthetic appeal. This study was divided into four stages: i) simulation of the city's initial urban forestation plan by mapping the distribution of individual types of trees planted along the streets in the study area; ii) analysis of the current landscape conducted in loco and photographically recorded, identifying the present situation of the group of trees along the streets; iii) comparative analysis of the urban forestation project originally implemented and the present condition of the trees, identifying the main factors influencing the development and preservation of the trees; and, finally, iv) proposing a re-forestation project. This project aims to solve the problems caused mainly by the aging of specimens, which has resulted in the need to replace old trees and preserve the aesthetic characteristics of the landscape established by the totality of the tree groups planted.