Scielo RSS <![CDATA[Cadernos EBAPE.BR]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1679-395120170002&lang=en vol. 15 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Scientific Research in Administration and Social Justice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The challenges of embodiment in academic research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200194&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nosso objetivo neste artigo é explorar, discutir e mapear os desafios da corporalidade (embodiment) no âmbito da metodologia de pesquisa. Consequentemente, estruturamos o artigo dentro da tradição qualitativa que se orienta pela ênfase nas atividades de interpretação, exploração e descrição. Privilegiamos duas fontes de informação: documentos existentes (pesquisas sobre corporalidade publicadas em forma de tese, dissertação, artigo, livro e capítulo de livro) e entrevistas com pesquisadoras, especialistas no tema da corporalidade. Concretizamos o resultado desta pesquisa na formulação, descrição e discussão de nove desafios decorrentes da corporalidade no âmbito da metodologia de pesquisa. Organizamos esses desafios a partir de três momentos-chave do processo metodológico: a) planejamento da pesquisa; b) interação com o campo de pesquisa; e c) análise do material empírico. Além disso, constatamos que a etnografia é a abordagem metodológica privilegiada pelos pesquisadores da corporalidade.<hr/>Abstract The main goal of this research is to explore, discuss and map the challenges of embodiment to research methodology. Consequently, the paper follows the qualitative tradition, focusing on the activities of interpretation, exploration and description. Two sources of information are highlighted: documents (embodiment researches published as thesis, dissertation, article, book and book chapters) and interviews with scholars specialized in embodiment. The result of this research is materialized in the formulation, description and discussion of nine challenges, issued from embodiment in the context of the research methodology. These challenges are organized from three key moments in the methodological process: (a) research planning, (b) interaction with empirical material and (c) analysis of empirical material. Furthermore, ethnography appears to be the methodological approach used by scholars.<hr/>Resumen Nuestro objetivo en este artículo es explorar, discutir y mapear los retos de la corporalidad (embodiment) en el ámbito de la metodología de investigación. Por consiguiente, hemos estructurado el artículo dentro de la tradición cualitativa que se guía por el énfasis en las actividades de interpretación, exploración y descripción. Nos centramos en dos fuentes de información: documentos existentes (investigaciones acerca de la corporalidad publicadas como tesis, disertación, artículo, libro y capítulo de libro) y entrevistas con investigadores, expertos en el tema de la corporalidad. El resultado de esta investigación se materializa en la formulación, descripción y discusión de nueve retos resultantes de la corporalidad en el ámbito de la metodología de investigación. Estos retos se organizan a partir de tres momentos clave del proceso metodológico: a) planificación de la investigación; b) interacción con el campo de investigación; y c) análisis del material empírico. Además, se constató que la etnografía es el abordaje metodológico privilegiado por los investigadores de la corporalidad. <![CDATA[The scientific field of administration: an analysis from the circle of theoretical matrices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio é produto de uma reflexão sobre o desenvolvimento científico da administração. Propõe-se a analisar a trajetória do campo, a partir de suas bases teóricas, refletindo acerca da problemática epistemológica de estarmos diante de um saber que sequer tem claramente definido o seu objeto de estudo. Dessa forma, mediante inspiração no conceito de círculo das matrizes epistêmicas, concebido por Paes de Paula (2015), são realizadas análises com base em três matrizes de conhecimento (Estudos Ortodoxos, Estudos Organizacionais e Estudos Críticos), descrevendo suas trajetórias e destacando a necessidade de um (re)posicionamento e de uma ressignificação do seu objeto científico. Por fim, são feitas algumas considerações a respeito das discussões sobre o desenvolvimento do campo da administração, a fim de instigar os pesquisadores da área a fazerem reflexões mais profundas sobre as bases epistemológicas dessa ciência.<hr/>Resumen Este ensayo es un producto de una reflexión acerca del desarrollo científico de la administración. Se propone analizar la trayectoria del campo, desde sus bases teóricas, reflexionando sobre la problemática epistemológica de estar ante un saber que ni siquiera ha definido claramente su objeto de estudio. De esta forma, mediante inspiración en el concepto de círculo de las matrices epistémicas, concebido por Paes de Paula (2015), se realizan análisis basados en tres matrices de conocimiento (Estudios Ortodoxos, Estudios Organizativos y Estudios Críticos), describiendo sus trayectorias y destacando la necesidad de un (re)posicionamiento y de una resignificación de su objeto científico. Por último, se hacen algunas consideraciones con respecto a las discusiones acerca del desarrollo del campo de la administración, a fin de instigar a los investigadores del área a hacer reflexiones más profundas sobre las bases epistemológicas de esta ciencia.<hr/>Abstract This essay is the product of a reflection on the scientific development of the administration. It proposes to analyze the field trajectory, from its theoretical bases, reflecting on the epistemological problematic of being before a knowledge that has not even clearly defined its object of study. Thus, through inspiration in the concept of a circle of epistemic matrices, conceived by Paes de Paula (2015), analyzes are carried out based on three matrices of knowledge (Orthodox Studies, Organizational Studies and Critical Studies), describing their trajectories and highlighting the need Of a (re) positioning and a re-signification of its scientific object. Finally, some considerations are made regarding the discussions on the development of the field of administration, in order to instigate the researchers of the area to make more profound reflections on the epistemological bases of this science. <![CDATA[Outsourcing as knowledge Management Strategy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200229&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Calcado na abordagem teórica da firma baseada em recursos, este estudo explora e descreve em que medida gestores optariam pela implantação e condução da gestão do conhecimento em sua organização por meio de terceirização, uma vez que reconheçam as dificuldades de realização dessa atividade só com recursos próprios. Este artigo lança mão da literatura sobre gestão do conhecimento e outsourcing (ou terceirização), procurando destacar pontos de intersecção entre as disciplinas e propõe um modelo conceitual de pesquisa que sintetiza a rationale adotada. O modelo conceitual é submetido a validação empírica específica e os resultados são analisados com o uso de comparações par a par do método determinístico de decisão com múltiplos atributos e análise de conteúdo. Entre os achados, observa-se, principalmente, homogeneidade dos respondentes quanto à disposição ao risco da gestão do conhecimento terceirizado, restrita pelo receio da perda de habilidades e competências, bem como pela inadequação do provedor em se manter atualizado. Do ponto de vista teórico, observou-se no relacionamento entre gestão do conhecimento e outsourcing uma extrapolação de conceitos sedimentados, o que pode gerar provocações sobre a assunção de que a terceirização é apropriada apenas para áreas ou funções que possam ser suficientemente roteirizadas, descritas e compartimentadas em um escopo pré-definido (em geral descritas como áreas meio). Como contribuição à prática, constatou-se entre os gestores entrevistados o reconhecimento do tema “gestão do conhecimento” como relevante processo a incorporar à rotina de gestão. Observou-se, ainda, a possibilidade de elaboração e oferta de serviços em terceirização da gestão do conhecimento, com base no modelo conceitual aqui proposto.<hr/>Abstract Grounded in the resource-based view of the firm, this study addresses and describes to what extent managers might choose to deploy and pursue knowledge management in their organization by outsourcing, because they recognize the difficulties to fulfill this activity relying solely on their own resources. This article looks at the literature on knowledge management and outsourcing, seeking to highlight the intersection between the subjects, as well as proposing a conceptual research model that summarizes the rationale adopted. The conceptual model undergoes a specific empirical validation and the results are analyzed using peer-to-peer comparisons of the deterministic decision method with multiple attributes and content analysis. Among the findings, it was observed the homogeneity of respondents regarding the willingness of outsourced knowledge management to take risks, which is constrained in the organization by fear over loss of abilities and skills, as well as inadequacy of the provider to keep up to date. From a theoretical viewpoint, it was observed in the relationship between knowledge management and outsourcing, an extrapolation of consolidated concepts, something that may generate provocation with regard to the assumption that outsourcing is appropriate only for areas or functions that can be sufficiently scripted, described, and shared within a predefined scope (usually described as non-core areas). As a contribution to practice, it was possible managers recognize the subject “knowledge management” as a process that demands ‘management’ and should been introduced in their practices. Also observed was the possibility to devise and provide knowledge management outsourcing services, having the conceptual model proposed here as a basis.<hr/>Resumen Apoyado en el enfoque teórico de la empresa basada en recursos, el estudio explora y describe en qué medida los gerentes optarían por la aplicación y conducción de la gestión del conocimiento en su organización mediante la externalización, puesto que reconocen las dificultades de llevar a cabo esta actividad sólo con recursos propios. En este artículo se hace uso de la literatura sobre gestión del conocimiento y externalización (outsourcing), que busca resaltar los puntos de intersección entre las disciplinas y propone un modelo conceptual de investigación que resume la rationale adoptada. El modelo conceptual se sometió a validación empírica específica, y los resultados se analizaron utilizando comparaciones par a par del método determinista de decisión con múltiples atributos y análisis de contenido. Entre los hallazgos se observa, principalmente, la homogeneidad de los encuestados con respecto a la disposición al riesgo de la gestión del conocimiento externalizado, restringida por el temor a la pérdida de habilidades y competencias, así como por la inadecuación del proveedor para mantenerse actualizado. Desde un punto de vista teórico, se observó en la relación entre gestión del conocimiento y externalización una extrapolación de conceptos sedimentados, lo que puede causar provocaciones sobre la presunción de que la externalización sólo es apropiada para áreas o funciones que pueden ser suficientemente planificadas, descritas y compartimentadas en un ámbito predeterminado (generalmente descrito como áreas medio). En cuanto a la contribución práctica, se constató, entre los administradores, la introducción del tema “gestión del conocimiento” como pertinente proceso a manejar. También se observó la posibilidad de desarrollar y ofrecer servicios de externalización de la gestión del conocimiento, con base en el modelo conceptual aquí propuesto. <![CDATA[Professional ethics and accounting students: analysis of the intervening variables]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200256&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo objetiva avaliar e compreender a percepção de estudantes de contabilidade sobre ética profissional, considerando as variáveis intervenientes vinculadas aos fatores individuais. O método utilizado classifica-se como quantitativo, exploratório e survey, com aplicação de questionário fechado por meio de critério transversal. A unidade amostral representa 455 estudantes de uma instituição de Ensino Superior (IES) do Sul do Brasil. Os dados foram analisados com auxílio dos testes não paramétricos Spearman, Kruskal-Wallis e post-hoc Dunn-Bonferroni. Os resultados apontam que os fatores individuais, que diferem em relação à existência de atitudes mais éticas, significativas, são dos estudantes do sexo feminino, com idade até 25 anos, não religiosos, que atuam na área financeira/contábil, com maturidade acadêmica e educação ética. Além disso, a disciplina Ética e Legislação Profissional no curso de contabilidade teve impacto essencial na conduta ética dos futuros profissionais. Portanto, os fatores individuais, analisados neste estudo, e a educação ética influenciam significativamente nas atitudes éticas dos estudantes de contabilidade. Entretanto, essa afirmação trata apenas da unidade de análise deste estudo, pois a comparação de resultados da literatura indica resultados múltiplos em outras regiões.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo evaluar y comprender la percepción de estudiantes de contabilidad acerca de la ética profesional, considerando las variables intervinientes vinculadas a los factores individuales. El método utilizado se clasifica como cuantitativo, exploratorio y survey, con aplicación de un cuestionario cerrado por medio de criterio transversal. La unidad de muestreo representa 455 estudiantes de una institución de Educación Superior (IES) del sur de Brasil. Los datos fueron analizados con auxilio de las pruebas no paramétricas Spearman, Kruskal-Wallis y post-hoc Dunn-Bonferroni. Los resultados señalan que los factores individuales, que se distinguen con relación a la existencia de actitudes más éticas, significativas, son de los estudiantes del sexo femenino, de hasta 25 años de edad, no religiosos, que actúan en el área financiera/contable, con madurez académica y educación ética. Además, la asignatura Ética y Legislación Profesional en el curso de contabilidad ha tenido un impacto esencial en la conducta ética de los futuros profesionales. Por lo tanto, los factores individuales analizados en este estudio y la educación ética ejercen significativa influencia en las actitudes éticas de los estudiantes de contabilidad. Sin embargo, esta afirmación se refiere solamente a la unidad de análisis de este estudio, pues la comparación de resultados de la literatura indica múltiples resultados en otras regiones.<hr/>Abstract This study aims to evaluate how accounting students perceive professional ethics considering variables linked to individual factors. In terms of methodology, this was a quantitative and exploratory study, and included a cross-sectional questionnaire. The sample represented 455 students at an IES in the southern region of Brazil. Data were analysed with non-parametric Spearman, Kruskal-Wallis and post hoc Dunn-Bonferroni tests. The results show non-religious, under 25-year-old female students working in the financial/accountant field, academically mature and who have studied ethics have individual factors towards more ethic significant attitudes. Furthermore, the professional law and ethics course in the accounting programme affected future professionals’ ethic conduct. Therefore, the individual factors analysed in this study, and the ethic education, significantly influence accounting students’ ethical attitudes. However, this assumption refers solely to this study analysis, because the literature review shows multiple results in other regions. <![CDATA[Niklas Luhmann neosystemic theory and the notion of communicative autopoiesis in organizational studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200274&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na teoria dos sistemas autorreferenciais, de Niklas Luhmann, a análise das organizações ocupa lugar de destaque, mas tem sido objeto de inúmeras controvérsias. Nos últimos anos, vêm sendo produzidos um diálogo e um cruzamento com os representantes da filosofia social pós-estruturalista, em particular, com aspectos referentes às possibilidades autorreferenciais das comunicações e da linguagem. Na atualidade, são diversos os pontos de vista teóricos que convergem para uma autodefinição construtivista, ecológica e sistêmica. Como possibilidade alternativa às limitações autopoiéticas na observação das organizações, propõe-se a ideia de autopoiese reflexiva.<hr/>Resumen En la teoría de sistemas autorreferenciales, de Niklas Luhmann, el análisis de las organizaciones ocupa un lugar destacado, pero ha sido objeto de numerosas controversias. En los últimos años, se han producido un diálogo y un cruce con representantes de la filosofía social posestructuralista, en particular, con aspectos relativos a las posibilidades autorreferenciales de la comunicación y del lenguaje. En la actualidad, hay varios puntos de vista teóricos que convergen en una autodefinición constructivista, ecológica y sistémica. Como una posibilidad alternativa a las limitaciones autopoiéticas en la observación de organizaciones, se propone la idea de autopoiesis reflexiva.<hr/>Abstract In recent years, scholars from post-structuralist social philosophy have debated aspects related to self-referential possibilities of communication and language. Nowadays, there are several theoretical viewpoints converging at a constructivist, systemic and ecological self-definition. The idea of communicative autopoiesis is proposed in this article as a possible alternative to the autopoietic limitations in observing organizations. <![CDATA[Individual and contextual predictors of entrepreneurial intention among undergraduates: a literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200292&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta revisão de literatura teve por objetivo identificar em estudos empíricos os principais preditores individuais e contextuais da intenção empreendedora (IE) entre estudantes universitários. Utilizou-se a teoria do comportamento planejado, levando em conta pesquisas sobre a disposição atitudinal do estudante para desenvolver o próprio negócio. A busca foi realizada mediante as palavras-chave “intenção empreendedora” e “entrepreneurial intention” nos principais periódicos internacionais e nacionais das áreas de empreendedorismo, psicologia, organizações e administração e também na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). A revisão abrangeu o período de 2004 a 2015. Foram analisados 60 artigos. Constatou-se ter havido um crescimento de 41% dos estudos sobre IE entre 2004 e 2015, em diversos países e continentes, o que revela o aumento do interesse no tema. Os principais preditores individuais são: traços pessoais, motivações de realização pessoal, atitude positiva, autoeficácia, percepção de controle, lócus de controle interno, percepção de barreiras e criatividade. Os preditores contextuais são as famílias e a rede de amigos, as quais operam como modelos a ser seguidos e como suporte no desenvolvimento do negócio. Sobre a educação empreendedora (EE), os resultados são inconclusivos, especialmente levando-se em conta o contexto. Finaliza-se com algumas limitações do estudo e pontos a ser incluídos na construção de uma agenda de pesquisa.<hr/>Resumen Esta revisión de literatura tuvo como objetivo identificar en estudios empíricos los principales predictores individuales y contextuales de la intención emprendedora (IE) entre estudiantes universitarios. Se utilizó la teoría del comportamiento planeado, teniendo en cuenta investigaciones acerca de la disposición actitudinal del estudiante para desarrollar su propio negocio. La búsqueda se realizó por medio de las palabras clave “intención emprendedora” y “entrepreneurial intention” en las principales revistas internacionales y nacionales de las áreas de espíritu empresarial, psicología, organizaciones y administración y también en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO). La revisión abarcó el período entre 2004 y 2015. Se analizaron 60 artículos. Se constató que hubo un aumento de 41% de los estudios acerca de IE entre 2004 y 2015, en diferentes países y continentes, lo que demuestra el creciente interés en el tema. Los principales predictores individuales son: rasgos personales, motivaciones de realización personal, actitud positiva, autoeficacia, percepción de control, locus de control interno, percepción de barreras y creatividad. Los predictores contextuales son las familias y la red de amigos, las cuales funcionan como modelos a seguir y como soporte para el desarrollo del negocio. Acerca de la educación emprendedora (EE), los resultados no son concluyentes, sobre todo teniendo en cuenta el contexto. Se finaliza con algunas limitaciones del estudio y puntos a incluir en la construcción de una agenda de investigación.<hr/>Abstract: The aim of this article was to conduct a literature review to identify in empirical studies major individual and contextual predictors of Entrepreneurial Intent (EI) among college students. The theory of planned behavior was used, taking into account research that investigates students’ attitudinal disposition to develop their own business. The search was made using the keywords “entrepreneurial intention”, in the main international and national journals of entrepreneurship, psychology, organization, and administration and also in the SciELO database. The review covered the period between 2004-2015, and 60 articles were analyzed. The analysis showed an increase of 41% in EI studies between 2004 and 2015 in different countries and continents, which shows the increasing interest in the subject. The main individual predictors are: personal traits, personal fulfillment motivation, positive attitude, self-efficacy, perceived control, internal locus of control, perception of barriers, and creativity. Contextual predictors are the families and networks of friends, which operate as role models and support for the development of the business. Regarding EE (entrepreneurial education), the results are inconclusive, especially taking into account the context. The article concludes with some limitations of the study and points to be included in the construction of a research agenda. <![CDATA[Drawing resistance: counter-hegemony and aesthetic expressions of the agro-ecological movement in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200309&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo teórico-empírico, busca-se contribuir para os Estudos Organizacionais trazendo para o debate os movimentos sociais, em especial o movimento agroecológico, que tem se constituído como meio de resistência à hegemonia do agronegócio no Brasil. O estudo estabelece também uma “ponte” teórico-empírica não convencional, neste campo disciplinar, entre estudos em estética e abordagem neogramsciana de discurso em Laclau e Mouffe. Desse modo, à luz dos conceitos de estética e da análise neogramsciana de discurso em hegemonia e antagonismo, investigou-se de que forma as expressões estéticas influenciam a construção da contra-hegemonia no movimento agroecológico brasileiro. A pesquisa adota uma metodologia com enfoque qualitativo na análise de desenhos produzidos por agricultores e agricultoras no III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), denominados de Painéis de Facilitação Gráfica. Ao final, é possível observar que a estética dos painéis do III ENA permitiu aos agricultores e agricultoras a (re)construção de suas visões de mundo, a divulgação de suas inquietações, realidades e alternativas agrícolas locais, e, principalmente, a orientação de práticas, propostas e legitimação do movimento, que passaram a ser centrais aos valores contra-hegemônicos e na construção de um inimigo comum. A complexidade expressa nas relações construídas nos painéis também ressaltou que a estética pode trazer uma perspectiva efetiva, acessível e sensível na construção das visões de mundo de grupos subalternos. Dessa forma, o movimento agroecológico brasileiro, construído também na perspectiva estética, revela-se como importante ator na resistência à hegemonia do agronegócio e ao modelo capitalista.<hr/>Resumen En este trabajo teórico-empírico se intenta contribuir a los estudios organizacionales trayendo a debate los movimientos sociales, especialmente el movimiento agroecológico, que se ha constituido como medio de resistencia a la hegemonía de la agroindustria en Brasil Además, el estudio establece un puente teórico-empírico no convencional entre los estudios de estética y el enfoque neogramsciano del discurso en Laclau y Mouffe. En este contexto, a la luz de los conceptos de la estética y del análisis neogramsciano de la hegemonía del discurso y el antagonismo, se investigó cómo las expresiones estéticas influyen en la construcción de la contrahegemonía en el movimiento brasileño agroecológico. La investigación adopta una metodología con enfoque cualitativo en el análisis de los diseños producidos por agricultores y agricultoras en el III Encuentro Nacional de Agroecología (III ENA), denominados Paneles de Facilitación Gráfica. Al final, llegamos a la conclusión de que la estética de los paneles del III ENA permitió a los agricultores y agricultoras la (re) construcción de su visión de mundo, la divulgación de sus preocupaciones, realidades y alternativas agrícolas locales y, especialmente, la orientación de prácticas, propuestas y legitimación del movimiento que se convirtieron en el centro de los valores contrahegemónicos y la construcción de un enemigo común. La complejidad expresada en las relaciones construidas en los paneles también resaltó que la estética puede aportar perspectivas eficaces, asequibles y sensibles en la construcción de visiones de mundo de los grupos subalternos. Por lo tanto, el movimiento agroecológico de Brasil, también construido en la perspectiva estética, se revela como una importante resistencia a la hegemonía de la agroindustria y al modelo capitalista.<hr/>Abstract This theoretical and empirical article contributes to Organizational Studies by debating social movements, especially the agroecological movement, which has been established as a resistance to the hegemony of agribusiness in Brazil. In addition, the study provides a non-conventional theoretical and empirical “bridge” in this field, including studies in aesthetics and the Neo-Gramscian theory of discourse developed by Laclau and Mouffe. In this context, considering the concepts of aesthetics and a Neo-Gramscian discourse analysis on hegemony and antagonism, the aim of this article is to investigate how the aesthetic expressions influence the Brazilian agroecological movement in building a counter-hegemony in the country’s agriculture practices. The research adopts a qualitative methodological approach from the analysis of drawings produced by farmers in the III National Meeting of Agroecology (III ENA), in graphic facilitation panels. It is possible to observe that the aesthetics in the panels of the III ENA allowed farmers to re-design their worldviews, to disclose their concerns, realities and local agricultural alternatives. The panels helped to provide practical guidance, design proposals and build legitimacy for the movement, elements that became central to the counter-hegemonic values and to build the common enemy. The complexity expressed in the relationships built in the panels also stressed that aesthetics can bring an effective, affordable and sensitive perspective in the construction of worldviews of subaltern groups. Thus, the Brazilian agroecological movement, also built through the aesthetic perspective, is revealed as an important resistance to the hegemony of agribusiness and the capitalist model.. <![CDATA[The ideology of economic growth and the business discourse of sustainable development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200326&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo investiga a forma como a ideologia do crescimento lida com as contradições do discurso do desenvolvimento sustentável. Foram analisadas reportagens da mídia noticiosa que vinculavam empresas estatais e de economia mista do ramo de geração de energia elétrica listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE BM&amp;FBOVESPA) às dimensões do desenvolvimento sustentável do Triple Bottom Line (3BL). Também foram analisados seus relatórios de sustentabilidade. Os dados coletados são datados de 2005 a 2013. Às reportagens foi empregada análise de conteúdo, buscando evidências de acontecimentos noticiados que relacionam aquelas empresas ao tema desenvolvimento sustentável. Aos relatórios de sustentabilidade foi empregada análise de discurso, com a finalidade de identificar manifestações ideológicas no discurso da sustentabilidade. Os resultados foram discutidos dialeticamente, pautados na conceituação de ‘ideologia’ sugerida por Giddens (1979). Verificou-se que os componentes ideológicos do crescimento transferem-se para o discurso do desenvolvimento sustentável mediante eufemismos e deslizes semânticos, permitindo às empresas usufruir das propriedades polissêmicas da linguagem para ressignificá-la por meio da (i) reificação do presente; (ii) defesa do crescimento como algo de interesse primariamente coletivo; e (iii) negação das contradições, evidenciadas como conflitos entre as dimensões ambiental, econômica e social do modelo 3BL.<hr/>Abstract This study investigates the way the growth ideology deals with the contradictions of sustainable development discourse. Reports from newspapers were analyzed, which linked state-owned companies and companies of mixed economy operating in the business of electricity generation and listed in the ISE BM&amp;FBOVESPA to the dimensions of sustainable development of the Triple Bottom Line (3BL). Also, the sustainability reports of those companies were analyzed. The data collected is dated from 2005 to 2013. The media reports underwent content analysis aiming to find reported facts that linked those enterprises to the sustainable development themes. The reports of sustainability underwent discourse analysis with the purpose of identifying ideological demonstrations in the sustainability discourse. Using Giddens’s (1979) conceptualization of ‘ideology’, the results indicated that the growth ideology components are transferred to the discourse of sustainable development through euphemisms and semantic slips. This allows companies to take advantage of the polysemous properties of language to re-signify them by (i) the reification of the present; (ii) the defense of growth as if it were of primary collective interest, and (iii) the denial of contradictions, evidenced by conflicts between the environmental, economic and social dimensions of the Triple Bottom Line concept.<hr/>Resumen Este estudio investiga cómo la ideología del crecimiento trata las contradicciones del discurso del desarrollo sostenible. Se analizaron reportajes de los medios de comunicación que vinculaban empresas estatales y de economía mixta del ramo de generación de energía eléctrica listadas en el Índice de Sostenibilidad Empresarial de la Bolsa de Valores de São Paulo (ISE BM&amp;FBOVESPA) a las dimensiones del desarrollo sostenible del Triple Bottom Line (3BL). También se analizaron sus informes de sostenibilidad. Los datos recogidos están fechados entre 2005 y 2013. En los reportajes se aplicó el análisis de contenido, en busca de evidencia de eventos informados que relacionaran dichas empresas con el tema desarrollo sostenible. En los informes de sostenibilidad se aplicó el análisis de discurso, con el fin de identificar manifestaciones ideológicas en el discurso de la sostenibilidad. Los resultados se discutieron dialécticamente, guiados por el concepto de ‘ideología’ sugerido por Giddens (1979). Se constató que los componentes ideológicos del crecimiento se transfieren al discurso del desarrollo sostenible a través de eufemismos y deslices semánticos, lo que permite que las empresas se valgan de las propiedades polisémicas del lenguaje para darle un nuevo significado a través de (i) reificación del presente; (ii) defensa del crecimiento como algo de interés primordialmente colectivo; y (iii) negación de las contradicciones, evidenciadas como conflictos entre las dimensiones ambiental, económica y social del modelo 3BL. <![CDATA[Creative Economy and used Territories: a debate based on the contributions of Milton Santos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200349&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho explora a literatura internacional e nacional sobre espaços criativos, destacando os aportes teóricos de Milton Santos sobre territórios e suas contribuições para o tema. Delimita-se um conceito de território criativo que incorpora uma perspectiva crítico-reflexiva de análise para os estudos nesse campo teórico e favorece uma abordagem de desenvolvimento que contemple aspectos das formações econômicas, sociais e simbólicas de um determinado espaço. Ressalta-se o potencial das discussões realizadas para auxiliar o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de territórios criativos que integrem: inclusão social, sustentabilidade, inovação e diversidade cultural.<hr/>Abstract This article explores the international and national literature on creative spaces, highlighting the theoretical inputs of Milton Santos about the concept of territory, as well as other contributions he has bought to the subject. The article establishes a concept of creative territory that incorporates a critical and reflective perspective of analysis for studies in this theoretical field. In addition, it promotes an approach of development that includes aspects of economic, social and symbolic formation in a specific space. The discussions presented in this article have the potential to assist the planning of public policies for the development of creative territories that include social inclusion, sustainability, innovation and cultural diversity.<hr/>Resumen Este trabajo explora la literatura nacional e internacional sobre los espacios creativos, destacando las aportaciones teóricas de Milton Santos a respecto de los territorios y sus contribuciones al tema. Se delimita un concepto de territorio creativo que incorpora una perspectiva de análisis crítico reflexivo para los estudios en este campo teórico y favorece un enfoque de desarrollo que incluya aspectos de las formaciones económicas, sociales y simbólicas de un espacio determinado. Se enfatiza el potencial de las discusiones para ayudar a la planificación de las políticas públicas para el desarrollo de los territorios creativos que integren: inclusión social, sostenibilidad, innovación y diversidad cultural. <![CDATA[The political discourse on the professional qualification of disadvantaged women: emancipation or hegemony?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200364&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do artigo é analisar as lógicas, os pressupostos e as crenças presentes no contexto do Programa Mulheres Mil, verificando sua contribuição para a construção social dos papéis profissionais atribuídos às mulheres desfavorecidas. Para tanto, foi analisado o projeto do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelos idealizadores do programa, em 2006. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na proposta transdisciplinar, que dialoga com os princípios epistemológicos dos estudos discursivos críticos de Fairclough, Chouliaraki e Fairclough, conjugados com a teoria da construção social de populações-alvo e com referenciais dos estudos feministas. Os resultados evidenciaram que o discurso político e os elementos do policy design do Programa Mulheres Mil, pautados em construções sociais e culturas institucionais, promovem qualificações em áreas tradicionalmente femininas, com limitada emancipação das mulheres. Conclui-se que há uma contradição entre o discurso do programa e sua prática concreta, pois se reitera a lógica que mantém a hegemonia e a polarização de gênero.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar las lógicas, las suposiciones y las creencias presentes en el contexto del Programa Mujeres Mil, para verificar su contribución a la construcción social de los roles profesionales asignados a las mujeres desfavorecidas. Para ello, se analizó el proyecto del Programa Mujeres Mil, desarrollado por los creadores del programa, en 2006. La investigación, de carácter cualitativo, se basó en la propuesta transdisciplinaria, que dialoga con los principios epistemológicos de los estudios discursivos críticos de Fairclough, Chouliaraki y Fairclough, en conjunción con la teoría de la construcción social de poblaciones objetivo y con referencias de estudios feministas. Los resultados mostraron que el discurso político y los elementos del policy design del Programa Mujeres Mil, guiados por construcciones sociales y culturas institucionales, promueven cualificaciones en áreas tradicionalmente femeninas, con una limitada emancipación de las mujeres. Se concluye que existe una contradicción entre el discurso del programa y su práctica concreta, ya que reproduce la lógica que mantiene la hegemonía y la polarización de género.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze the logic, assumptions and beliefs present in the context of the Thousand Women Program created in 2006. The article verifies the program’s contribution to the social construction of the professional roles attributed to disadvantaged women. The qualitative research was based on the transdisciplinary approach, which refers to the epistemological principles of critical discourse studies of Fairclough, Chouliaraki and Fairclough, together with the theory of social construction of target populations and with references to feminist studies. The results showed that the political discourse and policy design elements of the Thousand Women Program, based on social constructs and institutional cultures, promote skills in traditionally female areas with limited emancipation of women. The conclusion shows that there is a contradiction between the program’s discourse and its actual practice, because it reiterates the logic that maintains hegemony and gender polarization.