Scielo RSS <![CDATA[Cadernos EBAPE.BR]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1679-395120080005&lang=pt vol. 6 num. SPE lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Practice firms and networked learning</b>: <b>matches and mismatches</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper is concerned with how students describe their experiences of the Practice Firms Network learning environment (PFN) within a management course in a private institution of higher education in Brazil (Faculty Pitágoras-Mg). The work is derived from a broader study where I investigated the PFN concept as it is used in the Brazilian context. The students' description of their relationship with the PFN model is made the object of study in a phenomenographic perspective (Marton, 1986; Marton and Booth, 1997). The paper discusses the data and results of the research and concludes that the model is potentially effective to link participants in management education but that it has yet to learn how to use more effectively the power of information technology. From students' descriptions, flaws in the model derive from the following features: a) The model itself does not stress networked learning; b) The infrastructure does not support the design; and c) The teachers' approach to the model is not congruent.<hr/>Este artigo relata como estudantes de graduação de uma instituição de ensino superior no Brasil (Faculdade Pitágoras-Mg) descrevem suas experiências com o modelo de Empresas Simuladas. Este artigo é parte de um estudo mais amplo onde eu investigo como o modelo de Empresas Simuladas é utilizado no contexto brasileiro. A descrição do modelo é tomada como meu objeto de estudo numa perspectiva fenomenográfica (Marton, 1986; Marton and Booth, 1997). O artigo discute os dados e resultados da pesquisa e conclui que o modelo é potencialmente efetivo para interligar estudantes de cursos de Administração mas que o modelo ainda necessita reconhecer melhor o poder da tecnologia da informação. Das descrições dos estudantes, fraquezas do modelo derivam das seguintes características: a) o modelo em si não enfatiza o ensino à distância; b) a infra-estrutura não apóia o modelo; c) a abordagem dos professores ao modelo não é consistente. <![CDATA[<b>Do quadro aos "quadros"</b>: <b>o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de Comportamento Organizacional, sem contar que podem ser usados para propiciar a discussão sobre abordagens, procedimentos e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constituem uma fonte de material pedagógico mais estimulante e motivadora que métodos convencionais de ensino. Esse potencial dos filmes na prática de ensino é demonstrado por meio de dois exemplos baseados, respectivamente, no episódio "Origem Distante" do seriado de ficção científica para TV Jornada nas Estrelas Voyager (Star Trek Voyager) e do longa-metragem Tormenta (White Squall). Defende-se que, com o uso de filmes em sala de aula, os alunos aprendem por meio do processo de aprendizagem social e vivenciam experiências de forma vicária.<hr/>The objective of this paper is to present and to discuss two teaching experiences, one in under graduation and another in graduation (Master), in which films are used, respectively, as case study and satire to teach organizational behavior and research methodology. It is argued that the films are a powerful tool to illustrate topics and concepts related to business, as well as to demonstrate applications of theories of organizational behavior area. Besides, films can be used to propitiate the discussion on approaches, procedures and research techniques. In that way, films constitute a more stimulating and motivating pedagogical material source than conventional teaching methods. The potential of films in teaching practice is demonstrated through two examples based, respectively, in the episode Distant Origin, from TV science fiction series Star Trek voyager and of the film White squall. One defends that, with the use of films in classroom, the students learn through social learning, living experiences in a vicarious way. <![CDATA[<b>Inovando no ensino de administração</b>: <b>uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes.<hr/>The goal of this article is to present an educational experiment in the teaching and learning of administration with problem-based learning (PBL) at the undergraduate and graduate levels. The experiment has taken place in a school of engineering at a public university in Brazil in several modules that covered business administration contents, especially "general administration theory" and "introduction to administration". This study intended to facilitate the replacement of traditional didactic approaches and the collective construction of this change by the teacher/tutor and students. The adoption of PBL was motivated by the increasing dissociation between the demands and dynamics of professional life and students' passivity and alienation in the classroom. The teacher in charge of the modules and 90 % of the students indicate that PBL promotes the learning of concepts, skills and attitudes. <![CDATA[<b>Gerenciando projetos</b>: <b>uma experiência de aprender fazendo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de abordagem prática dos conceitos desenvolvidos pela disciplina de gerenciamento de projetos, ministrada em um curso de graduação em administração. Nesse sentido, o artigo está vinculado ao tema de problemas, métodos e estratégias didáticas, inspiradas pela experiência de ensino de graduação. Além de descrever a dinâmica de realização do trabalho e as considerações dos alunos, o artigo também apresenta o caso dos trabalhos realizados, desde o primeiro semestre de 2005, no Centro de Ciências da Administração da Esag (Escola Superior de Administração e Gerência) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os resultados apresentados permitem inferir que, além do aprendizado, derivado da experiência prática com a execução de projetos, o trabalho desenvolvido na disciplina gera produtos significativos e beneficia as comunidades envolvidas com os projetos.<hr/>The objective of this article is to present a practical experience of the concepts used in the Project Management discipline, offered within a Management graduate course. The article is related to the subject of problems, methods and didactic strategies inspired in the graduation learning experience. Besides describing the working dynamics and the students' considerations, the article also presents the works executed since the first semester of 2005, in the Management Science Center at the Estate University of Santa Catarina - UDESC. The results presented allows to infer that besides the apprenticeship, derivative from the practical experience in executing projects, the work developed in the course generate significant products that benefit the communities involved with the projects. <![CDATA[<b>Precauções na adoção do método de estudo de caso para o ensino de administração em uma perspectiva epistemológica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar dos benefícios do método de estudo de caso como recurso pedagógico, cabe levantar algumas questões de ordem epistemológica em relação ao produto final dessa aprendizagem: a que tipo de aprendizagem ele leva? O que ensina? O que pode produzir? Tal método capacita para o entendimento de novas situações? De que natureza é a generalização? Para responder a essas questões, foi elaborado um ensaio teórico cujo objetivo é analisar, da perspectiva da produção do conhecimento, o método de estudo de caso para o ensino de administração. A conclusão é de que não se pode tomá-lo como uma panacéia diante de problemas intrínsecos à aprendizagem, tampouco acreditar que seu uso contínuo por si só seja suficiente para que os alunos possam produzir conhecimentos que os capacitem para entender situações que extrapolem as premissas contidas nos casos analisados.<hr/>Despite some benefits regarded to Case Study Method as a pedagogic resource, some epistemological questions still remain unanswered over the overall learning obtained from this approach: What king of knowledge does it lead to? What does it teach? What can it produce? Does it provide the understanding of new situations? What is the nature of generalization? To answer these questions, a theoretical essay was elaborated to aim, from the perspective of knowledge construction, the case study method for teaching management. It concludes that one cannot assume that this method can resolve all problems related to the learning process, neither believe that this could be a stand alone method so that students can construct knowledge as well as make them able to understand situations placed away from the scope of the cases studied. <![CDATA[<b>O dilema "qualidade <i>versus</i> quantidade" no ensino em administração pública</b>: <b>uma análise da experiência norte-americana</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste artigo é analisar a dinâmica do campo do ensino em administração pública (AP) no contexto norte-americano. A partir de uma análise histórica, busca-se identificar os principais fatores que influenciaram o surgimento e a consolidação do campo do ensino em AP, no âmbito do discurso modernista, característico da sociedade norte-americana a partir do final do século XIX. Nesse contexto, destaca-se ainda o papel das associações, especificamente da Sociedade Norte-Americana para a Administração Pública (American Society of Public Administration - Aspa) e da Associação Nacional das Escolas de Administração e Assuntos Públicos (National Association of Schools of Public Affairs and Administration - Naspaa), no desenvolvimento dos principais debates da área. Por fim, analisam-se as estratégias adotadas para lidar com o dilema "quantidade versus qualidade" dos programas: como lidar com o crescimento da quantidade dos programas de ensino em administração pública, mantendo um alto padrão de qualidade. As estratégias voltadas à padronização e ao credenciamento dos programas de ensino em administração pública são apresentadas, especificando-se as principais dificuldades de implementação no contexto americano. Espera-se que a análise dessa experiência propicie uma base de reflexão à academia brasileira de administração, no contexto de crescimento quantitativo observado ao longo dos últimos anos.<hr/>This paper analyzes the dynamics of public administration education (PAE) in the United States. The historical perspective helps to understand the main factors that influenced the emergence and consolidation of PAE, contextualizing it within the modernist discourse - typical of US society since late XIX century. The paper highlights the role of PAE associations, especially Aspa and Naspaa, in the ideological debates of the field. The strategies to overcome the dilemma "quality versus quantity" of PAE programs are discussed, such as: dealing with the quantitative growth of the PAE programs maintaining, simultaneously, a high pattern of quality. Also, the strategies related to PAE programs' standardization and accreditation are debated, highlighting the main difficulties of implementation in US context. We hope that the analysis of this international experience can stimulate the reflection of Brazilian academy of management, in face of the quantitative growth of its programs. <![CDATA[<b>A problemática atual do ensino de graduação em administração pública no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo expõe e discute - a partir de evidências empíricas - algumas lacunas/limites referentes à formação acadêmica, com as quais os cursos de graduação em administração pública (AP) no Brasil se deparam na atualidade. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso dos bacharelados em administração com habilitação em administração pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp/FGV), da Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp) e da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, alguns dos principais cursos de graduação em AP no país desde os anos 1990. Em linhas gerais, o objetivo é jogar luz no tema; isto é, como o objeto de estudo é inexplorado, a intenção é apontar (ou gerar) hipóteses para investigações futuras. Além disso, espera-se que as informações deste estudo dêem subsídios ao debate nas instituições de ensino superior sobre os caminhos/rumos do ensino de graduação em administração pública nacional, sobretudo, neste momento de (re)definições em face das Diretrizes Curriculares Nacionais do bacharelado em administração e da extinção das suas habilitações.<hr/>This article exposes and discusses, based on empirical evidences, some gaps/limits that the Public Administration (PA) undergraduate courses face at present in Brazil. The research method consisted on the case study of the Administration undergraduate programs with emphasis on Public Administration major degree courses at Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp/FGV), Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp) and Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro, Minas Gerais, some of the main AP courses in Brazil since, at least, the 1990's. Concisely, the objective is to give some lights to the theme. As the subject is unexplored in the Brazilian academic literature, the intention is to point (or generate) hypotheses for further investigations. In addition, we hope the information contained in this article supports the debate about the paths of the national PA courses in the universities, especially at this moment when (re)definitions are been made because of the Administration undergraduation National Curricular Directives and the extinction of the majors degree focus on PA.