Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1807-550920150002&lang=en vol. 29 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The influence of contextual variables on the team's performance in the last 10 minutes of the handball match]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200177&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi verificar a associação dos diferentes indicadores de desempenho, registados nos últimos 10 minutos do jogo de handebol, com o desfecho da partida em função da qualidade do adversário, local e equilíbrio do jogo. A amostra foi constituída por 1551 processos ofensivos e 1549 processos defensivos registados em 150 períodos de 10 minutos, observados em 75 jogos, realizados por nove equipes da Liga Portuguesa de Handebol de Seniores Masculinos na época de 2008/2009. Para o registro dos dados foi desenvolvido um sistema de observação, composto por oito variáveis de desempenho (relação numérica, fase do jogo, substituições, ações ofensivas, ações defensivas, sanções disciplinares, resultado da posse de bola e resultado do jogo) e três variáveis contextuais (local do jogo, qualidade do adversário e equilíbrio da partida). A análise da relação entre o desempenho, o resultado da partida e as variáveis contextuais foi feita com recurso ao teste do Qui-quadrado e aos modelos log-lineares. Os resultados obtidos sugerem que os indicadores associados ao resultado final são: a eficácia do goleiro, a eficácia de finalização, as substituições defesa-ataque e o número de contra-ataques. O equilíbrio da partida relaciona-se significativamente com o número de substituições, as interrupções do ataque por faltas defensivas, a eficácia de finalização da 1ª linha e os erros ofensivos.<hr/>The purpose of this study was to verify the association of different performance indicators, registered in the last ten minutes of handball game, with the match outcome according to quality of opposition, game location, and match equilibrium. The sample consisted of 1551 offensive processes and 1549 defensive processes recorded in 150 ten-minute periods from 75 matches played by nine teams from the Portuguese Handball Men League in the 2008/2009 season. The observational system included eight performance variables (numerical relationship, game phase, substitutions, offensive actions, defensive actions, personal punishments, result of ball possession and match outcome) and three contextual variables (game location, quality of opposition and match equilibrium). The relationship between performance and contextual variables has been analyzed using log-linear models and chi-square test.The results suggest that the indicators associated with the match outcome are: the goalkeeper efficacy, the shot efficacy, the defense-attack substitutions and total of fast breaks. The match equilibrium was significantly related to the number of substitutions, defensive fouls, offensive errors and the efficacy of long-distance throws. <![CDATA[Strength training decreases the depressive symptoms and improves the health-related quality of life in older women]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200189&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi de avaliar os efeitos do treinamento de força, com prescrição baseada na percepção de esforço, nos sintomas depressivos e na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) de idosas. Participaram do estudo 24 idosas (idade de 65,6 ± 4,5 anos), submetidas a um treinamento de força duas vezes por semana, durante 12 semanas com intensidade prescrita através da escala de percepção de esforço de BORG. Utilizou-se a escala de depressão geriátrica (EDG) de para rastreio de depressão e avaliação dos sintomas depressivos. Para avaliação da QVRS, utilizou-se o Questionário de Qualidade de Vida Short Form-36 (SF-36). Para comparação das variáveis pré e pós-treinamento foi utilizado o teste de Wilcoxon. Foi encontrada uma redução dos sintomas depressivos, bem como da frequência de idosas com pontuação indicativa de episódio depressivo atual, após o treinamento de força. Para a QVRS, foram encontradas melhoras nas subescalas de capacidade funcional, estado geral da saúde, vitalidade e saúde mental. O treinamento de força, baseado na percepção de esforço, foi um método efetivo para uma redução nos sintomas de depressivos das participantes bem como para melhora da QVRS relacionada à saúde nas seguintes subescalas do SF-36: vitalidade, capacidade funcional, estado geral da saúde e saúde mental em idosas.<hr/>The objective of this study was to evaluate the effects of strength training, based on the perceived effort, on depressive symptoms and Health-Related Quality of Life (HRQoL) of elderly women. Twenty four older women (65.6 ± 4.5 years), performed training exercise two times per week during 12 weeks. The intensity was prescribed using the BORG perceived effort scale. The Geriatric Depression Scale (EDG) was used to evaluate the depressive symptoms intensity. The HRQoL, was evaluated thought the Short Form-36 (SF-36). A significant decrease of depressive symptoms was found. The HRQoL improved in some, but not all subscales. Improvements were found at functional capacity, general heath, vitality and mental health subscales. The strength training, based on perceived effort, was an effective method to decrease the depressive symptoms and improve HRQoL on the functional capacity, general heath, vitality and mental health subscales of SF-36 on older women. <![CDATA[Hazard score, rating of perceived exertion and pacing strategy during a 10 km running]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200197&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi verificar as modificações na estratégia de prova frente às alterações do risco de fadiga prematura e da percepção subjetiva de esforço (PSE) em corredores durante uma corrida de 10 km. Participaram do estudo 55 corredores com tempo nos 10 km de 41:39 ± 3:52 min:s. A estratégia de prova e a PSE foram avaliadas a cada quilômetro. O risco de fadiga prematura foi determinado pelo produto entre a PSE e a distância restante de prova e a estratégia de prova foi determinada pela curva da velocidade e distância. A ANOVA de um caminho para medidas repetidas foi utilizada para determinar as diferenças na velocidade, PSE e risco de fadiga a cada quilômetro e entre a velocidade a cada quilômetro e a velocidade média da prova. O coeficiente de correlação de Pearson foi calculado entre a PSE e o risco de fadiga prematura com a velocidade. A velocidade do primeiro quilômetro foi 8,1% maior do que a média (p ≤ 0,001). A velocidade diminuiu gradualmente ao longo da prova, ocorrendo um novo aumento no décimo quilômetro. A PSE aumentou linearmente ao longo da prova e o risco de fadiga diminuiu significantemente após o terceiro quilômetro. Houve forte correlação negativa entre a PSE e a velocidade desenvolvida durante a prova (r = -0,80; p = 0,006). Foi observada uma correlação moderada negativa entre o risco de fadiga prematura e a velocidade (r = -0,57; p = 0,04). Com isso, os achados do presente estudo sugerem que a PSE parece ter importante papel sobre os ajustes da velocidade ao longo da prova, sendo que o aumento da velocidade observado no último quilômetro pode estar associado ao baixo risco de fadiga prematura.<hr/>The aim of the study was to verify the modifications on pacing strategy induced by the hazard score of premature fatigue and rated perceived exertion (RPE) in amateur runners during a simulated 10-km running. Fifty five amateur runners with the 10-km run time of 41:39 ± 3:52 min:s participated in the study. The pacing strategy and the RPE were analyzed each kilometer. The hazard score of premature fatigue was expressed as the product of RPE by the remaining distance of the running. An ANOVA one-way for repeated measures was applied to determine possible statistical differences in speed, RPE and hazard score at each kilometer or the running speed differences at each kilometer and the average running speed. Pearson's product moment correlations were calculated between RPE and hazard of premature fatigue and running speed. The speed in the first kilometer was 8.1% higher than the average speed (p ≤ 0.001). There was a progressive decrease in speed during the running with an increment near the last kilometer. The RPE increased linearly until the end of the running and the hazard score of premature fatigue significantly decreased after the third kilometer. During the running there was a strong negative correlation between speed and RPE (r = -0.80; p = 0.006). It was also observed a moderate negative correlation between speed and hazard score of premature fatigue (r = -0.57; p = 0.04). Thus, our results suggested the important role of RPE on speed adjustment during a 10-km running and the increase of running speed near the end of the race seems to be associated to the lower score of hazard of premature fatigue. <![CDATA[Sleep in elite athletes in the State of Santa Catarina, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar algumas questões de sono, saúde e treinamento de atletas de elite do Estado de Santa Catarina - SC. Fizeram parte da amostra 452 atletas de modalidades coletivas e individuais que responderam a um questionário com questões relacionadas ao sono (duração e qualidade do sono, pesadelos e piora do sono antes da competição) e sobre sua percepção de saúde. Além disso, foi investigado se os atletas receberam, durante seus treinamentos, recomendações a respeito do seu sono. 48,5% dos atletas apresentaram baixa duração do sono (&lt; 8h). Aqueles que receberam instruções sobre sono no treinamento apresentaram maior duração do sono (p &lt; 0,001) e melhor qualidade de sono (p = 0,045). Atletas que não tiveram instruções sobre o sono apresentaram 1,35 (IC95%1,02-1,78) vez mais prevalência de baixa duração do sono. Além disso, a maioria dos atletas relatou que seu sono piora na véspera de competições e jogos importantes. Uma boa qualidade do sono esteve associada com percepção mais positiva de saúde e aqueles atletas que receberam instruções sobre o sono durante seus treinamentos apresentaram maior duração e melhor qualidade do sono. Recomenda-se assim, que as instruções sobre sono passem a fazer parte das rotinas de treinamentos de atletas brasileiros, bem como se investigue quais informações e estratégias são mais efetivas para a melhora do sono dos atletas.<hr/>This study aimed to investigate some questions about sleep, health and training of elite athletes from the State of Santa Catarina. A sample was constituted of 452 athletes of collective and individual sports who responded to a questionnaire with questions about sleep (duration and quality, nightmares and worsening of sleep before the competition) on their health perception. Furthermore, it was investigated if the athletes received, during their trainings, recommendations regarding their sleep. 48.5% of athletes presented low sleep duration (&lt; 8h). Those who received instructions about the sleep in training presented higher sleep duration (p &lt; 0.001) and higher sleep quality (p = 0.045). Athletes that didn't have instructions about sleep presented 1.35 times (CI95% 1.02-1.78) more prevalence of low sleep duration. Furthermore, most athletes reported that their sleep gets worse on the eve of competitions and important games. A good sleep quality was associated with positive health perception, and those athletes who received instructions about their sleep during their trainings presented higher duration and better sleep quality. It is recommended that instructions about sleep become part of training routines of Brazilian athletes, well as investigate which information and strategies are more effective to improve the sleep of athletes. <![CDATA[Creation and changes in the structure of the Ministry of Sport in Brazil: tensions in space definitions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200217&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo busca resgatar o processo de criação do Ministério do Esporte do Brasil e discutir alguns aspectos conflituosos da dimensão "politics" presentes em tal "policy cycle", que podem estar relacionados à reformulação efetivada por meio do recente Decreto Federal n. 7.529/2011. Para tanto, recorremos às entrevistas semi-estruturadas a agentes gestores do Ministério do Esporte. Sustentamos especialmente que a criação da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social é reflexo tardio de algumas tensões envolvendo agentes de dois partidos distintos que estiveram desde 2003 (ano de criação do Ministério) envolvidos na administração do Ministério do Esporte.<hr/>This article attempts to revive the process of creating the Ministry of Sport in Brazil and discuss some aspects of conflicting politics of scale present in this policy cycle, which may be related to the reformulation effected by the recent Decree n. 7.529/2011. For this, we use the semi-structured interviews with manager agents of the Ministry of Sport. We argue in particular that the creation of the National Department of Sport, Education, Leisure and Social Inclusion is late reflection of some tensions involving agents from two different parties who have been since 2003 (year of creation of the Ministry) involved in the administration of the Ministry of Sports. <![CDATA[Tiro de guerra 19 Rio Branco: notes about the sports institutionalization in Curitiba (1909-1910)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200229&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo busca realizar apontamentos acerca da institucionalização esportiva ocorrida na cidade Curitiba, tendo como foco central o denominado "Tiro de Guerra 19 Rio Branco". A principal fonte de pesquisa foi o periódico "Diário da Tarde" e foram selecionadas todas as edições entre junho de 1909 e outubro de 1910. Conclui-se que este processo foi fomentado pela militarização social que passava o Brasil nas duas primeiras décadas do século XX. Afinal era preciso nacionalizar a mocidade brasileira ainda mais numa cidade como Curitiba, que se tratava de uma urbanidade muito marcada pela figura do imigrante europeu.<hr/>This article aims to make notes about the sports institutionalization held in Curitiba city, focusing on the called "Tiro de Guerra 19 Rio Branco". The main source was the research journal "Daily Afternoon" and were selected all editions between June 1909 and October 1910. It is concluded that this process was constituted by the social militarization that happened in Brazil during the first two decades of the twentieth century. After all it was necessary to nationalize Brazilian youth, mainly in a city like Curitiba, which was an urbanity marked by the figure of the European immigrant. <![CDATA[Automobiles and motorsport in Rio de Janeiro between 1954 and 1959]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo buscou evidenciar a trajetória do automobilismo carioca, de 1954 a 1959, demarcando as interseções entre a produção em massa dos automóveis nacionais, sua influência no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, e a mudança de habitus que a sociedade começava a vivenciar. Metodologicamente foi utilizada uma análise documental aliada a uma pesquisa bibliográfica. Como fonte primária utilizou-se a Revista de Automóveis e os resultados apontaram para: um desenvolvimento urbano liderado pelo automóvel, uma sociedade que transformou os carros em testemunha e cúmplice de sua vida pública e privada, e um automobilismo mal administrado que se deslocou pela cidade de acordo com o crescimento desta.<hr/>This article searched to evidence the motorsport trajectory in Rio de Janeiro between 1954 and 1959, demarcating the intersections among the national automobiles mass production, its influence in the city development and the habitus change that the society started to live. Methodologically a documentary analysis combined with a literature search was used. As research source was used the magazine "Revista de Automóveis" and the results pointed to: an urban growth leaded by automobiles, a society that transformed them in witness and accomplice of its public and private life, and a motorsport mismanaged which ran through the city according to its growing. <![CDATA[Body satisfaction associated to body fat and nutritional state in young basketball players]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200259&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi comparar e verificar a possibilidade de associação entre a satisfação corporal (SC), classificações de estado nutricional (EN) e gordura corporal (GC) em jovens basquetebolistas masculinos. Participaram da pesquisa 93 adolescentes com idades de 10 a 16 anos. A SC foi avaliada pelo Body Shape Questionnaire. Foram coletadas massa corporal, estatura e dobras cutâneas para classificar o EN (kg/m²) e medir a GC, respectivamente. Realizaram-se os testes Ancova e Qui-quadrado no "software" SPSS 17.0. Identificaram-se diferenças estatisticamente significativas (p &lt; 0,05) de SC entre classificações de EN e GC. Encontrou-se associação significativa (p &lt; 0,05) entre SC e EN, assim como entre SC e GC (p &lt; 0,05). Os resultados confirmaram diferenças e associação da SC com o EN e GC em jovens basquetebolistas.<hr/>The objective of this study was to compare and verify the possibility of association between body satisfaction (IC), classifications nutritional status (EN) and body fat (BF) in young basketball players male. 63 teens aged 10 to 16 years participated in the survey. The IC was evaluated by through the Body Shape Questionnaire. We collected body mass, height and skinfolds to classification the EN (kg / m²) and measure BF, respectively. ANCOVA and chi-square tests were performed using SPSS 17.0. It was identified statistically significant differences (p &lt; 0.05) between the IC ratings EN and BF. A significant association (p &lt; 0.05) between IC and EN was found as well as between IC and BF (p &lt; 0.05). The results confirmed the association of IC and differences with EN and BF on basketball. <![CDATA[Speculations on the possibilities of indigenous origins of capoeira and on the contributions of this cultural matrix on the development of the game-fight]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=en A origem da Capoeira tem sido investigada e discutida até os dias atuais. Vários pesquisadores de diversos campos e, inclusive, os próprios capoeiristas discordam quanto à sua gênese. Estas dicotomias persistem em embates no campo da Capoeira. Neste artigo foram analisadas, interpretadas e discutidas as possibilidades das origens indígenas da Capoeira, e as possíveis contribuições dos índios brasileiros no desenvolvimento do jogo-luta. Por meio das análises realizadas, foi possível elaborar especulações e apontamentos gerais sobre o assunto. A pesquisa tem um enfoque histórico. Foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, tendo-se realizado análise qualitativa das fontes que foram interpretadas e discutidas ao longo da narrativa deste trabalho. Constatou-se que houve a possibilidade de interação entre negros e índios em trocas culturais que possibilitariam influências no desenvolvimento da Capoeira. Entretanto, concluiu-se que não é possível afirmar existirem diretamente contribuições indígenas brasileiras para as origens da Capoeira. Destarte, é possível afirmar que a única e importante contribuição indígeno-brasileira é a origem nominal da prática, por ser o vocábulo capoeira de origem tupy. Recomenda-se que futuros estudos sejam realizados aproveitando os apontamentos realizados neste artigo e analisando as fontes primárias que não foram possíveis constar no rol documental deste trabalho.<hr/>The origin of Capoeira has been investigated and discussed until today. Several researchers in different fields and even capoeiristas themselves disagree about its genesis. These dichotomies persist in clashes in the field of Capoeira. In this article the assumptions about the indigenous Capoeira, and the possible contributions of Brazilian Indians in the development of game-fight.were analyzed, interpreted and discussed. Literature and documents were used as methodological procedure and a qualitative analysis of the sources that were interpreted and discussed throughout the narrative of this work was done. It was found that there was the possibility of interaction between blacks and Indians in cultural exchanges that would allow influences in the development of Capoeira. However, it was concluded that it is not possible to say that there are Brazilian indigenous contributions to the origins of Capoeira. Thus, we can say that the only and important Brazilian indigenous contribution is the nominal origin of the practice, for having the word capoeira tupy source. It is recommended that future studies are accomplished using the notes made in this article and analyzing primary sources that were not possible to be included in this paper. <![CDATA[Analysis of the opportunities of motor stimulation in home environment in the central region of Rio Grande do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200279&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou analisar a qualidade dos ambientes domiciliares na região central do Rio Grande do Sul para a ocorrência de oportunidades de estimulação motora. Fizeram parte do estudo 410 famílias de crianças com idades entre 18 e 42 meses. Para a avaliação foi utilizado o questionário "Affordances in the Home Enviroment for Motor Development Self-Report" - (AHEMD-SR) que aborda a qualidade e a quantidade de fatores no ambiente que são favoráveis à intensificação do desenvolvimento motor infantil. Foram utilizadas análises descritivas e os testes t para amostras independentes e ANOVA para comparação das médias. A análise dos dados evidenciou que as famílias com menor renda (p = 0,00) e cujos pais têm menor grau de instrução (p = 0,00) possuem lares que promovem menos oportunidades de estimulação motora às crianças. Os resultados menos satisfatórios foram em relação à provisão de materiais que estimulem o desenvolvimento da motricidade infantil no espaço externo das residências (entre 64,4% e 65,1% classificados como muito fraco). Conclui-se que, em grande parte das residências avaliadas, há uma carência na provisão de materiais que promovam a estimulação do desenvolvimento da motricidade infantil. O estudo dá fortes indícios que estas restrições podem ser decorrentes do baixo nível socioeconômico e grau de escolaridade das famílias pesquisadas.<hr/>This study aimed to analyze the quality of home environments in the central region of Rio Grande do Sul to the occurrence of motor stimulation opportunities. Participants were 410 children aged between 18 and 42 months. For the assessment of home environments we used the Affordances in the Home Environment for Motor Development Self-Report - (AHEMD-SR). This instrument addresses the quality and quantity of factors of home environment that can enhance children's motor development. Descriptive analysis, t tests for independent samples and ANOVA were used to compare means. Data analysis showed that households with lower wages (p = 0.00) and whose parents have lower education (p = 0.00), have home environments that provide fewer opportunities for motor stimulation to children. The results were less satisfactory in relation to the provision of materials that encourage and stimulate children's motor development, on the external space of the residences (between 64,4% and 65,1% is classified as a very poor). It is concluded that there is a shortage in supply of materials that promote the stimulation of motor development in children, in most residences evaluated. The study provides strong evidence that these restrictions result from low socioeconomic and educational level of the families surveyed. <![CDATA[Statistical analysis of base basketball: Under-17 Parana men Basketball Championship profile]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200289&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tem-se como objetivo geral, descrever como se dá a dinâmica de jogos de basquetebol de base. Especificamente, buscou-se entender quais os indicadores estatísticos significativos para a conquista da vitória no jogo e na competição de uma maneira geral e em jogos equilibrados, normais e desequilibrados; qual a influência do indicador "eficiência" individual e coletiva para o resultado final de jogo e competição; e qual a relação do momentum do jogo com os mesmos resultados. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva quantitativa, tendo como instrumento, planilha de análise estatística construída especificamente para a pesquisa. O tratamento dos dados se deu através de estatística descritiva e inferencial. Resultados encontrados: arremessos de dois pontos tentados, arremessos de dois pontos convertidos, porcentagem de acerto de dois pontos, total de pontos feitos, porcentagem de acerto total, rebotes defensivos, rebotes totais e assistências foram considerados significativos para obtenção da vitória no jogo. Os mesmos indicadores, acrescidos de "lances livres tentados" foram coincidentes em jogos equilibrados, normais e desequilibrados. Arremessos de dois pontos tentados, arremessos de dois dois pontos convertidos, porcentual de acerto de dois pontos, porcentagem de acerto total e rebotes ofensivos foram significativos para obtenção de vitória na competição. Equipes que venceram o jogo e competição apresentaram eficiência coletiva superior às demais. Uma média de quatro jogadores por equipe apresentou eficiência individual superior à média de eficiência individual da equipe e da competição. O segundo e último quartos apresentaram-se mais relevantes para obtenção da vitória no jogo e na competição. Como conclusão, entende-se que a análise estatística é uma fonte importante de informações sobre um jogo de basquetebol, podendo oferecer subsídios relevantes a pesquisadores e comissões técnicas.<hr/>It has as its general objective, describe how is the logic of dynamic from base basketball games. Specifically, it sought to understand which are the statistical indicators meaningful to claim victory in the game and competition in general and in balanced, normal and unbalanced games; which is the influence of the indicator "efficiency" individual and collective for the end result of game and competition; and which is the relationships between the momentum of the game with the same results. The methodology used the descriptive quantitative research, with a statistical analysis spreadsheet built specifically for research as an instrument. The data processing was through descriptive and inferential statistics. Results: 2 points attempts, 2 points converted, 2 points percentage, total points made, overall hit percentage, defensive rebounds, total rebounds and assists were considered significant for obtaining victory in the game. The same indicators, plus "free throws attempted" were coincident in balanced, normal and unbalanced games. 2 points attempts, 2 points converted, 2 points percentage, overall hit percentage and offensive rebounds were significant for achievement of victory in the competition. Teams that won the game and competition presented collective efficiency superior to others. An average of 4 players per team presented individual efficiency higher than the average of individual efficiency of the team and competition. The second and last quarters were even more relevant for obtaining the victory in the game and the competition. In conclusion, it is understood that the statistical analysis is a relevant source of information on a basketball game, and can provide relevant insights for researches and technical committees. <![CDATA[Institutions of higher education in Spain and Brazil: topics on people with disabilities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200303&lng=en&nrm=iso&tlng=en Las discusiones acerca de la población con discapacidades fueron insertadas en los cursos de Ciencias de la Actividad Física y Deporte y Educación Física como forma de atender a las disposiciones acordadas en diferentes documentos legales elaborados a lo largo de discusiones sobre el proceso de inclusión. Este proceso resultó en una mayor participación de ese grupo en otros ámbitos sociales entre ellos el deporte, el ocio y las competiciones. Eso nos llevó a preguntarnos cómo esta temática es abordada en los cursos citados. Para comprender este factor analizamos los planes docentes o programas de asignaturas de dos instituciones, una de Brasil y otra de España, que ofrecen estos cursos y que se destacan por la relevancia en el área en sus países. Observamos que la cantidad de horas de trabajo dedicado a la discusión sobre las personas con discapacidad es prácticamente la misma en los dos países, aunque la institución brasileña ofrezca mayor cantidad de asignaturas. Además notamos que la institución brasileña presenta repeticiones de temas que tratan específicamente de la etiología de la discapacidad. Las lecturas específicas indicadas en los programas pueden ser más diversificadas en algunas asignaturas. Por fin, notamos que apenas las asignaturas con temática específica sobre las personas con discapacidad las abordan. Creemos que los cursos pueden ofrecer más posibilidades de discusión sobre esta población en otras asignaturas, ya que las personas con discapacidad participan activamente de diversos espacios donde los profesionales de la Educación Física actúan.<hr/>Discussions about people with disabilities were inserted into the course of Physical Activity Sciences and Sports and Physical Education as a way to meet the agreed provisions in different legal documents developed over discussions about the inclusion process. This process resulted in a greater share of this group in other social areas including sport, leisure and competitions. That led us to ask how this issue is addressed at the listed courses. To understand this factor we analyzed teaching plans or programs of subjects from two institutions, one from Brazil and other from Spain, which offer these courses and highlights the relevance in the area at their countries. We noted that the number of hours of work devoted to the discussion of disability in the specific subjects is almost the same in both countries, although the Brazilian institution offers more subjects. We have also noticed that the Brazilian institution shows repetitions of topics that specifically address the etiology of the disability. Specific readings indicated in the programs can be more diversified at some subjects. Finally, we note that only the subjects with specific focus on people with disabilities address this population. We believe that courses may offer more possibilities for discussion on this in other subjects, because people with disabilities actively participate in many spaces where professionals of Physical Education act. <![CDATA[Validity evidence of procedural tactical knowledge test for sports guidance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200313&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou investigar a evidência de validade de conteúdo, de construto e confiabilidade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva (TCTP: OE) de crianças e jovens nos jogos esportivos coletivos de invasão (basquetebol, futsal e handebol). No processo de validade de conteúdo participaram como juízes 11 técnicos, sendo três de basquetebol, quatro de futsal e quatro de handebol. Nos procedimentos empíricos a amostra foi composta por um total de 570 participantes. A média de idade dos participantes do estudo foi de 10,32 ± 1,45 anos. A validade de conteúdo foi determinada pelo cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Utilizou-se análise fatorial exploratória (AFE) para a validade de construto. O método utilizado foi o de componentes principais com rotação ortogonal Varimax e normalização Kaiser. A Confiabilidade do TCTP: OE foi estabelecida, por meio do método teste re-teste em dias diferentes. A técnica usada foi a correlação intraclasse (ICC). Em relação à validade de conteúdo o CVC calculado para clareza da linguagem (CVCt = 0,83), pertinência prática (CVCt = 0,91) e relevância teórica (CVCt = 0,95) foi satisfatório. A análise fatorial exploratória confirmou a estrutura do modelo final com dois fatores, denominados de ataque e defesa, explicando em todos os casos acima de 66% da variância. Em relação à confiabilidade do instrumento o TCTP: OE apresentou valores satisfatórios e excelentes (ICC ≥ 0,4). Conclui-se que o TCTP: OE viabiliza a avaliação do jogador seja com mão/pé, o que determina uma avaliação condizente com os atuais preceitos da iniciação esportiva.<hr/>This study aimed to investigate the evidence validate content, construct and test the reliability of procedural tactical knowledge for sporting orientation (TCTP: OE) of children and youth in sports games collective invasion (basketball, futsal and handball). In the process of content validity participated as judges 11 technicians, and 3 basketball, 4-five side indoor football, and 4 handball. In empirical procedures to sample comprised a total of 570 participants. The average age of study participants was 10.32 ± 1.45 years. Content validity was determined by calculating the coefficient of content validity (CVC). We used exploratory factor analysis (EFA) for construct validity. The method used was principal components with Varimax orthogonal rotation and Kaiser normalization. The reliability of the TCTP: EO was established through the test-retest method on different days. The technique used was the intraclass correlation (ICC). Regarding content validity of the CVC calculated for clarity of language (CVCt = 0.83), practical relevance (CVCt = 0.91) and theoretical relevance (CVCt = 0.95) was satisfactory. Factor analysis confirmed the structure of the final model with two factors, called attack and defense, explaining in all cases over 66% of the variance. Regarding the reliability of the instrument TCTP: OE showed satisfactory values and excellent (ICC ≥ 0.4). We conclude that the TCTP: OE enables the evaluation of the player is with hand / foot, which determines an assessment consistent with current precepts of sport initiation. <![CDATA[Physical Education and work: the integration of considerations regarding the professional egresses from ETF-UFG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200325&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve o objetivo de analisar a inserção inicial de egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás em campos de intervenção profissional. Obtivemos resposta de 46 questionários distribuídos para egressos das turmas de Licenciatura em Educação Física, concluintes em 2008, 2009 e 2010, que são as três primeiras turmas formadas após revisão curricular. A partir desta pesquisa percebemos contradições entre as expectativas profissionais anteriores e posteriores à formação inicial. Identificamos a escola e a academia de ginástica como principais locais de trabalho dos egressos. Apesar de estarem no início de suas carreiras, muitos já se encontram desestimulados com as condições de trabalho. No entanto, alguns ainda vislumbram possibilidades de desenvolvimento na carreira, tanto pela melhoria das condições de trabalho no campo de intervenção quanto pela inserção profissional no ensino superior.<hr/>This study aimed to analyze the initial insertion in fields of professional intervention of graduates from the Faculdade de Educação Física (FEF) of Universidade Federal de Goiás (UFG). We received replies from 46 questionnaires distributed to graduates of Physical Education classes, graduating in 2008, 2009 and 2010, which are the first three classes formed after the curriculum revision. From this research we perceive contradictions between professional expectations before and after the initial formation. We identify the school and fitness center as the main workplace of graduates. Despite being the beginning of their careers, many are already discouraged with working conditions. However, some still envision possibilities for career development, both for improving working conditions in the field of intervention, as well as employment opportunities and higher education teachers. <![CDATA[Physical Education at School and Martial Arts: between fighting and debate]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092015000200337&lng=en&nrm=iso&tlng=en No Brasil, artes marciais e esportes de combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.<hr/>In Brazil, martial arts and combat sports are considered subjects of Physical Education programs in lementary/high schools. Among other relevant activities and learning topics such as sports, gymnastics, dance, games and body health issues, martial arts and combat sports have also been included in the Brazilian public schools curriculum. The aim of this study is to analyze the conceptions from the Physical Education area about martial arts as a subject in the school education.