Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1807-550920160004&lang=en vol. 30 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Handgrip strength, physical activity level and quality of life of Judo master competitors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400837&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar e testar a correlação entre força isométrica de preensão manual (FIPM), nível de atividade física (AF) e qualidade de vida (QV) de competidores máster de judô. A amostra foi composta por 44 homens (45 a 64 anos), participantes do Campeonato Panamericano Master de Judô de 2011. Para avaliar a força manual, utilizou-se teste de força isométrica de preensão manual. Empregaram-se os questionários WHOQOL-Breve e Questionário de Atividade Física Global (GPAQ). Na análise estatística, após a verificação da normalidade na distribuição dos dados, os mesmos são apresentados com média [Intervalo de confiança 95%]. Na comparação entre grupos etários, foi conduzida análise de variância (ANOVA), com pos-hoc de Tukey. Para correlações bivariadas, empregou-se o teste de Pearson. Os competidores de judô demonstraram: 1) quantidade elevada de AF (661 [513-810] min de AF moderada a vigorosa) quando se consideram as recomendações populacionais; 2) FIPM com valores moderados (soma bilateral de 87,1 [82,3-91,9] kgf) comparados com pessoas fisicamente ativas e idosos; e 3) escores de QV superiores aos registrados em outros estudos. Adicionalmente, destacam-se dois principais achados, ausência de diferenças significantes para percepção subjetiva de QV e de FIPM segundo grupos etários e correlação positiva entre quantidade semanal de AF moderada a vigorosa e escores de QV.<hr/>Abstract The aim of this study was to evaluate and test the correlation between isometric handgrip (IH), physical activity level (PA) and quality of life (QOL) of master judo competitors. The sample was composed by 44 men (45-64 years) participating in the Pan-American Master Judo Championships, 2011. To evaluate the handgrip strength was used isometric handgrip test. Additionally, were employed WHOQOL-Bref questionnaire and Global Physical Activity Questionnaire (GPAQ). In the statistical analysis, after checking the normal distribution of the data, they are presented as mean [95% confidence interval]. In the comparison between age groups, we conducted analysis of variance (ANOVA) with Tukey post-hoc. For bivariate correlations, we used the Pearson test. The judo athletes showed: 1) high amount of PA (661 [513-810] min of moderate to vigorous PA) when considering the population recommendations; 2) moderate values of FIPM (bilateral sum equal to 87.1 [82.3 -91.9] kgf) compared with physically active people and the elderly; and 3) QOL scores higher than in other studies. Additionally, we highlight two main findings, no significant differences in subjective perception of QOL and FIPM by age groups and positive correlation between weekly amount of moderate to vigorous PA and QoL scores. <![CDATA[The VO<sub>2max</sub> plateau is not associated with the anaerobic capacity in physically active subjects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400857&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve como objetivo verificar se a incidência do platô está relacionada com a capacidade anaeróbia. Para tanto, nove indivíduos fisicamente ativos (idade: 23 ± 4 anos; massa corporal: 72,4 ± 8,2 kg; estatura: 176,4 ± 6,8 cm; VO2max: 41,3 ± 5,7 ml.kg-1.min-1) participaram do presente estudo. Eles foram submetidos aos seguintes testes, realizados em cicloergômetro: a) um teste incremental máximo para a determinação do VO2max; b) seis testes submáximos para determinar a demanda supramáxima de O2; c) um teste supramáximo para a determinação do déficit máximo acumulado de oxigênio (MAOD). O platô foi caracterizado quando a diferença do VO2 entre os dois últimos estágios do teste incremental foi ≤ 2,1 ml.kg-1.min-1. Foi observada uma correlação inversa, porém não significante, entre e o MAOD e o platô do VO2 (r = -0,61; p &gt; 0,05). Dessa forma, parece que a capacidade anaeróbia não é fator decisivo para determinar a incidência de platô no VO2 em indivíduos fisicamente ativos.<hr/>Abstract The present study aimed to verify if the incidence of plateau is associated with anaerobic capacity. Therefore, nine physically active male (age: 23 ± 4 yr; body mass: 72.4 ± 8.2 kg; height: 176.4 ± 6.8 cm; VO2max: 41.3 ± 5.7 ml.kg-1.min-1) participated in the present study. The subjects in a cycle ergometer the following tests: a) maximum incremental test to determination of VO2max; b) six submaximal tests for determination of supra maximum demand of O2; c) supra maximum test for maximum accumulated oxygen deficit (MAOD) determination. The plateau was identified when the difference in the VO2 in the last two stages of incremental test was ≤ 2.1 ml.kg-1.min-1. It was observed an inverse correlation, although no significant, between MAOD and VO2 plateau (r = -0,61; p &gt; 0,05). Thus, it appears that anaerobic capacity is not a decisive factor for determining the incidence of VO2 plateau in physically active individuals. <![CDATA[Different order of combined exercises: acute effects on 24-hour blood pressure in young men]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400873&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Verificar as respostas de 24 horas da pressão arterial (PA) em jovens adultos após diferentes ordens de execução do exercício aeróbio (EA) e resistido (ER). Participarão do estudo dez homens saudáveis (22,6 ± 70,3; 3.7 anos ± 5,8 kg; 175,9 ± 5,8 centímetros). O estudo consistiu em quatro sessões experimentais realizadas de forma aleatórias: EA + ER (AR); ER + EA (RA); Circuito Concorrente (CC) e controle (CO). Todas as sessões tiveram a mesma duração e intensidade, EA: 15 min a 90% do limar de lactato mínimo indireto; ER: 15min a 90% de 12 RM com 12 repetições (seis exercícios). A PA foi medida antes, durante e 1 h (Microlife® BP3A1C) após a realização de exercícios em laboratório e 23 h durante as atividades diárias, utilizando a medição da pressão arterial ambulatorial (Dyna-MAPA®). A pressão arterial sistólica (PAS) no período de 24 horas e de vigília, e a diastólica (PAD), no período de 24 horas, o sono e de vigília, e a média da PA no período de vigília foram menores na sessão RA em comparação com a sessão CO apresentando um tamanho do efeito de moderado a alto (d de Cohen = -0,46 / -0,78). A área sob a curva da PAD na sessão AR foi menor do que na sessão CO no período de vigília (1004 ± 82 vs. 1065 ± 107; p &lt; 0,047) e 24 h (1456 ± 103 vs 1528 ± 132; p &lt; 0,026) períodos. A sessão RA apresentou maiores pontos de redução da PA durante 24 horas em relação ao outros protocolos.<hr/>Abstract To verify 24-hour blood pressure (BP) responses in young adults after different orders of aerobic (AE) and resistance exercises (RE). Anaerobic threshold (AT) and strength (12 RM) were evaluated in ten healthy men (22.6 ± 3.7yrs; 70.3 ± 5.8 kg; 175.9 ± 5.8 cm). Four experimental sessions: Aerobic + Resistance (AR); Resistance + Aerobic (RA); Concurrent circuit (CC) and control day (CO) were randomly performed. All sessions had the same duration and intensity, AE: 15 min at 90% of AT; ER: 15 min at 90% of 12 RM with 12 reps (6 exercises). BP was measured before, during and 1 h (Microlife® BP3A1C) after performing exercises in the laboratory and 23 h during daily activities using ambulatory blood pressure measurement (Dyna-MAPA®). Systolic BP (SBP) in 24 h and awake periods, and Diastolic BP (DBP) in 24 h, sleep and awake periods, and Mean BP in awake period were lower in RA session compared with CO session with moderate to high effect size (d de Cohen = -0.46/-0.78). The DBP area under the curve in RA was lower than CO in awake (1004 ± 82 vs. 1065 ± 107; p &lt; 0.047) and 24 h (1456 ± 103 vs. 1528 ± 132; p &lt; 0.026) periods. The SBP delta were lower in RA at 0-1 h (-12.0 mmHg), 2-3h (-16.5 mmHg), 6-7 h (-19.4 mmHg) and 10-11 h (-13.0 mmHg) compared with CO; lower in AR at 4-5h (-19.2 mmHg) and 6-7 h (-20.2 mmHg) compared with CO; and lower in CC at 2-3h (-15.6 mmHg) and 6-7 h (-17.5 mmHg) compared with CO. The DBP was lower at 4-5 h (-14.0 mmHg) in RA compared with CO. After performing RA exercises, there were greater decreases in BP during 24 h in young adults. <![CDATA[Effects of resistance training with elastic resistance on performance of the hip flexion of ballet dancers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400893&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Para realização e manutenção de movimentos estéticos de grande amplitude articular, um bailarino necessita desenvolver além de flexibilidade, força muscular. Trabalhos científicos sobre o “ballet” apontam para uma lacuna com relação ao efeito de diferentes métodos de treinamento na produção de força muscular em grandes amplitudes de movimento. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa de treinamento de força com resistência elástica sobre o torque, a amplitude de movimento ativa e passiva, bem como o ângulo e o tempo de sustentação da flexão de quadril em bailarinas clássicas. Participaram deste estudo 15 bailarinas que foram divididas em dois grupos: grupo intervenção (n = 8) e grupo controle (n = 7). Durante o estudo, todas participantes mantiveram a rotina habitual de aulas de “ballet”, porém o grupo intervenção realizou um treinamento de força com resistência elástica para os flexores de quadril, o qual foi realizado duas vezes por semana, durante seis semanas. Antes e depois de seis semanas, todas participantes realizaram medidas de torque, das amplitudes ativas e passivas, bem como do ângulo e tempo de sustentação da flexão de quadril. ANOVA de um fator (grupo) com medidas repetidas no tempo foi usada para identificar os efeitos da intervenção. O grupo intervenção apresentou incrementos de torque três vezes superiores ao grupo controle (grupo intervenção = 38,47% e grupo controle = 13,13%). Incrementos de 125,25% para o tempo de sustentação foram observadas somente para o grupo intervenção. Nenhum efeito foi identificado nas demais variáveis. Os achados mostram que o treinamento de força com resistência elástica gera aumentos no torque, bem como no tempo de sustentação de flexão de quadril em bailarinas clássicas.<hr/>Abstract For development and support of movements with large range of motion, a dancer needs to develop flexibility and muscular strength. There is lack of scientific studies about the effect of the different training methods on the production of muscle strength in large ranges of motion. Thus, the objective of this study was to investigate the effects of a strength training program with elastic resistance on the torque, passive and active range of motion and the angle and time of contraction at largest hip flexion in classical ballet dancers. The study included 15 dancers who were divided into two groups: intervention group (n = 8) and control group (n = 7).During the study, all participants performed their usual routine of ballet classes, but the intervention group was submitted to strength training with elastic resistance, which occurred twice a week for six weeks. Torque, the passive and active range of motion, the angle and time of largest hip flexion were assessed during pre and post intervention period. One-way ANOVA (group) with repeated measures was used to identify the effects of the intervention. The intervention group showed increases in the torque when compared to the control group (intervention group = 38.47% and control group = 13.13%). Increments of 125.25% for the time of contraction at the largest hip flexion were observed only for the intervention group. No effects were identified for the other variables. The present findings showed that strength training with elastic resistance generates increases in torque and in the time of contraction at largest angle of hip flexion in classical ballet dancers. <![CDATA[Promotion of physical activity, healthy eating and family health in municipalities with health gym]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400913&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Os objetivos do presente estudo foram: 1) Descrever as prevalências de ações de promoção da atividade física e da alimentação saudável e as características da estratégia de saúde da família em municípios brasileiros que receberam recursos para o desenvolvimento do programa Academia da Saúde; e 2) Verificar as prevalências dessas ações segundo a presença de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de profissionais de educação física e nutricionistas nas equipes. Foi realizada entrevista telefônica em 2012 com gestores de saúde de municípios de todo o Brasil que receberam recursos para o desenvolvimento do Academia da Saúde. Foram descritas as frequências (%) das características da saúde da família e das ações de atividade física e de alimentação saudável e calculadas as prevalências em municípios com e sem NASF e com e sem profissionais de educação física e nutricionistas nas equipes. O teste do qui-quadrado foi usado para avaliar as associações. Do total de 5.570 municípios brasileiros em 2012, 2.074 (37,2%) receberam recursos, e destes, 44,1% (n = 914 gestores) responderam as entrevistas. A maioria dos municípios não tinha NASF (61,5%), mas estava desenvolvendo ações de atividade física (84,1%) e de alimentação saudável (83,9%). O parceiro público mais citado foi o setor educação. A prevalência de ações de atividade física (91,5%, p &lt; 0,001) e de alimentação saudável (88,2%, p = 0,006) foi maior nos municípios que tinham NASF em comparação com os que não tinham. A prevalência de ações na atenção básica foi maior nos municípios com profissionais de educação física e com nutricionistas nas equipes. Os NASF contendo profissionais de educação física e nutricionistas são importantes para a promoção da atividade física e da alimentação saudável nos municípios.<hr/>Abstract The present study aimed at: 1) describing the prevalence of actions to promote physical activity and healthy eating and describing the characteristics of family health strategies in Brazilian municipalities funded to implement the “Health Gym Program”; and 2) verifying the prevalence of these actions according to the presence of Family Health Support Centers (FHSC) and the presence of physical education professionals and nutritionists in the health family teams. We conducted telephone interviews with public health managers in 2012 in all cities funded to implement the “Health Gym Program”. We described the frequencies (%) of the family health teams’ characteristics and of the physical activity and healthy eating actions, and we calculated the prevalence in municipalities with and without FHSC, and in municipalities with and without physical education professionals and nutritionists in the teams. We used the chi-square test to evaluate the associations. Out of a total of 5,570 municipalities in Brazil in 2012, 2,074 (37.2%) were funded to implement the program, and amongst them, 44.1% (n = 914 public health managers) participated in the survey. Most of the municipalities did not have FHSC teams (61.5%), though reported developing physical activity (84.1%) or healthy eating actions (83.9%). The education sector was referred to as a public partner in most actions. The prevalence of physical activity (91.5%, p &lt; 0.001) and healthy eating (88.2%, p = 0.006) actions was higher in cities with FHSC than in their counterparts. The prevalence of primary care actions was higher in municipalities that had physical education professionals and nutritionists in teams. Having FHSC with physical education professionals and nutritionists is an important factor for promoting physical activity and healthy eating. <![CDATA[Incorporation of the humanities into the field of Physical Education: analyzing scoring processes in Brazil between 2007 and 2012]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400937&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabelecido e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em específico. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o desenvolvimento científico, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-se que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e suas disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fim, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processo.<hr/>Abstract This paper intends to discuss the position occupied by the humanities in the field of Physical Education and to call into question the relationship between the socially-established knowledge pertaining to the humanities as socially established and portrayed in publication outlets in the field and the interaction between Physical Education and subjects of the humanities. The goal is to reflect on scientific development with base on the communication between research in Physical Education as a whole and subjects and methods originated in the field of human sciences. In order to do that, we present an analysis of the relationship between the field of Physical Education and its incorporation of subjects and methods of the humanities. Articles published by some important Brazilian Physical Education journals from between 2007 and 2012 were organized and classified so as to provide substance to the discussion on the use of references from the humanities and its scope in this field of knowledge. The conclusion is that the understanding of the incorporation of subjects and methods belonging to the humanities by the field of Physical Education comes from observing aspects that are internal to the field itself and the specific characteristics of the humanities and, finally, the broader society that surrounds them and has an impact on the entire process. <![CDATA[Sport budget: aspects of the state’s performance from FHC to Dilma]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400963&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo foi identificar a magnitude e direcionamento dos gastos orçamentários com o esporte na esfera federal, problematizando as opções que têm orientado as políticas produzidas para o setor. A pesquisa se baseou em revisão de literatura e pesquisa documental, apoiando-se principalmente em levantamento de dados sobre a execução orçamentária do período de 2001 a 2012, o que possibilitou uma compreensão geral acerca das continuidades e descontinuidades da política de financiamento do esporte no Brasil desde o governo FHC até o governo Dilma. A análise envolveu momentos de discussão em torno da evolução do orçamento do esporte, dos constrangimentos impostos pela política fiscal à sua execução e do direcionamento dos gastos. Os principais resultados: os altos gastos com infraestrutura, pressionados pelas emendas parlamentares, foram uma constante; a criação do Ministério do Esporte em 2003 provocou uma significativa elevação dos gastos com gestão; os gastos com Grandes Eventos começaram em 2006-2007, num contexto de melhoria das contas externas do país e flexibilização das políticas macroeconômicas, quando o tema do crescimento ganhou importância na agenda de governo; embora a agenda dos grandes eventos tenha garantido uma maior participação do esporte no orçamento, diminuíram os gastos diretos com o esporte. Concluiu-se que se o orçamento do esporte, no governo FHC, através do financiamento das políticas direcionadas à vivência do esporte, bem como para a construção de infraestrutura esportiva no país, esteve mais ligado a uma função integradora, a partir do governo Lula e, ato continuo, no governo Dilma, passou a comportar mais claramente uma função diretamente econômica, buscando criar as condições gerais de produção e realização dos grandes eventos esportivos.<hr/>Abstract The purpose of this article was to identify the magnitude and direction of budget expenditures with the sport at the federal level, discussing the options that have guided the policies produced for the sector. The research was based on literature review and documentary research, relying mainly on survey data on budget execution for the period 2001-2012, providing a general understanding of the continuities and discontinuities of the financing policy of the sport in Brazil since Cardoso government to Dilma government. The analysis included moments of discussion around the evolution of the sport, the constraints imposed by fiscal policy to its implementation and targeting of spending budget. The main results: the high infrastructure spending, pressured by congressional amendments, was a constant; the creation of the Ministry of Sports in 2003 caused a significant rise in spending on management; spending on mega events began in 2006-2007, in the context of improving the country’s external accounts and easing of macroeconomic policies, where the subject of growth gained importance in the government agenda; although the schedule of mega events has ensured increased sport participation in the budget, direct expenditures decreased with sport. It was concluded that the sports budget, the Cardoso government, through the financing of policies aimed at the experience of the sport as well as for the construction of sports infrastructure in the country, was more connected to an integrating function, from the Lula government and , act still in the Dilma government, started to behave more clearly a direct economic role, seeking to create the general conditions for production and realization of sporting mega events. <![CDATA[Burnout in a sample of Brazilian Physical Education professional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000400999&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo “Burnout” é resultado da exposição prolongada ao estresse laboral crônico com recuperação insuficiente. O presente estudo analisou a presença de “burnout” em uma amostra de profissionais de educação física da Região Metropolitana de Londrina, Paraná, Brasil. Foram reunidos para estudo 588 sujeitos (273 mulheres e 315 homens). A presença de “burnout” foi definida por intermédio da versão traduzida do Maslach Burnout Inventory. Definiu-se “burnout” pela sobreposição de elevados escores de exaustão emocional e despersonalização e baixo escore de realização profissional. Foi também tratado os efeitos de sexo, idade e características laborais (experiência na profissão, qualificação acadêmica, área de atuação profissional, jornada de trabalho semanal, locais de trabalho e ganho financeiro) nas três dimensões de “burnout”. Os resultados indicaram a presença de “burnout” em 10,2% da amostra selecionada. Homens relataram escores de reduzida realização profissional de maior gravidade que mulheres. Escores equivalentes à exaustão emocional e despersonalização foram significativamente mais elevados em profissionais com mais idade. Com relação às características laborais, maior experiência profissional, qualificação apenas na graduação, atividade no ensino básico, jornada de trabalho ≥ 40 horas/semana, pluriemprego e menor ganho financeiro aumentaram significativamente as chances de acometimento de “burnout”. Concluindo, os presentes achados podem ser empregados para delinear programas de intervenção e implementar mudanças no ambiente de trabalho destinado a aprimorar a saúde ocupacional e o bem-estar em geral dos profissionais de educação física.<hr/>Abstract Burnout is the result of prolonged exposure to chronic work stress with insufficiente recovery. This study examined the presence of burnout in a sample of physical education professional from the metropolitan region of Londrina, Paraná, Brazil. A total of 588 subjects (273 women and 315 men) were included in the study. To define the presence of burnout we used the version translated into Portuguese of the Maslach Burnout Inventory. Burnout was defined by superposition of high scores in emotional exhaustion and depersonalization and low scores on personal accomplishment at work. We also studied the effect of gender, age and job characteristics (working experience, academic qualification, area of professional practice, weekly workload, workplaces and income) on the three dimensions of burnout. The results indicated the presence of burnout in 10.2% of the selected sample. Men reported scores on reduced personal accomplishment indicative of greater severity than women. Scores equivalent to emotional exhaustion and depersonalization were significantly higher in older professionals. Regarding to job characteristics, more working experience, qualification only at graduation, professional practice in primary education, weekly workload ≥ 40 hours/week, multiple employment and lower income increased significantly the odds of the presence of burnout. In conclusion, the present findings can be used to design programs of intervention and implement changes in the work environment aimed at improving occupational health and overall well-being of profissional physical education. <![CDATA[Nationalism, Physical Education and the French mission in Public Force of São Paulo: an imagined community (1906-1913)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de São Paulo a reformar sua polícia, e organizar uma escola de educação física, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relação à construção de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluímos que a militarização paulista objetivava colocar São Paulo em posição estratégica para liderar e influenciar a construção de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso.<hr/>Abstract The objective of this paper was to analyze the São Paulo State interests in the reform of its police, and in the organization of a Physical Education School, and, in particular, observe and analyze its prerogatives regarding to the construction of a national identity. For this was done a historical research which had as sources, government documents and the newspaper “Correio Paulistano” between the years 1906 and 1913. It concluded that the “paulista” militarization aimed a strategic position of leadership and influence in building of a disciplined Brazil, finally, an imagined community in order and progress. <![CDATA[Reasons for dropout of the practice of artistic gymnastics in the extracurricular context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401043&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Esporte consiste na principal opção para a prática de atividades físicas entre as crianças e os jovens. Apesar do grande interesse desse público às práticas esportivas, a literatura aponta alto índice de abandono. Motivados por essa conjuntura, o objetivo desse estudo foi verificar o motivo de abandono, mais especificamente, na prática de Ginástica Artística (GA) no contexto das atividades extracurriculares. Entrevistamos praticantes meninas de GA que apresentavam histórico de abandono dessa prática esportiva por determinado período de tempo. Para o tratamento dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo proposta por BARDIN. Constatamos que fatores intrínsecos e extrínsecos estão vinculados ao processo de abandono da prática desse esporte. Entretanto, os fatores extrínsecos sobrepuseram àqueles intrínsecos, o que evidencia que o ambiente e as condições situacionais e interpessoais exercem maior influência sobre o afastamento das ginastas. Assim, ressaltamos a importância da atenção dos profissionais a esses aspectos para garantir que as atividades atendam às necessidades e aos anseios das ginastas.<hr/>Abstract Sport is the main option for physical activity among children and youth. Despite the great interest of this group with regard to sports practices, the literature indicates a high dropout rate. Motivated by this conjuncture, the objective of this study was to verify the reason for dropout, more specifically, in Women Artistic Gymnastics (WAG) within the context of extracurricular activities. We interviewed practitioners of WAG who have a record regarding withdraw of this sport for a certain period of time. For the data treatment, the content analysis proposed by BARDIN was chosen. We found that intrinsic and extrinsic factors are linked to the process of dropout of this sport. However, the extrinsic factors overlapped those intrinsic, evidencing that the environment and situational and interpersonal conditions exert greater influence on the withdrawing of the gymnasts. Thus, we emphasize the importance of the coaches’ attention to these aspects in order to ensure that activities meet the needs and desires of gymnasts. <![CDATA[Multiprofessional intervention improves health-related physical fitness in adolescents with greater effect on girls compared to boys]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401051&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo teve como objetivo verificar as diferenças entre as respostas de meninos e meninas a um programa multiprofissional de tratamento da obesidade sobre a aptidão física relacionada à saúde. Fizeram parte do estudo 163 adolescentes com excesso de massa corporal e idade entre 10 e 18 anos. Foram avaliados parâmetros antropométricos, composição corporal, flexibilidade, força e resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória antes e após 16 semanas de intervenção multiprofissional. A intervenção multiprofissional contou com a participação de profissionais de educação física, nutrição, psicologia e pediatria e teve como foco principal o incentivo a mudanças nos hábitos alimentares e de atividade física que pudessem promover alterações positivas nos parâmetros analisados. A intervenção teve frequência semanal de três sessões, sendo uma hora de intervenções teóricas com os profissionais de educação física, nutrição e psicologia e a outra hora destinada à prática regular de exercícios físicos, com predominância de exercícios físicos resistidos, aeróbios e prática de basquetebol. Após a intervenção tanto as meninas quanto os meninos apresentaram melhoras significativas nas variáveis IMC, circunferência de cintura e quadril, massa gorda relativa e absoluta, massa magra, flexibilidade, força/resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória, porém com resultados mais expressivos para as meninas sobre a circunferência de cintura, gordura corporal (kg), VO2max e força/resistência abdominal.<hr/>Abstract This study aimed to verify the differences between both boys and girls responses to a multidisciplinary program of obesity treatment on health-related physical fitness. One hundred and sixty three adolescents with excess body weight and aged 10 to 18 years took part in the present study. It was assessed anthropometric parameters, body composition, flexibility, abdominal strength/resistance and cardiorespiratory fitness before and after 16 weeks of a multiprofessional intervention. The multiprofessional intervention was developed by physical educators, nutritionist, psychologist, pediatrician and was focused on motivate eating and exercise changes which could promote positive changes on the parameters analyzed. The intervention was conducted three times per week in which theoretical intervention lasted one hour with physical educators, nutritionist and psychologist and another hour designated to practical interventions of the physical educators in which predominated resistance and aerobic exercise as well as basketball practice. After the intervention, both girls and boys presented significant improvements in BMI, waist and hip circumference, relative and absolute body fat, lean mass, flexibility, strength and resistance in abdominal and cardiorespiratory fitness; however the results were more expressive for girls on waist circumference, body fat (kg), VO2max and abdominal strength/resistance. <![CDATA[Pre-competitive state anxiety in infant juvenile volleyball athletes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Compreender a relação entre ansiedade-estado pré-competitiva e desempenho esportivo se constitui em importante meio para ajudar os esportistas a diagnosticar e controlar emoções. O presente estudo pretendeu: a) comparar o nível de ansiedade pré-competitiva entre atletas homens e mulheres, das equipes finalistas da Taça Paraná de Voleibol 2011; b) comparar os níveis de ansiedade pré-competitiva entre as equipes campeã e vice-campeã masculina, bem como entre as equipes campeã e vice-campeã feminina; c) comparar os níveis de ansiedade pré-competitiva dos atletas titulares e reservas, para as equipes de ambos os sexos; d) verificar a relação entre os níveis de ansiedade pré-competitiva e o tempo de prática dos atletas das equipes masculinas, bem como das equipes femininas. Participaram do estudo quatro equipes infanto-juvenis, finalistas da Taça Paraná 2011, totalizando 24 atletas do sexo feminino e 23 do sexo masculino (idade 16,16 ± 0,34 anos) e tempo de prática (4,97 ± 1,99 anos). Para avaliar a ansiedade pré-competitiva, utilizou-se o instrumento CSAI-2. As coletas ocorreram 30 minutos antes do início dos jogos finais. De forma geral, as equipes finalistas apresentaram níveis de ansiedade geral pré-competitiva similares, embora tenham sido encontradas diferenças significativas entre atletas mulheres titulares e reservas em relação à autoconfiança, sendo que as titulares apresentaram médias mais elevadas neste aspecto.<hr/>Abstract Understanding the relationship between pre-competitive state anxiety and sports performance are an important means to help sportsmen to diagnose and manage emotions. The present study aimed to: a) compare the level of pre-competitive anxiety among athletes men and women, the finalist teams of Paraná Cup Volleyball 2011; b) to compare the levels of pre-competitive anxiety among male champion teams and runners-up, as well as between female champion teams and runners-up; c) compare the levels of pre-competitive anxiety and reserves holders athletes for teams of both sexes; d) verify the relationship between the levels of pre-competitive anxiety and practice time for athletes of men’s teams and the women’s teams. Study participants were four youth teams, Paraná Cup finalists in 2011, totaling 24 female athletes and 23 male athletes (age 16.16 ± overall 0.34 years) and practice time 4.97 ± 1.99 years . To evaluate the pre-competitive anxiety, used the instrument CSAI-2. Sample occurred 30 minutes before the start of finals games. In general, the finalist teams had higher levels of general pre-competitive anxiety similar, although statistically significant differences between women athletes holders and reserves have been found in relation to the self-confidence, and the holders had higher average in this aspect. <![CDATA[Motor performance influence in social status perceived]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401069&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo teve como objetivos descrever o desempenho motor de crianças e adolescentes em relação ao “status” social dos mesmos segundo a percepção dos colegas nos diferentes sexos, além de verificar se há o efeito sexo nessa possível associação. Participaram desta pesquisa 300 crianças e adolescentes do 3º ao 5º ano e da 4a a 6a série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, com idades entre oito e 14 anos. Os instrumentos utilizados foram a Bateria motora TGMD-2 e a Escala Subjetiva de Status Social. As meninas apresentaram melhor desempenho motor que os meninos, no entanto, apenas os meninos com melhor desempenho motor também apresentaram maior “status” social percebido. Tal situação nos indica que os meninos estão mais suscetíveis a avaliações sociais positivas pautadas em competências físicas que as meninas, podendo fazer uso do seu melhor nível de desempenho motor para elevar a sua popularidade na escola através de práticas esportivas.<hr/>Abstract This study aimed to describe the children and adolescents motor performance in relation to their social status perceived by their colleagues in both sexes, and to check for sex effects in this possible association. The study gathered 300 children and adolescents from the 3rd to 5th year and 40 to 60 grade of elementary school from two public schools, aged between 8 and 14 years. The instruments used were the Motor Battery TGMD-2 and Subjective Scale Social Status. Girls had better motor performance than boys, however, only boys with better motor performance also had higher perceived social status. This situation tells us that boys are more susceptible to social evaluations guided in physical skills than girls so that they can make use of their best motor performance level to increase their popularity at school through sports practices. <![CDATA[School education and culture corporal in areas of agrarian reform: a human emancipation in analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.<hr/>Abstract This article aimed at learning the pedagogical fundamentals of teaching the culture corporal in school education of the Landless Rural Workers Movement - MST. The light of historical and dialectical materialism, the empirical research indicate pedagogy projects basing the educational work of the MST settlement investigated. When we understand that the MST should have access to knowledge in its most developed form, in that it becomes a constitutive part of the instrumental movement’s struggle and the working class, defends the need for their educational work is grounded in pedagogy historical-critical as a way to enable the formation of full content in each single individual. <![CDATA[A perspective on current research investigating the effects of hormonal contraceptives on determinants of female athlete performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000401087&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Hormonal contraceptives are used by approximately half of female athletes and may affect athletic performance as a result of their action on the endogenous hormonal milieu. In athletes, hormonal contraceptive use appears to have little effect on body composition, however further studies are needed assessing progestin-only contraceptives as they may have a negative effect in the general population. The type of progestin contained within the contraceptive may influence the anabolic response of muscle to loading although this relationship is complex as it may be due to either direct or indirect effects of exogenous hormones on protein synthesis and satellite cell proliferation. The altered hormonal milieu in hormonal contraceptive users has predominately been shown to have no effect on muscle strength and whilst maximal oxygen uptake is sometimes reduced, this does not translate into measures of performance. The majority of previous research has used cross-sectional designs and/or grouped together different types and brands of hormonal contraceptives and little research has been conducted on progestin-only contraceptives in athletes. Future research should use prospective, randomised-controlled designs to assess the effects of all types of hormonal contraceptives on athletic performance in females.<hr/>Resumo Os métodos contraceptivos hormonais são usados por aproximadamente metade das atletas do sexo feminino e podem afetar o desempenho atlético como resultado de sua ação hormonal sistêmica. Nas atletas, o uso de anticoncepcionais parece ter pouco efeito sobre a composição corporal, porém novos estudos são necessários para avaliar os efeitos dos contraceptivos derivados apenas de progestina, pois podem ter um efeito negativo na população em geral. O tipo de progestina contido dentro do contraceptivo pode influenciar a resposta anabólica do músculo, embora esta relação seja complexa em virtude dos efeitos diretos ou indiretos de hormônios exógenos na síntese da proteína e na proliferação das células satélites. A resposta sistêmica hormonal alterada em usuárias de contraceptivos parece não influenciar a força muscular e, embora o consumo máximo de oxigênio às vezes seja reduzida, isso não afeta as medidas de desempenho. A maioria das pesquisas utilizou desenhos transversais e/ou agrupou diferentes tipos e marcas de anticoncepcionais hormonais e poucos estudos têm sido realizada sobre anticoncepcionais com progestina em atletas. Futuros estudos devem usar desenhos experimentais prospectivos, randomizados e controlados para avaliar os efeitos de todos os tipos de contraceptivos hormonais no desempenho atlético em mulheres.