Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Física e Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1807-550920160002&lang=es vol. 30 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Intensity and fatigue assessment of technical-tactical training caused in u-20 soccer players]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200217&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Visto que o calendário atual do futebol não disponibiliza um tempo hábil para a devida recuperação dos atletas, fadiga e recuperação têm sido amplamente estudadas por pesquisadores. O que levou ao surgimento de alguns instrumentos com o propósito de fornecer informações e dar suporte aos profissionais visando a alta performance. O objetivo deste estudo foi analisar a intensidade do Treinamento Técnico-tático e a fadiga causada em jogadores de futebol da categoria sub-20, através do desempenho em testes de salto vertical e horizontal e da percepção subjetiva de esforço da sessão (PSE da sessão). Os jogadores (n = 25) realizaram o salto vertical contra movimento (SCM) e horizontal (SH), antes e após a uma sessão de Treinamento Técnico-tático (TTT), sendo a intensidade avaliada pela Escala de Borg (CR 10). O SCM não apresentou diferença significativa (p &gt; 0,05), enquanto que o SH foi maior no Pós-TTT em relação ao Pré-TTT (p = 0,02). Quanto a PSE da sessão, 92% dos jogadores classificaram a intensidade do TTT como sendo de fácil à moderada. Os resultados deste estudo indicam que o TTT de baixa intensidade não compromete a potência nos testes de salto vertical e horizontal. Sugere-se que além de proporcionar a operacionalização dos padrões de comportamento táticos coletivos, o TTT de baixa intensidade possa ser utilizado em treinamentos de caráter regenerativo ou em momentos que o calendário esportivo não possibilite a recuperação completa dos jogadores.<hr/>Abstract Since the current soccer calendar does not provide a timely fashion for proper recovery of athletes, fatigue and recovery have been extensively studied by researchers. What led to the emergence of some instruments for the purpose of provide information and give support to the professionals seeking high performance. The aim of this study was to analyze the intensity of technical-tactical training and fatigue caused in U20 soccer players, through the performance in the lower limbs and session RPE. Players (n = 25) performed the countermovement vertical jump (CMJ) and horizontal (HJ), before and after a technical-tactical training session (TTT), with the intensity being measured by Borg Scale (CR 10). The CMJ did not show significant difference (p &gt; 0.05), whereas HJ was higher in the post-TTT compared to pre-TTT (p = 0.02). As for session RPE, 92% of players rated the intensity of the TTT as easy to moderate. The results of this study indicate that TTT low intensity does not compromise the power in testing vertical and horizontal jump. It is suggested that besides providing an operationalization of tactical patterns of collective behavior, TTT low intensity training can be used in regenerative or character moments in the sports calendar does not enable complete recovery of players. <![CDATA[Effects of the alternance between aerobic and resistance exercise in different concurrent exercise sessions on blood pressure responses of healthy adults: a controlled and randomized study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200235&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O exercício aeróbico (AE) e exercícios resistidos (ER) têm demonstrado benefícios na prevenção e/ou controle da pressão arterial (PA), embora as influências destes dois modelos de exercícios (exercício concorrente) em uma única sessão sobre a PA ainda são desconhecidos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da alternância entre EA e ER em diferentes sessões de exercícios concorrente sobre as respostas da PA. Participaram do estudo 10 jovens atletas do sexo masculino (22,6 ± 3,78 anos, 70,3 ± 5,89 kg, 175,96 ± 5,83 centímetros, 6,8 ± 2,38 % de gordura corporal). Os testes consistiram de quatro protocolos randomizados, sendo a sessão AR composta por EA seguido do ER, a sessão RA por ER seguido do EA (AR), a sessão circuito (CC) (ER e EA alternando de forma intermitente ) e a sessão de controle (CO) (sem exercício) . EA foi realizado em uma esteira a 90% do lactato mínimo indireto e o ER foi realizado em forma de circuito a 90% de 12 RM, alternado por segmento em seis exercícios. A PA foi mensurada em todos os protocolos, durante o momento repouso e no período de recuperação pós-exercício (REP). Observou-se uma redução da pressão arterial sistólica (PAS) aos 45 e 60 minutos de recuperação do protocolo RA em relação aos valores pré-exercício. A PA diastólica e média não apresentaram diferenças significativas. A sessão RA foi mais eficaz em demonstrar respostas hipotensoras em relação aos outros protocolos experimentais.<hr/>Abstract Aerobic exercise (AE) and resistance exercise (RE) have shown benefits in preventing and / or controlling blood pressure (BP), although the influences of these two models (concurrent exercise) in a single session of exercise on BP are still unknown to the individual. Therefore, the aim of the present study was to verify the effects of the alternating between AE and RE in different concurrent exercise sessions on BP responses. In order to do so, ten young male athletes (22.6 ± 3.78 years, 70.3 ± 5.89 kg, 175.96 ± 5.83 cm, 6.8 ± 2.38 % body fat) participated in the study. The tests consisted of four randomized protocols, the sessions consisted of AE followed by RE (AR), RE followed by AE (RA), circuit (CC) (ER and EA alternating intermittently) and control session (CO) (without exercise). AE was performed on a treadmill at 90% of indirect minimum lactate and RE was performed on a circuit at 90% of 12 RM, alternating muscle segments in six exercises. BP was measured in all protocols and post-exercise recovery period (PERP) every 15 minutes during one hour. Results showed a significant decrease in systolic blood pressure (SBP) at the 45th minute of recovery (R45) and one-hour mean values of the PERP in the RA protocol when compared to its value at rest. Diastolic and mean BP showed no significant differences. Thus, the RA session promoted a more accentuated decrease in SBP when compared to the other sessions. <![CDATA[Inclusion of blood lactate O<sub>2</sub> equivalent in the VO<sub>2</sub>-intensity regression at level and 10.5% grade running]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200255&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo teve por objetivo analisar o efeito da adição do equivalente energético do lactato sanguíneo com a medida de VO2 durante a corrida em esteira horizontal (0%) e inclinada (10,5%), como forma de estimativa do custo energético da corrida. Treze corredores de meia e longa distância (idade 28,1 ± 4,2 anos; estatura 1,75 ± 0,07 m; massa corporal 65,2 ± 4,9 kg; VO2max 70,3 ± 4,9 ml·kg-1·min-1) cumpriram dois testes em esteira rolante (0% e 10,5%) que incluíram vários estágios em intensidade constante. Foram calculadas para cada atleta as regressões VO2-velocidade, bem como regressões alternativas com a adição de um equivalente energético de 3 ml O2 Eq·kg-1·mM [La-] às medições de VO2. Não se verificou interação significativa entre a adição do equivalente do lactato e a inclinação da esteira. A ANOVA indicou um efeito significativo da adição do equivalente do lactato na inclinação da reta de regressão e na estimativa do custo energético. Os tamanhos do efeito obtidos indicam que este efeito é mais forte na corrida horizontal. Estes resultados sugerem que em testes laboratoriais com corredores treinados se deverá considerar a adição dos valores de VO2 com os equivalentes energéticos do lactato.<hr/>Abstract This study aimed to analyze the influence of adding blood lactate ([La-]) energy equivalent (Eq) to the VO2 measurements during running exercise at different grades (0% and 10.5%) in order to estimate energy cost of running. Thirteen male highly-trained middle- and long-distance runners (age 28.1 ± 4.2 years; stature 1.75 ± 0.07 m; body mass 65.2 ± 4.9 kg; and maximal oxygen uptake 70.3 ± 4.9 ml∙kg-1 ∙min-1 ) volunteered after medical approval and performed two treadmill tests (0% and 10.5% grade) which included several bouts at a constant speed. Individual VO2-speed regressions were determined for each subject and alternative regressions were established by adding an energy equivalent of 3 ml O2 Eq∙kg-1 ∙mM [La-] to the mean VO2 values. No significant interaction between [La-] O2 equivalent inclusion and grade running was found. Results of within-subjects ANOVAs indicated a significant effect of [La-] inclusion in the regression slope and in the estimated energy cost of running at both level and grade running. However, the obtained effect sizes suggest that this effect is considerably higher at level compared with grade running. These findings indicate that the inclusion of [La-] measurements in VO2-intensity regression estimates at sub maximal running should be considered when testing highly trained runners on the treadmill. <![CDATA[Biomechanical gait parameters in children with unilateral and bilateral clubfoot]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200271&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Uma variedade de disfunções congênitas pediátricas demonstra que deformidades do pé interferem na capacidade de locomoção. No entanto, há em muitas vezes incertezas sobre os seus reais efeitos mecânicos. O pé torto congênito é um exemplo de uma disfunção pouco conhecida no que diz respeito as suas influências na locomoção de crianças. Desta forma, uma melhor compreensão da marcha destas crianças pode auxiliar no melhor no direcionamento de futuras ações na tentativa de minimizar ou corrigir tais possíveis desequilíbrios. O objetivo da pesquisa foi analisar parâmetros cinéticos e cinemáticos da marcha de crianças com pé torto congênito unilateral e bilateral submetidas a tratamento cirúrgico. Artigo Científico Original Observacional. O protocolo consistiu da investigação da marcha em velocidade auto-selecionada, com identificação de parâmetros em forças de reação do solo vertical e antero-posterior, além de parâmetros angulares do tornozelo e do joelho. Testes estatísticos não-paramétricos foram utilizados na análise dos resultados. As crianças com pé torto mostraram maiores desequilíbrios nos parâmetros investigados, com ênfase para as diferenças entre o grupo de pé torto unilateral e controle. Nesta comparação, no início da fase de apoio, foram encontradas maior primeiro pico da força vertical e alterações angulares do joelho e tornozelo; no médio apoio, foram observados aumento da flexão do joelho e dorsiflexão do tornozelo, além de menor magnitude da força vertical; na fase de propulsão foram encontrados menores valores na força antero-posterior e no segundo pico da força vertical, além de menor flexão plantar. Crianças com pé torto unilateral apresentam maiores desequilíbrios em parâmetros biomecânicos da marcha em comparação com crianças acometidas bilateralmente. As alterações encontradas nos parâmetros da marcha no presente estudo podem contribuir nas compreensões dos desequilíbrios e fornecer informações para entender os movimentos dos membros inferiores durante a marcha em crianças pé torto.<hr/>Abstract A variety of congenital pediatric disorders have demonstrated that foot deformities interfere in locomotion ability. However, there are uncertainties about the mechanical effects of this deformity. Quantitative gait analysis allows the measurement and assessment of walking biomechanics, which facilitates the recommendation of treatment alternatives. The purpose of this investigation was to analyze gait parameters in unilateral and bilateral clubfoot children after operative therapy. Observational Original Scientific Article. The protocol consisted of self-selected speed gait investigation with parameter identification in vertical and antero-posterior ground reaction forces and ankle and knee angles. Non-parametric statistics tests were used in analysis of the results. Children with clubfoot showed larger imbalances in parameters with an emphasis towards the greatest differences occurring between unilateral clubfoot group and controls. For initial stance phase, we found higher first vertical force peak and knee and ankle angular alterations. For midstance, we observed more knee flexion and ankle dorsiflexion, and less vertical force. For propulsion phase, there were smaller values in antero-posterior force, second vertical force peak and plantarflexion. Unilateral clubfoot presents more imbalances in gait biomechanical parameters compared with bilateral clubfoot children. The alterations in gait parameters in this study help to understand the imbalances and provide information to understand the lower extremity movements during gait in clubfoot children. <![CDATA[Dental trauma and mouthguard: knowledge and attitudes in Physical Education undergraduates]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200287&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo objetivou avaliar o conhecimento e as atitudes de estudantes de Educação Física de Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em relação ao traumatismo dentário e uso de protetor bucal. Foram entrevistados 373 graduandos de três universidades públicas do Rio de Janeiro, através de questionário semiestruturado e padronizado. Os dados foram tabulados e analisados (SPSS 16.0), sendo obtida a frequência (%) e a relação dos mesmos (Teste qui-quadrado, p &lt; 0,05). Apenas 3,21% dos entrevistados haviam recebido informação sobre traumatismo dentário e utilização do protetor bucal durante a graduação. Com relação à atitude dos graduandos, responderam corretamente apenas 19,83% a conduta frente a uma avulsão; 54,69% ao manuseio do dente avulsionado e 7,77% ao transporte do dente avulsionado. Ao se comparar essas atitudes em razão do período de graduação (&lt; 5º período ou ≥ 5º período), informações prévias de trauma e experiências prévias de trauma, não se observou diferença significativa (p &gt; 0,05). Tratando de prevenção, 89,81% conheciam o protetor bucal, embora apenas 17,96% o utilizavam durante atividades esportivas. Conclui-se que os alunos não recebem tais informações durante a graduação, mesmo possuindo em sua grade curricular a disciplina de primeiros socorros. Cabe aos cirurgiões dentistas desenvolver ações para que este conhecimento supra as necessidades dos futuros profissionais de educação física.<hr/>Abstract To evaluate the knowledge and attitudes in a group of Brazilian physical education undergraduate students, relative to dental trauma and use of mouthguard. A total of 373 undergraduates from three public universities of Rio de Janeiro were interviewed by means of a semi-structured standardised questionnaire. The data were tabulated and analyzed using the statistical program SPSS, 17.0. Frequency was performed and it was also applied the qui-quadrado (p &lt; 0.05) test, to establish a relation between variables of interest. Only 3.21% of the interviewees had been given information on dental trauma and use of mouth protector during their undergraduate course. With regard to their attitudes, only 19.83% responded correctly about how to act towards a tooth avulsion; 54.69% about how to manage the avulsed tooth, and 7.77% about how to transport the avulsed tooth. By comparing these attitudes in relation to the undergraduate period (before or after the 5th semester), previous information and experience on dental trauma, it was observed no significant difference (p &gt; 0.05). With regard to prevention, 89.81% knew mouthguard although only 17.96% wore it during sport activities. The students were given no information during their undergraduation course, even though the curriculum has the discipline of first aid. The dentist are supposed to develop actions so that such knowledge meets the needs of the future physical education practitioners. <![CDATA[“Warriors in cleats” in the struggle for recognition: accounts about prejudice in Brazilian women’s soccer]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar relatos acerca das dificuldades e motivações enfrentadas por jogadoras de futebol no Brasil. Para tanto, foram entrevistadas quatro jogadoras de um clube de futebol amador da cidade de Curitiba-PR que em algum momento de suas carreiras defenderam a seleção brasileira. Após análise das informações, constatamos que o preconceito – seja de gênero ou pela falta de incentivo - é recorrente no discurso das entrevistadas, assim como, o adjetivo “guerreiras” aparece no final deste escrito como sendo uma característica nata das mulheres que buscam a prática do futebol e depositam nele seu ensejo profissional.<hr/>Abstract This article aims to describe and analyze reports about the motivations and difficulties faced by female soccer players in Brazil. To that end, we interviewed four players from an amateur soccer club in the city of Curitiba-PR. All players at some point in their careers played for the Brazilian national team. After reviewing the information, we found that prejudice - whether related to gender or to lack of incentive - is recurrent in the interviewees speech, as well as the adjective “warrior” appears at the end of this paper as a innate feature of women who seek the soccer practice and place their professional opportunity in it. <![CDATA[José Lins do Rego’s sports chronicles: politics, passion and power relationships]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200323&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Além do envolvimento com o futebol, outra característica típica da crônica de José Lins do Rego foi o diálogo (ou debates) com o círculo intelectual no qual estava inserido. As influências de Gilberto Freyre e Mário Filho foram as mais sensíveis, mas não foram poucos os seus interlocutores. Desta forma, perspectiva-se compreender o posicionamento de José Lins do Rego em suas crônicas esportivas, sem perder de vista esta interdependência estabelecida pela intelectualidade brasileira. Em caráter conclusivo, constatou-se que as crônicas de José Lins, permeadas pela racionalidade e pela paixão, exerceram funções múltiplas em se tratando do convívio com a intelectualidade brasileira.<hr/>Abstract Two major aspects of Jose Lins do Rego’s chronicles were the reference to soccer and the establishment of a dialogue (or discussion) with his intellectual circle. The influence of Gilberto Freyre and Mário Filho were the most prominent ones, but Rego had many other dialogic counterparts. Thus, this paper aims to understand José Lins do Rego’s stand in his sports chronicles at the same time it sheds light on the exchange of ideas within the Brazilian intelligentsia. Ultimately, we conclude that José Lins’ chronicles, full of rationality and passion, have played multiple roles when related to the Brazilian intellectual production. <![CDATA[Portrayal of Physical Education in the “MEDIDA CERTA/ 90 DAYS TO REBOOT THE BODY” segment aired by Globo network]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200345&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa objetiva explicitar alguns dos sentidos relacionados à Educação Física abordada no quadro Medida Certa exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no ano de 2011. Nele foi possível observar a proposta de trabalho de um professor de Educação Física, cujo objetivo era “reprogramar” o funcionamento do corpo dos participantes dentro do período de três meses. As mudanças consistiam basicamente na adesão à prática de exercício físico e na melhoria dos hábitos alimentares. Na ocasião o público era convidado a modificar comportamentos acompanhando as dicas disponibilizadas. O referencial teórico que norteia a investigação do processo de produção de sentidos é a Análise do Discurso. A coleta dos dados ocorreu através do acesso ao site da emissora, que disponibiliza, por um determinado tempo, as edições do quadro em foco. Partindo de observação criteriosa houve transcrição de falas e construção de categorias, que foram analisadas a partir de uma grade analítica já existente, considerando o título, quem fala, o que é dito, o intermediário e as estratégias utilizadas para divulgação do discurso. Além de evidenciar significados relativos à Educação Física representada na mídia televisa atualmente, são propiciadas reflexões sobre alguns dos princípios que regem a elaboração de práticas corporais na atualidade. Concluímos que a proposta presente no quadro Medida Certa colaborou para o entendimento de uma Educação Física baseada na perspectiva biológica, que se estabelece frente à imposição de um risco ao sujeito, valorizando-se como fonte de salvação através dos conselhos disponibilizados principalmente pelo professor de educação física. Além disso, trata-se de uma abordagem fragmentada das questões sociais que envolvem a realidade do telespectador.<hr/>Abstract This research aims to demonstrate some of the meanings attributed to Physical Education as seen on the Medida Certa segment, aired by Globo Television Network in the Fantastico show, in 2011. This segment showed the work of a Physical Education instructor whose goal was to “reboot” the body of the participants within three months. The adjustments basically consisted in the adhesion to physical activity and in dietary improvements. The audience was also invited to modify their behaviors by following the advice being given to the participants. Discourse analysis will be the theoretical basis for the investigation on the process of meaning production. The analyzed data was collected on the network’s website, which made the segment temporarily available online. After careful observation, dialogues were transcribed and categories were identified, the latter having been analyzed based on a preexisting analytical framework which considers the title, the speaker, the content of the speech, the intermediary and the strategies for publishing the discourse. Aside from shedding light on the meanings currently attributed to Physical Education in television media, the study reflects on some of the principles that conduct the elaboration of bodily practices today. We concluded that the idea behind the Medida Certa segment has contributed to a biologic, risk-based outlook on Physical Education, which derives its value from being the subject’s source of salvation through advice given mainly by the physical education instructor. The show’s approach is also deficient with regards to the social issues which the audience may face. <![CDATA[Discourse about Brazilian team present in the Folha de S.Paulo during the year of realization of the “Germany World Cup”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200371&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Um dos segmentos que exerce forte influência sobre os campos sociais é a mídia. Ao produzir imagens e discursos sobre a realidade, ela pode reforçar o imaginário social em relação a algumas temáticas. Nesse sentido, diversos estudos nacionais têm mostrado que a cobertura da mídia esportiva privilegia os homens em detrimento das mulheres. Assim, o objetivo deste estudo é analisar de maneira quantitativa e qualitativa as publicações acerca da seleção brasileira de futebol feminino presentes nas páginas de esporte do jornal Folha de S.Paulo. Os dados coletados referem-se às matérias publicadas entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2011, ano de realização da “Germany World Cup”. Para tanto, optou-se pela adoção dos métodos da Análise de Conteúdo, pois eles direcionam os pesquisadores na análise dos diversos tipos de materiais, dentre eles o midiático. Os resultados quantitativos, 37 publicações no total, associados aos qualitativos, que também demonstraram a precária cobertura ofertada à modalidade, validam a conclusão de que para a mídia esportiva em geral e no imaginário “nacional” o futebol feminino continua sendo algo praticamente insignificante.<hr/>Abstract One of the segments that exerts strong influences on the social field is the media. By producing images and discourses about reality, it can reinforce the social imaginary in relation to some themes. In this sense, several national studies have shown that the coverage of sports media privileges men in detriment of women. The aim of this study is to analyze quantitatively and qualitatively publications about Brazil women’s national soccer team present in the sports section of the newspaper Folha de S.Paulo. The collected data refers to the reports published between January 1st to December 31st, 2011, year of the Germany World Cup. For that, it was opted for the adoption of the content analysis methods because they direct the researchers in the analysis of several types of materials, among them, the ones found in the media. The quantitative results, 37 publications in total, associated with the qualitative results, which also demonstrated the precarious coverage offered to the modality, validate the conclusion that for the sports media in general and in the “national” imaginary feminine soccer is still considered something of little significance. <![CDATA[Old fighters: shaping identities beyond the last round]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200397&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Discute aspectos relacionados com a forja (bio)identitária de praticantes veteranos de esportes de combate na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo/ES. A pesquisa se desenvolveu por meio de trabalho empírico, realizando entrevistas semiestruturadas com cinco lutadores com idades entre 38 e 74 anos. Problematiza aspectos recorrentes nos estudos que se dedicaram a mapear os referenciais que participam da construção (bio)identitária de lutadores, assim como aquelas pesquisas que se dedicaram às análises sobre o término da carreira esportiva. Conclui que os lutadores desenvolvem maneiras (alternativas) de manutenção (bio)identitária diante a diminuição do rendimento esportivo.<hr/>Abstract This paper discusses some aspects related to identity shaping of old fighters in combat sports in the metropolitan area of Vitoria (Espírito Santo, Brazil). The empirical data were collected with semi-structured interviews with five fighters between 38 and 74 years old. The paper discusses recurring aspects in studies devoted to mapping the frames of reference that take part in the construction of identities of fighters, as well as works that have researched fighters’ retirement. It concludes that fighters develop manners (alternatives) of maintaining their identity when they face their own decline in sport performance. <![CDATA[Limits and potentialities of educating family health workers for physical activity promotion: a participatory research]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200417&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O progresso do Sistema Único de Saúde brasileiro nas últimas décadas, principalmente com a implementação da Estratégia de Saúde da Família, resultou em melhorias no atendimento à população e no fortalecimento de ações para promover a atividade física, incluindo a incorporação do profissional de Educação Física nos cuidados básicos de saúde. No entanto, existem desafios a serem superados, tais como o desenvolvimento da educação dos trabalhadores da área da saúde de acordo com os princípios orientadores do Sistema Único de Saúde. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar os limites e as potencialidades da educação para a promoção da atividade física na Estratégia Saúde da Família por meio de uma pesquisa participativa baseada na comunidade, através da construção de um programa educativo com as equipes de saúde. As análises da conversação e da fala foram aplicadas aos dados de três grupos focais (dois no início e um após o programa) e a triangulação foi usada para combinar esses dados com os dados de notas de campo e notas reflexivas escritas pelo pesquisador e também por um observador independente. Cinco limites e potencialidades foram identificados para a educação da promoção da atividade física: organização do trabalho e educação no trabalho; relação do profissional com a atividade física; ponto de vista profissional sobre o processo saúde-doença, no que se refere ao aconselhamento sobre atividade física; falta de cuidados para o profissional de saúde e o aprendizado incidental; e a avaliação dos elementos-chave da estratégia pedagógica. Os resultados apontam para a necessidade de melhorar a organização do trabalho e a saúde oferecida aos próprios profissionais, de fortalecer ações de educação para valorizar a educação permanente e interprofissional e de trabalhar a conscientização dos profissionais sobre a prática e promoção da atividade física.<hr/>Abstract Progress in the last decades in the Brazilian Unified Health System, mainly with the implementation of the Family Health Strategy, has resulted in improvements in care to the population and in strengthening of actions to promote physical activity, including the incorporation of Physical Education professional in basic healthcare. Nevertheless, there are challenges to overcome, such as the development of health workers’ education in accordance with the Unified Health System guiding principles. Therefore, the objective of the current study was to evaluate limits and potentialities of educating for the promotion of physical activity in the Family Health Strategy through a community-based participatory research, by constructing an education program with the health teams. The analysis of conversation and speech was applied to the data from three focus groups (two at the beginning and one after the program) and triangulation was used to combine this data with that from field notes and reflective notes written by the researcher and also by an independent observer. Five limits and potentialities were identified for physical activity promotion education: work organization and on-the-job education; the relation of the worker with physical activity; the worker point-of-view about the health-disease process and in regard to counseling about physical activity; lack of care to the health worker and the incidental learning; and the appraisal of key-elements of pedagogical strategy. Findings point to a necessity to improve the work organization and the healthcare offered to the worker themselves, to strengthen education actions to value permanent and inter-professional education and to work the conscience of the workers about practice and promotion of physical activity. <![CDATA[Do tactical behavior efficiency and birthdate influence on tactical performance of under-11 soccer players?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200437&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do estudo é verificar se a eficiência do comportamento tático e os quartis de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11. A amostra foi composta por 102 jogadores de futebol da categoria sub-11, participantes de campeonatos regionais. O instrumento utilizado para avaliar a performance tática foi o FUT-SAT. Utilizou-se o teste de Regressão Logística Multinomial para verificar associação entre as variáveis, a partir da divisão da eficiência do comportamento e da performance tática em tercis (p ≤ 0,05). Verificou-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e os índices de performance tática para o princípio de unidade defensiva. Encontrou-se associações positivas entre data de nascimento e o índice de performance tática em jogadores nascidos no último quartil do ano. Conclui-se que a performance tática sofreu influência da data de nascimento e da eficiência do comportamento tático.<hr/>Abstract The aim of this study was to check if the tactical behavior efficiency and birthdate quartiles influenced the tactical performance of under-11 soccer players. The sample comprised of 102 under-11 soccer players, participants in regional level competitions. The instrument used for the tactical performance assessment was FUT-SAT. Multinomial Logistic Regression tests were used to verify the association between the variables, through the division of tactical behavior efficiency and tactical performance into terciles (p ≤ 0.05). Positive associations were verified between tactical behavior efficiency and tactical performance index for the defensive unity principle. Also, between the birthdate and the tactical performance index in players who were born within the last quartile of the year. It was concluded that tactical performance was influenced by birthdate and the tactical behavior efficiency. <![CDATA[Motivational style and behavior assertive teacher of Physical Education lifelong career]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200457&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.<hr/>Abstract The aim of this study was to investigate the motivational style and behavior (assertive, nonassertive and aggressive) in Physical Education teachers from a northwestern Paraná city over their teaching career (n = 49). The Problems in Schools questionnaire, the Assertiveness Inventory and demographic data were employed as research instruments. Data were analyzed through the following inferential statistics: Shapiro-Wilk, Cronbach’s Alpha, repeated measures Anova and Spearman Correlation (p ≤ 0.05). The motivational style with the higher median was the highly autonomy promoting style (5.88) and the lower was the highly controller style (2.88), with statistically significant differences. Results showed positive correlations between the variables: nonassertiveness and the highly controller style (ρ = 0.63); aggressiveness and the highly controller style (ρ = 0.69); and nonassertiveness and aggressiveness (ρ = 0.82) for teachers with workload under 20 hours a week. We conclude Physical Education teachers showed autonomy promoting motivational styles and motivational style and assertive, nonassertive and aggressive behavior were related for less experienced and lower workload teachers. <![CDATA[Transitions in the process of female basketball players’ development]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200477&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo foi investigar as transições presentes no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Participaram do estudo 31 atletas e dois treinadores pertencentes a um clube de destaque na formação do basquetebol do estado de Santa Catarina/Brasil. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software NVivo 9.2. Os resultados revelaram a importância e os desafios em torno da vivência simultânea de transições esportivas e não esportivas, destacando-se que as atletas vivenciaram a transição da iniciação para a especialização ao mesmo tempo em que experienciaram a transição da infância para a adolescência. As atletas que vivenciaram transições para o treinamento especializado mais intenso também experienciaram transições psicossociais importantes, sobretudo relacionadas ao convívio social (amizades) e ao estudo (passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio). Por fim, ao transitarem das categorias de base para a adulta, as jogadoras passaram por transições tanto nos relacionamentos interpessoais (namoro) quanto na passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior. As evidências encontradas permitem concluir sobre a importância de compreender com profundidade as transições vivenciadas e o quanto afetam o desenvolvimento esportivo de atletas de basquetebol feminino, bem como identificar os recursos e as estratégias intrínsecas e extrínsecas utilizadas para a superação bem-sucedida destas diferentes transições.<hr/>Abstract The aim of this study was to investigate the transitions present in the process of female basketball players’ development. Thirty-one athletes and two coaches from a top-rated development basketball club of Santa Catarina/Brazil participated on the study. Data collection occurred through semi-structured interviews and were analyzed by the technique of content analysis, with the support of NVivo 9.2 software. Results revealed the importance and the challenges around the simultaneous experiences of sporting and non-sporting transitions, highlighting that athletes experienced the transition from initiation to specialization in basketball at the same time that they experienced the transition from childhood to adolescence. The athletes who experienced transitions to more intense specialized training also experienced significant psychosocial transitions, especially related to social life (friendships), leisure and study (transition from Elementary School to High School). Finally, while transiting from the young categories to the adult one, players have gone through transitions both in interpersonal relationships (dating) and from high school to college. The evidence found allow us to conclude about the importance of deepen the understanding of the lived transitions and how they affect the development of female basketball athletes, as well as to identify the intrinsic and extrinsic features and strategies used to the successful overcoming of these different transitions. <![CDATA[Analysis of competitive behavior in young and adult handball athletes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000200505&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento competitivo de atletas jovens e adultos da modalidade de handebol. Foram avaliados 143 atletas jovens (16,1 ± 0,7 anos) de ambos os sexos participantes dos Jogos Escolares da Juventude e 69 atletas adultos (24,0 ± 4,3 anos) do sexo masculino, participantes do campeonato Pan-Americano de clubes no ano de 2009. Para avaliação do comportamento competitivo utilizou-se o instrumento Sport Orientation Questionnaire com as subescalas: competir (TQ1), vencer (TQ2) e estabelecer metas (TQ3). Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, considerando 5% de significância. Tanto os atletas jovens quanto os adultos relataram maior importância para o domínio TQ3, havendo diferença estatisticamente significante para este domínio (9 ± 4 vs. 8 ± 3) em que os adultos relataram maior importância para o TQ3 quando comparados aos jovens. Sendo assim, podemos concluir que os atletas escolares e atletas de rendimento apresentaram comportamento competitivo semelhante, ou seja, existe uma tendência elevada na percepção da vitória dentro do processo competitivo, independente das diferenças existentes na idade e no tempo de prática, porém observa-se em ambos os grupos uma maior ênfase para o estabelecimento de metas, sendo que os atletas de rendimento relataram maior importância para o TQ3 em comparação aos jovens, respectivamente 8,0 e 9,0.<hr/>Abstract This study aims to analyze the competitive behavior of young and adult handball athletes. Evaluated 143 young athletes (16.1 ± 0.7 years) of both sexes, participants of the Youth School Games, and 69 athletes (24.0 ± 4.3 years), all male participants of the Pan American club championship in the year 2009. To assess the competitive behavior we used the Sport Orientation Questionnaire instrument with subscales: compete (TQ1), win (TQ2) and set goals (TQ3). For data analysis descriptive statistics and the Mann-Whitney test were used, considering 5% of significance. Both young and adult athletes reported greater importance to the TQ3 domain. Comparing the groups, only the TQ3 domain did not show statistically significant difference with higher values for adult athletes. Thus, we can conclude that school and performance athletes showed similar competitive behavior, that is, there is a high tendency in the perception of victory in the competitive process, regardless differences of age and practice time. However, in both groups it was observed a greater emphasis on setting goals, and the performance athletes reported greater importance to the TQ3 compared to the young ones - 8.0 and 9.0, respectively.